Academic literature on the topic 'Turismo de negócios e eventos'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Turismo de negócios e eventos.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Turismo de negócios e eventos"

1

Paiva, Ricardo Alexandre. "Eventos e megaeventos: ócio e negócio no turismo." Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo 9, no. 3 (December 8, 2015): 479–99. http://dx.doi.org/10.7784/rbtur.v9i3.890.

Full text
Abstract:
A promoção de eventos e megaeventos mobiliza simultaneamente, de forma concatenada ou não, práticas de ócio e negócio, que são capturadas pela atividade turística como estímulo para a reprodução do capitalismo, pela quantidade de outras atividades que engrena (primário, secundário e terciário), colocando a arquitetura e a cidade como protagonistas no desenvolvimento urbano contemporâneo. Nesta direção, o artigo analisa a articulação dos eventos e megaeventos à provisão de infraestruturas urbanas e edilícias e à construção da imagem turística dos lugares, motivadas por atividades de ócio e negócio. Os procedimentos metodológicos possuem caráter teórico e exploratório e tem pretensões multidisciplinares. Para tanto, serão discutidos em uma perspectiva histórica os conceitos de ócio e negócio como atividades propulsoras de deslocamentos e viagens; na sequência serão delimitados aproximações e diferenças entre o turismo de eventos e de negócios, adentrando em seguida nas distinções entre eventos e megaeventos, ressaltando a complexidade e o protagonismo deste último como um dos principais sintomas da globalização; finalmente serão apresentados os desdobramentos espaciais na escala da arquitetura e da cidade na realização dos (mega)eventos, bem como a sua repercussão na imagem da cidade. Como síntese, é importante atentar que os desdobramentos espaciais do turismo de negócios, de eventos e dos megaeventos se manifestam em várias escalas e com diferentes níveis de complexidade, revelando as potencialidades e/ou fragilidades dos lugares. O planejamento urbano, a arquitetura e o urbanismo são importantes objetos do conhecimento e de intervenção espacial para garantir infraestruturas e estruturas urbanas e edilícias adequadas à realização de eventos, que devem ser sensíveis às demandas de turistas e das comunidades receptoras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Serson, Júlio. "Meca para o turismo de negócios e eventos." Revista Turismo em Análise 4, no. 2 (November 11, 1993): 81. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v4i2p81-86.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ferreira Austregésilo, Williany Loren Gaia, Karla Juliana Pinheiro Melo, and Jakson Renner Rodrigues Soares. "A influência das novas tecnologias digitais na mudança comportamental dos turistas." ROTUR. Revista de Ocio y Turismo 14, no. 1 (January 30, 2020): 60–71. http://dx.doi.org/10.17979/rotur.2020.14.1.5950.

Full text
Abstract:
A diversidade dos negócios levou o comércio mundial a uma rotina inovadora, fazendo do turismo de eventos uma modalidade com abrangência cada vez maior. As tecnologias digitais apresentam-se cada vez mais presentes na sociedade, com uma diversidade de mídias e aplicativos acessíveis ao público consumidor que tornaram praticamente impossível imaginar o mundo hoje sem elas. Diante deste salto tecnológico e do crescimento do turismo de eventos, isso faz com que o turista absorva, naturalmente, as facilidades oferecidas por estas modernidades e termine por tolerar a influência direta desta evolução. Esta pesquisa tem por objetivo estudar a relação entre o turismo de eventos e as novas tecnologias digitais. Ela está pautada na justificativa das transformações do novo século, com claro sinal das mudanças proporcionadas pela tecnologia e pela densidade plural do comércio, exercendo uma interferência direta sobre o perfil do moderno turista de eventos. Ela aponta a evidências da influência tecnológica sobre o turista de eventos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Oliveira, Valmir Martins de. "Turismo de negócios e eventos no desenvolvimento do município de Guarulhos." Revista Turismo em Análise 11, no. 1 (May 16, 2000): 60. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v11i1p60-69.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Sá, Francisco Carlos Vieira de, and Vania Beatriz Merloti Heredia. "Tourism and Business Events: A Study in Caxias do Sul-RS, Brazil." Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade 11, no. 1 (January 8, 2019): 178–93. http://dx.doi.org/10.18226/21789061.v11i1p178.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Teles, Reinaldo Miranda de Sá, and Victor Aquino Gomes Correa. "ESPACIALIZAÇÃO DA OFERTA TURÍSTICA EM SÃO PAULO." Revista da ESDM 6, no. 11 (August 27, 2020): 10. http://dx.doi.org/10.29282/esdm.v6i11.127.

Full text
Abstract:
Considerando que o turismo pouco tenha sido discutido sob a ótica do espaço urbano em cidades brasileiras, este artigo buscou analisar a distribuição dos elementos que compõem a oferta turística, especialmente na cidade de São Paulo com foco no movimento de eventos, negócios e as características dos espaços de lazer relacionados ao patrimônio histórico cultural da cidade. Na tentativa de melhor compreender o turismo da cidade e as estratégias de divulgação utilizadas para sua promoção, o artigo analisa a importância da distribuição dos equipamentos e a conectividade da oferta turística para um melhor entendimento do processo de “turistificação” da cidade. Com base em teorias de organização do espaço, buscou-se indicar proposições para análise da prática do turismo urbano alicerçadas em indicações teóricas de base geográfica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Sebben, J., M. L. Buchweitz, A. M. Cunha, and C. T. Wehmeyer. "Turismo Criativo Aplicado ao Segmento de Negócios e Eventos: A Experiência do Ecoresort Vila Ventura." Fólio - Revista Científica Digital - Jornalismo, Publicidade e Turismo 17, no. 1 (September 13, 2016): 41–50. http://dx.doi.org/10.15602/1981-3422/folio.v17n1p41-50.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Barbosa, Fabrício Silva, and Annibal José Scavarda. "Cadeia de valor de megaeventos: um estudo de caso de uma feira de negócios agropecuários." Gestão & Produção 25, no. 3 (September 29, 2015): 626–44. http://dx.doi.org/10.1590/0104-530x1231-14.

Full text
Abstract:
O turismo de eventos definitivamente consolidou-se como uma das ramificações do turismo que mais favorecem o desenvolvimento econômico das localidades onde se realizam. No Brasil, a prática de megaeventos impulsiona o segmento e alavanca o setor de serviços que atua na localidade. Contudo, para que atendam às expectativas de seus organizadores, alguns processos necessitam ser introduzidos de forma adequada. A cadeia de valor aparece como uma ferramenta indispensável nas suas realizações. Este artigo teve como objetivo analisar a Feira de Negócios Agropecuários da Fronteira Oeste – Fenaoeste, realizada em São Borja/RS - Brasil, tomando como base a cadeia de valor porteriana com uma adaptação das suas atividades primárias e secundárias com as lentes de serviços. De caráter qualitativo e exploratório, o trabalho teve como método um estudo de caso. Com base nas entrevistas com os especialistas e na literatura da área, apresentam-se pontos e questões estratégicos para a competitividade de megaeventos, em que os aspectos ligados à tecnologia de informações e ao envolvimento dos clientes internos e externos têm intensas influências. Para melhoria das atividades na busca de vantagens competitivas, sugere-se um uso mais intenso de tecnologia de informações principalmente no pós-evento, em que existe maior necessidade da interação humana com os clientes, que são coprodutores, para obtenção de conhecimento sobre estas partes interessadas. Para tanto, deve-se coordenar os aspectos de intangibilidade, perecibilidade e simultaneidade com atenção em pontos como treinamentos, divulgação do evento, riscos de contratação, sistemas de gestão e terceirização dos funcionários (com cuidado aos estratégicos) para promover produtos essenciais dos eventos: qualidade de serviços, experiência do cliente e show. A universidade pode ajudar neste desenvolvimento. Ainda que esta pesquisa não seja de caráter conclusivo, são apresentadas algumas reflexões relevantes sobre a cadeia de valor de megaeventos juntamente com propostas de pesquisas futuras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Rocha, Elisângela Da Silva, Tânia Regina Egert Petry, and Luciana De Paiva Riciardi. "TURISMO DE NEGÓCIOS E EVENTOS EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ-SC: perspectivas de expansão e consolidação frente a implantação do centro de eventos do município." Applied Tourism 2, no. 2 (September 11, 2017): 161. http://dx.doi.org/10.14210/at.v2n2.p161-179.

Full text
Abstract:
O turismo no município de Balneário Camboriú-SC ainda é voltado principalmente para o binômio “Sol e Mar”. Entretanto, o segmento de negócios e eventos tem se mostrado estratégico, devido especialmente à capacidade de minimizar os efeitos da sazonalidade e ocorrer independentemente da existência de atrativos naturais ou culturais. Diante disso, o presente estudo se propôs a investigar as perspectivas de representantes do setor turístico, de construção civil e imobiliário sobre a expansão e consolidação desse segmento em Balneário Camboriú tendo em vista a construção do Centro de Eventos no município. A pesquisa foi do tipo exploratório- descritiva, com abordagem qualitativa. A coleta de dados realizou-se através de um questionário com perguntas fechadas em quatro rodadas de entrevista no mês de outubro/2015. Os resultados evidenciaram que o empreendimento poderá trazer uma nova dinâmica para a cidade com um dos mais modernos e bem equipados espaços para receber eventos de grande porte no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Peruchinn, Bianca, Ana Luísa Lopes da Cunha Ferrão, Lucas Lourenço Castiglioni Guidoni, Érico Kunde Corrêa, and Luciara Bilhalva Corrêa. "ESTUDO DA GERAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS EM HOTEL." Turismo - Visão e Ação 17, no. 2 (August 17, 2015): 301. http://dx.doi.org/10.14210/rtva.v17n2.p301-322.

Full text
Abstract:
A problemática dos resíduos sólidos constitui um desafio. A caracterização dos resíduos sólidos e a determinação da sua composição gravimétrica estão entre as principais ferramentas de planejamento do manejo dos resíduos. Desta forma, este estudo teve como objetivo usar estas ferramentas para encontrar os principais fatores que determinam a geração dos resíduos em um hotel voltado para o turismo de negócios localizado no sul do Brasil. Foram realizadas quatro caracterizações durante os meses de maior ocupação do hotel em dias escolhidos para abranger a sazonalidade de hospedagem. Os resultados obtidos permitiram verificar que a categoria de resíduos gerados em maior quantidade é a matéria orgânica putrescível e que uma grande parcela da totalidade de resíduos gerados pode ser destinada para a reciclagem. Ainda, dentre os fatores que influenciam a geração dos resíduos estão o motivo da hospedagem, a realização de eventos, além da quantidade de pessoas presentes no estabelecimento – hóspedes, funcionários, pessoas extras e em eventos. Os resultados obtidos neste estudo são fundamentais para a construção, ampliação e/ou melhoria do plano de gerenciamento dos resíduos sólidos, ferramenta que atualmente é exigida pela legislação brasileira para empreendimentos que geram grandes quantidades de resíduos, o que inclui o setor hoteleiro. PALAVRAS CHAVE: Impacto ambiental no turismo. Hotelaria. Composição gravimétrica dos resíduos sólidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Turismo de negócios e eventos"

1

Salles, Nelci Maria. "Turismo de eventos e negócios." Florianópolis, SC, 2011. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95795.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2011
Made available in DSpace on 2012-10-26T06:00:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 294079.pdf: 2487516 bytes, checksum: 102eef8c4579d7c9c916793ccdaa7d1c (MD5)
O presente estudo teve por objetivo analisar a dinâmica dos mecanismos de articulação do turismo de eventos e sua influência na formação do município de Florianópolis como destino turístico desses eventos. Identificou-se os atores sociais participantes do turismo de eventos; as políticas geradoras do fluxo turístico de eventos; como funciona a dinâmica de articulação do turismo de eventos; e correlacionou-se o mapeamento do sistema turístico com a receptividade da cidade quanto ao turismo de eventos. Para tanto, o resgate teórico transcorreu a partir da utilização de material de acesso público como livros, revistas, folhetos, publicações, artigos científicos, redes eletrônicas, anuários, entre outros; onde foi descrita a evolução da teoria da administração, as definições de sistemas e o sistema turístico, além do papel do estado no turismo e dinâmicas do setor turístico. A metodologia do estudo contou com um trabalho de campo onde foram aplicados questionários com 17 atores sociais da cidade e quatro entrevistas semiestruturadas, em quatro entidades ligadas ao fomento do turismo. As variáveis de análise elencadas foram: atores sociais, dinâmicas e política pública. Os resultados mostram que na consideração feita entre o mapeamento com a receptividade da cidade quanto ao turismo de eventos, conclui-se que a cidade dispõe de todos os mecanismos necessários para se tornar referência nacional no turismo de eventos, exceto pela falta de uma formação interorganizacional por rede pois, se não existe uma rede de cooperação, a localidade não é produtiva.
This study aims to analyze the dynamics of mechanisms articulation of tourism events and their influence on the formation of Florianopolis destination of event tourism. For that it#s necessary to identify the social actors participating in the events tourism, and identify the policies tht generate the flow of tourist events, researching how the dynamic linkage of tourism events, and correlate the mapping system with the openness of the tourist city on the tourism events. To this end, the theoretical approach was based on research within books, magazines, leaflets, publications, scientific articles, electronic networks, and other annuals, where it was described the evolution of management theory, systems and tourism system, the role of tourism in the state and dynamics of the tourism sector. The methodology of the study included a field study where questionnaires were administered to 17 social actors in the city and four semi-structured interviews with entities linked to the promotion of tourism. The analysis variables listed were: social actors, dynamics and public policy. The results show that in regards to the mapping done between the openness of the city and tourism event, it is concluded that the city has all the necessary mechanisms to make reference to national tourism events, except for a lack of inter-network dynamics therefore if it has no network, the location is not productive.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Sá, Francisco Carlos Vieira de. "Turismo de eventos de negócios em Caxias do Sul : condições e possibilidades." reponame:Repositório Institucional da UCS, 2017. https://repositorio.ucs.br/handle/11338/3515.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem o objetivo principal de conhecer desafios e possibilidades relacionados ao turismo de eventos de negócio em Caxias do Sul/RS sob o ponto de vista de diversos atores desse cenário, tais como organizadores de eventos, representantes do setor público e da iniciativa privada. O estudo busca contribuir para a discussão sobre as possibilidades de uma nova matriz econômica para o município, na qual o turismo de negócios e eventos pode se inserir. Para atingir esse objetivo, optou-se por realizar um estudo de natureza qualitativa e exploratória. A formação do corpus se deu pela técnica de entrevistas individuais semiestruturadas. Foram levados em conta os seguintes critérios para a seleção de entrevistados: nove pessoas que atuam ou já atuaram em funções de liderança e gerenciamento em órgãos e empreendimentos públicos e privados de Caxias do Sul que tenham relação com o assunto, tais como: Secretaria Municipal do Turismo, Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Caxias do Sul, Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul, Universidade de Caxias do Sul, Conselho Municipal do Turismo e organizadores de eventos de negócio de pequeno e grande porte. O corpus foi analisado pelo método de Análise de Conteúdo de Bardin (2000), que determina três fases para o tratamento das informações coletadas e a esquematização dessas informações em categorias. Seis categorias emergiram dessa análise: espaços para eventos, cultura do empresariado; condições de infraestrutura; responsabilidade entre o privado e o público e o novo turismo. Os relatos apontam que Caxias do Sul possui dificuldades relacionadas a espaços adequados para a realização de eventos. Também há limitações em relação a aspectos de infraestrutura da cidade, como no caso do aeroporto e das rodovias. A cultura do empresariado pode interferir de forma negativa na atividade devido ao desconhecimento do empresário da importância em investir em eventos e, consequentemente, no turismo. É de consenso da maior parte dos entrevistados que o poder público não sinaliza que irá investir no turismo como um todo nem pretende assumir a liderança diante das necessidades existentes, de modo que se faz necessária a união de todos os atores desse cenário. Por fim, diversas possibilidades de mudança nesse setor foram sugeridas, desde a exploração de aspectos naturais da cidade até a realização frequente de eventos segmentados, passando pela construção de um novo centro de eventos e de um novo aeroporto. Foram apontadas desde pequenas ações até grandes empreendimentos como sugestões para desenvolver o turismo de eventos de negócio em Caxias do Sul.
Submitted by cmquadros@ucs.br (cmquadros@ucs.br) on 2018-03-05T14:26:14Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao Francisco Carlos Vieira de Sá.pdf: 1488648 bytes, checksum: dd1f55b064c2021eedb36421478cc42f (MD5)
Made available in DSpace on 2018-03-05T14:26:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Francisco Carlos Vieira de Sá.pdf: 1488648 bytes, checksum: dd1f55b064c2021eedb36421478cc42f (MD5) Previous issue date: 2018-03-05
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES
This work has as main objective to know the challenges and possibilities related to tourism of business events in Caxias do Sul / RS under the point of view of several actors of this scenario, such as event organizers, representatives of the public sector and private initiative. The study seeks to contribute to the discussion about the possibilities of a new economic matrix for the municipality, in which business tourism and events can be inserted. In order to reach this objective, a qualitative and exploratory study was chosen. The formation of the corpus was based on the technique of semi-structured individual interviews. The following criteria were used for the selection of interviewees: nine people who work or have already served in leadership and management roles in public and private entities and enterprises in Caxias do Sul that have a bearing on the subject, such as: Tourism, Trade Union of Hotels, Restaurants, Bars and Similar of Caxias do Sul, Chamber of Industry, Commerce and Services of Caxias do Sul, University of Caxias do Sul, Municipal Tourism Council and organizers of small and large business events. The corpus was analyzed by Bardin's Content Analysis method (2000), which determines three phases for the treatment of the information collected and the schematization of this information into categories. Six categories emerged from this analysis: spaces for events, entrepreneurship culture; infrastructure conditions; responsibility between private and public and new tourism. The reports indicate that Caxias do Sul has difficulties related to spaces suitable for holding events. There are also limitations on aspects of city infrastructure, such as in the case of the airport and the highways. The culture of the business can interfere in a negative way in the activity due to the ignorance of the entrepreneur of the importance in investing in events and, consequently, in the tourism. It is agreed by most of the interviewees that the public power does not signal that it will invest in tourism as a whole nor intend to take the lead in the face of existing needs, so that it is necessary to unite all actors in this scenario. Finally, several possibilities for change in this sector were suggested, from the exploration of natural aspects of the city to the frequent realization of segmented events, through the construction of a new event center and a new airport. They were pointed from small actions to large enterprises as suggestions to develop business tourism and events in Caxias do Sul.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Rosa, Lélio Galdino [UNESP]. "A dinâmica espacial dos serviços hoteleiros e o turismo de negócios e eventos em Campinas." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2009. http://hdl.handle.net/11449/104357.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:33:19Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2009-08-28Bitstream added on 2014-06-13T20:44:40Z : No. of bitstreams: 1 rosa_lg_dr_rcla.pdf: 1302147 bytes, checksum: 95d7efdec7d06b8f2163d7803442d5ea (MD5)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Em meio às transformações contemporâneas, as cidades necessitam adequar sua dinâmica social, econômica e espacial para se adaptarem ao mundo globalizado. Percebe-se, então, uma grande especialização dos espaços e, no caso da metrópole, sua funcionalidade manifesta cada vez mais sua articulação com as economias regionais e nacionais, tornando-se lugar estratégico no contexto da globalização. Provedora de serviços especializados para suprir as necessidades de seu entorno, a metrópole também necessita possuir serviços de hospedagem para acolher os fluxos gerados pelos negócios que ali acontecem. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as implicações do turismo de negócios e eventos no município de Campinas, a partir de sua configuração como sede de uma região metropolitana, por meio de um estudo de seu setor hoteleiro. Analisando as características deste setor, a partir de sua multifuncionalização, esta pesquisa reflete sobre como vem se constituindo tal atividade econômica na cidade. A metodologia para sua elaboração teve como base o método dialético, fundamentando-se na teoria estruturalista preconizada por Santos (1997), que elege quatro categorias de análise do espaço – forma, função, estrutura e processo. Com base na pesquisa realizada, concluiu-se que o turismo em Campinas é, predominantemente, relacionado a negócios e eventos, apresentando boas condições de atendimento, além de que, os recentes fatos ocorridos no cenário econômico de Campinas desenham um quadro promissor à consolidação desta cidade como um destino de turismo de negócios e eventos.
Amid the contemporary transformations, cities need to adjust its dynamic social, economic and space to adapt to the globalized world. It is perceived, then, a great expertise in the spaces and in the case of the metropolis, its functionality increasingly obvious with its national and regional economies, becoming a strategic role in the context of globalization. Provider of specialized services to meet the needs of its surroundings, the city also needs to have hosting services to accommodate the flow generated by businesses that happen there. This research aims to examine the general implications of the tourism business in the city of Campinas, from its setting as the seat of a metropolitan region, through a study of its hotels. Analyzing the characteristics of this sector, from its multifunction, reflects on how this research has been providing such economic activity in the city. The methodology for its preparation was based on the dialectical method, based on the structuralist theory advocated by Santos (1997), which elects four categories of analysis of space - form, function, structure and process. Based on research conducted, it was concluded that tourism in Campinas is predominantly related to business and events, giving good service, in addition to that, recent events in the economic scenario of Campinas promising to consolidation of this city as a destination for tourism business.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Rosa, Lélio Galdino. "A dinâmica espacial dos serviços hoteleiros e o turismo de negócios e eventos em Campinas /." Rio Claro : [s.n.], 2009. http://hdl.handle.net/11449/104357.

Full text
Abstract:
Resumo: Em meio às transformações contemporâneas, as cidades necessitam adequar sua dinâmica social, econômica e espacial para se adaptarem ao mundo globalizado. Percebe-se, então, uma grande especialização dos espaços e, no caso da metrópole, sua funcionalidade manifesta cada vez mais sua articulação com as economias regionais e nacionais, tornando-se lugar estratégico no contexto da globalização. Provedora de serviços especializados para suprir as necessidades de seu entorno, a metrópole também necessita possuir serviços de hospedagem para acolher os fluxos gerados pelos negócios que ali acontecem. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as implicações do turismo de negócios e eventos no município de Campinas, a partir de sua configuração como sede de uma região metropolitana, por meio de um estudo de seu setor hoteleiro. Analisando as características deste setor, a partir de sua multifuncionalização, esta pesquisa reflete sobre como vem se constituindo tal atividade econômica na cidade. A metodologia para sua elaboração teve como base o método dialético, fundamentando-se na teoria estruturalista preconizada por Santos (1997), que elege quatro categorias de análise do espaço - forma, função, estrutura e processo. Com base na pesquisa realizada, concluiu-se que o turismo em Campinas é, predominantemente, relacionado a negócios e eventos, apresentando boas condições de atendimento, além de que, os recentes fatos ocorridos no cenário econômico de Campinas desenham um quadro promissor à consolidação desta cidade como um destino de turismo de negócios e eventos.
Abstract: Amid the contemporary transformations, cities need to adjust its dynamic social, economic and space to adapt to the globalized world. It is perceived, then, a great expertise in the spaces and in the case of the metropolis, its functionality increasingly obvious with its national and regional economies, becoming a strategic role in the context of globalization. Provider of specialized services to meet the needs of its surroundings, the city also needs to have hosting services to accommodate the flow generated by businesses that happen there. This research aims to examine the general implications of the tourism business in the city of Campinas, from its setting as the seat of a metropolitan region, through a study of its hotels. Analyzing the characteristics of this sector, from its multifunction, reflects on how this research has been providing such economic activity in the city. The methodology for its preparation was based on the dialectical method, based on the structuralist theory advocated by Santos (1997), which elects four categories of analysis of space - form, function, structure and process. Based on research conducted, it was concluded that tourism in Campinas is predominantly related to business and events, giving good service, in addition to that, recent events in the economic scenario of Campinas promising to consolidation of this city as a destination for tourism business.
Orientador: Auro Aparecido Mendes
Coorientadora: Odaléia Telles Marcondes Machado Queiroz
Banca: Alexandre Panosso Netto
Banca: Eliane Guerreiro Rossetti Padovani
Banca: Sérgio Domingos de Oliveira
Banca: Silvia Aparecida Guarnieri Ortigoza
Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Penha, Tânia Maria da Silva. "Plataforma de orientação para elaboração e análise de projetos e gestão de convênios do segmento de negócios e eventos." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2009. http://repositorio.unb.br/handle/10482/4161.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2009.
Submitted by Jaqueline Ferreira de Souza (jaquefs.braz@gmail.com) on 2010-04-08T13:18:17Z No. of bitstreams: 1 2009_TaniaMariadaSilvaPenha.pdf: 979680 bytes, checksum: b0743d2a0406fdcb42ef5b55ca749a0d (MD5)
Approved for entry into archive by Lucila Saraiva(lucilasaraiva1@gmail.com) on 2010-04-11T02:47:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2009_TaniaMariadaSilvaPenha.pdf: 979680 bytes, checksum: b0743d2a0406fdcb42ef5b55ca749a0d (MD5)
Made available in DSpace on 2010-04-11T02:47:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009_TaniaMariadaSilvaPenha.pdf: 979680 bytes, checksum: b0743d2a0406fdcb42ef5b55ca749a0d (MD5) Previous issue date: 2009-06
Esta dissertação foi desenvolvida depois de identificada através de avaliação e pesquisa do Setor de Negócios e Eventos do Ministério do Ministério do Turismo, a necessidade de construir um instrumento de orientação para entidades públicas e privadas que demonstrasse as técnicas necessárias para elaboração e analise de projeto. Atualmente a forma de apresentação e análise de projetos encaminhados ao Ministério do Turismo-MTur, estão focadas mais em questão política do que propriamente técnica. Diante disso para auxiliar na elaboração e avaliação desses projetos, foi criada uma Plataforma de Orientação para Elaboração e Análise de Projetos e Gestão de Convênios do Segmento de Negócios e Eventos, capitulo 5, onde estão inseridos conceitos, legislações específicas, normas técnicas e informações sistematizadas sobre as características deste segmento. Com a sua aplicação, espera-se colaborar para a apresentação resultados alinhados com Plano Nacional de Turismo, baseado na legislação vigente e indicadores levantados na pesquisa. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This dissertation was developed after identified through evaluation and research of Industry and Business Events of the Ministry of Tourism, the need to build a tool to guide public and private entities that demonstrate the techniques for preparation and analysis of project. Currently the form of presentation and analysis of projects presented are focused more on political question of what proper technique. Forward it to assist in the preparation and evaluation of these projects, was created a platform for Guidance Project Development and Analysis and Management Agreements Segment and Business Events, chapter 5, where concepts are identified, specific laws, rules and technical information systematized on the characteristics of this segment. With its implementation, is expected to collaborate to present results in line with National Plan for Tourism, based on existing law and raised in the research indicators.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Tavares, Sara Margarida Covêlo. "Eventos de negócio." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2009. http://hdl.handle.net/10773/1825.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Lisboa, Virginia Santos. "Eventos programados e suas dinâmicas espaciais: São Paulo em foco." Universidade de São Paulo, 2010. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16139/tde-31052010-152725/.

Full text
Abstract:
O trabalho estuda os eventos programados na cidade de São Paulo que a caracterizam enquanto significativo pólo de atração de fluxos desse segmento. Os eventos programados têm sido objeto de estudo principalmente das áreas de Turismo e de Marketing. Aqui, voltou-se mais especificamente para a área de Arquitetura e Planejamento Urbano. Busca, portanto, compreender os eventos enquanto acontecimentos programados não só no seu contexto organizacional, mas principalmente mediante uma óptica espacial.
This research analyzes the scheduled events in the city of São Paulo that characterize it as a significant attraction pole of flux of such segment. The scheduled events have been especially studied in the Tourism and Marketing fields. Herein, we specifically highlighted the Architecture and the Urban Planning fields. Therefore, it aims to comprehend the events as programed occurrences not only in its organizing context, but also through a optical space.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Krause, Hubert Gustavo Cristian. "Turismo de negócios e eventos: um estudo de caso da atuação do Guarulhos Convention e Visitors Bureau." Universidade Anhembi Morumbi, 2008. http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1485.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-08-18T17:46:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 363672.pdf: 3813274 bytes, checksum: 9260bdb3c314e19da30827a79ed5698b (MD5) Previous issue date: 2008-11-17
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
a
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Oliveira, Ana Bárbara Lourenço da Cruz. "Gestão estratégica de destinos: a competitividade da cidade do Porto para a Meetings Industry." Master's thesis, Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, 2012. http://hdl.handle.net/10400.26/4450.

Full text
Abstract:
Gestão Estratégica de Destinos: a Competitividade da Cidade do Porto para a Meetings Industry (MI) pretende demonstrar que a Cidade do Porto é um destino adequado para acolher eventos no contexto da MI. Por conseguinte, esta investigação apresenta, primeiramente, uma revisão de literatura que parte da definição de Turismo de Negócios e de MI, em complemento com as tendências deste segmento, para se centrar no destino turístico enquanto conjunto de experiências e serviços para o sector em estudo. Seguidamente, o estudo empírico começa com uma análise da informação constante no Plano Estratégico Nacional de Turismo (PENT) em complemento com dados do Observatório de Lisboa e da International Congress and Convention Association (ICCA) de forma a enquadrar o segmento em Portugal. A investigação prossegue com a caracterização do perfil do turista de negócios do Porto e Norte de Portugal nos quatro trimestres de 2010, 2011 e no primeiro de 2012. A informação foi recolhida com recurso à análise dos dados disponibilizados pelo Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT) em parceria com a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (ERTPNP) e o Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Posteriormente caracteriza-se a competitividade da Cidade do Porto para a MI, a partir de entrevistas presenciais realizadas a Filipe Trindade, Director Comercial do Centro de Congressos da Alfândega do Porto (CCA); Rui Ochôa, Director da revista Event Point; Pedro Cardoso, Director da The House of Events e Ruben Obadia, Director da revista de Turismo Publituris. No discurso dos entrevistados, emerge a ideia de que, e acompanhando as novas tendências no sector, a Cidade do Porto tem conhecido uma melhoria significativa da sua oferta, permitindo o contínuo posicionamento enquanto destino adequado a acolher MI.
The Strategic Management of Destinations: Oporto City Competitiveness for the Meetings Industry (MI) aims to demonstrate that the Oporto City is a suitable destination for hosting MI related events. In the first place, this research presents an overview of literature based on Business Travel and MI definitions. After discussing the tendencies in this segment, it focuses on the tourist destination as an amalgam of services and experiences for the sector being studied. In the second part of the research, the empirical study starts with an analysis of the National Strategic Plan for Tourism (PENT), along with the database from the Lisbon Observatory and the International Crongress and Convention Association (ICCA) in order to contextualize the segment in Portugal. Based on the information gathered through the statiscal analysis released by the Institute for Tourism Planning and Develpment (IPDT) in partnership with the Regional Tourist Board of Porto and the North of Portugal (ERTPNP) and Francisco Sá Carneiro Airport, the research proceeds with a characterization of the profile a business tourist to Oporto and Nothern Portugal in the four trimesters of 2010, 2011 and in the first one of 2012. The competitiveness of Oporto City for the MI is discussed with the help of interviews with Filipe Trindade, Sales Manager of the Alfândega do Porto Congress Centre (CCA); Rui Ochôa, Event Point’s Magazine Director; Pedro Cardoso, Director of The House of Events and Ruben Obadia, Director of the trade newsmagazine Publituris. The notion emerging from the interviews is that, in matching the new growth tendencies in the sector, the city of Oporto has seen a significant improvement in its tourist market, allowing to develop itself as a destination ready to receive MI.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Braz, Fabio Cezar. "Eventos/feiras de negócios na (re)produção do espaço urbano da metrópole: estudo de caso do Parque Anhembi e Centro de Exposições Imigrantes." Universidade de São Paulo, 2008. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-26092008-174607/.

Full text
Abstract:
A produção do espaço urbano, no plano do espaço físico, é a materialização das intenções e determinações de múltiplos agentes, os quais conduzem os destinos da cidade pelos desígnios do capital, orientando-a para um planejamento autofágico que promove a imagem da eficiência, uma representação do espaço que produzida com o intuito de vender a cidade, reforça as características de cidade global e abre possibilidade para a atuação dos agentes econômicos que põem em prática suas táticasestratégias de reprodução do capital no espaço. O conceito, o consenso que se produz sobre a cidade ou fragmentos dela, são induzidos e ao mesmo tempo indutores de estruturas, ritmos e de uma materialidade que se expressa no atual espaço capitalista, conformando os espaços de representação, que por sua vez potencializam a representação desse espaço. Tal representação reforça São Paulo como destino de eventos e de negócios. Uma lógica que revela um empresariamento da gestão urbana, um neodirigismo que aponta para a construção de uma cidade cada vez mais estranha aos que nela habitam. O capital é espacialmente seletivo e busca fixar-se nos centros mais dinâmicos da economia global. Produz-se, portanto, espaços homogêneos, fragmentados e hieraquizados. A competição mostra-se acirrada entre as cidades. O poder público, juntamente com a iniciativa privada, põem em prática diversas estratégias para a captação de grandes eventos e feiras de negócios, atraindo investimentos de toda ordem, fomentando o fluxo do turismo de negócios, segmento que corresponde ao sustentáculo de toda a cadeia de turismo da capital. Neste horizonte, estudar os grandes espaços de eventos/feiras de negócios na relação com o espaço urbano de São Paulo mostrou-se instigante. Na análise parte-se do processo de industrialização e de sua desconcentração do espaço urbano da cidade, sendo uma forma de situar o nascimento das feiras industriais. Estas feiras foram importantes para reforçar as marcas da indústria nacional, ampliando os negócios e contribuindo para inserir o Brasil no mercado mundial. O objeto da pesquisa compreende dois dos maiores recintos de eventos da cidade, o Parque Anhembi e o Centro de Exposições Imigrantes, cada um deles com suas particularidades e contexto. A análise mostra a relação desses recintos com o dinamismo da cidade em sua totalidade, envolvendo as dimensões econômica, política e social. E revela sua participação no processo de (re)produção do espaço urbano das regiões Norte e Sul, nas áreas que circundam o Parque Anhembi e o Centro de Exposições Imigrantes, respectivamente.
The production of the urban space, in the plan of the physical space, is the materialization of the intentions and determination of agent multiples, which drive the destinies of the city for the purpose of the capital, guiding it for a autophagic planning that promotes image of the efficiency, a representation of the space that produced with the intention of selling the city, reinforces the characteristics of global city and opens possibility for the economical agents´ performance to put in practice tactics-strategies of reproduction of the capital in the space. The concept, the consensus that is produced on the city or its fragments, is induced and at the same time inductors of structures, rhythms and of a materiality that expressed itself in the current capitalistic space, conforming the representation spaces, that for its time potentiates the representation of that space. Such representation reinforces São Paulo as destiny of events and businesses. A logic that reveals a \"management of the urban administration\", a \"neodirigismo\" that appears for the construction of a city more and more \"finds strange\" to the that inhabit in it. The capital is spatially selective and search to fasten in the most dynamic centers of the global economy. It produces, therefore, \"homogeneous spaces\", \"fragmented\" and \"hierarchized.\" The competition is shown intransigent among the cities. The public power together with the private initiative put into practice several strategies for the reception of great events and businesses´fairs, attracting investments of every order, fomenting the flow of the tourism of businesses, segment that corresponds to the support of the whole chain of tourism of the capital. In this horizon, to study the great spaces of events / businesses´fairs in the relationship with the urban space of São Paulo shown itself instigate.In the analysis starts itself of the industrialization process and of its distract of the urban space of the city, being a form of placing the birth of the industrial fairs. These fairs were important to reinforce the marks of the national industry, enlarging the businesses and contributing to insert Brazil in the world market.The object of the research understands two of the largest enclosures of events of the city, the Parque Anhembi and the Centro de Exposições Imigrantes, each one of them with their particularities and context. The analysis shows the relationship of those enclosures with the dynamism of the city in its totality, involving the economical, political and social dimensions. And reveals its participation in the process of (re)production of the urban space of the North and South areas, in the areas that surround the Parque Anhembi and the Centro de Exposições Imigrantes, respectively.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Turismo de negócios e eventos"

1

Vargas, Alexandre Braun de. Turismo de eventos e negócios: Uma nova realidade econômica. Taquara, RS: Faculdade de Taquara, 2001.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Vargas, Alexandre Braun de. Turismo de eventos e negócios: Uma nova realidade econômica. Taquara, RS: Faculdade de Taquara, 2001.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Vargas, Alexandre Braun de. Turismo de eventos e negócios: Uma nova realidade econômica. Taquara, RS: Faculdade de Taquara, 2001.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Turismo de negócios: Motivações e atitudes. Salvador, BA: EDUNEB, 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Natal, Brazil) Congresso Brasileiro de Turismo (20th? 2000. Eventos: A importância para o turismo do terceiro milênio. São Paulo, SP: Roca, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Turismo, Lazer e Negócios. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.170190805.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Turismo, Lazer e Negócios 2. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.279191504.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Negócios e Festas: Cerimonial e Etiqueta em Eventos. 2nd ed. Autêntica, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Gestão de Eventos em Lazer e Turismo. Bookman, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Turismo de negócios e eventos"

1

Gomes, Giovanna Adriana Tavares, Rafael De Araujo Rosa, and Carlos Henrique Freitas. "TURISMO DE EVENTOS, ANÁLISE COMPARATIVA 2013/2017: FESTIVAL GASTRONOMICO DE PIRENOPOLIS – GO." In Turismo, Lazer e Negócios, 302–19. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.17019080522.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Paiva, Flávia Cristina Rodrigues, Neuza de Farias Araújo, and Nelson Carpes Neiva. "EMPODERAMENTO FINANCEIRO DE MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA ATRAVÉS DA SUA QUALIFICAÇÃO NA INDÚSTRIA DE TURISMO E EVENTOS." In Turismo, Lazer e Negócios, 155–69. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.17019080511.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Albach, Valéria de Meira, Graziela Scalise Horodyski, Nádia Terumi Joboji Fernandes, and Larissa Mongruel Martins de Lara. "Políticas públicas para o turismo: a lei de incentivo à eventos do destino Ponta Grossa – PR." In Turismo: estratégias, competitividade e comportamento humano, 40–51. Editora ZH4, 2021. http://dx.doi.org/10.51360/zh4.20213-4-p40-51.

Full text
Abstract:
A Lei de Benefício Fiscal Municipal para Incentivadores de Eventos Geradores de Fluxos Turísticos no Município de Ponta Grossa (Lei Municipal n. 12.066 de 19 de dezembro de 2014) é a política pública identificada como objeto deste estudo. Considerando a relevância do setor de eventos para o turismo o objetivo da investigação consiste em avaliar a aplicação e os resultados da Lei mencionada. Metodologicamente é um estudo descritivo com pesquisa documental e observação participante dentro de Conselho Municipal de Turismo e informações de Secretaria Municipal de Turismo. Foram 36 eventos que receberam incentivo entre os anos de 2016 a 2019. Em média esses eventos tiveram 17% do seu valor total de gastos custeados pelo auxílio da Lei. É possível se observar como efeitos não mensuráveis, maior promoção e fomento do destino Ponta Grossa, principalmente para a realização de eventos e a valorização dos profissionais e negócios locais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Santos, J. V. P. V., Daniela Veiga de Oliveira, and Erika de Oliveira Lima. "TURISMO E FORMAÇÃO TÉCNICA: RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO CURSO TÉCNICO EM EVENTOS DO CAMPUS BRASÍLIA DO IFB." In Turismo, Lazer e Negócios 2, 86–101. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.2791915048.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Papas, Talita da Costa, and Elisa Luzia Costa de Santana Nascimento. "AGROECOLOGIA: PROPOSTA À CHÁCARA BOCAIÚVA." In Turismo, Lazer e Negócios, 1–11. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.1701908051.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Bomfim, Felipe Rodrigus, José Claudio Rocha, and Anucha Prisco de Aguiar Peixoto. "ECONOMIA CRIATIVA E PROPRIEDADE INTELECTUAL, INTERLOCUTANDO COM A TECNOLOGIA SOCIAL NA COMUNIDADE." In Turismo, Lazer e Negócios, 139–54. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.17019080510.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Brambatti, Luiz Ernesto. "FAMILISMO EFICIENTE NO TURISMO EM ESPAÇO RURAL." In Turismo, Lazer e Negócios, 170–83. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.17019080512.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Soares, Rosangela Costa, Felipe Rodrigues Bomfim, and José Cláudio Rocha. "HISTÓRIA LOCAL E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: MEMÓRIA, SABERES E PRÁTICAS." In Turismo, Lazer e Negócios, 184–94. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.17019080513.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Thomazi, Mara Regina, and Maria Luiza Cardinale Baptista. "HOSTEL E O SUJEITO TURISTA." In Turismo, Lazer e Negócios, 195–208. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.17019080514.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva, Jamile Maria da Cunha, and Felipe Rodrigues Bomfim. "MULHER NA PM: UMA QUESTÃO ESTRATÉGICA OU MARCA DE EMPODERAMENTO?" In Turismo, Lazer e Negócios, 209–23. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.17019080515.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Turismo de negócios e eventos"

1

Leoncio, Bruna, Marcia Maria Cappellano dos Santos, and Olga Araújo Perazzolo. "Percepções sobre acolhimento no contexto do turismo de negócios na cidade de Caxias do Sul." In Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão. Educs, 2014. http://dx.doi.org/10.18226/610001/mostraxiv.2014.24.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Almeida, Lucas Leiroz de. "A IMPORTÂNCIA DA CONSULTORIA GEOPOLÍTICA NA GESTÃO DO AGRONEGÓCIO: UM NOVO OLHAR SOBRE O IMPACTO DAS TENSÕES DIPLOMÁTICAS NAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS PARA A CHINA." In I Congresso Nacional de Ciências Agrárias On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1625.

Full text
Abstract:
Introdução: A importância da consultoria geopolítica para a gestão corporativa já é de conhecimento dos investidores há décadas. Há amplo mercado para quem deseja investir em consultoria empresarial analisando o cenário internacional. Contudo, pouco se fala sobre tais serviços no que se refere ao agronegócio. Considerado por muitos como um mercado "imune a crises", o agronegócio é por vezes prejudicado pela ausência de serviços eficientes de consultoria. Recentes eventos internacionais mostram como as atividades econômicas agrárias estão reféns da instabilidade das relações internacionais. O impacto da crise diplomática brasileira com a China nas exportações de soja é um exemplo claro desta relação e de como um serviço adequado de consultoria geopolítica poderia ter ajudado investidores brasileiros a manejar seus negócios, diminuindo os ricos muito antes do pico das tensões. Objetivos: * Ressaltar a importância da consultoria geopolítica especializada em agronegócio para melhor gestão do principal ramo da economia brasileira; * Mostrar, analisando o caso Brasil-China, como investidores brasileiros foram prejudicados pela ausência de consultoria geopolítica; * Evidenciar como o mercado agropecuário internacional está vulnerável às tensões políticas e militares da mesma forma que está sujeito às variações no mercado financeiro. Material e métodos: Utilizaremos o rol disponível de dados sobre os últimos eventos geopolíticos que impactaram o mercado agropecuário internacional. Como foco de análise, serão escolhidas as tensões entre Brasil e China e os investimentos chineses em cadeias produtivas pelo mundo (principalmente soja e suínos), mostrando, através de revisão bibliográfica e análise de dados, como a consultoria geopolítica ajudou a China a diminuir riscos em suas relações comerciais e como a ausência da mesma prejudicou investidores brasileiros. Resultados: Como resultado de nossa análise, notamos a perspicácia dos serviços de consultoria geopolítica na China e nos países que recebem investimentos chineses e identificamos a ausência de tal serviço especializado no Brasil como um ponto central para o prejuízo de nossos investidores. Conclusão: Concluímos que, em um mundo com cada vez maiores tensões entre os Estados, faz-se necessário investir em serviços de consultoria geopolítica especializada em agronegócio como medida de prevenção de riscos e maximização de lucros, dadas as especificidades e sensibilidades do ramo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Sfalcin, Inaê Carolina, and Briseidy Marchesan Soares. "AVIFAUNA DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES - RS: UMA REVISÃO COM BASE NO WIKI AVES." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1771.

Full text
Abstract:
Introdução: O Wiki Aves (WA) é uma plataforma online onde voluntários compartilham registros fotográficos, sonoros e informativos da avifauna a nível nacional, promovendo o birdwatching e a ciência cidadã. Objetivo: Conhecer a fauna de aves registrada até o momento para o município de São Miguel das Missões - RS. Materiais e Métodos: Realizou-se um censo dos registros inseridos pelos usuários no WA, abrangendo o período de janeiro de 2008 (quando o site foi ao ar) a maio de 2021, por meio do sítio www.wikiaves.com.br. Resultados: Obteve-se um total de 1.208 registros para o período consultado, sendo de 221 espécies de aves, distribuídas em 25 ordens e 56 famílias. Dentre esses registros, 1.057 são fotográficos e 151 são sonoros. A ordem mais abundante foi Passeriformes (46%), seguida de Charadriiformes (7%). As famílias com maior riqueza de espécies foram Tyrannidae (n=30); Thraupidae (n=21); Icteridae (n=11) e Furnariidae (n=10). Como espécies mais frequentes, obteve-se: Athene cunicularia (3,73%), Myiopsitta monachus (2,15%), Ictinia plumbea (1,57%); Paroaria coronata (1,49%) e Furnarius rufus (1,49%). Os meses do ano com maior concentração de registros foram setembro (n=287) e fevereiro (n=262), coincidindo com o período reprodutivo das aves e com a realização de eventos ornitológicos na cidade, bem como com a época turística. Das espécies encontradas, quatro estão quase ameaçadas de extinção (Euphonia chalybea; Piculus aurulentus; Polioptila lactea; Rhea americana) e uma vulnerável (Amazona pretrei). Foram identificados dez pontos de observação, onde se distribuem 42,6% dos registros, destacando-se a Fazenda São Pedro (n=168), o Sítio Histórico São Miguel Arcanjo (n=110), o Tenondé Park Hotel (n=100), a Agropecuária Sfalcin (n=70) e a Fazenda Estância Velha (n=42). A distribuição dos registros parece estar relacionada aos pontos turísticos da cidade e às propriedades dos dois observadores de aves locais, cadastrados na plataforma. Além de aves generalistas, foram registradas espécies em declínio populacional; localmente migratórias; associadas a áreas alagadas, campestres e de Mata Atlântica. Conclusão: Constatou-se um potencial ornitológico importante para o município de São Miguel das Missões, o qual pode ser melhor explorado por meio do turismo ecológico e da educação ambiental, grandes aliados na conservação da biodiversidade local.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography