Academic literature on the topic 'Tuberculose dos linfonodos'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Tuberculose dos linfonodos.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Tuberculose dos linfonodos"

1

Souza, Mariana Assunção de, Nadia Grandi Bombonato, Pollyanna Mafra Soares, Gabriela Bim Ramos, Mariane Pacheco dos Santos, Muriell Ribeiro Ganda, and Anna Monteiro Correia Lima-Ribeiro. "Frequência de lesões macroscópicas em carcaças de bovinos reagentes ao teste tuberculínico." Arquivos do Instituto Biológico 81, no. 4 (December 2014): 363–67. http://dx.doi.org/10.1590/1808-1657000402013.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi analisar a frequência de lesões macroscópicas sugestivas de tuberculose em carcaças de bovinos reagentes ao teste intradérmico de tuberculose. Os animais do estudo foram provenientes de rebanhos de exploração leiteira, localizados nos municípios de Perdizes, Patos de Minas, Lagoa Formosa e Uberlândia, Minas Gerais. Foram avaliadas 140 carcaças de bovinos positivos no teste cervical comparativo. Durante o abate sanitário foi realizada inspeção post mortem das carcaças, e as lesões macroscópicas sugestivas de tuberculose foram registradas. Foram avaliados os linfonodos mediastínicos, fígado, pulmão e carcaça. Dos 140 bovinos examinados, 78 (55%) apresentaram algum tipo de lesão macroscópica sugestiva de tuberculose, 38 (49%) ocorreram exclusivamente nos linfonodos mediastínicos, 22 (28%) no fígado e 11 (14%) no pulmão; 5 (6%) carcaças apresentaram lesões no fígado, pulmão e linfonodo mediastínico, e 2 (4%) tiveram lesões no pulmão e linfonodo. Concluem-se que as lesões não visualizadas em bovinos reagentes ao teste tuberculínico podem ocorrer e estariam relacionadas principalmente ao estágio de evolução da doença, tempo insuficiente na inspeção post mortempara detecção, bem como reações inespecíficas para outras micobactérias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Milena Roberta Freire da, Karolayne Silva Souza, Milena Danda Vasconcelos Santos, Kaleen Massari Leite, Jaqueline dos Santos Silva, Diego Canuto Bispo da Silva, Kleber Ribeiro Fidelis, et al. "Tomografia computadorizada como diagnóstico para tuberculose abdominal." Research, Society and Development 9, no. 12 (December 14, 2020): e9591210713. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i12.10713.

Full text
Abstract:
Introdução: A tuberculose (TB) é uma doença infectocontagiosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis. No Brasil no ano de 2017, foram notificados 69.569 novos casos, com um coeficiente de incidência de 33,5 casos a cada 100 mil habitantes. A TB abdominal pode envolver diversas estruturas, sendo definida em quatro formas: linfadenopatia tuberculosa, tuberculose peritoneal, gastrointestinal e visceral. Nesta perspectiva, este estudo tem como objetivo mostrar os principais aspectos clínico da TB abdominal e como esta pode ser diagnosticada através da tomografia computadorizada (TC). Metodologia:Trata-se de uma revisão bibliográfica de abordagem qualitativa do tipo exploratória na qual se realizou buscas nas bases eletrônicas nacionais e internacionais na língua portuguesa e inglesa. Resultados: Na linfadenopatia tuberculosa os principais achados de imagem são aumento volumétrico dos linfonodos, calcificação e formação de massas linfonodais, já na TB peritoneal o principal achado é a ascite, na TB gastrointestinal pode se observar o espessamento parietal e espessamento mesentérico, e por fim na TB visceral é visto o aumento das dimensões do órgão. Conclusão: A TC tem vantagens sobre os demais exames de diangónstico desta patologia a medida que examina diversas estruturas abdominais concomitantemente. Esta é uma doença curável, que se diagnosticada precocemente pode ser instituido o tratamente adequado o mais breve possível.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Neves, Erika Dourado, Taniara Suelen Mezalira, Eduardo Herrera Dias, Maira Rodrigues Dourado, Márcia Kuster de Paula, Charles Roberto Gusman, Isabel Cristina da silva Caetano, José Matheus Beltrami, and Luciana Kazue Otutumi. "Lesões de Tuberculose Bovina em Abatedouros-Frigoríficos no Brasil: bibliometria." Jornal Interdisciplinar de Biociências 2, no. 2 (December 20, 2017): 22. http://dx.doi.org/10.26694/jibi.v2i2.6171.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi fazer uma revisão de artigos científicos, publicados em revistas, relacionados à prevalência de tuberculose bovina causada pela bactéria Mycobacterium bovis, em abatedouros-frigoríficos, por meio do método de pesquisa denominado bibliometria na base de dados Scielo. Para a pesquisa, foram utilizadas as seguintes palavras-chave: “Tuberculosis and prevalence and cattle”, “Tuberculosis and cattle”, “Tuberculose e bovinos”. A busca resultou em 40 artigos, dos quais seis foram selecionados para a discussão por estarem relacionados com a prevalência de tuberculose no Brasil, além de demonstrar os linfonodos mais acometidos. Dos artigos analisados, verificou-se um total de 1.879.495 animais abatidos, dos quais 1.233 (0,065%) apresentaram lesões sugestivas de tuberculose, no entanto somente 28 animais (0,0015%) foram confirmados por exames laboratoriais com crescimento de M. bovis. Os linfonodos mais afetados foram os bronquiais com 628 dos animais acometidos (50,93%), seguido pelos mediastinais e parotídeos (ambos com 11,19%), retrofaríngeos (8,11%), pré-escapulares (8,60%) e a soma dos hepáticos, inguinais e isquiáticos totalizaram 7,53 % dos casos. Um dos grandes problemas gerados por esta enfermidade é o prejuízo aos produtores, pois ocorrem descontos ou, até mesmo, perda total nas carcaças e, também, em bovinos reprodutores que estão nas propriedades, pois, uma vez sendo confirmado o resultado positivo, os mesmos devem ser abatidos, sem ressarcimento, conforme prescrito no Plano Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Benesi, F. J., S. R. Pinheiro, P. C. Maiorka, S. M. Sakamoto, E. Roxo, N. R. Benites, E. H. Birgel Junior, and L. Gregory. "RELATO DE CASO: TUBERCULOSE EM CAPRINO (CAPRA HIRCUS)." Arquivos do Instituto Biológico 75, no. 2 (June 2008): 217–20. http://dx.doi.org/10.1590/1808-1657v75p2172008.

Full text
Abstract:
RESUMO Uma cabra da raça Saanem, com 3 anos, foi atendida no Hospital Veterinário da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo, com histórico de emagrecimento progressivo, com doença respiratória não responsiva a antibioticoterapia convencional. O animal apresentava perda de peso, aumento de linfonodo submandibular esquerdo e sintomas de broncopneumonia. Tendo sido considerado positivo no teste cervical comparativo foi sacrificado e à necropsia foram observadas lesões sugestivas de tuberculose nos linfonodos submandibulares e mesentéricos, pulmão e baço. Nos exames laboratoriais houve crescimento, aos 32 dias, de bacilos álcool-ácido resistentes (BAAR), no meio de cultura de Stonebrink, e a estirpe isolada foi identificada no PCR como sendo Mycobacterium bovis. A pesquisa de Corynebacterium sp. foi negativa. Na histopatologia, as lesões examinadas apresentavam características dos granulomas típicos. Usandose coloração para BAAR foi possível observação de bacilos no centro de um granuloma, sugestivo de Mycobacterium spp. Casos de tuberculose em caprinos têm sido considerados raros no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

França, Leonardo Rosa da, Jurandir Ferreira da Cruz, Vanêssa Brito Fernandes Neves, and Robson Bahia Cerqueira. "Prevalência e histopatologia de lesões sugestivas de tuberculose em carcaça de bovinos abatidos no Sudoeste da Bahia." Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal 14, no. 4 (December 2013): 721–33. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-99402013000400016.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi determinar a prevalência de lesões sugestivas de tuberculose em carcaças de bovinos abatidos na região Sudoeste da Bahia. No período de março a novembro de 2012 foram inspecionados 58.268 bovinos abatidos em um matadouro frigorífico em Vitória da Conquista-BA. A inspeção consistiu na avaliação sistemática dos gânglios linfáticos e órgãos em busca das lesões sugestivas, por meio de exame visual e tátil com posterior incisão dos gânglios linfáticos. A prevalência de animais com lesões sugestivas de tuberculose ao exame anatomopatológico foi de 0,12%. Os linfonodos mais acometidos foram os pré-escapulares (51,5%) traqueobronquiais (19,2%) e isquiáticos (11,1%). Dos linfonodos com lesões presuntivas, 60,6% apresentaram alterações histológicas sugestivas de micobactérias e 10,0% apresentaram bacilos álcool-ácido resistentes pela coloração de Ziehl-Neelsen, portanto, positivas para micobactérias. Conclui-se que prevalência de carcaças bovinas com lesões sugestivas de tuberculose no Sudoeste da Bahia é baixa, mas remete a necessidade de intensificação das ações para o controle e erradicação da tuberculose bovina no Estado da Bahia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Higino, Severino Silvano dos Santos, Sônia Regina Pinheiro, Vivianne Cambuí Mesquita Rocha, Gisele Oliveira de Souza, Roseane de Araújo Portela, Clebert José Alves, Sílvio Arruda Vasconcellos, et al. "Tuberculose em caprinos e ovinos abatidos no semiárido da Paraíba, Brasil." Arquivos do Instituto Biológico 80, no. 3 (September 2013): 281–87. http://dx.doi.org/10.1590/s1808-16572013000300004.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente trabalho foi isolar e tipificar micro-organismos presentes em linfonodos hipertrofiados ou lesões macroscópicas sugestivas de tuberculose colhidos de 12 caprinos e 28 ovinos abatidos no matadouro público do município de Patos, Paraíba. A identificação de micobactérias foi feita com o método PRA (PCR-Restriction Enzyme Analysis). Também foi realizado o exame histopatológico das lesões. Os órgãos afetados foram fígado, pulmão, glândula mamária, bexiga e linfonodos mediastínicos, mesentéricos, submandibulares, parotídeos, poplíteos, pré-crural, pré-escapular e inguinal superficial. O exame histopatológico apontou a presença de granulomas em 8 (20,00%) animais. Dos 12 caprinos, 1 (8,33%) foi positivo no cultivo de micobactérias, e pelo método PRA o isolado foi classificado como pertencente ao complexo M. tuberculosis. Dois (7,14%) ovinos foram positivos para a presença de micobactérias ambientais. Houve isolamento de Corynebacterium pseudotuberculosis em 8 (66,66%) caprinos e em 17 (60,71%) ovinos, e isolamento simultâneo de micobactérias e C. pseudotuberculosis em 1 (8,33%) caprino e 1 (3,57%) ovino. O isolamento de micobactéria do complexo M. tuberculosis em caprinos no presente trabalho levanta preocupações do ponto de vista de saúde pública, uma vez que profissionais envolvidos na manipulação destes animais, bem como a população consumidora de carne e leite, estão expostos ao risco de infecção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Bombonato, N. G., P. R. de Oliveira, and A. M. C. Lima-Ribeiro. "ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS DA TUBERCULOSE CAPRINA NA MESORREGIÃO DO TRIÂNGULO MINEIRO E ALTO PARANAÍBA, MG." Arquivos do Instituto Biológico 77, no. 3 (September 2010): 389–94. http://dx.doi.org/10.1590/1808-1657v77p3892010.

Full text
Abstract:
RESUMO Dados referentes à tuberculose caprina no Brasil e sua importância em saúde pública são escassos. Diante disso, este trabalho teve por objetivos investigar a ocorrência e pesquisar aspectos epidemiológicos da tuberculose em rebanhos leiteiros caprinos na mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, MG. Foram tuberculinizados 233 caprinos provenientes de sete propriedades leiteiras, utilizando-se o teste cervical comparativo, tomando-se como referência os procedimentos e critérios de interpretação de resultados padronizados para esta espécie. Dos animais submetidos ao teste, 1,29% (3/233) reagiram positivamente, 2,14% (5/233) apresentaram reações inconclusivas e 96,57% (225/233) não reagiram. Todos os caprinos positivos e um com resposta inconclusiva foram submetidos à necropsia. Amostras de linfonodos, fígado, pulmão e rim que apresentaram alterações foram colhidos para exame histopatológico (Hematoxilina-Eosina). Material proveniente de abscessos e fragmentos de linfonodos foi submetido à cultura em meio Stonebrink e Petragnani. Um inquérito epidemiológico foi procedido para análise dos fatores relacionados à ocorrência de tuberculose nas propriedades. Não foram encontradas lesões macroscópicas sugestivas de tuberculose nos animais necropsiados, nem alterações histopatológicas. Também não houve crescimento de micobactérias na cultura. A taxa de prevalência dos caprinos foi de 1,29%. Por se tratar de rebanhos leiteiros, a ocorrência de tuberculose pode representar risco zoonótico na mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, MG. A interpretação dos registros epidemiológicos, associada aos resultados da tuberculinização,constatou reagentes positivos somente na propriedade onde se utilizou leite bovino in natura para alimentar cabritos recém-nascidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Nunes, Elizabete Abrantes, Eduardo Mello De Capitani, Elizabete Coelho, Alessandra Costa Panunto, Orvalho Augusto Joaquim, and Marcelo de Carvalho Ramos. "Doença pulmonar por Mycobacterium tuberculosis e micobactérias não-tuberculosas entre pacientes recém-diagnosticados como HIV positivos em Moçambique, África." Jornal Brasileiro de Pneumologia 34, no. 10 (October 2008): 822–28. http://dx.doi.org/10.1590/s1806-37132008001000011.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: A micobacteriose é frequentemente diagnosticada entre pacientes infectados pelo HIV. Em Moçambique, onde apenas um pequeno número de pacientes encontra-se sob tratamento anti-retroviral, e a tuberculose tem alta prevalência, existe a necessidade de melhor caracterização destes agentes bacterianos, em nível de espécie, bem como de se caracterizar os padrões de resistência às drogas antituberculosas. MÉTODOS: Em uma coorte de 503 indivíduos HIV positivos suspeitos de tuberculose pulmonar, 320 apresentaram positividade para baciloscopia ou cultura no escarro e no lavado brônquico. RESULTADOS: Bacilos álcool-ácido resistentes foram detectados no escarro em 73% dos casos com cultura positiva. De 277 isolados em cultura, apenas 3 mostraram-se tratar de micobactérias não-tuberculosas: 2 Mycobacterium avium e uma M. simiae. Todos os isolados de M. tuberculosis inicialmente caracterizados através de reação em cadeia de polimerase (RCP) do gene hsp65 foram posteriormente caracterizados como tal através de RCP do gene gyrB. Resistência à isoniazida foi encontrada em 14% dos casos; à rifampicina em 6%; e multirresistência em 5%. Pacientes previamente tratados para tuberculose mostraram tendência a taxas maiores de resistência às drogas de primeira linha. O padrão radiológico mais freqüente encontrado foi o infiltrado intersticial (67%), seguido da presença de linfonodos mediastinais (30%), bronquiectasias (28%), padrão miliar (18%) e cavidades (12%). Os pacientes infectados por micobactérias não-tuberculosas não apresentaram manifestações clínicas distintas das apresentadas pelos outros pacientes. A mediana de linfócitos CD4 entre todos os pacientes foi de 134 células/mm³. CONCLUSÕES: Tuberculose e AIDS em Moçambique estão fortemente associadas, como é de se esperar em países com alta prevalência de tuberculose. Embora as taxas de resistência a drogas sejam altas, o esquema isoniazida-rifampicina continua sendo a escolha apropriada para o início do tratamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Saieg, Mauro Tadeu Ajaj, Fabíola del Carlo Bernardi, Roberto Gonçalves, Márcio Botter, Roberto Saad Junior, and Geanete Pozzan. "Tuberculose do timo." Jornal Brasileiro de Pneumologia 33, no. 3 (June 2007): 355–57. http://dx.doi.org/10.1590/s1806-37132007000300020.

Full text
Abstract:
Os tumores do mediastino anterior incluem várias entidades com diferentes manifestações radiológicas e clínicas, consistindo em um grupo heterogêneo de condições congênitas, inflamatórias ou neoplásicas. Entre essas lesões, o tumor primário mais comum do mediastino é o timoma, seguido de perto por tumores de células germinativas e linfomas. A tuberculose do timo é extremamente rara, embora o envolvimento dos linfonodos mediastinais por essa entidade seja comum. Apresentamos aqui achados patológicos, radiológicos e clínicos de um caso de tuberculose tímica em um paciente de 18 anos de idade, que apresentou dor torácica, dispnéia a pequenos esforços e piora contínua dos sintomas em uma semana. A radiografia torácica mostrou uma grande massa no mediastino e a tomografia computadorizada mostrou que a localização era anterior. O paciente foi operado, sendo feita a exérese da massa, com aspecto microscópico de uma reação inflamatória maciça e presença de granulomas no tecido tímico. A pesquisa de bacilos álcool ácido resistentes pelo método de Ziehl-Neelsen foi positiva e o diagnóstico de tuberculose foi fechado. Portanto, o cirurgião e o patologista devem estar alertas quanto à essa entidade, bem como incluí-la na lista de diagnósticos diferenciais de massas mediastinais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Lima, Carla cristina Oliveira de Jesus, Isabella Alvarenga Cardoso, Rosana Santos Mota, Gleide Santos De Araujo, Ana Paula Oliveira De Jesus, and Ridalva Dias Martins Felzemburgh. "Conhecimento de graduandos de enfermagem sobre tuberculose." Enfermagem Brasil 17, no. 1 (April 3, 2018): 26. http://dx.doi.org/10.33233/eb.v17i1.1084.

Full text
Abstract:
Introdução: A tuberculose é uma infecção bacteriana causada por bacilo álcool-ácido resistente que no princípio atinge os pulmões e, depois de englobado por macrófagos, é carregado para os linfonodos hilares e mediastinais. Anualmente, são registrados 4.543 casos de mortes por tuberculose no Brasil. Neste trabalho, buscou-se descrever o conhecimento dos graduandos de enfermagem sobre a tuberculose. Método: Estudo descritivo, quantitativo, com 120 alunos de enfermagem, realizado em uma instituição de ensino privado em Salvador/BA, no período de abril a junho de 2013. Resultado: A média de idade foi 28,4 anos e 82,9% dos estudantes foram do sexo feminino. Dos entrevistados, 98,3% responderam que a tuberculose é uma doença infectocontagiosa, 95,8% responderam que a transmissão é por via aérea. Em relação ao tratamento da tuberculose, observou-se uma deficiência no conhecimento das drogas do esquema básico e na aplicação do tratamento diretamente observado. Conclusão: Considerando sua condição de agentes multiplicadores de informações, os resultados apontaram um conhecimento limitado dos graduandos de enfermagem sobre a doença.Palavras-chave: conhecimento, educação em enfermagem, tuberculose.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Tuberculose dos linfonodos"

1

Ohara, Patricia Miyuki. "Microbiologia e histopatologia de linfonodos de bovinos com lesões macroscópicas sugestivas de tuberculose. Colheitas efetuadas de Maio/2002 à Janeiro/2004, São Paulo, Brasil." Universidade de São Paulo, 2006. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/10/10134/tde-17042007-122417/.

Full text
Abstract:
Linfonodos de 146 bovinos com lesões macroscópicas identificadas como sugestivas de tuberculose pelos Serviços de Inspeção Federal e Estadual de abatedouros do Estado de São Paulo, Brasil, no período de Maio de 2002 à Janeiro de 2004, conservadas em solução de borato de sódio em temperatura ambiente por no máximo 60 dias, negativos nos cultivos de micobactérias nos meios de Lowëstein-Jensen e Stonebrink com descontaminação por Petroff e HPC e conservadas por congelamento, foram submetidos a novos cultivos em Agar Sangue, Agar MacConkey e Agar Saboraud bem como ao exame histopatológico pelas colorações de Hematoxilina-Eosina e Ziëlh-Neelsen. Nos cultivos houve isolamentos de E. faecium, E. faecalis, E. solitarius, S. arlettae e S. epidermidis. Não houve correlação entre as bactérias isoladas e a localização dos respectivos linfonodos. Os exames histopatológicos classificaram 49 animais isentos de qualquer lesão microscópica, 4 positivos para micobactérias sp, 18 fortemente sugestivos para micobactérias sp e 45 como processos atribuídos a outros agentes que não micobactérias. Não houve correlação entre o aspecto histológico dos linfonodos e o tipo de microrganismo isolado. Os microrganismos isolados foram considerados como contaminantes que tiveram acesso aos materiais durante os procedimentos de abate.
Lymph nodes of 146 bovines presenting lesions identified macroscopically as suggestive of tuberculosis by the Federal and State Inspection Services of abbatoirs at the State of São Paulo, Brazil, from May, 2002 to January, 2004, that were preserved in sodium borate solution at room temperature for no longer than 60 days, negative to mycobacteria culturing on Lowenstein-Jensen and Stonebrink media, decontaminated by Petroff and HPC methods and kept frozen, were subjected to new cultivations on blood, MacConkey and Sabouraud agars as well as to histopathological examination by Hematoxilin-Eosin and Ziëlh-Neelsen coloration techniques. E. faecium, E. faecalis, E. solitarius, S. arlettaeand S. epidermidis were isolated by culturing. No correlation between the isolated bacteria and the respective lymph nodes localization was found. The histopathological classification of the animals was: 49 presented microscopically no lesion, 4 were Mycobacterium sp. positive, 18 were strongly suggestive of Mycobacterium sp. and 45 were attributed to agents other than mycobacteria. There was no correlation between the histological aspect of the lymphnodes and the microorganisms isolated. The isolated microorganisms were considered as contaminants that had access to these materials during the slaughter procedures.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Flaminio, Ana Paula. "Padronização e validação da técnica de pcr em tempo real para detecção de Mycobacterium bovis e Mycobacterium tuberculosis em linfonodos de bovinos." Botucatu, 2019. http://hdl.handle.net/11449/183409.

Full text
Abstract:
Orientador: Antonio Carlos Paes
Resumo: Um protocolo de coleta, extração e amplificação de ácidos nucléicos (ANs) utilizando a técnica de PCR em tempo real para detecção de Mycobacterium bovis (M. bovis) e/ou Mycobacterium tuberculosis (M. tuberculosis) foi testado em 60 linfonodos provenientes de bovinos. Desses 60, 30 foram provenientes de bovinos suspeitos de tuberculose bovina (TBb), outros 30 apresentavam lesões nodulares classificadas como adenite pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF), na linha de abate. Os resultados obtidos demonstraram que dos 30 linfonodos coletados suspeitos de TBb, 24 (80%) foram confirmados positivos para M. bovis e/ou M. tuberculosis e seis (20%) foram confirmados negativos. Dos 30 linfonodos com a presença de lesões nodulares do tipo adenite, 13 (43,33%) foram positivos para TBb e 17 (56,66%) foram negativos para TBb. Não há um teste diagnóstico rápido e preciso para detecção da TBb, diante disso o presente estudo desenvolveu um método de diagnóstico para a TBb baseado em PCR em tempo real com análise da fluorescência do corante SYBR Green. Estes resultados indicaram que o PCR em tempo real foi específico e sensível para a detecção e identificação dos dois alvos selecionados para detectar a TBb, com melhores resultados para o DNA genômico, quando comparado com o RNA ribossômico. O teste padronizado de qPCR para o diagnóstico da TBb permitiu uma maior acurácia e significativa redução do tempo de diagnóstico em relação aos métodos tradicionais de identificação da TBb.
Abstract: A protocol for the collection, extraction and amplification of nucleic acids (ANs) using a PCR technique for detection of Mycobacterium bovis (M. bovis) and / or Mycobacterium tuberculosis (M. tuberculosis) was tested on 60 bovine-derived lymph nodes. . Of these 60, 30 were included in cattle suspected of having bovine tuberculosis (TBb), another 30 had sclerias classified as adenites by the Federal Inspection Service (SIF), at the slaughter line. The results showed that the 30 lymph nodes with suspected TBb, 24 (80%) were confirmed positive for M. bovis and / or M. tuberculosis and six (20%) were confirmed negative. Of the 30 lymph nodes with adenitis nodular lesions, 13 (43.33%) were positive for TBb and 17 (56.66%) were negative for TBb. TBB, together with the present study for a diagnostic method for TBB, is a real-time test with SYBR Green dye fluorescence analysis. Results compared with real-time PCR were specific and sensitive for the identification and identification of the two targets selected to detect a TBb, with samples obtained for genomic DNA, when observed with ribosomal RNA. The standardized qPCR test for the diagnosis of tuberculosis allowed for greater accuracy and a significant reduction in diagnosis time in relation to TBb identification parameters.
Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Franco, Marília Masello Junqueira. "Genotipagem e pesquisa de resistência fenotípica e genética à rifampicina e isoniazida em linhagens de Mycobacterium bovis isoladas de linfonodos de bovinos de abatedouro na região centro-oeste do estado de São Paulo." Botucatu, 2016. http://hdl.handle.net/11449/143102.

Full text
Abstract:
Orientador: Antonio Carlos Paes
Resumo: A tuberculose causada por Mycobacterium bovis (bTB) é uma zoonose de distribuição mundial com ampla gama de hospedeiros. Nos países onde a bTB é prevalente, 10 a 20% dos casos de tuberculose humana são causados por M. bovis. São escassos em todo o mundo estudos que investigam a resistência à isoniazida (INH) e rifampicina (RMP) em linhagens de M. bovis de origem bovina, reservatórios silvestres, e em casos humanos de tuberculose. Foi investigada a diversidade genotípica de 67 linhagens de M. bovis isoladas de bovinos de abatedouro, obtidas de 100 linfonodos com lesão caseosa, pelas técnicas de Spoligotyping e MIRU-VNTR, bem como foi determinado o perfil fenotípico de resistência à INH e RMP pela técnica de REMA, e pesquisadas possíveis bases genéticas para resistência aos antimicrobianos. Dentre os isolados, 11 (16%) foram classificados como MDR-TB, 8 (12%) resistentes à INH e 2 (3%) resistentes à RMP. A pesquisa pelo GenoType MTBDRplus ver. 2.0 não acusou a presença de mutações em nenhum dos isolados fenotipicamente resistentes. Foram identificados 16 spoligotipos entre as linhagens. A subfamília BOV_1 predominou com 52 (77,6%) isolados, com os SIT 481, 482, 594, 665, 691, 698, 1021, 1667, 1852, 2141 e dois isolados sem shared type. A BOV_2 foi identificada em 8 (11,9%) isolados, com o SIT 683. Os SIT 982, 1851 e 1853 foram agrupados na família BOV. Dois isolados não foram classificados em família ou subfamília. A análise de MIRU-VNTR com painel de 12 MIRUs, identificou 31 i... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: Tuberculosis caused by Mycobacterium bovis (bTB) is a zoonosis of worldwide distribution with broad host range. In countries where bTB is prevalent, 10-20% of the human cases of tuberculosis are caused by M. bovis. All over the world there are few studies investigating the resistance to isoniazid (INH) and rifampicin (RMP) in M. bovis strains from cattle, wild reservoirs, and human cases of tuberculosis. The genotypic diversity of 67 M. bovis strains obtained out of 100 lymph nodes with caseous lesions from slaughtered animals was investigated by Spoligotyping and MIRU-VNTR techniques, as well as the assessment of their phenotypic profile of resistance to INH and RMP by REMA method and the search of possible genetic basis for antimicrobial resistance. Among the obtained isolates, 11 (16%) were classified as MDR-TB, 8 (12%) INH-resistant and 2 (3%) RMP-resistant. The use of GenoType MTBDRplus ver. 2.0 did not pointed the presence of genetic mutations in any of the phenotypically resistant isolates. Sixteen different spoligotype patterns were identified. The BOV_1 subfamily predominated with 52 (77.6%) isolates, with SITs 481, 482, 594, 665, 691, 698, 1021, 1667, 1852, 2141 and two isolates without a given SIT. BOV_2 was identified in 8 (11.9%) isolates, within SIT 683. The SITs 982, 1851 and 1853 were grouped in BOV family. Two isolates were not classified in family or subfamily. The MIRU-VNTR analysis using the 12 classical MIRUs, identified a cluster of 31 isolates belonging... (Complete abstract click electronic access below)
Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

"Microbiologia e histopatologia de linfonodos de bovinos com lesões macroscópicas sugestivas de tuberculose. Colheitas efetuadas de Maio/2002 à Janeiro/2004, São Paulo, Brasil." Tese, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP, 2006. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/10/10134/tde-17042007-122417/.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography