To see the other types of publications on this topic, follow the link: Tuberculose dos linfonodos.

Journal articles on the topic 'Tuberculose dos linfonodos'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 34 journal articles for your research on the topic 'Tuberculose dos linfonodos.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Souza, Mariana Assunção de, Nadia Grandi Bombonato, Pollyanna Mafra Soares, Gabriela Bim Ramos, Mariane Pacheco dos Santos, Muriell Ribeiro Ganda, and Anna Monteiro Correia Lima-Ribeiro. "Frequência de lesões macroscópicas em carcaças de bovinos reagentes ao teste tuberculínico." Arquivos do Instituto Biológico 81, no. 4 (December 2014): 363–67. http://dx.doi.org/10.1590/1808-1657000402013.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi analisar a frequência de lesões macroscópicas sugestivas de tuberculose em carcaças de bovinos reagentes ao teste intradérmico de tuberculose. Os animais do estudo foram provenientes de rebanhos de exploração leiteira, localizados nos municípios de Perdizes, Patos de Minas, Lagoa Formosa e Uberlândia, Minas Gerais. Foram avaliadas 140 carcaças de bovinos positivos no teste cervical comparativo. Durante o abate sanitário foi realizada inspeção post mortem das carcaças, e as lesões macroscópicas sugestivas de tuberculose foram registradas. Foram avaliados os linfonodos mediastínicos, fígado, pulmão e carcaça. Dos 140 bovinos examinados, 78 (55%) apresentaram algum tipo de lesão macroscópica sugestiva de tuberculose, 38 (49%) ocorreram exclusivamente nos linfonodos mediastínicos, 22 (28%) no fígado e 11 (14%) no pulmão; 5 (6%) carcaças apresentaram lesões no fígado, pulmão e linfonodo mediastínico, e 2 (4%) tiveram lesões no pulmão e linfonodo. Concluem-se que as lesões não visualizadas em bovinos reagentes ao teste tuberculínico podem ocorrer e estariam relacionadas principalmente ao estágio de evolução da doença, tempo insuficiente na inspeção post mortempara detecção, bem como reações inespecíficas para outras micobactérias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Milena Roberta Freire da, Karolayne Silva Souza, Milena Danda Vasconcelos Santos, Kaleen Massari Leite, Jaqueline dos Santos Silva, Diego Canuto Bispo da Silva, Kleber Ribeiro Fidelis, et al. "Tomografia computadorizada como diagnóstico para tuberculose abdominal." Research, Society and Development 9, no. 12 (December 14, 2020): e9591210713. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i12.10713.

Full text
Abstract:
Introdução: A tuberculose (TB) é uma doença infectocontagiosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis. No Brasil no ano de 2017, foram notificados 69.569 novos casos, com um coeficiente de incidência de 33,5 casos a cada 100 mil habitantes. A TB abdominal pode envolver diversas estruturas, sendo definida em quatro formas: linfadenopatia tuberculosa, tuberculose peritoneal, gastrointestinal e visceral. Nesta perspectiva, este estudo tem como objetivo mostrar os principais aspectos clínico da TB abdominal e como esta pode ser diagnosticada através da tomografia computadorizada (TC). Metodologia:Trata-se de uma revisão bibliográfica de abordagem qualitativa do tipo exploratória na qual se realizou buscas nas bases eletrônicas nacionais e internacionais na língua portuguesa e inglesa. Resultados: Na linfadenopatia tuberculosa os principais achados de imagem são aumento volumétrico dos linfonodos, calcificação e formação de massas linfonodais, já na TB peritoneal o principal achado é a ascite, na TB gastrointestinal pode se observar o espessamento parietal e espessamento mesentérico, e por fim na TB visceral é visto o aumento das dimensões do órgão. Conclusão: A TC tem vantagens sobre os demais exames de diangónstico desta patologia a medida que examina diversas estruturas abdominais concomitantemente. Esta é uma doença curável, que se diagnosticada precocemente pode ser instituido o tratamente adequado o mais breve possível.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Neves, Erika Dourado, Taniara Suelen Mezalira, Eduardo Herrera Dias, Maira Rodrigues Dourado, Márcia Kuster de Paula, Charles Roberto Gusman, Isabel Cristina da silva Caetano, José Matheus Beltrami, and Luciana Kazue Otutumi. "Lesões de Tuberculose Bovina em Abatedouros-Frigoríficos no Brasil: bibliometria." Jornal Interdisciplinar de Biociências 2, no. 2 (December 20, 2017): 22. http://dx.doi.org/10.26694/jibi.v2i2.6171.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi fazer uma revisão de artigos científicos, publicados em revistas, relacionados à prevalência de tuberculose bovina causada pela bactéria Mycobacterium bovis, em abatedouros-frigoríficos, por meio do método de pesquisa denominado bibliometria na base de dados Scielo. Para a pesquisa, foram utilizadas as seguintes palavras-chave: “Tuberculosis and prevalence and cattle”, “Tuberculosis and cattle”, “Tuberculose e bovinos”. A busca resultou em 40 artigos, dos quais seis foram selecionados para a discussão por estarem relacionados com a prevalência de tuberculose no Brasil, além de demonstrar os linfonodos mais acometidos. Dos artigos analisados, verificou-se um total de 1.879.495 animais abatidos, dos quais 1.233 (0,065%) apresentaram lesões sugestivas de tuberculose, no entanto somente 28 animais (0,0015%) foram confirmados por exames laboratoriais com crescimento de M. bovis. Os linfonodos mais afetados foram os bronquiais com 628 dos animais acometidos (50,93%), seguido pelos mediastinais e parotídeos (ambos com 11,19%), retrofaríngeos (8,11%), pré-escapulares (8,60%) e a soma dos hepáticos, inguinais e isquiáticos totalizaram 7,53 % dos casos. Um dos grandes problemas gerados por esta enfermidade é o prejuízo aos produtores, pois ocorrem descontos ou, até mesmo, perda total nas carcaças e, também, em bovinos reprodutores que estão nas propriedades, pois, uma vez sendo confirmado o resultado positivo, os mesmos devem ser abatidos, sem ressarcimento, conforme prescrito no Plano Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Benesi, F. J., S. R. Pinheiro, P. C. Maiorka, S. M. Sakamoto, E. Roxo, N. R. Benites, E. H. Birgel Junior, and L. Gregory. "RELATO DE CASO: TUBERCULOSE EM CAPRINO (CAPRA HIRCUS)." Arquivos do Instituto Biológico 75, no. 2 (June 2008): 217–20. http://dx.doi.org/10.1590/1808-1657v75p2172008.

Full text
Abstract:
RESUMO Uma cabra da raça Saanem, com 3 anos, foi atendida no Hospital Veterinário da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo, com histórico de emagrecimento progressivo, com doença respiratória não responsiva a antibioticoterapia convencional. O animal apresentava perda de peso, aumento de linfonodo submandibular esquerdo e sintomas de broncopneumonia. Tendo sido considerado positivo no teste cervical comparativo foi sacrificado e à necropsia foram observadas lesões sugestivas de tuberculose nos linfonodos submandibulares e mesentéricos, pulmão e baço. Nos exames laboratoriais houve crescimento, aos 32 dias, de bacilos álcool-ácido resistentes (BAAR), no meio de cultura de Stonebrink, e a estirpe isolada foi identificada no PCR como sendo Mycobacterium bovis. A pesquisa de Corynebacterium sp. foi negativa. Na histopatologia, as lesões examinadas apresentavam características dos granulomas típicos. Usandose coloração para BAAR foi possível observação de bacilos no centro de um granuloma, sugestivo de Mycobacterium spp. Casos de tuberculose em caprinos têm sido considerados raros no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

França, Leonardo Rosa da, Jurandir Ferreira da Cruz, Vanêssa Brito Fernandes Neves, and Robson Bahia Cerqueira. "Prevalência e histopatologia de lesões sugestivas de tuberculose em carcaça de bovinos abatidos no Sudoeste da Bahia." Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal 14, no. 4 (December 2013): 721–33. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-99402013000400016.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi determinar a prevalência de lesões sugestivas de tuberculose em carcaças de bovinos abatidos na região Sudoeste da Bahia. No período de março a novembro de 2012 foram inspecionados 58.268 bovinos abatidos em um matadouro frigorífico em Vitória da Conquista-BA. A inspeção consistiu na avaliação sistemática dos gânglios linfáticos e órgãos em busca das lesões sugestivas, por meio de exame visual e tátil com posterior incisão dos gânglios linfáticos. A prevalência de animais com lesões sugestivas de tuberculose ao exame anatomopatológico foi de 0,12%. Os linfonodos mais acometidos foram os pré-escapulares (51,5%) traqueobronquiais (19,2%) e isquiáticos (11,1%). Dos linfonodos com lesões presuntivas, 60,6% apresentaram alterações histológicas sugestivas de micobactérias e 10,0% apresentaram bacilos álcool-ácido resistentes pela coloração de Ziehl-Neelsen, portanto, positivas para micobactérias. Conclui-se que prevalência de carcaças bovinas com lesões sugestivas de tuberculose no Sudoeste da Bahia é baixa, mas remete a necessidade de intensificação das ações para o controle e erradicação da tuberculose bovina no Estado da Bahia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Higino, Severino Silvano dos Santos, Sônia Regina Pinheiro, Vivianne Cambuí Mesquita Rocha, Gisele Oliveira de Souza, Roseane de Araújo Portela, Clebert José Alves, Sílvio Arruda Vasconcellos, et al. "Tuberculose em caprinos e ovinos abatidos no semiárido da Paraíba, Brasil." Arquivos do Instituto Biológico 80, no. 3 (September 2013): 281–87. http://dx.doi.org/10.1590/s1808-16572013000300004.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente trabalho foi isolar e tipificar micro-organismos presentes em linfonodos hipertrofiados ou lesões macroscópicas sugestivas de tuberculose colhidos de 12 caprinos e 28 ovinos abatidos no matadouro público do município de Patos, Paraíba. A identificação de micobactérias foi feita com o método PRA (PCR-Restriction Enzyme Analysis). Também foi realizado o exame histopatológico das lesões. Os órgãos afetados foram fígado, pulmão, glândula mamária, bexiga e linfonodos mediastínicos, mesentéricos, submandibulares, parotídeos, poplíteos, pré-crural, pré-escapular e inguinal superficial. O exame histopatológico apontou a presença de granulomas em 8 (20,00%) animais. Dos 12 caprinos, 1 (8,33%) foi positivo no cultivo de micobactérias, e pelo método PRA o isolado foi classificado como pertencente ao complexo M. tuberculosis. Dois (7,14%) ovinos foram positivos para a presença de micobactérias ambientais. Houve isolamento de Corynebacterium pseudotuberculosis em 8 (66,66%) caprinos e em 17 (60,71%) ovinos, e isolamento simultâneo de micobactérias e C. pseudotuberculosis em 1 (8,33%) caprino e 1 (3,57%) ovino. O isolamento de micobactéria do complexo M. tuberculosis em caprinos no presente trabalho levanta preocupações do ponto de vista de saúde pública, uma vez que profissionais envolvidos na manipulação destes animais, bem como a população consumidora de carne e leite, estão expostos ao risco de infecção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Bombonato, N. G., P. R. de Oliveira, and A. M. C. Lima-Ribeiro. "ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS DA TUBERCULOSE CAPRINA NA MESORREGIÃO DO TRIÂNGULO MINEIRO E ALTO PARANAÍBA, MG." Arquivos do Instituto Biológico 77, no. 3 (September 2010): 389–94. http://dx.doi.org/10.1590/1808-1657v77p3892010.

Full text
Abstract:
RESUMO Dados referentes à tuberculose caprina no Brasil e sua importância em saúde pública são escassos. Diante disso, este trabalho teve por objetivos investigar a ocorrência e pesquisar aspectos epidemiológicos da tuberculose em rebanhos leiteiros caprinos na mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, MG. Foram tuberculinizados 233 caprinos provenientes de sete propriedades leiteiras, utilizando-se o teste cervical comparativo, tomando-se como referência os procedimentos e critérios de interpretação de resultados padronizados para esta espécie. Dos animais submetidos ao teste, 1,29% (3/233) reagiram positivamente, 2,14% (5/233) apresentaram reações inconclusivas e 96,57% (225/233) não reagiram. Todos os caprinos positivos e um com resposta inconclusiva foram submetidos à necropsia. Amostras de linfonodos, fígado, pulmão e rim que apresentaram alterações foram colhidos para exame histopatológico (Hematoxilina-Eosina). Material proveniente de abscessos e fragmentos de linfonodos foi submetido à cultura em meio Stonebrink e Petragnani. Um inquérito epidemiológico foi procedido para análise dos fatores relacionados à ocorrência de tuberculose nas propriedades. Não foram encontradas lesões macroscópicas sugestivas de tuberculose nos animais necropsiados, nem alterações histopatológicas. Também não houve crescimento de micobactérias na cultura. A taxa de prevalência dos caprinos foi de 1,29%. Por se tratar de rebanhos leiteiros, a ocorrência de tuberculose pode representar risco zoonótico na mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, MG. A interpretação dos registros epidemiológicos, associada aos resultados da tuberculinização,constatou reagentes positivos somente na propriedade onde se utilizou leite bovino in natura para alimentar cabritos recém-nascidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Nunes, Elizabete Abrantes, Eduardo Mello De Capitani, Elizabete Coelho, Alessandra Costa Panunto, Orvalho Augusto Joaquim, and Marcelo de Carvalho Ramos. "Doença pulmonar por Mycobacterium tuberculosis e micobactérias não-tuberculosas entre pacientes recém-diagnosticados como HIV positivos em Moçambique, África." Jornal Brasileiro de Pneumologia 34, no. 10 (October 2008): 822–28. http://dx.doi.org/10.1590/s1806-37132008001000011.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: A micobacteriose é frequentemente diagnosticada entre pacientes infectados pelo HIV. Em Moçambique, onde apenas um pequeno número de pacientes encontra-se sob tratamento anti-retroviral, e a tuberculose tem alta prevalência, existe a necessidade de melhor caracterização destes agentes bacterianos, em nível de espécie, bem como de se caracterizar os padrões de resistência às drogas antituberculosas. MÉTODOS: Em uma coorte de 503 indivíduos HIV positivos suspeitos de tuberculose pulmonar, 320 apresentaram positividade para baciloscopia ou cultura no escarro e no lavado brônquico. RESULTADOS: Bacilos álcool-ácido resistentes foram detectados no escarro em 73% dos casos com cultura positiva. De 277 isolados em cultura, apenas 3 mostraram-se tratar de micobactérias não-tuberculosas: 2 Mycobacterium avium e uma M. simiae. Todos os isolados de M. tuberculosis inicialmente caracterizados através de reação em cadeia de polimerase (RCP) do gene hsp65 foram posteriormente caracterizados como tal através de RCP do gene gyrB. Resistência à isoniazida foi encontrada em 14% dos casos; à rifampicina em 6%; e multirresistência em 5%. Pacientes previamente tratados para tuberculose mostraram tendência a taxas maiores de resistência às drogas de primeira linha. O padrão radiológico mais freqüente encontrado foi o infiltrado intersticial (67%), seguido da presença de linfonodos mediastinais (30%), bronquiectasias (28%), padrão miliar (18%) e cavidades (12%). Os pacientes infectados por micobactérias não-tuberculosas não apresentaram manifestações clínicas distintas das apresentadas pelos outros pacientes. A mediana de linfócitos CD4 entre todos os pacientes foi de 134 células/mm³. CONCLUSÕES: Tuberculose e AIDS em Moçambique estão fortemente associadas, como é de se esperar em países com alta prevalência de tuberculose. Embora as taxas de resistência a drogas sejam altas, o esquema isoniazida-rifampicina continua sendo a escolha apropriada para o início do tratamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Saieg, Mauro Tadeu Ajaj, Fabíola del Carlo Bernardi, Roberto Gonçalves, Márcio Botter, Roberto Saad Junior, and Geanete Pozzan. "Tuberculose do timo." Jornal Brasileiro de Pneumologia 33, no. 3 (June 2007): 355–57. http://dx.doi.org/10.1590/s1806-37132007000300020.

Full text
Abstract:
Os tumores do mediastino anterior incluem várias entidades com diferentes manifestações radiológicas e clínicas, consistindo em um grupo heterogêneo de condições congênitas, inflamatórias ou neoplásicas. Entre essas lesões, o tumor primário mais comum do mediastino é o timoma, seguido de perto por tumores de células germinativas e linfomas. A tuberculose do timo é extremamente rara, embora o envolvimento dos linfonodos mediastinais por essa entidade seja comum. Apresentamos aqui achados patológicos, radiológicos e clínicos de um caso de tuberculose tímica em um paciente de 18 anos de idade, que apresentou dor torácica, dispnéia a pequenos esforços e piora contínua dos sintomas em uma semana. A radiografia torácica mostrou uma grande massa no mediastino e a tomografia computadorizada mostrou que a localização era anterior. O paciente foi operado, sendo feita a exérese da massa, com aspecto microscópico de uma reação inflamatória maciça e presença de granulomas no tecido tímico. A pesquisa de bacilos álcool ácido resistentes pelo método de Ziehl-Neelsen foi positiva e o diagnóstico de tuberculose foi fechado. Portanto, o cirurgião e o patologista devem estar alertas quanto à essa entidade, bem como incluí-la na lista de diagnósticos diferenciais de massas mediastinais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Lima, Carla cristina Oliveira de Jesus, Isabella Alvarenga Cardoso, Rosana Santos Mota, Gleide Santos De Araujo, Ana Paula Oliveira De Jesus, and Ridalva Dias Martins Felzemburgh. "Conhecimento de graduandos de enfermagem sobre tuberculose." Enfermagem Brasil 17, no. 1 (April 3, 2018): 26. http://dx.doi.org/10.33233/eb.v17i1.1084.

Full text
Abstract:
Introdução: A tuberculose é uma infecção bacteriana causada por bacilo álcool-ácido resistente que no princípio atinge os pulmões e, depois de englobado por macrófagos, é carregado para os linfonodos hilares e mediastinais. Anualmente, são registrados 4.543 casos de mortes por tuberculose no Brasil. Neste trabalho, buscou-se descrever o conhecimento dos graduandos de enfermagem sobre a tuberculose. Método: Estudo descritivo, quantitativo, com 120 alunos de enfermagem, realizado em uma instituição de ensino privado em Salvador/BA, no período de abril a junho de 2013. Resultado: A média de idade foi 28,4 anos e 82,9% dos estudantes foram do sexo feminino. Dos entrevistados, 98,3% responderam que a tuberculose é uma doença infectocontagiosa, 95,8% responderam que a transmissão é por via aérea. Em relação ao tratamento da tuberculose, observou-se uma deficiência no conhecimento das drogas do esquema básico e na aplicação do tratamento diretamente observado. Conclusão: Considerando sua condição de agentes multiplicadores de informações, os resultados apontaram um conhecimento limitado dos graduandos de enfermagem sobre a doença.Palavras-chave: conhecimento, educação em enfermagem, tuberculose.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Pereira, Juliana Daniele B., Valiria D. Cerqueira, Pedro S. Bezerra Junior, Daniella K. Oliveira Bezerra, Flábio R. Araújo, Adriana de Cássia L. Dias, Cristina P. Araújo, and Gabriela Riet-Correa. "Diagnóstico histopatológico e molecular de lesões sugestivas de tuberculose em búfalos abatidos nos municípios de Macapá e Santana, estado do Amapá." Pesquisa Veterinária Brasileira 37, no. 11 (November 2017): 1198–204. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-736x2017001100003.

Full text
Abstract:
RESUMO: Este estudo teve como objetivo avaliar lesões sugestivas de tuberculose em búfalos abatidos em matadouros oficiais no Estado do Amapá, Brasil, a fim de confirmar o diagnóstico de tuberculose por avaliação histopatológica e molecular. As amostras de tecido de 20 búfalos que apresentavam lesões sugestivas de tuberculose, dos municípios de Macapá e Santana, foram coletadas. As amostras foram divididas em duas partes: uma delas foi fixada em formalina a 10% tamponada e rotineiramente processadas para avaliação histopatológica, coradas pela hematoxilina-eosina e Ziehl-Neelsen; e o outra parte foi usado para Nested-PCR para o complexo de Mycobacterium tuberculosis (CMT) e para Mycobacterium bovis. As lesões macroscópicas sugestivas de tuberculose foram observadas nos pulmões, linfonodos brônquicos, mediastínicos, retrofaríngeos e submandibulares, fígado e pleura. Histopatologicamente, todas as amostras apresentaram lesões sugestivas de tuberculose, caracterizadas por granulomas compostos por grande quantidade de infiltração de células epitelióides, células de Langerhans e linfócitos, margeando um centro necrótico, calcificado ou não, rodeado por cápsula de tecido conjuntivo fibroso. Bacilos álcool-ácido resistentes foram observados nos tecidos de 3/20 (15%) búfalos. Com relação à detecção molecular, 13/20 (65%) bubalinos apresentaram amostras de tecidos positivos: 6 foram positivos nas Nested-PCRs para CMT e M. bovis, um foi positivo apenas na Nested-PCR para CMT, e 6 foram positivos apenas na Nested-PCR para M. bovis. Os resultados deste estudo demonstram a importância de diagnosticar a tuberculose em búfalos na região e apontam para a necessidade de implementar medidas eficazes para controlar e erradicar a enfermidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Alves, Daniel M., Sara P. da Motta, Rosimeri Zamboni, Clairton Marcolongo-Pereira, Josiane Bonel, Margarida Buss Raffi, Ana Lucia Schild, and Eliza Simone V. Sallis. "Tuberculose em felinos domésticos (Felis catus) no sul do Rio Grande do Sul." Pesquisa Veterinária Brasileira 37, no. 7 (July 2017): 725–28. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-736x2017000700012.

Full text
Abstract:
RESUMO: Descrevem-se os aspectos clínico patológicos de quatro casos de tuberculose em felinos domésticos no Sul do Rio Grande do sul. Foi realizado um estudo retrospectivo dos casos diagnosticados como tuberculose em gatos necropsiados no Laboratório Regional de Diagnóstico da Universidade Federal de Pelotas (LRD/UFPel) no período de janeiro de 2000 a dezembro de 2014. Em dois casos a amplificação da sequência genética IS6110 específica para Mycobacterium tuberculosis demonstrou que a doença era de origem humana. Os outros dois foram positivos para Mycobacterium spp. Os sinais clínicos caracterizaram-se por emagrecimento progressivo, anorexia e dispneia. As alterações macroscópicas evidenciadas eram de caquexia, aumento de volume dos linfonodos submandibulares com áreas focais de aspecto caseoso ao corte. Nos pulmões havia áreas multifocais a coalescentes amareladas de aspecto caseoso, discretamente elevadas e firmes na superfície pleural. Histologicamente havia broncopneumonia e linfadenite granulomatosas. A coloração de Ziehl-Neelsen evidenciou a presença de bacilos álcool-ácidos resistentes. Houve imunomarcação positiva para micobactéria pela técnica de imuno-histoquímica. Alerta-se para a importância da tuberculose felina como um problema de saúde pública pois gatos infectados podem servir de fonte para a disseminação das micobactérias no ambiente, além de serem sentinelas para a ocorrência da enfermidade em seres humanos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Silva Júnior, Mário Luciano de Mélo, Hildenice Ferreira Bernardes Leonídio, Mariana Montenegro de Melo Lira, Luciana Cardoso Martins Arraes, Carlos Eduardo Guimarães Padilha, and Paulo Sérgio Ramos de Araújo. "Chylous ascites secondary to Hodgkin’s lymphoma in a HIV/aids patient: case report and literature review." Medicina (Ribeirao Preto. Online) 50, no. 5 (October 30, 2017): 317. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v50i5p317-321.

Full text
Abstract:
Tipo de estudo: relato de caso. Relato de caso: Homem, 42 anos, diagnosticado com aids há dois anos, desenvolveu aumento de volume abdominal há seis meses da admissão. Tomografia computadorizada mostrou líquido livre na cavidade peritoneal, além de linfonodos mesentéricos e esplenomegalia. O líquido ascítico tinha aspecto leitoso e alto nível de triglicerídeos. Após amplo diagnóstico diferencial, diagnosticamos linfoma de Hodgkin tipo celularidade mista por biópsia linfonodal via videolaparoscópica, Ann Arbor IIIS. Quimioterapia e continuação da terapia antirretroviral de alta potência resultaram em ganho de peso e redução do volume abdominal. Ascite quilosa é uma entidade rara, que possui vários diagnósticos diferenciais. Discussão: Em nossa revisão, a maioria (15/18, 83%) dos casos de ascite quilosa em paciente com HIV/aids deveu-se a causa infecciosa (especialmente pelo Mycobacterium avium complex e tuberculose), em pacientes gravemente imunocomprometidos (linfócitos T-CD4 médio=84células/mm3). Até onde sabemos, este é o primeiro caso de ascite quilosa secundária a linfoma de Hodgkin em paciente com aids.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Carmo, Andréia Moreira dos Santos, Maria Cecilia Cergole Novella, Paolo Jose Cesare Biselli, Wagner Issao Hoshino, Akemi Oshiro Guirelli, and Valéria Dos Santos Candido. "Uso de la prueba rápida molecular en el diagnóstico de tuberculosis pericárdica: presentación de un caso." Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social 5, no. 2 (April 11, 2017): 263. http://dx.doi.org/10.18554/refacs.v5i2.2067.

Full text
Abstract:
Este estudo tem como objetivo relatar o caso de um paciente com sintomas de sonolência e confusão mental recebido no pronto atendimento de um hospital universitário de São Paulo, apresentando febre, perda de peso e diagnóstico de pneumonia. Na tomografia computadorizada e no ecodopplercardiograma foram revelados atenuação de mediastino, derrame pleural e discreta opacidade centrolobular em ambos os campos pulmonares e linfonodos mediastinais, hipocinesia difusa de ventrículo esquerdo com discreta disfunção sistólica, dilatação de átrio esquerdo e derrame pericárdico moderado. Apresentou sorologia positiva para o vírus da imunodeficiência humana (HIV). A baciloscopia do líquido pleural, pericárdico e escarro foi negativa; no entanto, o teste rápido molecular (TRM-TB) do líquido pericárdico foi positivo para Mycobacterium tuberculosis sem resistência à rifampicina. A cultura evidenciou crescimento do M. tuberculosis. Iniciou-se tratamento antirretroviral e para a TB. O acesso ao TRM-TB em casos de tuberculose extrapulmonar é fundamental para o diagnóstico precoce, com impacto direto no prognóstico de casos graves de pacientes co-infectados pelo HIV/TB.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Costa, A. C. F., N. S. Silva, V. C. M. Rocha, C. A. Rosales Rodriguez, A. Estrela-Lima, E. L. T. Moreira, C. Madruga, et al. "TIPIFICAÇÃO GENÉTICA, ATRAVÉS DA TÉCNICA DE SPOLIGOTYPING, DE ISOLADOS DE MYCOBACTERIUM BOVIS EM ANIMAIS ABATIDOS NA REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR, BAHIA, BRASIL." Arquivos do Instituto Biológico 77, no. 2 (June 2010): 233–37. http://dx.doi.org/10.1590/1808-1657v77p2332010.

Full text
Abstract:
RESUMO A tuberculose é uma enfermidade infecciosa crônica, que afeta mamíferos e aves e constitui um sério problema de saúde pública e animal. Objetivando realizar um levantamento molecular da enfermidade em bovinos abatidos em matadouros frigoríficos no Estado da Bahia, Brasil, foram analisadas as lesões pulmonares e de linfonodos mediastínicos de 43 carcaças de animais abatidos em três matadouros-frigoríficos localizados na Região Metropolitana de Salvador, Bahia. Sete isolados de Mycobacterium bovis foram identificados, através da técnica do spolygotyping, e discriminados em três diferentes espoligotipos (SB1055, SB0120 e SB0268) descritos no Brasil e em diversas áreas do mundo. Os resultados indicam que o método de diagnóstico utilizado pode contribuir para a criação de uma base de dados para o estudo epidemiológico da tuberculose bovina no Estado da Bahia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

França, Leonardo Rosa da, Dante Lima Sousa, Filipe Ramon Bacelar de Carvalho, Mariana Sampaio Pinto, Paulo Natan Moreno Pereira Castro, Évelin Santiago Vasconcelos dos Santos, and Robson Bahia Cerqueira. "Diagnóstico pelas técnicas histopatológicas e de Ziehl-Neelsen da tuberculose bovina de carcaça condenada em um frigorífico no Estado da Bahia." Revista de Ciências Médicas e Biológicas 15, no. 1 (May 24, 2016): 52. http://dx.doi.org/10.9771/cmbio.v15i1.12040.

Full text
Abstract:
<p>Objetivo: descrever os achados sugestivos da presença do Mycobacterium bovis em bovinos abatidos num matadouro-frigorífico situado região sudoeste da Bahia, além de demonstrar a eficácia dos métodos tintoriais usados como presuntivos no diagnóstico da tuberculose bovina. Metodologia: no Laboratório de Patologia Veterinária (LPV) da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), foram analisadas 28 amostras de fragmentos de linfonodos bovinos fixados em formol a 10%. Estas amostras foram processadas e coradas pelas técnicas de hematoxilina-eosina (H&amp;E) pela e a técnica de Ziehl-Neelsen (ZN). Resultados: o diagnóstico para tuberculose bovina foi feito após leitura das lâminas utilizando microscopia óptica. Das amostras histologicamente coradas por H&amp;E, em 78,6% foi possível observar a presença de único ou múltiplos granulomas, sugestivos da doença. Destas amostras, 13,6% demonstraram<br />a presença de bacilos álcool ácidos resistentes (BAAR) após coloração com ZN. Conclusão: neste trabalho, evidenciou-se que a consorciação das técnicas histopatológicas H&amp;E e ZN torna o diagnóstico da tuberculose bovina mais eficiente do que quando as técnicas são processadas isoladamente.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Tedde, Miguel Lia, Viviane Rossi Figueiredo, Ricardo Mingarini Terra, Hélio Minamoto, and Fábio Biscegli Jatene. "Punção aspirativa guiada por ultrassom endobrônquico no diagnóstico e estadiamento de linfadenopatia mediastinal: experiência inicial no Brasil." Jornal Brasileiro de Pneumologia 38, no. 1 (February 2012): 33–40. http://dx.doi.org/10.1590/s1806-37132012000100006.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Endobronchial ultrasound-guided transbronchial needle aspiration (EBUS-TBNA, punção aspirativa por agulha guiada por ultrassom endobrônquico) é um método novo em diagnóstico e estadiamento linfonodal mediastinal. O objetivo do estudo foi avaliar os resultados preliminares obtidos com EBUS-TBNA no diagnóstico de lesões e no estadiamento linfonodal mediastinal. MÉTODOS: Foram avaliados pacientes com tumores ou adenopatias mediastinais e com diagnóstico ou suspeita de câncer de pulmão. Os procedimentos foram realizados com os pacientes sob sedação ou anestesia geral. O material coletado foi preparado em lâminas fixadas em álcool absoluto para citologia e em formol para bloco de células. RESULTADOS: Foram incluídos 50 pacientes (30 do sexo masculino), com média de idade de 58,3 ± 13,5 anos. Foram realizadas 201 punções em 81 linfonodos ou massas mediastinais (média de 2,5 punções). O material obtido foi considerado adequado para análise citológica em 37 pacientes (74%), dos quais 21 (57%) foram diagnosticados com malignidade. Nos 16 pacientes remanescentes, 1 teve diagnóstico de tuberculose, 6 tiveram seguimento clínico, e 9 foram submetidos a investigação adicional (2 diagnosticados com neoplasia - resultados falso-negativos). O rendimento do exame foi maior nos procedimentos com objetivo diagnóstico, em pacientes com lesões em múltiplas estações, e nas punções da estação linfonodal subcarinal. Um paciente apresentou sangramento endobrônquico resolvido com medidas locais. Não houve mortalidade na série. CONCLUSÕES: Esta experiência preliminar confirmou que o EBUS-TBNA é procedimento seguro, e que o nosso rendimento diagnóstico, inferior ao da literatura, foi compatível com a curva de aprendizado do método.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Souza, M. F., A. Q. Carvalho, F. Garino Jr, and F. Riet-Correa. "Linfadenite caseosa em ovinos deslanados abatidos em um frigorífico da Paraíba." Pesquisa Veterinária Brasileira 31, no. 3 (March 2011): 224–30. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-736x2011000300007.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve como objetivo determinar a prevalência e distribuição de lesões da linfadenite caseosa em ovinos deslanados abatidos no município de Mulungu, Paraíba. Dos 1466 ovinos abatidos, 236 (15,9%) apresentaram lesões macroscópicas semelhantes à linfadenite caseosa. A prevalência foi maior em fêmeas, 17.9% (135/754) que em machos, 13,8% (101/732). As principais lesões estavam localizadas nos linfonodos pré-escapulares em 36,3% (97/268) dos ovinos, nos parotídeos em 22,4% (60/268) e no pré-crural em 20,9% (56/268). Somente 70 (26,1%) de um total de 268 lesões foram detectadas no exame ante mortem. Foram encontradas lesões em todos os lotes provenientes de diversos municípios da Paraíba, Pernambuco e Bahia. Das 51 amostras em que foi feito o cultivo bacteriológico, em 74,5% (43/51) foi isolado Corynebacterium pseudotuberculosis. Em 7,8% (4/51) foi isolado Staphylococcus aureus, em 2% (1/51) Escherichia coli e 5,9% (3/51) amostras foram negativas. No exame histológico, em 11 linfonodos havia lesões da linfadenite caseosa caracterizadas por área de necrose central formada por lamelas concêntricas, com presença de grandes colônias bacterianas e focos de mineralização, rodeada por uma faixa de infiltrado inflamatório com macrófagos epitelióides e poucos neutrófilos. Na camada adjacente observaram-se linfócitos e plasmócitos e toda a lesão era delimitada por tecido conjuntivo fibroso. Nas outras 32 amostras foram observadas a maioria, mas não todas as lesões características da doença. Em 21 amostras foram encontradas células gigantes. As lesões histológicas dos linfonodos que foi isolado S. aureus foram semelhantes as da linfadenite caseosa. Conclui-se que as lesões histológicas de linfadenite caseosa são características, mas não patognomônicas, pois podem ser confundidas com lesões causadas por outros organismos piógenos e com tuberculose; portanto o isolamento bacteriológico é imprescindível para o diagnóstico definitivo da linfadenite caseosa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Alzamora Filho, F., V. M. Reis, I. Fehlberg, A. C. de Alcântara, M. P. Cavalcante, V. C. F. Rocha, and J. N. Costa. "Identificação de Mycobacterium bovis em carcaças de bovinos abatidos no estado da Bahia, Brasil, por métodos bacteriológico e molecular." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 66, no. 5 (October 2014): 1585–91. http://dx.doi.org/10.1590/1678-6640.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente trabalho foi utilizar métodos bacteriológicos e moleculares para a identificação do Mycobacteriumbovis em lesões observadas em carcaças de bovinos durante a inspeção post mortem de rotina em matadouros-frigoríficos com serviço de inspeção oficial. Foram acompanhados o abate e a inspeção de 825.394 bovinos, sadios, ao exame antemortem pelo serviço de inspeção oficial em 10 matadouros-frigoríficos do estado da Bahia, entre abril de 2009 e abril de 2012. Cento e oitenta bovinos apresentaram lesões sugestivas de tuberculose e outras linfadenites, as quais foram avaliadas quanto à presença de Mycobacterium bovis por exame bacteriológico e pela PCR multiplex. A maioria das lesões estava localizada em linfonodos do trato respiratório e 71% eram provenientes de bovinos machos com até 32 meses de idade. No isolamento bacteriano, 13,9% (25/180) das amostras apresentavam colônias pequenas, de superfície granular e de coloração creme-amareladas, em meio de cultura Stonebrink-Leslie, e o crescimento médio foi de 34 dias. Todos os esfregaços dos isolados evidenciaram BAAR, e, pela PCR multiplex, 56% (14/25) dos isolados foram identificados como M. bovis. A associação entre exame post mortem, bacteriológico e PCR multiplex permitiu a identificação do agente de forma rápida e em regiões com status sanitário de baixa prevalência, demonstrando ser importante para a detecção dos focos de tuberculose bovina e o auxílio nos programas de controle e erradicação da tuberculose.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Furlanetto, Leone V., Eduardo E. S. Figueiredo, Carlos A. Conte Júnior, Ricardo C. T. Carvalho, Flavia G. S. Silva, Joab T. Silva, Walter Lilenbaum, and Vania M. F. Paschoalin. "Uso de métodos complementares na inspeção post mortem de carcaças com suspeita de tuberculose bovina." Pesquisa Veterinária Brasileira 32, no. 11 (November 2012): 1138–44. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-736x2012001100011.

Full text
Abstract:
O objetivo foi utilizar métodos complementares de diagnóstico (histopatológicos, bacteriológicos e moleculares), no julgamento de lesões suspeitas de tuberculose observadas durante a inspeção post mortem de rotina em abatedouros. Foi acompanhado o abate e a inspeção de 41.193 bovinos, sadios ao exame ante mortem, em sete abatedouros no estado de Mato Grosso. Carcaças de 198 (0,48%) animais apresentaram lesões, sendo 182 (92,0%) classificadas como granulomatosas ou piogranulomatosas na avaliação histopatológica. Entretanto, na baciloscopia, não foi evidenciada a presença de bacilo álcool-ácido resistente (BAAR). Mycobacterium bovis foi isolado em três (1,5%) lesões, provenientes de linfonodos retrofaringeanos de bovinos com até três anos de idade. Quando usado a PCR múltipla (m-PCR) diretamente nos fragmentos de tecido, detectou-se a presença de DNA de M. bovis em 14 (7,0%) lesões, incluindo as três amostras identificadas na análise bacteriológica. O julgamento das lesões pelo exame macroscópico concordou em 93,0% (184/198) com os resultados obtidos por meio da PCR. A fim de evitar equívocos durante a avaliação, principalmente das lesões paucibacilares, como as encontradas neste estudo, recomenda-se a utilização de testes complementares rápidos e confirmatórios. A m-PCR, associada à inspeção post mortem de rotina, demonstrou ser uma técnica promissora para a vigilância da tuberculose bovina em abatedouros, contribuindo para o sucesso do programa de erradicação da tuberculose bovina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Cazola, Daniela de O., Klaudia dos S. G. Jorge, Martín J. Zumárraga, Antônio F. Souza-Filho, Flábio R. Araújo, and Ana Luiza A. R. Osório. "Identificação e genotipagem de Mycobacterium bovis em bovinos positivos no teste intradérmico para tuberculose em Mato Grosso do Sul." Pesquisa Veterinária Brasileira 35, no. 2 (February 2015): 141–47. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-736x2015000200008.

Full text
Abstract:
Neste estudo, realizou-se genotipagem de isolados de Mycobacterium bovis, provenientes de amostras de tecidos de bovinos positivos no teste cervical comparativo (TCC) para tuberculose em Mato Grosso do Sul, por meio da técnica de spoligotyping. Tecidos de 13 bovinos positivos, oriundos de diferentes municípios do estado, foram cultivados em meio de Stonebrink. As colônias resultantes foram submetidas à coloração de Ziehl-Neelsen e todos os isolados apresentaram características tintoriais de BAAR. Os 13 isolados de BAAR foram identificados por PCR multiplex (mPCR). O gene hsp65 foi alvo para identificação de Mycobacterium spp, a sequência de inserção IS6110 foi alvo para identificação de complexo Mycobacterium tuberculosis (CMT) e a região rvd1rv2031c foi explorada para detecção de M. bovis. Os isolados micobacterianos foram genotipados pela técnica de spoligotyping. Dos 13 bovinos, sete tinham pelo menos uma lesão sugestiva de tuberculose em linfonodos retrofaríngeos, parotídeos e pulmonares ou no pulmão, e em seis não foram encontradas lesões visíveis sugestivas da doença. Na mPCR, 11/13 (84,6%) isolados foram positivos para Mycobacterium spp; 8/13 (61,5%) positivos para CMT e 7/13 (53,8%) positivos para M. bovis. Com base no spoligotyping, oito isolados de BAAR foram agrupados dentro de três diferentes agrupamentos de genótipos e uma amostra remanescente apresentou perfil único, sendo quatro isolados com padrão de espoligotipo SB0121, dois SB1145, dois SB0881 e um SB0140. A técnica de spoligotyping demonstrou que há diversidade genética entre os espoligotipos presentes no estado de Mato Grosso do Sul, embora predomine o perfil SB0121
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Almeida, Lanamar Aparecida de, Mario Flores Barba, Fernando Alves Moreira, Sidney Bombarda, Sebastião André de Felice, and Edenilson Eduardo Calore. "Aspectos tomográficos da tuberculose pulmonar em pacientes adultos com AIDS." Radiologia Brasileira 44, no. 1 (February 2011): 13–19. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-39842011000100007.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Este trabalho tem como finalidade descrever os achados tomográficos da tuberculose pulmonar em pacientes adultos com AIDS atendidos no serviço de radiologia de um hospital de referência em doenças infecciosas, procurar associações desses achados e a contagem de CD4. MATERIAIS E MÉTODOS: Foram estudados 45 pacientes por meio de tomografia computadorizada de tórax durante quatro anos. RESULTADOS: Foram encontrados linfonodomegalia mediastinal e/ou hilar em 31 (68,8%) dos casos, derrame pleural em 29 (64,4%), nódulos centrolobulares de distribuição segmentar em 26 (57,7%), consolidação em 24 (53,3%), confluência de micronódulos em 17 (37,7%), nódulos mal definidos com distribuição centrolobular em 16 (35,5%), padrão de "árvore em brotamento" em 13 (28,9%), espessamento de parede brônquica em 12 (26,6%), cavidade de parede espessa em 10 (22,2%), nódulos miliares em 9 (20%) e bronquiectasias cilíndricas em 6 (13,3%). Dos 45 pacientes, 35 (77,8%) apresentaram CD4 < 200 cel/mm³ e 10 (22,2%) apresentaram CD4 > 200 cel/mm³. CONCLUSÃO: Concluímos que neste estudo, diversamente do descrito na literatura, linfonodomegalia mediastinal e/ou hilar e consolidação foram significativamente mais frequentes em pacientes com CD4 > 200 cel/mm³. No entanto, linfonodos com centro hipodenso foram mais frequentemente observados em pacientes com severa imunodepressão, ou seja, CD4 < 200 cel/mm³.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Andreazza, Daniele, Gisele S. Boos, Fabiana M. Boabaid, Angelica T. B. Wouters, Flademir Wouters, Suyene O. Souza, Mariana B. Menegat, and David Driemeier. "Caracterização histológica e imuno-histoquímica das lesões de tuberculose em bovinos e de linfadenite granulomatosa em suínos." Pesquisa Veterinária Brasileira 35, no. 2 (February 2015): 129–36. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-736x2015000200006.

Full text
Abstract:
Mycobacterium sp. induz inflamação granuloma-tosa em diferentes espécies animais. Mycobacterium bovis e o complexo Mycobacterium avium são importantes patógenos de bovinos e suínos e podem causar infecção em humanos, principalmente imunossuprimidos. Perdas na produção, barreiras comerciais e prejuízos por condenação de carcaças em abatedouro/frigorífico estão atrelados à ocorrência dessas infecções, com prejuízos econômicos significativos. Foi realizado um estudo de casos diagnosticados como tuberculose em bovinos e linfadenite granulomatosa em suínos no Setor de Patologia Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (SPV-UFRGS) no período de janeiro de 2007 a dezembro de 2011. Dados referentes à raça, ao sexo, à idade e ao histórico clínico foram compilados dos livros de registro e analisados. As características histológicas das lesões em linfonodos e pulmões foram avaliadas em Hematoxilina-Eosina, com predomínio de células gigantes nas lesões de tuberculose bovina e de macrófagos epitelioides em suínos. As técnicas histoquímicas de Ziehl-Neelsen e Tricrômico de Masson foram utilizadas para evidenciar, respectivamente, bacilos álcool-ácido resistentes e tecido conjuntivo fibroso nas lesões. A técnica de imuno-histoquímica foi utilizada em aproximadamente 30% dos casos estudados de cada espécie, selecionados aleatoriamente, para a caracterização do infiltrado linfocítico. Foram utilizados os anticorpos anti-CD3 para a marcação de linfócitos T e anti-CD79αcy para a marcação de linfócitos B. Linfócitos T predominaram nas lesões em ambas as espécies, com diferença estatisticamente significativa entre as médias dos linfócitos T e linfócitos B. Foi usado o teste t pareado, com t=5,501 (p<0,001) nas lesões dos bovinos e t=5,826 (p<0,001) para as lesões de linfadenite dos suínos. Adicionalmente foram marcados macrófagos com o uso do anticorpo anti-CD68 para bovinos e anti-Lisozima para suínos. Além desses, o anticorpo policlonal anti-Mycobacterium tuberculosis foi utilizado para a detecção de bactérias do gênero Mycobacterium, com imunomarcação positiva em todos os casos e, nos casos dos suínos, houve marcação anti-Mycobacterium avium.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Júdice, Luiz Felippe, Omar Moté Abou Mourad, Oriane Almeida Santana Lima, Ângelo Mesquita Júdice, Pedro Henrique M. Braga Diégues, and Rodrigo Mota Pacheco Fernandes. "A mediastinoscopia no diagnóstico de doenças intratorácicas." Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões 25, no. 1 (February 1998): 35–38. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69911998000100009.

Full text
Abstract:
A mediastinoscopia cervical, desenvolvida por Carlens em 1959, é usada principalmente para avaliação dos linfonodos mediastinais nos pacientes portadores de câncer do pulmão candidatos a tratamento cirúrgico. No entanto, a exploração desta região pode também identificar outras doenças como sarcoidose, tuberculose, micoses e doenças neoplásicas que envolvem o mediastino ântero-superior. Neste estudo analisamos o prontuário de 125 pacientes submetidos à mediastinoscopia com finalidade de diagnosticar doenças intratorácicas. A técnica utilizada foi: cervical em 103, anterior em 7, e cervical e anterior combinadas em 15 pacientes. Oitenta pacientes eram do sexo masculino e 45 do sexo feminino. A idade variou de 13 a 75 anos. O exame foi realizado com anestesia geral e intubação orotraqueal em todos os pacientes exceto em dois nos quais foi utilizada anestesia local, sedação e suplementação de oxigênio por máscara. O diagnóstico mais freqüente foi o de carcinoma (36,8%), seguido de linfoma (16%) e sarcoidose (14,4%). Em nove pacientes, o exame foi inconclusivo, o que corresponde a um índice de falha do método de 7,2%. Onze pacientes portadores de síndrome de cava superior foram submetidos ao exame sem complicações adicionais, exceto um paciente que sofreu agravamento da síndrome. Conclui-se que a mediastinoscopia é um procedimento seguro e com baixo índice de complicações, e que pode ser utilizado com segurança nos pacientes portadores de massa mediastinal, ou linfonodomegalias, principalmente nas regiões paratraqueais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Aidé, Miguel Abidon. "Capítulo 4: histoplasmose." Jornal Brasileiro de Pneumologia 35, no. 11 (November 2009): 1145–51. http://dx.doi.org/10.1590/s1806-37132009001100013.

Full text
Abstract:
Histoplasmose é uma micose sistêmica causada por um pequeno fungo, Histoplasma capsulatum var. capsulatum, cujo habitat é o solo rico em excrementos de pássaros e morcegos. A incidência da histoplasmose é mundial. No Brasil, a doença incide em todas as regiões; porém, o estado do Rio de Janeiro é responsável pelo maior número de microepidemias descritas até hoje. A infecção humana ocorre pela inalação de esporos do H. capsulatum. A forma clínica mais freqüente é a assintomática. Na histoplasmose aguda ou epidêmica, os sintomas são febre alta, tosse, astenia, dor retroesternal, acompanhados de aumento dos linfonodos cervicais, fígado e do baço. Os achados radiológicos mais frequentes são o infiltrado reticulonodular difuso em ambos os pulmões, associados a linfonodomegalias hílares e mediastinais. Na forma pulmonar crônica, o quadro clínico e radiológico é idêntico ao da tuberculose pulmonar do adulto. O diagnóstico da histoplasmose é feito pela identificação do fungo ou crescimento em cultura de escarro ou de material obtido por fibrobroncoscopia. A histopatologia identifica o fungo dentro e fora do macrófago em meio à lesão granulomatosa com ou sem necrose caseosa. A imunodifusão em duplo gel de ágar é o teste sorológico mais fácil e disponível para o diagnóstico imunológico. As formas agudas com sintomas prolongados, as formas disseminadas e a forma pulmonar crônica requerem tratamento. A droga de escolha é o itraconazol.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Firmino, Millena O., Maria T. S. Frade, Jefferson S. Ferreira, Aline S. Alves, Cassia Y. Ikuta, José S. Ferreira Neto, Almir P. Souza, and Antônio F. M. Dantas. "Micobactérias diagnosticadas em gatos domésticos no sertão da Paraíba." Pesquisa Veterinária Brasileira 38, no. 7 (July 2018): 1382–88. http://dx.doi.org/10.1590/1678-5150-pvb-5326.

Full text
Abstract:
RESUMO: Descrevem-se dois casos de infecção por Mycobacterium sp. em gatos domésticos no sertão da Paraíba, Nordeste do Brasil. Os animais apresentavam emagrecimento progressivo, dispneia, tosse e linfadenomegalia generalizada em um dos casos, com evolução clínica de um e sete meses, respectivamente. Macroscopicamente as lesões estavam restritas aos linfonodos superficiais e/ou profundos e parênquima pulmonar, caracterizadas por nódulos multifocais ou multifocais a coalescentes, amarelados, irregulares que ao corte apresentavam áreas multifocais a coalescentes amareladas, friáveis e caseosa, além de áreas multifocais brancacentas e firmes. Histologicamente, verificou-se linfadenite e pneumonia granulomatosa caracterizada por áreas centrais de necrose e mineralização central circundadas por macrófagos, células epiteliais e tecido conjuntivo fibroso. No primeiro caso havia ainda hepatite granulomatosa discreta e aleatória. Em ambos os casos, foram visualizados bacilos álcool-ácido resistentes livres e no citoplasma de macrófagos na coloração de Ziehl-Neelsen. Houve imunomarcação para Mycobacterium sp. no citoplasma de macrófagos em ambos os casos. Na PCR, identificou-se apenas o gênero Mycobacterium no Caso 1 e Mycobacterium bovis no Caso 2. O diagnóstico de infecção por Mycobacterium sp. nos felinos foi realizado com base nos achados anatomopatológicos e imuno-histoquímica. Pela PCR foi realizado o diagnóstico etiológico de micobacteriose no Caso 1 e tuberculose por M. bovis no Caso 2. O diagnóstico das doenças causadas por micobactérias em felinos, principalmente aquelas em que M. bovis esteja envolvido, é de extrema importância para a saúde pública, destacando o potencial zoonótico desta espécie, pois muitos animais infectados podem ser assintomáticos ou apresentarem sinais clínicos inespecíficos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Bisinelli, Júlio C., Flávio Q. Telles, Josias A. Sobrinho, and Abrão Rapoport. "Manifestações estomatológicas da paracoccidioidomicose." Revista Brasileira de Otorrinolaringologia 67, no. 5 (September 2001): 683–87. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-72992001000500013.

Full text
Abstract:
Forma de estudo: Retrospectivo clínico. Material e método: Para elaboração da presente pesquisa, foi realizada a revisão de 187 prontuários médicos de pacientes provenientes do Serviço de Infectologia do Ambulatório de Micoses Profundas do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná em Curitiba-PR, no período de maio de 1985 a março de 1998. Os objetivos foram traçar o perfil epidemiológico, descrevendo as manifestações estomatológicas encontradas na amostra, discutir sobre os achados encontrados estabelecendo comparações com a literatura pertinente, observar possíveis mudanças e se estas são significativas, bem como observar a sensibilidade dos corantes que foram usados na histopatologia (HE, PAS e GROCOTT) em 20 lâminas. Foi estabelecido um protocolo prévio, para obtenção de dados, referentes à epidemiologia da doença, como as manifestações orais, descrevendo o tipo e localização destas lesões. Nos resultados encontrados, o sexo, a idade, a naturalidade, a procedência e a profissão dos pacientes foram fatores determinantes na descrição do perfil epidemiológico e demográfico da amostra estudada (187 casos), comparada com a literatura pertinente. Resultado: A avaliação dos resultados evidenciou mudanças pouco significativas em relação à epidemiologia da doença. E ficou bem evidenciada, também, a exuberância nas manifestações orais da doença, que são muito comuns e com freqüência levam à piora do estado geral do paciente ou mesmo à manutenção da doença, pela dificuldade de alimentação que aumenta a imunossupressão. Da amostragem dos 187 pacientes revista por este estudo, 167 (89,3%) eram do sexo masculino e 20 (10,7%) do feminino. Em relação à idade, 75 (40,1%) estão entre 41 e 50 anos, destacando-se alguns aspectos: 81 pacientes (43,3%) eram agricultores, sendo que 93 (49,7%) eram oriundos do interior do Paraná. A perda de peso foi relatada em 72 (17,22%) das 418 queixas, seguidas de dispnéia. Em relação à forma da lesão, 85 (41,46%) dos pacientes não apresentavam lesões visíveis. Naqueles em que as lesões eram visíveis, as mais comuns foram a ulcerada e a granulomatosa, seguida esta da moriforme. O local com maior incidência de lesões foi a região de lábios, seguida de orofaringe e de palato duro; foi também observado o aparecimento de mais de um tipo de lesão em um mesmo paciente. Dos 187 pacientes, cinco (2,65%) apresentavam tuberculose concomitantemente, e 140 (72,54%) não apresentavam linfonodos palpáveis. Dos pacientes 127 (67,92%) negaram fazer uso de bebida alcoólica, e 117 (62,57%) eram tabagistas. O envolvimento pulmonar foi predominante em 160 (51,78%) dos casos analisados. Na histopatologia, a técnica da coloração pela prata (GROCOTT) mostrou-se mais sensível, comparada às colorações HE e o PAS, para a visualização na demonstração do agente etiológico P. brasiliensis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Moreira, Jose, Jamila Belicanta Fochesatto, Ana L. Moreira, Marisa Pereira, Nelson Porto, and Bruno Hochhegger. "Pneumonia tuberculosa: um estudo de 59 casos confirmados microbiologicamente." Jornal Brasileiro de Pneumologia 37, no. 2 (April 2011): 232–37. http://dx.doi.org/10.1590/s1806-37132011000200014.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Estudar os aspectos clínicos, epidemiológicos, radiológicos e endoscópicos encontrados em indivíduos com pneumonia tuberculosa. MÉTODOS: Entre dezembro de 2005 e fevereiro de 2007, foram estudados 2.828 pacientes com tuberculose que foram consecutivamente atendidos em uma unidade de saúde pública. Desses, 59 (2,1%) tiveram envolvimento pulmonar compatível com fístula entre um linfonodo e um brônquio. RESULTADOS: Dos 59 pacientes estudados, 43 (73%) tinham entre 20 e 50 anos de idade, 31 (53%) eram do sexo masculino, e 28 (47%) eram negros. Os sintomas mais frequentes foram tosse (100%), febre (88%), expectoração (81%) e perda de peso (40%). Comorbidades foram registradas em 35 pacientes (59%), especialmente a infecção por HIV (20%) e diabetes (15%). Na radiografia de tórax, a consolidação predominou nos lobos superiores (em 68%). A confirmação diagnóstica (presença de BAAR) foi feita principalmente por baciloscopia direta do escarro, seguida por broncoscopia (LBA e biópsia brônquica). Lesões brônquicas claramente indicativas ou sugestivas de fístula foram identificadas em três casos e cinco casos, respectivamente. CONCLUSÕES: A pneumonia tuberculosa apresenta-se como uma infecção respiratória aguda, com tosse seca seguida por febre. A radiografia de tórax mostra consolidação alveolar. Na maioria dos casos, a pneumonia tuberculosa foi acompanhada por pelo menos uma comorbidade, especialmente a infecção por HIV, e a confirmação etiológica foi obtida principalmente através do exame de escarro direto para BAAR. Os achados de broncoscopia foram indicativos de fístula brônquica em oito casos (13%).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Ferreira, Ângela Santos, Valéria Barbosa Moreira, Hevânia Mara Vaz Ricardo, Renata Coutinho, José Manoel Gabetto, and Edson Marchiori. "Fibrose maciça progressiva em trabalhadores expostos à sílica: achados na tomografia computadorizada de alta resolução." Jornal Brasileiro de Pneumologia 32, no. 6 (December 2006): 523–28. http://dx.doi.org/10.1590/s1806-37132006000600009.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Avaliar as características radiológicas das massas conglomeradas pela tomografia computadorizada de alta resolução de tórax. MÉTODOS: Foram selecionados 75 pacientes silicóticos, a maioria jateadores de areia, portadores de fibrose maciça progressiva, atendidos no Hospital Universitário Antônio Pedro entre 1986 e 2004. Os pacientes foram submetidos a avaliação clínica, radiografia simples de tórax e tomografia computadorizada de alta resolução. RESULTADOS: Mais da metade dos pacientes com silicose complicada mostrou na radiografia de tórax grandes opacidades dos tipos B e C, denotando a gravidade da doença nesses pacientes. Dos 75 casos, apenas um apresentou massa unilateral simulando câncer de pulmão. Quarenta e quatro pacientes realizaram tomografia computadorizada de alta resolução do tórax. As massas predominaram nos terços superiores e posteriores (88,6%). Broncograma aéreo e calcificações no interior das massas foram observados em 70,4% e 63,8% dos casos, respectivamente. História de tuberculose foi relatada em 52% dos pacientes estudados. CONCLUSÃO: Na grande maioria dos casos as massas eram bilaterais, predominando nas regiões póstero-superiores dos pulmões, com broncogramas aéreos e calcificações de permeio. Associação com calcificações linfonodais foi um achado freqüente. A exposição a elevadas concentrações de poeira e a tuberculose foram consideradas fatores de risco para o desenvolvimento da fibrose maciça progressiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Carvalho, Guilherme, Manoelly Karolina de França, Rossano Roberio Fernandes Araujo, João Esberard de Vasconcelos Beltrão Neto, Carlos Eduardo Caiado Anunciação, and Antônio Simões dos Santos Figueira Filho. "Associação de linfadenite tuberculoide axilar e carcinoma de mama com metástase linfonodal em homem: relato de caso." Revista Brasileira de Mastologia 26, no. 4 (December 2016): 190–92. http://dx.doi.org/10.5327/z201600040010rbm.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Meyer, Roberto, Renato Carminati, Robson Bahia Cerqueira, Vera Vale, Simone Viegas, Thereza Martinez, Ivana Nascimento, et al. "Avaliação da resposta imune humoral em caprinos inoculados com uma vacina viva atenuada liofilizada contra Corynebacterium pseudotuberculosis." Revista de Ciências Médicas e Biológicas 1, no. 1 (January 23, 2002): 42. http://dx.doi.org/10.9771/cmbio.v1i1.4093.

Full text
Abstract:
<span class="texto">A linfadenite caseosa (LC), comumente chamada de mal-do-caroço, é uma doença que acomete ovinos e caprinos e tem como agente etiológico Corynebacterium pseudotuberculosis. É um patógeno intracelular facultativo de macrófagos e é filogeneticamente relacionado com Mycobacterium tuberculosis. É uma doença de ocorrência mundial, caracterizada por formação de lesões necróticas encapsuladas caseosas, localizada principalmente nos linfonodos externos e pulmões. A transmissão se dá provavelmente através da pele, pelo contato de animais sadios com animais portadores de abscessos que evoluem a supuração. Eventualmente, tem sido encontrada em bovinos, porém é em ovinos e em caprinos que assume importância econômica e sanitária. Machos e fêmeas podem apresentar a doença em qualquer estação, porém encontram-se mais doentes com o desenvolver da idade, principalmente após um a dois anos de vida. A enfermidade causa sérios prejuízos a essas espécies, constituindo uma limitação zoopatológica às suas explorações. Com cerca de 80% do rebanho nacional, a região Nordeste é a maior detentora de caprinos do Brasil, onde esses animais são essenciais ao sustento do pequeno agricultor. Corynebacterium pseudotuberculosis causa consideráveis prejuízos econômicos à região, que vão desde a condenação de pele e carcaças em razão de abscessos, até perdas em eficiência na reprodução ou na produção de carne e leite. O presente trabalho teve como objetivo avaliar em caprinos a resposta imune humoral induzida pela vacina viva liofilizada, elaborada com a cepa 1002, da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA). Os resultados evidenciaram que o referido preparado liofilizado promove a produção de anticorpos específicos em doses iguais ou maiores do que 109 CFU e que o tratamento ministrado não provocou lesões nos animais vacinados.</span>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Souza, Mariana Assunção de, Nadia Grandi Bombonato, Pollyanna Mafra Soares, Gabriela Bim Ramos, Igor Paula Castro, Alessandra Aparecida Medeiros, and Anna Monteiro Correia Lima. "Exames complementares no diagnóstico da tuberculose em bovinos reagentes à tuberculinização comparada." Arquivos do Instituto Biológico 83 (2016). http://dx.doi.org/10.1590/1808-1657000592014.

Full text
Abstract:
RESUMO: Objetivou-se com este estudo comparar diferentes métodos complementares de diagnóstico (macroscópico, histopatológico, sorológico e molecular) da tuberculose, em bovinos naturalmente infectados. O trabalho deu-se por meio de amostras colhidas em abate sanitário de 40 bovinos reagentes no teste cervical comparativo (TCC) para tuberculose. A inspeção macroscópica post mortem das carcaças foi acompanhada de colheita de amostras de muco nasal, sangue e tecido (fígado, pulmão e linfonodo mediastínico) para realização do exame de reação em cadeia pela polimerase (PCR), de Enzyme-Linked Immunosorbent Assay (ELISA) e histopatológico com colorações de hematoxilina-eosina (HE) e Ziehl-Neelsen (ZN), respectivamente. Dos 40 bovinos inspecionados no abate, 22 (55%) animais apresentaram algum tipo de lesão macroscópica sugestiva de tuberculose. Nos achados histopatológicos visualizados em HE, 13 (32,5%) carcaças apontaram alterações histológicas, sendo 6 (15%) nos linfonodos mediastínicos, 5 (12,5%) no fígado e 3 (7,5%) no pulmão. Não foi observada a presença de bacilos álcool-ácido resistentes em nenhuma das amostras avaliadas. O ensaio sorológico de ELISA/IDEXX(r) identificou um (2,5%) animal reagente, e o teste de PCR detectou DNA de Mycobacterium bovis em uma (2,5%) amostra. Concluiu-se que entre os exames complementares de diagnóstico avaliados nenhum foi capaz de detectar todos os animais que estavam positivos na tuberculinização, porém a associação de diferentes métodos pode garantir a confiabilidade do diagnóstico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Barros, Rosiane de Jesus, Roberto Soares de Castro, Nancyleni Pinto Chaves, Adriano Mendes Moura, Michelle Lemos Vargens, and Daniel Praseres Chaves. "Situação da tuberculose em ovinos consorciados com bovinos leiteiros na região sudoeste maranhense." Arquivos do Instituto Biológico 84 (2017). http://dx.doi.org/10.1590/1808-1657000282015.

Full text
Abstract:
RESUMO: Objetivando conhecer a situação da tuberculose ovina no Maranhão, avaliaram-se 343 ovinos da região sudoeste do estado, 247 fêmeas e 96 machos, com idade acima de 6 meses, por meio do teste cervical comparativo (TCC), com inoculação de tuberculinas na região cervical direita. Cranialmente, injetou-se derivado proteico purificado (PPD) aviário; e caudalmente, PPD bovino, em doses individuais de 0,1 mL. Todos os animais apresentaram resultado negativo para tuberculose, entretanto, 65 ovinos apresentaram reação à tuberculina bovina superior à aviária. Para investigar a possibilidade de baixa sensibilização ou anergia em animais com tuberculose avançada, foi necropsiado um ovino caquético, idade acima de quatro anos, com resultado negativo ao TCC, porém, com reação à tuberculina aviária e linfonodos aumentados com consistência endurecida. Os resultados indicaram infecções por C. pseudotuberculosis, Actinomyces pyogenes, Staphylococcus aureus e Mycobacterium sp. A cultura e o isolamento resultaram em Pseudomonas aeruginosas e Bacillus sp. Não foram visualizadas estruturas bacterianas compatíveis com bacilo álcool ácido resistente (BAAR). Os resultados confirmam ausência de animais reagentes ao M. bovis, pressupondo inexistência da tuberculose em ovinos na região estudada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

González López, Rodrigo, Arturo Federico Olguin Y Bernal, Mario Adán Bedolla de Alba, and Rocío Angélica Ruiz Romero. "Reticulitis traumática y linfadenitis granulomatosa como posibles etiologías del síndrome de indigestión vagal en un bovino adulto." Clínica veterinaria: abordaje diagnóstico y terapéutico 5 (April 1, 2019). http://dx.doi.org/10.22201/fmvz.23958766e.201937.

Full text
Abstract:
Descripción del caso. Bovino hembra, raza Holstein Friesian de cinco años y seis meses de edad, los antecedentes de la enfermedad se relacionaron con las lesiones encontradas en la necropsia, con la patogenia y con la manifestación clínica de alteración digestiva. Hallazgos clínicos e interpretación. Bovino con historia de timpanismo gaseoso crónico recurrente. A esta vaca se le alojaba en un establo con antecedentes de tuberculosis bovina. En la anamnesis, el encargado del establo refirió que la vaca amaneció muerta. En la necropsia, los hallazgos macroscópicos relevantes fueron: abdomen distendido, tejido subcutáneo de la región ventral de la glándula mamaria y miembros pélvicos distendidos por edema, corazón con forma redondeada y aspecto mucinoso de la grasa coronaria, mucosa de la tráquea y bronquios principales con múltiples equimosis y sufusiones, pulmones congestionados y distendidos por edema, rumen distendido por gas y vasos sanguíneos de la serosa congestionados, superficie diafragmática del retículo con una masa de tejido fibroso y, en su interior, un cuerpo extraño metálico (alambre); hígado aumentado de tamaño y parénquima con aspecto de “nuez moscada”; linfonodos retrofaríngeo derecho y mediastínicos aumentados de tamaño y de consistencia firme, y su parénquima mostró algunos focos con material de aspecto caseoso. Tratamiento y evolución. Se administraba periódicamente tratamiento a base de estimulantes ruminales por vía oral sin respuesta favorable. Pruebas de laboratorio. En el examen histopatológico se revisaron cuatro secciones de linfonodo mediastínico, teñidas con hematoxilina-eosina con extensas zonas de necrosis caseosa, observándose una coloración rosa fuerte al centro indicando depósitos de calcio; se observaron también áreas multifocales con abundantes células gigantes tipo Langhans, células epitelioides; la tinción de Ziehl-Neelsen demostró la presencia de bacilos ácido alcohol resistentes. Relevancia clínica. El síndrome de indigestión vagal (SIV) es una afección en el nervio vago de origen multifactorial de curso crónico, que afecta la motilidad del aparato gastrointestinal. Las principales causas primarias del SIV en el ganado bovino son reticulitis traumática, tuberculosis y linfosarcoma. La importancia del SIV se debe a la alteración en la motilidad gástrica, lo que desencadena una distensión notable de la fosa paralumbar izquierda, que puede ser intermitente o continua, pero que tiende a ser progresiva. Se puede encontrar actividad excesiva del rumen (hipermotilidad), hipomotilidad o atonía completa.Traumatic reticulitis and granulomatous lymphadenitis as possible etiologies of vagal indigestion syndrome in an adult bovine Abstract Case description. A Holstein Friesian cow, five years and six months, located in a dairy unit with history of bovine tuberculosis cases, showed clinical manifestation of a digestive disorder and a history of recurrent chronic gaseous bloat, the animal was found dead, the disease background was related with the injuries found during the necropsy. Clinical findings and interpretation. The most relevant macroscopic findings at necropsy included abdominal distention, edema of the subcutaneous tissue of the mammary gland's ventral region and pelvic limbs were found, round-shaped heart and coronary fat showed mucinous aspect, the mucous membrane of the trachea and main bronchus with multiple ecchymosis and suffusions, the lungs were congested and distended by edema, rumen was distended due to gas and blood vessels of the serous membrane were congested, the surface of the diaphragmatic portion of the reticulum presented a mass of fibrinous tissue and the presence of a foreign metallic body (wire), the liver was enlarged and showed typical nutmeg appearance, retropharyngeal and mediastinal lymph nodes were enlarged and parenchyma showed central caseous materialTreatment and evolution. The bovine received oral rumen stimulants periodically, without favorable response. Laboratory tests. Histological sections from lymph nodes were stained with hematoxylin eosin and Ziehl-Neelsen stain, necrotic areas showed calcium deposits and multifocal areas with Langhans-type giant cells along with epithelioid cells and the presence of acid alcohol resistant bacilli. Clinical relevance. Vagal indigestion syndrome (VIS), is a chronic affection of the vagus nerve with multifactorial etiology that causes motility disorders of the gastrointestinal system. The main primary causes of VIS in cattle, are traumatic reticulitis, tuberculosis and limphosarcoma. The VIS importance is that due to gastric motilty defects, an evident abdominal distention of the left paralumbar fossa has shown, which may be intermittent or continous, but tends to be progressive. An excessive rumen activity (hypermotility) can be found, (hypomotility) or complete atony.Keywords: vagal indigestion syndrome (VIS), traumatic reticulitis, bovine tuberculosis, gaseous bloat.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography