Academic literature on the topic 'Tropicália (Música)'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Tropicália (Música).'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Tropicália (Música)"

1

Augusto, Paula Oliveira Campos. "Reciclando a Tropicália: Tom Zé e o lixo lógico." outra travessia 1, no. 20 (2016): 111. http://dx.doi.org/10.5007/2176-8552.2015n20p111.

Full text
Abstract:
http://dx.doi.org/10.5007/2176-8552.2016n20p111Este artigo tem como objetivo apresentar e analisar a tese de Tom Zé sobre a Tropicália, presente em seu disco Tropicália lixo lógico, lançado em 2012. Primeiramente, destacam-se duas características importantes da música popular brasileira, que ajudam a entender a possibilidade de um disco--tese: além de ser definida como um “campo dialogal” (1), a música popular brasileira é dotada de uma “malha de permeabilidades”, pelo modo como a alta cultura se cruza com produções populares, tendo como resultado a “leveza” (2). Em seu álbum, Tom Zé não apenas assume o protagonismo da interpretação da Tropicália, mas, também, desloca a antropofagia do centro interpretativo dessa manifestação artística e cultural brasileira. Nesse sentido, o disco é compreendido, levando-se em conta tanto seus aspectos físicos quanto simbólicos, a partir do que Walter Moser denomina de reciclagem cultural, uma vez que Tom Zé processa a inclusão de “restos” e “dejetos” no espaço cultural e artístico. Ademais, com a reciclagem do lixo lógico, o espaço hegemônico incorpora materiais culturais de outras procedências, colocando-os em diálogo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

F. Favaretto, Celso. "O jogo com a ambivalência na Tropicália." Artcultura 23, no. 42 (2021): 247–58. http://dx.doi.org/10.14393/artc-v23-n42-2021-61863.

Full text
Abstract:
A ambivalência é categoria fundante nas proposições artísticas e nos textos teóricos e críticos de Hélio Oiticica, desde a teoria do parangolé até as manifestações ambientais e seus desenvolvimentos, explicitada exemplarmente na concepção do projeto ambiental Tropicália e nas relações que estabeleceu com a produção do grupo baiano de música popular. Referida também às reelaborações da antropofagia de Oswald de Andrade, a ambivalência é procedimento crítico que presidiu aos processos de criação e à dimensão política de um conjunto significativo de atividades surgidas simultaneamente nos anos 1967-68, que definiram uma posição específica, divergente, quanto às relações entre estética e polí- tica evidenciadas na década de 60, questionando as oposições em conflito, então fixadas, entre inconformismo artístico e inconformismo social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Naves, Santuza Cambraia. "Da bossa nova à tropicália: contenção e excesso na música popular." Revista Brasileira de Ciências Sociais 15, no. 43 (2000): 35–44. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-69092000000200003.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Zincone, Rafael, and Marco Schneider. "Parabolicamará: redundância e inovação na infomaré televisiva da Tropicália." Em Questão 24, no. 3 (2018): 316. http://dx.doi.org/10.19132/1808-5245243.316-333.

Full text
Abstract:
Objetiva discutir a tensão entre redundância e inovação, na informação televisiva, do movimento musical tropicalista. Epistemologicamente, adota uma perspectiva interdisciplinar entre a Ciência da Informação e a Comunicação Social, explorando, mais particularmente, duas vertentes teóricas que lhes são comuns, em graus variados: a Teoria da Informação e a Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura. Metodologicamente, trata-se de pesquisa teórica e bibliográfica que estabelece um diálogo entre a Teoria da Informação, em sua apropriação por Augusto de Campos, no artigo Informação e redundância na música popular, e a Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura, mormente mediante seu desenvolvimento na Dialética do gosto, de Marco Schneider. Nessa perspectiva, situa o debate em torno do componente estético-informacional da Tropicália, no contexto da indústria cultural brasileira do fim dos anos 1960 e problematiza o modo como ela participa na conformação da informação midiatizada tropicalista. A problemática principal dá-se em torno da possibilidade do caráter de vanguarda ou de inovação do movimento musical nos palcos dos programas de auditório da TV da época. A questão de fundo é saber como a indústria cultural, apesar de sua tendência dominante à redundância, possibilitou ampla circulação de informação inovadora, na música popular brasileira, no período analisado. Sem ignorar a autonomia relativa e, portanto, a agência dos artistas tropicalistas, trabalha com a hipótese de que seu caráter inovador foi favorecido pelo estágio liberal e concorrencial do capital midiático de então, mais aberto à inovação do que as fases subsequentes, monopolistas e fictícias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Stroud, Sean. "Música popular brasileira experimental: Itamar Assumpção, a vanguarda paulista e a tropicália." Revista USP, no. 87 (November 1, 2010): 86. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i87p86-97.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Santos, Leandro Martan Bezerra. "Eu prefiro andar sozinho." Faces de Clio 6, no. 12 (2020): 230–49. http://dx.doi.org/10.34019/2359-4489.2020.v6.32328.

Full text
Abstract:
O presente artigo, a partir da análise das composições do cantor Belchior, pretende refletir sobre as disputas por poder, narrativa, espaço e proeminência no campo musical brasileiro. Terão ênfase neste trabalho os pontos de convergência e divergência entre Belchior e os grupos de artistas conhecidos como Tropicália e Pessoal do Ceará, além de sua relação com a própria indústria musical, destacando, ainda, as estratégias empregadas pelo compositor cearense para lograr êxito em sua incursão musical como integrante da Música Popular Brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Gerolamo, Ismael De Oliveira. "Nara Leão: entre a bossa nova e a canção engajada." Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, no. 66 (April 1, 2017): 172. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-901x.vo166p172-198.

Full text
Abstract:
Nara Leão foi uma das principais intérpretes da canção brasileira. Sua singular trajetória artística teve início nos anos 1960, período de grande efervescência cultural e política, quando atuou como intérprete de diferentes repertórios de canção popular - da bossa nova à tropicália - e em espetáculos cênico-musicais. Partindo do pressuposto de que sua produção é uma das chaves para a compreensão dos debates e transformações da canção popular no período, discutiremos aqui os primeiros anos de sua carreira e o seu primeiro disco. Buscaremos verificar o modo pelo qual tais debates em torno da música popular, em grande medida conectados a discussões culturais e políticas mais amplas, se expressam no trabalho da cantora.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Neder, Alvaro. "O coletivo anônimo e a trama dos gêneros: subjetivações plurais e intertextualidade no Brasil dos anos 1960." Per Musi, no. 30 (December 2014): 175–83. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-75992014000200020.

Full text
Abstract:
Este ensaio destaca a pouco compreendida pluralidade de gêneros musicais na MPB e na Tropicália da década de 1960, relacionando-a aos abalos vividos no período. Tal pluralidade de gêneros é inédita em um conjunto unitário de práticas na história da música popular brasileira, e argumenta-se que seu surgimento em momento marcado pela busca de participação nas decisões nacionais e diálogo, por parte das populações mais amplas, é significativa. Nesta pesquisa etnomusicológica, gêneros musicais foram compreendidos como discursos e diferentes gêneros foram percebidos como os discursos de diferentes grupos sociais e culturais. Investigando este fenômeno através do conceito de intertextualidade, analisou-se como identidades culturais erigidas em torno de gêneros delimitados foram desconstruídas pela ruptura de fronteiras entre os gêneros. Um sujeito plural emergiu deste processo, desafiando pares binários mutuamente excludentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Kirschbaum, Charles, and Flávio Carvalho de Vasconcelos. "Tropicália: manobras estratégicas em redes de músicos." Revista de Administração de Empresas 47, no. 3 (2007): 1–17. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-75902007000300002.

Full text
Abstract:
Este artigo busca construir pontes entre três campos teóricos: Teoria Organizacional, Redes Sociais e Identidade Social. Por meio da análise de redes de músicos brasileiros, monitoramos a emergência de novos estilos, paralelamente às mudanças estruturais na rede. Durante o período de análise, de 1958 a 1969, quatro estilos musicais se consolidaram: Bossa Nova, Jovem Guarda, MPB e Tropicália. Utilizamos a análise de redes sociais para obter três dimensões da evolução do campo: evolução da rede, criação de buracos estruturais e transformação da centralidade dos atores. Conflitos internos em um campo criam oportunidades de intermediação entre grupos separados por buracos estruturais. Essas lacunas podem ser gradativamente conectadas a partir de transformações incrementais nas redes dos artistas. Com a maior influência de artistas emergentes, aumenta a possibilidade de introdução de um novo estilo e modificação do sistema classificatório do campo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Valverde, Antonio José Romera. "ESTUDANDO TOM ZÉ: TROPICÁLIA E O LIXO LÓGICO." Revista de Filosofia Aurora 26, no. 39 (2014): 867. http://dx.doi.org/10.7213/aurora.26.039.ao08.

Full text
Abstract:
O presente ensaio apresenta, inicialmente, uma sondagem acerca da compreensão do Brasil contemporâneo pelo pensamento de seus intérpretes mais expressivos. Em seguida, analisa o último balanço da cultura brasileira operado pela Tropicália, um movimento que revolveu os traumas residuais da cultura brasileira ao inventar um padrão de compreensão sob novas chaves estéticas e políticas — em particular, a produção musical do movimento. Por fim, o ensaio analisa o disco Tropicália lixo lógico de Tom Zé, lançado em 2012, perseguindo a linha de discos experimentais e de tese do músico. Nele, o artista retoma criticamente aspectos da cultura brasileira atual, conjugados com os temas culturais dissecados pela Tropicália desde 1967. Como a maioria dos ensaios, este se move por indícios e análises tópicas do disco em questão, a contextualizar e a problematizar a construção da identidade nacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Tropicália (Música)"

1

Bay, Eduardo Kolody. "Qualquer Bobagem : uma história dos mutantes." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2009. http://repositorio.unb.br/handle/10482/4901.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2009.<br>Submitted by Allan Wanick Motta (allan_wanick@hotmail.com) on 2010-05-31T17:57:32Z No. of bitstreams: 1 2009_EduardoKolodyBay.pdf: 1834340 bytes, checksum: 24b56463df786c2aee56f967a8f318fb (MD5)<br>Rejected by Daniel Ribeiro(daniel@bce.unb.br), reason: inserir Abstract. on 2010-05-31T18:20:29Z (GMT)<br>Submitted by Allan Wanick Motta (allan_wanick@hotmail.com) on 2010-06-02T19:47:38Z No. of bitstreams: 1 2009_EduardoKolodyBay.pdf: 1834340 bytes, checksum: 24b56463df786c2aee56f967a8f318fb (MD5)<br>Approved for entry into archive by Daniel Ribeiro(daniel@bce.unb.br) on 2010-06-04T17:09:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2009_EduardoKolodyBay.pdf: 1834340 bytes, checksum: 24b56463df786c2aee56f967a8f318fb (MD5)<br>Made available in DSpace on 2010-06-04T17:09:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009_EduardoKolodyBay.pdf: 1834340 bytes, checksum: 24b56463df786c2aee56f967a8f318fb (MD5) Previous issue date: 2009-09<br>Os Mutantes - grupo protagonizado por Arnaldo Baptista, Rita Lee e Sérgio Dias, cuja importância foi fundamental na composição da música rock, no Brasil. Reflexões a cerca da construção de uma identidade musical e cultural brasileira e participação dos Mutantes junto ao movimento conhecido como tropicalismo. Nesta pesquisa, procura-se desvelar a participação do grupo no movimento tropicalista - percebendo sua importância estética e comportamental - bem como sua inserção junto às novas práticas e fazeres musicais relacionados à industria cultural desenvolvidos durante os anos 60, período de desenvolvimento da contracultura e da música psicodélica. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT<br>Os Mutantes - group formed by Arnaldo Baptista, Rita Lee e Sergio Dias, wich the importance was fundamental on the composition of the rock music in Brazil. Reflexions about the making of a musical and cultural brazilian identity and the participation of the Mutantes within the movement known as tropicalismo. On this research, the proposal is to show its participation on the tropicalist movement - its aesthetic and comportamentai importance - as well as its participation within the new musical pratices during the sixties, decade of development of the counterculture and of the psicodelic music.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Wroblewski, Priscilla Harka. "Das vaias à persuasão: movimentos passionais e a tropicália." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2017. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20384.

Full text
Abstract:
Submitted by Filipe dos Santos (fsantos@pucsp.br) on 2017-09-18T12:29:51Z No. of bitstreams: 1 Priscilla Harka Wroblewski.pdf: 1080722 bytes, checksum: ffd96a1d1df50e4160dda2643542992d (MD5)<br>Made available in DSpace on 2017-09-18T12:29:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Priscilla Harka Wroblewski.pdf: 1080722 bytes, checksum: ffd96a1d1df50e4160dda2643542992d (MD5) Previous issue date: 2017-09-06<br>Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES<br>This work is part of the research line "Text and Discourse in Oral and Written Modalities", of the Postgraduate Program in Portuguese Language of the Pontifical Catholic University of São Paulo, has as general objective to analyze the rhetorical constitution of the ethos of the Brazilian composers of the Tropicalia period and the pathos effects in the social. For this to be possible, we reflect on music over time, as well as the ethos interfaces in Brazilian popular music. Based on rhetorical concepts, we analyzed Alegria, Alegria and Domingo at the Park, from 1967, at the III Festival of Brazilian Popular Music, in order to highlight the awakened pathos in the songs. We analyze the constitution of ethos, the use of logos as a resource for a new ideal and the movement of pathos before the songs. We conclude that despite the wrath aroused, the rhetorical elements and the ethos of the speakers were fundamental to the audience's adhesion<br>Esta dissertação, inserida na linha de pesquisa Texto e discurso nas modalidades oral e escrita, do Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, tem por objetivo geral analisar a constituição retórica do ethos dos compositores brasileiros do período da tropicália e os efeitos patêmicos de seus discursos no seio social. Para que isso fosse possível, refletimos sobre a música ao longo do tempo, bem como sobre as interfaces do ethos na música popular brasileira. Amparados pelos conceitos retóricos, analisamos as canções Alegria, Alegria e Domingo no Parque, divulgadas no III Festival de Música Popular Brasileira. Pudemos, assim, investigar a constituição do ethos, a utilização do logos na construção de um discurso sobre um novo ideal de sociedade e o mover do pathos ante as canções. Concluímos que, apesar da ira despertada no momento inicial, os elementos retóricos e os ethé dos oradores foram fundamentais para a adesão do auditório às teses defendidas nas canções
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Braga, Rafael Giurumaglia Zincone. "Parabolicamará: tropicália e a politização do cotidiano na TV." Niterói, 2017. https://app.uff.br/riuff/handle/1/3853.

Full text
Abstract:
Submitted by Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (ppgmc@vm.uff.br) on 2017-05-17T19:17:18Z No. of bitstreams: 1 Dissertação RZ (1).pdf: 1136925 bytes, checksum: b276bf345ff2e8eb373c4658f9ab9c1b (MD5)<br>Approved for entry into archive by Josimara Dias Brumatti (bcgdigital@ndc.uff.br) on 2017-06-13T17:56:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação RZ (1).pdf: 1136925 bytes, checksum: b276bf345ff2e8eb373c4658f9ab9c1b (MD5)<br>Made available in DSpace on 2017-06-13T17:56:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação RZ (1).pdf: 1136925 bytes, checksum: b276bf345ff2e8eb373c4658f9ab9c1b (MD5)<br>Esta dissertação tem como foco o movimento midiático-cultural tropicalista ocorrido no Brasil entre os anos de 1967 e 1968 e protagonizado por Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Tom Zé e pela banda de rock paulista Os Mutantes. O objetivo principal deste trabalho é contribuir com o debate a respeito do caráter político da Tropicália, sob a perspectiva da Comunicação Social. Trata-se de discutir o posicionamento político dos tropicalistas, tendo em vista sua integração nas estruturas da indústria cultural brasileira, especialmente a televisão, e o contexto político-social do regime autoritário da época. Especificamente, busca-se compreender o sentido político da narrativa tropicalista, considerando a temática da vida cotidiana brasileira do final dos anos 1960. Estaríamos de fato falando de uma contra hegemonia ou de mais uma forma de neutralização de conflitos políticos e contradições sociais? Para fins de alcance do objeto proposto, o principal referencial metodológico desta pesquisa é a Economia Política da Comunicação e da Cultura. A Tropicália enquanto expressão cultural-midiática será um objeto de estudo articulado com os elementos políticos e econômicos de seu contexto histórico<br>This master thesis focuses on the tropicalist media-cultural movement that took place in Brazil between 1967 and 1968 and starred Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Tom Zé and the São Paulo rock band “Os Mutantes”. The main objective of this work is to contribute with the debate about the political role of Tropicália, from the perspective of the Social Communication. Our purpose is to discuss the political position of tropicalists, considering their integration into the structures of Brazilian cultural industry, especially television, and the social political context of the authoritarian regime of the time. Specifically, we seek to understand the political meaning of the tropicalist narrative, considering the Brazilian daily life theme of the late 1960s. Would we really be talking about a counter hegemony or another way of neutralizing political conflicts and social contradictions? In order to reach the proposed object, the main methodological reference of this research is the Political Economy of Communication and Culture. Tropicália as a cultural-mediatic expression will be an object of study articulated with the political and economic elements of its historical context
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silveira, Juliano Malinverni da. "Vozes dissonantes." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2012. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94504.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2010<br>Made available in DSpace on 2012-10-25T10:59:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 285903.pdf: 1320511 bytes, checksum: 148c792db667cc4958bbdcb6bc2ed2e3 (MD5)<br>O presente trabalho visa uma leitura sobre como os artistas da Tropicália operaram, de forma a situar-se em pontos de intersecções localizados em situações paradoxais no fazer de seu disco-manifesto Tropicália ou Panis et Circensis. Para tanto, desenvolve uma análise da capa do disco e de alguns de seus fonogramas, atentando aos caminhos discursivos tomados pelas vozes dissonantes que compõem o objeto. Além disso, realiza seus procedimentos de análise buscando uma convergência entre os referenciais teóricos apresentados e as leituras interseccionais das práticas do objeto.<br>This paper is an atempt to place a perspective on the ways that the Tropicália´s artists operate in intersectional points within situations of paradox in the making of their album-manifesto Tropicália ou Panis at Circensis. To do so, it develops an analysis on the album cover and some of its phonograms, focusing the discursive ways made by the dissonante voices that compose the objects. More than that, establishes its procedures by looking for convergences between the theoretical references and intersectional views of the objects´ practices.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, Rafael Florencio da. "A construção já é ruína: a tropicália de Caetano Veloso sob o processo de modernização do território brasileiro." Universidade de São Paulo, 2018. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-09102018-131017/.

Full text
Abstract:
Nossa pesquisa de dissertação se dedica a analisar as transformações ocorridas no campo da cultura nacional sob o processo de modernização a partir do estudo da obra do músico popular Caetano Veloso, em diálogo estabelecido com o crítico literário Roberto Schwarz. Ao tomarmos a relação entre cultura e política como campo de análise da investigação geográfica, estabelecemos o diálogo entre o processo de territorialização da indústria cultural e a formação territorial do Estado nacional brasileiro. O debate entre os dois autores, Veloso e Schwarz, nos permite analisar a partir do campo da cultura as transformações que o processo de modernização produziu em território nacional ao adotarmos o conceito de modernização retardatária a fim de problematizar a relação entre o arcaico e o moderno presente nas discussões sobre o nacional desenvolvimentismo. Nessa perspectiva, nos utilizamos das formulações de Guy Debord sobre a autonomização das esferas da cultura e da política na formação da sociedade do espetáculo. A interpretação tropicalista da formação nacional e identidade nacional se cruzam com percurso mencionado, bem como a formação de uma indústria cultural nacional como fator de integração do território nacional e territorialização do capital.<br>Our dissertation research is dedicated to analyzing the transformations that occurred in the field of national culture under the modernization process, based on the study of the work of the popular musician Caetano Veloso, in a dialogue established with the literary critic Roberto Schwarz. When we take the relationship between culture and politics as a field of analysis of geographic research, we establish a dialogue between the process of territorialization of the cultural industry and the territorial formation of the Brazilian national state. The debate between the two authors, Veloso and Schwarz, allows us to analyze from the field of culture the transformations that the process of modernization produced in the national territory by adopting the concept of delayed modernization in order to problematize the relation between the archaic and the modern present in the discussions on national developmentalism. In this perspective, we use Guy Debord\'s formulations on the autonomization of the spheres of culture and politics in the formation of the society of the spectacle. The tropicalist interpretation of national formation and national identity intersect with the aforementioned path, as well as the formation of a national cultural industry as a factor of integration of the national territory and territorialisation of capital.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, Marcelo Abreu da. "O artista-caleidoscópio : identidade nacional e cultura brasileira em letras poéticas de Caetano Veloso." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2017. http://repositorio.unb.br/handle/10482/25295.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2017.<br>Submitted by Raquel Almeida (raquel.df13@gmail.com) on 2017-11-07T18:24:52Z No. of bitstreams: 1 2017_MarceloAbreudaSilva.pdf: 686664 bytes, checksum: e50006c00c37ae552ceb93b4effa7dd1 (MD5)<br>Approved for entry into archive by Raquel Viana (raquelviana@bce.unb.br) on 2017-11-28T20:33:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2017_MarceloAbreudaSilva.pdf: 686664 bytes, checksum: e50006c00c37ae552ceb93b4effa7dd1 (MD5)<br>Made available in DSpace on 2017-11-28T20:33:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017_MarceloAbreudaSilva.pdf: 686664 bytes, checksum: e50006c00c37ae552ceb93b4effa7dd1 (MD5) Previous issue date: 2017-11-28<br>O objetivo desta pesquisa é desvelar os sentidos e o imaginário poético representado nas letras selecionadas do multiartista Caetano Veloso. Pretende-se analisar criticamente a canção com o intuito de aprofundar o olhar sobre a re-construção identitária do país na história e tradição sociocultural em contextos latino-americanos. Dessa forma, estudar a poesia que emerge das letras da Música Popular Brasileira é também compreender o “ser” em sua essência no diálogo com o processo de formação multicultural. Nessa perspectiva, definimos como corpus desta pesquisa as letras das canções “Alegria, alegria”, “Enquanto Seu Lobo Não Vem”, “Um Índio”, “Beleza Pura”, “Haiti”, “O Estrangeiro”, “Sampa”, “Onde o Rio é Mais Baiano”, “Desde Que o Samba é Samba”, “Chuva, Suor e Cerveja” e “Atrás do Trio Elétrico”. Com enfoque na estética caetaneana, destacamos também o contexto do movimento tropicalista e suas implicações no cenário artístico brasileiro, a repressão militar e a censura, a diáspora negra, a carnavalização e a importância do Samba como símbolo e representante da nossa identidade cultural. Para tanto, definimos como teorias norteadoras da pesquisa os três vetores da interpretação do texto poético desenvolvidos por Umberto Eco: Intenção do autor (Intentio Auctoris), Intenção da obra (Intentio Operis) e Intenção do Leitor (Intentio Lectoris), visto que trabalharemos com os três sistemas semióticos que se superpõem e se complementam para fins de análise. Além disso, trabalhamos também com a teoria da Carnavalização proposta por Mikhail Bakhtin, entre outras.<br>The purpose of this research is to unveil the senses and the poetic imaginary represented on the selected lyrics of the Brazilian multartist Caetano Veloso. It aims to analyze critically the context of the song focusing deeply to look over the country’s identity, regarding the construction of its history, and all the social and cultural tradition from Latin American context. Therefore, to study the poetry that emerge from the Brazilian popular music lyrics, it’s also to realize the “being” in his essence on the dialogue with multicultural formation process. In this perspective, we define as the backbone of this research the lyrics of the songs called “Alegria, alegria”, “Enquanto Seu Lobo Não Vem”, “Um Índio”, “Beleza Pura”, “Haiti”, “O Estrangeiro”, “Sampa”, “Onde o Rio é Mais Baiano”, “Desde Que o Samba é Samba”, “Chuva, Suor e Cerveja”, and “Atrás do Trio Elétrico”. With focus in Caetano’s aesthetics we highlight as well the context of the tropicalist movement and its implications on the Brazilian Artistic venue, the military repression, and the censure, the black diaspora or dispersion, the carnivalization and the importance of samba as a symbol and representative of our cultural identity. Therefore, we define as guide theories of research the three vectors of the interpretation of the poetic text developed by Umberto Eco: the author intention (Intentio Auctoris), the literary work intention (Intentio Operis), and the reader intention (Intentio Lectoris), since we will work on three semiotic systems that overlap and complement each other for purposes of analysis. Besides that we have worked with the Carnivalization theory proposed by Mikhail Bakhtin, among others.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Grimm, Luciana Volcato Panzarini. "Da bossa nova à tropicália : a relação entre memória e atualidade a partir do estudo discursivo da canção Procissão, de Gilberto Gil." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2012. http://hdl.handle.net/10183/49626.

Full text
Abstract:
Este trabalho versa, principalmente, sobre a relação entre memória e atualidade, através do estudo de três dos principais gêneros musicais desenvolvidos no Brasil entre as décadas de 1950 e 1970: Bossa Nova, canção de protesto e Tropicália. Para tanto, acionamos algumas noções fundamentais da Análise do Discurso francesa, como formação discursiva, memória discursiva e acontecimento. A questão do sentido foi o ponto norteador deste estudo, já que toda a reflexão baseia-se na maneira como se estruturam os saberes nos discursos bossa-novista, tropicalista e os vinculados à canção de protesto, buscando sempre compreender como se configura a heterogeneidade constitutiva de cada um desses discursos. A noção de acontecimento fecha a análise mais ampla, buscando refletir sobre o do grau de deslocamento dos sentidos no momento de consagração desses discursos musica is. Nessa reflexão acerca dos gêneros musicais, optamos por fazer uma breve análise de duas versões da canção Procissão, de Gilberto Gil – uma gravada em 1965 e outra, em 1968. Como cada uma das versões está associada, prioritariamente, a um gênero musica l, torna-se possível refletir a respeito da movimentação e/ou da transformação dos sentidos, quando analisamos as duas versões concomitantemente. Trabalhamos, então, com a articulação entre gênero musical e palavra, tentando compreender como a relação entr e essas duas materialidades pode significar no discurso de Procissão. Seja de maneira mais ampla, tendo como foco a análise dos gêneros musicais, seja de maneira mais restrita, tomando como objeto de estudo a canção Procissão, o objetivo deste trabalho é refletir sobre a movimentação dos sentidos que se dá por uma atualização da memória.<br>This work deals mainly about the relationship between memory and present, through the study of three major musical genres developed in Brazil over the 1950s and 1970s: Bossa Nova, protest songs and Tropicália. For this, we have taken some fundamentals of French Discourse Analysis, as discursive formations, discursive memory and event. The question of meaning was the guiding point of this study, as all the reflec tion is based on the manner how the knowledge is structured in Bossa Nova, Tropicália and protest songs discourses, seeking to understand how the constitutive heterogeneity is configured in one of each of these discourses. The notion of event closes this broader analysis, seeking to reflect on the degree of displacement of meanings by the time of consecration of these musical discourses. In this reflection on musical genres, we decided to make a brief analysis of two versions of the song Procissão, by Gilberto Gil – one recorded in 1965 and another in 1968. As each version is primarily associated to one musical genre, it becomes possible to reflect on the movement and/or transformation of meanings when we analyse the two versions concurrently. We work then with the connection between genre and word, trying to understand what may be the meaning of the relationship between these two materialities in Procissão discourse. Whether more broadly, focusing on the analysis of musical genres, or more restrictively, taking as its subject matter the song Procissão, the aim of this work is to reflect on the movement of meanings that occurs by a memory update.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Fortuna, Yara Dias. "Corpo de lama : um estudo sobre a expressão textual do Mangue Beat e sua contribuição como vetor de ressignificação do projeto poético modernista brasileiro." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2006. http://repositorio.unb.br/handle/10482/3233.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2006.<br>Submitted by mariana castro (nanacastro0107@hotmail.com) on 2009-12-01T17:56:51Z No. of bitstreams: 1 YARA DIAS FORTUNA.pdf: 558277 bytes, checksum: 533d4d9c5130f4a70459733f39e26653 (MD5)<br>Approved for entry into archive by Daniel Ribeiro(daniel@bce.unb.br) on 2010-01-14T21:48:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 YARA DIAS FORTUNA.pdf: 558277 bytes, checksum: 533d4d9c5130f4a70459733f39e26653 (MD5)<br>Made available in DSpace on 2010-01-14T21:48:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 YARA DIAS FORTUNA.pdf: 558277 bytes, checksum: 533d4d9c5130f4a70459733f39e26653 (MD5) Previous issue date: 2006-08<br>Esta dissertação tem como objeto de estudo a expressão textual do movimento Mangue Beat. A partir da investigação de um corpus de letras de canções selecionadas, contextualizadas histórica e culturalmente, visa-se à análise da inserção do movimento na trajetória da Música Popular Brasileira no século XX, bem como sua relação com o projeto poético modernista brasileiro. Para tanto, é feita inicialmente uma leitura comparativa dos manifestos do movimento Mangue, do Tropicalismo e do Modernismo. Em um segundo momento, são analisadas letras de canções selecionadas do compositor Chico Science, líder do Mangue Beat, num estudo comparado com letras de canções significativas do movimento tropicalista e poemas da primeira fase do movimento modernista. A mobilização instrumental analítica transversal valeu-se dos três níveis de consciência propostos por Barthes (1971): a paradigmática, a sintagmática e a simbólica. _____________________________________________________________________________________ ABSTRACT<br>This thesis studies the textual expression of the Mangue Beat movement. Based on the investigation of a selected group of lyrics, historicaly and culturaly contexted, it intends to analyse the movement’s insertion in the Brazilian Popular Music trajectory, in the 20th century, as well as its relation with the Brazilian modernist poetry project. Therefore, a comparative reading of the manifests of the Mangue movement, the Tropicalism and the Modernism is done initialy. In a second moment, a group of selected lyrics of the composer Chico Science, the Mangue Beat’s leader, is analytically compared to significative lyrics of the tropicalist movement and poems of the modernist movement’s first phase. The instrumental mobilization of the transversal analysis considered the three levels of counsciousness proposed by Barthes (1971): paradigmatic, sinthagmatic and simbolic.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Lima, Márcio Soares Beltrão de. "O design entre o audível e o visível de Tom Zé." Universidade Anhembi Morumbi, 2010. http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1586.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-08-18T17:47:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 385827.pdf: 5745048 bytes, checksum: ffde605b96ec2304e3b7ad747b6bab2a (MD5) Previous issue date: 2010-06-17<br>Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior<br>Este trabalho busca compreender o processo projetual do compositor Tom Zé, a partir de um olhar interdisciplinar, que surge da ideia de hibridismo, característica da Tropicália, estética marcada pelas poéticas plásticas de Hélio Oiticica e pelo movimento hippie, com suas repercussões internacionais. Partindo desse olhar, buscamos apresentar o design das capas de disco de Tom Zé, entendendo que o artista concebe sua obra por meio do que chamamos processo projetual, que envolve desde o momento da criação musical até sua apresentação em shows e happenings, passado pela criação e pelo desenvolvimento de figurinos, cenários e capas de discos. Desse modo, acreditamos que o artista, por meio da aplicação daquilo que ele próprio nomeia "plagicombinação", seja um autêntico praticante da proposta metodológica triangular, que tem pilares o ler, o fazer e o contextualizar. A presente pesquisa pretende, assim, analisar a totalidade destes projetos para revelar as características do design, envolvendo o PROJETO TOTAL do compositor, entre o audível e o visível.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silveira, Julio Cesar Meira [UNESP]. "Inspiração a dois: a dança em contexto crítico dialogia com artes visuais." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2011. http://hdl.handle.net/11449/86978.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:22:29Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2011-09-20Bitstream added on 2014-06-13T19:08:01Z : No. of bitstreams: 1 silveira_jcm_me_ia.pdf: 2032539 bytes, checksum: f497b6f727fb1650f5e55d100c60b059 (MD5)<br>O tema desta dissertação é a análise crítica da obra de dança Inspiração a Dois uma vez estruturada como linguagem híbrida, entre a dança e a performance, dialoga com a modernidade. Esta fase da história segundo Alain Touraine tem no sujeito o operador das mudanças onde a liberdade individual aciona as mudanças no meio social. A obra Inspiração a dois ao envolver na sua formalização diferentes meios de expressão com seus signos próprios: ora som, ora movimento, ora imagem, ora gestual, ora palavra constrói uma simbologia cênica onde os conteúdos são codificados nas linguagens da dança e da performance, a expressão do sujeito e a materialidade expressiva da obra conversam numa dialogia com a tradição sendo potencializadora da criação. A reflexão sobre pontos da poética do espetáculo que tem os temas: da identidade do intérprete, Neoconcretismo e Tropicália também se baseia nos textos convergentes dos seguintes autores: Celso Favaretto, Antonio Calado, Alain Touraine, Luigi Pareyson, Umberto Eco, Thierry de Duve, Herbert Read, Charles Harrison e Lícia Maria Morais Sanchez que formam o corpo bibliográfico principal deste estudo<br>The theme of this dissertation is the critical analysis of the work of the dance called ‘Inspiração a Dois’ which is structured with an amalgam of hybrid languages, between dance and performance, dialogue with modernity. During this phase of the 20th century, Alain Touraine in his book Crítica da Modernidade tackled the subject matter that involves the process of changes where one`s own individual liberty gives rise to actions that change in a social environment. The work ‘Inspiração a Dois’ involves the familiarization of different forms of expression with your own senses, sometimes sound, sometimes movement, sometimes image, sometimes gesture and sometimes word building a scientific symbolism where everything is classified as the medium of dance and performance, an expression of the subject content and an expression of the material of the work expressed as dialogue with a tradition having the potential of creation. Themes which are highlighted in the show `s presentation include interpretation of identity, Neoconcretismo and Tropicália, the dissertation is based on the theories, ideas and texts of the following authors; Celso Favaretto, Antonio Calado, Alain Touraine, Luigi Pareyson, Umberto Eco, Thierry de Duve, Herbert Read, Charles Harrison and Lícia Maria Morais Sanchez which form the body of the major bibliographic of this study
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Tropicália (Música)"

1

Polifonia tropical: Experimentalismo e engajamento na música popular (Brasil e Cuba, 1967-1972). Humanitas/FFLCH/USP, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

de Azevedo Granato, Guilherme. Das Vanguardas à Tropicália: Modernidade Artística e Música Popular. Appris Editora e Livraria Eireli, 2018. http://dx.doi.org/10.18366/gagr.0603.2019.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography