Academic literature on the topic 'Tratamento biológico'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Tratamento biológico.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Tratamento biológico"

1

Martinez, Maria Elisa Marciano, Marcello Carvalho dos Reis, Patrícia Carvalho dos Reis, and Lorena Angelo de Castro Sales. "AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE INOVATIVA SOBRE A ÓTICA PATENTÁRIA BRASILEIRA DO EMPREGO DE BIOTECNOLOGIAS NA INDÚSTRIA TÊXTIL." Cadernos de Prospecção 11, no. 3 (September 30, 2018): 888. http://dx.doi.org/10.9771/cp.v11i3.27009.

Full text
Abstract:
A indústria têxtil tem buscado inovar em seus produtos e processos, como o uso de biotecnologia - entre estas, tratamento enzimático, tratamento biológico e demais tratamentos (por exemplo o “bioblasting”), com destaque para os tratamentos enzimáticos com amilases, celulases, catalases, peroxidases e pectinase. Com a objetivo de avaliar a capacidade inovativa das tecnologias envolvidas neste cenário, foram utilizados os dados dos documentos patentários extraídos da base INPI-BR, onde foram selecionados 39 documentos de patentes sendo 38 relacionados à biotecnologia na indústria têxtil depositados até 2013, sendo 24 sobre tratamento enzimático, 4 sobre tratamento biológico e 10 sobre demais tratamentos. A evolução temporal revelou um pico entre 1996 e 2000 (exceto 1999). Verificou-se que os documentos patentários que tiveram sua família originada no escritório americano (USPTO) tiveram mais relevância nos depósitos patentários com foco tratemento enzimático, demais tratemento e tratamento biológico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Oliveira, Andrezza Klyvia Araújo de, Antoônio Fernando da Silva, Antônio Augusto Marques Rodrigues, Rommel Dos Santos Siqueira Gomes, Hilderlande Florêncio da Silva, and Luciana Cordeiro do Nascimento. "Tratamento biológico sobre sementes de leucena." Acta Biológica Paranaense 50, no. 1-4 (December 9, 2021): 151. http://dx.doi.org/10.5380/abp.v50i1-4.82674.

Full text
Abstract:
A associação de sementes com microrganismos constitui-se numa preocupação cada vez maior, principalmente nos países tropicais, onde condições climáticas mais diversificadas proporcionam maior número de problemas provocados por patógenos. O objetivo do trabalho foi verificar a eficiência de agentes biológicos quanto a inibição de fungos e a qualidade fisiológica em sementes de Leucaena leucocephala. Os tratamentos foram constituídos de Sacaromices cerevisiae e Trichoderma harzianum nas concentrações de 0; 0,5; 1; 1,5 e 2 µg L-1 de água destilada e esterilizada (ADE) e o fungicida Captan® (24 g kg-1 de sementes). Para avaliar a qualidade sanitária das sementes foi empregado o método de incubação em placa de Petri, utilizando-se dupla camada de papel filtro umedecidas com ADE, durante sete dias de incubação. Para a qualidade fisiológica das sementes foram utilizadas folhas de papel germitest, sendo acondicionadas em câmara do tipo B.O.D à temperatura de 25 ±2 ºC, sob fotoperíodo de 12 h, durante dez dias. Foram utilizados os parâmetros de percentual de ocorrência de fungos, germinação, índice de velocidade de germinação, comprimento da parte aérea, raiz e plântula, para determinar a qualidade sanitária e fisiológica das sementes. O delineamento utilizado foi inteiramente casualizados em esquema fatorial 2x5+1 (agentes biológicos x concentrações + fungicida), com quatro repetições. S. cerevisiae em diferentes concentrações reduziram a incidência dos fungos Aspergillus niger, Cladosporium sp, Fusarium sp, em sementes de L. leucocephala. O tratamento com T. harzianum na concentração de 1,0 µg, foi eficientes no controle dos fungos Aspergillus niger, Botrystis sp. sobre as sementes de L. leucocephala. S. cerevisiae nas concentrações elevadas proporcionaram um aumento no comprimento de parte aérea e plântula, para as sementes de L. leucocephala.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Modes, Karina Soares, Elio José Santini, Magnos Alan Vivian, and Alencar Garlet. "INFLUÊNCIA DA TERMORRETIFICAÇÃO NA RESISTÊNCIA A DEGRADAÇÃO BIOLÓGICA DAS MADEIRAS DE Pinus taeda E Eucalyptus grandis." Ciência Florestal 27, no. 3 (August 31, 2017): 993. http://dx.doi.org/10.5902/1980509828672.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa objetivou investigar o efeito de duas técnicas de termorretificação nas propriedades biológicas das madeiras de Pinus taeda L. e Eucalyptus grandis W. Hill ex Maiden, comparando-as com os resultados obtidos para a madeira sem tratamento. De cada espécie foram amostradas três árvores com 25 anos, das quais se extraiu uma prancha central a altura do DAP para confecção de corpos de prova que foram submetidos aos tratamentos térmicos para, posteriormente, ser transformados em peças de 2,5 x 2,5 x 0,9 cm. No primeiro tratamento, as madeiras foram submetidas à termorretificação em autoclave a 130 ± 3°C e pressão de 2 kgf/cm², por 3 horas e, após um período de condicionamento, submetidas ao calor em estufa elétrica a 160 ± 1°C pelo mesmo período. O segundo tratamento consistiu apenas da termorretificação em estufa. A resistência ao ataque biológico foi avaliada por meio de ensaio de apodrecimento acelerado em laboratório, utilizando um fungo de podridão-branca, Trametes versicolor (Linnaeus ex Fries) Pilat, e outro de podridão-parda Gloeophyllum trabeum (Persoon. ex Fries) Murr. O tratamento associado da autoclave com a estufa elétrica favoreceu o apodrecimento de ambas as espécies de madeira aos fungos empregados, com exceção da madeira de Pinus taeda submetida ao Trametes versicolor, enquanto o tratamento em estufa forneceu um aumento da resistência biológica da madeira de Pinus taeda ao Trametes versicolor e da madeira de Eucalyptus grandis ao fungo Gloeophyllum trabeum. De maneira geral, conclui-se que o tratamento em estufa resultou em peças de madeira mais resistentes à degradação biológica e em menor perda de massa em comparação com o tratamento associado da autoclave com a estufa quando verificada a ineficácia da técnica de termorretificação, ao passo que este último quando aplicado a ambas as espécies resultou em um aumento na propensão das mesmas à degradação biológica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Lazarotto, Marília, Marlove Fátima Brião Muniz, Rafael Beltrame, Álvaro Figueredo dos Santos, Jucéli Müller, and Maristela Machado Araújo. "Tratamentos biológico e químico em sementes de Cedrela fissilis para controle de Rhizoctonia sp." CERNE 19, no. 1 (March 2013): 169–75. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-77602013000100020.

Full text
Abstract:
Neste trabalho, objetivou-se avaliar o efeito de um fungicida protetor e de um produto biológico, utilizados isoladamente e combinados, no controle de patógenos presentes em sementes de cedro (Cedrela fissilis), especialmente de Rhizoctonia sp. Anteriormente ao tratamento das sementes, parte das sementes foi previamente inoculada com Rhizoctonia sp., isolado de sementes de cedro, e parte recebeu os tratamentos sem a inoculação. Após, as sementes foram submetidas a tratamentos com produto biológico em pó à base de Trichoderma spp. (aplicado isoladamente), fungicida Captan em pó (também aplicado isoladamente), combinação dos dois produtos aplicados em uma dose considerada máxima (100%) e combinação de metade da dose de ambos os produtos (50%) e ainda a testemunha. As avaliações constaram dos testes de germinação, sanidade em papel-filtro, emergência e das avaliações de mudas. Nenhum tratamento conseguiu erradicar Rhizoctonia sp. das sementes inoculadas, porém o tratamento com 100% da dose de ambos os produtos reduziu sua incidência. A combinação de produto químico e biológico, apresenta-se como uma alternativa viável para o tratamento de sementes de cedro, especialmente no controle de Rhizoctonia sp.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Coelho, Thayane Nascimento, Warlyton Silva Martins, and Flávia Fernandes Ribeiro de Miranda. "Controle biológico no manejo de Pratylenchus brachyurus em diferentes tratamentos na cultura da soja." Journal of Biotechnology and Biodiversity 9, no. 3 (August 1, 2021): 274–78. http://dx.doi.org/10.20873/jbb.uft.cemaf.v9n3.coelho.

Full text
Abstract:
A cultura da soja possui grande importância para a economia brasileira e pode enfrentar entraves dos fatores bióticos e abióticos em sua produção, sendo os nematoides expoentes na redução da produtividade desta cultura. Desse modo, este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de produtos biológicos para o controle de Pratylenchus brachyurus na cultura da soja. O experimento foi realizado na casa de vegetação e no Laboratório de Fitopatologia e Nematologia do Centro Universitário Católica do Tocantins. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado consistindo em cinco tratamentos com diferentes produtos biológicos: T1 – testemunha (sem tratamento), T2 - Presence® (Bacillus subtilis e Bacillus licheniformis), T3 - Votivo Prime® (Bacillus firmus), T4 - Ecotrich® (Trichoderma harzianum) e T5 – Nemat® (Paecilomyces lilacinus) com quatro repetições. Para avaliação da eficiência do controle biológico de nematoides, procedeu-se o tratamento prévio das sementes de soja no momento da semeadura. O tratamento das sementes foi realizado individualmente, adicionando os produtos conforme dosagem estabelecida na recomendação da bula. Aos 30 dias após a inoculação, foram avaliadas a características, comprimento da raiz, tamanho de planta, número de nematoides e severidade. Os produtos utilizados não interferiram no comprimento da raiz e no número de nematoides. O produto T3 – Votivo Prime®, apresentou melhor resultado quando se avalia o comprimento de planta. A severidade foi menor quando se faz uso de algum tipo de produto para controle biológico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Nascimento, Bianca Joaquim do, Ana Julia Furlan da Silva, Roberto Prescinotti, Maria Beatriz Bergonse Pereira Pedriali, and Amanda Vessoni Barbosa Kasuya. "Fratura dental com invasão de espaço biológico: Tratamento multidisciplinar." Research, Society and Development 10, no. 5 (May 11, 2021): e42010515003. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i5.15003.

Full text
Abstract:
Saúde periodontal e procedimentos restauradores estão intimamente relacionados e precisam estar em harmonia. O tratamento só apresenta bom prognóstico quando aspectos mecânicos, biológicos e estéticos são respeitados. O espaço biológico tem a função de proteger os tecidos de sustentação do elemento dental contra a agressão bacteriana e suas toxinas, sua preservação é fundamental para uma reabilitação adequada. Cirurgia periodontal envolvendo descolamento de um retalho total, osteotomia e osteoplastia são contraindicadas em alguns casos devido ao comprometimento da estética. Com isso, a extrusão ortodôntica combinada com fibrotomia é uma possibilidade de tratamento, principalmente quando envolvem a região anterior da maxila. O propósito desse trabalho é relatar e discutir um caso clínico com fratura coronorradicular dos incisivos superiores com invasão do espaço biológico. O caso teve uma atuação multidisciplinar e um planejamento de acordo com a condição socioeconômica do paciente, tendo em vista uma posterior reabilitação protética. Em um primeiro momento, realizou-se tratamento endodôntico, retenção intrarradicular com pinos de fibra de vidro e coroas provisórias. Posteriormente, a extrusão ortodôntica das raízes foi executada, com placa de acetato e elásticos ortodônticos, para restabelecimento do espaço biológico. Com planejamento adequado e realização da técnica correta foi possível proporcionar uma posterior reabilitação protética favorável e com bom prognóstico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Duarte, B., V. Serrão, F. Rocha Páris, G. Marques Pinto, M. Apetato, and J. Cabete. "Fotoquimioterapia e Fototerapia Ultravioleta B de Banda Estreita como Resgate de Terapêutica Biológica em Falência Secundária: Um Estudo Coorte Retrospetivo." Journal of the Portuguese Society of Dermatology and Venereology 77, no. 1 (March 26, 2019): 33–38. http://dx.doi.org/10.29021/spdv.77.1.1004.

Full text
Abstract:
Introdução: A sobrevida dos biológicos no tratamento da psoríase é sobretudo limitada pela perda de efetividade ao longo do tempo. Estratégias que permitam prolongar a retenção terapêutica são necessárias. O objetivo foi estudar a efetividade e tolerabilidade da fototerapia ultravioleta B de banda estreita e da fotoquimioterapia (terapia PUVA) para resgatar a resposta do fármaco biotecnológico em falência secundária.Métodos: Estudo coorte retrospetivo de 18 doentes adultos com psoríase em placas moderada a grave sob biológico que receberam tratamento adjuvante com fototerapia após perda secundária de eficáciaResultados: Doze doentes realizaram PUVA adjuvante com etanercept e adalimumab em 13 e 5 ciclos de tratamento, respetivamente. Foi observada resposta clínica em 72,2% dos ciclos (PASI75 55,5%). Verificou-se uma redução do PASI mediano em 73% e uma resposta sustentada ao biológico de 25 meses (mediana) após término da fototerapia. Um melanoma foi diagnosticado no follow-up. Seis doentes realizaram fototerapia ultravioleta B de banda estreita adjuvante ao etanercept, adalimumab e ustecinumab em 7,3 e 2 ciclos terapêuticos, respetivamente. Uma resposta completa foi observada em 75% dos ciclos (PASI75 41,7%). Verificou-se uma redução do PASI mediano em 80% e uma resposta sustentada ao biológico após término de foto de 21 meses (mediana).Conclusão: Este estudo demonstra a experiência favorável de um centro terciário no uso de terapia PUVA e fototerapia ultravioleta B de banda estreita para resgatar a resposta e prolongar a retenção dos biológicos no tratamento da psoríase. Estudos prospetivos são necessários para substanciar esta interessante estratégia na atual era de fármacos biológicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Garavazi, Fabio, Bruno Henrique Patroni, and Cristiano de Carvalho Balieiro. "Comparativo do Controle Biológico e Químico de Spodoptera frugiperda na Cultura do Milho." Revista Ensaios Pioneiros 4, no. 1 (August 27, 2020): 89–98. http://dx.doi.org/10.24933/rep.v4i1.210.

Full text
Abstract:
Este trabalho objetivou avaliar a eficiência do controle biológico com baculovírus, testando dois modos de aplicação (aplicado em dose única e em três aplicações), bem como o uso do controle químico. Para isso, conduziu-se um experimento em campo com o hibrido de milho 30F35R. Foram realizados quatro tratamentos: testemunha, sem aplicação de produtos para controle; químico, com aplicação de produtos com lambda-cialotrina e flubendiamida; Biológico, com três aplicações do produto à base de Baculovirus spodoptera; e Biológico único, com aplicação única do produto à base de Baculovirus spodoptera. As plantas foram avaliadas quanto a incidencia de danos causados pelas lagartas por meio da avaliação com escala Davis aos 55 DAP e em seguida foram colhidas para a avaliação da matéria seca. Verificou-se que os tratamentos biológico e biológico único apresentaram resultados estatisticamente iguais ao controle químico, e também à testemunha com relação a variável matéria seca. O tratamento biológico único e químico apresentaram notas reduzidas da escala Davies com relação a testemunha. O tratamento biológico apresentou valores estatisticamente iguais a testemunha e também aos outros controles. Conclui-se que o controle biológico é uma estratégia eficaz para o controle de lagartas, sendo sua aplicação única na fase inicial da cultura mais vantajosa do que a aplicação parcelada em três aplicações.Palavras chave: baculovírus, Escala Davis, lagarta do cartucho, matéria-seca.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Sant'Anna Jr, Geraldo Lippel. "Tratamento biológico de efluentes: fundamentos e aplicações." Engenharia Sanitaria e Ambiental 16, no. 2 (June 2011): IV. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522011000200002.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Dias de Melo, Elisa, and Ann Honor Mounteer. "AVALIAÇÃO DA TRATABILIDADE DE EFLUENTES DE INDÚSTRIAS DE COSMÉTICOS CAPILARES POR PROCESSOS BIOLÓGICOS AERÓBIOS." Revista Augustus 24, no. 49 (December 17, 2019): 155–78. http://dx.doi.org/10.15202/1981896.2019v24n49p155.

Full text
Abstract:
A tratabilidade por processos biológicos de efluentes brutos provenientes de duas indústrias de cosméticos capilares de pequeno porte (Ind.A e Ind.B) e após pré-tratamentos físico-químicos em escala de bancada foi investigada por meio de testes de biodegradabilidade aeróbia, baseados na redução de carbono orgânico dissolvido. Também foram realizados testes de biodegradabilidade para misturas dos efluentes brutos industriais com efluentes sanitários, simulando tratamento conjunto. Todos os testes de biodegradabilidade aeróbia realizados indicaram a possibilidade do tratamento biológico para as amostras avaliadas, com redução superior a 70 % de carbono orgânico dissolvido. A redução de matéria orgânica pela adsorção ao lodo biológico pareceu ser menos relevante que pela volatilização, oxidação química e, ou sublação das amostras testadas. Em relação à toxicidade frente ao organismo-teste Daphnia similis, foi observada tanto a destoxificação de amostras quanto a manutenção das condições iniciais (tóxicas ou não-tóxicas) após os ensaios. Resultados similares foram obtidos para análises de taxa de consumo de oxigênio do lodo. Portanto, compostos dos efluentes ou subprodutos da degradação dos mesmos podem ter influenciado microrganismos do lodo e o microcrustáceo de formas distintas. De forma geral, pré-tratamentos das amostras por processos físico-químicos de coagulação/floculação e filtração por membranas não contribuíram para aumentar a biodegradabilidade das amostras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Tratamento biológico"

1

Costa, Maria José Comandante. "Tratamento biológico de efluentes de lava-jato." Universidade Federal da Paraí­ba, 2006. http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/handle/tede/4522.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-05-07T14:49:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 541873 bytes, checksum: fdcc605bea14b02147b0c484cd440a14 (MD5) Previous issue date: 2006-02-21
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
The research was realized in four phases. In the 1st phase, interviews were accomplished with proprietors of car-washes with the objective of knowing your environmental and social impacts. In the 2nd phase synthetic effluents of car-washes were treated during 147 days in batch anaerobic reactors with five different oil and detergent concentrations. In the 3rd phase six reactors were monitored in batch form, during 20 days, with substrate containing high oil concentrations (0,5 to 2,5 g.l-1) and surfactants concentrations (5,0g.L-1). These treatments were realized with purpose to verified the relation between oil concentration and inhibition of the biologic activity. In the 4th phase six batch anaerobic reactors, with different proportions of the surfactant, were monitored during 35 days. The concentrations of organic matter influent and effluent were analyzed in all the treatments and in the sludge were determined solid concentration. Daily the biogas produced was measures and characterized. In the 2nd phase the average removal of soluble COD was about 82%, for a monitoring period of 18 days. For raw COD during 100 days of operation the average removal was approximately 76% and the production of methane was directly proportional the substrate concentrations. It was verified that the anaerobic biological activity occurs in surfactant concentration below 0,5 g.L-1, and starting from that concentration it begins to happen inhibition of the process
O presente trabalho foi desenvolvido em quatro fases. A primeira fase teve o objetivo de levantar dados sobre os impactos ambientais e sociais causados pelos lava-jatos. Para tanto, foram realizadas entrevistas com seus proprietários. Na segunda fase, foram tratados anaerobiamente, durante 147 dias, em reatores de batelada, efluentes sintéticos de lava-jatos com cinco diferentes concentrações de óleo e detergente. Na terceira fase, foram monitorados seis reatores anaeróbios, em regime de batelada, durante 20 dias, com substratos contendo altas concentrações de óleo (0,5 a 2,5 g.L-1) e surfactantes (5,0 g.L-1). Estes tratamentos tiveram por finalidade verificar se, com o aumento da concentração de óleo, haveria inibição da atividade biológica. Na quarta fase, foram realizados, anaerobiamente, em reatores de batelada, durante 35 dias, seis experimentos com diferentes concentrações de surfactante para verificar que concentração inibiria o processo biológico anaeróbio. Para todos os tratamentos foram analisadas as concentrações de matéria orgânica (DQO) afluente e efluente, bem como as concentrações de sólidos do lodo. Diariamente, foram realizadas leituras do volume e da composição do biogás. Como resultados da segunda fase, verificaram-se remoções de DQO solúvel média de 82% aos 18 dias e para DQO bruta em torno de 76% para os cinco tratamentos, durante 100 dias de operação. A produção de metano foi diretamente proporcional às concentrações dos substratos. Constatou-se que a atividade biológica anaeróbia ocorre numa concentração de surfactante de até aproximadamente 0,5 g.L-1, sendo que a partir daí, começa a ocorrer inibição do processo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Pelegrin, Dariana Castellanos. "Microfiltração tangencial de efluente sanitário após tratamento biológico." Florianópolis, SC, 2004. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87076.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental.
Made available in DSpace on 2012-10-21T14:17:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 207177.pdf: 2290023 bytes, checksum: 7a497e81909bc74b5a3e32952d06dd15 (MD5)
O processo de microfiltração é uma técnica que vem ganhando uma maior importância no campo do tratamento de esgotos. Este trabalho tem como objetivo geral o estudo da microfiltração tangencial no tratamento terciário de um efluente doméstico tratado pelo processo de lodos ativados. A unidade de filtração compreende de um reator piloto com capacidade de 75 litros e uma membrana de material cerâmico, monotubular com 7 canais e diâmetro de poro de 0,20mm. As condições hidrodinâmicas de operação, como freqüência e pressão, foram variadas. O decréscimo do fluxo do permeado devido ao fenômeno da colmatação foi avaliado, assim como as características do efluente antes e depois da filtração através da membrana. Os resultados mostraram uma estabilização do fluxo de permeado após 30 minutos de filtração e os maiores fluxos de permeado ocorreram a maiores pressões e freqüências. A qualidade do permeado foi satisfatória apresentando-se uma redução significativa na DQO, sólidos suspensos, turbidez, cor e coliformes totais e fecais. O processo de limpeza utilizado foi o CIP (clean in place) utilizando ácido nítrico (1%) e hidróxido de sódio (1%) recuperando-se a capacidade inicial de filtração da membrana. Realizaram-se testes adicionando diferentes dosagens de cloreto férrico e sulfato de alumínio para avaliar a influência dos coagulantes na vazão do permeado, obtendo as melhores vazões com as dosagens de 10 mg/l para ambos coagulantes. Finalmente foi testado o acionamento do processo de descolmatação mecânica pelo sistema de retropropulsão (backflushing) em intervalos de tempo de 5, 2, 1 e 0,5 minutos. Foi obtido um acréscimo significativo no fluxo do permeado quando realizada a descolmatação mecânica a cada 0,5 minutos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Tavares, Miguel José Pereira. "Optimização do tratamento por ultrafiltração, de efluente de ETAR, através do pré-tratamento com filtro biológico de CAG e filtro biológico multicamada." Master's thesis, FCT - UNL, 2008. http://hdl.handle.net/10362/1837.

Full text
Abstract:
Dissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Engenharia do Ambiente - Perfil Sanitária
Procurando criar soluções para fazer frente a uma procura cada vez mais exaustiva por fontes de água em resultado de uma maior escassez de água à escala mundial, a reutilização de efluente das ETAR para fins que não exijam água potável, poderá tornar-se frequentemente uma opção que se requer viável. O tratamento de água para reutilização poder recorrer a diversos processos, sendo o tratamento por membranas um processo com garantias de segurança inerente às características de um tratamento com barreira física selectiva. A ultrafiltração (UF) distingue-se de entre outros tratamentos por membranas devido a uma selectividade restrita o suficiente para remover vírus da água a uma boa relação custo-eficiência. Perante uma, ainda presente, dificuldade em melhorar a performance deste processo de tratamento, comprometido pelo fenómeno de fouling que reduz a aplicabilidade do mesmo, a introdução de pré-tratamentos com vista ao aumento da performance da UF é o objectivo deste trabalho. Nesta pesquisa são abordados dois tipos de pré-tratamentos à UF, um filtro biológico multicamada(BMC) de areia e antracite e um filtro biológico de carvão activado granulado (BCAG). De modo a conhecer possíveis benefícios que estes pré-tratamentos poderão trazer à performance da UF, procedeu-se à medição do parâmetro SUR (specific ultrafiltration resistance) que é um indicador da filterabilidade de uma determinada amostra ao tratamento por ultrafiltração. Foram ainda analisados os parâmetros COD, polissacarídeos, proteínas, cor e substâncias húmicas que são parâmetros que divergem na sua especificidade quanto à possível gama de foulants que abrangem e que estão relacionados com o fouling a longo prazo ao contrário do parâmetro SUR que está mais relacionado com o fouling a curto prazo. Em investigações anteriores tinha-se verificado uma incidência do fouling associado a fracções da amostra de partículas com dimensões entre os 0.1μm-0.45μm. Nesta investigação procedeu-se à medição do parâmetro SUR às amostras divididas em diferentes gamas de dimensões de partículas obtidas pelo fraccionamento de uma amostra inicial por filtros de porosidade conhecida. Os resultados sugerem o filtro BCAG como mais benéfico para a ultrafiltração do que o filtro BMC, em especial na filterabilidade geral do efluente, na filterabilidade da fracção 0.1μm-0.2μm que se revela como uma das mais difíceis de remover, na cor, substâncias húmicas e possivelmente nas proteínas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Fonseca, Ariela Araújo. "Tratamento de esgotos por processo biológico aeróbio eletroquimicamente assistido." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2017. http://repositorio.unb.br/handle/10482/24413.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017.
Submitted by Raquel Almeida (raquel.df13@gmail.com) on 2017-07-31T14:56:16Z No. of bitstreams: 1 2017_ArielaAraujoFonseca.pdf: 3100371 bytes, checksum: f3ba4ba65f4f58e0b4f6547daeaa8c0a (MD5)
Approved for entry into archive by Raquel Viana (raquelviana@bce.unb.br) on 2017-09-06T15:51:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2017_ArielaAraujoFonseca.pdf: 3100371 bytes, checksum: f3ba4ba65f4f58e0b4f6547daeaa8c0a (MD5)
Made available in DSpace on 2017-09-06T15:51:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017_ArielaAraujoFonseca.pdf: 3100371 bytes, checksum: f3ba4ba65f4f58e0b4f6547daeaa8c0a (MD5) Previous issue date: 2017-09-06
Esta pesquisa tem o objetivo de verificar, no âmbito do tratamento de esgotos sanitários, a possibilidade de se realizar o pós-tratamento de um efluente de sistema biológico anaeróbio por meio de um sistema aeróbio integrado ao processo eletrolítico, no intuito de aumentar a eficiência do tratamento biológico em termos de remoção de matéria orgânica, promovendo a integração dos sistemas biológico e eletrolítico em um mesmo reator. Para isso, foram construídos três reatores em vidro que operaram de forma automatizada em bateladas sequenciais. Cada reator representou um dentre três tipos de tratamento, que foram: (i) tratamento aeróbio - RB (1); (ii) tratamento eletrolítico - RE (2); e (iii) a associação dos dois processos, o reator bioeletrolítico - RBE (3). A pesquisa foi realizada em três fases com eletrodos diferentes, que foram os seguintes: (Fase 1) de grafite de tela lisa com reforço metálico; (Fase 2) de aço inox; e (Fase 3) de grafite puro rígido. A corrente elétrica aplicada foi de 1 mA a 100 mA. Durante o período de operação do sistema, foi realizado o monitoramento de DQO, sólidos totais e suspensos, turbidez, e da comunidade zooplanctônica, por meio de identificação e contagem dos microrganismos. A terceira fase de operação produziu os maiores valores de eficiência do sistema em termos de remoção de matéria orgânica em todos os reatores, com valores de remoção de DQO alcançados de 86%, 79% e 87%, para o RB (1), RE (2) e RBE (3) respectivamente. As melhores eficiências de remoção semanais do RE (2), 77%, 81% e 92% foram alcançadas com as aplicações das densidades de corrente de 0,05 A/m2 na primeira e na segunda fase, e 5,49 A/m2 na terceira fase. No caso do RBE (3), as melhores eficiências semanais, 76%, 90% e 98%, foram alcançadas durante a primeira, segunda e terceira fases, durante as aplicações das densidades de corrente de 0,11 A/m2 , 0,27 A/m2 e 0,05 A/m2 . Por fim, o RB (1) obteve um desempenho global de 75%, 84% e 86% na primeira, segunda e terceira fases de operação, respectivamente. Chegou-se à conclusão de que o reator bioeletrolítico, na forma proposta, não conseguiu eficiência de remoção de matéria orgânica suficientemente mais elevada do que o reator biológico tal que pudesse justificar a sua aplicação.
This research has the objective of verifying, within the scope of sanitary sewage treatment, the possibility of performing the post-treatment of an anaerobic biological system effluent through an aerobic system integrated to the electrolytic process, in order to increase the efficiency of the biological treatment in terms of the removal of organic matter, promoting the integration of biological and electrolytic systems in the same reactor. For doing this, three glass reactors were built that operated in an automated way in sequential batches. Each reactor represented one of three types of treatment, which were: (i) aerobic treatment - RB (1); (ii) electrolytic treatment - RE (2); and (iii) the association of the two processes, the bioelectrolytic reactor - RBE (3). The research was carried out in three phases with different electrodes, which were as follows: (Phase 1) of flat screen graphite with metallic reinforcement; (Stage 2) stainless steel; And (Phase 3) rigid pure graphite. The applied electric current was from 1 mA to 100 mA. During the period of system operation, COD, total and suspended solids, turbidity, and the zooplankton community were monitored by means of identification and counting of the microorganisms. The third phase of operation produced the highest values of efficiency of the system in terms of removal of organic matter in all reactors, with COD removal values reached of 86%, 79% and 87% for RB (1), RE (2) and RBE (3) respectively. The best weekly removal efficiencies of RE (2), 77%, 81% and 92% were achieved with applications of current densities of 0.05 A / m2 in the first and second phases and 5.49 A / m2 In the third stage. In the case of RBE (3), the best weekly efficiencies, 76%, 90% and 98%, were reached during the first, second and third phases during the applications of current densities of 0.11 A / m2, 27 A / m2 and 0.05 A / m2. Finally, RB (1) achieved an overall performance of 75%, 84% and 86% in the first, second and third phases of operation, respectively. It was concluded that the bioelectrolytic reactor, in the proposed form, did not achieve sufficiently high removal efficiency of organic matter than the biological reactor, which could justify its application
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Provenzi, Graziella. "Biorreator à membrana submersa para tratamento biológico de efluentes." Florianópolis, SC, 2005. http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101967.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental.
Made available in DSpace on 2013-07-15T23:41:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 213572.pdf: 1892651 bytes, checksum: dbb777f01ec0f1d43940a2c7059d2a94 (MD5)
O biorreator à membrana (BRM) permite a retenção da biomassa e microrganismos patógenos, promovendo maior eficiência no tratamento de efluente e segurança bacteriana no permeado. O efluente tratado apresenta boas condições de reúso. O trabalho desenvolvido nesta Tese utilizou o BRM submersa para o tratamento de um efluente sintético, avaliando-se seu desempenho hidrodinâmico e físico-químicos no controle da colmatação. Os estudos experimentais foram realizados no Laboratório de Génie des Procédés d#Élaboration des Bioproduits (GDPB), na Universidade Montpellier II, França. Os experimentos consistiram em acompanhar, durante 15 meses ininterruptos, o desempenho dos procedimentos sobre o plano de qualidade de tratamento de um efluente sintético e a evolução da colmatação da membrana. Os adjuvantes: cloreto férrico (FeCl3) e carvão ativo (CA) foram adicionados no tanque de alimentação, substrato, com o objetivo de aumentar o tamanho médio das partículas da suspensão biológica por floculação e adsorsão, para então verificar a minimização da colmatação das membranas. Os fluxos de permeação estudados foram: 5, 10 e 15 L/h.m2. Os estudos para a compreensão da colmatação nas membranas apresentaram resultados satisfatórios. A suspensão biológica sem adição de adjuvantes, chamada por
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Freitas, Neto Mário de Alencar. "Tratamento biológico do líquido da casca do coco verde." reponame:Repositório Institucional da UFC, 2007. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16849.

Full text
Abstract:
FREITAS NETO, M. A. Tratamento biológico do líquido da casca do coco verde. 2007. 135 f. Tese (Doutorado em Engenharia Civil: Saneamento Ambiental) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.
Submitted by Hohana Sanders (hohanasanders@hotmail.com) on 2016-04-28T13:55:24Z No. of bitstreams: 1 2007_tese_mafreitasneto.pdf: 1498512 bytes, checksum: 537e9e2ffeea7dcd75ba4f65fd9eb8d3 (MD5)
Approved for entry into archive by Marlene Sousa (mmarlene@ufc.br) on 2016-05-17T18:02:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2007_tese_mafreitasneto.pdf: 1498512 bytes, checksum: 537e9e2ffeea7dcd75ba4f65fd9eb8d3 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-05-17T18:02:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2007_tese_mafreitasneto.pdf: 1498512 bytes, checksum: 537e9e2ffeea7dcd75ba4f65fd9eb8d3 (MD5) Previous issue date: 2007-07-26
With the aim of aggregating value to the productive chain of coconut and to expand its agrobusiness, Embrapa Agroindústria Tropical (Brazilian Agricultural Research Corporation, Tropical Agroindustry National Centre) developed a system for processing the husk of immature coconut in order to produce fibre and coir dust, which have several environmental and commercial applications. During the pressing stage, a liquid is generated, denominated Coconut Husk Liquor (CHL), which contains high concentration of organic matter (varying form 60 to 80 gDQO/L), including tannins. In this work, the performance of an Upflow Anaerobic Sludge Blanket Reactor (UASB) and a Fungi Biological Reactor (FBR) were evaluated for the treatment of CHL. The lab-scale UASB reactor, with a working volume of 16,8L, was operated during 222 days with an increasing organic loading rate (OLR), starting from 2.2 kgCOD/m3.d and reaching up to 10 kgCOD/m3.d. The lab-scale FBR, with a working volume of 100L, was operated with OLR of 5,0 kgCOD/m3.d, during 116 days, and then with OLR of 2,5 kgCOD/m3.d during 158 days. The performance of UASB reactor evaluated based on influent and effluent COD and total tannins; sludge specific methanogenic activity (SMA) and anaerobic toxicity; gas production and composition; pH, alkalinity and volatile fatty acids; and sludge retention time. The performance of FBR was monitored on the basis of on influent and effluent COD, total tannins and suspended solids. Other analysis were also accomplished: aerobic CHL biodegradability, sludge stability, and effect of Aspergillus niger on the degradation of CHL. Results showed that UASB reactor was maintained stable during the whole operation, with COD removal efficiency higher than 80%, total tannins removal efficiency of around 48%, and the ratio AGV/alkalinity lower than 0,30. Biogas presented 75% of methane on its composition. Toxicity tests demonstrated that CHL was not toxic to the methanogenic consortia. FBR was initially inoculated with Aspergillus niger AN-400. However, this fungus was substituted by the yeast that is natural on coconut husk, which was confirmed by tests carried out on Petri plate tests. When this reactor was operated with OLR of 5.0 kgCOD/m3.d and without sludge removal, the COD removal efficiency was around 58%. The performance improved up to 91% when OLR was decreased to 2.5 kgCOD/m3.d and sludge was weekly removed from the top or reactor. During this period, total tannin removal efficiency was approximately 15%. Despite the low tannin removal efficiency, this aerobic reactors can be used as an alternative for easy-degradable organic matter, facilitating the recovering of tannins for commercial uses. Results obtained from Petri plate tests show that Aspergillus niger AN-400 was able to grow in a medium with CHL. However, results from batch tests demonstrated that this species did not affect the DQO and tannins removal rates, when it is inoculated in a solution with raw CHL. The configuration of the reactor with fungi used in this research showed operational problems related with excess biomass removal.
Buscando agregar valor à cadeia produtiva do coco e expandir o agronegócio envolvido, a Embrapa Agroindústria Tropical desenvolveu um sistema de beneficiamento da casca do coco verde para produção de pó e fibra que tem diversas aplicações ambientais e comerciais. Durante a etapa de prensagem do beneficiamento deste resíduo, é gerado um líquido denominado Líquido da Casca do Coco Verde (LCCV), que apresenta elevada concentração de matéria orgânica, cuja DQO varia de 60 a 80 gO2/L, incluindo taninos. Nesta Tese avaliou-se a performance de um reator anaeróbio de fluxo ascendente e manta de lodo (Upflow Anaerobic Sludge Blanket – UASB) e um Reator Biológico com Fungos (RBF) para tratamento do LCCV. O UASB escala de bancada (16,8L) foi operado durante 222 dias, com carga orgânica volumétrica (COV) crescente, iniciando com 2,2 KgDQO/m³.d, e finalizando com 10,0 KgDQO/m³.d. O RBF escala de bancada (100L) foi operado com COV de 5,0 KgDQO/m³.d durante 116 dias, e em seguida com COV de 2,5 KgDQO/m³.d durante 158 dias. A performance do UASB foi avaliada através de determinações de DQO e taninos totais do afluente e efluente; atividade metanogênica específica (AME) do lodo e toxicidade anaeróbia; composição e produção de biogás; pH, alcalinidade e ácidos graxos voláteis (AGV). A performance do RBF foi monitorada através de determinações de DQO, taninos totais e série de sólidos do afluente e efluente. Além disso, foram realizados alguns ensaios: Biodegradabilidade aeróbia do LCCV, estabilidade anaeróbia do lodo, e o efeito da espécie Aspergillus niger AN 400 na degradação do LCCV. Os resultados demonstraram que o UASB manteve-se estável durante a operação, com eficiência de remoção de DQO superior a 80% e de taninos em torno de 48%. A razão AGV/alcalinidade ficou sempre inferior a 0,30. O biogás apresentou composição de 75% de metano. Os ensaios de toxicidade demonstraram que o LCCV não foi tóxico à biomassa metanogênica presente no UASB. O RBF foi inicialmente inoculado com Aspergillus niger AN 400. No entanto, através de análises microbiológicas, foi comprovado que este fungo foi substituído por leveduras naturalmente presentes no LCCV. Quando este reator foi operado com COV de 5,0 KgDQO/m³.d, e sem descarte de biomassa, a eficiência de remoção de DQO ficou em torno de 58%. Esta eficiência aumentou para 91% quando a COV aplicada diminuiu para 2,5 KgDQO/m³.d, e foram realizados descartes semanais da biomassa localizada na parte superior do reator. Neste período, a remoção média de taninos foi de 15%. Apesar desta baixa remoção de taninos, reatores aeróbios podem ser usados como alternativas para remoção de matéria orgânica facilmente degradável, viabilizando a recuperação dos taninos para uso comercial. Os resultados obtidos em testes em placas de Petri demonstraram que a espécie fúngica Aspergillus Niger AN 400 foi capaz de se desenvolver em meio contendo LCCV. Contudo, resultados dos testes em batelada demonstraram que esta espécie não alterou as taxas de remoção de DQO e taninos, quando foi inoculado em meio contendo LCCV bruto. A configuração do reator com fungos utilizada nesta pesquisa apresentou problemas operacionais relacionados com o descarte do excesso de biomassa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

de, Aguiar Chagas Morgane. "Tratamento de efluente têxtil por processos físico-químico e biológico." Universidade Federal de Pernambuco, 2009. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5020.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-12T17:35:27Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo2214_1.pdf: 1159968 bytes, checksum: 78345378a5ccb6297b4ffe41854bf365 (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2009
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
O Arranjo Produtivo Local (APL) de confecção do agreste pernambucano responde por cerca de 15% da produção nacional, principalmente na confecção de jeans. As fábricas se baseiam em processos úmidos gerando uma grande quantidade de efluentes que quando não tratados adequadamente, possuem alto poder poluidor. As águas residuárias geradas nas indústrias do APL são tratadas por processos físicoquímicos, representados pelas etapas de coagulação, floculação, sedimentação e filtração. No entanto, de forma geral, os efluentes tratados não atendem ao padrão de emissão estabelecido pela legislação brasileira. O reúso direto ou indireto dos efluentes tratados é prática comum na região, que tem impacto direto sobre a eficiência do processo produtivo. Neste trabalho, tecnologias de tratamento físico-químico e biológico anaeróbio foram avaliadas para produzir efluente de melhor qualidade e contribuir para a prática do reúso. A eficiência de quatro coagulantes comerciais foi testada para a remoção de turbidez, cor verdadeira e DQO. Foram realizados experimentos de bancada (jar test) para diversas dosagens de coagulantes. Foi observada boa eficiência de remoção de turbidez e cor verdadeira para todos os coagulantes testados (em torno de 98% e 60%, respectivamente). No entanto, as remoções de DQO foram insatisfatórias para lançamento em corpos de água quando o tratamento físicoquímico foi usado isoladamente. Para o tratamento anaeróbio, foram operados, em regime de batelada, três reatores, com quatro litros cada, com e sem suplementação nutricional. Os reatores foram operados por 144 dias com aumento gradativo da concentração do efluente têxtil (ET 0%, 10%, 30%, 50%, 70% e 100%) em relação ao esgoto doméstico sintético. Observou-se que a eficiência de remoção de DQO foi estável, em torno de 50% durante a maior parte do período operacional, não tendo sido observada influência dos micronutrientes sobre o processo de degradação
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Ventura, Maxime André Leroy Ferreira. "Modelização de um processo aérobio de tratamento biológico de resíduos." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2009. http://hdl.handle.net/10773/688.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Andrade, Wellington Santos de. "Modelagem de tratamento biológico de esgotos em reator batelada sequencial." Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1988. http://hdl.handle.net/11422/3906.

Full text
Abstract:
Submitted by Fatima Fonseca (fatima.fonseca@sibi.ufrj.br) on 2018-04-26T18:48:00Z No. of bitstreams: 1 165722.pdf: 2267966 bytes, checksum: 3fb406a8b55af28623dcd1c4983a9fa2 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-04-26T18:48:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 165722.pdf: 2267966 bytes, checksum: 3fb406a8b55af28623dcd1c4983a9fa2 (MD5) Previous issue date: 1988-04
A eliminação biológica de componentes químicos e DBO tem sido realizada em sistemas nos quais a concentração do efluente no interior do reator é extremamente baixa. Sendo normalmente proporcional à concentração do substrato, a taxa de reação é baixa, necessitando um longo tempo de residência. O presente trabalho investiga a vantagem cinética do reator batelada e indica a possibilidade de seu uso em alternativa ao convencional sistema contínuo. É apresentado um modelo matemático envolvendo as duas fases de despoluição: remoção carbonácea e nitrificação. Com a formulação de um programa computacional são realizadas simulações de tratamento, investigando o comportamento dos principais parâmetros intervenientes. Os estudos concentram-se no tempo de enchimento, carga orgânica afluente, concentração de microorganismos e suas características de desenvolvimento.
The biological removal of chemical polutants and BOD from sewage has been performed is continuous stirred tank reactors, operating at very low concentration of effluent within the reactor. The rate of reaction is normaly proportional to concentration and therefore very long residence time is required. This work examines the kinetic advantage obtainable with batch reactors and points to the possibility of their use instead of the conventional continuous reactors. A mathematical model is presented, including the two phases of treatment - carbonaceous material and nitrification. A computer simulation of the treatment is used to predict the behaviour of the main system parameters. The study focus the influence of filling time, incoming organic load, microorganism concentration and their growth characteristics.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

VILELA, Mirian Lima. "Tratamento Biológico do Resíduo da Indústria de Sorvetes por Zygomycetes." Universidade Federal de Pernambuco, 2012. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10876.

Full text
Abstract:
Submitted by Nathália Neves (nathalia.neves@ufpe.br) on 2015-03-05T18:28:51Z No. of bitstreams: 2 Dissertação de Mestrado FINAL 2_2.pdf: 931387 bytes, checksum: 8c678d9ee4559050331bdc307a7e62f9 (MD5) license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-03-05T18:28:51Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação de Mestrado FINAL 2_2.pdf: 931387 bytes, checksum: 8c678d9ee4559050331bdc307a7e62f9 (MD5) license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) Previous issue date: 2012-02-09
CAPES
Devido a grande necessidade de reduzir danos ambientais, pelo descarte de resíduos da indústria alimentícia, objetivou-se tratar biologicamente o efluente sólido do efluente de uma indústria de sorvetes, localizada na região metropolitana do Recife, PE, Brasil, utilizando os gêneros Mortierella, Cunninghamella e Mucor, pertencentes à classe Zygomycetes, ordem Mucorales, por possuírem grande capacidade de resistência aos altos índices de contaminação, de acordo com a literatura, produzindo enzimas biocatalíticas. As 19 linhagens pertencem a Coleção de Cultura URM do Departamento de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco foram submetidas aos ensaios de capacidade de crescimento nas concentrações 5, 10 e 15% do resíduo; diminuição da Demanda Química de Oxigênio (DQO) e Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), consumo de nitrogênio, potássio e fósforo e produção de lipases. Inicialmente as linhagens foram selecionadas pela capacidade de crescerem em placas de Petri, contendo meio ágar água destilada, acrescido de 15% (m/v) do resíduo de sorvete. Depois foram realizados os ensaios em caldo resíduo de sorvete (15% m/v), com 17 dias de cultivo, para avaliação da biodegradabilidade e um controle abiótico. As linhagens Cunninghamella elegans URM6017 e URM5780 mostraram-se mais eficientes com a diminuição de 98,98% e 98,09 de DQO e 98,59% e 97,08 de DBO, respectivamente. Enquanto que no controle abiótico ocorreu uma diminuição de 92,49% de DQO e 92,57% de DBO e o nitrogênio de 20,83% e potássio de 98,02%. A linhagem URM 6017 apresentou um consumo de 66,07% de nitrogênio total e 99,85% de potássio. Durante o experimento os valores de pH variaram de 4,97 para o controle abiótico a 7,51 para URM6017 e de 6,92 para URM5780, ao final do processo. A atividade lipolítica das linhagens URM6017 foi de 2,01 U/mL utilizando como substrato o resíduo de sorvete e de 4,61 U/mL com o resíduo de sorvete adicionado de azeite de oliva e para a URM5780 foi de 2,73 U/mL e 3,84 U/mL, respectivamente. Das 19 linhagens estudadas, duas linhagens de Cunninghamella elegans URM6017 e URM5780 mostraram-se eficientes na redução da matéria orgânica contida no resíduo de sorvete.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Tratamento biológico"

1

Kwok-Keung, Au, and World Health Organization, eds. Water treatment and pathogen control: Process efficiency in achieving safe drinking-water. London: Published on behalf of the World Health Organization by IWA Pub., 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Godoi, Leandro Augusto G. de, Rachel Biancalana Costa, Renata de Bello Solcia Guerrero, Carla Eloísa Diniz dos Santos, Carolina Aparecida Sabatini Mirandola, and Maria Angela Tallarico Adorno, eds. Métodos analíticos aplicados ao monitoramento de processos biológicos de tratamento de águas residuárias. Universidade de São Paulo. Escola de Engenharia de São Carlos, 2021. http://dx.doi.org/10.11606/9786586954067.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Au, Kwok-Keung, and M. W. LeChevallier. Water Treatment and Pathogen Control: Process Efficiency in Achieving Safe Drinking-Water (Who Drinking Water Quality). World Health Organization, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Sezerino, Pablo Heleno, Catiane Pelissari, Arieleen Reis da Silva, Mateus Pimentel de Matos, Antonio Teixeira de Matos, Leandro Bassani, Samara Terezinha Decezaro, et al. Wetlands construídos como ecotecnologia para o tratamento de águas residuárias: Experiências brasileiras. Brazil Publishing, 2021. http://dx.doi.org/10.31012/978-65-5861-293-3.

Full text
Abstract:
Os sistemas wetlands construídos são uma ecotecnologia de tratamento de águas residuárias enquadrados como soluções baseadas na natureza. Inúmeros elementos físicos e biológicos – em destaque os materiais filtrantes, as macrófitas e os microrganismos – atuam em consonância nas remoções da matéria orgânica suspensa e dissolvida presentes nos afluentes submetidos ao tratamento, bem como, nas transformações dos nutrientes presentes. Os wetlands construídos compõem inúmeros arranjos tecnológicos de tratamento de esgotos, são consolidados no mundo e no Brasil como mais uma opção para o controle da poluição hídrica. Inúmeras empresas, operadoras de saneamento, universidades e centros de pesquisa vêm aplicando e estudando as diversas modalidades de wetlands construídos. O Grupo Wetlands Brasil, o qual congrega inúmeros pesquisadores e praticantes distribuídos em todo o território nacional, foi estabelecido há uma década tendo como premissa a disseminação da utilização desta ecotecnologia na busca da universalização do esgotamento sanitário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Pereira, José Morgado. A Psiquiatria em Portugal nas primeiras décadas do século XX: Protagonistas. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2020. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-1978-1.

Full text
Abstract:
O autor estuda a psiquiatria portuguesa no período da sua institucionalização. Faz uma síntese do contexto científico- médico internacional, mostrando os progressos da medicina, onde além da biologia se inicia no fim do século XIX o estudo das formulações psicogenéticas. Depois analisa o contexto nacional, incluindo legislação, os estabelecimentos e sua história, os regulamentos, planos de reforma, publicações e divulgação científica, e o ensino, com destaque para a reforma de 1911. Os protagonistas, as suas ideias e trabalhos publicados são analisados, procurando mostrar as suas diferenças de opinião em diversas matérias, em tempos históricos atravessados por conflitos sociais e políticos, mas de grande riqueza no plano das ideias. Se na primeira fase as principais figuras são arautos de correntes filosóficas e científicas oitocentistas, na segunda fase surgem novas ideias que permitem a renovação das relações entre a neurologia e a psiquiatria, divulgando-se uma atitude mais psicológica e psicoterapêutica. Em conclusão, a psiquiatria, de acordo com um alargamento pluridisciplinar, vai definindo formas mais diversificadas de tratamento institucional, com uma visão biológica mais integradora.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Oliveira, Mário Cézar Amorim de, Nilson de Souza Cardoso, and Jaqueline Rabelo de Lima. Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.000.

Full text
Abstract:
Você tem em mãos o e-book com os Anais do ENEBIOnLine, a edição totalmente à distância (ou remota, ou virtual, ou on-line, como queira! rs) do VIII Encontro Nacional de Ensino de Biologia (VIII ENEBIO), do VIII Encontro de Ensino de Biologia da Regional Nordeste (VIII EREBIO-NE) e do II Simpósio Cearense de Ensino de Biologia (II SCEB). Uma edição histórica, em vários sentidos: 1. A primeira edição completamente não presencial dos nossos encontros de Ensino de Biologia; 2. A primeira edição organizada e realizada durante uma pandemia de grandes proporções que causa (ainda, infelizmente) uma crise sanitária sem precedentes na história mundial; e 3. Uma edição que tem “história pra contar”, exatamente em virtude desses contextos. Em 2018, no VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia (VII ENEBIO) e I Encontro Regional de Ensino de Biologia (I EREBIO-NORTE), estávamos muito animados em trazer de volta para o Nordeste esse evento que bianualmente congrega nossa comunidade sbenbiana e tem o papel fundamental de dar continuidade e ampliar as ações da SBEnBio, promovendo interações de profissionais que atuam em diversos níveis e ambientes educativos no ensino de Ciências e de Biologia. Além disso, pensávamos em consolidar o EREBIO-NE como um importante espaço acadêmico-científico de troca e aprendizados entre professores e pesquisadores da região. Esses encontros congregam pesquisadores dos campos do Ensino de Ciências e Biologia, professores do ensino superior e da educação básica, além de estudantes das Licenciaturas em Ciências Biológicas e afins, alcançando quatro importantes segmentos de investimento na educação científica de qualidade. Empolgados com a expressiva participação numérica alcançada nos encontros nacionais anteriores e com a possibilidade de mitigar a carência de eventos dessa natureza e magnitude na região nordeste, em 2019 submetemos três propostas de tema gerador a uma enquete pública nas redes sociais. O tema gerador escolhido para o VIII ENEBIO, VIII EREBIO-NE e II SCEB, foi Itinerários de Resistência: Pluralidade e Laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Um tema que nos possibilitaria propor debates sobre questões pertinentes ao contexto social, político e educacional que o país atravessava e que acreditávamos que impactariam a formação inicial e continuada tanto quanto o trabalho de professores de Ciências e Biologia, tais como: as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores, as recém aprovadas Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, além de questões sócio ambientais e culturais, educação para as relações étnico-raciais, educação no campo, educação indígena, relação entre conhecimento científico e conhecimentos de outras naturezas (religiosos, senso comum etc.), dentre tantas outras importantes questões. Nem imaginávamos que um vírus, que ironia, nos imporia mudanças... ainda no final de 2019 vimos nos noticiários o surto do SARS-CoV-2 na China... graças à nossa formação específica (em Ciências Biológicas) e à lembrança de situações anteriores, como a do surto da Síndrome Aguda Respiratória Grave (SARS) em 2002-2003, sabíamos que poderíamos estar diante não apenas de uma mera “gripezinha”, mas mantivemos os planos do evento que estava agendado para acontecer no período de 29 de Abril a 02 de Maio de 2020. Tínhamos um enorme interesse em promover o debate acerca das experiências dos professores e pesquisadores que atuam em diferentes espaços e níveis de escolaridade e refletir sobre como as características da pluralidade e laicidade necessárias a uma educação básica democrática e inclusiva, especialmente a educação científica, estavam, e ainda estão hoje, vulneráveis no contexto dos atuais projetos e políticas educacionais. Nesse contexto, debater conflitos, propor ações e compartilhar experiências eram os desafios que nos moviam a pensar itinerários de resistência que caminhassem na direção do fortalecimento da profissão docente e do ensino de Ciências e de Biologia. Com o aumento do número de casos de infecções na China e com sua disseminação pela Europa, nos acendeu o alerta para um eventual adiamento. Em março, o primeiro caso no Brasil é noticiado, mais tensão e mais apreensão. Tivemos uma primeira onda, da qual, para alguns especialistas, nunca saímos, decidimos, portanto, após as primeiras medidas de isolamento social, adiar a realização do Encontro para acontecer, ainda presencialmente, de 02 a 04 de setembro de 2020. Em 31 de maio, já somávamos mais de 29 mil vidas ceifadas no país pela COVID-19, em meio a negacionismos de todas as ordens que indicavam que o quadro provavelmente pioraria. Em junho de 2020, a Coordenação Organizadora Local, em concordância com a Diretoria Executiva Nacional (DEN) da SBEnBio e seu Conselho Deliberativo Nacional (CDN), comunicava o adiamento do evento por tempo indeterminado. Nesse momento, tínhamos indicativos de que poderíamos contar em breve com uma vacina, mas não havia prazo para que isso acontecesse. O Ceará e outros estados nordestinos estavam em lockdown, o país estava atônito frente à disseminação do vírus e ao negacionismo dos que deveriam estar lutando para combatê-lo. Final do ano de 2020, apesar de uma pequena queda do número de mortes no país e do anúncio de vacinas por laboratórios e institutos como o Butantan e a Fiocruz, as exitosas experiências de nossa parceira, Realize Eventos Científicos, na organização de eventos nacionais on-line, nos estimulou a retomar a organização do evento e considerar a possibilidade de sua realização nesse modelo. Seria uma aventura! Mas será que a vacinação não possibilitaria nos encontrarmos presencialmente, já em 2021? As estimativas não eram nada animadoras. Tudo indicava que o foco do governo federal seria o “tratamento precoce”, sabidamente ineficiente. Enfim, nos apegamos a experiência de nossa parceira e, em novembro de 2020, anunciamos o novo formato do evento, nascia o ENEBIOnLine! E foi contando com expressiva compreensão e apoio da comunidade sbenbiana que, mesmo que registrado descontentamentos, prevaleceu a decisão consciente ante a crise sanitária que ainda enfrentávamos no final de 2020 e início de 2021; e de 25 a 29 de janeiro aconteceu o VIII ENEBIO, VIII EREBIO-NE e o II SCEB, no formato totalmente on-line. Mantivemos praticamente a mesma programação, apesar do contexto da pandemia de COVID-19 e de suas implicações para a nossa área, como o impacto do ensino remoto na educação científica e formação docente, terem permeado inevitavelmente os debates nas palestras, mesas redondas e sessões de apresentação de trabalho. Podemos dizer que foi um “sucesso de público e de crítica”, com 909 credenciados participando das seis mesas redondas, palestras de abertura e encerramento, reunião ampliada da SBEnBio, painel temático reunindo as ex-presidentas e os ex-presidentes da associação... e tudo no conforto e na segurança de nossos lares. Uma decisão que já durante o evento se mostrava acertada, tendo em vista o recrudescimento da crise sanitária, com aumento alarmante do número de mortos (hoje, já somamos mais de 265.500 vidas perdidas para a COVID-19, segundo o último balanço do consórcio de veículos de imprensa), colapso da rede de atendimento hospitalar e que, possivelmente, será agravada em função da morosidade da vacinação no país associada ao “jeitinho brasileiro” de desobedecer as normas básicas de (auto)proteção contra a infecção. Apesar dos tempos terríveis que aparentemente ainda haveremos de enfrentar, esperamos que o reconhecimento pelo STF da perseguição jurídica sofrida pelo nosso ex-presidente da República... ops (desculpem-nos o ato falho! rs)... esperamos que a publicação desse e-book com os Anais do ENEBIOnLine, contendo a íntegra dos 632 trabalhos apresentados durante o evento, chegue como um sopro de esperança de que dias melhores virão! De que depois da peste e da tempestade, virá a bonança... de que, no segundo semestre de 2022, todes vocês poderão estar conosco em Fortaleza, Ceará, para o IX ENEBIO, IX EREBIO-NE e III SCEB... para sentir o calor da ‘Terra da Luz’ e do abraço que não pôde ser dado, para debater sobre o Ensino de Biologia, cada dia mais necessário no enfrentamento do negacionismo científico e das fake news que adoecem de morte o Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Balestero, Gabriela Soares. Gênero, raça, classe e o direito: uma análise inclusiva. Editora Amplla, 2022. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.grc1006-0.

Full text
Abstract:
Com muita satisfação publicamos a obra intitulada “Gênero, raça, classe e o Direito: uma análise inclusiva”. Trata-se de uma obra que visa reunir pesquisas sobre estudos de gênero oriundas dos mais diversos pesquisadores de nosso país. Portanto, a presente obra traz temas muito interessantes e polêmicos, possuindo uma análise interseccional entre Gênero, Raça, Classe e Direitos Humanos. O primeiro capítulo intitulado “Diferenças de gênero na ciência e tecnologia: as questões de interseccionalidade a partir de experiências femininas” teve como objetivo principal estudar as mulheres na ciência, visto que a Ciência e Tecnologia (C&T) é um espaço de pesquisa e extensão de larga exploração desde o advento do capitalismo e por ter vinculação direta com as ciências da natureza, o ambiente ficou tradicionalmente conhecido como um espaço masculino devido a construção de um imaginário patriarcal. A estrutura das organizações não possibilita o êxito profissional do gênero feminino, o que nos possibilita afirmar que isso se deve mais pelas estruturas institucionais inapropriadas do que a falta de aptidão para as mulheres nas áreas da C&T. Nesse aspecto, ser uma mulher inserida na C&T é transgredir a cultura, afinal há uma diferença de gênero na área que resulta em silenciamentos, perseguições, preconceitos e dificuldades. O segundo capítulo intitulado “Violência de gênero: tecendo reflexões acerca da questão racial” visa aprofundar a temática da violência de gênero a partir do viés da interseccionalidade de gênero, raça e classe, os três eixos estruturantes que constituem a nossa sociedade. Não obstante, fruto de uma sociedade patriarcal, capitalista e racista em que a violência contra as mulheres atinge todas as classes sociais, raças e etnias, este trabalho se propõe analisar essas violações com ênfase nos dados estatísticos que mostram que as mulheres negras são as mais violadas no que se refere a violência doméstica. Para Heleieth Saffioti, os três eixos se fundem de maneira profunda e formam um “nó”. O patriarcado é o eixo mais antigo, logo, o racismo e o capitalismo encontram nele um terreno fértil para sua instalação e reprodução. Para além disso, busco trazer a reflexão dos avanços e limites legais na prevenção e enfrentamento à violência contra às mulheres, bem como busco atentar aos desafios profissionais presentes nos serviços de atendimento e os efeitos da pandemia de Covid-19. Para tal, foi realizada uma revisão e análise bibliográfica de livros, artigos, dossiês e leis. Além dessas fontes, foi utilizado vivências e experiências de estágio no Centro de Referência para Mulheres Suely Souza de Almeida (CRM-SSA). O terceiro capítulo intitulado “A representatividade da pessoa com deficiência física nas histórias em quadrinhos (HQs)” trata da importância da representatividade de pessoas com deficiência física no conteúdo das histórias em quadrinhos (HQS), contribuindo para a desconstrução de estereótipos existentes. Onde essas personagens através dos textos e das figuras oriundas do trabalho dos cartunistas grandes contribuintes auxiliam para informar, reduzir diferenças em qualquer faixa etária, ferramenta didática, auxilia na representatividade, visibilidade e inclusão. Apresentamos aqui através dessa pesquisa qualitativa, descritiva e bibliográfica apoiada na escrita um breve panorama das HQS e da deficiência, os tipos de deficiências e apresentamos as respectivas personagens com as mesmas características. O quarto capítulo intitulado “Assédio moral no serviço público estadual” tem como objetivo analisar um caso de assédio moral no trabalho ocorrido no âmbito da administração pública em Santa Catarina. As dificuldades e os desafios vivenciados pela vítima auxiliam a repensar acerca das possibilidades de prevenção, repressão e punição do assédio moral na esfera pública administrativa estadual, bem como a reparação de danos na justiça. Diante da análise do caso, observou-se que o assédio moral no trabalho é um fenômeno complexo, multidimensional, e que causa danos físicos e psicossociais, podendo acarretar incapacidade para o trabalho (aposentadoria precoce). Nesse contexto, pondera-se que os trabalhadores da administração pública, de regime estatutário, podem denunciar o assédio moral em duas esferas distintas, administrativa e justiça comum. O quinto capítulo intitulado “Biologia celular e molecular: a relevância do homossexualismo e seus componentes genéticos e biológicos” teve por objetivo realizar um levantamento bibliográfico sobre esta temática, tão atual na sociedade humana, abordando assim as contribuições genéticas e enfatizando os preconceitos da sociedade de forma ativa para os LGLBT (Lésbica, gays, bissexuais e transgêneros) A sexualidade é uma necessidade vital para vida do ser humano, desde a sua infância onde vem conhecer a sua higienização, a percepção do sexo masculino e feminino, características dos seus órgãos genitais e da necessidade que evidenciam cada um deles, até a vida adulta, onde tem sua vida sexual ativa. Porém, a sociedade de forma incoerente, de forma crítica e irrelevante, faz o julgamento da opção e determinação sexual, não considerando os fatores que afloram diante dos caracteres genéticos, fatores esses que agregam nos cromossomos, que vem do início de sua formação. O sexto capítulo intitulado “Morro da Gamela: a sacralidade ao longo do tempo” os autores dissertam que muitos crentes que peregrinam até o morro da gamela na atualidade pensando que a sacralidade do lugar seja algo iniciado pelos seguidores do cristianismo. Entretanto, de acordo com algumas publicações do periódico Diário da Manhã, tais cerimônias, bem como também a localidade, eram vistos por um segmento da sociedade capixaba da época como algo afrontoso. Na edição do dia 13 de maio de 1917 o Diário da Manhã publicou uma matéria que tinha como título: “Um antro de reuniões suspeitas” (figura 1), narrando uma ação policial realizada no Morro da Gamela. O sétimo capítulo intitulado “Contextualizando as atitudes dos profissionais da saúde em relação ao aborto legal” destaca que na maioria dos países desenvolvidos, o aborto é permitido para salvar a vida da gestante, resguardar a sua saúde física ou mental, quando a gravidez resultou de estupro ou incesto, em casos de anomalia fetal, por razões socioeconômicas e por requisição da mulher. Contudo, no Brasil, o aborto é ainda um tema polêmico que suscita discussões nas diversas áreas do conhecimento, notadamente entre os profissionais da área de saúde que realizam o procedimento. O objetivo geral do estudo é realizar uma análise da produção científica sobre as atitudes dos profissionais de saúde em relação ao aborto legal. O oitavo capítulo intitulado “Sistema prisional brasileiro: o processo de ressocialização de ex-detentas ao convívio social” tem como objetivo refletir sobre a realidade vivida pelas detentas nas prisões brasileiras e entender como o Sistema Prisional pode influenciar no processo de ressocialização de “ex-detentas”. Este capítulo objetiva analisar a situação vivida pela mulher no cárcere, constatar se as detentas estão sendo condenadas à luz dos mesmos princípios aplicados aos homens, bem como analisar se há medidas eficazes para a ressocialização das mulheres encarceradas. O nono capítulo intitulado “A questão brasileira quanto à relação cárcere e maternidade em tempos de pandemia” tem por objetivo tratar das questões ligadas à criminalidade feminina, focada na condição de mulher e mãe apenada no sistema prisional brasileiro, apresentando as imbricações das vulnerabilidades no que diz respeito ao seu acesso à saúde, bem como de seus (as) filhos (as); o enfrentamento no contexto prisional e a luta pelo exercício da cidadania, enquanto dignidade da pessoa humana, diante das contumazes violações dos direitos humanos, mormente agora, diante da pandemia do coronavírus. Por fim, se lança um alerta no sentido do silêncio dos órgãos públicos quanto às situações de internações hospitalares, em caso de contágio, produzindo uma espécie de invisibilidade acerca desse público já notoriamente agredido em sua condição humana. O décimo capítulo intitulado “O Direito à Educação, a legislação de cotas e a implantação de comissões de heteroidentificação” e tem como objetivo tratar da importância do direito à educação como meio de inserção do ser humano em uma sociedade mais justa e igualitária, correlacionado a relevância da aplicação das ações afirmativas por parte do governo federal nas instituições de ensino superior, tendo como campo de estudo a implantação da Comissão de Heteroidentificação para combate às fraudes no ingresso por cotas nas universidades públicas. Para tanto, o sistema de cotas, historicamente e hodiernamente, percorrendo a legislação nacional é explorado. Além disso discorre-se sobre especificidades da diferenciação de cota social e cota racial e sua forma de aplicação na instituição, citando os critérios usados para ingresso como também os grupos beneficiados. O décimo primeiro capítulo intitulado “Implantação da comissão de heteroidentificação em uma universidade do Estado de Minas Gerais” trata da implantação da Comissão de Heteroidentificação para combate às fraudes no ingresso por cotas na Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Para tanto, o sistema de cotas, historicamente e hodiernamente, percorrendo a legislação nacional é explorado. Para tanto, são apresentadas todas as medidas que foram tomadas para a concretização e implantação da comissão na instituição, prelecionando os atos iniciais das audiências públicas de discussão sobre o seu cabimento na Instituição, bem como os critérios utilizados nas entrevistas para o ingresso dos discentes. O décimo segundo capítulo intitulado “Perspectivas da vivência e permanência de jovens sobre continuidade no campo após conclusão do Ensino Médio” tem como objetivo analisar as principais perspectivas para a vivência e permanência de jovens sobre continuidade no campo após conclusão do ensino médio, tendo como base o jovem que estudam em salas anexas no município de Vila Rica-MT. A pesquisa foi realizada com os alunos da Escola Vila Rica, que estudam em salas anexas no campo em Vila Rica-MT. Foi realizada uma pesquisa “survey”, por meio da aplicação de um questionário estruturado, os dados coletados foram transferidos, tabulados e analisados por meio de programas próprios para armazenamento de dados, utilizando técnicas descritivas, tabulação cruzada e análise em percentual. Ao analisar as principais perspectivas da vivência e permanência de jovens sobre continuidade no campo após conclusão do ensino médio, a maioria dos estudantes falaram que recebem incentivo dos familiares para permanecer no campo após o término do ensino médio. Os jovens em sua maioria entendem a importância de se fazer o controle dos custos, produção e venda, o que pode dificultar ao produtor saber o real custo da sua produção, fazer planejamento e tomadas de decisões assertivas. O décimo terceiro capítulo intitulado “Desigualdade de gênero na política brasileira: dificuldades e desafios” tem como enfoque a discriminação da mulher no cenário político brasileiro tendo como base o Direito Comparado. Verifica-se a ausência de igualdade de fato, no que tange à paridade de oportunidades e a acesso a cargos públicos. O tema possui relevância jurídica visto que mulheres e homens acessam posições de poder político de diferentes maneiras, mas as mulheres ainda continuam sub representadas na esfera política brasileira. Isso viola o disposto no artigo 5°, inc. I da Constituição Federal Brasileira, que prevê a igualdade entre homens e mulheres em direitos e obrigações. É necessária uma mudança da mentalidade para que realmente haja a quebra dos estereótipos de identidade de gênero ainda existentes. O décimo quarto capítulo intitulado “O que os professores devem saber sobre as dificuldades de aprendizagem para facilitar o processo de ensino e aprendizagem?” se propõe realizar pesquisa sobre as dificuldades de aprendizagem. Objetiva-se identificar as suas principais causas, consequências, as formas de diagnóstico, tratamentos ou intervenções. Tanto a escola quanto a família são agentes relevantes na formação do educando, pois o mesmo se desenvolve a partir do contexto ao qual ele está inserido. A escola e a família devem procurar meios para estabelecer uma parceria e garantir educação de qualidade ao aluno. Porém, na maioria dos casos ocorre um distanciamento entre essas instituições, o que acaba desestimulando a criança a querer aprender. O décimo quinto capítulo intitulado “A participação feminina nos cursos de graduação da Escola Naval: uma história de conquistas” tem por objetivo apresentar a participação histórica da jovem mulher militar oriunda da EN. A abordagem é qualitativa, com pesquisa documental e bibliográfica como técnicas iniciais exploratórias e com dados de pesquisa longitudinais, de 2014 a 2021. A participação das mulheres em diversas ocupações profissionais até pouco tempo masculinas está em crescimento. A história de conquistas femininas é, sem dúvidas, marcante na construção de uma oficialidade que representa uma parcela da sociedade brasileira. As futuras oficiais estão a aprender os comportamentos desejáveis que seguirão na profissão militar, de dedicação à Marinha, à Nação, sem se esquecerem de que são mulheres e cidadãs, integrantes ativas de uma sociedade que busca um país desenvolvido, forte, livre, igualitário, justo e soberano. O décimo sexto capítulo intitulado “Discutir gênero - Identidade de gênero e sexualidade interseccionando as experiências de mulheres e homens transexuais” aborda perspectivas referentes à identidade de gênero e sexual tomando-se como referência a experiência transexual. Mostra-se imprescindível refletir sobre a sexualidade e sobre os questionamentos e colocações equivocadas em relação aos corpos e identidades de mulheres e homens trans. Busca-se o entendimento de que identidade de gênero e orientação sexual são demandas pessoais – íntimas em relação a gênero e corpo sendo este, inclusive, um lugar de enunciado político. O décimo sétimo capítulo intitulado “Reconhecimento das diferenças e superação dos preconceitos frente à diversidade sexual no âmbito educacional” tem como objetivo apresentar a diversidade sexual dentro do âmbito escolar, promovendo assim, o reconhecimento das diferenças e superação dos preconceitos que tem raízes culturais em tabus estigmatizados pela sociedade que vê a diferença como algo fora da ordem social. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, de natureza básica, com objetivo explicativo através do procedimento bibliográfico, onde foram feitas pesquisas em livros, artigos e monografias disponíveis via online. O décimo oitavo capítulo intitulado “Cultura do Estupro no Brasil: um mal a ser combatido” trata dos estarrecedores índices de violência contra a mulher no Brasil, especialmente no caso de estupros, que maculam não somente o corpo, mas o psicológico das mulheres agredidas. No caso, será apresentado um panorama da legislação de combate à violência contra a mulher no Brasil, que mesmo sendo de excelência no que concerne ao arcabouço jurídico, ainda não é realidade de forma prática no Brasil. Por fim, será apresentada a cultura do estupro no Brasil, mal esse que necessita ser combatido, sendo necessária uma mudança urgente desse modo negativo de agir e pensar do brasileiro em relação à mulher. O décimo nono capítulo intitulado “Posicionamentos sobre a mulher indígena na produção científica em saúde” buscou problematizar as construções discursivas sobre saúde e cuidado presentes na literatura acadêmica brasileira acerca de mulheres indígenas. Para tal, foi produzida uma revisão da literatura nas plataformas de indexação do SciELO, BVS-Psi, BDTD e Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, localizando um total 90 trabalhos, sendo, 8 artigos e 2 dissertações do campo da saúde analisados neste trabalho. Buscou-se então identificar, nessa literatura, os conceitos de saúde e cuidado; analisar como as mulheres indígenas são discursivamente posicionadas com relação às práticas de cuidado com a saúde. O vigésimo capítulo intitulado “A atuação do CREAS na violência doméstica contra mulheres: reflexões sobre o contexto de necropolítica na pandemia” tem como objetivo analisar a violência doméstica contra mulheres nesse contexto de necropolítica na pandemia, devido ao seu crescimento, inclusive em relação às demais minorias sociais, conforme será discutido por meio de dados quantitativos e qualitativos. Serão, também, apresentados desafios para as políticas públicas de enfrentamento à violência doméstica contra mulheres, com ênfase no Centro de Referência Especializado de Assistência Social, criado a partir dos princípios do Sistema Único de Assistência Social. Pretende-se, assim, dar visibilidade e desnaturalizar perspectivas essencialistas sobre a desigualdade de gênero e sobre o descaso do Estado frente a esse contexto, ressaltando a relevância de uma análise crítica e psicossocial de enfrentamento à violência doméstica contra mulheres. O vigésimo primeiro capítulo intitulado “Não morrer nem sempre é viver: análise do auxílio emergencial para proteção das mulheres negras na pandemia de Covid-19” pretende o escrutínio e a reflexão sobre a novel norma de Auxílio Emergencial, a Lei nº 14.171/21, analisando-a no âmbito do Direito de Família, dos Direitos da Criança e do Adolescente, e especialmente no tocante aos direitos das mulheres, encontrando-se socialmente inserido dentre as críticas ao modelo patriarcal e racial de sujeição feminina. Propõe-se, então, a utilizar as abordagens antropológica e jurídica para investigar os contextos de opressão de gênero, raça e classe diante do cenário da Pandemia de Covid-19, como reflexo do aprofundamento de vulnerabilidades históricas. O vigésimo segundo capítulo intitulado “Cotas como estratégia política do movimento negro: um debate necessário” pretende analisar a lei nº 12.711/2012, visando subsidiar a garantia de direito. Assim como, compreender a importância do movimento negro e do Serviço Social para a concretização das cotas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, a partir da utilização de publicações de autores sobre os assuntos que compõem o tema. Constata-se que o sistema de cotas étnico-raciais é de extrema importância, sem ela, o ingresso da população negra no ensino superior público, seria quase inexistente, afinal, mesmo com as garantias constitucionais e as legislações pertinentes a esta temática como a Lei Federal 12.288/2010 (que dispõe sobre o Estatuto de Igualdade Racial), assim como o Projeto de Lei 73/1999 e 213/2003 e a referida Lei, continua desqualificando os não brancos, por não conseguirem ter acesso a esse direito por intermédio da competição, do esforço individual, afinal, dentro dos moldes do capitalismo, é isso que vale e importa. O vigésimo terceiro capítulo intitulado “Questões de gênero em noticiários: educação, trabalho e lutas sociais” tem como objetivo apresentar concepções de gênero em noticiários nacionais. Especificamente, caracterizar noticiários nacionais associados ao gênero; realizar uma releitura de noticiários, associando-os ao conhecimento cultural. Desse modo, optou-se por um estudo descritivo com abordagem qualitativa. Para a realização do estudo foram selecionados 10 noticiários publicados no ano de 2017. Após a seleção das fontes de dados, estes foram identificados, classificados e analisados A análise do material de estudo ocorreu de forma interpretativa nas categorias educação, trabalho e lutas sociais contra o sexismo. Com as análises constatou-se que ainda são altos os índices de analfabetismo entre mulheres; que a desigualdade salarial ainda é evidente entre homens e mulheres, embora essas tenham papel participativo na sociedade; que as lutas contra o sexismo não podem parar pois a violência doméstica ainda faz parte da vida de muitas mulheres, embora a Lei Maria da Penha tenha lhes assegurado alguns direitos. Por fim, que prevalece uma cultura hegemônica e machista no nosso país e que se faz necessário maior conscientização da população para a tratativa da temática gênero. O vigésimo quarto capítulo intitulado “Os voos rasantes num mundo em ruínas: um ensaio sobre o racismo em tempos de Covid-19” traz como proposição criar um terreno reflexivo, compondo zonas de encontro entre o saber e o transmitir. A proposição do texto se encontra numa encruzilhada de pensamentos e reflexões que constituem a base da discussão em torno da vida. O ensaio proposto tem como objetivo criar rachaduras para outros conhecimentos, desta forma criando um espaço para que as palavras possam respirar e tomar forma. Os caminhos percorridos vão de encontro a necropolítica instaurada e perpetuada através dos anos e formas de resistência e realidade dos/as jovens negros/as brasileiros. O vigésimo quinto capítulo intitulado “A mulher idosa e a invisibilidade da violência psicológica” tem como objetivo analisar a violência praticada contra pessoas idosas como sendo multifatorial. As mulheres sofrem mais violência em todas as faixas etárias, fato que se agrava com o envelhecimento, adoecimento e ao gênero. A violência contra a mulher idosa pode ser caracterizada como agressão física, verbal, moral, psicológica, sexual, negligência ou abandono, tanto social quanto institucional, caracterizando-se como um grave abuso aos direitos humanos. A Violência Psicológica resulta em sequelas tão graves como as causadas por agressões físicas e, em muitos casos, são desenvolvidos quadros de estresse pós-traumático, depressão, ansiedade, ideações suicidas, entre outros. A Violência Psicológica contra a mulher foi tipificada como crime por meio da Lei nº 14.188/2021. Em diversos contextos, as idosas vítimas de violências, negam-se a adotar medidas legais contra os agressores, que geralmente são membros da família ou a discutir sobre esse assunto com terceiros. Portanto, entende-se que os abusos sejam ainda mais prevalentes e, portanto, subnotificados. Espera-se que esse estudo possa facilitar uma discussão sobre o tema da violência psicológica contra a mulher idosa, um tema ainda tão pouco explorado. O vigésimo sexto capítulo intitulado “Vulnerabilidade da população trans profissional do sexo à manifestações bucais de infecções sexualmente transmissíveis” tem como objetivo identificar as vulnerabilidades em relação às manifestações bucais de IST no grupo alvo. A metodologia seguiu os princípios de uma Revisão de Literatura Narrativa, tendo sido realizada coleta de referencial teórico em sites de bases de dados, tais como Pubmed, SciELO e LILACS. As etapas da pesquisa consistiram em identificar, selecionar e fazer o fichamento de 38 artigos diretamente relacionados ao tema. De acordo com o referencial teórico utilizado, compreende-se que a constante dialética entre as demandas da população trans e o imperativo heterossexual cisgênero, envolve processos de adoecimento, discriminação, preconceitos e privação de direitos fundamentais. Estes, associados à presença de comportamentos de riscos quanto à contaminação por IST; à prostituição enquanto principal destino para obtenção de renda; às baixas taxas de qualidade e expectativa de vida, e às altas taxas de mortes violentas, evidenciam a necessidade urgente de ações que assegurem os direitos fundamentais dessa minoria. Nesse contexto, os autores concluem que há a necessidade de criar e efetivar políticas públicas de alcance nacional, que busquem mudanças de ordem estrutural e social, estabelecendo redes de apoio, fortalecimento dos vínculos com os serviços de saúde e incentivo sobre prevenção. O vigésimo sétimo capítulo intitulado “Observatório dos Direitos das Mulheres dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri-UFVJM: dilemas e desafios nas suas ações em tempos de Covid-19” busca destacar os principais dilemas e desafios para dar continuidade ao desenvolvimento das ações realizadas pelo Observatório dos Direitos das Mulheres dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – ODMVJM da UFVJM, durante a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), com destaque para as possibilidades das ações efetivadas, no contexto de trabalho remoto da extensão universitária na UFVJM. Este projeto de extensão foi iniciado em agosto de 2016, por meio da articulação com o ensino e pesquisa. Desde sua criação, o projeto vem promovendo importantes contribuições na defesa dos direitos da mulher e principalmente no enfrentamento a violência contra a mulher nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. O vigésimo oitavo capítulo intitulado “Mulheres que curam: matriarcas responsáveis pela transmissão de ser rezadeira” ressalta que as rezadeiras são mulheres de núcleos periféricos de suas cidades, atuando como curandeiras onde os sistemas de saúde possuem dificuldades de ingresso. São mulheres velhas, que por muita das vezes, são as chefes de família, detentoras da maior parte da economia da casa. Elas retêm sua subsistência e de sua família a partir de planos de governo, como aposentadoria e bolsa família. O ofício da reza é transmitido para as mulheres dentro de um núcleo familiar. Por fim, o vigésimo nono capítulo intitulado “Gênero e Lei Maria da Penha: atravessamentos na concessão de medidas protetivas” procede-se a um breve resgate histórico da construção e de distintas compreensões teóricas sobre o gênero, através de considerações introdutórias da formulação proposta por Scott (1990), seguindo-se da crítica ao seu emprego a partir de estudos apoiados em Butler e em marxistas, especialmente materialistas. Conclui-se que o debate em torno do gênero não é uníssono e encontra-se em constante movimento no âmbito das ciências humanas e sociais, nos debates feministas e no campo do direito, com rebatimentos nas discussões e formulações jurídicas, logo, repercutindo na operacionalização da lei Maria da Penha e exigindo postura atenta das equipes multidisciplinares. Por isso, a obra que ora se apresenta é de leitura obrigatória para estudantes e profissionais de todas as áreas que queiram compreender e formar opinião acerca dos estudos de gênero e suas interseccionalidades, que transcendem diversas áreas do conhecimento. Além disso, diante de tais debates importantes trazidos na presente obra podem surgir soluções e respostas para a resolução de diversas questões polêmicas em pauta em nosso país e no mundo. Da organizadora, tendo como base os trabalhos apresentados pelos autores. Tenham uma ótima leitura!
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Tratamento biológico"

1

Santana, Stephanie de Melo, Edna dos Santos Almeida, and Michelle Cruz Costa Calhau. "TRATAMENTO BIOLÓGICO DE EFLUENTE EMPREGANDO BIOAUMENTADOR." In Ciência, Tecnologia e Inovação: Desafio para um Mundo Global, 144–50. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.01319290719.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Aguiar, Ana Álvares Ribeiro Marques de, Nuno Miguel Soares Martins de Carvalho, and Susana Maria Gomes Caldas Fonseca. "TRIOZA ERYTREAE EM CITRINOS – TRATAMENTO BIOLÓGICO COM CHRYSOPERLA CARNEA." In Agrárias: Pesquisa e Inovação nas Ciências que Alimentam o Mundo VI, 92–108. Editora Artemis, 2021. http://dx.doi.org/10.37572/edart_3004213548.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Reis Pimenta de Queiroz, Maíra, and Danielle Cristina Zimmermann Franco. "RESVERATROL E SEU POTENCIAL BIOLÓGICO NO TRATAMENTO DA COVID-19." In Science e saúde: atualizações sobre a Covid-19, Volume 1. Roger Goulart Mello, 2021. http://dx.doi.org/10.47402/ed.ep.c20213528201.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Maldonado, Mariela Beatriz, Emiliano Gabriel Fornasin, Leonel Lisanti, Ariel Marquez, Walter Pirán, Noemi Graciela Maldonado, Pablo Enrique Martín, and Daniela Adriana Barrera. "TRATAMENTO BIOLÓGICO EM EFLUENTES DE ÁGUA PARA USINAGEM DE OLIVEIRA." In Estudos em Biociências e Biotecnologia: Desafios, Avanços e Possibilidades, 95–109. Editora Artemis, 2021. http://dx.doi.org/10.37572/edart_2112215079.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Costa, Jardel A., Danielle S. Araújo, Cleyna M. F. L. Duarte, Danielle G. Sousa, Maria E. L. Rodrigues, Francisco J. F. Sousa, and Nayara F. Ricardo. "POTENCIAL BIOLÓGICO E NUTRICIONAL DA PRÓPOLIS VERMELHA PRODUZIDA NO NORDESTE BRASILEIRO: UMA REVISÃO." In Ciência e Tecnologia de Alimentos: Pesquisas e Avanços. Agron Food Academy, 2021. http://dx.doi.org/10.53934/9786599539626.28.

Full text
Abstract:
A própolis é uma substância resinosa coletada pelas abelhas, composta por uma mistura de diferentes partes botânicas das plantas como botões florais, exsudatos juntamente com as próprias enzimas salivares e a cera das abelhas, resultando em uma variedade de texturas, colorações e consistências. Sua composição química pode variar em decorrência de inúmeros fatores como diferentes continentes, regiões, época da coleta e sazonalidade. Vários compostos distintos foram identificados na própolis vermelha originada no Brasil, incluindo isoflavonóides, pterocarpans, chalconas, flavonóides, benzofenonas preniladas, terpenos e taninos. A complexa composição química da própolis vermelha é responsável por diversas atividades biológicas. Este estudo objetivou realizar revisão integrativa da literatura acerca de trabalhos que realizaram a caracterização química da própolis vermelha produzida no nordeste do Brasil, destacando seu valor biológico e nutricional. Realizou-se o processo de revisão com busca de artigos nas bases de dados Science Direct, Pubmed/Medline e Lilcas, através dos descritores “Apis mellífera, Própolis e Nordeste do Brasil”, em inglês e português de acordo com a plataforma DECS/MESH, utilizando o termo ‘’AND’’ como operador booleano. A busca e seleção dos estudos de acordo com os critérios estabelecidos resultou na escolha de 5 artigos científicos. De acordo com os estudos relatados e discutidos, a própolis vermelha produzida no nordeste brasileiro se destaca como um rico composto natural, possuindo complexa composição química de nutrientes de alto valor biológico, que podem desempenhar importante papel na prevenção e tratamento coadjuvante de doenças que afetam a população humana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

GUSMÃO, Ana Débora Ribeiro Cardoso, Otacilio SILVEIRA JÚNIOR, Ítalo Cordeiro Silva LIMA, José Alberto Ferreira CARDOSO, and Matheus Fernandes De Souza SENA. "AVALIAÇÃO DE UM FILTRO BIOLÓGICO NO TRATAMENTO DE EFLUENTES EM ATIVIDADE PISCÍCOLA." In Ciências agrárias: uma jornada científica e tecnológica, 5–20. 2nd ed. EPATAgri Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/530817.2-1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

VIRGÍNIA DA CONCEIÇÃO ALBUQUERQUE, MARIA, JOSIVALDO RODRIGUES SÁTIRO, ROBERTA MILENA MOURA RODRIGUES, and WILTON SILVA LOPES. "AVALIAÇÃO DA FITOTOXICIDADE DOS SUBPRODUTOS FORMADOS NA DEGRADAÇÃO DE MICROCISTINA – LR POR PROCESSO FENTON." In Entre investigações, descobertas, desafios e esperança: Ensinar e Pesquisar Ciências em um Brasil Pós-Pandemia. Editora Realize, 2022. http://dx.doi.org/10.46943/vi.conapesc.2021.01.051.

Full text
Abstract:
ESTE ESTUDO OBJETIVOU IDENTIFICAR, QUANTIFICAR E AVALIAR O POTENCIAL EFEITO FITOTÓXICO DOS SUBPRODUTOS FORMADOS NA DEGRADAÇÃO DE MICROCISTINA-LR POR PROCESSO FENTON. PARA TANTO, O ESTUDO FOI REALIZADO NO LABORATÓRIO DE QUÍMICA SANITÁRIA E AMBIENTAL (LAQUISA), LOCALIZADO NA ESTAÇÃO EXPERIMENTAL DE TRATAMENTO BIOLÓGICO DE ESGOTOS SANITÁRIOS (EXTRABES/UEPB) E SEGUIU TRÊS ETAPAS SEQüENCIAIS: INICIALMENTE FOI REALIZADO CINCO ENSAIOS DE OXIDAÇÃO FENTON COM DOSAGENS DISTINTAS, SEGUIDO DA IDENTIFICAÇÃO DOS SUBPRODUTOS FORMADOS DESTE PROCESSO E POSTERIORMENTE FOI OBSERVADO O EFEITO FITOTÓXICO, UTILIZANDO COMO ORGANISMO TESTE A LACTUCA SATIVA. FOI CONSTATADO QUE O PROCESSO FENTON PROPORCIONOU ALTERAÇÕES NOS PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS, TORNANDO A QUALIDADE DE ÁGUA TRATADA COMPATÍVEL COM OS LIMITES ESTABELECIDOS PELA PORTARIA REVOGADA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE BRASILEIRO. A MELHOR DOSAGEM DO REAGENTE FENTON PARA A ÁGUA EM ESTUDO, FOI DE 20 MM DE (FESO4.7H2O) E 60MM DE (H2O2) QUE CONTRIBUIU PARA REDUÇÃO EM 99 % DE TURBIDEZ E 99,9% DE COR VERDADEIRA E 96% DE MICROCISTINA – LR. ANALISANDO OS DADOS ADVINDOS DOS ENSAIOS DE FITOTOXICIDADE FOI OBSERVADO QUE O PROCESSO FENTON NÃO PRODUZIU UM EFLUENTE ATÓXICO EM TODOS OS TRATAMENTOS. O CRESCIMENTO MÉDIO DAS PLÂNTULAS DE LACTUCA SATIVA APRESENTOU VARIAÇÃO DE ACORDO COM O PERCENTUAL DE AMOSTRA UTILIZADO E APENAS O T1 E T2 NÃO APRESENTARAM TOXICIDADE. OS RESULTADOS DEMOSTRARAM QUE OS METABÓLITOS SECUNDÁRIOS PRODUZIDOS POR MICROCYSTIS AERUGINOSA, BEM COMO OS EFLUENTES DOS TRATAMENTOS AVALIADOS, TRAZEM UMA SÉRIE DE IMPACTOS, UMA VEZ QUE AFETAM A FISIOLOGIA DOS ORGANISMOS FOTOAUTOTRÓFICOS AQUÁTICOS E PODEM BIOACUMULAR AO LONGO DA CADEIA, ACARRETANDO GRAVES CONSEQüÊNCIAS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

LANDIM LUCAS, ROSANI, and ALANA CECÍLIA DE MENEZES SOBREIRA. "O DIREITO À APRENDIZAGEM SOBRE INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.370.

Full text
Abstract:
A EDUCAÇÃO SEXUAL NO SISTEMA PÚBLICO BRASILEIRO GANHOU VISIBILIDADE A PARTIR DO ANO DE 1996 POR OCASIÃO DO LANÇAMENTO DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN). NA ATUAL CONJUNTURA NACIONAL, A EDUCAÇÃO SOFRE UMA REGRESSÃO NESSE SENTIDO. A BNCC ABORDA A TEMÁTICA DE MANEIRA REDUZIDA À DISCIPLINA DE CIÊNCIAS, INDICANDO ÊNFASE NO ESTUDO DA REPRODUÇÃO HUMANA E DE INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS, SENDO CONTEMPLADA APENAS NO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. O OBJETIVO DESSA PESQUISA FOI DISCUTIR AS FORMAS DE CONTÁGIO, PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE ALGUMAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS (IST). ESTE TRABALHO CONSTA DO RELATO DE EXPERIÊNCIA A RESPEITO DO DESENVOLVIMENTO DE SEIS AULAS SOBRE IST, MINISTRADAS PELO PROFESSOR DE BIOLOGIA. OS ESTUDANTES RECONHECEM A IMPORTÂNCIA DO ASSUNTO, SENDO LETRADOS, AINDA QUE COM DIFICULDADES QUANTO AO USO DO SISTEMA DE LEITURA E ESCRITA. O CAMINHAR DE FORMA INTERDISCIPLINAR É RELEVANTE, PERMITINDO AO ESTUDANTE APLICAR O SEU CONHECIMENTO BIOLÓGICO NA PRODUÇÃO DO GÊNERO CONTO.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Peralta, Rafael Freitas Silva, Laura Fernandes Ferreira, Gabriela Troncoso, Rafael Santana Boaventura, Bruna Martins Ribeiro, Laura Cecília Santana e. Silva, Sabrina Devoti Vilela Fernandes, et al. "TRATAMENTO DE QUEIMADURAS COM PELE DE TILÁPIA: CURATIVO BIOLÓGICO VIÁVEL PARA O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE." In Abordagens em medicina: Estado cumulativo de bem estar físico, mental e psicológico, 164–70. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.69721221119.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Ferreira, Neila Nunes, and M. R. Felizatto. "DESEMPENHO OPERACIONAL DO TRATAMENTO BIOLÓGICO DA ESTAÇÃO DE TRATATAMENTO DE ESGOTO DO GAMA-SÉRIE HISTÓRICA- 2007 A 2013." In Fundamentos da engenharia sanitária e ambiental. Editora Conhecimento Livre, 2021. http://dx.doi.org/10.37423/211004861.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Tratamento biológico"

1

Maria Reganhan Coneglian, Cassiana, Milena Cianci Buck, Thalita Marrafon De Oliveira, and Natalia De Lima E Silva. "Tratamento biológico de efluentes com adição de inoculante." In XXIII Congresso de Iniciação Científica da Unicamp. Campinas - SP, Brazil: Galoá, 2015. http://dx.doi.org/10.19146/pibic-2015-37954.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

QUADROS, A. V., F. R. F. DARSIE, A. M. BERNARDES, and M. GUTTERRES. "TRATAMENTO BIOLÓGICO UTILIZANDO CHORUME DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS PERIGOSOS." In XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2015. http://dx.doi.org/10.5151/chemeng-cobeq2014-0843-23375-158456.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Oliveira, Welingtha Sanches De. "USO DE LODO ATIVADO PARA TRATAMENTO DE EFLUENTES DOMÉSTICOS." In II Congresso Brasileiro de Biotecnologia On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2022. http://dx.doi.org/10.51189/conbiotec/11.

Full text
Abstract:
Introdução: Efluentes domésticos são resíduos provenientes de residências, estabelecimentos comerciais e quaisquer instalações que contenham banheiro, cozinha e lavanderia. São compostos majoritariamente por água, materiais sólidos (suspensos ou dissolvidos), matéria orgânica, organismos patogênicos e nutrientes. Seu processo de tratamento se dá, principalmente, pelo uso de reator anaeróbico, tanques sépticos e lodo ativado. O uso de lodo ativado é um processo biológico que consiste em conglomerados de microrganismos, materiais orgânicos e inorgânicos, que formam uma cadeia alimentar, consumindo, assim, o material orgânico complexo. Objetivo: Analisar o processo de tratamento de efluente doméstico, utilizando lodo ativado como tratamento biológico. Material e métodos: Estudo teórico da importância de um processo biológico para esgoto sanitário. Resultados: No tanque onde todo o processo ocorrerá, é necessário que haja uma aeração - seja por meio de aeradores superficiais, difusores ou oxigênio puro -, antes de tudo, a fim de proporcionar oxigênio suficiente a biomassa e evitar a heterogeneização da mesma. Após a aeração, é feita a decantação, para que o lodo se deposite no fundo e seja recirculado para o tanque de aeração, para aumentar a concentração dos microrganismos e estabilizar a matéria orgânica. O resultado dessa interação é a formação de flocos, sendo que, para que ocorram flocos densos, são necessárias condições favoráveis, dentre elas o pH neutro, presença de nitrogênio e fósforo controladas, e deficiência de óleos e graxas. Neste processo, os principais decompositores (assumindo grandes quantidades de massa orgânica em menores intervalos de tempo) são bactérias zoogleas, flavobactérias, pseudomonas e alcalígenes, responsáveis pela boa biofloculação; já os protozoários são responsáveis, não apenas pela decomposição da matéria orgânica, mas também por consumirem as bactérias mal floculadas. Conclusão: O uso de lodo ativado é o mais versátil dos processos biológicos, pois, apesar de existir uma complexidade operacional, uma baixa eficiência na remoção de patógenos, altos custos operacionais e de consumo de energia, possui como vantagens a ausência na geração de odores (não há formação de gás sulfídrico), a alta taxa de eficiência na remoção da DBO, bem como a reutilização de parte da biomassa ativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Landucci, Ariane, and Cassiana Coneglian. "Otimização do tratamento de efluentes de frigorífico mediante utilização de aditivo biológico." In Congresso de Iniciação Científica UNICAMP. Universidade Estadual de Campinas, 2019. http://dx.doi.org/10.20396/revpibic2720192828.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

ALVES CAVALCANTE, CRISTIANO, Silvia Vaz Guerra Nista, and Karina Klock da Costa. "Aplicação de resíduo oriundo de tratamento biológico de efluentes como corante para rejuntes." In III SENGI - Simpósio de Engenharia, Gestão e Inovação. Recife, Brazil: Even3, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/sengi2020.270878.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Matsuba, Fernando, and Cassiana Coneglian. "Otimização “in locu” do tratamento de efluentes de frigorífico mediante utilização de aditivo biológico." In Congresso de Iniciação Científica UNICAMP. Universidade Estadual de Campinas, 2019. http://dx.doi.org/10.20396/revpibic2720192588.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Mello, Roseli De Abreu Arantes De, Aline De Miranda Espinosa, and Cláudio José De Souza. "DESBRIDAMENTO BIOLÓGICO: O USO DA TERAPIA LARVAL EM FERIDAS COMPLEXAS." In II Congresso Brasileiro de Saúde On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1458.

Full text
Abstract:
Introdução: O desbridamento biológico, também conhecido como terapia larval, Larvaterapia ou terapia de Maggot, consiste na utilização de larvas de moscas esterilizadas sobre lesões complexas, com presença de tecido necrosado na finalidade de otimizar a cicatrização das mesmas. Na terapia são utilizadas moscas do tipo necrobiontófagas ou necrófagas, isto é, alimentam-se de tecidos mortos de um ser vivo. Esta terapia já era utilizada há séculos pelos Aborígines Australianos e pelos Maias. Contudo, somente no século XX, no ano de 1931, que estas larvas foram utilizadas na medicina, por um cirurgião ortopédico do Hospital John Hopkins (EUA), William Baer. Com o advento do antibiótico tornou-se rara até o início dos anos 1980, quando com o uso indiscriminado do mesmo medicamento se deparou com a resistência bacteriana. No Brasil, no ano de 2012, foi feita a primeira aplicação da terapia pelo hospital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Objetivo: Analisar por meio das produções científicas a eficiência da terapia larval no tratamento das feridas complexas. Métodos: Trata-se de revisão integrativa de literatura, de característica crítica e retrospectiva, com fontes de dados primários completos, publicados entre 2016 a 2021, em português, inglês e espanhol, na Biblioteca Virtual de Saúde nas seguintes bases: MEDLINE, LILACS, BDENF e na SciELO. Utilizou-se os descritores identificados através do DECs, sendo eles: lesão por pressão; desbridamento; ferimentos e lesões; terapêutica e larva pelo operador booleano “and” e “or” e o Google Acadêmico. Resultados: Desconhecimento da técnica dentre a maioria dos profissionais de saúde e da população brasileira. Utilizada nos demais países estrangeiros por sua eficácia e baixo custo. Considerações finais: O uso da terapia larval em feridas complexas ainda é pouco utilizada no Brasil por não ser muito conhecida dentre os profissionais de saúde e de seus pacientes. A técnica é utilizada em outros países por ser eficaz no tratamento dessas lesões, impedindo, por vezes, a amputação do membro lesionado e o baixo custo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Mota, Bruna Dias, João Marcos Bovetto De Campos Valim, Noel Morgado Júnior, Celina Almeida Furlanetto Mançanares, and Ricardo Alexandre Rosa. "APLICAÇÃO DE PELE DE TILÁPIA COMO CURATIVO OCLUSIVO EM FERIDA CIRÚRGICA DE CADELA: RELATO DE CASO." In I Congresso On-line Nacional de Clínica Veterinária de Pequenos Animais. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1886.

Full text
Abstract:
Introdução: Uma cadela senil submetida ao procedimento de mastectomia apresentou dificuldade na cicatrização permanecendo com a ferida cirúrgica aberta por um longo período. Diversas intervenções cirúrgicas e tratamentos foram realizados, mas sem sucesso. Diante disso, optou-se pela utilização experimental da pele de tilápia como curativo oclusivo biológico, já que esse material apresenta características favoráveis à cicatrização. Objetivos: Buscou-se observar os benefícios em decorrência do uso dessa terapia na paciente canina. Materiais e métodos: As peles, subprodutos de descarte da indústria do filé foram doadas por piscicultores locais. Em seguida foram submetidas a descontaminação química através de soluções com digliconato de clorexidina, antibióticos e propanotriol, depois foram embaladas a vácuo para serem refrigeradas. Assim, após anestesia da paciente foi realizada biópsia incisional da ferida antes da aplicação do curativo biológico, o qual foi hidratado com solução fisiológica e suturado como bandagem na borda da lesão. Posteriormente realizou-se escala de dor para avaliação do bem estar e aferição dos parâmetros fisiológicos. Durante todo o tratamento realizou-se avaliações clínicas e histológicas. Resultados: Notou-se atenuação do padrão inflamatório granulomatoso e redução no tamanho da ferida, além de significativa melhora macroscópica e microscópica demonstrando estado avançado de cicatrização. Não foram observados sinais de desconforto e alterações dos parâmetros fisiológicos da paciente. Conclusão: Conclui-se que a terapia com a pele de tilápia foi fundamental para a evolução na cicatrização da ferida cirúrgica da paciente canina, não sendo observados malefícios. Além do bem estar evidente restituído a tutora e sobretudo a paciente pois, após instituir o tratamento com o curativo de pele de tilápia foram necessárias menos intervenções clínicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Loureiro Fanni Raminho, Marcela, UBIRAJARA COUTINHO FILHO, Vicelma Luiz Cardoso, and Fabíola Medeiros da Costa. "REMOÇÃO DA CARGA POLUENTE DE SOLO CONTAMINADO COM BIODIESEL UTILIZANDO TÉCNICAS DE TRATAMENTO FÍSICO E BIOLÓGICO CONJUGADOS." In Simpósio Nacional de Bioprocessos e Simpósio de Hidrólise Enzimática de Biomassa. Campinas - SP, Brazil: Galoá, 2015. http://dx.doi.org/10.17648/sinaferm-2015-33386.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

maria paula nascimento marques da silva, José Carlos Alves Galvão, Rozane de Fátima Turchiello, Marcela Maçaneiro, and Michel Zampieri Fidelis. "Análise do processo de corrosão em distribuidor rotativo para filtro biológico de estações de tratamento de esgoto." In XX Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR. Curitiba, PR, Brasil: Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, 2015. http://dx.doi.org/10.20906/cps/sicite2015-0811.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography