Academic literature on the topic 'Trinitární teologie'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Trinitární teologie.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Trinitární teologie"

1

Frývaldský, Pavel. "Ctirad Václav Pospíšil, I řekl Bůh: Trinitární teologie stvoření." AUC THEOLOGICA 10, no. 2 (February 2, 2021): 168–71. http://dx.doi.org/10.14712/23363398.2020.65.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Kočí, Martin. "Trinitární perspektiva teologie náboženství. Nástin přístupu k nekřesťanským náboženstvím v myšlení Gavina D’Costy." AUC THEOLOGICA 2, no. 2 (December 5, 2012): 61–86. http://dx.doi.org/10.14712/23363398.2015.41.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Da Silva, Maria Freire. "A linguagem trinitária de Novaciano." Revista de Cultura Teológica. ISSN (impresso) 0104-0529 (eletrônico) 2317-4307, no. 88 (December 26, 2016): 106. http://dx.doi.org/10.19176/rct.i88.30926.

Full text
Abstract:
A proposta deste artigo é analisar alguns elementos da linguagem trinitária no pensamento de Novaciano (200), suas contribuições e suas lacunas, que demonstram a escassez da própria linguagem sobre o mistério trinitário, no ambiente em que se encontra, e sua busca em dar uma resposta às heresias que fervilhavam ao seu redor. Trata-se de uma linguagem metafórica, poética para exprimir o que ele denomina de inexplicável ao discorrer sobre a transcendência divina. Pretende-se verificar a utilização dos conceitos cristológicos e pneumatológicos no desenvolvimento da semântica do mistério trinitário em sua Obra De Trinitate, demonstrando a influência de Tertuliano (155), e a relevância de sua teologia da Trindade para a elaboração da linguagem referente ao mistério de Deus no mundo ocidental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Prates, Lisaneos. "A Mística Trinitária." Revista de Cultura Teológica. ISSN (impresso) 0104-0529 (eletrônico) 2317-4307, no. 62 (June 27, 2013): 9. http://dx.doi.org/10.19176/rct.v0i62.15623.

Full text
Abstract:
A afirmação do cristianismo sobre a unidade trinitária que caracteriza o Deus revelado faz parte do conteúdo nuclear da fé cristã. Esta não é uma asseveração abstrata, mas, resultante de uma experiência histórica que foi sendo elaborada ao longo de séculos conforme o caminhar da Igreja. Nesta nossa reflexão queremos colocar em destaque a intrínseca relação entre a teologia trinitária e a mística trinitária partindo da convicção de que teologia e mística são distintas, porém, inseparáveis na tradição do pensamento cristão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ribeiro, Claudio De Oliveira. "PLURALISMO E TEOLOGIA." PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP 12, no. 29 (April 28, 2021): 331. http://dx.doi.org/10.25247/paralellus.2021.v12n29.p331-336.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Pfister, Mariana. "O DOGMA TRINITÁRIO E A TEOLOGIA POLÍTICA." INTERAÇÕES 15, no. 1 (July 10, 2020): 71–89. http://dx.doi.org/10.5752/p.1983-2478.2020v15n1p71-89.

Full text
Abstract:
Em O Reino e a Glória, o pensador italiano Giorgio Agamben procura demonstrar que o poder, forjado pela teologia cristã, apresenta-se por dois grandes paradigmas: teológico político e teológico econômico. A teologia política aponta não só para a origem estrutural que alicerça o Estado Moderno firmado sob conceitos teológicos, como também enfatiza a primazia do paradigma teológico econômico sobre o teológico político. É a partir dessa dupla estrutura advinda da teologia cristã que se consolida a máquina governamental na qual todo poder tipicamente soberano articula-se segundo essas duas polaridades, Reino e Governo, o poder de julgar e o exercício do julgamento, trindade imanente e trindade econômica. Ao buscar incansavelmente renovar essa clássica separação entre as “duas trindades”, Deus e sua práxis, Jürgen Moltmann parece observar, tal como Agamben, problemas na constituição da dogmática trinitária. Nosso objetivo é apresentar alguns pontos desse diálogo acerca da doutrina trinitária, cujo pano de fundo revela a crítica dos dois pensadores ao atual modo de governo, o teológico político.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Lima, Adriano Sousa. "A teologia trinitária como contribuição para o diálogo inter-religioso no pentecostalismo brasileiro." Estudos Teológicos 58, no. 2 (December 31, 2018): 436. http://dx.doi.org/10.22351/et.v58i2.3122.

Full text
Abstract:
O presente artigo reflete sobre a teologia trinitária como contribuição para o diálogo inter-religioso no pentecostalismo (Assembleias de Deus) brasileiro. A fé cristã confessa que Deus é Trindade, Deus é relação. O objetivo do texto é demonstrar que apenas uma teologia trinitária pode contribuir de forma eficaz para o diálogo inter-religioso no pentecostalismo. Tendo como referência os teólogos pentecostais Amos Yong e Stanley Horton e os teólogos reformados Jürgen Moltmann e Karl Barth, o autor demonstra que a relação entre o Pai, o Filho e o Espírito é a base para que pentecostais possam entrar em diálogo com outras religiões. Esse diálogo, como sempre, é proposto da perspectiva da fé e firmado na própria identidade cristã. O autor conclui que a teologia trinitária, na medida em que estabelece uma relação plena entre as pessoas da Trindade, é um elemento significativo para o diálogo inter-religioso no pentecostalismo brasileiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Mendes, Everaldo dos Santos. "Que é isto — A “comunidade estatal” em Edith Stein? Um estudo em Teologia e Direitos Humanos." Revista Pistis Praxis 6, no. 3 (September 13, 2014): 909. http://dx.doi.org/10.7213/revistapistispraxis.06.003.ds08.

Full text
Abstract:
Este estudo objetivou pesquisar a “comunidade estatal” como possibilidade de fundamento ontoteológico — Trinitário — do Estado em Edith Stein e suas interfaces com os Direitos Humanos. Por essa via, foi adotado o seguinte horizonte arqueológico: escavar os elementos soberania, povo e território e lançá-los à luz dos escritos de Edith Stein, de seus mestres e comentadores, com as pesquisas dos nossos dias sobre o Estado — o que fizemos por meio de uma pesquisa qualitativa de levantamento bibliográfico. No fenômeno da vida associada, só a comunidade (Gemeinschaft) pode abarcar a pessoa humana: corpo-psique-espírito. Por pessoa humana, compreendemos um eu consciente e livre, que, mergulhado em sua ambiguidade (ontológico-ética) e finitude, clama por ser-com o outro, via de acesso ao Outro: um mysterium tremendum — não como mero desejo do desejo de outrem —, na sua condição de ser-medicante de uma realização plena: mendicância de ser feliz, de ser infinito. Na visão orgânica do Estado, identificamos os aspectos espiritual (soberania), psíquico (povo) e corpóreo (território), e vimos que o Estado — uma pessoa, jurídica — necessita de um território do mesmo modo que uma pessoa, humana, precisa de um corpo para viver. Nos nossos dias, o Estado reclama como fundamento uma “comunidade estatal” e não um “contrato social”, como proclama o Estado Moderno. Na comunidade estatal, a soberania — condicio sine qua non — está para o Estado do mesmo modo que a liberdade está para a pessoa humana. Nos escritos de Edith Stein, a concepção cristã — Trinitária — de pessoa humana tem um papel fundamental. Trata-se de uma antropologia cristocêntrica, que apreende a complexidade do ser humano de modo subjetivo e intersubjetivo. Edith Stein mostra — ou melhor, confirma — uma extraordinária visão de conjunto, capaz de abarcar o particular sempre orientado ao universal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Žák, Lubomir, and Márcio Luiz Fernandes. "Ressonâncias teológicas da fenomenologia simbólica”: uma aproximação entre Edith Stein e Pavel A. Florenskij." Revista Pistis Praxis 8, no. 2 (September 13, 2016): 245. http://dx.doi.org/10.7213/revistapistispraxis.08.002.ds02.

Full text
Abstract:
O presente estudo examina os traços convergentes que permeiam o sistema de pensamento de Edith Stein e Pavel A. Florenskij em pontos relevantes para o diálogo entre fé e razão, filosofia e teologia e que em ambos conectam-se com a ideia da importância do método fenomenológico para a teologia, mas também, vice-versa, da relevância doutrinal da fé cristã e da teologia — em particular da teologia trinitária — por parte da filosofia. Faz-se referência aos elementos que nos mostram a fenomenologia como um pensamento consciente da dimensão simbólica do real e, por conseguinte, da simbolicidade da aproximação cognitiva aos fenômenos. Florenskij e Stein descrevem como a elaboração teológica em perspectiva simbólica exige a renúncia de compreender de modo exaustivo e, em termos definitivos, o mistério.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Ribeiro, Claudio De Oliveira. "Teologia, pluralismo e alteridade ecumênica." Teocomunicação 48, no. 1 (September 18, 2018): 110. http://dx.doi.org/10.15448/1980-6736.2018.1.30683.

Full text
Abstract:
O texto apresenta os resultados de pesquisa sobre aspectos teológicos do pluralismo com destaque para o tema da alteridade, levando em conta o dado crítico de que as aberturas fundamentais para o “outro” precisam considerar efetivamente os diferenciais de poder que marcam as relações sociais e políticas.Metodologicamente, foram dados os seguintes passos: (i) análise da necessidade de identificação das dimensões de alteridade a partir da explicitação dos diferenciais de poder que marcam os processos de interculturalidade e as diferentes relações, inclusive inter-religiosas, (ii) explicitação da noçãobíblica de alteridade a partir das relações básicas da antropologia teológica que constituem o ser como humano, (iii) indicação da abertura ao diálogo e a prática interativa que a visão trinitária da fé cristã oferece, inclusive para práticas sociais democráticas e participativas e visões eclesiais marcadas pelacomunhão, e (iv) uma identificação do valor de uma mística de alteridade que reforce perspectivas utópicas e doadoras de sentido para os grupos sociais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Trinitární teologie"

1

Costa, Júnior Josias da. "Celebração da vida Vitalidade e mística na pneumatologia trinitária em Jürgen Moltmann." Universidade Metodista de São Paulo, 2004. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/372.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-08-03T12:20:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Josias da Costa Junior.pdf: 337207 bytes, checksum: 9d192365ef1252285fc87e97f084f426 (MD5) Previous issue date: 2004-06-17
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
This dissertation is a study about Jürgen Moltmann s theology, in the particular your pneumatology. In the first moment was privileged your historical-pneumatology trajectory through their two great theological productions. In the second moment the goal is to comprehend Spirit of life from the experience and of your action in the history. It is when they emerge the vitality categories and mystic, sometimes taken over explicitly sometimes implicitly by the theologian of Hamburg. In the third moment the goal is to emphasize the concrete side of your pneumatology, through the freedom themes, justice and life.(AU)
Esta dissertação é um estudo sobre a teologia de Jürgen Moltmann, em particular a sua pneumatologia. No primeiro momento foi privilegiada a sua trajetória históricopneumatológica através das suas duas grandes produções teológicas. No segundo momento o objetivo é compreender o Espírito da vida a partir da experiência e da sua ação na história. É quando emergem as categorias vitalidade e mística, ora assumidas explicitamente ora implicitamente pelo teólogo de Hamburgo. No terceiro momento o objetivo é enfatizar o lado concreto da sua pneumatologia, através dos temas liberdade, justiça e vida.(AU)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Meira, André Luiz Bordignon. "A Kénosis Trinitária como manifestação da misericórdia." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2017. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20751.

Full text
Abstract:
Submitted by Filipe dos Santos (fsantos@pucsp.br) on 2017-12-21T11:25:50Z No. of bitstreams: 1 André Luiz Bordignon Meira.pdf: 1061985 bytes, checksum: 1260c444d7db67b0e62e1954a8f35fda (MD5)
Made available in DSpace on 2017-12-21T11:25:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 André Luiz Bordignon Meira.pdf: 1061985 bytes, checksum: 1260c444d7db67b0e62e1954a8f35fda (MD5) Previous issue date: 2017-12-15
Trinitarian kenosis in Christ’s event allows to grasp Church’s practice based in the perichoretic trinitarian relationship of Trinity’s donation in history. The fundamental issue lies within the drama of God and human relationship, where God donates Himself to be near the human being. Church’s practice is then understood as a merciful and loving pastoral. God’ mercy to human being, from Balthasar’s discussion of kenosis and Trinity reveals kenosis as an expression of Trinity’s mercy. Theological reflection allows to search for new paradigms that might address God in our times. This study explored Hans Urs von Balthasar’s theology, especially in his text Misterium Paschale, to study God’s will that, in His kenosis, in each person of Trinity, seeks for human beings in a loving and merciful action. People in our times, despite technological progress, seem to be distant to each other, developing a merciless awareness. Thus, reflections produced by this study search in Balthasar’s theology what is revealed by Christ in His incarnation, death, and resurrection: a lowering of God, kenotic, of a total annihilation of His divinity, to manifest all His Mercy to human person. God, in His freedom, chooses to be present in the drama of human life, despite humanity’s sufferings, and leads the Church to a mystic and merciful practice
A Kénosis trinitária possibilita, no evento Cristo, compreender a prática da Igreja baseada na relação pericorética intratrinitária da doação da Trindade na história. A questão fundamental está na relação entre Deus e o ser humano, na dramática, em que Deus doa a Si mesmo para estar próximo do ser humano. A prática eclesial passa a ser compreendida numa pastoral misericordiosa e amorosa. A misericórdia de Deus para com o ser humano na discussão da Kénosis e a Trindade, a partir de Balthasar, evidencia a Kénosis como manifestação da misericórdia da Trindade. A reflexão teológica proporciona buscar novos paradigmas que possam falar de Deus nos tempos em que vivemos. Este estudo buscou na teologia de Hans Urs von Balthasar, em especial na sua obra Misterium Paschale, estudar a vontade divina que na sua Kénosis, de cada Pessoa da Trindade, buscar o ser humano, como um gesto de amor e de misericórdia. As pessoas em nossos tempos, mesmo com os avanços tecnológicos, parecem distanciar-se um das outras, o que forma uma consciência sem misericórdia. Portanto, as reflexões realizadas neste trabalho buscam na Teologia de Balthasar o que o Cristo nos revela na sua encarnação, morte e ressurreição: um rebaixamento de Deus, kenótico, de total aniquilar de sua divindade para manifestar toda a sua misericórdia à pessoa humana. Deus na Sua liberdade escolhe estar presente na dramática da vida humana, mesmo diante do sofrimento da humanidade, e conduz a Igreja a uma mística e prática misericordiosa
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Francisco Arcanjo da. "A cruz como evento trinitário no pensamento de Jürgen Moltmann." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2014. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18349.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-29T14:27:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Francisco Arcanjo da Silva.pdf: 1481200 bytes, checksum: 1fb0a85bbb96e822eab762e7ec38c4d0 (MD5) Previous issue date: 2014-09-11
At the thought of Jürgen Moltmann, this research develops an approach to the theology of the cross, giving the cross as Trinitarian event. In his Trinity and the Kingdom of God works , Moltmann interprets an open Trinitarian doctrine. Doctrine sensitive to history with its vicissitudes, falls and uplifting, aches and cross. The understanding of Christian dogma is central, because it is the essence of the Christian faith. In The Crucified God , expressed radical love of God that is understood in its pathos revealed in Jesus Christ, presented in the understanding of crucifixion as an inner Trinitarian event between the Father and the Son, where what happens on the cross was an event between God and God. This work also permeates the entire dissertation. The Kingdom of God, radical content of the Trinitarian theology of Moltmann, appears on the Christology of the Way of Jesus Christ. The reflection made this book points out the route of the Father, the Son, is in the story, and the path of history that in Christ, God intended for. This approach explains the uniqueness of the Christian God who creates saves and sanctifies man and all creation. In The Spirit of Life , Moltmann develops his pneumatology. It is stated that in His Spirit, God is not outside but within the human heart and their experiences. Also develops an eschatology that read in Trinitarian perspective points the future as the reality that illuminates the past and the present of history and life. Hence the fellowship with Christ means suffering and active participation in the history of God. Your criterion is the story of the crucified and risen Christ. It is, in this approach, a hermeneutic thought of Jürgen Moltmann. The main objective is to demonstrate the theology of the cross in his Trinitarian view showing the cross of Christ as the foundation and criticism of Christian theology
A partir do pensamento de Jürgen Moltmann, esta pesquisa desenvolve uma abordagem sobre a Teologia da Cruz, atribuindo a cruz como evento trinitário. Em sua obra Trindade e Reino de Deus, Moltmann interpreta uma doutrina trinitária aberta. Doutrina sensível à história com as suas vicissitudes, quedas e soerguimentos, dores e cruz. A compreensão da dogmática cristã é central, pois, trata-se do essencial da fé cristã. Em O Deus crucificado, expressa radicalidade do amor de Deus que se entende sob o seu pathos revelado em Jesus Cristo, apresentado na compreensão da crucificação como um acontecimento trinitário interior entre o Pai e o Filho, onde o que acontece na cruz foi um acontecimento entre Deus e Deus. Esta obra perpassa toda a dissertação. O Reino de Deus, conteúdo radical da teologia trinitária de Moltmann, aparece na cristologia do Caminho de Jesus Cristo. A reflexão feita nesse livro aponta o itinerário do Pai que, no Filho, vem ao encontro da história, e o caminho da história que, em Cristo, se destina para Deus. Esta abordagem explicita a singularidade do Deus cristão que cria salva e santifica o homem e toda a criação. Em O Espírito da Vida, Moltmann desenvolve sua pneumatologia. Afirma-se que no seu Espírito, Deus nunca está fora, mas dentro do coração humano e em suas experiências. Desenvolve-se ainda uma escatologia que, lida em perspectivas trinitárias, aponta o futuro como a realidade que ilumina o passado e o presente da história e da vida. Donde a irmandade com Cristo significa o sofrimento e a participação ativa na história deste Deus. Seu critério é a história do Cristo crucificado e ressuscitado. Encontra-se, nessa abordagem, uma hermenêutica do pensamento de Jürgen Moltmann. O objetivo principal é demonstrar a teologia da cruz em sua perspectiva trinitária, apresentando a cruz de Cristo como base e crítica da teologia cristã
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Bebber, Rogério Santos. "Pluralismo religioso em questão: a teologia de Jacques Dupuis e suas repercussões." Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2012. https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5478.

Full text
Abstract:
Submitted by isabela.moljf@hotmail.com (isabela.moljf@hotmail.com) on 2017-07-31T13:17:13Z No. of bitstreams: 1 rogeriosantosbebber.pdf: 1821298 bytes, checksum: ebc7e8dd85d21302b8f0f06ce4cd5e7b (MD5)
Approved for entry into archive by Adriana Oliveira (adriana.oliveira@ufjf.edu.br) on 2017-08-08T18:27:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 rogeriosantosbebber.pdf: 1821298 bytes, checksum: ebc7e8dd85d21302b8f0f06ce4cd5e7b (MD5)
Made available in DSpace on 2017-08-08T18:27:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 rogeriosantosbebber.pdf: 1821298 bytes, checksum: ebc7e8dd85d21302b8f0f06ce4cd5e7b (MD5) Previous issue date: 2012-08-28
Uma questão atual para a teologia das religiões é como articular o cristocentrismo da fé católica com o pluralismo religioso de princípio. Jacques Dupuis responde propondo, por meio de uma cristologia trinitária e do Espírito, uma consideração mais ampla da salvação que garanta a constitutividade do evento-Cristo, mas integre as economias do Lógos ásarkos e do Espírito no único desígnio salvífico. Ao desvelar a dimensão teocêntrica do inclusivismo Dupuis abre-o à relacionalidade e à complementaridade interreligiosa, bem como reconhece às tradições religiosas a “mediação” da salvação para os seus fieis. A ortodoxia reage reafirmando a doutrina tradicional da Igreja. O modelo teológico de Dupuis, ao mesmo tempo em que prenuncia uma nova possibilidade de configuração histórica para o cristocentrismo, vitaliza o debate teológico. Em torno destas questões gira esta dissertação.
A current issue for theology of religions is to articulate the christ-centrism of catholic faith with religious pluralism of principle. Jacques Dupuis responds by proposing, through a Trinitarian spirit Christology, a wider consideration of salvation that guarantees the constitutivity of Christ event, but integrates the economies of the Lógos ásarkos and the Spirit in the only plan salvation. Bay revealing the scale of theocentric inclusivism Dupuis opens them to relationality and complementarity interfaith as well as recognizes from religious traditions the "mediation" of salvation for the faithful. Orthodoxy reacts by reaffirming the traditional doctrine of the Church. The theological model of Dupuis at the same time that portends the possibility of a new historical configuration to christ-centrism vitalizes the theological debate. This thesis revolves around these issues.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Nienov, Ricardo. "Onde está o espírito do senhor ali reina a liberdade: fundamentação pneumatológica e trinitária da liberdade em Jürgen Moltmann." Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2014. http://hdl.handle.net/10923/5901.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-04T17:46:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 000458437-Texto+Completo-0.pdf: 929078 bytes, checksum: 5be92a242fbc3d9545ee5261c596cd42 (MD5) Previous issue date: 2014
In this research paper, the theme to be approached is freedom. It will be covered in different aspects, since the view in the society, in different history times, passing by biblical dimension, to culminate in Christian understanding. This last one is the great interest from this development, because it is it the truth and authentic human freedom. The release of the human being is only possible and complete through the Christian perspective, for both it is necessary to look with affection to the person Jesus, the greatest reference of freedom to men and women. He becomes a model in the moment that He lets to be guided by the Spirit of God, i. e. , the Holy Ghost. We contemplated many authors, but the centrality is in theologian Jürgen Moltmann, that has a theology deeply imbued in the spirit, mainly in the book “The Life’s Spirit: a full pneumatology (O Espírito da Vida: uma pneumatologia integral). In this work he highlights the vitality that the spirit brings to the person, becoming him or her able to live his or her freedom, letting to be a slave and making him or her free in all its fullness. The three freedoms quoted and understood by Moltmann are defined as: free domain, communion and future. The first one, according to him, own from the bourgeois world; the second one in the construction of a fraternal society, in which we are all siblings and as such a living for others.However, the fullness exists, according to the author, in the future, where we book the real human freedom, it is the Sky Kingdom, in which the humanity lives what Jesus lived, in other words, the resurrection experience, the definite victory from good above evil, from life to death. All of this as a work from the Holy Ghost, the spirit of God, that makes the humanity live to freedom and not more to slavery, as stated in Gálagas 5,1: “it was for freedom that Christ set us free”, or as suggested in this work title, from Letter of Paul to the Corinthians: “where the Spirit of God is, there reigns freedom. ”
Neste trabalho de pesquisa, o tema a ser abordado é a liberdade. Ela será contemplada sob diferentes aspectos, desde a visão na sociedade, em diferentes períodos da história, passando pela dimensão bíblica, para desembocar na compreensão cristã. Esta última é o grande interesse desse desenvolvimento, pois é ela a verdadeira e autêntica liberdade humana. A libertação do ser humano só é possível e plena mediante a perspectiva cristã, para tanto é preciso olhar com carinho para a pessoa de Jesus, a maior referência de liberdade para os homens e mulheres. Ele torna-se modelo no instante que se deixa conduzir pelo Espírito de Deus, isto é, o Espírito Santo. Contemplamos vários autores, mas a centralidade toda está no teólogo Jürgen Moltmann, o qual tem uma teologia profundamente imbuída do espírito, principalmente no livro O Espírito da Vida: uma pneumatologia integral. Nesta obra ele ressalta a vitalidade que o espírito gera na pessoa, tornando-a capaz de viver a sua liberdade, deixando de ser escrava e fazendo-a livre em toda sua plenitude. As três liberdades citadas e compreendidas por Moltmann, ele as define como: liberdade de domínio, comunhão e de futuro. A primeira, segundo ele, própria do mundo burguês; a segunda na construção de uma sociedade fraterna, na qual todos são irmãos e como tal uns vivem para com os outros.Todavia, a plenitude existe, segundo o autor, no futuro, aonde se reserva a verdadeira libertação humana, esta no Reino dos Céus, em que a humanidade vivencia o que o Jesus também viveu em si mesmo, ou seja, a experiência da ressurreição, vitória definitiva do bem sobre o mal, da vida sobre a morte. Tudo isto como obra do Espírito Santo, o espírito de Deus, o qual faz a humanidade viver para a liberdade e não mais a escravidão, pois como diz em Gálalas 5,1: “foi para a liberdade que Cristo nos libertou”, ou como nos sugere o título deste trabalho, a partir da Carta de Paulo aos Coríntios: “onde está o Espírito do Senhor, ali reina a liberdade”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Morais, Francisco Sales de. "A evolução do dogma trinitário na igreja antiga (sec. I a V)." Universidade Católica de Pernambuco, 2011. http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/888.

Full text
Abstract:
Submitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2017-10-09T18:38:22Z No. of bitstreams: 1 dissertacao_francisco_sales.pdf: 920226 bytes, checksum: 4058a91cccaccbf259d22c8daae5694c (MD5)
Made available in DSpace on 2017-10-09T18:38:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacao_francisco_sales.pdf: 920226 bytes, checksum: 4058a91cccaccbf259d22c8daae5694c (MD5) Previous issue date: 2011-01-20
This present text aims to investigate the evolution of the Trinitarian tent in the early church:the understanding that the early Fathers of the Trinity had while attempting to provide answers the h resies that rose up from the event Jesus Christ, above all, especially as regards his divinity – as well as the divinity of the Holy Spirit. These are positions taken by the Church in two separate significant stages of cultural production of the meaning of the Trinity,but with the same purpose. It followed up after the Councils of Nicea and Constantinople the effort of some priests, especially of St. Augustine in the systematization of the Trinitarian tent. We assume that are the internal heresies in the Church who are provoking the deepening and systematization of Trinitarian tent. Thus this present work searches the unity from the Augustinian analysis of the Trinity and the support that this is the main "church fathers".
O presente texto tem por objetivo investigar a evolução do dogma trinitário na igreja antiga: a compreensão que os primeiros padres tiveram da Trindade enquanto tentativa de dar respostas às heresias que se insurgiram a partir do evento Jesus Cristo, sobretudo, no que diz respeito a sua divindade – como também da divindade do Espirito Santo. Trata-se de posições tomadas pela Igreja em dois momentos significativos da produção cultural do significado da Trindade, mas com a mesma finalidade. Sucede-se depois dos concílios de Nicéia e Constantinopla o esforço de alguns padres, sobretudo de Santo Agostinho, na sistematização do dogma trinitário. Partimos do princípio de que são as heresias internas na Igreja que vão provocando a sistematização e aprofundamento dos dogmas trinitários. Assim, o presente trabalho busca a unidade a partir da análise agostiniana de Trindade e o respaldo que esta encontra nos principais "padres da Igreja".
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Rodrigo Antonio da. "A Igreja entendida como comunhão a partir da relação trinitária e suas implicações na atual vida eclesial." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2018. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21515.

Full text
Abstract:
Submitted by Filipe dos Santos (fsantos@pucsp.br) on 2018-10-22T12:32:04Z No. of bitstreams: 1 Rodrigo Antonio da Silva.pdf: 763487 bytes, checksum: 6fbcd6c5dfe59659585620883c9ebf44 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-10-22T12:32:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rodrigo Antonio da Silva.pdf: 763487 bytes, checksum: 6fbcd6c5dfe59659585620883c9ebf44 (MD5) Previous issue date: 2018-09-05
Hermetic definitions about the Church can not to express the fullness of her Mystery. Overcoming the vision of juridical emphasis, the ecclesiology developed from the Second Vatican Council takes the theological way of the first millennium and rescues aspects, images and notions that complement each other. The Church recognizes herself as being a mystery: desired by God, she has her foundation, life and destiny in the Trinity. Your life should express Trinitarian communion. It is the new People of God who walk in communion with each other and with God towards the heavenly homeland. Evidently, this vision rescued and renewed in the Council brings with it new ecclesial relations ad intra and ad extra. The Ecclesiology of Communion, along with other important images and definitions, still seems to lack more attention and also remains with an immense open field of practical applications in the ecclesial life. The present dissertative text intends to explore the foundations and relevance of this ecclesiology for the present time and the possible implications already observed in some scenarios of the Church. For this purpose, the author offers the results of the research in three moments: first, he presents the fundamental biblical concepts that relate to the ecclesiology of communion: community, communion and People of God. Next, the contrast between the juridical ecclesiology characteristic of the second millennium and the paradigm shift present in the Dogmatic Constitution Lumen Gentium, as well as some advances achieved in the trinitarian and ecclesiological theologies in the post-Council, is made. Finally, the focus is on some of the ecclesial articulations developed in recent years: the dialogue movement in the internal and external spheres of the Church, the reception in Latin America, as well as the perspectives opened from the pontificate of Pope Francis
Definições herméticas a respeito da Igreja não conseguem expressar a totalidade do seu Mistério. Superando a visão de ênfase jurídica, a eclesiologia desenvolvida a partir do Concílio Vaticano II se coloca na via teológica do primeiro milênio e resgata aspectos, imagens e noções que se complementam. A Igreja se reconhece como sendo mistério: desejada por Deus, ela tem seu fundamento, vida e destino na Trindade. Sua vida deve expressar a comunhão trinitária. Trata-se do novo Povo de Deus que caminha em comunhão entre si e com Deus rumo à pátria celeste. Evidentemente, esta visão resgatada e renovada no Concílio traz consigo novas relações eclesiais ad intra e ad extra. A Eclesiologia de Comunhão, ao lado de outras importantes imagens e definições, ainda parece carecer de maior atenção e também permanece com um imenso campo aberto de aplicações práticas na vida eclesial. O presente texto dissertativo pretende explorar os fundamentos e a relevância desta eclesiologia para a atual época e as possíveis implicações já observadas em alguns cenários da Igreja. Para tal intento, o autor dispõe o resultado da pesquisa em três momentos: primeiramente, apresenta os conceitos bíblicos fundamentais que se relacionam com a eclesiologia de comunhão: comunidade, comunhão e Povo de Deus. Em seguida, é feito o contraste entre a eclesiologia jurídica característica do segundo milênio e a mudança de paradigma presente na Constituição Dogmática Lumen Gentium, além de alguns avanços alcançados nas teologias trinitária e eclesiológicas no pós-Concílio. Por fim, o olhar é voltado para algumas das articulações eclesiais desenvolvidas nos últimos anos: o movimento de diálogo nos âmbitos interno e externo da Igreja, a recepção na América Latina, bem como as perspectivas abertas a partir do pontificado do Papa Francisco
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Kočí, Martin. "Trinitární perspektivy teologie náboženství. Nástin přístupu k nekřesťanským náboženstvím v myšlení Gavina D'Costy." Master's thesis, 2011. http://www.nusl.cz/ntk/nusl-296016.

Full text
Abstract:
The Trinitarian Perspectives of the Theology of Religions. The Outline of the Approache to the Non-christian Religions in Gavin D'Costa. This thesis presents an analysis of the theological work of British Catholic theologian Gavin D'Costa in the field of theology of religions. The goal of this study is the presentation of D'Costa's huge contribution to the theology of religions and critical examination of his constructive theological concept of Trinitarian Theology of Religions. In the first chapter we provide an introduction to the thought of Gavin D'Costa. We point out his philosophical and theological presuppositions, we go through his most important books and above all we introduce preliminary remarks about his theology of religions, i.e. conception of the relationship between systematic theology, theology of religions and religious studies and the notion of religion in D'Costa. The second chapter classifies D'Costa's approach within the context of contemporary theology of religions. We deal with D'Costa's critique of pluralism, inclusivism and exclusivism. Especially, the D'Costa's polemic with his former teacher John Hick is at the centre of our attention. In the third chapter we consider D'Costa's own paradigm of theology of religion which is based on the Trinitarian faith as well as respectful...
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Fiedler, Eduard. "Po stopách trinitární christologie: Christologická analýza vybraných textů Klause Hemmerleho v kontextu jeho života a působení." Master's thesis, 2018. http://www.nusl.cz/ntk/nusl-390338.

Full text
Abstract:
The primary aim of this thesis "Towards the trinitarian christology: Christological analysis of Klaus Hemmerle's writings in the context of his life and work" is to concern the most important christological themes of Klaus Hemmerle's (1929-1994) philosophical and theological work. At the same time, in the context of author's life and work the debate over the way metaphysics and christology relate to each other will be taken into account. Hemmerle's most known essay "Theses for a Trinitarian Ontology" (Thesen zu einer trinitarischen Ontologie) deals with the problem of new genuinely christian trinitarian ontology. The christological assumptions of this approach will be discussed in our thesis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Duarte, Joana Rodrigues Soares Franco Beirão Teixeira. "Unidade na diversidade e diversidade na unidade : communio e as suas consequências em Gisbert Greshake." Master's thesis, 2019. http://hdl.handle.net/10400.14/28836.

Full text
Abstract:
Nesta dissertação, a partir da concepção teológica de Gisbert Greshake, olha-se a essência de Deus trinitário como communio. A communio permite olhar a essência de Deus como integradora da unidade e da pluralidade, uma vez que Deus é um, em três pessoas. A unidade diferenciadora e a pluralidade unificadora permitem viver numa dinâmica semelhante à de Deus communio. A communio é, então, o paradigma para a forma como devem ser pensados e vividos a criação, o ser humano e a Igreja. Desta forma, retiram-se as consequências da fé trinitária, concebendo as implicações para a cosmologia teológica, a antropologia filosófica e a eclesiologia.
This dissertation focuses on Gisbert Greshake's theological conception of the essence of the Trinitarian God as communio. Communio allows one to perceive the integration of God's unity and plurality as God is one in three persons. This differentiating unity and unifying plurality is the paradigm for the way in which creation, the human being and the Church must be thought and lived. As such, the consequences of the Trinitarian faith are discovered, and the implications for theological cosmology, philosophical anthropology and ecclesiology are conceived.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Trinitární teologie"

1

Ética e Estética na Teologia Trinitária de Bruno Forte. Curitiba, Brazil: Brazil Publishing, 2018.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography