Academic literature on the topic 'Trabalhador do setor operacional'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Trabalhador do setor operacional.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Trabalhador do setor operacional"

1

Silva, Dieici Ferreira, and Carlos Rodrigues Da Silva. "INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS: UM ESTUDO DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE CARTEIRA DE IDENTIDADE DE PARANAIBA-MSde carteira de identidade de Paranaíba-MS." Revista Eletrônica Gestão e Serviços 9, no. 2 (December 31, 2018): 2413. http://dx.doi.org/10.15603/2177-7284/regs.v9n2p2413-2431.

Full text
Abstract:
A pesquisa tem como objetivo demonstrar as contribuições das inovações tecnológicas na produção de carteira de identidade. O método de pesquisa foi qualitativo-descritivo. O ambiente pesquisado foi o processo de inovação implantado na Unidade Regional de Perícias e Identificação (URPI) – um órgão público do Estado de Mato Grosso do Sul. Foi entrevistado o responsável pelo setor pesquisado. Os resultados indicaram aspectos positivos da adoção da inovação, tanto no procedimento operacional (satisfação do trabalhador) como dos clientes; no entanto constatou que há carência de pessoal para executar os serviços prestado pelo Instituto de Identificação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Rodrigues, João Marcos Duarte. "Condições de trabalho, percepção e adaptação dos imigrantes haitianos inseridos em uma agroindústria no município de Paranavaí." Cadernos de Gestão e Empreendedorismo 6, no. 1 (May 2, 2018): 74. http://dx.doi.org/10.32888/cge.v6i1.12728.

Full text
Abstract:
Uma prática que tem sido exercida por muitas empresas brasileiras é a contratação de imigrantes, em especial haitianos, para atividades no setor operacional. Deste modo, o presente trabalho busca, por meio de um estudo exploratório, com abordagem descritiva, entender como ocorre à integração desses imigrantes no ambiente organizacional. Para isso verificou-se as condições de trabalho dos funcionários haitianos e a Cultura Organizacional. Com esse estudo, foi possível constatar que a empresa pesquisada, não valoriza o trabalhador haitiano, de modo que os expõem ao trabalho insalubre e com remuneração baixa e os tratam de forma diferente quando comparados aos funcionários brasileiros, sem contar que eles enfrentam um choque cultural, que inicia no idioma e perpassa por diferenças de valores, sofrem preconceitos e exclusão social por parte de brasileiros, sentindo-se perdidos e confusos, além do sentimento de medo do desconhecido e saudade da família deixada no Haiti. Além disso, a empresa pesquisada não possui qualquer processo para entender e gerir a cultura organizacional de modo a incluir os imigrantes entre os trabalhadores da empresa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Lopes, Patrícia Lorrany Oliveira, Patrícia Nadir de Miranda, Sandro Takeo Caires Iwafune, and Tálita Rodrigues de Oliveira Martins. "Proposta á otimização da admissão de trabalhadores mediante os princípios básicos da gestão da informação." Research, Society and Development 10, no. 7 (June 11, 2021): e11310716298. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i7.16298.

Full text
Abstract:
Esse artigo discorre sobre um tema que, segundo o representante da empresa UPTEC Construção e Tecnologia Ltda. (UPTEC) têm sido um gargalo entre o setor de produção e o admissional: a liberação do trabalhador, mesmo após este ter sido aprovado para se admitido na empresa. O problema é que alguns trabalhadores tendem a não apresentar dois tipos de certificados de porte obrigatório em áreas da elétrica, segundo a Norma Regulamentadora (NR), NR-10, item 10.8/Treinamento, posta na Portaria Ministerial nº 3.214/Segurança e Medicina do Trabalho (SMT) (BRASIL,1978): um é relativo a curso básico, onde se ministra as regras básicas sobre o trabalho em eletricidade, tipo os direitos e os deveres em áreas da prevenção e o outro curso é sobre o Sistema Elétrico de Potência (SEP), onde temas relacionados à profissão, tipo como trabalhar de maneira segura com vistas a produtividade. Para realizar esse estudo fez-se uma coleta de dados e de informações via e-mail para alguns trabalhadores da área da elétrica, com vistas saber destes como foi o momento da apresentação/entrega dos certificados requeridos no item 10.8/NR-10. Para processar os dados utilizou-se o sistema operacional Windows®, na plataforma Excel, para tabular e algumas ferramentas da qualidade, tipo a folha de verificação, o histograma, o gráfico de Pareto. Os resultados do estudo apontaram que a utilização de ferramentas da qualidade pode auxiliar na tomada de decisões gerenciais e como proposta à melhoria do processo admissional, um plano de ação foi elaborado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Miguel dos Santos, Rodrigo, and Edson Trajano Vieira. "A CRISE ECONÔMICA NO BRASIL E SEUS EFEITOS PARA O SETOR DE SERVIÇOS DE REPARO E MANUTENÇÃO." Interação - Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão 22, no. 1 (August 28, 2020): 146–61. http://dx.doi.org/10.33836/interacao.v22i1.384.

Full text
Abstract:
A economia brasileira passou por um período de crescimento entre os anos de 2004 e 2013, em que o governo federal adotou políticas públicas que permitiram a redução da pobreza e da miséria, o aumento do emprego formal e o aumento da renda e do crédito. O encadeamento desses indicadores modificou o modelo de vida dos brasileiros, elevando o seu padrão de consumo e favorecendo a aquisição de bens duráveis. Entretanto, a recessão econômica que atingiu o país entre os anos de 2015 e 2016 trouxe consequências evidentes para diversos setores do mercado brasileiro. O objetivo desse trabalho é analisar os efeitos da crise econômica no Brasil para o setor de serviços de reparo e manutenção. O método utilizado para análise de dados foi à regressão através da utilização de linhas de tendências gráficas lineares. Os resultados demonstraram que as consequências negativas da crise econômica sobre a taxa de desocupação e o rendimento do trabalhador culminaram com a redução do consumo de bens duráveis pelas famílias brasileiras. Esse fato favoreceu o fortalecimento do mercado de reparação e manutenção no país, sendo a tendência total obtida para o crescimento com incremento de aproximadamente 10,6% na receita operacional líquida do setor entre os anos de 2014 e 2017. Como conclusão, verifica-se que a análise associativa realizada permitiu a obtenção de resultados satisfatórios do comportamento do mercado em estudo, possibilitando a delimitação de tendências para setor conforme a situação econômica corrente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Bonelli Junior, Marco Antonio, André Luiz Barbosa Lima, and Alexandre Xavier Martins. "Gestão da força de trabalho e planejamento de férias: um estudo de caso em agências bancárias." Exacta 19, no. 1 (March 25, 2021): 73–86. http://dx.doi.org/10.5585/exactaep.v19n1.14507.

Full text
Abstract:
O problema da alocação de férias e força de trabalho tem sido um campo amplo para a realização de pesquisas em gestão e pesquisa operacional. No entanto, embora seja um problema comum e conhecido, encontrar boas soluções costuma ser uma tarefa difícil dada a sua característica combinatória, tornando ainda mais difícil encontrar a solução ótima para minimizar custos, adequar o planejamento às preferências dos trabalhadores, distribuir turnos igualmente e atender às restrições de mão de obra. Este artigo aborda o problema de alocação de férias e força de trabalho considerando um cenário do setor bancário, desenvolvendo uma abordagem de solução baseada em procedimentos heurísticos e programação linear inteira mista. Como resultado, a abordagem proposta foi capaz de gerar uma matriz de cobertura e alocação para os trabalhadores e identificar deficiências na capacidade de cobertura de férias da empresa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Oliveira, Letícia De. "Estrutura de Capital em Empresas Agroindustriais." Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão 1, no. 2 (May 8, 2009): 28. http://dx.doi.org/10.19094/contextus.v1i2.17.

Full text
Abstract:
O trabalho discute a política gerencial da estrutura de capital em empresas que atuam no setor agroindustrial do estado de Minas Gerais. A estrutura de capital apresenta-se como de grande importância, envolvendo investimentos e financiamentos (capital de terceiros e capital próprio). Portanto, na economia brasileira, as pequenas, médias e grandes empresas utilizam investimentos que são representados pelas variações do ativo operacional. Essas variações no tempo são acompanhadas pelas escolhas das fontes de financiamento. Com as variações do ativo operacional e dos financiamentos, as empresas criam valor, isto é, o capital investido de terceiros e o próprio devem ser remunerados por meio de taxas de rentabilidade. A opção metodológica foi de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, incluindo variáveis nominais para conhecer a percepção dos empresários sobre a constituição de capital próprio e de terceiros, em função de suas operações de investimento e financiamento. Os resultados indicam que as empresas estão preferindo trabalhar com capital próprio em relação ao capital de terceiros, pois consideram que o custo de capital dos empréstimos existente no mercado esteja alto. As decisões financeiras estão mais relacionadas às oportunidades de investimento do que com a combinação ótima de capital dos proprietários ou de capital de terceiros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Monteiro, Cristiano Fonseca. "Empresários e ação política no contexto das reformas para o mercado: o caso da aviação comercial." Revista de Sociologia e Política 16, suppl (August 2008): 159–80. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-44782008000300012.

Full text
Abstract:
O artigo aborda as transformações no estilo de atuação política do empresariado do setor de aviação comercial no Brasil, analisando o padrão dos períodos anteriores e posteriores às reformas para o mercado. Especialmente a partir dos anos 1960, os empresários constituíram um padrão de atuação de natureza bastante particularista, marcado por uma relação direta com a burocracia estatal responsável pelo controle da atividade (o Departamento de Aviação Civil, ligado ao Ministério da Aeronáutica). Essa aproximação permitiu que os empresários desfrutassem de uma situação de mercado privilegiada, em um modelo regulatório voltado para as estabilidades financeira e operacional das poucas empresas existentes. Com a redemocratização, esse modelo passou a ser crescentemente desafiado. As políticas de combate à inflação, o questionamento do controle exercido pelos militares sobre o setor, o retorno dos trabalhadores à cena política, assim como a chegada ao poder de uma elite tecnocrática disposta a extinguir as conexões entre Estado e agentes econômicos, obrigaram os empresários a redefinir as suas estratégias. Assim, são analisados diferentes momentos da atuação empresarial na década de 1990 e nos primeiros anos do novo século, procurando mostrar como o novo ambiente, marcado pela incerteza política e pela crise econômica, abre espaço para posturas menos particularistas, acenando para questões como a competitividade das empresas e a maior abertura a fóruns públicos de interlocução, apostando mesmo no diálogo com trabalhadores e outros atores sociais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Franco Azevedo, Carlos Eduardo, Gabriela Alves de Borba, and Laércio Eduardo de Araújo. "Desafios para a política de inovação no setor de defesa brasileiro: óbices e barreiras culturais e estruturais." Revista da Escola de Guerra Naval 27, no. 1 (2021): 121–60. http://dx.doi.org/10.21544/1809-3791.v27n1.p121-160.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa tem como objetivo analisar as principais barreiras culturais e que dificultam as interações e, em consequência, o processo de inovação do setor de Defesa. Motivação para estudar questões culturais e moda no gênero-tor da Defesa advém da percepção de que os indicadores de inovação atualmente na área acadêmica transcen-dem aspectos relacionados com pesquisa, desenvolvimento, proteção, produção e aplicação do conhecimento, os quais complementam a compreensão da essência da inovação e toda a amplitude e complexidade do ambiente propício às inovações. Do ponto de vista metodológico, este trabalho éresultado de uma base de escolha, de pesquisa bibliográfi-ca e de pesquisa documental sobre a cultura de inovação pré-sente nas Forças. Os dados foram categorizados e distributivosempregando-se o método denominado Análise de Conteúdo. Os resultados apontam sugestões de políticas públicas, de ca-ráter estrutural, educacional e operacional, consolidadas em forma de diretrizes estratégicas (Apêndice A), Conselho con-tributar com o incremento de uma cultura organizacional que inspire confiança, espírito de corpo e capacidade de trabalhar em conjunto, aceitando as diferenças. Além disso, vale des-tacar que a investigação sobre possíveis barreiras aplicam corrobora a percepção de que o Ministério da Defesa deva exercer a coordenação das inovações no setor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Pais, Celso, and Cristina Parente. "Representações sobre a liderança da macroequipa e das microequipas em contextos de empreendedorismo social." Psychologica 58, no. 2 (August 22, 2016): 75–96. http://dx.doi.org/10.14195/1647-8606_58-2_5.

Full text
Abstract:
No presente artigo mostramos como é representada coletivamente a liderança em organizações socialmente empreendedoras. Partimos dos conceitos de macroequipa e microequipa. Foram estudadas sete organizações que apresentam características socialmente empreendedoras, dentro do panorama do terceiro setor. A investigação adotou uma metodologia de cariz qualitativo, recorrendo à realização de entrevistas semiestruturadas, individuais e coletivas, respetivamente junto de líderes de topo, de técnicos com funções de liderança, de técnicos sem funções de liderança, e de trabalhadores de base. A análise indutiva dos dados recolhidos permite realçar a importância dos comportamentos responsáveis, tanto da parte dos que possuem funções de liderança como dos que não exercem essas funções. Em geral, há uma representação indiciadora de perturbações no relacionamento com os subordinados, quando os líderes de topo se mostram distantes do terreno operacional das equipas (microequipas). Os líderes das microequipas, quando eficazes, são vistos como facilitadores, promovendo a autonomia responsável dos membros da equipa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Martini, Alfran Tellechea, José Fernando Schlosser, Gilvan Moisés Bertollo, Marcelo Silveira Silveira De Farias, Gustavo Oliveira Dos Santos, and Luis Fernando Vargas De Oliveira. "Instruction level of operators of agricultural sprayers." Tecno-Lógica 25, no. 1 (January 5, 2021): 109–21. http://dx.doi.org/10.17058/tecnolog.v25i1.15641.

Full text
Abstract:
O agronegócio brasileiro é o setor que se destaca por contribuir de forma significativa no produto interno bruto (PIB) do País. Ao longo dos anos, a produção primária brasileira tem demonstrado elevada capacidade competitiva em diversos setores, destacando-se a produção das commodities agrícolas. No entanto, o uso excessivo de agrotóxicos para proteção de plantas, não somente é antieconômico, como também pode provocar consequências adversas à saúde humana, ao ambiente e a agricultura. Assim, o nível de conhecimento dos operadores de máquinas agrícolas destinadas à realização do tratamento fitossanitário das culturas, bem como, dos trabalhadores envolvidos de forma direta ou indireta neste processo é, de fundamental importância na busca pela redução dos riscos ambientais e pessoais, garantindo desta forma, qualidade nas atividades de pulverização. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi estabelecer o nível de conhecimento dos operadores no que se refere à segurança operacional, bem como, ao uso e manejo de agrotóxicos. Para tanto, utilizaram-se informações adquiridas por meio de um questionário aplicado a 56 operadores de pulverizadores agrícolas em duas regiões, Fronteira Oeste e Central do Estado do rio Grande do Sul. Ao analisar os resultados obtidos, pode-se concluir que o nível de conhecimento dos operadores é considerado inseguro, principalmente no que diz respeito à segurança operacional e ao manejo dos agrotóxicos. A capacitação dos operadores se faz necessária quanto a adoção da metodologia adequada para a calibração dos pulverizadores, portanto, estas atividades técnicas de treinamento devem ser realizadas com maior frequência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Trabalhador do setor operacional"

1

Rocha, Reginaldo Nascimento. "Novas Tecnologias e Subjetividades: o Caso dos Trabalhadores do Setor Operacional Que Buscam Novos Conhecimentos Por Meio do Ensino Superior." Universidade Federal do Espírito Santo, 2005. http://repositorio.ufes.br/handle/10/2784.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-08-29T14:09:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tese_198_.pdf: 805857 bytes, checksum: 0a49b136de39f3c5814173c519e6dae3 (MD5) Previous issue date: 2005-12-14
O acirramento da concorrência internacional, a globalização e a crise da organização científica do trabalho trouxeram alterações na sociedade, nas empresas e no comportamento dos trabalhadores e sindicatos. As mudanças incluem novas formas de trabalho, agora com uma base tecnológica muito mais desenvolvida. A empresa CAPIXABA também se insere nessa realidade, ao promover o processo de reestruturação interna na década de 90, que inclui uma tentativa de produção e domínio sobre a subjetividade dos trabalhadores. Em paralelo a essas mudanças, grande parte dos trabalhadores do setor operacional tem buscado novos conhecimentos por meio do ensino superior, elevando em demasiado o nível de qualificação e escolaridade no chão da fábrica. Deste modo, o objetivo da pesquisa foi conhecer os fatores subjetivos e intervenientes no comportamento destes trabalhadores. A pesquisa é qualitativa e descritiva, usa o estudo de caso como procedimento de coleta de dados e a técnica da conversação e da fala para análise. Os resultados obtidos mostram que os trabalhadores do setor operacional estão buscando o ensino superior, principalmente porque: existe grande oferta de vagas nas instituições privadas de ensino superior; estão se preparando para o mercado de trabalho; procuram estar no mesmo nível dos trabalhadores do setor operacional que já concluíram o ensino superior, sendo então influenciados por estes; querem exercer profissões diversas, em paralelo à função de operador; são influenciados pela empresa, de modo a desejarem ascensão profissional. Palavras-chave: reestruturação produtiva; tecnologias de gestão; subjetividade; qualificação; escolaridade; trabalhador do setor operacional.
The growth of the world-wide competition, the globalization and the crisis on the scientific organization of work had brought alterations on society, on the companies and on the behavior of workers and their unions. The changes include new forms of work, now with a better developed technological base. The company ‘CAPIXABA’ is also inserting in this reality as they promote the process of restructuration in the 1990’s, which includes a production attempt and a deprivation of the workers’ subjectivities. In parallel with those changes, a great deal of workers in the operational sector had been searching for new acquirements by means of superior education, raising too much the level of qualification and education in the operational sector. In this way, the goal of the research was to find out subjective and interferers factors on those workers behavior. The research is both qualitative and descriptive, and uses the study of cases as a procedure of data collection and the conversation technique for the analysis. The obtained results show that the workers of the operational sector are searching for higher level of education, specially because: there is a great deal of vacancy being offered on private universities; they are getting ready for the work market; they try to be in the same level of the other workers of the operational sector who are already high graduated, which is an influence to them; they want to have different professions, in parallel to the operator’s function; they are influenced by the company in such a way that they will for professional ascension.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Santos, Maria Aparecida da Silva. "Estudo da qualidade de vida no trabalho do nível operacional no setor industrial da RMC." reponame:Repositório Institucional da UFPR, 2012. http://hdl.handle.net/1884/28303.

Full text
Abstract:
Resumo: A problematização desse trabalho foi encontrar qual é a relação existente entre a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) e as empresas do setor industrial. Para este fim o objetivo, permeou ao seguinte aspecto, analisar o nível de Qualidade de Vida no chão de fábrica, através de um modelo adequado ao setor industrial, tendo como objetivos específicos: analisar os métodos de avaliação de QVT no nível operacional; verificar a influência da satisfação para o bom funcionamento dentro do sistema produtivo; analisar os níveis de Qualidade de Vida no Trabalho nas empresas de diferentes portes. Foram levantados os dados do setor envolvido, suas características, os aspectos de avaliação do indivíduo, da tarefa e do ambiente e foram traçados os aspectos do perfil da empresa em termos de localização, quantidade de funcionários e ramo de atividade. Os dados sobre os vários aspectos da QVT (conteúdo e natureza do trabalho, descrição do trabalho, satisfação com o trabalho e saúde no trabalho) puderam ser quantificados e avaliados pelo porte da empresa. O método que caracterizou esta análise foi o estudo de caso. Para a coleta de dados utilizou-se de questionários e entrevistas estruturadas. Devido à importância da Qualidade de Vida no Trabalho em todas as áreas e principalmente na Engenharia Mecânica, este trabalho teve como objetivo desenvolver um modelo de avaliação baseado em uma situação de trabalho. O modelo sugerido foi baseado no Instituí Nacional de Recherche et de Sécurité (INRS), proveniente da França, adaptado para o modelo deste estudo. Três outras importantes teorias foram adaptadas ao modelo e ao objetivo proposto: o modelo de Walton ao operador, o modelo de Westley e Hackman & Oldham às tarefas e, por último, o modelo de Werther & Davis aos aspectos da empresa. Este modelo foi testado em três empresas do setor metalmecânico, classificadas pelo Sebrae como pequena, média e grande, e tornou possível avaliar a Qualidade de Vida no Trabalho nas empresas pesquisadas. Os resultados evidenciaram que nas empresas pesquisadas existe um equilíbrio com relação aos aspectos pesquisados. Conclui-se então que o modelo utilizado para verificar a veracidade das hipóteses foi adequado para a análise do setor em estudo. Com a aplicação do modelo proposto pode-se comprovar que as empresas do setor metalmecânico estão se esforçando para promover a Qualidade de Vida em suas empresas, validando com isso o modelo deste trabalho. De acordo com o problema para análise da QVT, verificou-se que a introdução de modernos padrões produtivos por parte da empresa em estudo não acarretou em nenhum problema maior em relação à Qualidade de Vida no Trabalho do indivíduo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Salimon, Mário Ibraim. "Ideologia gerencialista e subjetividade do trabalhador no terceiro setor." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2011. http://repositorio.unb.br/handle/10482/10125.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-graduação em Administração, 2011.
Submitted by Tania Milca Carvalho Malheiros (tania@bce.unb.br) on 2012-03-15T13:54:40Z No. of bitstreams: 1 2011_MárioIbraimSalimon.pdf: 1004464 bytes, checksum: ad992c992b3373cc2ab2c442682e5d30 (MD5)
Approved for entry into archive by Marília Freitas(marilia@bce.unb.br) on 2012-03-21T12:57:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2011_MárioIbraimSalimon.pdf: 1004464 bytes, checksum: ad992c992b3373cc2ab2c442682e5d30 (MD5)
Made available in DSpace on 2012-03-21T12:57:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011_MárioIbraimSalimon.pdf: 1004464 bytes, checksum: ad992c992b3373cc2ab2c442682e5d30 (MD5)
O terceiro setor, formado por organizações privadas de interesse público, cresce em tamanho e relevância no Brasil. Há uma ligação histórica dessas organizações com a benemerência, o humanismo e a luta por direitos. Entretanto, o crescimento dessa população organizacional tem gerado competição por recursos, com a consequente busca por sistemas e modelos gerenciais que possam viabilizar a sobrevivência de cada organização via vantagens comparativas associadas à eficácia, eficiência, efetividade e posicionamento de marca. Neste contexto, nota-se uma crescente adoção de modelos importados do segundo setor – privado de interesse privado. Entre os elementos importados, destacam-se modelos de gestão movidos pela ideologia gerencialista, orientada por uma racionalidade finalística e marcada por processos de hipercompetição, aceleração, quantofrenia e precarização das condições de trabalho. Também se investe no culto à excelência e na mobilização psíquica do sujeito como formas de se manipular a pessoa como recurso estratégico da organização. Tal ideologia conflita com a racionalidade substantiva, baseada em valores e ética, geralmente ligada à fundação e à manutenção de organizações do terceiro setor. Desenvolveu-se pesquisa qualitativa, baseada em entrevistas com profissionais de quatro organizações da área ambiental, sendo duas cosmopolitas e duas periféricas. Buscou-se, por meio da análise de conteúdo e do discurso, a percepção dessas pessoas sobre o fenômeno em questão. Os resultados mostram que a ideologia gerencialista foi, pelo menos nos casos estudados, assimilada pelo trabalhador; que as relações de trabalho estão se precarizando em nome da rentabilidade financeira dos investimentos na organização; que as estratégias de defesa e adesão implicam sofrimento subjetivo e que há distanciamento crescente do terceiro setor de sua identidade histórica de esfera de agenciamento marcada por uma racionalidade substantiva. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
Environmental NGOs are the fastest growing type of third sector organization in Brazil. These agencies have played a key role in the processes of political change and democratization. They built their image as humanist platforms committed to sustainability. In recent years, these organizations began to face mounting competition from their peers, governments and corporations. Since funding is becoming increasingly dependent on the organization’s performance and accountability, NGOs are resorting to imitation and importing knowledge from the private sector. Corporate culture is usually oriented by a managerialist ideology, which sees economic determinism as the main strategy driving force and causes organizations to see their staff as assets. Their contribution is a matter of cost-efficiency and not commitment to a certain mission. Third sector organizations and their work force are alternatively bound by a substantive rationality and act based upon values. The attempt to impose such practical and finalistic measures such as goals and indicators upon value-oriented workers generates conflicts of rationality and subjective suffering. Subjects struggle to hold to their affective identification with the organization but will generally either succumb to cynicism and calculative commitment or desist and leave voluntarily. This qualitative study has covered four of some of the foremost environmental organizations in Brazil, half of them being cosmopolitan agencies with headquarters in metropolises and half peripheral, situated in the Amazon region. The results show that workers are assimilating the managerial discourse and using it to justify behaviors contrary to their substantive value system. The interviews also indicate that the establishment of financial efficiency as the most important strategic factor is leading organizations to hire their new collaborators on a more precarious and sometimes illegal basis. Ultimately, the studied subjects consider themselves to be growing apart from their representations of humanist and politically active social actors.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Gomes, Robson Spinelli. "Análise da percepção do trabalhador sobre risco no setor nuclear." Florianópolis, SC, 2007. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90078.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Made available in DSpace on 2012-10-23T05:56:27Z (GMT). No. of bitstreams: 0
Considerando a importância do setor nuclear como fonte alternativa de energia para o desenvolvimento da economia, o presente estudo se insere na área da ergonomia cognitiva, visando a avaliação da segurança e das práticas de trabalho com ênfase na percepção dos trabalhadores sobre os riscos inerentes às atividades do setor diante de ações de gerenciamento de riscos. A pesquisa foi realizada no âmbito das Indústrias Nucleares do Brasil (INB). Dois questionários foram aplicados aos trabalhadores, um com questões sobre as condições de trabalho visando um diagnóstico de sua percepção em relação às mesmas, e outro com questões visando a identificação do perfil dos trabalhadores da INB, e a avaliação das condições sociais, da percepção do trabalho, da organização, das equipes de segurança e das expectativas dos trabalhadores quanto à segurança e às condições de trabalho. Com base na análise dos dados, o estudo sugeriu especialmente que (1) existe um desconhecimento importante por parte dos trabalhadores dos programas de prevenção em riscos ambientais e de proteção radiológica; (2) a percepção de risco deveria ser caracterizada por instrumentos participativos dos trabalhadores; (3) o corpo gerencial deveria estar mais atento às questões do processo de trabalho e integrar-se às ações da equipe de segurança do trabalho da empresa, incorporando nas suas decisões a opinião dos trabalhadores; (4) nos setores em que as posturas e as condições ambientais apresentaram maior número de relatos de desconforto deveria ser realizada uma avaliação ergonômica em relação ao mobiliário e uma análise ergonômica do trabalho (AET); (5) A atenção à saúde no que diz respeito à avaliação periódica e à prevenção deveria ser implementada de modo mais efetivo, a fim de promover a identificação contínua dos problemas que afetam os trabalhadores; e (6) maior atenção deveria ser dada ao acompanhamento nutricional dos trabalhadores. Considering the relevance of the nuclear sector as an alternative source of energy to the development of the economy, the present study is set into the area of cognitive ergonomics with the purpose of assessing the security and working routines, with an emphasis on the workers' awareness about the risks inherent to the activities of the sector, as to initiatives of risk management. This research was done on the premises of the Indústrias Nucleares do Brasil (INB). Two questionnaires were presented to the workers, one with questions about the working conditions intending to diagnose their awareness about them and another one with questions trying to establish a profile of INB's workers and to evaluate their social standing, their understanding of their work and the organization, the security teams and their expectations about security and working conditions. On the basis of the data analysis, the study especially suggested that (1) there is an important unawareness on the workers' part about the programs of environmental risks prevention and radiological protection; (2) risk awareness should be characterized by participative instruments of the workers; (3) the managerial body should be more attentive to the questions of the working process and should participate in the enterprise's work security team actions, integrating in their decisions the workers' opinions; (4) in the sectors where the attitudes and the environmental conditions presented the most part of the discomfort reports, an ergonomic evaluation of the furniture and an ergonomic work analysis (EWA) should be made; (5) attention to health regarding evaluation at regular intervals and prevention should be implemented more effectively to promote a constant identification of the problems that affect workers; and (6) more attention should be given to a workers' nutrition follow-up.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Souza, Aparecida Helena de. "Tecnologia operacional visando à assistência de enfermagem no setor de endoscopia." Universidade Federal Fluminense, 2017. https://app.uff.br/riuff/handle/1/4330.

Full text
Abstract:
Submitted by Fabiana Gonçalves Pinto (benf@ndc.uff.br) on 2017-08-28T19:25:47Z No. of bitstreams: 1 Aparecida Helena de Souza.pdf: 3144791 bytes, checksum: a0f50d3daf5364a5abf6043aa37fd760 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-08-28T19:25:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Aparecida Helena de Souza.pdf: 3144791 bytes, checksum: a0f50d3daf5364a5abf6043aa37fd760 (MD5) Previous issue date: 2017
Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial
Introdução: a atuação do enfermeiro e da equipe de enfermagem no Centro de Diagnóstico por métodos endoscópicos deve estar embasada em conhecimentos científicos atualizados e em técnicas apropriadas e sistematizadas, de modo que promova a segurança, satisfação do paciente e a organização do processo de trabalho, na prestação de cuidados indiretos e diretos ao paciente, em todas as fases do Exame de Endoscopia Digestiva Alta (EDA). Objetivos: produzir uma tecnologia operacional para o setor de Endoscopia, tendo como enfoque as ações desenvolvidas pela equipe de enfermagem da endoscopia. Descrição metodológica: pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, realizada no setor de Endoscopia de um Hospital Universitário do RJ. Foi solicitado parecer prévio à Comitê de Ética em Pesquisa, atendendo as determinações da Resolução nº 166, de 12 de dezembro de 2012, do Conselho Nacional de Saúde. Resultados: das ações de enfermagem realizadas foram identificados cuidados indiretos e diretos ao paciente durante o exame de endoscopia: preparo do ambiente; verificação de sinais vitais; monitorização do paciente; retirada de próteses; medicação pré-anestésica; transporte do paciente; recuperação pós anestésica; e alta. Os cuidados relacionados à orientação sobre o exame, sistematização da assistência de enfermagem, preparo psicológico e acompanhamento da família foram citados com frequência pela equipe de enfermagem. Foram sugeridas adequação do ambiente arquitetônico e melhoria do relacionamento interpessoal na equipe multiprofissional. Conclusão: após análise dos dados houve a necessidade de elaboração de dois produtos do tipo tecnologia operacional em forma de banner e um portfólio impresso contendo recomendações para nortear as ações de enfermagem a serem realizados nas fases pré, trans e pós-EDA. As orientações foram sistematizadas, organizadas e respaldadas pelas diretrizes e estudos que preconizam as boas práticas aplicadas aos serviços de endoscopia e pelo resultado desta pesquisa, atendendo às necessidades identificadas pela equipe de enfermagem deste setor. Contribuições: Servirá como fonte de pesquisa para o serviço de endoscopia do hospital e para outras instituições contribuindo para organização das ações de enfermagem
Introduction: The nurse and nursing team's performance in the Diagnostic Center by endoscopic methods should be based on up-to-date scientific knowledge and appropriate and systematized techniques in order to promote safety, patient satisfaction and the organization of the work process, in the assistance of indirect and direct care to the patient, in all phases of the High Digestive Endoscopy Exam (DEE). Objectives: To produce an operational technology for the endoscopy sector, focusing on the actions developed by the endoscopy nursing team. Methodological description: Research with a qualitative approach, of the case study type, performed in the endoscopy department of a University Hospital of RJ. A prior opinion was requested from the Research Ethics Committee, in compliance with Resolution No. 166 of December 12, 2012, of the National Health Council. Results: From of the nursing actions performed were identified indirect and direct care to the patient during the endoscopy examination: preparation of the environment; verification of vital signs; patient monitoring; removal of prostheses; preanesthetic medication; transport of the patient; post anesthetic recovery; and discharged. Care related to guidance on the examination, systematization of nursing care, psychological preparation and family follow-up were frequently cited by the nursing team. The adaptation of the architectural environment and improvement of the interpersonal relationship in the multiprofessional team were suggested. Conclusion: after analyzing the data, it was necessary to elaborate two products of the type operational technology in the form of a banner and a printed portfolio containing recommendations to guide the nursing actions to be performed in the pre, trans and post phases of the DEE. The guidelines were systematized, organized and supported by guidelines and studies that advocate the good practices applied to endoscopy services and the result of this research, taking into account the needs identified by the nursing team in this sector. Contributions: It will serve as a research source for the endoscopy service of the hospital and for other institutions contributing to the organization of nursing actions
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Santos, Wilson Emanuel Fernandes dos. "O trabalhador digitalizado: a formação do sujeito neoliberal no setor bancário (2008-2018)." Universidade de São Paulo, 2018. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-18032019-125735/.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa teve como objetivo principal discutir as transformações no trabalho bancário brasileiro no período pós-crise de 2008, até 2018, no contexto da era digital do capitalismo avançado. A estratégia da investigação compreendeu uma observação participante no Banco do Brasil, na cidade de São Paulo/SP, que registrou o cotidiano do trabalho, as ações e reações de apoio ou resistência às novas formas de organização e conteúdos do trabalho e flagrou um dos maiores processos de reestruturação da história deste banco. Por meio de entrevistas, depoimentos e questionários aplicados a trabalhadores bancários que exercem distintas funções em diferentes bancos e a representantes sindicais de trabalhadores dos principais bancos do país, coletaram-se dados sobre as percepções, as opiniões e os discursos predominantes sobre os temas. O conjunto dos fenômenos estudados e suas singularidades aponta para o que seria um novo momento na trajetória do trabalho bancário. Observou-se que as tecnologias digitais, em especial as mídias sociais digitais, são responsáveis por mudanças agudas no conteúdo, na organização e nas relações do trabalho bancário. Como canais de comunicação, associados à inteligência artificial, elas modificaram a forma da interação entre empresas, trabalhadores e população. No cotidiano do trabalho, o taylorismo persiste sob essa nova base tecnológica e constrói o perfil do bancário vendedor nas plataformas digitais, um bancário digivendedor, sobre o qual o controle gerencial a intensificação do fluxo das tarefas e do cumprimento de metas encontram-se agora na própria ferramenta de trabalho. Dois fenômenos principais estão na essência dessas transformações: a ascendência da tecnologia digital como a própria plataforma de trabalho e as reestruturações que causaram uma sensível diminuição do número de postos de trabalho, a partir da adoção de novos modelos de negócios. Em paralelo, a individualização das relações de trabalho emerge nos formatos de contratação precários, na remuneração condicionada ao resultado individual e no afastamento das ações coletivas. A análise dos resultados da pesquisa mostra a formação de um sujeito neoliberal útil à reprodução da lógica do mercado por meio de elementos objetivos e subjetivos que se articulam e uma disputa de narrativas, entre o discurso do individualismo meritocrático reproduzido pelos representantes das empresas e que encontra eco em boa parte dos trabalhadores, em contraposição ao discurso do coletivismo classista reproduzido pelos sindicalistas e por outra parcela de trabalhadores. Nessa disputa, prevalece a lógica do indivíduo prestador de serviço independente, o eu-empresa, que se sobrepõe ao trabalhador pertencente a uma categoria com relações de trabalho protegidas por garantias típicas da sociedade salariada. O discurso gerencial procura r esponsabilizar cada trabalhador pelo resultado financeiro da empresa e, no limite, pela própria sobrevivência dela. Essa lógica serve de base para a justificação da individualização das relações de trabalho, que desponta em suas diversas dimensões.
This research had as main objective to discuss the transformations in the Brazilian banking work in the post-crisis period of 2008, until 2018, in the context of the digital era of advanced capitalism. The research strategy comprised a participant observation in the Bank of Brazil, in the city of São Paulo / SP, which recorded daily work, actions and reactions of support or resistance to new forms of organization and contents of work and caught one of the largest processes of restructuring this bank\'s history. Through interviews, testimonials and questionnaires applied to bank workers who perform different functions in different banks and to union representatives of workers of the main banks of the country, data were collected on perceptions, opinions and prevailing discourses on the subjects. The set of phenomena studied and their singularities points to what would be a new moment in the trajectory of bank workers. It has been observed that digital technologies, especially digital social media, are responsible for sharp changes in the content, organization and relationships of banking work. As channels of communication, associated with artificial intelligence, they modified the form of interaction between companies, workers and population. In everyday work, Taylorism persists under this new technological base and builds the profile of the salesman bank workers on the digital platforms, a \"digi-salesman\" bank workers, on which the managerial control the intensification of the flow of tasks and the fulfillment of goals are now in the tool itself. Two main phenomena are at the heart of these transformations: the ascendancy of digital technology as the work platform itself and the restructuring that caused a noticeable decrease in the number of jobs, from the adoption of new business models. In parallel, the individualization of labor relations emerges in the formats of precarious hiring, in the remuneration conditioned to the individual result and in the withdrawal of collective actions. The analysis of the research results shows the formation of a neoliberal subject useful to the reproduction of the market logic by means of objective and subjective elements that are articulated and a dispute of narratives, between the discourse of the meritocratic individualism reproduced by the representatives of the companies and that finds echo in a good part of the workers, in opposition to the discourse of class collectivism reproduced by the trade unionists and by another portion of workers. In this dispute, the logic of the independent service provider, the \"I-company\", prevails over the worker belonging to a category with labor relations protected by guarantees typical of the salaried society. The managerial discourse seeks to make each worker responsible for the financial result of the company and, in the limit, for the very survival of it. This logic serves as the basis for the justification of the individualization of labor relations, which emerges in its various dimensions.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Tubone, Wilian Cesar [UNESP]. "A influência da qualidade de vida na felicidade do trabalhador do setor financeiro." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2017. http://hdl.handle.net/11449/151912.

Full text
Abstract:
Submitted by WILIAN CESAR TUBONE (wtubone@bb.com.br) on 2017-10-13T18:21:00Z No. of bitstreams: 1 WILIAN_CESAR_TUBONE.pdf: 5442268 bytes, checksum: d25378f4a6cd02ca7544b3a3842eecb6 (MD5)
Approved for entry into archive by Monique Sasaki (sayumi_sasaki@hotmail.com) on 2017-10-18T17:06:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tubone_wc_me_jabo.pdf: 5442268 bytes, checksum: d25378f4a6cd02ca7544b3a3842eecb6 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-10-18T17:06:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tubone_wc_me_jabo.pdf: 5442268 bytes, checksum: d25378f4a6cd02ca7544b3a3842eecb6 (MD5) Previous issue date: 2017-09-05
A gestão do capital humano na era do conhecimento demanda uma postura diferenciada das organizações diante da complexidade do cenário econômico. O conhecimento deriva do capital humano, também chamado de ativo intangível, um diferencial competitivo relevante, porém de difícil gestão. A proposta desta pesquisa é estabelecer um modelo que avalie a relação da qualidade de vida no trabalho (QVT) com a felicidade do trabalhador. Para tanto, explora a realidade de agências bancárias de uma instituição financeira brasileira. De enfoque diferenciado em relação a outros estudos, buscou-se moderar o efeito do ambiente de trabalho, considerando diferentes perfis de agência e de funcionários, sendo o interesse principal compreender as distinções existentes nas agências bancárias e, de forma específica, naquelas com perfil voltado ao agronegócio. Destaca-se o ambiente de trabalho nas agências bancárias, enfatizando os elementos principais. Essa especificidade torna-se importante tanto para a empresa quanto para o desenvolvimento da teoria deste tema. A relevância para a instituição financeira justifica-se com a importância do capital humano para o resultado da empresa. A metodologia desta pesquisa tem natureza exploratória, com abordagem quantitativa, nesta pesquisa utilizou-se o método de análise fatorial e equações estruturais. Foram utilizadas variáveis relacionadas à QVT e à felicidade, tais como: Higiene e Segurança no Trabalho, Liderança, Estresse, Benefícios Sociais e Bem-Estar subjetivo e a pesquisa se dará em universo de, aproximadamente, 4000 funcionários. As organizações valorizam o seu capital humano, através do modelo de gestão estratégica de pessoas que adotam, avaliando e monitorando o comportamento de seus líderes através de indicadores de gestão de pessoas, dando importância à criatividade, à diversidade, à motivação e à inovação, criando conhecimento, que, atualmente, é considerado um fator gerador de capacidades e habilidades organizacionais, as quais permitem que se mantenha competitividade na conjuntura econômica e no ambiente de transformações constantes em que se vive atualmente.
The management of human capital in knowledge era demands a differentiated posture of organizations to face economic scenario complexity. Knowledge derives from human capital, also called intangible asset, a relevant competitive differential, but difficult to manage. The proposal of this research is to establish a model that evaluates the relation of the quality of life at work (QWL) with the happiness of the worker. To do so, it explores the reality of bank branches of a Brazilian financial institution. Using a differentiated focus in relation to other studies, this study sought to moderate the work environment effect, considering different agency and employee profiles, the main interest is to understand the distinctions existing in the banking branches and, specifically, those with a profile oriented to agribusiness. This specificity becomes important for company and for the development of the theory of this theme. The relevance to the financial institution is justified by the importance of human capital to the company's results. The methodology of this research is exploratory, with a quantitative approach, adopting the method of factorial analysis and structural equations. Variables related to QWL and happiness were used, such as: Hygiene and Safety at Work, Leadership, Stress, Social Benefits and Subjective Welfare, and the research will be conducted in a universe of approximately 4000 employees. Organizations value their human capital through the strategic Human Resources Management they adopt, evaluating and monitoring the behavior of their leaders through indicators of human resources management, emphasizing creativity, diversity, motivation and innovation, creating knowledge, which is currently considered a factor that generates organizational capacities and abilities, which allow us to remain competitive in the economic environment and in the environment of constant transformations nowadays.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Tubone, Wilian Cesar. "A influência da qualidade de vida na felicidade do trabalhador do setor financeiro /." Jaboticabal, 2017. http://hdl.handle.net/11449/151912.

Full text
Abstract:
Orientador: Adhemar Sanches
Coorientador: David Ferreira Lopes Santos
Banca: Lesley Carina do Lago Attadia Galli
Banca: Adriana Cristina Ferreira Caldana
Resumo: A gestão do capital humano na era do conhecimento demanda uma postura diferenciada das organizações diante da complexidade do cenário econômico. O conhecimento deriva do capital humano, também chamado de ativo intangível, um diferencial competitivo relevante, porém de difícil gestão. A proposta desta pesquisa é estabelecer um modelo que avalie a relação da qualidade de vida no trabalho (QVT) com a felicidade do trabalhador. Para tanto, explora a realidade de agências bancárias de uma instituição financeira brasileira. De enfoque diferenciado em relação a outros estudos, buscou-se moderar o efeito do ambiente de trabalho, considerando diferentes perfis de agência e de funcionários, sendo o interesse principal compreender as distinções existentes nas agências bancárias e, de forma específica, naquelas com perfil voltado ao agronegócio. Destaca-se o ambiente de trabalho nas agências bancárias, enfatizando os elementos principais. Essa especificidade torna-se importante tanto para a empresa quanto para o desenvolvimento da teoria deste tema. A relevância para a instituição financeira justifica-se com a importância do capital humano para o resultado da empresa. A metodologia desta pesquisa tem natureza exploratória, com abordagem quantitativa, nesta pesquisa utilizou-se o método de análise fatorial e equações estruturais. Foram utilizadas variáveis relacionadas à QVT e à felicidade, tais como: Higiene e Segurança no Trabalho, Liderança, Estresse, Benefícios Sociais e Bem-Estar sub... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: The management of human capital in knowledge era demands a differentiated posture of organizations to face economic scenario complexity. Knowledge derives from human capital, also called intangible asset, a relevant competitive differential, but difficult to manage. The proposal of this research is to establish a model that evaluates the relation of the quality of life at work (QWL) with the happiness of the worker. To do so, it explores the reality of bank branches of a Brazilian financial institution. Using a differentiated focus in relation to other studies, this study sought to moderate the work environment effect, considering different agency and employee profiles, the main interest is to understand the distinctions existing in the banking branches and, specifically, those with a profile oriented to agribusiness. This specificity becomes important for company and for the development of the theory of this theme. The relevance to the financial institution is justified by the importance of human capital to the company's results. The methodology of this research is exploratory, with a quantitative approach, adopting the method of factorial analysis and structural equations. Variables related to QWL and happiness were used, such as: Hygiene and Safety at Work, Leadership, Stress, Social Benefits and Subjective Welfare, and the research will be conducted in a universe of approximately 4000 employees. Organizations value their human capital through the strategic Human Resources Management they adopt, evaluating and monitoring the behavior of their leaders through indicators of human resources management, emphasizing creativity, diversity, motivation and innovation, creating knowledge, which is currently considered a factor that generates organizational capacities and abilities, which allow us to remain competitive in the economic environment and in the environment of constant transformations nowadays.
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Rocha, Maria Tereza Siqueira da. "O trabalhador do terciário: sua representação do cotidiano, do trabalho e da sociedade." reponame:Repositório Institucional do FGV, 1992. http://hdl.handle.net/10438/9397.

Full text
Abstract:
Submitted by Estagiário SPT BMHS (spt@fgv.br) on 2012-03-14T12:27:05Z No. of bitstreams: 1 000059428.pdf: 32533898 bytes, checksum: c42e27960c6aaa6e67735f6b2393c101 (MD5)
Made available in DSpace on 2012-03-14T12:27:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 000059428.pdf: 32533898 bytes, checksum: c42e27960c6aaa6e67735f6b2393c101 (MD5) Previous issue date: 1992
The researched theme: 'The worker of the tertiary - his representation of the daily life, of work and of society' - is a way to explicit my concrete practice. To understand the tertiary from the viewpoint of the production relations, to unveil the level of the representation, as work the fetish, though the explanations produced and the speech itself of the worker, connected to this area of no material production. One begins by discussing the brazilian conjuncture from thirty to eighty, for understanding the oscillation between nationalism and economic liberalism, between the national development, associated to the foreign capital. Different explanations are studied in this context for the tertiary expansion, throughout the structure of occupations, by its marginal effects and by social division of work, where the development and the underdevelopment find their functionality in the capitalism in a worldwide scale. This study leads us to that all these events of social and economica1 nature reflected not as a mechanic relation, but while an articulation between social-política1 and the economical one. And this indissociability is alive in the representation that the worker makes about his daily life of work and of society, although he cannot perceive and cannot unveil the fetish that in his speech and in his conscientiousness, reveals and masks the reality at the same time.
o tema pesquisado: 'O trabalhador do Setor Terciário - sua representação do cotidiano, do trabalho e da sociedade' - é uma forma de explicitação de minha prática concreta. Compreender o terciário, a partir da ótica das relações de produção, para desvendar, ao nível da representação, como funciona o fetiche, ao nível através das explicações produzidas e do próprio discurso do trabalhador ligado a esta área de produção não material. Inicia-se por discutir as conjunturas brasileiras de trinta (1930) a oitenta (1980), para entender a oscilação entre o nacionalismo e o liberalismo econômico, entre o desenvolvimento nacional e o desenvolvimento associado ao capital estrangeiro. Estudam-se, neste contexto, diferentes explicações para a expansão do terciário, passando pela estrutura de ocupações, pelos seus efeitos marginais e pela divisão social do trabalho, onde o desenvolvimento e o subdesenvolvimento encontram sua funcionalidade no capitalismo em escala mundial. O estudo nos leva a compreender que todos estes acontecimentos de natureza sócio-econômica se refletem, não como relação mecânica, mas enquanto íntima articulação entre o sócio-político e o econômico. E esta indissociabilidade está viva na representação que o trabalhador faz do seu cotidiano, do trabalho e da sociedade, ainda que não se dê conta e que não possa desvendar o fetiche, o qual, no seu discurso e na sua consciência, revela e encobre a realidade ao mesmo tempo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Costa, Hálisson Rodrigues Ferreira. "Uma estimativa da função custo operacional para o setor de distribuição de energia elétrica brasileiro." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2008. http://repositorio.unb.br/handle/10482/1738.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Economia, 2008.
Submitted by Larissa Ferreira dos Angelos (ferreirangelos@gmail.com) on 2009-09-09T18:10:44Z No. of bitstreams: 1 2008_HalissonRodriguesFerreiraCosta.pdf: 415653 bytes, checksum: 4388dafba29cfb040144d7093837fded (MD5)
Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2009-09-22T14:10:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2008_HalissonRodriguesFerreiraCosta.pdf: 415653 bytes, checksum: 4388dafba29cfb040144d7093837fded (MD5)
Made available in DSpace on 2009-09-22T14:10:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2008_HalissonRodriguesFerreiraCosta.pdf: 415653 bytes, checksum: 4388dafba29cfb040144d7093837fded (MD5) Previous issue date: 2008-06
Esta dissertação pretende estimar uma função custo para o setor de distribuição de energia elétrica brasileiro. Têm como foco principal investigar a existência de economias de escala neste setor. Além disso, discute também a respeito das variáveis que devem ser consideradas neste tipo de estudo para o Brasil. Utiliza-se um método de equações simultâneas, baseado na técnica de Zellner (1962), para estimar uma função custo do tipo Translog. Os resultados indicam que a existência de economias de escala neste setor depende da forma de expansão do consumo de energia, em especial, da dispersão territorial associada a esta expansão e do perfil de consumidores que causaram esta expansão. Por fim, encontrou-se que custos no setor de distribuição estão fortemente relacionados ao fato das empresas serem públicas ou privadas, qualidade do serviço prestado, atuação em outros segmentos, como Distribuição e Transmissão e diferenciação regional. ___________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The purpose of this study is estimating the cost function of the Electricity Distribution Sector in Brazil, having the investigation about the existence of scale economic as its main focus. Besides that, it discusses which variables should be considered in this kind of study within the Brazilian framework. In order to estimate a Translog function a simultaneous equation Model based on the Zellner’s technique(1962) is used. Results show that the existence of scale economic in this sector depends on the energy consumption expansion, moreover, it depends on the territorial dispersion of the customers and customer profile associated to this expansion. Finally, the cost in the distribution sector was found to be strongly related with being the enterprise public or private, service quality, business diversification and regional disparities.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Trabalhador do setor operacional"

1

Alcir Ribeiro Carneiro de Almeida. Gestão operacional da qualidade: Uma abordagem prática e abrangente no setor florestal. Campinas, SP, Brasil: Editora da UNICAMP, 2000.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

SILVA, ALLINE FRANCIELLE. A CONCESSÃO DA APOSENTADORIA ESPECIAL AO TRABALHADOR DO SETOR ELÉTRICO. Editora Conhecimento Livre, 2021. http://dx.doi.org/10.37423/2021.edcl265.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Trabalhador do setor operacional"

1

Brondino, Nair Cristina Margarido, and Odney Carlos Bondino. "PRINCIPAIS TÉCNICAS E VARIÁVEIS EMPREGADAS NA MODELAGEM DO CONSUMO DE COMBUSTÍVEIS PELO SETOR DE TRANSPORTES: UMA REVISÃO." In Pesquisa Operacional: princípios fundamentais. Editora Conhecimento Livre, 2020. http://dx.doi.org/10.37423/201203437.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Prado, Igor Ferreira do, Taís Mirele Fernandes da Silva, Marcelo Bento Pisani, and Rodrigo Dórea da Silva. "PRODUÇÃO EFICIENTE DE ENERGIA ELÉTRICA UTILIZANDO PAINÉIS FOTOVOLTAICOS COM CUSTO OPERACIONAL REDUZIDO." In Engenharia Elétrica e de Computação: Atividades Relacionadas com o Setor Científico e Tecnológico 4, 66–76. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.5972006106.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Santos, Josane Karine Odovane dos, and Andreia Antunes da Luz. "Mapeamento do processo de compras, armazenamento e distribuição do setor de móveis em uma empresa varejista de pequeno porte da região sudeste do Paraná." In Administração Contemporânea, 7–16. 4th ed. Editora ZH4, 2021. http://dx.doi.org/10.51360/zh4.20215-6-p07-16.

Full text
Abstract:
O processo de compra, armazenamento e distribuição envolve atividades, as quais podem ser padronizadas por meio de metodologias de mapeamento de processos, que possibilitam melhorias e qualidade na gestão do processo. O fluxograma aliado ao Procedimento Operacional Padrão são ferramentas importantes aos gestores para estabelecer o fluxo normal dos setores, auxilia a minimizar erros e maximizar a qualidade dos produtos. Dentro deste contexto, o problema de pesquisa buscou responder como otimizar os setores de compras, armazenamento e distribuição de uma empresa varejista de móveis através do mapeamento do processo. A metodologia adotada foi exploratória, bibliográfica, documental e estudo de campo. Em relação à abordagem do problema, classificou-se como qualitativa e a técnica para análise de dados foi a entrevista. A pesquisa de campo foi em uma empresa varejista do setor de móveis da região sudeste do Paraná. Algumas das fragilidades estão relacionadas à armazenagem, como oportunidades de compra que geram excessos e falta de controle do prazo médio que podem comprometer a qualidade dos produtos e satisfação do cliente. Foram elaboradas sugestões de melhoria por meio das ferramentas de mapeamento, que contém a descrição do fluxo preciso das atividades: o fluxograma e o procedimento operacional padrão
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Pires, Elaine Alves da Rocha, and Andressa Pires Marassi. "UMA PESQUISA SOBRE OS MOTIVOS PARA A NÃO INSERÇÃO DO SISTEMA OPERACIONAL GNU/LINUX NOS COMPUTADORES PESSOAIS DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO." In Engenharia Elétrica e de Computação: Atividades Relacionadas com o Setor Científico e Tecnológico 3, 28–32. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.6032006103.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Santos, Cícero Alysson Cavalcanti dos, and José Orlando Costa Nunes. "Sondagem sobre a necessidade de implementação de uma política de qualidade de vida no trabalho (QVT) na diretoria de pessoal da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte." In Gestão de Pessoas na Segurança Pública, 64–75. Editora ZH4, 2021. http://dx.doi.org/10.51360/zh4.20217-8-p64-75.

Full text
Abstract:
A Diretoria de Pessoal (DP) da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PM-RN) corresponde ao setor de Recursos Humanos desta Instituição. Contudo para atender todo o efetivo, necessita de mão de obra qualificada, policiais que além do serviço fim, ou seja, a atividade operacional, têm que atuar em funções administrativas, atendendo àqueles que exercem essa atividade tão peculiar. Muitas vezes, pela especificidade de risco iminente, o militar necessita proporcionar saúde mental a si e seus familiares, como também uma melhor qualidade de vida, com lazer, prática de esportes, confraternizações, dentre outros. Como a DP não possui uma política de Qualidade de Vida no Trabalho – QVT, observa-se insatisfação no efetivo daquela Diretoria, assim como de toda a corporação que depende dos serviços ali prestados. Logo, diante de tal adversidade, este trabalho trouxe a possibilidade de reparar esse impasse, realizando uma análise de viabilidade de implementação de uma política de QVT naquele setor, por meio de uma pesquisa quali-quantativa e bibliográfica, através do uso de um questionário on-line, direcionado aos policiais que ali trabalham, ou seja, 58 PMs, sendo 8 oficiais e 50 praças. Os resultados da pesquisa demonstram que é necessário e viável a implementação dessa política na DP da PM-RN. Conclui-se diante dos fatos, que é de suma importância a implementação da citada política, na qual aqueles militares que compõem esse ambiente de trabalho possam exercer as suas atividades de forma sadia e equilibrada, para que ocorra o íntegro e harmonioso funcionamento das entidades públicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Woiciekoski, Sandra Mara Da Silva, and Zélia Halicki. "QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: ESTUDO DE CASO DE UM HOSPITAL DE ENSINO." In Administração Contemporânea Vol 4, 77–86. 4th ed. Editora ZH4, 2021. http://dx.doi.org/10.51360/zh4.20218-8-p77-86.

Full text
Abstract:
O presente estudo teve como objetivo a investigação dos fatores que interferem na qualidade de vida no trabalho das secretárias que atuam no setor administrativo de um hospital de ensino de Curitiba, bem como identificar fatores que geram estresse e propor a implantação de um programa que promova a qualidade de vida no trabalho. O trabalho caracteriza-se como estudo de caso, de abordagem qualitativa. Foram entrevistadas 15 secretárias, que responderam um questionário, com questões relacionadas ao modelo de Watson. Os resultados demonstraram que grande parte é do sexo feminino e trabalham há mais de 10 anos na atividade, idade de 44 a 60 anos, com ensino médio e superior completo. Acerca do salário, este foi considerado o elemento mais motivador. Há discordância de opiniões quanto a preocupação na segurança, saúde e prevenção de acidentes, assim como no reconhecimento profissional pela chefia A maioria refere ter autonomia e poder tomar decisões nas suas competências, e também se destacou que o convívio familiar não é prejudicado pelo trabalho. Considerando que o trabalhador passa a maior parte do seu tempo no trabalho, a implementação de programas de atividades que aliviem o estresse do dia a dia pode trazer benefícios aos participantes, bem como promover a qualidade de vida no trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Francisco Iranildo da, Maxweel Veras Rodrigues, and Alan Bessa Gomes Peixoto. "Proposta e aplicação de um método para avaliação do grau de maturidade no escritório de projetos da unidade operacional de uma empresa multinacional do setor elétrico." In Gestão da Produção em Foco - Volume 39. Editora Poisson, 2020. http://dx.doi.org/10.36229/978-85-7042-211-8.cap.15.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Trabalhador do setor operacional"

1

Ribeiro, Tiago Gomes Da Silva, Acacio Romeu Rodrigues Santos, and Milton Erthal Júnior. "GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS PROVENIENTES DO SETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE." In XVII Simpósio de Pesquisa Operacional e Logística da Marinha. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2014. http://dx.doi.org/10.5151/marine-spolm2014-126492.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Praia, Carlos Ribeiro, and Carlos Francisco Simões Gomes. "ANÁLISE DA QUANTIDADE DE RECURSOS HUMANOS DE UM SETOR DE COMPRAS DE SUPRIMENTOS COM BASE EM SIMULAÇÃO." In XVIII Simpósio de Pesquisa Operacional & Logística da Marinha. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2016. http://dx.doi.org/10.5151/marine-spolm2015-140517.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

VIEIRA, FERNANDA EVILASIO, MARÍLIA AUXILIADORA ZANIN, LUCIO GARCIA VERALDO JUNIOR, NATHALIA GONCALVES TAVARES, and CAMILA STEPHANIE GONÇALVES FERREIRA. "AUMENTO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL DE UMA EMPRESA FINANCEIRA NO SETOR DE EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS." In ENEGEP 2020 - Encontro Nacional de Engenharia de Produção. ENEGEP 2020 - Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2020. http://dx.doi.org/10.14488/enegep2020_tn_sto_347_1782_40333.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Fries, Carlos Ernani, Ricardo Müller Filho, Danieli Ferentz, and Fernanda Christmann. "DIAGNÓSTICO DO GRAU DE DESENVOLVIMENTO E DOS FATORES DE IMPACTO NA IMPLEMENTAÇÃO DA INDÚSTRIA 4.0 NO SETOR INDUSTRIAL CATARINENSE." In XIX Simpósio de Pesquisa Operacional & Logística da Marinha. São Paulo: Editora Blucher, 2020. http://dx.doi.org/10.5151/spolm2019-084.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Santos, Rodrigo Costa dos, and Francisco Eugênio de Aguiar Cavalcante. "ESTUDO DA APLICAÇÃO DA LÓGICA NEBULOSA NA OTIMIZAÇÃO DA LOGÍSTICA DE MATERIAL EM UMA EMPRESA DO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO." In XIX Simpósio de Pesquisa Operacional & Logística da Marinha. São Paulo: Editora Blucher, 2020. http://dx.doi.org/10.5151/spolm2019-093.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Martins, Gleidison Mendes, Rafael Diego Barbosa, Fabricio Roulin Bittencout, Patrícia Carla de Brito Neves, and Thaís Cotta Barbosa da Silva. "ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS SOBRE A UTILIZAÇÃO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA EM UMA EMPRESA DO SETOR DE MINERAÇÃO." In XVII Simpósio de Pesquisa Operacional e Logística da Marinha. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2014. http://dx.doi.org/10.5151/marine-spolm2014-127122.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Garcia, Katia Cristina, Rodrigo Gomes Távora Maia, and José Francisco Moreira Pessanha. "MÉTODOS DE PESQUISA OPERACIONAL NA DEFINIÇÃO DE METAS PARA INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE EM UMA EMPRESA DO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO NO CONTEXTO DA AGENDA 2030." In XIX Simpósio de Pesquisa Operacional & Logística da Marinha. São Paulo: Editora Blucher, 2020. http://dx.doi.org/10.5151/spolm2019-121.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Moreira, Gustavo, and Vicente Alves. "O avanço do setor sucroenergético na região nordeste do estado de São Paulo e a migração do trabalhador rural." In Congresso de Iniciação Científica UNICAMP. Universidade Estadual de Campinas, 2019. http://dx.doi.org/10.20396/revpibic2720192095.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Sousa Filho, Gilberto F., Bruno Jefferson S. Pessoa, José Jorge L. Dias Jr., and Lucídio Dos Anjos Formiga Cabral. "Uma Arquitetura e Ferramentas para Problemas de Localização de Facilidades no Setor Público." In VIII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação, 2012. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2012.14428.

Full text
Abstract:
Um dos problemas no planejamento urbano diz respeito ao processo decisório sobre as localizações das instalações no setor público. Esta problemática é conhecida no ramo da Pesquisa Operacional como o Problema de Localização de Facilidades. Neste sentido, este artigo apresenta uma proposta de arquitetura de software para sistemas de informação no domínio do problema em questão. Além disso, duas ferramentas, desenvolvidas a partir da arquitetura proposta, são apresentadas, assim como alguns resultados sobre a eficiência em sua utilização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

COSTA, Juliana Cecília Munhoz, and Alison Alfred KLEIN. "UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS MOORE GARG E RULA PRÉ PÓS MELHORIAS NO SETOR OPERACIONAL DE UMA INDÚSTRIA DE BEBIDAS." In 1º Congresso Internacional de Ergonomia Aplicada. São Paulo: Editora Blucher, 2016. http://dx.doi.org/10.5151/engpro-conaerg2016-6043.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography