To see the other types of publications on this topic, follow the link: Transportes - Curitiba (PR).

Journal articles on the topic 'Transportes - Curitiba (PR)'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 20 journal articles for your research on the topic 'Transportes - Curitiba (PR).'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Ulian, Flavia. "O Campo como Laboratório: Relevância das Viagens Didáticas na Formação do Profissional em Lazer e Turismo – Estudo de Meio em Curitiba/PR." Revista de Graduação USP 2, no. 2 (July 4, 2017): 125. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2525-376x.v2i2p125-128.

Full text
Abstract:
O relato apresenta as vantagens de se utilizar o trabalho de campo como prática pedagógica nos cursos de graduação, especialmente no curso de Lazer e Turismo da EACH-USP. Faz breve revisão bibliográfica que ressalta os benefícios do estudo de meio como atividade motivadora na relação ensino-aprendizagem, e também como prática de observação direcionada por conceitos previamente apresentados em sala de aula. O texto ainda discorre sobre alguns requisitos importantes na elaboração de uma viagem didática, como, por exemplo, a realizada a Curitiba/PR durante a disciplina Turismos e Transportes. Por fim, mostra ainda depoimentos de alguns dos participantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Rezende, Denis Alcides, and Ramon Vinicius Ferreira Ramos. "Gestão estratégica integrada do transporte público de passageiros e suas relações com cidade digital estratégica." DRd - Desenvolvimento Regional em debate 10, ed.esp. (October 23, 2020): 267–92. http://dx.doi.org/10.24302/drd.v10ied.esp..2987.

Full text
Abstract:
A gestão estratégica integrada é fundamental para o planejamento regional, pois pode oferecer soluções aos problemas comuns aos cidadãos de diversas localidades, como saúde, coleta de lixo e transporte público, bem como a transformação dos municípios em projetos de cidade digital estratégica (CDE) pode auxiliar na coleta de dados, transparência, tomada de decisão e inclusão da população nos processos decisórios. O objetivo é analisar a gestão estratégica integrada do transporte público de passageiros e suas relações com cidade digital estratégica. A metodologia da pesquisa enfatiza a análise qualitativa de documentos que oficializam a rede integrada de transportes (RIT) de Curitiba-PR e disponibilidade livre de acesso aos documentos em questão. Os resultados auferidos evidenciam que de fato os documentos são de livre acesso por meio de portais de informação para a população em geral, porém não há um documento que oficialize as estratégias de desenvolvimento do transporte público de passageiros em um planejamento em longo prazo, como defende o modelo de CDE. A conclusão reitera que a gestão precisa de um modelo efetivo de integração de dados e informações, que permita a transparência e participação popular nos processos decisórios. A pesquisa destaca a importância do debate sobre modelos de gestão adequados, buscando o envolvimento dos cidadãos ativamente na coleta e produção de dados e informações, como o modelo de CDE prevê. Palavras-chave: Gestão Estratégica. Gestão Integrada. Gestão Urbana. Transporte Público. Cidade Digital Estratégica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ferraz, Ingrid Steil, Nivaldo Simões Gomes, Fabio Fernando Kobs, Maclovia Correa da Silva, and Eloy Fassi Casagrande Júnior. "Avaliação do uso da primeira Via Calma em Curitiba/PR para ciclomobilidade." urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana 9, no. 2 (April 3, 2017): 341–53. http://dx.doi.org/10.1590/2175-3369.009.002.ao13.

Full text
Abstract:
Resumo O tema deste artigo é a promoção da ciclomobilidade que aconteceu em Curitiba, no Estado do Paraná, com a implantação da primeira Via Calma da cidade, na Avenida Sete de Setembro. O problema norteador da pesquisa é o crescimento das cidades e os conflitos por espaços de qualidade para pedestres e para outros modos leves de deslocamento, como a bicicleta. O objetivo da pesquisa foi levantar os pontos de vista de usuários, concernentes ao atendimento da função dos diferentes tipos de modais da Via Calma e sua importância para a mobilidade na cidade. Os procedimentos metodológicos compreenderam uma avaliação com usuários que responderam a um questionário, com o uso da técnica de preferência declarada. Foram 90 respondentes captados por meio das redes sociais da internet. Os resultados do universo pesquisado apontaram que 29% já usavam a bicicleta como meio de transporte e que, dentre aqueles que não a utilizavam, 52% demonstraram o interesse em trocar o meio de transporte atualmente utilizado pela bicicleta. A relevância dos resultados da enquete indicou o lado positivo da iniciativa municipal de criar um espaço específico para a circulação de bicicletas. No entanto, os respondentes, que se apropriaram da ideia, manifestaram insegurança ao circular com os carros ao lado deles. Considerou-se válida essa primeira iniciativa da municipalidade para estimular a ciclomobilidade. Assim, a tendência é a apropriação da Via Calma por novos ciclistas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Scuissiato, Dayane Reinhardt, Letícia Valois Boffi, Roseline da Rocha da Rocha, Juliana Helena Montezeli, Michelle Taverna Bordin, and Aida Maris Peres. "Compreensão de enfermeiros de bordo sobre seu papel na equipe multiprofissional de transporte aeromédico." Revista Brasileira de Enfermagem 65, no. 4 (August 2012): 614–20. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672012000400010.

Full text
Abstract:
Trata-se de um estudo qualitativo descritivo que objetivou identificar a compreensão de enfermeiros de bordo sobre seu papel na equipe multiprofissional de transporte aeromédico. Realizou-se entrevista semiestruturada com oito enfermeiros de bordo de Curitiba-PR, de junho a agosto de 2009. Os discursos foram submetidos a análise de conteúdo, emergindo três categorias. A primeira descreve as atribuições do enfermeiro de bordo como gestor da missão aeromédica, planejando o antes, o durante e após o transporte e incluindo o preparo da aeronave e o conhecimento do caso do paciente. Na segunda categoria são abordados aspectos deste profissional como prestador de assistência ao paciente aerorremovido; e, na terceira, descrevem-se a comunicação e o trabalho em equipe como competências fundamentais ao enfermeiro de bordo. Conclui-se que o enfermeiro no transporte aeromédico articula gerenciamento e cuidado em sua prática profissional por meio do uso de competências.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Fernandes Aires, Nataly Bruna, Alexandre França Tetto, Lisiane Akemi Hayashi, and Jairo Afonso Henkes. "COMPOSIÇÃO GRAVIMÉTRICA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE AERONAVES: UM ESTUDO DE CASO EM AEROPORTO INTERNACIONAL NA REGIÃO DE CURITIBA - PR." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 9, no. 1 (April 20, 2020): 144. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v9e12020144-170.

Full text
Abstract:
O presente artigo apresenta um panorama gravimétrico dos resíduos gerados em aeronaves. Sabe-se que o transporte aéreo é um modal muito aderido como opção de transporte, nesse sentido, é premente a preocupação sobre o impacto ambiental dessa fonte geradora e as particularidades que circundam a prática de gerenciamento de resíduos sólidos em ambientes aeroportuários. Devido a sua especificidade, os resíduos sólidos de aeronaves são importantes indicadores para compreender aspectos particulares da dinâmica de gerenciamento de resíduos sólidos em complexos aeroportuários. Para o presente trabalho usa-se a metodologia de pesquisa exploratória, bibliográfica, documental, observação e pesquisa de campo. Foram realizadas duas visitas técnicas ao local, uma sendo dia 18 de junho de 2018 e a outra, dia 29 de julho de 2018, a fim de conhecer a Central de Resíduos e a área de segregação de resíduos sólidos de aeronaves e a aplicação do método da gravimetria em resíduos sólidos, nos dias 24, 25 e 26 de agosto de 2018. Para a caracterização da geração de resíduos sólidos das aeronaves utiliza-se a Norma Técnica Brasileira – nº 10.007/2004 E nº 10.004/2004 e a Resolução do CONAMA nº 275. Para a análise de resíduos sólidos de aeronaves, utiliza-se o método de gravimetria e quarteamento de amostragem de resíduos sólidos, exceto o resíduo infectante. Nesse sentido, o trabalho visa apresentar a concentração de determinados componentes em porcentagens que reflitam a realidade da geração de resíduos sólidos em aeronaves comerciais, de transporte de passageiros. Foram apontados maior concentração de “rejeito”, “plástico” e “papel” nas amostragens analisadas de forma geral. Tais informações são importantes para o mapeamento de geração de resíduos sólidos por fonte geradora em ambiente aeroportuário. Dessa forma, os resultados da composição gravimétrica subsidiarão à criação de um novo Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PGRS à administradora do aeroporto analisado. Palavras-chaves: Resíduos Sólidos; Aeronaves; Composição gravimétrica; Gerenciamento de Resíduos Sólidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Da SILVA, Eduardo Teixeira, and Fabiano SCHWONKA. "VIABILIDADE ECONÔMICA PARA A PRODUÇÃO DE ALFACE NO SISTEMA HIDROPÔNICO EM COLOMBO, REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA, PR." Scientia Agraria 2, no. 1 (December 31, 2001): 111. http://dx.doi.org/10.5380/rsa.v2i1.1007.

Full text
Abstract:
A hidroponia garante, de certa maneira, um mercado paralelo aos produtos ofertados convencionalmente, onde se articula maior qualidade e confiança de consumo, favorecendo o bem-estar do consumidor. O objetivo principal desse trabalho foi mostrar a viabilidade da prática hidropônica na produção de alface crespa, bem como apresentar aos produtores resultados que evidenciem vantagens em relação ao custo-benefício, para a localidade de Colombo, região metropolitana de Curitiba, expressiva produtora de hortaliças do Estado do Paraná. O levantamento foi conduzido na Chácara Acqua Vita, durante o ano de 1998. Foram utilizadas cinco estufas com produção mensal de 3.600 cabeças de alface em cada uma, ao preço de R$ 0,60 a unidade. Foram estudadas as seguintes variáveis: total de custos (custo fixo + variável); produção total/estufa/mês; receita total; lucro/estufa/mês; preço obtido por cabeça de alface vendida; custo por cabeça de alface produzida; lucro por cabeça de alface produzida; lucro para cinco estufas de produção/mês; remuneração do empresário; total de benefícios/mês; total de investimentos; lucro anual para cinco estufas; e pagamento do investimento. Observou-se maior taxa de custo voltado para o transporte, aquisição e montagem das estufas sendo, porém, esses dois pontos os manipuláveis com a finalidade de diminuir os custos e aumentar o lucro final. Mesmo considerando os altos custos de produção, evidenciou-se que cerca de 50 % do valor recebido pelo agricultor é definido como lucro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Siqueira, Paulo Henrique, Celso Carnieri, Maria Teresinha Arns Steiner, and Ângela Olandoski Barboza. "Uma proposta de solução para o problema da construção de escalas de motoristas e cobradores de ônibus por meio do algoritmo do matching de peso máximo." Gestão & Produção 11, no. 2 (August 2004): 187–96. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2004000200005.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é mostrar a aplicação do Algoritmo do Matching de peso máximo, na elaboração de jornadas de trabalho para motoristas e cobradores de ônibus. Este problema deve ser resolvido levando-se em consideração o maior aproveitamento possível das tabelas de horários, com o objetivo de minimizar o número de funcionários, de horas extras e de horas ociosas. Desta forma, os custos das companhias de transporte público são minimizados. Na primeira fase do trabalho, supondo-se que as tabelas de horários já estejam divididas em escalas de curta e de longa duração, as escalas de curta duração são combinadas para a formação da jornada diária de trabalho de um funcionário. Esta combinação é feita com o Algoritmo do Matching de peso máximo, no qual as escalas são representadas por vértices de um grafo, e o peso máximo é atribuído às combinações de escalas que não formam horas extras e horas ociosas. Na segunda fase, uma jornada de final de semana é designada para cada jornada semanal de dias úteis. Por meio destas duas fases, as jornadas semanais de trabalho para motoristas e cobradores de ônibus podem ser construídas com custo mínimo. A terceira e última fase deste trabalho consiste na designação das jornadas semanais de trabalho para cada motorista e cobrador de ônibus, considerando-se suas preferências. O Algoritmo do Matching de peso máximo é utilizado para esta fase também. Este trabalho foi aplicado em três empresas de transporte público da cidade de Curitiba - PR, nas quais os algoritmos utilizados anteriormente eram heurísticos, baseados apenas na experiência do encarregado por esta tarefa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Knapik, Heloise Garcia, Cristovão Vicente Scapulatempo Fernandes, and Júlio César Rodrigues de Azevedo. "Modelagem de carbono orgânico em rios urbanos: aplicabilidade para o planejamento e gestão de qualidade de água." RBRH 21, no. 4 (September 22, 2016): 841–54. http://dx.doi.org/10.1590/2318-0331.011616013.

Full text
Abstract:
RESUMO O objetivo do presente estudo é o de analisar a aplicabilidade de um modelo de transporte e decaimento de carbono orgânico para a simulação da qualidade da água em rios urbanos como subsídio para atividades de planejamento e gestão de recursos hídricos. A abordagem conceitual baseia-se na hipótese de que as frações particulada, dissolvida, lábil e refratária de carbono orgânico, que diferem na sua composição em função de sua origem no sistema, apresentando distintos mecanismos de degradação e, consequentemente, no impacto em termos da depleção da concentração de oxigênio dissolvido na coluna d’água. O desenvolvimento do trabalho consistiu na determinação quantitativa e qualitativa das frações de carbono orgânico no rio Iguaçu, localizado na Bacia do Alto Iguaçu, e no desenvolvimento dos algoritmos de simulação e calibração automática do modelo proposto, denominado ROCS - Model (River Organic Carbon Simulation Model). O modelo foi estruturado em planilhas Excel, com programação estruturada em VBA (Visual Basic for Applications), considerando escoamento unidimensional em condições de regime permanente em rios. O modelo considera múltiplas entradas de cargas difusas e pontuais. A calibração é feita através de um algoritmo de otimização por colônias de partículas (PSO), utilizando como estudo de caso dados de monitoramento de qualidade da água em 6 estações de controle ao longo de 107 km do rio principal, no Rio Iguaçu, localizado em uma área de intensa urbanização da região de Curitiba- PR, com aproximadamente 3 milhões de habitantes em uma área de 3.000 km2. Os resultados indicam que a presente abordagem, considerando a simulação das frações de carbono orgânico, tem potencial para ser aplicado em modelos de gestão de recursos hídricos, como alternativas aos parâmetros de qualidade da água tradicionais previstos na legislação Brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Rocha, Rafaela Mascarenhas. "Biografias de imigrantes poloneses que se tornaram nomes de endereços na cidade de Curitiba PR." Sociologias Plurais 5, no. 2 (December 30, 2019). http://dx.doi.org/10.5380/sclplr.v5i2.71032.

Full text
Abstract:
Este artigo é parte da amostra dos dados coletados em pesquisa junto a membros do grupo de imigrantes poloneses em Curitib a, que emprestaram postumamente seus nomes para endereços na capital paranaense. Trazemos aqui algumas informações referentes às biografias de dez imigrantes que atualmente são nomes de ruas em Curitiba, a localização de cada uma dessas ruas, uma descrição sobre os logradouros quanto à extensão, se são vias de transporte coletivo, se são áreas comerciais ou predominantemente residenciais e outras características e também ainda há informações sobre o processo de oficialização de cada um deles junto ao po d er público municipal. Neste artigo não serão problematizadas questões como, por exemplo, se há uma lógica para as homenagens, que obedeça a uma relação de importância entre homenageado e logradouro, ou níveis diferentes de prestígio entre os homenageados, pois essas são informações ainda em processo de análise em um estudo maior. As trajetórias aqui apresentadas serão as seguintes: Edmundo Saporski, Jerônimo Durski e M adame Curie (Maria
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Alves, João Batista, and Claudia Cristina Lopes Machado. "Inserção do município de Quintandinha-PR na Região Metropolitana de Curitiba, a partir da perspectiva dos atores sociais locais." Revista de Geografia 34, no. 2 (August 13, 2017). http://dx.doi.org/10.51359/2238-6211.2017.229220.

Full text
Abstract:
O presente trabalho objetivou estudar o entendimento dos atores sociais de Quitandinha – PR no sentido de pertencerem à Região Metropolitana de Curitiba-RMC e da relevância disso para suas vidas. Para tanto, realizou uma pesquisa exploratória, de caráter qualitativo e quantitativo, com aplicação de questionário constituído de perguntas estruturadas e semiestruturadas. Dos resultados obtidos, verificou-se que o Município de Quintandinha - PR, ainda não sofreu fortes impactos socioeconômicos do processo de metropolização, sendo que os benefícios em transporte e saúde são os mais percebidos pelos atores sociais, como vantagens de pertencerem à RMC.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Albertin, Ricardo Massulo, Anderson De Camargo, Antônio Lima de Souza, Hugo Gabriel Fernandes Viotto, Frederico Fonseca da Silva, and Fábio Henrique Soares Angeoletto. "OS CORREDORES EXCLUSIVOS DE ÔNIBUS: QUAL SUA IMPORTÂNCIA E SEU IMPACTO NA CIDADE DE CURITIBA." Revista de Estudos Sociais, July 21, 2020. http://dx.doi.org/10.19093/res9193.

Full text
Abstract:
A crescente procura por meios de transporte público que sejam eficientes e de qualidade nos centros urbanos reitera a necessidade de novos e maiores investimentos pela iniciativa pública no setor da mobilidade urbana. Dado exposto, o presente estudo consiste em analisar quais os possíveis impactos que a implantação de faixas exclusivas causa na cidade de Curitiba (PR). Em primeiro momento o estudo utiliza-se de revisão bibliográfica que permite verificar aspectos técnicos, baseando-se em obras que visam dar melhor entendimento sobre o tema da forma em que são apresentados no contexto histórico. Na sequência buscou-se realizar um estudo quali-quantitativo que visam dar sustentação ao tema proposto por meio de estudos bibliográficos e levantamento de dados. O estudo buscou analisar se houve ganho de tempo em duas faixas exclusivas que foram implantadas na cidade de Curitiba, sendo elas nas ruas XV de Novembro e Rua Marechal Deodoro, trecho entre Rua João Negrão e Alameda Doutor Muricy. A análise permitiu identificar se houve um impacto em linhas do transporte coletivo que utilizam os trechos mencionados. Fora possível evidenciar que os trechos ainda carecem de novas intervenções para que haja um impacto melhor na mobilidade urbana da cidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

SCHMITZ, Lisana Katia, and Francisco MENDONÇA. "REESTRUTURAÇÃO URBANA E CONFORTO TÉRMICO: CENÁRIOS DE MODELIZAÇÃO EM CURITIBA-PR APÓS A COPA DE 2014." Revista Brasileira de Climatologia 8 (June 30, 2011). http://dx.doi.org/10.5380/abclima.v8i0.25795.

Full text
Abstract:
Curitiba sediará jogos do Campeonato Mundial de Futebol 2014. A cidade é, portanto, alvo de grandes intervenções urbanas, notadamente a construção de novas rotas de transporte visando melhorar a mobilidade urbana, promover o adensamento, a verticalização e a diversificação de usos das edificações ao longo dos respectivos eixos viários. As importantes alterações que, desta forma, serão produzidas na forma urbana provocarão transformações nas condições climáticas urbanas e no conforto térmico. Assim, este texto apresenta resultados relativos à conformação das condições climáticas e de conforto térmico desta cidade, bem como aponta cenários futuros de sua alteração em decorrência das transformações urbanas projetadas. A metodologia da pesquisa é o Sistema Clima Urbano - SCU (MONTEIRO, 2003) e está estruturada nos seguintes passos: 1) Modelização da forma e função urbanas; 2) Levantamento de dados de temperatura e umidade relativa do ar em locais previamente definidos com base na tipologia edificada e zoneamento urbano; 3) Construção de cenários para o clima urbano e conforto térmico considerando as transformações urbanas futuras. Para elaboração do estudo foram realizados experimentos em pontos específicos dos dois principais eixos estruturantes da circulação viária em execução na cidade: 1) A Linha Verde e, 2) o Eixo do Metrô. Este estudo visa contribuir para o planejamento de políticas públicas e gestão urbana em Curitiba, para garantir o conforto térmico para a vida urbana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Locatelli, Isabela Porte Vieira, Márcia De Andrade Pereira Bernardinis, and Matheus Do Amaral Moraes. "Uma aproximação entre as políticas públicas de mobilidade urbana e os objetivos de desenvolvimento sustentável em Curitiba-PR." Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade 9, no. 1 (December 21, 2020). http://dx.doi.org/10.5585/geas.v9i1.16850.

Full text
Abstract:
Objetivo: O presente estudo tem como objetivo verificar as inter-relações entre as principais políticas públicas de mobilidade urbana em Curitiba-PR e o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis.Metodologia: Com fins exploratórios e apoiado nas categorias de análise propostas pelo IBAM (2016) – que permitem a classificação das políticas em termos de mais próximo ou mais distante – o estudo se deu por meio de pesquisa documental nos sites oficiais dos órgãos públicos.Originalidade/ Relevância: Tendo em vista a crise urbana enfrentada na mobilidade e a crescente produção de políticas públicas voltadas à problemática, análises relacionadas ao tema são cada vez mais urgentes. Principais resultados: Verificou-se que há correlação entre os conteúdos das políticas analisadas e o ODS 11. Os maiores níveis de inter-relação foram com as categorias de segurança viária e sustentabilidade, enquanto os menores foram com o transporte público e a acessibilidade.Contribuições: Nesse sentido, o presente estudo se insere justamente no esforço de estabelecer categorias de análise, com base nos parâmetros estabelecidos pelas metas presentes nos ODS, como elementos norteadores em um necessário processo de mensuração e avaliação das políticas públicas e suas dinâmicas.Conclusão: Conclui-se que é preciso um contínuo processo de mensuração e avaliação das políticas públicas. Nessa óptica, os aspectos qualitativos e o panorama dos itens pesquisados apontam indícios e tendências que podem ainda orientar novos estudos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Ferentz, Larissa Maria Da Silva. "ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA PELO MÉTODO WHOQOL-BREF: ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE CURITIBA, PARANÁ." Revista Estudo & Debate 24, no. 3 (December 28, 2017). http://dx.doi.org/10.22410/issn.1983-036x.v24i3a2017.1359.

Full text
Abstract:
A qualidade de vida vem se mostrando um importante parâmetro a ser considerado no planejamento urbano das cidades, de modo que se faça presente o conhecimento sobre os problemas enfrentados no dia-a-dia das pessoas a partir da sua percepção. Desta forma, foi adotado um estudo de caso amostral na cidade de Curitiba/PR através do método de Qualidade de Vida da Organização Mundial de Saúde–Breve (WHOQOL-BREF). O índice WHOQOL-BREF, tem sua aplicação por meio de questionários, os quais totalizaram uma amostra estratificada de 425 cidadãos para aplicação do presente instrumento de pesquisa, em escala Likert de cinco pontos. A qualidade de vida da cidade de Curitiba teve como média geral 3,62, permanecendo em uma classificação entre “regular” e “bom”. A partir dos dados quantitativos, foi possível identificar as regiões mais críticas referente a qualidade de vida, estando estas localizadas, em sua maior área, na região sul da cidade. Utilizando a opinião da população, também pode-se identificar quais são as mudanças prioritárias a serem executadas em cada local, desde melhorias no transporte, criação de parques, até a despoluição de rios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Da Silva, Ayla Lohanna, Júlio César Ferreira, and Maria Teresinha Arns Steiner. "Abordagem de roteamento de veículos com procedimentos exatos e heurísticos sob uma óptica ambiental: um estudo de caso." Exacta 17, no. 1 (March 26, 2019). http://dx.doi.org/10.5585/exactaep.v17n1.8171.

Full text
Abstract:
Este artigo possui o objetivo de apresentar alternativas de roteirização otimizada de transporte coletivo privado para uma indústria química, do município de Curitiba-PR, Brasil. Para tanto, aplica-se o modelo matemático do Problema do Caixeiro Viajante (PCV), o modelo matemático das p-Medianas e as heurísticas dos Savings de Clarke & Wright, Iterated Local Search (ILS), Busca Tabu (BT) e Simulated Annealing (SA) de forma comparativa. Os modelos matemáticos aqui empregados se mostraram relevantes para a pesquisa, bem como o uso das técnicas heurísticas, com tempo computacional inferior a um segundo e boa proximidade do resultado ótimo. Foi possível otimizar em 83% da distância total percorrida e 79% das emissões de dióxido de carbono em relação a condição inicial. Como a metodologia é genérica, ela poderá ser aplicada as mais diversas situações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Noronha, Flavia Gadotti, and Cristina De Araújo Lima. "DESLOCAMENTO MOTORIZADO QUANTO À FROTA DE VEÍCULOS PARTICULARES E A UTILIZAÇÃO DE TRANSPORTE PÚBLICO EM CURITIBA-PR E PORTLAND-OR." Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades 3, no. 20 (September 3, 2015). http://dx.doi.org/10.17271/2318847232020151064.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Guizzo, Willian Augusto, Barbara Seidinger de-Souza, Viktoria Weihermann, André Barausse da-Silva, Gabriel Ramos Jabur, Carla Martinez Menini-Stahlschmidt, and Luiz Carlos Von-Bahten. "Trauma em Curitiba: avaliação multifatorial de vítimas admitidas em um hospital universitário." Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões 47 (2020). http://dx.doi.org/10.1590/0100-6991e-20202408.

Full text
Abstract:
RESUMO Objetivo: descrever o perfil epidemiológico das vítimas de trauma atendidas em um hospital de referência no município de Curitiba (PR), bem como investigar os mecanismos do trauma, além de avaliar os escores de gravidade. Métodos: estudo descritivo observacional transversal, cujos dados foram obtidos através da aplicação de questionário em vítimas atendidas na sala de emergência, entre dezembro de 2016 e fevereiro de 2018. Resultados: foram incluídos no estudo 1354 vítimas de trauma, das quais 60% tiveram como transporte pré-hospitalar o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (SIATE), e 40%, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Quanto ao sexo, 70% dos pacientes eram do sexo masculino. A média de idade foi de 39,48 anos. Sobre o horário e dia dos atendimentos, a maior proporção se concentrou no período noturno na sexta-feira. Quanto ao mecanismo do trauma, nos pacientes atendidos pelo SIATE, o mais frequente em homens foi a colisão de motocicleta (34,3%), enquanto que em mulheres foi a queda de mesmo nível (21,42%). Já no SAMU, o mecanismo mais frequente independentemente do sexo foi queda de mesmo nível (20,06% e 40,66%, respectivamente). Analisando-se os escores de gravidade, observou-se que 95,5% dos pacientes eram classificados como leves pela escala de coma de Glasgow. Conclusões: o perfil das vítimas analisadas neste grande estudo muito se assemelha a outros estudos nacionais menores: homens, jovens, vítimas de acidentes de trânsito. A população economicamente ativa, portanto, é a mais afetada, refletindo em alto custo para a sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Sales, Kalina Maria Donato de Araújo, and Luiz Honorato Silva Junior. "AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA CONCESSÃO DE AEROPORTOS NA SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS QUANTO À INFRAESTRUTURA AEROPORTUÁRIA, ÀS COMPANHIAS AÉREAS, AO TRANSPORTE PÚBLICO E À SATISFAÇÃO GERAL." Revista dos Mestrados Profissionais 8, no. 1 (December 13, 2019). http://dx.doi.org/10.51359/2317-0115.2019.242005.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é avaliar o impacto da concessão de aeroportos na percepção de satisfação dos passageiros relacionado à infraestrutura aeroportuária, às companhias aéreas, ao transporte público e à satisfação geral dos usuários. A hipótese inicial é que a concessão pública funcionaria como uma forma de tratamento no intuito de melhorar a prestação de serviços. Para viabilizar a referida pesquisa foram criados dois grupos. O grupo de tratamento é composto pelos aeroportos de Natal/RN, Guarulhos/SP, Campinas/SP, Brasília/DF, Confins/MG e Galeão/RJ, enquanto que o grupo de controle é composto pelos aeroportos de Fortaleza/CE, Salvador/BA, Recife/PE, Porto Alegre/RS, Curitiba/PR, Santos Dumont/RJ, Congonhas/SP, Manaus/AM e Cuiabá/MT. A partir do método diferenças-em-diferenças, verifica-se que a gestão privada tem se mostrado eficiente no aumento dos indicadores de satisfação dos passageiros quando comparados com os aeroportos não concedidos no mesmo período.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Mattei, Tatiane Salete, Andréia Angela De Rosso, Édina Fankhauser, Elizângela Mara Carvalheiro, and Franciele Ani Caovilla Follador. "Aplicação de um Método de Determinação da Sustentabilidade na Ciclofaixa de Francisco Beltrão (PR) ## Application of a Method of Determining Sustainability in the Cyclefix of Francisco Beltrão (PR)." Amazônia, Organizações e Sustentabilidade 10, no. 1 (June 18, 2021). http://dx.doi.org/10.17648/aos.v10i1.1253.

Full text
Abstract:
Junto com a expansão populacional e o processo de desenvolvimento das cidades, surge a necessidade de alternativas para diminuição dos congestionamentos, aproveitamento adequado de espaços e recursos públicos, redução do uso de combustíveis fósseis e emissão de gases nocivos na atmosfera, humanização do meio ambiente e preocupação com a saúde. Neste cenário, emerge o deslocamento por tração humana (modal cicloviário) como um dos mais eficientes modos de transporte no quesito sustentabilidade e melhoria na saúde dos usuários. Dessa forma, o intuito deste artigo é aplicar indicadores para medir o grau de sustentabilidade de uma ciclofaixa localizada no município de Francisco Beltrão (PR). A partir do estudo de Motta (2016) foi determinado o grau da sustentabilidade, com base em 28 indicadores distribuídos nas dimensões: econômica, social e ambiental. Para aplicação deste método foi utilizado uma pesquisa de campo com entrevistas à 45 usuários da ciclofaixa da Rua Curitiba de Francisco Beltrão. O índice de sustentabilidade possui uma escala de 0 a 1, quanto mais próximo de 0, menos sustentável e quanto mais próxima de 1 mais sustentável é a ciclofaixa. Os resultados mostraram que para a ciclofaixa de Francisco Beltrão o índice apurado foi de 0,50 representando um nível intermediário de sustentabilidade. Apesar do resultado intermediário, é imprescindível para a cidade a ampliação da extensão da ciclofaixa além de melhorias, principalmente no quesito segurança na sinalização dos cruzamentos. Esses resultados poderão contribuir para que os usuários e munícipes de Francisco Beltrão tenham suas opiniões sobre a ciclofaixa conhecidas, busquem melhorias e que incentive a ampliação do modal cicloviário e do seu uso no município. Nesse sentido ainda, é importante que a criação de ciclofaixas/ciclovias seja planejada e que estas sejam sustentáveis, para garantir o efetivo uso e benefício para a qualidade de vida. ABSTRACTAlong with population expansion and the development process of cities, there is a need for alternatives to reduce congestion, adequate use of public spaces and resources, reduction in the use of fossil fuels and emission of harmful gases in the atmosphere, humanization of the environment and concern for health. In this scenario, displacement by human traction (cycle mode) emerges as one of the most efficient modes of transport in terms of sustainability and improvement in the health of users. Thus, the purpose of this article is to apply indicators to measure the degree of sustainability of a cycle lane located in the city of Francisco Beltrão (PR).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

SANTOS, ELIZABETE DO ROCIO. "CARACTERIZAÇÃO MINERALÓGICA E CONTEXTO GEOLÓGICO DAS ARGILAS DA MINA FAZENDINHA, TIJUCAS DO SUL-PR." Boletim Paranaense de Geociências 51 (December 31, 2002). http://dx.doi.org/10.5380/geo.v51i0.4180.

Full text
Abstract:
A Bacia de Tijucas do Sul, de idade possivelmente eocenozóica, localiza-se na porção leste paranaense, a uma distância aproximada de 60 km da cidade de Curitiba, estado do Paraná. Nesta bacia, em áreas da localidade de Tabatinga, encontram-se os depósitos analisados nesta dissertação. Os sedimentos argilosos e argilo-siltosos estudados formam os depósitos da Mina Fazendinha, lavrados devido a suas propriedades adequadas para uso em cerâmica branca. O objetivo maior deste estudo foi a caracterização faciológica, mineralógica e química destes depósitos, com ênfase aos argilominerais e a seu contexto geológico de formação. No levantamento de seções colunares nas frentes de lavra, foi realizada a amostragem com base na subdivisão do preenchimento sedimentar em cinco fácies: fácies argila siltosa com turfa (ASt), fácies argila siltosa rica em nódulos e grânulos (ASng), fácies argila siltosa pobre em nódulos e grânulos (AS), fácies argila (A) e fácie argila orgânica (Ao). Os nódulos são composicionalmente formados por gibbsita e apresentam maior concentração no topo das seções, numa faixa em torno de dois metros abaixo das fácies argila turfosa e da cobertura vegetal. Horizontes com gibbsita ocorrem, também, nas partes medianas da coluna estratigráfica. Os grânulos de quartzo e feldspato apresentam formas indicativas de imaturidade sedimentar e tendência para flutuação na matriz pelítica. Desse modo, o transporte nas fácies em que eles ocorrem teria sido rápido e/ou curto, por ação de fluxos gravitacionais em áreas de desníveis topográficos acentuados. Todas as fácies descritas formam lentes e camadas subtabulares associadas aos depósitos quaternários mais novos do rio da Várzea, na porção central da Bacia de Tijucas do Sul, PR. As argilas são essencialmente de origem detrítica, formadas por deposição em sistema de leques aluviais e planícies de inundação cujas fontes foram as rochas gnáissico-migmatíticas do embasamento e, subordinadamente, os granitos alcalinos proterozóicos localizados nas bordas noroeste-sudoeste e sudeste da Bacia de Tijucas do Sul. A deposição ocorreu em ao menos duas etapas diferentes, separadas por paleossuperfícies. Os argilominerais da Mina Fazendinha foram caracterizados por diferentes métodos, incluindo análises granulométricas, difração de raios X, microscopia eletrônica de varredura (MEV) com microanálise química pontual (EDS), análise química por fluorescência de raios X, avaliação da capacidade de troca catiônica (CTC) e do grau de saturação (V) e dosagem de matéria orgânica. Os resultados foram discutidos do ponto de vista da identificação mineralógica e associados a aspectos de gênese e formação do depósito. As análises indicaram predomínio da caulinita e quantidades menores de quartzo e ilita. A gibbsita é muito freqüente e, possivelmente, responsável junto com a matéria orgânica, por parte das propriedades tecnológicas dessas argilas, principalmente pela refratariedade. A caulinita caracteriza-se predominantemente por pequenas partículas irregulares com baixa cristalinidade (diâmetros menores que 0,5 m). Placas pseudo-hexagonais de boa cristalinidade e diâmetro maior que 1 ?m possuem ocorrência apenas esporádica. A análise com microscopia eletrônica não revelou a presença de haloysita. A composição química obtida, com valores majoritários de SiO2 e Al2O3, é compatível com o predomínio da caulinita. Os baixos teores de K2O e MgO são indicativos da presença rara da ilita, conforme confirmado através de análises de raios X. A determinação do pH , da CTC e do V, em amostras representativas das fácies, indicou baixa concentração em cátions caracterizada por condições de meio ácido e dessaturado em bases trocáveis. Processos contínuos de hidrólise favoreceram a formação de paragênese caulinita-gibbsita no depósito. Os processos de hidrólise teriam sido favorecidos por chuvas abundantes, em regime pluviométrico análogo ao existente hoje na região. A Mina Fazendinha contém argilas com características composicionais (químicas e mineralógicas) e propriedades tecnológicas representativas de um depósito composto por argilas tipo ball clays, similares em vários aspectos ao depósito São Simão- SP.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography