To see the other types of publications on this topic, follow the link: Transtornos relacionados ao uso de Substânias.

Journal articles on the topic 'Transtornos relacionados ao uso de Substânias'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Transtornos relacionados ao uso de Substânias.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Marsden, Vanessa Fabiane Machado Gomes. "Pedofilia, transtorno bipolar e dependência de álcool e opioides." Jornal Brasileiro de Psiquiatria 58, no. 2 (2009): 119–21. http://dx.doi.org/10.1590/s0047-20852009000200009.

Full text
Abstract:
Diversos estudos investigaram a relação entre psicopatologia e parafilias, especialmente pedofilia. Transtornos de humor e ansiedade, seguidos de transtornos relacionados ao uso de substâncias, são as comorbidades mais prevalentes em pacientes com parafilias. Apresentou- se o caso de um paciente em tratamento para dependência de substâncias (álcool e heroína), transtorno bipolar e pedofilia. É importante frisar que poucos casos relatando comorbidades como essas foram descritos na literatura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Rocha, Isabella Carvalho Oliveira, and Ederaldo José Lopes. "Transtornos por uso de substâncias psicoativas e esquemas iniciais desadaptativos." Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva 21, no. 1 (July 8, 2019): 76–94. http://dx.doi.org/10.31505/rbtcc.v21i1.1130.

Full text
Abstract:
O consumo de substâncias psicoativas é considerado uma grande preocupação de saúde pública mundial, porém de difícil tratamento. Nesse campo, terapias cognitivo-comportamentais, como a terapia do esquema (TE), têm apresentado crescente notoriedade. Pesquisas têm relacionado seu constructo básico – esquemas iniciais desadaptativos (EIDs) – ao abuso e dependência de substâncias. Nesse sentido, o presente estudo conduziu uma revisão sistemática de literatura dos últimos 20 anos a fim de investigar pesquisas nacionais e internacionais que avaliem a prevalência dos EIDs nessa população. Foram identificados 25 estudos, majoritariamente internacionais, analisados quanto aos seus resultados, delineamento, amostra, autoria, ano de publicação e país de origem. Apesar das diferenças encontradas quanto à prevalência dos esquemas nas diferentes amostras, uma conclusão comum é a de que os EIDs sejam importantes fatores predisponentes do comportamento aditivo. Ao final, discute-se a necessidade de futuras pesquisas relacionadas à eficácia da TE no tratamento dos transtornos relacionados ao uso de substâncias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Amaral, Ricardo Abrantes do, André Malbergier, and Arthur Guerra de Andrade. "Manejo do paciente com transtornos relacionados ao uso de substância psicoativa na emergência psiquiátrica." Revista Brasileira de Psiquiatria 32, suppl 2 (October 2010): S104—S111. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-44462010000600007.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Transtornos por uso de substâncias são prevalentes em setores de emergência gerais e psiquiátricos, atingindo taxas de 28% das ocorrências em prontos-socorros gerais. Todavia, profissionais dos setores de emergência identificam menos que 50% dos casos de problemas relacionados ao álcool. Este artigo visa fornecer base fundamentada em evidências para o tratamento específico a pacientes que preencham os critérios diagnósticos de transtornos por uso de substâncias e que se apresentam ao pronto-socorro em quadros de intoxicação ou abstinência. MÉTODO: Uma revisão sobre o tema foi realizada na base de dados Medline, usando-se os descritores "intoxicação aguda", "abstinência", "álcool", "cocaína", "cannabis", "opioides", "inalantes" e "manejo", tendo o inglês como idioma. RESULTADOS E CONCLUSÃO: O cuidado de pessoas com transtornos por uso de substâncias deve conter: avaliação completa (médica geral e psiquiátrica), tratamento dos quadros diagnosticados (abstinência, intoxicação e quadros clínicos que caracterizem uma emergência), sensibilização do paciente para realizar tratamento, se for necessário, e elaboração de encaminhamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Cardoso Costa, Ana Paula, Luana Ruth Braga Campos, Maria Carolina Da Silva Costa, Caique Veloso, Jaqueline Carvalho E Silva Sales, and Fernando José Guedes da Silva Júnior. "Nursing care for the patient with mental disorder due to the abuse of psychoactive substances: experience report / Cuidados de enfermagem ao paciente com transtorno mental decorrente do abuso de substâncias psicoativas: relato de experiência / Cuidados de enfermería al paciente con trastorno mental derivado del abuso de sustancias psicoactivas.." Revista de Enfermagem da UFPI 7, no. 3 (November 25, 2018): 67. http://dx.doi.org/10.26694/2238-7234.7367-70.

Full text
Abstract:
Objetivo: descrever a experiência da assistência de enfermagem a pessoa com transtorno mental decorrente do abuso de substâncias psicoativas. Metodologia: trata-se de estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido em um hospital psiquiátrico público, em Teresina, Piauí, Brasil. As atividades descritas nesta experiência ocorreram no mês de novembro de 2017. Foram realizadas cinco consultas de enfermagem ao paciente diagnosticado com transtorno mental decorrente do abuso de substâncias. O acompanhamento foi executado com base no Processo de Enfermagem, pautado na Teoria das Necessidades Humanas Básicas. Os diagnósticos de enfermagem foram elaborados com o auxílio da taxonomiaNorth American Nursing Diagnosis Association, as intervenções com auxílio da Nursing Intervention Classificatione os resultados conforme a Nursing Outcomes Classification. Resultados: dentre os diagnósticos de enfermagem elencados para o paciente, destaca-se como prioritário: Ansiedade, relacionada ao abuso de substância e mudança importante de ambiente, evidenciada por hipervigilância, inquietação e confusão. Com base nessas alterações elaborou-se o plano de cuidados. Conclusão: a experiência permitiu executar cuidados de Enfermagem planejados, individualizados e abrangentes. Além disso, representou importante oportunidade de desenvolver pensamento crítico a partir das demandas do usuário.Descritores: Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias. Saúde Mental. Cuidados de Enfermagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Moreira, Roberta Magda Martins, Eliany Nazaré Oliveira, Roberlandia Evangelista Lopes, Marcos Venícios de Oliveira Lopes, Tamires Alexandre Félix, and Lycélia Da Silva Oliveira. "Transtorno mental e risco de suicídio em usuários de substâncias psicoativas." SMAD Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas (Edição em Português) 16, no. 1 (February 27, 2020): 1–10. http://dx.doi.org/10.11606//issn.1806-6976.smad.2020.158433.

Full text
Abstract:
Objetivo: analisar as evidências científicas acerca da presença de transtornos mentais e o risco de suicídio em usuários de substâncias psicoativas. Método: revisão integrativa da literatura, realizada na LILACS, MEDLINE e SCOPUS, mediante os descritores: transtornos relacionados ao uso de substâncias, suicídio e transtornos mentais. Selecionaram-se os artigos completos disponíveis nos idiomas português, inglês ou espanhol, sem recorte temporal, todavia, foram excluídos os duplicados e que não responderam diretamente à pergunta norteadora, totalizando 17 artigos para análise. Resultados: os usuários de substâncias psicoativas apresentam qualidade de vida reduzida e maior comprometimento na saúde mental, que aumentam a probabilidade para comorbidades psiquiátricas associadas, como a depressão, esquizofrenia, transtorno bipolar e ansiedade, principalmente quando há o uso de múltiplas substâncias. Essa associação eleva as chances de os indivíduos cometerem suicídio em até 5,7 vezes. Conclusão: observa-se a relação direta entre os três fatores investigados, em que o uso de substâncias psicoativas aumenta a probabilidade de transtornos mentais e o risco de suicídio, tornando-se necessária a elaboração de estratégias eficazes em saúde para a identificação precoce dessas problemáticas e, assim, desenvolver intervenções a fim de minimizá-las.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Cancian, Ana Carolina Maciel, Luiza Drissen Signorelli Germano, Fernanda Cerutti, and Margareth Da Silva Oliveira. "Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e cocaína-crack." SMAD Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas (Edição em Português) 13, no. 2 (August 27, 2018): 78–85. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v13i2p78-85.

Full text
Abstract:
O objetivo, neste estudo, foi analisar a relação entre o uso de cocaína-crack e o diagnóstico de transtorno de déficit de atenção com hiperatividade. Foram analisadas associações entre o grupo clínico de usuários de cocaína-crack e o não clínico, proveniente da população geral, de amostra de 971 participantes, que responderam ao Adult Self-Report. Foram encontradas diferenças significativas relacionadas à presença do diagnóstico de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (p=0,001), como problemas de atenção (p=0,001) que podem estar relacionados a alterações associadas à busca por situações recompensadoras, como o uso de substâncias. Isso, aliado à impulsividade, nos dois transtornos, tornaria tal associação digna de formulação de diretrizes específicas a fim de maximizar a eficácia do tratamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Padilha, Vitoria M., Amilton Dos Santos-Júnior, Carolina S. S. Schettini, and Renata C. S. Azevedo. "Patients with psychoactive substance use disorders treated in a psychiatric emergency unit." Medicina (Ribeirao Preto. Online) 49, no. 2 (April 2, 2016): 143. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v49i2p143-151.

Full text
Abstract:
Modelo do Estudo: Estudo de prevalência. Objetivo: Descrever o perfil sócio demográfico e clínico de pacientes com transtornos relacionados ao uso de substâncias psicoativas (SPA) atendidos pela Psiquiatria da Unidade de Emergência Referenciada (UER) do Hospital de Clínicas (HC) da UNICAMP. Métodos e casuística: Estudo descritivo e quantitativo, que avaliou os pacientes com transtornos relacionados ao uso de SPA atendidos pela Psiquiatria da UER do HC-UNICAMP no período de 12 meses a partir de maio de 2010. Resultados: Foram avaliados 350 pacientes com transtornos por uso de SPA, representando 23.8% do total dos que procuraram atendimento psiquiátrico. Maioria do sexo masculino e mais jovens do que os demais pacientes. O principal motivo de atendimento foi queixa psiquiátrica outra que não o uso de SPA (23,1%), seguido do desejo de se tratar/internar (20,8%) e intoxicação (12,5%). 38,5% tinham diagnóstico de dependência de múltiplas SPA e 34,8% dependência exclusiva de álcool; 36% apresentavam comorbidade psiquiátrica. Quando comparados com os demais pacientes avaliados pela Psiquiatria, receberam mais medicações no atendimento e foram menos encaminhados à atenção primária. Conclusão: Há elevada taxa de atendimento de pessoas com problemas relacionados ao uso de SPA na emergência psiquiátrica. Dados sobre o perfil dos atendidos podem contribuir para a melhoria da assistência a esta população
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Lira Farias Teotônio, Maria Helena, Vitória Da Silva Lima, Kauana Da Silva Andrade, Bianca Maria de Melo Costa, and Maria Cristina Tavares de Medeiros Honorato. "O IMPACTO DO USO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS E SUAS REPERCUSSÕES NA CAVIDADE BUCAL: REVISÃO INTEGRATIVA." Revista Ciência Plural 7, no. 2 (May 8, 2021): 239–52. http://dx.doi.org/10.21680/2446-7286.2021v7n2id21802.

Full text
Abstract:
RESUMO Introdução: O consumo de drogas pode promover consequências para o organismo, sobretudo a cavidade bucal. Objetivo: Verificar quais são as substâncias psicoativas mais utilizadas e suas repercussões na cavidade bucal. Metodologia: Foi realizada uma revisão de literatura na base de dados Medical Publications (PubMed) com os descritores “Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias (Substance-Related Disorders)” e “Odontologia (Dentistry)” com o operador booleano “And”. Resultados: A amostra foi composta por 5 artigos selecionados, onde a maconha, cocaína e o crack foram as substâncias psicoativas mais utilizadas pelos usuários de drogas, sendo a perda dentária, presença de cárie dentária e doença periodontal as principais repercussões bucais. Conclusões: O consumo de substâncias psicoativas aumenta o limiar de dor, podendo mascarar a sintomatologia dolorosa das manifestações bucais e postergar a busca por tratamento odontológico, agravando, por vezes, a condição bucal do indíviduo. Sendo portanto, de extrema importância o conhecimento e atuação do cirurgião dentista frente ao usuário de drogas, desde a prevenção, diagnóstico e tratamento do caso. Palavras-Chave: Transtornos relacionados ao uso de substâncias; Odontologia, Manifestações bucais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Del-Ben, Cristina Marta, José Antônio A. Vilela, José Alexandre de S. Crippa, Jaime Eduardo C. Hallak, Cybelli M. Labate, and Antonio W. Zuardi. "Confiabilidade da "Entrevista Clínica Estruturada para o DSM-IV - Versão Clínica" traduzida para o português." Revista Brasileira de Psiquiatria 23, no. 3 (September 2001): 156–59. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-44462001000300008.

Full text
Abstract:
OBJETIVOS: Verificar a confiabilidade da "Entrevista Clínica Estruturada para o DSM-IV - Versão Clínica (SCID-CV)" traduzida para o português. MÉTODOS: Foram submetidos, a duas entrevistas independentes (teste-reteste), 45 pacientes psiquiátricos em seguimento no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HC-FMRP/USP). Os dados foram analisados pelo Coeficiente Kappa (K). RESULTADOS: O Kappa ponderado foi excelente (Kw=0,83). A confiabilidade foi estatisticamente significante em transtorno do humor (K=0,87); transtornos psicóticos (K=0,90); transtornos relacionados ao uso de substância (K=0,76); transtornos de ansiedade (K=0,61); e nas categorias diagnósticas específicas analisadas, exceto em agorafobia sem história de transtorno do pânico (K=-0,04). CONCLUSÕES: A SCID-CV traduzida e adaptada para o português apresenta, em geral, boa confiabilidade, mas a ausência de questões e critérios diagnósticos específicos no próprio instrumento em diagnósticos, como agorafobia sem história de transtorno de pânico, diminuiu sua confiabilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Naegle, Madeline A. "Competências para a assistência de enfermagem a pacientes com transtornos relacionados ao uso de substâncias." SMAD. Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas (Edição em Português) 2, no. 1 (February 1, 2006): 01. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v2i1p01-19.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Weiss, Carin Vieira, Michele Mandagará de Oliveira, Guilherme Emanuel Weiss Pinheiro, Karine Langmantel Silveira, Poliana Farias Alves, and Luciane Prado Kantorski. "Prevalence of alcohol dependence in psychoactive substances users / Prevalência da dependência de álcool em usuários de substâncias psicoativas / Prevalencia de la dependencia de alcohol en usuarios de sustancias psicoativas." Revista de Enfermagem da UFPI 7, no. 1 (May 13, 2018): 20. http://dx.doi.org/10.26694/2238-7234.7120-25.

Full text
Abstract:
Objetivo: analisar a prevalência da dependência de álcool em usuários de substâncias psicoativas do município de Pelotas-Rio Grande do Sul. Metodologia: pesquisa transversal, exploratória de abordagem quantitativa, recorte da pesquisa intitulada “Perfil dos Usuários de Crack e Padrões de Uso”. A coleta de dados foi realizada entre outubro de 2011 e outubro de 2012, durante o trabalho de campo da equipe de Estratégia de Redução de Danos e no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas no município de Pelotas. Resultados: Nos dados encontrados foi possível observar semelhança entre a prevalência segundo avaliação da dependência do álcool entre o grupo dos homens e o das mulheres, 33,4% e 31,7%, respectivamente. A idade apresentou significância estatística, sendo o grupo etário entre 30 e 49 anos, o grupo com maior prevalência (33,1%). Se observou um nível alto de dependência de álcool em 32,2% da população estudada, assim, é possível verificar que mais de um terço da população estudada faz uso frequente de álcool. Conclusão: A partir dos dados obtidos com a realização deste estudo, espera-se que seja possível contribuir para o desenvolvimento de políticas e do cuidado com os usuários de substâncias psicoativas.Descritores: Abuso de Álcool. Transtornos Relacionados ao Uso de Álcool. Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias. Usuários de Drogas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Da Silva, Daniel Augusto, Carlos Fabiano Munir Gomes, Josiane Viana Cardoso, Ronaldo José Pereira Junior, and Rosângela Gonçalves Da Silva. "Opiniões de universitários acerca da experiência da primeira exposição ao álcool e outras drogas." Enfermagem Brasil 18, no. 4 (October 2, 2019): 518. http://dx.doi.org/10.33233/eb.v18i4.2690.

Full text
Abstract:
Objetivo: Conhecer as opiniões de estudantes universitários sobre experimentar os diferentes tipos de drogas existentes, compreendendo as drogas lícitas e as ilícitas. Métodos: Trata-se de pesquisa transversal, de abordagem quantitativa, realizada com 406 estudantes universitários, no 3º trimestre de 2017, com questionários elaborados pelos autores. Os dados foram analisados por meio de análise estatística descritiva. Resultados: Os índices gerais de aprovação para experimentação e o tipo de drogas são: 29,8% para tabaco, 68,2% para álcool, 15,5% para maconha, 3,7% para crack, 4,7% para anfetaminas, 4,7% para inalantes, 13,1% para hipnóticos, 6,4% para alucinógenos, e 6,4% para opiáceos, o que traduz um comportamento de admissão da possibilidade de experimentação de todos os tipos de substâncias pelos participantes da pesquisa. Conclusão: A necessidade de investimento em políticas educacionais relacionadas à prevenção do primeiro contato com essas substâncias é clara, quando considerado o cenário real de contato com essas substâncias na população universitária.Palavras-chave: estudantes, comportamento de procura de droga, transtornos relacionados ao uso de substâncias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Araújo, Raiane Jordan da Silva, Janaína Paula Calheiros Pereira Sobral, Roberta Virtuoso De Souza, and Yasmin Virtuoso De Souza. "Internações hospitalares por dependência química no Brasil: um estudo epidemiológico." Enfermagem Brasil 18, no. 3 (July 16, 2019): 359. http://dx.doi.org/10.33233/eb.v18i3.2228.

Full text
Abstract:
EEsta pesquisa teve como objetivo analisar os dados epidemiológicos acerca das internações hospitalares por transtornos mentais e comportamentais decorrentes do abuso do álcool e de outras substâncias psicoativas no Brasil, de 2007 a 2016. Configura-se uma pesquisa descritiva de corte transversal com abordagem quantitativa baseada em dados documentais oriundos do Sistema de Informações Hospitalares/DATASUS. Os percentuais analisados e discutidos foram: ano, sexo, idade e região. Houve redução de mais de 30% na quantidade de internações no período de 2011 a 2016, com predominância no sexo masculino, faixa etária de 30 a 49 anos, em São Paulo e Região Sudeste. O presente estudo constatou que houve impacto positivo na saúde pública no sentido da desinstitucionalização nos tratamentos em saúde mental e que o público feminino e a região sudeste precisam ser alvos de mais ações em relação ao uso do álcool e de outras substâncias psicoativas e a redução de danos. Palavras-chave: transtornos relacionados ao uso de substâncias, hospitalização, saúde mental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Martins, Maraiza Mitie de Macedo, Jacqueline de Souza, and Aguinaldo Alves da Silva. "Crianças e adolescentes usuários de substâncias no serviço de emergência psiquiátrica." Acta Paulista de Enfermagem 28, no. 1 (February 2015): 13–18. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201500004.

Full text
Abstract:
Objetivo Descrever as características de crianças e adolescentes que utilizaram o serviço de emergência psiquiátrica devido aos transtornos pelo uso de substâncias analisando a freqüência e desfechos dos atendimentos. Métodos Estudo transversal realizado em serviço de emergência psiquiátrica sendo considerado o atendimento aos menores de 18 anos correspondentes ao uso de substâncias. Resultados Foram realizados 4.198 atendimentos de emergência psiquiátrica para crianças e adolescentes. Destes, 1.007 eram por problemas relacionados ao uso substâncias, com idade prevalente de 12 aos 17 anos, com predomínio da cor branca, cursando ensino fundamental, religião católica e policonsumo. A maioria foi internada ou recebeu alta. Conclusão Foi possível caracterizar os atendimentos de emergência psiquiátrica, destacando a idade precoce, o policonsumo e a não continuidade de tratamento como aspectos críticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Mota, Êmily Rodrigues, Daiana Foggiato De Siqueira, Keity Laís Siepmann Soccol, Silvana De Oliveira Silva, and Mirian Lucia Dutra De Campos. "Gestantes usuárias de substâncias psicoativas." Enfermagem Brasil 18, no. 4 (October 2, 2019): 570. http://dx.doi.org/10.33233/eb.v18i4.1649.

Full text
Abstract:
Introdução: A exposição das gestantes às substâncias psicoativas pode levar ao comprometimento irreversível da integridade do binômio mãe/bebê. Objetivo: Analisar a produção científica sobre o uso de substâncias psicoativas durante a gestação. Métodos: Trata-se de uma revisão de literatura do tipo narrativa. A busca inicial foi composta por 96 produções na base de dados Lilacs, 7 produções na base de dados BDENF e 1 produção na base de dados IBECS. A partir do estabelecimento dos critérios de inclusão e exclusão, o corpus desta revisão constituiu-se em um total de 11 artigos. A análise dos dados foi realizada por meio da proposta Operativa de Minayo. Resultados: Os artigos foram divididos em três categorias: Dificuldades no cuidado às gestantes; Fatores de risco ao uso de substâncias psicoativas; Possibilidades para o cuidado das gestantes. Conclusão: O estudo traz à tona a importância de o enfermeiro estar sempre atualizado, proporcionando uma assistência efetiva e de qualidade na atenção básica, contribuindo assim para a saúde da gestante e do bebê.Palavras-chave: Enfermagem, gravidez, transtornos relacionados ao uso de substâncias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Gauer, Gabriel Jose Chittó, Fernanda Correa Osório, Alfredo Cataldo Neto, Letícia Teixeira, Mariane Caum, Taís Amaral da Costa Souza, Verônica Valle, and Vivian Cristófoli. "Inimputabilidade: estudo dos internos do Instituto Psiquiátrico Forense Maurício Cardoso." Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul 29, no. 3 (December 2007): 286–93. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-81082007000300008.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: A pesquisa traçou um perfil dos internos inimputáveis do Instituto Psiquiátrico Forense Maurício Cardoso. MÉTODOS: Durante o período de abril a agosto de 2005, foram selecionados 617 sujeitos para inclusão no estudo. RESULTADOS: A análise dos dados revelou que os internos apresentam as seguintes características: idade média de 43,22 anos, sexo masculino (91,3%), profissão definida (73,2%), primeiro grau completo (74,6%), sem companheiro(a) (83,2%), crime contra a pessoa como delito gerador da inimputabilidade (62,1%), com antecedentes criminais (58,3%), prazo mínimo fixado na sentença de 1,76 anos, cumprindo medida de segurança detentiva (91,4%), média do tempo de internação de 9,33 anos, sob o regime de alta progressiva (81,5%), com internação prévia em outras instituições psiquiátricas (55,2%), sem cumprimento anterior de medida de segurança (83,3%), com o diagnóstico de esquizofrenia e outros transtornos psicóticos (61,4%). Os cruzamentos de variáveis que tiveram relevância estatística foram: dos internos com internação prévia, 61,9% possuíam antecedentes criminais, e quanto maior o nível de escolaridade do interno, menor o índice de reincidência. Evidenciou-se uma preponderância de internos com antecedentes criminais em pacientes com transtornos relacionados a substâncias (56,5%) e transtorno de personalidade (59,7%). Verificou-se que 60,8% daqueles que cometeram crimes contra a pessoa possuíam diagnóstico de transtornos relacionados ao álcool, estabelecendo uma relação entre criminalidade violenta e os transtornos de uso de substâncias. CONCLUSÕES: A partir da análise dos prontuários dos 617 internos do Instituto Psiquiátrico Forense Maurício Cardoso, o presente estudo procurou apresentar um mapa dos indivíduos considerados inimputáveis no Rio Grande do Sul.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Marques, Antonio Dean Barbosa, July Grassiely de Oliveira Branco, Marcos Venicios Barbosa Marques, Talison Joseph Gonçalves Leitão, Guilherme Alves da Silva, and Juliane Costa Santos. "Compulsão alimentar e sua associação com uso de drogas: revisão integrativa." Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem 11, no. 33 (March 29, 2021): 195–203. http://dx.doi.org/10.24276/rrecien2021.11.33.195-203.

Full text
Abstract:
Objetivou-se descrever a associação dos transtornos de compulsão alimentar com o uso de álcool e outras drogas. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada no mês de julho de 2018 nas bases de dados: Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), PsycINFO, SciVerse Scopus e portal da PubMed. Foram incluídos 15 artigos que atenderam aos critérios do estudo. Os estudos analisados apontam que os transtornos alimentares surgem com maior frequência na adolescência e em mulheres. Destaca-se a bulimia nervosa como a mais associada aos transtornos relacionados ao uso de álcool e outras drogas do que os demais transtornos alimentares. Conclui-se que o diagnóstico precoce e uma abordagem terapêutica adequada dos transtornos alimentares são fundamentais para o manejo clínico e o prognóstico destas condições.Descritores: Transtorno da Compulsão Alimentar, Transtorno Relacionados ao Uso de Substâncias, Saúde Mental. Food compulsion and its association with drug use: integrative reviewAbstract: This study aimed to describe the association of binge eating disorders with the use of alcohol and other drugs. This is an integrative literature review conducted in July 2018 in the databases: Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Latin American and Caribbean Literature on Health Sciences (LILACS), PsycINFO, SciVerse Scopus, and PubMed portal. We included 15 articles that met the study criteria. The studies analyzed indicate that eating disorders appear more frequently in adolescence and women. Bulimia nervosa is more associated with alcohol and other drug use disorders than other eating disorders. It is concluded that early diagnosis and an appropriate therapeutic approach to eating disorders are fundamental for the clinical management and prognosis of these conditions.Descriptors: Binge Eating Disorder, Substance-Related Disorders, Mental Health. La compulsión por la comida y su asociación con el consumo de drogas: revisión integradoraResumen: Este estudio tenía como objetivo describir la asociación de trastornos de la alimentación por atracones con el consumo de alcohol y otras drogas. Esta es una revisión bibliografía integradora realizada en julio de 2018 en las bases de datos: índice acumulado de enfermería y literatura de salud aliada (CINAHL), literatura latinoamericana y caribeña sobre ciencias de la salud (LILACS), PsycINFO, SciVerse Scopus y portal PubMed. Incluimos 15 artículos que cumplían con los criterios de estudio. Los estudios analizados indican que los trastornos alimentarios aparecen con mayor frecuencia en la adolescencia y en las mujeres. Bulimia nerviosa está más asociada con el alcohol y otros trastornos del consumo de drogas que otros trastornos de la alimentación. Se concluye que el diagnóstico precoz y un enfoque terapéutico adecuado para los trastornos de la alimentación son fundamentales para el manejo clínico y el pronóstico de estas condiciones.Descriptores: Trastorno por Atracón, Trastornos Relacionados con Substancias, Salud Mental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Cardinal, Mirela Frantz, Daniele Dalla Porta, Diana Mara Sarzi, Bruna Rios Paim, Amanda Lemos Mello, Daiana Foggiato De Siqueira, and Marlene Gomes Terra. "Rede de cuidado ao adolescente usuário de substâncias psicoativas na concepção de profissionais do conselho tutelar e judiciário." Enfermagem Brasil 17, no. 5 (November 23, 2018): 511. http://dx.doi.org/10.33233/eb.v17i5.2150.

Full text
Abstract:
Introdução: A atenção voltada para a população de adolescentes, a fim de considerar as peculiaridades e necessidades de acordo com os princípios estabelecidos pelo Sistema Único de Saúde, pode ser considerada como um dos maiores desafios para a área de saúde mental. Objetivo: Analisar a percepção dos profissionais acerca da rede de cuidado ao adolescente usuário de substâncias psicoativas. Material e métodos: Pesquisa qualitativa com os profissionais do conselho tutelar e judiciário e coleta de dados a partir de um círculo de construção de paz. Resultados: Os profissionais sentem dificuldade para dialogar entre seus colegas de rede, necessitam de investimento na saúde do trabalhador e em recursos humanos e materiais nos serviços que compõem a rede de cuidado do adolescente que faz uso de substâncias psicoativas. Conclusão: Faz-se necessário o estabelecimento de uma reunião frequente de representantes dos serviços que compõem a rede de cuidado do adolescente que faz uso de substâncias psicoativas.Palavras-chave: adolescente, rede de cuidado, transtornos relacionados ao uso de substâncias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Zurita, Robsmeire Calvo Melo, Rebeca Melo Zurita, and Vanessa Alencar Carvalho. "Prevalência de alcoolismo em internações hospitalares na emergência psiquiátrica." Revista Eletronica Gestão & Saúde 1, no. 1 (March 12, 2013): 1783. http://dx.doi.org/10.18673/gs.v1i1.22976.

Full text
Abstract:
A emergência psiquiátrica é utilizada para tratamento de pessoas com transtorno mental funcionando 24 horas, seguindo o novo modelo de atenção à saúde mental preconizado pelo Ministério da Saúde, criando opções de atendimento, com foco centrado na reintegração do paciente ao seu meio social e familiar. O estudo objetivou caracterizar as internações de pacientes na Emergência Psiquiátrica no Hospital Municipal de Maringá no período de Janeiro de 2009 a junho de 2010. Foram incluídas e selecionadas o total de 1548 internações, com transtorno de comportamento decorrente do uso do álcool. Predominância nas internações do sexo masculino com 88,6%, a faixa etária predominante em ambos os sexos foi a de 41-51 anos, com 59,75%, sendo a maioria das internações de pacientes residentes em Maringá. Encaminhados ao Hospital Psiquiátrico foram 46,18% das internações, diagnosticados em sua maioria em transtorno mentais e comportamentais devido ao uso de álcool, CID-10 F10, com 720 (46,51%) das internações. O marco legal da Reforma Psiquiátrica, ratificou, garantindo a universalidade de acesso e direito à assistência, bem como à sua integralidade; a descentralização do modelo de atendimento, configurando redes assistenciais mais atentas às desigualdades existentes, ajustando de forma equânime e democrática suas ações às necessidades da população. PALAVRA-CHAVE: Síndrome de abstinência a substância; Transtornos relacionados ao uso de álcool; Intoxicação alcoólica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Medeiros, Daniel Nobrega, Juliana Fernandes de Souza Ribeiro, and Larissa Alexsandra da Silva Neto Trajano. "Psicose induzida por drogas recreativas: uma revisão de literatura." Research, Society and Development 10, no. 2 (February 13, 2021): e21910212459. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i2.12459.

Full text
Abstract:
Psicose é um termo amplo que caracteriza uma série de distúrbios que têm em comum a produção dos chamados sintomas psicóticos, principalmente delírios e alucinações. Os transtornos psicóticos podem ser divididos em primários e secundários, incluindo-se nesta última categoria os transtornos psicóticos induzidos por substâncias, dentre as quais se destacam as drogas recreativas. O objetivo desta revisão foi analisar as principais características fisiopatológicas, sintomáticas, diagnósticas e terapêuticas dos transtornos psicóticos relacionados ao uso de drogas recreativas. Foi realizada uma busca por trabalhos prévios nas plataformas SciELO, Lilacs e PubMed e um total de 27 artigos científicos foram incluídos após a aplicação de critérios de inclusão e exclusão. Através dos estudos analisados foi observado que as drogas mais frequentemente associadas com transtornos psicóticos foram cannabis, anfetaminas, o álcool e a cocaína, sendo que os delírios, especialmente persecutórios, e as alucinações auditivas foram os principais sintomas relatados. Embora a fisiopatologia destes distúrbios não esteja completamente esclarecida, há evidências de que o uso de drogas ilícitas sejam um fator de risco para o desenvolvimento de eventos psicóticos, desta forma, o conhecimento dos fatores envolvidos nessa relação é importante na prática clínica. Em conclusão, é importante que os profissionais de saúde saibam que o uso de drogas recreativas pode levar ao desenvolvimento de psicose e que saibam avaliar a melhor forma de abordar esses pacientes para que possam oferecer o melhor suporte possível.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Nascimento, Ohana Cunha do, Maria Conceição Oliveira Costa, Aline Moerbeck Costa, and Brenda Do Socorro Gomes da Cunha. "VIOLÊNCIA NO PERCURSO AMOROSO E SAÚDE MENTAL DE ADOLESCENTES - JOVENS: REVISÃO INTEGRATIVA." Revista de Saúde Coletiva da UEFS 8, no. 1 (July 18, 2018): 30. http://dx.doi.org/10.13102/rscdauefs.v8i1.3505.

Full text
Abstract:
A violência entre casais jovens é um grave problema de saúde pública que envolve contextos e sujeitos das mais distintas classes e etnias. Objetivo: discutir, à luz da literatura, a violência no namoro, entre casais jovens, como possível causa ou consequência de distúrbios comportamentais e transtornos mentais. Metodologia: revisão integrativa de literatura, a partir de levantamento retrospectivo e documental das produções científicas publicadas no período de 2006 a 2016, na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), que comporta bases de dados - Medline, LILACS, Scielo, OMS, OPAS. Utilizou-se descritores registrados no BVS: “violência entre parceiros intimos”, “adolescente” e utilizou-se como filtro palavras recorrentes nos artigos, como “saúde mental”, “depressão”, “transtornos de ansiedade”, “transtorno de estresse pós-traumático”, “agressão”, “transtornos relacionados ao uso de substâncias psicoativas”, cuja seleção de descritores totalizou 10 artigos. Resultados: Os estudos apontaram que a violência entre casais jovens, no namoro, pode ser preditora de distúrbios comportamentais e transtornos mentais, assim como a presença anterior desses problemas, no(s) sujeito(s) da relação, podem precipitar eventos violentos. Conclusões: a problemática da violência nas relações de namoro de jovens instiga novas pesquisas, principalmente no contexto brasileiro, na perspectiva de instrumentos capazes de identificar e mensurar possíveis relações entre fatores precipitantes e respectivas consequências, visando subsidiar medidas de prevenção e interrupção do ciclo de vitimização-agressão, no presente e futuro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Vargas, Divane De, João Carlos Marchiori de Claudio, and Fernanda Matos Fernandes Castelo Branco. "Produções sobre álcool e drogas nos anais do Congresso Brasileiro de Enfermagem Production of alcohol and drugs in the annals of the Brazilian Nursing Congress." Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online 9, no. 3 (July 11, 2017): 745. http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i3.745-752.

Full text
Abstract:
Objetivo: Identificar e caracterizar a produção bibliográfica de enfermeiros sobre álcool e outras drogas, publicada nos anais do Congresso Brasileiro de Enfermagem. Método: Estudo exploratório, descritivo, realizado por meio de levantamento bibliográfico no período compreendido entre 2009 a 2013. Foram analisados os cinco anais de resumos do Congresso Brasileiro de Enfermagem. Os dados foram analisados e agrupados em categorias segundo os pressupostos de Bardin. Resultados: A amostra se constituiu de 88 resumos que estavam diretamente relacionados ao tema da pesquisa, os quais foram agrupados em cinco categorias de análise. Conclusão: A produção sobre álcool e outras drogas continua pouco representada. Entretanto, observou-se um discreto aumento do número de resumos quando relacionados a levantamento prévio, e houve pouca variação entre os temas explorados pelos enfermeiros em suas pesquisas. Apontam-se áreas contemporâneas da enfermagem em adições que necessitam de maior atenção. Descritores: Enfermagem, Alcoolismo, Transtornos relacionados ao uso de substâncias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Malbergier, André, and Arthur Guerra de Andrade. "Transtornos depressivos em usuários de drogas injetáveis infectados pelo HIV: um estudo controlado." Revista Brasileira de Psiquiatria 21, no. 4 (December 1999): 217–24. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-44461999000400010.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Estudar os transtornos psiquiátricos em pacientes usuários de drogas injetáveis infectados pelo HIV. MÉTODOS: Pacientes que se apresentavam para tratamento da dependência de drogas, foram divididos em dois grupos de acordo com a sorologia para o HIV (vírus da imunodeficiência humana), vírus causador da síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS). Trinta pacientes HIV-positivos e 30 pacientes HIV-negativos submeteram-se a uma entrevista estruturada para avaliação de transtornos psiquiátricos. Inicialmente, foram analisados os transtornos depressivos e os relacionados ao uso de substâncias psicoativas. RESULTADOS: Os resultados revelaram que o diagnóstico de dependência de cocaína foi mais freqüente em pacientes infectados pelo HIV do que nos não-infectados. A sorologia positiva para o HIV não foi fator associado a maior prevalência de depressão. As tentativas de suicídio foram freqüentes nesta amostra, mas as freqüências foram iguais nos dois grupos. CONCLUSÃO: Os pacientes HIV-positivos tendem a diminuir ou cessar o consumo de cocaína após conhecimento de sua sorologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Ruzzi-Pereira, Andrea, Eduardo Felipe Sicchieri, and Jair Licio Ferreira Santos. "Autoestima e risco para uso de drogas entre adolescentes escolares de um município mineiro." Conhecimento & Diversidade 12, no. 28 (December 22, 2020): 141. http://dx.doi.org/10.18316/rcd.v12i28.6864.

Full text
Abstract:
Objetivo: Analisar a correlação entre autoestima e risco para uso de drogas entre adolescentes de 8º e 9º anos do ensino do ensino fundamental de um município do interior de minas gerais. Método: Pesquisa transversal, descritiva correlacional de abordagem quantitativa, com a participação de 347 alunos de ambos os sexos do 8º e 9º anos da rede municipal de ensino de uma cidade do interior de Minas Gerais. Para a coleta de dados utilizou-se o Drug Use Screening Inventory) e a Escala de Autoestima de Rosenberg. As variáveis dependentes são todas do tipo ordinal, sendo realizados testes de correlação do tipo Não Paramétrico. Resultados: A maioria dos participantes era meninas (62,82%), do grupo etário de 14 anos (38,62%) e classe socioeconômica B2 (39,49%). Verificou-se que em densidade absoluta todas as áreas do DUSI, exceto a área uso de substâncias sofreu influência direta da autoestima negativa dos adolescentes, sendo a maior correlação com os transtornos psiquiátricos; em densidade relativa, somente o sistema familiar relacionou-se com a autoestima negativa. Conclusão: o risco de problemas relacionados ao uso de substâncias independe de uma autoestima positiva ou negativa, mas a autoestima negativa pode influenciar no desenvolvimento de transtornos psiquiátricos e na relação familiar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Pereira, Maria Odete, Juliana de Melo Souza, Ângela Maria da Costa, Divane Vargas, Márcia Aparecida Ferreira de Oliveira, and Wagner Nunes de Moura. "Perfil dos usuários de serviços de Saúde Mental do município de Lorena - São Paulo." Acta Paulista de Enfermagem 25, no. 1 (2012): 48–54. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-21002012000100009.

Full text
Abstract:
OBJETIVOS: Identificar o perfil dos usuários do Ambulatório de Saúde Mental e do Centro de Atenção Psicossocial de Lorena - São Paulo. MÉTODOS: Estudo exploratório descritivo com dados coletados em 5.830 prontuários dos usuários desses dois serviços de Saúde Mental. RESULTADOS:Foram analisados 5.490 prontuários no Ambulatório e 340 no Centro de Atenção Psicossocial. No Ambulatório 68% dos usuários eram mulheres e no Centro de Atenção Psicossocial, 61% eram homens. Os diagnósticos que prevaleceram no Ambulatório foram: transtornos neuróticos, relacionados ao estresse e os somatoformes, e no Centro de Atenção Psicossocial, foram os transtornos decorrentes do uso de substâncias psicoativas. O grupo de medicamentos mais prescritos no Ambulatório foi o de antidepressivos, e no Centro de Atenção Psicossocial, os antipsicóticos. CONCLUSÃO: Verificou-se que os serviços de Saúde Mental atuam de forma desarticulada com a Atenção Básica de Saúde e faz-se necessário implantar o apoio matricial nesse município.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Medeiros do Nascimento Filho, José, Monalisa De Melo Linhares, Renara Pereira Aragão, Renata Patrícia Daniel Amorim de Sousa, and Nadja De Sá Pinto Dantas Rocha. "PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS USUÁRIOS ATENDIDOS EM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL, ÁLCOOL E DROGAS, EM UMA CAPITAL DO NORDESTE BRASILEIRO." Revista Ciência Plural 7, no. 3 (August 31, 2021): 365–81. http://dx.doi.org/10.21680/2446-7286.2021v7n3id22136.

Full text
Abstract:
Introdução: O uso de álcool e drogas é um problema crescente no Brasil e no mundo. Conhecer a epidemiologia dessa população nos serviços de atendimento aos usuários de substâncias psicoativas é um imperativo para melhor trata-los. Objetivo: descrever o perfil epidemiológico dos usuários de um CAPS AD no Nordeste do Brasil. Metodologia: estudo descritivo, transversal, quantitativo. Por meio de planilha eletrônica, foram analisados os 281 prontuários de todas as pessoas maiores de 18 anos que utilizavam o serviço. Foi empregado o teste de chi-quadrado considerando o fator de p significativo menor ou igual a 0,05. O estudo foi aprovado eticamente. Resultados: homens, média de 42,06 anos, com nível fundamental de escolaridade e casados, formavam a maior parte da amostra. Foram estatisticamente relevantes: o maior consumo de álcool nos homens (p=0,03); maior escolaridade nos usuários de cocaína (p=0,0126); maior tabagismo nos menos escolarizados (p=0,0166); prole como proteção ao uso de cocaína (p=0,0006) e cannabis (p=0,0004); não ter filhos com menos uso de álcool (p=0,0015); uso precoce de cannabis (p=0,0002) e álcool (p=0,0065). Conclusões: perfis epidemiológicos em centros especializados podem nortear políticas públicas, na perspectiva de cuidado aos usuários de drogas. Palavras-Chave: Saúde Mental, CAPS, Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias, Epidemiologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Muccillo-Baisch, Ana Luiza, Cristiane Guimarães Fonseca Dos Santos, Fernando Corrêa Senna, Gicelda Mara Ferreira Da Silva, Liziane Göebel Casarin Jaekel, Maria Cristina Flores Soares, Maria Cristine Igansi da Cunha, et al. "A trajetória de um programa de extensão no contexto de um hospital universitário federal." VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde 32, no. 2 (November 9, 2020): 148–55. http://dx.doi.org/10.14295/vittalle.v32i2.9817.

Full text
Abstract:
Este trabalho pretende mostrar como foi idealizado e como funciona na atualidade o Centro Regional de Estudos, Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos (CENPRE), um programa de extensão permanente da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). O CENPRE surgiu a partir das atividades extensionistas desenvolvidas pelo antigo Departamento de Ciências Fisiológicas (DCF), hoje Instituto de Ciências Biológicas (ICB), e foi idealizado para cumprir os objetivos das diretrizes de prevenção ao uso de substâncias psicoativas. Inserido no contexto do Hospital universitário da FURG, o CENPRE conduz suas atividades utilizando uma abordagem interdisciplinar, composta pelo trabalho de um psiquiatra, três psicólogos, duas enfermeiras, um terapeuta familiar, uma assistente social e uma farmacêutica. Adicionalmente, este centro de pesquisas se mantém integrado à comunidade acadêmica e à população em geral, com vistas à promoção da saúde, à prevenção e ao tratamento de transtornos relacionados ao uso de substâncias psicoativas. O CENPRE se consolidou como um centro de referência e apoio à formação de recursos humanos por meio de ações educativas e atividades de ensino; além de fomentar a pesquisa por intermédio de estudos epidemiológicos em comunidades locais e regionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Tassinari, Taís Tasqueto, Marlene Gomes Terra, Keity Laís Siepmann Soccol, Valquiria Toledo Souto, Larissa Goya Pierry, and Marta Cristina Schuch. "Caracterização de mulheres em tratamento devido ao uso de drogas." Revista de Enfermagem UFPE on line 12, no. 12 (December 2, 2018): 3344. http://dx.doi.org/10.5205/1981-8963-v12i12a236812p3344-3351-2018.

Full text
Abstract:
RESUMOObjetivo: caracterizar a população de mulheres que realizaram tratamento em um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas. Método: trata-se de um estudo quantitativo, documental, retrospectivo, a partir de consulta em prontuários de um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas II. Utilizou-se, como instrumento de coleta de dados, um formulário criado pelas autoras a partir da plataforma Google. Analisaram-se os dados segundo análises estatísticas descritivas simples, a partir de tabelas. Resultados: verificou-se que, do total de 140 prontuários, o perfil predominante foi de mulheres solteiras (46,4%), com idade entre 30 e 49 anos (55%), com um filho (27,1%), com ensino fundamental incompleto (35,7%) e em uso de múltiplas drogas (41%), sendo o início do uso antes dos 18 anos (46,4%). Conclusão: reforça-se a necessidade de um recorte de gênero nas questões relacionadas ao uso de drogas, de forma que possam ser realizadas estratégias específicas de prevenção e cuidado adequadas, considerando as características identificadas. Descritores: Saúde Mental; Mulheres; Usuários de Drogas; Saúde da Mulher; Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias; Serviços de Saúde Mental. ABSTRACT Objective: to characterize the population of women who underwent treatment at a Psychosocial Care Center for Alcohol and Other Drugs. Method: this is a quantitative, documentary, retrospective study, based on the consultation in medical records of a Psychosocial Alcohol and Drug II Care Center. A form created by the authors from the Google platform was used as a data collection tool. Data was analyzed using simple descriptive statistical analyzes from tables. Results: it was found that of the total of 140 medical records, the predominant profile was single women (46.4%), aged between 30 and 49 years (55%), with one child (27.1%), with incomplete elementary school (35.7%) and multiple drug use (41%), with use beginning before age 18 (46.4%). Conclusion: the need for a gender cut in issues related to drug use is reinforced, so that specific prevention and care strategies can be carried out, considering the identified characteristics. Descriptors: Mental Health; Women; Drug Users; Women's Health; Substance-Related Disorders; Mental Health Services. RESUMEN Objetivo: caracterizar la población de mujeres que realizaron tratamiento en un Centro de Atención Psicosocial Alcohol y Otras Drogas. Método: se trata de un estudio cuantitativo, documental, retrospectivo, a partir de la consulta en registros de un Centro de Atención Psicosocial Alcohol y Drogas II. Se utilizó, como instrumento de recolección de datos, un formulario creado por las autoras desde la plataforma Google. Se analizaron los datos según análisis estadísticos descriptivos simples, a partir de tablas. Resultados: se verificó que, del total de 140 registros, el perfil predominante fue de mujeres solteras (46,4%), con edad entre 30 y 49 años (55%), con un hijo (27,1%), con enseñanza media incompleta (35,7%) y en uso de múltiples drogas (41%), siendo el inicio del uso antes de los 18 años (46,4%). Conclusión: se refuerza la necesidad de un recorte de género en las cuestiones relacionadas al uso de drogas, de forma que puedan ser realizadas estrategias específicas de prevención y cuidado adecuadas, considerando las características identificadas. Descritores: Salud Mental; Mujeres; Consumidores de Drogas; Trastornos Relacionados con Sustancias; Salud de la mujer; Servicios de Salud Mental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Machado, Daniel Galeno, and Claudete Ferreira de Souza Monteiro. "Repercussion of the use of crack in its users: systematic review of literature / Repercussões do uso do crack em usuários: revisão sistemática da literatura." Revista de Enfermagem da UFPI 2, no. 5 (March 26, 2014): 80. http://dx.doi.org/10.26694/reufpi.v2i5.1473.

Full text
Abstract:
Objetivo: realizar uma revisão da literatura sobre as repercussões do uso do crack em usuários. Metodologia: trata-se de estudo de revisão sistemática da literatura, por meio de busca nas bases de dados Scielo e Lilacs, com as seguintes combinações de descritores: cocaína crack and comportamento aditivo; cocaína crack and transtornos relacionados ao uso de substâncias. Foram selecionados 11 artigos publicados no período de 2004 a 2013. Resultados: os estudos mostram repercussões individuais que interferem na vida do indivíduo usuário de crack, tais como acúmulo de gordura, homicídios, overdose, infecção pelo vírus da imunodeficiência adquirida e alterações neuropsicológicas e repercussões coletivas que afetam o social do indivíduo, tais como a prostituição, roubo, furtos, manipulação de pessoas e troca de pertences por crack. Conclusões: os estudos que fizeram parte desta revisão apontam repercussões que afetam a vida do indivíduo no seu todo e devem ser interpretados como fatores que comprometem a adesão ao tratamento, a prevenção e o enfrentamento do uso de crack. Ressalta-se a importância dos profissionais de saúde, e em especial da enfermagem, no contínuo processo de educação em saúde para compreensão dessas repercussões.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Diehl, Alessandra, Dalzira da Silva, and Aline Tagliatti Bosso. "Codependency in families of alcohol and other drug users: is it in fact a disease?" Revista Debates em Psiquiatria Ano 7 (April 18, 2017): 34–42. http://dx.doi.org/10.25118/2236-918x-7-1-4.

Full text
Abstract:
O conceito de codependência, embora muito popular no meio clínico do campo das dependências químicas, segue sendo considerado um constructo muito criticado e controverso no meio científico. Nosso objetivo foi avaliar o estado da arte sobre o constructo de codependência de familiares de usuários de álcool e outras drogas quanto à etiologia e outros possíveis fatores relacionados. Tratase de uma revisão da literatura através da busca de artigos indexados em bases de dados, publicados nos idiomas inglês, português e espanhol, utilizando-se os descritores codependência, transtornos relacionados ao uso de substâncias e família. Foram incluídos 16 artigos nesta revisão, os quais retratam que o conceito de codependência segue teorizado e pouco explorado de forma empírica. Tentativas de escalas de rastreio foram realizadas sem replicações de estudos de campo. De uma forma geral, aqueles que se autoidentificam como pessoas codependentes, uma vez que recebem suporte, relatam alguns benefícios positivos. O termo, mais do que um conceito psicológico de fato validado, parece representar um movimento social que deu empoderamento aos membros das famílias de usuários de álcool e outras drogas. Mais estudos de campo sobre a validação conceitual da codependência e os fatores a ela relacionados devem ser conduzidos, a fim de corroborar sua real utilidade clínica e ampliação de evidência da existência desse fenômeno.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Correia, Letícia de Almeida Batista, Cândida Maria Rodrigues dos Santos, Iracema da Silva Frazão, Cecília Maria Farias de Queiroz Frazão, Marília de Oliveira Crispim, Gabriel Henrique de Oliveira Queiroz, Marina Rodrigues Nóbrega de Araújo, and Rafael Almeida de Andrade Lima Brito. "Violência contra adolescentes lésbicas no ambiente escolar e suas consequências: revisão integrativa." Research, Society and Development 10, no. 12 (September 18, 2021): e198101220256. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i12.20256.

Full text
Abstract:
Objetivo: discutir as evidências científicas produzidas na literatura sobre o impacto da violência no ambiente escolar na saúde mental de adolescentes lésbicas. Métodos: revisão integrativa de literatura, utilizando descritores controlados e termos alternativos nas bases de dados MEDLINE, WOS, LILACS, SCOPUS, CINAHL, SciELO e BDENF. Resultados: foram selecionados quatro artigos que relacionam fortemente as experiências de violência e vitimização contra as lésbicas com problemas relacionados aos indicadores de saúde mental e de risco. As meninas demonstraram números superiores aos dos meninos quanto ao uso de substâncias, comportamentos de risco e transtornos mentais. Conclusão: as experiências de violência e insegurança na escola de adolescentes lésbicas são diferentes daqueles de alunos heterossexuais. O papel do enfermeiro no contexto da saúde sexual de adolescentes deve buscar identificar situações de vulnerabilidades e promover o livre exercício da percepção da sexualidade, a autonomia corporal, o reconhecimento de direitos sexuais, de saúde e controle dos sofrimentos e desgastes psicoemocionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Oliveira, Aislan José, Flávia Fernanda Ferreira de Andrade, Luiz Roberto Marquezi Ferro, Marco Aurélio Ramos de Almeida, Cristina De Fátima Ventura, and Regina Fujiko Tagava. "A Construção Histórica do Estigma sobre o Conceito de Dependência de Álcool / The Historical Construction of Stigma on the Concept of Alcohol Dependence." ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 13, no. 44 (February 27, 2019): 253–75. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v13i44.1612.

Full text
Abstract:
O uso de substâncias psicoativas tal como álcool é uma prática milenar e universal que acompanha a humanidade desde seus tempos mais remotos. Ao longo da história diversas condições de saúde passaram a ser alvo de estigmas manifestos pela população geral, especialmente no que tange os transtornos mentais e o abuso de álcool. Atualmente, existem diversos estigmas direcionados ao alcoolismo. Objetivos: A presente pesquisa visou investigar, por meio de revisão integrativa, como se construiu historicamente o estigma sobre o conceito de dependência de álcool. Método: Foram utilizadas publicações científicas, datando do período de 1997 a 2017 consultadas nas bases de dados Scielo, Pepsic, LILACS, Portal de periódicos CAPES e BVS, utilizando os descritores estigma social, dependência de álcool e alcoolismo de acordo com o grau de relevância destes diante da temática principal e/ou dos subtemas relacionados. Resultados: Ao final da pesquisa, foram selecionados 24 artigos, 7 livros, 3 capítulos de livros, 3 dissertações de mestrado e 4 teses de doutorado. Discussão: Verificou-se que ao longo da história, os problemas decorrentes do uso de álcool foram interpretados pela sociedade como comportamentos desviantes, fazendo com que as concepções de dependência de álcool e por consequência do estigma sobre o dependente de álcool caminhassem em paralelo, acarretando consequências negativas para a vida do sujeito dependente. Conclusão: Para que seja possível o enfrentamento do estigma é necessário que se tenha entendimento sobre o mesmo, portanto, compreender como se construiu o estigma sobre o alcoolista e/ou alcoolismo auxilia na ampliação do entendimento de porque o dependente é visto como “fraco” “degenerado” “mau caráter”, dentre outros adjetivos, desviando este mesmo entendimento do conceito de doença conforme literatura especializada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Santos, Maria De Fátima Oliveira dos, Isabelle Pimentel Gomes, Alana Tamar Oliveira Sousa, Rosa Camila Gomes Paiva, and Jael Rúbia Figueiredo de Sá França. "Reflections about the programs of harm reduction." Revista de Enfermagem UFPE on line 5, no. 5 (June 26, 2011): 1295. http://dx.doi.org/10.5205/reuol.1302-9310-2-le.0505201129.

Full text
Abstract:
ABSTRACTObjective: to bring reflections about the programs of harm reduction and the human dignity. Method: this article consists in a narrative revision of literature, having as data base the electronic sources Scientific Eletronic Library Online – SciELO, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde – LILACS, Base de Dados de Enfermagem - BDENF and MEDLINE, in the period of 1997 to 2009, using the following descriptors: Illicit Drugs, Disorders Related to the Use of Substances, Harm Reduction, Public Policies, which were intersected with each other, being discussed the essence of each article. Results: two central themes were categorized in accordance to the approached content, namely: the policy of harm reduction and the human dignity in the policies of harm reduction. Conclusion: The study brought reflections about the programs of harm reduction and the human dignity with the intention of arousing in the various professionals that compose the health team the importance of discussing strategies, together with other sectors of society, that enable the implementation of efficient programs for people addicted to illicit drugs. Descriptors: street drugs; substance-related disorders; harm reduction; public policies.RESUMOObjetivo: trazer reflexões acerca dos programas de redução de danos e a dignidade humana. Método: esse artigo consiste em revisão narrativa da literatura, tendo como bases de dados as fontes eletrônicas Scientific Eletronic Library Online – SciELO, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde – LILACS, Base de Dados de Enfermagem - BDENF e MEDLINE, no período de 1997 a 2009, utilizando os seguintes descritores: Drogas Ilícitas, Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias, Redução do Dano, Políticas Públicas, os quais foram cruzados entre si, sendo discutida a essência de cada artigo. Resultados: foram categorizados dois temas centrais de acordo com os conteúdos abordados, a saber: política de redução de dano e dignidade humana nas políticas de redução de danos. Conclusão: o estudo trouxe reflexões acerca dos programas de redução de danos e dignidade humana com a intenção de despertar nos diversos profissionais que compõem a equipe de saúde a importância de se discutir estratégias junto a outros setores da sociedade, que possibilitem a implantação de programas eficientes ao dependente de drogas ilícitas. Descritores: drogas ilícitas; transtornos relacionados ao uso de substâncias; redução do dano; políticas públicas. RESUMEMObjetivo: llevar pensamientos acerca de los programas de reducción de daños y de la dignidad humana. Métodos: Este artículo consta de revisión narrativa, con las bases de datos de recursos electrónicos Scientific Electronic Library Online - SciELO, la región de América Latina y del Caribe de Ciencias de la Salud - Ciencia, Base de Datos de Enfermería - NLM y, 1997 a 2009, utilizando las siguientes palabras clave: Drogas, Trastornos Relacionados con Sustancias, reducción de daños, Políticas Públicas, que se cruzaban unos con otros, discutiendo la esencia de cada artículo. Resultados: se clasifican dos temas centrales de conformidad con los temas tratados, a saber: política de reducción de daños y dignidad humana en las políticas de reducción de daños. Conclusión: el estudio aportó reflexiones sobre los programas de reducción del daño y la dignidad humana con la intención de despertar a los diferentes profesionales que conforman el equipo de salud la importancia de discutir estrategias con otros sectores de la sociedad, que permitan la aplicación de programas eficientes a los dependientes de las drogas ilícitas. Descriptores: drogas ilícitas; trastornos relacionados con sustancias; reducción del daño; políticas públicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Vasconcelos, Selene Cordeiro, Iracema Da Silva Frazão, and Vânia Pinheiro Ramos. "Contribuições do Grupo Terapêutico Educação em Saúde na motivação para a vida do usuário de substâncias psicoativas." Enfermagem em Foco 3, no. 3 (August 30, 2012): 123–26. http://dx.doi.org/10.21675/2357-707x.2012.v3.n3.295.

Full text
Abstract:
Objetivo: Compreender as contribuições do Grupo Terapêutico Educação em Saúde na motivação para a vida de usuários de substâncias psicoativas. Metodologia: Estudo descritivo, exploratório com abordagem qualitativa, envolvendo oito usuários de um CAPSad. Foram realizadas consultas em prontuário e entrevistas submetidas à análise de conteúdo. Resultados: as contribuições foram identificadas como uma força a mais, um nascer de novo, um aprendizado ao enfrentamento das dificuldades. Conclusão: esse Grupo tem proporcionado um ambiente de troca de saberes entre os participantes e de suporte para aquisição de hábitos saudáveis.Descritores: Enfermagem, Educação em Saúde, Autocuidado, Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias.Health Education therapy group contributions in the motivation to the psychoactive substances user’s lifeObjective: To understand the contributions of Group Therapy Health Education in motivation to the lives of drug users. Methodology: A descriptive, exploratory qualitative approach, involving users in eight CAPSad. Consultations were held in medical records and interviews were submitted to content analysis. Results: contributions have been identified as a strength the most, a born again, a learning to cope with the difficulties. Conclusion: This group has provided an environment for knowledge exchange between participants and support for the acquisition of healthy habits.Descriptors: Nursing, Health Education, Self Care, Disorders Related to Substance Use.Contribuciones del grupo terapéutico educación en salud en la motivación para la vida del usuario de substancias psicoactivasObjetivo: Comprender la contribución del grupo terapéutico educación en Salud en la motivación para la vida de los usuarios de drogas. Metodología: Un enfoque exploratorio descriptivo, cualitativo, con la participación de usuarios en ocho CAPSad. Se celebraron consultas en los registros médicos y entrevistas fueron sometidas a análisis de contenido. Resultados: Contribuciones han sido identificados como una fuerza más, los nacidos de nuevo, el aprendizaje para hacer frente a las dificultades. Conclusión: Este grupo ha creado un entorno para el intercambio de conocimientos entre los participantes y el apoyo para la adquisición de hábitos saludables.Descriptores: Enfermería, Educación Sanitaria, Cuidados Personales, Los Trastornos Relacionados con el Consumo de Sustancias
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Quemel, Gleicy Kelly China, Erociara Pinheiro Da Silva, Wellington Rocha Conceição, Maurício Ferreira Gomes, Juan Gonzalo Bardalez Rivera, and Glenda Keyla China Quemel. "Revisão integrativa da literatura sobre o aumento no consumo de psicotrópicos em transtornos mentais como a depressão / Integrative review of the literature on the increase in consumption of psychotropics in mental disorders like depression." Brazilian Applied Science Review 5, no. 3 (May 21, 2021): 1384–403. http://dx.doi.org/10.34115/basrv5n3-008.

Full text
Abstract:
O uso de psicotrópicos é um tema que preocupa a maioria dos profissionais da área da saúde e das autoridades sanitárias, pois o consumo vem aumentando gradativamente nos últimos tempos. A importância de estudos que abrangem essa temática justifica-se pela possibilidade dos pacientes serem orientados não só a respeito da melhor modalidade terapêutica para seu caso, mas também em relação à correta utilização destes medicamentos, visto que o uso mal orientado de psicofármacos envolve sérios riscos de agravos além da dependência. Dentro desse contexto o presente estudo objetiva realizar uma revisão integrativa da com apoio da análise documental de Bardin, cuja pergunta norteadora foi “Quais os motivos do consumo de Psicotrópicos em doenças como a Depressão?”. A busca pelas literaturas se deu na Biblioteca Virtual de Saúde, na biblioteca eletrônica do SCIELO e na base de dados MEDLINE. Os descritores utilizados, indexados no DeCS, foram :[psicotrópicos], [depressão], [antidepressivos] e [Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias]. Os critérios de inclusão foram: literaturas completas e disponíveis nos idiomas inglês e português no período de 2015 a abril de 2021, e exclusas literaturas duplicadas e pagas. A seleção resultou no total de 25 literaturas, em 56% abordaram sobre farmacologia dos medicamentos psicotrópicos; interações medicamentosas envolvendo medicamentos sujeitos a controle especial pela portaria 344/98 da ANVISA, depressão e o aumento de diagnósticos significativos nos últimos anos, 12% a sobre o novo Corona Vírus, e 32% retratam possíveis comorbidades associadas a depressão. Com base no que foi analisado neste estudo pode-se perceber a relevância dos medicamentos psicotrópicos para o tratamento dos pacientes portadores de transtorno mental como a depressão, um mal que atinge o ser humano independente de raça, cor, gênero, sexo, idade e classe econômica, assim como o aumento do consumo dessa classe de medicamentos, que podem causar dependência química e efeitos colaterais. Portanto, é necessário um cuidado especial aos pacientes que usam os psicotrópicos, a fim de que a terapia medicamentosa oferecida seja segura e racional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Duarte, Michell Platiny Cândido, Francisco Arnoldo Nunes de Miranda, Glauber Weder dos Santos Silva, Romeika Carla Ferreira de Sena, Deyla Moura Ramos Isoldi, Emanuella De Castro Marcolino, Suerda Lillian da Fonseca Lins, and Eliane Santos Cavalcante. "Controle do uso abusivo do álcool com psicofármacos." Revista de Enfermagem UFPE on line 12, no. 3 (March 3, 2018): 790. http://dx.doi.org/10.5205/1981-8963-v12i3a23043p790-800-2018.

Full text
Abstract:
RESUMOObjetivo: identificar os principais efeitos positivos do tratamento com psicofármaco no controle do uso abusivo do álcool. Método: revisão integrativa, sem a delimitação temporal, nas bases de dados MEDLINE, CINAHL e LILACS. Utilizou-se incorporação de evidências. Os procedimentos adotados para a análise crítica dos estudos, em três cruzamentos, foram 77 publicações potencialmente elegíveis, selecionando-se, ao final, cinco por dois pesquisadores independentes, usando-se instrumento adaptado para verificar o nível de evidência. Resultados: identificou-se três psicofármacos: o acamprosato apresentou melhor tolerância e não evita a recorrência tardia; a naltrexona não reduz a frequência de beber, porém reduz a intensidade do consumo quando usada isoladamente; o disulfiram eficaz na abstinência, com reações variadas. Conclusão: conclui-se que os resultados sobre o tratamento do uso abusivo do álcool com psicofármacos apresenta elevado nível de evidência, condições e recomendações para os resultados primários e secundários. Descritores: Alcoolismo; Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias; Farmacologia; Enfermagem Psiquiátrica, Intoxicação Alcoólica; Bebedeira.ABSTRACTObjective: to identify the main positive effects of treatment with psychoactive drugs in the control of alcohol abuse. Method: this is an integrative review, without temporal delimitation, in MEDLINE, CINAHL and LILACS databases. Incorporation of evidence was used. The procedures adopted for the critical analysis of the studies in three crossings identified 77 potentially eligible publications. In the end, five of them were selected by two independent researchers, using an instrument adapted to verify the level of evidence. Results: three psychoactive drugs were identified: acamprosate presented better tolerance and did not prevent late recurrence; naltrexone does not reduce the frequency of drinking, but reduces the intensity of consumption when used alone; the disulfiram effective in abstinence, with varied reactions. Conclusion: it is concluded that the results of the treatment of alcohol abuse with psychoactive drugs present high level of evidence, conditions, and recommendations for primary and secondary outcomes. Descriptors: Alcoholism; Substance-Related Disorders; Pharmacology; Psychiatric Nursing; Alcoholic Intoxication; Binge Drinking.RESUMENObjetivo: identificar los principales efectos positivos del tratamiento con psicofármaco en el control del uso abusivo de alcohol. Método: revisión integradora, sin la delimitación temporal, en las bases de datos MEDLINE, CINAHL y LILACS. Se utilizó la incorporación de evidencias. Los procedimientos adoptados para el análisis crítico de los estudios, en tres cruzamientos, fueron identificadas 77 publicaciones potencialmente elegibles. Al final se seleccionaron cinco por dos investigadores independientes, usando instrumento adaptado para verificar el nivel de evidencia. Resultados: Se identificaron tres psicofármacos: el acamprosato presentó mejor tolerancia y no evita la recurrencia tardía; la naltrexona no reduce la frecuencia de beber, sin embargo reduce la intensidad del consumo cuando usada aisladamente; el disulfiram eficaz en la abstinencia, con reacciones variadas. Conclusión: se concluye que los resultados sobre el tratamiento del uso abusivo del alcohol con psicofármacos presentan elevado nivel de evidencia, condiciones y recomendaciones para los resultados primarios y secundarios. Descriptores: Alcoholismo; Trastornos Relacionados al Uso de Substancias; Farmacología; Enfermería Psiquiátrica; Intoxicación Alcohólica; Borrachera.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Campos, Camila Teixeira, Danilo Ramos, Rubens José Loureiro, and Yago Abreu de Oliveira. "Uso de drogas ilícitas por estudantes adolescentes: uma revisão narrativa / Illicit drug use by adolescent students: a narrative review." Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo 64, no. 3 (November 1, 2019): 237. http://dx.doi.org/10.26432/10.26432/1809-3019.2019.64.3.237.

Full text
Abstract:
Objetivo: Conhecer as características dos estudantes que fazem uso de drogas lícitas e ilícitas, identificando os fatores biopsicossociais relacionados ao uso de drogas entre os estudantes e verificar as possíveis estratégias frente ao uso de drogas em estudantes. Método: O estudo é uma revisão de 15 artigos encontrados em base de dados pré-determinadas utilizando-se dos descritores estudantes e drogas ilícitas cruzados através do marcador booleano AND que foram selecionados através de critérios pré-definidos de inclusão e exclusão. A partir dos dados tabulados foram feitas análise descritiva e qualitativa dos fatores levantados e análise qualitativa dos resultados dos artigos. Resultados: Maiores prevalências de associações são: tabagismo (27%), etilismo (20%), relacionamento parental conflituoso (13%), escolas públicas (13%), não participante de religião (13%). Verifica-se, ainda, a associação com distúrbios psiquiátricos, ambientes urbanos, maior escolaridade materna, ausência ou limitada supervisão parental dos filhos, experiências com episódios de agressão e vida sexual ativa. Conclusão: Diante da diversidade de características encontradas, ações isoladas de prevenção do consumo de drogas e promoção à saúde dificilmente terão o impacto desejado, pois é necessário que haja uma abordagem multifacetada que envolva o ambiente escolar, familiar e social dos adolescentes. A escola surge como campo de ação ideal para a implementação de práticas preventivas desde que com maior comprometimento e participação financeira dos setores público e privado, principalmente em relação ao uso de álcool e tabaco, que se mostraram como os principais fatores de risco para experimentação e uso de drogas ilícitas.Descritores: Adolescente, Comportamento do adolescente, Drogas ilícitas, Transtornos relacionados ao uso de substância, EstudantesAbstractObjective: This study aims to discover the characteristics of students that make use of legal and illegal drugs, identifying biological, psychological and social factors related to the use of drugs among students; and to verify possible strategies to combat drug use among students. Methodology: This study is an integrative review of a total of 15 articles found in pre-determined databases, using the descriptors "students" and "illegal drugs,” cross-referenced through the Boolean operator AND, and selected using predetermined criteria of inclusion and exclusion. From the data gathered, a descriptive and qualitative analysis of the factors was carried out, as well as a qualitative analysis of the results of the articles. Results: The most common associations found were: tobacco use (27%), alcohol use (20%), conflicted parental relationship (13%), public schools (13%), non-religious (13%). Associations with psychiatric disorders, urban environments, the mother's level of education, absence or limited supervision of the parents, experiences with episodes of aggression and active sexual life were also found. Conclusion: Given the diversity of characteristics found, isolated actions for the prevention of the consumption of drugs and promotion of healthy habits will rarely have the desired impact, because it is necessary to have a multifaceted approach, involving school, family and societal environment of teenagers. The school is observed as the ideal field for the implementation of practices of prevention, provided that there is more commitment and financial participation both from the public and private sectors, mainly regarding the use of tobacco and alcohol, that emerged as the main risk factors for the experimentation and use of illegal drugs.Keywords: Adolescent, Adolescent behavior, Street drugs, Substance-related disorders, Students
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Oliveira, Elda De, and Márcia Aparecida Ferreira de Oliveira. "Therapeutic workshops: care transforming in a CAPS ad." Revista de Enfermagem UFPE on line 5, no. 3 (April 23, 2011): 722. http://dx.doi.org/10.5205/reuol.1262-12560-1-le.0503201121.

Full text
Abstract:
ABSTRACTObjective: to discuss in what measure the therapeutic workshops performed in one treatment reference Center for the related problems with psychoactive substances appears in the sense of Care. Methodology: this is about an exploratory study from qualitative approach, approved by the Ethics in Research from São Paulo University Nurse School by the number 422/2004. Nine graduated professionals of health area have been submitted to semi-structured interview. The data have been analyzed under the Social Representations optical. Results: the data showed that therapeutic workshops are offering spaces to stimulate and promote the social emancipation, giving subsidies to discussions that guide them to an optimization of their flexibility, inside the psychosocial attention. Conclusion: considering the phenomenon of drugs consumption, we propose a rebuilding of the same objective from distinct strands and perspectives of knowledge. Descriptors: mental health services; substance-related disorders; patient care team; deinstitutionalization. RESUMOObjetivo: discutir em que medida as oficinas terapêuticas realizadas em um Centro de Referência para o tratamento dos problemas relacionados às substâncias psicoativas vêm se apresentando para o cuidar. Metodologia: estudo exploratório de abordagem qualitativa, submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (CEP-EEUSP), e aprovado sob nº 422/2004. Todos os sujeitos foram esclarecidos quanto aos objetivos e finalidade da pesquisa e firmaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Foram submetidos à entrevista semi-estruturada nove profissionais da saúde de nível superior. Os dados foram analisados à luz das representações sociais. Resultados: os dados evidenciam que as oficinas terapêuticas estão oferecendo espaços para estimular e promover a emancipação social, oferecendo subsídios para discussões que levem à otimização de sua flexibilidade dentro da atenção psicossocial. Conclusão: considerando o fenômeno do consumo de drogas propomos a reconstrução do mesmo objeto a partir de distintas vertentes e perspectivas de áreas do saber. Descritores: serviços de saúde mental; transtornos relacionados ao uso de substâncias; equipe de assistência ao paciente; desinstitucionalização. RESUMENObjetivo: fue analiza el grado en que los talleres terapéuticos de un Centro de Referencia para el tratamiento de problemas relacionados con sustancias psicoactivas que se presentan para el cuidado. Metodología: Estudio exploratorio y cualitativo, el estudio fue aprobado por el Comité de Ética en la Investigación con nº 422/2004, la colecta de datos fue a través de una entrevista semiestructurada, fueron entrevistados nueve profesionales de la salud de nivel superior. El análisis de los datos fue norteada en el concepto de representación social. Resultados: los datos evidenciaron que los talleres terapéuticos ofrece espacios para fomentar y promover el cambio social, ofreciendo subsidios para las discusiones que conduzcan a la optimización de su flexibilidad en la atención psicosocial. Conclusión: considerando que el fenómeno del abuso de drogas se propone la reconstrucción de la misma materia que desde diferentes aspectos y perspectivas de las áreas del conocimiento. Descriptores: servicios de salud mental; trastornos relacionados con sustancias; grupo de atención al paciente; desinstitucionalización.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Fiore Schumann, Taianne, Mariana Lima De Falco, Oscar César Pires, and Priscila Pereira de Souza. "A Prevalência da insônia no meio médico e o uso de substâncias relacionadas." Revista de Saúde 11, no. 1 (June 16, 2020): 67–76. http://dx.doi.org/10.21727/rs.v11i1.2206.

Full text
Abstract:
A insônia é o distúrbio do sono mais frequente da população geral, sabe-se que ela é perpetuada por fatores de condicionamento, como poucas horas dormidas e alternância entre sono noturno e diurno. Essa é uma realidade vivenciada no meio médico. Nesse contexto, o debate dessa temática é relevante frente a esses profissionais, visto que, além de prejudicar a qualidade de vida, o distúrbio pode proporcionar a adoção de hábitos inadequados. Este trabalho visa demonstrar a prevalência da insônia entre os médicos e do uso de substâncias relacionadas através de estudo observacional transversal, desenvolvido a partir de um questionário de aplicado a médicos especialistas da Universidade de Taubaté. Dos 34 médicos avaliado, 47,06% são insones, valor superior ao descrito por estudos que avaliaram a recorrência desse transtorno na população geral. Ademais, foi constatado que o sintoma mais relatado e relacionado à insônia foi a fadiga. Quanto ao uso de substâncias, verificou-se que 62,5% da amostra informou ingerir cafeína com a finalidade de promover a vigília, ao passo que 43% referiu fazer uso do álcool como indutor do sono. Outras substâncias utilizadas para proporcionar a vigília ou o sono foram relatadas, tais como Anfetaminas, fármacos e drogas fitoterápicas. Portanto, é válido discutir a insônia e o uso de substâncias associadas a ela no meio médico, uma vez que esse transtorno do sono tem impacto estatístico, além de afetar a saúde física e mental desses indivíduos, acarretando prejuízos no exercício da profissão. Palavras chave: Insônia; Sono; Médicos; Substâncias; Fadiga.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Fernandes, Márcia Astrês, Marielle Miranda De Morais Ribeiro, Layanne Bernardo de Britto, Josilene Farias Chaves, Claúdia Maria de Sousa Carvalho, Juliana Macêdo Magalhães, and Hellany Karolliny Pinho Ribeiro. "Caracterização de dependentes químicos em tratamento em uma comunidade terapêutica." Revista de Enfermagem UFPE on line 12, no. 6 (June 2, 2018): 1610. http://dx.doi.org/10.5205/1981-8963-v12i6a230686p1610-1617-2018.

Full text
Abstract:
RESUMOObjetivo: caracterizar o perfil de indivíduos com dependência química de uma Comunidade Terapêutica. Método: estudo quantitativo, descritivo e exploratório, que envolveu 22 usuários em tratamento em uma comunidade terapêutica. Os dados foram coletados por meio de um questionário e a análise estatística descritiva foi realizada e apresentado em percentuais estatísticos pelo programa SPSS versão 19. Resultados: o perfil sociodemográfico dos participantes demonstrou que a faixa etária mais expressiva foi de 39 a 45 anos (27,2%), sendo que boa parte (45,4%) tinha apenas ensino fundamental incompleto. Dentre os usuários houve predomínio de solteiros (68,1%), católicos (81,8%), e desempregados (36,4%). Em relação ao uso de substâncias psicoativas, o álcool representou 90,9% dos participantes e o crack 81,8%. A maioria (95,4%) teve apoio familiar durante a realização do tratamento, principalmente pela mãe (59,1%). Conclusão: constatou-se que a dependência química atinge diversos âmbitos da vida do indivíduo e tem como característica o início precoce, o que pode ser um fator importante para a constituição das características sociodemográficas apresentadas nessa pesquisa. Descritores: Comunidade Terapêutica; Saúde Mental; Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias; Drogas Ilícitas; Enfermagem; Atenção à Saúde. ABSTRACT Objective: to characterize the profile of chemically-dependent individuals from a therapeutic community. Method: quantitative, descriptive and exploratory study, which involved 22 users in treatment at a therapeutic community. Data were collected by means of a questionnaire and the descriptive statistical analysis was performed and presented in percentage by the statistical program SPSS version 19. Results: the participants’ demographic profile showed that the most significant age group was 39 through 45 years (27.2%), and the majority (45.4%) had only incomplete primary education. Most users were unmarried (68.1%), Catholics (81.8%), and unemployed (36.4%). In relation to the use of psychoactive substances, alcohol accounted for 90.9% of the participants and crack, 81.8%. The majority (95.4%) had family support during the completion of treatment, mainly by the mother (59.1%). Conclusion: chemical dependency affects various areas of an individual's life, and it is characterized by its early beginning, which may be an important factor for the establishment of sociodemographic characteristics presented in this research. Descriptors: Therapeutic Community; Mental Health; Substance-Related Disorders; Illicit Drugs; Nursing; Health Care. RESUMEN Objetivo: caracterizar el perfil de las personas con dependencia química de una comunidad terapéutica. Método: estudio cuantitativo, descriptivo y exploratorio, con la participación de 22 usuarios en tratamiento en una comunidad terapéutica. Los datos fueron recolectados por medio de un cuestionario, y el análisis estadístico descriptivo se realizó y presentó en porcentaje en el programa estadístico SPSS versión 19. Resultados: el perfil demográfico de los participantes mostró que la edad más significativa fue de 39 a 45 años (27,2%), siendo que una buena parte (45,4%) sólo tenía educación primaria incompleta. Entre los usuarios, hubo un predominio de solteros (68,1%), católicos (81,8%) y desempleados (36,4%). En relación con el uso de sustancias psicoactivas, alcohol representó 90,9% de los participantes y crack, 81,8%. La mayoría (95,4%) tuvo el apoyo de la familia durante la realización del tratamiento, principalmente por la madre (59,1%). Conclusión: la dependencia de sustancias químicas afecta a diversos ámbitos de la vida de un individuo, y tiene como característica el inicio temprano, lo cual puede ser un factor importante para el establecimiento de características sociodemográficas presentadas en esta investigación. Descriptores: Comunidad Terapéutica; Salud Mental; Trastornos Relacionados Con el Uso de Sustancias; Drogas Ilícitas; Enfermería; Atención a la Salud.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Castro, Márcia Regina Pizzo de, Tiemi Matsuo, and Sandra Odebrecht Vargas Nunes. "Características clínicas e qualidade de vida de fumantes em um centro de referência de abordagem e tratamento do tabagismo." Jornal Brasileiro de Pneumologia 36, no. 1 (February 2010): 67–74. http://dx.doi.org/10.1590/s1806-37132010000100012.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Comparar, entre fumantes e nunca fumantes, os seguintes aspectos: qualidade de vida, IMC, hospitalizações, incapacidades, história familiar de transtorno mental, doenças relacionadas ao uso de tabaco, depressão e uso de substâncias psicoativas. MÉTODOS: Um total de 167 fumantes inscritos em um programa de cessação do tabagismo no Centro de Referência de Abordagem e Tratamento do Tabagismo da Universidade Estadual de Londrina e 272 nunca fumantes doadores de sangue foram incluídos no estudo. Foram utilizados um questionário estruturado para a coleta de dados sociodemográficos, Alcohol, Smoking and Substance Involvement Screening Test, World Health Organization Quality of Life Instrument, brief version (WHOQoL-BREF) e Fagerström Test for Nicotine Dependence, todos validados para uso no Brasil, assim como critérios diagnósticos para a pesquisa de transtornos depressivos. RESULTADOS: A média de idade para fumantes e nunca fumantes foi, respectivamente, de 45 e 44 anos. As mulheres predominaram nos dois grupos. Fumantes mais frequentemente apresentaram incapacidades laborais e domésticas, presença de fumantes em casa, hospitalizações, transtorno depressivo, uso de sedativos, história de transtorno mental na família e piores escores em todos os domínios do WHOQoL-BREF. A média de idade do início do tabagismo em fumantes com depressão ou em uso de substâncias psicoativas foi mais baixa do que os sem essas comorbidades. Fumantes apresentaram mais frequentemente diabetes, hipertensão arterial, doenças cardíacas, doenças respiratórias e úlcera péptica do que os que nunca fumaram. O IMC médio foi menor entre fumantes do que nos que nunca fumaram. CONCLUSÕES: Este estudo sugere que, no tratamento do tabagismo, deveriam ser identificados subgrupos de fumantes com características específicas: início precoce do tabagismo, doenças que sofrem agravos pelo tabaco, depressão e uso de substâncias psicoativas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Oliveira, Michele Mandagará de, Karine Langmantel Silveira, Paola De Oliveira Camargo, Andreza Erdmann Furtado, Tais Alves Farias, and Camila Feijo Luft. "Condições de saúde dos usuários de substâncias psicoativas." Revista de Enfermagem da UFSM 7, no. 4 (November 29, 2017): 590. http://dx.doi.org/10.5902/2179769227585.

Full text
Abstract:
Objetivo: analisar a associação do consumo abusivo de substâncias psicoativas com as doenças infectocontagiosas, condições crônicas não transmissíveis e os transtornos psiquiátricos menores. Método: estudo de corte transversal, com amostra de 505 usuários, destes 136 usuários de crack. Utilizou-se os Testes Qui-quadrado para verificar diferenças proporcionais e como medida de associação foi utilizada a razão de prevalência. Resultados: a maioria dos usuários entrevistados referiu estar bem de saúde, relatando também não possuir doenças. Os resultados também demonstraram que houve associação entre o uso de crack e infecções sexualmente transmissíveis, sendo a mais prevalente a imunodeficiência adquirida seguida de Hepatite C. O uso de substâncias pode estar relacionado também ao aparecimento de transtornos psiquiátricos menores. Conclusão: a partir disto deve-se pensar em políticas públicas para esta população, atentando-se as questões de saúde e necessidades, visando um cuidado integral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

De Paula Gusmão, Priscilla, Rayssa Ferreira Diniz Fernandes, Rhávila Cristina Rezende, Rodrigo De Souza Bonfim, Yuri Viktor Porto, Luciana Caetano Fernandes, and Léa Resende Moura. "Perfil epidemiológico de uma população de usuários de drogas de Anápolis, Goiás - Epidemiological profile of a population of drug users in the city of Anápolis, Goiás." Revista Educação em Saúde 5, no. 1 (June 26, 2017): 28. http://dx.doi.org/10.29237/2358-9868.2017v5i1.p28-37.

Full text
Abstract:
ResumoObjetivos: Descrever o perfil sociodemográfico e o padrão de uso de drogas de internos de clínicas de reabilitação do município de Anápolis e entorno. Método: Estudo transversal, observacional, descritivo e quantitativo. Participaram os internos de sete clínicas de reabilitação localizadas em Anápolis. Os dados foram coletados por meio de um roteiro semiestruturado elaborado pelos pesquisadores Para verificar a associação entre as variáveis categóricas foi utilizado o Teste Qui-quadrado, com correções de LikelihoodRatio. O nível de significância utilizado foi p< 0,05. Os dados foram analisados no Software StatisticalPackage Social Science (SPSS, versão 21). Resultados: Todos os 144 participantes eram homens, com idade média de 37,4 anos (DP ±11,6), sendo que 79 (54,9%) eram solteiros e goiana, 67 (46,5%) eram pardo/moreno com renda familiar variando entre 1 a 3 salários mínimos. As drogas mais utilizadas foram álcool (79,9%), seguida do tabaco (64,4%) e cocaína/crack (57,6%). 15 (10,4%) já injetaram drogas e a maioria (60%) destes já compartilhou seringa/agulhas. Quatorze participantes (9,7%) fizeram uso de nove tipos diferentes de drogas no ano anterior à internação. Conclusões: Revelou-se a importância em traçar o perfil sóciodemográfico e o padrão de uso de drogas a fim de estabelecer políticas públicas de prevenção e tratamento para este público vigente.Palavras-chave:Comportamento de procura de droga. Perfil de Saúde. Saúde Pública. Transtornos relacionados ao uso de Substâncias. AbstractObjective: To describe the sociodemographic profile and the drug use pattern of rehabilitation centers in Anápolis and surroundings. Method: A cross-sectional, observational, descriptive and quantitative study. The research evaluated 144 drugs addicts in 7 centers from Anápolis and surroundings. The data was collected by objective and structured questionnaires elaborated by the researchers. The Chi-square test was used to verify the association among the categorical variables, and corrections by LikelihoodRatio. The significance level adopted was p<0,05. The software Statistical Package Social Science (SPSS, version 21) analyzed the data. Results: All patients were men, with an age average of 37,4 years old (DP ±11,6), 79 (54.9%) were unmarried from Goiás, and 67 (46.5%) whad brown skin with income Family ranging from 1 to 3 minimum wages. The main drugs used were alcohol (79,9%), followed by tobacco (64,4%) and cocaine/crack (57,6%). Fifteen patients (10,4%) had already injected drugs and most of them (60%) had already shared needles. Fourteen patients (9,7%) used 9 different kinds of drugs in the year before hospitalization. Conclusions: It was revealed the importance of outlining the socio-demographic profile and the pattern of drug use in order to establish public policies of prevention and treatment for this current public.Keyword:Drug-SeekingBehavior. Public Health. Health Profile. Substance-related disorders.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Berenzon, Shoshana, Rebeca Robles, Geoffrey M. Reed, and María Elena Medina-Mora. "Questões relacionadas ao gênero no diagnóstico e classificação de transtornos por uso de álcool entre pacientes mexicanos que buscam serviços especializados." Revista Brasileira de Psiquiatria 33, suppl 1 (May 2011): s109—s116. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-44462011000500008.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: O objetivo do estudo foi examinar o papel do gênero no endosso dos sintomas incluídos tanto na Classificação Internacional de Doenças-10ª Edição quanto no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais-4ª Edição. MÉTODO: Seiscentos pacientes tratados por problemas ligados ao álcool em serviços ambulatórios de saúde no México foram avaliados com o Módulo sobre Abuso de Substâncias da Composite International Diagnostic Interview. RESULTADOS: A análise fatorial confirmatória com a Classificação Internacional de Doenças-10ª Edição e o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais-4ª Edição produziu dois fatores, que incluíram uma combinação de abuso/uso nocivo de álcool e sintomas de dependência, que explicaram 40% e 49,2% da variância total, respectivamente. No grupo de pacientes abuso/uso nocivo, os sintomas e as consequências sociais diferiram entre os gêneros: síndrome de abstinência, falta de controle e problemas jurídicos foram mais frequentes nos homens, enquanto as mulheres apresentaram maiores taxas de tentativas de abandonar o álcool e dificuldades para realizar atividades diárias. Fatores específicos de gênero diferenciaram abuso/uso nocivo da dependência, como a perda de controle e o tempo gasto para beber, no caso dos homens, e do desejo de beber entre as mulheres, de acordo com os critérios de dependência do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais-4ª Edição, e presença de sintomas físicos em homens, problemas sociais/família, e desejo e esforço fútil de parar de beber em mulheres, segundo o critério de dependência da Classificação Internacional de Doenças-10ª Edição. CONCLUSÃO: Futuros sistemas de classificação da toxicomania devem levar em conta as diferenças entre os sexos, a fim de ajudar a suprimir a lacuna de tratamento para as mulheres.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Hoffmann, Maria Cristina Corrêa Lopes, Darci Neves Santos, and Eduardo Luiz Andrade Mota. "Caracterização dos usuários e dos serviços prestados por Centros de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil." Cadernos de Saúde Pública 24, no. 3 (March 2008): 633–42. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2008000300017.

Full text
Abstract:
Este estudo permitiu conhecer características diagnósticas, demográficas e procedimentos terapêuticos relativos à clientela dos Centros de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSI), no Brasil, em 2003. Estudo descritivo, de corte transversal, com dados secundários. A análise considerou três conjuntos de variáveis: (a) relacionadas à natureza dos serviços; (b) clientela atendida; e (c) modalidades de cuidado oferecido. Participaram do estudo sete CAPSI que registraram atendimento nos 12 meses do ano de 2003. Esses serviços atenderam 1.456 pessoas, a maioria (62,8%) do sexo masculino e tinham em média 11,1 anos. A modalidade de atendimento predominante foi o não intensivo (49,3%). Os diagnósticos mais freqüentes foram dos transtornos do comportamento e transtornos emocionais (44,5%). Não houve registro de atendimento decorrente do uso de substâncias psicoativas. O percentual de transtornos graves foi de 19,4%. Os CAPSI apresentaram funcionamento semelhante aos serviços ambulatoriais, porém demonstraram atender uma demanda variada, cumprindo, em um curto espaço de tempo, as normas relacionadas ao registro das informações, conforme as modalidades de atendimento preconizadas pelo Ministério da Saúde, ocupando um vazio histórico na atenção pública em saúde mental infanto-juvenil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Sanches, Rafael Faria, and João Mazzoncini de Azevedo Marques. "Cannabis e humor." Revista Brasileira de Psiquiatria 32, no. 2 (June 2010): 173–80. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-44462010000200014.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Avaliar as relações entre o uso agudo e crônico de cannabis e alterações do humor. MÉTODO: Os artigos foram selecionados por meio de busca eletrônica no indexador PubMed. Capítulos de livros e as listas de referências dos artigos selecionados também foram revisados. RESULTADOS: Observam-se elevados índices de comorbidade entre abuso/dependência de cannabis e transtornos afetivos em estudos transversais e em amostras clínicas. Estudos longitudinais indicam que, em longo prazo, o uso mais intenso de cannabis está relacionado com um risco maior de desenvolvimento de doença bipolar e, talvez, depressão maior em indivíduos inicialmente sem quadros afetivos; porém, os mesmos não encontraram maior risco de uso de cannabis entre aqueles com mania ou depressão sem esta comorbidade. Outra importante observação é que o uso de substâncias psicoativas em bipolares pode estar associado a uma série de características negativas, como dificuldade na recuperação dos sintomas afetivos, maior número de internações, piora na adesão ao tratamento, risco aumentado de suicídio, agressividade e a uma pobre resposta ao lítio. Tratamentos psicossociais e farmacológicos são indicados para o manejo da comorbidade entre cannabis e transtornos afetivos. CONCLUSÃO: As relações entre o uso de cannabis e alterações do humor são observadas tanto epidemiologicamente quanto nos contextos clínicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Santos, Rafael G. dos, Jaime E. C. Hallak, and José Alexandre S. Crippa. "O uso do canabidiol (CBD) no tratamento da doença de Parkinson e suas comorbidades." Revista de Medicina 98, no. 1 (April 24, 2019): 46–51. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v98i1p46-52.

Full text
Abstract:
Fundamento: A doença de Parkinson (DP) é um transtorno neurodegenerativo crônico caracterizado por sintomas motores (bradicinesia, tremores, rigidez) e não motores (transtornos psicóticos, do humor e do sono). Os tratamentos farmacológicos disponíveis não são eficazes para uma parcela significativa dos pacientes. Pesquisas recentes sugerem que o fitocanabinóide canabidiol (CBD) poderia ser eficaz no tratamento de alguns sintomas da DP. Objetivos: Revisar os estudos pré-clínicos e clínicos dos efeitos do CBD nos sintomas da DP. Métodos: Revisão narrativa dos principais estudos básicos e clínicos sobre os efeitos do CBD nos sintomas da DP. Devido ao número pequeno de estudos clínicos, pesquisas com outros canabinóides também foram incluídas. Resultados: No total, 15 artigos foram incluídos na revisão: 5 estudos pré-clínicos envolvendo a administração de CBD e 10 estudos com pacientes envolvendo a administração de diferentes canabinóides (maconha, nabilona, CBD). A maioria dos estudos básicos mostraram um efeito positivo do CBD em comportamentos ou alterações bioquímicas relacionadas à DP. Estudos observacionais e clínicos com uso de maconha fumada, extrato oral de maconha, nabilona (canabinóide sintético) e CBD sugerem que estes canabinóides podem reduzir sintomas motores (bradicinesia, tremores, rigidez) e não motores (transtornos psicóticos, do humor e do sono, qualidade de vida) da DP. Além disso, são substâncias bem toleradas e com poucos efeitos adversos significativos. Conclusão: Embora o CBD tenha demonstrado resultados favoráveis tanto em estudos pré-clínicos como em estudos clínicos, estas evidências ainda não são suficientes para indicar o uso deste canabinóide em pacientes com distúrbios do DP. Novos estudos controlados devem ser realizados com diferentes dosagens de CBD para replicar estes dados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Ferri-de-Barros, João E., Daniel Hugo Winter, Karolina Gouveia César, Leandro Camille dos Santos Gavinier, Maurício José de Alencar, and Maria Carolina Soares de Faria. "Transtornos relacionados ao uso de álcool em 1901 pacientes atendidos no pronto socorro municipal de Taubaté no ano 2000: contribuição para educação sociocêntrica em neurologia." Arquivos de Neuro-Psiquiatria 62, no. 2a (June 2004): 307–12. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-282x2004000200021.

Full text
Abstract:
A educação médica deve privilegiar temas prevalentes; os transtornos relacionados ao álcool são um deles. Nosso objetivo foi determinar a freqüência dos transtornos relacionados ao consumo do álcool e verificar se um mesmo paciente apresentou mais de um transtorno, contribuindo para educação sociocêntrica. Foi estudo retrospectivo transversal em que foram analisadas as fichas de atendimento com relato de consumo de álcool, em pronto socorro, no ano 2000 (1901 casos). Os efeitos diretos do álcool foram encontrados em 80,38% dos pacientes, traumas em 28,56%, distúrbios gastrointestinais e/ou metabólicos em 27%, infecções em 6,42% e distúrbios carenciais em 5,94%. Constatou-se apenas um diagnóstico em 46,6% dos casos, e mais de um em 48,67%. Os transtornos mais freqüentes foram: intoxicação, abstinência, gastrite, cirrose, desidratação, hiper ou hipoglicemia e trauma. Os transtornos relacionados ao álcool são freqüentes e comumente associados; isso faz do consumo de álcool importante tema num programa de educação médica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Caixeta, Lucélia Marques Martins, Leila Aparecida Kauchakje Pedrosa, and Vanderlei José Haas. "Análise das atitudes de profissionais da Atenção Primária a Saúde frente a pessoas com transtornos relacionados ao uso de álcool." SMAD. Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas (Edição em Português) 12, no. 2 (June 1, 2016): 84. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v12i2p84-91.

Full text
Abstract:
Este estudo objetivou analisar as atitudes dos profissionais da Atenção Primária a Saúde frente a pessoas com transtornos relacionados ao uso de álcool, realizado com 489 profissionais atuantes em um município de Minas Gerais. Foram utilizados dois instrumentos auto aplicáveis: questionário com informações sócio-demográficas e a Escala de Atitudes Frente o Uso de Álcool, ao Alcoolismo e ao Alcoolista (EAFAAA). Os dados coletados foram submetidos à análise por meio do programa SPSS versão 20.0. Os resultados evidenciaram que as atitudes dos participantes se apresentaram positivas em todos os itens da escala (=3,31; med =3,33). Concluiu-se que a investigação das atitudes apresentou uma noção da visão dos profissionais relacionada aos sentimentos, opiniões e percepções frente a pessoas com transtornos relacionados ao uso de álcool. Diante disso, faz-se necessário a realização de outros estudos que auxiliem no fortalecimento dessas atitudes, de forma a melhorar o plano assistencial dispensado a esses indivíduos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Valença, Alexandre Martins, and Talvane Marins de Moraes. "Relação entre homicídio e transtornos mentais." Revista Brasileira de Psiquiatria 28, suppl 2 (October 2006): s62—s68. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-44462006000600003.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Diversos estudos encontraram uma relação entre transtornos mentais graves e violência. Uma das abordagens de estudo deste tema são as investigações com criminosos homicidas. O objetivo do presente artigo foi investigar a associação entre homicídio e transtornos mentais. MÉTODO: Foi realizada uma revisão da literatura, através das seguintes bases de dados: Medline, Scientific Eletronic Library Online e Lilacs. No sistema Medline também foi pesquisada a seção de artigos relacionados. RESULTADOS: Embora exista uma associação entre transtornos mentais e homicídio, não está claro porque alguns pacientes comportam-se de forma violenta e outros não. Transtornos relacionados ao uso de álcool/drogas e transtornos de personalidade comórbidos e falta de aderência ao tratamento podem aumentar este risco. CONCLUSÕES: É justificável a identificação de pessoas com risco elevado de comportamento violento e oferta de tratamento em serviços de saúde mental para as mesmas. Estes serviços deveriam prevenir a perda de contato e não-colaboração com o tratamento que freqüentemente precedem o homicídio perpetrado por pessoas com transtornos mentais graves. É de fundamental importância que a sociedade e as autoridades governamentais diminuam as barreiras de acesso ao tratamento psiquiátrico e psicossocial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography