Academic literature on the topic 'Transportes - Curitiba (PR)'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Transportes - Curitiba (PR).'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Transportes - Curitiba (PR)"

1

Ulian, Flavia. "O Campo como Laboratório: Relevância das Viagens Didáticas na Formação do Profissional em Lazer e Turismo – Estudo de Meio em Curitiba/PR." Revista de Graduação USP 2, no. 2 (July 4, 2017): 125. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2525-376x.v2i2p125-128.

Full text
Abstract:
O relato apresenta as vantagens de se utilizar o trabalho de campo como prática pedagógica nos cursos de graduação, especialmente no curso de Lazer e Turismo da EACH-USP. Faz breve revisão bibliográfica que ressalta os benefícios do estudo de meio como atividade motivadora na relação ensino-aprendizagem, e também como prática de observação direcionada por conceitos previamente apresentados em sala de aula. O texto ainda discorre sobre alguns requisitos importantes na elaboração de uma viagem didática, como, por exemplo, a realizada a Curitiba/PR durante a disciplina Turismos e Transportes. Por fim, mostra ainda depoimentos de alguns dos participantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Rezende, Denis Alcides, and Ramon Vinicius Ferreira Ramos. "Gestão estratégica integrada do transporte público de passageiros e suas relações com cidade digital estratégica." DRd - Desenvolvimento Regional em debate 10, ed.esp. (October 23, 2020): 267–92. http://dx.doi.org/10.24302/drd.v10ied.esp..2987.

Full text
Abstract:
A gestão estratégica integrada é fundamental para o planejamento regional, pois pode oferecer soluções aos problemas comuns aos cidadãos de diversas localidades, como saúde, coleta de lixo e transporte público, bem como a transformação dos municípios em projetos de cidade digital estratégica (CDE) pode auxiliar na coleta de dados, transparência, tomada de decisão e inclusão da população nos processos decisórios. O objetivo é analisar a gestão estratégica integrada do transporte público de passageiros e suas relações com cidade digital estratégica. A metodologia da pesquisa enfatiza a análise qualitativa de documentos que oficializam a rede integrada de transportes (RIT) de Curitiba-PR e disponibilidade livre de acesso aos documentos em questão. Os resultados auferidos evidenciam que de fato os documentos são de livre acesso por meio de portais de informação para a população em geral, porém não há um documento que oficialize as estratégias de desenvolvimento do transporte público de passageiros em um planejamento em longo prazo, como defende o modelo de CDE. A conclusão reitera que a gestão precisa de um modelo efetivo de integração de dados e informações, que permita a transparência e participação popular nos processos decisórios. A pesquisa destaca a importância do debate sobre modelos de gestão adequados, buscando o envolvimento dos cidadãos ativamente na coleta e produção de dados e informações, como o modelo de CDE prevê. Palavras-chave: Gestão Estratégica. Gestão Integrada. Gestão Urbana. Transporte Público. Cidade Digital Estratégica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ferraz, Ingrid Steil, Nivaldo Simões Gomes, Fabio Fernando Kobs, Maclovia Correa da Silva, and Eloy Fassi Casagrande Júnior. "Avaliação do uso da primeira Via Calma em Curitiba/PR para ciclomobilidade." urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana 9, no. 2 (April 3, 2017): 341–53. http://dx.doi.org/10.1590/2175-3369.009.002.ao13.

Full text
Abstract:
Resumo O tema deste artigo é a promoção da ciclomobilidade que aconteceu em Curitiba, no Estado do Paraná, com a implantação da primeira Via Calma da cidade, na Avenida Sete de Setembro. O problema norteador da pesquisa é o crescimento das cidades e os conflitos por espaços de qualidade para pedestres e para outros modos leves de deslocamento, como a bicicleta. O objetivo da pesquisa foi levantar os pontos de vista de usuários, concernentes ao atendimento da função dos diferentes tipos de modais da Via Calma e sua importância para a mobilidade na cidade. Os procedimentos metodológicos compreenderam uma avaliação com usuários que responderam a um questionário, com o uso da técnica de preferência declarada. Foram 90 respondentes captados por meio das redes sociais da internet. Os resultados do universo pesquisado apontaram que 29% já usavam a bicicleta como meio de transporte e que, dentre aqueles que não a utilizavam, 52% demonstraram o interesse em trocar o meio de transporte atualmente utilizado pela bicicleta. A relevância dos resultados da enquete indicou o lado positivo da iniciativa municipal de criar um espaço específico para a circulação de bicicletas. No entanto, os respondentes, que se apropriaram da ideia, manifestaram insegurança ao circular com os carros ao lado deles. Considerou-se válida essa primeira iniciativa da municipalidade para estimular a ciclomobilidade. Assim, a tendência é a apropriação da Via Calma por novos ciclistas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Scuissiato, Dayane Reinhardt, Letícia Valois Boffi, Roseline da Rocha da Rocha, Juliana Helena Montezeli, Michelle Taverna Bordin, and Aida Maris Peres. "Compreensão de enfermeiros de bordo sobre seu papel na equipe multiprofissional de transporte aeromédico." Revista Brasileira de Enfermagem 65, no. 4 (August 2012): 614–20. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672012000400010.

Full text
Abstract:
Trata-se de um estudo qualitativo descritivo que objetivou identificar a compreensão de enfermeiros de bordo sobre seu papel na equipe multiprofissional de transporte aeromédico. Realizou-se entrevista semiestruturada com oito enfermeiros de bordo de Curitiba-PR, de junho a agosto de 2009. Os discursos foram submetidos a análise de conteúdo, emergindo três categorias. A primeira descreve as atribuições do enfermeiro de bordo como gestor da missão aeromédica, planejando o antes, o durante e após o transporte e incluindo o preparo da aeronave e o conhecimento do caso do paciente. Na segunda categoria são abordados aspectos deste profissional como prestador de assistência ao paciente aerorremovido; e, na terceira, descrevem-se a comunicação e o trabalho em equipe como competências fundamentais ao enfermeiro de bordo. Conclui-se que o enfermeiro no transporte aeromédico articula gerenciamento e cuidado em sua prática profissional por meio do uso de competências.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Fernandes Aires, Nataly Bruna, Alexandre França Tetto, Lisiane Akemi Hayashi, and Jairo Afonso Henkes. "COMPOSIÇÃO GRAVIMÉTRICA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE AERONAVES: UM ESTUDO DE CASO EM AEROPORTO INTERNACIONAL NA REGIÃO DE CURITIBA - PR." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 9, no. 1 (April 20, 2020): 144. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v9e12020144-170.

Full text
Abstract:
O presente artigo apresenta um panorama gravimétrico dos resíduos gerados em aeronaves. Sabe-se que o transporte aéreo é um modal muito aderido como opção de transporte, nesse sentido, é premente a preocupação sobre o impacto ambiental dessa fonte geradora e as particularidades que circundam a prática de gerenciamento de resíduos sólidos em ambientes aeroportuários. Devido a sua especificidade, os resíduos sólidos de aeronaves são importantes indicadores para compreender aspectos particulares da dinâmica de gerenciamento de resíduos sólidos em complexos aeroportuários. Para o presente trabalho usa-se a metodologia de pesquisa exploratória, bibliográfica, documental, observação e pesquisa de campo. Foram realizadas duas visitas técnicas ao local, uma sendo dia 18 de junho de 2018 e a outra, dia 29 de julho de 2018, a fim de conhecer a Central de Resíduos e a área de segregação de resíduos sólidos de aeronaves e a aplicação do método da gravimetria em resíduos sólidos, nos dias 24, 25 e 26 de agosto de 2018. Para a caracterização da geração de resíduos sólidos das aeronaves utiliza-se a Norma Técnica Brasileira – nº 10.007/2004 E nº 10.004/2004 e a Resolução do CONAMA nº 275. Para a análise de resíduos sólidos de aeronaves, utiliza-se o método de gravimetria e quarteamento de amostragem de resíduos sólidos, exceto o resíduo infectante. Nesse sentido, o trabalho visa apresentar a concentração de determinados componentes em porcentagens que reflitam a realidade da geração de resíduos sólidos em aeronaves comerciais, de transporte de passageiros. Foram apontados maior concentração de “rejeito”, “plástico” e “papel” nas amostragens analisadas de forma geral. Tais informações são importantes para o mapeamento de geração de resíduos sólidos por fonte geradora em ambiente aeroportuário. Dessa forma, os resultados da composição gravimétrica subsidiarão à criação de um novo Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PGRS à administradora do aeroporto analisado. Palavras-chaves: Resíduos Sólidos; Aeronaves; Composição gravimétrica; Gerenciamento de Resíduos Sólidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Da SILVA, Eduardo Teixeira, and Fabiano SCHWONKA. "VIABILIDADE ECONÔMICA PARA A PRODUÇÃO DE ALFACE NO SISTEMA HIDROPÔNICO EM COLOMBO, REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA, PR." Scientia Agraria 2, no. 1 (December 31, 2001): 111. http://dx.doi.org/10.5380/rsa.v2i1.1007.

Full text
Abstract:
A hidroponia garante, de certa maneira, um mercado paralelo aos produtos ofertados convencionalmente, onde se articula maior qualidade e confiança de consumo, favorecendo o bem-estar do consumidor. O objetivo principal desse trabalho foi mostrar a viabilidade da prática hidropônica na produção de alface crespa, bem como apresentar aos produtores resultados que evidenciem vantagens em relação ao custo-benefício, para a localidade de Colombo, região metropolitana de Curitiba, expressiva produtora de hortaliças do Estado do Paraná. O levantamento foi conduzido na Chácara Acqua Vita, durante o ano de 1998. Foram utilizadas cinco estufas com produção mensal de 3.600 cabeças de alface em cada uma, ao preço de R$ 0,60 a unidade. Foram estudadas as seguintes variáveis: total de custos (custo fixo + variável); produção total/estufa/mês; receita total; lucro/estufa/mês; preço obtido por cabeça de alface vendida; custo por cabeça de alface produzida; lucro por cabeça de alface produzida; lucro para cinco estufas de produção/mês; remuneração do empresário; total de benefícios/mês; total de investimentos; lucro anual para cinco estufas; e pagamento do investimento. Observou-se maior taxa de custo voltado para o transporte, aquisição e montagem das estufas sendo, porém, esses dois pontos os manipuláveis com a finalidade de diminuir os custos e aumentar o lucro final. Mesmo considerando os altos custos de produção, evidenciou-se que cerca de 50 % do valor recebido pelo agricultor é definido como lucro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Siqueira, Paulo Henrique, Celso Carnieri, Maria Teresinha Arns Steiner, and Ângela Olandoski Barboza. "Uma proposta de solução para o problema da construção de escalas de motoristas e cobradores de ônibus por meio do algoritmo do matching de peso máximo." Gestão & Produção 11, no. 2 (August 2004): 187–96. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2004000200005.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é mostrar a aplicação do Algoritmo do Matching de peso máximo, na elaboração de jornadas de trabalho para motoristas e cobradores de ônibus. Este problema deve ser resolvido levando-se em consideração o maior aproveitamento possível das tabelas de horários, com o objetivo de minimizar o número de funcionários, de horas extras e de horas ociosas. Desta forma, os custos das companhias de transporte público são minimizados. Na primeira fase do trabalho, supondo-se que as tabelas de horários já estejam divididas em escalas de curta e de longa duração, as escalas de curta duração são combinadas para a formação da jornada diária de trabalho de um funcionário. Esta combinação é feita com o Algoritmo do Matching de peso máximo, no qual as escalas são representadas por vértices de um grafo, e o peso máximo é atribuído às combinações de escalas que não formam horas extras e horas ociosas. Na segunda fase, uma jornada de final de semana é designada para cada jornada semanal de dias úteis. Por meio destas duas fases, as jornadas semanais de trabalho para motoristas e cobradores de ônibus podem ser construídas com custo mínimo. A terceira e última fase deste trabalho consiste na designação das jornadas semanais de trabalho para cada motorista e cobrador de ônibus, considerando-se suas preferências. O Algoritmo do Matching de peso máximo é utilizado para esta fase também. Este trabalho foi aplicado em três empresas de transporte público da cidade de Curitiba - PR, nas quais os algoritmos utilizados anteriormente eram heurísticos, baseados apenas na experiência do encarregado por esta tarefa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Knapik, Heloise Garcia, Cristovão Vicente Scapulatempo Fernandes, and Júlio César Rodrigues de Azevedo. "Modelagem de carbono orgânico em rios urbanos: aplicabilidade para o planejamento e gestão de qualidade de água." RBRH 21, no. 4 (September 22, 2016): 841–54. http://dx.doi.org/10.1590/2318-0331.011616013.

Full text
Abstract:
RESUMO O objetivo do presente estudo é o de analisar a aplicabilidade de um modelo de transporte e decaimento de carbono orgânico para a simulação da qualidade da água em rios urbanos como subsídio para atividades de planejamento e gestão de recursos hídricos. A abordagem conceitual baseia-se na hipótese de que as frações particulada, dissolvida, lábil e refratária de carbono orgânico, que diferem na sua composição em função de sua origem no sistema, apresentando distintos mecanismos de degradação e, consequentemente, no impacto em termos da depleção da concentração de oxigênio dissolvido na coluna d’água. O desenvolvimento do trabalho consistiu na determinação quantitativa e qualitativa das frações de carbono orgânico no rio Iguaçu, localizado na Bacia do Alto Iguaçu, e no desenvolvimento dos algoritmos de simulação e calibração automática do modelo proposto, denominado ROCS - Model (River Organic Carbon Simulation Model). O modelo foi estruturado em planilhas Excel, com programação estruturada em VBA (Visual Basic for Applications), considerando escoamento unidimensional em condições de regime permanente em rios. O modelo considera múltiplas entradas de cargas difusas e pontuais. A calibração é feita através de um algoritmo de otimização por colônias de partículas (PSO), utilizando como estudo de caso dados de monitoramento de qualidade da água em 6 estações de controle ao longo de 107 km do rio principal, no Rio Iguaçu, localizado em uma área de intensa urbanização da região de Curitiba- PR, com aproximadamente 3 milhões de habitantes em uma área de 3.000 km2. Os resultados indicam que a presente abordagem, considerando a simulação das frações de carbono orgânico, tem potencial para ser aplicado em modelos de gestão de recursos hídricos, como alternativas aos parâmetros de qualidade da água tradicionais previstos na legislação Brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Rocha, Rafaela Mascarenhas. "Biografias de imigrantes poloneses que se tornaram nomes de endereços na cidade de Curitiba PR." Sociologias Plurais 5, no. 2 (December 30, 2019). http://dx.doi.org/10.5380/sclplr.v5i2.71032.

Full text
Abstract:
Este artigo é parte da amostra dos dados coletados em pesquisa junto a membros do grupo de imigrantes poloneses em Curitib a, que emprestaram postumamente seus nomes para endereços na capital paranaense. Trazemos aqui algumas informações referentes às biografias de dez imigrantes que atualmente são nomes de ruas em Curitiba, a localização de cada uma dessas ruas, uma descrição sobre os logradouros quanto à extensão, se são vias de transporte coletivo, se são áreas comerciais ou predominantemente residenciais e outras características e também ainda há informações sobre o processo de oficialização de cada um deles junto ao po d er público municipal. Neste artigo não serão problematizadas questões como, por exemplo, se há uma lógica para as homenagens, que obedeça a uma relação de importância entre homenageado e logradouro, ou níveis diferentes de prestígio entre os homenageados, pois essas são informações ainda em processo de análise em um estudo maior. As trajetórias aqui apresentadas serão as seguintes: Edmundo Saporski, Jerônimo Durski e M adame Curie (Maria
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Alves, João Batista, and Claudia Cristina Lopes Machado. "Inserção do município de Quintandinha-PR na Região Metropolitana de Curitiba, a partir da perspectiva dos atores sociais locais." Revista de Geografia 34, no. 2 (August 13, 2017). http://dx.doi.org/10.51359/2238-6211.2017.229220.

Full text
Abstract:
O presente trabalho objetivou estudar o entendimento dos atores sociais de Quitandinha – PR no sentido de pertencerem à Região Metropolitana de Curitiba-RMC e da relevância disso para suas vidas. Para tanto, realizou uma pesquisa exploratória, de caráter qualitativo e quantitativo, com aplicação de questionário constituído de perguntas estruturadas e semiestruturadas. Dos resultados obtidos, verificou-se que o Município de Quintandinha - PR, ainda não sofreu fortes impactos socioeconômicos do processo de metropolização, sendo que os benefícios em transporte e saúde são os mais percebidos pelos atores sociais, como vantagens de pertencerem à RMC.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Transportes - Curitiba (PR)"

1

Santana, Izael Morais de. "Inovações no transporte público de Curitiba-PR." reponame:Repositório Institucional da UFPR, 2017. http://hdl.handle.net/1884/46922.

Full text
Abstract:
Orientador: Prof. Dr. Armando João Dalla Costa
Co-Orientador: Prof. Msc. Luiz Pinheiro Junior
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico. Defesa: Curitiba, 23/02/2017
Inclui referências: f.91-92
Resumo: O transporte público tem sido uma forma de mobilização da população para as suas respectivas atividades. Dado esse contexto, o setor público tem investido recursos neste setor com o intuito de modernizar o transporte público. Questiona-se quais são as implementações, o que modernizou e como ocorrem esse processo. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo investigar como foram implementadas as inovações no sistema de transporte público de Curitiba-PR nos últimos tempos. Para isso desenvolveu-se um referencial teórico aprofundando sobre os tópicos de inovação no setor público, investigando possíveis impactos econômicos buscando nas fontes da teoria da inovação, teoria da inovação da firma, e possíveis modelo de inovação no setor público. Realizou-se uma pesquisa com dados secundários oriundos da empresa gerenciadora do sistema de transporte público URBS - Urbanização de Curitiba S.A coletando informações referentes ao objeto de pesquisa. Verificou-se que ocorreram inovações de modo radical, incremental e de componente. Conclui-se que a inovação que mais se destacou no período investigado (1970-2015) foi a canaleta em que possibilita um fluxo segregado no transporte de passageiros ocasionando um transporte rápido e eficiente. No entanto, criticas houveram em relação ao período de (1990-2015) em que as inovações não necessariamente são radicais, sendo de componente como a modernização de sistemas e processos organizacionais. O estudo possui limitações por ser um caso único investigado em profundidade o que sugere possíveis estudos futuros comparativos com outras capitais do Brasil ou outros Países. Palavras-Chave: Inovação, Transporte Público, Canaleta, mobilidade urbana.
Abstract: Public transportation has been a way of mobilizing the population for their respective activities. Given this context, the public sector has invested resources in this sector in order to modernize public transportation. It is questioned what are the implementations, what modernized and how this process occurs. Therefore, this dissertation aims to investigate how the innovations in the Curitiba-PR Public Transportation System have been implemented in recent years. In order to do this, a theoretical framework was developed in depth on the topics of innovation in the public sector, investigating possible economic impacts by searching the sources of Innovation Theory, Firm Innovation Theory, and possible model of innovation in the Public Sector. A research was carried out with secondary data from the management company of the public transport system URBS - Urbanização de Curitiba S.A, collecting information related to the research object. Was found that radical, incremental and component innovations occurred. It is concluded that the innovation that most stood out in the period investigated (1970-2015) was the channel in which it allows a segregated flow in the transport of passengers causing a fast and efficient transportation. However, there have been criticisms regarding the period (1990-2015) in which innovations are not necessarily radical, being as component as the modernization of organizational systems and processes. The study has limitations because it is a unique case investigated in depth, but suggests possible future comparative studies with other capitals of Brazil or other Countries. Key-Words: Innovation, Public Transportation, Bus Channel, urban mobility.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Lombardo, Adilson. "Canaletas exclusivas de transporte coletivo." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2012. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93533.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2010
Made available in DSpace on 2012-10-24T23:47:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 280595.pdf: 192160 bytes, checksum: 3aaf10c82841503bbd82fc90b7831a79 (MD5)
O crescimento acentuado do meio urbano gerou dificuldades para as cidades em diversas áreas, tais como o transporte, o trânsito, o meio ambiente, entre outras. A complexidade destas áreas permite uma série de estudos que constitui uma engenharia de um complexo sistema integrado que atuando entre si deve proporcionar aos usuários acessibilidade a todos os serviços necessários para sua sobrevivência. O sistema de transporte coletivo é fundamental para diminuir as distâncias entre as áreas, pois interfere diretamente sobre todas demais. A atual formatação do sistema de transporte trabalha com os dilemas de atendimento da demanda atual, possibilidades de crescimento da quantidade de usuários, redução de custos, transporte individual em relação ao coletivo, além da poluição sonora e ambiental. Estas premissas são fundamentais para assegurar o pleno funcionamento das cidades, e formatar sistemas de transporte coletivos inteligentes e funcionais. Confiabilidade, Velocidade, Custos e Segurança são essenciais para um sistema de transporte coletivo, pois a flexibilidade e evolução contínua das cidades, leva em conta que tais fatores tornam-se questões estratégicas que não podem ser desconsideradas dadas as possíveis conseqüências futuras. O sistema de canaletas exclusivas para o transporte coletivo permite qualificar a circulação e os sistemas de transporte urbano buscando os deslocamentos na cidade, atendendo às distintas necessidades da população, mediante priorização do transporte coletivo, reduzindo as distâncias a percorrer, os tempos de viagem, os custos operacionais, as necessidades de deslocamento, o consumo energético e o impacto ambiental. O objetivo da pesquisa foi avaliar as canaletas exclusivas e seus impactos operacionais no processo de mobilidade urbana na cidade de Curitiba, caracterizada por apresentar um modelo para o transporte coletivo.
The marked increase in the urban areas caused difficulties for the cities in various areas such as transport, transit, environment, among others. The complexity of these areas allows a number of studies which is an engineering that is a complex integrated system working together to give users access to all services necessary for their survival. The public transport system is essential to reduce the distances between areas, because it interferes directly on each other. The current format of the transport system works with the dilemmas of the current demand for care, opportunities for growth in the number of users, cost reduction, individual transport on collective, beyond the noise and environmental pollution. This premise is fundamental to ensure the full functioning of cities, formatting and intelligent transport systems and functional groups. Reliability, speed, cost and security are essential to a system of public transport, because the flexibility and continuous development of cities, which takes into account such factors, become strategic issues that can not be disregarded because of the possible future consequences. The system of channels exclusively for public transport, can qualify the traffic and urban transport systems in the city looking for the displacements, given the different needs of the population, through prioritization of public transport, reducing the distances to travel, travel times, operating costs, the needs of displacement, the energy consumption and environmental impact. The purpose of the study was to evaluate the channels and their unique operational impacts in the urban mobility in the city of Curitiba, characterized by a model for public transportation.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Sequinel, Maria Carmen Mattana. "O modelo de sustentabilidade urbana de Curitiba: um estudo de caso." Florianópolis, SC, 2002. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83553.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Made available in DSpace on 2012-10-20T01:04:36Z (GMT). No. of bitstreams: 0
Este trabalho tem por objetivo estudar o modelo de sustentabilidade urbana de Curitiba e seu sistema de transporte urbano. Pretende demonstrar que ao combinar soluções criativas de design urbano e continuidade administrativa foi possível a Curitiba alcançar um nível de desenvolvimento urbano sustentável, conquistando o reconhecimento mundial como Cidade Referência, capaz de servir como modelo para que outras cidades promovam a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes. Ao longo do estudo pode-se constatar que a diretriz central do Desenvolvimento Urbano de Curitiba teve no homem, o agente ativo e o beneficiário do processo de Planejamento Estratégico das soluções adotadas.
Abstract: This work studies the urban sustainability model of Curitiba and its urban transportation system. It demonstrates how creative design and administrative continuity have led that city to being a world model of sustained urban development and standard of living elevation. Long the course of the study it becomes clear how the main urban development agent and guideline is the citizen himself and how he benefits from the planning and solution strategies in Curitiba.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Moraes, Paulo Fernando da Silva. "Análise de redes aplicada ao transporte urbano : simulação da integração nodal na praça Eufrásio Correia, Curitiba / Paulo Fernando da Silva Moraes ; orientador, Fábio Duarte de Araújo Silva." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_PR, 2008. http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1297.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2008
Bibliografia: f. 79-83
A metodologia de análise de redes sociais tem sido incorporada na descrição e compreensão de fenômenos de um determinado contexto social. A análise de redes não toma como unidade de análise o ator individual que faz parte da rede em estudo, mas a coleção
The Social Network Analysis has recently been incorporated as a methodology to describe and understand a phenomenon in a particular social context. The Network Analysis does not take each individual or actor as its analytical unit, but mostly a collectio
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Dudus, Karina Anita Sánchez. "Impactos positivos da gestão da rede integrada de mobilidade urbana : estudo de caso : Lima, Curitiba, Cingapura e Montreal / Karina Anita Sánchez Dudus ; orientador, Fábio Duarte de Araújo Silva." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_PR, 2007. http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=774.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2007
Bibliografia: f.129-135
Devido ao rápido crescimento urbano e populacional, as cidades enfrentam dificuldades na dotação eqüitativa dos seus serviços, apresentando problemas de exclusão social e segregação espacial. O transporte coletivo pode ser considerado um aliado na diminui
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Rojas, Parra Fernando. "Gestão do transporte público por ônibus : os casos de Bogotá, Belo Horizonte e Curitiba / Fernando Rojas Parra ; orientador, Carlos Mello Garcias." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_PR, 2005. http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=458.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2005
Inclui bibliografia
A cidade durante o último meio século tem fortalecido seu posicionamento na realidade mundial. As soluções parciais formuladas anteriormente por arquitetos, engenheiros ou políticos de forma isolada, perderam força. A complexidade dos desafios urbanos req
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Noronha, Flavia Gadotti. "Deslocamento motorizado nas metrópoles de Curitiba-PR (Brasil) e Portland-OR (EUA) quanto à frota de veículos particulares e utilização do transporte coletivo no período de 2006 a 2013." reponame:Repositório Institucional da UFPR, 2015. http://hdl.handle.net/1884/40978.

Full text
Abstract:
Orientadora : Profª. Drª. Cristina de Araújo Lima
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Construção Civil. Defesa: Curitiba, 09/10/2015
Inclui referências : f. 124-131
Area de concentração : Ambiente construído
Resumo: A mobilidade urbana caracterizada pelos meios de transporte promove o deslocamento dos usuários nas cidades e impacta diretamente a qualidade de vida das pessoas. Neste contexto, esta dissertação tem como objetivo analisar a frota de veículos particulares e o número de viagens do transporte coletivo em Curitiba-PR e Portland-OR com o intuito de proporcionar reflexões sobre a mobilidade urbana de Curitiba-PR. O método é o estudo de caso, onde foram diagnosticados os dados quantitativos e qualitativos destas metrópoles, segundo seus planos diretores, planos de mobilidade e transporte, bem como os dados primários obtidos através de órgãos de gerenciamento de transporte, resultando em condições atuais dos meios de deslocamento de veículos particulares (automóvel, motocicleta, caminhonete, caminhoneta e caminhão) e transporte coletivo (veículo leve sobre trilho, ônibus e bonde elétrico). Sendo assim, a dissertação responde à pergunta de pesquisa: Como se processa a evolução do deslocamento motorizado nas metrópoles de Curitiba-PR e Portland-OR quanto à frota de veículos particulares e utilização do transporte coletivo sob a perspectiva da mobilidade urbana no período de 2006 a 2013? Os dois casos buscam propostas para reduzir a dependência de veículos particulares e aumentar o uso do transporte coletivo. Em Curitiba-PR os resultados apontam para aumento de 39,77% em relação à frota de veículos particulares no período de 2006 a 2013 e redução de viagens a partir de 2011, enquanto que Portland-OR registra 1,25% de aumento da frota de veículos particulares no período de 2006 a 2013 e aumento de 3,19% de viagens de transporte coletivo no mesmo período. Estes resultados propiciam reflexões sobre as condições de mobilidade em Curitiba-PR em busca de redução do deslocamento de veículo particular e aumento da utilização do transporte coletivo. Palavras-chave: mobilidade urbana; deslocamento motorizado; transporte coletivo; veículos particulares; Curitiba-PR (Brasil); Portland-OR (EUA)
Abstract: Urban mobility characterized by transport promotes the commuting of users in cities and directly impacts the quality of life. In this context, this work aims to analyze the fleet of private vehicles and the number of trips of public transport in the cities of Curitiba-PR and Portland-OR to provide reflections on urban mobility Curitiba-PR. It is a case study where the quantitative and qualitative data from these metropolises are diagnosed, according to the master plans, mobility and transport plans, as well as primary data obtained through transportation management department, resulting in current conditions of displacement private vehicle (car, motorcycle, pickup and truck) and public transportation (light vehicle on rail, bus and tram). Thus, the thesis answers the research question: How is the evolution of motor displacement in the cities of Curitiba-PR and Portland-OR as the fleet of private vehicles and the use of public transport from 2006 to 2013? The two proposals seek to reduce dependence on private vehicles and increase the use of public transport. In Curitiba-PR the results point to increase of 39.77% compared to the private vehicle fleet in the period from 2006 to 2013 and reduced the number of trips in 2011, while Portland-OR registers 1.25% increase the private vehicle fleet from 2006 to 2013 and increase about 3.19% of boarding rides in the same period. These results provide reflections on the conditions for mobility in Curitiba-PR to reduce private vehicle displacement and increased use of public transport. Keywords: urban mobility; commuting; public transport; private vehicles; Curitiba-PR (Brasil); Portland-OR (EUA)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

De, Bona Anderson Andrei. "Uma nova proposta para análise do sistema de transporte público utilizando redes complexas ponderadas." Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2017. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2564.

Full text
Abstract:
Com base na teoria de redes complexas, este trabalho analisa as características das redes de sistema transporte público (STPs) de duas grandes cidades brasileiras (Curitiba e São Paulo) usando a representação do tipo Espaço-L e Espaço-P, através de métricas não ponderadas e ponderadas (distância geográfica entre as paradas de veículos e frequência dos veículos nos pontos de paradas). É proposta uma nova forma de classificar as métricas de redes complexas (orientadas a congestionamento e acessibilidade) aplicadas exclusivamente aos STPs. Também é proposta uma nova forma de interpretar resultados baseados em distância geográfica e frequência através do inverso da distância e inverso da frequência. Através da classificação das métricas também são propostas duas novas métricas para identificação de congestionamento em STP, além de uma nova forma de utilizar a representação utilizando mapas geográficos baseado em curvas de dispersão para identificar regiões de congestionamento e de acessibilidade do STP. Para a cidade de Curitiba é realizado um estudo que analisa o STP ao longo da semana (dia útil, sábados e domingos) e ao longo do dia útil através de 14 intervalos de horários com a finalidade de avaliar a rede de forma dinâmica. Com os resultados foi possível identificar comportamentos em regiões geográficas dos STP de Curitiba e São Paulo que podem auxiliar aos planejadores do STP a entenderem e realizar mudanças em busca de melhorias. Para os usuários é possível utilizar os resultados para buscar alternativas na utilização do STP. Outra contribuição é a interpretação e visualização dos resultados das métricas de redes complexas para avaliação de STPs.
Abstract (parágrafo único): Based on the theory of complex networks, this work analyzes the characteristics of public transport networks (PTNs) of two large Brazilian cities (Curitiba and São Paulo). Using the L-space and P-space representation, through unweighted and weighted metrics (geographical distance between vehicle stops and vehicle frequency at stop points) a new way of classifying the complex network metrics (congestion and accessibility oriented) applied exclusively to PTNs is proposed. It is also proposed a new way of interpreting results based on geographic distance and frequency by inverse distance and inverse frequency. Through the classification of the metrics also two new metrics for congestion identification in PTN are proposed, as well as a new way of using the representation using geographic maps based on dispersion curves to identify congestion and accessibility regions of the PTN. For the city of Curitiba a study is carried out that analyzes a PTN throughout the week (weekday, Saturdays and Sundays) and throughout the business day through 14 time intervals in order to evaluate the network dynamically evaluate. With the results it was possible to identify behaviors and geographic regions of the PTNs of Curitiba and São Paulo that can help the PTN planners to understand and make changes in the PTN seeking improvements. For users it is possible to use the results to find alternatives in the use of PTN. Another contribution is the way of interpreting and visualizing the results of complex network metrics for PTN evaluation, which allows the evaluation of networks through a PTN.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Cavalcante, João Paulo de Souza. "Implementação de políticas públicas e relações intergovernamentais: uma análise da legislação sob a perspectiva dos dilemas de ação coletiva no transporte público coletivo da Região Metropolitana de Curitiba (RMC)." Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1428.

Full text
Abstract:
As regiões metropolitanas são o local onde se pode observar com mais clareza as grandes dicotomias presentes na sociedade brasileira. Riqueza e pobreza, qualidade de vida e falta de oportunidades. Nesse sentido, alguns dos maus resultados em matéria de políticas públicas podem ser associados a problemas em sua implementação. Diante deste contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar a forma com a qual a legislação relativa à implementação de políticas públicas de transporte coletivo na Região Metropolitana de Curitiba lida com os dilemas de ação coletiva. Essa análise perpassa as relações intergovernamentais entre os municípios componentes da Região Metropolitana de Curitiba e o Estado do Paraná, responsáveis pela implementação de políticas de transporte público coletivo. A dificuldade em lidar com os dilemas de ação coletiva, intrínseca à implementação de políticas, ao federalismo, à conformação das regiões metropolitanas e até mesmo ao fornecimento de sistemas de transporte público coletivo é o pressuposto que fundamenta a presente pesquisa. Para proceder àquela análise, a abordagem utilizada foi a qualitativa, de objetivos exploratórios e descritivos. Os meios pelos quais se busca respostas a tais objetivos foram as pesquisas de tipo bibliográfico e documental. Neste último aspecto, procedeu-se à análise de conteúdo dos documentos coletados, consubstanciados na legislação que normatiza a implementação de políticas públicas de transporte coletivo na Região Metropolitana de Curitiba. Essa análise buscou identificar a presença ou ausência de determinados conceitos relativos à coordenação e cooperação para a implementação de políticas públicas em contextos interativos. Como resultados, tem-se que: a) apesar de o legislador reconhecer a necessidade de que haja cooperação em matéria de políticas públicas, inexiste modelo para tanto; b) houve três distintas fases em matéria de cooperação: imposição de normas por parte da União, extrema descentralização e, a atual, com o aparecimento de modelos para a ação coletiva; c) os modelos atuais passam pela possibilidade de estabelecimento de consórcios públicos e pela governança interfederativa nas áreas metropolitanas. Enfim, concluiu-se que as normas que regem o cenário da implementação de políticas públicas de transporte na RMC são, ao mesmo tempo, problemas e obstáculos às esperadas condutas cooperativas, pois, por um lado, estimulam a competição entre os entes e a superioridade hierárquica de uns sobre outros, e, por outro, reconhecem a necessidade da ação coletiva. Ainda assim, por mais de 20 anos a RMC logrou manter uma rede integrada de transportes ativa, o que sugere a participação ativa dos atores sociais responsáveis por essa política pública.
Metropolitan areas present clearly the greatest dichotomies in Brazilian society. Wealth and poverty, quality of life and lack of opportunities. In this sense, some of the bad results in terms of public policies can be associated with problems in its implementation. In this study, the analysis relies in the intergovernmental relations between the municipalities that composes the Metropolitan Region of Curitiba (RMC) and the state of Paraná, all of them responsible for the implementation of public transportation policies. The difficulty in dealing with the dilemmas of collective action, intrinsic to the implementation of policies, federalism, the conformation of metropolitan region itself and even the provision of public transportation systems is the assumption underlying this research. To carry out the analysis, it was used a qualitative approach, with exploratory and descriptive objectives. This research used bibliographic and documentary approach to accomplish its objectives. Regarding to the later approach, the procedure was to analyze the collected documents that included the whole legislation that regulates the implementation of public transport policies in the metropolitan region of Curitiba. The document analysis sought to identify the presence or absence of certain concepts related to coordination and cooperation for the implementation of public policies in interactive contexts. The results led to the following conclusions: a) although the legislators recognize the necessity for cooperation in public policy there are no pattern to follow; b) there have been three distinct phases for cooperation, starting with the imposition of norms by the Union, going through a phase of extreme decentralization and the current one, where seem to appear the first patterns for collective action; c) current pattern seems to be the establishment of public consortia and interfederative governance in metropolitan areas. Conclusions lead to the understanding that the rules governing the implementation of public transport policies in the RMC are at the same time, problems and obstacles to the expected cooperative behavior, because on the one hand, they stimulate competition between the entities and the hierarchical superiority of some over others. On the other hand it recognizes the need for collective action. Even so, for more than 20 years the RMC managed to maintain an integrated network of active transport, which suggests the active participation of the individuals responsible for this policy.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Alves, Junior Joilson. "Estratégias para aumentar a conectividade e o desempenho das VANETs: infraestrutura baseada no transporte coletivo e protocolos." Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2016. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2666.

Full text
Abstract:
As Redes Ad Hoc Veiculares (Veicular Ad Hoc Networks (VANETs)) são redes móveis que possuem como propósito a comunicação entre veículos para fornecer segurança e entretenimento a seus ocupantes. A comunicação pode ocorrer de três modos: Vehicle-to-Vehicle (V2V), Vehicle-to-Infrastructure (V2I) e híbrida (V2V e V2I ao mesmo tempo). As redes V2I e híbridas apresentam elevados custos de construção e manutenção, pois necessitam ser estabelecidas em locais que possuam infraestrutura fixa, o que as tornam impraticáveis na maioria das vezes. As redes V2V, por sua vez, apresentam baixos custos de construção, pois podem ser estabeleci- ˜ das em qualquer ambiente urbano, entretanto dependem do fluxo de veículos nestes ambientes para manter a conectividade e o bom desempenho. Em ambientes urbanos existem basicamente veículos particulares, veículos de transporte pesado, e veículos de transporte coletivo (ônibus). Entre estes, os veículos de transporte coletivo apresentam um comportamento de trafego diferenciado em relação aos demais veículos. Em particular, na cidade de Curitiba, os ônibus pertencentes as linhas expressas trafegam por canaletas exclusivas, segundo um escalonamento ` relativamente regular, em um trajeto linear praticamente sem obstáculos. Estas características sugerem que um sistema que faz uso destes ônibus para a criação de uma infraestrutura de comunicação apresentará um desempenho superior quando comparado a um sistema que não faz distinção entre veículos. Assim sendo, este trabalho propõe a utilização dos ônibus do transporte coletivo urbano para formar uma rede de transporte de dados (backbone) ad hoc móvel (BMVA), a qual irá prover conectividade e aumentar o desempenho da rede sem utilizar infraestrutura fixa. Novos protocolos de roteamento capazes de explorar a conectividade intrínseca fornecida pelo BMVA também são propostos. Estes protocolos foram desenvolvidos tomando-se por base os protocolos AODV, AOMDV e DSDV. Análises estatísticas com dados reais, bem como experimentos de simulação, comprovam que o BMVA e os novos protocolos podem criar uma infraestrutura de comunicação móvel e promover o aumento de métricas de desempenho, como a taxa de entrega e a vazão dos pacotes de dados.
Vehicular Ad Hoc Networks (VANETs) are mobile networks which have as a purpose the communication between vehicles in order to provide safety and entertainment to their users. The communication may occur in three ways: Vehicle-to-Vehicle (V2V), Vehicle-to-Infrastructure (V2I) and hybrid (V2V and V2I at the same time). V2I and hybrid networks have, usually, high costs of implementation and maintenance, for they need to be implemented in places with a fixed infrastructure, which will be impracticable most of the times. V2V networks, on the other hand, have low cost of implementation, for they may be implemented in any urban nvironment. However, V2V networks would depend on the vehicles flow in order to keep connectivity and a good performance. In urban environments there are basically private vehicles, cargo vehicles and public transport vehicles (buses). Of these, the public transport vehicles present a distinct behavior in regard to other vehicles. Specifically, in the city of Curitiba, the buses from express lines travel in exclusive lanes, following a relatively regular schedule, in a linear route with practically no obstacles. These characteristics suggest that a system using those buses for the deployment of a communication infrastructure would present a superior performance if compared to a system which makes no distinction between vehicles. Thus, this work proposes the utilization of public transport urban buses for the implementation of an mobile backbone (BMVA), which will provide connectivity and improve the network performance without using a fixed infrastructure. New routing protocols, capable of exploring the intrinsic connectivity provided by BMVA are also proposed. These protocols were developed from AODV, AOMDV and DSDV protocols. Statistical analyses with real data and simulation experiments, confirm that BMVA and the new protocols can create a mobile communication infrastructure and increase the performance metrics such as delivery rate and throughput.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Conference papers on the topic "Transportes - Curitiba (PR)"

1

Balen, Julia Micaela, Luis Henrique Menuci, Maria Eduarda Saquetto Michelini, and Anelise Schmitz. "CONFLITOS FERROVIÁRIOS EM PASSAGENS EM NÍVEL: UMA ABORDAGEM DOS CASOS CRÍTICOS EM CURITIBA, PR." In Simpósio de Transportes do Paraná. Departamento de Transporte (DTT/UFPR), 2020. http://dx.doi.org/10.5380/2stpr2020.artcomp16p267-278.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Witiuk, Rafael, Beatriz Pozzebon, Mayara Gomes, and José Carlos Silva Filho. "USO DE ESTABILIZAÇÃO QUÍMICA DE SOLOS COM CAL EM PAVIMENTOS FERROVIÁRIOS NA REGIÃO DE CURITIBA-PR." In Simpósio de Transportes do Paraná. Departamento de Transporte (DTT/UFPR), 2020. http://dx.doi.org/10.5380/2stpr2020.artcomp24p363-374.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography