To see the other types of publications on this topic, follow the link: Tratamento biológico.

Dissertations / Theses on the topic 'Tratamento biológico'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 dissertations / theses for your research on the topic 'Tratamento biológico.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse dissertations / theses on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Costa, Maria José Comandante. "Tratamento biológico de efluentes de lava-jato." Universidade Federal da Paraí­ba, 2006. http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/handle/tede/4522.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-05-07T14:49:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 541873 bytes, checksum: fdcc605bea14b02147b0c484cd440a14 (MD5) Previous issue date: 2006-02-21
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
The research was realized in four phases. In the 1st phase, interviews were accomplished with proprietors of car-washes with the objective of knowing your environmental and social impacts. In the 2nd phase synthetic effluents of car-washes were treated during 147 days in batch anaerobic reactors with five different oil and detergent concentrations. In the 3rd phase six reactors were monitored in batch form, during 20 days, with substrate containing high oil concentrations (0,5 to 2,5 g.l-1) and surfactants concentrations (5,0g.L-1). These treatments were realized with purpose to verified the relation between oil concentration and inhibition of the biologic activity. In the 4th phase six batch anaerobic reactors, with different proportions of the surfactant, were monitored during 35 days. The concentrations of organic matter influent and effluent were analyzed in all the treatments and in the sludge were determined solid concentration. Daily the biogas produced was measures and characterized. In the 2nd phase the average removal of soluble COD was about 82%, for a monitoring period of 18 days. For raw COD during 100 days of operation the average removal was approximately 76% and the production of methane was directly proportional the substrate concentrations. It was verified that the anaerobic biological activity occurs in surfactant concentration below 0,5 g.L-1, and starting from that concentration it begins to happen inhibition of the process
O presente trabalho foi desenvolvido em quatro fases. A primeira fase teve o objetivo de levantar dados sobre os impactos ambientais e sociais causados pelos lava-jatos. Para tanto, foram realizadas entrevistas com seus proprietários. Na segunda fase, foram tratados anaerobiamente, durante 147 dias, em reatores de batelada, efluentes sintéticos de lava-jatos com cinco diferentes concentrações de óleo e detergente. Na terceira fase, foram monitorados seis reatores anaeróbios, em regime de batelada, durante 20 dias, com substratos contendo altas concentrações de óleo (0,5 a 2,5 g.L-1) e surfactantes (5,0 g.L-1). Estes tratamentos tiveram por finalidade verificar se, com o aumento da concentração de óleo, haveria inibição da atividade biológica. Na quarta fase, foram realizados, anaerobiamente, em reatores de batelada, durante 35 dias, seis experimentos com diferentes concentrações de surfactante para verificar que concentração inibiria o processo biológico anaeróbio. Para todos os tratamentos foram analisadas as concentrações de matéria orgânica (DQO) afluente e efluente, bem como as concentrações de sólidos do lodo. Diariamente, foram realizadas leituras do volume e da composição do biogás. Como resultados da segunda fase, verificaram-se remoções de DQO solúvel média de 82% aos 18 dias e para DQO bruta em torno de 76% para os cinco tratamentos, durante 100 dias de operação. A produção de metano foi diretamente proporcional às concentrações dos substratos. Constatou-se que a atividade biológica anaeróbia ocorre numa concentração de surfactante de até aproximadamente 0,5 g.L-1, sendo que a partir daí, começa a ocorrer inibição do processo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Pelegrin, Dariana Castellanos. "Microfiltração tangencial de efluente sanitário após tratamento biológico." Florianópolis, SC, 2004. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87076.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental.
Made available in DSpace on 2012-10-21T14:17:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 207177.pdf: 2290023 bytes, checksum: 7a497e81909bc74b5a3e32952d06dd15 (MD5)
O processo de microfiltração é uma técnica que vem ganhando uma maior importância no campo do tratamento de esgotos. Este trabalho tem como objetivo geral o estudo da microfiltração tangencial no tratamento terciário de um efluente doméstico tratado pelo processo de lodos ativados. A unidade de filtração compreende de um reator piloto com capacidade de 75 litros e uma membrana de material cerâmico, monotubular com 7 canais e diâmetro de poro de 0,20mm. As condições hidrodinâmicas de operação, como freqüência e pressão, foram variadas. O decréscimo do fluxo do permeado devido ao fenômeno da colmatação foi avaliado, assim como as características do efluente antes e depois da filtração através da membrana. Os resultados mostraram uma estabilização do fluxo de permeado após 30 minutos de filtração e os maiores fluxos de permeado ocorreram a maiores pressões e freqüências. A qualidade do permeado foi satisfatória apresentando-se uma redução significativa na DQO, sólidos suspensos, turbidez, cor e coliformes totais e fecais. O processo de limpeza utilizado foi o CIP (clean in place) utilizando ácido nítrico (1%) e hidróxido de sódio (1%) recuperando-se a capacidade inicial de filtração da membrana. Realizaram-se testes adicionando diferentes dosagens de cloreto férrico e sulfato de alumínio para avaliar a influência dos coagulantes na vazão do permeado, obtendo as melhores vazões com as dosagens de 10 mg/l para ambos coagulantes. Finalmente foi testado o acionamento do processo de descolmatação mecânica pelo sistema de retropropulsão (backflushing) em intervalos de tempo de 5, 2, 1 e 0,5 minutos. Foi obtido um acréscimo significativo no fluxo do permeado quando realizada a descolmatação mecânica a cada 0,5 minutos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Tavares, Miguel José Pereira. "Optimização do tratamento por ultrafiltração, de efluente de ETAR, através do pré-tratamento com filtro biológico de CAG e filtro biológico multicamada." Master's thesis, FCT - UNL, 2008. http://hdl.handle.net/10362/1837.

Full text
Abstract:
Dissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Engenharia do Ambiente - Perfil Sanitária
Procurando criar soluções para fazer frente a uma procura cada vez mais exaustiva por fontes de água em resultado de uma maior escassez de água à escala mundial, a reutilização de efluente das ETAR para fins que não exijam água potável, poderá tornar-se frequentemente uma opção que se requer viável. O tratamento de água para reutilização poder recorrer a diversos processos, sendo o tratamento por membranas um processo com garantias de segurança inerente às características de um tratamento com barreira física selectiva. A ultrafiltração (UF) distingue-se de entre outros tratamentos por membranas devido a uma selectividade restrita o suficiente para remover vírus da água a uma boa relação custo-eficiência. Perante uma, ainda presente, dificuldade em melhorar a performance deste processo de tratamento, comprometido pelo fenómeno de fouling que reduz a aplicabilidade do mesmo, a introdução de pré-tratamentos com vista ao aumento da performance da UF é o objectivo deste trabalho. Nesta pesquisa são abordados dois tipos de pré-tratamentos à UF, um filtro biológico multicamada(BMC) de areia e antracite e um filtro biológico de carvão activado granulado (BCAG). De modo a conhecer possíveis benefícios que estes pré-tratamentos poderão trazer à performance da UF, procedeu-se à medição do parâmetro SUR (specific ultrafiltration resistance) que é um indicador da filterabilidade de uma determinada amostra ao tratamento por ultrafiltração. Foram ainda analisados os parâmetros COD, polissacarídeos, proteínas, cor e substâncias húmicas que são parâmetros que divergem na sua especificidade quanto à possível gama de foulants que abrangem e que estão relacionados com o fouling a longo prazo ao contrário do parâmetro SUR que está mais relacionado com o fouling a curto prazo. Em investigações anteriores tinha-se verificado uma incidência do fouling associado a fracções da amostra de partículas com dimensões entre os 0.1μm-0.45μm. Nesta investigação procedeu-se à medição do parâmetro SUR às amostras divididas em diferentes gamas de dimensões de partículas obtidas pelo fraccionamento de uma amostra inicial por filtros de porosidade conhecida. Os resultados sugerem o filtro BCAG como mais benéfico para a ultrafiltração do que o filtro BMC, em especial na filterabilidade geral do efluente, na filterabilidade da fracção 0.1μm-0.2μm que se revela como uma das mais difíceis de remover, na cor, substâncias húmicas e possivelmente nas proteínas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Fonseca, Ariela Araújo. "Tratamento de esgotos por processo biológico aeróbio eletroquimicamente assistido." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2017. http://repositorio.unb.br/handle/10482/24413.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017.
Submitted by Raquel Almeida (raquel.df13@gmail.com) on 2017-07-31T14:56:16Z No. of bitstreams: 1 2017_ArielaAraujoFonseca.pdf: 3100371 bytes, checksum: f3ba4ba65f4f58e0b4f6547daeaa8c0a (MD5)
Approved for entry into archive by Raquel Viana (raquelviana@bce.unb.br) on 2017-09-06T15:51:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2017_ArielaAraujoFonseca.pdf: 3100371 bytes, checksum: f3ba4ba65f4f58e0b4f6547daeaa8c0a (MD5)
Made available in DSpace on 2017-09-06T15:51:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017_ArielaAraujoFonseca.pdf: 3100371 bytes, checksum: f3ba4ba65f4f58e0b4f6547daeaa8c0a (MD5) Previous issue date: 2017-09-06
Esta pesquisa tem o objetivo de verificar, no âmbito do tratamento de esgotos sanitários, a possibilidade de se realizar o pós-tratamento de um efluente de sistema biológico anaeróbio por meio de um sistema aeróbio integrado ao processo eletrolítico, no intuito de aumentar a eficiência do tratamento biológico em termos de remoção de matéria orgânica, promovendo a integração dos sistemas biológico e eletrolítico em um mesmo reator. Para isso, foram construídos três reatores em vidro que operaram de forma automatizada em bateladas sequenciais. Cada reator representou um dentre três tipos de tratamento, que foram: (i) tratamento aeróbio - RB (1); (ii) tratamento eletrolítico - RE (2); e (iii) a associação dos dois processos, o reator bioeletrolítico - RBE (3). A pesquisa foi realizada em três fases com eletrodos diferentes, que foram os seguintes: (Fase 1) de grafite de tela lisa com reforço metálico; (Fase 2) de aço inox; e (Fase 3) de grafite puro rígido. A corrente elétrica aplicada foi de 1 mA a 100 mA. Durante o período de operação do sistema, foi realizado o monitoramento de DQO, sólidos totais e suspensos, turbidez, e da comunidade zooplanctônica, por meio de identificação e contagem dos microrganismos. A terceira fase de operação produziu os maiores valores de eficiência do sistema em termos de remoção de matéria orgânica em todos os reatores, com valores de remoção de DQO alcançados de 86%, 79% e 87%, para o RB (1), RE (2) e RBE (3) respectivamente. As melhores eficiências de remoção semanais do RE (2), 77%, 81% e 92% foram alcançadas com as aplicações das densidades de corrente de 0,05 A/m2 na primeira e na segunda fase, e 5,49 A/m2 na terceira fase. No caso do RBE (3), as melhores eficiências semanais, 76%, 90% e 98%, foram alcançadas durante a primeira, segunda e terceira fases, durante as aplicações das densidades de corrente de 0,11 A/m2 , 0,27 A/m2 e 0,05 A/m2 . Por fim, o RB (1) obteve um desempenho global de 75%, 84% e 86% na primeira, segunda e terceira fases de operação, respectivamente. Chegou-se à conclusão de que o reator bioeletrolítico, na forma proposta, não conseguiu eficiência de remoção de matéria orgânica suficientemente mais elevada do que o reator biológico tal que pudesse justificar a sua aplicação.
This research has the objective of verifying, within the scope of sanitary sewage treatment, the possibility of performing the post-treatment of an anaerobic biological system effluent through an aerobic system integrated to the electrolytic process, in order to increase the efficiency of the biological treatment in terms of the removal of organic matter, promoting the integration of biological and electrolytic systems in the same reactor. For doing this, three glass reactors were built that operated in an automated way in sequential batches. Each reactor represented one of three types of treatment, which were: (i) aerobic treatment - RB (1); (ii) electrolytic treatment - RE (2); and (iii) the association of the two processes, the bioelectrolytic reactor - RBE (3). The research was carried out in three phases with different electrodes, which were as follows: (Phase 1) of flat screen graphite with metallic reinforcement; (Stage 2) stainless steel; And (Phase 3) rigid pure graphite. The applied electric current was from 1 mA to 100 mA. During the period of system operation, COD, total and suspended solids, turbidity, and the zooplankton community were monitored by means of identification and counting of the microorganisms. The third phase of operation produced the highest values of efficiency of the system in terms of removal of organic matter in all reactors, with COD removal values reached of 86%, 79% and 87% for RB (1), RE (2) and RBE (3) respectively. The best weekly removal efficiencies of RE (2), 77%, 81% and 92% were achieved with applications of current densities of 0.05 A / m2 in the first and second phases and 5.49 A / m2 In the third stage. In the case of RBE (3), the best weekly efficiencies, 76%, 90% and 98%, were reached during the first, second and third phases during the applications of current densities of 0.11 A / m2, 27 A / m2 and 0.05 A / m2. Finally, RB (1) achieved an overall performance of 75%, 84% and 86% in the first, second and third phases of operation, respectively. It was concluded that the bioelectrolytic reactor, in the proposed form, did not achieve sufficiently high removal efficiency of organic matter than the biological reactor, which could justify its application
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Provenzi, Graziella. "Biorreator à membrana submersa para tratamento biológico de efluentes." Florianópolis, SC, 2005. http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101967.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental.
Made available in DSpace on 2013-07-15T23:41:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 213572.pdf: 1892651 bytes, checksum: dbb777f01ec0f1d43940a2c7059d2a94 (MD5)
O biorreator à membrana (BRM) permite a retenção da biomassa e microrganismos patógenos, promovendo maior eficiência no tratamento de efluente e segurança bacteriana no permeado. O efluente tratado apresenta boas condições de reúso. O trabalho desenvolvido nesta Tese utilizou o BRM submersa para o tratamento de um efluente sintético, avaliando-se seu desempenho hidrodinâmico e físico-químicos no controle da colmatação. Os estudos experimentais foram realizados no Laboratório de Génie des Procédés d#Élaboration des Bioproduits (GDPB), na Universidade Montpellier II, França. Os experimentos consistiram em acompanhar, durante 15 meses ininterruptos, o desempenho dos procedimentos sobre o plano de qualidade de tratamento de um efluente sintético e a evolução da colmatação da membrana. Os adjuvantes: cloreto férrico (FeCl3) e carvão ativo (CA) foram adicionados no tanque de alimentação, substrato, com o objetivo de aumentar o tamanho médio das partículas da suspensão biológica por floculação e adsorsão, para então verificar a minimização da colmatação das membranas. Os fluxos de permeação estudados foram: 5, 10 e 15 L/h.m2. Os estudos para a compreensão da colmatação nas membranas apresentaram resultados satisfatórios. A suspensão biológica sem adição de adjuvantes, chamada por
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Freitas, Neto Mário de Alencar. "Tratamento biológico do líquido da casca do coco verde." reponame:Repositório Institucional da UFC, 2007. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16849.

Full text
Abstract:
FREITAS NETO, M. A. Tratamento biológico do líquido da casca do coco verde. 2007. 135 f. Tese (Doutorado em Engenharia Civil: Saneamento Ambiental) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.
Submitted by Hohana Sanders (hohanasanders@hotmail.com) on 2016-04-28T13:55:24Z No. of bitstreams: 1 2007_tese_mafreitasneto.pdf: 1498512 bytes, checksum: 537e9e2ffeea7dcd75ba4f65fd9eb8d3 (MD5)
Approved for entry into archive by Marlene Sousa (mmarlene@ufc.br) on 2016-05-17T18:02:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2007_tese_mafreitasneto.pdf: 1498512 bytes, checksum: 537e9e2ffeea7dcd75ba4f65fd9eb8d3 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-05-17T18:02:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2007_tese_mafreitasneto.pdf: 1498512 bytes, checksum: 537e9e2ffeea7dcd75ba4f65fd9eb8d3 (MD5) Previous issue date: 2007-07-26
With the aim of aggregating value to the productive chain of coconut and to expand its agrobusiness, Embrapa Agroindústria Tropical (Brazilian Agricultural Research Corporation, Tropical Agroindustry National Centre) developed a system for processing the husk of immature coconut in order to produce fibre and coir dust, which have several environmental and commercial applications. During the pressing stage, a liquid is generated, denominated Coconut Husk Liquor (CHL), which contains high concentration of organic matter (varying form 60 to 80 gDQO/L), including tannins. In this work, the performance of an Upflow Anaerobic Sludge Blanket Reactor (UASB) and a Fungi Biological Reactor (FBR) were evaluated for the treatment of CHL. The lab-scale UASB reactor, with a working volume of 16,8L, was operated during 222 days with an increasing organic loading rate (OLR), starting from 2.2 kgCOD/m3.d and reaching up to 10 kgCOD/m3.d. The lab-scale FBR, with a working volume of 100L, was operated with OLR of 5,0 kgCOD/m3.d, during 116 days, and then with OLR of 2,5 kgCOD/m3.d during 158 days. The performance of UASB reactor evaluated based on influent and effluent COD and total tannins; sludge specific methanogenic activity (SMA) and anaerobic toxicity; gas production and composition; pH, alkalinity and volatile fatty acids; and sludge retention time. The performance of FBR was monitored on the basis of on influent and effluent COD, total tannins and suspended solids. Other analysis were also accomplished: aerobic CHL biodegradability, sludge stability, and effect of Aspergillus niger on the degradation of CHL. Results showed that UASB reactor was maintained stable during the whole operation, with COD removal efficiency higher than 80%, total tannins removal efficiency of around 48%, and the ratio AGV/alkalinity lower than 0,30. Biogas presented 75% of methane on its composition. Toxicity tests demonstrated that CHL was not toxic to the methanogenic consortia. FBR was initially inoculated with Aspergillus niger AN-400. However, this fungus was substituted by the yeast that is natural on coconut husk, which was confirmed by tests carried out on Petri plate tests. When this reactor was operated with OLR of 5.0 kgCOD/m3.d and without sludge removal, the COD removal efficiency was around 58%. The performance improved up to 91% when OLR was decreased to 2.5 kgCOD/m3.d and sludge was weekly removed from the top or reactor. During this period, total tannin removal efficiency was approximately 15%. Despite the low tannin removal efficiency, this aerobic reactors can be used as an alternative for easy-degradable organic matter, facilitating the recovering of tannins for commercial uses. Results obtained from Petri plate tests show that Aspergillus niger AN-400 was able to grow in a medium with CHL. However, results from batch tests demonstrated that this species did not affect the DQO and tannins removal rates, when it is inoculated in a solution with raw CHL. The configuration of the reactor with fungi used in this research showed operational problems related with excess biomass removal.
Buscando agregar valor à cadeia produtiva do coco e expandir o agronegócio envolvido, a Embrapa Agroindústria Tropical desenvolveu um sistema de beneficiamento da casca do coco verde para produção de pó e fibra que tem diversas aplicações ambientais e comerciais. Durante a etapa de prensagem do beneficiamento deste resíduo, é gerado um líquido denominado Líquido da Casca do Coco Verde (LCCV), que apresenta elevada concentração de matéria orgânica, cuja DQO varia de 60 a 80 gO2/L, incluindo taninos. Nesta Tese avaliou-se a performance de um reator anaeróbio de fluxo ascendente e manta de lodo (Upflow Anaerobic Sludge Blanket – UASB) e um Reator Biológico com Fungos (RBF) para tratamento do LCCV. O UASB escala de bancada (16,8L) foi operado durante 222 dias, com carga orgânica volumétrica (COV) crescente, iniciando com 2,2 KgDQO/m³.d, e finalizando com 10,0 KgDQO/m³.d. O RBF escala de bancada (100L) foi operado com COV de 5,0 KgDQO/m³.d durante 116 dias, e em seguida com COV de 2,5 KgDQO/m³.d durante 158 dias. A performance do UASB foi avaliada através de determinações de DQO e taninos totais do afluente e efluente; atividade metanogênica específica (AME) do lodo e toxicidade anaeróbia; composição e produção de biogás; pH, alcalinidade e ácidos graxos voláteis (AGV). A performance do RBF foi monitorada através de determinações de DQO, taninos totais e série de sólidos do afluente e efluente. Além disso, foram realizados alguns ensaios: Biodegradabilidade aeróbia do LCCV, estabilidade anaeróbia do lodo, e o efeito da espécie Aspergillus niger AN 400 na degradação do LCCV. Os resultados demonstraram que o UASB manteve-se estável durante a operação, com eficiência de remoção de DQO superior a 80% e de taninos em torno de 48%. A razão AGV/alcalinidade ficou sempre inferior a 0,30. O biogás apresentou composição de 75% de metano. Os ensaios de toxicidade demonstraram que o LCCV não foi tóxico à biomassa metanogênica presente no UASB. O RBF foi inicialmente inoculado com Aspergillus niger AN 400. No entanto, através de análises microbiológicas, foi comprovado que este fungo foi substituído por leveduras naturalmente presentes no LCCV. Quando este reator foi operado com COV de 5,0 KgDQO/m³.d, e sem descarte de biomassa, a eficiência de remoção de DQO ficou em torno de 58%. Esta eficiência aumentou para 91% quando a COV aplicada diminuiu para 2,5 KgDQO/m³.d, e foram realizados descartes semanais da biomassa localizada na parte superior do reator. Neste período, a remoção média de taninos foi de 15%. Apesar desta baixa remoção de taninos, reatores aeróbios podem ser usados como alternativas para remoção de matéria orgânica facilmente degradável, viabilizando a recuperação dos taninos para uso comercial. Os resultados obtidos em testes em placas de Petri demonstraram que a espécie fúngica Aspergillus Niger AN 400 foi capaz de se desenvolver em meio contendo LCCV. Contudo, resultados dos testes em batelada demonstraram que esta espécie não alterou as taxas de remoção de DQO e taninos, quando foi inoculado em meio contendo LCCV bruto. A configuração do reator com fungos utilizada nesta pesquisa apresentou problemas operacionais relacionados com o descarte do excesso de biomassa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

de, Aguiar Chagas Morgane. "Tratamento de efluente têxtil por processos físico-químico e biológico." Universidade Federal de Pernambuco, 2009. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5020.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-12T17:35:27Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo2214_1.pdf: 1159968 bytes, checksum: 78345378a5ccb6297b4ffe41854bf365 (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2009
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
O Arranjo Produtivo Local (APL) de confecção do agreste pernambucano responde por cerca de 15% da produção nacional, principalmente na confecção de jeans. As fábricas se baseiam em processos úmidos gerando uma grande quantidade de efluentes que quando não tratados adequadamente, possuem alto poder poluidor. As águas residuárias geradas nas indústrias do APL são tratadas por processos físicoquímicos, representados pelas etapas de coagulação, floculação, sedimentação e filtração. No entanto, de forma geral, os efluentes tratados não atendem ao padrão de emissão estabelecido pela legislação brasileira. O reúso direto ou indireto dos efluentes tratados é prática comum na região, que tem impacto direto sobre a eficiência do processo produtivo. Neste trabalho, tecnologias de tratamento físico-químico e biológico anaeróbio foram avaliadas para produzir efluente de melhor qualidade e contribuir para a prática do reúso. A eficiência de quatro coagulantes comerciais foi testada para a remoção de turbidez, cor verdadeira e DQO. Foram realizados experimentos de bancada (jar test) para diversas dosagens de coagulantes. Foi observada boa eficiência de remoção de turbidez e cor verdadeira para todos os coagulantes testados (em torno de 98% e 60%, respectivamente). No entanto, as remoções de DQO foram insatisfatórias para lançamento em corpos de água quando o tratamento físicoquímico foi usado isoladamente. Para o tratamento anaeróbio, foram operados, em regime de batelada, três reatores, com quatro litros cada, com e sem suplementação nutricional. Os reatores foram operados por 144 dias com aumento gradativo da concentração do efluente têxtil (ET 0%, 10%, 30%, 50%, 70% e 100%) em relação ao esgoto doméstico sintético. Observou-se que a eficiência de remoção de DQO foi estável, em torno de 50% durante a maior parte do período operacional, não tendo sido observada influência dos micronutrientes sobre o processo de degradação
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Ventura, Maxime André Leroy Ferreira. "Modelização de um processo aérobio de tratamento biológico de resíduos." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2009. http://hdl.handle.net/10773/688.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Andrade, Wellington Santos de. "Modelagem de tratamento biológico de esgotos em reator batelada sequencial." Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1988. http://hdl.handle.net/11422/3906.

Full text
Abstract:
Submitted by Fatima Fonseca (fatima.fonseca@sibi.ufrj.br) on 2018-04-26T18:48:00Z No. of bitstreams: 1 165722.pdf: 2267966 bytes, checksum: 3fb406a8b55af28623dcd1c4983a9fa2 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-04-26T18:48:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 165722.pdf: 2267966 bytes, checksum: 3fb406a8b55af28623dcd1c4983a9fa2 (MD5) Previous issue date: 1988-04
A eliminação biológica de componentes químicos e DBO tem sido realizada em sistemas nos quais a concentração do efluente no interior do reator é extremamente baixa. Sendo normalmente proporcional à concentração do substrato, a taxa de reação é baixa, necessitando um longo tempo de residência. O presente trabalho investiga a vantagem cinética do reator batelada e indica a possibilidade de seu uso em alternativa ao convencional sistema contínuo. É apresentado um modelo matemático envolvendo as duas fases de despoluição: remoção carbonácea e nitrificação. Com a formulação de um programa computacional são realizadas simulações de tratamento, investigando o comportamento dos principais parâmetros intervenientes. Os estudos concentram-se no tempo de enchimento, carga orgânica afluente, concentração de microorganismos e suas características de desenvolvimento.
The biological removal of chemical polutants and BOD from sewage has been performed is continuous stirred tank reactors, operating at very low concentration of effluent within the reactor. The rate of reaction is normaly proportional to concentration and therefore very long residence time is required. This work examines the kinetic advantage obtainable with batch reactors and points to the possibility of their use instead of the conventional continuous reactors. A mathematical model is presented, including the two phases of treatment - carbonaceous material and nitrification. A computer simulation of the treatment is used to predict the behaviour of the main system parameters. The study focus the influence of filling time, incoming organic load, microorganism concentration and their growth characteristics.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

VILELA, Mirian Lima. "Tratamento Biológico do Resíduo da Indústria de Sorvetes por Zygomycetes." Universidade Federal de Pernambuco, 2012. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10876.

Full text
Abstract:
Submitted by Nathália Neves (nathalia.neves@ufpe.br) on 2015-03-05T18:28:51Z No. of bitstreams: 2 Dissertação de Mestrado FINAL 2_2.pdf: 931387 bytes, checksum: 8c678d9ee4559050331bdc307a7e62f9 (MD5) license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-03-05T18:28:51Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação de Mestrado FINAL 2_2.pdf: 931387 bytes, checksum: 8c678d9ee4559050331bdc307a7e62f9 (MD5) license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) Previous issue date: 2012-02-09
CAPES
Devido a grande necessidade de reduzir danos ambientais, pelo descarte de resíduos da indústria alimentícia, objetivou-se tratar biologicamente o efluente sólido do efluente de uma indústria de sorvetes, localizada na região metropolitana do Recife, PE, Brasil, utilizando os gêneros Mortierella, Cunninghamella e Mucor, pertencentes à classe Zygomycetes, ordem Mucorales, por possuírem grande capacidade de resistência aos altos índices de contaminação, de acordo com a literatura, produzindo enzimas biocatalíticas. As 19 linhagens pertencem a Coleção de Cultura URM do Departamento de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco foram submetidas aos ensaios de capacidade de crescimento nas concentrações 5, 10 e 15% do resíduo; diminuição da Demanda Química de Oxigênio (DQO) e Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), consumo de nitrogênio, potássio e fósforo e produção de lipases. Inicialmente as linhagens foram selecionadas pela capacidade de crescerem em placas de Petri, contendo meio ágar água destilada, acrescido de 15% (m/v) do resíduo de sorvete. Depois foram realizados os ensaios em caldo resíduo de sorvete (15% m/v), com 17 dias de cultivo, para avaliação da biodegradabilidade e um controle abiótico. As linhagens Cunninghamella elegans URM6017 e URM5780 mostraram-se mais eficientes com a diminuição de 98,98% e 98,09 de DQO e 98,59% e 97,08 de DBO, respectivamente. Enquanto que no controle abiótico ocorreu uma diminuição de 92,49% de DQO e 92,57% de DBO e o nitrogênio de 20,83% e potássio de 98,02%. A linhagem URM 6017 apresentou um consumo de 66,07% de nitrogênio total e 99,85% de potássio. Durante o experimento os valores de pH variaram de 4,97 para o controle abiótico a 7,51 para URM6017 e de 6,92 para URM5780, ao final do processo. A atividade lipolítica das linhagens URM6017 foi de 2,01 U/mL utilizando como substrato o resíduo de sorvete e de 4,61 U/mL com o resíduo de sorvete adicionado de azeite de oliva e para a URM5780 foi de 2,73 U/mL e 3,84 U/mL, respectivamente. Das 19 linhagens estudadas, duas linhagens de Cunninghamella elegans URM6017 e URM5780 mostraram-se eficientes na redução da matéria orgânica contida no resíduo de sorvete.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Ameixoeiro, Ana Sofia Mendes Marques. "Optimização do tratamento biológico com o sistema Bioamp GT em águas residuais." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2008. http://hdl.handle.net/10773/3084.

Full text
Abstract:
Mestrado em Engenharia Química
Com o objectivo de promover a melhoria dos parâmetros ambientais de efluentes lançados nos meios receptores, procedeu-se à instalação do sistema Bioamp GT. Este sistema é constituído pelo equipamento BIOAMP, patenteado pela NCH (Divisão Chemsearch), e o produto biológico Freeflow, desenvolvido pelo departamento I&D da empresa. Este produto é composto por um consórcio de microorganismos cuja composição é confidencial. Foram instalados dois destes sistemas, numa empresa de transformação de carnes e produção de enchidos e fumados – Probar, S.A. A empresa fica sediada em Cernache, na zona centro do país. Este estudo foi realizado ao longo de seis meses, entre Fevereiro e Agosto de 2008, e não constitui um estudo piloto, antes decorreu em condições reais, de modo a verificar o impacto da sua intervenção directa no processo de tratamento já implementado. Os parâmetros em análise, para visar essa melhoria foram a Carência Bioquímica de Oxigénio (CBO), Carência Química de Oxigénio (CQO), Sólidos Suspensos Totais (SST) e Óleos e Gorduras. Após o estudo decorrido constatou-se que o nível de CBO, sofreu uma redução de 42 para 11 mg O2 /l (74%), o de CQO baixou de 141 para 40 mg O2 /l (72%), e que o valor de SST se reduziu de 74 para 30 mg /l (59%). Em relação ao parâmetro de óleos e gorduras este inicialmente apresentava um valor da ordem de 2 mg /l, e nas restantes análises foi sempre inferior a 2 mg/l que é o valor limite quantificável. Em termos de cumprimento da legislação, verificou-se que o valor CQO esteve sempre abaixo do valor limite imposto para esta indústria (150 mg O2 /l), e que o valor de CBO, conseguiu pela primeira vez descer abaixo do valor limite de 16 mg O2 /l, no último mês de tratamento, o que significa que se este continuasse a existir certamente que este parâmetro tão importante, se manteria abaixo deste valor. O valor limite para os SST também é de 16 mg O2 /l, e o valor mínimo alcançado foi de 30 mg O2 /l. Apesar de este parâmetro de ter sofrido uma redução muito significativa, esta podia ser maior, se tivesse sido efectuada uma pré – limpeza da primeira lagoa anaeróbia que se apresentava completamente saturada. Em termos económicos, neste caso concreto verificou-se a viabilidade económica do processo, uma vez que os custos associados à limpeza e manutenção do sistema de tratamento já existente apresentam um valor anual de € 58 373,90, e o custo associado à implementação do sistema BioAmp GT apresenta um valor de apenas € 13 976,40. Tudo isto traduz-se numa redução máxima de 73,9% dos custos em tratamento de efluentes conseguindo simultaneamente melhorias muito significativas nas características do efluente final. ABSTRACT: In order to enhance the environmental parameters in the effluents released to the receivers, the system Bioamp GT has been installed. This system consists of the equipment BIOAMP, patented by NCH (Chemsearch Division), and biological product FreeFlow, developed by I&D unit of the company. This product is made by a proprietary microbial consorcium. Two systems were installed at a meat processing plant and production of sausage and smoked - Probar, SA. The company is based in Cernache, in the center of Portugal. This study was conducted over six months, between February and August 2008, and was not a pilot study, instead it took place in real conditions in order to verify its direct intervention in the treatment process already in place. The parameters of analysis to target the effluent improvement were the biochemical oxygen demand (BOD), chemical oxygen demand (COD), total suspended solids (TSS) and oils and fats. During the study it was found that the level of BOD, was reduced from 42 to 11 mg O2/l (74%), that of COD dropped from 141 to 40 mg O2/l (72%) and that the value of TSS reduced from 74 to 30 mg/l (60%). Concerning the change in the oils and fats parameter, that originally had a value of 2 mg/l, it had during the study a value inferior to 2 mg/L, that was the detection limit. In terms of compliance with legislation, it was found that the COD value was always below the threshold for this industry (150 mg O2/lL), and that the value of CBO, for the first time came below the limit value of 16 mg O2/l, during the last month of treatment, which means that if it continued this parameter could be kept below the limit. The thresholds for the SST is also from 16 O2 mg/l, and the minimum value achieved was 30 mg O2/l. Regardless the important reduction on its value this could have been even greater if a pre – cleaning in the first anaerobic lagoon that was completely saturated, had been carried. In economic terms, in this case was demonstrated that there is economic viability, since the costs associated with cleaning and maintenance of the existing system of treatment have an annual cost of € 58 373,90, while the cost associated with implementing the system BioAmp GT presents a cost of only € 13 976.40. This corresponds to a reduction of about 73,9% of the costs borne by the company in the effluent treatment, in addition to having very significant improvements in the characteristics of the final effluent.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Frigo, Késia Damaris de Azevedo. "Influência de modulador biológico no tratamento de dejetos suínos em biodigestores." Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2017. http://tede.unioeste.br/handle/tede/3498.

Full text
Abstract:
Submitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2018-03-08T17:31:16Z No. of bitstreams: 2 Kesia_Frigo2017.pdf: 1127031 bytes, checksum: eb8d084e7cf0e47d5e96562b707635f3 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Made available in DSpace on 2018-03-08T17:31:16Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Kesia_Frigo2017.pdf: 1127031 bytes, checksum: eb8d084e7cf0e47d5e96562b707635f3 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2017-02-20
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
The waste from the production of swine and inadequate management of these wastes pose a major risk to the environment. With the need to modernize treatment techniques for pig manure using microorganisms and biodigesters, this study aims to verify the influence on the treatment of swine manure when applied a biological modulator and its efficiency in the biodegradability of organic matter submitted in biodigesters. A completely randomized experimental design with two treatments and six replicates was used. The treatments were composed of the untreated shed waste and the shed waste with the treatment. The treatment constituted in the application of the biological modulator in the bays where the animals were installed. From these conditions, two batches were conducted according to the time of 45 and 93 days of confinement of the animals. The results showed that the presence of the biological modulator in the swine manure did not affect the anaerobic digestion in a significant way, the biogas production and biodegradability of the organic matter were not affected.
Os dejetos resultantes da produção de suínos e o manejo inadequado destes resíduos representam um grande risco ao meio ambiente. Com a necessidade de modernizar as técnicas de tratamento para os dejetos suínos utilizando microrganismos e biodigestores este estudo tem por objetivo verificar a influência no tratamento dos dejetos suínos quando aplicado um modulador biológico e a sua eficiência na biodegrabilidade da matéria orgânica submetidos em biodigestores. Utilizou-se um delineamento experimental inteiramente casualizado, com dois tratamentos e seis repetições. Os tratamentos foram compostos dos dejetos do barracão sem tratamento e os dejetos do barracão com o tratamento. O tratamento constituiu na aplicação do modulador biológico nas baias onde os animais estavam instalados. A partir destas condições, conduziram-se duas bateladas em função do tempo de 45 e 93 dias de confinamento dos animais. Os resultados demostraram que a presença do modulador biológico nos dejetos suínos não afetou a digestão anaeróbica de forma significativa, não foi prejudicado a produção de biogás e a biodegrabilidade da matéria orgânica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Salazar, Rodrigo Fernando dos Santos. "Aplicação de processo oxidativo avançado (POA) como pré-tratamento de efluente de laticínio para posterior tratamento biológico." Universidade de São Paulo, 2009. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97136/tde-25102012-134440/.

Full text
Abstract:
O foco deste trabalho foi desenvolver um sistema de tratamento híbrido, constituído por um pré-tratamento fotocatalítico heterogêneo (POA) e posterior tratamento biológico por lodo ativado (SLA), para a redução da carga orgânica de efluentes laticinista oriundos do processamento de lácteos líquidos, como por exemplos, cremes, iogurte e beneficiamento de leite. Para a caracterização analítica do efluente in natura e tratado empregaram-se as metodologias Standard Methods, validadas em função do tipo e da complexidade da amostra (DQO, DBO, Norgânico, N-NH4 +, PTotal, Fe2+, O&G, ST, STF, STV, SS, SD, Al, As, Ca, Fe, Mge Pb). Através de planejamentos fatoriais determinaram-se as melhores condições entre as variáveis estudadas para as etapas de tratamentos com POA e lodo ativado, tendo como fator de resposta a redução da DQO. Para a etapa de POA empregou-se a fotocatálise, utilizando como semicondutor o dióxido de titânio (TiO2) finamente distribuído e fixado com tinta poliuretânica sobre uma chapa metálica plana, onde o efluente foi percolado sobre o respectivo leito catalítico posicionado em um ângulo fixo de 23º, recebendo a radiação solar direta. O dois tipos de estrutura de TiO2 (rutilo ou anatase) foram avaliados morfologicamente (DRX, BET, MEV-EDS) e cineticamente, como uma variável do processo fotocatalítico: a fase anatase apresentou maior eficiência de degradação da matéria orgânica, em pH 5. Posteriormente à degradação da carga orgânica por reação fotoquímica, as amostras foram tratadas biologicamente por lodo ativado e, conseqüentemente, pode-se analisar e otimizar um sistema híbrido (POA - SLA) que apresentasse maior eficiência de degradação da matéria orgânica do efluente lácteo utilizado. Ensaios de biodegradação sem o pré-tratamento com POA apresentou uma redução de 26,01 ± 5,23 % em 72 h de tratamento. O sistema (POA - SLA) que apresentou maior eficiência de degradação da matéria orgânica, em 72 h de tratamento, foi de 93,70 ± 0,10 % caracterizado por uma DQO de entrada em 3782,5 ± 37,6 mg O2 L-1 e uma DQO de saída (efluente tratado) em 236,8 ± 0,1 mg O2 L-1.
The aim of this work is at developing a hybrid system in order to treat dairy wastewater. The hybrid system was composed by two modules. The first one is based in advanced oxidative process (AOP) and the second in actived sludge system (SLA). Methodologies from Standard Methods were adaptded and validated (BOD, COD, Norganic, N - NH4 +, Ptotal, Fe2+, G&O, TS, TFS, VSS, TSS, TDS, Al, As, Ca, Fe, Mg and Pb) for dairy effluent characterization. The best conditions for AOP and SLA processes had been determined through Designs of Experiments (DOE). The efficiency of both processes was avaliabled by COD. AOP treatment based on photocatalisis was applied. Titanium dioxide (TiO2) was used as semiconductor. This TiO2 was finely distributed and settled with poliuretanic ink on a plain metallic plate where the effluent was circulated on the respective located catalytic stream bed in fixed angle of 23º. This process (AOP) received direct solar radiation. Two types of crystalline structure of TiO2 (rutile or anatase) had been evaluated morphologically (XRD, BET, SEM-EDS) and kinetically, as an variable of photocatalisis process: the anatase crystalline phase in pH 5 have shown better degradation of dairy wastewater. The samples had been treated by SLA later photochemical reaction. The hybrid system (AOP - SLA) was then analyzed and optimized. 72 hours of biodegradation tests without AOP pretreatment had been shown 26,01 ± 5,23 % of COD reduction. Over optimized conditions the hybrid system showed 93,70 ± 0,10 % of COD reduction with a initial organic load of 3782,5 ± 37,6 mg O2 L-1 and final COD of 236,8 ± 0,1 mg O2 L-1 (treated effluent).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Amaral, Mailer Sene. "Tratamento físico-químico de lixiviado de aterro sanitário pré-tratado por processo biológico aeróbio." Universidade de São Paulo, 2009. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3147/tde-09092009-101501/.

Full text
Abstract:
Lixiviados de aterros sanitários apresentam altas concentrações de nitrogênio amoniacal e matéria orgânica, além de outros poluentes, que não permitem seu descarte no meio ambiente, sem um prévio tratamento. Lixiviados de aterros sanitários mais antigos, com matéria orgânica mais estabilizada, apresentam grande potencial poluidor, principalmente devido à presença de substâncias recalcitrantes que, usualmente, não são removidas através de tratamento biológico, necessitando, portanto, da aplicação de um pós-tratamento. A presente pesquisa objetivou aplicar o tratamento físico-químico a dois efluentes de sistemas biológicos de tratamento. O primeiro sistema era constituído de um reator de lodo ativado operado em bateladas seqüenciais (70 Litros) cujo efluente era submetido à processo de coagulaçãofloculação usando sais de ferro e alumínio, para remoção da matéria orgânica recalcitrante. Operou-se, em paralelo, uma lagoa aerada, em escala de bancada, dimensionada para remoção da matéria orgânica biodegradável cujo efluente era submetido a processo de precipitação química para remoção de amônia, através da formação do mineral estruvita (MgNH4PO4.6H2O). Os resultados obtidos demonstraram que o cloreto férrico (FeCl3) foi o coagulante mais apropriado sob o ponto de vista econômico, embora, dosagens elevadas (1.160 mg FeCl3/L), frente a 2.465 mg Al2(SO4)3.6H2O/L tenham sido requeridas para o alcance de remoções da matéria orgânica recalcitrante. Com a aplicação de FeCl3 o pH ótimo de coagulação foi próximo de 4,0 e para o Al2(SO4)3; por volta de 5,0. Ao longo dos testes, avaliouse a influência das condições de mistura sobre os fenômenos físico-químicos. Os resultados demonstram que, para o despejo estudado, o gradiente de velocidades e o tempo de mistura não exercem influência sobre os fenômenos de coagulaçãofloculação. Quanto à precipitação química da amônia na forma do mineral estruvita, as melhores remoções (~ 90%) foram alcançadas quando o limite de solubilidade do mineral estruvita foi excedido, para tanto se faz necessária aplicar uma razão molar igual a 1,5:1:1,4 entre os íons envolvidos (Mg+2:NH4 +:PO4 -3). Entretanto, o efluente final desse sistema apresentou uma concentração residual de fósforo solúvel superior a 12 mg P-PO4 -3/L, o que o torna pouco recomendável para fins práticos.
Landfill leachates present high ammonia and organic matter concentrations, besides other pollutants, which do not allow its discharge to the environment without a previous treatment. Older landfill leachates, with more stabilized organic matter, present great pollutant potential, mainly due to the presence of recalcitrant substances that not often are removed by biological treatment and need the application of a post-treatment. The present research aimed to apply the physicochemical treatment for two biological wastewater treatment plant effluents. The first one was constituted by an activated sludge (sequence batch reactor - 70 liters), which effluent was submitted to a coagulation-flocculation process, using iron and aluminum salts, for recalcitrant organic matter removal. A lab scale aerated lagoon was operated in parallel. The lagoon was dimensioned for biodegradable organic matter removal, which effluent was submitted to a chemical precipitation process for ammonia removal (formation of the mineral struvite (MgNH4PO4.6H2O).The results showed that the ferric chloride (FeCl3) was the more appropriated coagulant considering the economic point of view, however high dosages (1,160 mg FeCl3/L) comparing with 2.465 mg Al2(SO4)3.6H2O/L had been required to achieve recalcitrant organic matter removal. Applying FeCl3, the optimum pH was of the order of 4.0 and for Al2(SO4)3, approximately 5.0. During the tests, the influence of the mixture conditions on the physicochemical phenomena was evaluated. The results demonstrated that the velocities gradient and the mixture time do not influenced the coagulation-flocculation phenomena. Regarding to the chemical precipitation of ammonia in struvite form, the better removals (~ 90%) were achieved when the solubility limit of the mineral was exceeded. Due to this fact, it was necessary to apply a molar rate of 1.5:1:1.4 between the ions (Mg+2:NH4 +:PO4 -3). Nevertheless, the final effluent of this system presented a residual soluble phosphorus concentration higher than 12 mg P-PO4 -3/L, hence it is not recommended for practical purposes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Soler, Cassio Renato. "Tratamento de efluente de indústria têxtil por reator biológico com leito móvel." Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2013. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/994.

Full text
Abstract:
A contaminação ambiental causada pelo setor têxtil apresenta um especial destaque, devido aos grandes volumes de efluentes gerados. Os tratamentos biológicos mais utilizados pelas indústrias têxteis são o lodo ativado e biofiltros, ambos com elevado custo financeiro para as indústrias, com produtos químicos e necessidade de destinação de lodo. O presente trabalho estudou a viabilidade de tratamento de efluente de indústria têxtil por MBBR “Moving Bed Biofilm Reactor” (Reator Biológico com Leito Móvel). Este processo concilia os benefícios de tratamentos antes mencionados e ao mesmo tempo reduz as características indesejáveis de elevada geração de lodo, tempo de detenção hidráulica e perda de sólidos. O efluente foi caracterizado quanto à DQO, DBO5, área espectral, sólidos suspensos totais, sólidos suspensos voláteis e toxicidade antes e após o tratamento. O tratamento do efluente ocorreu em diferentes cargas orgânicas volumétricas, de 0,3gDQO/L.d até 9,0g DQO/L.d com 4 estágios: adaptação (0,3gDQO/L.d) e outros 3 estágios (1,2gDQO/L.d, 3,0gDQO/L.d e 9,0gDQO/L.d). Este reator foi operado por 107 dias, alcançando remoções de 65% de DQO, 94% de DBO5, 58% de área espectral, 82% de SST e 87% de toxicidade. Resultados que foram avaliados pela ANOVA, com teste Tukey com 0,05 de significância. A cinética calculada do processo apresentou consumo especifico máximo de substrato de 0,027d-1, compatível a tratamentos biológicos de efluente com conteúdo recalcitrante. Através dessas análises foi verificado que os melhores resultados de remoção foram atingidos quando o reator foi operado em COVs menores.
The environment contamination caused by the textile sector has a special meaning due to volumes of wastewater. The biological treatments most commonly used by textile industries are biofilters and activated sludge, both with a high financial cost for industries with chemicals products and the need for sludge disposal. This work studied the viability of treatment of textile effluent´s by MBBR "Moving Bed Biofilm Reactor". This process combines the benefits of treatments mentioned above and at the same time reduces undesirable characteristics of high sludge generation, hydraulic retention time and solids loss. The effluent was characterized as COD, BOD5, spectral area, total suspended solids, volatile suspended solids and toxicity before and after treatment. The treatment of the effluent occurred in different organic loading rates from 0.3 gCOD/L.d up to 9.0 g COD/L.d with 4 stages: adaptation 0.3gCOD/L.d and others 3 stages 1.2gCOD/L, 3.0 gCOD/L and 9.0gCOD/L.d. This reactor was operated for 107 days, reaching 65% removal of COD, 94% of BOD5, 58% of spectral area, 82% of TSS and 87% of toxicity. The results were evaluated by ANOVA with Tukey's test at 0.05 significance level. The calculated kinetics of the process presented consumption specific maximum of substrate of 0,027d-1, compatible with biological treatment effluent with recalcitrant content. Through these analyzes it was verified that the best removing results were achieved when the reactor was operated at lower OLRs.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Costa, Danniely de Oliveira. "Eficácia do tratamento biológico em gotejadores operando com água residuária doméstica tratada." Universidade Federal Rural do Semi-Árido, 2014. http://bdtd.ufersa.edu.br:80/tede/handle/tede/419.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-08-16T13:31:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DannielyOC_DISSERT.pdf: 2303659 bytes, checksum: 0a8a4e23e67c6b7ec7713ce05f41d2e4 (MD5) Previous issue date: 2014-08-28
Water scarcity and environmental degradation in semiarid region are factors that increase the use of treated domestic wastewater aiming its agricultural use. The drip irrigation becomes more sustainable method for this purpose, due to high application efficiency and low risk of contamination of agricultural produce and operators in the field. However, they have a high susceptibility of obstruction the emitters, particularly when operating with wastewaters, because of the biofouling's formation. In this context, the present study seeked to employ biological treatment aimed at the drippers' unblocking that operate with treated domestic wastewater. For that, we assembled an experimental bench in the Experimental Unit for Water Reuse (EUWR), which has a total area of 793.13 m2, installed on the Zoo and Botanical Park located at the Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Mossoró campus. To assessment of hydraulic performance and clogging of three types of drippers applying wastewater treated for 400 h, was mounted an experiment with four irrigation units, equipped with three types of emitters (G1, G2 and G3), with three replicates (three lateral lines by type of dripper). Every 80 h of operation evaluated the CUC, CUD, Us, CVQ, RQR and Q. After the operation time of 400 h, was held the second experiment, characterized by the use of biological treatment that consisted of catalyst enzymatic brand Byosol Swift, line FA (Aseptic Fosse) and powder concentrate of bacteria MaxBio brand, used together . The experiment was mounted with three factors, being the first factor the three types of emitters, the second factor the three treatments T1 (without application of the product), T2 (first application of the product) and T3 (second application of the product) and the third factor the dosages DOS1 (80 mg L-1), DOS2 (160 mg L-1), DOS3 (240 mg L-1) and DOS4 (320 mg L-1) the product MaxBio in three replicates (three lateral lines by type of dripper in each irrigation unit). The data were submitted to analysis of simple and multiple regression, mean test and parametric Pearson correlations test. The results indicated that the formation of biofouling resulting from the interaction between the physical, chemical and biological agents led to partial and total clogging of emitters and hence reduction in the hydraulic performance of irrigation units which operate with domestic wastewater treated. The dripper G1 was more susceptible to clogging than the drippers G2 and G3. In dripper G1, the dosage of 80 mg L-1 MaxBio showed more positive results, as the recovery of hydraulic performance, this being more expressive effect with the completion of the second application of the product. A dosage of 80 mg L-1 MaxBio also showed the best results in clearing the dripper G3, the first application of the product is required, only
A escassez hídrica e a degradação ambiental no semiárido são fatores que potencializam a utilização de águas residuárias domésticas tratadas visando seu aproveitamento agrícola. A irrigação localizada torna-se o método mais sustentável para este fim, devido à elevada eficiência de aplicação e do baixo risco de contaminação do produto agrícola e de operadores no campo. No entanto, apresentam alta susceptibilidade ao entupimento de emissores, particularmente quando operam com águas residuárias, em função da formação de bioincrustação. Neste contexto, o presente trabalho teve por objetivo empregar o tratamento biológico visando à desobstrução de gotejadores que operam com água residuária doméstica tratada. Para isso, foi montada uma bancada experimental na Unidade Experimental de Reuso de Água (UERA), a qual apresenta uma área total de 793,13 m2, instalada no Parque Zoobotânico da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), campus Mossoró. Para avaliação do desempenho hidráulico e do entupimento dos três tipos de gotejadores aplicando água residuária tratada, durante 400 h, montou-se um experimento com quatro unidades de irrigação, dotadas de três tipos de gotejadores (G1, G2 e G3), em três repetições (três linhas laterais por tipo de gotejador). A cada 80 h de funcionamento avaliou-se o CUC, CUD, Us, CVQ, RQR e Q. Decorrido o tempo de operação de 400 h, realizou-se o segundo experimento, caracterizado pelo emprego do tratamento biológico que constou de catalisador enzimático da marca Byosol Swift, linha FA (Fossa Asséptica) e de pó concentrado de bactérias da marca MaxBio, utilizados conjuntamente. O experimento foi montado com três fatores, sendo o primeiro fator os três tipos de gotejadores, o segundo fator os três tratamentos T1 (sem aplicação do produto), T2 (1ª aplicação do produto) e T3 (2ª aplicação do produto) e o terceiro fator as dosagens DOS1 (80 mg L-1), DOS2 (160 mg L-1), DOS3 (240 mg L-1) e DOS4 (320 mg L-1) do produto MaxBio, em três repetições (três linhas laterais por tipo de gotejador em cada unidade de irrigação). Os níveis de desobstrução dos gotejadores pelos produtos biológicos foram avaliados. Os dados foram submetidos às análises de regressão simples e múltipla, teste de média e teste de correlações paramétricas de Pearson. Os resultados indicaram que a formação de bioincrustação resultante da interação entre os agentes físico-químicos e biológicos propiciou o entupimento parcial e total dos gotejadores e, consequentemente, redução no desempenho hidráulico das unidades de irrigação que operaram com água residuária doméstica tratada. O gotejador G1 foi mais suscetível ao entupimento do que os gotejadores G2 e G3. No gotejador G1, a dosagem de 80 mg L-1 de MaxBio apresentou resultados mais positivos, quanto à recuperação do desempenho hidráulico, sendo este efeito mais expressivo com a realização da segunda aplicação do produto. A dosagem de 80 mg L-1 de MaxBio, também, apresentou os melhores resultados na desobstrução do gotejador G3, sendo necessária, apenas, a primeira aplicação do produto
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Cotrim, Daniela Lopes. "Otimização das condições de arejamento do tratamento biológico da ETAR da Ericeira." Master's thesis, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2013. http://hdl.handle.net/10362/9626.

Full text
Abstract:
Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia e Gestão da Água
Este trabalho foi realizado na ETAR da Ericeira, que tem um sistema de tratamento biológico de Lamas Ativadas, em regime de arejamento prolongado. Os principais objetivos deste estudo foram a análise das atuais condições de arejamento do tratamento biológico e a avaliação da possibilidade de redução dos períodos de arejamento com vista a reduzir os custos energéticos. O sistema de arejamento do tratamento biológico foi acompanhado durante os meses de Abril e Maio de 2012 através da recolha contínua de dados de sondas integradas no tanque. Foi possível verificar elevadas concentrações de oxigénio dissolvido em vários períodos do dia, concluindo-se que existe a possibilidade de se reduzir o tempo de arejamento e consequentemente os custos energéticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Carrocci, Juliana Sanches. "Aplicação de catálise heterogênea com TiO2 fotoirradiada por luz solar como pré-tratamento da vinhaça para posterior tratamento biológico." Universidade de São Paulo, 2009. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97136/tde-20082013-093614/.

Full text
Abstract:
A vinhaça é o principal resíduo obtido na produção de álcool, açúcar e aguardente, sendo considerado um efluente de alto poder poluente e fertilizante. Sem o devido tratamento, quando lançada nos rios compromete a sobrevivência de diversos seres aquáticos e quando utilizada como fertilizante, o efluente não tratado pode contaminar lençóis freáticos e afetar os seres terrestres. O objetivo deste trabalho consistiu em avaliar a eficiência e aplicação da fotocatálise heterogênea com TiO2, seguido por um tratamento biológico (lodo ativado) para a redução da carga orgânica do efluente em questão. A caracterização da vinhaça in natura e tratada foi realizada empregando-se métodos estabelecidos e otimizados [DQO, NPOC, DBO5, Análise de Elementos via Absorção Atômica, Fenol, Nitrogênio (orgânico e amoniacal) e Sólidos (ST, STF, STV)]. Por meio de planejamentos fatoriais completos foram determinadas as melhores condições experimentais posterior aos tratamentos fotocatalítico e biológico, tendo como variável resposta a redução de NPOC. Uma caracterização morfológica (DRX, BET e MEV-EDS) da estrutura de TiO2 anatase e rutilo também foi realizada. Após o processo fotocatalítico, a amostra do melhor experimento foi tratada por um processo biológico, a fim de verificar a eficiência de degradação da matéria orgânica do efluente estudado através do sistema híbrido (POA - SLA). Este sistema apresentou maior eficiência tendo como fatores do tratamento fotoquímico 180 minutos de reação, com aeração, pH 9 e efluente in natura; e pH 8 e concentração do lodo de 5 g L-1 no tratamento biológico. A redução de DBO alcançada foi superior a 80 %.
Vinasse is the main residue obtained by the production of alcohol, sugar and blue rum. It is considered a high power pollutant effluent and fertilizer. Untreated vinasse into ponds and rivers make the environment unsafe, especially, to different aquatic species and, when used as a fertilizer, the untreated effluent may contaminate freatic water beds and affect terrestrial species. The aim of this work consists of evaluating the efficiency and application of heterogeneous photocatalysis with TiO2, followed by a biological treatment (activated sludge system) to reduce organic load in the referred effluent. The characterization of vinasse in natura is carried out by the use of established and optimized methods [DQO, NPOC, DBO5, Elemental Analysis by Atomic Absorption, Phenol, Nitrogenium (organic and ammoniacal) and Solids (TS, FTS, VTS)]. Complete factorial designs indicated the best experimental conditions subsequent to photacatalytic and biological treatments providing a reduction of NPOC as a variable response. A morphological evaluation (XRD, B.E.T and SEM-EDS) of anatase and rutile phase of TiO2 structure was also performed. After the photocatalytic process, the sample of the best experiment was treated by a biological process in order to verify the degradation efficiency of the effluent organic matter studied according to the hybrid system (AOP - Activated Sludge System). This system, which presented more efficiency, had a photochemical treatment of 180 minutes carried out in aerated solutions, pH 9 and effluent in natura, while the biological treatment was performed at pH 8 and sludge concentration of 5 g L-1. The reduction of BOD was more than 80%.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Hossaka, André Luiz. "Tratamento biológico de lixiviados de aterro sanitário, utilizando como pré-tratamento a remoção parcial de N-amoniacal por stripping." Universidade Estadual de Londrina. Centro de Tecnologia e Urbanismo. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Edificações e Saneamento, 2008. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000147584.

Full text
Abstract:
O presente trabalho buscou avaliar a influência da redução prévia das concentrações de nitrogênio amoniacal por stripping em sistemas de tratamento biológico aplicados em lixiviados de aterro sanitário (lagoas aeradas e lodos ativados em batelada). O dispositivo experimental era constituído de dois sistemas de tratamento biológico em escala piloto. No “sistema 1”, o lixiviado passava por um tanque de stripping antes do tratamento biológico. Já no “sistema 2” o tratamento biológico recebia o lixiviado bruto sem nenhum tipo de pré-tratamento. O tanque de stripping apresentou eficiência de remoção de N-amoniacal de 30% em tanque de 1.000L com alimentação contínua, e de 40 a 50% em tanques de 250L com alimentação intermitente. Em ambos os casos a alcalinidade final era em torno de 3.000mg CaCO3/L, mantendo o pH entre 8,0 e 8,5. No tratamento biológico do tipo lagoas aeradas, com TDH de 5 dias não foi possível obter a nitrificação completa em nenhum dos sistemas, não ultrapassando 20 e 40 mg/L de nitrito e nitrato respectivamente. A remoção de DQO neste caso foi de 33% no “sistema 1” e de 12% no “sistema 2”. No tratamento biológico do tipo lodos ativados, o desempenho do “sistema 1” foi favorecido pela redução prévia das concentrações de N-amoniacal, atingindo a oxidação de todo o N-amoniacal até nitrito com até 7 dias de aeração. A remoção dos nitritos na fase anóxica foi obtida com aproximadamente 40 horas nos dois sistemas utilizando etanol como fonte externa de carbono. Este trabalho mostrou que o stripping aplicado aos lixiviados de aterro sanitário apresentou boas possibilidades, removendo grande parcela do nitrogênio amoniacal sem alterar drasticamente suas características físico-químicas, e favorecendo o acúmulo de nitritos para a desnitrificação pela via curta. Abstrat: This work evaluated the benefits of the attenuation of ammonia nitrogen concentrations on biological treatment systems (aerated lagoon and activated sludge batch reactor). The experimental device was constituted by two pilot-scale biological treatment systems. In the “system 1”, leachate was pre-treated by ammonia stripping before the biological treatment step. In the “system 2”, biological treatment received the raw leachate without any kind of pre-treatment. The average ammonia nitrogen removal in the stripping unit was 30% in a 1.000L continuous feed tank, and 40 to 50% in a 250L batch feed tank. In both cases, final alkalinity was about 3.000mg CaCO3/L, keeping pH between 8,0 and 8,5. In the aerated lagoons biological treatment, with 5 days of HRT nitrification wasn’t obtained in both cases, reaching maximum concentrations of 20 and 40 mg/L for nitrite and nitrate respectively. In this case, the average COD removal was 33% on “system 1” and 12% on “system 2”. In the activated sludge batch reactors, the performance on “system 1” was favoured by the attenuation of ammonia nitrogen in the pre-treatment, converting all ammonia nitrogen to nitrite in 7 days of aeration. The nitrite removal was complete in about 40 hours of anoxic phase in both systems, using ethanol as an external carbon source. In this work, stripping applied to sanitary landfill showed good possibilities, removing 30 to 50% of ammonia nitrogen without changing its physical and chemical characteristics, and favouring the nitrite accumulation to the short-cut denitrification.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Paulinyi, Helene Maria. "Otimização tecnológica de estações de tratamento biológico (ETB) de águas residuárias de coqueria." Universidade Federal de Minas Gerais, 2005. http://hdl.handle.net/1843/BUDB-8DPP89.

Full text
Abstract:
The treatment of effluents in a coke industry occurs generally by activated sludge process. The operation and efficiency of the process depends on a large number of factors including chemical composition, quantity of the effluents, mass and composition of the activated sludge, environmental temperature, precipitation, solar radiation, dissolved oxygen, and homogeneity of the liquid system. Many times, the operational control of this system is done by chemical, physical-chemical and microbiological analysis. Even with daily control, the influents and the effluents of the biological treatment system show significant variations from the observed values. The present study has the objective to optimize analytically and technically activated sludge process. Inicially parameters like pH, OD, ORP, N-NH4, N-NO3 were determined in order to verify the efficiency of the aerators which transfer oxygen to the environment andmaintain the sludge in suspension. Some methods were also developed to measure the influence of toxic substances on the specific activity of certain microorganisms, specifically the nitrifiers and the ones degrading the organic compounds. The methodology is based on the rapid consumption of Dissolved Oxygen (DO) when an ammonium chloride solution is mixed with nitrifying organisms. It was observed that asubstrate coming from the process would inhibit the nitrification process when the concentration of the affluent is significant. With the same technique the specific activity of the microorganisms degrading the acetic acid was measured. Also the biological sludge profile was determined with the identification of regions of inhibition. These regions were found to be in the first zone precisely at the entrance of the sludge reactor.Based on these observations process improvements were proposed.
O tratamento dos efluentes de uma usina siderúrgica integrada ocorre geralmente pelo processo de lodo ativado, cuja operação e eficiência dependem de grande número de fatores, entre os quais se destacam a composição química, a quantidade do efluente, a massa e composição microbiológica do lodo, a temperatura ambiente, a precipitação, a radiação solar, o oxigênio dissolvido e a homogeneidade do sistema líquido. O controle da operação deste sistema é feito, na maioria das vezes, por análises químicas, microbiológicas e físico-químicas. Apesar de controles diários, o afluente e efluente de Estações de Tratamento Biológico (ETB) apresentam variações significativas nos valores observados. O presente trabalho visa realizar um estudo analítico e experimental de uma ETB de uma siderurgia, com a finalidade de otimizar a sua operação sob o ponto de vista tecnológico. Inicialmente foi levantado o perfil tridimensional de vários parâmetros físicos e químicos (pH, Oxigênio Dissolvido, Potencial de Oxiredução, NNH4, N-NO3) para verificar a eficiência dos aeradores cujo trabalho é transferir oxigênio do ambiente para o meio e manter a biomassa em suspensão, uniformizando os parâmetros no sistema. Em seguida, investigou-se a atividade microbiológica, especialmente a influência de substratos tóxicos na oxidação do nitrogênio amoniacal e na oxidação de carbonos orgânicos em CO2. A pesquisa concentrou-se na nitrificação. Ametodologia desenvolvida é baseada na observação em que uma solução de cloreto de amônio reage com bactérias nitrificantes produzindo um consumo rápido de oxigênio dissolvido no reator. Verificou-se com esta técnica que o substrato proveniente doprocesso provoca inibição nas bactérias nitrificantes quando apresenta uma variação significativa em sua concentração. Com a mesma técnica mediu-se a atividade específica dos microrganismos que degradam o ácido acético. Determinou-se também o perfil do Reator Biológico, procurando identificar os pontos ou regiões de inibição. Estes pontos foram encontrados no primeiro quadrante do Reator que coincide com aentrada do efluente no Reator Biológico. Conclui-se que a metodologia desenvolvida comprova atividade de bactérias nitrificantes e aquelas que degradam o ácido acético em Reatores Biológicos. Baseadas nas observações foram propostas melhorias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

ARAÚJO, Sofia Pimentel. "Tratamento biológico de efluente têxtil com alto teor de sulfato e de salinidade." Universidade Federal de Pernambuco, 2017. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26318.

Full text
Abstract:
PESSÔA, Sávia Gavazza dos Santos, também é conhecida em citações bibliográficas por: GAVAZZA, Sávia
Submitted by Pedro Barros (pedro.silvabarros@ufpe.br) on 2018-08-28T21:41:02Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) DISSERTAÇÃO Sofia Pimentel Araújo.pdf: 2886810 bytes, checksum: 1a8a670a726114aaf5d4128e8a5db567 (MD5)
Approved for entry into archive by Alice Araujo (alice.caraujo@ufpe.br) on 2018-09-06T22:33:30Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) DISSERTAÇÃO Sofia Pimentel Araújo.pdf: 2886810 bytes, checksum: 1a8a670a726114aaf5d4128e8a5db567 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-09-06T22:33:30Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) DISSERTAÇÃO Sofia Pimentel Araújo.pdf: 2886810 bytes, checksum: 1a8a670a726114aaf5d4128e8a5db567 (MD5) Previous issue date: 2017-07-21
CAPES
As águas residuárias da indústria têxtil são caracterizadas pela diversidade de compostos químicos, que resultam em alto teor de cor, sulfato e salinidade. Sem adequado tratamento, podem causar sérios danos aos corpos d’águas que as recebem. O tratamento biológico deste tipo de efluente ocorre em dois estágios. No primeiro, em ambiente anaeróbio, há a quebra das ligações químicas responsáveis pela coloração do corante e formação de aminas aromáticas, que deverão ser removidas no segundo estágio, aeróbio. Caso a relação DQO:SO₄²⁻ seja menor que a relação teórica de 0,67 para remoção completa da matéria orgânica por vias sulfetogênicas, a adição de uma fonte externa de carbono se faz necessária. Neste estudo, o tratamento de efluente têxtil real com alto teor de sulfato (1000 mg SO₄²⁻.L⁻¹) e alta salinidade (7‰) foi realizado em duas fases. Na primeira fase, três reatores em batelada foram utilizados (reator controle, reator com etanol e reator com melaço) para verificar a influência da suplementação das fontes externas de carbono, sob condições anaeróbias. Na segunda fase, o tratamento completo do efluente foi aplicado: fase anaeróbia com adição de melaço e fase aerada. Verificou-se que a suplementação de carbono melhorou a eficiência de remoção de sulfato (de 23% para 70%) e forneceu robustez aos reatores quando submetidos a elevada salinidade (12‰). A suplementação não influenciou diretamente na remoção de DQO (máximas entre 68% e 79%) e de cor (máximas entre 85% e 87%). No entanto, em alguns momentos, a adição de matéria orgânica gerou uma DQO residual mais alta do que a DQO originária da água residuária. Entre o etanol e o melaço, o teste estatístico indicou que não houve diferença entre os dois doadores de elétrons. Desta forma, para a segunda fase, o melaço foi escolhido como doador devido ao menor custo do insumo. Sob regime contínuo, a remoção de DQO e de sulfato foi ainda maior (94% e 82%). A remoção de cor se manteve próxima a 80% no reator anaeróbio e houve formação de aminas aromáticas. Em condições aeróbias, a remoção de sulfato e de cor foi reduzida em muitos dias de análise. A oxidação do sulfeto a sulfato e a autoxidação das aminas aromáticas precisam ser melhor controladas para que não haja perdas na eficiência global do sistema. A grande variabilidade das características da água residuária tratada nesse estudo foi uma barreira para o tratamento biológico. Além da salinidade na fase 1, a presença de surfactantes na água residuária utilizada na fase 2 comprometeu o sistema, ressaltando a necessidade por estudos que abordem as dificuldades de tratamento de efluentes reais.
Textile wastewaters are characterized by the diversity of chemical compounds, which results in high color, sulfate and salinity content. When not treated, they can cause serious damage to the receiving water bodies. The biological treatment of this type of wastewater occurs in two stages. In the first stage, under anaerobic conditions, chemical bonds responsible for conferring color to the dye are broken and aromatic amines are formed, which are then removed in the second aerobic stage, under aerobic conditions. If COD: SO₄²⁻ ratio is lower than the theoretical ratio of 0.67 for complete removal of organic matter by sulfidogenic pathways, an addition of an external carbon source may be made. In the present study, the treatment of real textile wastewater with high sulfate content (1000 mg SO₄²⁻-.L⁻¹) and high salinity (7‰) was carried out in two phases. In the first phase, three batch reactors were used (control, ethanol and molasses reactor) to verify the influence of the two external carbon sources supplementation under anaerobic conditions. Then, in the second phase, the complete treatment was applied: anaerobic stage with addition of molasses followed by an aerated stage. Carbon supplementation improved the sulfate removal efficiency (from 23% to 70%) and gave robustness to the reactors when they were submitted to high salinity (12‰). The supplementation did not influence the removal of COD (maximums between 68% and 79%) and color (maximums between 85% and 87%). However, in some days, the remaining COD in reactors with supplementation was higher than the original COD in the wastewater. Statistical test indicated there was no difference between ethanol and molasses supplementation. Therefore, for the second phase of experiment, molasses was chosen as donor due to its lower cost. Under continuous regime, in the hybrid UASB reactor, better COD and sulfate removal was achieved (94% and 82%). Color removal was again close to 80% and aromatic amines were formed. Under aerobic conditions, in the submerged biofilter, sulfate and color removal was reduced in many days. Sulfide oxidation and autoxidation of aromatic amine must be better controlled to avoid losses in the overall efficiency of the system. Wide characteristics variation of the wastewater treated in this study was a barrier to biological treatment. In addition to the salinity in phase 1, surfactants in the wastewater used in phase 2 compromised the system, emphasizing the need for studies which address the difficulties of treating real effluents.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Roston, Denis Miguel 1951. "Estudo sobre tratamento de aguas residuais de lacticinios." [s.n.], 1985. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/257360.

Full text
Abstract:
Orientador : Irenilza de Alencar Naas
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Agricola
Made available in DSpace on 2018-07-17T21:35:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Roston_DenisMiguel_M.pdf: 3881387 bytes, checksum: e9a4d30c762ab2213714852f4a4a432a (MD5) Previous issue date: 1985
Mestrado
Mestre em Ciências Agrícolas
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Furini, Graciane. "Produção de enzimas lipolíticas por bactérias isoladas de sistemas de tratamento biológico de efluentes." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2017. http://hdl.handle.net/10183/170270.

Full text
Abstract:
Lipases são enzimas que hidrolisam especificamente óleos e gorduras, podendo ser de grande interesse para vários segmentos industriais como têxtil, cosméticos, alimentícios e tratamento de efluentes com elevada carga de gordura. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a produção de complexos enzimáticos lipolíticos produzidos por microrganismos isolados de um sistema de tratamento biológico de efluentes de um hotel, visando obter lipases com potencial para emprego em processos biotecnológicos. Para a seleção do microrganismo lipolítico foram utilizados 65 isolados bacterianos oriundos do efluente bruto e tratado da wetland e da caixa de gordura do restaurante do hotel. A produção de lipase foi testada em placa em meio de cultivo acrescido de azeite de oliva e rodamina B, incubados a 25°C e 30ºC por 24h-48h e as placas observadas sob luz UV 350 nm. Deste total de isolados, sete oriundos da wetland e 22 isolados da caixa de gordura foram positivos para lipase, pois apresentaram halos fluorescentes alaranjado. Os isolados foram testados novamente em placa, porém numa condição mais estressante em termos de nutrientes para induzir a utilização do azeite e assim selecionar as melhores produtoras de enzimas Desses, 12 isolados apresentaram atividade lipolítica e aquele que apresentou halo mais evidente e maior foi selecionado para ensaios com crescimento em cultura submersa em agitador orbital e biorreator em três substratos diferentes (azeite de oliva, óleo de semente de uva e óleo de canola) para a determinação da atividade enzimática. As bactérias lipolíticas identificadas bioquimicamente foram do gênero Enterobacter, Acinetobacter, Pseudomonas, Klebsiella e Burkholderia. Os ensaios em cultura submersa em biorreator nos três substratos avaliados apresentaram a máxima produção de lipase após 12 horas de cultivo; azeite de oliva 0,358 U/mL.min-1, óleo de semente de uva 0,352 U/mL.min-1 e óleo de canola 0,348 U/mL.min-1. Em cultivo submerso em agitador orbital, o meio de cultivo na presença de Tween 80, apresentou melhor atividade enzimática que o meio de cultivo sem a presença do emulsionante. A identificação molecular do isolado apresentou identidade com o gênero Acinetobacter baylyi. A análise por SDS-PAGE sugere uma lipase com massa molecular de 35 kDa.
Lipases are enzymes that specifically hydrolyze oils and fats and may be of great interest to various industrial segments such as textiles, cosmetics, food and effluent treatment with the high fat load. The aim of this work was to evaluate the production of lipolytic enzymatic complexes produced by microorganisms isolated from a biological treatment system of effluents of a hotel, aiming to obtain lipases with potential for use in biotechnological processes. To select the best lipolytic microorganism, we used 65 bacterial isolates, recovered from the raw and treated effluent of the wetland system and from the fat tank of the hotel restaurant. Lipase production was evaluated in culture medium supplemented with olive oil and rhodamine B, incubated at 25°C and 30°C for 24h-48h. The grown colonies were observed under UV light at 350 nm. Out of that, seven isolates from wetland and 22 isolated from the fat tank were positive for lipase as they exhibited orange fluorescent halos. The isolates were again seeded on medium with a stressful nutrient condition to induce the use of olive oil and thus select the best enzyme producers Of these, 12 isolates presented lipolytic activity, and the one that showed the most evident halo was selected for assays in submerged culture in an orbital shaker and bioreactor using three different substrates (olive oil, grape seed oil, and canola oil). The lipolytic bacteria identified were of the genus Enterobacter, Acinetobacter, Pseudomonas, Klebsiella, and Burkholderia. The assays run in the bioreactor showed the maximum lipase production after 12 hours of culture with the three substrates evaluated; 0,358 U/mL.min-1 in olive oil, 0,352 U/mL.min-1 grape seed oil, and 0.348 U/mL.min-1 canola oil. The results obtained in an orbital shaker showed better enzymatic activities in the presence of Tween 80 on the culture medium. The molecular identification showed identity with the genus Acinetobacter baylyi. Analysis by SDS-page suggests a lipase with a molecular mass of 35 kDa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

LACERDA, Glêzia Renata da Silva. "Papel biológico da L-asparaginase produzida por Streptomyces ansochromogenes UFPEDA 3420: atividade citotóxica, genotóxica e imunomodulatória." Universidade Federal de Pernambuco, 2017. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25331.

Full text
Abstract:
Submitted by Pedro Barros (pedro.silvabarros@ufpe.br) on 2018-07-31T22:53:12Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) TESE Glêzia Renata da Silva Lacerda.pdf: 4644374 bytes, checksum: 02485394848694860d6eb63dbaec6f39 (MD5)
Approved for entry into archive by Alice Araujo (alice.caraujo@ufpe.br) on 2018-08-02T17:22:24Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) TESE Glêzia Renata da Silva Lacerda.pdf: 4644374 bytes, checksum: 02485394848694860d6eb63dbaec6f39 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-08-02T17:22:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) TESE Glêzia Renata da Silva Lacerda.pdf: 4644374 bytes, checksum: 02485394848694860d6eb63dbaec6f39 (MD5) Previous issue date: 2017-02-22
CAPES
Streptomyces é produtor de diversos metabólitos secundários, incluindo L-asparaginase, uma enzima que hidrolisa a asparagina em ácido aspártico e amônia. Logo, tem sido utilizada como agente quimioterápico no tratamento da leucemia linfoblástica aguda, pois estas células não produzem asparagina e dependem do aminoácido livre para a síntese proteica. O objetivo deste estudo foi avaliar a atividade citotóxica, genotóxica e imunomodulatória da L-asparaginase produzida por Streptomyces ansochromogenes UFPEDA-3420. A enzima foi produzida a partir da determinação dos parâmetros ideais de cultivo do micro-organismo. Sua atividade foi determinada pela dosagem de amônia liberada por Nesslerização. O extrato bruto foi purificado por métodos cromatográficos. O peso molecular foi determinado por eletroforese SDS-PAGE. O efeito citotóxico da L-asparaginase foi observado frente às linhagens de células tumorais: HEp-2 (carcinoma de laringe), NCIH-292 (carcinoma mucoepidermoide de pulmão), MOLT-4 (Leucemia linfoblástica humana), K562 (leucemia mielóide), HL-60 (leucemia aguda promielocítica) e MCF-7 (adenocarcinoma de mama), utilizando o ensaio do MTT. Os efeitos genotóxicos foram determinados pelos Testes Cometa Alcalino e de Micronúcleo nas linhagens tumorais NCIH-292, MCF-7 e MOLT-4 e em células normais PBMC (Células Mononucleadas de Sangue Periférico), utilizando as concentrações 12,5, 25 e 50 μg/mL de L-asparaginase, como controle positivo a Doxorrubicina na concentração da sua IC₅₀ para cada célula tumoral: 0,5 μg/mL (NICH-292), 0,04 μg/mL (MOLT-4) e 0,2 μg/mL (MCF-7) e como controle negativo as células sem tratamento. Os parâmetros ideais de cultivo foram fermentação em meio M9, 48 horas, pH=6, 37ºC e rendimento máximo de 743.29 UI/mL. A enzima foi purificada até homogeneidade com fator de purificação 6,06, rendimento 27,68% da atividade inicial e atividade específica final 35.205,76 UI/mg. A enzima purificada apresentou peso molecular de 63,99 kDa, com atividade catalítica ótima em pH=7 e 40ºC. L-asparaginase apresentou valores de Km de 3,224 mM e Vmax de 161,29 UI/min. Quanto aos efeitos citotóxicos, apresentou IC₅₀ de 25 μg/mL frente à linhagem MOLT-4. Foi observado que esta substância possui efeitos genotóxicos sobre as linhagens estudadas. No parâmetro Índice de Danos, as três linhagens tumorais apresentaram resultados significativos para todas as concentrações testadas quando comparadas com células não tratadas, exceto na concentração de 12,5 μg/mL na linhagem MOLT-4. No Teste do micronúcleo, foi observado que em todas as células houve indução à formação de micronúcleos, coferindo efeito genotóxico a enzima. Isso demonstra que nas linhagens MOLT-4 e PBMC, tanto o parâmetro células micronucleadas quanto a frequência de micronúcleos aumentaram de acordo com o aumento da concentração de L-asparaginase, demonstrando um efeito dose/resposta positivo. L-asparaginase induziu a ativação e proliferação de linfócitos TCD8+ e produziu níveis elevados de TNF-α, IFN-γ, IL-2 e IL-10 em 24 horas. O presente estudo possui grande relevância científica, pois consiste no primeiro relato de produção de L-asparaginase por Streptomyces ansochomogenes UFPEDA-3420, sua ação genotóxica em células tumorais e normais e atividade imunomodulatória, de forma inédita. Esse fato é importante, pois L-asparaginase tem sido empregada nas terapias convencionais de controle e tratamento do câncer. Dessa forma, esta enzima configura-se como molécula promissora para utilização em modelos in vivo e para aprofundar testes pré-clínicos.
Streptomyces is a producer of several secondary metabolites, including L-asparaginase, an enzyme that hydrolyzes asparagine in aspartic acid and ammonia. Therefore, it has been used as chemotherapeutic agent in the treatment of acute lymphoblastic leukemia, since these cells doesn’t produce asparagine and depend on free amino acid for protein synthesis. The objective of this study was to evaluate the cytotoxic, genotoxic and immunomodulatory activity of L-asparaginase produced by Streptomyces ansochromogenes UFPEDA-3420. The enzyme was produced from the determination of the ideal microorganism culture parameters. Its activity was determined by the dosage of ammonia released by Nesslerization. The crude extract was purified by chromatographic methods. The molecular weight was determined by SDS-PAGE electrophoresis. The cytotoxic effect of L-asparaginase was observed against tumor cell lines: HEp-2 (laryngeal carcinoma), NCIH-292 (mucoepidermoid carcinoma of the lung), MOLT-4 (human lymphoblastic leukemia), K562(myeloid leukemia), HL-60 (promyelocytic acute leukemia) and MCF-7 (breast adenocarcinoma) using the MTT assay. The genotoxic effects were determined by Alkaline Comet and Micronucleus Tests in NCIH-292, MCF-7 and MOLT-4 tumor cell lines and in PBMC (Mononuclear Peripheral Blood Cells), using the concentrations 12.5, 25 and 50 μg/mL of L-asparaginase, as a positive control to Doxorubicin at the concentration of its IC50 for each tumor cell: 0.5 μg/mL (NICH-292), 0.04 μg/mL (MOLT-4) and 0.2 μg/mL (MCF-7) and as a negative control the cells without treatment. The ideal culture parameters were fermentation in M9 medium, 48 hours, pH=6.37 and maximum yield of 743.29 IU/mL. The enzyme was purified to homogeneity with purification factor 6.06, yield 27.68% of the initial activity and final specific activity 35,205.76 IU/mg. The purified enzyme had a molecular weight of 63.99 kDa, with optimum catalytic activity at pH=7 and 40ºC. L-asparaginase had values of Km of 3.224 mM and Vmax of 161.29 IU/min. Regarding the cytotoxic effects, IC50 of 25 μg/mL was presented in relation to the MOLT-4 lineage. It was observed that this substance has genotoxic effects on the studied strains. In the parameter Damage Index, the three tumor lines presented significant results for all the concentrations tested when compared to untreated cells, except in the concentration of 12.5 μg/mL in the MOLT-4 lineage. In the Micronucleus test, was observed that in all the cells there was induction to the formation of micronuclei, cofering genotoxic effect to the enzyme. This demonstrates that in the MOLT-4 and PBMC lines, both the micronucleate parameters and micronucleus frequency increased as the L-asparaginase concentration increased, demonstrating a positive dose/response effect. L-asparaginase induced the activation and proliferation of TCD8+ lymphocytes and produced elevated levels of TNF-α, IFN-γ, IL-2 and IL-10, in 24 hours. The present study has great scientific relevance, since it consists of the first report of production of L-asparaginase by Streptomyces ansochomogenes UFPEDA-3420, its genotoxic action in normal and tumor cells and immunomodulatory activity, in an unprecedented way. This fact is important because L-asparaginase has been used in conventional cancer treatment and control therapies. Thus, this enzyme is configured as a promising molecule for use in vivo models and to deepen preclinical tests.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Chao, Iara Regina Soares. "Remoção de fósforo de efluentes de estações de tratamento biológico de esgotos utlizando lodo de estação de tratamento de água." Universidade de São Paulo, 2006. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3147/tde-14122006-145950/.

Full text
Abstract:
O fósforo é apontado como o principal responsável pelo enriquecimento nutricional de mananciais de abastecimento público, desencadeando por meio do fenômeno de eutrofização, a floração de grupos algais tóxicos e, portanto a sua remoção passa a ter grande significado para a saúde pública e para o meio ambiente. O presente trabalho foi desenvolvido com os objetivos de: avaliar a eficiência de remoção de fósforo do efluente de um sistema convencional de lodos ativados (Estação de Tratamento de Esgotos de Barueri) pelo lodo de uma estação de tratamento de água, que utiliza sulfato de alumínio como coagulante (Estação de Tratamento de Água do Alto Cotia) e verificar a influência das seguintes variáveis nesta remoção: tempo de permanência do lodo no decantador, dosagem de lodo, potencial zeta, teor de matéria orgânica no lodo, pH da mistura lodo/efluente e uso de polímero na coagulação/floculação da água bruta. Para o desenvolvimento prático da pesquisa, foram realizados ensaios de jarros, variando as condições operacionais, de tal forma a averiguar o efeito das variáveis mencionadas anteriormente na remoção do fósforo. Observou-se que esta remoção era dependente do pH; da dosagem de lodo; do tempo de permanência do mesmo no decantador; do tempo de mistura e da presença de polímero. Independia do potencial zeta e do tempo de sedimentação. A máxima remoção obtida foi de 100% (concentração inicial de 2,9 mg P/L), em pH de 4,5, com dosagem de 37 mg lodo/L, tempo de mistura de 15 minutos a 40 s-1 de gradiente, tempo de sedimentação de 30 minutos, tempo de permanência do lodo no decantador de 80 dias, sem polímero. Nestas condições, a concentração de fósforo do efluente tratado foi de 0,01mg P/L. Os resultados obtidos no presente trabalho sinalizam uma alternativa tecnológica, que pode vir a ser utilizada em projetos sustentáveis, em que as estações de tratamento de esgotos e estações de tratamento de água sejam planejadas de forma integrada, considerando o reaproveitamento e encaminhamento do lodo de ETA como insumo a ser utilizado no fim do processo de tratamento de esgotos para remoção de fósforo do efluente final, em consonância com os conceitos de produção mais limpa na busca da qualidade.
Phosphorus is considered as the main responsible for the nutritional enrichment of reservoirs of public drinking water supplies, because eutrophication process has resulted in toxic algae blooms, and therefore its removal has a great significance since these toxins represent a public health risk and environment. The aim of this research work was to evaluate the efficiency of removal of phosphate from activated sludge process (Barueri Wastewater Treatment Plant) by sludge from water treatment plant that uses aluminum sulfate as coagulant (WTP Alto Cotia) and verify the influence of following operational parameters in this removal: aging of sludge, sludge dose, zeta potential, mixing time, sedimentation time, concentration of organic matter, pH and use of polymer in coagulation/flocculation process. For the experimental research, the jar tests were operated with different conditions. The removal of phosphate was dependent of pH, sludge dose, aging of sludge, mixing time and presence of polymer. It was independent of zeta potential and sedimentation time. It was verified that maximum efficiency of phosphate removal was around 100% (initial concentration = 2,9 mgP/L), in pH 4,5 with the use of 37 mg of sludge from Alto Cotia Water Treatment Plant per liter of effluent from Barueri Wastewater Treatment Plant, with a mixing time of 15 minutes at 40 s-1, 30 minutes for sedimentation time, 80 days for aging of sludge, without polymer. Under these conditions it was obtained phosphate concentrations around 0,01mgP/L. Results obtained in this research work show a technological alternative, that can be used in projects, that sewage and water treatment plants can be planned together, considering the reuse and forwarding the water treatment plant sludge as beneficial use in the end of the sewage treatment process for the phosphorus removal, in consonance with concepts of a cleaner production practices in Environmental Management Systems.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Mazzola, Marcelo. "Uso de leitos cultivados de fluxo vertical por batelada no pos-tratamento de efluente de reator anaerobico compartimentado." [s.n.], 2003. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/257595.

Full text
Abstract:
Orientador : Denis Miguel Roston
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Agricula
Made available in DSpace on 2018-08-03T15:57:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Mazzola_Marcelo_M.pdf: 2847424 bytes, checksum: b52de5cc31a8eaae5ff1c006107a3fbd (MD5) Previous issue date: 2003
Mestrado
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Vales, Marlene. "Análise exploratória e modelação de indicadores de desempenho de uma ETAR com tratamento biológico." Dissertação, Porto : [s.n.], 2008. http://catalogo.up.pt/F?func=find-b&local_base=FCB01&find_code=SYS&request=000103012.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Bicalho, Camilla Santos 1988. "Sistema de tratamento biológico combinado para conversão de nitrogênio de águas residuárias de suinocultura." [s.n.], 2015. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/256769.

Full text
Abstract:
Orientador: Ariovaldo José da Silva
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Agrícola
Made available in DSpace on 2018-08-29T00:00:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Bicalho_CamillaSantos_M.pdf: 1184147 bytes, checksum: 38517c9f0a392311762a5198cd1a3a1b (MD5) Previous issue date: 2015
Resumo: Altas concentrações de nitrogênio em corpos d¿água acarretam impactos ambientais negativos como a eutrofização e danos às comunidades aquáticas. Um dos efluentes com maiores concentrações desse nutriente é o de suinocultura, atividade agrícola amplamente desenvolvida no país. Por isso é importante que sejam desenvolvidas e aperfeiçoadas tecnologias de tratamento que removam significativamente esse nutriente antes do lançamento. Nesta pesquisa foi avaliado um sistema de tratamento biológico combinado para remover nitrogênio de efluente sintético simulando água residuária de suinocultura. O sistema de tratamento foi composto por um decanto-digestor, o reator Sharon de nitrificação parcial e um reator Anammox de oxidação anaeróbia da amônia que são tecnologias promissoras de remoção de nitrogênio, que demanda menos energia, produz menos lodo e não há necessidade de adição de DQO ¿ demanda química de oxigênio. Para início do tratamento foi preparado e caracterizado o efluente sintético de suinocultura bruto e microrganismos foram enriquecidos para inocular os reatores Sharon e Anammox. O sistema combinado foi operado em duas fases, 90 dias sem ajuste de pH e segunda fase de 51 dias com ajuste de pH. O enriquecimento dos microrganismos obteve resultado satisfatório para os inóculos, porém seu desempenho foi comprometido por alguns parâmetros monitorados como pH, TDH ¿ tempo de detenção hidráuçica e oxigênio dissolvido que não estavam na faixa ideal de funcionamento, bem como a fase de digestão anaeróbia que se manteve acidificada. Em termos globais não houve remoção de nitrogênio amoniacal, mas houve 12% de remoção de NTK ¿ nitrogênio total Kjeldhal, devido sua composição ter uma parte orgânica. Não houve diferença significativa de remoção de nitrogênio entre as fases sem ajuste e com ajuste de pH. Para a DQO a remoção foi de 36% para o sistema Sharon-Anammox. O sistema tem potencial para altas remoções de nitrogênio, porém para o melhor desempenho sugere-se que seja aumentada a concentração de nitrogênio afluente no sistema, que o ajuste de pH seja em tempo integral e que o experimento seja desenvolvido em batelada para melhor controle do sistema como um todo
Abstract: High nitrogen concentrations in water bodies lead to negative environmental impacts such as eutrophication and damage to aquatic communities. One of the effluents with higher concentrations of this nutrient is the swine wastewater, widespread agricultural activity developed in the country. Due to this it is important to develop and improve treatment technologies which significantly remove this nutrient before discharge. This research aimed to evaluate a combined biological treatment system to remove nitrogen from synthetic effluent simulating swine wastewater. The treatment systems was composed by a decant-digester, Sharon reactor of partial nitrification and Anammox reactor of ammonia anaerobic oxidation which are promising technologies for the removal of nitrogen, requiring less energy and without addition of COD - Chemical demand oxygen. To start the treatment was prepared and characterized synthetic swine wastewater and microorganisms were enriched for inoculum reactor Sharon and Anammox. The combined system operated in two phases, 90 days without pH control and 51 days with pH control. The enrichment of microorganisms obtained a satisfactory result to the inoculums, although its performance was compromised by some monitored parameters like pH, HDT ¿hydraulic detention time and dissolved oxygen, which were not in the ideal range to operate, as well as the anaerobic digestion phase which remained acidified. In global terms there was no ammonia nitrogen removal, but had 12% removal to TKN ¿ total Kjeldhal nitrogen, due to its composition has an organic part. There was no significant difference for nitrogen removal between the phases with pH adjustment and without pH adjustment. To COD the removal was 36% in Sharon-Anammox process. The system has potential to high nitrogen removal, although to a better performance it is suggested that the affluent nitrogen concentration is increased in the system, full-time adjustment of pH and that the experiment is carried out in batch reactor for better control of the system as a whole
Mestrado
Agua e Solo
Mestra em Engenharia
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Oliveira, Gabriela Laila de. "Processo de tratamento biológico e físico-químico combinados visando o reúso de esgoto sanitário." Universidade de São Paulo, 2012. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18138/tde-03092012-144417/.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve por objetivo avaliar a combinação de processos de tratamento de esgoto e a partir dos efluentes produzidos com diferentes padrões de qualidade elencar as possibilidades para reúso de acordo com legislação internacional. Foi feito o monitoramento da estação piloto de tratamento de esgoto constituído reator UASB seguido de lodo ativado cujos efluentes foram utilizados neste estudo, não somente para análises físico-químicas e microbiológicas, mas também para posterior tratamento físico-químico em laboratório com equipamento jarteste utilizando dois coagulantes - cloreto férrico e sulfato de alumínio. Após os tratamentos combinados seis amostras diferentes foram analisadas, sendo elas: efluente do UASB, efluente do lodo ativado, tratamentos UASB-\'AL IND.2\'(\'SO IND.4\')IND.3\', UASB-\'FE\'CL IND.3\', lodo ativado-\'AL IND.2\'(\'SO IND.4\')IND.3\' e lodo ativado-\'FE\'CL IND.3\'. Os ensaios realizados com cloreto férrico foram os que melhor promoveram remoção dos microrganismos indicadores e de (oo)cistos, de DQO e SST. Porém, mesmo após o tratamento físico-químico não será possível reutilização agrícola, urbana e/ou industrial dos efluentes, conforme legislação internacional e diretrizes da OMS, uma vez que a concentração de microrganismos indicadores ainda é muito elevada. Os valores médios de E. coli, coliformes totais e Giardia spp., mesmo após o tratamento que forneceu melhor remoção microbiológica (lodo ativado \'FE\'CL IND.3\') foram de 4,31 x \'10 POT.2\', 7,68 x \'10 POT.3\' e 2,17 x \'10 POT.2\', respectivamente.
The present dissertation reports to evaluate the combination of process wastewater treatment and from the effluent produced with different standards quality list the possibilities for reuse in accordance with international Law. Was monitored from the wastewater treatment plant pilot consists of a UASB reactor followed by activated sludge whose effluents were used in this study not only physical-chemical and microbiological analyzes, but also for subsequent physical-chemical treatment in the laboratory with equipment jartest using two coagulants ferric chloride and aluminum sulfate. After the treatments combined six different samples were analyzed: UASB effluent, activated sludge effluent, treatments UASB-\'AL IND.2\'(\'SO IND.4\')IND.3\', UASB-\'FE\'CL IND.3\', activated sludge-activated sludge and activated sludge-\'FE\'CL IND.3\'. The tests with ferric chloride were better promoted removal of the microbiological indicators and (oo)cysts, COD and TSS. However, even after physical-chemical treatment will not be possible wastewater reuse in agriculture, urban and/or industrial, according international law and the WHO guidelines, since the concentration of indicator microorganisms is still very high. The average values of E. coli and total coliform and Giardia spp., even after the treatment which promoted better microbiological removal, were 4,31 x \'10 POT.2\', 7,68 x \'10 POT.3\' e 2,17 x \'10 POT.2\', respectively.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Martins, Daniel Von Rondon. "Avaliação ecotoxicológica de efluentes de celulose branqueada de eucalipto ao longo do tratamento biológico." Universidade Federal de Viçosa, 2008. http://locus.ufv.br/handle/123456789/3709.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-03-26T13:27:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 676717 bytes, checksum: f09d3797d73ad704635dc425c3b4f832 (MD5) Previous issue date: 2008-10-27
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
In this work the toxicity of bleached eucalypt pulp mill effluents was assessed. First, a physical-chemical characterization of the samples was done at different points along the treatment. Then the samples were submitted to toxicity tests with four monitor organisms. For the acute toxicity assessment Vibrio fischeri (Microtox® system) and Daphnia similis were used, while the chronic toxicity test was performed with Ceriodaphnia dubia and Pseudokirchneriella subcapitata. The experiments were done on the Eco-toxicity Laboratory, created on the Water and Waste Division located on the UFV campus. Cultivation conditions were standardized and tests were developed for the organisms Daphnia similis, Ceriodaphnia dubia, and Pseudokirchneriella subcapitata. The results indicate that there is no acute toxicity in the effluent. On the other hand, chronic toxicity was detected when higher concentrations of the effluent were used in the assay with Ceriodaphnia dubia. The treated effluent presents a EC50 = 73,5% to the above crustacean and a negative reproductive effect was observed with a chronic value (CV) of 71%. However, when the dilution factor, which is calculated according to the resolution SMA-3/2000 of Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo , was considered on the water body, the chronic effect to Ceriodaphnia dubia was not significant. Finally, the treated effluent stimulated the growth of the green algae Pseudokirchneriella subcapitata raising the concern of water body eutrofization.
O presente estudo teve como objetivo avaliar a toxicidade de efluentes de celulose branqueada de eucalipto. Inicialmente foi feita uma caracterização físicoquímica das amostras, em diferentes pontos ao longo do tratamento, e posteriormente para estes mesmos pontos foi avaliada a toxicidade com quatro organismos-teste: para toxicidade aguda: a) Vibrio fischeri (sistema Microtox®) e b) Daphnia similis; para toxicidade crônica: c) Ceriodaphnia dubia e d) Pseudokirchneriella subcapitata. Para a realização dos testes foi criado o laboratório de Ecotoxicidade da UFV, localizado atualmente na Divisão de Água e Esgoto da referida Universidade, onde foram padronizadas as condições para a execução dos testes com os organismos-teste citados anteriormente (letras b, c e d). Os resultados encontrados apontam para a ausência de toxicidade aguda para o efluente estudado. No que diz respeito à toxicidade crônica apenas para Ceriodaphnia dubia encontrou-se toxicidade quando se testou concentrações elevadas do efluente. O efluente tratado apresentou uma CE50 de 73,5% para o referido microcrustáceo e foram ainda observados efeitos na reprodução destes organismos expressos por um valor crônico (VC) de 71%. Entretanto, quando se considerou a diluição do efluente no corpo receptor calculada com base na resolução SMA-3/2000 da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, o efeito tóxico crônico para Ceriodaphnia dubia desaparece. Para a alga Pseudokirchneriella subcapitata os resultados mostraram um estímulo ao crescimento desta alga na presença do efluente, o que gera uma outra preocupação relativa à eutrofização do corpo hídrico estudado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Fasanaro, Roberto. "Tratamento biológico e físico-químico dos esgotos domésticos do município de Balneário Camburiú/SC." Florianópolis, SC, 2002. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82820.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental.
Made available in DSpace on 2012-10-19T18:37:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 192321.pdf: 3186765 bytes, checksum: 50a0bb670f9cb8b01627c617902ead0a (MD5)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Teixeira, Nádia Alves Ribeiro. "Recuperação de resíduos de embalagem através do tratamento mecânico e biológico em Portugal continental." Master's thesis, FCT - UNL, 2009. http://hdl.handle.net/10362/2524.

Full text
Abstract:
Dissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia do Ambiente, ramo Gestão e Sistemas Ambientais
Neste estudo analisa-se a contribuição do Tratamento Mecânico e Biológico (TMB) de resíduos sólidos urbanos (RSU) para o alcance das metas de reciclagem de resíduos de embalagem (RE)impostas pela UE, para 2011, sendo avaliado o seu progresso até ao ano de 2016. Para atingir este objectivo, foram definidos os indicadores relevantes que permitem quantificar as contribuições de cada uma das origens de RE a ser contabilizados para as retomas globais da SPV. Nesta dissertação são analisados quatro casos de estudo, dois dos quais internacionais,concretamente o Centro de RSU de Biopinto, em Madrid, e o Complexo de Tratamento de RSU em Saragoça, bem como dois nacionais, especificamente a Amarsul e a Valnor. A análise descritiva dos equipamentos e processos que os compõem é um factor fundamental para os interessados na matéria. Para o cálculo do potencial de RE na fracção dos indiferenciados analisam-se as composições físicas de RSU de quatro Sistemas de Gestão de RSU (SMAUT), nomeadamente a Amave, a Ecobeirão, a Resíduos do Nordeste e a Amarsul que servem de base para determinar o potencial nacional. Este potencial tem subjacente as capacidades de processamento de RSU de todas as UTMB com construção prevista até 2011. As taxas de recuperação dos RE de cada material a aplicar foram definidas com base em dois cenários diferentes, tendo em conta a experiência nacional existente na matéria, bem como a internacional, especificamente a da Ecoembes e a do estudo Environmental and Economic Analysis of end-life of packaging in HHW da RDC, efectuado para a SPV. Uma vez determinadas as quantidades passíveis de recuperação em cada cenário, comparou-se com um cenário hipotético base, no qual se considera que nenhuma nova UTMB seria construída. Conclui-se que a contribuição do TMB para atingir as metas globais de reciclagem não é fundamental, todavia constitui um método determinante para atingir as metas individuais de cada material, nomeadamente no que diz respeito aos RE de metais. É notório, porém, que a recolha selectiva continuará a constituir o método mais eficaz de recuperação de RE, devendo o TMB ser encarado como um complemento de grande benefício ambiental e económico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Vales, Marlene. "Análise exploratória e modelação de indicadores de desempenho de uma ETAR com tratamento biológico." Master's thesis, Porto : [s.n.], 2008. http://hdl.handle.net/10216/64182.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

LUCENA, André Diego Leite Souto de. "Avaliação da eficiência de biomassas comerciais para tratamento de efluentes sanitários." Universidade Federal de Pernambuco, 2011. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6558.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-12T18:06:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo5614_1.pdf: 3079931 bytes, checksum: 9639dfcd1a521a3274af27d22288968d (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2011
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Bioaumentação é um processo que procura melhorar o tratamento biológico pelo aumento da diversidade e/ou atividade através da introdução direta de microorganismos selecionados (natural ou melhorado geneticamente) em uma planta de tratamento de efluentes. Nos últimos anos, o mercado vem apresentando vários produtos de biotecnologia que podem ter aplicação industrial ou mesmo domiciliar, mostrando ser esse um ramo bastante promissor. O objetivo geral deste trabalho consiste em avaliar e comparar o desempenho de três produtos comerciais empregados no tratamento de efluentes líquidos em sistemas intermitentes e contínuos. As formulações comerciais testadas foram: duas de composição bacteriana (Biomix e Enzilimp) e uma composta exclusivamente por fungos (Biocatalizador Beraca). A pesquisa foi dividida em duas partes: uma em experimentos com efluente sintético de composição conhecida e outra em experimentos com efluente bruto (ETE Cabanga). Foi avaliada a eficiência de remoção da matéria orgânica dos produtos em reatores tipo batelada e contínuo, com e sem aeração difusa. O volume útil das unidades reacionais utilizadas era de 4,5 L e cada uma recebeu 3,5 L de efluente (sintético ou real). Essas unidades foram inoculadas com a biomassa na concentração conforme fixado pelo fabricante. A amostra de efluente sintético ou real foi previamente caracterizada a partir dos seguintes parâmetros: DQO, DQO solúvel, DBO, série de sólidos, cloretos, P total, nitrito e nitrato, NTK, N-NH4, STD, salinidade, OD, pH, turbidez e condutividade. Durante o monitoramento do sistema, foram realizadas análises diárias para verificar os parâmetros: pH, turbidez, condutividade, salinidade e STD. A fração de matéria orgânica foi monitorada a cada 48 horas, sendo medidas as concentrações em DQO e DQO solúvel. A determinação da DBO foi realizada no início e no final do monitoramento. Durante o experimento realizado em reator batelada e com aeração a biomassa Beraca obteve maior eficiência de remoção da matéria orgânica em termos de DQO, entre 96 e 98 %, sendo esse valor registrado já no quarto dia de monitoramento. As demais biomassas Biomix e Enzilimp tiveram um comportamento similar em termos de eficiência de remoção de DQO acima de 70 % - com um tempo cinético de degradação mais elevado cerca de 12 dias. Para os demais parâmetros a biomassa Beraca teve um desempenho superior com exceção da turbidez que não foi alterada e o teor de sais que foi bem inferior no final do experimento. Pelo exposto, pode-se concluir que o produto comercial Beraca foi superior em termos de remoção de material orgânico, apresentando um menor tempo de degradação e sem alteração da turbidez, fato esse considerado favorável para aplicação do produto em ETE composta apenas por tratamento primário
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Gewehr, André Granzotto. "Tratamento por coagulação-floculação de lixiviado bruto de aterro sanitário com e sem pré-tratamento biológico em reator sequencial em batelada." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2012. http://hdl.handle.net/10183/62110.

Full text
Abstract:
A forma de tratamento e destinação final ainda mundialmente preponderante para os resíduos sólidos urbanos é o aterro sanitário, método que gera, além de uma massa sólida residual, parcialmente estabilizada, subprodutos finais líquidos e gasosos. O efluente líquido, conhecido como lixiviado, necessita tratamento específico, devido a sua elevada nocividade ao meio ambiente, em função, principalmente, de suas elevadas concentrações de nitrogênio amoniacal e de matéria orgânica, em elevado percentual, recalcitrante. O presente trabalho avaliou em escala de bancada o tratamento, via processo físico-químico, através de coagulação-floculação, de lixiviado bruto proveniente de aterro sanitário Central de Resíduos do Recreio (operado pela Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos), desprovido de qualquer tratamento prévio, e de lixiviado pré-tratado biologicamente em reatores sequenciais em batelada (RSB). Para o processo de coagulação-floculação foram testados os coagulantes policloreto de alumínio (PAC), cloreto férrico, sulfato férrico e tanino. Sucessivas etapas foram planejadas para a determinação de dosagem e ajuste de pH ótimos, para cada coagulante empregado, e para a verificação da influência de tempos e gradientes de misturas, bem como foi testada a aplicação de polímeros auxiliares de floculação. As variáveis resposta utilizadas para o monitoramento e a avaliação de eficiências foram a cor verdadeira, turbidez (com e sem prévia filtração), DQO, volume de lodo gerado e pH. O uso de reator sequencial em batelada objetivou nitrificação/desnitrificação convencional das elevadas concentrações de nitrogênio amoniacal e eventual oxidação de matéria carbonácea. Verificou-se que os diferentes tempos e gradientes de mistura testados, assim como a utilização de polímeros auxiliares, não produziram impactos nos resultados. Os coagulantes inorgânicos apresentaram elevadas eficiências de remoção, com destaque para o cloreto férrico, o qual na dosagem de 1102 mgFe+3/L e ajuste inicial de pH em 6,2 removeu 98% da cor verdadeira e da turbidez filtrada, 63% da DQO, 40% da DBO5, e 88% de turbidez não filtrada do lixiviado bruto. Apesar da recalcitrância de considerável fração da matéria orgânica do lixiviado, o RSB2 removeu 40% da DQO e 60% da DBO5 originais. A coagulação-floculação do efluente do RSB2 necessitou inferiores dosagens dos coagulantes em relação ao processo com lixiviado bruto. O cloreto férrico, em dosagem ótima de 826 mgFe+3/L e ajuste de pH em 6,3, removeu 95% da cor, 77% da DQO, 82% da DBO5, 94% da turbidez filtrada e 92% da turbidez não filtrada. Concluiu-se por elevada viabilidade técnica do processo de coagulação-floculação para o lixiviado com e sem pré-tratamento, a partir da otimização das condições de contorno do processo. O pré-tratamento em RSB, quando utilizado controle de pH, demonstrou grande potencial para nitrificação/desnitrificação e oxidação de significante parcela da matéria carbonácea do lixiviado bruto.
The form of treatment and disposal still prevalent worldwide for solid waste is the landfill, a method that generates, in addition to a solid mass residual partially stabilized, liquid and gas end products. The effluent liquid, known as leachate, requires specific treatment, due to its high harmfulness to the environment, due mainly to its high concentrations of ammonia nitrogen and organic matter in high percentage, recalcitrant. This study evaluated the treatment on bench scale, via physico-chemical process, by coagulation-flocculation, of raw leachate from Central de Resíduos do Recreio landfill (operated by Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos), devoid of any previous treatment, and biologically pretreated leachate reactors in sequential batch reactors (SBR). For the process of flocculation-coagulation were tested polyaluminum chloride (PAC), ferric chloride, ferric sulfate and tannin. Successive stages were designed for determining dosage and optimum pH adjustment for each coagulant employed and for verifying the influence of times and gradients mixtures, as well as tested in the application of polymers flocculation auxiliaries. The answers used for parametric monitoring and evaluation of efficiencies were the true color, turbidity (with and without prior filtration), COD, sludge volume and pH. The use of sequential batch reactor aimed conventional nitrification/denitrification of the high concentrations of ammonia nitrogen and eventual oxidation of carbonaceous matter. It was found that the different gradients and mixing times tested, as well as the use of auxiliary polymers, did not produce impact on the results. The inorganic coagulants showed high removal efficiencies, especially ferric chloride, which at a dose of 1102 mgFe+3/L and initial pH adjusted to 6.2, removed 98% of the true color and filtered turbidity, 63% of COD, 40% of BOD5 and 88% of unfiltered turbidity. Despite the considerable fraction of the recalcitrance of organic matter in the leachate, the SBR2 removed 40% of COD and 60% of BOD5 of the original. The coagulation-flocculation of the effluent from SBR2 required lower dosages of coagulants in relation to the similar process with raw leachate. Ferric chloride in optimum dosage of 826 mgFe+3/L and adjusting pH to 6.3, removed 95% of color, 77% of COD, 82% of BOD5, 94% of the filtered turbidity and 92% of unfiltered turbidity. It was concluded by high technical feasibility of the process of flocculation-coagulation for the leachate with and without pre-treatment, based on the optimization of the boundary conditions of the process. The pre-treatment with SBR, when pH control, demonstrated high potential for nitrification/denitrification and oxidation of a significant portion of the carbonaceous of the raw leachate.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Pereira, Anne Relvas. "Reator biológico com membrana (MBR) aplicado ao tratamento de esgotos gerados por unidades residenciais unifamiliares." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2016. http://repositorio.unb.br/handle/10482/22465.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016.
Submitted by Albânia Cézar de Melo (albania@bce.unb.br) on 2016-12-22T13:18:22Z No. of bitstreams: 1 2016_AnneRelvasPereira.pdf: 1385248 bytes, checksum: 80fb7381521cfdf73eb6825d5f43e4e7 (MD5)
Approved for entry into archive by Raquel Viana(raquelviana@bce.unb.br) on 2017-02-10T19:01:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2016_AnneRelvasPereira.pdf: 1385248 bytes, checksum: 80fb7381521cfdf73eb6825d5f43e4e7 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-02-10T19:01:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016_AnneRelvasPereira.pdf: 1385248 bytes, checksum: 80fb7381521cfdf73eb6825d5f43e4e7 (MD5)
A escolha da tecnologia apropriada para o tratamento de esgoto doméstico tem sido uma preocupação crescente devido ao interesse em proporcionar um efluente de melhor qualidade, tanto para manutenção da qualidade ambiental como para produzir água para reúso. O objetivo desta pesquisa foi o de avaliar a aplicabilidade do processo de Reator Biológico com Membrana (MBR) a sistemas provenientes de unidades residenciais unifamiliares de esgotos no Brasil e as condições em que esse processo seria recomendado. Por isso, propôs-se um sistema MBR adaptado às condições existentes nos sistemas de esgotos sanitários provenientes de unidades residenciais unifamiliares. Em seguida, para avaliar o sistema MBR proposto, foi desenvolvida uma metodologia simplificada de avaliação tecnológica de processos de tratamento de esgotos unifamiliares com uma abordagem de análise de decisão multiobjetivo e multicritério, por meio da utilização dos métodos ELECTRE III e TOPSIS. Essa metodologia foi utilizada para realizar a avaliação tecnológica dos seguintes processos e operações unitárias: (A1) Tanque séptico; (A2) Tanque séptico seguido de filtro anaeróbio; (A3) Tanque séptico seguido de Wetlands; (A4) UASB seguido por biofiltro aerado submerso; (A5) Reator UASB acompanhado por lodo ativado convencional; e (A6) Tanque séptico acompanhado por reator biológico com membrana. Esses processos foram avaliados em três cenários brasileiros: (1) Nível do lençol freático baixo e com alta permeabilidade e com risco epidemiológico e ambiental pequeno; (2) Nível do lençol freático alto e/ou com capacidade de infiltração baixa com risco epidemiológico e ambiental grande; e (3) Realização de reúso direto não potável da água em área urbana e rural. Foram estabelecidos dez critérios, subdividindo-os em quatro dimensões da Tecnologia: técnica, econômica, ambiental e social. Uma das conclusões do emprego da metodologia de análise tecnológica foi que, embora a tecnologia MBR ainda seja muito cara devido a sua complexidade e por ainda estar em fase de desenvolvimento no Brasil, ela se mostrou adequada para ser instalada em locais que sofrem com a escassez hídrica e necessitam de utilizar o efluente tratado de esgoto sanitário. Evidenciou-se que os altos custos de implantação e manutenção da tecnologia MBR influenciaram na análise tecnológica realizada. Porém, quando se tratou da possibilidade de se realizar o reúso de água, a análise demonstrou que somente o sistema MBR tem condições de atender aos critérios exigidos pelas normas e legislação vigentes.
The choice of appropriate technology for the treatment of sewage has been a growing concern due to the interest in providing a better quality effluent, both for environmental quality maintenance as to produce water for reuse. The objective of this research was to evaluate the applicability of the membrane biological reactor (MBR) process for treating sewage from single-family households in Brazil and the conditions under which this process would be recommended. Therefore, an MBR system adapted to these conditions prevailing in sewage systems from single-family households was proposed. Then, to evaluate the MBR system proposed, a simplified method for technology assessment of decentralized sewage treatment processes was developed, having a multiobjective and multi-criteria decision analysis approach by using ELECTRE III and TOPSIS methods. This methodology was used to evaluate the following technological processes and unit operations: (A1) septic tank; (A2) septic tank followed by anaerobic filter; (A3) septic tank followed by Wetlands; (A4) UASB reactor followed by submerged aerated biofilter; (A5) UASB reactor accompanied by conventional activated sludge; and (A6) septic tank accompanied by membrane bioreactor MBR. These processes were evaluated in three Brazilian scenarios: (1) Low water table level and soil with high permeability and small epidemiological and environmental risk; (2) The level of the water table high and/or low soil infiltration capacity with great epidemiological and environmental risk; and (3) nonpotable direct water reuse in urban and rural areas. Ten criteria were established, subdividing them into four technological dimensions: technical, economic, environmental and social. One of the conclusions of the use of technology analysis methodology was that although the MBR technology is still very expensive, due to its complexity, and to be still under development in Brazil, it was adequate to be installed in places that suffer from water scarcity and that need to use effluent from sewage treatment. It was evident that the high implementation and maintenance costs of the MBR technology influenced the technological analysis. However, when considering the possibility of performing water reuse, the analysis showed that the MBR is the only alternative able to meet the criteria required by actual standards and law.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Salgueiro, Sérgio. "Estudo ecotoxicológico de afluentes e efluentes do sistema de tratamento biológico da ETAR de Frielas." Master's thesis, Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal, 2012. http://hdl.handle.net/10400.26/3854.

Full text
Abstract:
Mestrado em Tecnologia Ambiental
O Estudo sobre afluentes e efluentes da ETAR de Frielas integrou testes ecotoxicológicos e parâmetros físico-químicos relevantes para o tratamento biológico, para avaliar o impacto da toxicidade no processo de lamas ativadas. Nos testes PolyTox, os afluentes urbanos (la Campanha) apresentaram maior potencial de efeitos tóxicos do que os afluentes industriais (2' Campanha). A evolução da toxicidade afluente ao processo de lamas activadas acompanhou a evolução da qualidade do efluente tratado. A avaliação do potencial tóxico de amostras de afluentes e efluentes para o meio receptor a jusante da ETAR, através de bioensaios qualitativos com D. magna, mostrou que o Interceptor do Rio da Costa apresentou maior potencial tóxico do que o Emissário da E.N.8. O potencial tóxico de amostras do Efluente da Decantação Secundária releva a importância do pré-tratamento de efluentes industriais previamente à descarga na rede. A modelação QSAR de compostos orgânicos identificados nos afluentes revelou 17 compostos tóxicos e/ou persistentes, potencialmente danosos para o meio hídrico receptor a jusante da ETAR. Os testes ecotoxicológicos mostraram ser um complemento valioso para as ETAR na monitorização de afluentes complexos e permitem apoiar a tomada de decisão com vista à protecção dos sistemas de tratamento e dos meios receptores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Carmo, Dirlane de Fátima do. "Tratamento biológico termofílico de efluente sintético de polpa celulósica através do processo combinado anaeróbio-aeróbio." Universidade de São Paulo, 2004. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18138/tde-08012016-133839/.

Full text
Abstract:
A viabilidade técnica de um sistema termofílico combinado de reatores anaeróbio-aeróbio foi avaliada para tratamento de efluente sintético da indústria de pasta de celulose não branqueada. Estas indústrias apresentam efluente com temperatura superior a 40ºC e o tratamento termofílico pode eliminar a necessidade do resfriamento, necessário para a faixa mesofílica de tratamento, reduzindo custos. Os reatores foram inoculados com lodo mesofílico com gradual adaptação para a condição termofílica. Na faixa mesofílica (37,5 a 42,5ºC) a eficiência do sistema foi de (69±3)%, com maior eficiência do reator anaeróbio (56±7)%. Depois que os reatores apresentaram equilíbrio dinâmico aparente, a temperatura foi gradualmente aumentada de 45,0 para 52ºC. As eficiências de remoção de DQO do sistema variaram de 57% a 88%. A porcentagem de metano no biogás foi decrescendo com o aumento de temperatura, de 77% para valores abaixo do limite de detecção do método cromatográfico utilizado. A eficiência do reator anaeróbio foi baixa e houve acúmulo de ácidos, principalmente acético. O reator aeróbio apresentou maior eficiência de remoção de DQO porém a concentração no licor misto foi baixa. Após a alteração no tempo de detenção hidráulica dos reatores UASB e de lodos ativados para 24 horas e 8 horas, respectivamente, os reatores operaram em faixa de temperatura de 52 a 57ºC por 85 dias. As eficiências de remoção de DQO do sistema variaram de 54% a 70%. A eficiência do reator UASB continuou baixa enquanto o reator aeróbio apresentou bom desempenho, com eficiências variando de 3% a 35% e de 43% a 75%, respectivamente. As concentrações de SSV no licor misto aumentaram, variando de 122 mg/L a 2940 mg/L. Em faixa de temperatura termofílica houve predomínio de Methanosaetas sp e bacilos no reator anaeróbio, não havendo diferenciação significativa de morfologias comparando com a fase mesofílica. No reator aeróbio houve diferenciação a partir da temperatura de 42,5ºC e predominaram bacilos, cocos e filamentos em temperatura termofílica. Os resultados demonstram a viabilidade do tratamento termofílico, mas outros experimentos são necessários antes da aplicação industrial do processo.
The technical feasibility of a combined thermophilic anaerobic-aerobic biological reactors configuration was evaluated in this work using a synthetic unbleached pulp mill effluent. These industries introduce effluent with temperature greater 40ºC and the treatment would eliminate the need of cooling that is required for the mesophilic range, reducing the costs. The reactors were inoculated with mesophilic sludge with gradual adaptation to the termophilic condition. In the mesophilic range (37.5 to 42.5ºC) the efficiency of the combined system was (69±3)%, with the higher efficiency in the anaerobic reactor (56±7)%. After the reactors reached apparent steady state regime the temperature was gradually increased from 42.5 to 52ºC. The system efficiency ranged from 57% to 88%. The percentage of methane in the biogas decreased with the increase in temperature, from 77% to values below the detection limit of the chromatographic measurement used in this work. The anaerobic efficiency was low and the reactor accumulated fatty acid, mostly acetic. The aerobic reactor presented higher efficiency removal of COD but the mixed liquor concentration was lower. After adjustment in the hydraulic retention time of both reactors, with the UASB operating with 24 hours HRT and the aerobic with 8 hours HRT, the reactors operated in the temperature range of 52 to 57ºC during 85 days. The overall removal efficiency ranged from 54% to 70%. The efficiency of the UASB reactor remained lower while the aerobic reactor presented good performance, with COD removal efficiency in the range of 3% to 35%, respectively. The mixed liquor VSS concentration increased with the increase in temperature from 122 mg/L to 2940 mg/L. In thermophilic temperature there was predominance of Methanosaetas sp and baccilus in the anaerobic reactor, without significant differentiation of morphology in comparison with the mesophilic temperature. In the aerobic reactor there was differentiation in temperature of 42.5ºC and baccilus, cocus and filamentous predominated in the thermophilic temperature. These results indicated the feasibility of the thermophilic treatment but other experiments are needed before industrial application of this process.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Agra, Ticiana Ayres. "Tratamento biológico de água de produção de petróleo,via sulfetogênese, utilizando reator em bateladas sequenciais." Universidade Federal de Alagoas, 2015. http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3479.

Full text
Abstract:
The oil production process is an activity that generates significant negative environmental impacts. The production water or produced water (PW) is the wastewater generated during the extraction of oil and stands out due to its high level of salinity and toxicity. Due to the large volume produced and their complex composition, the treatment of this waste presents a major challenge that requires the urgent need for accessible and efficient treatment techniques development and studies according to the economic reality of each region. In order to facilitate a biological treatment of the residue, it was diluted with Synthetic wastewater with a high sulfate concentration to stimulate anaerobic digestion via sulfidogenesis, since Sulphate Reducing Bacteria (SRB) have the characteristic of being resistant to saline environments. Therefore, an anaerobic reactor was used with suspended biomass, operated in sequential batch with cycles of 24 hours in laboratory scale. The reactor was operated with increasing proportions of PW (0%, 2% and 5%), with average chloride concentrations, respectively, 150 mg.L-1, 2.000 mg.L-1 and 4.800 mg.L-1 and COD/SO42- ratios ranging from 0.7 to 2.4. In the stimulation of sulfidogenesis phase the average COD removal efficiency was reduced by 72% (step without sulfate) to 51%, even without adding PW (COD/SO42- = 2.4 and chloride concentration of 150 mg.L- 1). When the system was fed with 2% of PW (COD / SO42- = 0.7 and chloride concentration 2,000 mg.L-1), the COD efficiency remained at 50% and only 15% of this was removed via sulfidogenesis. The proportion of 2% PW was maintained and the ratio COD/SO42- was raised to 1.5 and the average COD removal increased to 55%. By increasing the ratio of Apr to 5% (COD / SO42- = 1.8 and chloride concentration 4.800 mg.L-1) COD removal efficiency was 47%, and 68% of this was removed via sulfidogenesis. These results indicate the viability of using sulfate as an electron acceptor in the treatment of PW, given the occurrence of increase in the reduction of sulphate when the salinity was high, indicating that the effect of salinity stimulated the removal of COD via sulfidogenesis and inhibited via methanogenic.
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
O processo de produção de petróleo é uma atividade geradora de significativos impactos ambientais negativos. A água de produção ou água produzida (APr) é o efluente gerado durante a extração do petróleo e destaca-se por apresentar alto teor de salinidade e toxicidade. Devido ao elevado volume produzido e à sua complexa composição, o tratamento desse resíduo apresenta-se como um grande desafio que requer a urgente necessidade do estudo e do desenvolvimento de técnicas de tratamento eficientes e acessíveis à realidade econômica de cada região. No intuito de viabilizar o tratamento biológico da APr, ela foi diluída em água residuária sintética com elevada concentração de sulfato, visando estimular a digestão anaeróbia via sulfetogênese, visto que as Bactérias Redutoras de Sulfato (BRS) possuem a característica de serem resistentes a ambientes salinos. Para tanto, foi utilizado um reator anaeróbio com biomassa suspensa, operado em bateladas sequenciais com ciclos de 24 horas, em escala laboratorial. O reator foi operado com proporções crescentes de APr (0%, 2% e 5%), apresentando concentrações médias de cloretos de, respectivamente, 150 mg.L-1, 2.000 mg.L-1 e 4.800 mg.L-1 e razões DQO/SO42- variando de 0,7 a 2,4. Na fase de estímulo à sulfetogênese, a eficiência de remoção média de DQO foi reduzida de 72% (fase sem sulfato) para 51%, mesmo sem adição de APr (DQO/SO42- = 2,4 e concentração de cloretos de 150 mg.L-1). Quando o sistema foi alimentado com 2% de APr (DQO/SO42- = 0,7 e concentração de cloretos de 2.000 mg.L-1), a eficiência de DQO manteve-se em 50%, sendo que apenas 15% dessa era removida via sulfetogênese. Foi mantida a proporção de 2% de APr e a razão DQO/SO42- foi elevada para 1,5 e a remoção média de DQO aumentou para 55%. Ao elevar a proporção de APr para 5% (DQO/SO42- = 1,8 e concentração de cloretos de 4.800 mg.L-1), a eficiência média de remoção de DQO foi de 47%, sendo que 68% dessa foi removida via sulfetogênese. Esses resultados indicam a viabilidade do uso do sulfato como aceptor de elétrons no tratamento da APr, tendo em vista a ocorrência do aumento da redução de sulfato quando a salinidade foi elevada, demonstrando que o efeito da salinidade estimulou a remoção de DQO via sulfetogênese e inibiu a via metanogênica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Barradas, Helena Isabel Rodrigues. "Análise da qualidade do composto produzido na unidade de tratamento mecânico e biológico da GESAMB." Master's thesis, Universidade de Évora, 2015. http://hdl.handle.net/10174/17976.

Full text
Abstract:
O objectivo deste trabalho consiste na análise preliminar da qualidade do composto produzido na fase de testes da unidade de TMB da GESAMB. Efectuaram-se recolhas ao composto já maturado (a matéria orgânica foi degradada) e realizaram-se análises laboratoriais às propriedades físico-químicas. Os resultados obtidos revelam que a compostagem ainda não é totalmente eficiente, pois o composto ainda não se encontra estabilizado (a matéria orgânica ainda é susceptível à degradação) apesar de maturado. Contudo apresenta boa porosidade e um pH que permite um bom crescimento das plantas embora apresente elevada concentração de materiais inertes antropogénicos e de pedras. A concentração de minerais demonstra que o mesmo está apto para o desenvolvimento das plantas. Todos os metais analisados apresentam valores de concentração que podem ser enquadrados nas classes estabelecidas. O composto é classificado na classe III, só podendo ser usado em culturas agrícolas que não sejam destinadas a consumo humano ou animal; Analysis of the quality of the compost produced in the mechanical treatment unit and the Biological of GESAMB Abstract: The objective of this work is the preliminary analysis of the quality of the compost produced in the testing phase TMB unit of GESAMB. Compound collections were made already matured (organic matter was degraded) and they were carried out laboratory tests to physicochemical properties The results show that the compost is still not completely efficient since the compound is not yet stabilized (the organic matter is still susceptible to degradation) despite matured. However exhibits good porosity and a pH which allows good growth of plants although it presents a high concentration of foreign materials and stones. The mineral concentration shows that it is suitable for the growth of plants. All analyzed metals have concentration values that can be framed in the established classes. Like this, the compound can be rated in class III, it can only be used in crops which are not intended for human or animal consumption
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Oliveira, Hércules Antonio de. "Avaliação do processo de tratamento biológico de águas residuárias sanitária e industrial em sistema combinado com reator biológico de contato seguido de filtro aerado submerso." Universidade Federal de São Carlos, 2010. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3884.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-06-02T19:55:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 3088.pdf: 1908678 bytes, checksum: ed9e01a2e9fbc1d3d2e81b225596705b (MD5) Previous issue date: 2010-02-22
This study presents the operational results of a pilot wastewater treatment plant. The assays were carried out in two phases: Phase 1 involved the operation of a rotating biological contactor (RBC), while Phase 2 involved a combined system operation of a submerged aerated biofilter (SAB) downstream from the RBC. The RBC and SAB units were assayed in the treatment of sanitary sewage. The average feeding rate was 82.9 L.h-1 and the active sludge recirculation rate when operated only with the RBC was 60% of the former. Despite being a rotating reactor, the RBC under investigation did not have biodiscs because it was used as a microbial bed, consisting of corrugated high-density polyethylene (HDPE) tubes fixed on a metal structure in the shape of a rotating reel submerged in the aeration cell at about 90% of its diameter, providing subtracting contact between tubes a 41-m2 surface area for biofilm fixation. On the other hand, the SAB, which was comprised of corrugated HDPE rings that provided a 55-m2 contact area, was employed to polish the RBC effluent only in Phase 2 when sludge recycling was interrupted at the beginning of the process. This operation, which is typical of activated sludge systems, was carried out in Phase 1 (211 days). Substrate characterization showed maximum chemical oxygen demand (COD) concentrations of 3820.8 mgL-1 (average of 1004.5 mgL-1), an indication of contamination by liquid industrial effluents. In the first stage of testing (with the RBC), the treated effluent after secondary sedimentation tank were achieved in this study, biochemical oxygen demand (BOD) removal averages of 71.3% and the COD removals of 79.6%, respectively. Among the forms of nitrogen analysis, the concentration of organic nitrogen showed the greatest reductions reaching an average maximum of 51.2% and 91.5%. In the second stage of tests (RBC followed by SAB) efficiency BOD removal achieved was 78.2%, while the COD efficiency removal was 71.6%. The removal of volatile suspended solids after BAS achieved 39.2%, whereas RBC achieved volatile suspended solids removal of 65.3%. The pilot plant also showed that the concentration of SAB in the downstream of RBC minimized the variations in concentrations of all measured parameters, related to partially or fully treated wastewater, bringing benefits not linked to removal of carbonaceous organic matter.
Este estudo apresenta os resultados da operação de uma planta piloto de tratamento biológico para águas residuárias, em testes realizados em duas fases de estudo, sendo a primeira relacionada com a operação de um reator biológico de contato (RBC) e a segunda com a operação em sistema combinado, com um biofiltro aerado submerso (BAS) à jusante do RBC. As unidades RBC e BAS foram ensaiadas no tratamento de esgoto sanitário. A vazão média de alimentação foi de 82,9 Lh-1, e vazão de recirculação de lodo ativo quando se operou somente com o RBC, fixada em cerca de 60 % dessa vazão. O RBC utilizado, apesar de rotativo, não possuía biodiscos, pois foram utilizados como leito microbiano, tubos corrugados de polietileno de alta densidade (PEAD), fixados em uma estrutura metálica com a forma de um carretel rotativo, que foi submerso na célula de aeração em aproximadamente 90 % de seu diâmetro, enquanto que o BAS, montado com anéis corrugados, de PEAD, foi utilizado como polimento do efluente do RBC somente no segundo estágio dos ensaios. A caracterização do substrato, mostrou valores de concentração da demanda química de oxigênio (DQO), máxima de 3820,8 mgL-1 (média de 1004,5 mgL-1), denotando contaminação com efluentes líquidos industriais. No primeiro estágio dos ensaios (apenas com o RBC), o efluente tratado após o decantador secundário foram alcançadas neste estudo, remoções médias de DBO de 71,3%, e remoções de DQO de 79,6 %. Dentre as formas de nitrogênio analisadas, a concentração de nitrogênio orgânico apresentou as maiores reduções atingindo média de 51,2% e máxima 91,5%. No segundo estágio dos ensaios (RBC seguido de BAS) a eficiência alcançada de DBO foi de 78,2%, enquanto a eficiência de remoção de DQO foi de 71,6%. O BAS degradou 39,2 % dos sólidos suspensos voláteis que saíram da câmara com o RBC, enquanto o RBC degradou 65,3 % dos sólidos suspensos voláteis da entrada. A planta piloto apresentou também que a operação do BAS à jusante do RBC minimizou as variações das concentrações de todos os parâmetros analisados, relacionados ao efluente parcialmente ou totalmente tratado, não trazendo benefícios ligados a remoção de matéria orgânica carbonácea. Este estudo apresenta os resultados da operação de uma planta piloto de tratamento biológico para águas residuárias, em testes realizados em duas fases de estudo, sendo a primeira relacionada com a operação de um reator biológico de contato (RBC) e a segunda com a operação em sistema combinado, com um biofiltro aerado submerso (BAS) à jusante do RBC. As unidades RBC e BAS foram ensaiadas no tratamento de esgoto sanitário. A vazão média de alimentação foi de 82,9 Lh-1, e vazão de recirculação de lodo ativo quando se operou somente com o RBC, fixada em cerca de 60 % dessa vazão. O RBC utilizado, apesar de rotativo, não possuía biodiscos, pois foram utilizados como leito microbiano, tubos corrugados de polietileno de alta densidade (PEAD), fixados em uma estrutura metálica com a forma de um carretel rotativo, que foi submerso na célula de aeração em aproximadamente 90 % de seu diâmetro, enquanto que o BAS, montado com anéis corrugados, de PEAD, foi utilizado como polimento do efluente do RBC somente no segundo estágio dos ensaios. A caracterização do substrato, mostrou valores de concentração da demanda química de oxigênio (DQO), máxima de 3820,8 mgL-1 (média de 1004,5 mgL-1), denotando contaminação com efluentes líquidos industriais. No primeiro estágio dos ensaios (apenas com o RBC), o efluente tratado após o decantador secundário foram alcançadas neste estudo, remoções médias de DBO de 71,3%, e remoções de DQO de 79,6 %. Dentre as formas de nitrogênio analisadas, a concentração de nitrogênio orgânico apresentou as maiores reduções atingindo média de 51,2% e máxima 91,5%. No segundo estágio dos ensaios (RBC seguido de BAS) a eficiência alcançada de DBO foi de 78,2%, enquanto a eficiência de remoção de DQO foi de 71,6%. O BAS degradou 39,2 % dos sólidos suspensos voláteis que saíram da câmara com o RBC, enquanto o RBC degradou 65,3 % dos sólidos suspensos voláteis da entrada. A planta piloto apresentou também que a operação do BAS à jusante do RBC minimizou as variações das concentrações de todos os parâmetros analisados, relacionados ao efluente parcialmente ou totalmente tratado, não trazendo benefícios ligados a remoção de matéria orgânica carbonácea.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Alberte, Tania Maria. "Estudo do desempenho do reator "air-lift" de circulação externa no tratamento de aguas residuarias por lodo ativado." [s.n.], 1996. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/255456.

Full text
Abstract:
Orientador: Ranulfo Monte Alegre
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia de Alimentos
Made available in DSpace on 2018-07-22T09:37:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Alberte_TaniaMaria_M.pdf: 3850180 bytes, checksum: d0dc3c6549353e43103a8e75b0c8003d (MD5) Previous issue date: 1996
Resumo: O processo de tratamento de água residuária por lodo ativado foi realizado em um reator "air-lift" de circulação externa, usando um esgoto sintético com demanda química de oxigênio (DQO) de aproximadamente 1.040 mgDQOI-1 . O propósito deste trabalho foi conduzir uma investigação sobre o potencial do reator "air-Iift" no tratamento de águas residuárias. A concentração de sólidos na mistura líquida variou de 1200 a 3000 mg.I-1. Após a adaptação de lodo ativado em substrato sintético, foram feitos experimentos no reator "air-lift" de circulação externa com volume útil de 1,55 litros e diâmetro nominal de 1,5 polegadas, de forma contínua até estado estacionário quando então foi determinada a eficiência do processo (?), a constante de velocidade de redução da demanda química de oxigênio (K), variando-se a vazão de ar de 198 a 474 ml.min-1 e tempo de retenção hidráulica de 3 a 7 horas. O coeficiente de transferência de oxigênio determinado com solução de sulfito variou de 105,41 a 221,38 h-1 e o coeficiente de retenção de gás, (gas hold-up - Eg) de 2,13 a 4,10 para as vazões de ar utilizadas. Com vazão de alimentação de água residuária sintética no reator "air-lift" de 330,8 ml.h-1 e DQO inicial 1040 mg DQO.I-1 , obteve-se, após 4,1 h de operação, DQO final de 150 mgDQO. I-1 e concentração de biomassa seca de 400 mg.I-1. Esses resultados indicam o potencial do processo de tratamento de águas residuárias por lodo ativado no reator "air lift", uma vez que foi possível atingir 85,6% de redução de DQO, embora tenha ocorrido seleção da microflora durante os experimentos.
Abstract: The wastewater treatment process in activated sludge was carried out in an air-lift reactor with external loop using a synthetic wastewater with a chemical oxygen demand of 1040mgDQO.I-1 approximately. The purpouse of this work was to conduct an investigation about the air-lift reactor potential in wastewater treatment process. The suspended solids concentration chanded from 1200 to 3000mg. I-1. After adaptation of activated sludge in synthetic wastewater experiments were carried out in 1,5 liters air-lift reactor with external loop and nominal diameter of 1.5in. The reactor was operated in continuous form until steady¬ state conditions when the eficiency of process (?) and substrate removal rate constant (K) was determinated, with gas flow rate from 198 to 474ml.min-1 and hydraulic residence time from 3 to 7 hours. The oxigen transfer coefficient was determinated with sulfite solution ranged from 105.41 to 221.38 h-1 and gas hold-up ranged from 2.13 to 4.10 for gas flow rate used. Using a synthetic wastewater feed solution in air-lift reactor of 330ml.h-1 and chemical oxygen demand of 1040mgDQO.I-1, final chemical oxygen demand 150mgDQO. I-1 and final solids concentration of 400mg. I-1 were obtained. These results indicate the potential of the wastewater treatment process by activated sludge in air-lift reactor, with chemical oxygen demand removal rate of 85.6% although a sludge selection occurred during the experiments.
Mestrado
Mestre em Engenharia de Alimentos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Zanella, Luciano. "Partida de um reator compartimentado hibrido anaerobio/aerobio tratando esgoto sanitario." [s.n.], 1999. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/258318.

Full text
Abstract:
Orientador: Edson Aparecido Abdul Nour
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campínas, Faculdade de Engenharia Civil
Made available in DSpace on 2018-07-28T16:05:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Zanella_Luciano_M.pdf: 4254340 bytes, checksum: 2987cb98fa58cf757bcf2e5cc52e8e97 (MD5) Previous issue date: 1999
Resumo: O presente trabalho de pesquisa apresenta os resultados referentes à partida de um reator compartimentado híbrido anaeróbio/aeróbio em escala de protótipo, sem o uso de inóculo, tratando esgoto sanitário proveniente da rede pública de coleta. Com volume de 2,5 'M POT. 3¿,o reator, instalado no município de Limeira- SP., possui 4 câmaras, tendo a primeira 1¿M POT. 3¿ e as demais 0,5 'M POT. 3¿ cada, sendo a última câmara aeróbia. Após o reator foi instalado um decantador laminar com o objetivo de reter os sólidos que pudessem ser arrastados junto com o esgoto efluente ao reator. A opção por um sistema híbrido de tratamento visa a soma das vantagens e minimização das desvantagens relativas a cada um dos processos de tratamento. O processo de partida foi efetuado a partir de um tempo de detenção hidráulico de 30 horas, sendo este diminuído até 10 horas no final do trabalho. Mesmo não se obtendo a partida até o '150 GRAU¿ dia de operação, o reator mostrou-se com boa eficiência de remoção de matéria orgânica, com uma remoção média de 72% para DQO (demanda química de oxigênio) e 76% para DBO (demanda bioquímica de oxigênio) e 62% para sólidos totais com tempo de detenção hidráulico de 10 horas. A presença da câmara aeróbia após as anaeróbias proporcionou a obtenção de um efluente com bom aspecto visual e menor odor que os processos puramente anaeróbios. Uma boa resistência choques de pH, e capacidade de recuperação, pode ser observada no último mês de operação quando prováveis despejos industriais na rede de coleta pública fizeram o pH do esgoto afluente cair até pH menor que 2, mesmo tendo o pH das primeiras câmaras afetado, o pH efluente ao reator manteve-se em valores ao redor de 7,0
Abstract: The present research dissertation shows the results regarding the start-up of a hybrid baffled reactor in prototype scale, without the use of seeding material, treating sanitary sewage coming from sewarage collection. With volume of 2,5 'M POT. 3¿, settled in Limeira district - SP. has four chambers, the first one has 1¿M POT. 3¿ and the others around 0,5 'M POT. 3¿ each, being the latter an aerobic chamber. After the reactor it was installed a laminar decanter in order to retain the solids which could be carried together with the affluent sewage to the reactor. The option for a treatment of hybrid system aim at the addiction of advantages and the minimization of disvantages related to each of the treatment processes. The start-up processes was accomplished after a hydraulic detention time of 30 hours, being diminished to even 10 hours and at the end of the work. Even though there was no start-up till the '150 POT. th¿ day of operation, the reactor seemed to be efficient in remiving the organic material, with an average removal of 72% for COD (chemical oxigen demand) and 76% for BOD (biochemical oxygen demand) and 62% for the total solids with a hydraulic detention time of 10 hours. The presence of the aerobic chamber after the anaerobic ones, provided the acquisition of na effluent with a good visual aspect and less smell than the processes which are purely anaerobic, A good resistence to pH shocks, and a good recuperation capacity could be observed at the last month of operation when, probable industrial waste in the sewerage made the inffluent sewage pH drop to values lesser than 2, although the pH of the first chambers was affected, the effluent pH to the reactor kept up in around 7,0
Mestrado
Saneamento e Ambiente
Mestre em Engenharia Civil
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

MAGALHÃES, Gianne Rizzuto Araújo. "Caracterização polifásica de Fusarium lateritium, F. oxysporum e F. solani depositadas na micoteca URM e o potencial na degradação de efluentes de lavanderia têxtil do município de Toritama- PE." Universidade Federal de Pernambuco, 2015. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24281.

Full text
Abstract:
Submitted by Alice Araujo (alice.caraujo@ufpe.br) on 2018-04-13T19:22:38Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO Gianne Rizzuto Araújo.pdf: 1650943 bytes, checksum: 25f8f195d858566bf348bef0d16e0ec9 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-04-13T19:22:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO Gianne Rizzuto Araújo.pdf: 1650943 bytes, checksum: 25f8f195d858566bf348bef0d16e0ec9 (MD5) Previous issue date: 2015-02-27
FACEPE
O pólo têxtil e de confecções do agreste de Pernambuco, que abriga várias indústrias, tem, erroneamente, despejado grandes volumes de efluentes das lavanderias e tinturarias têxteis, muitas vezes não tratados, em corpos hídricos da região, causando intensos danos ao ambiente. Estudos apontam o tratamento biológico como uma boa alternativa para solucionar os problemas com efluentes têxteis, pois são eficientes e de baixo custo. Os fungos se destacam nesse processo devido a algumas espécies degradarem compostos recalcitrantes. O gênero Fusarium é apontado como importante bioindicador e biorremediador de ambientes contaminados. No estudo dos fungos, a taxonomia polifásica utilizada atualmente objetiva integrar informações diversas, tais como: características morfológicas, dados moleculares e de produção de metabólitos para identificação mais precisa dos organismos. O objetivo deste estudo foi caracterizar culturas de espécies de Fusarium depositadas na Micoteca URM quanto à taxonomia por uma abordagem polifásica, e quanto à capacidade de degradação de efluentes de lavanderia de indústria têxtil do município de Toritama-PE. Foram utilizadas 25 culturas de Fusarium oxysporum (10), F. lateritium (7) e F. solani (8) depositadas na Micoteca URM. Foi realizada análise morfológica, molecular e quantificação do ergosterol, além da análise de descoloração de efluente têxtil coletado de uma lavanderia do município de Toritama-PE. Os fungos foram inoculados em 50 ml do efluente esterilizado, adicionado de 0,5 g de farelo de trigo, contido em frascos de Erlenmeyer e foram incubados durante seis e doze dias. Em seguida, foram feitas leituras em espectrofotômetro (360nm). Na análise morfológica dos fungos foram observadas características que concordam com as descritas na literatura, permanecendo as espécies, segundo a morfologia, sem alterações no registro URM. A análise filogenética de sequencias das regiões ITS e do fator de elongação Tef-1α confirmou que a maioria dos espécimes de F. oxysporum e F. solani são, de fato, das espécies que constam no registro de depósito, que estão distribuídas em complexos. Entretanto, para melhor resolução das relações entre os clados e, consequentemente, melhor delimitação dessas espécies, será necessário realizar o estudo de pelo menos mais uma região do genoma. Quanto à produção do ergosterol, as espécies não apresentaram variação significativa. Todos os espécimes de Fusarium apresentaram baixo percentual de descoloração do efluente quando este foi utilizado esterilizado nos ensaios. No entanto, novas pesquisas devem ser realizadas com esses isolados para desvendar seu verdadeiro potencial biotecnológico.
The textile and clothing industries in the Agreste region of Pernambuco have been erroneously discharging large volumes of in natura waste water from the textiles laundries and dry cleaners in the rivers of that region, causing severe damage to the environment. Studies indicate the biological treatment as a good alternative to solve problems with textile effluents as they are efficient and cheap. The fungi are highlighted in this process due to the ability of some species to degrade recalcitrant compounds. The genus Fusarium is pointed as an important bioindicator and biorremediador of contaminated environments. In the studies of the fungi, the polyphasic taxonomy currently used aims to integrate several information, such as: morphological characteristics, molecular data and the production of metabolites to better identify the organisms. The objective of this study was to characterize cultures of Fusarium species deposited in the Micoteca URM regarding their taxonomy by a polyphasic approach, and their capacity of degrading laundry effluent from the textile industry of Toritama-PE. Twenty five cultures of Fusarium oxysporum (10), F. lateritium (7) and F. solani (8), deposited at the Micoteca URM, were used in this study. Morphological and molecular analyses and ergosterol quantification were carried out. Also, a discoloration analysis was performed using the textile effluent collected from a laundry in the municipality of Toritama-PE. The fungi were inoculated into 50 ml of sterilized effluent, added of 0.5 g of wheat bran, in Erlenmeyer flasks and incubated during six and twelve days. Next, the supernatant was analysed using a spectrophotometer (360nm). In the morphological analysis of the fungi, the observed characteristics agree with those described in the literature, allowing us to keep, according to the morphology, the URM record unchanged. The phylogenetic analysis of sequences of the ITS regions and elongation factor Tef-1α confirmed that most of the speciemens of F. oxysporum and F. solani belong, in fact, to the species registered in the deposit files, and these are actually complexes of species. However, to better resolve the relationships between these clades and, consequently, better delimit these species, the study of at least one more region of the genome will be necessary. Ergosterol production did not vary significantly between the studied species. All Fusarium speciemens studied showed low percentage of discoloration when sterilized effluent was used in the test. However, new studies should be carried out with these isolates to uncover their true biotechnological potential.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Valentim, Marcelus Alexander Acorinte. "Uso de leitos cultivados no tratamento de efluente de tanque septico modificado." [s.n.], 1999. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/257516.

Full text
Abstract:
Orientador: Denis Miguel Roston
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Agricola
Made available in DSpace on 2018-07-24T13:02:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Valentim_MarcelusAlexanderAcorinte_M.pdf: 1687002 bytes, checksum: 89ae729a76ec7dd42dc9b91fe3b24598 (MD5) Previous issue date: 1999
Resumo:O presente trabalho visou projetar, construir e avaliar por um período de 4,5 meses (set/98 a jan/99) o desempenho de um tanque séptico de três compartimentos em série modificado (conceito dos reatores anaeróbios compartimentados) e de leitos cultivados com macrófitas (sistema aquático natural) no tratamento de águas residuárias brutas da Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI) da Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP, localizada em Campinas (SP). O resíduo líquido desta Faculdade é composto de uma mistura de dejetos domésticos e sanitários com águas residuárias de lavagem de vidrarias dos laboratórios e de equipamentos da oficina mecânica, com sua vazão acompanhando o ritmo do expediente, iniciando por volta das 7:30h, crescendo continuamente até atingir seu máximo entre 15:30h e 16:30h e decrescendo a partir deste ponto até às 21:00h, e sendo praticamente inexistente nos finais de semana e feriados. O experimento foi composto de um tratamento primário, tanque séptico modificado de três compartimentos em série, tendo como característica a entrada do efluente junto ao fundo dos compartimentos, volume total de 2000L e vazão diária média de 1330 L (9 PE), obtendo redução de DQO entre 17 e 69%, sólidos sedimentáveis de 100%, sólidos suspensos entre 58 e 92%, turbidez entre 67 e 92% e E. coli de 0 a 75%. Como tratamento secundário foram construídos, em blocos de concreto e acima do solo, seis leitos cultivados com macrófitas, três de forma retangular e três quadrada, dispostos em paralelo, com o mesmo tipo de brita (no 2 ¿ 55 a 90mm) utilizada como meio suporte e cultivados com duas espécies de macrófitas emergentes (Typha sp. ou Eleocharis sp.) e de fluxo subsuperficial. A área de cada leito é de 4,0 m2 e altura de 0,70m. Um leito quadrado e outro retangular permanecerão sem cultivo para controle. Os leitos com os maiores valores de remoção foram o quadrado plantado com Eleocharis sp., com redução de sólidos suspensos entre 91 e 97%, coliformes totais de 59 a 96%, nitrogênio total Kjeldahl de 35 a 90% e fósforo total de 41 a 65%, o controle retangular, com redução de turbidez de 87 a 98% e nitrogênio amoniacal de 35 a 87%, o retangular plantado com Eleocharis sp., com redução de DQO entre 70 e 97% e E. coli entre 94 e 97%, e o quadrado plantado com Typha sp., com redução de nitrato de 71 a 83%. Quanto à adaptação das macrófitas cultivadas nos leitos, a Eleocharis sp. mostrou-se mais vigorosa que a Typha sp. com lançamento de brotos, crescimento e espalhamento nos leitos mais intenso em condições adversas, devido às características peculiares da espécie
Abstract: This study has evaluated the performance of three compartment septic tank followed by a constructed wetland in the treatment of the raw sewage from the School of Agricultural Engineering (University of Campinas ¿ Brazil). Experiments were carried out over a period of 4.5 months (sept/98 to jan/99). The concept of compartments anaerobic reactor was applied to design the septic tank. The inflow to the compartments was located near the bottom in order to provide better contact between microorganisms and wastewater. The results indicated COD removal ranging from 17 to 69%; settable solids removal up to 100%; suspended solids ranging from 58 to 92%; turbidity from 67 to 92%; and E. coli ranging from zero to 75%. As secondary treatment were constructed six subsurface flow wetlands (Area= 4.0 m2, depth 0.7m), 3 with square shape and 3 rectangular. The units were constructed above soil level with concrete bricks. The medium used was gravel with size ranging from 55 to 90 mm and macrophytes from two species Typha sp. and Eleocharis sp. Better results were achieved in the square unit planted with Eleocharis sp. with suspended solids removal ranging from 91 to 97%, total coliformes from 59 to 96%, Kjedahl nitrogen ranging from 35 to 90% and total phosphorus ranging from 41 to 65%; the unplanted rectangular unit presented turbidity reduction ranging from 87 to 98% and Ammonia nitrogen ranging from 35 to 87%; the rectangular unit planted with Eleocharis sp. presented COD removal ranging from 70 to 97% and E. coli between 74 and 97%; the square unit planted with Typha sp, presented nitrate removal ranging from 71 to 83%. The Eleocharis sp. showed faster propagation in the units compared to the Typha s
Mestrado
Agua e Solo
Mestre em Engenharia Agrícola
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Cerqueira, Raul Sandoval. "Pos-tratamento de efluente de lagoa anaerobia por escoamento superficial no solo." [s.n.], 2004. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/257841.

Full text
Abstract:
Orientador: Bruno Coraucci Filho
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil e Arquitetura
Made available in DSpace on 2018-08-03T23:10:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Cerqueira_RaulSandoval_M.pdf: 3260879 bytes, checksum: 7e94f9e5a365468df462c389c4c6f886 (MD5) Previous issue date: 2004
Mestrado
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Castro, Rodrigo Azevedo. "Tratamento de lodo de esgoto urbano no solo com microorganismos de "Landfarming" e substrato oleoso." reponame:Repositório Institucional da UFPR, 2012. http://hdl.handle.net/1884/28153.

Full text
Abstract:
Um dos problemas enfrentados, atualmente, em relação ao tratamento de esgotos urbanos é a disposição final do lodo de esgoto produzido. Entre as formas de disposição final deste lodo, o sistema de landfarming se destaca pela minimização de impactos ambientais em relação a outras formas de disposição como a oceânica, a incineração e o uso agrícola. A disposição agrícola e a oceânica, embora permitam a ocorrência da biodegradação do lodo, implicam em contaminantes biológicos e/ou metais pesados ao meio ambiente. Por outro lado, a incineração quando realizada dentro dos padrões requeridos de emissões gasosas, não se justifica pelo alto custo envolvido. No entanto, o sistema de landfarming permite altas taxas de aplicação e degradação, de modo seguro e econômico. Com o objetivo de verificar a possibilidade de tratamento do lodo de esgoto da estação de tratamento de efluentes ETE-Belém com os microrganismos da camada reativa do landfarming da Repar, foram realizados estudos em condições de campo e laboratório. Estes estudos envolveram a aplicação de lodo de esgoto na camada reativa do landfarming, com determinação das melhores doses para tratamento medidas pelas curvas de doses e estudos que envolveram o tratamento de lodo de esgoto em solos não contaminados, com a adição do inóculo preparado a partir da camada reativa do landfarming em conjunto com substrato oleoso. As taxas de biodegradação foram determinadas através da respiração do solo e pela oxidação da matéria orgânica. Os resultados obtidos indicaram a possibilidade de tratar o lodo de esgoto com microrganismos da camada reativa do landfarming e necessidade da utilização de substrato oleoso para estabelecimento da biodegradação destes compostos. A viabilidade da aplicação do lodo em sistema de landfarming com os microrganismos foi comprovada, sendo recomendado o uso de substrato oleoso para promover as condições necessárias ao tratamento com eficiência
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Molz, Carine Helena. "Tratamento de lixiviado de aterro sanitário utilizando contactor biológico rotatório visando a remoção de nitrogênio amoniacal." Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2013. http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3464.

Full text
Abstract:
Submitted by Silvana Teresinha Dornelles Studzinski (sstudzinski) on 2015-05-07T18:11:50Z No. of bitstreams: 1 Carine Molz.pdf: 2307899 bytes, checksum: b2478459c37bae0098da022c723daeba (MD5)
Made available in DSpace on 2015-05-07T18:11:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Carine Molz.pdf: 2307899 bytes, checksum: b2478459c37bae0098da022c723daeba (MD5) Previous issue date: 2013-12-20
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos
A presente pesquisa propõe a utilização de um contactor biológico rotatório (CBR) com 4 estágios, no tratamento de lixiviado de aterro sanitário visando à remoção de matéria orgânica e nitrogênio amoniacal. Para auxiliar na nitrificação do nitrogênio amoniacal foi utilizado glicerina como fonte externa de carbono. O monitoramento da unidade experimental foi dividido em três etapas: Etapa 1 consistiu no uso de três estágios do CBR, com alimentação de 5,1 L/h, TDH de 24 hs e 12 RPM, Etapa 2 com as mesmas condições hidráulicas e a introdução da recirculação de 1,32 L/h do efluente para um estágio localizado antes do Estágio 1, e Etapa 3 que operou com as mesmas condições da Etapa 2, mais a adição de glicerina na razão 4,2 DQO:N no estágio 1 (entrada). O monitoramento dos seguintes parâmetros ocorreu semanalmente: alcalinidade, demanda bioquímica de oxigênio, demanda química de oxigênio, oxigênio dissolvido, pH, carbono inorgânico, carbono orgânico e carbono orgânico total, nitrogênio amoniacal, nitritos, nitratos, sólidos totais, sólidos suspensos totais, fixos e voláteis e fosfato. Esta abordagem buscou avaliar o desempenho do CBR no tratamento de lixiviado de aterro sanitário com baixa relação DBO5:DQO, visando a nitrificação do nitrogênio amoniacal e redução da matéria orgânica carbonácea. Durante o monitoramento da Etapa 1 foi observado acúmulo de nitritos e baixa produção de nitratos. O consumo de nitrogênio amoniacal foi de 682±274 mg N/L, DQO 335±925 mg O2/L e DBO568±106 mg O2/L. Na Etapa 2 o consumo de alcalinidade aumentou, porém ainda observou-se acúmulo de nitritos. A produção de nitratos aumentou em relação à Etapa 1, o consumo de nitrogênio amoniacal foi de 1.182±367 mg N/L, DQO 2.365±2.273 mg O2/L e DBO5510±90 mg O2/L. No monitoramento da Etapa 3, a adição de glicerina possibilitou um aumento na produção de nitratos, observando-se aumento significativo de sua concentração. O consumo de nitrogênio amoniacal foi de 742 ±139 mg N/L, DQO 1.558±558 mg O2/L e DBO5421±162 mg O2/L. No decorrer do monitoramento das Etapas pode-se observar que a glicerina e a recirculação auxiliaram na produção das bactérias oxidadoras de nitritos, porém ainda não o suficiente para a nitrificação completa do nitrogênio amoniacal afluente.
This research proposes the use of a rotating biological contactor (CBR) with 4 stages in the treatment of landfill leachate seeking the removal of organic matter and ammonia nitrogen. To help nitrification of ammonium nitrogen was usedas external carbon source glycerol. The monitoring of the experimental unit was divided into three steps: Step 1 consisted of three stages with power of 5.1 L/h, TDH 24 hours and 12 RPM, Step 2 with the same hydraulic conditions and the introduction of recirculation of1.32 L/h the effluent to a stage located before the stage 1, Step 3 and which was operated with the same conditions as Step 2 plus the addition of glycerin in the ratio 4.2 COD:N in the first stage (input). The monitoring of the following parameters occurred weekly: alkalinity, biochemical oxygen demand, total suspended chemical oxygen demand, dissolved oxygen, pH, inorganic carbon, organic carbon and total organic carbon, ammonia, nitrites, nitrates, total solids, solid, fixed and volatile and phosphate. This approach sought to evaluate the performance of RBC for the treatment of landfill leachate with a low BOD:COD, aiming nitrification of ammonia nitrogen and reduction of residual carbonaceous organic matter. During monitoring of Step 1 accumulation of nitrite and low nitrate production was observed, the consumption of ammonia nitrogen was 682±274 mg N/L, COD 335±925 mg O2/L and BOD 68±106 mg O2 /L. In Step 2 the consumption of alkalinity increased, but still there was accumulation of nitrite, nitrate production increased compared to Step 1, the consumption of ammonia nitrogen was 1.182±367 mg N/L, COD 2.365±2.273 mg O2/ L and BOD 90±510 mg O2/ L. Already, in the monitoring of Step 3, the addition of glycerin assited produce nitrates occurring significant increase in their concentrations, the presence of significant concentrations of nitrites, ammonia nitrogen consumption was 742±139 mg N/L, COD 1,558±558 mg O2/ L and BOD5 421±162 mg O2/ L. In the course of monitoring steps may be notedthat the recirculation glycerin supported in the production of nitrite-oxidizing bacteria, but still not enough for complete nitrification.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Kimura, Maura Sayuri Rodri. "Tratamento de lixiviado de aterro sanitário por contactor biológico rotatório (CBR) visando à remoção de nitrogênio." Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2013. http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4446.

Full text
Abstract:
Submitted by William Justo Figueiro (williamjf) on 2015-07-14T23:05:27Z No. of bitstreams: 1 03c.pdf: 7786125 bytes, checksum: 1e0da23c7cb679804d62aea58a41732a (MD5)
Made available in DSpace on 2015-07-14T23:05:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 03c.pdf: 7786125 bytes, checksum: 1e0da23c7cb679804d62aea58a41732a (MD5) Previous issue date: 2013-04-30
CNPQ – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos
O lixiviado gerado nos aterros caracteriza-se por conter altos teores de material orgânico recalcitrante e nutrientes com alto potencial poluidor. Diversas alternativas para o tratamento de lixiviados de aterros sanitários (LAS) têm sido amplamente estudadas obtendo-se bons resultados quanto à remoção de matéria orgânica biodegradável, porém, em sua maioria, não atingem os padrões de lançamento quanto à remoção de nutrientes. Tendo em vista a promoção de um tratamento adequado aos lixiviados e a minimização de impactos ambientais causados por este efluente, este trabalho estudou a aplicação de um contactor biológico rotatório (CBR) de 3 estágios, em escala piloto, para o tratamento de LAS. O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho do CBR quanto à remoção de nitrogênio e verificar a relação desta com outros parâmetros como o TRH, razão C/N, cargas superficiais aplicadas e remoção dos compostos orgânicos. O sistema experimental foi operado com alimentação continua de lixiviado proveniente do aterro sanitário de São Leopoldo. Não foram realizados ajustes de pH e temperatura. Nas primeiras 8 semanas operou-se o sistema com um TRH de 15 h (fase 1) e nas 8 semanas subsequentes com TRH de 24h (fase 2). Como resultado, observou-se que a oxidação do nitrogênio amoniacal (NA) alcançou 94% na fase 2 de operação sendo este valor significativamente maior do que o da fase 1 onde se obteve cerca de 49% de oxidação do NA. Não foram obtidas boas remoções de orgânicos, porem observou-se uma melhora na remoção de todos os parâmetros na fase 2 de operação. Esta melhora na eficiência do sistema na fase 2 foi atribuída ao aumento de TRH. Quanto à avaliação da nitrificação no sistema, foi possível observar, na fase 2 de operação, o acúmulo de nitrito predominantemente, enquanto a concentração de nitrato no efluente final foi praticamente inexistente variando de 13 a 31 mg/L . Para as condições avaliadas por este estudo, concluiu-se que, o CBR estudado apresenta potencial para realizar a nitrificação e remoção dos compostos nitrogenados presentes no LAS. Entretanto as condições operacionais devem ser reestudadas para permitir a nitrificação total e não apenas a formação de nitrito. Da mesma forma, prover a remoção de compostos orgânicos carbonáceos. O TRH de 24h proporcionou uma melhora nas eficiências de remoção pelo sistema. Porém, para um melhor desempenho do CBR são necessárias investigações quanto aos ajustes nos parâmetros de operação que possibilitem aumentar a eficiência tanto da nitrificação quanto na remoção de matéria orgânica carbonacea.
The leachate generated in landfills is characterized by high levels of recalcitrant organic compounds and nutrients with high polluter potential. Several alternatives for the treatment of landfill leachate (LL) have been widely studied and presented good results regarding the removal of biodegradable organic matter, however, most of these systems do not reach the standards of environmental disposal of nutrients such as nitrogen compounds. Owing to promote an appropriate treatment to the leachate and minimize the environmental impacts caused by this effluent, this work studied the application of a 3 stage rotating biological contactor (RBC) in a pilot scale. The objective of this study was to evaluate the removal of nitrogen and overall performance of the RBC and check the relationship of this removal with other parameters such as the HRT, C/N ratio, ammonium and COD loads and removal of organic compounds. The experimental system was fed continuously with leachate from São Leopoldo landfill. No adjustments of pH and temperature were made. The first 8 weeks the system was operated applying an HRT of 15 h (1st period) and for the 8 subsequent weeks with HRT of 24h (2nd period). As a result, it was observed that the oxidation of ammonium nitrogen reached 94% in the 2nd period of operation which was greater than the 1st period which obtained approximately 49% of ammonium nitrogen oxidation. Low levels of organic compounds removal were obtained, however an improvement was observed in the organics removal efficiency in the 2nd period of operation. This improvement in overall efficiency of the system in the 2nd period was due to the increase of the HRT. Regarding the evaluation of nitrification in the system, in 2nd period of operation was observed the accumulation of nitrite in the system, while the concentration of nitrate in the final effluent was practically non-existent, ranging from 13 to 31 mg/L. For the conditions evaluated in this study, the conclusion was that the experimental RBC has the potential to carry out the nitrification and the removal of nitrogen compounds in the landfill leachate. Meanwhile, the operational conditions must be re-studied to allow the total nitrification and not only the formation of nitrite, as well as provide the removal of carbonaceous organic compounds. The HRT of 24h provided an improvement on removal efficiencies by the system. However, for a better performance of the RBC, investigations are necessary concerning adjustments in the operational parameters that increase efficiency of nitrification and removal of organic matter.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Casellato, Aline Maria Furquim. "Levantamento de linhagens do acervo de culturas tropicais para tratamento biológico de efluentes de indústria têxtil." [s.n.], 2012. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/266735.

Full text
Abstract:
Orientadores: Elias Basile Tambourgi, Rodrigo de Oliveira Moraes
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Química
Made available in DSpace on 2018-08-20T15:15:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Casellato_AlineMariaFurquim_M.pdf: 36362644 bytes, checksum: 5387c0d4968aa77e2fcd94219af78356 (MD5) Previous issue date: 2012
Resumo: O corante azo é o mais utilizado nas indústrias têxteis. Esse tipo de corante é considerado recalcitrante devido à presença de anéis aromáticos em sua molécula. Quando inserido no meio ambiente, causam danos ambientais, como a interferência na absorção e na reflexão da luz no meio aquático, e pode ser carcinogênico e mutagênico, tanto com a molécula na íntegra como após a descoloração. Trabalhos com a degradação do corante com microrganismos, especialmente bactérias, têm resultado em excelente redução do composto, e o benefício ambiental se sobrepõe aos tratamentos físico e/ou químico. Neste estudo, uma bactéria anaeróbia facultativa foi utilizada para descolorir nove corantes do tipo azo. A bactéria do acervo da Coleção de Culturas Tropical foi autenticada como Shewanella putrefaciens e sua referência é CCT 1967. Foi realizado um planejamento fatorial fracionário para se observar os efeitos das variáveis (temperatura, pH, microrganismos, meio de cultura, utilização de agitação) para a descoloração dos corantes. A melhor condição encontrada para a análise foi temperatura a 25 °C e pH 8,5. O resultado, nestas condições, foi à descoloração de sete corantes, sendo que em um corante houve precipitação do composto, depois de centrifugado e, em outro, não houve descoloração. A análise em condições aeróbias também foi realizada, e o resultado não foi satisfatório para nenhum dos corantes em análise
Abstract: The azo dye is the most widely used in the textile industries. This type of dye is considered recalcitrant due the presence of aromatic ring in the molecule. When it insered in the environment, cause environmental damage, like the interference in the absorption and reflection of light in the aquatic environment, and can to be carcinogenicand mutagenic, molecule with both the full and after decolonization. Research with the degradation of dye used microorganisms, especially bacteria, it have result in excellent reduction of compound, and the environmental benefit overlaps the treatment and / or physical chemical. In this study, a facultative anaerobic bacterium was used to decolorize nine dyes of azo type. The bacteria in the Tropical Culture Collection was certified how Shewanella putrefaciens and reference it is CCT 1967. This was a fractional factorial planning in order to observe the effects of variables (temperature, pH, microorganisms, culture medium, the use of agitation) for the decolorization of dyes. The better condition analysis was determined for temperature 25 °C and pH 8,5. The result, under these condition, was the decoloration of seven dyes, and in a dye was the precipitation of compound and, in other, not decolorazid. The analysis in condition aerobic was also performed, and the result was not satisfactory for any of the dyes in question
Mestrado
Sistemas de Processos Quimicos e Informatica
Mestre em Engenharia Química
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography