To see the other types of publications on this topic, follow the link: Trabalho e escola.

Journal articles on the topic 'Trabalho e escola'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Trabalho e escola.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Rossetti, Claudia Broetto, Carolina Alves Silva, Giuliano Loureiro Batista, Leila Alves Stein, and Luciana de Oliveira Hulle. "Panorama da psicologia escolar na cidade de Vitória: um estudo exploratório." Paidéia (Ribeirão Preto) 14, no. 28 (2004): 191–95. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-863x2004000200008.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa apresenta um panorama da Psicologia Escolar em escolas públicas e privadas de Vitória. Foram entrevistados 34 sujeitos, todos de escolas diferentes, sendo quatro psicólogos e 30 outros profissionais de educação. Constatou-se que os poucos psicólogos atuantes não possuíam vínculo empregatício com as escolas e relatavam insatisfação com o trabalho. Os demais profissionais afirmaram que o psicólogo na escola deve trabalhar com os relacionamentos entre alunos, pais e professores. A maioria dos sujeitos considerou o trabalho do psicólogo na escola importante, ainda que, naquelas
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

GOMES VIDAL DE OLIVEIRA, ALEXSANDRA. "GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA." Revista Territórios 03, no. 02 (2021): 19–27. http://dx.doi.org/10.53782/56.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como tema a gestão democrática na escola, apresenta uma contextualização sobre como esse tipo de gestão na escola necessita do envolvimento de toda a comunidade escolar, isto é, trabalho coletivo dentro da instituição de ensino. Assim os objetivos desta pesquisa foram :investigar as mudanças políticas e pedagógicas que as escolas estão passando, na figura do gestor democrático; averiguar o papel do Gestor no processo de formação dos alunos; analisar a relação democrática da escola com a família do alunado e compreender o papel do trabalho coletivo no ambiente escolar. Sendo o m
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Sawicki, Simone Salete, and Lidiane Limana Puiati Pagliarin. "Gestão escolar e avaliação em larga escala: realidades, possibilidades e desafios." Revista de Gestão e Avaliação Educacional 7, no. 16 (2018): 25. http://dx.doi.org/10.5902/2318133832461.

Full text
Abstract:
Neste texto apresentam-se os resultados de um trabalho teve como objetivo compreender as relações existentes entre a gestão escolar e as políticas de avaliação em larga escala. Com abordagem qualitativa, a análise de informações compreendeu resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb - de escolas estaduais do Rio Grande do Sul, bem como análise de artigos acadêmico-científicos sobre a temática. Em síntese, podemos afirmar que as avaliações em larga escala impactam diretamente no cotidiano escolar e no trabalho da gestão da escola. Tais impactos produzem novos desafios à g
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Stênico, Joselaine Andréia de Godoy. "OS IMPACTOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO COTIDIANO ESCOLAR." Criar Educação 10, no. 1 (2021): 264. http://dx.doi.org/10.18616/ce.v10i1.4909.

Full text
Abstract:
Da política educacional à prática pedagógica, um elemento está sempre presente, a escola como uma instituição com cultura própria. Assim, o modo como a escola trata a aplicabilidade das políticas públicas de educação acontece sempre de maneira dinâmica e não de forma estanque, interferindo diretamente na cultura escolar, impactando diretamente na organização e desenvolvimentos dos trabalhos e das práticas docentes. Desse modo, este artigo tem como objetivo investigar os reflexos que as políticas públicas produzem no cotidiano escolar, sobretudo, no que se refere aos impactos na organização do
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Gonçalves, A. M. G. "Trabalho, Escola e Ideologia." Comunicações 3, no. 1 (1996): 116–17. http://dx.doi.org/10.15600/2238-121x/comunicacoes.v3n1p116-117.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ribeiro, Marlene. "Trabalho cooperativo no MST e ensino fundamental rural: desafios à educação básica." Revista Brasileira de Educação, no. 17 (August 2001): 20–39. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782001000200003.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é averiguar que desafios o trabalho cooperativo, desenvolvido por agricultores assentados, coloca à escola básica. A metodologia articula uma revisão bibliográfica sobre economia solidária com a pesquisa-ação, feita em assentamentos de reforma agrária e escolas rurais, no município de Piratini/RS, focalizando a relação entre o trabalho cooperativo e a educação escolar. As falas dos sujeitos evidenciam o conflito entre a formação exigida pelo trabalho cooperativo agrícola e o modelo de escola básica em que se fundamenta a educação rural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Marcassa, Luciana Pedrosa, and Soraya Franzoni Conde. "Juventude, trabalho e escola em territórios de precaridade social." Perspectiva 35, no. 4 (2017): 1296–313. http://dx.doi.org/10.5007/2175-795x.2017v35n4p1296.

Full text
Abstract:
Este artigo aborda a relação entre os jovens, o trabalho e a escola a partir dos dados de uma pesquisa sobre juventude e escolarização desenvolvida entre 2014 e 2016, em 10 escolas públicas localizadas nas imediações dos territórios do maciço do Morro da Cruz (Florianópolis, SC), região geopoliticamente segregada e periférica, embora situada no centro da cidade. Os dados são recolhidos por meio de estudos bibliográficos, análise de documentos, aplicação de questionários e grupos focais. As análises produzidas até agora evidenciam que o trabalho é central na vida dos jovens pesquisados tanto po
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Dalben, Ângela Imaculada Loureiro de Freitas. "Os ciclos de formação como alternativa para a inclusão escolar." Revista Brasileira de Educação 14, no. 40 (2009): 66–82. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782009000100006.

Full text
Abstract:
A partir da década de 1980, a cultura escolar passou a ser foco dos debates sobre as necessidades urgentes de construção de uma escola capaz de abrigar a diversidade da população escolarizável do país, para enfrentar o fracasso escolar e resolver o problema do analfabetismo e das desigualdades de acesso aos bens culturais da humanidade. Entre as alternativas, a organização da escola por ciclos passou a ser uma das alternativas apresentadas pelas propostas mais ousadas de mudança dessa cultura. Este trabalho discute parte dessa questão, situando a seguinte pergunta: seria a mudança da organizaç
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Almeida, Wilson Ricardo Antoniassi de. "PROFESSOR LEOVEGILDO CHAGAS SANTOS (1955): PATRONO DO TERCEIRO GRUPO ESCOLAR DE LIMEIRA, ESTADO DE SÃO PAULO." História da Educação 21, no. 52 (2017): 335–55. http://dx.doi.org/10.1590/2236-3459/67716.

Full text
Abstract:
Resumo Este trabalho propõe apresentar a história do patrono da Escola Estadual Professor Leovegildo Chagas Santos, o Terceiro Grupo Escolar de Limeira, estado de São Paulo, que até então se encontrava oculta, já que os alunos, professores e funcionários que atualmente convivem em seus espaços escolares desconheciam a pessoa que identifica e diferencia a instituição escolar das demais, pois inexistia busto, retrato e biografia de seu patrono. A partir da realização de um trabalho de campo que se constituiu numa intensa atividade arqueológica por meio de visitas a arquivos públicos e privados (
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Limonta, Sandra Valéria. "Escola de Tempo Integral: Desafios Políticos, Curriculares e Pedagógicos." EDUCAÇÃO: Teoria e Prática 24, no. 46 (2014): 120. http://dx.doi.org/10.18675/1981-8106.vol24.n46.p120-136.

Full text
Abstract:
Este artigo objetiva problematizar o projeto de educação integral e escola de tempo integral que se encontra em construção em nosso país, articulando história e política à reflexão sobre a organização curricular e o trabalho pedagógico. São analisados parte dos resultados de uma pesquisa do tipo etnográfico realizada em seis escolas públicas de tempo integral de Ensino Fundamental, buscando identificar como tais escolas organizam o currículo e os processos de ensino e se mais tempo de escola repercute positivamente na melhoria da qualidade da aprendizagem. O procedimento de pesquisa é a observ
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Araújo, Francisco de Assis Amorim de. "GESTÃO ESCOLAR: A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 7, no. 2 (2021): 16. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v7i2.620.

Full text
Abstract:
O presente trabalho é uma pesquisa bibliográfica, que analisa os principais fundamentos da gestão escolar quanto articulação das práticas pedagógica, com foco no resultado da aprendizagem dos estudantes. Aborda o papel da equipe gestora da escola como essencial ente articulador do processo de ensino para que os estudantes possam galgar aprendizagem significativa no processo de escolarização. Diante disto, enfatiza os princípios educacionais pertinentes às necessidades educacionais vigentes, indispensáveis à formação acadêmica das pessoas no contexto do Século XXI. Ressalta a importância do Pla
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Oriani, Angélica Pall. "Entre limites geográficos e pedagógicos: organização do trabalho escolar nas escolas isoladas e nos grupos escolares (São Paulo, 1892-1950)." Educação & Formação 3, no. 7 jan/abr (2018): 104–23. http://dx.doi.org/10.25053/redufor.v3i7.174.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é problematizar as diferenciações operadas no âmbito das políticas educacionais paulistas entre escolas isoladas e grupos escolares. Para tal, analisa-se a organização do trabalho escolar considerando as orientações oficiais a respeito das ordenações espaço- -temporais e das matérias dos programas de ensino para essas instituições. A delimitação cronológica compreende o período entre 1892, ano de publicação da primeira prescrição oficial sobre a ordenação temporal escolar, e 1950, ano de publicação do último programa de ensino destinado às escolas de ensino primário. Co
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Vilas Boas, Ivanilda Vilela, and Luana Costa Almeida. "O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica como indicador de qualidade: ele reflete o trabalho desenvolvido?" Revista de Educação PUC-Campinas 22, no. 3 (2017): 441. http://dx.doi.org/10.24220/2318-0870v22n3a3693.

Full text
Abstract:
Oficialmente anunciado como medida da qualidade da educação brasileira, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica tem sido comumente tomado, perante os educadores e a opinião pública em geral, como reflexo da qualidade produzida nas escolas. Derivado de pesquisa de mestrado cujo objetivo foi conhecer a percepção dos professores sobre o que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica revela e/ou omite em relação à realidade de cada instituição e da qualidade produzida, o presente artigo objetiva discutir os limites e potencialidades de tal índice, como reflexo do trabalho desenvolvido n
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Mezzalira, Adinete Sousa da Costa, Mara Aparecida Lissarassa Weber, and Raquel Souza Lobo Guzzo. "Educadores de criança: condições de trabalho e vida." Psicologia: Ciência e Profissão 33, no. 3 (2013): 688–99. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-98932013000300013.

Full text
Abstract:
A alienação, o fatalismo e a conscientização no espaço escolar são abordados neste estudo, que teve o objetivo de investigar como trabalhadoras da educação de uma escola pública de educação infantil percebiam as dimensões de seu trabalho nesse contexto. A pesquisa utilizou a abordagem qualitativa, e os dados foram obtidos por meio da análise de 35 questionários preenchidos por professores, monitores e pela equipe gestora de uma escola municipal de educação infantil. Os resultados revelaram que as trabalhadoras, em sua maioria, vivenciam situações de opressão nas relações de poder existentes na
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Morais, R. "Mídia: Família, Escola e Trabalho." Comunicações 13, no. 2 (2006): 89–105. http://dx.doi.org/10.15600/2238-121x/comunicacoes.v13n2p89-105.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Martiniak, Vera Lucia. "A formação de professores no Paraná e as práticas de fiscalização do trabalho docente." Revista HISTEDBR On-line 11, no. 43 (2012): 202. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v11i43.8639937.

Full text
Abstract:
O apresenta uma discussão acerca das práticas fiscalizadoras na formação de professores, ou seja, a constituição dos órgãos de direção e inspeção escolar, conforme as determinações do Código de Ensino de 1917 e do Regulamento das Escolas Normais Primárias de 1924 e, a atuação do diretor da Escola Normal considerando-se o exercício da autoridade administrativa e pedagógica no interior da instituição escolar. A pesquisa, teve como propósito compreender o papel desempenhado pelo diretor da Escola Normal, a partir da legislação paranaense, do período que se constituíram como fontes primárias. A fi
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Sousa, Gustavo Rugoni de, and Vera Lucia Gaspar da Silva. "A FÁBRICA MÓVEIS CIMO E SEUS MOBILIÁRIOS: A ESCOLA COMO UM MERCADO ATRAENTE." História da Educação 20, no. 50 (2016): 327–52. http://dx.doi.org/10.1590/2236-3459/64193.

Full text
Abstract:
Resumo Este trabalho, vinculado às discussões acerca da cultura material escolar, tem como objetivo compreender as relações existentes entre a fábrica Móveis Cimo e o mercado escolar. Para tanto, os investimentos se concentram nas relações entre as escolas públicas primárias, a indústria e o Estado. A escolha por estas categorias se fundamentou na compreensão de que a escola de massas é um fenômeno do mundo ocidental que se articulou com a expansão industrial. Compreende-se que a circulação de ideias pedagógicas difundiu saberes que modificaram a idealização dos artefatos escolares a partir de
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Dos Santos, Aldeci. "Investigando projetos de educação ambiental tendo como enfoque a interdisciplinaridade." Revista Amor Mundi 1, no. 3 (2020): 81–89. http://dx.doi.org/10.46550/amormundi.v1i3.42.

Full text
Abstract:
O presente artigo visa analisar a contribuição da temática interdisciplinaridade nos projetos de educação ambiental. Para tanto, este trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual Professor Joaquim Vieira Sobral, no bairro, Jabotiana Aracaju/SE, objetivando analisar os projetos de Educação Ambiental desenvolvidos na escola quanto a abordagem interdisciplinar. Para tanto, foram aplicados questionários com professores da escola e realizadas entrevistas com membros da equipe diretiva. A escola analisada vem desenvolvendo diversos projetos de EA, abertos à participação de todos, inclusive da comuni
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Pereira, Fátima, and Ana Mouraz. "CRISE DA EDUCAÇÃO ESCOLAR E PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE O SEU TRABALHO: IDENTIDADE PROFISSIONAL E CLIMA DE ESCOLA EM ANÁLISE." Educação em Revista 31, no. 1 (2015): 115–38. http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698129348.

Full text
Abstract:
Apresentam-se resultados parciais de um projeto intitulado "Aprendizagens e climas de escola: dispositivos inovadores para o sucesso escolar" que procurou, essencialmente, produzir conhecimento em dois domínios nucleares das formas de vida produzidas na escola, as aprendizagens e os climas, e conhecer a especificidade dos processos educativos e relacionais, relativos aos dois focos citados, experienciados em diferentes escolas que pertencem ao Observatório da Vida das Escolas do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Unive
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Moura, Terciana Vidal, and Juliane Queiróz Muniz Neri. "Gestão escolar, trabalho pedagógico e educação do campo: análise de um contexto." Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES) 2, no. 1 (2021): 240–64. http://dx.doi.org/10.22481/poliges.v2i1.8516.

Full text
Abstract:
A Educação do Campo vem conquistando um lugar de destaque na agenda das políticas públicas, inaugurando um outro olhar sobre o campo. O Movimento Por uma Educação do Campo é fruto do acúmulo de diversas experiências políticas, educativas e pedagógicas construídas historicamente pelo conjunto de movimentos populares do Brasil. A Educação do Campo apresenta-se como um paradigma transformador da sociedade que visa à emancipação dos sujeitos, à superação das relações de trabalho excludentes e produção de uma existência humana digna. Desse modo, a epistemologia da Educação do Campo vai exigir a tra
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

De Oliveira Fonseca, Kacia Neto, and Valeria Augusta Cerqueira de Medeiros Weigel. "Educação escolar indígena: entre a que temos e a que queremos!" Educação Online 13, no. 29 (2018): 1–18. http://dx.doi.org/10.36556/eol.v13i29.485.

Full text
Abstract:
Este trabalho baseia-se em pesquisa realizada na Barreira da Missão, área indígena do Município de Tefé-AM, em que se buscou analisar as medidas que estão sendo criadas para que a Escola Municipal Rural Indígena Pe. Augusto Cabrolié se estabeleça nos padrões da Educação Escolar Indígena. O caminhar metodológico utilizou o método hermenêutico-dialético, em que procedemos com observação direta e entrevista semiestruturada com participantes moradores da comunidade. Os resultados nos mostraram que a Educação Escolar Indígena já foi implantada na escola, contudo, precisa implementar algumas polític
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Almeida, Luana Costa, Adilson Dalben, and Luiz Carlos de Freitas. "O Ideb: limites e ilusões de uma política educacional." Educação & Sociedade 34, no. 125 (2013): 1153–74. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-73302013000400008.

Full text
Abstract:
As escolas participam das avaliações de larga escala e nem sempre questionam seus limites e potencialidades para a análise de sua realidade. Embora acredite na importância destas avaliações na busca da qualidade educacional, o presente trabalho questiona seu uso na ancoragem de políticas públicas, problematizando a influência dos fatores externos na composição do desempenho, a utilização do Ideb como sintetizador da qualidade das instituições e o conceito de eficácia escolar. Baseando-se em dados do Projeto Geres, um estudo longitudinal de tipo painel (2005-2008), discute aspectos da análise d
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Souza Filho, Edson de, Fernanda Insfrán, Ana Paula Magalhães, and Daise Rosas. "Avaliação de escolas públicas através de desenhos: um estudo comparativo de três escolas da cidade do Rio de Janeiro." Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação 18, no. 67 (2010): 325–43. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362010000200008.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi testar um método de avaliação de escolas públicas através do desenho e refletir sobre sua aplicabilidade para compreensão de fenômenos psicossociais que ocorrem no ambiente escolar. Supomos que a linguagem verbal tende a favorecer as normas sociais mais influentes no ambiente acadêmico e fora dele, prejudicando a expressão de indivíduos e grupos que adotam outras normas, supostamente menos legitimas e/ou não reconhecidas socialmente. Os participantes foram estudantes de ensino fundamental e médio de escolas públicas na cidade do Rio de Janeiro. Eles fizeram um des
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Santos, Joebson Maurilio Alves dos, Rubens Lopes Pereira da Silva, Flávia Emília Cavalcante Valença Fernandes, and Tatiane Almeida de Menezes. "Influência da violência dentro e fora da escola na proficiência escolar dos alunos da cidade do Recife." Revista Brasileira de Segurança Pública 12, no. 2 (2019): 210–29. http://dx.doi.org/10.31060/rbsp.2018.v12.n2.956.

Full text
Abstract:
O impacto que a violência incide sobre o desempenho escolar dos alunos pode acarretar uma geração de trabalhadores com baixa produtividade e com esperança de salários menores no futuro, podendo levar a indivíduos potenciais criminosos devido à expectativa de baixos rendimentos com a atividade lícita. Este trabalho procura identificar o papel do ambiente no qual a escola se insere sobre o desempenho escolar, mais precisamente, mensurar de que forma o número de assassinatos no entorno da escola pode influenciar o desempenho escolar do aluno. Desse modo, usando técnicas de geoprocessamento de dad
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Cunha, Ana Beatriz de Souza, Anthony Renan Brum Rodrigues, Leonardo Barboza Benites, et al. "Programa Residência Pedagógica: reflexões sobre a etapa de ambientação em uma escola-campo." Research, Society and Development 9, no. 10 (2020): e5519108300. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i10.8300.

Full text
Abstract:
A inserção de licenciandos no ambiente escolar configura-se como uma importante prática para o aperfeiçoamento dos futuros docentes, possibilitando experiências dentro da escola: essa é a proposta do Programa Residência Pedagógica (PRP). O PRP é uma política de formação de professores proposta pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) juntamente com o Ministério da Educação (MEC), e é organizado e executado por professores de licenciaturas, professores de escolas públicas, discentes de licenciatura e diversos outros agentes. Desde de 2018, início do programa, até
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Langona, Neichelli Fabrício, and Renata Prenstteter Gama. "Dimensões do trabalho do coordenador pedagógico no contexto escolar." Laplage em Revista 4, no. 1 (2018): 225. http://dx.doi.org/10.24115/s2446-6220201841430p.225-237.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo discutir as dimensões do trabalho do coordenador pedagógico no contexto escolar. O estudo foi de natureza qualitativa e interpretativa com a utilização de questionários respondidos por 23 coordenadores pedagógicos que atuam em escolas municipais dos anos iniciais do Ensino Fundamental na prefeitura de Jundiaí-SP. Através das devolutivas dos coordenadores e do referencial consultado foi possível constatar que os coordenadores exercem inúmeras funções no cotidiano da escola e que elas podem ser organizadas em quatro categorias: (i) processos de ensino e aprendizagem
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Schmidt, Maria Luiza Gava, Larissa Prato Santos, Letícia Piffer, Venâncio Paiola Tonon, João Massuda Junior, and João Areosa. "Diagnóstico do contexto de trabalho de creches-escola municipais." Revista Labor 2, no. 25 (2021): 47–63. http://dx.doi.org/10.29148/labor.v2i25.71003.

Full text
Abstract:
Trata-se de um relato de experiência de estágio em Psicologia no campo da saúde do trabalhador que teve como objetivo diagnosticar aspectos das condições de trabalho, da organização do trabalho e das relações socioprofissionais de duas creches-escola municipais. Foi realizado um estudo transversal que utilizou a Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho (EACT) com 39 trabalhadores, sendo 19 de uma creche e 20 da outra. O resultado médio obtido para os fatores “Organização do Trabalho” e “Condições de Trabalho” indicou resultado “Crítico” em ambas as creches, sinalizando a existência de uma s
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Oliveira, Ramon de. "O Ensino Médio e a precocidade do trabalho juvenil." Educar em Revista 34, no. 67 (2018): 177–97. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.52751.

Full text
Abstract:
RESUMO Apresenta-se os resultados de uma pesquisa que objetivou levantar a opinião dos jovens sobre a contribuição da escola para sua formação enquanto trabalhadores. Foram entrevistados 115 jovens matriculados no Ensino Médio, em 17 escolas na região metropolitana do Recife. Concluiu-se que a escola pública ao considerar que os jovens têm como horizonte a entrada no mercado de trabalho, promove a aprendizagem do mínimo necessário para uma inserção precoce e precarizada. Os jovens desejam de alguma forma, mudar a sua condição social, nesse sentido, articulam trabalho e escola como uma relação
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Oliveira, Dalila Andrade. "Política educacional e a re-estruturação do trabalho docente: reflexões sobre o contexto Latino-americano." Educação & Sociedade 28, no. 99 (2007): 355–75. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-73302007000200004.

Full text
Abstract:
Este artigo discute como as políticas educacionais latino-americanas têm alterado a realidade escolar e, particularmente, a relação entre trabalhadores docentes e escola. Parte de referenciais teóricos desenvolvidos em outros contextos - Europa e América do Norte - para analisar resultados de pesquisa documental realizada sobre a política educacional em curso em alguns países latino-americanos e pesquisa empírica desenvolvida com trabalhadores docentes de escola básica pública no Brasil. Constata-se que tais políticas têm engendrado nova organização do trabalho escolar que reflete um modelo de
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Parente, Juliano Mota. "Gestão escolar no contexto gerencialista: o papel do diretor escolar." Roteiro 42, no. 2 (2017): 259–80. http://dx.doi.org/10.18593/r.v42i2.12535.

Full text
Abstract:
Neste artigo teve-se como objetivo analisar a influência do gerencialismo na gestão das escolas públicas brasileiras, verificando-se em que medida essa nova tendência modificou a organização da escola e o trabalho do diretor. A gestão das escolas públicas no Brasil vem se modificando nas últimas décadas em decorrência da implantação de modelos gerenciais na administração pública. Foi realizada pesquisa bibliográfica sobre a gestão escolar no Brasil. A pesquisa empírica foi realizada por meio de entrevistas com diretores de escolas públicas de um município no interior de São Paulo, com o objeti
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Batista da Silva, Marcos Antonio. "PRÁTICA FAMILIAR E ESCOLAR NA ESCOLHA DO TRABALHO DO JOVEM." Itinerarius Reflectionis 7, no. 2 (2011): 10. http://dx.doi.org/10.5216/rir.v1i10.1158.

Full text
Abstract:
Este estudo é o resultado de uma pesquisa que aprofundou a discussão sobre a categoria juventude e as repercussões da prática familiar e escolar, na escolha do trabalho dos jovens e inserção laboral. O desenvolvimento deste estudo foi norteado pelo referencial teórico sócio-histórico. A pesquisa contou com 50 jovens participantes de ambos os sexos, com idade entre 17 e 20 anos, estudantes do 3º ano do Ensino Médio, de escola pública, no município de Carapicuíba, SP, em busca do primeiro emprego. Para coletar as informações na escola dos participantes, utilizamos questionários e a técnica de gr
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Da Cruz Marques Espindola, Patricia. "A inclusão do aluno deficiente visual na escola regular." Iniciação & Formação Docente 7, no. 3 (2020): 743. http://dx.doi.org/10.18554/ifd.v7i3.4992.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo repensar e discutir sobre o papel das escolas e principalmente do corpo docente na “inclusão” escolar. Nesse sentido, farei um relato de experiência sobre o meu trabalho de professora de apoio na Escola Estadual Bueno Brandão, no qual auxilio alguns alunos com deficiências, especificamente me atentarei a um aluno, em específico, que tem deficiência visual, mostrando as principais dificuldades enfrentadas no cotidiano de sala de aula, a forma como esse aluno lida com os conteúdos e disciplinas, e principalmente os materiais didáticos que são necessários para que
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

De Jesus, José Santos, and Katia Siqueira De Freitas. "CONSTRUÇÃO DE UM CAMINHO PROFÍCUO NA ESCOLHA DE GESTORAS DE ESCOLAS PÚBLICAS." Revista Mbote 1, no. 1 (2020): 093–109. http://dx.doi.org/10.47551/mbote.v1i1.9384.

Full text
Abstract:
O presente artigo resulta de um estudo sistemático da literatura sobre escolhas de gestoras escolares. Evidencia a evolução e a importância da escolha de gestoras escolar para as escolas públicas. A opção pelo gênero feminino para representar os dirigentes escolares, ocorre pelo fato de ser este o gênero predominante na ocupação dos cargos de gestão da escola básica no nordeste brasileiro. O trabalho toma por base autores que tratam do tema, como LIBÂNEO (2004), LUCK (2011), PARO (2018), FREITAS (2009), DIAS e GUEDES (2010), OLIVEIRA (2003). A pesquisa constatou que o modelo de escolha de gest
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Pereira, Alisson José da Silva Esteves, and Gilvanice Da Silva Musial. "Maria Estephania e a Escola Primária Distrital de Vera Cruz – Pindahybas, Minas Gerais: um estudo sobre estratégias e táticas (1901-1909)." Revista Brasileira de História da Educação 19 (September 20, 2019): e087. http://dx.doi.org/10.4025/rbhe.v19.2019.e087.

Full text
Abstract:
Neste artigo analisaremos as táticas produzidas na localidade Vera Cruz – Pindahybas para a permanência da escola de instrução primária, após a lei 281 de 1899, bem como o trabalho de Maria Estephania de Macedo, professora da cadeira entre 1901 e 1909. Analisaremos, ainda, aspectos referentes ao ensino e observaremos que todo o processo escolar organizado na cadeira primária de Maria Estephania de Macedo foi fundamental para a não supressão da cadeira na localidade. Para a realização deste trabalho, utilizaremos a legislação mineira, relatórios da Secretaria do Interior, dentre outros. E, para
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Pereira, Alisson José da Silva Esteves, and Gilvanice Da Silva Musial. "Maria Estephania e a Escola Primária Distrital de Vera Cruz – Pindahybas, Minas Gerais: um estudo sobre estratégias e táticas (1901-1909)." Revista Brasileira de História da Educação 19 (September 20, 2019): e087. http://dx.doi.org/10.4025/rbhe.v19i0.45685.

Full text
Abstract:
Neste artigo analisaremos as táticas produzidas na localidade Vera Cruz – Pindahybas para a permanência da escola de instrução primária, após a lei 281 de 1899, bem como o trabalho de Maria Estephania de Macedo, professora da cadeira entre 1901 e 1909. Analisaremos, ainda, aspectos referentes ao ensino e observaremos que todo o processo escolar organizado na cadeira primária de Maria Estephania de Macedo foi fundamental para a não supressão da cadeira na localidade. Para a realização deste trabalho, utilizaremos a legislação mineira, relatórios da Secretaria do Interior, dentre outros. E, para
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Leite, Natanielle de Oliveira Gomes, and Aleyres Bispo Chagas. "Diagnóstico escolar: na rede de ensino médio em Arapiraca – AL, supervisionado pelo o programa – PIBID." Diversitas Journal 6, no. 1 (2021): 1446–64. http://dx.doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1238.

Full text
Abstract:
RESUMO: Este trabalho apresenta os resultados de uma das atividades iniciais realizadas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) do curso de Ciências Biológicas, em 2018, o diagnóstico escolar. O mesmo teve como propósito o conhecimento do espaço escolar como contexto de atuação dos bolsistas do programa, permitindo analise e percepção das possibilidades existentes na comunidade escolar. Nesta atividade foram analisados vários aspectos da escola, entre eles destacam-se: o reconhecimento do espaço físico e o estudo do Pro
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Sartori, Jerônimo, and Marcia Fabris. "Ressignificação do trabalho do coordenador pedagógico na escola." Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp 8, no. 3 (2020): 112–28. http://dx.doi.org/10.34024/olhares.2020.v8.11026.

Full text
Abstract:
Este estudo objetivou ressignificar o trabalho do coordenador pedagógico, considerando o seu papel de dinamizador da formação continuada de professores em âmbito escolar. Trata-se do recorte de uma dissertação de Mestrado Profissional em Educação, desenvolvida com base em referenciais teóricos e pesquisa de campo em uma escola municipal do Alto Uruguai rio-grandense. O estudo é de natureza eminentemente qualitativa, realizado pelos procedimentos da pesquisa-ação, da intervenção e da pesquisa participante, sendo que a produção dos dados empíricos deu-se pelos registros das coordenadoras pedagóg
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Dos Santos, Jucenilton Alves. "EFETIVAÇÃO DA CIDADANIA E DA APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA COOPERAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA." REVISTA DE LETRAS - JUÇARA 2, no. 1 (2018): 42–53. http://dx.doi.org/10.18817/rlj.v2i1.1561.

Full text
Abstract:
A participação da família no ambiente escolar é fundamental no processo ensino-aprendizagem. Família e escola são os principais suportes com que a criança pode contar para enfrentar desafios, visto que, integradas e atentas podem detectar dificuldades de aprendizagem que ela possa apresentar, podendo contribuir de maneira eficiente em benefício da mesma. A família deve ser parceira, aliada à escola e aos professores, para juntos oferecerem um trabalho de envolvimento e cumplicidade nos assuntos relacionados ao ambiente escolar. O presente artigo tem como objetivo geral investigar de que forma
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Amboni, Vanderlei, and Natieli Da Silva Celestino. "O MST NA GESTÃO DA ESCOLA ITINERANTE INSTITUCIONALIZADA PELO ESTADO NO PARANÁ." Germinal: Marxismo e Educação em Debate 10, no. 2 (2018): 104. http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v10i2.24521.

Full text
Abstract:
<p>Este artigo reflete sobre a gestão institucionalizada da escola itinerante nos acampamentos do MST. Na origem dessa escola está a preocupação dos acampados com a escolarização das crianças e jovens, cuja família se faz presente nos acampamentos. A denominada “escola itinerante” é uma escola institucionalizada como escola pública no território do Movimento. A gestão escolar é materializada dentro dos princípios organizacionais do MST, cuja centralidade é a gestão democrática. Dessa forma, o objeto do presente trabalho traz o MST como sujeito da gestão da Escola Itinerante no Paraná, te
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Menezes, Jones Baroni Ferreira, and Alzeir Machado Rodrigues. "Sustentabilidade como tema de práticas pedagógicas na Escola Estadual de Educação Profissional Alfredo Nunes de Melo em Acopiara (ce)." Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) 10, no. 2 (2015): 73–84. http://dx.doi.org/10.34024/revbea.2015.v10.1930.

Full text
Abstract:
A sustentabilidade cada vez mais vem sendo foco de diferentes áreas de conhecimento, sendo necessário trabalhar assuntos relacionados ao tema no contexto escolar. Assim, o trabalho objetivou investigar as práticas pedagógicas utilizadas no Ensino Médio sobre o desenvolvimento sustentável. Esse estudo ocorreu através da aplicação de um questionário aos alunos de 3º ano da Escola Estadual de Educação Profissional Alfredo Nunes de Melo, totalizando 84 alunos. Diante do observado, a escola trabalha e tem uma atenção com relação à temática sustentabilidade (52,38%) em sala de aula, através da metod
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Amaro, Ivan. "Avaliação em larga escala e trabalho docente:." Quaestio: revista de estudos em educação 19, no. 2 (2017): 417. http://dx.doi.org/10.22483/2177-5796.2017v19n2p417-436.

Full text
Abstract:
Nos últimos anos, intensificou-se, na busca da qualidade, o uso da avaliação em larga escala na educação brasileira. São gerados, na escola e no trabalho docente, efeitos diversos. Discutir as implicações destas avaliações no trabalho docente é objetivo deste artigo. A pesquisa realizou-se em escolas de duas redes municipais da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. Buscou-se investigar os sentidos e efeitos que os resultados das avaliações externas, na educação básica, provocam no trabalho docente, a partir das vozes de gestores e de professores. Entrevistas semiestruturadas feitas com gestor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Bartz, Maicker Leite, Ewerton Da Silva Quartieri, and Vivian Dos Santos Queiroz. "Fatores que afetam a prática de violência por alunos dentro do ambiente escolar no estado de Minas Gerais." Revista Brasileira de Segurança Pública 13, no. 2 (2019): 142–57. http://dx.doi.org/10.31060/rbsp.2019.v13.n2.982.

Full text
Abstract:
Este trabalho investiga os principais fatores internos e externos que influenciam a violência cometida por alunos dentro de escolas do estado de Minas Gerais. As escolas são um ambiente de ensino e aprendizado voltado para preparar o aluno para a inserção em sociedade, mas o crescente aumento da violência urbana tem influenciado o comportamento delinquente dentro das escolas. Para avaliar a probabilidade de um aluno cometer agressão na escola estimou-se um modelo logit usando os dados da Prova Brasil de 2011. Os resultados apontam que agressão de professor, furto e atentado à vida são as variá
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Mariano, Alessandro Santos, and José Claudinei Lombardi. "ENSAIOS DA ESCOLA DO TRABALHO NAS ESCOLAS ITINERANTES DOS ACAMPAMENTOS DO MST NO ESTADO DO PARANÁ." Revista Debates Insubmissos 2, no. 6 (2019): 9. http://dx.doi.org/10.32359/debin2019.v2.n6.p9-37.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é apresentar elementos da Proposta Curricular das Escolas Itinerantes do Paraná, escolas públicas de educação básica, gestadas e orientadas pelo projeto educativo do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), que tem o trabalho como Matriz formativa, se fundamentando em Marx (1987), na pedagogia socialista e na pedagogia do oprimido (FREIRE, 1982). Essa proposta resgata práticas de educação e de escola, desenvolvida pela classe trabalhadora, desde a Revolução Russa, com a experiência da Escola do Trabalho, sistematizada pelos autores Pistrak (2000& 2009) e Shulgin
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Ferreira, Liliana Soares. "Trabalho pedagógico dos professores na escola." ETD - Educação Temática Digital 22, no. 1 (2020): 164–80. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v22i1.8653656.

Full text
Abstract:
Apresentam-se os argumentos em seções inter-relacionadas sobre a desinstitucionalização relacionada à dessimbolização, os efeitos desses processos no trabalho pedagógico dos professores. Tal sequência argumentativa tem como método a sistematização do que se lê, do que se vivencia na condição de pesquisador sobre o tema trabalho e do se passa a elaborar como considerações. Dessa vivência, vão-se produzindo argumentos apresentados de modo inter-relacionado, com o intuito de aprofundar entendimentos acerca do trabalho pedagógico, aqui recortado como o trabalho dos professores na escola e elaborar
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Nogara Junior, Gilberto. "Gramsci: Trabalho, Educação e Escola Unitária." Germinal: Marxismo e Educação em Debate 10, no. 3 (2019): 269. http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v10i3.27048.

Full text
Abstract:
<p>Nosso objetivo é discutir sobre algumas ideias que são imputadas ao italiano Antonio Gramsci (1891–1937), tais como: o trabalho como princípio educativo, a escola como trincheira avançada na guerra de posições (SAVIANI, 2013) e a construção da Escola Unitária já no modo de produção capitalista (MACHADO, 1988; SOARES, 1996; SOARES, 2000). A primeira ideia, de fato, foi Gramsci quem cunhou a partir do contexto italiano marcado pela Reforma Gentille, efervescência do operariado fabril italiano e ascensão do fascismo. A segunda se trata de uma inversão da tática gramsciana que tinha como
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Andrade, Leonardo Carlos de. "PARA ENTENDER A ESCOLA DO TRABALHO." Revista Práxis e Hegemonia Popular 5, no. 6 (2020): 193–96. http://dx.doi.org/10.36311/2526-1843.2020.v5n6.p193-196.

Full text
Abstract:
Essa resenha tem como objeto o livro A Escola do Trabalho: Formação Humana em Marx, que foi fruto da pesquisa de doutorado elaborada por Caio Antunes na Faculdade de Educação da UNICAMP, a qual traz à tona à essência dos escritos marxianos, minuciosamente desenvolvida pela dialética do método da economia política. Caio Antunes é professor da Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás e desenvolve pesquisas sobre Trabalho e Educação; Teoria Social e Marx.
 Recebido em 12 de maio de 2020Aceito em 15 de junho de 2020Editado em julho de 2020
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Padilha, Anna Maria Lunardi, and Ivone Martins Oliveira. "CONHECIMENTO, TRABALHO DOCENTE E ESCOLA INCLUSIVA." Journal of Research in Special Educational Needs 16 (August 2016): 318–22. http://dx.doi.org/10.1111/1471-3802.12294.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Vendramin, Marcia Cristina da Silva, Sandra Francisca Bezerra Gemma, and Andreia Silva Mata. "Entre o trabalho e a escola." Filosofia e Educação 11, no. 2 (2019): 302–23. http://dx.doi.org/10.20396/rfe.v11i2.8657845.

Full text
Abstract:
O artigo discute a problemática na produção de semijoias e bijuterias em Limeira-SP. A pesquisa descritiva foi realizada com crianças e adolescentes em idade escolar.Foi aplicado um questionário contendo 41 perguntas objetivas que investigaram o perfil do estudante, da família, do trabalho, dos estudos e aspectos da saúde. Entre os principais resultados foi detectado que 569 participantes possuíam idades entre 7 a 13 anos e destes 37,43% (n=213) informaram que precisam trabalhar para ajudar seus familiares.Quando questionado sobre o tipo de atividade que realizam 28,18% (n=51) estudantes indic
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Andrade, Leonardo Carlos de. "Para entender a escola do trabalho." Germinal: Marxismo e Educação em Debate 12, no. 3 (2021): 618. http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v12i3.36489.

Full text
Abstract:
Essa resenha tem como objeto desvelar o livro "A Escola do Trabalho: Formação Humana em Marx"<strong>, </strong>que foi fruto da pesquisa de doutorado elaborada por Caio Antunes na Faculdade de Educação da UNICAMP, a qual traz à tona à essência dos escritos marxianos, minuciosamente desenvolvida pela dialética do método da economia política.A obra versa sobre a “escola do trabalho”, e tem por objetivo principal discutir o papel do trabalho na formação humana. Entendemos que o livro traz ricas contribuições para entender a libertação do trabalhador como obra do próprio trabalhador,
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Pinto, Kinsey Santos. "AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ATRIBUÍDAS AO (SUB)ESPAÇO GEOGRÁFICO ESCOLA NO SÉCULO XXI." Revista Ensino de Geografia (Recife) 1, no. 3 (2019): 64. http://dx.doi.org/10.51359/2594-9616.2018.240472.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem por objetivo apresentar a compreensão do espaço escolar como um subespaço que faz parte do todo – uma possibilidade de leitura da intersecção conceitual do Espaço Escolar e do Espaço Geográfico –. A partir de uma metalinguagem da Geografia onde é possível entendermos a escola como um (Sub)espaço. O (Sub)espaço Geográfico Escola. Temos de início uma inquietude como problemática da proposta: como os sujeitos que compõe o Espaço Geográfico lêem esse (sub)espaço escola? A partir dessa leitura e da interação, que os sujeitos estabelecem nesse espaço, pode-se estudar as categ
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!