To see the other types of publications on this topic, follow the link: Trabalhador do setor operacional.

Journal articles on the topic 'Trabalhador do setor operacional'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Trabalhador do setor operacional.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Silva, Dieici Ferreira, and Carlos Rodrigues Da Silva. "INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS: UM ESTUDO DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE CARTEIRA DE IDENTIDADE DE PARANAIBA-MSde carteira de identidade de Paranaíba-MS." Revista Eletrônica Gestão e Serviços 9, no. 2 (December 31, 2018): 2413. http://dx.doi.org/10.15603/2177-7284/regs.v9n2p2413-2431.

Full text
Abstract:
A pesquisa tem como objetivo demonstrar as contribuições das inovações tecnológicas na produção de carteira de identidade. O método de pesquisa foi qualitativo-descritivo. O ambiente pesquisado foi o processo de inovação implantado na Unidade Regional de Perícias e Identificação (URPI) – um órgão público do Estado de Mato Grosso do Sul. Foi entrevistado o responsável pelo setor pesquisado. Os resultados indicaram aspectos positivos da adoção da inovação, tanto no procedimento operacional (satisfação do trabalhador) como dos clientes; no entanto constatou que há carência de pessoal para executar os serviços prestado pelo Instituto de Identificação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Rodrigues, João Marcos Duarte. "Condições de trabalho, percepção e adaptação dos imigrantes haitianos inseridos em uma agroindústria no município de Paranavaí." Cadernos de Gestão e Empreendedorismo 6, no. 1 (May 2, 2018): 74. http://dx.doi.org/10.32888/cge.v6i1.12728.

Full text
Abstract:
Uma prática que tem sido exercida por muitas empresas brasileiras é a contratação de imigrantes, em especial haitianos, para atividades no setor operacional. Deste modo, o presente trabalho busca, por meio de um estudo exploratório, com abordagem descritiva, entender como ocorre à integração desses imigrantes no ambiente organizacional. Para isso verificou-se as condições de trabalho dos funcionários haitianos e a Cultura Organizacional. Com esse estudo, foi possível constatar que a empresa pesquisada, não valoriza o trabalhador haitiano, de modo que os expõem ao trabalho insalubre e com remuneração baixa e os tratam de forma diferente quando comparados aos funcionários brasileiros, sem contar que eles enfrentam um choque cultural, que inicia no idioma e perpassa por diferenças de valores, sofrem preconceitos e exclusão social por parte de brasileiros, sentindo-se perdidos e confusos, além do sentimento de medo do desconhecido e saudade da família deixada no Haiti. Além disso, a empresa pesquisada não possui qualquer processo para entender e gerir a cultura organizacional de modo a incluir os imigrantes entre os trabalhadores da empresa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Lopes, Patrícia Lorrany Oliveira, Patrícia Nadir de Miranda, Sandro Takeo Caires Iwafune, and Tálita Rodrigues de Oliveira Martins. "Proposta á otimização da admissão de trabalhadores mediante os princípios básicos da gestão da informação." Research, Society and Development 10, no. 7 (June 11, 2021): e11310716298. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i7.16298.

Full text
Abstract:
Esse artigo discorre sobre um tema que, segundo o representante da empresa UPTEC Construção e Tecnologia Ltda. (UPTEC) têm sido um gargalo entre o setor de produção e o admissional: a liberação do trabalhador, mesmo após este ter sido aprovado para se admitido na empresa. O problema é que alguns trabalhadores tendem a não apresentar dois tipos de certificados de porte obrigatório em áreas da elétrica, segundo a Norma Regulamentadora (NR), NR-10, item 10.8/Treinamento, posta na Portaria Ministerial nº 3.214/Segurança e Medicina do Trabalho (SMT) (BRASIL,1978): um é relativo a curso básico, onde se ministra as regras básicas sobre o trabalho em eletricidade, tipo os direitos e os deveres em áreas da prevenção e o outro curso é sobre o Sistema Elétrico de Potência (SEP), onde temas relacionados à profissão, tipo como trabalhar de maneira segura com vistas a produtividade. Para realizar esse estudo fez-se uma coleta de dados e de informações via e-mail para alguns trabalhadores da área da elétrica, com vistas saber destes como foi o momento da apresentação/entrega dos certificados requeridos no item 10.8/NR-10. Para processar os dados utilizou-se o sistema operacional Windows®, na plataforma Excel, para tabular e algumas ferramentas da qualidade, tipo a folha de verificação, o histograma, o gráfico de Pareto. Os resultados do estudo apontaram que a utilização de ferramentas da qualidade pode auxiliar na tomada de decisões gerenciais e como proposta à melhoria do processo admissional, um plano de ação foi elaborado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Miguel dos Santos, Rodrigo, and Edson Trajano Vieira. "A CRISE ECONÔMICA NO BRASIL E SEUS EFEITOS PARA O SETOR DE SERVIÇOS DE REPARO E MANUTENÇÃO." Interação - Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão 22, no. 1 (August 28, 2020): 146–61. http://dx.doi.org/10.33836/interacao.v22i1.384.

Full text
Abstract:
A economia brasileira passou por um período de crescimento entre os anos de 2004 e 2013, em que o governo federal adotou políticas públicas que permitiram a redução da pobreza e da miséria, o aumento do emprego formal e o aumento da renda e do crédito. O encadeamento desses indicadores modificou o modelo de vida dos brasileiros, elevando o seu padrão de consumo e favorecendo a aquisição de bens duráveis. Entretanto, a recessão econômica que atingiu o país entre os anos de 2015 e 2016 trouxe consequências evidentes para diversos setores do mercado brasileiro. O objetivo desse trabalho é analisar os efeitos da crise econômica no Brasil para o setor de serviços de reparo e manutenção. O método utilizado para análise de dados foi à regressão através da utilização de linhas de tendências gráficas lineares. Os resultados demonstraram que as consequências negativas da crise econômica sobre a taxa de desocupação e o rendimento do trabalhador culminaram com a redução do consumo de bens duráveis pelas famílias brasileiras. Esse fato favoreceu o fortalecimento do mercado de reparação e manutenção no país, sendo a tendência total obtida para o crescimento com incremento de aproximadamente 10,6% na receita operacional líquida do setor entre os anos de 2014 e 2017. Como conclusão, verifica-se que a análise associativa realizada permitiu a obtenção de resultados satisfatórios do comportamento do mercado em estudo, possibilitando a delimitação de tendências para setor conforme a situação econômica corrente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Bonelli Junior, Marco Antonio, André Luiz Barbosa Lima, and Alexandre Xavier Martins. "Gestão da força de trabalho e planejamento de férias: um estudo de caso em agências bancárias." Exacta 19, no. 1 (March 25, 2021): 73–86. http://dx.doi.org/10.5585/exactaep.v19n1.14507.

Full text
Abstract:
O problema da alocação de férias e força de trabalho tem sido um campo amplo para a realização de pesquisas em gestão e pesquisa operacional. No entanto, embora seja um problema comum e conhecido, encontrar boas soluções costuma ser uma tarefa difícil dada a sua característica combinatória, tornando ainda mais difícil encontrar a solução ótima para minimizar custos, adequar o planejamento às preferências dos trabalhadores, distribuir turnos igualmente e atender às restrições de mão de obra. Este artigo aborda o problema de alocação de férias e força de trabalho considerando um cenário do setor bancário, desenvolvendo uma abordagem de solução baseada em procedimentos heurísticos e programação linear inteira mista. Como resultado, a abordagem proposta foi capaz de gerar uma matriz de cobertura e alocação para os trabalhadores e identificar deficiências na capacidade de cobertura de férias da empresa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Oliveira, Letícia De. "Estrutura de Capital em Empresas Agroindustriais." Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão 1, no. 2 (May 8, 2009): 28. http://dx.doi.org/10.19094/contextus.v1i2.17.

Full text
Abstract:
O trabalho discute a política gerencial da estrutura de capital em empresas que atuam no setor agroindustrial do estado de Minas Gerais. A estrutura de capital apresenta-se como de grande importância, envolvendo investimentos e financiamentos (capital de terceiros e capital próprio). Portanto, na economia brasileira, as pequenas, médias e grandes empresas utilizam investimentos que são representados pelas variações do ativo operacional. Essas variações no tempo são acompanhadas pelas escolhas das fontes de financiamento. Com as variações do ativo operacional e dos financiamentos, as empresas criam valor, isto é, o capital investido de terceiros e o próprio devem ser remunerados por meio de taxas de rentabilidade. A opção metodológica foi de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, incluindo variáveis nominais para conhecer a percepção dos empresários sobre a constituição de capital próprio e de terceiros, em função de suas operações de investimento e financiamento. Os resultados indicam que as empresas estão preferindo trabalhar com capital próprio em relação ao capital de terceiros, pois consideram que o custo de capital dos empréstimos existente no mercado esteja alto. As decisões financeiras estão mais relacionadas às oportunidades de investimento do que com a combinação ótima de capital dos proprietários ou de capital de terceiros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Monteiro, Cristiano Fonseca. "Empresários e ação política no contexto das reformas para o mercado: o caso da aviação comercial." Revista de Sociologia e Política 16, suppl (August 2008): 159–80. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-44782008000300012.

Full text
Abstract:
O artigo aborda as transformações no estilo de atuação política do empresariado do setor de aviação comercial no Brasil, analisando o padrão dos períodos anteriores e posteriores às reformas para o mercado. Especialmente a partir dos anos 1960, os empresários constituíram um padrão de atuação de natureza bastante particularista, marcado por uma relação direta com a burocracia estatal responsável pelo controle da atividade (o Departamento de Aviação Civil, ligado ao Ministério da Aeronáutica). Essa aproximação permitiu que os empresários desfrutassem de uma situação de mercado privilegiada, em um modelo regulatório voltado para as estabilidades financeira e operacional das poucas empresas existentes. Com a redemocratização, esse modelo passou a ser crescentemente desafiado. As políticas de combate à inflação, o questionamento do controle exercido pelos militares sobre o setor, o retorno dos trabalhadores à cena política, assim como a chegada ao poder de uma elite tecnocrática disposta a extinguir as conexões entre Estado e agentes econômicos, obrigaram os empresários a redefinir as suas estratégias. Assim, são analisados diferentes momentos da atuação empresarial na década de 1990 e nos primeiros anos do novo século, procurando mostrar como o novo ambiente, marcado pela incerteza política e pela crise econômica, abre espaço para posturas menos particularistas, acenando para questões como a competitividade das empresas e a maior abertura a fóruns públicos de interlocução, apostando mesmo no diálogo com trabalhadores e outros atores sociais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Franco Azevedo, Carlos Eduardo, Gabriela Alves de Borba, and Laércio Eduardo de Araújo. "Desafios para a política de inovação no setor de defesa brasileiro: óbices e barreiras culturais e estruturais." Revista da Escola de Guerra Naval 27, no. 1 (2021): 121–60. http://dx.doi.org/10.21544/1809-3791.v27n1.p121-160.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa tem como objetivo analisar as principais barreiras culturais e que dificultam as interações e, em consequência, o processo de inovação do setor de Defesa. Motivação para estudar questões culturais e moda no gênero-tor da Defesa advém da percepção de que os indicadores de inovação atualmente na área acadêmica transcen-dem aspectos relacionados com pesquisa, desenvolvimento, proteção, produção e aplicação do conhecimento, os quais complementam a compreensão da essência da inovação e toda a amplitude e complexidade do ambiente propício às inovações. Do ponto de vista metodológico, este trabalho éresultado de uma base de escolha, de pesquisa bibliográfi-ca e de pesquisa documental sobre a cultura de inovação pré-sente nas Forças. Os dados foram categorizados e distributivosempregando-se o método denominado Análise de Conteúdo. Os resultados apontam sugestões de políticas públicas, de ca-ráter estrutural, educacional e operacional, consolidadas em forma de diretrizes estratégicas (Apêndice A), Conselho con-tributar com o incremento de uma cultura organizacional que inspire confiança, espírito de corpo e capacidade de trabalhar em conjunto, aceitando as diferenças. Além disso, vale des-tacar que a investigação sobre possíveis barreiras aplicam corrobora a percepção de que o Ministério da Defesa deva exercer a coordenação das inovações no setor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Pais, Celso, and Cristina Parente. "Representações sobre a liderança da macroequipa e das microequipas em contextos de empreendedorismo social." Psychologica 58, no. 2 (August 22, 2016): 75–96. http://dx.doi.org/10.14195/1647-8606_58-2_5.

Full text
Abstract:
No presente artigo mostramos como é representada coletivamente a liderança em organizações socialmente empreendedoras. Partimos dos conceitos de macroequipa e microequipa. Foram estudadas sete organizações que apresentam características socialmente empreendedoras, dentro do panorama do terceiro setor. A investigação adotou uma metodologia de cariz qualitativo, recorrendo à realização de entrevistas semiestruturadas, individuais e coletivas, respetivamente junto de líderes de topo, de técnicos com funções de liderança, de técnicos sem funções de liderança, e de trabalhadores de base. A análise indutiva dos dados recolhidos permite realçar a importância dos comportamentos responsáveis, tanto da parte dos que possuem funções de liderança como dos que não exercem essas funções. Em geral, há uma representação indiciadora de perturbações no relacionamento com os subordinados, quando os líderes de topo se mostram distantes do terreno operacional das equipas (microequipas). Os líderes das microequipas, quando eficazes, são vistos como facilitadores, promovendo a autonomia responsável dos membros da equipa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Martini, Alfran Tellechea, José Fernando Schlosser, Gilvan Moisés Bertollo, Marcelo Silveira Silveira De Farias, Gustavo Oliveira Dos Santos, and Luis Fernando Vargas De Oliveira. "Instruction level of operators of agricultural sprayers." Tecno-Lógica 25, no. 1 (January 5, 2021): 109–21. http://dx.doi.org/10.17058/tecnolog.v25i1.15641.

Full text
Abstract:
O agronegócio brasileiro é o setor que se destaca por contribuir de forma significativa no produto interno bruto (PIB) do País. Ao longo dos anos, a produção primária brasileira tem demonstrado elevada capacidade competitiva em diversos setores, destacando-se a produção das commodities agrícolas. No entanto, o uso excessivo de agrotóxicos para proteção de plantas, não somente é antieconômico, como também pode provocar consequências adversas à saúde humana, ao ambiente e a agricultura. Assim, o nível de conhecimento dos operadores de máquinas agrícolas destinadas à realização do tratamento fitossanitário das culturas, bem como, dos trabalhadores envolvidos de forma direta ou indireta neste processo é, de fundamental importância na busca pela redução dos riscos ambientais e pessoais, garantindo desta forma, qualidade nas atividades de pulverização. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi estabelecer o nível de conhecimento dos operadores no que se refere à segurança operacional, bem como, ao uso e manejo de agrotóxicos. Para tanto, utilizaram-se informações adquiridas por meio de um questionário aplicado a 56 operadores de pulverizadores agrícolas em duas regiões, Fronteira Oeste e Central do Estado do rio Grande do Sul. Ao analisar os resultados obtidos, pode-se concluir que o nível de conhecimento dos operadores é considerado inseguro, principalmente no que diz respeito à segurança operacional e ao manejo dos agrotóxicos. A capacitação dos operadores se faz necessária quanto a adoção da metodologia adequada para a calibração dos pulverizadores, portanto, estas atividades técnicas de treinamento devem ser realizadas com maior frequência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Braz, João Paulo Araújo, Janine Karla França da Silva Braz, and Walteçá Louis Lima da Silveira. "Planejamento Estratégico Situacional para a melhoria da Central de Abastecimento Farmacêutico do Hospital Público de Doenças Infectocontagiosas (Natal/RN)." Espaço para a Saúde - Revista de Saúde Pública do Paraná 17, no. 2 (December 29, 2016): 160. http://dx.doi.org/10.22421/1517-7130.2016v17n2p160.

Full text
Abstract:
Objetivo: Construir um Plano Operativo para a Central de abastecimento Farmacêutico do hospital público de doenças infectocontagiosas, Natal/RN. Métodos: Para isso foram realizadas cinco oficinas com sete participantes para elaborar o Planejamento Estratégico Situacional, que foi dividido em quatro momentos: Explicativo, Normativo, Estratégico e Tático-Operacional. Resultados: O problema priorizado e a precariedade nas condições de transporte e armazenamento na Farmácia/CAF do hospital foram determinados, obtendo um plano operativo com matrizes de explicação e execução de ações e operações para solução do problema citado através de medidas de sensibilização dos gestores, para aquisição de equipamentos e mobiliários que garantam melhor aproveitamento funcional da CAF. Conclusão: Dessa forma, é notória a melhoria na redução dos conflitos interpessoais, na definição dos processos de trabalho, nos riscos à saúde dos trabalhadores, na organização do setor e no controle de estoque. Além disso, a criação e implantação de um banco de dados para controle de movimentações melhorou a execução do planejamento da Assistência Farmacêutica no hospital. Logo, o plano operativo para a CAF foi elaborado com sucesso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Gomes, André Moura. "Impactos jurídicos do conceito de empreendedorismo no grau de concentração regulatória normativa no setor de telecomunicações: o caso Actium." Law, State and Telecommunications Review 2, no. 1 (May 10, 2010): 161–88. http://dx.doi.org/10.26512/lstr.v2i1.21686.

Full text
Abstract:
Este trabalho estuda a interação entre a regulação jurídica e o conceito de empreendedorismo, analisando seu significado institucional, e verificando o impacto de sua aplicação como argumento no caso “Actium”, do setor de telecomunicações. O caso se refere a pedido de autorização para prestação de serviço de telecomunicações, indeferido pela Agência Nacional de Telecomunicações por ausência de previsão regulatória. O estudo segue este roteiro: na primeira parte, demonstra-se que a variação na regulação jurídica sobre determinada atividade é determinada pelo grau de concentração regulatória, normativa e operacional, a ela aplicável. O conceito trabalhado por Herren Aguillar se refere à interpretação da atividade regulatória do Estado como um espectro de possibilidades de atuação, que oscila entre a abertura de espaços à iniciativa privada e a intervenção estatal. Na segunda parte, são apresentados os elementos funcionais do fenômeno do empreendedorismo, sistematizados por Michael Peneder, relacionando-o à assunção de risco, coordenação de mercado, difusão tecnológica, inovação, bem como é demonstrada sua relevância jurídica, em conexão com os princípios da livre iniciativa e livre concorrência. Em seguida, os fatos relevantes do caso “Actium” são descritos, e é implementada a análise das consequências jurídicas da aplicação do conceito de empreendedorismo ao caso, com destaque para a conformação do significado do princípio da isonomia no contexto. Por fim, o trabalho conclui que o conceito de empreendedorismo é juridicamente relevante, e sua aplicação pode produzir impacto no debate sobre o grau de concentração regulatória normativa aplicável à prestação de determinado serviço de telecomunicações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Trevisan, Leonardo, and Elza Veloso. "Gestão de competitividade e políticas públicas de formação de mão-de-obra: o caso Centro Paula Souza." Revista de Administração Pública 41, no. 5 (October 2007): 887–908. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-76122007000500005.

Full text
Abstract:
Os trabalhadores mais jovens são os mais atingidos pela incompatibilidade entre o tipo de oferta e o perfil da demanda de mão-de-obra de padrão médio de qualificação. Há carência de estudos quanto à mão-de-obra operacional, fator relevante de competitividade. Os objetivos deste artigo são investigar origens e expectativas da clientela de escolas técnicas, identificar motivos das escolhas profissionais e avaliar as políticas públicas que buscam equilíbrio entre o conhecimento adquirido na escola e o exigido no mercado. A sustentação teórica da pesquisa está nos trabalhos de Naville, Maslow e Alderfer (quanto a motivações), adotando o modelo de Meister para avaliar vantagens competitivas. As entrevistas qualitativas com grupos de professores mostraram insatisfação com a política pública de seleção por mérito, enquanto as entrevistas com alunos constataram que as políticas públicas de formação técnica não atendem expectativas discentes. As trajetórias profissionais analisadas apresentam certa distância com estas expectativas. As entrevistas com os responsáveis por seleção e contratação das empresas do setor em que a clientela escolar é formada demonstraram fragilidade de vínculos entre a escola e a empresa, com os bancos eletrônicos de currículos alcançando prioridade ante a oferta da clientela da escola técnica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Pena, Paulo Gilvane Lopes, and Carlos Minayo-Gomez. "Premissas para a compreensão da saúde dos trabalhadores no setor serviço." Saúde e Sociedade 19, no. 2 (June 2010): 371–83. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902010000200013.

Full text
Abstract:
O setor serviço ou terciário responde atualmente por mais de dois terços do PIB nos países desenvolvidos e, no Brasil, emprega cerca de três quartos da população economicamente ativa. Muitos autores consideram que esse fenômeno expressa uma transição da sociedade industrial para a sociedade de serviços. Entretanto, os estudos sobre a saúde do trabalhador, mesmo atentos às mutações tecnológicas e à reestruturação produtiva, não se aprofundam suficientemente no conhecimento das características do setor serviço, persistindo em referências aos processos industriais. O presente ensaio tem por objetivo analisar determinados conceitos sobre os processos de trabalho no setor serviço considerados importantes para compreensão da saúde dos trabalhadores desse setor. Formula-se a hipótese da proximidade entre trabalhador e consumidor como uma das principais características das relações de trabalho desse setor com possibilidades de repercussões específicas nos processos saúde e doença. Sob essa perspectiva de análise são incorporados os conceitos de simultaneidade, co-presença, co-produção, autosserviço e gestão emocional. Conclui-se que essas peculiaridades, além de permitirem uma compreensão mais adequada do processo saúde/doença dos trabalhadores no setor serviço, indicam a necessidade da construção de uma nova interface entre a saúde do trabalhador e as práticas emergentes de proteção à saúde do consumidor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Da Silva, Antonio Francisco Lopes, José Luís Garcia Hermosilla, Jorge Alberto Achcar, Guilherme Afonso Rodrigues, and Ethel Da Silva. "A influência da idade e do tempo de experiência na ocorrência de acidentes de trabalho no segmento sucroalcooleiro." Conjecturas 21, no. 2 (June 30, 2021): 195–218. http://dx.doi.org/10.53660/conj-109-128.

Full text
Abstract:
Os acidentes do trabalho têm sido considerados um problema de saúde pública em virtude de seus impactos socioeconômicos e das limitações que impõem ao trabalhador e à economia do país. O perfil do trabalhador tem se mostrado diretamente ligado à ocorrência destes eventos, e sua compreensão tem contribuído para o desenvolvimento de políticas de natureza prevencionista. O objetivo desta pesquisa é identificar se há relação entre os fatores idade, tempo de experiência, e o setor de trabalho com o envolvimento em acidentes de trabalho e sua gravidade. A pesquisa quantitativa de natureza exploratória-descritiva, tomou como base os registros de acidentes de trabalho documentados pelo Departamento de Segurança do Trabalho de uma empresa de grande porte do setor sucroalcooleiro, de um contingente de 770 trabalhadores de uma usina durante 2 anos safra (2015/16 e 2017/17). Os resultados apontam que os fatores idade e o setor ao qual o trabalhador pertence são os fatores mais associados a frequência dos acidentes e a sua gravidade. As análises reforçam a importância dos programas de treinamento em segurança do trabalho e do direcionamento de programas de treinamento de segurança mais específicos aos trabalhadores do setor industrial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Carvalho, Eduardo Malta de, Frances Valéria Costa e. Silva, and Paula Raquel dos Santos. "Planning and administration of environmental security and care in health services / Planejamento e administração da segurança ambiental e do cuidado nos serviços de saúde." Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online 10, no. 1 (January 9, 2018): 224. http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i1.224-232.

Full text
Abstract:
Objetivo: Identificar se as informações que os gerentes detêm sobre seu espaço de trabalho podem subsidiar as ações gerenciais relacionadas à segurança do paciente e do trabalhador. Método: Estudo descritivo baseada na aplicação da ferramenta administrativa 6W3H em um setor de radiodiagnóstico de um hospital universitário. Aplicou-se um questionário dirigido aos chefes desse setor.. Resultado: As respostas encontradas nos permitiram inferir que há implicações no modo da implementação do conhecimento do gerente sobre o uso desta intervenção nos processos produtivos em serviços de saúde repercutindo na segurança do paciente e do trabalhador. Conclusão: O processo de trabalho descrito não foi identificado integralmente. Existem lacunas de conhecimento para subsidiar ações gerenciais relacionadas à segurança do paciente e do trabalhador. Sugerimos a integração aplicada de métodos das comissões científicas em serviços de saúde a ferramenta, pois será um elemento colaborador ao aprimoramento da promoção da segurança para o paciente e o trabalhador.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Silva, Aloisio Rodrigues Da, Almir Batista de Santana Júnior, and Sofia Ines Niveiros. "AUDITORIA OPERACIONAL: Uma contribuição para melhoria de processo em uma empresa de pronta resposta de Rondonópolis-MT." Revista Estudos e Pesquisas em Administração 3, no. 1 (April 28, 2019): 50. http://dx.doi.org/10.30781/repad.v3i1.7682.

Full text
Abstract:
Este estudo objetiva demonstrar os benefícios que a auditoria operacional pode oferecer à empresa no que se refere a sua gestão ou seus setores operacionais, melhorando os processos, corrigindo os erros decorrentes da falta de aplicação de tais técnicas e mantendo aquilo que executa com eficácia e eficiência. A pesquisa é descritiva com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada através de um questionário numa empresa que faz parte do setor de prestação de serviços em pronta resposta, que abrange o território nacional, atuando a menos de dois anos. Os resultados apontam que a auditoria operacional exerce resultados positivos e relevantes no setor de operações de uma organização. Nesta empresa, cujos processos ainda não haviam sido definidos, pôde-se aplicar o mapeamento dos processos, no setor operacional, obtendo-se resultados favoráveis segundo os próprios integrantes da empresa, executantes das atividades nela exercidas, os quais expressaram a satisfação para com a implantação dos fluxogramas como forma de orientação para se executar os processos da empresa no atendimento aos seus objetivos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Fantini, Adriana Judith Esteves, Ada Ávila Assunção, and Ana Flávia Machado. "Dor musculoesquelética e vulnerabilidade ocupacional em trabalhadores do setor público municipal em Belo Horizonte, Brasil." Ciência & Saúde Coletiva 19, no. 12 (December 2014): 4727–38. http://dx.doi.org/10.1590/1413-812320141912.02872013.

Full text
Abstract:
Este artigo buscou descrever o perfil dos trabalhadores no setor público municipal em relação à ocorrência autorreferida de dor musculoesquelética (DME). Em 2009, foi realizado um estudo seccional em Belo Horizonte que avaliou características sociodemográficas, funcionais, condição de saúde, hábitos e qualidade de vida, por meio de questionário autoaplicado. Utilizou-se o método Grade of Membership (GoM) para definir os perfis e os graus de pertencimento a cada perfil particular. Três perfis de referência foram identificados: trabalhador com dor; trabalhador sem dor; não respondentes. Diante dos perfis de referência, a tipologia de associação entre trabalho e ocorrência autorreferida de DME classificou 89,9% da amostra. A tipologia foi organizada em cinco perfis: misto (4,1%); trabalhador doente (12,0%); trabalhador mais vulnerável à DME (16,9%); trabalhador menos vulnerável à DME (22,6%); e trabalhador saudável (34,3%). A análise dos perfis permitiu esclarecer as conexões entre DME e os fatores físicos e psicossociais do trabalho no serviço público municipal, indicando vias para a reflexão sobre as iniquidades em saúde musculoesquelética e a vulnerabilidade ocupacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Guimarães, Paulo Cesar Vaz. "Déficit público: revisão de um debate inacabado." Revista de Administração de Empresas 32, no. 1 (March 1992): 44–47. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-75901992000100005.

Full text
Abstract:
O texto discorre sobre diferentes abordagens para a análise do déficit público, realçan.do os problemas de conceituação e mensuração. Três conceitos são discutidos: Necessidade de Financiamento do Setor Público, Déficit Operacional do Setor Público e Déficit Real. O primeiro esteve presente nas relações com o FMI nos anos 80, tendo substituído pelo conceito operacional em razão das distorções geradas pela inflação. Já o Déficit Real representa u.ma interessante alternativa ainda não utilizada. Conclui-se que não existe uma opção definitiva, a qual depende das características institucionais da economia e do aprimoramento das contas públicas, além do tipo de análise que se pretenda desenvolver.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Salimon, Mário Ibraim, and Marcus Vinicius Soares Siqueira. "Ideologia gerencialista e subjetividade do trabalhador no terceiro setor." Revista de Administração 48, no. 4 (December 19, 2013): 643–57. http://dx.doi.org/10.5700/rausp1111.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Silva, Renata De Freitas, and Betânia Moreira Cangussu Fonseca. "A Vigilância nos Ambientes e Processos de Trabalho em Palmas – Tocantins: Diagnóstico Situacional e Contribuições ao setor." Tempus Actas de Saúde Coletiva 11, no. 2 (March 10, 2018): 199. http://dx.doi.org/10.18569/tempus.v11i2.2236.

Full text
Abstract:
Este estudo teve como objetivo contribuir com a reestruturação do processo de trabalho do Núcleo de Vigilância nos Ambientes e Processos de Trabalho da Vigilância em Saúde do Trabalhador do município de Palmas – Tocantins, descrevendo o mesmo, identificando suas fragilidades e buscando soluções, sendo este Núcleo portanto, o universo da pesquisa. Trata-se de um estudo descritivo tipo intervenção, constituído por quatro fases. A fase I contextualizou historicamente a Saúde do Trabalhador no município de Palmas – TO; A fase II descreveu o atual processo de trabalho da equipe de Vigilância em Ambientes e Processos de Trabalho; Na fase III foram identificadas as necessidades da equipe quanto às melhorias necessárias; A fase IV foi destinada à construção dos fluxos e instrumentos necessários para a estruturação do setor no planejamento e execução de suas ações. A história da Saúde do Trabalhador no município iniciou-se em 2004, a partir da habilitação do CEREST Regional de Palmas, perpassando por várias fases até a habilitação do Núcleo de Vigilância em Saúde do Trabalhador. Foram identificadas dificuldades no desenvolvimento do trabalho integrado com outros setores, ausência de legislações municipais para a saúde do trabalhador, da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador junto ao Conselho Municipal de Saúde e de recurso federal. Também se percebeu a informalidade nas solicitações de demandas e respostas entre os setores da Vigilância em Saúde do Trabalhador e um fluxo não estruturado na rotina do serviço. Desta forma, o trabalho trouxe contribuições de intervenção nesta realidade, de maneira participativa e democrática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Minayo-Gomez, Carlos. "Produção de conhecimento e intersetorialidade em prol das condições de vida e de saúde dos trabalhadores do setor sucroalcooleiro." Ciência & Saúde Coletiva 16, no. 8 (August 2011): 3361–68. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232011000900002.

Full text
Abstract:
Neste artigo, são apresentadas algumas dimensões da atuação intersetorial com vistas à melhoria das condições de trabalho e de vida dos trabalhadores na área de saúde do trabalhador do setor sucroalcooleiro. É analisada a dinâmica seguida na construção de formas de intersetorialidade em determinadas práticas desenvolvidas a esse respeito numa região do Estado de São Paulo. Destaca-se o importante papel desempenhado por setores do Ministério Público do Trabalho e do Poder Legislativo na articulação de atores institucionais e da sociedade civil que potencializa uma atuação de maior alcance de cada órgão público responsável, envolvido na solução das questões de saúde do trabalhador. O estudo foi produzido a partir da análise documental do material produzido pelas instituições e por fóruns de debates com propostas de intervenção. Os resultados mostram que a apropriação de conhecimentos estratégicos produzidos por pesquisadores no setor canavieiro, nos recursos utilizados do instrumental jurídico e nas ações de fiscalização e vigilância, propicia importantes avanços na saúde do trabalhador e no meio ambiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Pflug, Samantha Ribeiro Meyer. "Reforma trabalhista: agronegócio e desenvolvimento." Revista de Direito Econômico e Socioambiental 9, no. 2 (December 14, 2018): 244. http://dx.doi.org/10.7213/rev.dir.econ.soc.v9i2.18855.

Full text
Abstract:
O agronegócio tem-se destacado com uma das atividades que mais se desenvolvem no País, a despeito da crise econômica que o Brasil enfrenta. No entanto, a necessidade de desenvolvimento do setor deve vir atrelada a garantia dos direitos do trabalhador rural. Destarte, verifica-se que a legislação existente sobre as relações do trabalho no campo é arcaica e anterior a Constituição de 1988 o que gera grande insegurança jurídica para o empregador e o empregado. Nesse particular, examina-se detidamente o perfil do trabalhador rural brasileiro e as modificações propostas para o setor na reforma trabalhista com vistas a garantir maior seguridade jurídica e eficiência. Para tanto utiliza-se o método dedutivo e a pesquisa bibliográfica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Sanchez, Mariana de Oliveira, Márcia Araújo Reis, Ana Laura Spirandeli Cruz, and Maercy Perón Ferreira. "Atuação do Cerest nas ações de vigilância em saúde do trabalhador no setor canavieiro." Saúde e Sociedade 18, suppl 1 (March 2009): 37–43. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902009000500006.

Full text
Abstract:
Os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) tem como uma de suas prioridades as ações de vigilância em saúde do trabalhador como articulador das intervenções nas relações entre o processo de trabalho e a saúde. Com o crescimento da indústria sucroalcooleira no Estado de São Paulo, o consequente aumento dos postos de trabalho desse setor, e os riscos à saúde existentes nesse ambiente laboral, torna-se absolutamente necessária a intervenção do Sistema Único de Saúde (SUS), em parceria com outras instâncias governamentais, no controle dos riscos e na assistência integral à saúde desses trabalhadores. Este estudo relata a experiência do Cerest de Bauru durante as ações de vigilância em saúde do trabalhador do setor canavieiro, especificamente a usina. Ao todo são 17 usinas de abrangência de Bauru. Até o presente momento foram fiscalizadas sete: entre as irregularidades encontradas, podemos citar: vãos dos guarda-corpos, rodapés, escadas tipo marinheiro sem trava-quedas; ausência de laudo ergonômico; falta de proteção devida aos trabalhadores que ficam confinados, dentre outras. Devemos ressaltar a vontade política da Secretaria Municipal de Bauru como uma das facilidades encontradas para a execução das ações, entretanto a inexperiência, o despreparo, as dificuldades nas relações interinstitucionais intra e extra-SUS e a grande complexidade do setor são grandes obstáculos a serem ultrapassados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Domenek, Antonio Carlos, and Roberto Giro Moori. "A mediação da capabilidade de entrega na relação entre compartilhamento de informações e desempenho operacional nas cadeias de suprimentos do setor de bens de capital." Sistemas & Gestão 13, no. 2 (June 3, 2018): 185–95. http://dx.doi.org/10.20985/1980-5160.2018.v13n2.1352.

Full text
Abstract:
Este estudo teve por objetivo verificar a influência da capabilidade de entrega na relação entre o compartilhamento de informações e o desempenho operacional das empresas do setor de bens de capital. Para este fim, a pesquisa foi dividida em duas etapas. Na primeira etapa foram realizadas entrevistas espontâneas com dez representantes, entre diretores, gerentes e coordenadores, de empresas do setor de bens de capital. Na segunda etapa foi realizada uma pesquisa descritiva com 68 empresas utilizando-se um instrumento de coleta de dados, construído a partir do referencial teórico e da entrevista espontânea. Nesta fase, utilizou-se a estatística descritiva, a análise fatorial e a modelagem de equações estruturais. Os resultados mostraram que existiu uma relação positiva e não significante entre o compartilhamento de informações e o desempenho operacional, positiva e significante entre o compartilhamento de informações e as capabilidades operacionais e entre as capabilidades operacionais e o desempenho operacional. Os resultados apontaram que a capabilidade de entrega, nas empresas pesquisadas, atua como mediadora da relação entre o compartilhamento de informações e o desempenho operacional. Por fim, sugere-se o prosseguimento desta pesquisa com a ampliação da amostra, a replicação em outros setores e a inclusão de outras práticas colaborativas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Jabbour, Charbel José Chiapetta, Adriano Alves Teixeira, Ana Beatriz Lopes de Sousa Jabbour, and Wesley Ricardo de Souza Freitas. ""Verdes e competitivas?": a influência da gestão ambiental no desempenho operacional de empresas brasileiras." Ambiente & Sociedade 15, no. 2 (August 2012): 151–72. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-753x2012000200009.

Full text
Abstract:
Argumentos de que a gestão ambiental pode se relacionar positivamente com o desempenho operacional das empresas vêm se propagando pela literatura especializada desde a década de 1990. Esses argumentos ficaram conhecidos como abordagem "verde e competitiva" ou "Hipótese ganha-ganha", de que tanto o Meio Ambiente quanto as empresas se beneficiariam com a adoção de práticas de gestão ambiental. Entretanto, há uma lacuna sobre tal temática, que carece de evidências empíricas que validem ou refutem tais argumentos para a realidade brasileira. Por isso, esta pesquisa tem o objetivo de verificar empiricamente, se a gestão ambiental influencia positivamente o desempenho das operações de empresas do setor automotivo brasileiro, com foco no segmento de autopeças e componentes automotivos. Metodologicamente, realizou-se um survey com 75 empresas do setor mencionado, cujos dados foram analisados por meio de Modelagem de Equações Estruturais, uma análise multivariada de segunda-geração. Os principais resultados indicam que a adoção de práticas de gestão ambiental se relaciona positivamente com o desempenho operacional das empresas analisadas, confirmando a hipótese da pesquisa. Entretanto, a gestão ambiental explica o desempenho operacional com intensidade fraca, o que pode indicar que há outras variáveis de gestão organizacional influenciando o desempenho operacional das empresas, merecendo pesquisas futuras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Martins, Maria Inês Carsalade, Simone Santos Oliveira, Elsa Thomé de Andrade, Maria Cristina Strauzz, Larisse Caroline Ferreira de Castro, and Aline de Azambuja. "A política de atenção à saúde do servidor público federal no Brasil: atores, trajetórias e desafios." Ciência & Saúde Coletiva 22, no. 5 (May 2017): 1429–40. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232017225.33542016.

Full text
Abstract:
Resumo Este artigo propõe-se a analisar em que medida o setor público tem avançado no sentido da institucionalização de um modelo integral e participativo de atenção à saúde do servidor, pautado pelos princípios da universalidade, integralidade e participação dos trabalhadores. A partir dos documentos produzidos pelo Fórum Permanente de Saúde do Trabalhador do Rio de Janeiro foi feita uma análise do processo de implantação do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público (SIASS) no Município do Rio de Janeiro, no período de 2009 a 2016 com base no institucionalismo histórico. Embora concebido como um sistema integrado referenciado pelos princípios da saúde do trabalhador, observa-se uma inflexão, a partir de 2013, na direção de um modelo conservador da saúde ocupacional, tradicional e hegemônico nas relações trabalhistas no Brasil. Destaca-se também a perda do caráter universal do sistema em função da flexibilização das relações de trabalho no setor público. Como desafios têm-se a necessidade de ampliar o diálogo e a Integração das Políticas de Saúde, Trabalho e Gestão na Administração Pública, de forma a garantir os princípios da saúde do trabalhador e a universalidade do sistema, evoluindo-se do conceito de servidor público para o de trabalhador público.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Araújo, Cléia Coutinho da Mota, and Rafaela Cabral Farias. "O trabalho informacional e a precarização do novo trabalhador do setor de telemarketing em Imperatriz-MA." Temporalis 15, no. 30 (January 8, 2016): 205–26. http://dx.doi.org/10.22422/2238-1856.2015v15n30p205-226.

Full text
Abstract:
Trata-se de um estudo acerca dos novos métodos de organização do trabalho em um contexto de globalização econômica, e suas incidências na precarização do trabalhador no setor de telemarketing em Imperatriz (MA). O processo de reestruturação produtiva provocou a diminuição da classe operária fabril e o desmembramento dos espaços de produção. Esta tendência se mostra expressiva no aumento do precariado no setor de serviços. As terceirizações das empresas de telecomunicações e o avanço da telemática viabilizaram o crescimento dos chamados call centers que trazem em seus protocolos uma acentuada precarização, tendo como consequências: rotatividade de emprego, sobrecarga de trabalho e ritmo acelerado, cobrança, e autocontrole na qualidade dos serviços. Bem como, captura a subjetividade desse trabalhador à lógica do capital; no que toca ao envolvimento e capacidades cognitivas desse trabalhador, a fim de resolver os problemas, como se seus fossem negociar, e organizar sua equipe. Diante disso foram realizadas entrevistas com teleoperadores, nas quais se averiguou que tal precariedade permeia o cotidiano de trabalho de tais trabalhadores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Silva, Michele Karla Damacena da, and Regina Célia Gollner Zeitoune. "Riscos ocupacionais em um setor de hemodiálise na perspectiva dos trabalhadores da equipe de enfermagem." Escola Anna Nery 13, no. 2 (June 2009): 279–86. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-81452009000200007.

Full text
Abstract:
Estudo descritivo exploratório, de abordagem qualitativa, teve como objetivos descrever os riscos ocupacionais no contexto dos trabalhadores da equipe de enfermagem em uma unidade de hemodiálise, analisar o conhecimento do trabalhador da equipe de enfermagem acerca das medidas de proteção e segurança em uma unidade de hemodiálise e discutir o conhecimento do trabalhador da equipe de enfermagem sobre os riscos ocupacionais e as implicações para a saúde do trabalhador. O cenário foi um hospital universitário do município do Rio de Janeiro. Os sujeitos foram 26 trabalhadores da equipe de enfermagem do setor de hemodiálise. Foi utilizada entrevista semiestruturada. O projeto foi aprovado por Comitê de Ética. Resultados: os trabalhadores detêm o conhecimento sobre os riscos ocupacionais e sobre as medidas de proteção e segurança, apesar de nem sempre aplicá-las na sua prática profissional. Foram citados como as principais implicações à saúde os problemas respiratórios, de coluna e as doenças contagiosas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Silva, Liane Márcia Freitas, Ana Camila Rodrigues De Oliveira, Maria Silene Alexandre Leite, and Fernando Augusto Silva Marins. "Avaliação do risco na cadeia de suprimento: um estudo exploratório no setor alimentício." Revista Produção Online 17, no. 1 (March 15, 2017): 351. http://dx.doi.org/10.14488/1676-1901.v17i1.2559.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta a avaliação dos riscos em duas grandes empresas participantes de duas cadeias de suprimentos do setor alimentício. A partir do levantamento teórico, utilizou-se um questionário baseado em 24 classificações de riscos para mapear os riscos inerentes às empresas e suas repercursões nas cadeias de suprimentos ás quais pertencem. Os questionários foram respondidos por individuos do nível gerencial devido ao amplo conhecimento que possuem. Posteriormente, realizou-se uma análise dos riscos por meio de matrizes que utilizam as dimensões de frequência de ocorrência e impacto do risco. Os principais resultados apontaram que as empresas pesquisadas apresentam riscos semelhantes no que se refere aos riscos internos, como o risco de demanda, de capacidade, de informação e o risco operacional. Isso mostra que as empresas investigadas possuem ainda dificuldades na gestão que podem afetar o seu negócio. Observou-se também que a quantidade de riscos externos à empresa foram em menor número e os riscos externos à cadeia inexistentes. Por fim, os riscos mais críticos para as duas empresas foram levantados, sendo que para a empresa A estes foram: o risco operacional, de estoque e de preço, enquanto que para a empresa B foram: o risco de preço, logístico, cliente e operacional. Dessa forma, pode-se concluir que a avaliação dos riscos, apesar de ser de natureza qualitativa, é fundamental para estabelecer as estratégias de mitigação apropriadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Ramminger, Tatiana, and Henrique Caetano Nardi. "Saúde do trabalhador: um (não) olhar sobre o servidor público." Revista do Serviço Público 58, no. 2 (February 19, 2014): 213–26. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v58i2.171.

Full text
Abstract:
O presente artigo pretende tecer algumas considerações a respeito dos discursos e práticas da área da saúde do trabalhador em relação aos trabalhadores dos serviços públicos. Na primeira parte, demarca a construção do campo da Saúde do Trabalhador enquanto política pública no Brasil, identificando como as Conferências Nacionais de Saúde do Trabalhador trataram o tema da saúde do servidor público. Em seguida, analisa entrevistas realizadas com profissionais da Perícia Médica de um estado brasileiro. Ao final, conclui que ações voltadas à atenção da saúde do servidor público não integram uma política pública, mas ficam à mercê dos diferentes governos, sendo que os enunciados sobre a saúde do trabalhador têm uma frágil penetração em um campo ainda hegemônico da medicina do trabalho. A saúde do servidor público não tem merecido investimento, apenas controle, em consonância com um longo histórico de desvalorização do setor público.Palavras-chave: saúde do trabalhador; servidor público; medicina do trabalho
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Reis, Carlos Vinícius Santos, Jairo Alano Bittencourt, Tito Belchior Silva Moreira, and Glória Vieira da Conceição. "O EFEITO DA MOBILIDADE URBANA NA RENDA DO TRABALHADOR NO DISTRITO FEDERAL." Revista Eletronica Gestão & Saúde 4, no. 3 (November 17, 2014): 3239. http://dx.doi.org/10.18673/gs.v4i3.13701.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo analisar o efeito da mobilidade urbana sobre a produtividade do trabalhador no Distrito Federal. Para medir o impacto da mobilidade na produtividade do trabalhador utilizou-se a variável renda pessoal do trabalho como proxi. A mobilidade urbana foi representada pelas variáveis: tempo de deslocamento e distância casa-trabalho. Também foram analisadas as variáveis, escolaridade formal composta por anos de estudo, sexo e a idade do trabalhador. A amostra provém de pesquisa de campo no Distrito Federal para 420 trabalhadores do setor privado. Os dados foram analisados através de estatística descritiva e modelo de regressão por Mínimos Quadrados Ordinários (MQO) com especificação de Capital Humano de acordo com Mincer (1958) para medir o impacto da mobilidade urbana sobre a renda do trabalhador. Os resultados indicam que o tempo de deslocamento casa-trabalho e a distância afetam negativamente o ganho no rendimento do trabalhador por reduzir a produtividade no trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Oliveira, Davidson Araújo de, Cíntia Bincoleto Fazion, Carlos Otávio de Almeida Afonso, and Flávio Medeiros Henriques. "CORE COMPETENCES NO SETOR SIDERÚRGICO." Revista Vianna Sapiens 4, no. 2 (October 10, 2017): 26. http://dx.doi.org/10.31994/rvs.v4i2.94.

Full text
Abstract:
A indústria siderúrgica representa um dos setores de maior importância para a economia, visto que é o principal responsável pelo fornecimento de matéria-prima para diversos segmentos. Diferente de outros segmentos, as organizações que compõem o setor, sejam elas nacionais ou internacionais, vem passando por um cenário de reestruturação com a finalidade de garantir a liderança ou até a manutenção de suas posições no mercado. O objetivo desse estudo é apresentar as core competences ou competências essenciais de uma empresa pertencente ao setor siderúrgico. Este estudo deriva de uma pesquisa qualitativa com o objetivo de evidenciar as competências essenciais de uma empresa do setor siderúrgico. Após um levantamento bibliográfico, pesquisa de campo na empresa estudada e clientes, os resultados demonstraram que a organização analisada possui duas core competences analisadas pelos principais autores da área, sendo elas: competência de orientação para o cliente e competência de excelência operacional. Ainda, foram identificadas vantagens percebidas pelos clientes, que apontaram três principais artifícios pautados pela economia, qualidade e praticidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Sala, Arnaldo, Adriana Rosa Linhares Carro, Aniara Nascimento Correa, and Paulo Henrique D'Ângelo Seixas. "Licenças médicas entre trabalhadores da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo no ano de 2004." Cadernos de Saúde Pública 25, no. 10 (October 2009): 2168–78. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2009001000008.

Full text
Abstract:
O adoecimento dos trabalhadores, e o conseqüente absenteísmo, é tema relevante para o setor público, em virtude dos altos índices de afastamentos por doença verificados. Busca-se caracterizar o perfil de licenças médicas entre os funcionários da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), Brasil. Foram coletados dados dos 58.196 trabalhadores da SES-SP contratados sob regime jurídico do funcionalismo público no ano de 2004, bem como os respectivos episódios de licenças médicas. O percentual geral de absenteísmo por doença foi de 2,8%, com diferenças entre tipos de unidades da SES-SP e entre agrupamentos de funções exercidas. Os maiores percentuais de absenteísmo foram encontrados entre trabalhadores em funções operacionais (3,4%) e em funções assistenciais (3,3%) em hospitais. O total de dias de licença por doença de cada profissional apresentou associação com a função exercida, a faixa etária e o sexo. Os resultados apontam para a necessidade de estabelecer políticas que incidam sobre a organização do trabalho, com intervenções inovadoras nos espaços profissionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

OLIVEIRA, ESTÉFANES SILVA, MARCIA PREZOTTI PALASSI, and ANA PAULA PAES DE PAULA. "Political consciousness and the likelihood of workers from a sanitation company to politically engage in anti-privatization actions in southeastern Brazil." Cadernos EBAPE.BR 19, no. 1 (March 2021): 70–82. http://dx.doi.org/10.1590/1679-395120190097x.

Full text
Abstract:
Resumo Este artigo analisa como a consciência política dos funcionários de uma empresa de saneamento, no Brasil, gera uma predisposição desses trabalhadores a favor ou contra o movimento sindical antiprivatização da empresa. O estudo visou a compreender os aspectos psicopolíticos da participação dos trabalhadores em ações coletivas antiprivatização conduzidas por uma organização sindical. A pesquisa se fundamenta em estudos da psicologia política e utiliza o modelo analítico de consciência política para compreensão da participação em ações coletivas (Sandoval, 2001; Sandoval & Silva, 2016). Os dados foram obtidos por meio de um questionário on-line no site do sindicato, preenchido por 87 trabalhadores de diferentes categorias profissionais de um total de 1.400 funcionários da empresa, submetido a análise de conteúdo. Os resultados revelam consciências políticas desprovidas de engajamento coletivo, cujas configurações, conforme as categorias profissionais, são: a) trabalhador devoto - assistente operacional; b) trabalhador competitivo - assistente administrativo; c) trabalhador difuso - técnicos de saneamento; e d) trabalhador expert - analista em saneamento. Conclui-se que predomina o sentimento de oposição à privatização da empresa, porém, sem engajamento dos trabalhadores nas ações coletivas antiprivatização, optando por ações individuais voltadas à permanência no mercado de trabalho. Esta pesquisa preenche uma lacuna nos estudos organizacionais com uma abordagem psicopolítica da (des)mobilização dos trabalhadores em processos de privatização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

OLIVEIRA, ESTÉFANES SILVA, MARCIA PREZOTTI PALASSI, and ANA PAULA PAES DE PAULA. "Consciência política e predisposição à participação dos trabalhadores de uma empresa de saneamento em ações coletivas contra a privatização no Sudeste do Brasil." Cadernos EBAPE.BR 19, no. 1 (March 2021): 70–82. http://dx.doi.org/10.1590/1679-395120190097.

Full text
Abstract:
Resumo Este artigo analisa como a consciência política dos funcionários de uma empresa de saneamento, no Brasil, gera uma predisposição desses trabalhadores a favor ou contra o movimento sindical antiprivatização da empresa. O estudo visou a compreender os aspectos psicopolíticos da participação dos trabalhadores em ações coletivas antiprivatização conduzidas por uma organização sindical. A pesquisa se fundamenta em estudos da psicologia política e utiliza o modelo analítico de consciência política para compreensão da participação em ações coletivas (Sandoval, 2001; Sandoval & Silva, 2016). Os dados foram obtidos por meio de um questionário on-line no site do sindicato, preenchido por 87 trabalhadores de diferentes categorias profissionais de um total de 1.400 funcionários da empresa, submetido a análise de conteúdo. Os resultados revelam consciências políticas desprovidas de engajamento coletivo, cujas configurações, conforme as categorias profissionais, são: a) trabalhador devoto - assistente operacional; b) trabalhador competitivo - assistente administrativo; c) trabalhador difuso - técnicos de saneamento; e d) trabalhador expert - analista em saneamento. Conclui-se que predomina o sentimento de oposição à privatização da empresa, porém, sem engajamento dos trabalhadores nas ações coletivas antiprivatização, optando por ações individuais voltadas à permanência no mercado de trabalho. Esta pesquisa preenche uma lacuna nos estudos organizacionais com uma abordagem psicopolítica da (des)mobilização dos trabalhadores em processos de privatização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Ceretta, Paulo Sergio, and Carlos Alberto Pittaluga Niederauer. "Rentabilidade e eficiência no setor bancário brasileiro." Revista de Administração Contemporânea 5, no. 3 (December 2001): 7–26. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-65552001000300002.

Full text
Abstract:
As transformações na economia internacional vêm atingindo em grande escala o setor bancário brasileiro. Para verificar o nível de competição no setor, e para investigar o desempenho comparativo entre os bancos brasileiros, aplicou-se o método da análise por envoltória de dados. Foram utilizados dados sobre o montante de capital dos proprietários, capital de terceiros, receita total e resultado do semestre de 144 instituições bancárias do país. Os bancos foram agrupados em três categorias: grande, médio e pequeno porte. Foi utilizada a abordagem da matriz BCG para enquadrar os diversos indicadores de eficiência operacional e de rentabilidade. Os resultados sugerem que os bancos de grande porte são os de melhor desempenho e os de pequeno porte os de pior desempenho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Hennington, Élida Azevedo, and Márcia Monteiro. "O perfil epidemiológico dos acidentes de trabalho no Vale dos Sinos e o sistema de vigilância em saúde do trabalhador." História, Ciências, Saúde-Manguinhos 13, no. 4 (December 2006): 865–76. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702006000400005.

Full text
Abstract:
O Vale do Rio dos Sinos (RS) congrega catorze cidades, totalizando um contingente populacional de cerca de um milhão e trezentos mil habitantes. A fabricação de calçados concentrada nessa região já ao final do século XX era a que mais empregava no setor industrial no estado. A força de trabalho insere-se principalmente na indústria de transformação, comércio e prestação de serviços. Este artigo apresenta o perfil epidemiológico de acidentes de trabalho (AT) da região e discute o papel e a relevância do sistema de vigilância em saúde do trabalhador. Implantado em 2000, o Sistema de Informação em Saúde do Trabalhador da Secretaria Estadual de Saúde registrou a ocorrência de 645 AT no período de 2000 a 2003. As informações sobre ocorrência de acidentes são ainda limitadas em virtude da subnotificação por grande parte dos municípios da região e do elevado número de trabalhadores subcontratados, inseridos no setor informal da economia e em atividades domiciliares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Moreira, Paulo Henrique Cinelli. "A importância da ginástica laboral na diminuição das algias e melhora da qualidade de vida do trabalhador." Fisioterapia Brasil 6, no. 5 (March 18, 2018): 349. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v6i5.2020.

Full text
Abstract:
Fatores como o aumento do ritmo de trabalho, alta velocidade de produção, movimentos repetitivos, stress, pressão de chefias, entre outros, faz com que o trabalhador a cada jornada de trabalho padeça de algias em diversos segmentos corporais. A ginástica laboral, associada às melhorias ergonômicas e a correção postural, promove um alívio destas sintomatologias, além de preparar o funcionário para a carga diária de trabalho. Desta forma, foi implantado um programa de prevenção de doenças ocupacionais, com ênfase na ginástica laboral, no setor de embalagem de três indústrias farmacêuticas, sendo duas estudadas em um período de três anos e uma por um ano, utilizando o teste estatístico de distribuição qui-quadrado (p < 0,05) para comprovação dos dados. Ao final do estudo, concluise que a ginástica laboral possui eficácia significativa na redução das queixas álgicas em trabalhadores do setor de embalagem de indústrias farmacêuticas. Palavras-chave: alongamento, ginástica laboral, dor, saúde do trabalhador, prevenção
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Reis, Jaciara Otogalli Balbino, and Carlos Magno Carvalho da Silva. "lmplementação de Procedimento Operacional Padrão: cuidados com cateterismo arterial na terapia intensiva." Research, Society and Development 10, no. 11 (August 22, 2021): e29101119304. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i11.19304.

Full text
Abstract:
O Procedimento Operacional Padrão (POP) é um instrumento utilizado para padronizar as ações de enfermagem objetivando a segurança na assistência ao paciente. O objetivo do estudo é elaborar e implementar um POP em uma Unidade de Terapia Intensiva Adulta (UTI) sobre Pressão Arterial Invasiva (PAI), com a colaboração da chefia de enfermagem do setor e da educação permanente do hospital. O trabalho foi realizado em um Hospital da Rede Federal do município do Rio de Janeiro, localizado na zona sul. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Para a elaboração e implementação do POP foram utilizadas literaturas pertinentes ao assunto promovendo o embasamento científico e adaptação da rotina à realidade do hospital após. Como resultado, obteve-se a implementação de um novo POP no setor, de forma a padronizar as ações de enfermagem quanto à manipulação da PAI, promovendo uma maior segurança para o paciente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Silva, Célia Daiane, and Daniela Rodolpho. "UM ESTUDO SOBRE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS NO AMBIENTE COM RISCOS OCUPACIONAIS NO SETOR ALIMENTÍCIO." Revista Interface Tecnológica 15, no. 2 (December 30, 2018): 174–83. http://dx.doi.org/10.31510/infa.v15i2.431.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem como estudo mostrar a norma regulamentadora 12 (máquinas e equipamentos), para saber quais os riscos ocupacionais que podem-se existir no ambiente com riscos físicos, químicos, ergonômicos, biológicos e acidentes ou mecânicos. O trabalho irá mostrar como funciona os riscos ocupacionais dentro de uma empresa alimentícia adotando melhores condições de segurança para o trabalhador para obter um ambiente seguro e agradável para todos os funcionários. Para analisar os riscos que podem ocorrer no setor alimentício, foi aplicado um questionário com algumas questões abertas com alguns funcionários da área alimentícia na cidade de Monte Alto – SP. Após ser feita a análise das respostas dos funcionários, conclui-se que as empresas têm riscos ocupacionais e que precisariam de algumas mudanças para maior segurança do trabalhador, assim as empresas teriam que proporcionar aos funcionários mais palestras e treinamento para alertar os riscos que podem ocorre no ambiente de trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Carvalho, Eduardo Malta de, and Paula Raquel dos Santos. "Patient and worker safety in imaging: an integrative review Segurança do paciente e do trabalhador em Imagenologia: uma revisão integrativa." Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online 9, no. 4 (October 31, 2017): 931. http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i4.931-938.

Full text
Abstract:
Objetivo: Levantar as publicações científicas acerca dos enfoques dados as Políticas Nacional de Segurança do paciente (PNSP) e de Saúde e Segurança Trabalhador (PNSST) a fim de integrar estas observações ao cuidado em saúde. Método: estudo quali-quantitativo em revisão sistemática integrada e os dados foram obtidos e registrados através de gráficos, tabelas e quadros além da base teórica do cuidado de Florence. Resultado: O estudo constatou que cerca de 12,8% dos artigos são voltados para essa temática. Dentro dessa temática, o setor que mais se destaca é a hemodiálise. A teoria ambientalista de Florence junto com a temática proposta influencia tanto na segurança do trabalhador quanto na segurança do paciente. Conclusão: Os artigos de segurança do trabalhador, segurança do paciente e imagenologia estão intrinsecamente associados. E, dessa maneira, podem ter mais artigos posteriormente incluindo essa temática entrelaçada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Gomes, Matheus da Costa, Sonia Valle Walter Borges de Oliveira, and Alberto Borges Matias. "Eficiência do setor bancário brasileiro no período de 2006 a 2013: bancos domésticos x bancos estrangeiros." Nova Economia 27, no. 3 (December 2017): 641–70. http://dx.doi.org/10.1590/0103-6351/3057.

Full text
Abstract:
Resumo: A partir da implantação do Plano Real em 1994, o setor bancário brasileiro passou por profundas mudanças estruturais, no qual a eficiência produtiva e a presença de bancos estrangeiros na economia ganharam maior importância. O debate em torno da presença de bancos estrangeiros em economias domésticas e sua consequência na eficiência do setor bancário é tema de muita discussão. O presente trabalho pretende testar no mercado brasileiro se os bancos estrangeiros foram mais eficientes do que os domésticos entre 2006 e 2013, por meio da Análise Envoltória de Dados (DEA). Depois de calculadas as medidas de eficiência operacional e obtidas as fronteiras eficientes, os resultados encontrados apontaram para um setor bancário brasileiro dominado por bancos domésticos e que, no período de 2006 a 2013, estes foram mais eficientes do que seus concorrentes estrangeiros, enquanto que a eficiência geral do setor, em média, deteriorou-se.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Cruz, Marcus Vinicius Gonçalves da. "Produção do serviço de transporte público urbano por ônibus: aspectos da organização do trabalho." Revista de Administração Contemporânea 2, no. 3 (December 1998): 45–65. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-65551998000300004.

Full text
Abstract:
O trabalho tem o objetivo de descrever e analisar a produção do serviço de transporte público urbano por ônibus, a partir da organização do trabalho nas empresas operadoras de Belo Horizonte, MG. No estudo identificaram-se os principais elementos que sobressaem na produção do serviço como o plano e as normas de trabalho, a divisão e sistematização das tarefas e do tempo do trabalhador, a carga e ritmos exigidos, as qualificações necessárias e a participação do trabalhador na programação do trabalho. As conclusões revelam que a organização do trabalho nas empresas pesquisadas se baseia fundamentalmente nas determinações do órgão gestor que regulamenta o setor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Ferreira, Vicente da Rocha Soares, Estela Najberg, Cintia Bragheto Ferreira, Nelson Bezerra Barbosa, and Cândido Borges. "Inovação em serviços de saúde no Brasil: análise dos casos premiados no Concurso de Inovação na Administração Pública Federal." Revista de Administração Pública 48, no. 5 (October 2014): 1207–27. http://dx.doi.org/10.1590/0034-76121602.

Full text
Abstract:
Este trabalho trata da inovação no setor público de saúde, com o objetivo de descrever e analisar o perfil das experiências que ganharam o Prêmio Inovação na Administração Pública Federal, entre 1995 e 2011. O estudo é do tipo qualitativo-descritivo e levantou 19 casos na área de saúde, coletados no site da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Os casos foram analisados de acordo com as dimensões: identificação dos casos, objetivos, tipo, abrangência e resultados do trabalho. Os resultados apontam inovações incrementais, com predominância do tipo de inovação de processo e serviços, com foco na busca de eficiência operacional, e tiveram abrangência nacional. Sugerem-se medidas de incentivos governamentais à inovação no setor público, além de uma agenda de pesquisa de inovação no setor público de saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Leme, Lucas Budel Paes, Andréa Ryba Lenzi, and Roberto Gregorio Da Silva Junior. "Avaliação de Estratégias aplicadas na manutenção pesada ferroviária." Revista Gestão & Conexões 9, no. 2 (June 17, 2020): 32–50. http://dx.doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2020.9.2.27458.32-50.

Full text
Abstract:
O setor ferroviário brasileiro apresenta perspectivas de crescimento, demandando, assim, estratégias que propiciem maior confiabilidade e disponibilidade operacional, evitando ociosidades e atrasos, bem como garantindo a segurança na operação. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo a identificação de estratégias para melhorias no setor de manutenção pesada de uma empresa concessionária do setor ferroviário. Para tal finalidade, foi realizada uma pesquisa-ação, contemplando diagnóstico preliminar, avaliação das estratégias e proposição de melhorias. Os resultados indicaram uma orientação para perspectivas tradicionais, como segurança, custos e reputação, e indicaram oportunidades de melhorias, contemplando relacionamento com a comunidade, estratégia de terceirização e diminuição do choque cultural entre colaboradores, entre outras. Além disso, a pesquisa propiciou o compartilhamento de opiniões, experiências e visões de futuro, e fez emergir falhas e lacunas estratégicas que serão tratadas oportunamente pela empresa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Lacaz, Francisco Antonio de Castro. "Saúde dos trabalhadores: cenário e desafios." Cadernos de Saúde Pública 13, suppl 2 (1997): S07—S19. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x1997000600002.

Full text
Abstract:
O artigo traça o contexto de emergência da proposta programática da Saúde do Trabalhador no Brasil e suas características como política social a partir dos anos 80, sua evolução atual, identificando impasses para a sua implementação. Ademais aponta os desafios colocados tanto no nível institucional como da sociedade no sentido de superação da crise da proposta no setor saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Bichara, Luiz Augusto, and Élvia Fadul. "Redes e teias na gestão compartilhada dos consórcios operacionais de empresas de ônibus de Porto Alegre." Cadernos EBAPE.BR 5, no. 3 (September 2007): 01–16. http://dx.doi.org/10.1590/s1679-39512007000300003.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo analisar os consorcios de operação formados por empresas prestadoras de serviço público de transporte de passageiros por ônibus no municipio de Porto Alegre, na década de 1990. O estudo se propõe a investigar se os benefícios assegurados pelo modelo de organizações em rede podem ser estendidos a esses consorcios gaúchos. Buscou-se, também, caracterizar a estrutura de organização e entender o seu processo de formação. A pesquisa se desenvolveu com base em fontes secundárias e a partir de entrevistas com informantes-chave do sistema de transporte local, empresários consorciados, gestores públicos e representantes dos trabalhadores do setor. O estudo mostra que a experiência dos consórcios gaúchos apresenta resultados interessantes, sobretudo, nos seus aspectos institucionais e de negociação. Entretanto, o modelo se traduz, apenas, numa representação imatura ou incompleta do modelo de organizações em rede, não estando pronto para usufruir todas as suas vantagens, inclusive, no que tange à sua continuidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Abreu, Chrystyane Gerth Silveira, Ana Luiza Lima De Souza, and Musbah Koleilat Câmara. "Eficiência operacional e concentração de mercado: uma análise comparativa entre as empresas brasileiras de transporte aéreo de passageiros." Sistemas & Gestão 12, no. 3 (September 5, 2017): 308–15. http://dx.doi.org/10.20985/1980-5160.2017.v12n3.986.

Full text
Abstract:
As empresas aéreas constituem o elemento central da cadeia produtiva do transporte aéreo. O Brasil vem se consolidando como um dos principais mercados do setor no mundo, com taxas de crescimento anuais de movimentação de passageiros elevadas neste início do século XXI. Apesar desse cenário positivo de crescimento de mercado e da grande experiência do país no setor aéreo comercial, observa-se um ambiente turbulento nessa indústria, com falências, consolidações e aquisições de empresas. Este artigo tem como objetivo analisar a eficiência dessa indústria, por meio da análise envoltória de dados (DEA), em face da fatia de mercado que as empresas aéreas detêm. Como resultado, verificou-se que as maiores empresas atuantes no setor não estão na fronteira de eficiência, sugerindo um incremento nesse quesito para torná-las mais atrativas e competitivas perante o mercado em que competem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Nadolny, Luciano, Denise De Camargo, and Ana Claudia Nunes de Souza Wanderbroocke. "Saúde e estilo de vida dos trabalhadores do setor extrativo do Paraná." Psicologia Argumento 36, no. 93 (November 22, 2019): 362. http://dx.doi.org/10.7213/psicolargum.36.93.ao06.

Full text
Abstract:
O presente trabalho teve como objetivo conhecer o estilo de vida e a saúde dos trabalhadores da Indústria Extrativa do Paraná e como eles vivenciam a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. O estudo foi realizado a partir dos dados quantitativos coletados pelo Diagnóstico de Saúde e Estilo de Vida realizado pelo Serviço Social da Industria (SESI), nos anos 2010 e 2014, e da análise qualitativa de dados produzidos, em 2016, de entrevistas semiestruturadas individuais com trabalhadores de uma indústria extrativa localizada na Região Metropolitana de Curitiba. O estilo de vida e saúde foi pesquisado nos seguintes fatores: no relato de doenças crônicas e do risco para doenças crônicas; no relato do dia de trabalho e dos cuidados com prevenção à saúde. Encontrou-se indicadores desfavoráveis à saúde maiores do que os de todos os trabalhadores do Paraná e do Brasil e verificou-se que os trabalhadores entrevistados não têm acesso a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Portaria Nº 1.823, 2012) e não participam como membros da comunidade e do controle social da política de saúde. O único serviço de saúde que vivenciam são os oferecidos nos exames periódicos descritos na Norma Regulamentadora (NR) 7 da Lei Nº 6.514 e oferecidos pelas empresas em que trabalham.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography