Academic literature on the topic 'Trabalhos em madeira'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Trabalhos em madeira.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Trabalhos em madeira"

1

Braz Martins, Carla Maria. "O uso da madeira na mineração e metalurgia do ouro durante a época romana em Portugal." Estudos do Quaternário / Quaternary Studies, no. 16 (June 22, 2017): 55–71. http://dx.doi.org/10.30893/eq.v0i16.142.

Full text
Abstract:
A madeira foi uma matéria-prima importante para a exploração mineira e metalurgia no período romano, embora as suas evidências arqueológicas no actual território português sejam escassas, atendendo ao material perecível que é. A mineração consubstanciada na exploração subterrânea apresenta bastantes constrangimentos, particularmente ao nível da segurança, e daí a necessidade de usar escoramentos de madeira em galerias e poços. Este árduo trabalho obriga o mineiro a munir-se de todo um conjunto de instrumentos de ferro encabados por madeira. O evoluir dos trabalhos, por norma através de vários níveis de profundidade, impõe também a necessidade de utilização desta matéria-prima em escadas, assim como em máquinas elevatórias para extracção da água quando se atingem os lençóis freáticos. No tratamento do minério, este material continua também a ser imprescindível, como o descrito por Agrícola para as instalações de separação gravítica. No âmbito do processo metalúrgico, a madeira era a fonte de combustível dos fornos. Não sendo, obviamente, a condição única em todo este processo industrial, a madeira assume-se inequivocamente como uma infra-estrutura (vastas áreas florestadas) importante na exploração mineira “proto-industrial” romana. Deste modo, define-se como objectivo principal deste trabalho caracterizar as diferentes funcionalidades das madeiras provenientes das minas de Mouros (Jales, Vila Pouca de Aguiar), Tresminas (Vila Pouca de Aguiar), Algares (Aljustrel) e S. Domingos, atendendo às duas diferentes fases que estão adstritas à exploração mineira: extracção do minério e sua metalurgia. Os sítios arqueológicos referidos assumem-se como quatro referências na exploração aurífera romana em Portugal, sendo o ouro explorado como minério principal em Jales e Tresminas, e como minério secundário em S. Domingos e Aljustrel, já que a extracção principal recai sobre o cobre.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Lima, Pedro Ernesto Freitas, and Emerson Dionisio Gomes de Oliveira. "Curadoria e rótulos identitários: a madeira em certa arte contemporânea do Nordeste." POIÉSIS 21, no. 35 (January 26, 2020): 279. http://dx.doi.org/10.22409/poiesis.v21i35.38419.

Full text
Abstract:
A partir da coincidência da exibição de trabalhos realizados em madeira pelos artistas Eduardo Frota, Eudes Mota e Marcelo Silveira em exposições cujas narrativas curatoriais eram de caráter identitário, questionamos: como curadorias operam narrativas identitárias a partir de determinados materiais – no nosso caso, a madeira –, procedimentos empregados em obras e de dados biográficos do artista? Quais as implicações desse processo? Para isso, confrontaremos análises de obras a discursos curatoriais e proporemos hipóteses sobre o emprego da narrativa identitária enquanto mediador institucional e econômico na inserção desses trabalhos, provenientes de circuitos considerados “locais” ou “periféricos”, em circuitos de dimensão “nacional”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ribeiro, Gabriel Browne de Deus, Crismeire Isbaex, and Sebastião Renato Valverde. "Produção de biomassa florestal para energia em sistemas agroflorestais." Pesquisa Florestal Brasileira 37, no. 92 (December 29, 2017): 605–18. http://dx.doi.org/10.4336/2017.pfb.37.92.1389.

Full text
Abstract:
O objetivo dessa revisão foi avaliar o potencial da produção de biomassa florestal com fins energéticos em Sistemas Agroflorestais (SAFs). O uso da madeira e de resíduos florestais para energia tem sido bastante estimulado no Brasil e no mundo nas últimas décadas, em razão de questões ambientais e da sua viabilidade técnica e econômica. No entanto, seu desenvolvimento em SAFs ainda necessita de mais estudos. Foram analisadas as principais características técnicas e econômicas para a produção de madeira para energia em SAFs, destacando espécies arbóreas, qualidade de sítio, características socioeconômicas e práticas agrossilviculturais. Os principais estudos encontrados são oriundos da Europa, Estados Unidos, Ásia e África, enquanto que no Brasil ainda existe escassez de trabalhos nesse tema, embora o país seja grande consumidor de biomassa florestal para energia. Todos os trabalhos encontrados indicaram que existe potencial técnico e econômico para a geração de energia de biomassa em SAFs, tanto para o abastecimento do produtor rural, quanto para a comercialização da madeira com qualidade para uso energético. Contudo, essa relação depende fundamentalmente de: maior estruturação do mercado para biomassa florestal, características socioeconômicas regionais e condições ambientais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Mello, Janaina Cardoso de. "Escultura em madeira em Laranjeiras/SE: Perspectivas do patrimônio material e imaterial no século XXI." Revista Arqueologia Pública 9, no. 3 (October 23, 2015): 167. http://dx.doi.org/10.20396/rap.v9i3.8641301.

Full text
Abstract:
O trabalho traça o panorama conceitual e prático do “patrimônio material” e “patrimônio imaterial”, em suas intercessões, no contexto da cidade de Laranjeiras em Sergipe. A metodologia utiliza a entrevista gravada, semi-estruturada, com Demar (Ademar), escultor em madeira, cuja produção cria, expõe e comercializa no Centro de Artesanato, agraciado com o título de “patrimônio vivo” pela Prefeitura. Com a alta tecnologia, a Arqueologia Pública deve ir às comunidades, ouvir suas demandas para compartilhar de informações, registro e conservação do patrimônio cultural que congrega em si características de seu modus vivendi, valorizando a diversidade e a sobrevivência da arte. Como referência os trabalhos de Sandra Pelegrini, Pedro Paulo Funari, UNESCO, IPHAN e Ana Carla Reis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Macêdo, A. N., A. M. de Lima, F. de O. Fonseca, and B. V. de A. Lavôr. "Análise estatística do comportamento mecânico à compressão do compósito cimento-madeira." Matéria (Rio de Janeiro) 16, no. 2 (2011): 658–67. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-70762011000200002.

Full text
Abstract:
Este trabalho objetiva contribuir para a aplicação do resíduo do tecido lenhoso de espécies vegetais tropicais, na forma de serragem, proveniente da indústria madeireira do estado do Pará, da região metropolitana de Belém em particular, para a fabricação de compósito madeira-cimento. Devido à natural incompatibilidade química entre a madeira e o cimento, este procedimento resulta em um retardamento de pega, de intensidade dependente da espécie vegetal utilizada. Este efeito pode ser combatido com diversos processos, como por exemplo, a aditivação da mistura com aceleradores de pega, a mineralização da madeira, a carbonatação acelerada, dentre outros. As análises foram feitas a partir da resistência à compressão aos 28 dias para argamassas produzidas com teores de madeira de 2, 3,5 e 5% em massa, com cimento CP I e CP II, e ainda com e sem o uso de aditivo acelerador de pega a base de cloreto de cálcio. Assim sendo, os resultados obtidos foram analisados estatisticamente para que a influência do teor de madeira e da aditivação à base de cloreto de cálcio na resistência à compressão fosse avaliada. A maioria dos trabalhos existentes utiliza espécies de clima temperado, e de reflorestamento, pouco tendo sido avaliado para espécies de clima tropical. Neste sentido, o presente trabalho representa um esforço pioneiro no desenvolvimento de compósitos madeira-cimento para os materiais e resíduos disponíveis na região Amazônica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Vogel, Hamilton Luiz Munari, Mauro Valdir Schumacher, and Peter Trüby. "MICRONUTRIENTES NA BIOMASSA ACIMA DO SOLO EM UMA FLORESTA ESTACIONAL SUBTROPICAL." CERNE 21, no. 2 (June 2015): 175–82. http://dx.doi.org/10.1590/01047760201521021328.

Full text
Abstract:
Na biomassa acima do solo de uma floresta nativa ou plantada, estão estocadas grandes quantidades de nutrientes, com poucos trabalhos encontrados na literatura, principalmente com micronutrientes. Conduziu-se este trabalho com o objetivo principal de quantificar a biomassa e os micronutrientes estocados na biomassa, acima do solo, em uma Floresta Estacional Subtropical, em Itaara-RS, Brasil. Para a quantificação da biomassa, foram abatidas 20 árvores distribuídas em cinco classes de diâmetros. As árvores abatidas foram separadas nas frações: madeira do fuste, casca do fuste, galhos e folhas. Nas amostras da biomassa, foram determinados os teores totais de B, Cu, Fe, Mn e Zn. O estoque de micronutrientes na biomassa, para cada componente foi obtido com base na biomassa seca estimada, multiplicada pelo teor de nutrientes. A produção total estimada de biomassa acima do solo foi de 210,0 Mg.ha-1. Nessa estimativa, os galhos corresponderam a 48,8%, a madeira do fuste 43,3%, a casca do fuste 5,4%, e as folhas 2,4%. Os menores teores de B, Cu, Fe e Mn (mg.kg-1) estão na madeira do fuste, com exceção do Zn; nos galhos e na madeira, estão os maiores estoques de B, Cu, Fe e Mn (kg.ha-1). Nos galhos, folhas e cascas, está estocada a maior parte dos micronutrientes, apontando a importância destes de permanecerem sobre o solo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Fiorelli, Juliano, Antônio Alves Dias, and Bruno Coiado. "Propriedades mecânicas de peças com dimensões estruturais de Pinus spp: correlação entre resistência à tração e classificação visual." Revista Árvore 33, no. 4 (August 2009): 741–50. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-67622009000400017.

Full text
Abstract:
A redução da disponibilidade de espécies de madeiras nativas e seus efeitos na economia, associada ao fortalecimento dos conceitos de preservação ambiental, criou a necessidade de desenvolvimento de alternativas viáveis para utilização racional de espécies de reflorestamento. E uma das opções é a realização de classificação visual das peças. Autores de trabalhos desenvolvidos nessa linha de pesquisa verificaram a adequação das regras de classificação visual do Southern Pine Inspection Bureau (SPIB) dos EUA à madeira de Pinus do Brasil e apresentaram proposta para normalizar o processo de classificação visual dessa madeira. Nessa classificação, os aspectos com maior influência são: presença de nós, desvio de grã em relação ao eixo da peça e densidade de anéis de crescimento. Assim, esta pesquisa apresenta um estudo experimental que consistiu na classificação visual e determinação da resistência à tração de 85 peças de Pinus spp e um estudo teórico, que propôs uma equação para determinar a resistência à tração média de peças estruturais em função da classificação visual. Com este trabalho, foi possível observar a influência dos nós e dos anéis de crescimento sobre a resistência à tração das peças analisadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Pereira, Jean Carlos Soares. "Misticismo Religioso no Sertão Republicano: Conflitos e Resistência na Revolta de Pinto Madeira (1832 – Ceará)." Revista Ensaios 1, no. 2 (September 7, 2009): 21. http://dx.doi.org/10.22409/re.v1i2.254.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem como objetivo fazer uma breve análise sobre a Revolta de Pinto Madeira que ocorreu no sertão do Ceará em fins de 1831. O estudo desse tema dispõe-se a empreender uma discussão que insira essa revolta no diálogo com as novas vertentes historiográficas proporcionadas pelos trabalhos de historiadores como Marco Morel, Marcello Otávio Basile, Gladys Sabina Ribeiro, Marcus Carvalho, dentre outros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Rodet, Maria Jacqueline, and Márcio Alonso. "Princípios de reconhecimento de duas técnicas de debitagem." Revista de Arqueologia 17, no. 1 (December 30, 2004): 63–74. http://dx.doi.org/10.24885/sab.v17i1.192.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados dos trabalhos experimentais em busca dos principais critérios de reconhecimento de duas técnicas de debitagem: a percussão direta com percutor duro (pedra) e a percussão direta com percutor macio (madeira). A pesquisa apóia-se em trabalhos de experimentação realizados com materiais líticos e orgânicos provenientes do norte de Minas Gerais (bacia do rio Peruaçu) e na leitura tecnológica de peças arqueológicas desta mesma região.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Garcia, Éder Aparecido, Saulo Philipe Sebastião Guerra, Humberto de Jesus Eufrade Junior, Claudio Angeli Sansígolo, Kléber Pereira Lanças, and Fábio Minoru Yamaji. "ANÁLISE QUÍMICA DA MADEIRA COM CASCA EM SISTEMAS FLORESTAIS DE CURTA ROTAÇÃO1." Revista Árvore 40, no. 1 (February 2016): 163–71. http://dx.doi.org/10.1590/0100-67622016000100018.

Full text
Abstract:
RESUMO Os sistemas florestais de curta rotação possuem elevada produtividade em reduzido espaço de tempo e área, entretanto poucos trabalhos enfocam a qualidade da biomassa florestal produzida nessas condições. De fato, a qualidade da matéria-prima é muito importante para alto rendimento nos sistemas energéticos. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo estudar a madeira com casca proveniente de diferentes sistemas florestais adensados, por meio do conhecimento do poder calorífico superior e dos principais componentes químicos da madeira – lignina insolúvel, extrativos e cinzas. Adicionalmente, estudou-se o acúmulo desses componentes por árvore ao longo do tempo. As florestas clonais de Eucalyptus urophylla x Eucalyptus grandisforam plantadas em cinco espaçamentos de plantio e três níveis de adubação. Aos 18, 24 e 30 meses após o plantio, coletaram-se árvores-amostra, das quais foram separados discos da região do DAP para análises químicas. No geral, os teores de lignina insolúvel, extrativos totais e cinzas obtidos nos diferentes tratamentos estão de acordo com os encontrados na literatura e assemelham-se aos das árvores mais velhas da mesma espécie. O acúmulo dos componentes químicos por árvore foi maior em florestas menos adensadas (espaçamentos mais amplos).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Trabalhos em madeira"

1

Pazetto, Valeria Maria de Figueiredo. "Efeito da espessura e do vão sobre deformação em flexão de painéis de madeira utilizados na produção de móveis." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2009. http://repositorio.unb.br/handle/10482/6422.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Engenharia Florestal, 2009.
Submitted by samara castro (sammy_roberta7@hotmail.com) on 2011-01-12T11:35:08Z No. of bitstreams: 1 2009_ValeriaMariaFigueiredoPazetto.pdf: 1317648 bytes, checksum: f38b9889ac133e0eba66f8bea7aa1cb3 (MD5)
Approved for entry into archive by Gomes Neide(nagomes2005@gmail.com) on 2011-01-12T15:31:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2009_ValeriaMariaFigueiredoPazetto.pdf: 1317648 bytes, checksum: f38b9889ac133e0eba66f8bea7aa1cb3 (MD5)
Made available in DSpace on 2011-01-12T15:31:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009_ValeriaMariaFigueiredoPazetto.pdf: 1317648 bytes, checksum: f38b9889ac133e0eba66f8bea7aa1cb3 (MD5) Previous issue date: 2009-01
Este trabalho teve como objetivo avaliar o comportamento deformacional de painéis de MDF (Medium Density Fiberboard) e de MDP (Medium Density Particleboard) e foi motivado pelo fato desses materiais serem os mais utilizados na fabricação de móveis que possuem superfícies horizontais que sofrem sob o efeito de cargas, tais como prateleiras. Para análise dos painéis foram determinadas a densidade aparente e teor umidade e as propriedades mecânicas de MOE, MOR e a carga máxima em flexão estática. Foi realizado um experimento com amostras dos painéis, em três espessuras (15 mm, 18 mm e 25 mm) e três vãos com relação L/h (vão dividido pela espessura) de 30, 35 e 40, totalizando nove tratamentos para cada tipo de painel com três repetições. Essas amostras foram submetidas a ensaios de flexão com cargas equivalentes a 25 g/cm² uniformemente distribuídas. A deformação era registrada ao final de uma semana com o plano carregado e após a retirada da carga era registrada a deformação residual. Foi feita a análise estatística dos resultados encontrados onde se avaliou o efeito dos tratamentos, o efeito do vão e o efeito da espessura e a relação entre os resultados obtidos nos ensaios de flexão e as propriedades dos painéis. A análise das médias apresentou diferenças significativas entre os resultados obtidos entre as espessuras, no entanto demonstraram que o efeito do vão é mais significativo do que o efeito da espessura e apontaram que a melhor relação L/h é igual a 30. Os resultados mostraram também que painéis com maiores valores de MOE e de MOR são mais resistentes à deformação. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study aimed to evaluate the behavior of the deformation of MDF (Medium Density Fiberboard) and MDP (Medium Density particleboard) panels and was motivated by the fact that these materials are the most frequently used in the manufacture of furniture that have horizontal surfaces and are under the influence of loads, such as shelves. For analysis of the panels the density and moisture content and the mechanical properties of MOE, MOR and maximum loaded in static bending were determined. An experiment was conducted with samples of the panels in three thicknesses (15 mm, 18 mm and 25 mm) and three different spans with relationship L / h (span divided by thickness) of 30, 35 and 40, totaling nine treatments for each kind of panel with three replicates. Samples were subjected to tests of bending with loads equivalent to 25 g/cm² uniformly distributed. The strain was recorded at the end of a week with the sample loaded and was registered after the withdrawal of the load the residual strain. The statistical analysis of the results were done about the effect of treatments, the effect of span and the effect of thickness and the relationship between the results from tests of bending and properties of the panels. The analysis of variances showed significant differences among panels thicknesses, however demonstrated that the effect of the span was more significant than the effect of thickness and pointed out that the best L / h is equal to 30. The results also showed that panels with higher values of MOR and MOE are more resistant to deformation.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Souza, Frederico de. "Propriedades mecânicas, físicas, biológicas e avaliação não-destrutiva de painéis de lâminas paralelas (LVL) com madeira de Pinus oocarpa e P. kesiya." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2009. http://repositorio.unb.br/handle/10482/6201.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Florestal, 2009.
Submitted by samara castro (sammy_roberta7@hotmail.com) on 2010-12-17T11:42:18Z No. of bitstreams: 1 2009_FredericodeSouza.pdf: 3432380 bytes, checksum: e93cf77ff5e3885c9e2157fbcd47db36 (MD5)
Approved for entry into archive by Daniel Ribeiro(daniel@bce.unb.br) on 2010-12-17T22:29:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2009_FredericodeSouza.pdf: 3432380 bytes, checksum: e93cf77ff5e3885c9e2157fbcd47db36 (MD5)
Made available in DSpace on 2010-12-17T22:29:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009_FredericodeSouza.pdf: 3432380 bytes, checksum: e93cf77ff5e3885c9e2157fbcd47db36 (MD5)
Painéis estruturais de lâminas paralelas ou laminated veneer lumber (LVL) são painéis estruturais onde as lâminas de madeira são coladas paralelamente entre si com adesivos estruturais, usando-se altas temperaturas e pressões. Os LVLs são utilizados em substituição à madeira sólida para fins estruturais, principalmente em flanges de vigas de seção “I”. Confeccionaram-se quatro painéis LVLs sem prévia classificação das lâminas para cada espécie (Pinus oocarpa Schiede ex Schltdl - PO e Pinus kesiya Royle ex Gordon - PK, sorteando-se 22 lâminas de 2 mm de espessura, usando-se adesivo fenol-formaldeído à 190 g/m², à 150ºC por 45 minutos e 1,1 MPa de pressão específica. Avaliaram-se as seguintes propriedades de acordo com as normas específicas: na avaliação não-destrutiva – AND (velocidade de propagação das ondas de tensão – V0 e módulo de elasticidade dinâmico – Emd), em flexão estática (módulo de elasticidade – Em e módulo de ruptura – fm), em compressão paralela às fibras (resistência máxima à compressão paralela– fc,0), no cisalhamento paralelo e perpendicular à linha de cola (resistência máxima ao cisalhamento paralelo – fv,0 e perpendicular – fv,90), inchamento em espessura (IE), absorção de água (ABS) e taxa de não-retorno (TNRE), nos períodos de 2, 24 e 96 horas de imersão em água, perda de massa em podridão branca (PMPB), (Trametes versicolor) e podridão parda (PMPP) (Gloeophyllum trabeum). Os painéis LVLs de PO e PK não apresentaram delaminações ou bolhas. Os painéis de PK foram mais eficientes nas propriedades mecânicas: Em, Emd, V0, fm, fc,0; os de PO apresentaram menores ABS, IE e TNRE nos três períodos observados. A densidade aparente, o fv,0 e fv,90 foram iguais estatisticamente. A PMPB e PMPP foram estatisticamente iguais, sendo mais intensa na PMPP em ambos os LVLs. A predição das propriedades mecânicas por AND não foram eficientes em virtude da não pré-classificação das lâminas na confecção dos LVLs. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Laminated veneer lumber (LVL) is a structural board in which lumber veneers are glued together with structural adhesives at high temperatures and pressures. LVL are more commonly used to replace solid wood in “I”-beam flanges. This study aimed to evaluate the mechanical, physical and biological properties of LVL made from Pinus oocarpa Schiede ex Schltdl (PO) and Pinus kesiya Royle ex Gordon (PK) and to provide a nondestructive characterization thereof. Four PO and four PK LVL boards formed by 22 randomly selected 2-mm wide veneers were produced according to the following characteristics: phenol-formaldehyde (190g/m²), hot-pressing at 150ºC for 45 minutes and 2.8 N/mm² of specific pressure. Properties evaluated included: stress wave velocity (V0 ), dynamic modulus of elasticity (Emd), static bending modulus of elasticity (Em) and modulus of rupture (fm), parallel compression strength (fc,0), parallel shear strength (fgv,0) and perpendicular shear strength (fgv,90), thickness swelling (TS), water absorption (WA) and permanent thickness swelling (PTS) for 2, 24 and 96-hour of water immersion, weight loss by Trametes versicolor (Linnaeus ex Fries) Pilát (white rot) and Gloeophyllum trabeum (Persoon ex Fries.) Murrill (brown rot). After hot-pressing, no bubbles, delamination or warping were observed for both species. In general, PK boards presented higher mechanical properties: Em, Emd, V0, fm, fc,0 whereas PO boards were dimensionally more stable, with lower WA, TS and PTS in the 2, 24 and 96-hour immersion periods. Board density and fgv,0, fgv,90 and rot weight loss are statistically equal for PO and PK LVL. It was not very efficient the prediction of flexural properties of consolidated LVL by the nondestructive method used.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

David, Müzel Sarah. "Estudo da usinagem dos compósitos plástico madeira e madeira plástica /." Guaratinguetá, 2017. http://hdl.handle.net/11449/149930.

Full text
Abstract:
Orientador: Manoel Cléber de Sampaio Alves
Coorientador: Júlio Cesar Molina
Banca: Marcos Valério Ribeiro
Banca: Fábio Minoru Yamaji
Resumo: O compósito plástico madeira e a madeira plástica são materiais utilizados em diversos setores como automotivo, movelaria e principalmente na construção civil. Eles se tornaram tendência em construções ecológicas, sendo adequado para a construção de pisos, decks, brises, escadas, esquadrias, píeres e cercas. Tanto a produção da madeira plástica quanto do plástico madeira, em geral, é realizada via extrusão de perfis pré-definidos, porém, através da usinagem seria possível a produção de peças mais complexas em termos geométricos, dimensionais e superficiais, bem como, ampliar a utilização desses materiais na construção civil e na movelaria. Sendo assim, a presente proposta teve por objetivo o estudo da usinagem destes materiais. Para o estudo da usinagem da madeira plástica e do plástico madeira, foram realizados os processos de furação e de fresamento, nas modalidades tangencial e frontal, utilizando o método de Taguchi, tendo como fatores estudados as velocidades de corte e de avanço, o sentido de corte (concordante e discordante), a profundidade de corte e o tipo de material. As variáveis de saída analisadas foram o consumo de potência, a vibração média, o aquecimento das peças, a rugosidade, o desvio dimensional dos furos, a topografia das superfícies usinadas, o desgaste das ferramentas e os tipos e formas de cavacos gerados. Após os dados serem coletados foi realizada uma análise de variância (ANOVA) com nível de significância de 5%, para testar a existência de diferenç... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: The wood plastic composite and the plastic lumber are materials used in the serveral sectors like automotive, furnitiures and mainly in the construction. They have become a tendency in ecological constructions, being appropried for floors, decks, strairs, frames, piers and fances. Both the production of the plastic lumber and the wood plastic composite, in general, is carried out by extrusion of predefined profiles, however, with the machining it would be possible to produce more complex pieces in geometric, dimensional and superficial terms, as well as to extend the use of these materials in construction and furniture. Therefore, the purpose of this proposal was to study the machining of these materials. To the machining study of the plastic lumber and the wood plastic composite, drilling processes and milling, the tangential and front procedures were performed using the Taguchi method, with the factors studied cutting speeds and feed the cutting direction (concordant and discordant ), depth of cut and the type of material and as output variable power consumption, the average vibration, heating the parts, the roughness, the dimensional tolerance of the holes, the topography of the machined surface, wear of tool types and shapes of chips generated. After the data is collected was carried out an analysis of variance (ANOVA) with 5% significance level to test the existence of significant differences between the means. The results obtained can be concluded that the materials stu... (Complete abstract click electronic access below)
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Giovanella, Rodrigo, and Universidade Federal do Paraná Setor de Ciencias Agrárias Programa de Pós-Graduaçao em Engenharia Florestal. "Uso de frequencias sonoras no controle de cupins de madeira seca Cryptotermes sp. (Isoptera: Kalotermitidae)." reponame:Repositório Institucional da UFPR, 2013. http://hdl.handle.net/1884/18145.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve como objetivo estudar a eficiência do uso de freqüências sonoras no controle de cupins da espécie Cryptotermes sp. (Isoptera: Kalotermitidae) em peças de madeira visando uso em obras de arte e patrimônios de madeira. Para isso foram desenvolvidas e analisadas diversas freqüências sonoras, com amplitudes e tempo de exposições diferentes. Estas análises foram desenvolvidas a partir de quatro ensaios diferentes com o intuito de determinar se as freqüências sonoras eram capazes de afetar os cupins e de que forma isto ocorreu. Os testes partiram de características mais gerais das propriedades do som e, a partir dos resultados obtidos em cada experimento, foi-se diminuindo as faixas de freqüências utilizadas para a construção dos sons com melhores resultados. A partir destes, verificou-se que algumas das freqüências sonoras testadas, dentro do limite audível do homem, foram capazes de influenciar o comportamento dos cupins de maneira a levá-los a estados de letargia ou agitação, havendo um aumento de agressividade entre indivíduos (fazendo-os se atacarem) ou causando-lhes danos permanentes. Percebeu-se também que as freqüências sonoras, independente do tipo de alteração comportamental, foram capazes de causar distúrbios nas funções motoras dos cupins. Como resultados disto, esses insetos apresentaram fortes sinais de desorientação, desequilíbrio, atordoamento e, por vezes, paralisia. Entretanto, quando o efeito estava associado à agitação as freqüências sonoras foram capazes de desencadear os fenômenos de taxia, positiva e/ou negativa, de forma moderada a intensa, variando de acordo com o tratamento. Ressalta-se que alguns dos tratamentos realizados, constituindo-se de freqüências puras ou de arranjos, foram capazes de matar alguns cupins, sendo indiferente o ambiente no qual se encontravam. O isolamento acústico dos cupins os levou a um estado permanente de letargia associado a problemas nas atividades motoras, sendo que, quanto maior o período de tempo do isolamento, mais forte foram os efeitos observados, chegando à morte de alguns em um período relativamente curto de tempo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Alves, Paulo Roberto Gomes. "Análise do acabamento superficial e da potência consumida na usinagem de fresamento frontal e cilíndrico tangencial da madeira de eucalipto /." Guaratinguetá, 2016. http://hdl.handle.net/11449/136345.

Full text
Abstract:
Orientador: Manoel Cléber de Sampaio Alves
Coorientador: Marcos Tadeu Tibúrcio Gonçalves
Banca: Fábio Minoru Yamaji
Banca: Ivaldo de Domênico valarelli
Banca: Marcos Valerio Ribeiro
Banca: José Vitor Candido Souza
Resumo: A expansão tecnológica e de mercado da madeira e produtos derivados de madeira industrializada, fazem com que as pesquisas dos processos que envolvem esse material sejam cada vez mais necessárias. O fresamento é um processo de usinagem muito utilizado na indústria, quando se pretende obter um acabamento superficial de qualidade. O presente trabalho teve por objetivo avaliar o desempenho do processo de usinagem de madeiras das espécies de Corymbia citriodora e Eucalyptus saligna, realizado em centro de usinagem CNC, através da análise do acabamento superficial e da potência consumida em operações de fresamento frontal e cilíndrico tangencial. As madeiras foram usinadas de forma tangencial em movimentos concordante e discordante, com profundidade de corte (ap) de 1,0 mm; de forma frontal nas direções perpendicular e paralelo em relação às fibras com (ap) de 5,0 mm. Como condições de usinagem, empregaram-se quatro velocidades de corte (Vc) 5,9; 8,4; 10,9; 13,4 m/s, e quatro velocidades de avanço (Vf) 3,0; 5,0; 7,0 e 9,0 m/min. Utilizou-se para os ensaios uma fresa helicoidal de metal duro maciço com três dentes e diâmetro de 16,0 mm. Foram analisados os resultados de Rugosidade Média (Ra) obtidos através de rugosímetro e potência consumida captada por sensor de efeito Hall, e verificado a integridade das superfícies fresadas através de microscópio eletrônico de varredura (MEV). Os resultados foram analisados pelo software Minitab e tratados estatisticamente através da análise de variância ANOVA e teste de Tukey. Concluiu-se que as melhores qualidades superficiais registradas ocorreram para as menores velocidades de avanço, maiores velocidades de corte, no fresamento tangencial para o corte discordante, no fresamento frontal para o corte paralelo às fibras da madeira. Para a potência média consumida, ... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: The technological expansion and market wood and derived from wood products industrialized make research processes involving this material are increasing necessary. Milling is a machining process commonly used in the industry, when applying for a surface finish quality. This study was to evaluate the performance of wood machining process of species Corymbia citriodora and Eucalyptus saligna realized out in CNC machining center, through the analysis of surface finish and the power consumed in tangential front and cylindrical milling operations. The woods were used tangentially on down-milling and up-milling movements, cutting depth of 1.0 mm; the front in parallel and perpendicular directions in relation to the fibers with cutting depth of 5.0 mm. As machining conditions, we used four cutting speeds of 5.9, 8.4, 10.9 and 13.4 m/s, and four feed speeds 3 5, 7 and 9 m/min. It was used for testing a helical cutter solid tungsten carbide tool with three teeth and diameter of 16 mm. The results were analyzed Roughness Average (Ra) obtained from roughness and power consumed captured by Hall effect sensor and the integrity of the machined surfaces obtained by scanning electron microscope. These results were analyzed by Minitab software and statistically analyzed by ANOVA and Tukey test. It is concluded that the best recorded surface qualities were obtained for lower feed rates, higher cutting speeds, the tangential milling cutting for up-milling in front for cutting parallel to the wood fibers. For the average power consumed, the lowest average value occurred for higher cutting speeds and the species citriodora, obtained better surface quality when compared with the species saligna
Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

MONTEIRO, Shirley do Socorro Magalhães. "A produção de pequenos objetos de madeira: um estudo de caso: a empresa "Móveis Souza"." Universidade Federal do Pará, 2006. http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1947.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2011-03-23T21:19:45Z (GMT). No. of bitstreams: 0
Item created via OAI harvest from source: http://www.bdtd.ufpa.br/tde_oai/oai2.php on 2011-03-23T21:19:45Z (GMT). Item's OAI Record identifier: oai:bdtd.ufpa.br:360
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
This research was organized around the production of a small wooden object, so as to try to depict its biography, from a point of observation at enterprise Móveis Souza, where it is conceived and made. In achieving the production of this object cooperate the owner and his son, as well as the wife of the former who manages the family business. Object creation, which means art to the owner, as well as the specific work organizatioen constitute unique conditions which are essential to achieve the production of such object. Moreover, the circumstances in which the owner starts using wood residues, and how this decision attaches environmental quality to production, which on its turn is the central elements connected to the invention of a regional production. The introduction of design in the state of Pará mediates the invention of Pará and Amazonian regional products.
A pesquisa foi organizada em torno da produção de um pequeno objeto de madeira, procurando-se acompanhar sua biografia, desde o lugar de sua criação e fabricação a empresa Móveis Souza- , onde trabalham o proprietário e um dos filhos, ambos marceneiros, e a esposa do primeiro, na administração. A criação do objeto, vista como arte pelo proprietário, e o tipo de organização da pequena empresa revelam-se condições indispensáveis na produção do pequeno objeto. Mostra-se em que circunstâncias a empresa passa a utilizar sobras de madeira e como esta decisão implica no início de um processo de ambientalização da produção, que por sua vez se constitui em um dos elementos centrais de invenção do regional. A introdução do design no estado do Pará, media a invenção de um regional paraense e amazônico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Bianchi, Kleber Eduardo. "Concepção de uma maquina CNC para medição e usinagem de peças em madeira." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 1996. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158081.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnologico, 1996
Made available in DSpace on 2016-01-08T21:09:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 104623.pdf: 12169637 bytes, checksum: e0db679f31d1ab503590bda4b920e287 (MD5) Previous issue date: 1996
Projeto conceitual de uma máquina CNC para medição e usinagem de peças em madeira, visando a flexibilização da produção das indústrias moveleiras, as quais apresentam como principal característica a produção rígida de grandes lotes de peças. As máquinas fresadoras CNC's para madeira representam um ponto chave no processo produtivo, pois representam o elo entre as operações de corte da matéria-prima e acabamento final da peça. O trabalho tem por objetivo a concepção de uma máquina controlada por Comando Numérico Computadorizado CNC, dedicada à medição e usinagem de peças de grande comprimento, com superfícies planas e curvaturas suaves, usuais na indústria moveleira. Realizou-se um estudo da melhor configuração para o sistema e foram determinados seus componentes fundamentais visando a obtenção de um bom desempenho dinâmico dos eixos irterpolados. Desta forma é garantida a usinagem em alta velocidade, com uso de ferramentas modernas (CBN e diamante policristalino) e obtenção de erros de posicionamento compatíveis à aplicação. Já sob o ponto de vista de produção, buscou-se a concepção de um sistema com alta flexibilidade, com possibilidade de trabalho sobre famílias de peças, utilizando recursos de medição de modelos, CAD (Computer Aided Design) e CAM (Computer Aided Manufacturing).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Dias, Romulo Rezende. "Avaliação da influência de variáveis na produção de batentes de painel EGP de Pinus taeda /." Guaratinguetá, 2016. http://hdl.handle.net/11449/136322.

Full text
Abstract:
Orientador: Manoel Cléber de Sampaio Alves
Coorientador: Marcos Tadeu Tibúrcio Gonçalves
Banca: Andressa Cecília Milanese
Banca: Ivaldo de Domênico Valarelli
Resumo: O uso de madeira de pinus na construção civil é cada vez maior e saber trabalhar suas características, vantagens e desvantagens é essencial para o sucesso do produto. O presente trabalho tem por objetivo estudar a influência da largura das lamelas e do arranjo físico dos anéis de crescimento em painéis de madeira de Pinus taeda coladas lateralmente (EGP) utilizados na fabricação de batentes, seguindo as exigências da ABNT-NBR 15.930 (2011), a fim de determinar a melhor combinação para o melhor desempenho físico do produto. Para tanto, trabalhou-se com o fatorial completo para dois fatores e quatro níveis, sendo i. largura das lamelas de 32 mm, 56 mm, 75 mm e 112mm; e ii. arranjo dos anéis: lamelas radias, lamelas tangenciais, lamelas cruzadas e lamelas com emendas de topo tipo finger joint. Os 48 corpos de prova (03 para cada combinação) de batente de EGP com 2120 x 220 x 32mm, com teor de umidade entre 8% e 12% e densidade aparente entre 400 kg.m-3 e 600 kg.m-3 foram produzidos numa indústria madeireira da cidade de Sengés/PR. Utilizou-se a análise estatística de variância (ANOVA) para investigar a influência dos fatores e suas interações nas seguintes respostas: aspecto visual, variação da umidade, variação da densidade, variações dimensionais de largura e espessura e desvios de forma (empenamento: encurvamento, arqueamento e encanoamento). Os resultados mostraram que os dois fatores e suas interações exerceram influência com nível de significância de 1% sobre os desvios de forma. Os melhores resultados foram para painéis produzidos com lamelas de 32 mm e 56 mm, com arranjo cruzado ou radial. As demais respostas não foram influenciadas de forma significativa pelos fatores e suas interações
Abstract: The use of pine wood is increasing and for the success of its products it is essential to have the know-how to work its features, advantages and disadvantages. The objective of this study is to evaluate the influence of batten widths and the physical arrangement of growth rings in Edge Glued Panel of Pinus taeda used in the manufacture of door frames, according the requirements of ABNT-NBR 15.930 (2011) to determine the best combination for better physical performance of the door frame. Experimental tests considered the full factorial method using two factors and four levels, with batten widths of 32mm, 56mm, 75mm and 112mm; and arrangement of the growth rings: radial, tangential, crossed and plates with top amendments type finger joint. The 48 samples (03 from each combination), with 2120 x 220 x 32 mm, with a moisture content between 8% and 12% and an apparent density between 400 kg.m-3 and 600 kg.m-3 were produced in a wood factory in Sengés/PR/Brasil. The statistical analysis of variance (ANOVA) was used to investigate the influence of the factors and their interactions in the following responses: visual appearance, moisture content variations, density variations, dimensional variations in width and thickness and deviations in shape (warping: bending, curving and curling). The results showed that both factors and their interactions exerted influence with a significance level of 1% on the deviations of form. The best results were to EGP produced with batten widths of 32 mm and 56 mm, with radial or crossed arrangement. The factors and their interactions did not significantly influence the other answersa
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Della, Giustina Mara. "As madeiras alternativas como opção ecológica para o mobiliário brasileiro." Florianópolis, SC, 2001. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80052.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Made available in DSpace on 2012-10-18T09:59:01Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2014-09-25T21:20:22Z : No. of bitstreams: 1 185695.pdf: 2072826 bytes, checksum: 1dc82c6dc7f7c7d012c26ca186fc8ac6 (MD5)
O presente trabalho traz um levantamento bibliográfico sobre as madeiras alternativas sejam reflorestadas ou nativas, disponíveis no Brasil, sua importância para a fabricação de móveis e a necessidade de aceitação pelo mercado interno, em substituição às madeiras nobres. Também mostra uma retrospectiva da história do design de móveis com a madeira, assim como aponta os designers e arquitetos que foram pioneiros neste trabalho no Brasil, com a situação das principais empresas brasileiras que estão utilizando estas madeiras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva, Reinaldo Sebastião [UNESP]. "Resistência mecânica da madeira de eucalyptus saligna unidas por adesivo poliuretano para diferentes acabamentos de superfície." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2013. http://hdl.handle.net/11449/103727.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:32:50Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2013-11-05Bitstream added on 2014-06-13T19:03:29Z : No. of bitstreams: 1 000741204.pdf: 3581224 bytes, checksum: e0cd70ba05493c746b3dd276c6b9a5d1 (MD5)
O presente trabalho teve como objetivo, verificar o desempenho de juntas coladas em função do acabamento das superfícies usinadas em operações de fresamento para diferentes velocidades de avanço e de lixamento para diferentes granulometrias de lixa, empregando-se madeira da espécie Eucalyptus saligna. Para tanto, foram confeccionadas amostras para ensaios normatizados pela Norma ABNT - NBR 7190, submetidas a testes de resistência a ruptura na linha de cola por esforços de cisalhamento e por tração normal. Na união das peças de madeira para confecção das amostras utilizou-se dois tipos de adesivos à base de resina poliuretano (PU), denominados neste estudo por “PU monocomponente” e “PU bicomponente”. Na preparação das superfícies para aplicação dos adesivos, o primeiro grupo de amostras foi usinado por operação de fresamento cilíndrico tangencial empregando-se três velocidades nominais de avanço “Vf” de 6,0; 11,0 e 15,0 m/min, o segundo grupo de amostras foi usinado por operação de lixamento empregando-se cinco granulometrias de lixas, granas: 80, 100, 120, 150 e 220. Dos resultados obtidos podem-se destacar os melhores desempenhos de resistência a ruptura; para superfícies fresadas: ao cisalhamento com Vf = 6,0 m/min com adesivo PU monocomponente e Vf = 15,0 m/min com adesivo PU bicomponente, à tração normal com Vf = 11,0 m/min para ambos adesivos PU; para superfícies lixadas: ao cisalhamento com lixa de grana 100 e à tração normal com lixa de grana 80, para ambos os adesivos PU
The present work had as the main goal, to verify the performance of glued joints for finishing touch of machined surfaces in operations of milling for different speeds of advance and of fine sanding for different granulometry of sandpaper, using wood of the Eucalyptus saligna type. For that; samples have been manufactured for the experiments regulated by the ABNT rule – NBR 7190, subjected to tests of resistance to the rupture of the glue line for efforts of degloving and for the normal traction. In the union of the wooden parts to make the samples 2 types of polyurethane based adhesives (PU) were used, named in this study Mono component PU and Bi component PU. In the preparation of the surfaces for the application of the adhesives, the first group of the samples was machined by the operation of cylindrical tangential milling employing three nominal advance speed “Vf” of 6,0; 11,0 and 15,0 m/min, the second group of samples was machined by the operation of sanding employing five types of sandpaper granulometry, grains: 80, 100, 120, 150 and 220. From the obtained results it is possible to point out the best performances from resistance to rupture; for the milled surfaces: to the degloving with Vf = 6,0 m/min with the PU Mono component and Vf = 15,0 m/min with the PU Bi component, to the normal traction Vf = 11,0 m/min for both PU adhesives; for the sanded surfaces: to the degloving with a 100 grain sandpaper and to the normal traction with the 80, for both PU adhesives
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Trabalhos em madeira"

1

Lemos, Mário Matos e. Jornais Diários Portugueses do Século XX – um dicionário. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2020. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-1528-8.

Full text
Abstract:
Trata-se de um trabalho que estuda, sob a forma de dicionário, a totalidade dos mais de trezentos jornais diários que entre 1900 e 2000 se publicaram em Portugal Continental, na Madeira e nos Açores. Indicam-se o ano ou anos de publicação dos jornais, bem como tendência política, formato, nomes dos directores, subdirectores, chefes de redacção e administradores, propriedade e moradas das redacções e das oficinas de composição e impressão. Faz-se um resumo da vida de cada jornal e indica-se a respectiva cota nos principais lugares onde podem ser consultados: Biblioteca Nacional, Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, Biblioteca Pública Municipal do Porto, Hemeroteca Municipal de Lisboa e Hemeroteca Municipal de Coimbra. No caso dos jornais iniciados no século XIX faz-se um breve resumo relativo a esse período. Além de um Prefácio à primeira edição da Doutora Isabel Nobre Vargues e de uma Nota de Apresentação do Professor Luís Reis Torgal. inclui-se um estudo sobre a História da Imprensa Diária Portuguesa no Século XX e um Índice Onomástico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Pericão, Maria da Graça. Fundo Bibliográfico Antigo da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra: séc. XV-XVIII. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2020. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-1827-2.

Full text
Abstract:
Dos 581 títulos que constituem o fundo bibliográfico antigo da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e que abarcam os séculos XV a XVIII, cabem ao século XV apenas cinco, constituindo, assim, os denominados incunábulos, o núcleo mais antigo. Do século XVI podem destacar-se nomes como Amato Lusitano, Aristóteles, Avicena, Guido de Chauliac, Dioscórides, Hipócrates, Galeno, Jacopo da Forli, Rasis, o “damasceno” Mesue e Pedro Julião ou Pedro Hispano. Estes são os principais manuais que contêm, na sua maior parte, comentários aos clássicos gregos da medicina, particularmente Galeno, Hipócrates e Dioscórides, pois o estudo medieval feito a partir do comentário, geralmente traduzido graficamente pelo texto original da auctoritas a ocupar o centro da página, destacado pelo corpo do tipo e rodeado pelo comentário ou glosa, ainda estava muito presente no século XVI. Em matérias tão sensíveis como a Medicina, as afirmações tinham que estar fundamentadas em qualquer dos autores reconhecidos como autoridades. Do século XVII constam algumas obras de autores portugueses como Duarte Madeira Arrais, Manuel de Azevedo, Rodrigo de Castro (segundo alguns o fundador da obstetrícia portuguesa), Rodrigo da Fonseca, Tomás Rodrigues da Veiga e Abraão Zacuto, este impresso em Lyon e Amsterdão, tal como alguns dos atrás citados, o que atesta o reconhecimento internacional dos estudos destes autores portugueses. Do século XVIII, a par com as farmacopeias, avulta um número significativo de obras de cirurgia, algumas das quais de autoria portuguesa e numerosos dicionários de matéria médica, de História da Medicina e, curiosamente, dicionários portáteis de saúde, na linha dos tratados da saúde dos povos. Autores portugueses como Jacob de Castro Sarmento, João Curvo Semedo, Feliciano de Almeida e outros, publicam as suas obras em Portugal e no estrangeiro. Intensifica-se a produção de obras de Fisiologia, Física médica e medicina conservativa e preventiva. O presente trabalho descreve minuciosamente cada um dos exemplares deste fundo, dando especial relevo à sua proveniência atestada pelas numerosas notas manuscritas, na sua grande maioria congregações religiosas, de que se destaca a Livraria do Mosteiro de Santa Cruz dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho com 337 exemplares e alguns antigos colégios universitários que possuíam, de facto, em número e qualidade variados, núcleos bibliográficos que apoiavam as populações religiosas e estudantis que os frequentavam.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Reflexões sobre meio ambiente e desenvolvimento rural. Editora Universidade de Brasília, 2021. http://dx.doi.org/10.26512/9786558460237.

Full text
Abstract:
Este livro é fruto de pesquisas realizadas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural (PPG-Mader) da Faculdade UnB Planaltina (FUP). Os 13 capítulos analisam o desenvolvimento rural brasileiro e seus impactos sobre o meio ambiente, estudando temas como financeirização, privatização e mercantilização da terra e natureza, especialmente conflitos territoriais envolvendo povos e comunidades tradicionais. Na contramão de processos de apropriação e expropriação, abordam a sociobiodiversidade do Cerrado, reconhecendo e valorizando produtos agroextrativistas e experiências de conservação. Analisam políticas públicas, discutindo conceitos e práticas com base na agroecologia e contribuições interdisciplinares e territoriais na integração e sinergia de políticas de desenvolvimento rural sustentável. As pesquisas tratam também da relação entre políticas de gênero e protagonismo das mulheres (suas reivindicações e lutas por autonomia, visibilidade e direitos), lançando olhares críticos sobre o sistema capitalista e patriarcal no campo. Esses olhares incluem, também, estudos sobre a juventude rural e a educação do campo como elementos fundamentais na construção do futuro e superação dos graves problemas ambientais e das desigualdades sociais e de gênero que assolam o campo brasileiro. As reflexões deste livro, para além de utopias, explicitam trabalhos engajados que, no cenário atual de rupturas, descontinuidades de políticas redistributivas e retrocessos sociopolíticos do país, vislumbram um campo menos desigual e mais sustentável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Trabalhos em madeira"

1

Silva, Flavio Pereira, Robson José de Oliveira, Giovani Levi Sant'anna, and Paula Barbosa dos Santos. "SUPERAÇÃO DA DORMÊNCIA DE SEMENTES DE CEDRO ROSADO (ACROCARPUS FRAXINIFOLIUS WIGHT ET. ARN.)." In ILPF - Integração Lavoura Pecuária Floresta: desafios, perspectivas, retrocessos e avanços, 15–28. Editora Científica Digital, 2021. http://dx.doi.org/10.37885/210604979.

Full text
Abstract:
O cedro rosado é uma espécie florestal tropical, pioneira e de rápido crescimento, exigente em água, intolerante a déficit hídrico acentuado e geadas fortes, porém tolera geadas leves. A sua madeira é bastante atraente, possui excelentes propriedades tecnológicas, grande versatilidade, alto valor comercial, podendo ser empregada na construção de casas, produção de painéis aglomerados e usada em sistemas agroflorestais. Sua principal forma de propagação é via seminal, porém, suas sementes apresentam dormência do tipo tegumentar, a qual limita a produção homogêneas e satisfatória de mudas. Mesmo sob condições ótimas, as sementes do cedro rosado apresentam germinação desuniforme e em baixas percentagens, requerendo o desenvolvimento de tecnologias que proporcione uniformidade e melhores taxas de germinação. Este trabalho teve como objetivo desenvolver metodologias eficientes e de baixo custo, para superação da dormência das sementes de cedro rosado. A imersão prévia das sementes da espécie em ácido sulfúrico 90% PA, durante 20 e 30 minutos, seguido de uma lavagem em água corrente durante 30 segundos foi o método mais eficaz para superação da dormência das sementes de cedro rosado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Machado, Brendon Monterrozo, André Tavares de Jesus, Fábio Lacerda Jucá, Janaina Matias de Sousa Pimentel, Diego Armando Silva da Silva, and Francisco Tarcísio Alves Junior. "AVALIAÇÃO DO AMBIENTE DE TRABALHO NA ATIVIDADE DE PROCESSAMENTO DA MADEIRA EM UMA SERRARIA, MACAPÁ-AMAPÁ." In Estudos Avançados Interdisciplinares - Volume I. Editora Enterprising, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/543415.1-3.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Trabalhos em madeira"

1

Pereira Castro, Carla, and Renato De Sousa Dâmaso. "Desenvolvimento de uma Ferramenta de Corte a Laser de Baixo Custo para um Robô Industrial." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1614.

Full text
Abstract:
Este artigo trata do desenvolvimento de uma ferramenta de corte a Laser em madeira MDF para o robô industrial Comau Smart5 Six. Para obtenção de cortes foram realizados testes de forma a analisar variáveis como número de passadas de feixe Laser, velocidade de corte e efetividade de corte. Dessa forma, são apresentadas as etapas de construção do hardware e software do projeto, explicitando os procedimentos necessários para utilização da ferramenta, culminando em uma análise qualitativa do corte obtido, utilizado como exemplo. Com essa ferramenta busca-se contribuir no processo de prototipação rápida de projetos desenvolvidos no CEFET-MG Unidade Divinópolis, além de permitir que sejam realizados outros trabalhos que explorem a tecnologia Laser agregada ao robô industrial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silveira, Rafaela Lopes, Adeline Cristina Pereira Rocha, and Vivian Machado Benassi. "IMPORTÂNCIA BIOTECNOLÓGICA DAS LIPASES." In I Congresso de Engenharia de Biotecnologia. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1330.

Full text
Abstract:
Introdução: Considerando a atual preocupação com a situação ambiental do planeta, torna-se evidente a importância do uso de tecnologias e processos de produção cada vez menos agressivos ao meio ambiente. Relacionado a isso, ressalta-se a proeminência das enzimas em comparação aos catalisadores químicos, devido as diversas vantagens que proporciona. Dentre as enzimas com potencial biotecnológico, destaca-se as lipases, que são biocatalisadoras com ocorrência em diversos organismos e apresentam características que fazem com estas sejam extremamente atraentes para aplicações biotecnológicas. Objetivos: Apresentar a importância biotecnológica e aplicabilidade das lipases. Material e métodos: Utilizou-se base de dados científicas relevantes para a exploração e construção do conhecimento. A pesquisa foi refinada em trabalhos dos últimos três anos, tendo palavras-chave definidas de acordo com o tema principal do presente estudo e áreas correlatas. Resultados: As lipases podem ser obtidas a partir de diversas espécies de vegetais, animais e microrganismos e são capazes de catalisar reações de hidrólise e síntese, tais como esterificação, transesterificação, aminólise e lactonização, além de possuir elevada estabilidade em solventes orgânicos e serem altamente específicas ao substrato de ação. Essas singularidades fomentam o potencial de aplicação industrial dessas biomoléculas, as quais são utilizadas na indústria de papel e celulose, para o tratamento da madeira; alimentícia, para a produção de queijos curados, desenvolvendo sabor e aroma específico, no melhoramento das características de massas, na modificação de óleos e gorduras de pouco valor em lipídios com particularidades mais cobiçadas; no setor têxtil, para o melhoramento do tecido e remoção de lubrificantes; na indústria de detergentes, afim de potencializar a remoção de manchas de gordura nos utensílios que forem aplicados; para a produção de fármacos e cosméticos; no tratamento de efluentes de diversos setores industriais que emitem altos teores de lipídios e ésteres em seus rejeitos e para produção de biocombustíveis como o biodiesel. Conclusão: Devido aos diferentes processos industriais as quais as lipases podem ser aplicadas, torna-se evidente o potencial biotecnológico que essas enzimas detêm. Nesse sentido, é de extrema importância o estudo de novas fontes e da otimização de processos de produção já existentes para a melhor exploração do seu potencial biotecnológico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Da Silva, Gustavo José Neves, Mauricio Aronne Pillon, and Volnei Avilson Soethe. "Métodos numéricos aplicados a cubagem de madeira." In Escola Regional de Alto Desempenho da Região Sul. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/eradrs.2020.10752.

Full text
Abstract:
A proposta deste trabalho é a concepção de uma ferramenta para o cálculo da cubagem de madeira, baseada em métodos numéricos, utilizando abordagens paralelas visando aprimorar a precisão dos resultados. Para tanto será aplicada a estratégia de paralelismo de tarefas, na qual cada unidade de trabalho será responsável pelos cálculos relativos a uma tarefa do algoritmo de integração numérica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Farias, Juliana Novais, and Raquel Perez Maluf. "AVALIAÇÃO DE DIFERENTES TIPOS DE NINHOS ARMADILHAS PARA COLETA DE VESPAS E ABELHAS NO CAMPUS DA UESB DE VITÓRIA DA CONQUISTA – BA." In II Congresso Brasileiro de Ciências Biológicas On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1251.

Full text
Abstract:
Introdução: Abelhas pela sua estreita relação de dependência com as plantas são modelos utilizados nos estudos de diversidade e monitoramento em diferentes paisagens naturais. Para sua captura, existem várias metodologias, entre elas está o uso de ninhos-armadilhas. Essa técnica consiste no oferecimento de cavidades artificiais de nidificação e foi desenvolvida baseada no comportamento de grupos de vespas e abelhas solitárias que usam galerias existentes em troncos de árvores, cupinzeiros para construção dos ninhos. Os ninhos fundados permitem a obtenção de dados importantes sobre os recursos explorados pelas espécies. Objetivo: O objetivo desse trabalho foi investigar a diversidade e biologia de abelhas e vespas no campus da UESB em Vitória da Conquista – BA. Material e Métodos: Quatro diferentes tipos de ninhos-armadilhas foram testados e instalados na borda de uma Floresta Estacional Semidecídua localizada no campus da UESB. O primeiro modelo foi confeccionado com bloco de madeira de cedro, com 98 furos, contendo dois diâmetros diferentes. No outro foi usado placas de isopor preenchidos com canudos de papel madeira com o mesmo comprimento e diâmetros. O terceiro foi feito com um cano PVC com 15 centímetros de comprimento e 5 centímetros de diâmetro, preenchidos também com canudos de papel madeira. O último foi formado por quatro bambus, sendo cada um com diâmetro diferente e preso entre si por uma borracha elástica, para que pudessem ficar firmes na cerca. Resultados: Dos quatro ninhos-armadilhas testados, apenas dois demostraram algum resultado. Na primeira armadilha, dois gêneros de abelhas foram encontrados, Megachile e Centris e no quarto ninho-armadilha que foi obtido um maior resultado, com destaque entre as vespas, que apresentaram 9 ninhos, sendo 7 deles de Isodontia, 1 de Trypoxylon e 1 de Eumenidae, e apenas um gênero de abelha foi identificado, o Megachile, o mesmo encontrado na primeira armadilha, o que pode demostrar que sua ocorrência naquela região é significativa. Conclusão: Acredita-se que devido a grande estiagem naquele ano e o longo período de altas temperaturas, o número de ninhos-armadilhas fecundados foi baixo, já que abelhas e vespas necessitam de um pouco de umidade para sua sobrevivência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Seabra, Waldomiro J. G., Juan G. Colonna, and Eduardo F. Nakamura. "Sensor Acústico para Detecção de Desmatamento Ilegal na Floresta Amazônica." In IX Simpósio Brasileiro de Computação Ubíqua e Pervasiva. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2017. http://dx.doi.org/10.5753/sbcup.2017.3300.

Full text
Abstract:
Neste trabalho, apresentamos um método para detecção de sons de motosserras, com o objetivo de auxiliar no combate de extração ilegal de madeira nas florestas tropicais. Em nossa abordagem utilizamos um método de classificação de uma classe para detectar apenas o som de interesse e rejeitar todos os outros sons, sejam estes naturais ou artificiais, tais como: chuva, vento, diversas vocalizações de animais, fala humana, e motores de barcos. O método de classificação escolhido é o Support Vector Data Description (SVDD), que consiste em criar uma hiperesfera ao redor dos pontos que representam a classe alvo no espaço de características acústicas. Aplicando a transformada Wavelet, para a extração das características acústicas, conseguimos processar o sinal de entrada em tempo real. Assim, o método proposto consegue processar e classificar osáudios em tempo real com baixa complexidade computacional, o que beneficia o uso de sensores por economizar processamento, reduzindo o consumo de bateria. Através dos experimentos realizados, concluímos que nossa abordagem é eficiente diferenciando sons de motosserras de sons naturais (AUC = 96%), diferenciando motosserras e sons artificiais de sons naturais (AUC = 95%), mas perde eficiência quando comparada com sons artificiais (AUC = 77%).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

El-Hage, Victor Hugo Fiuza de Albuquerque, Gustavo Abrahim, Breno Fontel, Maria Eduarda Visentin, Matheus Paiva, and Marcos Bastos Pereira. "STAND UPET: UMA FERRAMENTA PARA VALORIZAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O MEIO AMBIENTE A PARTIR DO USO DE RESÍDUOS RECICLÁVEIS PARA ATIVIDADES DE ESPORTE." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1750.

Full text
Abstract:
Introdução: O Projeto de extensão Stand UPET tem como forma uma abordagem lúdica da problemática dos resíduos sólidos na natureza, em especial nos ambientes marinhos. Objetivo: promover ações com crianças e jovens através de atividades lúdicas, práticas e dinâmicas esportivas contextualizando o afastamento entre o ser humano e a natureza a partir da situação atual da poluição por plástico nos oceanos, visando despertar a ação e o pensamento crítico quanto ao uso, descarte e possibilidades deste e de outros resíduos. Material e Métodos: Ao longo do ano de 2019, o projeto trabalhou em parceria com a Escola Municipal Estácio de Sá localizada no bairro da Urca na cidade do Rio de Janeiro com turmas do quarto e sétimo ano, no primeiro e segundo semestre, respectivamente, e teve a supervisão e participação dos professores a fim de alinhar as atividades com os respectivos planos de aulas. Foram 2 turmas por série e o planejamento consistiu em 5 dias de ações, cada uma com uma abordagem e tema diferente: Oceanografia/Cultura Oceânica; Agroecologia; Limpeza de Praia e Gestão de Resíduos; Biodiversidade da Baía de Guanabara; Ressignificação de Resíduos Sólidos. Resultados: Foram feitas 8 hortas em caixotes de madeira, 1 cesto de garrafas de plástico reutilizadas, e 1726 resíduos coletados da praia e destinados corretamente. Os dados e experiências foram utilizados em provas de matemática e português e em uma atividade final de apresentação. Conclusão: Com a última atividade chamada Roda dos Saberes as crianças puderam apresentar para o restante da escola, usando nossos materiais de divulgação, os conhecimentos absorvido das atividade conosco, tendo desempenho surpreendente, quebrando barreiras de idades com alunos mais velhos, levando o aprendizado e lições para casa e se interessante pelas práticas e ações que mantivemo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Freitas, Luiza Isaia de. "MANEJO ALIMENTAR DE BEM-TE-VI (PITANGUS SULPHURATUS) PROVENIENTE DE ECOSSISTEMA URBANO DURANTE REABILITAÇÃO." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1796.

Full text
Abstract:
Introdução: Pitangus Sulphuratus, ou Bem-te-vi, é uma ave rústica nativa brasileira de alta adaptabilidade alimentar. Em seu habitat, sua base alimentar é composta por insetos, frutas, ovos de outros pássaros, flores, anelídeos, anfíbios (principalmente girinos), pequenos répteis, peixes e crustáceos, além de parasitas como carrapatos presentes no gado. Nas áreas urbanas exploram os recursos alimentares disponíveis, adaptando-se facilmente e reconhecendo fontes alternativas de alimento, como ração de animais domésticos. Essa amplitude da dieta faz com que o bem-te-vi seja eficiente em se adaptar em novos ambientes com diferentes formas de alimento disponíveis. Objetivo: O objetivo deste trabalho é descrever através de metodologia qualitativa a alimentação durante a reabilitação de Bem-te-vi acometido por fratura de asa devido à queda do ninho. Material e métodos: A ave era um filhote, com peso de 26 gramas, recolhido de um pátio residencial. Resultados: Devido ao animal estar na fase de introdução alimentar realizada naturalmente pelos pais, o manejo alimentar durante a reabilitação foi vasto. Era oferecido polpas e pedaços de frutas da estação (frutas que a ave poderia encontrar após a soltura, tais como mamão, manga, amora, framboesas, goiabas, etc.), insetos variados, carne moída (gado e frango), pequenos peixes, ração para aves, ração para cães e gatos, restos de alimento humano, flores, ovos, anelídeos, e com base em estudo sobre a alimentação natural fornecida pelos pais desta ave, além dos alimentos eram oferecidos materiais não comestíveis, como barbantes e pedaços de madeira, afim de familiarizar a ave com estes. A ave aceitava bem a maior parte dos alimentos, porém foi observado que, ao oferecer o mesmo alimento em refeições seguidas quando havia opção de escolha esta optava por outro. Enquanto aos materiais não comestíveis oferecidos, como esperado, ela rejeitou a todos. Após a reabilitação a ave foi devolvida a seu habitat. Conclusão: Desta forma, concluímos que a base alimentar do Pitangus Sulphuratus é ampla, sendo uma ferramenta adaptativa da ave nos ecossistemas urbanos. Quando estas são submetidas ao manejo em cativeiro a alimentação oferecida deve ser ampla, para quando esta ave for reestabelecida no habitat não apresente dificuldade em reconhecer e capturar o alimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Giovanella, Jonata, Aurora Rupp, Randi Raddatz, Roberta Andressa Pereira, Daiane Ronchi, and Camila Seibt. "SALA VERDE - NASCENTES / PROTETORES DA BIODIVERSIDADE." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1747.

Full text
Abstract:
Introdução: O Parque Natural Municipal Nascentes do Garcia (Parque das Nascentes) está inserido no Parque Nacional da Serra do Itajaí e apresenta histórico de caça, extração ilegal de palmito, madeira e exploração de minérios. Dessa forma, verificou-se a necessidade de realizar atividades de sensibilização ambiental com a comunidade local, a fim de diminuir e/ou eliminar essas ações. Por isso, surge a Sala Verde Nascentes, através do curso “Protetores da Biodiversidade”. Objetivo: O curso tem como objetivo sensibilizar e capacitar adolescentes e jovens moradores de entorno do Parque para atuar com educação ambiental (EA) em espaços de educação formais e não-formais, baseados nos princípios da Ecoformação que é uma maneira sintética, integradora e sustentável de entender a ação formativa, sempre em relação ao sujeito, à sociedade e à natureza (TORRE et al. 2008, p.21). Este programa está vinculado ao Termo de Convênio firmado entre o Instituto Parque das Nascentes (IPAN) e o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) e com a parceria da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Metodologia: As atividades do curso são oferecidas na Escola Básica Municipal Pedro II e também na sede do Parque no bairro Progresso, durante o contraturno escolar, uma vez por semana. Nele, 16 estudantes de sexto ao nono ano desenvolvem valores éticos e morais; a capacidade de trabalhar em equipe; identificar espécies chaves da flora e fauna da Unidade de Conservação (UC); conhecer as ameaças, seus hábitos e a importância ecológica; conhecer a geologia e hidrologia do local; ter noções básicas de primeiros socorros; técnicas de condução e sinalização de trilhas. Resultado e conclusão: O Curso encontra-se em andamento, porém, como resultados prévios, pode-se constatar que os estudantes estão mais sensibilizados, referente aos cuidados e respeito com os outros e com a natureza, por meio de vivências nos processos de auto e heteroformação; proativos na criação de jogos e atividades colaborativas; estão mais observadores, compartilhando suas vivências, dúvidas, curiosidades e ideias nas rodas de conversa, e realizando anotações nos seus Diários de Bordo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography