To see the other types of publications on this topic, follow the link: Tratamento biológico.

Journal articles on the topic 'Tratamento biológico'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Tratamento biológico.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Martinez, Maria Elisa Marciano, Marcello Carvalho dos Reis, Patrícia Carvalho dos Reis, and Lorena Angelo de Castro Sales. "AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE INOVATIVA SOBRE A ÓTICA PATENTÁRIA BRASILEIRA DO EMPREGO DE BIOTECNOLOGIAS NA INDÚSTRIA TÊXTIL." Cadernos de Prospecção 11, no. 3 (September 30, 2018): 888. http://dx.doi.org/10.9771/cp.v11i3.27009.

Full text
Abstract:
A indústria têxtil tem buscado inovar em seus produtos e processos, como o uso de biotecnologia - entre estas, tratamento enzimático, tratamento biológico e demais tratamentos (por exemplo o “bioblasting”), com destaque para os tratamentos enzimáticos com amilases, celulases, catalases, peroxidases e pectinase. Com a objetivo de avaliar a capacidade inovativa das tecnologias envolvidas neste cenário, foram utilizados os dados dos documentos patentários extraídos da base INPI-BR, onde foram selecionados 39 documentos de patentes sendo 38 relacionados à biotecnologia na indústria têxtil depositados até 2013, sendo 24 sobre tratamento enzimático, 4 sobre tratamento biológico e 10 sobre demais tratamentos. A evolução temporal revelou um pico entre 1996 e 2000 (exceto 1999). Verificou-se que os documentos patentários que tiveram sua família originada no escritório americano (USPTO) tiveram mais relevância nos depósitos patentários com foco tratemento enzimático, demais tratemento e tratamento biológico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Oliveira, Andrezza Klyvia Araújo de, Antoônio Fernando da Silva, Antônio Augusto Marques Rodrigues, Rommel Dos Santos Siqueira Gomes, Hilderlande Florêncio da Silva, and Luciana Cordeiro do Nascimento. "Tratamento biológico sobre sementes de leucena." Acta Biológica Paranaense 50, no. 1-4 (December 9, 2021): 151. http://dx.doi.org/10.5380/abp.v50i1-4.82674.

Full text
Abstract:
A associação de sementes com microrganismos constitui-se numa preocupação cada vez maior, principalmente nos países tropicais, onde condições climáticas mais diversificadas proporcionam maior número de problemas provocados por patógenos. O objetivo do trabalho foi verificar a eficiência de agentes biológicos quanto a inibição de fungos e a qualidade fisiológica em sementes de Leucaena leucocephala. Os tratamentos foram constituídos de Sacaromices cerevisiae e Trichoderma harzianum nas concentrações de 0; 0,5; 1; 1,5 e 2 µg L-1 de água destilada e esterilizada (ADE) e o fungicida Captan® (24 g kg-1 de sementes). Para avaliar a qualidade sanitária das sementes foi empregado o método de incubação em placa de Petri, utilizando-se dupla camada de papel filtro umedecidas com ADE, durante sete dias de incubação. Para a qualidade fisiológica das sementes foram utilizadas folhas de papel germitest, sendo acondicionadas em câmara do tipo B.O.D à temperatura de 25 ±2 ºC, sob fotoperíodo de 12 h, durante dez dias. Foram utilizados os parâmetros de percentual de ocorrência de fungos, germinação, índice de velocidade de germinação, comprimento da parte aérea, raiz e plântula, para determinar a qualidade sanitária e fisiológica das sementes. O delineamento utilizado foi inteiramente casualizados em esquema fatorial 2x5+1 (agentes biológicos x concentrações + fungicida), com quatro repetições. S. cerevisiae em diferentes concentrações reduziram a incidência dos fungos Aspergillus niger, Cladosporium sp, Fusarium sp, em sementes de L. leucocephala. O tratamento com T. harzianum na concentração de 1,0 µg, foi eficientes no controle dos fungos Aspergillus niger, Botrystis sp. sobre as sementes de L. leucocephala. S. cerevisiae nas concentrações elevadas proporcionaram um aumento no comprimento de parte aérea e plântula, para as sementes de L. leucocephala.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Modes, Karina Soares, Elio José Santini, Magnos Alan Vivian, and Alencar Garlet. "INFLUÊNCIA DA TERMORRETIFICAÇÃO NA RESISTÊNCIA A DEGRADAÇÃO BIOLÓGICA DAS MADEIRAS DE Pinus taeda E Eucalyptus grandis." Ciência Florestal 27, no. 3 (August 31, 2017): 993. http://dx.doi.org/10.5902/1980509828672.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa objetivou investigar o efeito de duas técnicas de termorretificação nas propriedades biológicas das madeiras de Pinus taeda L. e Eucalyptus grandis W. Hill ex Maiden, comparando-as com os resultados obtidos para a madeira sem tratamento. De cada espécie foram amostradas três árvores com 25 anos, das quais se extraiu uma prancha central a altura do DAP para confecção de corpos de prova que foram submetidos aos tratamentos térmicos para, posteriormente, ser transformados em peças de 2,5 x 2,5 x 0,9 cm. No primeiro tratamento, as madeiras foram submetidas à termorretificação em autoclave a 130 ± 3°C e pressão de 2 kgf/cm², por 3 horas e, após um período de condicionamento, submetidas ao calor em estufa elétrica a 160 ± 1°C pelo mesmo período. O segundo tratamento consistiu apenas da termorretificação em estufa. A resistência ao ataque biológico foi avaliada por meio de ensaio de apodrecimento acelerado em laboratório, utilizando um fungo de podridão-branca, Trametes versicolor (Linnaeus ex Fries) Pilat, e outro de podridão-parda Gloeophyllum trabeum (Persoon. ex Fries) Murr. O tratamento associado da autoclave com a estufa elétrica favoreceu o apodrecimento de ambas as espécies de madeira aos fungos empregados, com exceção da madeira de Pinus taeda submetida ao Trametes versicolor, enquanto o tratamento em estufa forneceu um aumento da resistência biológica da madeira de Pinus taeda ao Trametes versicolor e da madeira de Eucalyptus grandis ao fungo Gloeophyllum trabeum. De maneira geral, conclui-se que o tratamento em estufa resultou em peças de madeira mais resistentes à degradação biológica e em menor perda de massa em comparação com o tratamento associado da autoclave com a estufa quando verificada a ineficácia da técnica de termorretificação, ao passo que este último quando aplicado a ambas as espécies resultou em um aumento na propensão das mesmas à degradação biológica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Lazarotto, Marília, Marlove Fátima Brião Muniz, Rafael Beltrame, Álvaro Figueredo dos Santos, Jucéli Müller, and Maristela Machado Araújo. "Tratamentos biológico e químico em sementes de Cedrela fissilis para controle de Rhizoctonia sp." CERNE 19, no. 1 (March 2013): 169–75. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-77602013000100020.

Full text
Abstract:
Neste trabalho, objetivou-se avaliar o efeito de um fungicida protetor e de um produto biológico, utilizados isoladamente e combinados, no controle de patógenos presentes em sementes de cedro (Cedrela fissilis), especialmente de Rhizoctonia sp. Anteriormente ao tratamento das sementes, parte das sementes foi previamente inoculada com Rhizoctonia sp., isolado de sementes de cedro, e parte recebeu os tratamentos sem a inoculação. Após, as sementes foram submetidas a tratamentos com produto biológico em pó à base de Trichoderma spp. (aplicado isoladamente), fungicida Captan em pó (também aplicado isoladamente), combinação dos dois produtos aplicados em uma dose considerada máxima (100%) e combinação de metade da dose de ambos os produtos (50%) e ainda a testemunha. As avaliações constaram dos testes de germinação, sanidade em papel-filtro, emergência e das avaliações de mudas. Nenhum tratamento conseguiu erradicar Rhizoctonia sp. das sementes inoculadas, porém o tratamento com 100% da dose de ambos os produtos reduziu sua incidência. A combinação de produto químico e biológico, apresenta-se como uma alternativa viável para o tratamento de sementes de cedro, especialmente no controle de Rhizoctonia sp.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Coelho, Thayane Nascimento, Warlyton Silva Martins, and Flávia Fernandes Ribeiro de Miranda. "Controle biológico no manejo de Pratylenchus brachyurus em diferentes tratamentos na cultura da soja." Journal of Biotechnology and Biodiversity 9, no. 3 (August 1, 2021): 274–78. http://dx.doi.org/10.20873/jbb.uft.cemaf.v9n3.coelho.

Full text
Abstract:
A cultura da soja possui grande importância para a economia brasileira e pode enfrentar entraves dos fatores bióticos e abióticos em sua produção, sendo os nematoides expoentes na redução da produtividade desta cultura. Desse modo, este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de produtos biológicos para o controle de Pratylenchus brachyurus na cultura da soja. O experimento foi realizado na casa de vegetação e no Laboratório de Fitopatologia e Nematologia do Centro Universitário Católica do Tocantins. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado consistindo em cinco tratamentos com diferentes produtos biológicos: T1 – testemunha (sem tratamento), T2 - Presence® (Bacillus subtilis e Bacillus licheniformis), T3 - Votivo Prime® (Bacillus firmus), T4 - Ecotrich® (Trichoderma harzianum) e T5 – Nemat® (Paecilomyces lilacinus) com quatro repetições. Para avaliação da eficiência do controle biológico de nematoides, procedeu-se o tratamento prévio das sementes de soja no momento da semeadura. O tratamento das sementes foi realizado individualmente, adicionando os produtos conforme dosagem estabelecida na recomendação da bula. Aos 30 dias após a inoculação, foram avaliadas a características, comprimento da raiz, tamanho de planta, número de nematoides e severidade. Os produtos utilizados não interferiram no comprimento da raiz e no número de nematoides. O produto T3 – Votivo Prime®, apresentou melhor resultado quando se avalia o comprimento de planta. A severidade foi menor quando se faz uso de algum tipo de produto para controle biológico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Nascimento, Bianca Joaquim do, Ana Julia Furlan da Silva, Roberto Prescinotti, Maria Beatriz Bergonse Pereira Pedriali, and Amanda Vessoni Barbosa Kasuya. "Fratura dental com invasão de espaço biológico: Tratamento multidisciplinar." Research, Society and Development 10, no. 5 (May 11, 2021): e42010515003. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i5.15003.

Full text
Abstract:
Saúde periodontal e procedimentos restauradores estão intimamente relacionados e precisam estar em harmonia. O tratamento só apresenta bom prognóstico quando aspectos mecânicos, biológicos e estéticos são respeitados. O espaço biológico tem a função de proteger os tecidos de sustentação do elemento dental contra a agressão bacteriana e suas toxinas, sua preservação é fundamental para uma reabilitação adequada. Cirurgia periodontal envolvendo descolamento de um retalho total, osteotomia e osteoplastia são contraindicadas em alguns casos devido ao comprometimento da estética. Com isso, a extrusão ortodôntica combinada com fibrotomia é uma possibilidade de tratamento, principalmente quando envolvem a região anterior da maxila. O propósito desse trabalho é relatar e discutir um caso clínico com fratura coronorradicular dos incisivos superiores com invasão do espaço biológico. O caso teve uma atuação multidisciplinar e um planejamento de acordo com a condição socioeconômica do paciente, tendo em vista uma posterior reabilitação protética. Em um primeiro momento, realizou-se tratamento endodôntico, retenção intrarradicular com pinos de fibra de vidro e coroas provisórias. Posteriormente, a extrusão ortodôntica das raízes foi executada, com placa de acetato e elásticos ortodônticos, para restabelecimento do espaço biológico. Com planejamento adequado e realização da técnica correta foi possível proporcionar uma posterior reabilitação protética favorável e com bom prognóstico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Duarte, B., V. Serrão, F. Rocha Páris, G. Marques Pinto, M. Apetato, and J. Cabete. "Fotoquimioterapia e Fototerapia Ultravioleta B de Banda Estreita como Resgate de Terapêutica Biológica em Falência Secundária: Um Estudo Coorte Retrospetivo." Journal of the Portuguese Society of Dermatology and Venereology 77, no. 1 (March 26, 2019): 33–38. http://dx.doi.org/10.29021/spdv.77.1.1004.

Full text
Abstract:
Introdução: A sobrevida dos biológicos no tratamento da psoríase é sobretudo limitada pela perda de efetividade ao longo do tempo. Estratégias que permitam prolongar a retenção terapêutica são necessárias. O objetivo foi estudar a efetividade e tolerabilidade da fototerapia ultravioleta B de banda estreita e da fotoquimioterapia (terapia PUVA) para resgatar a resposta do fármaco biotecnológico em falência secundária.Métodos: Estudo coorte retrospetivo de 18 doentes adultos com psoríase em placas moderada a grave sob biológico que receberam tratamento adjuvante com fototerapia após perda secundária de eficáciaResultados: Doze doentes realizaram PUVA adjuvante com etanercept e adalimumab em 13 e 5 ciclos de tratamento, respetivamente. Foi observada resposta clínica em 72,2% dos ciclos (PASI75 55,5%). Verificou-se uma redução do PASI mediano em 73% e uma resposta sustentada ao biológico de 25 meses (mediana) após término da fototerapia. Um melanoma foi diagnosticado no follow-up. Seis doentes realizaram fototerapia ultravioleta B de banda estreita adjuvante ao etanercept, adalimumab e ustecinumab em 7,3 e 2 ciclos terapêuticos, respetivamente. Uma resposta completa foi observada em 75% dos ciclos (PASI75 41,7%). Verificou-se uma redução do PASI mediano em 80% e uma resposta sustentada ao biológico após término de foto de 21 meses (mediana).Conclusão: Este estudo demonstra a experiência favorável de um centro terciário no uso de terapia PUVA e fototerapia ultravioleta B de banda estreita para resgatar a resposta e prolongar a retenção dos biológicos no tratamento da psoríase. Estudos prospetivos são necessários para substanciar esta interessante estratégia na atual era de fármacos biológicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Garavazi, Fabio, Bruno Henrique Patroni, and Cristiano de Carvalho Balieiro. "Comparativo do Controle Biológico e Químico de Spodoptera frugiperda na Cultura do Milho." Revista Ensaios Pioneiros 4, no. 1 (August 27, 2020): 89–98. http://dx.doi.org/10.24933/rep.v4i1.210.

Full text
Abstract:
Este trabalho objetivou avaliar a eficiência do controle biológico com baculovírus, testando dois modos de aplicação (aplicado em dose única e em três aplicações), bem como o uso do controle químico. Para isso, conduziu-se um experimento em campo com o hibrido de milho 30F35R. Foram realizados quatro tratamentos: testemunha, sem aplicação de produtos para controle; químico, com aplicação de produtos com lambda-cialotrina e flubendiamida; Biológico, com três aplicações do produto à base de Baculovirus spodoptera; e Biológico único, com aplicação única do produto à base de Baculovirus spodoptera. As plantas foram avaliadas quanto a incidencia de danos causados pelas lagartas por meio da avaliação com escala Davis aos 55 DAP e em seguida foram colhidas para a avaliação da matéria seca. Verificou-se que os tratamentos biológico e biológico único apresentaram resultados estatisticamente iguais ao controle químico, e também à testemunha com relação a variável matéria seca. O tratamento biológico único e químico apresentaram notas reduzidas da escala Davies com relação a testemunha. O tratamento biológico apresentou valores estatisticamente iguais a testemunha e também aos outros controles. Conclui-se que o controle biológico é uma estratégia eficaz para o controle de lagartas, sendo sua aplicação única na fase inicial da cultura mais vantajosa do que a aplicação parcelada em três aplicações.Palavras chave: baculovírus, Escala Davis, lagarta do cartucho, matéria-seca.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Sant'Anna Jr, Geraldo Lippel. "Tratamento biológico de efluentes: fundamentos e aplicações." Engenharia Sanitaria e Ambiental 16, no. 2 (June 2011): IV. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522011000200002.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Dias de Melo, Elisa, and Ann Honor Mounteer. "AVALIAÇÃO DA TRATABILIDADE DE EFLUENTES DE INDÚSTRIAS DE COSMÉTICOS CAPILARES POR PROCESSOS BIOLÓGICOS AERÓBIOS." Revista Augustus 24, no. 49 (December 17, 2019): 155–78. http://dx.doi.org/10.15202/1981896.2019v24n49p155.

Full text
Abstract:
A tratabilidade por processos biológicos de efluentes brutos provenientes de duas indústrias de cosméticos capilares de pequeno porte (Ind.A e Ind.B) e após pré-tratamentos físico-químicos em escala de bancada foi investigada por meio de testes de biodegradabilidade aeróbia, baseados na redução de carbono orgânico dissolvido. Também foram realizados testes de biodegradabilidade para misturas dos efluentes brutos industriais com efluentes sanitários, simulando tratamento conjunto. Todos os testes de biodegradabilidade aeróbia realizados indicaram a possibilidade do tratamento biológico para as amostras avaliadas, com redução superior a 70 % de carbono orgânico dissolvido. A redução de matéria orgânica pela adsorção ao lodo biológico pareceu ser menos relevante que pela volatilização, oxidação química e, ou sublação das amostras testadas. Em relação à toxicidade frente ao organismo-teste Daphnia similis, foi observada tanto a destoxificação de amostras quanto a manutenção das condições iniciais (tóxicas ou não-tóxicas) após os ensaios. Resultados similares foram obtidos para análises de taxa de consumo de oxigênio do lodo. Portanto, compostos dos efluentes ou subprodutos da degradação dos mesmos podem ter influenciado microrganismos do lodo e o microcrustáceo de formas distintas. De forma geral, pré-tratamentos das amostras por processos físico-químicos de coagulação/floculação e filtração por membranas não contribuíram para aumentar a biodegradabilidade das amostras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Gomes, Ivanise, Mônica Maria Pereira da Silva, Rosilene Barros Gomes, Fernando Luiz Barbosa Farias, Elaine Cristina dos Santos Araujo, and Adrianne Teixeira Barros. "Tecnologias para tratamento aeróbio de resíduos sólidos orgânicos domiciliares." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 12, no. 1 (September 15, 2020): 544–57. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2021.001.0044.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa teve como objetivo desenvolver e adaptar tecnologias de tratamento biológico aeróbio de resíduos sólidos orgânicos domiciliares, de maneira a favorecer a implantação em domicílios e condomínios contemplando os princípios de sustentabilidade e tecnologia social. O trabalho foi dividido em cinco etapas: Contato com as famílias; Estruturação e montagem da área experimental; Desenvolvimento e adaptação de tecnologias para tratamento biológico aeróbio de resíduos sólidos orgânicos; Coleta dos resíduos sólidos orgânicos nas residências; Tratamentos dos resíduos sólidos orgânicos. Este tipo de resíduo apresenta altos valores de matéria orgânica e de umidade, além de organismos patógenos. Foram adotados dois modelos de tecnologia de tratamento: composteira de polietileno cilíndrica (CPC) e composteira de alumínio retangular (CAR). As tecnologias de tratamento apresentaram comportamento diferenciado em relação à diversidade de organismos e em relação aos parâmetros físicos e químicos, verificando-se que a configuração das composteiras tem influência sobre os mesmos. Ao considerar o tempo de estabilização, facilidade de operação, aplicação em pequena escala e a qualidade do composto final, o modelo CPC mostrou-se mais eficiente. Portanto, as tecnologias estudadas foram viáveis ao alcance dos objetivos esperados para o tratamento biológico aeróbio de resíduos sólidos orgânicos domiciliares: estabilização e higienização da parcela orgânica com espaço de tempo médio inferior a 80 dias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Falkai, Peter, Thomas Wobrock, Jeffrey Lieberman, Birte Glenthoj, Wagner F. Gattaz, and Hans-Jürgen Möller. "Diretrizes da Federação Mundial das Sociedades de Psiquiatria Biológica para o tratamento biológico da esquizofrenia. Parte 1: tratamento agudo." Archives of Clinical Psychiatry (São Paulo) 33 (2006): 7–64. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-60832006000700003.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Bonfiglioli, Karina R. "Seguimento de pacientes em uso de anti-TNF." Revista Paulista de Reumatologia, no. 2014 out-dez;13(4) (December 31, 2014): 35–38. http://dx.doi.org/10.46833/reumatologiasp.2014.13.4.35-38.

Full text
Abstract:
Pacientes portadores de doenças autoimunes candidatos a terapia biológica, particularmente inibidores do TNF-α, estão sujeitos a maior risco de reativação de tuberculose infecção latente (TBIL), bem como a tuberculose doença (TB) em caso de exposição ao Mycobacterium tuberculosis na vigência do tratamento imunossupressor. A TB, nesse contexto, frequentemente apresenta-se de forma extrapulmonar ou disseminada, com mortalidade maior do que em pacientes imunocompetentes (1,2,3). A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o rastreamento e tratamento da TBIL nos indivíduos com maior risco de progressão para TB, entre eles, os pacientes candidatos a tratamento com inibidores do TNF-α. Em 2003, a Revista Brasileira de Reumatologia publicou diretrizes locais para rastreamento de TBL em pacientes com AR candidatos a terapia anti-TNF (4), utilizando como base as recomendações já utilizadas para outros grupos de pacientes imunossuprimidos (vírus da imunodeficiência adquirida humana, transplantes de órgãos (5). O Consenso 2012 da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) para tratamento de artrite reumatoide também recomenda rastreamento e, quando indicado, tratamento de TBIL em todo paciente candidato ao uso de qualquer agente biológico (6). O tratamento de TBIL consiste em isoniazida, na dose de 5-10 mg/kg/dia, máximo de 300mg/dia, por seis meses, e deve ser instituído pelo menos um mês antes do início do biológico (7,8).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Cruz, Braulio, and Denise Silva. "Tratamento químico e biológico em volumosos para ruminantes." PubVet 10, no. 3 (March 2016): 224–34. http://dx.doi.org/10.22256/pubvet.v10n3.224-234.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Mannich, Priscila Karina Altvater, Daniel Costa dos Santos, and Michael Mannich. "Sistema biológico alternativo para pós-tratamento de esgoto." Revista DAE 57, no. 181 (2009): 23–32. http://dx.doi.org/10.4322/dae.2014.043.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Segato, Silvelena Vanzolini, and Amanda Luca SANT’ANA. "QUALIDADE FISIOLÓGICA E SANITÁRIA DE SEMENTES DE SOJA TRATADAS COM FUNGICIDA QUÍMICO E MICRO-ORGANISMOS PROMOTORES DE CRESCIMENTO (Trichoderma spp. E Azospirillum spp.)." Nucleus 17, no. 2 (October 30, 2020): 241–56. http://dx.doi.org/10.3738/1982.2278.3740.

Full text
Abstract:
Objetivou-se avaliar a germinação, o vigor e a sanidade de sementes de soja em função do tratamento das sementes com produtos biológicos a base de Trichoderma harzianum e Azospirillum brasilense e com fungicida químico. O experimento foi conduzido no Laboratório de Análise de Sementes da Faculdade Doutor Francisco Maeda, Ituverava, SP. Utilizaram-se sementes de soja da cultivar TMG 7062. Os tratamentos avaliados foram: I - Sem Tratamento (testemunha), II- Tratamento com Fungicida Químico: Carboxina + Thiram; III- Tratamento com fungicida biológico Trichoderma spp., IV- Tratamento com inoculante Azospirillum spp., V- Fungicida + Azospirillum spp., VI- Trichoderma spp. + Azospirillum spp., VII – Fungicida + Trichoderma spp. + Azospirillum spp. Avaliou-se a qualidade fisiológica das sementes pelos testes de: primeira contagem da germinação, germinação, envelhecimento acelerado e massa de seca de plântulas e a sanidade das sementes pelo método do papel de filtro. Conclui-se que o fungicida químico foi o mais eficiente no controle dos fungos encontrados nas sementes e associado ao inoculante Azospirillum brasilense aumentou a germinação das sementes de soja. A. brasilense melhorou o vigor das sementes e Trichoderma harzianum resultou em maior crescimento das plantas, demonstrando o efeito destes micro-organismos como promotores de crescimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Maria, Marina Andrada, Liséte Celina Lange, and Míriam Amaral. "Avaliação da toxicidade de efluentes de branqueamento de pasta celulósica pré e pós-degradação biológica." Engenharia Sanitaria e Ambiental 19, no. 4 (December 2014): 417–22. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522014019000000613.

Full text
Abstract:
A fábrica de papel e celulose gera vazões elevadas de efluente, sendo este de difícil tratamento por possuir alta carga de matéria orgânica, organoclorados, lignina e carboidratos. O tratamento biológico é o mais utilizado atualmente. Este trabalho avaliou a eficiência de remoção de toxicidade desse efluente após degradação biológica, através de ensaios ecotoxicológicos. Foram realizados ensaios de toxicidade crônica e aguda, conforme normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Foram feitos dois reatores de degradação aeróbica, sendo um mesofílico (30°C) e outro termofílico (55°C), avaliando também qual o melhor sistema. Os resultados demonstraram que a degradação biológica é capaz até de anular a toxicidade aguda, porém a toxicidade crônica permanece presente. O sistema de degradação mesofílico foi o mais eficiente; e o efluente alcalino foi o de maior toxicidade antes do tratamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Luz, Wilmar Cório da. "Combinação dos tratamentos biológico e químico de semente de milho." Fitopatologia Brasileira 28, no. 1 (January 2003): 37–40. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-41582003000100005.

Full text
Abstract:
A integração de métodos de proteção de semente de milho (Zea mays) poderá reduzir consideravelmente o uso de pesticidas nessa cultura, melhorando a eficiência de controle e diminuindo a poluição do ambiente. O objetivo do presente trabalho foi determinar o efeito da combinação dos controles biológico e químico no tratamento de semente de milho. Como controle biológico, foi usado o bioprotetor Embr. 144 e, como controle químico, foi empregado fludioxonil + metalaxyl M. Dois experimentos de laboratório e dois de campo foram conduzidos na município de Passo Fundo, RS. Os tratamentos que continham o bioprotetor Paenibacillus macerans (Embr. 144) ou o fungicida fludioxonil + metalaxyl-M, ou ambos, reduziram significativamente o nível de infecção dos patógenos nas sementes, destacando-se os tratamentos que continham ambos, os quais eliminaram por completo todos os patógenos da semente de milho, demonstrando que a interação entre o bioprotetor e o fungicida apresentou benefícios. Mesmo quando as doses do bioprotetor e do fungicida no tratamento integrado foram reduzidas à metade, o nível de controle dos patógenos de milho foi superior ao nível de controle do bioprotetor e do fungicida isoladamente, com as doses normais. Todos os tratamentos aumentaram significativamente a germinação de sementes e o rendimento de grãos de milho em relação à testemunha, entretanto, os efeitos foram superiores quando houve a combinação dos tratamentos do bioprotetor com o fungicida. A combinação do bioagente P. macerans com o produto fludioxonil + metalaxyl-M poderá ter importante impacto na redução do uso de fungicidas, para alcançar a agricultura sustentável e proteger o ambiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Silva, Eduardo Brito da, Kaio Germano Sousa da Silva, Luana Pereira Ibiapina Coêlho, Wenderson Costa Da Silva, Leiliane Barbosa de Aguiar, Felipe Azevedo da Silva, Amanda Kauany Pereira da Silva, et al. "Utilização de xenoenxerto para reparação tecidual no tratamento das queimaduras: revisão integrativa de literatura." Research, Society and Development 10, no. 10 (August 8, 2021): e175101018560. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i10.18560.

Full text
Abstract:
Tecidos biológicos de origem animal, como pele de porco, pele de rã, pericárdio bovino e submucosa intestinal de porco têm sido utilizados em curativos biooclusivos (xenotransplantes) para queimaduras. O presente estudo objetivou analisar a utilização da terapia com xenoenxerto no tratamento de queimaduras. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, na qual se formulou a seguinte questão clínica: “Quais as evidências científicas acerca da utilização da terapia com xenoenxerto na reparação tecidual de pacientes vítimas de queimaduras?”. Foram consultadas bases de dados PubMed, Bireme e CINAHL. Utilizaram-se estudos disponíveis em sua totalidade, publicados nos anos de 2016 até 2021, nos idiomas Português, Espanhol e Inglês. Oito estudos foram incluídos nesta revisão. Os estudos abordaram as características da utilização de xenoenxerto como curativo biológico na terapia em pacientes queimados quanto sexo, tipo de queimadura, grau de queimadura, porcentagem da área acometida, tipo de curativo biológico, indicação, tempo de intervenção e evolução dos casos. Os resultados concluem que o uso de xenotransplantes tem se mostrado eficaz na diminuição de algias, diminuição da internação hospitalar, reepitelização mais rápida, menor trocas de curativos, menor custo benefício, diminuição de infecções. O estudo permitiu uma avaliação do tratamento de queimaduras por meio da terapia com curativo heterólogo, concluindo que ele é eficaz, além disso, concluiu-se que o curativo com pele de tilápia do Nilo teve resultados estatisticamente mais significativos, quando comparado a todas intervenções, incluindo com curativo biológico porcino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Schmidt, Patrick, Francisco Stefano Wechsler, Fernando Miranda de Vargas Junior, and Patrícia Rossi. "Valor nutritivo do feno de braquiária amonizado com uréia ou inoculado com Pleurotus ostreatus." Revista Brasileira de Zootecnia 32, no. 6 suppl 2 (December 2003): 2040–49. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982003000800030.

Full text
Abstract:
Verificou-se, mediante análises de composição química e ensaio de digestibilidade com ovinos, o efeito dos tratamentos químico (amonização com uréia) e biológico (inoculação com o fungo Pleurotus ostreatus) sobre o valor nutritivo do feno de Brachiaria decumbens. Ambos os tratamentos duraram 42 dias; após esse período, o feno foi seco e moído para fornecimento aos animais. As dietas experimentais foram: feno não tratado (FNT); feno não tratado + uréia (FNT + U); feno inoculado com fungo + uréia (FTB + U); e feno amonizado + feno não tratado (FTQ + FNT). As dietas FNT + U, FTB + U e FTQ + FNT foram isonitrogenadas. Tanto o tratamento químico como o biológico causaram mudanças na composição química do feno. A amonização elevou os teores de proteína bruta (PB) e fibra em detergente ácido (FDA) e reduziu os teores de hemicelulose (HEM) e a proporção de hemicelulose na parede celular (HEM-FDN). Já o tratamento biológico tendeu a aumentar o teor de PB; elevou os teores de FDA, lignina (LIG), a proporção de celulose na parede celular (CEL-FDN) e a proporção de lignina na parede celular (LIG-FDN); e reduziu os teores de fibra em detergente neutro (FDN), HEM e HEM-FDN. Entretanto, diminuiu a digestibilidade da matéria seca (MS), FDN, celulose (CEL) e FDA, mas aumentou o consumo, provavelmente em decorrência do menor teor de FDN e menor tamanho médio de partículas, o que causou maior velocidade de passagem. Os tratamentos biológico e químico são alternativas importantes no incremento do valor nutritivo de materiais lignocelulósicos, todavia, os resultados obtidos neste ensaio não foram satisfatórios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Rezende, Adauton Vilela de, Adilson Luis Gastaldello Junior, Alexandre Rocha Valeriano, André Oliveira Casali, Lucilene Tavares Medeiros, and Ricardo Rodrigues. "Uso de diferentes aditivos em silagem de capim-elefante." Ciência e Agrotecnologia 32, no. 1 (February 2008): 281–87. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-70542008000100040.

Full text
Abstract:
Objetivou-se avaliar o uso de diferentes aditivos na ensilagem de Capim-Elefante. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado. Os tratamentos foram: T1(capim-elefante), T2 (capim-Elefante + 7% polpa cítrica), T3 (capim-elefante + 7% raspa de batata), T4 (capim-elefante + 7% milho desintegrado com palha e sabugo MDPS), T5 (capim-elefante + 7% farelo de trigo), T6 (capim-elefante + aditivo biológico). Os tratamentos com aditivos secos (T1; T3; T4 e T5) apresentaram maiores valores de matéria seca diferindo estatisticamente (p<0,05) dos tratamentos T6 e T1. Para o pH, não houve diferença estatística (p>0,05) entre os tratamentos, variando de 3,87 (T1) a 4,04 (T3). Houve diferença significativa (p<0,05) para perda de gases, sendo maior nos tratamentos T2 e T5. Os demais tratamentos não diferenciaram estatisticamente entre si. A perda por efluentes foi maior no tratamento T6 (57,30 kg/Ton. de MV). Para Proteína Bruta o tratamento T5 apresentou maior porcentagens e o tratamento T1 foi o de menor teor. Os tratamentos T1 (69,79% FDN) e T6 (70,52% FDN) apresentaram maiores valores de FDN. Os tratamentos T4 e T3 obtiveram menores valores de FDN. Quanto aos valores de FDA, os tratamentos T1 e T6 apresentaram maiores valores de FDA e os tratamentos T3 e T4 apresentaram menores valores. Para os valores de DIVMS variaram de 56,04% (T1) a 71, 13% (T3). A silagem de Capim Elefante sem aditivos e/ou com aditivo biológico utilizado neste experimento não apresentou melhoria em sua qualidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Scherch, Cristiene Patricia, Daniel Ramos Nogueira, Paulo Arnaldo Olak, and Cassia Alves Cruz. "NÍVEL DE CONFORMIDADE DO CPC 29 NAS EMPRESAS BRASILEIRAS: UMA ANÁLISE COM AS EMPRESAS DE CAPITAL ABERTO." RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia 12, no. 2 (May 21, 2014): 459. http://dx.doi.org/10.18593/race.v12i2.4826.

Full text
Abstract:
<p>Com a adesão do Brasil às normas internacionais de contabilidade, o setor agropecuário passou a elaborar seus demonstrativos contábeis seguindo o pronunciamento técnico CPC 29 (IAS 41). O referido documento tem o objetivo de estabelecer o tratamento contábil e as respectivas divulgações relacionadas aos ativos biológicos e produtos agrícolas. Considerando esse contexto, a presente pesquisa teve como objetivo inferir qual o nível de conformidade das empresas de capital aberto de acordo com o pronunciamento técnico CPC 29. A importância do tema justifica-se por se tratar de um assunto contemporâneo e pouco abordado na literatura brasileira, sendo de grande relevância à contabilidade das empresas agropecuárias expressarem seus valores o mais próximo da realidade do mercado, atendendo, assim, às exigências internacionais. A pesquisa é classificada como descritiva e, inicialmente, apurou-se com a Economática® todas as empresas da Bovespa que apresentaram saldo de ativos biológicos em dezembro de 2010 (n = 24). Os achados da pesquisa indicam que as empresas não estão evidenciando todas as informações exigidas pelo pronunciamento técnico; a média de conformidade das empresas foi de 57%. Para averiguar se havia relação entre as variáveis de representatividade do ativo biológico e conformidade, foi realizado o teste de correlação. Com isso, averiguou-se que, quanto maior a representatividade do ativo biológico, maior é o nível de conformidade da empresa. É essencial uma atitude mais eficiente por parte das empresas perante o tratamento contábil exigido pelo pronunciamento CPC 29, para que se possa obter um melhor nível de evidenciação de seus ativos biológicos.</p><p>Palavras-chave:<strong> </strong>Ativo biológico. Produto agrícola. CPC 29. Contabilidade.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Falkai, Peter, Thomas Wobrock, Jeffrey Lieberman, Birte Glenthoj, Wagner F. Gattaz, and Hans-Jürgen Möller. "Diretrizes da Federação Mundial das Sociedades de Psiquiatria Biológica para o tratamento biológico da esquizofrenia. Parte 2: tratamento de longo prazo." Archives of Clinical Psychiatry (São Paulo) 33 (2006): 65–100. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-60832006000700004.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Silva, W. R. da, H. M. C. P. Chamma, A. D. da L. C. Novembre, and M. H. D. de Moraes. "Avaliação do desempenho de sementes de milho submetidas à remoção parcial do endosperma e do pericarpo." Scientia Agricola 51, no. 1 (April 1994): 138–52. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-90161994000100021.

Full text
Abstract:
Objetivando verificar a interferência da excisão de partes da semente de milho no desempenho biológico, a pesquisa foi conduzida a partir de tratamentos representados por remoções aproximadas de 0, 14, 28 e 37%, em peso, sem que o embrião fosse diretamente afetado. A avaliação, conduzida em laboratório (germinação e vigor) e em campo (emergência e produção), permitiu as seguintes conclusões: - Há a possibilidade biológica de excisar parte (±14% em peso) da semente de milho, em pré-semeadura e com tratamento fungicida, em lotes de alta qualidade fisiológica a serem utilizados em regiões favoráveis ao desenvolvimento da espécie; a retirada de partes da semente de milho contribui para a redução do seu potencial de conservação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Santos, Rafael Carvalho de Oliveira, Olavo Barbosa Filho, and Gandhi Giordano. "Proposta de um método racional para o dimensionamento de reatores de tratamento de esgotos por lodos ativados em bateladas para remoção de carga orgânica." Engenharia Sanitaria e Ambiental 11, no. 2 (June 2006): 153–61. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522006000200008.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta uma metodologia para o dimensionamento racional de reatores biológicos para tratamento de esgoto pelo processo de lodos ativados com operação em bateladas, visando à remoção de carga orgânica. O método de cálculo desenvolvido equaciona todos os parâmetros simultaneamente envolvidos no processo, modelando a interação (decorrente do emprego de um mesmo tanque, alternadamente, como reator biológico e decantador final) dos fatores determinantes do desempenho da unidade de tratamento. O trabalho contém breve revisão da literatura concernente ao assunto estudado, seguida da dedução do modelo matemático proposto, de um roteiro de dimensionamento sugerido e de um exemplo de aplicação do método elaborado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Chagas, Haroldo Antunes, Marco Antonio Basseto, Daniel Dias Rosa, Eder Victor Braganti Toppa, Edson Luiz Furtado, and Mauricio Dutra Zanotto. "Avaliação de fungicidas, óleos essenciais e agentes biológicos no controle de Amphobotrys ricini em mamoneira (Ricinus communis L.)." Summa Phytopathologica 40, no. 1 (March 2014): 42–48. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-54052014000100006.

Full text
Abstract:
A mamoneira (Ricinus communis L.) é uma espécie oleaginosa tropical, sendo o óleo extraído de suas sementes um dos mais versáteis da natureza e com inúmeras aplicações industriais. Embora ainda seja uma espécie rústica, ela está sujeita a diversas doenças, dentre elas o mofo-cinzento, causada pelo fungo Amphobotrys ricini. O melhoramento genético seria a melhor alternativa para o controle da doença, mas demanda tempo para se obter cultivares resistentes. Dessa maneira, o uso de métodos de controle baseado em métodos químicos, alternativos ou biológicos mostra-se viável no curto prazo. O objetivo do trabalho foi estudar a eficiência do controle do mofo-cinzento, na cultura da mamoneira, utilizando-se de métodos químico, alternativo e biológico. Assim, procurou-se avaliar, tanto in vitro, quanto in vivo a eficiência de controle do patógenos utilizando-se de fungicidas, óleos essenciais e agentes de controle biológico. Quanto a inibição do crescimento micelial do patógeno in vitro os melhores tratamentos com os óleos essenciais foram os com a base de Cymbopogon martini e Cynnamomum zeylanicum, nas cinco concentrações testadas. Em ambos os óleos, o diâmetro médio das colônias ficou em 0,7 cm contra a média de 4,79 cm da testemunha. Com os fungicidas, nas quatro concentrações testadas, os mais eficientes foram os ingredientes ativos tiofanato metílico, carbendazim, tebuconazole e iprodione. O ED50 destes fungicidas ficou < 1uL/L, atestando 100% de inibição do crescimento micelial em todas as concentrações. Quanto à inibição da germinação dos conídios de A. ricini, os fungicidas tebuconazole e clorotalonil foram os melhores em todas as concentrações testadas, sendo a média dos conídios germinados destes fungicidas de 0,0 e 0,15%, respectivamente, contra 100% da testemunha. No campo, o tratamento com o fungicida iprodione foi o melhor quanto ao controle da doença quando comparados com os tratamentos biológico e alternativo. Em condições de campo, a severidade média da doença com o tratamento com iprodione foi de 15,76% contra 95,81% na testemunha inoculada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Oliveira, Débora Carvalho da Silva, Paulo Gabriel Ferreira de Azevedo, and Luiz Antônio Pimentel Cavalcanti. "Processos biológicos para o tratamento de efluentes: uma revisão integrativa." Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade 8, no. 18 (2021): 397–415. http://dx.doi.org/10.21438/rbgas(2021)081826.

Full text
Abstract:
O aumento das atividades industriais juntamente com um crescimento exponencial da população mundial, tem gerado grandes quantidades de efluentes contaminados por resíduos orgânicos, que costumam ser descartados nos corpos hídricos sem o devido tratamento, provocando a contaminação e poluição de rios e lagos. A fim de mitigar os impactos ambientais causados por esses lançamentos, os métodos de tratamento biológico, divididos em aeróbios e anaeróbios, têm sido amplamente estudados e empregados, apresentando resultados satisfatórios no tratamento das águas residuais. O presente trabalho traz uma revisão integrativa e apresentação de diversos resultados encontrados na literatura entre os anos de 2015 a 2021, indexados nas bases de dados Google Scholar, Scielo e Science Direct, através de descritores em português e inglês, sobre os processos de tratamento biológico. Foram utilizados 30 artigos e 24 trabalhos monográficos, referentes ao tema proposto. Dos quais, 18 artigos foram selecionados para a apresentação dos resultados durante a discussão. Os resultados encontrados neste estudo mostraram que as maiores eficiências do tratamento biológico foram evidenciadas nos sistemas em que os processos aeróbios e anaeróbios atuaram em conjunto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Westphalen, Ana Paula Campos, Gertrudes Corção, and Antônio Domingues Benetti. "Utilização de carvão ativado biológico para o tratamento de água para consumo humano." Engenharia Sanitaria e Ambiental 21, no. 3 (August 11, 2016): 425–36. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522016143108.

Full text
Abstract:
RESUMO: Este artigo de revisão aborda o uso do carvão ativado biológico no tratamento das águas para consumo humano. O tratamento biológico tem aplicação na redução da instabilidade da água potável causada por matéria orgânica biodegradável e compostos inorgânicos reduzidos presentes em baixas concentrações. A instabilidade tem efeitos prejudiciais à qualidade da água potável, tais como o crescimento de bactérias e a formação de biofilmes na rede de distribuição. O artigo discute as causas e consequências da instabilidade, as medidas de avaliação da matéria orgânica, os mecanismos de formação e controle de biofilmes no carvão ativado granular e as técnicas de avaliação microbiológica e da biodiversidade nos biofilmes. Além disso, analisa-se também a integração do carvão ativado biológico com outros processos usados no tratamento de água para consumo humano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Freitas, Nathalia Cristina de, and Maria Angela Reppetto. "Conhecimento dos Discentes de um Curso de Graduação em Enfermagem sobre o Testamento Vital." Revista Brasileira de Bioética 14, edsup (April 12, 2019): 202. http://dx.doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.26348.

Full text
Abstract:
O avanço da Medicina e a sobrevivência dos pacientes com doenças graves consideradas anteriormente irrecuperáveis, resultou no prolongamento do processo de morrer do paciente e, consequentemente o sofrimento adicional para o paciente e seus familiares. O desenvolvimento de novos métodos diagnósticos, tratamentos altamente sofisticados e a introdução de novas drogas propiciaram métodos e esquemas terapêuticos de alta complexidade aos pacientes, prolongando-lhes a existência, mas algumas vezes com alto custo de sofrimento humano.Considerando esses aspectos, surgem as Diretivas Antecipadas de Vontade (DAV), que têm recebido diferenciadas denominações, entre elas: testamento biológico, testamento vital, diretrizes antecipadas de tratamento, declaração antecipada de vontade, declaração antecipada de tratamento, declaração prévia de vontade do paciente terminal. Algumas dessas expressões são transpostas ou traduzem termos utilizados em legislações ou contextos estrangeiros, como é o caso de living will e advance directives, nos Estados Unidos da América (EUA), testamento biológico, na Itália, vontades antecipadas, na Espanha.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Favaretto, Danúbia Paula Cadore, Vandré Barbosa Brião, Luciane Maria Colla, and Marcelo Hemkemeier. "ANÁLISE TÉCNICA DO PROCESSO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES DE EMPRESA DE LATICÍNIOS DA REGIÃO DE PASSO FUNDO/RS." Revista CIATEC-UPF 7, no. 2 (November 29, 2015): 18. http://dx.doi.org/10.5335/ciatec.v7i2.3945.

Full text
Abstract:
Do setor industrial, as indústrias de alimentos, entre elas os laticínios, são atividades com potencial poluidor elevado, pois consomem um grande volume de água e geram um efluente com elevada carga orgânica. Com as crescentes exigências no controle da poluição gerada, bem como a cobrança pelo bom uso dos recursos hídricos, as empresas obrigam-se a investir em tratamentos. O objetivo deste trabalho foi realizar uma análise técnica das diferentes etapas do tratamento de efluentes de uma empresa de laticínios da região de Passo Fundo/RS, identificando possíveis dificuldades ou falhas nos diferentes processos utilizados. Os dados levantados foram obtidos através de visitas in loco e pela análise de planilhas de controle da estação de tratamento de efluentes da empresa avaliada. Os parâmetros analisados foram: Demanda Química de Oxigênio (DQO), Demanda Biológica de Oxigênio (DBO), Sólidos Suspensos, Nitrogênio Total e Fósforo Total. Os resultados obtidos correspondentes aos meses de Março, Abril, Maio, Junho, Julho, Agosto e Outubro do ano de 2010 e em sua grande maioria, atenderam aos padrões para lançamento de efluentes. Os resultados foram confrontados com a Licença de Operação da empresa, que segue os padrões exigidos pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente e Conselho Estadual de Meio Ambiente. Com o estudo pode-se concluir que a combinação dos tratamentos físico-químico e biológico é adequada para o tratamento do efluente gerado pela empresa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Bahiense, Thiago C., Éverton K. K. Fernandes, Isabele Da C. Angelo, Wendell M. De S. Perinotto, and Vânia R. E. P. Bittencourt. "Avaliação do potencial de controle biológico do Metarhizium anisopliae sobre Boophilus microplus em teste de estábulo." Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária 16, no. 4 (December 2007): 243–45. http://dx.doi.org/10.1590/s1984-29612007000400012.

Full text
Abstract:
Avaliou-se por meio de um teste de estábulo a capacidade de Metarhizium anisopliae em controlar o carrapato Boophilus microplus. Foram realizados tratamentos em bovinos estabulados, utilizando este fungo aplicando-se suspensão conidial em banhos por aspersão. Os resultados foram obtidos pelo percentual de mortalidade de carrapatos durante 28 dias após o tratamento e pelos índices biológicos após incubação destes em câmara climatizada. Constatou-se 33% de mortalidade no período total observado, sendo o índice de produção de ovos e índice nutricional reduzidos somente em um curto período após o tratamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Sujii, E. R., V. A. Beserra, P. H. Ribeiro, P. V. da Silva-Santos, C. S. S. Pires, F. G. V. Schmidt, E. M. G. Fontes, and R. A. Laumann. "COMUNIDADE DE INIMIGOS NATURAIS E CONTROLE BIOLÓGICO NATURAL DO PULGÃO, APHIS GOSSYPII GLOVER (HEMIPTERA: APHIDIDAE) E DO CURUQUERÊ, ALABAMA ARGILLACEA HÜBNER (LEPIDOPTERA: NOCTUIDAE) NA CULTURA DO ALGODOEIRO NO DISTRITO FEDERAL." Arquivos do Instituto Biológico 74, no. 4 (October 2007): 329–36. http://dx.doi.org/10.1590/1808-1657v74p3292007.

Full text
Abstract:
RESUMO O uso intensivo de inseticidas químicos é uma prática comum que pode causar o aumento na abundância de pragas devido ao desequilíbrio resultante da destruição de inimigos naturais e redução do controle biológico natural. Visando avaliar o controle biológico natural em algodoeiros no Distrito Federal na safra 2004/2005, predadores do pulgão, Aphis gossypii (Hemiptera: Aphididae) e parasitóides da lagarta curuquerê, Alabama argillacea (Lepidoptera: Noctuidae), foram identificados e avaliados/5. As avaliações foram realizadas em diferentes áreas de plantio e sob diferentes métodos de controle de pragas (inseticidas químicos, microbianos e controle). Cinco espécies de joaninhas, Cycloneda sanguinea, Scymnus sp., Hippodamia convergens, Eriopis conexa e Olla v-nigrum, a tesourinha, Doru cf. luteipes, a mosca Condylostylus sp. (Dolichopodidae) e várias espécies de aranhas foram os predadores mais abundantes de pulgões. Não houve diferença na riqueza de espécies nas áreas estudadas. Foi observada correlação positiva e significativa entre as populações de pulgões e alguns grupos de predadores apenas no tratamento com inseticidas biológicos, indicando possível resposta numérica do predador na ausência de inseticidas químicos de largo espectro. O uso de inseticidas químicos controlou satisfatoriamente a população de lagartas apenas na primeira geração, o que pode estar relacionado à menor incidência de parasitismo neste tratamento (2,20 ± 1,40%) quando comparado com a testemunha (23,90 ± 9,50%). Não foram observados efeitos deletérios de inseticidas biológicos nas taxas de parasitismo (5,80
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Benetti, Antônio D., and Sérgio F. Aquino. "Aplicação de princípios de bioenergética no cálculo da estequiometria de reações biológicas em processos de tratamento de águas residuárias." Engenharia Sanitaria e Ambiental 15, no. 3 (September 2010): 245–50. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522010000300007.

Full text
Abstract:
O tratamento biológico de águas residuárias é realizado por microrganismos que utilizam determinado substrato para obtenção de energia e crescimento celular através de reações de oxidação-redução e fermentação. Esses mecanismos podem ser expressos por meio de reações estequiométricas desenvolvidas a partir de princípios da termodinâmica. As reações são dependentes dos compostos doadores e aceptores de elétrons. As equações balanceadas resultantes permitem estimar as necessidades de nutrientes, a variação de pH/alcalinidade, a produção de biomassa e gases e o coeficiente de produção celular associados aos sistemas biológicos de tratamento. Esta nota técnica descreveu a metodologia para cálculo estequiométrico de reações bioquímicas usando princípios de bioenergética, apresentando exemplos para diferentes substratos e aceptores de elétrons.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Cirino, Michelly Mara Matos, Laila Maciel Rocha, and Milady Renata Apolinário da Silva. "TRATAMENTO DE EFLUENTES APLICANDO COMBINAÇÕES DE PROCESSOS CONVENCIONAIS E PROCESSOS OXIDATIVOS AVANÇADOS." Revista Augustus 24, no. 49 (December 17, 2019): 24–37. http://dx.doi.org/10.15202/1981896.2019v24n49p24.

Full text
Abstract:
Os resíduos provenientes das indústrias, esgotos ou redes pluviais, que são lançados no meio ambiente na forma de líquidos ou gases são chamados de efluentes. Cada efluente possui características próprias inerente a sua procedência, podendo conter as mais variadas substâncias de origem química ou orgânica. As indústrias, por exemplo vem gerando grandes quantidades de efluentes, nos quais suas composições variam de acordo com o ramo de atividade exercida. Nesse contexto, a grande quantidade de efluentes gerados e descartados na natureza despertam grandes preocupações e para isso métodos de tratamento vem sendo estudados, uma vez que algumas dificuldades são encontrados quando se aplicam os tratamentos convencionais, como por exemplo a remoção de cor dos efluentes. Dessa forma, o presente trabalho objetivou o estudo da aplicação de processos oxidativos avançados, que se baseiam na geração de radicais hidroxilas, que reagem com moléculas do contaminante degradando-as para o tratamento. O processo oxidativo avançado utilizado foi o foto-Fenton. Esse processo foi aliado a processos convencionais como o tratamento biológico utilizando reatores biológicos anaeróbicos (UASB) e o tratamento fisico-quimico que utilizou coagulantes químicos. Os resultados obtidos mostram que a união de processos foi eficiente quando aplicado, para a remoção de DQO de um efluente complexo como o chorume, proveniente de um aterro que recebe resíduos industriais e sanitário..
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Leme, Ana Carolina Marinho, Rita de Cássia Lima Mazzuchelli, and Fabio Fernando de Araujo. "USO DE SEMENTES COM TRATAMENTO BIOLÓGICO NO CRESCIMENTO DE BRACHIARIA." Colloquium Agrariae 10, Especial (December 20, 2014): 83–91. http://dx.doi.org/10.5747/ca.2014.v10.nesp.000141.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Shuzo Ikeno, Daniel, Karina Querne de Carvalho, Flavio Bentes Freire, Fernando Hermes Passig, and Bruna Pavoni Ximendes da Silva. "Tratamento biológico em reatores sequenciados anaeróbio-aeróbio com efluente vinícola." Revista DAE 69, no. 230 (March 25, 2021): 18–28. http://dx.doi.org/10.36659/dae.2021.030.

Full text
Abstract:
O presente estudo tem por finalidade analisar o tratamento de efluente vinícola em sistema combinado de um reator anaeróbio de manta de lodo e fluxo ascendente (Upflow Anaerobic Sludge Blanket - UASB) seguido de um filtro biológico aeróbio submerso (FBAS) na remoção de matéria carbonácea, nitrogenada, fosforada e de compostos fenólicos totais para enquadramento nos padrões ambientais de lançamento local. O sistema de escala laboratorial foi operado com efluente vinícola em diferentes concentrações de DQO (500- 1000 mg.L-1; Etapa I, II e III e 1000-2000 mg.L-1; Etapa IV e V) e foi variado também seu TDH (16h; Etapas III e IV 18h; Etapas II e V e 24h; Etapa I). Dos 422 dias de operação, o sistema combinado apresentou estado de equilíbrio aparente no dia 134, no qual foram iniciados os perfis de amostragem das características físico-químicas. As etapas I, II e III atenderam às legislações locais (< 200 mgDQOb.L-1) no residual orgânico máximo de 39 mgDQOb.L-1. A remoção dos nutrientes na forma de nitrito e nitrato atende à demanda da legislação nas etapas II, III, IV e V, apenas na primeira que o valor para nitrito ficou 0,4 mgNO2-.L-1 acima do limite. Os compostos fosforados não alcançaram em nenhuma etapa o limite máximo de lançamento (< 0,03 mg.L-1). A remoção dos compostos fenólicos ocorreu predominantemente na fase anaeróbia, tendo residual mínimo de 3,1 mgCFT.L-1. Portanto, é possível identificar que a condição com TDH global de 16 horas e concentração inicial do efluente vinícola de 500 a 1000 mgDQOb.-1 apresentou as melhores eficiências de remoção das características estudadas e para condições experimentais ao serem aplicadas a indústria. O efluente final do sistema UASB-FBAS atende parcialmente às legislações da Resolução Conama 357/2005, 430/2011; e à Portaria 70/2009 da CEMA. Dentre as características analisadas, é possível concluir que os maiores problemas de remoção foram os compostos fenólicos totais e fósforo total. Palavras-chave: Águas Residuárias. UASB. FBAS. Remoção Nutriente. Compostos Fenólicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Oliveira Costa, Carla Aparecida, and Raquel Sampaio Jacob. "TRATAMENTO BIOLÓGICO DE ÁGUAS RESIDUAIS: fossa séptica biodigestora como alternativa ao tratamento de esgoto doméstico." SUSTENTARE 2, no. 2 (2018): 115–31. http://dx.doi.org/10.5892/st.v2i2.5104.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Borlot, Ana Maria Monteiro, and Zeidi Araújo Trindade. "As tecnologias de reprodução assistida e as representações sociais de filho biológico." Estudos de Psicologia (Natal) 9, no. 1 (April 2004): 63–70. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-294x2004000100008.

Full text
Abstract:
Foram investigadas as representações sociais de filho biológico em casais que se submeteram às tecnologias reprodutivas. Nossos objetivos foram analisar a trajetória de vida do casal a partir do momento em que foi constatada a infertilidade e identificar as representações sociais de filho biológico. Cinco casais da Grande Vitória, ES foram entrevistados e nenhum deles havia obtido êxito com relação à gravidez após o tratamento. As entrevistas semi-estruturadas foram realizadas individualmente. O roteiro seguiu o mesmo padrão para ambos os cônjuges, incluindo itens sobre a constatação da infertilidade, o tratamento realizado, o significado da maternidade, paternidade, casamento e filho biológico. A análise dos resultados apontou para um fortalecimento do vínculo no casamento após o diagnóstico de infertilidade e evidenciou a importância que os casais atribuem ao filho biológico. Os elementos de representações sociais que apareceram fortemente foram: "sangue do meu sangue", descendência, semelhança física e pressão social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Bastos, Andre Goettems, and Clarissa Marceli Trentini. "Psicoterapia psicodinâmica e tratamento biológico com fluoxetina: comparação de resposta cognitiva em pacientes deprimidos." Psicologia: Teoria e Pesquisa 29, no. 4 (December 2013): 437–46. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-37722013000400010.

Full text
Abstract:
A depressão é uma doença grave, com repercussões importantes no humor e na cognição. Tratamentos farmacológicos e/ou psicoterápicos estão comumente indicados. O presente estudo objetivou avaliar e comparar a cognição de pacientes deprimidos antes e após 12 meses de tratamento com fluoxetina ou psicoterapia psicodinâmica. Cento e oitenta pacientes foram divididos em dois grupos, e avaliados por meio da WAIS-III. Os resultados mostraram uma melhora significativa em diferentes subtestes da WAIS-III. A MANOVA indicou que há uma diferença significativa entre os grupos nas pontuações médias obtidas na reavaliação 12 meses após o início dos tratamentos. Os resultados sugerem que a psicoterapia psicodinâmica e a terapia com fluoxetina agem de forma diferente na cognição de pacientes deprimidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Maia, Iracema Souza, José Julio Barrios Restrepo, Armando Borges de Castilhos Junior, and Davide Franco. "Avaliação do tratamento biológico de lixiviado de aterro sanitário em escala real na Região Sul do Brasil." Engenharia Sanitaria e Ambiental 20, no. 4 (December 2015): 665–75. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522015020040140926.

Full text
Abstract:
RESUMO Esta pesquisa avaliou o desempenho do sistema de tratamento biológico de lixiviado de um aterro sanitário em escala real formado por duas lagoas anaeróbias (LAs) operadas em série, um sistema de lodos ativados (SLOA) e uma lagoa facultativa (LF). O objetivo do estudo foi avaliar a eficiência desse sistema biológico por meio do monitoramento de variáveis físico-químicas e ensaios de toxicidade, já que existe carência de artigos científicos para estudos em escala real e para esse tipo de configuração no tratamento de lixiviados. As coletas foram realizadas com frequência quinzenal, seguidas de análises laboratoriais para caracterização dos diferentes lixiviados coletados ao longo do tratamento. A eficiência de remoção de matéria orgânica observada foi de 80 e 60% para carbono orgânico dissolvido e demanda química de oxigênio, respectivamente. O sistema apresentou ainda eficiência de 83 e 73% para remoção de nitrogênio amoniacal e fósforo, respectivamente. Observou-se uma diminuição média de 44% de toxicidade do lixiviado tratado, que apresentou características tóxicas para o organismo teste Daphnia magna . A configuração do sistema biológico demonstrou-se vantajosa na remoção de matéria orgânica e fração nitrogenada, contudo os resultados indicam a necessidade de tratamento complementar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Bueno de Camargo, Mauro Henrique, Camila André Fiorato, Peri Mesquita Carneiro, and Juliano Bortolo De Conti. "BOTULISMO EM CÃO ATENDIDO NO HOSPITAL VETERINÁRIO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ - RELATO DE CASO." Revista de Ciência Veterinária e Saúde Pública 3, no. 1 (September 1, 2016): 70. http://dx.doi.org/10.4025/revcivet.v3i1.32550.

Full text
Abstract:
O botulismo é uma doença causada nos animais pela ingestão de alimento deteriorado contendo uma toxina pré-formada produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Causa uma paralisia flácida decorrente do bloqueio da liberação de acetilcolina nas junções neuromusculares. O diagnóstico padrão é realizado através da prova biológica com inoculação em camundongos, e o tratamento baseia-se na terapia de suporte. No presente trabalho, objetivou-se relatar o caso de um cão, fêmea, sem raça definida, de sete anos, com o diagnóstico comprovado de botulismo através do teste biológico de inoculação em camundongo. Foi realizado comumente ao manejo de suporte, o uso de antibioticoterapia. O animal apresentou sinais de melhora em seis dias após a instituição do tratamento, e uma recuperação completa com 25 dias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Dian Ferreira, Fabiana, and Márcio Coraiola. "EFICIÊNCIA DO LODO ATIVADO EM FLUXO CONTÍNUO PARA TRATAMENTO DE ESGOTO." Revista Acadêmica: Ciência Animal 6, no. 2 (April 15, 2008): 259. http://dx.doi.org/10.7213/cienciaanimal.v6i2.10514.

Full text
Abstract:
O tratamento biológico por lodos ativados é atualmente o mais utilizado para a depuração de efluentes sanitários e industriais caracterizados por contaminação de carga orgânica e produtos nitrogenados. Este sistema de tratamento de efluentes é largamente utilizado por se tratar de um sistema com baixo custo de investimento e alta taxa de eficiência. O sistema é composto de um tanque pulmão, para homogeneização das cargas, um tanque de aeração, responsável pela formação dos microorganismos ativos (degradação biológica), um decantador, utilizado para separar os sólidos suspensos do efluente tratado e um tanque de contato para a desinfecção do efluente tratado com o objetivo de remoção das bactérias patogênicas. Neste trabalho está apresentado um estudo de caso de uma estação de tratamento de esgoto projetada para atender 400 pessoas, através do sistema de lodo ativado com aeração convencional e em fluxo contínuo. Foi comprovado, por meio do monitoramento analítico, que o lodo ativado proporciona uma eficiência no tratamento entre 95 e 98%, reduzindo as cargas poluidoras, o que, na maioria das vezes, fornece condições de reaproveitamento da água.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Silva, Rogério T. V., Martin Homechin, Romeu Munashi Endo, and Inês C. B. Fonseca. "Efeito do tratamento de sementes e da profundidade de semeadura no desenvolvimento de plantas de aveia-branca (Avena sativa L.) e a microflora da rizosfera e do rizoplano." Revista Brasileira de Sementes 24, no. 1 (2002): 237–43. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-31222002000100033.

Full text
Abstract:
O estado do Paraná é um dos maiores produtores nacionais de grãos de aveia-branca (Avena sativa L.), com expressivo aumento na área cultivada a cada ano. O presente estudo foi realizado no município de Londrina, PR, onde foram desenvolvidos ensaios de laboratório e campo. O objetivo foi avaliar o efeito do tratamento de sementes e a profundidade de semeadura, na emergência das plântulas, no desenvolvimento das plantas, na população de microrganismos da rizosfera e rizoplano da área de desenvolvimento das plantas e na produção de grãos de aveia. As sementes de aveia-branca, cultivar OR-11, foram semeadas nas profundidades de 3cm, 5cm e 8cm. Foram utilizados os seguintes fungicidas nas doses (g.i.a./100kg de sementes), carboxim+thiram (93,7g+93,7g), thiram (210g) e triadimenol (50g) e o produto biológico kodiak C (Bacillus subtilis) (60g). Os tratamentos com os fungicidas e o produto biológico, controlaram os fungos presentes nas sementes, como: Fusarium avenae, Colletotrichum graminicola e Helminthosporium avenae e melhoram o desenvolvimento das plantas e a microbiota do solo, sendo esse variável com a profundidade de semeadura e o tratamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Araújo, Fabio Fernando de, and Gabriel Victor Poletto Marchesi. "Uso de Bacillus subtilis no controle da meloidoginose e na promoção do crescimento do tomateiro." Ciência Rural 39, no. 5 (August 2009): 1558–61. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782009000500039.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi o de avaliar o efeito de Bacillus subtilis (PRBS-1) como promotor de crescimento e agente de supressão de nematóides formadores de galhas (Meloidogyne spp.) no cultivo do tomateiro. Os tratamentos consistiram na aplicação de formulação contendo B. subtilis e o nematicida carbofuran. As plantas foram mantidas em casa de vegetação durante 85 dias, quando foram coletadas, sendo separada as raízes da parte aérea para avaliação do efeito dos tratamentos. A produção de massa fresca da parte aérea do tomate foi incrementada pelos tratamentos químico e biológico. A massa fresca de raízes foi reduzida com a aplicação de B. subtilis. O efeito do tratamento biológico sobre a reprodução do nematóide foi mais evidente pela redução de massas de ovos na raiz. O presente estudo indica que a estirpe PRBS-1 de B. subtilis promove o crescimento do tomateiro e reduz a reprodução de nematóide formador de galhas em raízes dessa planta, sob condições de casa de vegetação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Barbieri, Marciele, Viviane Schons De Ávila, Caciara Gonzatto Maciel, Gisele Noal, Marlove Fátima Brião Muniz, and Andrea Cristina Dörr. "Qualidade fisiológica de sementes Avena strigosa SCHREB. cv. comum submetidas ao envelhecimento acelerado." Revista Monografias Ambientais 13, no. 13 (September 30, 2013): 2837–45. http://dx.doi.org/10.5902/2236130810822.

Full text
Abstract:
Aveia preta vem sendo umas das principais espécies utilizadas como cobertura no inverno, tendo seu cultivo evoluído nos últimos anos no sul do Brasil. O trabalho objetivou avaliar o efeito dos tratamentos de sementes de aveia preta submetidas ao envelhecimento acelerado, em relação à qualidade fisiológica. Os tratamentos foram: Testemunha sem tratamento; fungicida químico Vincit®50SC; Vincit®50SC+ produto biológico Trichodel® e Trichodel®. As doses foram seguidas conforme a indicação anexada a cada um desses produtos para a cultura da aveia. As sementes, após tratadas, foram submetidas ao envelhecimento acelerado por 0, 24, 48 e 72 horas a 41º C. As variáveis analisadas foram: germinação, primeira contagem, plântulas anormais, sementes mortas, comprimento de parte aérea e comprimento radicular. Os resultados mostram que as sementes tratadas com o fungicida químico associado ao produto biológico, e quando este foi utilizado isoladamente, apresentaram o melhor desempenho, tanto para a germinação como para o desenvolvimento das plântulas submetidas, quando submetidas a 48 horas de estresse por envelhecimento acelerado. O período de envelhecimento de 72 horas prejudicou a qualidade fisiológica das sementes, independente do tratamento utilizado. Conclui-se que as sementes tratadas com o produto Trichodel® apresentaram um comportamento distinto dos demais, porém, com uma queda numérica menos drástica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

BRANCO, P. M. P., R. G. S. NOGUEIRA, L. M. S. FERREIRA, F. A. BORGES, and J. LUCAS JÚNIOR. "REDUÇÃO DA DQO EM ESGOTO DOMÉSTICO UTILIZANDO SISTEMA BIOLÓGICO DE TRATAMENTO." Ars Veterinaria 31, no. 2 (December 22, 2015): 112. http://dx.doi.org/10.15361/2175-0106.2015v31n2p112.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Duda, Rose Maria, and Roberto Alves de Oliveira. "Tratamento de águas residuárias de suinocultura em reator UASB e filtro anaeróbio em série seguidos de filtro biológico percolador." Engenharia Sanitaria e Ambiental 16, no. 1 (March 2011): 91–100. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522011000100013.

Full text
Abstract:
Avaliou-se o desempenho de um reator anaeróbio de fluxo ascendente com manta de lodo (UASB) seguido de um filtro anaeróbio, instalados em série, com volume total de 300 L e 190 L, respectivamente, no tratamento de águas residuárias de suinocultura. As cargas orgânicas volumétricas aplicadas no reator UASB foram de 12,4;15,5; 23,2 e 26,3 g DQOtotal (L d)-1. Para o pós-tratamento do efluente do sistema anaeróbio em dois estágios utilizou-se um filtro biológico percolador com volume total de 250 L. O meio suporte utilizado nos filtros anaeróbio e biológico percolador foi composto por anéis de bambu. No sistema de tratamento anaeróbio e de pós-tratamento foram observadas eficiências médias de remoção de demanda química de oxigênio total (DQOtotal), sólidos suspensos totais (SST), nitrogênio total (NT), fósforo total (P-total), Cu e Zn de até 98, 99, 78, 84, 99 e 98%, respectivamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Castro, Rui de Paula Vieira de, Vinicius Mattos de Mello, Veronica Marinho Fontes Alexandre, and Magali Christe Cammarota. "Pré-tratamento físico-químico e enzimático para efluente de abatedouro." Engenharia Sanitaria e Ambiental 24, no. 5 (October 2019): 975–81. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522019120662.

Full text
Abstract:
RESUMO O efluente gerado em um abatedouro de aves, contendo gordura (quantificada pela análise de Óleos e Graxas - O&G) na concentração de 1.100 mg.L-1, foi submetido a dois pré-tratamentos para redução da concentração de material orgânico particulado: um tratamento físico-químico convencional (coagulação/floculação com cloreto férrico) ou um tratamento enzimático alternativo (hidrólise enzimática), aplicados isoladamente antes do processo biológico para remoção de material orgânico dissolvido. A hidrólise foi realizada com 0,5% (m/v) de um preparado enzimático sólido (PES - contendo oito unidades de atividade lipásica por grama) produzido pelo fungo Penicillium sp. por 8 h a 30ºC. Diferentes condições foram avaliadas na coagulação/floculação, sendo selecionada a que apresentou melhor remoção de demanda química de oxigênio (DQO) total para alimentação de biorreatores aeróbios e anaeróbios de bancada: pH = 5,0 e 400 mg de FeCl3.6H2O.L-1. Melhores resultados foram alcançados ao se utilizar o pré-tratamento físico-químico, com remoções médias de DQO de 91% nos tratamentos aeróbio e anaeróbio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Loureiro, Elisângela de Souza, Maicon José Nocchi, Luis Gustavo Amorim Pessoa, Pamella Mingotti Dias, and Gabriel Luiz Reis Devoz. "Manejo de Spodoptera cosmioides (Walker) (Lepidoptera: Noctuidae) com bioinseticidas." Research, Society and Development 9, no. 7 (May 12, 2020): e280974142. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4142.

Full text
Abstract:
A lagarta das vagens Spodoptera cosmioides, nos últimos anos, vem causando sérios prejuízos às culturas de interesse econômico no Brasil. Tendo como objetivo encontrar uma maneira sustentável e eficiente de manejar a praga, este trabalho avaliou a eficiência do controle biológico aplicado e controle químico no manejo da S. cosmioides na cultura da soja em condições de campo. O delineamento experimental utilizado foi em blocos ao acaso (DBC), composto por cinco tratamentos, quatro blocos e três aplicações. Foram testados Bacillus thuringiensis (Bt) (200 mL ha-1), Metarhizium rileyi isolado UFMS 03 (2,0 Kg ha-1), Baculovirus (200mL ha-1), Diamida Antranilica (50mL ha-1) e atestemunha (sem aplicação de produto), sendo misturados com espalhante adesivo (Tween 80® 0,01%). Avaliou-se o número de lagartas vivas, e a eficiência dos produtos testados através da redução da população do inseto-praga, além de parâmetros fitotécnicos. O bioinseticida a base de B. thuringiensis foi o mais eficiente no controle de S. cosmioides, proporcionando melhores parâmetros fitotécnicos. A produtividade total estimada apresentou resultados superiores estatisticamente para os tratamentos biológicos, exceto para o tratamento com Baculovirus.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Lopes, Juliana Magalhães, Juliana Barreto Salem, Flávia Balsamo, Hernán Augusto Centurión Sobral, Letícia Sarmanho, and Galdino José Sitonio Formiga. "Carcinoma espinocelular de reto: relato de caso." Revista Brasileira de Coloproctologia 30, no. 1 (March 2010): 79–82. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-98802010000100011.

Full text
Abstract:
O Carcinoma Espinocelular de Reto é entidade extremamente rara e seu comportamento biológico permanece desconhecido. O tratamento pode variar entre radio e quimioterapia isoladamente ou complementar ao tratamento cirúrgico. Relatamos caso de carcinoma espinocelular de reto superior, tratado com radio e quimioterapia, com regressão total da lesão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography