Academic literature on the topic 'Trabalhador do setor privado'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Trabalhador do setor privado.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Trabalhador do setor privado"

1

Carvalho, Denis Anisio Socorro. "Prazer, sofrimento e autonomia no trabalho: análise no ambiente público e privado." Conexão Ciência (Online) 14, no. 3 (September 30, 2019): 89–102. http://dx.doi.org/10.24862/cco.v14i3.914.

Full text
Abstract:
O artigo conceitua a autonomia do trabalho à luz da psicodinâmica do trabalho discutida por Christophe Dejours. Discute-se os conceitos de autonomia e trabalho, considerado em sua forma de produto social, destacando-se que a autonomia é parte fundamental da formação do sentimento de satisfação que o sujeito tem por suas atividades cotidianas. Avaliou-se que a autonomia é um elemento desenvolvido a partir dos modelos de gestão e liderança adotados pelo ente público e privado, onde existe um destaque em particular sobre as burocracias associadas ao setor público que, com base nestas dificuldades, acaba permitindo menos autonomia do que o setor privado. Assim, conclui-se este trabalho de comparação entre a autonomia do trabalhador e do prazer associado a esta possibilidade com a constatação de que os trabalhadores do setor privado, apesar de mais pressionados em função de metas, possuem mais autonomia cotidiana do que os servidores públicos, que ficam à mercê de burocracias de suas funções. Palavras chave: Autonomia no trabalho; Prazer; Sofrimento; Psicodinâmica do trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Reis, Carlos Vinícius Santos, Jairo Alano Bittencourt, Tito Belchior Silva Moreira, and Glória Vieira da Conceição. "O EFEITO DA MOBILIDADE URBANA NA RENDA DO TRABALHADOR NO DISTRITO FEDERAL." Revista Eletronica Gestão & Saúde 4, no. 3 (November 17, 2014): 3239. http://dx.doi.org/10.18673/gs.v4i3.13701.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo analisar o efeito da mobilidade urbana sobre a produtividade do trabalhador no Distrito Federal. Para medir o impacto da mobilidade na produtividade do trabalhador utilizou-se a variável renda pessoal do trabalho como proxi. A mobilidade urbana foi representada pelas variáveis: tempo de deslocamento e distância casa-trabalho. Também foram analisadas as variáveis, escolaridade formal composta por anos de estudo, sexo e a idade do trabalhador. A amostra provém de pesquisa de campo no Distrito Federal para 420 trabalhadores do setor privado. Os dados foram analisados através de estatística descritiva e modelo de regressão por Mínimos Quadrados Ordinários (MQO) com especificação de Capital Humano de acordo com Mincer (1958) para medir o impacto da mobilidade urbana sobre a renda do trabalhador. Os resultados indicam que o tempo de deslocamento casa-trabalho e a distância afetam negativamente o ganho no rendimento do trabalhador por reduzir a produtividade no trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Freiesleben, Mariane, and Alex Pizzio da Silva. "UMA ANÁLISE QUANTITATIVA DO MERCADO FORMAL E INFORMAL NO NORTE BRASILEIRO: OS CASOS DO TOCANTINS E DO AMAPÁ." DESAFIOS - Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins 7, no. 4 (March 5, 2021): 138–51. http://dx.doi.org/10.20873/uftv7-9035.

Full text
Abstract:
Nos anos de 2012 a 2019 o mercado de trabalho formal e informal passou por várias transformações, nas Leis e na forma de realizar a abordagem pelos organismos responsáveis por esses dados (IBGE). Neste cenário, faz-se necessário realizar um panorama deste segmento. Este artigo abordará o mercado de trabalho brasileiro, com o intuito de encontrar essas transformações do mercado de trabalho brasileiro no tocante a formalidade e informalidade. Para tanto, serão estimadas as probabilidades dos indivíduos brasileiros nas condições do trabalhador (empregado no setor privado, trabalhador doméstico sem carteira de trabalho assinada, empregador sem CNPJ, conta própria sem CNPJ, trabalhador familiar auxiliar) utilizando os dados da PNAD trimestral, divulgados pelo IBGE, referentes aos anos de 2012 a 2019, destacando os estados do Tocantins e Amapá. Metodologicamente realizou-se uma revisão da literatura relacionada às transformações implementadas no mercado de trabalho neste período, e calculou-se um indicador para a estimativa da variação relativa ou redução percentual deste período no Brasil. Os principais resultados mostram que entre 2012 a 2019 aumentou o número de trabalhadores no mercado informal brasileiro. Além do mais, encontrou-se que a Lei do livre mercado implementada no ano de 2019 acentuou o mercado informal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Carvalho, Luciane Santos Machado de, Marilsa De Sá Rodrigues, Adriana Leônidas de Oliveira, and Maria Geralda Viana Heleno. "Aposentadoria na perspectiva de trabalhadores do setor privado." Mudanças - Psicologia da Saúde 29, no. 1 (May 6, 2021): 21–31. http://dx.doi.org/10.15603/2176-1019/mud.v29n1p21-31.

Full text
Abstract:
A aposentadoria e a ruptura do vínculo de trabalho podem causar sofrimento aos trabalhadores. O objetivo desse estudo foi analisar a percepção sobre a aposentadoria de pessoas com idade a partir de 45 anos do setor privado e de profissionais de Recursos Humanos envolvidos em Programas de Preparação para Aposentadoria. A metodologia utilizada foi de caráter exploratório e, para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas em profundidade. Elas foram classificadas em categorias apriorísticas e analisadas por meio das técnicas qualitativas da análise de conteúdo. Participaram da pesquisa vinte profissionais selecionados pela rede profissional da pesquisadora e pela técnica “Bola de Neve”. Os resultados mostraram a percepção dos participantes quanto ao significado do trabalho como dedicação e realização e como fonte de sustento, e a aposentadoria foi entendida como indicativo de dever cumprido. A percepção das perdas em decorrência da aposentadoria foi em relação à manutenção da assistência médica, à ausência da convivência com colegas de trabalho e aos aspectos financeiros envolvidos. Houve entendimento positivo quanto à contribuição dos Programas de Preparação para Aposentadoria, que oportunizam planejamento e estabelecimento de novos objetivos. Concluiu-se que a aposentadoria foi percebida pelos participantes como oportunidade de maior tempo disponível, qualidade de vida e saúde; entretanto, demonstraram preocupação em relação ao aspecto financeiro e à manutenção da assistência médica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Santos, Andressa Schaurich dos, Vânia Medianeira Flores Costa, Gean Carlos Tomazzoni, and Laércio André Gassen Balsan. "Papel dos estilos de liderança nos vínculos do trabalhador com a organização: uma análise em instituições hospitalares públicas e privadas." Revista de Ciências da Administração 23, no. 60 (September 8, 2021): 26–40. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8077.2021.e62725.

Full text
Abstract:
Este trabalho analisa a relação entre os vínculos dos trabalhadores com a organização e os estilos de liderança dos gestores nas equipes de enfermagem de hospitais públicos e privados. Este estudo baseou-se em um desenho de corte transversal em 347 profisionais de enfermagem de duas instituições hospitalares, uma pertencente ao setor público e a outra ao privado. Os resultados apontam que os vínculos de comprometimento e consentimento organizacionais se relacionaram mais fortemente com o estilo de liderança transformacional, ao passo que o entrincheiramento organizacional se correlacionou apenas com a ausência de liderança. Desse modo, é possível afirmar que os vínculos que os trabalhadores desenvolvem com suas organizações estão relacionados aos estilos de liderança dos seus gestores, ou a ausência destes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Souza, Tamires Patrícia, and Inês Monteiro. "PRODUÇÃO MINERAL NO BRASIL: ENSAIO TEÓRICO SOBRE A EPIDEMIOLOGIA DA SILICOSE." Revista CIATEC-UPF 11, no. 1 (April 6, 2019): 70–77. http://dx.doi.org/10.5335/ciatec.v11i1.9295.

Full text
Abstract:
A silicose corresponde a um dos principais danos à saúde provenientes da exposição à sílica cristalina, em especial nos locais de trabalho nos quais o contato com este mineral é intenso. No Brasil, a silicose é considerada a doença pulmonar proveniente do trabalho, com maior prevalência. Objetivo: Este ensaio tem por objetivo discutir dados epidmiológicos deste setor, avaliando a exposição ocupacional à sílica e as maneiras de contribuir na prevenção de novos casos, bem como na progressão de seus agravos. Material e Método: Ensaio teórico com ênfase nos dados epidemiológicos dos trabalhadores de mineração, em especial aqueles expostos à sílica cristalina. Além disso, neste ensaio são discutidos aspectos relacionados aos órgãos reguladores da extração mineral e da área da saúde do trabalhador, refletindo sobre estratégias para prevenção do adoecimento ou evolução dos agravos relacionados à silicose. Resultados e Discussão: A exposição à sílica pode ser verificada em diversos ramos de atividade. A importância econômica da produção mineral no Brasil é indiscutível, e seu crescimento gera impactos positivos na geração de emprego e renda. Contudo, esta atividade, nos diferentes ramos, não pode ser responsável pelo adoecimento dos trabalhadores e comunidade envolvida. Conclusão: Apesar de o setor mineral representar parcela importante da economia brasileira, as iniciativas tanto do setor público quanto do privado para manter a saúde e prevenir o adoecimento decorrente desta atividade parecem ainda não ser efetivas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Santana, Lucas Guglielmo, and Luís Eduardo Afonso. "Onde é Melhor se Aposentar? Uma Análise Comparativa dos Sistemas Previdenciários dos Setores Público e Privado do Brasil, Chile e Espanha." Revista Gestão & Políticas Públicas 4, no. 1 (June 13, 2014): 128–53. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v4i1p128-153.

Full text
Abstract:
Este trabalho visa comparar os sistemas previdenciários de Brasil, Chile, e Espanha, com o emprego de indicadores previdenciários. Foram estudados os benefícios de aposentadoria programada para trabalhadores dos setores público e privado. Foram construídos diferentes perfis de indivíduos representativos, dados pelas combinações de renda inicial, crescimento da renda, idade de entrada no mercado de trabalho e gênero. Foram verificadas evidências de progressividade no caso brasileiro, pois os indicadores são mais elevados para indivíduos de renda mais baixa. Também foi verificado que há um incentivo à entrada tardia no mercado de trabalho no setor privado no Brasil. Este padrão não foi verificado nos outros países. Para trabalhadores do setor público há maior similaridade entre os três países. Entretanto para o Brasil, os indicadores ainda são, de forma geral, mais elevados para trabalhadores do setor público, comparativamente ao setor privado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Maria Vieira, and Silvana Aparecida de Souza. "Educação e responsabilidade empresarial: "novas" modalidades de atuação da esfera privada na oferta educacional." Educação & Sociedade 30, no. 108 (October 2009): 779–98. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-73302009000300008.

Full text
Abstract:
A intensificação da simbiose entre as esferas pública e privada é coetânea das mutações operadas em nível macrossocial, derivadas, sobretudo, dos processos de reforma do Estado e das mudanças no mundo do trabalho. Neste artigo colocaremos em relevo os arenosos terrenos do espaço público e a expansão da intervenção do setor privado. Recuperamos os discursos, políticas e práticas do empresariado para a educação escolar mediante os dispositivos da responsabilidade social empresarial e do trabalho voluntário. Evidencia-se que esses mecanismos estão em consonância com a lógica mercantil do capitalismo neoclássico mediante duas dimensões: a ambientação do (futuro) trabalhador aos processos de reestruturação produtiva e a naturalização da "solidariedade entre emprego e não-emprego", por meio do "trabalho voluntário" neste novo ciclo de produção da mais-valia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Formiga, Nilton Soares, Juliana Bianca Maia Franco, Heitor César Costa Oliveira, Ismael de Mendonça Azevedo, Luana Araújo Matos, Tarciara Magley da Fonseca Pereira, and Fábio da Silva. "Predição do transtorno emocional em trabalhadores a partir do suporte organizacional e assédio moral no trabalho." Research, Society and Development 10, no. 7 (June 23, 2021): e34010716720. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i7.16720.

Full text
Abstract:
Com as mudanças ocorrias no mundo do trabalho nos últimos anos, tem exigido que organizações e trabalhadores modifiquem suas estratégias de atuação visando maior eficiência e produtividade com menor adoecimento laboral. Neste contexto, a gestão tem incentivado seus talentos a se reinventarem, condição a qual, poderá intensificar pressões no ritmo de trabalho e responsabilidades tornando precário os processos de trabalho, colocando em risco a saúde do trabalhador, especialmente, no que se refere ao transtorno mental. Sendo assim, tais exigências, seja de forma sutil ou não, consciente ou não, poderá se inserir num processo de humilhação e na criação de baixo vínculo do trabalhador com a organização. Com isso, o presente artigo tem como objetivo avaliar o quanto o suporte organizacional e ao assédio moral influenciaria no transtorno mental leve no ambiente de trabalho. Participaram do estudo, 212 trabalhadores, com idades variando de 20 a 67 anos, a maioria do setor privado, mulheres, com estado civil casadas e com uma média de 9,19 anos de tempo de serviço. As análises dos dados referentes análise descritivas realizadas no SPSSWIN, em sua versão 24.0, foram: alfa de Cronbach, regressão linear e ANOVA. Observou-se que as escalas utilizadas apresentaram indicadores psicométricos confiáveis para a referida amostra e que a hipótese relativa ao suporte organizacional, assédio moral no trabalho quanto preditores, do transtorno emocional foram confirmadas, bem como, no cálculo da Anova, aqueles que apresentaram escores no baixo suporte organizacional e maior no assédio moral, provavelmente, apresentará maior transtorno emocional (ansiedade, depressão e estresse). Com base nestes resultados, uma dinâmica organizacional que tenha um menor apoio e/ou conduza o trabalhado ao baixo vínculo laboral, poderá contribuir para o assédio moral, qual influenciará no surgimento do transtorno emocional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Magalhães, Filipa Matias. "Porque tem a Função Pública um Regime de Formação Profissional Distinto do Existente no Sector Privado?" Investigação e Intervenção em Recursos Humanos, no. 6 (December 20, 2016): 34. http://dx.doi.org/10.26537/iirh.v0i6.2272.

Full text
Abstract:
A Lei do Trabalho em Funções Públicas assumiu como grande objectivo a aproximação do Regime Jurídico-Laboral da Função Pública com o regime de Direito Privado por ser firme convicção do legislador que, este último, dispõe de mecanismos de flexibilização, motivação e responsabilização, tão necessária ao funcionamento dos órgãos e serviços da Função Pública.Com este diploma inovador rompeu-se com uma tradição assente na valorização da antiguidade dos trabalhadores, na inamovibilidade dos mesmos e na, praticamente, ausência de mecanismos de responsabilização.Todavia, se é verdade que muitos passos foram dados por este diploma, também não deixa de ser verdade que houve matérias em que tal proximidade não foi alcançada, nuns casos por não se compadecer com a essência da Função Pública, noutros casos por motivos que desconhecemos. Referimo-nos, mais concretamente, ao regime jurídico da formação profissional, que, apesar de constituir um direito e dever do trabalhador, a verdade é que, ao contrário do que sucede no sector privado, não resulta da Lei um número de horas de formação profissional obrigatório.De facto, enquanto no sector privado existe a obrigatoriedade de proporcionar 35 horas de formação anual aos trabalhadores, no Regime Jurídico da Função Pública, existe apenas o Decreto-Lei n.º 50/98, de 11 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 174/2001, de 31 de Maio que, apesar de criar a obrigatoriedade da formação profissional, não estabelece um número mínimo nem máximo de horas de formação. Em face da ausência de tal número mínimo de horas coloca-se frequentemente a questão de saber como se deve gerir a formação profissional e quantas horas pode um trabalhador exigir/solicitar que lhe sejam ministradas para que o exercício das suas funções.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Trabalhador do setor privado"

1

Alves, Pamella Kamiya. "Poder de monopsônio do Estado e rendimento de trabalhadores dos setores público e privado." Universidade Federal de Goiás, 2017. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7220.

Full text
Abstract:
Submitted by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2017-04-26T11:51:28Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Pamella Kamiya Alves - 2017.pdf: 3634556 bytes, checksum: c1cb8470dee8b2b9f8d01c2b5bb9d04f (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Approved for entry into archive by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2017-04-26T11:52:37Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação - Pamella Kamiya Alves - 2017.pdf: 3634556 bytes, checksum: c1cb8470dee8b2b9f8d01c2b5bb9d04f (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Made available in DSpace on 2017-04-26T11:52:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Pamella Kamiya Alves - 2017.pdf: 3634556 bytes, checksum: c1cb8470dee8b2b9f8d01c2b5bb9d04f (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2017-04-20
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás - FAPEG
This dissertation investigates the monopsony power of the State and its impact on workers’ incomes, both in the public sector and in the private sector. In addition, this research analyzes the role of the concentration of workers in the public sector in the occupations of teachers in the private sector. To achieve these objectives, income equations are estimated using the quantile regression method, based on PNAD (IBGE) data from 2012 to 2015. The greater the participation of the public sector in the total number of workers, the smaller the income of civil servants. Furthermore, the concentration of workers in the public sector is also relevant for the determination of income in the private sector. The results show that the concentration of workers in the public sector is associated with a negative effect on the incomes of civil servants, while in the private sector the effect is positive.
Esta dissertação investiga o poder de monopsônio do Estado e seu impacto sobre os rendimentos dos trabalhadores, tanto no setor público, quanto no setor privado. Além disso, este trabalho analisa o papel da concentração de trabalhadores no setor público nas ocupações de docentes de ensino básico no setor privado. Para alcançar estes objetivos, são estimadas equações de rendimento por meio do método de regressão quantílica, com base nos dados da PNAD (IBGE) de 2012 a 2015. Considera-se que, quanto maior a participação do setor público no total de trabalhadores, menores os rendimentos dos servidores públicos. Ademais, a concentração de trabalhadores no setor público também é relevante para a determinação do rendimento no setor privado. Os resultados encontrados mostram que a concentração de trabalhadores no setor público está associada a um efeito negativo sobre os rendimentos dos servidores públicos, enquanto no setor privado o efeito é positivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Figueiredo, Rafael Alves de. "O sindicato dos bancários e financiários de São Paulo, Osasco e região: a influência das crises econômicas nos direitos dos trabalhadores na estrutura sindical do setor bancário brasileiro a partir da década de 1990." Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2017. http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3327.

Full text
Abstract:
Submitted by Eliana Barboza (eliana.silva1@mackenzie.br) on 2017-09-21T16:43:03Z No. of bitstreams: 2 Rafael Alves de Figueiredo.pdf: 1386311 bytes, checksum: 726f82439d6bfad7bfea02eba8117eac (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Approved for entry into archive by Paola Damato (repositorio@mackenzie.br) on 2017-09-22T13:39:21Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Rafael Alves de Figueiredo.pdf: 1386311 bytes, checksum: 726f82439d6bfad7bfea02eba8117eac (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Made available in DSpace on 2017-09-22T13:39:21Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Rafael Alves de Figueiredo.pdf: 1386311 bytes, checksum: 726f82439d6bfad7bfea02eba8117eac (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2017-08-08
The present work is divided into three stages. In the first one, it addresses the macroeconomic issues that influenced the political paths adopted since the 1990s. Second, it demonstrates the economic measures adopted by the country in each and every historical period, going through the adoption of neoliberal dictates with privatizations, trade liberalization and Capital mobility, also addressing the crisis in the banking system and the measures adopted for the systemic stabilization of the banking sector, with relief programs such as PROER and PROES. Finally, it analyzes, in the dictates of the national labor union structure, the direct influence of the economic relations in the work of the Banking and Finance Union of São Paulo, Osasco and its Region in the protection of the working class of the banking sector, in constant struggle for the acquisition of new rights and maintenance of rights already owned by the category.
O presente trabalho divide-se em três etapas. Na primeira, aborda as questões macroeconômicas que influenciaram os caminhos políticos adotados a partir da década de 1990. Em um segundo momento, demonstra as medidas econômicas adotadas pelo país em cada período histórico, passando pela adoção dos ditames neoliberais com as privatizações, abertura comercial e mobilidade de capitais, abordando ainda a crise no sistema bancário e as medidas adotadas para a estabilização sistêmica do setor bancário, com programas de socorro como o PROER e o PROES. Por fim, analisa, nos ditames da estrutura sindical nacional, a influência direta das relações econômicas na atuação do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região na proteção da classe trabalhadora do setor bancário, em luta constante pela aquisição de novos direitos e manutenção de direitos já conquistados pela categoria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Maia, Neuza Diana Oliveira. "Satisfação em enfermagem: comparação entre setor público e privado." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2012. http://hdl.handle.net/10773/8792.

Full text
Abstract:
Mestrado em Administração e Gestão Pública
A satisfação profissional, enquanto fenómeno, tem sido amplamente estudada e reconhecida como parte integrante dos cuidados e um indicador da sua qualidade. Porém, o atual contexto de pressão socioeconómica, com mudanças significativas no setor da saúde, quer financeira quer organizacionalmente, motiva a análise da influência destas medidas na satisfação dos profissionais. Delineou-se então este estudo quantitativo, cujo objetivo principal é comparar a ―Satisfação no Trabalho‖ dos enfermeiros que exercem funções no setor público e no setor privado. Analisou-se também a influência de algumas variáveis sociodemográficas e profissionais nessa satisfação. Para esse efeito, utilizou-se a ―Escala de Avaliação da Satisfação no Trabalho para Enfermeiros‖ (EAST-Enf) (Frederico e Loureiro, 2011), através de um inquérito on-line. Participaram 220 enfermeiros de todo o país (170 no setor público e 50 no setor privado), selecionados através do método de ―bola de neve‖. Os resultados evidenciam, em termos gerais, insatisfação dos enfermeiros com o seu trabalho. Esta é mais marcada nos índices ―Satisfação com Benefícios e Recompensas‖ e ―Satisfação com Promoção‖. Ao invés, é maior a ―Satisfação com Contexto de trabalho‖ e com a ―Satisfação no Relacionamento com a Equipa‖. Foi também avaliada a ―Satisfação com o relacionamento com o chefe‖ e a ―Satisfação com a comunicação‖. Não se verificou diferença na satisfação entre setor público e privado, com exceção da periodicidade dos aumentos salariais. Evidenciaram-se ainda correlações entre a satisfação (ou algumas das suas dimensões) e as variáveis: Idade, Habilitações Académicas, Categoria Profissional, Tempo de Serviço, Tipo de Instituição, Trabalho por turnos, Número de entidades empregadoras, Remuneração Mensal, Periodicidade dos aumentos e Pagamento de Incentivos. Conclui-se que o estatuto jurídico da instituição não exerce influência significativa na (in)satisfação no trabalho dos enfermeiros. Determinaram-se, no entanto, importantes implicações para a prática e gestão das unidades de saúde, nomeadamente a importância de considerar as características pessoais e profissionais dos enfermeiros na planificação das suas atividades diárias.
As phenomenon, professional satisfaction has been largely studied and recognized as a component part of care and also a quality indicator. However, the socioeconomical pression in the present context with significant changes in the health section, as financial or organizationally, induces the analysis of these measures in professionals‘ satisfaction. A quantitative study is then outlined with the main purpose to compare ―Work Satisfaction‖ of nurses who work in the public setor with those who work on private setor. It has also been studied the influence of some sociodemographic and professional variables Thus, it was used Work Satisfaction Evaluation Scale for Nurses (EAST - Enf) (Frederico & Loureiro, 2011), through an on-line inquiry where 220 Portuguese nurses have taken part in (170 in the public setor and 50 in private one) and they were chosen through the Snow ball method. Outcomes generally show an insatisfaction of nurses with their job. This is more significant on ―Satisfaction with Benefits and Reward‖ and with ―Satisfaction with Promotion‖ indexes. On the other hand, the ―Satisfaction with Work Context‖ and ―Satisfaction in Relationship with colleagues‖ is higher. ―Satisfaction with Chief Relationship‖ and ―Satisfaction with Communication‖ were also reassessed. There was no observed difference between public and private setor except periodicity of payment wage increse. Correlations between satisfaction – or some of its dimensions – and variables such as age, academic habilitation, professional category, seniority, kind of health institution, shift work, number of employer entities, mensal salary, wage increase periodicity and incentive payment were emphasized in this study. It can be concluded that the legal status of the institution does not have as significant influence through (un)satisfaction of nurses work. Yet, important implications were decisive to the practice and management of health units, namely the interest to consider nurses professional and personal characteristics in their daily activities planification.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Salimon, Mário Ibraim. "Ideologia gerencialista e subjetividade do trabalhador no terceiro setor." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2011. http://repositorio.unb.br/handle/10482/10125.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-graduação em Administração, 2011.
Submitted by Tania Milca Carvalho Malheiros (tania@bce.unb.br) on 2012-03-15T13:54:40Z No. of bitstreams: 1 2011_MárioIbraimSalimon.pdf: 1004464 bytes, checksum: ad992c992b3373cc2ab2c442682e5d30 (MD5)
Approved for entry into archive by Marília Freitas(marilia@bce.unb.br) on 2012-03-21T12:57:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2011_MárioIbraimSalimon.pdf: 1004464 bytes, checksum: ad992c992b3373cc2ab2c442682e5d30 (MD5)
Made available in DSpace on 2012-03-21T12:57:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011_MárioIbraimSalimon.pdf: 1004464 bytes, checksum: ad992c992b3373cc2ab2c442682e5d30 (MD5)
O terceiro setor, formado por organizações privadas de interesse público, cresce em tamanho e relevância no Brasil. Há uma ligação histórica dessas organizações com a benemerência, o humanismo e a luta por direitos. Entretanto, o crescimento dessa população organizacional tem gerado competição por recursos, com a consequente busca por sistemas e modelos gerenciais que possam viabilizar a sobrevivência de cada organização via vantagens comparativas associadas à eficácia, eficiência, efetividade e posicionamento de marca. Neste contexto, nota-se uma crescente adoção de modelos importados do segundo setor – privado de interesse privado. Entre os elementos importados, destacam-se modelos de gestão movidos pela ideologia gerencialista, orientada por uma racionalidade finalística e marcada por processos de hipercompetição, aceleração, quantofrenia e precarização das condições de trabalho. Também se investe no culto à excelência e na mobilização psíquica do sujeito como formas de se manipular a pessoa como recurso estratégico da organização. Tal ideologia conflita com a racionalidade substantiva, baseada em valores e ética, geralmente ligada à fundação e à manutenção de organizações do terceiro setor. Desenvolveu-se pesquisa qualitativa, baseada em entrevistas com profissionais de quatro organizações da área ambiental, sendo duas cosmopolitas e duas periféricas. Buscou-se, por meio da análise de conteúdo e do discurso, a percepção dessas pessoas sobre o fenômeno em questão. Os resultados mostram que a ideologia gerencialista foi, pelo menos nos casos estudados, assimilada pelo trabalhador; que as relações de trabalho estão se precarizando em nome da rentabilidade financeira dos investimentos na organização; que as estratégias de defesa e adesão implicam sofrimento subjetivo e que há distanciamento crescente do terceiro setor de sua identidade histórica de esfera de agenciamento marcada por uma racionalidade substantiva. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
Environmental NGOs are the fastest growing type of third sector organization in Brazil. These agencies have played a key role in the processes of political change and democratization. They built their image as humanist platforms committed to sustainability. In recent years, these organizations began to face mounting competition from their peers, governments and corporations. Since funding is becoming increasingly dependent on the organization’s performance and accountability, NGOs are resorting to imitation and importing knowledge from the private sector. Corporate culture is usually oriented by a managerialist ideology, which sees economic determinism as the main strategy driving force and causes organizations to see their staff as assets. Their contribution is a matter of cost-efficiency and not commitment to a certain mission. Third sector organizations and their work force are alternatively bound by a substantive rationality and act based upon values. The attempt to impose such practical and finalistic measures such as goals and indicators upon value-oriented workers generates conflicts of rationality and subjective suffering. Subjects struggle to hold to their affective identification with the organization but will generally either succumb to cynicism and calculative commitment or desist and leave voluntarily. This qualitative study has covered four of some of the foremost environmental organizations in Brazil, half of them being cosmopolitan agencies with headquarters in metropolises and half peripheral, situated in the Amazon region. The results show that workers are assimilating the managerial discourse and using it to justify behaviors contrary to their substantive value system. The interviews also indicate that the establishment of financial efficiency as the most important strategic factor is leading organizations to hire their new collaborators on a more precarious and sometimes illegal basis. Ultimately, the studied subjects consider themselves to be growing apart from their representations of humanist and politically active social actors.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Martins, Ronald Jefferson [UNESP]. "Absenteísmo odontológico e médico no serviço público e privado." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2002. http://hdl.handle.net/11449/95435.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:27:46Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2002Bitstream added on 2014-06-13T18:56:28Z : No. of bitstreams: 1 martins_rj_me_araca.pdf: 628987 bytes, checksum: 82207ce39b8a77e9718616ef29ed7954 (MD5)
O absenteísmo é um motivo de interesse crescente, visto o atual contexto econômico de competitividade, fazendo com que as empresas procurem meios para diminuir sua ocorrência, aumentando sua rentabilidade e com isto crescendo de forma sustentada. Constatado as inúmeras variáveis envolvidas no processo, procurou-se estudar o absenteísmo por razões médicas e odontológicas, no serviço público e privado, analisando se a idade, sexo e função do trabalhador, além do regime empregatício interferem na sua ocorrência. Desenvolveu-se o estudo numa indústria acrílica e na prefeitura do município de Araçatuba, São Paulo, Brasil. Para a coleta dos dados analisaram-se todos os atestados médicos e odontológicos, que deram entrada nas empresas no período de janeiro a junho de 2002 e as listagens dos trabalhadores. Verificou-se que a falta por motivos odontológicos tem pouco peso sobre o total de faltas por motivo de doença, além de provocarem o afastamento do trabalhador por um período menor. As variáveis idade, sexo, função e regime empregatício influenciam na ocorrência do absenteísmo ao trabalho. A disponibilidade destas informações deverá ser muito importante, pois visto as inúmeras variáveis envolvidas, facilitarão a tomada de decisões das distintas estratégias para sua prevenção
The absenteeism is a reason of increasing interest, seen the current economic context of competitiveness, making with that the companies look ways to diminish its occurrence, increasing its yield and with this growing in a supported form. Evidenced the innumerable involved variables in the process, it was looked to analyze the absenteeism for medical and dentistry reasons, in the public and private service analyses if that the age, sex and function of the worker, within the employment regimen intervene with its occurrence. It was developed in an acrylic industry and the city hall of the city of Araçatuba, São Paulo, Brazil. For the collection of the data, all the certifications of the doctors and dentists had been analyzed, that were presented in the companies in the period of January to the June of 2002 and the listings of the workers. It was verified that the lack for dentistry reasons has little weight on the total of lacks for illness reason, besides provoking the removal of the worker for a lesser period. The variables age, sex, function and employment regimen influenced in the occurrence of the absenteeism to the work. The availability of this information should be very important, therefore seen the innumerable variables involved, they will facilitate the taking of decisions of the distinct strategies for its prevention
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Gomes, Robson Spinelli. "Análise da percepção do trabalhador sobre risco no setor nuclear." Florianópolis, SC, 2007. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90078.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Made available in DSpace on 2012-10-23T05:56:27Z (GMT). No. of bitstreams: 0
Considerando a importância do setor nuclear como fonte alternativa de energia para o desenvolvimento da economia, o presente estudo se insere na área da ergonomia cognitiva, visando a avaliação da segurança e das práticas de trabalho com ênfase na percepção dos trabalhadores sobre os riscos inerentes às atividades do setor diante de ações de gerenciamento de riscos. A pesquisa foi realizada no âmbito das Indústrias Nucleares do Brasil (INB). Dois questionários foram aplicados aos trabalhadores, um com questões sobre as condições de trabalho visando um diagnóstico de sua percepção em relação às mesmas, e outro com questões visando a identificação do perfil dos trabalhadores da INB, e a avaliação das condições sociais, da percepção do trabalho, da organização, das equipes de segurança e das expectativas dos trabalhadores quanto à segurança e às condições de trabalho. Com base na análise dos dados, o estudo sugeriu especialmente que (1) existe um desconhecimento importante por parte dos trabalhadores dos programas de prevenção em riscos ambientais e de proteção radiológica; (2) a percepção de risco deveria ser caracterizada por instrumentos participativos dos trabalhadores; (3) o corpo gerencial deveria estar mais atento às questões do processo de trabalho e integrar-se às ações da equipe de segurança do trabalho da empresa, incorporando nas suas decisões a opinião dos trabalhadores; (4) nos setores em que as posturas e as condições ambientais apresentaram maior número de relatos de desconforto deveria ser realizada uma avaliação ergonômica em relação ao mobiliário e uma análise ergonômica do trabalho (AET); (5) A atenção à saúde no que diz respeito à avaliação periódica e à prevenção deveria ser implementada de modo mais efetivo, a fim de promover a identificação contínua dos problemas que afetam os trabalhadores; e (6) maior atenção deveria ser dada ao acompanhamento nutricional dos trabalhadores. Considering the relevance of the nuclear sector as an alternative source of energy to the development of the economy, the present study is set into the area of cognitive ergonomics with the purpose of assessing the security and working routines, with an emphasis on the workers' awareness about the risks inherent to the activities of the sector, as to initiatives of risk management. This research was done on the premises of the Indústrias Nucleares do Brasil (INB). Two questionnaires were presented to the workers, one with questions about the working conditions intending to diagnose their awareness about them and another one with questions trying to establish a profile of INB's workers and to evaluate their social standing, their understanding of their work and the organization, the security teams and their expectations about security and working conditions. On the basis of the data analysis, the study especially suggested that (1) there is an important unawareness on the workers' part about the programs of environmental risks prevention and radiological protection; (2) risk awareness should be characterized by participative instruments of the workers; (3) the managerial body should be more attentive to the questions of the working process and should participate in the enterprise's work security team actions, integrating in their decisions the workers' opinions; (4) in the sectors where the attitudes and the environmental conditions presented the most part of the discomfort reports, an ergonomic evaluation of the furniture and an ergonomic work analysis (EWA) should be made; (5) attention to health regarding evaluation at regular intervals and prevention should be implemented more effectively to promote a constant identification of the problems that affect workers; and (6) more attention should be given to a workers' nutrition follow-up.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Martins, Ronald Jefferson. "Absenteísmo odontológico e médico no serviço público e privado /." Araçatuba, 2002. http://hdl.handle.net/11449/95435.

Full text
Abstract:
Orientador: Cléa Adas Saliba Garbin
Resumo: O absenteísmo é um motivo de interesse crescente, visto o atual contexto econômico de competitividade, fazendo com que as empresas procurem meios para diminuir sua ocorrência, aumentando sua rentabilidade e com isto crescendo de forma sustentada. Constatado as inúmeras variáveis envolvidas no processo, procurou-se estudar o absenteísmo por razões médicas e odontológicas, no serviço público e privado, analisando se a idade, sexo e função do trabalhador, além do regime empregatício interferem na sua ocorrência. Desenvolveu-se o estudo numa indústria acrílica e na prefeitura do município de Araçatuba, São Paulo, Brasil. Para a coleta dos dados analisaram-se todos os atestados médicos e odontológicos, que deram entrada nas empresas no período de janeiro a junho de 2002 e as listagens dos trabalhadores. Verificou-se que a falta por motivos odontológicos tem pouco peso sobre o total de faltas por motivo de doença, além de provocarem o afastamento do trabalhador por um período menor. As variáveis idade, sexo, função e regime empregatício influenciam na ocorrência do absenteísmo ao trabalho. A disponibilidade destas informações deverá ser muito importante, pois visto as inúmeras variáveis envolvidas, facilitarão a tomada de decisões das distintas estratégias para sua prevenção
Abstract: The absenteeism is a reason of increasing interest, seen the current economic context of competitiveness, making with that the companies look ways to diminish its occurrence, increasing its yield and with this growing in a supported form. Evidenced the innumerable involved variables in the process, it was looked to analyze the absenteeism for medical and dentistry reasons, in the public and private service analyses if that the age, sex and function of the worker, within the employment regimen intervene with its occurrence. It was developed in an acrylic industry and the city hall of the city of Araçatuba, São Paulo, Brazil. For the collection of the data, all the certifications of the doctors and dentists had been analyzed, that were presented in the companies in the period of January to the June of 2002 and the listings of the workers. It was verified that the lack for dentistry reasons has little weight on the total of lacks for illness reason, besides provoking the removal of the worker for a lesser period. The variables age, sex, function and employment regimen influenced in the occurrence of the absenteeism to the work. The availability of this information should be very important, therefore seen the innumerable variables involved, they will facilitate the taking of decisions of the distinct strategies for its prevention
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Zapelini, Marcelo Beckert. "Colaboração entre os setores publico e privado: elementos para uma teoria politica." Florianópolis, SC, 1996. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76992.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socio-Economico
Made available in DSpace on 2012-10-16T23:47:15Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2016-01-08T20:29:58Z : No. of bitstreams: 1 105206.pdf: 12247173 bytes, checksum: b1f8a5c20494114cba0a25bb654181de (MD5)
Esta dissertação é de caráter não-experimental e teórico, propondo um estudo político das relações de colaboração entre setores público e privado na sociedade, realizando recuperações bibliográficas da história do pensamento político ocidental e das principais experiências de colaboração já tentadas. Apresenta diversas conceituações de setores público e privado e reúne elementos como cidadania, participação, representação política e comunidade organizada, dispersos no pensamento de diferentes autores. Propõe que maior variedade de atividades atualmente realizadas pelo Estado, voltadas para a consecução do bem público, sejam transformadas em responsabilidades das comunidades organizadas, de forma a aumentar a participação da população naquelas atividades que dizem respeito ao seu bem-estar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Constantino, Pedro Miguel Moreira. "União Europeia e terrorismo : uma construção do setor privado de segurança?" Master's thesis, FEUC, 2016. http://hdl.handle.net/10316/32793.

Full text
Abstract:
Dissertação de mestrado em Relações Internacionais (Estudos Europeus), apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Paula Duarte Lopes.
os ataques terroristas do 11 de setembro de 2001, e de forma mais veemente, no pós 11 de Março de 2004, tornou-se evidente que o problema do terrorismo internacional, deixou de estar confinado aos EUA e passou a ser uma preocupação permanente da UE. Destarte, o terrorismo deixou de estar confinado apenas aos processos soberanos decisórios, organizacionais e informacionais dos Estados. Ao mesmo tempo, fomos presenciando toda uma gradual progressão discursiva, deliberativa e operacional dentro do espaço europeu, dando origem à excecionalidade do fenómeno do terrorismo e a um consequente processo de securitização conjunta do mesmo. Apesar do terrorismo não ser um fenómeno novo, os últimos atentados em solo europeu, vieram evidenciar que é um problema com o qual os europeus cada vez mais se vêm confrontando. O terrorismo é um conceito ontologicamente instável e por este motivo são imensas as suas definições. Apesar dos vastos estudos que existem sobre terrorismo, a maioria deles não tentam pensar o problema de uma forma mais crítica. Continua a ser ainda um saber muito técnico das forças de segurança (polícias e militares), sendo fundamental que os mesmos o estudem e saibam tecnicamente tratar o assunto. Mas, também é muito importante sair desse quadro concetual técnico e analisá-lo como qualquer outro fenómeno relevante contemporâneo da nossa vida política. Este trabalho, utilizando um método de investigação qualitativo e quantitativo, tem como objetivo avaliar em que medida a ameaça que nos é colocada pelo terrorismo na UE versos a resposta que as instituições europeias e os respetivos Estados Membros lhe dão, são relativamente desproporcionais. Ao contrário do que possa parecer o efeito do terrorismo na Europa é extraordinariamente baixo em número de incidentes, em número de mortos por incidente, em número de mortos totais e em número de mortes agregada por década. No entanto, o terrorismo é um dos fenómenos sociais que mais preocupa os europeus. Esta investigação remete-nos para um quadro de análise subjetivo, em que as perceções em torno do medo vão determinar a forma como se responde ao fenómeno do terrorismo. O argumento exposto vem defender que está em curso na UE um crescimento desproporcional do setor privado de segurança e este está visceralmente conectado com a construção efetuada em torno da ameaça terrorista. Esta co-construção vai sendo alvitrada quer pelas Instituições Europeias e Estados Membros, quer pelas próprias empresas do setor privado de segurança, que participam perspicazmente nesta mesma construção. Os discursos e práticas securitárias vão adulterando as perceções em torno do medo da ameaça terrorista e ao mesmo tempo alimentando interesses político- materiais do setor privado de segurança. Desta forma, o contributo desta dissertação é duplo: primeiro, constitui uma crítica à orientação tradicional de abordar o fenómeno do terrorismo; segundo, vem alertar para os possíveis perigos futuros decorrentes de um crescimento desproporcional do setor privado de segurança na UE.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Ferreira, Bruno Daniel de Castro. "Interação entre o poder local e o setor privado em Portugal." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2013. http://hdl.handle.net/10773/12232.

Full text
Abstract:
Mestrado em Governação, Competitividade e Políticas Públicas
Os municípios estão a braços com novos desafios motivados pela falta de recursos e pela necessidade de continuar a prestar uma série de serviços públicos com qualidade. A interação com o setor privado reveste-se, pois, de particular importância. Este trabalho analisa duas dinâmicas essenciais: os motivos que levam à interação entre os municípios e o setor privado ou o setor não lucrativo; e as formas sob as quais esta interação se materializa. Desenhou-se um quadro teórico de síntese que serve para facilitar o estu-do de caso particular e analisou-se, à luz desse quadro, o projeto de con-cessão do sistema de iluminação pública do concelho de Coimbra. A interação do setor público com entidades extragovernamentais, apesar de ser uma ferramenta importante, não resolve todos os problemas. Ser o município a prestar o serviço com os seus próprios meios continua, em muitos casos, a ser a melhor escolha.
City councils are dealing with new challenges motivated by the scarcity of resources and the necessity to keep providing public services with quality. Thus, the possibility of an interaction with the private setor be-comes a matter worth of discussion. This work analyses two essential dynamics: the reasons that leads to the interaction between the city councils and the non-governmental/ /private setor; and the ways how this interaction materializes. Based on the subject, a theoretical framework was developed for the analysis of case studies. For this work in particular, it was used to ana-lyse the concession of the public lighting system of Coimbra city, Portu-gal. The interaction between public and extra governmental entities reveals to be an important tool to consider in what concerns providing public services. However, it is not applicable to every situation. For several cases, the in-house delivery continues to be the better choice.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Trabalhador do setor privado"

1

Sampaio, Helena. Ensino superior no Brasil: O setor privado. São Paulo: Editora Hucitec, 2000.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Mânica, Fernando Borges. O setor privado nos serviços públicos de saúde. Belo Horizonte: Editora Fórum, 2010.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Fernandes, Rubem Cesar. Privado porém público: O terceiro setor na América Latina. Rio de Janeiro, RJ: Relume Dumará, 1994.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Medeiros, Reginaldo Almeida de. O capital privado na reestruturação do setor elétrico brasileiro. [São Paulo, Brazil]: Departamento de Patrimônio Histórico da Eletropaulo, 1996.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Terceiro setor, empresas e Estado: Novas fronteiras entre o público e o privado. Belo Horizonte: Editora Fórum, 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Vasconcelos, Ronald Fernando Albuquerque. Enigma de Hidra: O setor de saneamento entre o estatal e o privado. Recife: Editora Universitária UFPE, 2011.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Comutado, Associação Brasileira de Prestadoras de Serviço Telefônico Fixo. Livro azul das telecomunicações, 2002: Análise setorial e sugestões do setor privado para o programa de telecomunicações do próximo Governo. Rio de Janeiro, RJ: Associação Brasileira de Telecomunicações, 2002.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Coopers & Lybrand. Participação do setor privado no abastecimento de serviços de água e saneamento em Luanda: Plano do trabalho preliminar e pessoa do projeto proposta. [Luanda]: Coopers & Lybrand L.L.P., 1996.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Seminário O Setor Privado e a Solução do Problema Rodoviário (1990 Memorial JK, Brasília, DF). Seminário O Setor Privado e a Solução do Problema Rodoviário: [relatório final] : 24 de outubro de 1990, das 8:30 às 18:00 horas, Memorial JK, Brasília, DF. [Rio de Janeiro, Brazil]: ANEOR, 1990.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Gasto social, estado e setor privado. São Paulo, SP: Fundação do Desenvolvimento Administrativo, 1991.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Trabalhador do setor privado"

1

Neves, José Roberto Lazzarini, Raquel Smaletz Tcherniakovsky, and Carissa Lopes Hayashi. "A produção nacional no setor privado: uma experiência de sucesso." In Medicamentos no Brasil: inovação e acesso, 281–92. Editora FIOCRUZ, 2008. http://dx.doi.org/10.7476/9788575415979.0016.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Cutrim, Rafaelle Sanches, and Denise Bessa Léda. "REFLEXOS DA FINANCEIRIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO PARA O TRABALHADOR DOCENTE." In Inquietações e Proposituras na Formação Docente, 236–49. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.81119110622.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Carvalho, Leonardo da Costa. "INDÚSTRIA 4.0 E O DESAFIO DA DIGNIDADE DO TRABALHADOR NA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA DE 1988." In El derecho público y privado ante las nuevas tecnologías, 552–58. Dykinson, 2020. http://dx.doi.org/10.2307/j.ctv153k4rn.60.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Cardim, Talita Corrêa Gomes. "IMPACTOS DA REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA NA SAÚDE DO TRABALHADOR, TELEPRESSÃO E O DIREITO À DESCONEXÃO DIGITAL." In El derecho público y privado ante las nuevas tecnologías, 95–104. Dykinson, 2020. http://dx.doi.org/10.2307/j.ctv153k4rn.11.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Michele de Oliveira, Gomes, and Costa Claudio Luiz de Oliveira. "A GESTÃO DE CONFLITOS NO SETOR PÚBLICO." In Perspectivas da Gestão na Sociedade 5.0: Educação, Ciência, Tecnologia e Amor, 101–19. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2020. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-03-4.101-119.

Full text
Abstract:
As pessoas possuem características, opiniões e valores divergentes e o serviço público apresenta comportamentos organizacionais distintos do setor privado, pois possui maior rigidez em sua hierarquia, legislação específica, e processos burocráticos. Portanto, saber lidar e gerenciar os conflitos no setor público é essencial. O objetivo geral deste trabalho consiste em descrever a importância da Gestão de Conflitos entre os funcionários da Administração Pública, ou seja, consiste em analisar quais são as principais situações conflituosas existentes entre servidores do SAAE –Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sete Lagoas e como superá-las. Como objetivos específicos, o artigo apresenta a proposta de identificar quais são os fatores causadores de conflitos, verificar os tipos de conflitos que se fazem mais presentes e sugerir alternativas de melhorias na administração de conflitos para a atual gestão da empresa em estudo. Os dados foram coletados através de questionário aplicado a 60 colaboradores da autarquia. Foi possível identificar os principais motivos geradores de conflitos no grupo de trabalho, como os gestores atuam frente aos conflitos e como o Setor de Recursos humanos participa na resolução dos problemas. Diante dos resultados, foi possível concluir que, na visão dos colaboradores, o gestor contribui de alguma forma para o surgimento de conflitos no grupo. Porém, a maioria dos coordenadores possui habilidade de negociação e persuasão e buscam a solução do problema quando ocorre um conflito no grupo. Conclui-se que para que essas situações de conflito sejam administradas, é necessário conhecimento sobre as técnicas de resoluçãode problemas perante as equipes de trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Michele de Oliveira, Gomes, and Costa Claudio Luiz de Oliveira. "A GESTÃO DE CONFLITOS NO SETOR PÚBLICO." In Perspectivas da Gestão na Sociedade 5.0: Educação, Ciência, Tecnologia e Amor, 101–19. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2020. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-03-4.101-119.

Full text
Abstract:
As pessoas possuem características, opiniões e valores divergentes e o serviço público apresenta comportamentos organizacionais distintos do setor privado, pois possui maior rigidez em sua hierarquia, legislação específica, e processos burocráticos. Portanto, saber lidar e gerenciar os conflitos no setor público é essencial. O objetivo geral deste trabalho consiste em descrever a importância da Gestão de Conflitos entre os funcionários da Administração Pública, ou seja, consiste em analisar quais são as principais situações conflituosas existentes entre servidores do SAAE –Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sete Lagoas e como superá-las. Como objetivos específicos, o artigo apresenta a proposta de identificar quais são os fatores causadores de conflitos, verificar os tipos de conflitos que se fazem mais presentes e sugerir alternativas de melhorias na administração de conflitos para a atual gestão da empresa em estudo. Os dados foram coletados através de questionário aplicado a 60 colaboradores da autarquia. Foi possível identificar os principais motivos geradores de conflitos no grupo de trabalho, como os gestores atuam frente aos conflitos e como o Setor de Recursos humanos participa na resolução dos problemas. Diante dos resultados, foi possível concluir que, na visão dos colaboradores, o gestor contribui de alguma forma para o surgimento de conflitos no grupo. Porém, a maioria dos coordenadores possui habilidade de negociação e persuasão e buscam a solução do problema quando ocorre um conflito no grupo. Conclui-se que para que essas situações de conflito sejam administradas, é necessário conhecimento sobre as técnicas de resoluçãode problemas perante as equipes de trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Hiratuka, Célio, Marco Antonio Martins da Rocha, and Fernando Sarti. "Mudanças recentes no setor privado de serviços de saúde no Brasil: internacionalização e financeirização." In Brasil Saúde Amanhã: população, economia e gestão, 189–220. Editora FIOCRUZ, 2016. http://dx.doi.org/10.7476/9786557080931.0008.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Oliveira, Alexandre Barreto de, Cristiane Heleodoro Cardoso, Daiane Rodrigues dos Santos, Ludmila Santana de Azevedo Matos, and Waldemar Antônio das Chagas Bezerra. "A elasticidade – Renda da demanda do Setor Privado do Ensino Superior Presencial no Brasil." In Gestão da Produção em Foco – Volume 49. Editora Poisson, 2021. http://dx.doi.org/10.36229/978-65-5866-080-4.cap.10.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Castro, José Esteban. "A participação do setor privado nos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário: resposta aos fracassos do setor público?" In Água e democracia na América Latina, 202–43. EDUEPB, 2016. http://dx.doi.org/10.7476/9788578794866.0008.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Mathias, Ana Luiza Terra Costa, and Paula Santana Santos. "Investimento social privado e negócios de impacto: possibilidades de apoio ao setor de impacto no Brasil." In Artigos GIFE. GIFE, 2019. http://dx.doi.org/10.4322/978-85-88462-37-3-04.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Trabalhador do setor privado"

1

Oliveira, Alexandre, Cristiane Heleodoro Cardoso, Daiane Rodrigues dos Santos, Ludmila Santana de Azevedo Matos, and Waldemar A. das Chagas Bezerra. "A ELASTICIDADE – RENDA DA DEMANDA DO SETOR PRIVADO DO ENSINO SUPERIOR PRESENCIAL NO BRASIL." In VIII Simpósio de Engenharia de Produção. São Paulo: Editora Blucher, 2020. http://dx.doi.org/10.5151/viisimep-315800.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Lupin da Silva, Keilla, Brunelly Antunes, Carla Simone Gomes Melo, and Ercilia Maria Angeli Teixeira de Paula. "FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATUAÇÃO NA PEDAGOGIA HOSPITALAR: AS QUESTÕES DO SETOR PÚBLICO E PRIVADO." In Forúm Nacional de Atendimento Escolar Hospitalar. São Paulo - SP, Brazil: Galoa, 2010. http://dx.doi.org/10.17648/afnaeh-2010-74562.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Moreira, Gustavo, and Vicente Alves. "O avanço do setor sucroenergético na região nordeste do estado de São Paulo e a migração do trabalhador rural." In Congresso de Iniciação Científica UNICAMP. Universidade Estadual de Campinas, 2019. http://dx.doi.org/10.20396/revpibic2720192095.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Rodrigues Turini, Larissa, Victor Hugo Souza de Abreu, Gabriel Figueiredo de Moraes, and Eliana Beatriz Nunes Rondon Lima. "ANÁLISE COMPARATIVA DO DESEMPENHO DO SETOR PRIVADO VERSUS PÚBLICO NO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA POR MEIO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA." In IV Simpósio de Engenharia, Gestão e Inovação. Recife: Even3, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/sengi2021.340144.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ladeira, Marcelo, and Fernando Linhares. "Uso de âncoras verbais em sistema fuzzy para facilitar a criação de mapas estratégicos iniciais: um estudo de caso." In XI Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação, 2015. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2015.5844.

Full text
Abstract:
Mais de 50% das empresas no Brasil não atinge o segundo ano de vida por falta de uma estratégia adequada. A metodologia Balanced Scorecard(BSC) foi proposta para auxiliar empresas criar planejamento estratégico simples que possa ser explicado para todos os funcionários de uma empresa. O ponto principal desta metodologia é o mapa estratégico que apresenta uma série de objetivos estratégicos que a empresa precisa atingir para a atingir sua missão. Empresas de pequeno e médio porte têm dificuldade em conseguir criar as suas estratégias sem o auxílio de consultores que nem sempre estão ao alcance de seus orçamentos. O Mistral Solutions foi desenvolvido para auxiliar empresários a construir mapas estratégicos, segundo a metodologia BSC. Para facilitar a aquisição de informação numérica, o administrador pode utilizar uma expressão linguística (âncoras verbais) que representa valores em uma escala. O sistema é baseado em lógica fuzzy e as regras são instanciadas a partir das respostas dadas e indicam os objetivos estratégicos mais adequados, em função dessas respostas. Esse artigo apresenta três estudos de casos de uso do Mistral Solutions no Tribunal Regional do Trabalho da 10a Região, em uma companhia de construção civil, e em um cartório de registro de imóveis. Os mapas estratégicos propostos foram validados empiricamente por uma especialista em BSC e pelos encarregados de gerenciarem o planejamento estratégico dessas instituições. Essas instituições foram escolhidas porque elas representam os setores público, privado, e de concessões públicas. Para cada uma dessas instituições o Mistral Solutions selecionou os oito objetivos estratégicos mais adequados a partir de um conjunto de quarenta e cinco objetivos, dois para cada uma das perspectivas clássicas do BSC. Na avaliação empírica, os melhores resultados foram obtidos aplicando o sistema a empresas do setor privado, sendo os oito objetivos estratégicos selecionados considerados adequados pelo responsável pelo planejamento estratégico da instituição.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Sousa, Rejane Fontenele de, and Áurea Da Paz Pinheiro. "A EDUCAÇÃO E SEU PODER DE TRANSFORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL: UMA ABORDAGEM SOBRE O LIXO." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1761.

Full text
Abstract:
Introdução: A educação e o seu poder de transformação social nos espaços onde está presente são notórios na sociedade. A Educação Ambiental possibilita a aquisição de conhecimentos e habilidades capazes de despertar mudanças de atitudes, a partir do seu aspecto participativo, pois atua na sensibilização e na conscientização do cidadão, estimulando-o a participar dos processos coletivos. Objetivos: Objetivou-se compreender como a Educação Ambiental contribui nos processos de construção de valores, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente no que se refere ao lixo. Material e métodos: Realizou-se pesquisa bibliográfica e utilizou-se fontes documentais de informação, como artigos científicos, teses, dissertações, livros, legislações e sites. Para selecionar materiais utilizou-se as palavras-chave Educação Ambiental, Meio Ambiente, Educação, Lixo. Resultados: Sabe-se que os conteúdos sobre Meio Ambiente devem perpassar todas as áreas do conhecimento, buscar a transformação dos conceitos, a explicitação de valores, de modo que crie uma visão global e abrangente da questão ambiental, visualizando os aspectos físicos e histórico-sociais, assim como as articulações entre a escala local e planetária desses problemas, sempre vinculados à realidade cotidiana da sociedade, de modo que obtenha cidadãos mais participantes. O lixo é um elemento inerente à humanidade, principalmente ao modo de vida do homem urbano. A realidade nos grandes centros urbanos permitiu o seu crescimento em quantidade e diversidade, a ponto de exigir uma tomada de consciência urgente por parte da sociedade, do poder público e do setor privado, no sentido de reduzi-lo, modificá-lo e tratá-lo. Sabe-se que a sociedade que gera todo esse lixo acaba por ignorá-lo após o descarte, sem dar conta de tratá-lo, causando a poluição do ambiente. Conclusão: Dada a relevância do tema em estudo, é oportuno citar que contribui para o fortalecimento da consciência cidadã e ambientalmente correta, configurando reflexão e construção de valores perante diversas questões socioambientais enfrentadas atualmente. A Educação Ambiental, com foco no Lixo, é um problema sempre atual e que requer muita atenção de toda a sociedade devido os impactos que o mesmo causa ao meio ambiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Trabalhador do setor privado"

1

Lafuente, Mariano, Rafael Leite, Miguel Porrúa, and Pablo Valenti. Transformação digital dos governos brasileiros: Satisfação dos cidados com os serviços públicos digitais. Inter-American Development Bank, February 2021. http://dx.doi.org/10.18235/0003058.

Full text
Abstract:
O documento resume os resultados de uma nova pesquisa de satisfação cidadã sobre os serviços públicos digitais no Brasil. Mostra que a população brasileira está conectada e se considera bem adaptada ao mundo digital, mesmo com desigualdades esperáveis de idade, nível de educação formal e renda. Nos três níveis de governo, o nível de satisfação com os serviços digitais foi muito superior aos níveis de insatisfação. Uma parte importante da população não conhecia a oferta de serviços digitais dos municípios. A diferença de satisfação com os serviços digitais do setor privado é importante, marcando a necessidade de aprofundar e acelerar a transformação digital no setor público. A pesquisa foi realizada entre os meses de outubro e dezembro de 2020, com uma amostra representativa da população brasileira de idade superior aos 16 anos, entrevistando 13.250 pessoas distribuídas em todo o território nacional. Teve como objetivo coletar informações sobre a adaptação dos cidadãos ao mundo digital, seu nível de conectividade percebido e uso de internet e sua avaliação sobre a qualidade dos serviços digitais do setor público (com foco no nível estadual, mas também com perguntas sobre os níveis federal e municipal) e do setor privado, entre outros temas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography