Academic literature on the topic 'Transformação Socioambiental'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Transformação Socioambiental.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Transformação Socioambiental"

1

Alves Pacheco de Campos, Simone, Lisiane Celia Palma, and Eugenio Avila Pedrozo. "Universidades e Transformações Socioambientais: Contribuições da Aprendizagem Transformadora e da Teoria da Atividade Histórico Cultural." Revista de Administração IMED 7, no. 2 (2017): 3. http://dx.doi.org/10.18256/2237-7956.2017.v7i2.1251.

Full text
Abstract:
Muito se tem discutido a respeito do papel das universidades frente aos problemas socioambientais. Contudo, os avanços em direção a uma transformação parecem poucos, permanecendo as universidades presas ao mainstrean. A transformação exige que as universidades se desvencilhem do que Freire (1987) chama de educação bancária. Considerando o ensino em administração, essa transformação exige uma separação da ortodoxia gerencialista que domina a área, visto que o contexto atual exige uma postura reflexiva e crítica ante aos problemas socioambientais. Fala-se muito em responsabilidades coletivas e institucionais. Contudo, pouco se atenta para a necessidade real de revisão da responsabilidade individual e de como engajar os indivíduos na sociedade enquanto cidadãos conscientes de seu papel socioambiental. É amplamente conhecido que os indivíduos têm um papel fundamental a desempenhar na concretização de transformações para a sustentabilidade. Mais do que o entendimento acerca de uma educação voltada para a sustentabilidade, deve-se pensar em como impulsionar os indivíduos a agir com vistas à transformação do futuro. Inserido nesta preocupação, este ensaio tem como argumento central que as mudanças em direção à consciência socioambiental perpassam a agência individual e coletiva, com vistas à transformação. Neste processo, as universidades têm um papel central, na medida em que podem ser organizações promotoras desta transformação. Para tanto, buscou-se subsídios na teoria da aprendizagem transformadora e na teoria da atividade histórico cultural para uma compreensão crítica acerca de como as universidades podem promover um aprendizado voltado ao desenvolvimento da agência transformadora e assim engajar os indivíduos na sociedade enquanto cidadãos conscientes de seu papel socioambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Barcelos, Letícia Silveira, Guilherme de Faria Silva Naves, Ana Claudia da Motta Coelho de Resende Morato, Priscila Barreto Silva, and Pâmela Aparecida Machado. "Divulgação científica não-formal: uma transformação socioambiental." STUDIES IN EDUCATION SCIENCES 3, no. 2 (2022): 603–13. http://dx.doi.org/10.54019/sesv3n2-009.

Full text
Abstract:
Este texto tem como propósito relatar uma experiência de grupo do PIBID Subprojeto Biologia da Universidade Federal de Uberlândia, realizado no evento ―Brincando e Aprendendo" que faz parte da 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Este trabalho teve como intuito dar relevância à exposição científica em espaço não-formal de educação, que contribui para a divulgação da ciência, como também, para formação docente inicial dos mediadores desta ação. A mostra científica realizada teve como finalidade construir junto aos estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas de Uberlândia e região, um conhecimento sobre a agricultura orgânica, bem como elucidar sobre o uso intensificado de agrotóxicos. A coleta de dados infere no diálogo entre pibidianos e o público visitante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Nunes Carvalho, Yasmim, and Aline Lima de Oliveira Nepomuceno. "Tensões entre transformação e reprodução de discursos socioambientais:." Revista Sergipana de Educação Ambiental 7, Especial (2020): 1–15. http://dx.doi.org/10.47401/revisea.v7iespecial.14484.

Full text
Abstract:
A Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Sergipe (CIEASE) foi criada em 1999, pelo decreto estadual 18.509. A CIEASE é formada por representantes de órgãos estatais de Meio Ambiente, Educação, Cultura e Esporte, universidades, de ONGs e da sociedade civil. A principal responsabilidade desta comissão é a definição, implementação e o acompanhamento da Política Estadual de Educação Ambiental. A pesquisa teve como objetivo buscar respostas para alguns desafios enfrentados na implementação da Educação Ambiental no Estado de Sergipe, especificamente em relação à CIEASE para a formação de educadores(as) socioambientais. Utilizou-se uma metodologia com abordagem qualitativa, na qual foi feita uma análise, baseada em Análise Textual Discursiva, dos documentos cedidos pela Comissão e das entrevistas semiestruturadas. Conclui-se que a formação dos membros da CIEASE como educador(a) socioambiental não está alinhada à EA Crítica, o que possivelmente limita os interesses políticos e a atuação desta comissão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Rocha, João Carlos de Carvalho. "FORMAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DO CONHECIMENTO JURÍDICO AMBIENTAL." Boletim Científico Escola Superior do Ministério Público da União, no. 9 (December 30, 2003): 61–74. https://doi.org/10.63601/bcesmpu.2003.n9.61-74.

Full text
Abstract:
SUMÁRIO: 1 Introdução. 2 A crise do Direito. 3 Ciência e legitimidade. 4 Entre dois paradigmas. 5 Direito novo para um mundo novo. 6 Desenvolvimento do Direito Ambiental. 7 Transversalidade e Direito Socioambiental. 8 O ensino jurídico à luz da transversalidade. 9 Conclusão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Specian, Valdir, Eguimar Felício Chaveiro, and Fernando Uhlmann Soares. "Narrativas de trabalho e resistência socioambiental no assentamento Canudos em Goiás." Revista Geografia Literatura e Arte 4, no. 2 (2024): 141–74. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2594-9632.geoliterart.2024.214250.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem o objetivo de apresentar os conflitos e as resistências socioambientais no contexto do trabalho dos assentados no Projeto de Assentamento Rural de Canudos – Palmeiras de Goiás/GO. A observação participante foi a metodologia utilizada para inserção no cotidiano do assentamento. Os resultados revelam um processo de transformação do uso do solo nas parcelas do assentamento com a introdução da agricultura de grãos para exportação com consequências diretas para as famílias, assim como constatamos as possibilidades de resistência socioambiental e conservação do Cerrado no contexto da agroecologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Sammarco, Yanina Micaela, Ivan Borroto Rodriguez, and Carina Catiana Foppa. "Educação ambiental, educação do campo e ambientalização escolar: diálogos entre diversas paisagens escolares." Ambiente & Educação 25, no. 2 (2020): 310–40. http://dx.doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11521.

Full text
Abstract:
A educação ambiental tem sido uma oportunidade de aproximar os diversos campos dos conhecimentos, saberes e vivências como a ambientalização escolar e a educação do campo. A ambientalização escolar é aqui discutida como um possível caminho metodológico para trabalhar a dimensão socioambiental na gestão, currículo e espaço nos processos educadores que objetivam constituir territórios sustentáveis para a percepção, valoração e transformação das paisagens escolares. Assim, para que possam ser fortalecidas escolas vivas, sistêmicas e socioambientais, a ambientalização, precisa ser abordada a partir da interdisciplinaridade e da interculturalidade, possibilitando um caminho vivencial dos temas transversais e socioambientais. Ainda, pode integrar processos formativos, a partir de recursos pedagógicos, como as ecotecnologias, a exemplo trazido pelo grupo de Ambientalização Escolar da UFPR.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Wienke, Felipe Franz, and Pauline Cuvelier. "Transição Agroecológica e Justiça Socioambiental:." Campos Neutrais - Revista Latino-Americana de Relações Internacionais 6, no. 2 (2024): 34–56. http://dx.doi.org/10.14295/rcn.v6i2.17486.

Full text
Abstract:
O presente artigo busca investigar os instrumentos políticos com potencial de induzir a uma produção agrícola justa socioambientalmente, a partir dos mecanismos econômicos já existentes no contexto brasileiro. O texto analisa a participação das agências estatais no processo de transformação da agricultura no cenário comparado, com ênfase na experiência do Brasil. Propõe-se também uma problematização sobre a noção de transição agroecológica no direito interno, demonstrando-se que o país adotou uma estratégia flexível para esta transição. A investigação dos atuais instrumentos de apoio ao setor agrícola aponta para uma possibilidade de redirecionamento dos mecanismos econômicos, instigando os atores produtivos a incorporar transformações nos atuais modelos de produção. O redirecionamento do conjunto da política econômica agrícola, dialogando com princípios de justiça socioambiental, parece constituir uma decisão chave para uma transição agroecológica de larga escala no Brasil. O artigo propõe um estudo bibliográfico e documental, com a análise comparativa de políticas públicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Bonassina, Ana Lucia Berno, and Katia Naomi Kuroshima. "Impactos do ensino, pesquisa e extensão universitária: instrumento de transformação socioambiental." Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) 16, no. 1 (2021): 163–80. http://dx.doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.10932.

Full text
Abstract:
Este estudo, teórico-analítico, propõe uma reflexão sobre como a ampliação da conscientização ambiental pode ser aprimorada nas escolas a partir das práticas extensionistas contínuas. Um questionário objetivo, de escala Likert, foi aplicado em seis escolas de Itajaí (SC), contemplando 62 estudantes participantes das atividades do Projeto de Extensão Oceanos, eixo da Sustentabilidade, ao longo de um ano. 72% das repostas evidenciaram a importância destas atividades na formação dos estudantes e mudanças na sociedade, no entanto, esforços ainda são necessários para uma efetivação da informação. Assim, sugere-se uma educação transformadora a partir da construção coletiva para os problemas socioambientais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

RUSSO, Patrícia Antunes, John WÜRDIG, Guilherme MENEZES, and Douglas CIECIELSKI. "Eco Educadores: os agentes de transformação da realidade socioambiental da comunidade." Revista Eletrônica Científica da UERGS 3, no. 4 (2017): 753–63. http://dx.doi.org/10.21674/2448-0479.34.753-763.

Full text
Abstract:
A Educação Ambiental abre caminho para um novo pensar em educação, e é fundamentalmente na universidade que se pode proporcionar um novo olhar para os conflitos ecológicos, sociais e culturais produzidos e vivenciados pela sociedade contemporânea. Assim, o projeto procurou desencadear um movimento significativo para a comunidade do entorno do Centro Universitário Ritter dos Reis/UniRitter – Zona Sul, através de quatro enfoques principais, que visaram desenvolver atividades voltadas para: a) a questão do reconhecimento da universidade como lugar onde se produz conhecimento tanto para a comunidade acadêmica, quanto para a comunidade ao seu entorno; b) formação e instrumentalização de estudantes da rede pública do entorno através de momentos de partilha de conhecimento técnico, experiências práticas e produtivas; e c) a importância da sua atuação como agente de mudança ambiental na sociedade em que está inserido e o quanto sua atuação pode influenciar na qualidade de vida de todos da comunidade. Desta forma, o este projeto visou atuar na formação de ECO EDUCADORES, que tem como desafio tornarem-se multiplicadores dos temas socioambientais, trabalhados nas oficinas de formação, assim contribuindo positivamente para uma mudança do cenário ambiental de sua comunidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

LOPES VIANA, Á., S. FRANCO DE FREITAS, F. SILVA DA TRINDADE, V. C. FREIRE DE SOUZA, and F. T. MORAES MADY. "OFICINA DE RECICLAGEM ARTESANAL DE PAPEL COMO PROPOSTA PARA TRANSFORMAÇÃO SOCIOAMBIENTAL." Revista Conexao UEPG 20, no. 1 (2024): 1–14. https://doi.org/10.5212/rev.conexao.v.20.23091.044.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Transformação Socioambiental"

1

Lisboa, Apolo Heringer. "Projeto Manuelzão: uma estratégia socioambiental de transformação da mentalidade social." Universidade Federal de Minas Gerais, 2012. http://hdl.handle.net/1843/BUOS-92XMB4.

Full text
Abstract:
This thesis has the purpose of studyng the historical reconstruction ofManuelzão Project (PMz-UFMG), through an analysis of its conceptual framework, and the results from its strategy of action that has consisted of the whole mobilization of society in order to bring back fish to Rio das Velhas, a river basin in state of Minas Gerais. The data analyzed in this study are part of the Manuelzão Project, linked to the Rural Internship of the Department of Social and Preventive Medicine, Faculty of Medicine, Federal University of Minas Gerais. From this collection, were analyzed,in addition to data collected in surveys of biomonitoring, reports of university extension activities, diaries produced by the trainees from different fields of knowledge and the documents that provide guidance to the day-todayPMz, as well as projects social mobilization that have been developed in the evaluated years in the period from 1997 to 2010. This thesis is divided into 6 parts. Introduction, in which it describes the reasons that led us to present a thesis on this subject. First chapter, in which it rescues the Manuelzão Project in the context of environmental struggles.Second chapter, tells the story of Rio das Velhas, incorporating Manuelzãos memory a honored character. The third chapter explains the strategies that were used in teaching, research and extension in order to build a project based on transdisciplinarity. Fourth chapter, analyzes the results of action to mobilize the Manuelzão Project on the Basin of the river named Rio das Velhas. And finally, we present General Considerations from the gaze of the researcher<br>A presente tese tem como objeto de estudo a reconstituição histórica do Projeto Manuelzão (PMz-UFMG), por meio de uma análise do seu marco conceitual e dos resultados obtidos a partir de sua estratégia de ação que consistiu na mobilização integral da sociedade pela volta do peixe à bacia hidrográfica do rio das Velhas. Os dados analisados neste estudo fazem parte do acervo do PMz, vinculado à disciplina Internato em Saúde Coletiva do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, conhecida também pelo nome fantasia Internato Rural (IR). Deste acervo, foram analisados além dos dados coletados nas pesquisas de biomonitoramento, os relatórios de atividades de extensão universitária, os relatórios e diários produzidos pelos estagiários de diferentes áreas de conhecimento e os documentos que regulam o dia-a-dia do PMz, bem como os projetos de mobilização social que foram desenvolvidos no período de 1997-2010. A tese está estruturada em seis partes. Introdução, na qual se descrevem as razões que nos levaram a fazer uma tese com esse tema. Primeiro capítulo, no qual se resgata o Projeto Manuelzão no contexto das lutas ambientais. Segundo capítulo, onde se conta a história do rio das Velhas, incorporando a memória de Manuelzão, personagem homenageado. O terceiro capítulo trabalha as estratégias que foram utilizadas nas atividades de ensino, pesquisa e extensão com vistas à construção de um projeto baseado na transdisciplinaridade. No quarto capítulo analisam-se cs resultados da ação de mobilização do Manuelzão na bacia do rio das Velhas. E por fim, apresentam-se Comentários Gerais a partir do olhar do pesquisador.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Wandson do Nascimento. "A dinâmica natural e a ação do homem na transformação do meio: Uma análise geoambiental no município de Pitimbu - PB." Universidade Federal da Paraíba, 2017. http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/handle/tede/9857.

Full text
Abstract:
Submitted by Leonardo Cavalcante (leo.ocavalcante@gmail.com) on 2018-05-09T15:04:41Z No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 7509916 bytes, checksum: 6804ba220a2acae45f8ae36cd4fe0389 (MD5)<br>Made available in DSpace on 2018-05-09T15:04:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 7509916 bytes, checksum: 6804ba220a2acae45f8ae36cd4fe0389 (MD5) Previous issue date: 2017-08-29<br>Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES<br>This work constitutes a survey about the natural aspects in the town of Pitimbu-PB. It presents the current view of the environmental impacts caused by the action of men as a transformer agent in the environment. The current context of the town is grounded on the historical context and on the physical-ambient characteristics that integrate the dynamic aspects of the spatial construction along the years. In this sense, the research aimed to do a geoambiental analysis in the town through the natural dynamic observation and the human action in the spatial transformation. Thus, it was necessary to consider some methodological procedures, such as: bibliographical, documental and data survey. Then, it was considered the field works in which was carried the survey and was observed the necessary elements to the development of the study. The systematization was established in accordance with the elaboration of thematic maps of the area related to the research. It was done through the Geographical Information System (GIS) which enables to comprehend the principal characteristics that generate the environment degradation processes in Pitimbu. The natural dynamic itself is constituted of characteristics that may generate diverse impacts in the environment. Although it also has the capacity of adapting and reorganizing itself. In this regard, men are in this context as the transformer of space and as the causer of severe impacts that, in most of times, are irreversible and damage not only the environment but also the society. Summarizing, this research constituted a set of information that serve for taking decisions in the field of public, private and in general community sectors as collaborator instruments for the process of planning and socialambiental management. Keywords: Pitimbu. Environmental impacts. Human actions. Space. Planning. Socialambiental management.<br>O presente trabalho constitui um levantamento sobre os aspectos naturais no município de Pitimbu-PB, de forma a apresentar o atual panorama dos impactos ambientais ocasionados pela ação do homem, enquanto agente transformador do meio. O atual cenário constituinte do município fundamenta-se no seu próprio contexto histórico e nas suas características físico-ambientais, integrando o dinamismo da construção espacial ao longo dos anos. Desta forma, a pesquisa objetivou a realização de uma análise geoambiental no município de Pitimbu-PB, através da observação da dinâmica natural e da ação humana na transformação espacial. Para tanto, foram necessários alguns procedimentos metodológicos. Inicialmente, os levantamentos bibliográficos, documentais e de dados existentes. Em seguida, aconteceram os trabalhos de campo, onde foram realizados os levantamentos e foram observados os elementos necessários ao desenvolvimento da pesquisa, os quais foram sistematizados, permitindo a elaboração de mapas temáticos da área pesquisada, a partir do Sistema de Informações Geográficas (SIG’s), possibilitando compreender os principais fatores geradores dos processos de degradação ambiental em Pitimbu. A própria dinâmica natural é constituída de fatores que podem gerar vários impactos ao meio. Contudo, também possui a capacidade de adaptar-se e de reorganizar-se. Dessa maneira, o homem inseriu-se nesse cenário, como transformador do espaço e causador de severos impactos que, na maioria das vezes, são irreversíveis, prejudicando não apenas o meio ambiente como a própria sociedade. Em síntese, esta pesquisa constitui um acervo de informações para a tomada de decisões no âmbito do setor público, privado e na comunidade em geral, enquanto instrumento colaborador no processo de planejamento e de gestão socioambiental. Palavras-chave: Pitimbu. Impactos Ambientais. Ação Humana. Espaço. Planejamento. Gestão Socioambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Abdala, Etienne Cardoso. "Determinantes da gestão da cadeia de suprimentos sustentável: uma análise da relação entre as pressões e as práticas socioambientais em indústrias de transformação." reponame:Repositório Institucional do FGV, 2013. http://hdl.handle.net/10438/11233.

Full text
Abstract:
Submitted by Etienne Abdala (etienne.abdala@gvmail.br) on 2013-10-17T18:49:58Z No. of bitstreams: 1 TESE DEFINITIVA ETIENNE ABDALA.pdf: 3105796 bytes, checksum: d8b589be2a4031a4e4fb04ddf982388e (MD5)<br>Approved for entry into archive by Suzinei Teles Garcia Garcia (suzinei.garcia@fgv.br) on 2013-10-17T19:07:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE DEFINITIVA ETIENNE ABDALA.pdf: 3105796 bytes, checksum: d8b589be2a4031a4e4fb04ddf982388e (MD5)<br>Made available in DSpace on 2013-10-17T19:07:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE DEFINITIVA ETIENNE ABDALA.pdf: 3105796 bytes, checksum: d8b589be2a4031a4e4fb04ddf982388e (MD5) Previous issue date: 2013-09-20<br>In recent years, sustainable development is considered to be one of the most relevant and critical issues in the organizational field. Its relationship to the configuration of production enterprises has become increasingly closer, especially regarding concerns related to the preservation of the environment, to the prudent use of resources and to social demands. Sustainability has become an inherent element in organizational processes, in particular regarding the environment and the supply chain management. The influence of internal and external stakeholders can be crucial for the adoption of sustainable practices. In order to contextualize the scenario, studies firstly address issues of sustainable development and corporate social responsibility, relating sustainability to the organization of the production system. Then, it presents the evolution of the concept of supply chain management relating it to the building up of sustainable supply chains, keeping in mind the effects that the determinants of sustainability exercise on the practices carried out in the supply chain. Considering the theoretical assumptions presented, this research aims at analyzing the relationship which external pressures and internal factors exercise on the adoption of socioenvironmental practices in the context of sustainable supply chain management. To fulfill this goal, two distinct models of measurement were defined: 1) the pressures that determine the practices 2) the socio-environmental practices carried out by companies. The methodology used was based on a survey performed in some processing industries in the State of Minas Gerais. As a form of data analysis, simple descriptive statistics, exploratory and confirmatory factor analysis were performed in order to validate the two proposed models. Finally, a technique of multiple linear regressions was applied to verify the relationship of association between the pressures and practices established by the revised measurement models. The results indicate that although some sources of external pressures are related to the adoption of certain practices, it is the internal organizational aspects that exercise significant influence on socio-environmental practices.<br>O desenvolvimento sustentável é compreendido como um dos assuntos mais relevantes e críticos no âmbito organizacional nos últimos anos, e sua relação com a configuração do sistema de produção das empresas torna-se cada vez mais estreita, especialmente pelas preocupações relativas à preservação do meio-ambiente, a prudência no uso dos recursos e ao atendimento das demandas sociais. A sustentabilidade torna-se inerente aos processos organizacionais, em especial a área ambiental e à gestão da cadeia de suprimentos, e a influência dos stakeholders externos e internos pode ser determinante para adoção das práticas sustentáveis. De modo a contextualizar o cenário o estudo aborda inicialmente questões sobre desenvolvimento sustentável e responsabilidade social corporativa, relacionando a sustentabilidade ao sistema de produção organizacional. Posteriormente, apresenta a evolução do conceito de gestão da cadeia de suprimentos em direção à construção de cadeias de suprimento sustentáveis, apresentando os fatores determinantes da sustentabilidade sobre as práticas realizadas na cadeia de suprimentos. Considerando os pressupostos teóricos apresentados, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a relação das pressões externas e dos fatores internos para a adoção de práticas socioambientais no contexto da gestão de cadeia de suprimento sustentável. Para alcançar este propósito foram definidos dois modelos distintos de mensuração: 1) o das pressões que determinam as práticas e 2) o das práticas socioambientais realizadas pelas empresas. A metodologia utilizada baseou-se na aplicação de uma survey em indústrias de transformação do Estado de Minas Gerais. Como forma de análise de dados foram realizadas a estatística descritiva simples, análise fatorial exploratória e confirmatória a fim de validar os dois modelos propostos. Por fim, foi aplicada uma técnica de regressão linear múltipla para verificar a relação de associação entre as pressões e as práticas estabelecidas pelos modelos de mensuração revisados. Os resultados indicam que apesar de algumas fontes de pressões externas estabelecerem relações com a adoção de certas práticas, são os aspectos organizacionais internos que exercem influência significativa sobre as práticas socioambientais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Rocha, Heliana Faria Mettig. "O lugar das práticas comunitárias emergentes: caminhos de coexistência socioecológica em projetos urbanos." Faculdade de Arquitetura, 2017. http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25222.

Full text
Abstract:
Submitted by Heliana Rocha (helianamettig@ufba.br) on 2018-01-08T14:55:06Z No. of bitstreams: 1 TESE Heliana Faria Mettig Rocha 2017.pdf: 7373858 bytes, checksum: 04587fc82deef77f0ac976950bbe40bd (MD5)<br>Approved for entry into archive by Eva Dayane Jesus dos Santos (evabibliotecaria@gmail.com) on 2018-01-29T14:27:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE Heliana Faria Mettig Rocha 2017.pdf: 7373858 bytes, checksum: 04587fc82deef77f0ac976950bbe40bd (MD5)<br>Made available in DSpace on 2018-01-29T14:27:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE Heliana Faria Mettig Rocha 2017.pdf: 7373858 bytes, checksum: 04587fc82deef77f0ac976950bbe40bd (MD5)<br>CNPq<br>O desenvolvimento desta tese parte de uma perspectiva de retomada da origem de duas vertentes do campo propositivo de ação no ambiente urbano contemporâneo, a urbanística e a ambientalista. Com enfoque nas práticas comunitárias em lugares de moradia e convívio, a partir das dimensões utópica e não hegemônica, foram revisados conceitos e correntes que aproximaram as ciências ecológicas e sociais desde o início do século XX. Pressupondo-se que ambas as vertentes emergiram de forma independente, buscou-se, na vertente urbanística, recuperar, nas práticas utópicas e utopias experimentais, as propostas pré-urbanistas e projetos urbanos de ideário social. E, na vertente ambientalista, retomar no ambientalismo, no ecologismo e no comunitarismo os movimentos e práticas urbanas de ideário ecológico. Respectivamente, foram identificados o protagonismo técnico e o protagonismo ativista, recuperando-se em cada uma dessas vertentes aspectos convergentes, como o enfoque na “comunidade” e na “natureza”. Esse diálogo se evidencia nas mais recentes práticas comunitárias, a exemplo das Ecovilas, Iniciativas Urbanas emergentes e dos Ecobairros, que são fundamentadas na ação local de abordagem bottom-up, no nível da comunidade, transformando e criando lugares com ambiência e apropriação das pessoas, na complexidade atual das cidades. Para fundamentar o diálogo que integra as vertentes urbanística e ambientalista, partiu-se do eixo norteador comunidade-natureza, sob a perspectiva ecosófica das três eco-lógicas mental-social-ambiental, em direção a um novo paradigma ético-estético (GUATTARI, 2012). Por um ideário de “coexistência socioecológica”, apoiou-se na multirreferencialidade de abordagens teóricas de naturezas diferentes, justificadas por seus olhares complementares ao objeto de estudo. Partindo da abordagem micropolítica (GUATTARI, ROLNIK, 1996), que é atravessada pela macropolítica, recorreu-se à Sociologia do Presente com base na cartografia da ação-técnica-espaço (RIBEIRO, 2012a). No campo ambiental e ecológico, adotou-se a visão sistêmica transdisciplinar (MORIN, 2005) para compreender os eixos transversais que evidenciam a interdependência das dimensões que moldam o espaço urbano. Na dimensão espacial, partiu-se da noção de placemaking para uma nova abordagem de “criação de lugar” para transformação socioespacial. Por último, foi incorporada a abordagem do Direito à Cidade (LEFEBVRE, 1991) que, para além da luta por direitos, observou as práticas de apropriação de bens coletivos de forma compartilhada como “utopias experimentais”, em coexistência com as práticas hegemônicas de apropriação desigual, desses mesmos bens, gerando conflitos. Assumir esta coexistência no meio ambiente urbano possibilitou um novo olhar para caminhos de convergência em meio a tensões urbano-ambientais, evidenciando tendências ao engajamento político no campo propositivo de ação da Arquitetura-Urbanismo. Um quadro teórico-referencial foi concebido com as categorias de análise iniciativa-comunidade-natureza-urbanismo, capazes de diferenciar caminhos de resistência criativa e de resiliência, de forma a reconhecer o lugar das práticas comunitárias emergentes como processo e como produto, relativizando sua atuação em projetos urbanos. A interdependência destas categorias nos processos de decisão no campo propositivo de ação local e da Arquitetura-Urbanismo amplia a capacidade de transformação urbana por meio da “criação de lugares” que são “devolvidos” de forma mais abrangente à cidade.<br>The development of this thesis starts from a perspective of resuscitation of the origin of two aspects of the propositional field of action in the contemporary urban environment, the urbanistic and the environmentalist. With a focus on community practices in places of dwelling and living, from the utopian and non-hegemonic dimensions, concepts and currents that approached the ecological and social sciences from the beginning of the 20th century were revised. Assuming that both sides emerged independently, we sought in the urbanistic field, to recover in utopian practices and experimental utopias, the pre-urbanist proposals and urban projects of social ideology. And, on the environmental side, to return to environmentalism, ecologism and communitarianism, urban movements and practices of ecological ideas. Respectively, the technical protagonism and the activist protagonism were identified, recovering in each of the aspects, convergent aspects, such as the focus on "community" and "nature". This dialogue is evident in the most recent community practices, such as Ecovillages, Emerging Urban Initiatives and Econeighbourhoods, which are based on local action of bottom-up approach at the community level, transforming and creating places with ambience and people appropriation, within cities complexity. In order to support the dialogue that integrates the urban and environmental aspects, starting from the guiding axis of community-nature, under the ecosological perspective of the three mental-social-environmental eco-logics, towards an ethical-aesthetic paradigm (GUATTARI, 2012). By an ideology of "socioecological coexistence", it was based on the multi-referentiality of theoretical approaches of different natures, justified by their complementary glances to the object of study. Starting from the micropolitical approach (GUATTARI, ROLNIK, 1996), which is crossed by macropolitics, we used Sociology of the Present based on the cartography of action-technique-space (RIBEIRO, 2012a). In the environmental and ecological field, the transdisciplinary systemic vision (MORIN, 2005) was adopted to understand the transversal axes that show the interdependence of the dimensions that shape the urban space. In the spatial dimension, we started from the notion of placemaking for a new approach of "creation of place" for socio-spatial transformation. Finally, the approach to the Right to the City (LEFEBVRE, 1991) was incorporated, which, in addition to the struggle for rights, has observed practices that jointly appropriate collective goods as "experimental utopias" in coexistence with hegemonic practices of unequal appropriation of these same goods and that generate conflicts. Taking this coexistence in the urban environment made possible a new look at convergence paths amidst urban-environmental tensions, evidencing tendencies to political engagement in the propositional field of action of Architecture-Urbanism. A theoretical-referential framework was designed with the categories of analysis initiative-community-nature-urbanism, capable of differentiating paths of creative resistance and resilience, in order to recognize the place of emerging community practices as process and as product, relativizing their performance in urban projects. The interdependence of these categories in decision-making in the field of propositional local action and Architecture-Urbanism extends the urban transformative capacity through a kind of placemaking that "returns" a place more comprehensively to the city.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Transformação Socioambiental"

1

Pontes, Aldrin Bentes, and Joyce Karoline Pinto Oliveira Pontes. "EMPREENDEDORISMO SOCIAL NA WEB: PORTAL ATITUDE AMAZÔNICA COMO FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO SOCIOAMBIENTAL." In TÓPICOS EM EMPREENDEDORISMO E SUSTENTABILIDADE. Editora Omnis Scientia, 2025. https://doi.org/10.47094/978-65-6036-216-1/30-36.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Aranda, Bruno Henrique, Caio Henrique de Araújo-Bissa, Kátia Gisele de Oliveira Rancura, and Rafael Henrique de Souza Zanetti. "O potencial da articulação entre zoológicos e escolas para a transformação da realidade socioambiental." In Educação Ambiental no contexto de crises: múltiplas interfaces. Diálogos, 2021. http://dx.doi.org/10.52788/9786589932284.1-10.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Givaldo Viana da, and Márcio Magera Conceição. "A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA REVERSA PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIOAMBIENTAL, UM OLHAR SOBRE O MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO – ANÁLISE CONCEITUAL." In Tópicos em Governança Socioambiental: Mestrado em Análise Ambiental - UNG. Editora Científica Digital, 2024. https://doi.org/10.37885/250118656.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa tem como objetivo principal, mostrar a importância da logística reversa ao meio ambiente, bem como a sua relação com a legislação e educação ambiental, no entanto com a crescente demanda de resíduos sólidos sendo descartados cada vez mais no meio ambiente, observa-se um importante interesse por essa ferramenta, devido, sua relação direta com a reciclagem, a qual propõem sugestões de acompanhamento e tratamento dos resíduos sólidos, oferecendo um direcionamento para uma tomada de decisão com o intuito de minimizar os custos e oferecer oportunidade de contribuir com o processo de despoluição ambiental, tendo em vista, a presença da logística na gerência do processo de distribuição de produtos no transporte, como também controla de maneira eficiente o fluxo de armazenagem dos produtos. A percepção das organizações para a necessidade deste desenvolvimento vem crescendo. É nesse momento que a logística reversa desempenha uma função fundamental para toda a cadeia produtiva, do consumidor ao meio ambiente, pois, reverbera no pós-venda, pós-consumo e no reaproveitamento dos recicláveis ou na transformação destes, em produtos acabados através do processo reverso. Mesmo com a aplicação da Lei Federal 12.305 de 02 de agosto de 2010, que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos, também é necessário que seja trabalhado com muito empenho a questão da educação ambiental, objetivando alcançar um maior nível de conscientização, fazendo uso da Política Nacional de Educação Ambiental conforme Lei Federal 9.795 de 27 de abril de 1.999 que trata da questão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Jesus, Carolina Gomes de, and Dorcas Rodrigues Silva de Recamán. "POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL: PERSPECTIVAS PARA A SUSTENTABILIDADE E A TRANSFORMAÇÃO SOCIOAMBIENTAL." In MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: IMPACTOS E TRANSFORMAÇÕES. Editora Inovar, 2025. https://doi.org/10.36926/editorainovar-978-65-5388-313-0_007.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Aires, Marco Antônio Pontes, and Isabel Christine Silva De Gregori. "A PROBLEMÁTICA AMBIENTAL E SUA COMPLEXIDADE: UM ESTUDO DA INCORPORAÇÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NAS EMPRESAS E DA PERCEPÇÃO TÉCNICA JURÍDICO-AMBIENTAL NO BRASIL." In As Políticas Públicas frente a Transformação da Sociedade. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.28019090724.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Tassara, Eda, and José Oswaldo Soares de Oliveira. "Toxemia socioambiental. Estudo psicossocial da transformação do vale do rio Paraíba do Sul (São Paulo, Brasil)." In Ethos Humano e mundo contemporâneo. 10.5935, 2019. http://dx.doi.org/10.5935/978-65-80620-00-5.cap.11.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

DE JESUS SANTOS, CRISTINA, and SILVANA DO NASCIMENTO SILVA. "CONCEPÇÕES E REPRESENTAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EGRESSOS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA." In Educação ambiental (Vol.3). Editora Realize, 2025. http://dx.doi.org/10.46943/x.conedu.2024.gt14.012.

Full text
Abstract:
A Educação Ambiental se constitui como um importante espaço para discutir as relações ser humano-sociedade-natureza, frente à realidade de crise socioambiental que perdura ao longo do tempo desencadeando e fortalecendo relações de exploração e desigualdades. Nesse contexto, os professores aparecem como um dos principais agentes para inserção e promoção dessa abordagem no processo educativo. O presente trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia campus universitário Jequié. Tendo como cenário as escolas públicas do município de Jequié, o estudo objetivou analisar as concepções e representações sobre Educação Ambiental de professores de Ciências egressos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do subprojeto Interdisciplinar de Educação Ambiental 2014-2016, a partir das ações desenvolvidas pelas professoras da educação básica. Os dados da pesquisa foram obtidos a partir de observação participante e entrevista reflexiva e posteriormente analisados conforme análise de conteúdo descrita por Bardin (2011). Diante dos resultados obtidos e da análise realizada, emergiram categorias em que discutimos as concepções e representações docente sobre o campo ambiental. Foi possível constatar uma compreensão por parte dos professores sobre as diferentes vertentes político-pedagógicas de Educação Ambiental, sendo a conservadora, a pragmática e a crítica. Percebeu-se que os educadores possuem um conhecimento aprofundado sobre a perspectiva crítica da temática, reafirmando elementos para a transformação social por meio da problematização da realidade das questões socioambientais que se constitui por meio da dialogicidade entre escola-comunidade. Além do questionamento sobre a visão predominante da EA conservacionista e tradicional na trajetória formativa, considerando deficiências desde a formação inicial e no contexto escolar, como um obstáculo para o trabalho em EA numa perspectiva crítica de formação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

da Silva Albuquerque, Francisca Dandara, and Lívia Paulia Dias Ribeiro. "EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ADIAR O FIM DO MUNDO: PRÁTICAS EDUCATIVAS COMO POSSIBILIDADE DE TRANSFORMAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA-CE." In Tecnologias sustentáveis, educação ambiental e sustentabilidade: pesquisas interdisciplinares. EdUECE, 2024. https://doi.org/10.47149/978-85-7826-988-3/cap5.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

FERREIRA AGUSTINHO, ALEX. "A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DO PROJETO HORÁRIO INTEGRAL SOBRE O BAIRRO DE VILA NOVA EM NOVA IGUAÇU, RJ: UMA ANÁLISE DOS MAPAS MENTAIS." In Ciência e democracia - o que essa relação depende de nós? Editora Realize, 2022. http://dx.doi.org/10.46943/vii.conapesc.2022.01.083.

Full text
Abstract:
O presente texto tem por objetivo trabalhar com o conceito de bairro, através da elaboração de mapas mentais a partir da percepção dos discentes do Projeto Horário Integral sobre o bairro de Vila Nova em Nova Iguaçu, que faz parte da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Nessa perspectiva, o artigo busca resgatar a temática dos mapas mentais que é muito rica para os estudos relacionados à geografia e também ao letramento cartográfico. O referencial teórico deste artigo dialoga com autores das áreas de educação e principalmente da geografia e ciências humanas em geral. O texto é uma homenagem à Professora Lívia de Oliveira, com suas grandiosas contribuições a respeito do conceito de percepção, além disso, as pesquisas e os estudos feitos por Lana Cavalcante sobre mapas mentais apresentam-se bastante pertinentes. A metodologia adotada utilizou de revisão bibliográfica, atividade de campo – composta pelo trajeto entre a residência e a escola –, material fotográfico, entrevista com funcionários e alunos da Escola Municipal Capistrano de Abreu, situada no bairro de Vila Nova, em Nova Iguaçu. Leitura de textos infantis em sala de aula com os integrantes do horário integral sobre o conceito de bairro e de escola. Sendo eles “O Bairro de Marcelo” (Rocha, 2012) o livro “Meu Bairro” (Victorino, 1993), e o livro “Meu Bairro, pessoas e lugares” (Bullard, 2012). Por fim, os mapas mentais elaborados pelos alunos do referido programa, se mostraram como uma ferramenta pedagógica importante para o ensino de geografia, na qual é possível utilizar os elementos cartográficos essenciais para o aprendizado dos discentes. Desse modo, através da percepção, o aluno poderá compreender melhor as funções dos objetos presentes no bairro, auxiliando, assim, na construção e na transformação da realidade socioambiental desse espaço de vivência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Sornas Viggiani, Maria Fernanda, Iana Uliana Perez, and Mônica Moura. "Alinhavando a moda do futuro: diálogo entre design contemporâneo, moda e transições para a sustentabilidade." In Ensaios em design: diálogos e experiências. Canal 6 Editora, 2024. https://doi.org/10.52050/9788579176753.4.

Full text
Abstract:
Considerando a moda como fenômeno representativo do contexto contemporâneo, e diante da necessidade de reduzir os impactos socioambientais da moda, este capítulo se debruça sobre a moda para propor reflexão sobre novas possibilidades de atuação do design contemporâneo, como o design de transições para a sustentabilidade. A partir da teoria multinível de transições, analisamos o atual sistema da moda – e seus impactos socioambientais -, representado pelo modelo do (ultra) fast fashion, e refletimos sobre as oportunidades para o desenvolvimento de cenários mais sustentáveis manifestadas pelo movimento slow fashion, considerado como uma semente para a transformação do sistema da moda. Desse modo, visamos melhor compreender o contexto atual para analisar as mudanças necessárias para a criação de novos cenários mais sustentáveis na moda, considerando os papeis que designers de moda podem assumir no processo de transição para a sustentabilidade. Como resultado, a abordagem da teoria multiníveis permitiu melhor compreensão das mudanças necessárias em diferentes níveis do sistema da moda, abrangendo desde aspectos individuais até estruturas organizacionais, com o objetivo de impulsionar uma transformação em direção à sustentabilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Transformação Socioambiental"

1

Lopes, Ana Paula Freitas, Mallú de Mendonça Barros, and Valquíria Duarte Vieira. "Pequenos Negócios Sustentáveis: Boas Práticas na Reciclagem e Reutilização de Resíduos Têxteis." In 1º Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Faculdade SENAI Fatesg. Even3, 2025. https://doi.org/10.29327/1557208.1-5.

Full text
Abstract:
A indústria têxtil representa uma das principais fontes de geração de resíduos têxteis, tornando essencial a adoção de práticas sustentáveis, especialmente para micro e pequenas empresas (MPEs). Este estudo investiga a aplicação dos 5 Rs (Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar) na gestão de resíduos têxteis, analisando desafios e soluções estratégicas acessíveis para fortalecer a sustentabilidade e a competitividade das MPEs. A pesquisa, de caráter descritivo-exploratório, foi conduzida por meio de revisão bibliográfica e análise documental, utilizando dados fornecidos pela Muda EcoTêxtil, localizada em Goiânia-GO. Os resultados evidenciam que, além da redução do impacto ambiental, as práticas sustentáveis possibilitam a criação de novos modelos de negócios na gestão ambiental, reforçam a economia circular e responsabilidade socioambiental no setor. Identificaram-se soluções para mitigar barreiras técnicas e financeiras, além do papel estratégico de agentes locais, como costureiras, artesãos e brechós, na transformação de resíduos em produtos sustentáveis. Como material complementar, foi elaborado um quadro explicativo dos 5Rs com exemplos aplicáveis ao setor, funcionando como guia prático para ações futuras. Conclui-se que, mesmo diante de limitações estruturais, as MPEs podem adotar práticas ambientais viáveis, contribuindo significativamente para a sustentabilidade no setor têxtil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Luiz Paulo P., Assed N. Haddad, and Diego A. Vasco. "Da habitação de interesse social à habitação acessível sustentável ." In XX ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO. UFAL, 2024. http://dx.doi.org/10.46421/entac.v20i1.5740.

Full text
Abstract:
Com mais de 1 bi de pessoas vivendo em favelas, estima-se que o objetivo de erradicar a pobreza não será alcançado até 2030 (meta ODS#1). Tendo políticas públicas habitacionais como foco, este trabalho objetiva discutir a importância de implementações no produto, de modo a transformar HIS em habitações acessíveis sustentáveis (HAS) e, ainda, apresentar uma integração destas soluções ditas sustentáveis e uma reversão concreta em melhorias socioambientais da edificação. Após uma vasta revisão de literatura, uma análise bibliográfica foi conduzida, culminando em um dossiê com as melhores práticas que podem (e devem) ser observadas por todos os stakeholders, especialmente pelos desenvolvedores e tomadores de decisões de políticas públicas. A novidade deste estudo consiste em apresentar um quadro classificatório que abranja esses aspectos da agenda ESG – ambiental, social e institucional (governança) – na mescla do tema sustentabilidade com habitações de interesse social. Traz, ainda, a dimensão e o tema principal em que está inserida cada solução, apontando os stakeholders implicados e o principal aspecto do tripé correlato. Concluiu que ainda há um longo caminho a ser percorrido pelas políticas públicas habitacionais em termos de desenvolvimento sustentável, mas, apesar das dificuldades, é possível promover tal transformação de HIS em HAS e já temos, no Brasil, um exemplo concreto; ela envolve muito mais que o próprio produto a ser entregue ao cliente – políticas públicas de infraestrutura, integração com o comércio local, implementação de serviços, impactos ao meio ambiente e economia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ribeiro, Cássia Roberta Pontes, CARMEN SILVIA TAVARES DE SANTANA, DANIELA CRISTINA DE SOUZA ARAUJO, VALÉRIA ROCHA LIMA SOTERO, and JADNA CILENE MOREIRA PASCOAL. "EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA TRANSFORMAÇÃO SOCIOAMBIENTAL: PRODUÇÃO DE SABÃO CASEIRO." In IV Congresso Brasileiro de Ciências Biológicas On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2023. http://dx.doi.org/10.51189/conbracib2023/20378.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

CARVALHO, BÁRBARA BOTELHO FERREIRA DE, and MARIA TERESA GOMES BARBOSA. "Empreendedorismo social e transformação socioambiental - Agenda 2030: Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)." In II Brazilian Congress of Development. DEV2021, 2021. http://dx.doi.org/10.51162/brc.dev2021-0083.

Full text
Abstract:
O empreendedorismo social considerado como um campo de conhecimento e de atuação prática no contexto socioambiental é um tema atual, iniciou na década de 1980, apesar de suas ações existirem a muito tempo. Entretanto, sua especificidade, a nível mundial se apresenta na Agenda 2030 da ONU, traduzindo um desejo amplo de diversas nações e indivíduos ao redor do mundo, entrelaçados na busca de objetivos comuns que precisam ser alcançados com urgência, tais como: redução da pobreza, regeneração ambiental, educação básica de qualidade, consumo consciente, redução de desigualdades sociais, entre outros. Sendo assim, o objetivo deste artigo é reconhecer o significado de empreendedorismo social desde o surgimento até o contexto atual através de uma minuciosa revisão de literatura, e identificar os fatores que impulsionam as melhorias em negócios sustentáveis e de valor para a sociedade.,
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Marques, Samantha Almansa, and Nelson Knak Neto. "Analise da viabilidade da implementação de microrredes em corrente contínua na região Sul e região Amazônica do Brasil." In Seminar on Power Electronics and Control (SEPOC 2022). sepoc, 2022. http://dx.doi.org/10.53316/sepoc2022.018.

Full text
Abstract:
Atualmente, o sistema de distribuição de energia elétrica está enfrentando desafios para manter a qualidade e a confiabilidade do sistema, no que concerne ao crescimento exponencial de geração distribuída (GD) e um cenário com veículos elétricos plug-in (PEV). Além disso, nota-se, atualmente, uma relevante demanda de carga CC residencial e comercial, que em conjunto com GD e microrredes CC, pode maximizar o autoconsumo e promover eficiência energética. A implementação de microrredes CC pode mitigar ou ate mesmo solucionar os impactos gerados no sistema elétrico de potência e tem a capacidade de fornecer energia elétrica em locais remotos, de forma mais eficiente que microrredes CA. As microrredes CA podem enfrentar problemas quanto a sincronização com a rede de distribuição, devido à estabilização de frequência e de tensão, além de possuirem potência reativa e perdas por efeito skin e por conversao CC/CA/CC. Desse modo, este trabalho visa analisar a viabilidade econômica e socioambiental da implementação de microrredes CC para a regiao Sul e região Amazônica do Brasil, estimando o perfil de consumo e a eficiencia energética de cada cenario. Através do dimensionamento das microrredes no Software HOMER Pro, sao obtidas as análises de investimentos payback, VPL, NPC e ROI. Também é realizada uma estimativa da capacidade de transformação social e impactos ambientais desta tecnologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Garcia, Danilo Sena, DEISIANE CRAVO DIAS, ISABELLA MENEZES TEIXEIRA, and SURY DE MOURA MONTEIRO. "PODCAST COMO UMA FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOCIOAMBIENTAL NA AMAZÔNIA." In III Congresso Brasileiro de Ciências Biologicas. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2022. http://dx.doi.org/10.51189/iii-conbracib/7804.

Full text
Abstract:
Introdução: A produção de conhecimento científico nas universidades é massiva, contudo, a popularização, ou seja, a divulgação deste conhecimento em linguagem acessível e em vocabulário facilitado, ainda é limitado. A carência de ferramentas de comunicação escolar implica diretamente na democratização da informação. A ciência produzida na academia não tem uma linguagem acessível para grande parte da sociedade. Logo, o uso do podcast facilita a divulgação científica à sociedade transformando os temas científicos em um conteúdo compreensível e interativo. Objetivo: Com essa perspectiva, em maio de 2021, o podcast “Vozes da Amazônia” foi desenvolvido como prática da disciplina “Educação Ambiental Aplicado à Oceanografia", ofertada na Universidade Federal do Pará. O “Vozes” objetiva utilizar essa ferramenta de comunicação para abordar temáticas ambientais e divulgar informações científicas sobre os temas: educação ambiental, oceanografia e impactos sócioambientais amazônicos. Material e Método: Uma das estratégias de popularização das temáticas, além da do uso de linguagem popular, é a adaptação do vocabulário à linguagem regional paraense, o que gera identificação e aproximação dos ouvintes. Por exemplo, as temáticas científicas são traduzidas usando palavras e acontecimentos que ocorrem na região Amazônica como o jargão “Égua” (usado para demonstrar espanto), “Toró” (que significa uma forte chuva), ou "Lá vem ela” (referente a chuva que logo vai cair) . A equipe do podcast é composta por três discentes da Faculdade de Oceanografia da UFPa e por uma docente orientadora. Foram lançados 10 episódios, gravados pela plataforma Zoom, em que abordaram temáticas como oceanografia, educação ambiental, resíduos sólidos, gestão costeira, mudanças climáticas, pandemia e até mesmo a década dos oceanos com episódios em média de aproximadamente 10 minutos de duração. Distribuídas pelo site de hospedagem do programa, o Anchor, e pela rede social (@vozesdamazonia, no Instagram) foram utilizadas para análise de ouvintes. Resultados: O “Vozes da Amazônia” já alcançou 454 pessoas, majoritariamente o público jovem, nortista, feminino. O episódio com maior alcance abordou a temática sobre a educação ambiental aplicada à oceanografia, com 119 ouvintes. Conclusão: Acreditamos que o podcast promove a divulgação da ciência com qualidade e , contribui para a democratização do conhecimento com veracidade..
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Siqueira, Simone dos Santos. "PROJETO RECICLARTE - EDUCAÇÃO AMBIENTAL ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA." In II Congresso On-line Internacional de Sustentabilidade. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/2079.

Full text
Abstract:
Introdução: O presente artigo aborda a preocupação dos adolescentes com os impactos do lixo causados pelas atividades de produção e consumo dos seres humanos. Por conta do aumento dos descartes de embalagens, devido a pandemia da COVID-19, o lixo ameaça cada vez mais a capacidade de suporte do Planeta Terra. A palavra “educação” remete a educação pedagógica que temos na escola e erroneamente exime-nos da educação política e ambiental. Em 2019, alunos de uma escola pública em Indaiatuba/SP participaram de um projeto, nomeado de Projeto Reciclarte, que uniu ideias de redução, reuso e reciclagem do lixo. Os temas do projeto foram apresentados através de imagens nos corredores de shoppings e museus da cidade expondo ideias dos alunos para mitigar os impactos dos resíduos sólidos no solo e água, como por exemplo: container de lixo adaptado para armazenar óleos de cozinha usado, para ser transformado em biocombustíveis; maquete de lixões demonstrando impactos nos lençóis freáticos; pneus velhos como floreiras; horta vertical com garrafas de plástico e palete; aproveitamento do lixo eletrônico; a importância das abelhas na natureza; entre outros. Objetivos: O Projeto Reciclarte teve como objetivo principal estimular o senso de participação, solidariedade e responsabilidade socioambiental, envolvendo toda a comunidade. Material e métodos: Foram fotografados os trabalhos apresentados pelos alunos dentro da escola e registrados em placas e painéis sobre cavaletes para exposição nos espaços públicos. Resultados: Com apoio das políticas públicas local e premiado pela Fundação Lemann, o projeto se transformou no Guia de Educação Ambiental para capacitar professores de todas as escolas que desejam apresentar ideias dos alunos para além do espaço físico escolar. Conclusão: Esse artigo enfatiza que a educação cultural desenvolvida na escola é fundamental, porém, sugestões de alunos quanto ao destino dos resíduos sólidos são essenciais para formação do ser ecológico. O Guia para Educação Ambiental baseado no Projeto Reciclarte tem a propositura de incentivar novos trabalhos com ideias e alternativas socioambientais sustentáveis. Somente oferecendo oportunidades de exposição e sugestões dos jovens preocupados com o meio ambiente e com o futuro das novas gerações, a Educação Ambiental se fará presente além dos muros da escola.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Sousa, Rejane Fontenele de, and Áurea Da Paz Pinheiro. "A EDUCAÇÃO E SEU PODER DE TRANSFORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL: UMA ABORDAGEM SOBRE O LIXO." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1761.

Full text
Abstract:
Introdução: A educação e o seu poder de transformação social nos espaços onde está presente são notórios na sociedade. A Educação Ambiental possibilita a aquisição de conhecimentos e habilidades capazes de despertar mudanças de atitudes, a partir do seu aspecto participativo, pois atua na sensibilização e na conscientização do cidadão, estimulando-o a participar dos processos coletivos. Objetivos: Objetivou-se compreender como a Educação Ambiental contribui nos processos de construção de valores, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente no que se refere ao lixo. Material e métodos: Realizou-se pesquisa bibliográfica e utilizou-se fontes documentais de informação, como artigos científicos, teses, dissertações, livros, legislações e sites. Para selecionar materiais utilizou-se as palavras-chave Educação Ambiental, Meio Ambiente, Educação, Lixo. Resultados: Sabe-se que os conteúdos sobre Meio Ambiente devem perpassar todas as áreas do conhecimento, buscar a transformação dos conceitos, a explicitação de valores, de modo que crie uma visão global e abrangente da questão ambiental, visualizando os aspectos físicos e histórico-sociais, assim como as articulações entre a escala local e planetária desses problemas, sempre vinculados à realidade cotidiana da sociedade, de modo que obtenha cidadãos mais participantes. O lixo é um elemento inerente à humanidade, principalmente ao modo de vida do homem urbano. A realidade nos grandes centros urbanos permitiu o seu crescimento em quantidade e diversidade, a ponto de exigir uma tomada de consciência urgente por parte da sociedade, do poder público e do setor privado, no sentido de reduzi-lo, modificá-lo e tratá-lo. Sabe-se que a sociedade que gera todo esse lixo acaba por ignorá-lo após o descarte, sem dar conta de tratá-lo, causando a poluição do ambiente. Conclusão: Dada a relevância do tema em estudo, é oportuno citar que contribui para o fortalecimento da consciência cidadã e ambientalmente correta, configurando reflexão e construção de valores perante diversas questões socioambientais enfrentadas atualmente. A Educação Ambiental, com foco no Lixo, é um problema sempre atual e que requer muita atenção de toda a sociedade devido os impactos que o mesmo causa ao meio ambiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Richard da Silva Del Vecchio, Gabriel. "BIOPLÁSTICO PROVENIENTE DO AMIDO DA BATA-DOCE E APRIMORAMENTO PARA IMPEDIR FORMAÇÃO DE BOLHAS." In XII SIMPÓSIO DE TECNOLOGIA FATEC JABOTICABAL. FATEC JABOTICABAL, 2023. http://dx.doi.org/10.52138/sitec.v12i1.234.

Full text
Abstract:
Muito se fala pela busca por alternativas para minimizar o consumo de produtos plásticos derivado de fonte não renovável, na qual a maioria das vezes são descartados de forma inadequada, lembrando que o plástico derivado do petróleo pode demorar para se decompor, acarretando vários problemas socioambientais. Neste contexto, a utilização do bioplástico proveniente de uma fonte renovável, pode ser uma alternativa para diminuir estes problemas. O amido natural na presença de um plastificante, submetidos a determinadas condições de temperatura e pressão, se funde, transformando em amido termoplástico. Este trabalho teve por objetivo obter um bioplásticos proveniente do amido batata-doce e realizar testes qualitativos de resistência, flexibilidade, textura, degradação e evitar formação de bolhas no produto final. Por meio de testes, concluiu que se houver formação de bolhas no material, o mesmo torna-se quebradiço, irresistente e inflexível.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Vieira, Evandro Coelho, Hyria Fraga Oliveira, Larissa Letícia Andara Ramos, and Natalia Nascimento Brisa. "MICROCLIMA URBANO E OS ESPAÇOS LIVRES DE USO PÚBLICO: A INFLUÊNCIA DAS PRAÇAS EM ÁREAS ADENSADAS." In XVIII ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO. UFRGS, 2020. http://dx.doi.org/10.46421/entac.v18i.815.

Full text
Abstract:
A cidade contemporânea vive em constante transformação quanto a morfologia, adensamento e crescimento populacional. O ambiente construído e o natural devem agir de forma equilibrada, proporcionando qualidade de vida para a população. Os espaços livres de uso público são essenciais na contribuição benéfica para a cidade. As novas configurações urbanas, por vezes, desconsideram a representatividade desses espaços, sendo assim necessário o resgate de questões socioambientais. Deste modo, este estudo enfatiza a influência das praças na qualidade do microclima urbano, tendo como estudo de caso uma praça situada em área adensada do município de Vila Velha -ES. Após a coleta de dados e aferições no local, foram realizadas simulações da temperatura de superfície e do ar no software ENVI-met e utilizando o plug-in Leonardo. Os resultados demonstraram a influência positiva da praça na promoção do conforto térmico em meio a urbe adensada, com temperatura de superfície e a temperatura potencial do ar com diferenças significativas entre seu interior e entorno. As simulações comprovam que a influência da praça no microclima urbano apresenta resultados satisfatórios, em especial no período matutino e noturno de um dia de verão, quando revestidas de materiais de superfifices permeáveis e composta por vegetação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography