To see the other types of publications on this topic, follow the link: Trabalhador do setor privado.

Journal articles on the topic 'Trabalhador do setor privado'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Trabalhador do setor privado.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Carvalho, Denis Anisio Socorro. "Prazer, sofrimento e autonomia no trabalho: análise no ambiente público e privado." Conexão Ciência (Online) 14, no. 3 (September 30, 2019): 89–102. http://dx.doi.org/10.24862/cco.v14i3.914.

Full text
Abstract:
O artigo conceitua a autonomia do trabalho à luz da psicodinâmica do trabalho discutida por Christophe Dejours. Discute-se os conceitos de autonomia e trabalho, considerado em sua forma de produto social, destacando-se que a autonomia é parte fundamental da formação do sentimento de satisfação que o sujeito tem por suas atividades cotidianas. Avaliou-se que a autonomia é um elemento desenvolvido a partir dos modelos de gestão e liderança adotados pelo ente público e privado, onde existe um destaque em particular sobre as burocracias associadas ao setor público que, com base nestas dificuldades, acaba permitindo menos autonomia do que o setor privado. Assim, conclui-se este trabalho de comparação entre a autonomia do trabalhador e do prazer associado a esta possibilidade com a constatação de que os trabalhadores do setor privado, apesar de mais pressionados em função de metas, possuem mais autonomia cotidiana do que os servidores públicos, que ficam à mercê de burocracias de suas funções. Palavras chave: Autonomia no trabalho; Prazer; Sofrimento; Psicodinâmica do trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Reis, Carlos Vinícius Santos, Jairo Alano Bittencourt, Tito Belchior Silva Moreira, and Glória Vieira da Conceição. "O EFEITO DA MOBILIDADE URBANA NA RENDA DO TRABALHADOR NO DISTRITO FEDERAL." Revista Eletronica Gestão & Saúde 4, no. 3 (November 17, 2014): 3239. http://dx.doi.org/10.18673/gs.v4i3.13701.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo analisar o efeito da mobilidade urbana sobre a produtividade do trabalhador no Distrito Federal. Para medir o impacto da mobilidade na produtividade do trabalhador utilizou-se a variável renda pessoal do trabalho como proxi. A mobilidade urbana foi representada pelas variáveis: tempo de deslocamento e distância casa-trabalho. Também foram analisadas as variáveis, escolaridade formal composta por anos de estudo, sexo e a idade do trabalhador. A amostra provém de pesquisa de campo no Distrito Federal para 420 trabalhadores do setor privado. Os dados foram analisados através de estatística descritiva e modelo de regressão por Mínimos Quadrados Ordinários (MQO) com especificação de Capital Humano de acordo com Mincer (1958) para medir o impacto da mobilidade urbana sobre a renda do trabalhador. Os resultados indicam que o tempo de deslocamento casa-trabalho e a distância afetam negativamente o ganho no rendimento do trabalhador por reduzir a produtividade no trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Freiesleben, Mariane, and Alex Pizzio da Silva. "UMA ANÁLISE QUANTITATIVA DO MERCADO FORMAL E INFORMAL NO NORTE BRASILEIRO: OS CASOS DO TOCANTINS E DO AMAPÁ." DESAFIOS - Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins 7, no. 4 (March 5, 2021): 138–51. http://dx.doi.org/10.20873/uftv7-9035.

Full text
Abstract:
Nos anos de 2012 a 2019 o mercado de trabalho formal e informal passou por várias transformações, nas Leis e na forma de realizar a abordagem pelos organismos responsáveis por esses dados (IBGE). Neste cenário, faz-se necessário realizar um panorama deste segmento. Este artigo abordará o mercado de trabalho brasileiro, com o intuito de encontrar essas transformações do mercado de trabalho brasileiro no tocante a formalidade e informalidade. Para tanto, serão estimadas as probabilidades dos indivíduos brasileiros nas condições do trabalhador (empregado no setor privado, trabalhador doméstico sem carteira de trabalho assinada, empregador sem CNPJ, conta própria sem CNPJ, trabalhador familiar auxiliar) utilizando os dados da PNAD trimestral, divulgados pelo IBGE, referentes aos anos de 2012 a 2019, destacando os estados do Tocantins e Amapá. Metodologicamente realizou-se uma revisão da literatura relacionada às transformações implementadas no mercado de trabalho neste período, e calculou-se um indicador para a estimativa da variação relativa ou redução percentual deste período no Brasil. Os principais resultados mostram que entre 2012 a 2019 aumentou o número de trabalhadores no mercado informal brasileiro. Além do mais, encontrou-se que a Lei do livre mercado implementada no ano de 2019 acentuou o mercado informal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Carvalho, Luciane Santos Machado de, Marilsa De Sá Rodrigues, Adriana Leônidas de Oliveira, and Maria Geralda Viana Heleno. "Aposentadoria na perspectiva de trabalhadores do setor privado." Mudanças - Psicologia da Saúde 29, no. 1 (May 6, 2021): 21–31. http://dx.doi.org/10.15603/2176-1019/mud.v29n1p21-31.

Full text
Abstract:
A aposentadoria e a ruptura do vínculo de trabalho podem causar sofrimento aos trabalhadores. O objetivo desse estudo foi analisar a percepção sobre a aposentadoria de pessoas com idade a partir de 45 anos do setor privado e de profissionais de Recursos Humanos envolvidos em Programas de Preparação para Aposentadoria. A metodologia utilizada foi de caráter exploratório e, para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas em profundidade. Elas foram classificadas em categorias apriorísticas e analisadas por meio das técnicas qualitativas da análise de conteúdo. Participaram da pesquisa vinte profissionais selecionados pela rede profissional da pesquisadora e pela técnica “Bola de Neve”. Os resultados mostraram a percepção dos participantes quanto ao significado do trabalho como dedicação e realização e como fonte de sustento, e a aposentadoria foi entendida como indicativo de dever cumprido. A percepção das perdas em decorrência da aposentadoria foi em relação à manutenção da assistência médica, à ausência da convivência com colegas de trabalho e aos aspectos financeiros envolvidos. Houve entendimento positivo quanto à contribuição dos Programas de Preparação para Aposentadoria, que oportunizam planejamento e estabelecimento de novos objetivos. Concluiu-se que a aposentadoria foi percebida pelos participantes como oportunidade de maior tempo disponível, qualidade de vida e saúde; entretanto, demonstraram preocupação em relação ao aspecto financeiro e à manutenção da assistência médica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Santos, Andressa Schaurich dos, Vânia Medianeira Flores Costa, Gean Carlos Tomazzoni, and Laércio André Gassen Balsan. "Papel dos estilos de liderança nos vínculos do trabalhador com a organização: uma análise em instituições hospitalares públicas e privadas." Revista de Ciências da Administração 23, no. 60 (September 8, 2021): 26–40. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8077.2021.e62725.

Full text
Abstract:
Este trabalho analisa a relação entre os vínculos dos trabalhadores com a organização e os estilos de liderança dos gestores nas equipes de enfermagem de hospitais públicos e privados. Este estudo baseou-se em um desenho de corte transversal em 347 profisionais de enfermagem de duas instituições hospitalares, uma pertencente ao setor público e a outra ao privado. Os resultados apontam que os vínculos de comprometimento e consentimento organizacionais se relacionaram mais fortemente com o estilo de liderança transformacional, ao passo que o entrincheiramento organizacional se correlacionou apenas com a ausência de liderança. Desse modo, é possível afirmar que os vínculos que os trabalhadores desenvolvem com suas organizações estão relacionados aos estilos de liderança dos seus gestores, ou a ausência destes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Souza, Tamires Patrícia, and Inês Monteiro. "PRODUÇÃO MINERAL NO BRASIL: ENSAIO TEÓRICO SOBRE A EPIDEMIOLOGIA DA SILICOSE." Revista CIATEC-UPF 11, no. 1 (April 6, 2019): 70–77. http://dx.doi.org/10.5335/ciatec.v11i1.9295.

Full text
Abstract:
A silicose corresponde a um dos principais danos à saúde provenientes da exposição à sílica cristalina, em especial nos locais de trabalho nos quais o contato com este mineral é intenso. No Brasil, a silicose é considerada a doença pulmonar proveniente do trabalho, com maior prevalência. Objetivo: Este ensaio tem por objetivo discutir dados epidmiológicos deste setor, avaliando a exposição ocupacional à sílica e as maneiras de contribuir na prevenção de novos casos, bem como na progressão de seus agravos. Material e Método: Ensaio teórico com ênfase nos dados epidemiológicos dos trabalhadores de mineração, em especial aqueles expostos à sílica cristalina. Além disso, neste ensaio são discutidos aspectos relacionados aos órgãos reguladores da extração mineral e da área da saúde do trabalhador, refletindo sobre estratégias para prevenção do adoecimento ou evolução dos agravos relacionados à silicose. Resultados e Discussão: A exposição à sílica pode ser verificada em diversos ramos de atividade. A importância econômica da produção mineral no Brasil é indiscutível, e seu crescimento gera impactos positivos na geração de emprego e renda. Contudo, esta atividade, nos diferentes ramos, não pode ser responsável pelo adoecimento dos trabalhadores e comunidade envolvida. Conclusão: Apesar de o setor mineral representar parcela importante da economia brasileira, as iniciativas tanto do setor público quanto do privado para manter a saúde e prevenir o adoecimento decorrente desta atividade parecem ainda não ser efetivas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Santana, Lucas Guglielmo, and Luís Eduardo Afonso. "Onde é Melhor se Aposentar? Uma Análise Comparativa dos Sistemas Previdenciários dos Setores Público e Privado do Brasil, Chile e Espanha." Revista Gestão & Políticas Públicas 4, no. 1 (June 13, 2014): 128–53. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v4i1p128-153.

Full text
Abstract:
Este trabalho visa comparar os sistemas previdenciários de Brasil, Chile, e Espanha, com o emprego de indicadores previdenciários. Foram estudados os benefícios de aposentadoria programada para trabalhadores dos setores público e privado. Foram construídos diferentes perfis de indivíduos representativos, dados pelas combinações de renda inicial, crescimento da renda, idade de entrada no mercado de trabalho e gênero. Foram verificadas evidências de progressividade no caso brasileiro, pois os indicadores são mais elevados para indivíduos de renda mais baixa. Também foi verificado que há um incentivo à entrada tardia no mercado de trabalho no setor privado no Brasil. Este padrão não foi verificado nos outros países. Para trabalhadores do setor público há maior similaridade entre os três países. Entretanto para o Brasil, os indicadores ainda são, de forma geral, mais elevados para trabalhadores do setor público, comparativamente ao setor privado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Maria Vieira, and Silvana Aparecida de Souza. "Educação e responsabilidade empresarial: "novas" modalidades de atuação da esfera privada na oferta educacional." Educação & Sociedade 30, no. 108 (October 2009): 779–98. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-73302009000300008.

Full text
Abstract:
A intensificação da simbiose entre as esferas pública e privada é coetânea das mutações operadas em nível macrossocial, derivadas, sobretudo, dos processos de reforma do Estado e das mudanças no mundo do trabalho. Neste artigo colocaremos em relevo os arenosos terrenos do espaço público e a expansão da intervenção do setor privado. Recuperamos os discursos, políticas e práticas do empresariado para a educação escolar mediante os dispositivos da responsabilidade social empresarial e do trabalho voluntário. Evidencia-se que esses mecanismos estão em consonância com a lógica mercantil do capitalismo neoclássico mediante duas dimensões: a ambientação do (futuro) trabalhador aos processos de reestruturação produtiva e a naturalização da "solidariedade entre emprego e não-emprego", por meio do "trabalho voluntário" neste novo ciclo de produção da mais-valia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Formiga, Nilton Soares, Juliana Bianca Maia Franco, Heitor César Costa Oliveira, Ismael de Mendonça Azevedo, Luana Araújo Matos, Tarciara Magley da Fonseca Pereira, and Fábio da Silva. "Predição do transtorno emocional em trabalhadores a partir do suporte organizacional e assédio moral no trabalho." Research, Society and Development 10, no. 7 (June 23, 2021): e34010716720. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i7.16720.

Full text
Abstract:
Com as mudanças ocorrias no mundo do trabalho nos últimos anos, tem exigido que organizações e trabalhadores modifiquem suas estratégias de atuação visando maior eficiência e produtividade com menor adoecimento laboral. Neste contexto, a gestão tem incentivado seus talentos a se reinventarem, condição a qual, poderá intensificar pressões no ritmo de trabalho e responsabilidades tornando precário os processos de trabalho, colocando em risco a saúde do trabalhador, especialmente, no que se refere ao transtorno mental. Sendo assim, tais exigências, seja de forma sutil ou não, consciente ou não, poderá se inserir num processo de humilhação e na criação de baixo vínculo do trabalhador com a organização. Com isso, o presente artigo tem como objetivo avaliar o quanto o suporte organizacional e ao assédio moral influenciaria no transtorno mental leve no ambiente de trabalho. Participaram do estudo, 212 trabalhadores, com idades variando de 20 a 67 anos, a maioria do setor privado, mulheres, com estado civil casadas e com uma média de 9,19 anos de tempo de serviço. As análises dos dados referentes análise descritivas realizadas no SPSSWIN, em sua versão 24.0, foram: alfa de Cronbach, regressão linear e ANOVA. Observou-se que as escalas utilizadas apresentaram indicadores psicométricos confiáveis para a referida amostra e que a hipótese relativa ao suporte organizacional, assédio moral no trabalho quanto preditores, do transtorno emocional foram confirmadas, bem como, no cálculo da Anova, aqueles que apresentaram escores no baixo suporte organizacional e maior no assédio moral, provavelmente, apresentará maior transtorno emocional (ansiedade, depressão e estresse). Com base nestes resultados, uma dinâmica organizacional que tenha um menor apoio e/ou conduza o trabalhado ao baixo vínculo laboral, poderá contribuir para o assédio moral, qual influenciará no surgimento do transtorno emocional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Magalhães, Filipa Matias. "Porque tem a Função Pública um Regime de Formação Profissional Distinto do Existente no Sector Privado?" Investigação e Intervenção em Recursos Humanos, no. 6 (December 20, 2016): 34. http://dx.doi.org/10.26537/iirh.v0i6.2272.

Full text
Abstract:
A Lei do Trabalho em Funções Públicas assumiu como grande objectivo a aproximação do Regime Jurídico-Laboral da Função Pública com o regime de Direito Privado por ser firme convicção do legislador que, este último, dispõe de mecanismos de flexibilização, motivação e responsabilização, tão necessária ao funcionamento dos órgãos e serviços da Função Pública.Com este diploma inovador rompeu-se com uma tradição assente na valorização da antiguidade dos trabalhadores, na inamovibilidade dos mesmos e na, praticamente, ausência de mecanismos de responsabilização.Todavia, se é verdade que muitos passos foram dados por este diploma, também não deixa de ser verdade que houve matérias em que tal proximidade não foi alcançada, nuns casos por não se compadecer com a essência da Função Pública, noutros casos por motivos que desconhecemos. Referimo-nos, mais concretamente, ao regime jurídico da formação profissional, que, apesar de constituir um direito e dever do trabalhador, a verdade é que, ao contrário do que sucede no sector privado, não resulta da Lei um número de horas de formação profissional obrigatório.De facto, enquanto no sector privado existe a obrigatoriedade de proporcionar 35 horas de formação anual aos trabalhadores, no Regime Jurídico da Função Pública, existe apenas o Decreto-Lei n.º 50/98, de 11 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 174/2001, de 31 de Maio que, apesar de criar a obrigatoriedade da formação profissional, não estabelece um número mínimo nem máximo de horas de formação. Em face da ausência de tal número mínimo de horas coloca-se frequentemente a questão de saber como se deve gerir a formação profissional e quantas horas pode um trabalhador exigir/solicitar que lhe sejam ministradas para que o exercício das suas funções.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Silva, Karen Cristina Jensen Ruppel da, and Simone de Fátima Flach. "AS RELAÇÕES PÚBLICO-PRIVADAS NO CONTEXTO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO." Educação: Teoria e Prática 28, no. 59 (December 14, 2018): 505–28. http://dx.doi.org/10.18675/1981-8106.vol28.n59.p505-528.

Full text
Abstract:
O texto, derivado de pesquisa mais ampla sobre Educação de Tempo Integral, realizada em nível de pós-graduação strictu sensu, evidencia as parcerias do setor privado na elaboração de Cadernos do “Programa Mais Educação”, os quais orientam a oferta de educação em tempo integral, proposta pelo governo federal, em todo o país. A partir de pesquisa bibliográfica sobre a influência do terceiro setor na educação e de uma análise documental da trilogia de Cadernos da “Série Mais Educação”, o artigo expõe as parcerias público–privadas voltadas para a ampliação do tempo de permanência dos alunos na escola, as quais exercem influência determinante na educação atual. Os resultados, demonstrados a partir do envolvimento de diferentes instituições público-privadas na elaboração dos Cadernos analisados, indicam que o “Programa Mais Educação”, assim como acontece no setor econômico, sofre influências do pensamento hegemônico capitalista, em detrimento das reais necessidades da classe trabalhadora. Palavras-chave: Política Educacional. Educação Integral. “Programa Mais Educação”. Parceria público-privada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Garcia, Agnaldo, and Eloisio Moulin de Souza. "Sexualidade e trabalho: estudo sobre a discriminação de homossexuais masculinos no setor bancário." Revista de Administração Pública 44, no. 6 (December 2010): 1353–77. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-76122010000600005.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa as possíveis formas de discriminação no local de trabalho direcionadas a funcionários homossexuais masculinos de bancos públicos e privados. Inicialmente são discutidos os conceitos básicos relativos aos estudos sobre discriminação de forma geral e as relações desses conceitos com a discriminação de homossexuais. Com respeito aos aspectos metodológicos, a pesquisa é qualitativa, utilizando um roteiro de entrevista semiestruturado para coleta de dados. Foram entrevistados 10 bancários, trabalhadores de dois bancos públicos federais e de um banco privado com capital inteiramente nacional. Para a análise de dados utilizou-se a análise de discurso desenvolvida por Michel Foucault. Conclui-se que os entrevistados são alvo de discriminação direta e indireta em razão de sua sexualidade. A discriminação direta manifesta-se na deficiência dos normativos dos bancos públicos estudados em garantir e esclarecer os reais direitos dos trabalhadores homossexuais que têm casamentos homoafetivos, bem como na completa falta de regras que estabeleçam direitos aos homossexuais no banco privado analisado. Contudo, o que mais causa incômodo aos entrevistados são as expressões de discriminação indireta manifestadas no local de trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Souza, Silvana Aparecida de. "Democracia e qualidade:." SER Social 17, no. 36 (November 7, 2015): 49. http://dx.doi.org/10.26512/ser_social.v17i36.13415.

Full text
Abstract:
Trata-se de estudo de natureza conceitual e teórica que analisa as características e consequências da ditadura militar para a educação brasileira, marcada pelo estabelecimento de relações de controle que vão desde o conteúdo curricular até a forma de escolha do gestor escolar e mesmo a arquitetura dos prédios, organizados para o controle das pessoas. Além disso, passou-se a ter estímulo à expansão do setor privado na oferta educacional, renúncia fiscal, criando-se a dedução no Imposto de Renda da mensalidade em escolas privadas, reposicionando a relação entre o setor público e o setor privado na oferta educacional. Após a reabertura política, a frágil transição democrática realizada no país fez com que o atual sistema educacional arrastasse consigo características de organização dos espaços, dos tempos, e das relações entre estudantes e professores e mesmo da comunidade com o corpo de trabalhadores das instituições escolares, que dificultam ou impedem a democratização do sistema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Oliveira, Sérgio Macedo. "Cooperativas como forma gestora de cursos menos onerosos no ensino superior privado." Cadernos de Pós-graduação 8 (January 22, 2010): 167–78. http://dx.doi.org/10.5585/cpg.v8n0.2099.

Full text
Abstract:
A partir de 1990, no mundo do trabalho, a implantação de cooperativas resultou em precarização dos trabalhadores. Na Educação Superior não foi diferente, com a ampliação do setor privado, no qual as instituições de ensino se voltam para o lucro. A pressão trazida pela concorrência induziu a adoção de formas diferenciadas de atividade laboral. As cooperativas de trabalho de professores do ensino superior foram, assim, criadas com o claro objetivo de manter e ampliar as margens de lucro. A precarização do trabalho é demonstrada na intensificação, na redução de custos e salários, nas perdas de direitos trabalhistas consagrados, inclusive na desmoralização da profissão do professor. A resultante de todas essas modificações foi direcionada aos professores, que foram precarizados em sua forma de ser e de trabalhar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Paula, Natália Holanda Mendes Maia de, Nilton Soares Formiga, Alda Karoline Lima da Silva, Juliana Bianca Maia Franco, Heitor César Costa Oliveira, Gleyssielle Lira Prochazka, Rodrigo L. Nascimento, et al. "Quanto melhor vínculo eu tenho com minha organização, mais saudável estou! Correlatos entre suporte organizacional e danos relacionados ao trabalho." Research, Society and Development 10, no. 6 (May 26, 2021): e15710615323. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i6.15323.

Full text
Abstract:
A saúde do profissional exerce influência significativa na sua qualidade de vida, satisfação e desempenho laboral. Muitas situações de trabalho podem trazer riscos à saúde, dentre os quais, os danos relacionados ao trabalho. Desta forma, tanto o trabalhador quanto a organização em geral, devem oferecer ações de diagnóstico, prevenção e promoção da saúde física e mental de todo o sistema de trabalho. Esse artigo tem o objetivo de verificar a relação entre o suporte organizacional percebido pelos trabalhadores e a avaliação dos danos relacionados ao trabalho. Participaram da pesquisa 228 trabalhadores, com idade acima de 18 anos, homens e mulheres, do setor público e privado. Responderam à Escala de Percepção de Suporte Organizacional, à Escala de Avaliação dos Danos Relacionados ao Trabalho e aos dados sociodemográficos por meio eletrônico através do Google forms. Observou-se que ambas as escalas apresentaram indicadores psicométricos confiáveis e com base numa correlação de Pearson, o suporte organizacional correlacionou-se negativa e significativamente com os danos reslacionados ao trabalho e suas respectivas dimnesões (físico, psicológico e social). Entende-se que, na concepção dos trabalhadores, quanto maior for o apoio (suporte) que a organização oferecer, menor a chance de que eles apresentem adoecimentos mais graves no ambiente laboral. Com base nos resultados, destaca-se a necessidade de programas de intervenção multiprofissionais com recursos humanos desenvolvidos por e dentro da organização com o objetivo de prevenção, diagnóstico e promoção da saúde dos seus trabalhadores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Marconi, Nelson. "Uma breve comparação entre os mercados de trabalho do setor público e privado." Revista do Serviço Público 48, no. 1 (February 24, 2014): 126–46. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v48i1.380.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta diversas características dos mercados de trabalho do setor público e privado, ressaltando as disparidades entre ambos e, mais especificamente, as distorções observadas no setor público, a fim de demonstrar o grau de segmentação entre ambos. As comparações se dão em torno do comportamento do emprego, do perfil dos trabalhadores e da dinâmica das remunerações. A análise evidencia que a crise fiscal e a rigidez da legislação são determinantes fundamentais das características e distorções (e conseqüentemente da segmentação) observadas no setor público e que a flexibilização das regras atuais, assim como as reformas constitucionais em curso, constituem importante condição para a aproximação entre os dois mercados e a melhoria da gestão de recursos humanos na administração pública.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Vaz, Daniela Verzola. "Evolução e determinantes na escolha de trabalho entre os setores público e privado no Brasil." Economia Aplicada 22, no. 4 (December 1, 2018): 85–112. http://dx.doi.org/10.11606/1980-5330/ea127731.

Full text
Abstract:
Este trabalho analisa os fatores que influenciam a decisão dos empregados em serviços no Brasil, ante a possibilidade de trabalhar no setor privado, no setor público federal, na esfera estadual ou na municipal. Além de testar o papel de um conjunto de atributos pessoais e socioeconômicos na determinação do setor de emprego, examina-se o efeito de variáveis relativas ao background familiar na alocação setorial. Os resultados mostram um efeito intergeracional, com maior probabilidade de emprego no setor público caso o pai tenha sido servidor. Esse efeito, no entanto, tem maior expressão nas esferas estadual e municipal de governo e perdeu importância, ao se compararem os dados de 1996 e de 2014.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Alves, Francisco Antonio Dourado, Brena Costa De Oliveira, Francelly Carvalho dos Santos, Rodrigo Eugenio do Nascimento Matta, Hengrid Graciely Nascimento Silva, Cibelle de Sousa e. Silva, and Ana Flávia Machado de Carvalho. "Perfil dos fisioterapeutas nas unidades de terapia intensiva adulto." Revista Eletrônica Acervo Saúde, no. 55 (August 20, 2020): e4068. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e4068.2020.

Full text
Abstract:
Objetivo: Analisar o perfil dos fisioterapeutas que atuam nas UTIs adulto da cidade de Teresina/PI. Métodos:A amostra foi composta por 53 fisioterapeutas. A coleta de dados ocorreu entre abril e junho de 2018. Foramincluídos profissionais de ambos os gêneros e excluídos aqueles que desistiram da pesquisa, nãocompletaram o questionário e as instituições que não aceitaram participar ou não responderam a solicitaçãode coparticipante em tempo razoável. Aplicou-se um questionário online disponibilizado por e-mail e poraplicativos de mensagens contendo 32 questões. Resultados: Observou-se predominância do gênerofeminino, com média de 31,7 ± 5,59 anos, pós-graduados (92,45%) com prevalência em terapia intensiva,trabalhadores do serviço privado (52,8%) e 62,3% informaram que receberam treinamento ao seremadmitidos no setor. Constatou-se que 28,3% não são exclusivos da UTI e 60,4% consideram-se muitosatisfeitos ou satisfeitos profissionalmente, observando-se maior satisfação no serviço privado. Conclusão:Os fisioterapeutas são qualificados, estão em constante aperfeiçoamento e suas atribuições ainda não estãobem definidas, a depender da equipe multidisciplinar ao qual está inserido. Observou-se uma maiorqualificação em terapia intensiva e grau de satisfação profissional no setor privado e os fisioterapeutas doserviço público parecem possuir maior autonomia e experiência no setor de UTI.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Corrêa, Adriana Katia, Maria Conceição Bernardo de Mello e. Souza, and Maria José Clapis. "Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Saúde/Enfermagem no Sistema Único de Saúde." Research, Society and Development 10, no. 10 (August 14, 2021): e401101019068. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i10.19068.

Full text
Abstract:
Objetivo: apresentar e analisar um panorama da educação profissional técnica de nível médio na área da saúde, considerando cursos ofertados, matrículas e concluintes, no estado de São Paulo, de 2010 a 2015, com ênfase na enfermagem. Metodologia: pesquisa longitudinal, retrospectiva, caracterizada também como estudo de caso, fundamentado na perspectiva histórico-dialética, incluindo 24 cursos do Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos (terceira versão), com base em dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) - MEC, de 2010 a 2015. Resultados: foram ofertados 23 desses cursos, com aumento de oferta de 2010 a 2015. A enfermagem é o curso com mais oferta, matrículas e concluintes. A presença do setor privado e da modalidade subsequente é predominante. Conclusões: Essa conformação se fortalece no cenário político neoliberal, sendo contraditória à necessidade de formação que apoie o fortalecimento do SUS, a partir das necessidades sociais, bem como que promova emancipação do trabalhador.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Araújo, Rhoberta Santana de, and Edineide Jezine. "A expansão da educação a distância no Brasil e as contradições entre capital e trabalho." Revista Internacional de Educação Superior 7 (April 1, 2021): e021041. http://dx.doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8659964.

Full text
Abstract:
O texto analisa o fenômeno de expansão da educação a distância (EaD) no Brasil, comandado pelo setor privado-mercantil. O Estado tem incentivado essa expansão por meio de desregulação e flexibilização das normas para abertura de polos e cursos, atendendo, portanto, ao lobby do setor empresarial que enxerga, na EaD, uma alternativa de negócios para a crise econômica enfrentada pelo Brasil na última década. A racionalidade economicista que procura associar formação rápida e custos menores das mensalidades é imposta aos trabalhadores, submetidos ao aprofundamento do processo de exploração e desmonte das estruturas de proteção social do trabalho. Forja-se um projeto de formação em massa da classe trabalhadora, pela via da EaD nas Instituições de Ensino Superior (IES) privado-mercantis, cujos desdobramentos a longo prazo são incertos e demandam a continuidade dos estudos. A abordagem metodológica está assentada nas contribuições do materialismo histórico-dialético. Os procedimentos da pesquisa pautaram-se por revisão bibliográfica, análises documentais, consulta às bases de dados estatísticos do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep) e às páginas eletrônicas das IES. Os resultados apontam que as corporações empresariais atuam para minimizar os efeitos da crise econômica no desempenho financeiro dessas instituições; além disso, buscam construir consensos em torno da viabilidade econômica, pedagógica e formativa dos cursos a distância, cujo público-alvo são jovens excluídos do acesso às instituições públicas de educação superior.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Ives, Diogo. "A construção de capacidade estatal de comunicação pelo Partido dos Trabalhadores: intenções e resultados." Mediações - Revista de Ciências Sociais 24, no. 2 (September 12, 2019): 108. http://dx.doi.org/10.5433/2176-6665.2019v24n2p108.

Full text
Abstract:
O artigo parte de entendimentos teóricos sobre capacidades estatais para desenvolver o conceito de capacidade estatal de comunicação, instrumento pelo qual o governo divulga suas ideias e ações à sociedade através de veículos de mídia de massa de propriedade do Estado. Em seguida, analisa-se como essa capacidade foi pensada pelo Partido dos Trabalhadores antes de ocupar o governo federal brasileiro (1980-2002) e como foi implementada durante as presidências de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) e Dilma Rousseff (2011-2016). Verifica-se que um discurso de democratização dos meios de comunicação, favorável a uma melhor distribuição de poder entre os setores estatal, público e privado de mídia, muito presente nas décadas iniciais do partido, foi amenizado nos treze anos de exercício do poder federal em favor de ações de conciliação com a grande imprensa privada. Desse modo, ações tomadas no sentido de aumentar a capacidade estatal de comunicação foram insuficientes para reduzir a hegemonia do setor privado no sistema brasileiro de mídia, o que compromete ideais democráticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Schlesener, Anita Helena, and Maria de Fátima Rodrigues Pereira. "Expansão do ensino superior: notas sobres seus limites e possibilidades." Revista Internacional de Educação Superior 2, no. 3 (December 23, 2016): 518–31. http://dx.doi.org/10.22348/riesup.v2i3.7682.

Full text
Abstract:
O presente artigo aborda o tema da expansão do ensino superior no Brasil no contexto dos governos do Partido dos Trabalhadores. As políticas educacionais são analisadas a fim de mostrar os limites e as possibilidades que a expansão do ensino superior apresentam para as classes trabalhadoras, cujos objetivos de acesso ao conhecimento e de emancipação não concordam com os objetivos do contexto econômico e social alinhado com interesses econômicos internacionais. As leis evidenciam as contradições sociais de uma sociedade profundamente desigual e, na correlação de forças, o setor privado avança gradativamente na defesa de seus interesses. A expansão expressa muitas possibilidades e, ao mesmo tempo, os limites impostos pelas determinações dos fundos internacionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Scolari, Carolina, Silvia Generali da Costa, and Cláudio Mazzilli. "Prazer e sofrimento entre os trabalhadores de Call Center." Psicologia USP 20, no. 4 (December 2009): 555–76. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65642009000400005.

Full text
Abstract:
Os conceitos de Taylor foram fundamentais para o desenvolvimento industrial no século XX. Ainda hoje, seus ensinamentos estão presentes em diversos ramos da economia, inclusive, no setor de call center. Call center é uma estrutura que visa ao atendimento de clientes com a utilização de um terminal de computador e de um aparelho telefônico. Esse setor sofreu grande expansão e, em 2006, foi responsável pela geração de 60 mil empregos diretos, tornando-se uma forma de contato e negócios atrativa para empresas do ramo público e privado. O objetivo deste artigo foi analisar as vivências de prazer e sofrimento no trabalho entre os operadores de call centers. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, estratégia de estudo de caso e método de análise dos dados, análise de conteúdo. Como resultados, foram elaboradas algumas categorias finais, entre elas as mediações no trabalho, analisada no presente artigo sob o referencial teórico da psicodinâmica do trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Souza, Marilsa Miranda de, and Gabriel Henrique Miranda Soares. "Os mercadores da educação e as concepções empresariais presentes nos programas de educação integral." Revista Exitus 8, no. 3 (September 1, 2018): 113. http://dx.doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n3id641.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é analisar as concepções teóricas dos programas de educação integral no Brasil enquanto orientações e formulações dos organismos internacionais e do setor privado. Estes, com o discurso de melhorar a qualidade da educação, colocaram na agenda das políticas públicas a necessidade de ampliação da jornada escolar. Utilizou-se o método do materialismo histórico-dialético instrumentalizado na pesquisa bibliográfica e documental, por meio da qual constatamos as parcerias com entidades do setor privado desde a etapa inicial até a implementação da política de educação integral. Destacam-se as ações do movimento Todos pela Educação (TPE) e suas proposições desde o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação à implantação do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e as políticas dele decorrentes. As concepções dos programas de educação integral, reproduzidas por meio da Pedagogia das Competências, contemplam os postulados das pedagogias liberais pós-modernas e dissemina a ideologia do Terceiro Setor em conceitos empresariais como empoderamento, empreendedorismo, economia solidária, etc., com o objetivo de formar trabalhadores como capital humano, adaptados às demandas do sistema produtivo. Palavras-chave: Educação integral. Concepções empresariais. Pedagogias das competências.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Marconi, Nelson. "A evolução do perfil da força de trabalho e das remunerações nos setores público e privado ao longo da década de 1990." Revista do Serviço Público 54, no. 1 (February 21, 2014): 10–45. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v54i1.260.

Full text
Abstract:
Este artigo buscará traçar um panorama da evolução do perfil da força de trabalho e dos salários praticados no setor público ao longo da década de 1990, buscando compará-la com o comportamento observado no setor privado, e sugerir medidas para a melhoria do sistema salarial. Na primeira seção, será apresentada uma comparação entre os perfis da força de trabalho nos dois setores, enquanto na segunda será analisada a evolução das remunerações e desenvolvido um modelo geral de determinação dos salários, que possibilitará a análise dos diferenciais de remuneração entre os trabalhadores com características pessoais semelhantes nos dois setores. A terceira seção se ocupará da discussão em torno das distorções que ainda persistem no sistema salarial no setor público federal, apesar do processo de aprimoramento pelo qual passou nos últimos anos, e apresentará algumas sugestões para suprimi-las.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Pereira, Maria Leitão. "A Motivação dos Trabalhadores da Administração Pública." Investigação e Intervenção em Recursos Humanos, no. 6 (December 20, 2016): 124. http://dx.doi.org/10.26537/iirh.v0i6.2279.

Full text
Abstract:
No atual contexto de reforma estrutural do setor público, fortemente condicionada pelas pressões orçamentais, a questão da motivação (ou da desmotivação) dos trabalhadores da Administração Pública assume uma relevância significativa.Num momento em que é pedido aos organismos públicos para fazer mais com menos (menos recursos financeiros e humanos, etc...), os serviços públicos enfrentam consideráveis dificuldades para motivar (e manter motivados) os seus trabalhadores e recrutar (e reter) funcionários.Os fatores de motivação específicos do setor público – a chamada “motivação do serviço público” (PSM) que sinteticamente assenta no paradigma da motivação dos trabalhadores da administração público estar relacionada com o desejo de servir o interesse público, a estabilidade no emprego e a perspetiva de uma carreira – já não permitem, por si só, manter níveis de motivação suficientes para maximizar o desempenho dos funcionários. Ora, estando vedado à Administração o recurso a alguns dos fatores motivacionais habitualmente usado no setor privado, nomeadamente todos aqueles que estão associados a recompensas materiais – aumento salarial, prémios, etc.. –, os gestores dos serviços públicos enfrentam portanto novos desafios, devendo procurar novas formas de motivar os seus trabalhadores (nomeadamente os fatores motivacionais relacionados com a atividade profissional, como a autonomia, a diversidade das tarefas, etc…).Com esta comunicação pretendemos abordar a problemática da motivação no âmbito dos novos modelos de gestão de Recursos Humanos na Administração Pública, procurando contribuir para uma reflexão sobre os fatores que poderão influenciar a motivação dos servidores públicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Vaz, Daniela Verzola, and Rodolfo Hoffmann. "Remuneração nos serviços no Brasil: o contraste entre funcionários públicos e privados." Economia e Sociedade 16, no. 2 (August 2007): 199–232. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-06182007000200004.

Full text
Abstract:
Utilizando dados da PNAD, o trabalho investiga o comportamento do hiato de rendimentos entre funcionários públicos e empregados do setor privado com carteira assinada, ocupados no setor terciário, de 1992 a 2005. São ajustadas, em separado, equações de rendimento, a fim de apontar as diferenças no efeito de vários fatores (idade, sexo, escolaridade, etc.) sobre o salário de cada categoria. Mediante o emprego da metodologia de Blinder-Oaxaca identifica-se quanto do diferencial de rendimentos entre os dois grupos se deve a diferenças na capacitação individual dos trabalhadores e quanto está associado a outros fatores, analisando como essa decomposição evoluiu ao longo do período 1992-2005. Um resultado importante é o crescimento do hiato de rendimentos entre os dois grupos, especialmente da parcela não explicada pelas diferenças na capacitação dos empregados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Hass, Indrid Freire, and Bruna Vaintraub. "GREVE DOS SERVIDORES PÚBLICOS: DESAFIOS DA SEGURANÇA NACIONAL." Revista de Direito da Faculdade Guanambi 4, no. 01 (October 13, 2017): 172. http://dx.doi.org/10.29293/rdfg.v4i01.136.

Full text
Abstract:
<p class="BodyA">O presente artigo busca, a partir das origens do direito de greve, enquadra-lo na realidade brasileira atual, principalmente no que toca os servidores públicos e prestadores de segurança pública. A greve, a partir da Constituição Federal de 1988, passou a ser considerado direito fundamental dos trabalhadores do setor privado. Todavia, em relação ao setor público, tal instituto, ja considerado crime, foi trazido pela Carta Magna como direito garantido também aos servidores públicos, com exceção dos servidores militares. O exercício do direito de greve nessa seara, contudo, dependeria de regulamentação por lei complementar posterior, lei esta não foi editada até hoje. Em decisões de repercussão geral, o STF ja entendeu que deve-se aplicar a lei que regulamenta a greve no setor privado ao setor público e que os dias parados por greve de servidor seriam descontados. Pela pedra de toque do Direito Administrativo da Supremacia do Interesse Público, tem-se que o interesse da coletividade deve prevalecer sobre os interesses particulares. A despeito de ser direito fundamental garantido pela Constituição, seu exercício por aqueles encarregados de prestar serviços essenciais a manutenção da dignidade humana, como saúde, segurança e educação, pode ser crucial para a sociedade. A paralisação realizada pelos policiais no Espirito Santo, em 2017, ocasionou estado de anarquia em que a insegurança tomou conta da sociedade. Visando a garantia da ordem pública, decidiu o STF, com repercussão geral, pela proibição da greve para todos aqueles ligados a garantia da segurança, com base no risco a manutenção da ordem. </p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Machado, Cristiani Vieira. "Políticas de Saúde na Argentina, Brasil e México: diferentes caminhos, muitos desafios." Ciência & Saúde Coletiva 23, no. 7 (July 2018): 2197–212. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232018237.08362018.

Full text
Abstract:
Resumo Nas últimas décadas, vários sistemas de saúde latino-americanos passaram por reformas. O artigo analisa as políticas de saúde na Argentina, Brasil e México de 1990 a 2014, explorando estratégias, condicionantes e efeitos das reformas sobre a configuração dos sistemas de saúde. Adotou-se a abordagem histórico-comparativa, considerando os eixos: trajetória da política de saúde; contexto político e econômico; agendas, processos e estratégias de reforma; mudanças na configuração do sistema, em termos de estratificação social e desmercantilização. A pesquisa compreendeu revisão bibliográfica, análise documental e de dados secundários e entrevistas. No período, a Argentina manteve na saúde o sistema corporativo fragmentado, com expansão do setor privado e de programas públicos específicos. O Brasil implantou um sistema público universal, que convive com um setor privado dinâmico e crescente. O México manteve o seguro social dos trabalhadores e criou um seguro de saúde para pobres. Em que pesem as diferenças nos condicionantes e estratégias de reforma, nos três países persistiram a estratificação social e a mercantilização em saúde, sob formas variadas. A transformação dessas características é fundamental para a construção de sistemas de saúde universais na América Latina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Ruiz, Maria Jose Ferreira, and Kátia Silva Bufalo. "Uma ponte para o futuro: políticas educacionais e parcerias público-privadas." Educação em Análise 2, no. 1 (January 3, 2018): 37. http://dx.doi.org/10.5433/1984-7939.2017v2n1p37.

Full text
Abstract:
O texto defende que as teses neoliberais e de Terceira Via não são democráticas, embora utilizem do discurso da democracia para empreender suas ações e ganhar legitimidade social. Apesar de apresentarem-se como guardiãs da democracia são contrárias às iniciativas de redistribuição de riquezas e de possibilidade de acesso da classe trabalhadora aos bens econômicos e sociais, por meio de políticas públicas subsidiadas por um Estado provedor. Dessa forma, atualmente muitos dos direitos sociais conquistados historicamente são privatizados e/ou ofertados em sistema de parcerias entre o setor público e privado. Essa estratégia é utilizada notadamente na área da educação, ferindo o princípio constitucional da gratuidade de ensino. Partindo destes pressupostos, o texto tem os objetivos de (i) discutir sobre as principais teses neoliberais; (ii) expor sobre a constituição histórica do neoliberalismo e da Terceira Via no Brasil e (iii) discutir sobre suas implicações para as políticas educacionais, no contexto atual, tendo como foco o Programa “Uma Ponte para o Futuro” do governo Temer. O estudo, feito por meio de pesquisa bibliográfica e análise documental, conclui que as medidas atuais do governo federal para a educação pública contribuem para seu desmantelamento, ao mesmo tempo em que favorece o setor privado empresarial apresentado como modelo a ser seguido na educação pública.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Fialho, Nadia Hage, and Tânia Maria Hetkowski. "Mestrados Profissionais em Educação: novas perspectivas da pós-graduação no cenário brasileiro." Educar em Revista, no. 63 (March 2017): 19–34. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.49135.

Full text
Abstract:
RESUMO O processo de institucionalização da pós-graduação profissional, no Brasil, é recente e ainda inconcluso, posto inexistir, até então, doutorados profissionais implantados no país. Os mestrados profissionais constituem a primeira modalidade da pós-graduação profissional até então existente. Na área da Educação, o processo de institucionalização se apresenta de modo lento, por vezes, desordenado, a despeito de demonstrar períodos de intensa produção de referências legais e ou acadêmicas. Apesar disso, já anuncia algumas perspectivas para fortalecimento da base epistêmica no campo da pesquisa e da formação, ao contemplar relações entre educação superior e educação básica, mundo acadêmico e setor produtivo, setor público e setor privado, educação e formação de trabalhadores, nas mais diversas práticas sociais. Os mestrados profissionais, em face da natureza da formação e das especificidades dos trabalhos de conclusão, vêm se constituindo como um espaço importante de aplicação, de geração e de avaliação de metodologias que vão além da compreensão dos fenômenos, por incorporarem a perspectiva da aplicação, da intervenção ou do desenvolvimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Heleno, Camila Teixeira, Livia De Oliveira Borges, Murilo Da Silva Alves, and Silvino Paulino dos Santos Neto. "O Uso de Substâncias Psicoativas por Universitários Trabalhadores." Revista Psicologia, Diversidade e Saúde 7, no. 3 (August 23, 2018): 361. http://dx.doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v7i3.1912.

Full text
Abstract:
Em um cenário de crescimento do uso de substâncias psicoativas entre universitários, a presente pesquisa objetivou levantar o uso destas substâncias conforme o sexo (homem e mulher), a situação de trabalho (estar trabalhando ou não) e a idade (jovem com menos de 29 anos e os demais) no contexto de duas instituições de ensino superior do setor privado com fins lucrativos em Belo Horizonte. Do ponto de vista metodológico, aplicamos questionários estruturados em 868 estudantes em sessões coletivas em sala de aula. Todos os participantes responderam anonimamente. Desenvolvemos análises estatísticas das respostas. A análise fatorial identificou dois tipos de sustâncias psicoativas – Prescritas e Não Prescritas. As análises de regressão mostraram que apenas o sexo apresenta capacidade preditiva dos escores nos fatores. O uso de café como substância estimulante é mais frequente entre os estudantes trabalhadores e com mais de 29 anos. Os resultados podem ser importantes para a construção de instrumento específico, bem como para orientar novos levantamentos acerca da dinâmica do trabalho influenciando tais condutas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Santos, Marcelo Augusto Finazzi, Marcus Vinícius Soares Siqueira, and Ana Magnólia Mendes. "Sofrimento no trabalho e imaginário organizacional: ideação suicida de trabalhadora bancária." Psicologia & Sociedade 23, no. 2 (August 2011): 359–68. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-71822011000200017.

Full text
Abstract:
Este trabalho examina as relações entre o imaginário organizacional difundido pelas empresas e o sofrimento no trabalho no contexto das reestruturações produtivas, por meio de estudo de caso no setor bancário. Analisa-se o suporte de dominação psíquica da organização sobre o indivíduo, por meio da difusão massificada dos valores da empresa como os valores sociais, cuja gestão do afetivo se soma à gestão pelo medo. Entrevistou-se administradora lotada em um banco privado, afastada para tratamento mental por conta de ideação suicida iminente, após 30 anos de trabalho na empresa. Os dados foram analisados por meio de análise categorial. Os resultados evidenciaram que a entrevistada assimilou fortemente o discurso do banco, ao longo dos anos, de modo que a sua vida passou a gravitar em torno dos objetivos da empresa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Vicente, Magda De Abreu, and Itamaragiba Chaves Xavier. "A EDUCAÇÃO PRIMÁRIA RURAL EM PELOTAS-RS (1932-46): PROMISCUIDADE ENTRE O SETOR PÚBLICO E PRIVADO." Revista Contrapontos 19, no. 2 (August 5, 2019): 142. http://dx.doi.org/10.14210/contrapontos.v19n2.p142-168.

Full text
Abstract:
Este artigo destaca aspectos da educação primária rural a partir da investigação da Escola Primária Rural Santo Antônio, que foi inaugurada em 1932, em Pelotas-RS e, em 1946, passou a ser subvencionada pelo governo do estado do RS. Nosso objetivo foi analisar como essa instituição que, mantida pela Igreja Católica, foi destacadamente financiada por organismos públicos e observar traços da cultura escolar ali vigente. Trabalhamos com a investigação de documentos escolares, como fotografias e atas da Sociedade de Educação Cristã, instituição criada em 1930 e ligada à Igreja Católica. Utilizamos como pressuposto teórico-metodológico autores como Abdala (2013); Souza (2001; 2008); Kossoy (1989); Tambara (1995; 2000; 2005) e Severino (2005), dentre outros. Concluímos que essa instituição atendeu à comunidade carente de Pelotas com forte conteúdo agropecuário, tendo em vista as expectativas do catolicismo e do Estado para a educação rural, de modo que foi mantida, quase que essencialmente, por verbas oriundas do governo federal, atendendo aos preceitos cívicos nacionalistas vigentes à época.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Souza, Pedro H. G. F., and Marcelo Medeiros. "Diferencial salarial público-privado e desigualdade de renda per capita no Brasil." Estudos Econômicos (São Paulo) 43, no. 1 (March 2013): 05–28. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-41612013000100001.

Full text
Abstract:
O estudo estima a contribuição específica do diferencial salarial entre trabalhadores com características semelhantes dos setores público e privado para a desigualdade na renda domiciliar per capita no Brasil. A estimação baseia-se em simulações contrafactuais e o cálculo das contribuições para a desigualdade em uma decomposição de fatores do coeficiente de Gini. Os dados são provenientes da PNAD 2009. O diferencial equivale a cerca de 17% da massa salarial dos servidores públicos, é regressivo e altamente concentrado, mas tem volume pequeno na renda total (1%) e, por isso, contribui para cerca de 3% da desigualdade total. Os efeitos sobre a desigualdade da composição da força de trabalho nos setores são muito maiores que efeitos da segmentação do mercado de trabalho entre os dois setores. Essas conclusões são pouco sensíveis a modificações de definições de setor e diferentes técnicas de estimação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Dorigatti, Maicon, and Terciane Ângela Luchese. "UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DE MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA PELA VISÃO DA GESTÃO ESCOLAR." Revista Ciranda 5, no. 2 (May 9, 2021): 02–21. http://dx.doi.org/10.46551/259498102021012.

Full text
Abstract:
Entendendo o papel fundamental que a gestão escolar desempenha para aarticulação do ensino de música na Educação Básica, esta pesquisa teve porobjetivo analisar os processos de introdução, construção e reverberações doensino de música na rede privada a partir da visão da gestão, baseando-se nanecessidade cultural de sua abordagem e embasada na legislação que a tornaobrigatória. A pesquisa foi realizada em cinco escolas particulares da SerraGaúcha e a escolha se deu por entender que a rede possui, a princípio,melhores condições de proporcionar um ensino de qualidade, principalmentepelos aspectos estruturais. Constatou-se que mesmo no setor privado ela não égarantida em sua totalidade, sendo trabalhada em maioria como atividadeslaterais ou extracurriculares, não estando presente de forma regular. Na maiorparte, existe a construção de um discurso da sua importância, mas de formagenérica, falta a prática concreta do seu ensino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Lourenço, Edvânia Ângela de Souza, Francisco Antonio de Castro Lacaz, and Patrícia Martins Goulart. "Crise do capital e o desmonte da Previdência Social no Brasil." Serviço Social & Sociedade, no. 130 (December 2017): 467–86. http://dx.doi.org/10.1590/0101-6628.119.

Full text
Abstract:
Resumo: Discute-se a reforma em curso relativa ao desmonte da Previdência Social (PS) (PEC n. 287/2016), com atenção especial para a redução dos direitos dos trabalhadores, sob a justificativa do déficit da PS. Trata-se de um ensaio teórico, a partir de pesquisa bibliográfica e documental, cuja análise abarca as medidas "reformistas" também dos governos Fernando Henrique, Lula e Dilma. Observa-se que tais medidas evidenciam que, como uma real contrarreforma, regem-se pela lógica do setor privado, transformando direitos sociais em mercadorias com a redução drástica desses direitos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Ferrara, Luciana Nicolau, Talita Anzei Gonsales, and Francisco de Assis Comarú. "Espoliação urbana e insurgência: conflitos e contradições sobre produção imobiliária e moradia a partir de ocupações recentes em São Paulo." Cadernos Metrópole 21, no. 46 (December 2019): 807–30. http://dx.doi.org/10.1590/2236-9996.2019-4606.

Full text
Abstract:
Resumo O conceito de espoliação urbana foi formulado nos anos 1970, para explicar as péssimas condições de vida a que estava submetido o trabalhador com baixos salários na industrialização em São Paulo. Nas décadas seguintes, a produção imobiliária ganhou centralidade econômica, gerando crescente valorização nesse setor. Esse processo, somado à condição de renda, impede o acesso à moradia pelos pobres e evidencia as contradições inerentes à propriedade privada como solução habitacional. A partir de observações sobre uma ocupação periférica recente e outra na região central, busca-se refletir sobre novas espoliações urbanas, identificando estratégias de luta pelo direito à moradia. Conclui-se que as ocupações coletivas têm potencial de contestar a propriedade privada, e as desigualdades, porém, não estão livres das contradições por elas engendradas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Pires, Joelza M., Marcelo Zubaran Goldani, Elisabeth M. Vieira, Tiago R. Nava, Letícia Feldens, Kelly Castilhos, Vinícius Simas, and Núbia S. Franzon. "Barreiras, para a notificação pelo pediatra, de maus-tratos infantis." Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil 5, no. 1 (March 2005): 103–8. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-38292005000100013.

Full text
Abstract:
OBJETIVOS: determinar os fatores que interferem na notificação de maus-tratos infantis, pelos pediatras, aos serviços de proteção à criança. MÉTODOS: estudo observacional transversal. Uma amostra aleatória de pediatras de Porto Alegre foi selecionada entre 990 inscritos na sociedade de pediatria local. Variáveis sócio-demográficas, formação profissional, conhecimento diante de casos de maus-tratos infantis foram obtidos através de questionário anônimo. Análises descritiva e multivariada foram utilizadas para determinar os fatores associados a não notificação. RESULTADOS: foram incluídos 97 pediatras dos quais 92 concordaram em participar do estudo. Oitenta identificaram casos de maus-tratos, e destes 63 notificaram ao menos um caso. A maioria revelou medo de envolver-se legalmente, apresentou nível suficiente de conhecimento e baixo grau de confiança nos órgãos de proteção à criança. Conhecimento insuficiente (OR = 3,94), trabalhar exclusivamente no setor privado (OR = 6,33) foram fatores associados a não notificação. Após ajustes, o conhecimento insuficiente foi significativamente associado com o resultado OR = 5,06 (IC95% = 1,45 - 17,59). CONCLUSÕES: verificou-se uma alta taxa de identificação e notificação, pelo pediatra, de maus-tratos infantis. Programas de educação continuada, melhoria dos serviços de proteção, suporte técnico profissional para o setor privado podem aumentar a taxa de identificação e notificação de maus-tratos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Magalhães, Mauro de Oliveira. "Propriedades psicométricas da versão brasileira da Escala de Entrincheiramento na Carreira." Psico-USF 13, no. 1 (June 2008): 13–19. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-82712008000100003.

Full text
Abstract:
A expressão entrincheiramento de carreira significa a imobilização do trabalhador em determinada posição ocupacional devido à percepção de limitação de alternativas de carreira, à evitação da perda de investimentos e a custos emocionais associados à mudança de ocupação. Foram investigadas as características psicométricas de uma versão brasileira da Escala de Entrincheiramento na Carreira. Uma amostra de 668 trabalhadores, 415 homens e 253 mulheres, com idades entre 25 e 65 anos, empregados em organizações públicas, privadas e do terceiros setor, respondeu à escala. Não foram encontradas diferenças de entrincheiramento associadas ao tipo de organização de trabalho. A análise fatorial encontrou os três fatores correspondentes às dimensões propostas para o construto: investimentos de carreira, custos emocionais e limitação de alternativas de carreira. Os indicadores de consistência interna obtidos para a escala total e para cada dimensão de entrincheiramento foram satisfatórios, revelando que todos os itens contribuem para aumentar a precisão do instrumento. As análises indicam aspectos de validade de construto e de precisão satisfatórios para a versão brasileira da Escala de Entrincheiramento na Carreira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Polizelli, Karine Muniz, and Silvana Nair Leite. "Quem sente é a gente, mas é preciso relevar: a lombalgia na vida das trabalhadoras do setor têxtil de Blumenau - Santa Catarina." Saúde e Sociedade 19, no. 2 (June 2010): 405–17. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902010000200016.

Full text
Abstract:
Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de compreender o enfrentamento da lombalgia no cotidiano de mulheres trabalhadoras do setor têxtil de Blumenau, Santa Catarina. Três mulheres trabalhadoras do setor têxtil daquela cidade foram as informantes principais do estudo, desenvolvido em encontros quinzenais e visitas a locais de trabalho. Foram utilizados como ferramentas de estudo um calendário com data e dias da semana para a marcação de dores relativas à lombalgia e uma Escala Análogo Visual (EAV). Além de relatos anotados em formulários de acompanhamento dos encontros quinzenais, utilizou-se um diário de campo para transcrição de fatos e relatos. Os dados coletados levaram à construção de duas categorias interpretativas: a dor lombar sob o aspecto da normalidade e a dor sentida. Os resultados da pesquisa levam à conclusão de que a lombalgia, sob o ponto de vista das trabalhadoras do setor têxtil de Blumenau, apresenta-se como uma espécie de conflito entre a dor normal, sem importância social, e a dor sentida e limitante, que traz sofrimentos e angústias no âmbito privado. A dualidade da lombalgia é marcante, pois são mulheres que têm dor, real para elas, com um impacto importante para suas vidas, mas elas mesmas esforçam-se por negligenciá-la, seguindo a concepção socialmente aceita para esta questão no contexto cultural da região. O conceito de lombalgia construído é de algo inerente à vida e ao trabalho, o que não permite o direito de estar doente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Neves, Tatiane Santos, Luciana de Freitas Campos, and Harriman Aley Morais. "Qualidade de vida no trabalho dos servidores técnico-administrativos em educação em uma universidade federal de Minas Gerais." Research, Society and Development 9, no. 5 (March 23, 2020): e13952208. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i5.2208.

Full text
Abstract:
Considerando-se o bem-estar do trabalhador como elemento fundamental para o alcance de interesses organizacionais, surge, na década de 1970, o termo qualidade de vida no trabalho (QVT), associado inicialmente às empresas privadas, mas já tendo alcançado o setor público. Todavia, para que programas dessa natureza sejam efetivos é necessária a investigação das necessidades dos trabalhadores. Objetivou-se neste estudo avaliar a percepção da QVT dos técnicos-administrativos em educação de uma instituição federal de ensino superior localizada na região do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Categorias e limites foram utilizados para classificar a QVT à luz de cada item do questionário, sendo a análise de quartis empregada para determinar os itens mais críticos. Verificaram-se aspectos negativos nas oito dimensões analisadas, com ênfase na compensação justa e adequada, condições de trabalho e oportunidades na carreira. Por outro lado, a maioria dos entrevistados destacou a relevância social e importância do trabalho, considerando-se a localização geográfica da Universidade, em uma das regiões de vulnerabilidade socioeconômica do Estado. Conclui-se que embora muitos aspectos críticos tenham sido detectados no estudo, alguns aspectos não dependem da instituição para sua concretização, especialmente com relação a questões salariais, todavia, a implantação de programas de qualidade de vida, ainda incipientes, poderiam contribuir para mitigar algumas das insatisfações e frustações das pessoas. Considerando-se o bem-estar do trabalhador como elemento fundamental para o alcance de interesses organizacionais, surge, na década de 1970, o termo qualidade de vida no trabalho (QVT), associado inicialmente às empresas privadas, mas já tendo alcançado o setor público. Todavia, para que programas dessa natureza sejam efetivos é necessária a investigação das necessidades dos trabalhadores. Objetivou-se neste estudo avaliar a percepção da QVT dos técnicos-administrativos em educação de uma instituição federal de ensino superior localizada na região do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Categorias e limites foram utilizados para classificar a QVT à luz de cada item do questionário, sendo a análise de quartis empregada para determinar os itens mais críticos. Verificaram-se aspectos negativos nas oito dimensões analisadas, com ênfase na compensação justa e adequada, condições de trabalho e oportunidades na carreira. Por outro lado, a maioria dos entrevistados destacou a relevância social e importância do trabalho, considerando-se a localização geográfica da Universidade, em uma das regiões de vulnerabilidade socioeconômica do Estado. Conclui-se que embora muitos aspectos críticos tenham sido detectados no estudo, alguns aspectos não dependem da instituição para sua concretização, especialmente com relação a questões salariais, todavia, a implantação de programas de qualidade de vida, ainda incipientes, poderiam contribuir para mitigar algumas das insatisfações e frustações das pessoas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Araújo, Taissa Pereira de, Odaleia Barbosa de Aguiar, and Maria de Jesus Mendes da Fonseca. "Incidência de ganho de peso em trabalhadores de um hospital: análise de sobrevivência." Ciência & Saúde Coletiva 24, no. 10 (October 2019): 3847–56. http://dx.doi.org/10.1590/1413-812320182410.03412018.

Full text
Abstract:
Resumo O ganho de peso na vida adulta pode ser responsável por doenças crônicas, e seu acompanhamento pode ser um subsídio para evitar esses agravos. O objetivo foi analisar o ganho de peso e fatores associados em trabalhadores de um hospital privado no município do Rio de Janeiro. Trata-se de uma coorte retrospectiva com 686 trabalhadores, que realizaram ao menos dois exames de saúde ocupacionais (admissional e periódico) entre os anos de 2010 e 2015. O método de Kaplan-Meier e o modelo de regressão semiparamétrico de riscos proporcionais de Cox foram utilizados. A incidência de ganho de peso dos trabalhadores do hospital foi de 22 casos/100 pessoas-ano. O ganho de peso nos trabalhadores com mais de 30 anos foi 35% menor (p < 0,001), quando comparado ao ganho de peso naqueles de até 30 anos. Em relação à escolaridade, as taxas de incidência de ganho de peso nos trabalhadores de níveis fundamental e médio se apresentaram maiores, com magnitude de até 61%, comparadas aos de nível superior completo (p < 0,001); e no setor de trabalho considerado fechado foi 63% maior quando comparada ao setor aberto (p < 0,001). Ganho de peso é um fenômeno multifacetado e complexo, podendo os setores de trabalho de uma unidade hospitalar contribuir fortemente para a ocorrência do mesmo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Pereira, Maria José Bistafa, Silvana Martins Mishima, Cinira Magali Fortuna, and Sílvia Matumoto. "A assistência domiciliar: conformando o modelo assistencial e compondo diferentes interesses/necessidades do setor saúde." Revista Latino-Americana de Enfermagem 13, no. 6 (December 2005): 1001–10. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-11692005000600013.

Full text
Abstract:
Neste estudo objetiva-se proceder à análise de um serviço de Assistência Domiciliar (AD) do setor privado, sob a luz da conformação do Modelo Assistencial. Elegeu-se como instrumentos para coleta de dados o grupo focal e a entrevista semi-estruturada junto aos trabalhadores de enfermagem do nível médio e coordenadores do serviço. Para organização do material empírico recorreu-se ao processo metodológico do Discurso do Sujeito Coletivo. Ficou evidente que o reconhecimento dos elementos constituintes do Modelo Assistencial entre os atores sociais, envolvidos no projeto, é fundamental para negociar, compor e instrumentalizar o atendimento de diferentes interesses, bem como a potência da AD em ser um dispositivo para a revisão do conceito do processo saúde/doença/cuidado e, portanto, promover incorporações de valores que levem a mudanças no seu modo de agir, em direção a um modelo assistencial comprometido em estabelecer relação acolhedora, marcada pelo compromisso e responsabilização pela saúde dos usuários.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Kuenzer, Acacia Zeneida. "A educação profissional nos anos 2000: a dimensão subordinada das políticas de inclusão." Educação & Sociedade 27, no. 96 (October 2006): 877–910. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-73302006000300012.

Full text
Abstract:
Este artigo se propõe a confrontar as políticas de Educação Profissional que vêm sendo formuladas no período compreendido entre 1995 e 2005, portanto, no segundo governo do presidente Fernando Henrique Cardoso e no governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva, com as demandas da classe trabalhadora a partir das mudanças ocorridas no mundo do trabalho no regime de acumulação flexível. Para tanto, serão analisadas as políticas que vêm sendo formuladas para a classe trabalhadora nesse período, tomando por base as pesquisas que a autora vem realizando em empresas reestruturadas e no setor coureiro-calçadista, que vem sendo duramente afetado pela internacionalização do capital. Por intermédio deste confronto, que tomará como categorias a inclusão, a precarização, a polarização das competências e a relação entre o público e o privado, pretende-se analisar as possibilidades e os limites dessas políticas na qualidade de estratégias de inclusão subordinada, a partir da categoria contradição.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Borghi Mendes, Carolina, and Jandira Liria Biscalquini Talamoni. "Neoliberalismo e Educação Ambiental: uma leitura crítica sobre as relações público-privadas entre escolas e o agronegócio." PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP 11, no. 2 (March 22, 2019): 67. http://dx.doi.org/10.18468/pracs.2018v11n2.p67-87.

Full text
Abstract:
<p>Defendemos a Educação Ambiental (EA) como um processo educativo que deve ser desenvolvido na educação escolar, comprometido com formação de indivíduos críticos que busquem a construção de uma sociedade ecologicamente equilibrada e socialmente justa. No presente estudo nos propomos discuti-la considerando os pressupostos neoliberais que, por razões concretas, delinearam o cenário educacional, possibilitando e fortalecendo as relações público-privadas entre as escolas públicas e o setor empresarial, em especial o do agronegócio. A escolha dessa análise se justifica, primeiramente, pela defesa de que o papel da educação escolar é o de possibilitar às classes trabalhadoras o acesso ao conhecimento sistematizado e, nesse sentido, é um ato político que não pode ser descaracterizado por ações ideológicas que valorizam os interesses do capital, nem mesmo na EA; em segundo lugar, por entendermos que o agronegócio tem grande relevância político-econômica e cultural no Brasil, com características históricas de degradação socioambiental e com forte inserção nas escolas públicas na região de Ribeirão Preto, por estratégia da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG). Temos como fundamento o Materialismo Histórico-Dialético, a favor da Educação Ambiental Crítica, em diálogo com os pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica. A discussão se concentra na inserção do setor privado em questão nas escolas públicas pela EA em decorrência do neoliberalismo, nas interferências geradas por esse processo à educação escolar pública e na necessidade de enfrentarmos as parcerias público-privadas.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Barbosa, Lia Pinheiro. "Challenges Facing Latin American Peasant Movements under Progressive Governments and New Right-Wing Parties: The Case of Brazil." Latin American Perspectives 47, no. 5 (August 17, 2020): 94–112. http://dx.doi.org/10.1177/0094582x20946408.

Full text
Abstract:
This article analyzes the dilemmas faced by peasant movements in Brazil during the “progressive governments” and the return of the right to power. To this end, it analyzes the case of the Landless Rural Workers Movement (MST) in two scenarios of recent political history. The first is that of the progressive governments, characterized by a simultaneous opening of public space and public policies to popular movements, although at the same time and contradictorily, also to the private sector linked to financial and transnational capital. The second scenario is that of the rise of the far right to power, first through a parliamentary coup d’état, and then by an electoral process. O artigo analisa os dilemas enfrentados pelos movimentos camponeses no Brasil durante os “governos progressistas” e no retorno das direitas ao poder. Para tanto, se analisa o caso do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em dois cenários da história política recente: o primeiro, no marco dos governos progressistas, caracterizado por uma abertura do espaço público, no campo das políticas públicas, aos movimentos populares, ainda que ao mesmo tempo e de maneira contraditória, também ao setor privado vinculado ao capital financeiro e transnacional. O segundo cenário é o da ascensão, mediante um golpe de Estado parlamentário, seguido de processo eleitoral, da direita ao poder.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Vargas, Divane de. "Atitudes de estudantes de enfermagem frente questões relacionadas ao álcool, alcoolismo e alcoolista." Acta Paulista de Enfermagem 24, no. 5 (2011): 638–44. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-21002011000500007.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Examinar as atitudes de uma amostra de estudantes de enfermagem frente ao álcool, alcoolismo e alcoolista. MÉTODOS: Estudo exploratório realizado com 144 estudantes do último ano de graduação em enfermagem de duas escolas do setor privado da cidade de Ribeirão Preto - SP. Para a coleta de dados, utilizou-se a Escala de atitudes frente álcool, alcoolismo e alcoolista. RESULTADOS: as atitudes frente ao alcoolista foram mais negativas do que aquelas que vêm sendo reportadas na literatura. A maioria dos participantes considerou o alcoolista culpado por seus problemas de saúde e preferiu não trabalhar com esse tipo de paciente. CONCLUSÃO: As atitudes dos estudantes frente às questões relacionadas ao álcool e alcoolismo tendem à ambivalência e à negatividade, o que pode ser atribuído à falta de preparo recebida durante a graduação. Apesar das recomendações feitas pelos especialistas no País pouco tem sido investido na formação do enfermeiro em álcool e outras drogas sobretudo nas escolas privadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Gonsalves, Zilda De Santana, Thaísa Amorim Nogueira, Kátia Regina de Oliveira Nascimento, Sabrina Calil-Elias, and Selma Rodrigues de Castilho. "Residência em Farmácia Hospitalar: 20 anos contribuindo para a formação de farmacêuticos de excelência." DIVERSITATES International Journal 10, no. 3 (June 3, 2019): 20. http://dx.doi.org/10.53357/aicz4839.

Full text
Abstract:
O curso de Residência em Farmácia Hospitalar da UFF iniciou suas atividades em 1997. Sua finalidade vem permitindo aos alunos articulação entre os conhecimentos teóricos e vivência da rotina hospitalar. Este trabalho descreve os resultados de 20 anos de atividade deste curso. Até 2014, foram oferecidas 489 vagas das quais 486 foram efetivamente ocupadas. Do total de matriculados, 66 % concluíram o curso com a defesa da monografia, tendo média de defesa de 18,8 defesas por turma (dp=7,8). Os 321 concluintes foram contatados via e-mail e ou telefone, para saber onde estão trabalhando atualmente. A maioria (84 %) está trabalhando na área de farmácia hospitalar ou atenção básica, englobando setor público, privado e militar, e 3 % se dedicando à docência na área. Os resultados demonstram que o curso vem cumprindo seus objetivos ao longo destes anos de atuação ininterrupta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Souza, Thiago Santos de, Jorge Henrique Santos Saldanha, and Ivan Maia de Mello. "As relações de trabalho dos fisioterapeutas na cidade de Salvador, Bahia." Saúde e Sociedade 23, no. 4 (December 2014): 1301–15. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902014000400015.

Full text
Abstract:
As transformações socioeconômicas decorrentes da reorganização do sistema vigente e da conformação do Estado neoliberal têm conduzido à precarização do mundo do trabalho. O processo de reestruturação produtiva, oriundo do setor industrial, tem acarretado um forte impacto no campo da saúde e, consequentemente, na fisioterapia. Este artigo analisa as relações de trabalho dos fisioterapeutas que atuam em clínicas particulares na cidade de Salvador, correlacionando-as com o processo de reestruturação do mundo do trabalho. Trata-se de um estudo exploratório, de natureza qualitativa, com base no referencial teórico da sociologia do trabalho. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito fisioterapeutas. A abordagem utilizada foi a análise de conteúdo por categorias temáticas, previamente identificadas pelos autores, a saber: centralidade do trabalho, conjuntura socioeconômica, precarização do trabalho, formação acadêmica e organização sindical. A análise compreensiva revelou a centralidade que o trabalho ocupa na vida dos fisioterapeutas. Na análise da conjuntura socioeconômica, foram identificados os processos que influenciam a atuação profissional e como eles moldam o perfil do trabalhador. Quanto à precarização do trabalho, foram caracterizados os vínculos empregatícios, as condições de trabalho, a estabilidade e a remuneração. A formação acadêmica foi vinculada à reprodução da lógica do capital, acompanhada pela expansão, sem planejamento e regulação, do Ensino Superior privado. Já a organização sindical mostrou-se distante do fisioterapeuta. A análise das correlações entre forças socioeconômicas que influenciam a prática profissional indicou que as relações de trabalho dos fisioterapeutas entrevistados mostraram-se precárias e instáveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography