Academic literature on the topic 'Toras de madeira - Pesos'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Toras de madeira - Pesos.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Toras de madeira - Pesos"

1

Fiedler, Nilton Cesar. "Avaliação dos limites recomendados de pesos de toras manuseadas em atividades de descascamento de madeira." Ciência Florestal 11, no. 2 (June 30, 2001): 1. http://dx.doi.org/10.5902/198050981650.

Full text
Abstract:
O presente estudo foi realizado em uma empresa florestal no norte do Estado da Bahia com o objetivo de analisar os pesos manuseados por trabalhadores em operações de descascamento de madeira e compará-los com os limites recomendados de pesos estabelecidos pelo Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional dos Estados Unidos (NIOSH). O descascamento era realizado com um descascador acoplado na tomada de força de um trator. O abastecimento da mesa receptora de madeira era feito por dois ajudantes. Um terceiro direcionava as toras para o interior do descascador e um quarto recebia as toras descascadas e as direcionava para o solo. Os dados dos pesos manuseados foram obtidos com uma célula de cargas. As distâncias da carga ao corpo, ângulos, deslocamentos e freqüências foram obtidos por medições diretas e um estudo de tempos. As análises foram feitas de acordo com o método do NIOSH. De acordo com os resultados obtidos, o maior peso manuseado pelos ajudantes de descascamento foi encontrado na alimentação do descascador, correspondendo a uma média de 20,3 kgf de peso por tora empurrada. A alta freqüência de alimentação por minuto inviabilizou a realização da operação dessa forma, levando a um limite recomendado de pesos igual a zero.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Trevisan, Henrique, Felipe Marauê Marques Tieppo, Acacio Geraldo de Carvalho, and Roberto Carlos Costa Lelis. "Avaliação de propriedades físicas e mecânicas da madeira de cinco espécies florestais em função da deterioração em dois ambientes." Revista Árvore 31, no. 1 (February 2007): 93–101. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-67622007000100011.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve por objetivo avaliar algumas propriedades físicas e mecânicas da madeira de Eucalyptus urophylla S.T. Blake "Eucalipto" (Myrtaceae), Melia azedarach L. "Cinamomo" (Meliaceae), Lophantera lactescens Ducke, "lanterneira" (Malpighiaceae), Pinus elliottii Engelm. "Pinus" (Pinaceae) e Inga marginata Wild "Inga" (Mimosaceae), submetidas ao processo de degradação em razão da exposição à intempérie no período de 12 meses, as madeiras foram colocadas em dois ambientes com características edafoclimáticas diferenciadas, isto é, foram montados dois campos de apodrecimento, sendo um dentro de uma mata secundária e outro a céu aberto, em um pasto formado por gramíneas rasteiras. Na avaliação, adotou-se um índice de deterioração médio, para expressar a degradação causada pelos fatores bióticos, nos corpos-de-prova oriundos de toras expostas nos respectivos ambientes. As determinações da densidade aparente, bem como da resistência à flexão (módulo de elasticidade (MOE) e ruptura (MOR)) e compressão paralela às fibras da madeira, foram realizadas antes e depois da exposição à intempérie. Os resultados indicaram que ocorreram reduções diferenciadas nas propriedades avaliadas. As diminuições significativas da densidade ocorreram somente nos corpos-de-prova oriundos das madeiras expostas dentro da mata, bem como as reduções nos módulos de elasticidade e ruptura foram mais acentuadas nas madeiras procedentes desse ambiente. A resistência à compressão da madeira apresentou-se com reduções maiores, também nesse ambiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Lopes, Eduardo da Silva, Thábata Palma Vieira, and Carla Krulikowski Rodrigues. "AVALIAÇÃO TÉCNICA E DE CUSTOS DO TRANSPORTE RODOVIÁRIO COM DIFERENTES ESPÉCIES E SORTIMENTOS DE MADEIRA." FLORESTA 46, no. 3 (October 5, 2016): 297. http://dx.doi.org/10.5380/rf.v46i3.36826.

Full text
Abstract:
Este trabalho objetivou realizar uma avaliação técnica e de custos do transporte florestal rodoviário com diferentes espécies e sortimentos de madeira. O estudo foi realizado com dados obtidos em uma empresa transportadora localizada no estado do Paraná. Foi analisado o ciclo operacional do transporte de madeira, determinando a disponibilidade mecânica, a eficiência operacional, a produtividade e os custos do veículo “bitrem” transportando toras de Eucalyptus sp. e Pinus sp. com 3,60 e 7,20 m de comprimento. Os resultados mostraram que os tempos consumidos pelos veículos nas filas de espera para o carregamento e descarregamento influenciou na redução da produtividade e no aumento dos custos do transporte. O comprimento da madeira é uma variável que afetou diretamente as operações de carregamento e descarregamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Cunha, Alexsandro Bayestorff da, Martha Andreia Brand, Romullo Luiz Simão, Sabrina Andrade Martins, Rui André Maggi dos Anjos, Paula Gabriella Surdi, and Marcos Benedito Schimalski. "DETERMINAÇÃO DO RENDIMENTO DE MATÉRIA-PRIMA DE Eucalyptus benthamii Maiden & Cambage POR MEIO DE DIFERENTES MÉTODOS DE DESDOBRO." Revista Árvore 39, no. 4 (August 2015): 733–41. http://dx.doi.org/10.1590/0100-67622015000400016.

Full text
Abstract:
RESUMOO objetivo deste trabalho foi determinar o rendimento da matéria-prima de Eucalyptus benthamii, por meio dos desdobros tangencial e radial, além da classificação das toras quanto à presença das rachaduras de topo. A classificação das toras quanto às rachaduras foi realizada por meio da análise visual, em que era aplicado um conceito conforme a intensidade do defeito. Posteriormente, as toras foram separadas em duas classes diamétricas (20 a 25 e 25,1 a 30 cm) e processadas em três sistemas de desdobro (tangencial em bloco, radial e tangencial em bloco com face curva), sendo cada tratamento composto por três repetições com 10 toras cada um. Na análise estatística dos dados de rendimento, foram aplicados o teste de Kolmogorov Smirnov, a Análise da Variância e o teste de Tukey. Nos resultados, foi observado que a maioria das toras da classe de menor diâmetro apresentou intensidade mediana, enquanto na maior classe diamétrica a intensidade foi baixa. Os rendimentos médios líquidos encontrados foram de 43,5% e 39,2% nas classes inferior e superior, respectivamente, os quais foram influenciados pelas rachaduras das peças e pelos destopos. Observou-se que o desdobro tangencial em bloco e em face curva foram os métodos que apresentaram maior aproveitamento em madeira serrada na classe de 20 a 25 cm, enquanto na classe de 25,1 a 30 cm o sistema tangencial em bloco e radial foi equivalente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Segundinho, Pedro Gutemberg de Alcântara, Marcelo Rodrigo Carreira, Adair José Regazzi, and Antonio Alves Dias. "Influência do teor de umidade na determinação do módulo de elasticidade de vigas de Pinus sp." Ambiente Construído 17, no. 3 (July 2017): 319–29. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212017000300179.

Full text
Abstract:
Resumo No processo de secagem da madeira o módulo de elasticidade estático não sofre alteração até o ponto de saturação das fibras (PSF); para teores de umidade abaixo do PSF, contudo, o módulo de elasticidade estático é afetado. O objetivo deste artigo foi investigar a influência do teor de umidade na obtenção do módulo de elasticidade de vigas de madeira serrada de Pinus sp. pelos ensaios de vibração transversal livre e flexão estática. Foram utilizadas 20 vigas com dimensões nominais de 5 cm x 10 cm x 200 cm originadas de plantios de reflorestamento do estado de São Paulo. Tais vigas foram extraídas de toras recém-abatidas e condicionadas em ambiente fechado para secagem com temperatura e umidade controladas. O módulo de elasticidade longitudinal aparente obtido pelo método de vibração transversal livre estabilizou-se com umidade na faixa de variação do PSF, tal como ocorre no ensaio de flexão estática. Constatou-se que o ensaio de vibração transversal livre pode ser utilizado para obter o módulo de elasticidade longitudinal aparente em peças de madeira tanto com teor de umidade acima quanto abaixo do PSF.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Cademartori, Pedro Henrique Gonzalez de, Darci Alberto Gatto, Diego Martins Stangerlin, Eduardo Schneid, and Leandro Gonçalves Hamm. "Qualidade da madeira serrada de Pinus elliottii Engelm. procedente de florestas resinadas." CERNE 18, no. 4 (December 2012): 577–83. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-77602012000400007.

Full text
Abstract:
Neste estudo, objetivou-se caracterizar a qualidade da madeira serrada de Pinus elliottii procedente de florestas resinadas e processadas em uma serraria instalada no município de São José do Norte (RS). Para tanto, selecionaram-se, do processamento de desdobro, quatro toras basais e quatro toras superiores para cada uma das três classes diamétricas existentes. As peças originadas foram analisadas pós-desdobro e pós-secagem em estufa convencional convectiva. Constatou-se, em razão da inexistência de tratos silviculturais na floresta, a incidência de nós, principalmente nas peças de toras superiores, influenciando a classificação qualitativa dessas peças de madeira. Em relação à operação de resinagem, esta contribuiu para a maior incidência de bolsas de resina nas peças de toras basais, além de que, influenciou na classificação qualitativa da madeira. O surgimento de defeitos após a operação de secagem não alterou a classificação da madeira tanto oriunda de toras basais como de toras superiores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Serpe, Edson Luis, Afonso Figueiredo Filho, and Julio Eduardo Arce. "RENDIMENTO DO DESDOBRO DE MADEIRA EM SERRARIA CONVENCIONAL E DIFERENTES SIMULAÇÕES UTILIZANDO OTIMIZADOR COMPUTACIONAL." BIOFIX Scientific Journal 3, no. 1 (March 14, 2018): 103. http://dx.doi.org/10.5380/biofix.v3i1.58058.

Full text
Abstract:
O rendimento e a análise econômica do desdobro da madeira serrada de Pinus spp., em serraria convencional no município de General Carneiro, região sul do estado do Paraná, foram estudados utilizando a metodologia empregada pela serraria (método convencional) e simulando diferentes opções otimizadas de produtos, no software otimizador MaxiTora. Com objetivo de determinar o rendimento do desdobro e análise econômica para desdobro não programado e programado, para diferentes classes de diâmetro de toras, foram separadas em dois lotes, toras de classe tipo 1 (diâmetros acima de 23 cm) e toras de classe tipo 2 (diâmetro de 16 a 22,99 cm). A industrialização das toras foi realizada com cortes paralelos (live saw), sendo o desdobro principal realizado em serra fita e para o ajuste da largura das peças foi utilizada a serra circular. O rendimento do desdobro de toras não programado proporciona rendimento de 35,79 a 45,09%, contudo o rendimento do desdobro de toras considerando a utilização de software de otimização de toras varia de 36,81 a 55,15%. O maior benefício econômico de madeira serrada é produzido em toras de 16 a 23 cm de diâmetro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Juizo, Cláudio Gumane Francisco, Pedro Lício Loiola, Raquel Marchesan, Celio Gregório Josséfa, Inoque João Chaóra, Márcio Pereira da Rocha, and Ricardo Jorge Klitzke. "Influência da classe diamétrica no rendimento em madeira serrada de duas espécies nativas de Moçambique." Pesquisa Florestal Brasileira 35, no. 83 (September 30, 2015): 293. http://dx.doi.org/10.4336/2015.pfb.35.83.785.

Full text
Abstract:
<p> Em um boletim técnico idealizado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura foi ressaltada a importância de estudos em Moçambique para auxiliar as tomadas de decisões técnicas que visem à melhoria dos rendimentos nas serrarias do país. Em virtude das espécies utilizadas, bem como do baixo nível tecnológico do setor, desenvolveu-se este trabalho com o objetivo de avaliar o rendimento em madeira serrada de duas espécies tropicais, em uma serraria localizada na Província de Manica, cidade de Chimoio na região central de Moçambique. Para tanto, foram utilizadas árvores de <em>Combretum imberbe </em>(mondzo) e <em>Pterocarpus angolensis </em>(umbila), sendo selecionadas 12 toras para cada espécie. As toras de cada espécie foram classificadas em três classes diamétricas (quatro toras em cada classe). O desdobro das toras foi efetuado com serra fita, em modelo de desdobro tangencial sucessivo. O rendimento em madeira serrada, para as duas espécies avaliadas, aumentou em função da classe diamétrica, tendo diferenças estatísticas no rendimento em madeira serrada entre as duas espécies nas três classes diamétricas. <em>C. imberbe </em>apresentou maior rendimento em comparação a <em>P. angolensis</em>, sendo que os resultados considerados satisfatórios para o desdobro destas duas espécies de madeira nativas de Moçambique.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Calonego, Fred Willians, and Elias Taylor Durgante Severo. "Estimativa do tempo de vaporização de toras de Eucalyptus grandis." Revista Árvore 30, no. 3 (June 2006): 457–62. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-67622006000300016.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi adequar o modelo geral de determinação do tempo de vaporização de toras, proposto por Steinhagen et al. (1980), para a madeira de Eucalyptus grandis. Para tanto, foram coletadas toras de 20 a <25, de 25 a <30 e de 30 a <35 cm de diâmetro de 14 árvores de E. grandis provenientes do Horto Florestal de Mandurí, SP, pertencente ao Instituto Florestal de São Paulo. Em cada uma das toras foi inserido um termopar próximo ao seu centro. Posteriormente, as toras foram vaporizadas a 90 ºC e 100% de umidade relativa, durante 20 horas. Um coletor de dados registrou as temperaturas, no interior do material, durante o tratamento térmico. Conclui-se que o modelo de Steinhagen et al. (1980) não pode ser diretamente aplicado à espécie em estudo, e propõem-se fatores de correções para a utilização do modelo geral de determinação do tempo de vaporização de toras, desenvolvido por Steinhagen et al. (1980), para a madeira de Eucalyptus grandis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Soares, Thelma Shirlen, Antonio Bartolomeu do Vale, Helio Garcia Leite, and Carlos Cardoso Machado. "Otimização de multiprodutos em povoamentos florestais." Revista Árvore 27, no. 6 (December 2003): 811–20. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-67622003000600007.

Full text
Abstract:
O objetivo principal deste estudo foi a otimização da colheita de toras, visando a sua conversão em multiprodutos. Para isto, foram utilizados dados provenientes de povoamentos de Eucalyptus grandis, localizados no município de Sabinópolis-MG. Para realização da conversão otimizada, utilizaram-se informações a respeito das alternativas de comercialização da madeira produzida nos povoamentos e das características dos produtos. Foram consideradas três alternativas de uso para as toras: madeira para celulose, energia e serraria, com diferentes dimensões quanto aos diâmetros mínimo e máximo e ao comprimento das toras. O problema inicial foi estabelecer para cada alternativa de uso a combinação otimizada que proporcionasse maior rendimento. Os resultados da otimização demonstraram que os comprimentos de 1,1, 2,0 e 2,2 m (toras para energia, serraria e celulose, respectivamente) proporcionaram maior rendimento volumétrico. Após selecionar o comprimento ótimo da tora para cada alternativa de uso, considerou-se a combinação desses comprimentos a fim de verificar a viabilidade da destinação dos povoamentos para multiprodutos. Para constatar se as otimizações realizadas representaram as opções mais lucrativas para o povoamento em estudo, fez-se uma análise financeira da produção, através do método do valor presente líquido (VPL), para verificar se o uso da madeira para multiprodutos é mais lucrativo que a destinação da madeira para um só uso (celulose ou energia ou serraria). Os valores obtidos indicaram que a colheita florestal, visando o uso múltiplo, é mais rentável que o uso único. Assim, os multiprodutos demonstraram ser a melhor alternativa de remuneração do produto advindo de povoamentos florestais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Toras de madeira - Pesos"

1

Rosot, Nelson Carlos. "Estimativa do peso de madeira seca de Pinus taeda L. por ocasiao do primeiro desbaste." reponame:Repositório Institucional da UFPR, 2013. http://hdl.handle.net/1884/24796.

Full text
Abstract:
O presente estudo, conduzido em um povoamento de Pinus taeda da MANASA-Madeireira Nacional S/A sediada no município de Guarapuava, estado do Paraná, teve como principal objetivo estudar e selecionar um modelo de regressão para estimar o peso de madeira seca comercial de Pinus taeda em função de parâmetros dendrométricos de fácil obtenção no campo. Para este trabalho foram utilizadas 158 árvores de Pinus taeda de um povoamento de 7,5 anos de idade com uma variação diamétrica de 7 a 24 cm. Dentre os modelos testados, os melhores resultados foram alcançados com a equação: log P = -2,694056827 + 1,166969466 log (D2H) R^2 = 0,9805 S yx = 0,0493 Visando corrigir a discrepância logarítmica foi calculado um fator de correção (F) para ser usado na elaboração da tabela de peso de madeira seca comercial. Os critérios adotados para a escolha do melhor modelo de regressão foram: coeficiente de determinação, erro padrão de estimativa e índice de Furnival. Foram testadas as condicionantes básicas de regressão para o modelo selecionado, como um critério para verificar a homogeneidade de variância, normalidade e independência. O modelo selecionado se ajustou bem aos dados e pode ser usado para estimar o peso de madeira seca comercial, de árvores individuais em pé, baseando-se no diâmetro com casca e altura total. O uso desta equação de regressão é restrito para povoamentos de Pinus taeda em idênticas condições ecológicas ã área estudada e para a idade do primeiro desbaste, com uma relação hipsométrica e sítio semelhantes a população em estudo. Entretanto esta metodologia poderá ser utilizada para avaliações semelhantes com outras espécies de Pinus em diferentes idades e sítios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Oliveira, Aylson Costa. "Secagem de toras de eucalipto." Universidade Federal de Viçosa, 2015. http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/6848.

Full text
Abstract:
Submitted by Reginaldo Soares de Freitas (reginaldo.freitas@ufv.br) on 2015-12-01T15:24:09Z No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 697440 bytes, checksum: 87aa81f6f4da3b5601adfe9fdbbbe125 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-12-01T15:24:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 697440 bytes, checksum: 87aa81f6f4da3b5601adfe9fdbbbe125 (MD5) Previous issue date: 2015-01-09
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
A secagem da madeira de eucalipto é uma das fases mais importantes para a produção de carvão vegetal. Considerando a necessidade de pesquisas que subsidiem a elaboração de projetos de secadores para madeira em tora, desenvolveu-se este trabalho, estruturado em três capítulos. O Capítulo I teve como objetivo avaliar a influência das propriedades da madeira, do diâmetro e da casca na secagem natural de toras de Eucalyptus urophylla. Foram utilizadas toras com 1,5 m de comprimento, separadas em três classes de diâmetro: 8-12 cm; 12,1-16 cm e 16,1-20 cm. Avaliou-se em cada classe a porcentagem de casca, relação Cerne/Alburno (C/A), densidade básica da madeira, morfologia dos poros e permeabilidade da madeira, além de monitorar durante 175 dias a secagem de toras com e sem casca disposta em um galpão coberto. Concluiu-se que toras de menores diâmetros apresentam menor tempo de secagem natural em relação às toras de maiores diâmetros, a presença de casca influencia na secagem, aumentando o tempo de secagem e maiores proporções de madeira de alburno, devido sua permeabilidade, favorecem a saída de água do interior da madeira. O objetivo do Capítulo II foi avaliar a velocidade de secagem de toras de Eucalyptus urophylla a altas temperaturas e a influência da presença ou ausência de casca e do diâmetro da madeira na taxa de secagem. Os toretes com 60 cm de comprimento das três classes diamétricas foram submetidos à secagem em estufa com circulação forçada de ar, na presença ou ausência de casca em cinco temperaturas: 50, 75, 100, 125 e 150oC. O tempo de secagem e a perda de água foram acompanhados até os toretes atingirem umidade média de 20%, sendo então calculada a taxa de secagem, através da relação entre perda total de umidade e tempo em horas. Concluiu-se que o aumento da temperatura promove o aumento da taxa de secagem, sendo maior para as toras de menor diâmetro em relação às toras de maior diâmetro. Em temperaturas superiores a 100oC, o efeito da casca não foi significativo. As melhores condições de operação de secadores artificiais para a madeira em tora seria em temperaturas de 125oC, com toras com presença de casca separadas em classes diamétricas. No Capítulo III o objetivo deste trabalho foi avaliar o fluxo de ar entre toras de madeira de Eucalyptus urophylla, em diferentes condições de diâmetro, presença ou ausência de casca e diferentes velocidades do ventilador, buscando subsidiar projetos de secadores artificiais. Utilizou-se um equipamento denominado “Túnel de Vento” composto por um ventilador centrífugo e um tambor metálico. O tambor foi preenchido com toras de diferentes classes diamétricas (8-12 cm; 12,1-16 cm e 16,1-20 cm e Mistura), na presença ou ausência de casca e em seguida o ventilador era acionado em diferentes rotações do motor (900, 1200, 1500 e 1800 RPM), insuflando ar sobre as toras empilhadas. Determinou-se o volume ocupado pelas toras e o fluxo de ar entre as toras por meio de medições da velocidade de entrada e saída do ar utilizando um anemômetro, além de determinar a redução da velocidade do ar. Concluiu-se que os projetos de secadores devem contemplar ventiladores com rotações iguais ou acima de 1800 RPM, que a mistura toras de diferentes diâmetros apresenta maior volume ocupado e menor perda de velocidade do ar, mesmo efeito verificado pela presença de casca nas toras de Eucalyptus urophylla.
Drying of eucalyptus wood is one of the most important phases for the charcoal production. This work was developed due to the need for research that support the development of dryers projects for wood logs. Chapter I aimed to evaluate the influence of the properties of wood, diameter and bark in natural drying logs of Eucalyptus urophylla. Logs 1.5 m long were divided into three diameter classes: 8-12 cm; 12.1 to 16 cm; 16.1 to 20 cm. In each class diameter, bark percentage, Heartwood/Sapwood ratio, basic wood density, pore morphology and permeability of wood were evaluated. The logs drying with and without bark arranged in a covered shed was monitored during 175 days. Lower natural drying times were observed for smaller diameter logs. The presence of the dry bark influenced with increasing drying time. Higher proportions of sapwood favored the wood drying, due to its high permeability. Chapter II aimed at evaluating the Eucalyptus logs drying speed and at high temperatures influence of the presence or absence of bark, and diameter of the wood in the drying rate. Logs with 60 cm length of the three diameter classes were dried in an oven with forced air circulation, in the presence or absence of bark at five temperatures: 50, 75, 100, 125 and 150 ° C. The drying time and the loss of water was observed until the logs reach an average moisture of 20%. The drying rate was calculated using the ratio between total loss of moisture and time in hours. It was concluded that the increase of temperature provoked increase in drying rate being higher in the logs of smaller diameter in relation to large diameter logs. At temperatures above 100 ° C, the bark effect was not significant. The best artificial dryers operating conditions for wood logs would be 125 ° C temperatures, with presence of bark and separated diameter classes. In Chapter III, the objective was to evaluate the airflow between logs of Eucalyptus urophylla with different diameter, presence or absence of bark and different air velocities. It is therefore possible subsidize artificial dryers projects for logs. It was used a equipment called "wind tunnel" consisting of a centrifugal fan and a metal drum. The drum was filled with logs of different diameter classes (8-12 cm; 12.1-16 cm; 16.1- 20 cm and mixing) in the presence or absence of bark, and then the fan was driven at different speeds of motor (900, 1200, 1500 and 1800 RPM). It was determined the volume occupied by the timber. The flow of air between the logs and reduction of air speed were measured with an anemometer. It was concluded that the dryers projects should include fans with 1800 RPM speed or above. Furthermore, the mixture of logs of different diameters provide higher and lower occupied volume loss of air speed. The same effect is observed when the bark is present.
Não foi encontrado o cpf do autor e nem o termo de autorização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Rodriguez, Rivera Eric Fernando. "Transporte rodoviário de madeira em toras na província de Darién - Panamá." reponame:Repositório Institucional da UFPR, 2012. http://hdl.handle.net/1884/24769.

Full text
Abstract:
O presente trabalho objetivou o estudo do transporte de madeira em toras da Província do Darién-Panamá, até a cidade do Panamá maior centro de consumo nacional daquele produto. A motivação maior para o estudo deve-se ao fato de que a Província do Darién é possuidora de 4&% das florestas do Panamá além de ser, inegavelmente, a maior produtora de madeiras. Grande parte desta nova posição ocupada pela Província é originada da construção da Rodovia panamericana que propiciou o uso intenso do transporte rodoviário na movimentação da madeira até o grande centro consumidor que é a cidade do Panamá. Os elementos básicos para execução do presente trabalho foram oriundos de pesquisa de campo conduzida nos meses de janeiro e fevereiro de 1985. Os veículos utilizados no transporte de madeira foram agregados de acordo com o conceito de Peso Bruto Total Combinado . (PBTC) originando as classes ditas leves, médias, semi-pesadas e pesadas. Através de estudo de tempo envolvendo as atividades de carregamento, descarga, viagem e espera nos terminais foi possível diagnosticar o tempo total de ciclo de uma viagem a qual está ao redor de 12 horas. O estudo considerou várias alternativas de distância média de transporte para permitir maior amplitude de variação e análise dos resultados. O cálculo do custo de veículos foi processado levando-se em consideração os custos fixos e variáveis. Os fixos foram calculados em base mensal enquanto os variáveis em função da quilometragem. Os resultados mostraram que de um modo geral existe um razoável grau de adequação técnica dos veículos atualmente empregados no que tange aos critérios utilizados quais sejam de capacidade de carga, relação peso/potência, capacidade de subida de rampa e distribuição de peso nos eixos de tração. A análise econômica mostrou que a frota em uso não é adequada economicamente. O veiculo que proporciona o menor custo unitário de transporte compõe somente 3% da frota empregada. Uma das prováveis razões para tal está baseada na relação custo/frete. De um modo geral, e em qualquer circunstância o frete atualmente pago é mais do que suficiente para cobrir o custo do transporte de madeira pelas empresas que atuam nesta prestação de serviços. Uma das causas para este grande lucro das transportadoras pode residir no fato de que a alternativa apresentada para o transporte de madeira via sistema marítimo seja de custo tão elevado que ainda seja mais viável comparativamente, pagar muito bem o transporte rodoviário do que usar o marítimo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Serrano, André Luiz Marques. "Análise econométrica do mercado de madeira em toras para produção de celulose." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2008. http://repositorio.unb.br/handle/10482/3667.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Florestal, 2008.
Submitted by Rosane Cossich Furtado (rosanecossich@gmail.com) on 2010-02-16T21:31:12Z No. of bitstreams: 1 2008_AndreLuizMarquesSerrano.pdf: 615249 bytes, checksum: fdae6103d3df2e340ba527e7e1acdcfc (MD5)
Approved for entry into archive by Lucila Saraiva(lucilasaraiva1@gmail.com) on 2010-02-19T22:36:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2008_AndreLuizMarquesSerrano.pdf: 615249 bytes, checksum: fdae6103d3df2e340ba527e7e1acdcfc (MD5)
Made available in DSpace on 2010-02-19T22:36:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2008_AndreLuizMarquesSerrano.pdf: 615249 bytes, checksum: fdae6103d3df2e340ba527e7e1acdcfc (MD5) Previous issue date: 2008-11-15
Esta dissertação aborda o mercado de madeira em toras no Brasil – MMT destinada à produção de celulose. Em especial, o trabalho busca não somente identificar os principais fatores que determinam a oferta e a demanda de toras para produção de celulose, mas também estima o impacto de cada fator na oferta e na demanda. Como base metodológica, equações de oferta e demanda foram especificadas e estimadas pelo método de mínimos quadrados ordinários – MQO. Os resultados demonstram que a demanda de madeira é influenciada pelas variáveis; preço da madeira para produção de celulose, capacidade instalada e volume das exportações de celulose, enquanto que a oferta teve influência das seguintes variáveis; preço da madeira para produção de celulose, investimentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES e produtividade. E, por fim, a hipótese postulada de que a demanda e a oferta de toras para a produção de celulose têm baixa sensibilidade a preço confirmou ser a oferta e demanda de toras inelástico a preço. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This thesis addresses the market of timber logs in Brazil - MMT for the production of cellulose. In particular, the job search not only identify the key factors that determine supply and demand for logs for the production of cellulose, but also estimates the impact of each factor on supply and demand. As a methodological basis of supply and demand equations have been specified and estimated by the method of ordinary least squares - MQO. The results show that the demand for wood is influenced by variables; price of wood for the production of cellulose, capacity and export volume of pulp and supply of the following variables had influence; prices of wood for the production of cellulose, the National Bank for investment Economic and Social Development - BNDES and productivity. Finally, the hypothesis postulated that the demand and supply of logs for the production of cellulose has low sensitivity to price confirmed, it concludes that the supply and demand for logs inelastic to price.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Almeida, Alexandre Nascimento de. "Estudo econométrico da demanda e oferta de madeira em tora para o processamento mecânico no Estado do Paraná." reponame:Repositório Institucional da UFPR, 2013. http://hdl.handle.net/1884/16538.

Full text
Abstract:
Este trabalho analisa o mercado interno de madeira em tora para o processamento mecânico no período de 1988 a 2004. O objetivo principal foi identificar e estimar as elasticidades das principais variáveis que afetam o referido mercado. As estimativas foram obtidas através do método de mínimos quadrados de dois estágios. Além do preço pago pelo processamento mecânico, as principais variáveis ajustadas foram: renda e taxa de câmbio na demanda; e o preço pago pelo mercado de celulose e a produtividade na oferta. Foi obtida uma resposta inelástica a preço na demanda e próxima a unitária na oferta. A demanda de madeira respondeu elasticamente a mudanças na renda e na taxa de câmbio. Com respeito à oferta, foi indicada uma competição por madeira entre o mercado para celulose e processamento mecânico e sugerida uma forte influência dos ganhos em produtividade no período estudado. Outras variáveis como preço do ferro, preço do plástico, preço de madeira nativa do Paraná e da Amazônia, taxa de juros e valor da transformação industrial para a indústria da madeira tiveram uma influência secundária na estimativa do modelo de demanda. Na especificação da oferta, as variáveis irrelevantes foram: área reflorestada defasada e valor real do salário mínimo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Carreira, Marcelo Rodrigo. "Avaliação da rigidez à flexão de toras de madeira por meio de vibração transversal." Universidade de São Paulo, 2012. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18134/tde-10042012-105723/.

Full text
Abstract:
Antes de utilizar as toras de madeira como elemento estrutural é necessário avaliar as propriedades mecânicas desse material tanto por inspeção visual quanto por ensaio mecânico. A técnica de vibração transversal tem se destacado entre os demais métodos de Avaliação Não-Destrutiva para madeira serrada por obter estimativas acuradas do módulo de elasticidade à flexão. Contudo, testes prévios com essa técnica evidenciaram dificuldades de empregá-la na avaliação a rigidez à flexão de toras. O objetivo deste trabalho foi propor um método de ensaio para estimar o módulo de elasticidade na flexão de toras de madeira por meio de vibração transversal. O método proposto foi testado e validado em uma amostra de 40 toras de Eucalyptus sp. Foram obtidas boas correlações entre o módulo de elasticidade estático e o módulo de elasticidade dinâmico obtido pelo ensaio de vibração transversal.
Before using the wood logs as a structural element is necessary to evaluate the mechanical properties of this material by visual inspection and mechanical testing. The transverse vibration technique has stood out among the other methods of Non-Destructive Evaluation for lumber to obtain accurate estimates of the bending modulus of elasticity. However, previous tests showed difficulties with this technique to use it to evaluate the bending stiffness of logs. The aim of this work is to propose a test method to estimate the bending modulus of elasticity of wood logs by means of transverse vibration. The proposed method was tested and validated on a sample of 40 logs of Eucalyptus sp. It was obtained good correlation between the static bending and dynamic modulus of elasticity obtained by transverse vibration test.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Santos, Diego Wesley Ferreira do Nascimento. "Avaliação técnica e econômica de um sistema alternativo de colheita florestal de toras curtas." Universidade Federal de Viçosa, 2016. http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/8199.

Full text
Abstract:
Submitted by Marco Antônio de Ramos Chagas (mchagas@ufv.br) on 2016-07-08T16:59:03Z No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 1748883 bytes, checksum: 7239fd1378a86b33e7f7c6d5ce68b420 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-07-08T16:59:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 1748883 bytes, checksum: 7239fd1378a86b33e7f7c6d5ce68b420 (MD5) Previous issue date: 2016-02-19
Objetivou-se com a presente pesquisa avaliar técnica e economicamente um sistema de colheita florestal toras curtas composto pelas máquinas: feller- buncher, harvester e forwarder. O trabalho foi realizado em uma área reflorestada com clones de Eucalyptus, com 6,5 anos de idade, plantados com espaçamento 4x3 metros. O corte das árvores era realizado por um feller-buncher, o processamento por harvester e a extração por forwarder. Para a execução do estudo foram demarcadas 14 parcelas experimentais, para cada máquina, contendo 75 árvores cada. A análise técnica compreendeu ao estudo de tempos e movimentos, produtividade, disponibilidade mecânica e eficiência operacional. O estudo de tempos e movimentos do feller-buncher e harvester foi realizado através do método multimomento e do forwarder executado através da cronometragem de tempo contínuo. O rendimento foi determinado por hora efetiva de trabalho, através da divisão entre o volume nas parcelas e o tempo gasto nas mesmas A disponibilidade mecânica e eficiência operacional foram determinadas através do banco de dados fornecido pela empresa. A análise econômica compreendeu a determinação do custo operacional e de produção, análise de sensibilidade, ponto de equilíbrio e taxa interna de retorno. O custo operacional foi calculado através do somatório dos custos fixos e variáveis. O custo de produção foi estimado a partir do quociente do custo operacional e produtividade por hora efetiva de trabalho. Para a análise de sensibilidade foi realizada uma variação de ±20% nos elementos mais representativos no custo operacional das máquinas. Dentre as máquinas do subsistema avaliado o forwarder foi a que demandou maior quantidade de tempo para completar seu ciclo operacional 1.116 segundos. Já o feller-buncher demonstrou a maior produtividade por hora efetiva de trabalho. A maior disponibilidade mecânica e eficiência operacional foram apresentadas pelo harvester e forwarder, respectivamente. Com relação à análise de custos do subsistema, constatou-se um custo operacional de US$ 254.02 he -1 , e custo de produção de US$ 5.16 m -3 . As variáveis mais influentes no custo operacional das máquinas foram: valor de aquisição, horas efetivas de uso anual, manutenção e reparos, combustível, juros e depreciação. O menor ponto de equilíbrio e maior taxa interna de retorno foram apresentados pelo forwarder.
This research aimed to evaluate technical and economic one cut to lenght forest harvesting system formed by machines: feller-buncher, harvester and forwarder. The study was conducted in a reforested area of Eucalyptus clones, with 6.5 years of age, planted with 4x3 meters spacing. The cutting of trees was conducted by a feller-buncher, processing of logs for harvester and forwarder extraction. For the implementation of the study were marked 14 experimental plots for each machine containing 75 trees each. Technical analysis includes the motionand time study, productivity, mechanical availability and operational efficiency. The study of time and motion of the feller-buncher and harvester was performed using the method multimomento and forwarder run through the continuous-time timing. The yield was determined by effective hour of work, by dividing the volume in the plots and the time spent in the same. The mechanical availability and operational efficiency were determined via the database provided by the company. The economic analysis involved the determination of the operating cost and the production, the sensitivity analysis, breakeven point and internal rate of return. The Operational cost was calculated by adding up the fixed and variable costs. The production cost was estimated from the ratio of operational costs and productivity per effective hour of work. A sensitivity analysis was performed through the 20% variation in the most representative elements of the operating cost of the machines. Among the subsystem machines rated the forwarder was that demanded greater amount of time to complete its 1.116 s operating cycle. Already the feller-buncher demonstrated the highest productivity per effective hour of work. The highest values of mechanical availability and operational efficiency were presented by the harvester and forwarder, respectively. Regarding the subsystem cost analysis, there was an operating cost of US $ 254.02 h -1 , and production cost of US $ 5.16 m -3 . The most influential variables in the operating cost of the machines were: acquisition cost, actual hours of annual use, maintenance and repairs, fuel, interest and depreciation. The lowest point of balance and higher internal rate of return were presented by the forwarder.
Autor sem Lattes
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Seixas, Fernando. "Estudo comparativo entre dois sistemas operacionais de exploração de madeira, utilizando toras com diferentes comprimentos." [s.n.], 1985. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/257259.

Full text
Abstract:
Orientador : Inacio Maria Dal Fabbro
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Agricola
Made available in DSpace on 2018-07-17T00:05:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Seixas_Fernando_M.pdf: 3755433 bytes, checksum: f513adfb803fd9655231510a731b6c3a (MD5) Previous issue date: 1985
Mestrado
Mestre em Engenharia Agrícola
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Carvalho, Douglas Edson. "Melhoria no desdorbro [sic] em uma serraria de eucalipto para madeira destinada a construção." reponame:Repositório Institucional da UFPR, 2016. http://hdl.handle.net/1884/44425.

Full text
Abstract:
Orientador : Prof. Dr. Márcio Pereira da Rocha
Coorientadores : Prof. Dr. Ricardo Jorge Klitzke e Prof. Dr. Romano Timofeiczyk Junior
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal. Defesa: Curitiba, 23/02/2016
Inclui referências : f. 73-80
Área de concentração
Resumo: O setor de serrarias no Brasil é em sua maioria composto de carências tecnológicas em relação aos demais setores florestais, tornando o processo produtivo de madeira serrada deficiente. Diante desta situação, o presente trabalho teve como objetivo aprimorar o aproveitamento da madeira de Eucalyptus grandis Hill Ex Maiden e Eucalyptus saligna Sm. com uso de modelos de corte no desdobro primário das toras, do tipo tangencial alternado e do tipo radial, os quais foram aplicados em duas classes diamétricas, sendo avaliada a conicidade das toras e o rendimento médio de cada modelo de desdobro. Posteriormente foram quantificados os tipos de produtos de cada modelo de desdobro e realizada análise de custos de produção para os modelos utilizados. As toras utilizadas apresentaram baixa conicidade, com valores médios de 0,92 cm/m para toras utilizadas no modelo de desdobro tangencial alternado e 1,48 cm/m para toras utilizadas no modelo de desdobro radial, o que indicam características satisfatórias para uso em serraria. Obteve-se rendimento médio para o modelo de desdobro tangencial alternado de 47,08% com toras de diâmetro médio de 33,0 cm e rendimento médio para o modelo de desdobro radial de 53,43% com toras de diâmetro médio de 47,0 cm. A madeira de eucalipto apresentou alto rendimento e potencial para substituir demais espécies utilizadas para obtenção de madeira serrada. O modelo de desdobro radial proporcionou acréscimo quantitativo do produto principal da empresa (viga), o qual é usado em construção. O modelo de desdobro radial apresentou maior rendimento em madeira serrada, maior quantidade do produto principal da serraria e menor custo médio de produção, sendo o modelo mais indicado a ser utilizado com toras da classe diamétrica empregada. Palavras-chave: Madeira de eucalipto, Rendimento, Radial, Tangencial, Custos de produção.
Abstract: The lumber industry in Brazil is mostly composed of technological needs in relation to other forest areas, making the production process of deficient lumber. In this situation the study aimed at improving the use of Eucalyptus grandis Hill Ex Maiden and Eucalyptus saligna Sm. wood, using cutting models on primary sawing of logs, the alternating tangential type and radial type, in which two diametric classes were applied, with evaluation of taper of logs and average income of each cutting model. Subsequently, the products of each cutting model were quantified and analysis of production costs for the cutting models evaluated was carried out. The logs used presented low conicity, with average values of 0.92 cm/m for logs used in conventional cutting model and 1.48 cm/m for logs used in the proposed cutting model, which indicate satisfactory characteristics for using at lumber. Average income for alternating tangential cutting model of 47.08% was obtained with logs of 33.0 cm in average diameter and average income for the radial cutting model of 53.43% with logs of 47.0 cm in average diameter. The wood of Eucalyptus presented high income and potential to substitute other species. The radial cutting model provided quantitative increase of the main product of the company (beam), which is used in construction. The radial cutting model presented higher income in lumber, higher quantity of the main product of the sawmill and lower average production cost, so it can be considered the most appropriate model to be used with logs of the used diameter class. Key-words: Eucalyptus wood, Yield, Radial, Tangential, Production costs.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva, Dório Anderson Vicente da. "Redução em campo da sujidade em toras de madeira de eucalipto para produção de celulose." Universidade Federal de Viçosa, 2014. http://locus.ufv.br/handle/123456789/5950.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-03-26T14:01:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 890323 bytes, checksum: 14941c57092a195f5e5c48023e05d0ee (MD5) Previous issue date: 2014-07-31
The aim of the study was to evaluate some alternatives for reducing dirt on eucalyptus logs without bark, coming from the field to the pulp industry, without loss of productivity in harvesting activities with the Harvester. Five treatments were applied: change in angle of the screens scrolls head; application of stretch marks on the back of the head; reduction of the radius of the lower head knives; applying the sheet metal back on the outside of the upper knife cylinder head (deflector), and processing the wood in front of the harvester, ie away from the stack (modification process). All treatments reduced the soil except the reduction of the radius of the lower knives. The most effective was the change in the process. However, in this treatment, a loss of 6.8% yield. When analyzed, the application of stretch marks on the back of the head was considered the most efficient because it reduced the dirt (- 21%) and increased productivity (+3.8%). When analyzed financially harvesting and transportation, would be more feasible to transport the dirt than working with lower productivity in the harvest.
O objetivo do trabalho avaliar algumas alternativas para redução da sujidade nas toras de eucalipto sem casca, advindos do campo, para indústria de celulose, sem perda de produtividade nas atividades de colheita com o Harvester. Foram aplicados cinco tratamentos: alteração no ângulo dos crivos dos rolos do cabeçote; aplicação de estrias no dorso do cabeçote; redução do raio das facas inferiores do cabeçote; aplicação de chapa metálica no dorso exterior das facas superiores do cabeçote (defletor) e processamento da madeira na frente do Harvester, ou seja, longe da pilha (alteração de processo). Todos os tratamentos reduziram a sujidade, exceto a redução do raio das facas inferiores. O mais eficiente foi a alteração no processo. Porém, neste tratamento houve uma perda de 6,8% na produtividade. Quando analisada, a aplicação das estrias no dorso do cabeçote foi considerada a mais eficiente, pois reduziu a sujidade (-21 %) e aumentou a produtividade (+3,8 %). Quando analisado financeiramente a colheita e o transporte, seria mais viável transportar a sujidade do que trabalhar com menor produtividade na colheita.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Conference papers on the topic "Toras de madeira - Pesos"

1

Fernanda Santos, LOPES, MOULIN Jordão Cabral, SANTOS Laise de Jesus dos, GOMES Thamires Oliveira, and MOTTA Javan Pereira. "RENDIMENTO EM MADEIRA SERRADA DE TORAS DE PEQUENO DIÂMETRO EM SERRARIA DE GRANDE PORTE." In III Congresso Internacional das Ciências Agrárias. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2018. http://dx.doi.org/10.31692/2526-7701.iiicointerpdvagro.2018.00205.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

da Silva Nunes, Fernando, Mizael Cirineu da Silva, Luan F. F. Silva, Jéssica Saravia da Costa, Francinaldo Farias Ramos, and Marcela Silva. "RENDIMENTO E QUALIDADE DE TORAS DE MAÇARANDUBA (Manilkara huberi (Ducke) Chevalier) EM UMA SERRARIA NO MUNICÍPIO DE MOJU-PA." In I Fórum de Anatomistas de Madeira da Amazônia. Belém - PA, Brazil: Galoa, 2017. http://dx.doi.org/10.17648/famazon-2017-84760.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ferreira de Jesus Junior, Bruno, and Alan Kardek Rêgo Segundo. "SISTEMA DE AQUISIÇÃO DE DADOS DE EXTENSOMETRIA APLICADO A UM TAMBOR DESCASCADOR DE TORAS DE MADEIRA." In ANAIS DO 14º SIMPóSIO BRASILEIRO DE AUTOMAçãO INTELIGENTE. Galoa, 2019. http://dx.doi.org/10.17648/sbai-2019-111584.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography