Academic literature on the topic 'Tripla hélice'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Tripla hélice.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Tripla hélice":

1

Bueno, Newton Paulo. "Instituições e políticas para o desenvolvimento tecnológico regional na nova economia do conhecimento: uma análise para o Brasil utilizando o modelo da tripla hélice." Revista Gestão & Tecnologia 17, no. 4 (December 20, 2017): 13–42. http://dx.doi.org/10.20397/2177-6652/2017.v17i4.1250.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
O crescimento da riqueza e do bem-estar em países ou regiões na nova economia do conhecimento só pode ser alcançado por meio da promoção da cultura da inovação e da competitividade dos empreendimentos e das instituições técnico-científica que lhes são associadas. A combinação de competição e cooperação, vital para viabilizar o que se podem chamar de espaços interativos de aprendizagem entre governo, setor privado e universidades, entretanto, dificilmente emerge de forma espontânea. A experiência internacional ensina que para construir esses espaços é necessário o estabelecimento de uma tripla hélice entre governos, setor privado e universidades. O capítulo reconstitui o desenvolvimento de sistemas regionais de inovação, como o do Vale do Silício americano e dos parques tecnológicos em São Paulo, indicando como usar o modelo da tripla hélice para facilitar o desenvolvimento de sistemas de inovação em outras regiões do país.
2

Cardoso, Eduardo Luiz, Cleber Cristiano Prodanov, Eric Charles Henri Dorion, Cristine Hermann Nodari, and Cassiane Chais. "Análise do setor audiovisual do sul do Brasil sob a perspectiva da inovação." Nova Economia 27, no. 2 (August 2017): 185–211. http://dx.doi.org/10.1590/0103-6351/2996.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Resumo: Esta pesquisa objetivou identificar o modelo atual da produção do setor audiovisual, considerando as atividades de TV, vídeo e cinema, no estado do Rio Grande do Sul, aplicando o modelo da Hélice Tripla, em função dos declínios de investimentos públicos e privados, que deslocaram o estado para 11ª posição no setor na indústria criativa. Com abordagem qualitativa, o estudo exploratório utilizou entrevistas em profundidade com roteiro semiestruturado aplicado a atores do setor da produção do audiovisual entre as esferas da indústria, governo e universidade, sob a perspectiva da inovação. Os resultados finais indicaram que o setor audiovisual, no estado do Rio Grande do Sul, não pode ser considerado um sistema de inovação, mas seu modelo de setor se encontra em processo de evolução, partindo de uma combinação de modelos anteriores, parte estadista e parte laissez-faire se direcionando ao modelo da teoria da Hélice Tripla. Apontam-se, oportunidades de trabalhos futuros.
3

Reis, José Eduardo dos, Antonio Carlos Lopes Silva, Leandro Innocentini Lopes de Faria, and Roniberto Morato do Amaral. "O MODELO DE HÉLICE TRIPLA NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO E PRIVADO." Revista Cereus 9, no. 3 (September 1, 2017): 81–97. http://dx.doi.org/10.18605/2175-7275/cereus.v9n3p81-97.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Dagnino, Renato. "A Relação Universidade-Empresa no Brasil e o "Argumento da Hélice Tripla"." Revista Brasileira de Inovação 2, no. 2 (August 17, 2009): 267. http://dx.doi.org/10.20396/rbi.v2i2.8648874.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
A relação universidade-empresa (relação U-E) é abordada tendo como guia o “argumento da Hélice Tripla” (argumento HT), entendido como combinação de duas correntes de pensamento elaboradas nos países avançados — a “Segunda Revolução Acadêmica” e a que ressalta a importância das relações com o entorno na competitividade das empresas — e de uma proposição de Política Científica e Tecnológica (PCT) — os Pólos e Parques Tecnológicos — delas decorrente. Analisando a evolução das interpretações sobre a relação U-E na América Latina — os marcos de referência utilizados, as posturas analíticas ou disciplinares, sua influência junto à comunidade de pesquisa e na elaboração de PCT — mostra-se como o argumento HT contribuiu para que a interpretação que até o final dos anos 1980 era dominante perdesse influência e como o debate em curso entre essas duas atuais posições parece encaminhar-se. Por oferecer um padrão para análise crítica das mudanças nos modelos explicativo e normativo-institucional da PCT em países avançados e periféricos, o argumento HT pode informar novas interpretações, mais aderentes ao cenário de democratização ora em construção no País.
5

Rego, Danilo, and Boaz Oliveira. "Uma nova visão da tripla hélice do DNA: parâmetros estruturais, espectroscópicos e eletrônicos de ligações de hidrogênio para os emparelhamentos de Watson-Crick e Hoogsteen." Semina: Ciências Exatas e Tecnológicas 41, no. 1 (June 20, 2020): 59. http://dx.doi.org/10.5433/1679-0375.2020v41n1p59.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Através dos cálculos B3LYP/6-31+G(d,p), as estruturas intermoleculares da dupla e tripla hélices do DNA formadas por Timina (T) Adenina (A) foram totalmente otimizadas. Com base na análise de parâmetros estruturais, modos vibracionais e intensidades de absorção no espectro de infravermelho, foram identificadas ligações de hidrogênio entre as bases purina e pirimidina. Pela transferência de carga entre os orbitais de fronteira HOMO e LUMO respectivamente do receptor e doador de prótons, a aplicação dos protocolos NBO e ChElPG proporcionaram resultados insatisfatórios. Todavia, todas as ligações de hidrogênio foram caracterizadas através de descritores QTAIM, pelos quais novos perfis intermoleculares foram obtidos tanto para a dupla (TA) quanto para a tripla (TAT) hélices do DNA.
6

Rodrigues, Flávia Couto Ruback, and Rodrigo Gava. "CAPACIDADE DE APOIO À INOVAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS E DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS NO ESTADO DE MINAS GERAIS: UM ESTUDO COMPARATIVO." REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre) 22, no. 1 (April 2016): 26–51. http://dx.doi.org/10.1590/1413-2311.0282015.5445.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
RESUMO A Teoria da Hélice Tripla (HT) descreve o modelo de inovação com base na relação governo-universidade-indústria. Nesse contexto, as atribuições dos Institutos Federais (IFs) e das Universidades Federais (UFs) vão além do ensino e pesquisa, pois eles incorporam a responsabilidade de colaborar para o desenvolvimento econômico por meio da criação de conhecimento científico e tecnológico aplicado, contribuindo diretamente para a inovação. Com a finalidade de gerir a política de inovação e propriedade intelectual dessas Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), a Lei de Inovação criou os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) como uma interface entre as ICTs e o ambiente produtivo. Assim sendo, o objetivo deste artigo foi analisar, comparativamente, o apoio à inovação e transferência de tecnologia dos IFs e das UFs situados em Minas Gerais. Para isso, foram entrevistados os coordenadores dos NITs dos IFs e das UFs no estado. Também foram utilizadas fontes documentais, tais como regulamentos e regimentos. Por meio das análises realizadas, concluiu-se que a capacidade de apoiar a inovação tanto nos IFs quanto nas UFs ainda é insuficiente, o que pode ser comprovado pelos resultados de pesquisa e inovação das referidas ICTs. Devido à pouca maturação dos IFs, seus resultados naturalmente são incipientes e sua dificuldade de aproximação do setor produtivo, na visão dos entrevistados, é maior nesse ambiente do que nas UFs. Às Universidades, cabe atuar no sentido de aumentar a sinergia com os demais atores da Hélice Tripla, com vistas a aprimorar seus resultados relativos à inovação.
7

Ramos Rodríguez, Alejandro Emilio, Elaine Artigas Pérez, and Aimara Brito Montero. "Ciência e inovação na consulta de municípios inteligentes para o desenvolvimento local sustentável." DRd - Desenvolvimento Regional em debate 10, ed.esp. (October 23, 2020): 7–39. http://dx.doi.org/10.24302/drd.v10ied.esp..3107.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
A conquista de um município inteligente para um desenvolvimento local sustentável tomando como referencia a mudança de época histórica e o conceito de revolução que desde as suas primeiras propostas indica Castro (2000, p. 3) “[…] o sentido do momento histórico; é mudar tudo o que deve ser mudado […]”, leva a pensar e agir de forma diferente nos campos da ciência e inovação, treinamento e extensão. Todo modelo de desenvolvimento eticamente orientado deve ser caracterizado por ser: inclusivo, humano, sustentável, participativo, equitativo, autogerenciável e abrangente, princípios essenciais a ter em conta na construção do município que pretende, neste caso, o que se chama de município inteligente para o desenvolvimento local sustentável. Neste propósito, seu design não vem só da academia com suas funções de ciência e inovação, treinamento e extensão, mas além de se integrar ao seu meio ambiente conformado pela tripla hélice social para o desenvolvimento – Universidade – Governo -Comunidade -, com o objetivo de sistematizar com a participação dos atores do tripla hélice social para o desenvolvimento, os fundamentos teóricos metodológicos que sustentam o modelo de município inteligente e seu desenvolvimento sustentável na amplia e diversa bibliografia que se refere ao desenvolvimento, para mais tarde e com o uso de outras oficinas de pesquisa determinar os fundamentos teóricos e metodológicos do modelo que se deseja para o nosso contexto. Neste propósito o estudo faz parte da abordagem da teoria crítica. A metodologia utilizada é a pesquisa-ação participativa e como instrumentos a oficina investigativa e a construção social a partir do diálogo de atores. Palavras-chave: Ciência e Inovação. Município inteligente. Desenvolvimento Local Sustentável.
8

Garcia, Jéssica, Issa Ibrahim Berchin, Felipe Fernandez, Ana Clara Medeiros Da Silveira, Wellyngton Silva De Amorim, Andreia De Simas Cunha Carvalho, José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra, and Rogério Santos Da Costa. "PRIMEIRA ESCOLA SOLAR DO BRASIL, O PROJETO PROMOÇÃO DA GERAÇÃO RENOVÁVEL DE ELETRICIDADE NA AMÉRICA DO SUL E SEUS IMPACTOS." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 4 (December 16, 2015): 72. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v4e0201572-89.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
O objetivo deste estudo é analisar o impacto da implementação da primeira escola solar no Brasil, desenvolvida no âmbito do projeto Promoção da geração renovável de eletricidade na América do Sul (REGSA). Para alcançar este objetivo, a técnica de pesquisa empregada envolveu entrevistas em profundidade com questionários semiestruturados que foram aplicados em 8 pessoas as quais tiveram alguma relação com o projeto, ou pertencem à comunidade local. Entre os entrevistados, estão membros do governo, da comunidade, membros do REGSA na Unisul e empresas locais. Teve especificamente como objetivo analisar o impacto alcançado em três níveis: a) transferência de tecnologia; b) desenvolvimento sustentável; e c) participação na tripla hélice. Os resultados mostraram que em todas as três esferas de análise, referentes aos objetivos específicos, o projeto REGSA teve um impacto positivo.
9

Lima, Larisse Araújo, Thiago Lara Fernandes, Luiza Xavier da Silva Tenório, Marcio Lima da Silva, Rafael Benjamin Werneburg Evaristo, Grace Ferreira Ghesti, and Adriana Regina Martin. "SINOPSE DO CENÁRIO CERVEJEIRO: O ADVENTO DA PRODUÇÃO E O MERCADO NA REGIÃO CENTRO OESTE." Cadernos de Prospecção 10, no. 4 (December 29, 2017): 650. http://dx.doi.org/10.9771/cp.v10i4.23041.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
<p>Recentemente a fabricação de cervejas artesanais tem ganhado grande repercussão em todo país, principalmente no que concerne a produção oriunda das microcervejarias colaborativas. O surgimento de novos rótulos, a elaboração de novos sabores e até mesmo o desenvolvimento de novos equipamentos utilizados no processo produtivo de cervejas tem contribuído significativamente para a disseminação das informações tecnológicas do setor assim como o fortalecimento dos produtos cervejeiros no mercado nacional e internacional. Dessa forma, a indústria cervejeira está bastante engajada na teoria da tripla hélice, uma vez que movimenta uma imensa rede que envolve pesquisa, cultivo, audiência pública para alteração da legislação vigente, processamento e a comercialização de insumos e matérias-primas, caracterizando-se assim como um dos setores mais relevantes da economia brasileira.</p>
10

Cândido, Gesinaldo Ataíde, and Dayanna Dos Santos Costa Maciel. "Identificação do Nível de Contribuição das Universidades para o Desenvolvimento através da Inovação: uma proposta de métrica." Desenvolvimento em Questão 17, no. 48 (August 27, 2019): 103–20. http://dx.doi.org/10.21527/2237-6453.2019.48.103-120.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
O objetivo do artigo é propor uma métrica de mensuração do nível de contribuição de uma universidade para o desenvolvimento regional através da inovação. A pesquisa realizada tem cunho teórico e foi adotado como procedimento metodológico a revisão sistemática da literatura do tipo integrativa, sendo esta realizada na literatura nacional e internacional dos últimos 10 anos que considera a relação existente entre universidade, inovação e desenvolvimento regional. Como resultado são apresentados abordagens e modelos específicos, com foco nas proposições da Tripla Hélice (ETZKOWITZ; ZHOU, 2017) e de Produtos Universitários (LENDEL; QIAN, 2017) , em seguida, uma proposta de métrica que possibilita identificação e análise mais apurada do nível de contribuição das universidades para o desenvolvimento regional através da inovação. Conclui-se que a principal contribuição deste artigo consiste em apresentar um caminho para que se possa medir e/ou classificar as contribuições que a universidade para o desenvolvimento econômico regional através da inovação.

Dissertations / Theses on the topic "Tripla hélice":

1

Rocha, Roberto Oliveira. "Tripla hélice "desmembrada" : a dificuldade da inovação no Brasil." Pós-Graduação em Sociologia, 2014. https://ri.ufs.br/handle/riufs/6279.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
In spite of being an opening concept, innovation has fomented useful theoretical discussions. One of the most applied approaches is the `Triple Helix´ model, which identifies societies with higher ability of promoting innovative practices and environments as those where the helixes `Government´, `Universities´ and `Industry´ are better articulated, in a horizontal relation. What it follows is a work that aims to problematize that discussion to Brazilian context, pointing the existence of socio-political features which inhibit the interconnection among these main participants of the process. First, we take into account some aspects connected to Brazilian constitution, which reveals into a developmentalism logic. Later, we discuss the national technic-scientific activities, analyzing them based on Triple Helix theory and general theoretical contributions. And, as an attempt to delineate this relation more clearly, the next step was chosen looking at a more restrictive and specific object: the RHAE-Pesquisador na Empresa program, which confirmed the difficulties of a consolidation of this intended articulation among those helixes. In this way, we undertake a quite wide although needful sociological research, once the chosen thematic has a complex dynamics.
A inovação, apesar de ser um conceito ainda em aberto, tem fomentado discussões teóricas profícuas. Uma das abordagens mais utilizadas é o modelo da Tripla Hélice , que aponta as sociedades com maior capacidade de promover práticas e ambientes inovadores como aquelas onde as hélices Estado , Universidades e Empresas melhor se articulam, numa relação horizontal. Este trabalho procura problematizar essa discussão para o contexto brasileiro e aponta para a existência de características sócio-políticas que inibem a interconexão entre os três partícipes principais desse processo. Primeiramente, abordamos aspectos prenhes à constituição do Estado brasileiro, que desemboca na lógica desenvolvimentista. Posteriormente, discutimos o cenário das atividades tecno-científicas nacionais, analisando-as à luz da teoria da Tripla Hélice e de contribuições teóricas mais gerais. E, na tentativa de delinear mais claramente esta relação, na etapa seguinte foi escolhido como objeto mais restritivo e específico o programa RHAE-Pesquisador na Empresa que, por sua vez, confirmou as dificuldades da consolidação de uma pretendida articulação entre as hélices do sistema. Desse modo, empreendemos uma pesquisa sociológica bastante ampla, mas que fez-se necessária, em virtude da dinâmica complexa inerente à temática escolhida.
2

Rodrigues, Isabella Stroppa. "A realidade da universidade empreendedora: uma visão a partir da tripla hélice no caso UFJF." Universidade Federal Fluminense, 2016. https://app.uff.br/riuff/handle/1/4508.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Submitted by Joana Azevedo (joanad@id.uff.br) on 2017-08-08T14:33:15Z No. of bitstreams: 1 Dissert Isabella Stroppa Rodrigues.pdf: 1327591 bytes, checksum: fc98fb32d877001047045439792c4e06 (MD5)
Approved for entry into archive by Biblioteca da Escola de Engenharia (bee@ndc.uff.br) on 2017-09-15T16:46:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissert Isabella Stroppa Rodrigues.pdf: 1327591 bytes, checksum: fc98fb32d877001047045439792c4e06 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-09-15T16:46:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissert Isabella Stroppa Rodrigues.pdf: 1327591 bytes, checksum: fc98fb32d877001047045439792c4e06 (MD5) Previous issue date: 2016-12-15
Esta pesquisa visou contribuir para a compreensão da complexidade de fatores envolvidos no relacionamento entre a universidade e outros entes, sendo, neste caso específico, o foco direcionado para as empresas e o governo, a partir das perspectivas da Tripla Hélice e da Universidade Empreendedora. A universidade brasileira, inserida desde sua criação em um contexto de constantes modificações e reformas, passa constantemente pelo questionamento acerca do seu papel. Recebendo inicialmente a atribuição de ser formadora de mão de obra, inquietações começam a surgir no sentido de enriquecer a atuação da universidade com a possibilidade de formação crítica dos indivíduos e criação de conhecimentos inovadores. Este conflito de percepções perpassa décadas e chega aos dias atuais inserido em um cenário onde se vislumbra o desinvestimento no ensino público brasileiro, o que torna atrativo para as universidades trilhar o caminho de formação de profissionais de acordo com o perfil requisitado pelo mercado, bem como direcionar as pesquisas da universidade para as necessidades das empresas devido à possibilidade de serem elas as potenciais financiadoras das atividades da universidade. No entanto, esta concepção não é linear e nem homogênea no cenário universitário em geral, e também não o é no contexto que envolve a Universidade Federal de Juiz de Fora, onde se aplicou a presente pesquisa utilizando o método do estudo de caso. O intuito desta pesquisa foi compreender como a Universidade Federal de Juiz de Fora se relaciona com a indústria e o governo e, ao mesmo tempo, identificar se ela está demonstrando possuir as características prescritas pelo modelo de Universidade Empreendedora. Neste sentido, foram analisados os três entes envolvidos a partir do estudo de seus posicionamentos oficiais e também, no caso da indústria e da universidade, de entrevistas realizadas com atores institucionais. Este estudo se balizou pela busca da produção de conhecimento capaz de contribuir para o enriquecimento da compreensão acerca desse complexo fenômeno de aproximação da esfera pública com a iniciativa privada, não se limitando apenas a descrições, mas também a explorar as problemáticas decorrentes do tema.
Entrepreneurial University. The Brazilian university, inserted since its creation in a context of constant changes and reforms, constantly goes through the questioning about its role. Initially receiving the assignment of being a trainer of labor, concerns begin to emerge in order to enrich the performance of the university with the possibility of critical formation of individuals and creation of innovative knowledge. This conflict of perceptions goes through decades and reaches the current days inserted in a scenario where the disinvestment in the Brazilian public education is envisaged, which makes it attractive for universities to follow the path of professional training according to the profile required by the market, as well as to direct university research to the needs of companies due to the possibility that they are the potential financiers of university activities. However, this conception is neither linear nor homogeneous in the university scenario in general, nor is it in the context involving the Federal University of Juiz de Fora, where the present research was applied using the case study method. The purpose of this research was to understand how the Federal University of Juiz de Fora relates to industry and government and, at the same time, to identify if it is demonstrating the characteristics prescribed by the Entrepreneurial University model. In this sense, the three entities involved in the study were analyzed from their official positions and also, in the case of industry and university, from interviews with institutional actors. This study was based on the search for the production of knowledge capable of contributing to the enrichment of the understanding about this complex phenomenon of approaching the public sphere with the private initiative, not only being limited to descriptions, but also exploring the problems arising from the theme.
3

Barros, Janaína Galdino de. "Estudo da dinamica do desenvolvimento local à luz da teoria da hélice tripla: o caso das instituições do estado de Alagoas." Universidade Federal de Alagoas, 2007. http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/1115.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
In this work we study the interactions and relations among four institutions of the state of Alagoas. The central here aim consists of knowing whether or not these interactions and relations are able to provide an integral and local development in Alagoas. The four chosen institutions were respectively: UFAL, FAPEAL, SECT-AL and SEBRAE. The justification of our choice is based on the triple helix model which requires governmental academic and private participations in the processes leading to the development. The answers given by the people working in each on of the institutions were analyzed in the light of the triple helix model with the help of the following four conceptual categories: Communication, Bureaucracy, Partnership and Culture. As result of our research we empathize that the present situation is not able to provide a genuine local and integral development. However, potential improvements of the present situation are observed.
Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoas
Neste trabalho estudaremos as interações e relações mútuas entre quatro instituições do Estado de Alagoas com o fito de responder se essas são capazes ou não de contribuir de maneira relevante para o Desenvolvimento Local e Integrado do Estado. As quatro instituições eleitas para a nossa pesquisa foram: a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL), A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Alagoas (SECT-AL), e o Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Esta escolha foi iluminada pelo modelo teórico da Hélice Tripla que privilegia a concatenação das hélices, respectivamente Governamental, Acadêmica e Privada no que diz respeito aos processos que levam ao Desenvolvimento. As interações e relações mútuas acima referidas foram estudadas por meio das respostas dadas a um questionário/entrevista por sujeitos ocupando posições relevantes em cada uma das quatro instituições escolhidas. Adotamos a metodologia da Observação Participante, uma vez que a pesquisadora em pauta é parte constituinte das relações que pretende estudar. Para análise dos resultados à luz da teoria da Hélice Tripla foram escolhidas as seguintes categorias conceituais: Comunicação, Burocracia, Parceria e Cultura. O resultado mais relevante aponta para a baixa sinergia atual entre as instituições investigadas. No entanto, elas oferecem potencialidades para uma melhoria substancial dessa sinergia.
4

Rocha, Rodrigo Luis da. "Interação universidade-centros de pesquisa e empresas: um estudo sobre o setor de biomateriais do estado do Paraná." Universidade de São Paulo, 2014. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/85/85131/tde-04042014-091249/.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Esta pesquisa realiza um estudo da relação entre universidades-centros de pesquisa e empresas no setor de biomateriais, no estado do Paraná (Brasil). Os dados foram levantados por meio de entrevistas exploratórias realizadas com onze líderes de grupos de pesquisa, com representantes dos setores de pesquisa e desenvolvimento de quatro empresas ligadas ao setor de biomateriais e com os responsáveis pelos Núcleos de Inovação Tecnológica das universidades contempladas pela pesquisa. Os resultados das entrevistas com os pesquisadores mostram as motivações para o estabelecimento das parcerias, as principais dificuldades, bem como as lacunas que dificultam o avanço das pesquisas no estado. As entrevistas exploratórias com os representantes das empresas identificaram as motivações para o estabelecimento das parcerias, as formas utilizadas para identificar os pesquisadores, as principais dificuldades, bem como as principais lacunas nesta relação. Foi realizada também uma pesquisa bibliográfica a respeito dos mecanismos governamentais de apoio, na qual foram levantadas as principais legislações federais sobre o processo de inovação, as legislações locais e os principais mecanismos de subvenção atuantes no estado. Por fim, foram identificadas e analisadas as boas práticas implantadas pelas empresas e universidades-centros de pesquisa. Este trabalho finaliza com a apresentação de dois protocolos de boas práticas disponibilizados para empresas e instituições de pesquisa, e um protocolo de ações para o governo, com o objetivo de aprimorar esta relação, tão importante para o desenvolvimento científico-tecnológico no país.
This research conducts a study of the interaction between universities-research centers and companies on the biomaterials industry in the state of Paraná (Brazil). Data were collected through exploratory interviews with eleven leaders of research groups, with representatives of research and development areas of four companies linked to the biomaterials sector and with those responsible for Technological Innovation Centers in universities covered by this study. The results of the interviews with the researchers show the motivations for the establishment of partnerships, the main difficulties, as well as the gaps that hinder the progress of research in the state. The exploratory interviews with representatives of companies identified the motivations for the establishment of partnerships, the ways used to identify the researchers, the main difficulties, as well as the main gaps in this regard. It was also performed a bibliographic research regarding government support mechanisms, in which were surveyed main federal laws about the process of innovation, local laws and the mechanisms of subvention in the state. Finally, were identified and analyzed the best practices implemented by companies and universities-research centers. This study concludes with the presentation of two protocols of best practices made available for companies and research institutions, and a protocol of suggestions to the government, aiming to improve these relations, so important to the scientific and technological development in this country.
5

Ribeiro, Suzana Xavier. "Contribuições ao estudo da gestão do conhecimento e da colaboração universidade-empresa-governo: proposição conceitual e estudo de casos em Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia no Brasil." Universidade de São Paulo, 2017. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18157/tde-25092017-114659/.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
O propósito desta tese é investigar como a gestão do conhecimento e a colaboração universidade-empresa-governo incluindo as três hélices se relacionam influenciando o desempenho das organizações. Como principal contribuição, pretende-se propor um modelo analítico que relaciona as teorias da Gestão do Conhecimento e da Tripla Hélice, modelo mais referenciado para aprofundar esse tipo de cooperação, e as dimensões propostas (que são a estrutural, a relacional, a cognitiva e o contexto), considerando as particularidades do contexto brasileiro. No ambiente competitivo contemporâneo, a capacidade de as organizações criarem e utilizarem o conhecimento torna-se cada vez mais fundamental para a busca da vantagem competitiva sustentável, o que leva inclusive à busca de novas formas de arranjos interorganizacionais. A escolha do tema se justifica pela escassez de pesquisas empíricas que relacionem os tópicos de gestão do conhecimento e de colaboração universidade-empresa-governo de forma integrada com foco no contexto brasileiro. Os representantes desse tipo de colaboração selecionados para compor o estudo são Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs). Como técnica qualitativa de análise de dados foi utilizada a análise de conteúdo categorial. Os principais resultados mostram que a estrutura organizacional (estrutural) influencia tanto o relacionamento entre os integrantes (relacional) quanto o fluxo de conhecimento (cognitiva), bem como os elementos relacionais (cultura colaborativa, confiança e liderança) facilitam o compartilhamento de conhecimento. Além disso, o contexto afeta essas três outras dimensões. Como principais barreiras no processo de transferência de conhecimento são identificadas as diferenças culturais, a burocracia e a realidade socioeconômica, e como facilitadores a presença de parques tecnológicos e incubadoras, a proximidade geográfica entre universidade e empresa e os incentivos governamentais.
This thesis focuses on an investigation into the way knowledge management and university-industry-government collaboration influence the performance of organizations. As the main contribution, an analytical model that relates the theories of Knowledge Management and the Triple Helix, the most referenced model for such cooperation, and the structural, relational, cognitive dimensions, as well as the context is proposed. The model takes into consideration the particularities of the Brazilian context. In todays competitive environment, the ability of organizations to create and use their knowledge has become fundamental for their pursuit of sustainable competitive advantages and new forms of organizational arrangements. The choice of the topic is justified by the scarcity of studies on the identification and analyses of the main aspects of this form of collaboration in an integrated way and focused on the Brazilian context. A categorical content analysis was used as a qualitative technique applied for a multiple case study of National Institutes of Science and Technology (INCTs). The results show both context and organizational structure (structural dimension) influence the relationship between members (relational dimension) and flow of knowledge (cognitive dimension) and the relational elements (collaborative culture, trust and leadership) facilitate knowledge sharing. Cultural differences, bureaucracy and socioeconomic reality were identified as the main barriers in the process of knowledge transfer, whereas facilitators included presence of science parks and incubators, geographical proximity between university and business and government incentives.
6

ALBUQUERQUE, Synthia Barbosa de. "Sistema de inovação baseado em conhecimento e o modelo tríplice hélice: a universidade na construção da vantagem competitiva do setor de tecnologia da informação de Pernambuco." Universidade Federal de Pernambuco, 2005. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1122.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-12T15:07:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo1555_1.pdf: 586184 bytes, checksum: c72c2c081f7b01f4588de5f6c2aa36d4 (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2005
Conhecimento, tanto aquele atribuído ao senso comum como aquele identificado por técnico ou científico, é indispensável para que os indivíduos estabeleçam relações, integrando-se em um contexto social contemporâneo cada vez mais dinâmico e complexo. Temas recorrentes, vinculados ao desenvolvimento socioeconômico de um país, também estão intimamente ligados ao conhecimento nele produzido. Mais do que em qualquer outro momento histórico, a relação dominação/subordinação está ancorada ao conhecimento que uma determinada sociedade dispõe (RODRIGUES, 2001). Tendo essa problemática como pano de fundo, as discussões contidas nesta dissertação estão focadas na transferência do conhecimento gerado em centros de excelência em ensino e pesquisa, através da aproximação destes com a sociedade e com o mercado, compreendendo como isto pode influenciar a capacidade competitiva local, com vistas ao aumento da competitividade em mercados externos. Este processo de aproximação tem entraves e peculiaridades específicas que, nesta pesquisa, são analisados com suporte do Modelo Tripla Hélice de relacionamento proposto por Etzkowitz e Leydesdorff (1995) e, também, com base no entendimento do processo de aproximação entre o Centro de Informática da UFPE e o mercado. Nesse processo, são objetos de análise, mais especificamente, as ações que levaram à aproximação entre o CIn e o mercado, o que acontece desde os anos 80, quando o curricùlum da graduação foi alterado para reformular o perfil da mão-de-obra formada, e, em um contínuo, já nos anos 90, quando o mercado começou a ser efetivamente influenciado por meio surgimento do C.E.S.A.R, culminando com o arranjo de um sistema de inovação do qual o Porto Digital figura como principal articulador
7

Cardoso, Eduardo Luiz. "A indústria criativa no estado do Rio Grande do Sul : uma análise da produção do setor audiovisual a partir do modelo da hélice tripla." reponame:Repositório Institucional da UCS, 2013. https://repositorio.ucs.br/handle/11338/140.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Esta dissertação objetivou avaliar se o setor audiovisual, considerando apenas as atividades de produção de TV, vídeo e cinema da indústria criativa no estado do Rio Grande do Sul, constitui um sistema de inovação de acordo com a teoria da Hélice Tripla. A pesquisa envolveu a identificação dos atores do setor audiovisual e suas interações, além de verificar se estas interações resultavam em inovação. Com abordagem qualitativa, o estudo exploratório utilizou entrevistas com roteiro semiestruturado com atores representativos do setor da produção do audiovisual entre as três esferas. Como procedimento técnico foi utilizada a análise de conteúdo cujos resultados reforçaram as informações extraídas das entrevistas destacando dois pontos importantes (1) que a esfera da Indústria é mais dinâmica do setor e (2) que a esfera da Universidade está afastada das outras duas esferas. Os resultados finais indicaram que o setor audiovisual no estado do Rio Grande do Sul não pode ser considerado um sistema de inovação, mas seu modelo de setor se encontra em processo de evolução, partindo de uma mescla de modelos anteriores, parte estadista e parte laissez-faire e se encaminhando em direção ao modelo da Hélice Tripla. Além de direcionar a pesquisa em administração à indústria criativa, este estudo possui interesse e colaboração da Secretaria de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico através da parceria entre duas esferas – Universidade e Governo - unindo produção de conhecimento científico com o desenvolvimento econômico do estado.
Submitted by Marcelo Teixeira (mvteixeira@ucs.br) on 2014-05-06T12:37:37Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao Eduardo Luiz Cardoso.pdf: 3426536 bytes, checksum: e9762abac5f5564f367a174189106b35 (MD5)
Made available in DSpace on 2014-05-06T12:37:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Eduardo Luiz Cardoso.pdf: 3426536 bytes, checksum: e9762abac5f5564f367a174189106b35 (MD5)
This dissertation aims to evaluate whether the audiovisual sector, only considering the production activities of TV, video and film, the creative industry in the state of Rio Grande do Sul is an innovation system according to the theory of Triple Helix. The research involved the identification of audiovisuals sectors actors and their interactions and verified whether these interactions resulted in innovation. Using a qualitative approach, the exploratory study used semi-structured interviews with stakeholders in the sector of the production of audiovisual between the three spheres. As technical procedure used was content analysis whose results reinforced the information extracted from the interviews highlight two important points (1) that the sphere of industry is the most dynamic of sector and (2) the sphere of university is away from the other two spheres. The results indicate that the audiovisual sector in the state of Rio Grande do Sul cannot be considered an innovation system, but their model in the industry is in a process of evolution, starting from a mixture of previous models, part statesman and part laissez-faire and are heading toward the Triple Helix model. In addition to direct research in management for the creative industry, this study has interest and cooperation from the Secretariat of Science, Technology Development and Innovation through partnership between two spheres - University and Government - joining production of scientific knowledge with the state's economic development.
8

Albuquerque, Paula Pradines de. "Sistema alagoano de inovação : organização institucional necessária para o desenvolvimento." Universidade Federal de Alagoas, 2012. http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/786.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
The economic growth of a region is related to the stock of attributes and local capacity to innovate, as result of interaction of different actors - companies, universities, government, financial institutions, among others - that have formal and non-formal relationships, shaping networks. In this context this paper performs the mapping about the development and technological capacity situational subject to contribution, legal framework to encourage innovation, considering institutional relationships and their performance, based on the model built by Etzkowitz - Triple Helix, as a way to analyze the regional development from the perspective of the Regional Innovation System. The intent to evaluate the current scenario and the possibilities of strengthening the Innovative and Productive System of the State of Alagoas, in order to provide elements for discussion of development and innovative policy in the state. For this purpose, we used the Delphi methodology, in which local experts are consulted in the matter under discussion, trying to get a consensus on the answers as a way to build a scenario or projection, especially in the absence of historical data. We consulted forty experts in different areas of knowledge and geographical reality of the state of Alagoas, in two rounds of questionnaires and interviews. How relevant results points to: a) the local productive sectors not follow the strategic guidelines of national policy, b) the state´s production, mostly, is intended for local demand, without the capacity to compete in other markets, reflecting of low maturity displayed; c) state of art of science development in the state, with low index of application in productive sectors, with few exceptions, d) state policies have been characterized as the most appropriate than federal policies; e) there is an imbalance in the current scenario of the Innovation System of Alagoas as their systemic relationships, which are often ad hoc and uncoordinated. The obtained results can be useful to mobilize all the forces of the state, establishing common goals, able to leverage local development.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
O crescimento econômico de uma região está relacionado ao estoque de atributos e à capacidade local de gerar inovações, como resultado da interação de diferentes agentes empresas, universidades, órgãos públicos, instituições financeiras, dentre outro que se relacionam tanto formal quanto informalmente, moldando redes de interações. Nesse contexto é que esta dissertação realiza o mapeamento situacional quanto ao desenvolvimento e capacidade tecnológica passível de aporte, marco legal de incentivo à inovação, quanto às relações institucionais e seu desempenho, tomando por base o modelo construído por Etzkowitz - Triple Helix (hélice tripla), como forma de analisar o desenvolvimento regional sob a óptica do Sistema Regional de Inovação. O intento é apresentar o atual cenário e as possibilidades de fortalecimento do Sistema Produtivo e Inovativo do Estado de Alagoas, de forma a prover elementos de discussão da política de desenvolvimento tecnológico e inovativo no estado. Para tanto, utilizou-se a metodologia de pesquisa Delphi, em que são consultados especialistas no assunto em discussão, tentando obter um consenso nas respostas, como forma de construir um cenário ou projeção, especialmente na falta de dados históricos. Foram consultados quarenta profissionais, com experiência em distintas áreas de conhecimento e realidade geográfica do estado de Alagoas, em duas rodadas de aplicação de questionários e entrevistas. Como resultados relevantes apontam-se: a) os setores produtivos alagoanos não acompanham as diretrizes estratégicas da política nacional; b) a produção do estado, em sua maioria, é destinada à demanda local, sem capacidade de competir em outros mercados; reflexo da baixa maturidade produtiva apresentada; c) a pesquisa científica desenvolvida no estado, não chega a ser aplicada nos setores produtivos, salvas raras exceções; d) as políticas estaduais foram caracterizadas como mais adequadas que as políticas federais; e) há um desequilíbrio no atual cenário do Sistema Alagoano de Inovação quanto a suas relações sistêmicas, que muitas vezes são pontuais e descoordenadas. Os dados obtidos podem ajudar na mobilização de forças do estado, estabelecendo objetivos comuns, capazes de alavancar o desenvolvimento local.
9

GUEDES, NETO João Victor. "Institutions, industrialization and innovation: the three is of Argentina, Brazil and Mexico from 1950 to 2010. 2015." Universidade Federal de Alfenas, 2015. https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/739.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Resource scarcity obliges humanity to face the problem of identifying efficient ways of distributing them. One way of reducing this problem lies on the possibility of increasing the amount of available goods. Robert Solow's growth theory describes the composition of an economy's output as the sum of units of labor, capital stock and a residual variation called technical change. This residual, the total factors productivity (TFP), is explainable by a series of variables: institutional change, available technology, government policies, etc. This research aimed at finding out the role of institutions in the process of innovation and industrialization in selected emerging countries from 1950 to 2010. Due to its similar historical backgrounds and geographic location, Argentina, Brazil and Mexico were chosen. The last six decades (encompassing the import-substitution industrialization era, the Oil Crisis and the post-Washington Consensus liberalization) were analyzed as a manner of comparing how economic agents reacted to the events of each period. The Triple Helix approach, which takes into consideration the evolutionary relations between governments, firms and universities, was used to map history facts that were compared to the calculated TFP of the given countries. It was demonstrated that the stability of economic and political institutions is a key element for motivating entrepreneurs to innovate. Furthermore, it was noticed a clear difference between the outcomes generated by the different models of economic policy adopted in each period. State intervention was helpful to promote industrial growth but in many occasions its protectionism could not offer enough incentives to motivate entrepreneurial innovation. Many industries faded into State protection and didn't gain enough competitiveness in the global economy. Opening the economy, on the other side, led to the bankruptcy or shrinkage of several firms that were not able to adapt themselves to the international competition but, at the same time, it boosted innovative efforts and, thus, the competitiveness of high technology sectors from emerging economies. Finally, it was noticed that, although many policies were enacted in this direction, the interaction between firms and universities in these countries is still very incipient.
A escassez de recursos obriga a humanidade a enfrentar o problema de identificar formas eficientes para distribuí-los. Uma das formas de reduzir este problema é a possibilidade de aumentar a quantidade de bens disponíveis. A teoria do crescimento de Robert Solow descreve a composição do produto de uma economia como a soma das unidades de trabalho, estoque de capital e uma variação residual chamada mudança técnica. Este resíduo, a produtividade total dos fatores (PTF), é explicável por uma série de variáveis: mudança institucional, tecnologia disponível, políticas governamentais, etc. Esta pesquisa se dedicou a descobrir o papel das instituições no processo de inovação e industrialização em países emergentes selecionados entre 1950 e 2010. Devido às suas similaridades históricas e posicionamento geográfico, Argentina, Brasil e México foram escolhidos. As últimas seis décadas (dividas entre a era da industrialização pela substituição de importações, a Crise do Petróleo e a liberalização pós-Consenso de Washington) foram analisadas de forma a comparar como os agentes econômicos reagiram aos eventos de cada um destes períodos. A abordagem da Hélice Tripla, que leva em consideração as relações evolucionárias entre governos, firmas e universidades, foi usada para mapear fatos históricos que foram comparados com a PTF calculada dos países selecionados. Foi demonstrado que a estabilidade das instituições econômicas e políticas é um elemento chave para motivar empreendedores a inovar. Além disso, percebeu-se uma clara diferenciação entre os resultados gerados pelos modelos de política econômica adotados em cada período. A intervenção estatal foi benéfica para promover o crescimento industrial mas em diversas ocasiões seu protecionismo não ofereceu incentivos suficientes para motivar a inovação empreendedora. Muitas indústrias se perderam em meio a proteção estatal e não obtiveram competitividade suficiente na economia global. A abertura econômica, por outro lado, gerou a falência ou redução de uma série de empresas que não conseguiram se adequar à competição internacional mas, ao mesmo tempo, aumentou os esforços inovadores e, assim, a competitividade de setores de alta tecnologia das economias emergentes. Finalmente, foi notado que, mesmo que diversas políticas tenham sido criadas nesta direção, a interação entre firmas e universidades nestes países permanece muito incipiente.
10

Silva, Joana Cruz Reis da. "Modelo de intervenção territorial da IEUA." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2014. http://hdl.handle.net/10773/13810.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Mestrado em Gestão
As incubadoras de Empresas na Região Centro têm aumentado significativamente. Estas afirmam-se como espaços de preferência para a localização de novas iniciativas empresariais, de promoção do empreendedorismo, da inovação e da ligação aos centros de conhecimento. Por estes motivos, o objetivo deste trabalho passa por investigar a evolução da Incubadora de Empresas da Universidade de Aveiro (IEUA) em termos de trabalho em rede, através da identificação do seu sistema de inovação local e regional. Neste sentido, proceder-se-á à identificação do modelo de intervenção territorial utilizado por esta no desenvolvimento da cidade de Aveiro e da Região Centro.
Business incubators in the Central Region of Portugal have significantly increased. They claim themselves as spaces of preference for the location of new business initiatives, to promote entrepreneurship, innovation and connecting the centers of knowledge. For these reasons, the objective of this assignment is to investigate the evolution of the Business Incubator of Aveiro’s University (IEUA) in terms of networking, through the identification of its local and regional innovation system. In this sense, the identification of territorial intervention model used by this incubator will be done to understand how it influence the development of Aveiro’s city of and the Central Region of Portugal.

Books on the topic "Tripla hélice":

1

Merizanda María del Carmen Ramírez Aceves. La triple hélice en archivística. Toluca, Estado de México: Universidad Autónoma del Estado de México, 2011.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Lewontin, Richard C. La triple hélice: Les gènes, l'organisme, l'environnement. Paris: Éditions du Seuil, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Gómez, Manuela Camacho, and Alfonso González Vázquez. Casos de marketing agroindustrial: Una aproximación a la triple hélice. Villahermosa, Centro, Tabasco: Universidad Juárez Autónoma de Tabasco, División Académica de Ciencias Económico Administrativo, 2012.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Gault, David Arellano, Enrique Cabrero Mendoza, Sergio Cárdenas Denham, and Sergio Cárdenas Denham. La dificil vinculación universidad-empresa en México: ¿hacia la construcción de la triple hélice? México, D.F: CIDE, 2012.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Tripla hélice":

1

Cissé, Hélène. "Defending Hissène Habré in Senegal During the Early Years." In The President on Trial, 48–53. Oxford University Press, 2020. http://dx.doi.org/10.1093/oso/9780198858621.003.0007.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
This chapter looks at the first cases against Hissène Habré in Dakar. On 25 January 2000, Souleymane Guengueng and seven other Chadian victims, as civil parties, lodged a complaint against Habré in Dakar for acts of torture and other inhumane and degrading treatment, in application of the United Nations Convention against Torture. Following the complaint, on 3 February 2000, the investigating judges charged Habré with knowingly aiding and abetting in the commission of crimes against humanity, acts of torture, and barbarity against the plaintiffs between June of 1982 and December of 1990: the period during which he served as President of the Republic of Chad. Senegalese public opinion was and would remain divided throughout the criminal proceedings. Hélène Cissé then discusses her role as Habré's defence attorney from 2000 to 2004, giving a singular account of the little-known early cases against Habré.
2

Lauriano, Nayara Gonçalves, and Cássia Viviani Silva Santiago. "A CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA LOCAL DE INOVAÇÃO DE JUIZ DE FORA SOB A PERSPECTIVA DA TRIPLE HÉLICE." In Investigação Científica nas Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, 113–28. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.67819160411.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Curtis, Cathy. "Paris, Poets, and Poverty." In Alive Still, 41–58. Oxford University Press, 2019. http://dx.doi.org/10.1093/oso/9780190908812.003.0004.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Freelance income and frugality allowed Nell to embark on her first trip abroad in 1950. In Paris, she felt as though she had stepped into an Impressionist landscape. Bowled over by Chartres Cathedral and the museums, she also visited two of her art idols, Jean Hélion and Fernand Léger. She became involved with a German woman with whom she traveled to Florence and Rome. Back in New York, while living with Midi Garth, she enjoyed hanging out with several of the poets later known as the New York School: Frank O’Hara, John Ashbery, and Kenneth Koch. Bebop records played at her boisterous parties, which often included marathon games of poker. In her painting, she had embarked on a period of experimentation with figurative imagery. Midi and Brook evokes a pastoral scene in Vermont, where the women vacationed. Meanwhile, her freelance work included serving as designer of the Village Voice.
4

Cross, Máire Fedelma. "Flora Tristan in the Press." In In the Footsteps of Flora Tristan, 45–78. Liverpool University Press, 2020. http://dx.doi.org/10.3828/liverpool/9781789622454.003.0003.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
The growth of Flora Tristan’s contribution to political ideas of her day ran concurrently with the development of the press in the nineteenth century. The digital tools of the twenty-first century enabled me to broaden knowledge of her presence as a controversial figure in newspapers including some outside France. The press survey from 1838 to the present illustrates how attitudes to her changed. Antagonism was frequent during her lifetime, especially in reports in the British and Irish press about the arrest and trial of her husband André Chazal after his attempted murder of the author in September 1838. By contrast she inspired admiration from activists such as Hélène Brion who celebrated her originality in founding the universal workers’ union. While political militants, feminist and socialists alike, lamented the lack of attention paid to Flora Tristan, by the twentieth century, her story was increasingly attractive to a new generation of historians of socialism of the mid-nineteenth century sensitive of her feminist aspirations. The circumstances of Jules Puech’s first press articles of 1909–11 are thus portrayed as a contextualisation of the beginning of his authority as an author on Flora Tristan.

Conference papers on the topic "Tripla hélice":

1

Coutinho, Gustavo Alberto Silva, and André Vasconcelos da Silva. "Inovação tecnológica, relação universidade-empresa e modelo teórico da Hélice Tripla." In Simpósio de Metodologias Ativas - Inovações para o Ensino e a aprendizagem na Educação básica e superior & III Simpósio do Mestrado Profissional em Gestão Organizacional/III CIIE. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2017. http://dx.doi.org/10.5151/sma2016-004.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Rosales, Elingth Simoné, Claudia Lucía Mora, Florencia Mora, Rocío Morales, and Diego Giovanni Bermúdez. "Caso Garittea, del campo al campus: creación del diseño de la identidad visual de una organización a través del trabajo colaborativo entre comunidades campesinas y la academia." In Systems & Design: Beyond Processes and Thinking. Valencia: Universitat Politècnica València, 2016. http://dx.doi.org/10.4995/ifdp.2016.3264.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Se presenta la experiencia de articulación entre academia, ONG y asociaciones campesinas, alrededor del desarrollo de capacidades para la comercialización de productos de café, en el marco del diseño colaborativo, que permite avanzar en la construcción de canales de economía solidaria y comercio justo. Garittea es una empresa social que disminuye la intermediación comercial, defiende los ingresos de los pequeños caficultores y genera procesos de empoderamiento en las comunidades campesinas; es una marca creada para el fortalecimiento de las relaciones campo-ciudad, el desarrollo sostenible, el impulso del trabajo interdisciplinario y colaborativo, elementos esenciales en la creación de la identidad y el diseño de comunicación visual de una organización. Villafañe (2008) afirma que la identidad corporativa es el “ser” de la empresa, su esencia, concepto que se toma como referencia y pone de manifiesto la importancia del trabajo colectivo en la creación de la identidad en las organizaciones. Este estudio deja ver los modos de participación e intervención de los distintos actores y áreas del conocimiento en los procesos de diseño y gestión de una organización, generando el posicionamiento y la visibilización del carácter de una comunidad productiva. La identidad de Garittea parte de una visión integradora articulada con perspectiva de la triple hélice (Etzkowitz et al. 2000) donde empresas, universidades y otras organizaciones se encuentran para trabajar con un compromiso colaborativo.Los actores del proceso se definen a través de una triada, compuesta por la empresa, (socios de Garittea): la Asociación de Pequeños Caficultores de La Marina, la Asociación de Caficultores Orgánicos de Colombia y el Instituto Mayor Campesino, quienes han aportado su know–how y la experiencia de sus procesos de creación de nuevos productos; un equipo de I+D+i (profesores y gestores), quienes han incorporado sus metodologías y herramientas a través de la interdisciplinariedad en saberes como el mercadeo, la ingeniería, la economía, la psicología y el diseño, aplicando entre otros recursos, modelos sistémicos de formulación por objetivos para apoyar los procesos creativos y la gestión del diseño; los diseñadores (estudiantes), quienes han trabajado en la creación de la identidad de Garittea a través de un equipo integral, dando como resultado la creación de la identidad corporativa e identidad visual de Garittea.DOI: http://dx.doi.org/10.4995/IFDP.2016.3264

To the bibliography