To see the other types of publications on this topic, follow the link: Traumas psíquicos.

Journal articles on the topic 'Traumas psíquicos'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Traumas psíquicos.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

De Morais, Marcos Vinicius, Maria Heloisa Formaio, Lays Zilioli Bellini, Fúlvia de Souza Veronez, and Márcia Zilioli Bellini. "Traumas físicos e psíquicos após a violência sexual em mulheres / Physical and psychic traumas after sexual violence in women." Brazilian Journal of Health Review 4, no. 3 (2021): 13925–36. http://dx.doi.org/10.34119/bjhrv4n3-328.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Moreno, Maria Manuela Assunção, and Nelson Ernesto Coelho Junior. "Trauma: o avesso da memória." Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica 15, no. 1 (2012): 47–61. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-14982012000100004.

Full text
Abstract:
O presente trabalho é uma interrogação à teoria psicanalítica acerca das ressonâncias do traumatismo na função psíquica da memória, a partir da leitura das obras de Sigmund Freud, Sandor Ferenczi, Nicolas Abraham e Maria Torok. Sustenta-se que o traumático subverte o registro psíquico dos acontecimentos. A imagem paradoxal do trauma enquanto avesso da memória espera oferecer uma figurabilidade a esta subversão, indicando a alteração no direcionamento dos investimentos psíquicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Gabriel, Maria Alice Ribeiro. "memorialística do espaço em Gilberto Freyre, Jayme Griz e Pedro Nava." RUA 26, no. 2 (2020): 729–56. http://dx.doi.org/10.20396/rua.v26i2.8663432.

Full text
Abstract:
Lugares assombrados são usualmente relacionados aos efeitos psíquicos de medos e traumas coletivos. Segundo Michael Mayerfeld Bell, Tim Edensor e Yi-Fu Tuan, os conceitos de lugar e espaço são essenciais para se entender como a memória cultural associada a um lugar opera na criação de relatos legendários, literários e míticos da História. Este estudo examina aspectos históricos, literários e sociológicos da ideia de espaço em memórias públicas e privadas, centrando-se em textos de Gilberto Freyre, Jayme Griz e Pedro Nava. O propósito é expor histórias de fantasmas como representações mentais p
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Cruz, Sabrina Ângela França da Silva. "Por que o trabalho na cana tem moído gente e espalhado bagaços?" Revista Katálysis 23, no. 3 (2020): 674–86. http://dx.doi.org/10.1590/1982-02592020v23n3p674.

Full text
Abstract:
Resumo O objetivo deste artigo é refletir sobre o processo de trabalho no corte da cana e o adoecimento e mortes de trabalhadores. A perspectiva teórica do trabalho é marxista e utiliza como instrumento metodológico de coleta de dados o estudo bibliográfico. Os resultados da investigação evidenciam que a compreensão do processo de trabalho no corte da cana é imprescindível na elucidação do adoecimento e mortes de trabalhadores. Ademais, na flexibilização canavieira, tanto se generalizam a redução dos postos de trabalho como o aumento da intensidade do trabalho; por uma variedade de estratégica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Lima e Silva, Leonardo Xavier de, Aurino Lima Ferreira, and Luiziane Souza Vasconcelos de Lima. "Estados incomuns de consciência em parturientes: a partolândia enquanto potencial para o desenvolvimento da mulher." Estudos e Pesquisas em Psicologia 18, no. 2 (2018): 624–44. http://dx.doi.org/10.12957/epp.2018.38816.

Full text
Abstract:
A assistência ao parto passou por importantes transformações nos últimos séculos. Neste processo, o modelo tecnocrático tornou-se hegemônico, promovendo uma atitude passiva nas mulheres. Evidências mostram, entretanto, que em trabalho de parto a mulher é tomada por estados incomuns de consciência, conhecidos como partolândia, que a tornam ativamente apta ao efetivo trabalho de parto, e a uma experiência de vida positivamente marcante. Objetivou-se discutir como a emergência desses estados potencializa melhores desfechos de parto e promove o crescimento pessoal da mulher. Assim, realizou-se ref
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

ZALUAR, ALBA. "Os medos na política de segurança pública." Estudos Avançados 33, no. 96 (2019): 5–22. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-4014.2019.3396.0002.

Full text
Abstract:
resumo O artigo propõe retomar o debate sobre os medos, que não podem ser negados e continuam limitando a liberdade de ação dos indivíduos paralisados. Discute a doutrina liberal do que deve ser feito para impedir que a ação individual seja tolhida, especialmente no liberalismo do medo, doutrina política sobre a crueldade, imposição deliberada de dor física ou moral pelo mais forte sobre o fraco. Relativiza a visão do Estado como uma ameaça perene à liberdade dos cidadãos que devem se curvar à repressão, pois que há grupos organizados ou indivíduos fora do Estado, como na rede do Transnational
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Eizirik, Mariana, Sidnei Schestatsky, Laís Knijnik, Luciana Terra, and Lúcia Helena Freitas Ceitlin. "Contratransferência e trauma psíquico." Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul 28, no. 3 (2006): 314–20. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-81082006000300010.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é revisar aspectos importantes da relação entre a contratransferência e o atendimento de pacientes vítimas de trauma psíquico. O tratamento de pessoas traumatizadas é potencialmente uma fonte de sofrimento psíquico também para os terapeutas, devido à grande carga emocional envolvida, bem como pelas chances de evocar fortes reações contratransferenciais. Um maior entendimento acerca deste processo poderá contribuir decisivamente para os resultados dos tratamentos, além de possibilitar a proteção e a prevenção da saúde mental dos terapeutas. Inicialmente, aborda-se o trau
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Romero Urréa, Holguer. "El estilo de apego en la mujer violentada." Revista Científica y Tecnológica UPSE 3, no. 3 (2016): 19–26. http://dx.doi.org/10.26423/rctu.v3i3.194.

Full text
Abstract:
La violencia produce desintegración y traumas psíquicos de difícil erradicación, los estudios del tipo de apego determina las condiciones en las que crece la niña para evitar que sea maltratada. Como objetivos de la investigación se analiza la influencia del estilo de apego y del contexto social en la permisión de la violencia, el tipo de apego, el tipo de violencia, el motivo por el cual permanece con su pareja, luego de ser violentada; utilizando metodología cualitativa, cuantitativa, transversa, basada en la observación, entrevista a profundidad, cuestionarios, análisis fenomenológico. Se u
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Ribas, Renata Freitas, Laura Tomasi, and Mônica Medeiros Kother Macedo. "Dimensões do excesso e de realidade: reflexões a partir de uma experiência de escuta." Psicologia em Revista 22, no. 2 (2016): 428. http://dx.doi.org/10.5752/p.1678-9523.2016v22n2p428.

Full text
Abstract:
<p>Em Psicanálise, sabe-se que a vivência de um trauma, seja ele real ou fantasiado, causa impactos importantes no psiquismo. O presente trabalho propõe, a partir de uma vinheta clínica, a reflexão a respeito dos efeitos do traumático advindo do histórico vivencial e da realidade psíquica do sujeito. No desenvolvimento das proposições deste artigo utilizam-se vinhetas de um caso clínico a fim de ilustrar a inter-relação entre experiências da realidade externa e as marcas decorrentes desta na realidade interna. A história de Marta permite problematizar contribuições da Psicanálise a respe
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Canavêz, Fernanda. "Na outra cena da representação: considerações ferenczianas sobre o trauma." Psicologia USP 24, no. 1 (2013): 165–82. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65642013000100009.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é abordar as contribuições ferenczianas acerca do trauma para enaltecer a pluralidade do psiquismo, seja formado por traços psíquicos representados ou por marcas traumáticas que extrapolam o campo da representação. Por conseguinte, propõe-se que as vertentes estruturante e desestruturante do trauma sejam compreendidas não como predicados de diferentes tipos de trauma, mas como movimentos inerentes à constituição psíquica. Assim sendo, a clínica psicanalítica deve extrapolar um modelo estanque de psiquismo para contemplar as produções subjetivas que se dão na outra cena
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Câmara, Leonardo, and Regina Herzog. "Trauma: Um Estudo sobre a Inibição Generalizada (ou Econômica)." Revista Subjetividades 19, no. 3 (2019): 06. http://dx.doi.org/10.5020/23590777.rs.v19i3.e6857.

Full text
Abstract:
Freud descreveu, em seu trabalho “Inibição, sintoma e angústia” (1926), duas formas de inibição da ação: uma relacionada à evitação da reatualização de conflitos psíquicos, da instauração de um novo ato de recalcamento e da emissão de angústia-sinal (inibição específica); outra conexa a situações de empobrecimento de energia disponível no eu (inibição generalizada). Os autores do presente artigo buscam aprofundar a descrição do mecanismo metapsicológico do segundo tipo de inibição – ao qual propõem a designação alternativa de “inibição econômica” –, baseando-se, para isso, no modelo de trauma
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Peres, Julio, Ana Carolina Sanchez Dias, Ana Maria Vilar Suassuna, Márcio Augusto Almeida, Simone Álvares Guedes, and Gisela Paraná Sanches. "Cultura tecnológica e vulnerabilidade ao trauma psíquico." O Mundo da Saúde 36, no. 2 (2012): 303–10. http://dx.doi.org/10.15343/0104-78092012362303310.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Rehbein, Mauro Pioli, and Daniela Scheinkman Chatelard. "Transgeracionalidade psíquica: uma revisão de literatura." Fractal : Revista de Psicologia 25, no. 3 (2013): 563–83. http://dx.doi.org/10.1590/s1984-02922013000300010.

Full text
Abstract:
Este artigo trata do tema da transmissão psíquica geracional. Através de uma revisão narrativa da literatura psicanalítica sobre a transgeracionalidade psíquica, objetiva-se apresentar as diferentes fundamentações teóricas e categorias conceituais da transmissão que emergiram na psicanálise. A transmissão psíquica é um processo inconsciente, ocorre em nível não-verbal, no qual o sujeito está inserido e alienado numa cadeia genealógica de significantes. A metodologia utilizada para a elaboração do artigo restringiu-se aos seguintes critérios: textos psicanalíticos clássicos, como de Freud e Lac
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Bocchi, Josiane Cristina. "As neuroses traumáticas e o modelo da dor física em “Além do princípio do prazer”: relações entre trauma e narcisismo no segundo dualismo pulsional freudiano." Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11, no. 2 (2020): 232–51. http://dx.doi.org/10.5902/2179378647979.

Full text
Abstract:
Este artigo discute as implicações do segundo dualismo pulsional freudiano para a economia narcísica e o conceito de trauma, fenômenos que despontam no corpo teórico da segunda tópica psíquica. Discute-se o modelo econômico da dor física e sua retomada em Além do princípio do prazer, como um marco renovado para a teoria do trauma e sua relação com a fixação em formas de sofrimento psíquico e de adoecimento. Conclui-se que um desenvolvimento teórico sobre a dor e sua relação com o masoquismo erógeno e moral são contribuições para elucidar o retorno de formações narcísicas sobre o Eu.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Malgarim, Bibiana Godoi, and Silvia Pereira da Cruz Benetti. "O abuso sexual: estudos de casos em cenas incestuosas." Estudos de Psicologia (Campinas) 28, no. 4 (2011): 511–19. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-166x2011000400011.

Full text
Abstract:
A contribuição da perspectiva psicanalítica na compreensão do impacto do abuso sexual no funcionamento psíquico baseia-se na identificação da singularidade dos arranjos defensivos frente à angústia traumática. Assim, neste trabalho buscou-se compreender os processos mentais relativos ao funcionamento psíquico de vítimas dessa violência, a partir da perspectiva da teoria psicanalítica, além do impacto do processo traumático no funcionamento psíquico de dois casos de meninas em atendimento em um centro especializado para vítimas de abuso sexual. Para tal, foram utilizadas entrevistas de Hora de
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Terradas, Miguel M., and Julie Achim. "Sofrimento nos laços pais-filhos: práticas educativas fundadas na mentalização na proteção da infância." Estilos da Clinica 21, no. 1 (2016): 170. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v21i1p170-188.

Full text
Abstract:
A maioria das crianças e dos adolescentes que vivem sob a proteção da juventude viveram traumas complexos ligados à negligência, aos maus tratos e às diversas formas de abusos. Sugerimos que esses jovens, bem como seus pais, apresentam dificuldades quanto à capacidade de mentalização e demonstram um funcionamento psíquico característico dos modos de pensar pré-mentalizantes. Este artigo apresenta a operacionalização dos diferentes modos de pensar (teleológico, de equivalência psíquica e fictício). São apresentados os princípios subjacentes a um programa de intervenção baseado na mentalização q
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Favero, Ana Beatriz, and Ana Maria Rudge. "Trauma e desmentido." Psychologica, no. 50 (January 1, 2009): 169–80. http://dx.doi.org/10.14195/1647-8606_50_8.

Full text
Abstract:
Este estudo analisa as contribuições de Sándor Ferenczi sobre o trauma psíquico. Numa construção teórica original, Ferenczi estende a ideia do trauma para além da cena sexual e toma o desmentido, a mentira e a hipocrisia do adulto em relação à criança como poderosas forças traumáticas. Ao longo da sua obra, encontramos duas diferentes concepções de trauma: uma primeira, em que os traumas sã estruturantes, necessários, inevitáveis ou filogenéticos – constitutivos da sexualidade infantil; e uma posterior, em que as situações traumáticas colocam em risco o projeto identificatório do sujeito, nos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Kern, Cristina, Carolina Zanette, Ana Regina da Silva Losso, and Graziela Amboni. "TENTATIVA DE SUICÍDIO NA ADOLESCÊNCIA: PERSPECTIVA PSICANALÍTICA." Inova Saúde 10, no. 1 (2020): 103. http://dx.doi.org/10.18616/inova.v10i1.2561.

Full text
Abstract:
O suicídio na adolescência é considerado um problema de saúde pública e essa problemática se caracteriza como a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 24 anos no mundo. Essa faixa etária é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde como mais vulnerável ao comportamento suicida. Este artigo aborda a tentativa de suicídio na adolescência, considerando-o um ato decorrente da vivência de situações traumáticas, por meio da análise de dois casos de adolescentes que tentaram o suicídio. Foram feitas duas entrevistas semidirigidas, elaboradas conforme o estudo realizado por Mônica Ma
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

André, Jacques. "O a posteriori transferencial dos traumas do início da vida." Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica 16, spe (2013): 127–40. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-14982013000300009.

Full text
Abstract:
O a posteriori é uma das únicas noções psicanalíticas que permitem compreender os mecanismos da mudança psíquica. Muitas vezes confundida com uma simples significação de retrospectiva, trata-se, de fato, de noção complexa que envolve a concepção psicanalítica da temporalidade e a teoria do trauma. Em que medida o tratamento psicanalítico, a experiência da transferência, é capaz de pôr em jogo novamente os traumas do início da vida, de produzir sobre estes um efeito de a posteriori, e permitir mudança psíquica em relação às camadas mais primitivas do psiquismo?
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Stenzel, Gabriela Quadros de Lima, and Carolina Saraiva de Macedo Lisboa. "Aprisionamento psíquico sob uma perspectiva psicanalítica: estudo de caso de um agressor conjugal." Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica 20, no. 3 (2017): 625–33. http://dx.doi.org/10.1590/1809-44142017003003.

Full text
Abstract:
RESUMO: As interligações existentes entre trauma, narcisismo e pulsão de morte são abordadas neste estudo por meio da análise do caso clínico de um homem que cometeu violência doméstica contra a sua parceira íntima. Explora-se a influência da história de vida no relacionamento conjugal e no ato violento cometido por este homem, assim como características de personalidade do mesmo. Identificou-se a presença do desamparo e da violência em sua história de vida, produzindo marcas em sua constituição psíquica que influenciaram em seu relacionamento amoroso. Propõe-se a expressão aprisionamento psíq
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Kegler, Paula, and Mônica Medeiros Kother Macedo. "Catástrofes e atuação militar: a subjetividade e a realidade traumática." Estudos e Pesquisas em Psicologia 16, no. 3 (2018): 953–71. http://dx.doi.org/10.12957/epp.2016.32954.

Full text
Abstract:
A temática das catástrofes tem gerado preocupação em nível governamental e acadêmico. Diretrizes atuais ampliaram o papel das Forças Armadas Brasileiras na assistência às populações atingidas. Tal fato demonstra a importância de uma atitude reflexiva a respeito das complexidades envolvidas no trabalho das equipes militares de saúde no socorro disponibilizado às pessoas nestas situações críticas. Nesta perspectiva, este artigo teórico tem o objetivo de abordar a temática da atuação militar em seu exercício laboral, o qual tem no cuidado importante eixo de atuação. Assim, desde os aportes episte
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Klautau, Perla, Monah Winograd, and Flavia Sollero-de-Campos. "Do traumático ao trauma: a lógica do presente permanente." Psicologia em Revista 22, no. 3 (2016): 613. http://dx.doi.org/10.5752/p.1678-9523.2016v22n3p613.

Full text
Abstract:
<p class="Corpo">A partir do atendimento psicanalítico de pacientes portadores de lesões cerebrais, foi possível formular a hipótese de que, em muitos casos, o quadro psicopatológico que se instala após a percepção e a experiência das sequelas de adoecimentos neurológicos pode ser localizado em algum ponto entre a neurose traumática e as patologias narcísico-identitárias. Para fundamentar e ilustrar o desenvolvimento teórico dessa hipótese, apresentaremos um caso clínico no qual a compulsão à repetição é convocada como mecanismo de defesa: a experiência subjetiva de adoecimento neurológi
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Azevedo, Luciana Jaramillo Caruso de, and Eduardo Ponte Brandão. "TRAUMA E A TRANSMISSÃO PSÍQUICA GERACIONAL." Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica 22, no. 1 (2019): 8–18. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-14982019001002.

Full text
Abstract:
RESUMO: O estudo da noção de trauma é central para a teoria e a clínica psicanalítica desde os seus primórdios. A partir da investigação proposta por Freud a respeito do trauma, foram perfilados caminhos na psicanálise e possíveis desdobramentos para a experiência analítica. Apesar de o tema remeter aos primórdios da psicanálise, o estudo sobre o trauma continua sendo de extrema relevância. Propomos uma articulação entre o trauma e a transmissão, observando que ele não se restringe à geração que o vivenciou, cujos efeitos podem passar para as gerações seguintes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Levy, Sofia Débora. "Histórias de vida: marcas do trauma em narrativas de sobreviventes da Shoah." Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG 11, no. 20 (2017): 289–98. http://dx.doi.org/10.17851/1982-3053.11.20.289-298.

Full text
Abstract:
Neste artigo, as narrativas de judeus sobreviventes do Holocausto são analisadas em sua estruturação textual, tendo como viés a compreensão psicológica das dificuldades de elaboração de vivências traumáticas. Considerando a desestruturação psíquica decorrente dos sucessivos traumas sofridos, notamos o déficit da capacidade aperceptiva durante o choque advindo das situações de violência e trauma. Em nosso entender, faz-se necessário reestimular essa capacidade a fim de auxiliar na reelaboração e reestruturação do psiquismo. Baseados em revisões de literatura, bem como em entrevistas levadas a c
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Brito, Heleni Barreira de, and Ana Maria Fontenelle Catrib. "Representação social e subjetividade do adoecer psíquico." Estudos de Psicologia (Natal) 9, no. 2 (2004): 285–96. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-294x2004000200010.

Full text
Abstract:
Este estudo foi desenvolvido com 52 indivíduos portadores de transtornos do humor que fazem tratamento ambulatorial, há pelo menos um ano, em Fortaleza. Os discursos foram obtidos através de entrevistas semi-estruturadas. O método utilizado para a compreensão das representações foi a análise de conteúdo. Observamos que a construção de representações sociais de loucura ocorre na interface dos conteúdos individuais relativos às vivências subjetivas, próprias de cada sujeito e os conteúdos culturais do meio social. Essa construção de representações sociais do fenômeno loucura dá-se de maneira din
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Martinez, Viviana Carola Velasco. ""Suzana e os velhos": sedução, trauma e sofrimento psíquico." Psicologia em Estudo 17, no. 3 (2012): 475–85. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-73722012000300013.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Maldonado, Gabriela, and Marta Rezende Cardoso. "O trauma psíquico e o paradoxo das narrativas impossíveis, mas necessárias." Psicologia Clínica 21, no. 1 (2009): 45–57. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-56652009000100004.

Full text
Abstract:
Considerando-se, à luz das contribuições freudianas mais tardias, que o traumático, entendido como excesso pulsional, estaria situado além da capacidade de representação psíquica, exploramos neste artigo a estreita articulação entre trauma e "indizível". Para tal, são retomados alguns aspectos centrais da teorização psicanalítica sobre o trauma, aspectos relacionados com a sua dimensão "intransmissível". Segundo esta visada, o trauma constitui um vivido que ultrapassa a capacidade psíquica de apropriação e de recalcamento. Nosso objetivo é mostrar como a ideia de uma narrativa impossível, mas
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Silva, Maria Eduarda Wanderley de Barros, Vitoria Vilas Boas da Silva Bomfim, Thaís Andrade dos Santos, et al. "O sofrimento psíquico de mulheres vítimas de violência sexual." Research, Society and Development 10, no. 9 (2021): e50210917574. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i9.17574.

Full text
Abstract:
Pautada na violência de gênero, a violência contra a mulher constitui uma das principais formas de violação dos direitos humanos, o que abrange o direito à vida, integridade física e saúde. Objetivou identificar os impactos que causam sofrimento psíquico nas mulheres vítimas de violência sexual. O método utilizado foi a revisão integrativa da literatura. Para pesquisar os artigos a serem revisados, foram utilizadas as bases de dados PubMed, Biblioteca Virtual de Saúde e Scientific Electronic Library Online. Realizado no primeiro semestre de 2021 entre os meses de maio e junho, com os Descritor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Merlin, Nora. "Trauma y memoria." Educar em Revista 34, no. 70 (2018): 101–16. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.58766.

Full text
Abstract:
RESUMEN Para vivir es necesario olvidar lo penoso; para que ello sea posible resulta imprescindible la construcción del pasado. Aunque resulte paradójico, Freud sostiene que la única posibilidad de olvido es el recuerdo, pues éste constituye la condición que permite al aparato psíquico delimitar, recortar un pasado. De lo contrario el trauma tiende a repetirse compulsivamente, sin cesar, factor que atormenta al sujeto en un presente eterno e ilimitado. Respecto a la relación entre memoria y trauma, podemos establecer un paralelismo entre las operaciones que realiza el aparato psíquico singular
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Castro, Silvia Lira Staccioli, and Ana Maria Rudge. "Notas sobre a clínica do trauma." Fractal : Revista de Psicologia 24, no. 1 (2012): 81–94. http://dx.doi.org/10.1590/s1984-02922012000100006.

Full text
Abstract:
Discute-se a neurose traumática ilustrando-a com um caso clínico. Observando que adoecimentos psíquicos encontrados nos dias de hoje guardam semelhanças com aqueles tratados por Freud e outros psicanalistas na primeira metade do século XX, apresenta-se as idéias desses pioneiros. O caso clínico leva à observação de que o supereu é um instrumento conceitual importante para se privilegiar uma abordagem dinâmica no estudo psicanalítico da neurose traumática. A exacerbação da hostilidade do supereu é responsável tanto por aspectos da neurose traumática semelhantes à melancolia, quanto por idéias p
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Indursky, Alexei Conte, and Bárbara de Souza Conte. "Trabalho psíquico do exílio: o corpo à prova da transição." Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica 18, no. 2 (2015): 273–88. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-14982015000200008.

Full text
Abstract:
RESUMO:O artigo apresenta considerações sobre a intervenção terapêutica de indivíduos refugiados no Brasil junto ao Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados. Frente a situações de reassentamento solidário dos refugiados de diferentes culturas, observamos que a especificidade do trauma do exílio convoca o sujeito a exprimir no corpo o conflito decorrente de sua situação de deslocamento. O trabalho analítico entra em jogo quando outra linguagem é necessária para fazer falar o sofrimento destes indivíduos. Nossa hipótese de investigação reside em compreender como as manifestações somát
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Meshulam-Werebe, Daniela, Mariana Gonzalez de Oliveira Andrade, and Daniel Delouya. "Transtorno de estresse pós-traumático: o enfoque psicanalítico." Revista Brasileira de Psiquiatria 25, suppl 1 (2003): 37–40. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-44462003000500009.

Full text
Abstract:
Os autores abordam o transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) e sua importância em termos epidemiológicos e de saúde pública. A seguir, traçam um histórico de como emergiram os conceitos psicanalíticos do trauma psíquico. A importância que Freud atribuiu ao trauma como agente causador da neurose é revisada. É discutida a importância do trauma como uma vivência do mundo interno, não necessariamente calcada em fatos exteriores. A importância do uso de técnicas psicanalíticas para determinados casos de TEPT é salientada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Morales Miranda, Carmen. "Trauma psíquico y trastorno de estrés post traumático. Judith Herman: Abordaje terapéutico." Temática Psicológica, no. 6 (December 1, 2010): 43–58. http://dx.doi.org/10.33539/tematpsicol.2010.n6.861.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Abdala, Anna Thereza Carneiro Pinto, Caio César Souza Camargo Próchno, and Luiz Carlos Avelino da Silva. "A transmissão psíquica do fantasma patológico enquanto objeto transgeracional: uma análise do filme "Volver"." Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica 20, no. 1 (2017): 207–22. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-14982017001011.

Full text
Abstract:
Resumo: Os processos de transmissão psíquica, de modo inconsciente, permeiam os vínculos entre os sujeitos de um mesmo grupo ou família. Diante disso, este artigo teve como objetivo explanar sobre a constituição do fantasma patológico enquanto objeto transgeracional em casos de incesto. Este objeto é transmitido pelos processos de transmissão psíquica de geração a geração, constituindo a herança. A investigação deste estudo ocorreu a partir da análise dos eventos e traumas dos sujeitos que compunham a família da trama do filme Volver.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Schmitt, Ricardo, and Roberta Horn Gomes. "Aspectos da interconsulta psiquiátrica em hospital de trauma." Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul 27, no. 1 (2005): 71–81. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-81082005000100009.

Full text
Abstract:
Os autores se propõem a abordar os aspectos particulares da interconsulta psiquiátrica em um hospital de trauma. Para isso, revisam os aspectos gerais de uma interconsulta em um hospital geral, e, posteriormente, destacam as características que diferenciam a consultoria psiquiátrica em um hospital de trauma. Os eventos psiquiátricos mais relevantes no trauma são as tentativas de suicídio violentas, o abuso de substâncias e as reações psíquicas ao traumatismo. O ponto de destaque se refere à especificidade da relação entre trauma e doenças psiquiátricas: ambos podem ser causa ou conseqüência. A
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Rivas, Márcia Guimaraes, Jessica Leite Barbosa, Luiz Roberto Marquezi Ferro, and Aislan José Oliveira. "A Constituição Psíquica Pedofílica na Obra Lolita / The Pedophilic Psychic Constitution in the Work Lolita." ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 15, no. 54 (2021): 1–18. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v15i54.2889.

Full text
Abstract:
O presente trabalho aborda o tema pedofilia e sua possível constituição psíquica. À luz da psicanálise freudiana e lacaniana, a pedofilia constitui-se na estrutura psíquica perversa. Para ilustrar a estrutura psíquica perversa usaremos a obra Lolita, de Vladimir Nabokov, que conta a história do personagem Humbert, um homem de meia idade que se apaixona por Lolita, uma garota de doze anos de idade. Atualmente, o tema pedofilia é visto como um problema de saúde pública, entretanto, nem sempre foi assim, era visto como um fenômeno naturalizado na antiguidade. Com base nisso, buscamos distinguir o
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Oliveira, Cristina Maria de. "O corpo despedaçado: tortura e sofrimento nas prisões." Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios, no. 36 (July 31, 2020): 23–33. http://dx.doi.org/10.5752/p.2358-3231.2020n36p23-33.

Full text
Abstract:
O sofrimento psíquico faz parte da condição humana e está representado em várias obras literárias brasileiras. Uma delas é Batismo de Sangue: os dominicanos e a morte de Carlos Marighela, escrita por Frei Betto, que retrata a trajetória dos freis dominicanos e sua relação com o revolucionário Carlos Marighela. A obra está composta com um autor/narrador, Frei Betto, que fala na primeira/terceira pessoa, mas abre espaço para outros enunciadores, como os torturadores e torturados. Esse artigo tem como objetivo analisar a obra e o sofrimento psíquico do jovem dominicano Frei Tito, preso, torturado
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Antonello, Diego Frichs. "TESTEMUNHAR - UM MODO DE COMPARTILHAR O TRAUMA." Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica 22, no. 2 (2019): 180–89. http://dx.doi.org/10.1590/1809-44142019002005.

Full text
Abstract:
RESUMO: Este artigo tem como propósito trazer uma contribuição à teoria e clínica do trauma. Para isso, iremos apresentar uma interlocução entre a literatura de testemunho e a psicanálise. Nosso objetivo será mostrar como o reconhecimento e o compartilhar do outro, destacados na literatura de testemunho, podem estar ligados à relação primária e constitutiva de nosso eu e do aparato psíquico, que ocorre na relação estabelecida com os cuidadores. A partir disso, poderemos pensar uma questão clínica importante no que diz respeito ao tratamento da neurose traumática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Zveiter, Marcele. "O que pode ser traumático no nascimento?" Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental 8, no. 4 (2005): 706–20. http://dx.doi.org/10.1590/1415-47142005004009.

Full text
Abstract:
O assunto do trauma no nascimento circula nas publicações psicanalíticas há muito tempo. Procurando as respostas para o que pode ser traumático no nascimento segui uma trilha, percorrendo as pontes entre o cuidado exercido na cena do parto e as primeiras experiências do bebê. O objetivo aqui é discutir o trauma em relação ao modo de cuidar na cena do nascimento. A relevância do tema repousa sobre a relação entre a qualidade das experiências iniciais e um desenvolvimento saudável. A conclusão aqui é que o modo de assistir ao parto pode deixar marcas psíquicas importantes, influenciando diretame
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Portela de Carvalho, Márcia Teresa, and Terezinha De Camargo Viana. "Trauma y el narcisismo negativo en los casos límite." Psychologia 7, no. 2 (2013): 101–14. http://dx.doi.org/10.21500/19002386.1207.

Full text
Abstract:
Este trabajo hace énfasis en la repetición de cómo la violencia psíquica revela el trauma. Este tema es particularmente importante para laclínica de los casos límite. La idea freudiana de que combina el trauma y la sexualidad ha existido desde los comienzos del psicoanálisis. Pero¿existen diferentes enfoques a lo largo de su trabajo? ¿Cómo pueden estar relacionados con la clínica de los casos límite? Nos guiamos por eltexto freudiano llamado Más allá del principio del placer (1920) y por las proposiciones de Andre Green en el tema, que se refieren a la objetivacióny deobjetivación, funciones n
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Hidalgo Leiva, Natalia. "Transmisión del trauma en hijos de la Dictadura." Revista de Historia y Geografía, no. 34 (September 13, 2016): 167. http://dx.doi.org/10.29344/07194145.34.360.

Full text
Abstract:
La cuestión del trauma llamado real desde el psicoanálisis de orientación lacaniana ha sido menos estudiado que otros aspectos de la dinámica psíquica. Soler (1998) atribuye esto a la incomodidad del acontecimiento externo en relación a la implicación subjetiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Mello-Silva, Ana Cláudia Carvalho, Virginia Visconde Brasil, Ruth Minamisava, Lizete Malagoni de Almeida Cavalcante Oliveira, Jacqueline Andrea Bernardes Leão Cordeiro, and Maria Alves Barbosa. "Qualidade de vida e trauma psíquico em vítimas da violência por arma de fogo." Texto & Contexto - Enfermagem 21, no. 3 (2012): 558–65. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-07072012000300010.

Full text
Abstract:
A violência por arma de fogo pode induzir estresse pós-traumático e redução da qualidade de vida. Estudo descritivo analisou a qualidade de vida e sintomas de Transtorno de Estresse Pós-Traumático de adultos jovens vítimas de violência interpessoal por arma de fogo. Os instrumentos WHOQOL-Bref e PCL-C foram aplicados em 95 vítimas no ano 2007, no principal hospital de referência em urgência de Goiânia, Brasil. Os Domínios Meio Ambiente e Físico da qualidade de vida apresentaram os menores escores (44,71 e 48,26, respectivamente). Sintomas de Transtorno de Estresse Pós-Traumático foram identifi
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Herzog, Regina, and Fernanda Pacheco-Ferreira. "Trauma e pulsão de morte em Ferenczi." Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica 18, no. 2 (2015): 181–94. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-14982015000200002.

Full text
Abstract:
RESUMO:Pretende-se buscar na obra de Ferenczi (textos e notas publicadas em seu Diário) os indícios de seu distanciamento das orientações de Freud em relação à pulsão de morte. Com isso esperamos mostrar que com Ferenczi se inaugura uma clínica centrada nas relações precoces do Eu com seus objetos primários, abrindo caminho para repensar o papel do objeto na constituição psíquica. Para tanto, abordaremos seu conceito de introjeção, bem como suas reflexões acerca do trauma desestruturante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Canavêz, Fernanda, and Regina Herzog. "A linguagem das resistências: considerações sobre o trauma na clínica psicanalítica." Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica 15, no. 2 (2012): 327–41. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-14982012000200009.

Full text
Abstract:
Pretende-se discutir a insistência da dimensão traumática na clínica psicanalítica contemporânea à luz do tema da linguagem. Isso porque as narrativas decorrentes de um choque traumático mostram-se predominantemente marcadas pela literalidade, constituídas por palavras intensas e apartadas das cadeias de representações. Trata-se de um recurso distinto da construção metafórica, que caracterizava os relatos nas neuroses clássicas, modalidades de padecimento psíquico que preconizaram a técnica interpretativa à época do surgimento da psicanálise. Sugere-se que tais narrativas evidenciam uma lingua
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Eneterio, Hiller Silva, Núbia Gonçalves da Paixão Eneterio, and Arlete Mendes da Silva. "O paradigma da atuação dos militares nas questões de migração forçada: um olhar interdisciplinar entre a Política e a Psicologia." REMHU: Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana 27, no. 55 (2019): 131–47. http://dx.doi.org/10.1590/1980-85852503880005509.

Full text
Abstract:
Resumo Diante um diálogo interdisciplinar entre a Política e a Psicologia, esse artigo intenta discutir a relação entre a ação dos militares, nas respostas humanitárias às migrações forçadas, e a suscetibilidade da saúde psíquica do indivíduo deslocado. A metodologia consistiu de revisão bibliográfica e pesquisa documental, instrumentalizada pela proposta de Japiassu. Os resultados indicam que o modo como se estrutura a atuação participativa das forças armadas na especificidade de cada contexto, acrescido da percepção individual positiva ou negativa, acerca das entidades como mediadoras de pro
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Vallejo Samudio, Álvaro Roberto. "Las intervenciones grupales y su efecto en el trauma psíquico resultado de la violencia en excombatientes." Revista Colombiana de Ciencias Sociales 11, no. 1 (2020): 288–306. http://dx.doi.org/10.21501/22161201.2911.

Full text
Abstract:
Este artículo resalta la importancia de las intervenciones psicoanalíticas grupales en el tratamiento del trauma psíquico producto de la violencia en Colombia. El conflicto armado en Colombia ha producido graves secuelas en la salud mental de la sociedad colombiana, en especial de las víctimas, pero también ha dejado impronta en los combatientes (militares y guerrilleros). Pensar en el posconflicto y en la reconciliación, necesariamente implica analizar las afectaciones que ha producido el conflicto armado en la salud mental de los guerrilleros que ingresan a la civilidad y en las modalidades
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Maldonado, Jorge Luis, and Alberto Luis Solimano. "Reflexiones sobre trauma, simbolización y dolor psíquico en un caso de neurosis y otro de psicosis." International Journal of Psychoanalysis (en español) 2, no. 5 (2016): 1359–85. http://dx.doi.org/10.1080/2057410x.2016.1380386.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Zugueib Neto, Jamil. "Do trauma individual ao trauma coletivo. Os Xiitas do sul do Líbano e os bombardeios israelenses 2006." Psicologia Revista 26, no. 1 (2017): 17. http://dx.doi.org/10.23925/2594-3871.2017v26i1p.17-40.

Full text
Abstract:
O artigo é uma síntese das pesquisas de campo realizadas com a comunidade xiita do sul do Líbano em 2008. Procurou-se averiguar a conexão e superposição do trauma individual ao trauma coletivo na luta de resistência à invasão das forças israelenses a suas terras. O grupo étno-confessional participa depois de décadas de uma conjuntura nacional de enfrentamentos mortíferos entre suas comunidades. De outro lado da fronteira, há Israel, o inimigo que depois de submeter sua região por vinte anos, volta a atacá-los em 2006. Foram registradas vinte entrevistas com indivíduos de ambos os sexos, cujas
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Freitas, Andréa Leão Leonardo-Pereira de, and Eliana Rigotto Lazzarini. "Trauma e prematuridade: o que fazer diante do nascimento inesperado de um bebê?" Estudos Interdisciplinares em Psicologia 11, no. 3 (2020): 138. http://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2020v11n3p138.

Full text
Abstract:
Este artigo propõe um estudo teórico acerca do nascimento prematuro como um evento traumático para o bebê e a sua família, especialmente para a mãe, que também pode ser considerada uma mãe prematura. Primeiramente, falaremos sobre o trauma no contexto específico do nascimento prematuro. O trauma do nascimento será apresentado como uma falha ambiental, que está relacionada à falta de provisão dos cuidados maternos, primordiais no estágio de dependência absoluta. Depois, apontaremos possibilidades de intervenção precoce, com o objetivo de evitar a cristalização da dor e do sofrimento psíquico oc
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Soares Santos, Eder. "Apontamentos sobre as angústias impensáveis em Winnicott." Revista de Filosofia Aurora 23, no. 33 (2011): 475. http://dx.doi.org/10.7213/rfa.v23i33.1582.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta alguns apontamentos sobre o tema das angústias impensáveis em Winnicott. Por um lado, mostrar-se-á que essas angústias não estão referidas às pulsões produzidas por um aparelho psíquico tal como é pensado por Freud. Trataremos, para tanto, da diferenciação que há para os temas da angústia, nascimento e sentimento de culpa em Freud e Winnicott. Por outro lado, indicar-se-á que as angústias impensáveis estão ligadas a traumas na temporalização humana, ou seja, a angústia impensável é experienciada como falha de confiabilidade na provisão ambiental em um momento em que, em e
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!