Academic literature on the topic 'Trabalho infantil. Evasão escolar. Crianças'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Trabalho infantil. Evasão escolar. Crianças.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Trabalho infantil. Evasão escolar. Crianças"

1

Franzoni Conde, Soraya, and Natália Palhoza. "“Não matou ninguém, mas deixou todo mundo meio torto”: trabalho, educação e infância desde a vitivinicultura de Videira, Santa Catarina, Brasil." Revista Polyphonía 32, no. 2 (2021): 59–75. http://dx.doi.org/10.5216/rp.v32i2.70891.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como foco o trabalho realizado por crianças ítalo-descendentes em pequenas propriedades rurais familiares, no Município de Videira, SC. O objetivo é refletir sobre a relação entre o trabalho infantil na vitivinicultura e a educação. Foram desenvolvidas entrevistas semiestruturadas com seis idosos, com idade entre 58 e 102 anos, cujas infâncias estiveram atreladas à produção de uvas e vinhos artesanais nas pequenas propriedades de suas famílias. Também foi desempenhada investigação documental e bibliográfica no Museu do Vinho Mário de Pellegrin. Os dados foram analisados a partir dos pressupostos do materialismo dialético e da Teoria Histórico-Cultural (MARX, 2017; THOMPSON, 1987; VYGOTSKY, 1991, 2004). A pesquisa revela que as crianças estavam inseridas em diversas fases do processo produtivo vitivinícola nas pequenas propriedades. As crianças trabalhavam junto aos seus familiares em longas jornadas semanais. O trabalho infantil extrapolava o parreiral e se fazia presente nas tarefas domésticas, no cuidado com os animais e no manejo dos demais cultivos da propriedade. A atividade de trabalho era prioritária e competia com o tempo de escola, contribuindo significativamente para a evasão escolar. O tempo de brincadeiras também era limitado, configurando-se como exceção na vida das crianças.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Bruna, Cabral Lima, Lohana Batista Cruz Karolina, Eduarda Reis De Oliveira Maria, and Dra. Vera Mônica Queiroz Fernandes Aguiar Orientadora:. "O TRABALHO INFANTIL NO BRASIL E SEUS IMPACTOS EDUCACIONAIS." Revistaft 27, no. 121 (2023): 42. https://doi.org/10.5281/zenodo.7881842.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem por objetivo analisar e dissertar sobre a problemática, referente ao trabalho infantil proibido no Brasil, e os impactos que causam na educação das crianças e adolescentes. Desde sempre, ouvimos falar que o trabalho amadurece a criança e engrandece, essa problemática é usada para defender e incentivar o trabalho infantil e adolescente. E na maioria das vezes, não são levados em conta os impactos causados ao longo da vida dessas crianças, que foram expostas, para esse tipo de atividade, inadequada a sua idade. O trabalho infantil é caracterizado por qualquer forma de trabalho que seja exercido por uma criança ou adolescente com faixa etária menor que 16 anos, que é a estabelecida por lei no Brasil, de acordo com a referida lei 8.069/90 a partir do art. 60 em diante, salvo quando o empregador é por via de menor aprendiz, para que ocorram esse tipo de contratação são necessários uma série de requisitos a serem seguidos, existindo uma norma regulamentadora para isso, nesses casos a faixa etária baixa para 16 anos de idade. Portanto o trabalho infantil é caracterizado como uma exploração de crianças e adolescentes, usando de sua mão de obra, causando transtornos diretamente a essas crianças, e apesar de acharmos que isso ocorre somente em locais com o índice baixo de pobreza, locais menos favorecidos, isso ocorre também em países de alto desenvolvimento, sofrendo também com esse mal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Santos, Terezinha Oliveira, and Carlos Henrique De Lucas. "E não sou eu uma criança? : Trabalho infantil, história e Brasil profundo." Momento - Diálogos em Educação 28, no. 2 (2019): 106–23. http://dx.doi.org/10.14295/momento.v28i2.9509.

Full text
Abstract:
Ao longo do tempo, a busca pela educação formal constituiu-se uma das agendas de luta para os mais distanciados das esferas econômicas privilegiadas. Criticada por muitos, a educação formal representava, e ainda representa, uma oportunidade de ascensão social para essas pessoas. Corpos pretos, homossexuais, nordestinos, de mulheres, dentre outros, buscavam a escola (pública) com o propósito de vencer a pobreza e preencher de sentidos a vida. No entanto, como adversário desses projetos de transformação de uma realidade muitas vezes sofrida, o trabalho infantil, calcado em uma lógica colonial, fez ruir muitos dos sonhos desses sujeitos. No decorrer dos anos, o Trabalho Infantil (TI) e o Trabalho Infantil Doméstico (TID) têm-se apresentado como um dos principais fatores a contribuir para a repetência, a evasão e o abandono escolar, e suas consequências biopsicossociais para os milhões de sujeitos trabalhadores dos campos e das cidades do Brasil Profundo têm sido extremamente nefastas. Neste ensaio, objetivamos discutir a problemática do trabalho infantil em perspectiva socioeconômica,
 histórica e cultural. Pretendemos pôr em diálogo tal temática com as contribuições de autores/as preocupados/as com a superação das desigualdades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Ferreira, Rosilda Arruda. "Política educacional e poder local: análise das repercussões do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil na educação de municípios pernambucanos." Revista Brasileira de Educação, no. 19 (April 2002): 99–112. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782002000100009.

Full text
Abstract:
A partir de uma reflexão sobre as causas que têm conduzido à propagação do uso da força de trabalho de crianças e adolescentes, este texto apresenta resultados de uma pesquisa em que se analisou o processo de implementação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e as suas repercussões sobre a organização da educação pública em treze municípios pernambucanos, focalizando o período compreendido entre novembro de 1997 a janeiro de 2000. Inicialmente são apresentadas uma caracterização do trabalho infantil no Brasil e a gênese do surgimento do Programa. Em seguida, trata-se da mesma questão em relação a Pernambuco, para, a partir destas contextualizações, apresentar-se especificamente os resultados da pesquisa que revelaram a dificuldade do Programa em atingir os objetivos de erradicação do trabalho infantil, garantindo, no entanto, a sua suspensão temporária nos municípios analisados. Quanto aos resultados educacionais, a análise indicou que, apesar dos impactos positivos sobre os índices de evasão escolar, quando se trata dos aspectos pedagógicos muito ainda há por fazer para melhorar a qualidade do ensino e os níveis de aprendizagem dos alunos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Dos Anjos, Isaias Belo, and Joelson Rodrigues Miguel. "Evasão e Repetências Escolares: Desafios de consequências Sociais Imprevisíveis / School Dropout and Repetition: Challenges of unpredictable social consequences." ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 14, no. 51 (2020): 895–907. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v14i51.2640.

Full text
Abstract:
A Evasão escolar ainda representa um grande desafio para os gestores educacionais. Diversos são os fatores que ocasionam a evasão escolar, dentre eles podem ser citados o trabalho infantil, o fracasso escolar, as desigualdades sociais e a estruturação familiar, que em muitos casos interferem na vida da criança, causando problemas psicológicos que afetam seu rendimento em sala de aula, dentre outros. O presente estudo objetivou uma discussão sobre Evasão e Repetências Escolares, enfocando os desafios atuais e consequências futuras. A metodologia consistiu em revisão integrativa com base nos aportes teóricos de autores como: Brandão (2017); Carvalho (2017); Júnior e Souza Maciel (2017); Melo (2009); Oliveira (2017); Pedralli e Cerutti-Rizzatti (2013); Tavares; Faria e Lima (2012); Vygotsky (1997) e outros. Os resultados demonstraram que os desejos e aspirações dos indivíduos, podem permitir-lhes construir novas perspectivas de inserção e de participação na vida social. Contudo, a educação precisa ser apresentada aos alunos por um viéis que os instigue a aprender, a buscar repostas para suas dúvidas, mas para isso é necessário o envolvimento governamental, garantindo políticas públicas alinhadas com uma formação continuada dos docentes, bem como com o provimento de estrutura e materiais necessários a um bom desempenho pedagógico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Meneses, Maria Clara Hilário Toscano, Victória Maria Dutra Lira, Brena Maria Ribeiro Cirne Lima, Virna Karoline Franco Oliveira, and Livânia Beltrão Tavares. "REVISÃO DE LITERATURA INTEGRATIVA ACERCA DA VIVÊNCIA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DURANTE E PÓS PANDEMIA." ARACÊ 7, no. 5 (2025): 22583–96. https://doi.org/10.56238/arev7n5-101.

Full text
Abstract:
O presente estudo tem como objetivo geral analisar os trabalhos publicados durante e pós pandemia acerca da vivência infantil e adolescente nesse período. Portanto, especificamente, é preciso visualizar as principais expressões psicossociais e emocionais desse público-alvo, além de destacar as principais diferenças de acesso ao ensino remoto emergencial de qualidade e a ligação com o contexto socioeconômico, assim como refletir sobre as influências do ensino remoto para o desenvolvimento de estratégias pedagógicas que reduzam os déficits no aprendizado e promovam a motivação. Dessa forma, o artigo é uma revisão de literatura sistemática integrativa que usa como base de dados o LILACS (Literatura Latino- Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), propositalmente a BVS (Biblioteca Virtual em Saúde) é a fonte principal da pesquisa, com a seleção de palavras-chave, como “aprendizagem”, “covid-19”, “crianças”, “adolescentes”. Com isso, gerando artigos que passaram por triagem para seleção final minuciosa e direcionada para o escopo do estudo, dessa forma, três trabalhos científicos restaram como produto final. Por meio da pesquisa bibliográfica, ao comparar os três textos científicos, observamos que a desmotivação dos alunos, a evasão e exclusão escolar, os atravessamentos biopsicossociais, os marcadores sociais da maioria da população impactada de forma negativa e o desenvolvimento de políticas públicas mitigadoras da dificuldade da continuidade plena do ensino remoto emergencial são pontos em destaque. Por fim, consideramos que o ensino remoto emergencial escancarou disparidades econômicas que afetam a educação de crianças e adolescentes por todo o país, e os empecilhos durante esse período apontam para a necessidade de políticas públicas robustas que visem abordagens educativas integrativas que trabalhem com a motivação e a satisfação no processo de ensino-aprendizagem, mas também que existam intervenções que minimizem as diferenças de acesso ao ensino de qualidade entre alunos e alunas brasileiras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Souza, Francielly, Andreia de Bem Machado, and Vera Regina Lúcio. "GESTÃO PEDAGÓGICA: EVASÃO ESCOLAR CAUSADA PELO TRABALHO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE PALHOÇA." RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 3, no. 4 (2022): e341376. http://dx.doi.org/10.47820/recima21.v3i4.1376.

Full text
Abstract:
O tema propõe debater o trabalho infantil e suas consequências no âmbito da educação e qual forma que a gestão pedagógica pode contribuir na prevenção da evasão escolar causada pelo trabalho infantil. A pesquisa busca responder o seguinte problema: Qual o papel da gestão pedagógica na prevenção da evasão escolar causada pelo trabalho infantil? Para tanto, buscamos no objetivo geral analisar o papel da gestão na evasão escolar causada pelo trabalho infantil em três escolas da rede municipal da cidade de Palhoça (SC). A pesquisa, realizada em três escolas públicas do município de Palhoça, caracterizou-se pela abordagem qualitativa. Os dados foram obtidos por meio de questionário aplicado aos gestores, seguido de entrevista, visando aprofundar os dados apreendidos no Censo Escolar e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI. Este Trabalho de Conclusão de Curso contempla também o debate sobre uma gestão democrático sendo um direito conquistado compreendendo que cada local tem sua especificidade por meio de todos os agentes educativos e a sua melhor forma de se construir a escola. 
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Damiani, Magda Floriana. "Discurso pedagógico e fracasso escolar." Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação 14, no. 53 (2006): 457–78. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362006000400004.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta os resultados de uma investigação que, em sua primeira parte, identificou os fatores de risco para fracasso escolar (entendido como repetência e/ou evasão) em uma coorte formada por todas as crianças nascidas nos hospitais da cidade de Pelotas (RS), em 1982. Isto foi levado a cabo por meio de um modelo multivariado que examinou o risco de fracasso associado a diferentes variáveis pessoais e familiares das crianças. Os resultados confirmam os encontrados em outras pesquisas, indicando a importante influência de fatores como grupo étnico, renda familiar, número de irmãos, escolaridade dos pais, tipo de moradia, entre outros, sobre o desempenho das crianças. A segunda parte do trabalho relata estudos de caso de duas escolas (que atendem populações com os mesmos fatores de risco) cujas taxas de reprovação e evasão eram contrastantes (altas em uma escola e baixas na outra). Os resultados indicam que as instituições de ensino diferem entre si e apontam para a importância de fatores intra-escolares, em especial o discurso pedagógico das escolas (conceito definido por Bernstein), para o desempenho das crianças. A ênfase nos aspectos acadêmicos da escolarização (discurso instrucional), verificada na escola com menores taxas de reprovação e evasão, possibilitou a modificação de uma das importantes correlações, encontrada também em outras pesquisas, entre fracasso escolar dos estudantes e baixo nível de escolarização de seus pais. A escola que apresentava maiores taxas de fracasso era caracterizada por um discurso pedagógico regulativo (assistencialista).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Souza, Renato Américo Dantas Camilo de, Jonathan Bento Cavalcanti, Luís Augusto Soares Castellon, and Edwirde Luiz Silva Camêlo. "Indicadores de Autolesão e Evasão Escolar entre crianças e adolescentes do Ensino Fundamental no Estado da Paraíba: estudo de série temporal." Research, Society and Development 10, no. 11 (2021): e317101119596. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i11.19596.

Full text
Abstract:
Objetivo: Investigar a correlação entre os indicadores de evasão escolar em escolas públicas e privadas de Ensino Fundamental e a prevalência de hospitalizações por conduta autolesiva entre crianças e adolescentes de 5 a 14 anos no estado da Paraíba. Metodologia: Estudo ecológico exploratório com desenho de séries temporais entre os anos de 2009 e 2018, a partir da coleta de dados secundários extraídos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas-INEP e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação-SINAN. As análises estatísticas foram realizadas no programa R (versão 3.6.2). Resultados: Foram notificadas 205 internações hospitalares por autolesão entre crianças e adolescentes em idade escolar, com média anual de 20,5±20,17. O volume de lesões autoprovocadas aumentou significativamente a partir do ano de 2014. No mesmo período, a taxa média de evasão escolar anual foi 13,07±4,3. A partir de 2017 houve um aumento da evasão nas escolas da zona urbana e uma diminuição nas escolas rurais. Conclusão: Espera-se que o presente estudo possa contribuir no avanço das discussões acerca do papel social da escola enquanto agente facilitador de estratégias psicopedagógicas e de políticas públicas em saúde mental com foco no enfrentamento dos fatores socioambientais associados à autolesão infantil e à evasão escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Lavor, Gabriela da Silva, Débora Benício Alves Oliveira, Francisca Ivoneide Benício Malaquias Alves, and Maricélia Félix Andrade Bringel. "Educação Infantil e Vulnerabilidade Social: Desafios e Propostas para a Inclusão." Amadeus International Multidisciplinary Journal 8, no. 16 (2024): 24–40. https://doi.org/10.14295/aimj.v8i16.211.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa investiga como a vulnerabilidade social afeta a qualidade da educação infantil e o desenvolvimento das crianças. O estudo busca identificar os principais fatores de risco, como dificuldades de aprendizagem e evasão escolar, e analisar a eficácia de políticas e programas para minimizar esses impactos. Através de uma abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas com profissionais da educação e análise de documentos. Os resultados indicam que a vulnerabilidade social prejudica significativamente o desempenho escolar, mas que a cooperação entre escola, comunidade e família, por meio de programas de apoio integrados, pode reduzir esses efeitos e promover um ambiente educacional mais inclusivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Trabalho infantil. Evasão escolar. Crianças"

1

Oliveira, Luciana Francisca de. "Pobreza, trabalho infantojuvenil e escolarização : concepções e práticas a partir do programa bolsa família." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2014. http://hdl.handle.net/10183/117780.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa, inserida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, parte da atuação profissional da autora enquanto técnica de referência em um Centro de Referência Especializado da Assistência Social situado em um município da Região Metropolitana de Porto Alegre/RS. O trabalho pretende identificar concepções e práticas de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família sobre o trabalho infantojuvenil, bem como busca mapear concepções e práticas de famílias beneficiárias e educadores acerca da infrequência e/ou evasão escolar. O Programa Bolsa Família, posicionado no âmbito da Política Nacional de Assistência Social, estabelece condicionalidades às famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, em contrapartida à transferência de renda. Estudamos a condicionalidade da educação, que consiste na exigência da frequência escolar de no mínimo 85% de todas as pessoas entre seis e quinze anos para que permaneçam recebendo o benefício. Este estudo analisa as possibilidades e os limites dessa condicionalidade do Programa Bolsa Família na garantia do direito à educação e no combate à exploração do trabalho infantojuvenil. Apoia-se no Materialismo Histórico Dialético como método de análise da realidade social e suas múltiplas determinações. Contribuem também para a discussão desta pesquisa a revisão da produção acadêmica discente acerca da temática, realizada a partir do banco de teses e dissertações da CAPES no portal Domínio Público. Como metodologia, foi utilizado o estudo de caso, tendo como instrumento de coleta de dados a análise documental de expedientes de famílias acompanhadas, bem como diários de campo, registros de grupos socioeducativos, reuniões, abordagens de rua e denúncias. Além disso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com profissionais de educação. A análise dos resultados desta pesquisa indicou que os fenômenos aqui estudados possuem determinações estruturais e conjunturais, as quais possuem implicações nas subjetividades e nos modos de organizações familiares. Constatou-se a existência de uma estrutura de permanente violação de direitos, em que problemas sociais resultantes do modo de produção capitalista são individualizados e tornam-se alvo de políticas compensatórias e ordens criminalizantes. Esta engrenagem perpetua a desigualdade social em favor da acumulação capitalista em detrimento de uma classe cada vez mais apartada da esfera dos direitos sociais.<br>Ésta investigación, inserida en el Programa de Posgrado en Educación de la Universidad Federal del Rio Grande del Sur, parte de la actuación profesional de la autora como técnica de referencia en un Centro de Referencia Especializado de Asistencia Social ubicado en un municipio de la Región Metropolitana de Porto Alegre / RS. El trabajo pretende identificar concepciones y prácticas de familias beneficiarias del Programa Bolsa Familia sobre el trabajo infantojuvenil, así como procura mapear concepciones y prácticas de familias beneficiarias y educadores acerca de la infrecuencia y/o evasión escolar. El Programa Bolsa Familia, posicionado en el ámbito de la Política Nacional de Asistencia Social, establece condicionalidades a las familias en situación de pobreza y extrema pobreza, en contrapartida a la transferencia de renda. Estudiamos la condicionalidad de la educación, que consiste en una exigencia de la frecuencia escolar de un mínimo de 85% de todas las personas entre seis y quince años para que permanezcan recibiendo el beneficio. El presente estudio analiza las posibilidades y los límites de tal condicionalidad del Programa Bolsa Familia en la garantía del derecho a la educación y en el combate a la explotación del trabajo infantojuvenil. Se apoya en el Materialismo Histórico Dialéctico como método de análisis de la realidad social y sus múltiples determinaciones. Contribuyen también para la discusión de esta investigación la revisión de la producción académica dicente acerca de la temática, realizada a partir del banco de tesis y disertaciones de la CAPES en el portal Dominio Público. Como metodología, fue utilizado el estudio de caso, asumiendo como instrumento de coleta de datos el análisis documental de expedientes de familias acompañadas, bien como diarios de campo, registros de grupos socioeducativos, reuniones, abordajes en la calle y denuncias. Además de eso, fueron realizadas entrevistas semi estructuradas con profesionales del área de la Educación. El análisis de los resultados de ésta investigación indicó que los fenómenos aquí estudiados poseen determinaciones estructurales y coyunturales, las cuales poseen implicaciones en las subjetividades y en los modos de organizaciones familiares. Se constató la existencia de una estructura de permanente violación de derechos, en que problemas sociales resultantes del modo de producción capitalista son individualizados y se tornan objetivo de políticas compensatorias y órdenes criminalizantes. Tal engranaje perpetúa la desigualdad social en favor de la acumulación capitalista en detrimento de una clase cada vez más apartada de la esfera de los derechos sociales.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Lopes, Claudia Cristina Garcia Piffer [UNESP]. "Trabalho com famílias na educação infantil: concepções e práticas." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2008. http://hdl.handle.net/11449/92375.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:26:00Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2008-06-23Bitstream added on 2014-06-13T19:33:11Z : No. of bitstreams: 1 lopes_ccg_me_prud.pdf: 680936 bytes, checksum: 403ba676f2417303dde89e7c01328834 (MD5)<br>Este texto trata de um estudo desenvolvido junto ao curso de Mestrado do Programa de Pós- Graduação em Educação da Unesp de Presidente Prudente – SP e se vincula à Linha de Pesquisa Práticas Educativas e Formação de Professores. O objeto de pesquisa consistiu no estudo das relações entre instituições de Educação Infantil e famílias. O problema referiu-se ao quadro de desencontro geralmente presente entre ambas. A pesquisa teve como objetivo geral a investigação das relações que se estabelecem entre instituições de Educação Infantil e famílias, bem como as concepções que as determinam, visando contribuir com a reflexão sobre o assunto. Foram estabelecidos como objetivos específicos a identificação e análise das propostas de trabalhos com famílias existentes nas unidades de Educação Infantil que atendem exclusivamente crianças na faixa etária compreendida entre zero a seis anos, mantidas pela Prefeitura Municipal de Presidente Prudente, buscando verificar quais concepções (de criança, família, Educação Infantil e papel dos profissionais) têm como base. Outro objetivo específico foi a contribuição para o direcionamento de possíveis ações de formação destinadas aos profissionais da Educação Infantil, a partir das reflexões suscitadas pelos resultados da pesquisa...<br>This text refers to a Master's degree study concerning the Program of Postgraduation in Education of Unesp of Presidente Prudente – SP in the field of Education Practices and Teacher Formation. The object of the research was the study of the relations between the Children Education Institutions and Families. The problem referred to the lack of connection between both. The research had as its general objective the investigation of the relations between Children Education institutions and families, as well as the conceptions that determine them, in order to contribute with the reflection about the subject. The identification and analysis of the actions proposals with families in the units of Children Education exclusively for children from zero to six years old kept by Presidente Prudente municipality in order to detect which conceptions (of child, family, Children Education and professional’s roles) that are their basis were the specific goals established. Other objective concerned the contribution for other possible formative actions aimed at the Children Education professionals’ formation, based on the reflections aroused by the research results and also focusing on the importance of the professionals that deal directly with the child role in the interactions between the families and Children Education institutions. The analysis was theoretically fundamented in the approaches that consider the inter-relations among child, family and Children Education and in references that understand the child as subject of rights...(Complete abstract, click electronic access below)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Lopes, Claudia Cristina Garcia Piffer. "Trabalho com famílias na educação infantil : concepções e práticas /." Presidente Prudente : [s.n.], 2008. http://hdl.handle.net/11449/92375.

Full text
Abstract:
Resumo: Este texto trata de um estudo desenvolvido junto ao curso de Mestrado do Programa de Pós- Graduação em Educação da Unesp de Presidente Prudente - SP e se vincula à Linha de Pesquisa Práticas Educativas e Formação de Professores. O objeto de pesquisa consistiu no estudo das relações entre instituições de Educação Infantil e famílias. O problema referiu-se ao quadro de desencontro geralmente presente entre ambas. A pesquisa teve como objetivo geral a investigação das relações que se estabelecem entre instituições de Educação Infantil e famílias, bem como as concepções que as determinam, visando contribuir com a reflexão sobre o assunto. Foram estabelecidos como objetivos específicos a identificação e análise das propostas de trabalhos com famílias existentes nas unidades de Educação Infantil que atendem exclusivamente crianças na faixa etária compreendida entre zero a seis anos, mantidas pela Prefeitura Municipal de Presidente Prudente, buscando verificar quais concepções (de criança, família, Educação Infantil e papel dos profissionais) têm como base. Outro objetivo específico foi a contribuição para o direcionamento de possíveis ações de formação destinadas aos profissionais da Educação Infantil, a partir das reflexões suscitadas pelos resultados da pesquisa...(Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)<br>Abstract: This text refers to a Master's degree study concerning the Program of Postgraduation in Education of Unesp of Presidente Prudente - SP in the field of Education Practices and Teacher Formation. The object of the research was the study of the relations between the Children Education Institutions and Families. The problem referred to the lack of connection between both. The research had as its general objective the investigation of the relations between Children Education institutions and families, as well as the conceptions that determine them, in order to contribute with the reflection about the subject. The identification and analysis of the actions proposals with families in the units of Children Education exclusively for children from zero to six years old kept by Presidente Prudente municipality in order to detect which conceptions (of child, family, Children Education and professional's roles) that are their basis were the specific goals established. Other objective concerned the contribution for other possible formative actions aimed at the Children Education professionals' formation, based on the reflections aroused by the research results and also focusing on the importance of the professionals that deal directly with the child role in the interactions between the families and Children Education institutions. The analysis was theoretically fundamented in the approaches that consider the inter-relations among child, family and Children Education and in references that understand the child as subject of rights...(Complete abstract, click electronic access below)<br>Orientador: Célia Maria Guimarães<br>Coorientador: Gilza Maria Zauhy Garms<br>Banca: Emília Maria Bezerra Cipriano Castro Sanches<br>Banca: Zilma de Moraes Ramos de Oliveira<br>Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Rocha, Gabriela Fernandes. "O trabalho precoce doméstico e o processo escolar." Universidade Federal da Paraí­ba, 2011. http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/handle/tede/7025.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-05-14T13:16:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 324856 bytes, checksum: 13135e29d57de8e3cf789963bc1bdcb0 (MD5) Previous issue date: 2011-02-04<br>Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES<br>This thesis aims to investigate how general the work involved early in the process of school children and adolescent domestic workers from two public schools in the city of João Pessoa. The specific objectives are: to characterize the activities of domestic work performed and the working conditions faced by children and adolescents, identifying the difficulties faced by children and adolescent domestic workers in social relations in schools, in the process of acquisition of the school and school evaluation. Is adopted as the theoretical basis category "Early Domestic Work," Laws that deal on the Rights of Children and Adolescents and the Cultural-Historical Approach to Vygotsky. Accordingly, we contemplate the socio-historical, which gives the transformation of subjective goal from the social and educational dimension, emphasizing the importance of the school to intellectual development. As methodological tools, we chose questionnaire (to probe whether there situations of domestic work), semi-structured individual interviews (to investigate the relationship between work and school) and domain questionnaire content (basic knowledge of English and mathematics) . The sample consisted of sixteen children and adolescents aged 6 to 18 years and of both sexes, students and workers home early. There is a prevalence of female participants of African descent in the race activities of housework. The implications arising from its work and study are noteworthy with regard to the difficulties faced in the school process. These workers have gaps in relation to interpretative reading, writing words, the basic arithmetic calculations (such as subtraction and division) and solving simple mathematical problems. The early work lead to damage and violation of rights to education and certain social rights in terms of international and national legislation. Children and teens are early deprived of the essential conditions for their full development as those related to intellectual development and leisure and rest.<br>Esta dissertação tem o objetivo geral de investigar como o trabalho precoce intervém no processo escolar das crianças e adolescentes trabalhadores domésticos de duas escolas municipais da cidade de João Pessoa. Os objetivos específicos são: caracterizar as atividades de trabalho doméstico realizadas e as condições de trabalho enfrentadas pelas crianças e adolescentes; identificar as dificuldades enfrentadas pelas crianças e adolescentes trabalhadores domésticos nas relações sociais estabelecidas no contexto escolar, no processo de aquisição dos conteúdos escolares e na avaliação escolar. Adota-se como embasamento teórico a categoria Trabalho Precoce Doméstico , as Leis que versam sobre os Direitos das Crianças e Adolescentes e a Abordagem Histórico-Cultural de Vygotsky. Nesse sentido, contempla-se a dimensão sócio-histórica, em que se dá a transformação do objetivo em subjetivo a partir do social; e a dimensão escolar, enfatizando-se a importância do processo escolar para o desenvolvimento intelectual. Como instrumentos metodológicos, optou-se por: questionário (para sondar se havia situações de trabalho doméstico); entrevista individual semi-estruturada (para investigar a relação trabalho e escola) e questionário de domínio de conteúdos (conhecimentos básicos de língua portuguesa e matemática). A amostra constituiu-se de dezesseis crianças e adolescentes de 6 a 18 anos e de ambos os sexos, estudantes e trabalhadores precoces domésticos. Há uma prevalência de participantes do sexo feminino de raça afrodescendente em atividades de trabalho doméstico. As implicações decorrentes da condição de trabalhar e estudar são notáveis no que diz respeito às dificuldades enfrentadas no processo escolar. Esses trabalhadores apresentam defasagens em relação à leitura interpretativa, à escrita das palavras, aos cálculos aritméticos básicos (como subtração e divisão) e resolução de problemas matemáticos simples. O trabalho precoce implica danos e violação de direitos à escolaridade e à direitos sociais determinados em nível da legislação internacional e nacional. As crianças e adolescentes trabalhadores precoces são privados de condições essenciais ao seu pleno desenvolvimento, como aquelas relacionadas à formação intelectual e aos momentos de lazer e descanso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Berbel, Lucilene Mattos. "O trabalho docente na primeira etapa da educação infantil : as interações com o mundo letrado /." Rio Claro, 2017. http://hdl.handle.net/11449/151913.

Full text
Abstract:
Orientador: Maria Cecília de Oliveira Micotti<br>Banca: Flavia Medeiros Sarti<br>Banca: Luciana Maria Giovanni<br>Resumo: A presente dissertação tem como objetivo geral descrever as práticas pedagógicas de professoras que atuam nos três anos iniciais da Educação Infantil. Os objetivos específicos referem-se a descrever, de modo mais apurado, as práticas voltadas à interação das crianças com o mundo letrado; detectar as concepções pedagógicas empregadas pelas professoras; averiguar a existência, ou não, de coerência entre discursos e práticas docentes; detectar os posicionamentos expressos pelas componentes das equipes gestoras das escolas e por representante da Secretaria Municipal da Educação e, em que medida os mesmos se aproximam ou não dos discursos e das práticas das professoras; e identificar as finalidades atribuídas à Educação Infantil nas Propostas Pedagógicas das escolas onde a pesquisa foi realizada. A pesquisa pautou-se no enfoque qualitativo, com dados coletados em entrevistas semiestruturadas, observação de aulas e análise de documentos; foi realizada nas quatro escolas municipais de Rio Claro - SP, nas quais a partir do ano letivo de 2015 todas as classes (Berçário I, Berçário II e Maternal I) foram atribuídas a professoras. As participantes foram oito docentes, quatro diretoras de escola, duas professoras coordenadoras e uma coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal da Educação. O embasamento para a pesquisa contou com o levantamento de aspectos teóricos e históricos sobre a Educação Infantil, sobretudo em seus anos iniciais; abordou campos de experiências a serem trabalhad... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)<br>Abstract: The present dissertation aims to describe the pedagogical practices of teachers who work in the initial three years of Early Childhood Education. The specific objectives are to describe, more accurately, the practices aimed at the interaction of children with the literate world; to detect the pedagogical conceptions employed by the teachers; to ascertain the existence or not of coherence between discourses and teaching practices; to detect the placements expressed by the components of the management teams of the schools and by the representative of the Municipal Department of Education, and to what extent they approach or not the discourses and practices of the teachers; and to identify the purposes attributed to Early Childhood Education in the Pedagogical Proposals of the schools where the research was carried out. The research was based on the qualitative approach, with data collected in semi-structured interviews, observation of classes and analysis of documents; was carried out in the four municipal schools of Rio Claro - SP, in which all classes (Nursery I, Nursery II and Maternal I) were assigned to teachers from the 2015 school year. The participants were eight teachers, four school directors, two coordinating teachers and one pedagogical coordinator of the Municipal Education Department. The basis for the research was the survey of theoretical and historical aspects of Early Childhood Education, especially in its initial years; addressed fields of experiences to be worked at this stage of Basic Educacion, including contacts with reading and writing; pointed out the characteristics of different pedagogical conceptions regarding the acquisition of knowledge; and presented researches with children belonging to the age group related to Early Childhood Education. The data obtained revealed that the period of work of the teachers who work in the ... (Complete abstract click electronic access below)<br>Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Lima, Graziela Escandiel de. "Cotidiano e trabalho pedagógico na educação de crianças pequenas: produzindo cenários para a formação de pedagogos." Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2010. http://hdl.handle.net/10923/2909.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2013-08-07T18:51:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 000423988-Texto+Completo-0.pdf: 2637242 bytes, checksum: 29b1b69c6f86bd400f172de939469f94 (MD5) Previous issue date: 2010<br>This thesis has as its focus to configure the educational work in the routine education of young children based on an ethnographic study at the Center for Early Childhood Education Ipe Amarelo (NEIIA), an educational area for children placed in the context of the Federal University of Santa Maria/RS. To compose the theoretical argument of the work takes place the discussion of the existent relations between the historically constructed visions of childhood and children, relating them to the forms of child care. The nursery is taken as the space in which what is specific to the pedagogical work with small children presents itself with strength to happen on the materiality of the everyday, since the configuration of time and space differs from other educational institutions. Regarding the choices about how the training to work with young children can be made, the National Curriculum Guide are the focus of the Pedagogy courses discussing the streamlining and the versatility as characteristics of this proposal for the formation of educators. The theoretical relationships between routine and pedagogical work support the several accomplishment stages of the investigation, since the routine is taken as indicative of doing and thinking the education of young children. In the composition of the data were considered two stages of Observations, together with the Questionnaires to the different segments of workers and analysis of Official Documents and informational materials of NEIIA. The second step of Observations has focused the work of a Reference Teacher and two Interns. The records of the observations generated Routine Scenes, discussed with the Directing Team, Teacher Reference and Interns.The analysis bring the concepts of pedagogical work present in the routine, the coexistence of forces in the daily education of young children and the identity perspective of the educational space discussing it as academic formation space that needs to be constituted focusing on the education of young children. The elements that compose the pedagogical work in the education of young children are placed in three dimensions - Political-evaluative, Epistemological and Historical-social-cultural - that are articulated and interrelated in the composition of necessary references to think the formative processes of educators in the current context. The child education as focus of the work in the routine was objective of intensive search conducted between latent and manifest expressions showed in the choices made day after day in that educative space. It is pondered that our age has produced standards about the education of young children that need to be taken into account both in the academia and in the educational spaces for Child Education. In this sense, the educational area investigated, by being placed in the context of the university, presents opportunities to point out the needed strength of the education of young children in the formative processes of educators and the configuration of the pedagogical work is a way to make this strength. It is also considered that this space can be a positive reference in Child Education, once that a professional intentionality - pedagogically referenced is seen as horizon for thinking formative processes committed to the education of young children.<br>Essa Tese tem como foco configurar o trabalho pedagógico no cotidiano de educação de crianças pequenas a partir de um estudo etnográfico no Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo (NEIIA), um espaço educativo de crianças inserido no contexto da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Para compor a argumentação teórica do trabalho realiza-se a discussão das relações existentes entre as visões construídas historicamente sobre a infância e a criança, relacionando-as às formas de atendimento à infância. Toma-se a creche como o espaço em que o que é específico do trabalho pedagógico com crianças pequenas apresenta-se com força de acontecer na materialidade do dia a dia, já que a configuração de tempo e espaço se diferencia das demais instituições educativas. No que diz respeito às escolhas sobre como se pode fazer a formação para o trabalho com a criança pequena, enfocam-se as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Pedagogia discutindo o aligeiramento e a polivalência como características dessa proposta para a formação de pedagogos. As relações teóricas entre cotidiano e trabalho pedagógico dão suporte às diferentes fases de realização da investigação, já que o cotidiano é tomado como revelador do fazer e do pensar a educação da criança pequena. Na composição dos dados foram consideradas duas etapas de Observações, juntamente aos Questionários com os diferentes segmentos de profissionais e a análise de Documentos Oficiais e materiais informativos do NEIIA. Na segunda etapa de Observações focalizou-se o trabalho de uma Professora Referência e duas Estagiárias.Os registros das observações geraram Cenas do Cotidiano, discutidas com a Equipe Diretiva, Professora Referência e Estagiárias. As análises trazem as concepções de trabalho pedagógico presentes no cotidiano, a coexistência de forças no cotidiano de educação de crianças pequenas e a perspectiva identitária do espaço educativo discutindo-o como espaço de formação acadêmica que precisa se constituir tendo como foco a educação de crianças pequenas. Situam-se os elementos que compõem o trabalho pedagógico na educação de crianças pequenas colocados em três dimensões – Político-valorativa, Epistemológica e Histórico-social-cultural - que se articulam e se relacionam na composição de referências necessárias para se pensar os processos formativos de pedagogos no contexto atual. A educação da criança como foco dos trabalhos no cotidiano foi objetivo da intensa busca realizada entre as expressões manifestas e latentes que se mostravam nas escolhas realizadas no dia a dia daquele espaço educativo. Pondera-se que nossa época tem produzido valores sobre a educação de crianças pequenas que precisam ser levados em conta tanto na academia quanto nos espaços educativos de Educação Infantil. Nesse sentido, o espaço educativo investigado, por estar inserido no contexto da universidade, apresenta possibilidades de apontar a força necessária da educação da criança pequena nos processos formativos de pedagogos e a configuração do trabalho pedagógico é uma das formas de materializar esta força. Considera-se também que este espaço pode ser uma referência positiva na Educação Infantil, visto que uma intencionalidade profissional – pedagogicamente referenciada é vista como horizonte para se pensar processos formativos comprometidos com a educação de crianças pequenas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Rodríguez, Cuevas Eva Rosmery. "Choques de renda e alocação entre trabalho e frequência escolar das crianças e adolescentes da República Dominicana." Universidade Federal de Viçosa, 2018. http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/18787.

Full text
Abstract:
Submitted by Reginaldo Soares de Freitas (reginaldo.freitas@ufv.br) on 2018-04-18T13:45:20Z No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 818815 bytes, checksum: ce0ffaab618f2a263decf102cbf7a575 (MD5)<br>Made available in DSpace on 2018-04-18T13:45:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 818815 bytes, checksum: ce0ffaab618f2a263decf102cbf7a575 (MD5) Previous issue date: 2018-02-21<br>Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior<br>O trabalho infantil é um problema social com consequências econômicas para o crescimento e o desenvolvimento dos países, no curto e no longo prazo, afetando o desenvolvimento físico e mental das crianças e dos adolescentes, porque interfere em seu salário futuro. Nesta pesquisa, procurou-se avaliar como os choques negativos de renda e os ativos econômicos se associam ao trabalho infantil na República Dominicana. Essa questão é particularmente importante para famílias vulneráveis (que vivem na pobreza e na extrema pobreza), pois elas são mais propensas aos choques exógenos e têm menos ferramentas para mitigá-los. Nessa perspectiva, objetivou-se investigar o impacto dos choques de renda vivenciados pelas famílias sobre a decisão de alocação das crianças e dos adolescentes de 5 a 17 anos entre trabalho e escola. Além disso, pretendeu-se avaliar como a presença de ativos atua em conjunto com esses choques na determinação do trabalho infantil e da frequência à escola, para o ano de 2010, na República Dominicana. Especificamente, buscou-se, ainda, caracterizar e identificar as incidências do trabalho infantil; analisar os impactos dos choques de renda sobre a participação das crianças e dos adolescentes no trabalho no mercado e no lar e na escola; e avaliar o efeito da presença de ativos econômicos diante de um choque sobre a decisão intrafamiliar de alocação do tempo das crianças entre estudo e trabalho. As evidências empíricas foram obtidas dos microdados da Encuesta Nacional de Hogares de Propósitos Multiples (ENHOGAR), para o ano de 2010. A estratégia empírica foi utilizar um probit bivariado, por considerar que a decisão de trabalhar e a de estudar são interdependentes. Os resultados encontrados evidenciam que os ativos econômicos no domicílio melhoram a formação do capital humano das crianças e dos adolescentes e, concomitantemente, diminuem a sua probabilidade de trabalho, independentemente do sexo, da idade e da zona de residência. Além disso, constatou-se que os choques negativos de renda sofridos pelas famílias não afetam a escolaridade das crianças. Entretanto, os choques negativos de renda foram relevantes para aumentar o trabalho infantil. Similarmente, verificou-se que a ocorrência dos choques negativos é mais grave na diminuição de formação do capital humano das crianças das zonas rurais que das urbanas. A grosso modo, os resultados mostram que os choques levam as crianças dominicanas a combinar estudo e trabalho. Por fim, a pesquisa traz resultados importantes para formatação de políticas públicas para prevenção e erradicação do trabalho infantil dominicano de forma efetiva.<br>Currently child labor is a social problem with economic consequences for the growth and development of countries in the short and long term, affecting the physical and mental development of children, because it interferes in their future salary. This study aimed to evaluate how negative income shocks and economic assets are associated with child labor in the Dominican Republic. This issue is particularly important for vulnerable families (poverty and extreme poverty) who are more prone to exogenous shocks and have fewer tools to mitigate them. In this perspective, the objective is to investigate the impact of the income shocks experienced by the families on the decision of allocation of children and adolescents between 5 and 17 years between work and school. In addition, we intend to evaluate how the presence of assets works together with such shocks in determining child labor and school attendance for the year 2010 in the Dominican Republic. Specifically, it also seeks to characterize and identify the incidence of child and adolescents labor; analyze the impacts of income shocks on the participation of children in the labor market and in school; and to evaluate the effect of the presence of economic assets in the face of a shock on the intrafamily decision of children's time allocation between study and work. The empirical evidence is obtained from the microdata of the Encuesta Nacional de Hogares de Propósitos Multiples (ENHOGAR) for the year of 2010. The empirical strategy was to use a bivariate probit considering that the decision to work and study are interdependent. The results show that the economic assets at home improve the human capital formation of children and adolescents, and concomitantly decrease their probability of work, regardless of their gender, age and area of residence. In addition, it was observed that the negative income shocks suffered by the families do not affect or diminish children's schooling. However, negative income shocks were relevant to increasing child labor. Similarly, it has been found that the occurrence of negative shocks is more severe in the reduction of the human capital formation of rural children than in urban ones. Roughly, the results show that shocks lead Dominican children to combine study and work. Finally, the research brings important results for the format of public policies for prevention and eradication of Dominican child labor in an effective way.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Reis, Ana Lucia Estefani Pereira. "O trabalho pedagógico na concepção do cuidar e educar : perspectivas e desafios na Educação Infantil. / ????????????????????????????????????????????" Franca, 2018. http://hdl.handle.net/11449/167565.

Full text
Abstract:
Orientador: Maria Cristina Piana<br>Banca: Josiani Julião Alves de Oliveira<br>Banca: Lucia Aparecida Parreira<br>Resumo: Esta pesquisa buscou analisar o trabalho e a indissociabilidade entre o cuidar e educar na Educação Infantil do município de Colina/SP. Foi utilizada a abordagem qualitativa, evidenciando-se as conquistas históricas da Educação Infantil no Brasil e os impactos no ensino atualmente. O método utilizado para a interpretação da realidade foi o materialismo histórico dialético, o qual permitiu a leitura crítica da realidade, elencando-se categorias filosóficas de totalidade, historicidade e dialeticidade. Utilizou-se tanto a pesquisa bibliográfica quanto a de campo. Para o estudo bibliográfico, os autores usados foram:Freire,Kuhlman, Kramer, Priore, Ariés, Rizzini, Pilotti, Charlot, entre outros. A pesquisa de campo teve como universo as escolas de Educação Infantil que atendem crianças de 0 a 5 anos de idade, sendo realizadas as entrevistas na E.M.E.I. "Vereador José Ângelo de Souza". Como sujeitos participantes da pesquisa, contou-se com quatro professoras e a diretora da escola, a coordenadora pedagógica da escola acima citada e a Secretária Municipal de Educação. A apreensão dos dados ocorreu por meio de roteiro semiestruturado. A análise e interpretação dos dados na perspectiva dialética, fez-se uso de categorias teóricas definidas de acordo com o objeto de estudo, que é a indissociabilidade do cuidar e educar na Educação Infantil, são elas: Estado, docente, Educação Infantil, indissociabilidade do cuidar e educar e a criança. Os resultados evidenciaram o cuidar e educar na E... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)<br>Abstract: This research aimed to analyze the work and the inseparability between caring and education in Early Childhood Education in Colina-SP. The qualitative approach was applied, highlighting the historical achievements of Early Childhood Education in Brazil and the impacts on the currently education system. The method used for the interpretation of reality was dialectical historical materialism, which allowed the critical analysis of reality, listing philosophical categories of totality, historicity and dialeticity. Bibliographical and field research were used. For the bibliographic study, the authors used were: Freire, Kuhlman, Kramer, Priore, Ariés, Rizzini, Pilotti, Charlot, among others. The field research was carried out at the Early Childhood schools that educate children from 0 to 5 years of age, and the interviews were conducted in the E.M.E.I. "Alderman José Ângelo de Souza". As subjects participating in the research, there were four teachers and the school's director, the pedagogical coordinator of the above-mentioned school and the Municipal Secretary of Education. The collection of the data occurred through a semi-structured script. The analysis and interpretation of the data in the dialectical perspective, made use of theoretical categories defined according to the object of study, which is the inseparability of care and education in Child Education: State, teacher, Child Education, inseparability of care and education and the child. The results evidenced the care and... (Complete abstract click electronic access below)<br>Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Machado, Ilze Maria Coelho. "Organização do trabalho pedagógico de professoras da educação infantil : evidências nos registros escritos / Ilze Maria Coelho Machado ; orientadora, Joana Paulin Romanowski." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_PR, 2009. http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1397.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2009<br>Bibliografia: f. 157-166<br>Esta pesquisa direciona-se para a compreensão de como as professoras de educação infantil organizam o trabalho docente, expresso em seus registros pedagógicos. A entrevista com roteiro semiestruturado e a análise documental foram os instrumentos utilizado
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Ribeiro, Daniela. "Jardins de Infância para Crianças de Famílias com Horários Atípicos - Um Estudo de Caso." Master's thesis, 2020. http://hdl.handle.net/10400.26/34183.

Full text
Abstract:
A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado de Qualificação para a docência em Educação Pré-escolar e visou caracterizar as perspetivas de Educadores de Infância sobre a organização e funcionamento de um Jardim de Infância que trabalha com crianças filhas de pais com horários de trabalho atípicos (i.e., por turnos, noturno, irregulares). O estudo centrou-se numa Instituição Particular de Solidariedade Social do concelho da Amadora com horário de funcionamento contínuo e envolveu a participação de quatro educadores de infância – dois que exercem a sua atividade na componente diurna do estabelecimento e outros dois que exercem na componente noturna. Para concretizarmos o objetivo do trabalho, desenhámos um estudo qualitativo e recolhemos dados através de entrevistas semidiretivas, orientadas por dois guiões construídos para o efeito. Os dados foram posteriormente sujeitos a análise de conteúdo. Os testemunhos dos docentes incluíram descrições sobre a dinâmica de organização e funcionamento daquele estabelecimento e sobre as dificuldades e desafios que se colocam aos educadores que aí trabalham. Os dados reunidos proporcionam uma visão concreta e contextualizada sobre as implicações dos horários atípicos das famílias no desenvolvimento global das crianças e sobre como os educadores procuram responder às suas necessidades. Os resultados mostram que os horários atípicos dos pais influenciam o desenvolvimento global das crianças de forma negativa, tanto a nível emocional, social como cognitivo. São feitas sugestões para estudos futuros tais como alargar este estudo a outras instituições com perfil semelhante ou aproximado para identificar outras dimensões do problema estudado e também soluções ou abordagens pedagógicas encontradas por outros educadores para proporcionar os estímulos necessários às crianças de famílias com horários atípicos.<br>This dissertation was developed within the scope of the Master in Qualification for Pre-school Education and you see as perspectives of Kindergarten Educators about the organization and functioning of a Kindergarten that works with children daughters of parents with atypical work programs (for example, shifts, night, irregular). The study focused on a Private Social Solidarity Institution in Amadora with continuous opening hours and involves the participation of four kindergarten teachers - two who exercise their activity in the daytime component of the establishment and two who exercise a personalized component. To achieve or work objective, design a qualitative study and receive data through semi-directive interviews, guided by two guides built for the purpose. The data were subsequently submitted to content analysis. The testimonies of the documents include descriptions of the organization and functioning that must be established and the difficulties and challenges that are posed to the educators they use. The data gathered provides a concrete and contextualized view on the implications of atypical family schedules on the global development of children and on how educators use responses to their needs. The results that show that the atypical schedules of parents influence the global development of children in a negative way, both on the emotional, social and cognitive levels. Suggestions are made for future studies, as alarming this study and other institutions with a similar or approximate profile to identify other measures of the problem studied and also solutions or pedagogical approaches that are displayed by other educators to promote the stimuli used in children with atomic habits.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Trabalho infantil. Evasão escolar. Crianças"

1

Coelho Junior, Leconte de Lisle, and Renata Dantas Oliveira. Práticas de estágio básico em psicologia. Amplla Editora, 2022. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.peb600.1122-0.

Full text
Abstract:
Este livro tem como objetivo expor as diversas práticas dos estudantes da disciplina Estágio Básico 2 (semestre letivo 2022.2) do curso de psicologia da Uninassau de Campina Grande. Tais atividades foram divididas em 3 eixos: Psicologia Social, Psicologia Escolar e da Educação e, Psicologia e Saúde Mental. No primeiro eixo (Psicologia Social), se desenvolveram intervenções psicossociais em instituições parceiras como Unidade de Acolhimento de Crianças e Adolescentes da Secretaria de Assistência Social de Campina Grande e o Juizado da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher neste mesmo município. Outro trabalho efetuado neste mesmo eixo foi com idosos. No segundo eixo (Psicologia Escolar e da Educação), as intervenções foram realizadas prioritariamente em escolas na cidade de Campina Grande. Aqui, os trabalharam assumiram vários aspectos em decorrência das temáticas: prevenção à violência contra mulher, escuta dos problemas vivenciados pelos docentes, retorno às escolas após o período pandêmico pelos estudantes, apoio psicopedagógico e evasão escolar. Por fim, o terceiro eixo (Psicologia e Saúde Mental) versa sobre práticas que se relacionaram ao fato das pessoas em diversos ambientes estejam em maior ou menor grau com implicações negativas na integridade de sua saúde mental. Em diversos locais foram desenvolvidas as intervenções: Em uma unidade especial da Polícia Militar, em Centros de Atenção Psicossocial, numa unidade da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, e em Hospital Geral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Marchezan, Analice, Claudia Maria Costa Nunes, Daiani Finatto Bianchini, et al. Vivenciando a matemática ludicamente. Brazil Publishing, 2021. http://dx.doi.org/10.31012/978-65-5861-505-7.

Full text
Abstract:
Este livro congrega diferentes práticas de ensino e aprendizagem que promovem aulas de matemática dinâmicas e prazerosas. É resultado do trabalho desenvolvido sob a orientação das docentes organizadoras deste livro, no Componente Prática de Ensino da Matemática VIII, com os alunos formandos do oitavo semestre da turma Mat T8/2019. Tais propostas foram vivenciadas por professores de anos iniciais da rede pública através do projeto de extensão acadêmica: “A educação matemática nas séries iniciais do ensino fundamental: repensando a prática docente a partir da Base Nacional Comum Curricular”. Neste sentido, este livro simboliza o esforço conjunto para garantir que todas as crianças tenham direito de aprender conceitos matemáticos de forma ativa e significativa, oportunizados a partir de um contexto escolar lúdico e que desperte a autonomia e a criatividade infantil. Desejamos uma inspiradora leitura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Conexões: linguagens e educação em cena. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.cle283.1121-0.

Full text
Abstract:
O conhecimento se fabrica nos múltiplos circuitos da linguagem e em conexões estabelecidas nos próprios efeitos dos saberes humanos. As dinâmicas dos discursos, as práticas de ensino e os territórios das artes são algumas fronteiras que deslizam entre conceitos e experiências, significantes e significados. Em As palavras e as coisas, Michel Foucault (2007) reflete que “a linguagem representa o pensamento como o pensamento se representa a si mesmo”. Nesses termos, a produção crítica e intelectual constrói um jogo em que os textos se transformam em repositórios daquilo que somos e buscamos representar através das palavras. Cada repositório pode ser classificado como uma cena que opera dentro e através da linguagem, de modo que sua força é determinada por sua capacidade de intervir nas práticas sociais e, consequentemente, transformá-las. É reconhecendo a presença da diversidade produzida nas esferas do conhecimento humano que o livro Conexões: Linguagens e Educação em Cena, organizado por Nathalia Bezerra da Silva Ferreira, José Wandsson do Nascimento Batista, Lívia Karolinny Gomes de Queiroz, Isabela Feitosa Lima Garcia e Ana Flávia Matos Freire, representa um espaço de circulação de ideias e práticas críticas imprescindíveis para estudantes, professores e pesquisadores das Letras e outros campos de estudo. As demandas acerca da linguagem, da cultura e da sociedade nunca se esgotam. Dessa forma, abrem-se novas margens e cenários de saberes relacionados à Linguística, Literatura, Educação e à História que nos ajudam a interpretar e aperfeiçoar o entendimento das relações de poder e das interações entre os sujeitos. É urgente que, em nossas experiências docentes e discentes, exerçamos o papel de mediar a produção do conhecimento entre a academia e outras organizações sociais, criando visibilidades para que os espaços dos saberes sejam cada vez mais democráticos e inclusivos. O livro reúne textos-cartografias – produzidos por professores, alunos de pós-graduação e demais pesquisadores – que lançam perspectivas multidisciplinares das instâncias da linguagem, da educação e da formação política – envolvendo vários atores sociais – e promovem estratégias de leitura diante dos desafios da contemporaneidade. Nesse sentido, o capítulo de abertura, intitulado “A modalidade volitiva em relatos de pacientes que superaram a Covid-19”, André Silva Oliveira descreve e analisa através da modalidade volitiva os comportamentos de pessoas que divulgaram seus relatos na internet acerca da superação da doença. No contexto da pandemia que enfrentamos atualmente torna-se relevante a vigilância dos efeitos desta enfermidade que se instaura no imaginário dos sujeitos. No Capítulo 2, intitulado “Reflexões sobre a linguística e a semiótica: revisão teórica e um exemplo de aplicação”, Jancen Sérgio Lima de Oliveira investiga as distinções e as semelhanças entre a linguística e a semiótica tendo como ponto de partida a produção de imagens no mundo contemporâneo. Em outro espectro de pesquisa, no Capítulo 3, “Gêneros orais: objetos de ensino como suporte às aulas de língua portuguesa”, George Pereira Brito inscreve um estudo para situar os gêneros orais no ensino de língua portuguesa, atentando para o papel dos docentes no desenvolvimento da oralidade como uma prática fundamental na formação estudantil.No Capítulo 4, “As interfaces da leitura: decodificação e compreensão leitora”, de Alessandra Figueiró Thornton, discute a formação leitora dos estudantes da Educação Básica, destacando a necessidade de políticas que desenvolvam as habilidades relacionadas à proficiência leitora nas escolas. Lidando com outras molduras da linguagem, mais precisamente no campo da literatura, no Capítulo 5, “Vozes femininas tecendo a resistência no enfrentamento às violências nos contos de Insubmissas lágrimas de mulheres, de Conceição Evaristo”, escrito por Maria Valdenia da Silva, Maria José Rolim, Diely da Cruz Lopes e José Ronildo Holanda Lima, observamos uma análise das profundas marcas da violência de gênero representadas na literatura de Evaristo e os atos de resistência das personagens, que lutam para produzir outras escrevivências no tecer do texto literário. Ainda no contexto dos estudos literários, Nathalia Bezerra da Silva Ferreira, no Capítulo 6, “Ressignificações no conto de fada ‘Entre a espada e a rosa’, de Marina Colasanti”, estuda as ressonâncias entre o conto “Entre a espada e a rosa”, de Marina Colasanti e o conto “Pele de Asno”, de Charles Perrault. A autora explora o imaginário da literatura infanto-juvenil e confronta ambas as narrativas para identificar intertextos e rastros entre o texto clássico e o moderno. No Capítulo 7, intitulado “A morte com véu branco: uma análise da poesia de Emily Dickinson”, Brena Kézzia de Lima Ferreira e Francisco Carlos Carvalho da Silva analisam a obra poética de Dickinson com foco na representação da morte e suas figurações simbólicas que acentuam as incertezas da existência humana. Expandindo as cenas de pesquisa, no Capítulo 8, “A formação leitora: uma proposta metodológica com um poema de Manoel de Barros”, André de Araújo Pinheiro, Kamilla Katinllyn Fernandes dos Santos e Verônica Maria de Araújo Pontes desenvolvem um procedimento metodológico baseado em jogos teatrais e sequências básicas para fornecer estratégias e dinâmicas de leitura que visam propiciar maior proficiência leitora entre os sujeitos participantes.Tomando como ponto de discussão os fundamentos do letramento literário, no Capítulo 9, “Novas práticas de leitura literária à luz do teatro do oprimido”, Danyelle Ribeiro Vasconcelos situa as práticas de leitura do texto literário dentro de uma perspectiva crítico-reflexiva, gerada a partir do livro Capitães da Areia, de Jorge Amado, em diálogo com o método teatral do Teatro do Oprimido, desenvolvido por Augusto Boal, com o intuito de transformar o ato de ler literatura em uma prática emancipatória, em que o território da sala de aula passa a ser o palco de jogos dramáticos, onde os alunos assumem importantes papeis sociais. No Capítulo 10, “Letramento na educação infantil a partir do livro A vida íntima de Laura, de Clarice Lispector”, os autores Nadja Maria de Menezes Morais, Laís Correia Teófilo de Souza, Jôse Pessoa de Lima e Marinalva Pereira de Araújo traçam um perfil da formação leitora e infantil baseada nas experiências de leitura literária. Nesse contexto de aprendizagem, o livro de Lispector permite estimular a reflexão em torno da importância do letramento literário desde os primeiros anos da vida escolar. Em conexão com a temática, em “Multiletramentos na escola: proposta de leitura do hipertexto ‘Um estudo em vermelho’, de Marcelo Spalding”, Capítulo 11, Angélica Benício Alves e Sandro César Silveira Jucá, atentos acerca das novas situações comunicativas geradas por ambientes virtuais, exploram a existência de gêneros literários digitais e refletem sobre suas aplicabilidades na sala de aula para promover práticas de leitura e, como resultado disso, desenvolver condições de multiletramento nos espaços educacionais. Dando continuidade, em “O ser criança e a sexualização infantil em face ao discurso midiático: O Caderno Rosa de Lori Lamby”, Capítulo 12, Elane da Silva Plácido e Maria da Conceição Santos tomam como objeto de estudo o livro Caderno Rosa de Lori Lamby, da escritora Hilda Hilst, para analisar as nuances da personagem Lori em face da influência midiática no processo de sexualização e adultização do corpo infantil, provocando impactos na identidade da criança. É por meio do Capítulo 13, designado “Canciones que el tiempo no borra: memorias, censura y canciones bregas en el contexto de la dictadura civil-militar en Brasil (1964-1985)”, escrito em espanhol por Lívia Karolinny Gomes de Queiroz, Isaíde Bandeira da Silva e Edmilson Alves Maia Júnior, que aprendemos sobre os efeitos da censura na arte, mais precisamente na música brega, tida como manifestação artística imprópria aos valores defendidos pelo regime militar no Brasil (1964-1985). Os autores examinam os impactos da censura na sociedade da época, mas também enunciam como a música pode expressar as contínuas tensões de um momento histórico. Maria Julieta Fai Serpa e Sales, Francinalda Machado Stascxak e Maria Aparecida Alves da Costa refletem em “O vínculo entre o estado e a igreja católica no Brasil imperial (1822-1889) e sua reverberação na educação”, Capítulo 14 desta coletânea, a relação da Igreja Católica com o Estado na época do império, identificando as implicações deste vínculo na história da educação brasileira. Por sua vez, o Capítulo 15, “As contribuições da teoria histórico-cultural para o ensino na educação infantil: uma revisão de literatura”, assinado por Camila Alvares Sofiati, foca na compreensão do processo de aprendizagem infantil a partir das teorias de Vigotski, em que o trabalho pedagógico com crianças é observado. Já no Capítulo 16, intitulado “Proposta e currículo no contexto educacional do ensino infantil brasileiro”, também de Marcus Vinicius Peralva Santos, o autor produz um panorama de pesquisas sobre propostas curriculares direcionadas ao ensino infantil no Brasil, averiguando como os projetos políticos pedagógicos contemplam as novas demandas da sociedade contemporânea. No capítulo seguinte, “As contribuições do NTPPS na aprendizagem de língua inglesa numa escola pública de Pacoti – CE”, Capítulo 17, as autoras Francisca Marilene de Castro Rodrigues e Isabela Feitosa Lima Garcia contextualizam os desafios do ensino de língua inglesa nas escolas brasileiras e apresentam princípios metodológicos que visam dirimir as problemáticas em torno da aprendizagem do inglês, reforçando a necessidade de produzir um modelo de ensino que coloque no centro do processo o conhecimento do aluno em relação às interfaces de cognição. Dessa forma, as autoras abrem perspectivas positivas para o ensino-aprendizagem do idioma em questão.O Capítulo 18, “A utilização do blog pelas escolas estaduais de educação profissional de Juazeiro do Norte – CE”, as autoras Maria Francimar Teles de Souza e Rosa Cruz Macêdo abordam o blog como uma ferramenta digital fundamental na divulgação de atividades escolares e mapeiam seus usos em escolas estaduais de ensino profissionalizante na cidade de Juazeiro do Norte – CE. Em outro contexto de pesquisa, no Capítulo 19, “Intervenções inter/multidisciplinares em crianças disléxicas”, Wanda Luzia Caldas de Brito e Maria Josefina Ferreira da Silva investigam, através de uma abordagem multidisciplinar, questões relacionadas à dislexia em crianças e como tal condição afeta o desenvolvimento da aprendizagem nos anos escolares, evidenciando a necessidade de que os profissionais sejam subsidiados de informações sobre como lidar com o diagnóstico deste transtorno e, consequentemente, possam proporcionar um bom ambiente de ensino. No Capítulo 20, intitulado “A importância da interação e do material adaptado para o processo cognitivo do aluno com necessidades educacionais especiais”, Samara de Oliveira Lima, Sanara Macedo Sousa e Sabrina de oliveira Marques abordam o progresso do aluno com Necessidade Educacional Especial (NEE) e a importância de sua inclusão no contexto escolar. Para isso, os autores entendem que o professor tem um papel importante no processo de acolhimento e na ação de produzir materiais adaptáveis para o ensino. Traçando outro cenário de reflexão, no horizonte do Capítulo 21, nomeado “O papel do tutor no contexto da educação a distância: uma análise dos estudos brasileiros até 2020”, Marcus Vinicius Peralva Santos concentra-se na função do tutor no processo de ensino-aprendizagem da educação a distância, trazendo à tona os desafios que os profissionais da área enfrentam e as necessidades oriundas de suas práticas. Já no Capítulo 22, “O ensino remoto na visão docente: desafios e perspectivas”, Elizete Pereira de Oliva Leão e Mauricio Alves de Souza Pereira avaliam as condições do ensino remoto a partir da experiência de professores de uma escola pública da cidade de Montes Claros, Minas Gerais. Os dados levantados pelos autores apontam para problemas que precisam ser superados, especialmente relacionados ao acesso das mídias digitais e à formação continuada dos docentes, para que estejam preparados para o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). O capítulo seguinte aborda práticas do contexto de ensino-aprendizagem de línguas. “O processo de elaboração das organizações didáticas no contexto da residência pedagógica de língua portuguesa”, Capítulo 23, George Pereira Brito e Maria Beatriz Bezerra de Brito dedicam-se a examinar as produções de Organizações Didáticas de um programa de residência pedagógica para o ensino médio desenvolvido pela Universidade Estadual da Paraíba, com o objetivo de dar suporte aos alunos bolsistas para que tenham em mãos materiais adequados para o ensino de português. No horizonte da educação básica e suas diversas disciplinas, o Capítulo 24, com o título de “Química verde: análises das concepções de alunos do ensino médio”, de autoria de Michelle de Moraes Brito, Kariny Mery Araujo Cunha, Francilene Pereira da Silva e Márcia Valéria Silva Lima, atende às demandas da educação ambiental, uma vez que, preocupadas com os vários níveis de degradação do meio ambiente, as autoras analisam a percepção de alunos do ensino médio acerca das problemáticas ambientais, na perspectiva da Química Verde, atribuindo a importância de formar sujeitos mais conscientes acerca dos problemas ocasionados pela ação humana na natureza. No Capítulo 25, “As licenciaturas em química ead e presencial nos IF: uma análise dos projetos pedagógicos de cursos e as implicações na formação docente”, os autores Dylan Ávila Alves, Nyuara Araújo da Silva Mesquita, Raiane Silva Lemes e Abecy Antônio Rodrigues Neto avaliam cursos de licenciatura em Química de Institutos Federais em sua modalidade de Ensino a Distância (EaD) e comparam as suas especificidades – direcionadas aos alunos – com o modelo de ensino tradicional. Nos dois últimos capítulos, percebendo a emergência das novas tecnologias nas práticas educacionais, Karina Pereira Carvalho, Mariana da Costa Teles, Marcelo Augusto Costa Vilano e Vinícius Pedro Damasceno Lima destacam, no Capítulo 26, “Ensino remoto da matemática a partir das tecnologias digitais: a importância dos jogos digitais como ferramenta auxiliar da aprendizagem”, o papel de jogos digitais no processo de ensino-aprendizagem da matemática e como essas ferramentas auxiliam no desenvolvimento de habilidades de raciocínio lógico e cognição. Em diálogo com a área, no Capítulo 27, “A modelagem matemática utilizada para ensinar funções e aplicações”, Karina Pereira Carvalho trabalha com a modelagem matemática como princípio norteador do ensino das funções e aplicações, objetivando apresentar soluções para lidar com as dificuldades dos alunos relacionadas ao tema. Apresentadas as coordenadas iniciais de cada capítulo do Livro Conexões: Linguagens e Educação em Cena, convidamos o leitor para que adentre nas páginas desta coletânea e deixe fluir essas cenas de aprendizagem na sua formação humana. Como declara Paulo Freire, no livro Educação como prática da liberdade (1967), “há uma pluralidade nas relações do homem com o mundo, na medida em que responde à ampla variedade dos seus desafios.” Nesse sentido, esta obra fornece diversos olhares sobre alguns desafios que os autores e autoras enfrentam em suas experiências humanas. Suas contribuições são plurais e buscam responder as problemáticas da linguagem, da educação, da literatura e da sociedade que os cerca. Uma última assertiva: os conhecimentos são mutáveis, o que permanece é o desejo de produzir novos pensamentos e afetos transformadores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Trabalho infantil. Evasão escolar. Crianças"

1

RAMOS FIGUEIREDO CUNHA, PRISCILLA. "EDUCAÇÃO INFANIL E O TRABALHO COM PROJETOS: UMA ABORDAGEM A PARTIR DO REFERENCIAL CURRICULAR DA REDE MUNICIPAL DE ITABORAÍ / RJ." In Educação Infantil. Editora Realize, 2023. http://dx.doi.org/10.46943/viii.conedu.2022.gt09.001.

Full text
Abstract:
O presente trabalho apresenta um breve estudo a respeito do trabalho desenvolvido nas turmas de Educação infantil das unidades de ensino da Rede Municipal de Itaboraí – RJ a luz do Referencial Curricular e do Regimento Escolar da rede. Procuramos identificar os aspectos que permeiam as práticas docentes durante o planejamento e aplicação das atividades, tendo os referidos documentos como norteadores das análises acerca das propostas desenvolvidas. A abordagem utilizada será a metodologia qualitativa, de caráter descritivo, baseada em levantamento bibliográfico sobre teóricos que embasam a temática e das legislações que regem o trabalho na Rede Municipal de Itaboraí. O objetivo deste estudo é refletir de forma crítica a respeito do trabalho desenvolvido no município, discutindo de que maneira os projetos proporcionam a criança o protagonismo no processo ensino-aprendizagem. Concluímos com a reflexão acerca da importância da participação das crianças enquanto protagonistas no cotidiano escolar, a partir de um trabalho interdisciplinar, conectado a realidade da comunidade a que se destina e preocupado em estimular uma aprendizagem significativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

JOSÉ ANDRADE SILVA, RICARDO, and SANDRA JESUS DE MÉLO TAVARES SOARES. "A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL NO COMBATE À EVASÃO ESCOLAR." In Escola em tempos de conexões - Volume 01. Editora Realize, 2022. http://dx.doi.org/10.46943/vii.conedu.2021.01.043.

Full text
Abstract:
O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL, IDENTIFICAR COMO A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL PODE CONTRIBUIR NO COMBATE À EVASÃO ESCOLAR. TAL ANÁLISE, OBTIDA APÓS A REALIZAÇÃO DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA TEM A SUA JUSTIFICATIVA E RELEVÂNCIA À MEDIDA EM QUE A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL, PODE CONTRIBUIR PARA QUE AS AÇÕES NECESSÁRIAS QUANTO AO ENTENDIMENTO SOBRE A REALIDADE DOS ALUNOS, SEUS PROBLEMAS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, BEM COMO QUANTO ÀS PRÁTICAS E MÉTODOS PEDAGÓGICOS MAIS INDICADOS, POSSAM SER DETERMINANTES PARA QUE OS ESTUDANTES PERMANEÇAM NA ESCOLA E NÃO ABANDONEM O ENSINO. PELA PESQUISA REALIZADA, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR AS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA EVASÃO ESCOLAR, TANTO PARA OS INDIVÍDUOS, QUANTO PARA O PRÓPRIO PAÍS, BEM COMO RECONHECER A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO ORIENTADOR EDUCACIONAL NO DESENVOLVIMENTO E ORIENTAÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS ESTUDANTES.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

KÊNIA FIRMINO DA SILVA, MARIA, and PAULO MEIRELES BARGUIL. "A ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL VISANDO À APRENDIZAGEM E AO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS BEM PEQUENAS." In Educação infantil (Vol.3). Editora Realize, 2025. http://dx.doi.org/10.46943/x.conedu.2024.gt09.007.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta um relato de experiência e objetiva descrever as contribuições da organização dos espaços para a aprendizagem e o desenvolvimento de crianças bem pequenas em uma instituição pública de Educação Infantil de um município cearense, a qual oferece turmas dos infantis I, II e III. O referencial teórico contemplou as contribuições de Horn (2007), Staccioli (2013), Dubovik, e Cippitelli (2018), Mussini (2020), Horn e Barbosa (2022) e Baggio (2023). A investigação, de natureza qualitativa, aconteceu em 2023, de janeiro a dezembro, e teve 3 (três) fases: i) formação das professoras em contexto sobre a seleção de materiais e a organização dos espaços; ii) vivências das crianças nos espaços organizados e análise das anotações das professoras no diário de bordo sobre as interações das crianças nesses ambientes; e iii) entrevista com as professoras sobre as suas percepções em relação ao uso dos espaços pelas crianças. A fase i) aconteceu no início do ano escolar, durante a semana pedagógica, a fase ii) durante todo o ano escolar e a fase iii) no final do ano escolar. Os resultados revelam que os espaços das instituições de Educação Infantil, quando organizados com intencionalidade pedagógica e considerando os interesses das crianças, proporcionam que essas aprendam e se desenvolvam, bem como colaboram para que as professoras tenham mais subsídios para enriquecer seus planejamentos. A realização dessa pesquisa evidenciou também a importância da formação continuada das docentes para que a sua prática pedagógica contemple o percurso de investigação realizado pelas crianças evitando ações improvisadas e/ou descontextualizadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Freitas, Mara Cristina, and Lucineide Karine Alves Santos. "AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROCESSO DE INCLUSÃO EM ESCOLAS PÚBLICAS." In Coletânea Modernidade e humanização: inclusão, permanências, terapias e psique - Volume 1. Editora Pascal LTDA, 2024. http://dx.doi.org/10.29327/5411226.1-2.

Full text
Abstract:
O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento, sendo necessário um planejamento específico para o desenvolvimento escolar de crianças atípicas. Métodos como TEACCH, ABA, possibilitam o avanço no processo de ensino-aprendizagem de crianças com TEA. O presente trabalho visa suscitar reflexões sobre a práxis pedagógica e as necessidades advindas de crianças com TEA. O trabalho focou em um estudo descritivo considerando o processo de inclusão em escolas públicas. Discorreu-se brevemente sobre as leis vigentes do AEE, as características comuns em crianças autistas, salas de recursos e capacitação dos educadores. Finalizando com a importância da sensibilização dos profissionais da educação no processo de inclusão das crianças autistas. Palavras-chave: Autismo, Inclusão, Atendimento Educacional Especializado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

PACELLI NUNES BRASIL DE MATOS, EUGENIO, FLÁVIO HENRIQUE PEQUENO DE MACEDO, and LEIDIANE PINHO DA SILVA. "ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL POR MEIO DA EXPERIMENTAÇÃO." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.245.

Full text
Abstract:
É FATO CONHECIDO ACADEMICAMENTE QUE, DURANTE OS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA (EDUCAÇÃO INFANTIL), AS CRIANÇAS ADQUIREM CONHECIMENTOS ACERCA DO MUNDO FÍSICO, O QUE DEVE SER INCENTIVADO PELA ESCOLA. BUSCANDO AMPLIAR A APROPRIAÇÃO DESTES SABERES, ESSE TRABALHO OBJETIVOU PROMOVER O LETRAMENTO CIENTÍFICO EM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL POR MEIO DA EXPERIMENTAÇÃO. FORAM REALIZADOS EXPERIMENTOS SIMPLES PARA APRESENTAR CONCEITOS BÁSICOS DE CIÊNCIAS PARA TURMAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL. OBSERVAÇÕES E QUESTIONÁRIOS FORAM UTILIZADOS PARA COLETA DE DADOS. OBSERVOU-SE A SURPRESA DOS ALUNOS COM AS EXPERIMENTAÇÕES E FICOU EVIDENTE O ENTENDIMENTO ACERCA DA CIÊNCIA, ENQUANTO EXPERIMENTAÇÃO E EXPLICAÇÃO PARA OS FENÔMENOS. NOS QUESTIONÁRIOS OS PAIS CONSIDERARAM QUE ENSINAR CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL ERA MUITO IMPORTANTE, POIS O LETRAMENTO CIENTÍFICO DESDE CEDO FACILITARIA O APRENDIZADO DELAS NA VIDA ESCOLAR E NO COTIDIANO. CONCLUI-SE QUE O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, POR MEIO DA EXPERIMENTAÇÃO, CONTRIBUIU PARA ALICERÇAR UMA BASE CIENTÍFICA, NAS CRIANÇAS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

DE SOUSA, JOSÉ EDILMAR. "HOMENS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: A INFLUÊNCIA DO CONTEXTO URBANO E RURAL." In Educação Infantil (Vol 02). Editora Realize, 2024. http://dx.doi.org/10.46943/ix.conedu.2023.gt09.005.

Full text
Abstract:
Este trabalho discute sobre a docência masculina na Educação Infantil. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa que parte da indagação sobre como os contextos podem influenciar a relação que a comunidade escolar estabelece com a figura de docentes do sexo masculino em instituições de Educação infantil. O objetivo deste trabalho é analisar a influência do contexto circunscrito à escola de Educação Infantil sobre a docência masculina na Educação Infantil. O trabalho faz parte de uma pesquisa mais ampla que resultou em uma dissertação de mestrado que investigou a visão da comunidade escolar sobre homens como professores de Educação Infantil. Apoiado no suporte teórico da perspectiva ecológica de desenvolvimento humano de Bronfenbenner (1996) e na Teoria das Representações Sociais – TRS – de Moscovici (1978), os dados foram gerados por meio de observação e entrevistas em duas escolas de um município da Região Metropolitana de Fortaleza, sendo uma em contexto urbano e outra em contexto rural, analisados à luz das relações entre os diferentes níveis de contexto. Foi possível evidenciar que os modos como a comunidade representa e se relaciona com a presença masculina na docência com crianças pequenas varia conforme os contextos e como as relações se dão. O estudo sobre a docência masculina na etapa da Educação Infantil, um campo de atuação, ocupado histórica e predominante pelo gênero feminino, torna-se relevante no sentido de trazer à tona uma discussão polêmica que envolve múltiplos fatores. Além disso, sua importância reside no fato de romper com a invisibilidade da presença de homens como professores em instituições de Educação Infantil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Ribeiro, Manuela Rosa Machado, and Thaize Rocha Barros. "AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃ O INFANTIL: PRODUZINDO SENTIDOS NAS RELAÇÕES COM OS BEBÊS NO COTIDIANO ESCOLAR." In Práticas Pedagógicas em Educação: a arte de ensinar e aprender - Volume 1. Editora Científica Digital, 2024. http://dx.doi.org/10.37885/240416396.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa realiza uma interseção entre as práticas curriculares (ALVES, 2002; FERRAÇO, 2011; NUNES, 2012) e os movimentos de avaliação (HOFFMAN, 2014; ESTEBAN, 2008) realizados na Educação Infantil. Como objetivo, busca compreender como a avaliação se constitui no cotidiano escolar em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do município de Vitória/ES, ampliando sentidos no trabalho com bebês. Utiliza a pesquisa com o cotidiano (FERRAÇO, 2007) em diálogo com a pesquisa cartográfica (KASTRUP, 2007; DELEUZE, 2011) como inspiração teórico metodológica, e faz uso de diário de campo, registros fotográficos e fílmicos, relatórios avaliativos, entrevista semiestruturada e de conversas com as professoras como instrumentos para produção de dados. A pesquisa compreendeu o período entre os meses de março a outubro de 2015, em uma turma com 20 crianças do Grupo 1, ou seja, com idade até 1 ano. Podemos destacar que, nessa instituição, a avaliação relaciona-se com o registro em relatório para as famílias; o registro em fotos, vídeos e atividades para acompanhar as atividades das crianças; como um retorno, ao modo formativo, do trabalho docente. Em atenção às crianças, compreendemos que a limitação existente em tratar dos aspectos possivelmente mais relevantes para as professoras e as famílias, pela impossibilidade de traduzir em palavras as dimensões mais intensivas da experiência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Bastos, Vegna Oliveira Matta, Walmir Fernandes Pereira, Felipe Vitório Ribeiro, Flávio Aparecido De Almeida, and Júlio Cesar de Souza. "O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPORTÂNCIA E PRINCIPAIS ASPECTOS." In Desafios de Ensinar e Educar na Contemporaneidade: escola, família e professores em pesquisa. Editora Científica Digital, 2023. http://dx.doi.org/10.37885/230814126.

Full text
Abstract:
No que se referem as atividades lúdicas, estas são de suma importância porque auxiliam os alunos no processo de ensino-aprendizagem, principalmente na educação infantil, as atividades lúdicas auxiliam no desenvolvimento, tendo em vista que trabalham com a imaginação, atenção, aspectos motores entre outros. É importante salientar que a criança é um ser social, pertence uma sociedade, a educação infantil grita por melhoras, se encontra muito deficiente, não há espaço escolar para todas as crianças, muitas vezes falta estrutura para que a educação infantil possa ser desenvolvida com sucesso. Este trabalho tem como objetivo abordar a relação entre lúdico e sua importância na educação infantil, através de uma revisão bibliográfica. O lúdico aliado ao imaginário é capaz de oferecer caminhos mais amplos para que haja o desenvolvimento das crianças tornando-as mais críticas, autônomas, criativas, felizes, permitindo que haja um aprendizado com mais significação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

DE SOUZA LEMOS ARAUJO, ANA ISABEL. "A IMPORTÂNCIA DA ROTINA NOS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO." In Alfabetização, Linguagens e Letramentos. Editora Realize, 2023. http://dx.doi.org/10.46943/iv.conbrale.2022.01.023.

Full text
Abstract:
O presente trabalho apresenta um estudo realizado com a turma do 1º ano do ensino fundamental. Após o retorno às escolas por conta da pandemia da Covid-19, os processos de alfabetização e letramento se retornaram ainda mais desafiadores, levando em conta que muitas crianças não foram matriculadas na educação infantil durante a interrupção das aulas presenciais. Nosso trabalho utilizou as teorias de Ferreiro, Teberosky, Morais, Solé e alguns documentos legais direcionados a primeira etapa da educação, para mostrar como se dá os processos de alfabetização e letramento, algumas diferenças que existem entre eles e a utilização de estratégias e ferramentas para que ambos se consolidem, bem como a importância da rotina para que as crianças se adaptem melhor ao ambiente escolar após o retorno presencial. Um trabalho efetivo em que a criança é colocada no centro do planejamento apresenta ótimos resultados em seu desenvolvimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Mateus, Alexsandro Silva, Ayer Barsanulfo Franco, Elaine Bento de Oliveira, Jean Pablo Nery, Roberto Cabral Dos Santos, and Verônica Daniela Gomes de Lima. "O brincar nas aulas de educação física na educação infantil: Novos olhares." In EDUCAÇÃO AS PRINCIPAIS ABORDAGENS DESSA ÁREA V.02. Seven Editora, 2023. http://dx.doi.org/10.56238/sevedi76016v22023-116.

Full text
Abstract:
O referido estudo tem por objetivo, oferecer algumas contribuições sobre a relevância que há do brincar para as crianças na Educação Infantil, visto ser um improtante quesito para a organização das práticas pedagógicas nas aulas de Educação Física. Assim as brincadeiras e os jogos devem ser vistos/inseridos como algo lúdico, criativo e dinâmico, que possa desta forma oferecer um leque de opções frente a contribuir com o ensino-aprendizagem das crianças no campo escolar. O brincar de forma lúdica e pedagógica torna-se uma imprescindível ferramenta para a qualidade do aprendizado, onde é neste momento que as crianças agem como se fossem maior do que são na realidade, e isto, inegavelmente, contribui de forma intensa e especial para o seu desenvolvimento. O procedimento metodológico neste trabalho encontra-se disposto em formato de Revisão de Literatura, sobe um diálogo exploratório-bibliográfico com os autores das pesquisas aprofundadas. Conclui-se que ensinar por meio das brincadeiras, do lúdico, pode-se conseguir desenvolver uma educação de qualidade e que realmente consiga ir ao encontro dos interesses e necessidades das crianças.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Trabalho infantil. Evasão escolar. Crianças"

1

Silva, Vanessa Almeida e. "A PREPARAÇÃO DOS PROFESSORES E SEUS IMPACTOS NA INCLUSÃO DE ALUNOS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL." In I CONGRESSO DE EDUCAÇÃO, INTERDISCIPLINARIDADE E PRÁTICAS ESCOLARES. CEEINTER, 2025. https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i1.1961.

Full text
Abstract:
A formação docente tem um papel fundamental na inclusão de estudantes com autismo na Educação Infantil, visto que a atuação pedagógica adequada pode garantir o pleno desenvolvimento dessas crianças no ambiente escolar. No entanto, a efetividade dessa inclusão depende da formação e da conscientização dos professores sobre as características do transtorno do espectro autista (TEA) e as práticas pedagógicas necessárias para atender às suas especificidades. A formação docente não deve se limitar a aspectos técnicos, mas incluir também uma abordagem sensível, que permita o reconhecimento das potencialidades e desafios que os alunos com autismo apresentam. Os professores da Educação Infantil, muitas vezes, enfrentam dificuldades na adaptação de suas práticas pedagógicas para atender às necessidades de estudantes com autismo, principalmente quando não receberam uma formação específica para isso. A compreensão limitada sobre o transtorno e as estratégias pedagógicas adequadas pode resultar em dificuldades na interação, comunicação e socialização das crianças com TEA dentro da sala de aula. Além disso, a falta de recursos didáticos, apoio psicopedagógico e estrutura adequada nas escolas contribui para a precariedade da inclusão, dificultando o processo de aprendizagem desses alunos. Uma formação docente que contemple não apenas o conhecimento teórico sobre o autismo, mas também práticas pedagógicas inclusivas, estratégias de comunicação alternativa e a adaptação do currículo, é essencial para promover uma inclusão efetiva. O papel da escola não é apenas integrar os alunos com autismo ao ambiente escolar, mas proporcionar-lhes condições para que se desenvolvam e aprendam de maneira plena, respeitando suas diferenças e potencializando suas habilidades. É imprescindível que o ambiente escolar se torne um lugar acessível, onde as necessidades individuais dos alunos sejam atendidas com foco no respeito à diversidade. Além disso, a percepção dos docentes sobre a inclusão é um fator relevante para a efetividade da prática inclusiva. Muitos educadores acreditam que a inclusão de alunos com autismo exige ajustes significativos em sua prática pedagógica, o que pode gerar resistência, principalmente se não houver uma preparação adequada. A formação continuada, o trabalho colaborativo entre profissionais da educação e a presença de equipes de apoio, como psicólogos e terapeutas ocupacionais, são estratégias importantes para promover uma visão positiva da inclusão. A inclusão efetiva de estudantes com autismo na Educação Infantil também depende do apoio da família e da comunidade escolar. As famílias devem ser envolvidas no processo educativo e ser parceiras na construção de estratégias que atendam às necessidades específicas de seus filhos. O apoio dos colegas de classe também é fundamental para criar um ambiente escolar acolhedor e colaborativo, onde as diferenças sejam respeitadas e as habilidades individuais de cada criança sejam valorizadas. A interação entre estudantes com e sem autismo pode ser enriquecedora para todos, promovendo um aprendizado mútuo e a construção de um ambiente mais inclusivo.Em resumo, a formação docente tem um impacto direto na inclusão de estudantes com autismo na Educação Infantil. A conscientização, a capacitação e o apoio contínuo aos professores são essenciais para garantir que esses alunos tenham acesso a uma educação de qualidade e que suas necessidades específicas sejam atendidas de forma adequada. A efetividade da inclusão escolar depende, portanto, de uma abordagem integrada que envolva a formação docente, a adaptação do currículo, o apoio psicopedagógico e o envolvimento das famílias e da comunidade escolar. Apenas com o trabalho conjunto e o comprometimento de todos os envolvidos será possível garantir uma educação inclusiva de qualidade para todos os alunos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Sousa, Geovana Andressa Mendes de, Ana Karla Medeiros Frutuoso, Laryssa Rosa Sousa, Romila Martins de Moura Stabnow Santos, Victória Gabriella Silva Castelo Branco dos Santos, and Floriacy Stabnow Santos. "A LUDOTERAPIA COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE DIRECIONADA PARA A PREVENÇÃO DO TRABALHO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA." In I SIMPÓSIO MARANHENSE DE GENÉTICA E GENÔMICA EM SAÚDE. Doity - Plataforma de Eventos, 2022. http://dx.doi.org/10.55664/simaggens2022.024.

Full text
Abstract:
Introdução: Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, é proibida qualquer forma de trabalho até os 13 anos de idade, sendo dever do Estado e da sociedade a proteção da infância (BRASIL, 1990a). No entanto, segundo Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, no Brasil em 2019, havia uma população de 38,3 milhões de indivíduos com idade entre 5 e 17 anos, sendo que 1,8 milhão destas estavam em situação de trabalho infantil (IBGE, 2019). Apesar da redução de 16,8% observada, com relação a 2016, esses dados ainda permanecem elevados, percebendo-se um longo caminho até a erradicação e cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes, o que proporcionaria assim um crescimento e desenvolvimento saudável. Diante de tal realidade, o Sistema Único de Saúde, deve contribuir com o combate à exploração do trabalho infantil, oferecendo atenção integral à saúde de crianças e adolescentes. Neste contexto, a educação em saúde tem se apresentado como um instrumento de fortalecimento para construção do conhecimento em saúde, através de práticas e saberes, que promovem a mudança social dos sujeitos e comunidade (AGUIAR, 2020). Objetivos: Relatar a experiência vivenciada por discentes da graduação em enfermagem ao realizar ações de educação em saúde mediados pela ludoterapia, direcionadas para a prevenção do trabalho infantil. Descrição da Experiência: Trata-se de uma ação de educação em saúde realizada em alusão ao dia 12 de junho, Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, ocorrida em 13 de junho de 2022, em local público, com crianças estudantes da Escola Municipal Frei Manuel Procópio, em Imperatriz. Aconteceram apresentações relacionadas ao tema "Para que o nosso futuro não chore, precisamos ser melhores", com a participação dos graduandos do curso de enfermagem, vinculados ao projeto de extensão Enfermeiros do Riso, da Universidade Federal do Maranhão. Os extensionistas propuseram reflexão acerca da temática citada ao expor e exemplificar os prejuízos provocados pelo trabalho infantil na sociedade. As atividades desenvolvidas foram mediadas pela ludoterapia e compreenderam a contação e interpretação de histórias, como a representação da rotina de Benedito, uma criança que tinha de trabalhar no lixão para auxiliar no sustento da família. Associada à narração, também houve cantigas de roda e cirandas enfatizando o significado do brincar na infância. Resultados: A invisibilidade do trabalho infantil converge no déficit da identificação de agravos à saúde de crianças e adolescentes trabalhadores. Mostrou-se relevante a abordagem lúdica em ambiente social e para comunidade, pois permitiu um pensamento crítico-reflexivo, pelo qual se apresentou algumas faces do problema, suas consequências para a saúde infantil que levam a danos, como a evasão escolar, acidentes de trabalho, e mudanças comportamentais. Ademais, a participação dos graduandos do curso de Enfermagem permitiu compreender o papel de atores sociais que acompanham a sua profissão. Conclusão: A experiência foi construtiva e viável, e percebeu-se significativa compreensão dos presentes, adultos e crianças, quanto à urgência da temática. Embora ainda haja muito a ser desempenhado, a ação educativa impulsiona os autores e ouvintes a permanecer no enfrentamento destes desafios, visando a atenuá-los e, por fim, saná-los.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Miguel Ferreira De Souza E Silva, Ary, MANOELA BISPO LOBO, Raquel Bispo Lobo, and Tatyane de Araújo Campos. "O TRABALHO INFANTIL COMO CAUSA DA EVASÃO ESCOLAR EM MANAUS." In 1º Congresso Internacional de Relações Internacionais do Amazonas: a Amazônia no mundo e o mundo na Amazônia. Even3, 2023. http://dx.doi.org/10.29327/congressoriamazonas.680437.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Batista, Fabíola, and Monique Voltarelli. "BUSCA ATIVA ESCOLAR EM CRISES E EMERGÊNCIAS: ANÁLISE CRÍTICA." In XIX Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. SENAC, 2023. http://dx.doi.org/10.61917/2764-684x.2023.017.

Full text
Abstract:
Este estudo tem como objetivo principal analisar quais as propostas ofertadas pelo programa Busca Ativa Escolar, durante a crise sanitária da pandemia da COVID-19, e quais ações mobilizou no combate à evasão/abandono escolar. De modo a responder ao problema de pesquisa: como combater a evasão escolar de crianças e adolescentes no país, no contexto da pandemia que aumentou consideravelmente os índices de fracasso escolar, em especial, a desistência dos estudos. O método utilizado para realizar o estudo foi a pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica, a partir da revisão crítica do “Guia Busca Ativa Escolar em crises e emergências”, elaborado e publicado em 2022, pela UNICEF, em parceria com outras instituições, para orientar os gestores e comunidade escolar a como lidar com o fenômeno da evasão em situações peculiares de urgência. A análise do documento demonstra planejamento de ações e fluxos claros de trabalho que podem balizar a ação das escolas e dos demais entes envolvidos no processo de busca ativa escolar. Esta pesquisa almeja incentivar outros alunos e pesquisadores a darem continuidade na reflexão dessa temática e se aprofundarem no tema da evasão/abandono escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Primo, João V. S., João V. F. Amaral, Kaique Carvalho, Camila Horbylon, and Thamer Horbylon Nascimento. "Safari Escolar: Uma Aventura em Busca dos Animais com Realidade Aumentada." In Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2024. http://dx.doi.org/10.5753/sbie.2024.244920.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta o desenvolvimento e implementação do sistema “Safari Escolar”, uma plataforma de Realidade Aumentada (RA) voltada para crianças da educação infantil em uma cidade do interior, com foco em unidades educacionais localizadas fora do centro urbano. O sistema tem como objetivo proporcionar uma experiência interativa e lúdica, permitindo que as crianças explorem o ambiente escolar em busca de animais fictícios, promovendo o aprendizado de maneira envolvente e divertida. O desenvolvimento foi acompanhado por uma professora especialista em educação infantil, que contribuiu para a identificação das necessidades e expectativas das crianças ao interagirem com a tecnologia. Foram criadas interfaces intuitivas e um banco de dados com informações educativas sobre os animais, adaptadas para o público infantil. Os resultados indicam um potencial pedagógico positivo, com boa estabilidade do sistema e alta precisão no posicionamento dos animais virtuais, demonstrando sua viabilidade e impacto educativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Carvalho, Camila Nascimento de, Sylvana Karla S. L. Santos, and Tiago H. F. Segato. "Pimpolho Kids: Um jogo digital para alfabetização infantil." In Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. Sociedade Brasileira de Computação, 2022. http://dx.doi.org/10.5753/ihc_estendido.2022.224665.

Full text
Abstract:
O uso de jogos digitais no ambiente escolar pode despertar o interesse de crianças em etapas de alfabetização. O presente trabalho visa desenvolver um jogo que possa auxiliar na aprendizagem de estudantes que estão na etapa de alfabetização. Para a produção do projeto será utilizada a abordagem Design Thinking, que tem como foco resolver problemas em evidências.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Lemes, Elena V., Marcelo S. Siedler, Tatiana A. Tavares, Tiago T. Primo, and Rafael C. Cardoso. "Jogo das Sílabas - desenvolvimento de aplicação para auxiliar a alfabetização escolar." In Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. Sociedade Brasileira de Computação, 2024. https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2024.243429.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um jogo voltado ao apoio do processo de alfabetização infantil do segundo e terceiro ano do ensino fundamental, bem como sua aplicação no contexto educacional. O jogo se insere no grupo de jogos digitais planejados especificamente para alfabetização de crianças e difere-se de outros trabalhos similares por apresentar módulos dinâmicos que incorporam o estilo de jogo Drag and Drop apoiado por imagens e incentivos visuais que fazem parte da rotina de aprendizagem infantil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Siedler, Marcelo S., Rafael C. Cardoso, Tatiana A. Tavares, and Tiago T. Primo. "Criando jogos digitais para pauxiliar o aprendizado de crianças autistas em idade pré-escolar." In Workshop em Estratégias Transformadoras e Inovação na Educação. Sociedade Brasileira de Computação, 2023. http://dx.doi.org/10.5753/wetie.2023.236135.

Full text
Abstract:
Este trabalho destaca o desenvolvimento e avaliação de dois aplicativos digitais desenvolvidos para apoiar a aprendizagem de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista. Utilizando aspectos norteadores previamente estabelecidos, esses aplicativos buscam trabalhar metas relevantes da educação infantil, tais como estabelecimento de relações de comparação entre objetos e a classificação de objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças. Este artigo descreve o processo de avaliação da experiência de uso dos aplicativos junto a 14 profissionais de educação, através de abordagem qualitativa apoiada metodologicamente pela Teoria Fundamentada nos Dados, destacando os resultados obtidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Costa, Janaina Dayana Da Silva. "REALIZAÇÃO DE AULAS REMOTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA." In II Congresso Brasileiro de Educação a Distância On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2022. http://dx.doi.org/10.51189/conbraed/99.

Full text
Abstract:
Introdução: A educação é um direito fundamental e tem por finalidade promover o desenvolvimento e a qualificação cidadã do indivíduo nos diferentes aspectos. É formada pelas etapas da educação básica e superior. Na educação básica se concentra a educação infantil, ensino fundamental e médio. Na educação infantil as crianças são atendidas dos 0-5 anos, período diurno e carga horário integral ou parcial, a depender da instituição. É no ensino infantil que o educar e o cuidar se agregam ao direito de brincar para aprender. Sendo assim, fez-se necessário compreender como se deu esses processos durante o período da pandemia da COVID-19. Objetivo: Este trabalho tem como objetivo apresentar atividades de ensino desenvolvidas aos alunos de 4 anos da turma do Pré I de uma escola pública localizada em município do RN, durante o período de abril e maio de 2021. Material e métodos: As atividades foram realizadas de modo remoto para um público de 24 alunos, através do Google Meet, durante o estágio supervisionado em educação infantil e duraram cerca de 1 hora, abordando temáticas diferentes de acordo com o planejamento escolar da turma para o dia ou semana. Resultados: Foi possível realizar atividades de observação, explicação e interação com pintura e colagem através da tela do computador, além disso, ocorreu interação com músicas e participação de mães em diversos momentos. O ponto de maior fragilidade, no entanto, foi o público atingido que não passava de 8 ou 10 alunos por aula. Conclusão: Verificou-se desejo de estar presente e comprometimento nos alunos que participavam das aulas online. Eles conversavam, perguntavam e pediam ajuda das tias. Houve interação de crianças e mães. As professoras se empenharam, se esforçaram, produziram materiais diversificados e videoaulas que chamavam a atenção das crianças, mas mesmo assim o ensino na faixa etária pré-escolar apresentou-se como um grande desafio para a docência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Andrade, Murilo Ferreira, and Apolliane Xavier Moreira Dos Santos. "A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: VIVÊNCIAS POSSÍVEIS NA PANDEMIA." In II Congresso Brasileiro de Ciências Biológicas On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1293.

Full text
Abstract:
Introdução: O projeto “Educação Ambiental no Núcleo de Educação da Infância (Nedi): brincando com coisa séria” da Universidade Federal de Lavras (UFLA), integra o Programa de Extensão “Formação Integral na Educação Infantil: articulando saberes e práticas” e tem como objetivo geral desenvolver um amplo trabalho de conscientização e educação ambiental com crianças de três a cinco anos matriculadas no Nedi. Objetivos: Despertar o interesse e a sensibilidade das crianças e de suas famílias pelas questões ambientais e práticas sustentáveis e produzir, juntamente com a comunidade escolar, práticas ecopedagógicas voltadas para a reflexão sobre os recursos naturais; espaços verdes no ambiente doméstico no período pandêmico e conscientização em torno do lixo. Nesse sentido, buscando produzir um trabalho interdisciplinar, o projeto conta com a participação de estudantes da UFLA de diversas áreas do conhecimento: Ciências Biológicas, Educação e Engenharias. Material e métodos: Utiliza a revisão bibliográfica buscando fazer um levantamento dos materiais que tratam do tema da educação ambiental no contexto da educação infantil, encaminhando-se assim, a reflexão e a produção das práticas ecopedagógicas com as crianças e famílias envolvidas nas vivências a partir dos materiais pesquisados. Resultados: A criação de uma página na rede social Instagram, onde foi desenvolvido o perfil @econediufla, com objetivo de divulgar os conteúdos educativos vinculados à temática ambiental produzidos pelo grupo e as práticas ecopedagógicas realizadas no âmbito doméstico com as crianças e famílias participantes. Conclusão: Promover a introdução de uma cultura de educação ambiental e de práticas sustentáveis no dia a dia das casas durante a pandemia se faz necessário, tendo em vista o distanciamento de muitas famílias dos ambientes naturais e do contato com os animais. Ademais, desenvolver movimentos educativos que estejam voltados para a educação ambiental, só reforça o sentido mais amplo da educação, mas que precisa ser destacado a partir de um aspecto – ambiental – para lançar luz em questões que necessitam ser ressaltadas, debatidas e analisadas de modo mais contundente nos mais diferentes contextos sociais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography