To see the other types of publications on this topic, follow the link: Turismo de negócios e eventos.

Journal articles on the topic 'Turismo de negócios e eventos'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Turismo de negócios e eventos.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Paiva, Ricardo Alexandre. "Eventos e megaeventos: ócio e negócio no turismo." Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo 9, no. 3 (December 8, 2015): 479–99. http://dx.doi.org/10.7784/rbtur.v9i3.890.

Full text
Abstract:
A promoção de eventos e megaeventos mobiliza simultaneamente, de forma concatenada ou não, práticas de ócio e negócio, que são capturadas pela atividade turística como estímulo para a reprodução do capitalismo, pela quantidade de outras atividades que engrena (primário, secundário e terciário), colocando a arquitetura e a cidade como protagonistas no desenvolvimento urbano contemporâneo. Nesta direção, o artigo analisa a articulação dos eventos e megaeventos à provisão de infraestruturas urbanas e edilícias e à construção da imagem turística dos lugares, motivadas por atividades de ócio e negócio. Os procedimentos metodológicos possuem caráter teórico e exploratório e tem pretensões multidisciplinares. Para tanto, serão discutidos em uma perspectiva histórica os conceitos de ócio e negócio como atividades propulsoras de deslocamentos e viagens; na sequência serão delimitados aproximações e diferenças entre o turismo de eventos e de negócios, adentrando em seguida nas distinções entre eventos e megaeventos, ressaltando a complexidade e o protagonismo deste último como um dos principais sintomas da globalização; finalmente serão apresentados os desdobramentos espaciais na escala da arquitetura e da cidade na realização dos (mega)eventos, bem como a sua repercussão na imagem da cidade. Como síntese, é importante atentar que os desdobramentos espaciais do turismo de negócios, de eventos e dos megaeventos se manifestam em várias escalas e com diferentes níveis de complexidade, revelando as potencialidades e/ou fragilidades dos lugares. O planejamento urbano, a arquitetura e o urbanismo são importantes objetos do conhecimento e de intervenção espacial para garantir infraestruturas e estruturas urbanas e edilícias adequadas à realização de eventos, que devem ser sensíveis às demandas de turistas e das comunidades receptoras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Serson, Júlio. "Meca para o turismo de negócios e eventos." Revista Turismo em Análise 4, no. 2 (November 11, 1993): 81. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v4i2p81-86.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ferreira Austregésilo, Williany Loren Gaia, Karla Juliana Pinheiro Melo, and Jakson Renner Rodrigues Soares. "A influência das novas tecnologias digitais na mudança comportamental dos turistas." ROTUR. Revista de Ocio y Turismo 14, no. 1 (January 30, 2020): 60–71. http://dx.doi.org/10.17979/rotur.2020.14.1.5950.

Full text
Abstract:
A diversidade dos negócios levou o comércio mundial a uma rotina inovadora, fazendo do turismo de eventos uma modalidade com abrangência cada vez maior. As tecnologias digitais apresentam-se cada vez mais presentes na sociedade, com uma diversidade de mídias e aplicativos acessíveis ao público consumidor que tornaram praticamente impossível imaginar o mundo hoje sem elas. Diante deste salto tecnológico e do crescimento do turismo de eventos, isso faz com que o turista absorva, naturalmente, as facilidades oferecidas por estas modernidades e termine por tolerar a influência direta desta evolução. Esta pesquisa tem por objetivo estudar a relação entre o turismo de eventos e as novas tecnologias digitais. Ela está pautada na justificativa das transformações do novo século, com claro sinal das mudanças proporcionadas pela tecnologia e pela densidade plural do comércio, exercendo uma interferência direta sobre o perfil do moderno turista de eventos. Ela aponta a evidências da influência tecnológica sobre o turista de eventos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Oliveira, Valmir Martins de. "Turismo de negócios e eventos no desenvolvimento do município de Guarulhos." Revista Turismo em Análise 11, no. 1 (May 16, 2000): 60. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v11i1p60-69.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Sá, Francisco Carlos Vieira de, and Vania Beatriz Merloti Heredia. "Tourism and Business Events: A Study in Caxias do Sul-RS, Brazil." Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade 11, no. 1 (January 8, 2019): 178–93. http://dx.doi.org/10.18226/21789061.v11i1p178.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Teles, Reinaldo Miranda de Sá, and Victor Aquino Gomes Correa. "ESPACIALIZAÇÃO DA OFERTA TURÍSTICA EM SÃO PAULO." Revista da ESDM 6, no. 11 (August 27, 2020): 10. http://dx.doi.org/10.29282/esdm.v6i11.127.

Full text
Abstract:
Considerando que o turismo pouco tenha sido discutido sob a ótica do espaço urbano em cidades brasileiras, este artigo buscou analisar a distribuição dos elementos que compõem a oferta turística, especialmente na cidade de São Paulo com foco no movimento de eventos, negócios e as características dos espaços de lazer relacionados ao patrimônio histórico cultural da cidade. Na tentativa de melhor compreender o turismo da cidade e as estratégias de divulgação utilizadas para sua promoção, o artigo analisa a importância da distribuição dos equipamentos e a conectividade da oferta turística para um melhor entendimento do processo de “turistificação” da cidade. Com base em teorias de organização do espaço, buscou-se indicar proposições para análise da prática do turismo urbano alicerçadas em indicações teóricas de base geográfica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Sebben, J., M. L. Buchweitz, A. M. Cunha, and C. T. Wehmeyer. "Turismo Criativo Aplicado ao Segmento de Negócios e Eventos: A Experiência do Ecoresort Vila Ventura." Fólio - Revista Científica Digital - Jornalismo, Publicidade e Turismo 17, no. 1 (September 13, 2016): 41–50. http://dx.doi.org/10.15602/1981-3422/folio.v17n1p41-50.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Barbosa, Fabrício Silva, and Annibal José Scavarda. "Cadeia de valor de megaeventos: um estudo de caso de uma feira de negócios agropecuários." Gestão & Produção 25, no. 3 (September 29, 2015): 626–44. http://dx.doi.org/10.1590/0104-530x1231-14.

Full text
Abstract:
O turismo de eventos definitivamente consolidou-se como uma das ramificações do turismo que mais favorecem o desenvolvimento econômico das localidades onde se realizam. No Brasil, a prática de megaeventos impulsiona o segmento e alavanca o setor de serviços que atua na localidade. Contudo, para que atendam às expectativas de seus organizadores, alguns processos necessitam ser introduzidos de forma adequada. A cadeia de valor aparece como uma ferramenta indispensável nas suas realizações. Este artigo teve como objetivo analisar a Feira de Negócios Agropecuários da Fronteira Oeste – Fenaoeste, realizada em São Borja/RS - Brasil, tomando como base a cadeia de valor porteriana com uma adaptação das suas atividades primárias e secundárias com as lentes de serviços. De caráter qualitativo e exploratório, o trabalho teve como método um estudo de caso. Com base nas entrevistas com os especialistas e na literatura da área, apresentam-se pontos e questões estratégicos para a competitividade de megaeventos, em que os aspectos ligados à tecnologia de informações e ao envolvimento dos clientes internos e externos têm intensas influências. Para melhoria das atividades na busca de vantagens competitivas, sugere-se um uso mais intenso de tecnologia de informações principalmente no pós-evento, em que existe maior necessidade da interação humana com os clientes, que são coprodutores, para obtenção de conhecimento sobre estas partes interessadas. Para tanto, deve-se coordenar os aspectos de intangibilidade, perecibilidade e simultaneidade com atenção em pontos como treinamentos, divulgação do evento, riscos de contratação, sistemas de gestão e terceirização dos funcionários (com cuidado aos estratégicos) para promover produtos essenciais dos eventos: qualidade de serviços, experiência do cliente e show. A universidade pode ajudar neste desenvolvimento. Ainda que esta pesquisa não seja de caráter conclusivo, são apresentadas algumas reflexões relevantes sobre a cadeia de valor de megaeventos juntamente com propostas de pesquisas futuras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Rocha, Elisângela Da Silva, Tânia Regina Egert Petry, and Luciana De Paiva Riciardi. "TURISMO DE NEGÓCIOS E EVENTOS EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ-SC: perspectivas de expansão e consolidação frente a implantação do centro de eventos do município." Applied Tourism 2, no. 2 (September 11, 2017): 161. http://dx.doi.org/10.14210/at.v2n2.p161-179.

Full text
Abstract:
O turismo no município de Balneário Camboriú-SC ainda é voltado principalmente para o binômio “Sol e Mar”. Entretanto, o segmento de negócios e eventos tem se mostrado estratégico, devido especialmente à capacidade de minimizar os efeitos da sazonalidade e ocorrer independentemente da existência de atrativos naturais ou culturais. Diante disso, o presente estudo se propôs a investigar as perspectivas de representantes do setor turístico, de construção civil e imobiliário sobre a expansão e consolidação desse segmento em Balneário Camboriú tendo em vista a construção do Centro de Eventos no município. A pesquisa foi do tipo exploratório- descritiva, com abordagem qualitativa. A coleta de dados realizou-se através de um questionário com perguntas fechadas em quatro rodadas de entrevista no mês de outubro/2015. Os resultados evidenciaram que o empreendimento poderá trazer uma nova dinâmica para a cidade com um dos mais modernos e bem equipados espaços para receber eventos de grande porte no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Peruchinn, Bianca, Ana Luísa Lopes da Cunha Ferrão, Lucas Lourenço Castiglioni Guidoni, Érico Kunde Corrêa, and Luciara Bilhalva Corrêa. "ESTUDO DA GERAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS EM HOTEL." Turismo - Visão e Ação 17, no. 2 (August 17, 2015): 301. http://dx.doi.org/10.14210/rtva.v17n2.p301-322.

Full text
Abstract:
A problemática dos resíduos sólidos constitui um desafio. A caracterização dos resíduos sólidos e a determinação da sua composição gravimétrica estão entre as principais ferramentas de planejamento do manejo dos resíduos. Desta forma, este estudo teve como objetivo usar estas ferramentas para encontrar os principais fatores que determinam a geração dos resíduos em um hotel voltado para o turismo de negócios localizado no sul do Brasil. Foram realizadas quatro caracterizações durante os meses de maior ocupação do hotel em dias escolhidos para abranger a sazonalidade de hospedagem. Os resultados obtidos permitiram verificar que a categoria de resíduos gerados em maior quantidade é a matéria orgânica putrescível e que uma grande parcela da totalidade de resíduos gerados pode ser destinada para a reciclagem. Ainda, dentre os fatores que influenciam a geração dos resíduos estão o motivo da hospedagem, a realização de eventos, além da quantidade de pessoas presentes no estabelecimento – hóspedes, funcionários, pessoas extras e em eventos. Os resultados obtidos neste estudo são fundamentais para a construção, ampliação e/ou melhoria do plano de gerenciamento dos resíduos sólidos, ferramenta que atualmente é exigida pela legislação brasileira para empreendimentos que geram grandes quantidades de resíduos, o que inclui o setor hoteleiro. PALAVRAS CHAVE: Impacto ambiental no turismo. Hotelaria. Composição gravimétrica dos resíduos sólidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Karoline Brandt Silveira, Kathleen, Camila Belli Kraus, Isabela Belli Kraus, and Sara Joana Gadotti dos Anjos. "A PERCEPÇÃO DOS TURISTAS DE NEGÓCIOS SOBRE A COMUNICAÇÃO DA FEIRA FENAHABIT EM BLUMENAU/SC." Applied Tourism 4, no. 1 (May 1, 2019): 1. http://dx.doi.org/10.14210/at.v4n1.p1-17.

Full text
Abstract:
Considera-se o turismo de negócios como um aspecto potencial para o desenvolvimento local e regional de um destino, e a importância de proporcionar um excelente serviço aos visitantes, levando em consideração as estratégias de comunicação que devem ser projetadas para ajudar o destino a se comunicar de forma eficaz, desempenhando um papel vital no aumento da atratividade. Nesta temática, o artigo tem como objetivo analisar a percepção dos turistas de negócios sobre a comunicação da FENAHABIT e a hotelaria de Blumenau/SC. A metodologia aplicada foi de abordagem quantitativa. A realização da pesquisa ocorreu durante a feira, na qual, foram aplicados 31 questionários diretamente com os gestores de negócios. Os resultados obtidos apontam alguns fatores relevantes em relação a comunicação realizada pela feira em comparação com a percepção dos gestores de negócios, caraterizados pelo envolvimento, segurança e interação durante o evento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Júnior, Sinval Pereira, Leila Maria Vasquez Beltrão, and Carolina Braghirolli Stoll. "TURISMO DE NEGÓCIOS E EVENTOS: Caracterização da 41ª FIMEC e a Expectativa de Consumo e Percepção de Qualidade dos visitantes." Applied Tourism 3, no. 2 (July 31, 2018): 235. http://dx.doi.org/10.14210/at.v3n2.p235-273.

Full text
Abstract:
Novo Hamburgo/RS é o principal cluster do setor coureiro-calçadista do Brasil e sedia a segunda maior feira de calçados do mundo: a FIMEC (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes). O evento atrai milhares de visitantes, com forte movimento na cadeia de serviços e infraestrutura turística. O presente artigo tem como objetivo principal caracterizar a importância da 41ª FIMEC/2017 como evento de negócios, em suas conexões com os ramos econômicos de apoio ao turismo e a percepção dos visitantes sobre a qualidade da organização, estrutura e serviços oferecidos pelo evento. Para tal realizou-se uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa, que resultou na aplicação de 106 questionários, visando obter dados acerca do perfil do visitante, sua capacidade real e potencial de consumo turístico e sua avaliação no que se refere à qualidade das instalações e serviços da feira a partir de uma escala de cinco níveis. Na avaliação geral, o grau de satisfação dos visitantes foi elevado, já que 91,4% dos entrevistados consideraram o evento excelente ou muito bom. Contudo, alguns itens demandam melhorias, como os serviços de comunicação/telefonia e sanitários. Com os resultados, busca-se fornecer subsídios para o aperfeiçoamento das edições subsequentes do evento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Bouças da Silva, David Leonardo, Anderson Lourenço Miranda, and Valmir Emil Hoffmann. "Viva ou deixe morrer." Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo 15, no. 1 (December 12, 2020): 2203. http://dx.doi.org/10.7784/rbtur.v15i1.2203.

Full text
Abstract:
Este trabalho objetivou identificar as estratégias desenvolvidas por micro e pequenas empresas (MPE) do turismo ludovicense para enfrentar a crise provocada pela COVID-19. Adicionalmente, detectou-se impactos da pandemia sobre os negócios. Metodologicamente, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, transversal, descritiva e exploratória com MPE de hospedagem, transporte, agenciamento, A&B, consultoria, cerimonial e eventos. Os dados foram coletados, por meio de roteiro semiestruturado contendo as categorias: impactos e gerenciamento de crise. Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontam impactos negativos, como “dificuldades financeiras”, e positivos, a exemplo das “oportunidades de qualificação profissional”. Empresas de A&B obtiveram “melhorias no faturamento” graças ao delivery. As estratégias para enfrentamento versam sobre gestão de marketing, finanças, operacional e pessoas, e variam conforme segmentos e stakeholders envolvidos. No geral, as empresas não fazem planos contingenciais e agem de forma responsiva às crises. Destacou-se a atuação de instituições públicas e privadas no “apoio técnico e financeiro” aos negócios, embora a “lentidão no acesso aos subsídios financeiros” venha comprometendo o futuro das MPE. Para o pós-crise, os empreendimentos almejam estratégias que estejam em consonância ao “novo normal” e fortaleçam a percepção de segurança nos consumidores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Carvalho, Danila. "Uma proposta de vocabulário bilíngue inglês/português para o Turismo de Negócios e Eventos direcionada pelo corpus: da teoria à prática." Domínios de Lingu@gem 9, no. 5 (December 31, 2015): 424–42. http://dx.doi.org/10.14393/dle-v9n5a2015-22.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Petry, Tânia Regina Egert, Cibelli De Medeiros Pickler, and Carlos Alberto Tomelin. "A PERCEPÇÃO DOS HÓSPEDES DE NEGÓCIOS QUANTO AO DESEMPENHO DA QUALIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS NOS HOTÉIS DE FLORIANÓPOLIS: UMA ANÁLISE A PARTIR DO CONTEÚDO GERADO NO WEBSITE BOOKING.COM." Turismo - Visão e Ação 18, no. 2 (May 25, 2016): 327. http://dx.doi.org/10.14210/rtva.v18n2.p327-352.

Full text
Abstract:
A fim de melhorar sua participação nacional no segmento de turismo de negócios e eventos, os empreendedores da cidade de Florianópolis devem primar pela qualidade dos serviços oferecidos. Para tanto, com os consumidores cada vez mais exigentes e apoiados em sites de avaliações de serviços para auxiliar nas suas escolhas, uma maior atenção das empresas neste sentido denota-se necessária. No turismo, o chamado Conteúdo Gerado pelo Usuário (CGU) se populariza à medida que serve como fonte de informação. Por esta razão, o presente artigo teve como objetivo avaliar a percepção dos hóspedes de negócios quanto ao desempenho da qualidade dos serviços prestados em seis hotéis da cidade de Florianópolis. Para tal, utilizou-se um estudo do tipo exploratório-descritivo, tendo como método analítico o qualitativo. Foram avaliados 1.133 comentários postados pelos usuários no site de viagens Booking.com de acordo com as dimensões da qualidade do Modelo SERVPERF. A escolha do site se deu por sua penetração de escala junto ao público investigado. Os elementos de maior destaque apontados pelos hóspedes foram aferidos em escala de prioridade, utilizando-se para a análise de textos o Software NVIVO. Diante dos resultados, observou-se que os aspectos tangíveis tiveram maior grau de prioridade nas avaliações dos hóspedes, com destaque para a localização, o café da manhã e o conforto do quarto, como os principais pontos fortes, o que pode auxiliar os hotéis na formulação de estratégias para maximizar ainda mais estes aspectos. Em contrapartida, os equipamentos e as instalações foram mal avaliados, o que denota oportunidades de melhoria nas evidências físicas assinaladas. Ao se pensar nas categorias serviços e infraestrutura, percebe-se a inter-relação sobre atributos de qualidade nos aspectos tangíveis avaliados pelos hóspedes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Cordeiro Gonçalves, Eduardo. "Rotas de vinho e desenvolvimiento regional." ROTUR. Revista de Ocio y Turismo 5, no. 1 (November 1, 2012): 11–19. http://dx.doi.org/10.17979/rotur.2012.5.1.1258.

Full text
Abstract:
Vinho e turismo constituem hoje dois produtos cada vez mais complementares, mormente em regiões vitivinícolas deprimidas e que encetaram processos de restruturação com a introdução da componente turística. Estamos, assim, perante duas componentes determinadas a partir do contexto territorial, porquanto quer a regulamentação e certificação do vinho parte de pressupostos regionais – a região demarcada – e o turismo que se articula com o desenho e a atracção do destino – local ou regional – exercida sobre o turista. Esta associação do vinho ao turismo implica ainda a valorização da “marca” onde o ênfase regional vai contribuir, sobremaneira, para o desenvolvimento e a sustentabilidade da região. Assim, o enoturismo representa actualmente mais do que uma motivação específica para a realização da viagem induzida pelo vinho, ele constitui uma nova oportunidade de negócio e um catalisador para a economia de uma região vitivinícola. A par, pode igualmente contribuir para o “afinar do destino turístico”, pois passa a promover a região e um conjunto de actividades associadas ao vinho. Por conseguinte, o sucesso de um destino enoturístico e o desenho das rotas vitícolas estão simultaneamente associados à reputação do vinho da região, à organização da adega e ao acolhimento dos visitantes, à dinamização e promoção dos elementos endógenos e do único, á criação de um conjunto de serviços, atracções e eventos que permitem complementar a adega e qualificar a região enquanto produto turismo integrado numa matriz cultural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

França, Manoel Vieira de, Raimundo Mainar de Medeiros Medeiros Medeiros, Luciano Marcelo Fallé Saboya, Romildo Morant de Holanda, Marcia Liana Freire Pereira, and Wagner Rodolfo de Araújo. "A METEOROLOGIA, A GASTRONOMIA E O BREGA AREIA COMO ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO." RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 2, no. 5 (June 25, 2021): e25368. http://dx.doi.org/10.47820/recima21.v2i5.368.

Full text
Abstract:
A Relação homem e meio ambiente tem chamado as atenções dos governos, instituições e dos indivíduos. O turismo é uma atividade que consome o espaço, através dos serviços apresentados tais como festas religiosas, turismo rural/urbano, Santo Antônio, São João e São Pedro e festejos locais como Romaria, Caminho dos Frios e festivais Regionais entre outras modalidades. Objetivo é fornecer informações meteorologia e sua contribuição ao festival Brega Areia e aos setores turísticos e logísticos do município de Areia, visando maior conforto ao turismo local e ao turístico no decorrer dos eventos. Entre os benefícios para a comunidade, as atividades turísticas proporcionam melhoria no nível de vida da comunidade; a criação de novos postos de trabalho e negócios; possibilidade rendimentos adicionais; a diversificação e geração de divisas para a economia local; a melhoria da infraestrutura básica da comunidade; a promoção de uma maior integração entre os segmentos da sociedade; a promoção de maior consciência e proteção do ambiente e da cultura e a introdução de novos conhecimentos para a população local; desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental com envolvimento das comunidades residentes. Além disso, a festa traz benefícios e geração de renda; lazer; exposição de artesanatos. Os elementos meteorológicos e sua variabilidade mensal e anual da área estudada vêm a contribuir para a confiabilidade das informações, o desenvolvimento e o crescimento do setor turístico assim como do setor econômico local, auxiliando nos planejamentos das atividades dos roteiros e de novas formas de explorar o potencial cultural, turístico e de lazer.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Sant´Anna, André Luís, and Daniele Bastos da Silva. "Eventos Gastronômicos: A nova Estratégia de Marketing e divulgação utilizada pelos Restaurantes." ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 12, no. 42 (October 31, 2018): 501–14. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v12i42.1344.

Full text
Abstract:
Os eventos de gastronomia têm assumido importante papel no cenário social na atualidade, não só por representar uma oportunidade de negócio, mas também por configurar uma forma de incentivo ao resgate de técnicas culinárias. É também uma forma de valorização da cultura regional, suas comidas, temperos e iguarias próprias de cada lugar. Essa forma de turismo, tem atraído o interesse dos consumidores, revelando-se uma importante estratégia de marketing. Este artigo discute o marketing na gastronomia e suas tendências atuais. Os resultados demonstraram que os eventos gastronômicos, têm se apresentado como método eficaz de divulgação de novos pratos e, de criação de laços entre o consumidor e a proposta dos restaurantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Castro, Tiago Da Silva, Nayrisson De Jesus Prado da Silva, Fátima Aurilane de Aguiar Lima, and Francisco Alexandre Coelho. "Fortaleza/CE, cidade sede da alegria: produção do espaço urbano, city marketing e segregação na zona costeira da quinta maior metrópole brasileira / Fortaleza/CE, head city of joy: production of urban space, city marketing and segregation on the (...)." Caderno de Geografia 27, no. 51 (October 11, 2017): 706. http://dx.doi.org/10.5752/p.2318-2962.2017v27n51p706.

Full text
Abstract:
<p class="Normal2">Fortaleza evidencia-se, no cenário das metrópoles brasileiras, pelas dinâmicas referentes ao avanço das práticas marítimas modernas na zona costeira, notadamente a vilegiatura marítima, o turismo e a atividade portuária. Referido processo está pautado na apropriação do litoral pelas classes abastadas, gerando conflitos e esgarçamento do tecido social urbano. Elevada ao <em>status</em> de <em>lócus</em> do segmento turístico de sol e praia, a capital cearense busca a diversificação de seu produto através da inserção do turismo de eventos e negócios, alocando equipamentos e receptando eventos voltados à atração de empresários, praticantes de esportes, amantes de megaeventos esportivos e visitantes em busca de outras segmentações turísticas. Dessa forma, o artigo busca abordar a imagem de Fortaleza publicizada no mercado turístico, evidenciando a atuação dos agentes produtores do espaço urbano e os conflitos existentes no litoral norte da capital. Abordagens sobre o planejamento urbano e a conformação da imagem da cidade são importantes para a compreensão do desenvolvimento do turismo, da gradual inserção na divisão territorial do trabalho e da atração de investimentos públicos e privados. Nota-se que a valorização da zona costeira, o fomento a eventos e a modernização da infraestrutura são estratégias na busca pela consolidação da capital cearense como principal nó da rede urbana de cidades litorâneas do estado, e um dos principais destinos turísticos do país, permeado de segregação, resistências e conflitos.</p><p class="Normal2"><strong>Palavras-chaves: </strong>Turismo, Imagem turística, Conflitos socioespaciais, Segregação.</p><p class="Normal2"><strong>Abstract</strong></p><p class="Normal2">Fortaleza evident itself, in the scenario of the brazilian metropolises, by the dynamics related to the advance of modern maritime practices in the coastal zone, notably the maritime vilegiature, tourism and port activity. Referred process is based on the appropriation of the coast by the wealthy classes, generating conflicts and tearing of the urban social tissue. High to the status of place of the tourist segment of sun and beach, the capital of Ceará search the diversification of its product through the insertion of tourism of events and businesses, allocating equipment and hosting events aimed to attract entrepreneurs, sportsmen, lovers of sports megaevents and visitors in search of other tourist segments. Thus, the article seeks to approach the image of Fortaleza publicized in the tourist market, evidencing the performance of the producers agents of the urban space and the conflicts on the north litoral of the capital. Approaches about urban planning and the conformation of the city's image are important for the understanding of the development of tourism, of the gradual insertion into the territorial division of labor, and of the attraction of public and private investment. It's noteworthy that the valorization of the coastal zone, the promotion of events and the modernization of infrastructure are strategies in the search for the consolidation of the capital of Ceará as the main node on the urban network of coastal cities of the state, and one of the main tourist destinations in the country, permeated by segregation, resistance and conflicts.</p><p class="Normal2"><strong>Keywords: </strong>Tourism, Tourist image, Sociospatial conflicts, Segregation.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Shibaki, Viviane Veiga. "PLANEJAMENTO E GESTÃO DA MOBILIDADE EM GRANDES METRÓPOLES: Reflexões acerca das estratégias do São Paulo Convention & Visitors Bureau para o turismo de negócios e eventos em São Paulo." Turismo - Visão e Ação 15, no. 1 (April 23, 2013): 084. http://dx.doi.org/10.14210/rtva.v15n1.p084-094.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Barretto, Margarita, and Sênia Bastos. "Editorial." Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo 2, no. 4 (December 1, 2008): 1–3. http://dx.doi.org/10.7784/rbtur.v2i4.115.

Full text
Abstract:
Neste último número do ano de 2008 em primeiro lugar queremos agradecer a todas aquelas pessoas que contribuiram e contribuem com a edição desta revista eletrônica e desejar que todos tenhamos um ano 2009 pleno de realizações profissionais e pessoais.Os artigos que aqui apresentamos refletem pesquisas em vários temas relacionados ao turismo: ensino, economia, novas tendências de mercado, patrimônio. Todos trazem visões diferentes e até antagônicas, mostrando a complexidade deste fenômeno ou fato social que está, de fato, pleno de contradições.Em relação ao tema ensino, Francisco José da Costa apresenta um estudo sobre o interesse dos alunos dos cursos de turismo da cidade de Fortaleza (CE) em empreender atividades empresariais após a formatura. O autor descobre que o discurso da academia quanto ao empreendedorismo tem um eco relativo e que o empreendedorismo interessa mais aos estudantes que têm propensão natural para ele ou que provêm de famílias empreendedoras. Embora se trate de um estudo com poucos casos, circunscrito a uma capital, portanto não passível de generalização, pode ser indicativo de uma tendência, que deveria alertar para os demais cursos do país, fundamentalmente aqueles que alicerçam seus programas na formação para o empreendedorismo.Enquanto os cursos de turismo continuam tentando estimular novos empresários e formando recursos humanos para o planejamento do turismo, o poder público parece não despertar para a necessidade do mesmo, nem os empresários que têm dinheiro para abrir seus próprios negócios. É o que discute Roque Pinto num estudo de caso em Ilhéus, na BA. Este município que fora extremadamente rico durante o auge da monocultura do cacau, muito conhecido através da literatura e da pessoa de Jorge Amado (1912-2001), passou a ter um crescimento espontâneo do turismo, mas sem planejamento nem público nem privado. O estado não cuida da infra estrutura e o empresariado atua na área de turismo enquanto espera o retorno das benesses do cacau, ou como passatempo enquanto desfruta da aposentadoria numa cidade tranquila perto do mar. Para o autor, o problema principal é que nem estes empresários nem o estado enxergam o turismo como possibilidade econômica.Paradoxalmente, Mónica Lacarrieu que é antropóloga tal qual Roque Pinto, enfatiza, no seu artigo, que o problema do turismo tem sido o contrário: ser visto apenas como um fator econômico. A autora discorre sobre a necessidade de ver a relação entre turismo e política, no que traz uma inovação importante nos estudos realizados não apenas na América do Sul mas também do mundo, desde que são poucos os trabalhos fora os de Linda Richter, que focalizam a tal relação.Apresentando o caso de Buenos Aires, Lacarrieu analisa a utilização turística de estereótipos históricos pasteurizados que mascaram os problemas sociais e dos problemas sociais em si mesmos, tais como a pobreza recentemente instalada pelo projeto neoliberal do ex presidente Menem, e o protesto político muitas vezes dirigida a partir outros centros de poder.Como podem duas pessoas com a mesma formação e com o mesmo respaldo teórico oferecem duas explicações antagônicas? Podem, desde que o turismo não têm as mesmas características nem o mesmo desempenho nem obedece aos mesmos fatores em todos os lugares. É, como vimos afirmando há vários anos, um fenômeno rizomático o que tem tornado tão difícil haver um corpo de teorias a alicerçar os estudos, ou, dito de outra forma, a construção de teorias sobre o turismo.Dentro da rubrica produtos e serviços, o artigo de Kushano e Almeida mostra a triste realidade quanto à contradição entre prática e discurso, assim como a limitação de determinados conceitos ou do entendimento dos mesmos. Analisando a adaptação da hotelaria para portadores de necessidades especiais, descobrem que os portadores de deficiência auditiva estão muito pouco ou quase nada contemplados na hotelaria. Embora também se trate de um estudo de caso restrito à cidade de Curitiba (PR) a evidência empírica permite sugerir uma tendência no restante do país e, por que não, do cone sul, problema que também se verifica na área da cultura em geral e da educação.Finalmente, mostrando outro paradoxo do turismo, Berdasco, Afonso e Medeiros, sob orientação de Rejowski, investigam que, na cidade de São Paulo (SP), muitos hotéis se aparelham e muito bem para atender cães e gatos, sozinhos ou com seus donos. As autoras também alertam para o fato de que não é possível fazer generalizações e transparece no texto que tampouco a humanização dos animais é exclusiva do turismo. Os animais de estimação vêm ganhando cada vez mais espaço, no mercado de consumo assim como nos lares, face à crescente solidão em que vivem as pessoas no mundo contemporâneo, questão sobre a qual as autoras conclamam a refletir.A presente edição fecha com a crônica do evento anual da ANPTUR que esta vez aconteceu na cidade de Belo Horizonte, escrita pela presidente da associação, Mirian Rejowski e com a resenha de um livro pouco conhecido ainda no Brasil, The business of Tourism Management, na qual os leitores poderão ter, em oito páginas, um resumo de quase seiscentas, feito com maestria por Alexandre Panosso Netto.Margarita BarrettoSênia Bastos Editoras
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Carvalho, Caio Luiz de. "Turismo, eventos e governo." Revista Turismo em Análise 8, no. 1 (May 5, 1997): 7. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v8i1p7-12.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Marques, Jorge. "Trabalho, Lazer e Turismo de Negócios." GOT - Geography and Spatial Planning Journal 2 (December 2012): 139–63. http://dx.doi.org/10.17127/got/2012.2.007.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Freitas, Sidinéia Gomes. "Eventos: estratégia do mundo dos negócios." Revista Turismo em Análise 8, no. 1 (May 5, 1997): 75. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v8i1p75-80.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Ernesto Filho, Isaias, Marcelo Chiarelli Milito, and Mayara Ferreira de Farias. "Inovação em turismo e eventos:." Revista Cenário 6, no. 10 (November 20, 2018): 58–71. http://dx.doi.org/10.26512/revistacenario.v6i10.18756.

Full text
Abstract:
Para um entendimento do desenvolvimento do conhecimento de determinado fenômeno, se recorre a investigações sobre a comunicação científica que versam sobre os avanços na área de interesse. Assim, o presente artigo tem como objetivo analisar as pesquisas desenvolvidas sobre Inovação em Turismo e Eventos, realizando um estudo bibliométrico das publicações acerca do tema. A metodologia utilizada foi predominantemente descritiva atuando simultaneamente nos campos qualitativo e quantitativo. Os resultados apresentam que se discute sobre o tema Inovação em Turismo e Eventos a quase duas décadas, porém, apenas nos últimos anos ele é analisado mais afinco. Alguns periódicos demonstram-se mais comprometidos com o tema, sendo a minoria com publicações mais recentes e ainda poucos tratam especificamente da inovação em um determinado evento. Conclui-se que, dada à relevância do tema, sugere-se à comunidade científica realizar estudos mais complexos e com maior frequência abordando o tema Inovação em Turismo e Eventos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Uchôa, Antônio Giovanni Figliuolo, Maria Leônia Alves do Vale Brasil, Sidnei Vieira Marinho, and Anete Alberton. "TURISMO VERDE: AMIGOS, AMIGOS, NEGÓCIOS À PARTE." REGEPE - Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas 2, no. 2 (December 9, 2013): 116. http://dx.doi.org/10.14211/regepe.v2i2.70.

Full text
Abstract:
O empreendedorismo possui sua força motriz no desejo de criação e inovação, permitindo agregar à economia novas oportunidades de negócios associado à diversificação de produtos e serviços. A peculiar característica de biodiversidade amazônica é palco para modelos de negócios inspiradores em associação ao ambiente natural proporcionado pela região. Neste ambiente, surge a Pousada Arara Azul, uma empresa caracterizada como alojamento de selva, um negócio familiar e voltada para o ecoturismo. A organização inicialmente atendeu à demanda local, mas dificuldades de acesso em virtude da logística por balsas restringiram a demanda por clientes ao hotel, reduzindo a taxa de ocupação. Com a construção da ponte sobre o Rio Negro identificou-se uma possível melhora. Contudo, não foi constatado incremento nos negócios. Quais estratégias poderiam ser implementadas para incrementar a taxa de ocupação?
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Virginio, Darlyne Fontes, Yohana Silva Moreira, Paulo Messias da Paz de Lima, and Laynara Silva Chacon. "Interface entre Municípios, Turismo e Eventos: Um olhar para a Microrregião do Litoral Sul Potiguar e impactos possíveis." Revista de Turismo Contemporâneo 7, no. 1 (June 28, 2019): 49–70. http://dx.doi.org/10.21680/2357-8211.2019v7n1id16931.

Full text
Abstract:
O turismo de eventos pode ser considerado uma das grandes molas propulsoras do turismo, especialmente, em períodos de baixa estação, uma vez que ele é o segundo segmento que mais gera fluxo de movimentação turística (Ministério do Turismo [MTur], 2013). Assim, abarcar os impactos dessa atividade no contexto da Microrregião do Litoral Sul Potiguar - MRLS torna-se inerente a este estudo, principalmente, por ser pioneiro na região que carece de pesquisas mais aprofundadas sobre turismo, eventos e impactos. Dessa forma, seu objetivo foi compreender qual a interface dos municípios da Microrregião do Litoral Sul Potiguar com o turismo, os eventos e os impactos possíveis que podem ser gerados em seus principais destinos, outrossim, o presente estudo se caracteriza como descritivo e de caráter exploratório tendo como base pesquisas em fontes bibliográficas, artigos científicos, entre outros documentos emitidos por entidades do setor. O recorte espacial é composto por 3 (três) municípios turísticos do litoral sul do Rio Grande do Norte, são eles: Baía Formosa, Canguaretama e Tibau do Sul, já que concentram os principais eventos que fomentam a vinda de turistas para a Microrregião. Assim, foi possível identificar a interface dos municípios da MRLS com o turismo, quais são os principais eventos realizados e que impactos possíveis eles podem gerar, sendo o turismo de eventos um dos segmentos que mais recebem atenção nos períodos de baixa temporada, visando o incremento no fluxo turístico local.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Trentin, Fabia, Carlos Alberto Lidizia Soares, and Bianca Tempone. "6ª CONFERÊNCIA MUNDIAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO, HOSPITALIDADE E LAZER E 2ª CONFERÊNCIA INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA EM TURISMO." Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo 6, no. 2 (September 11, 2012): 258–60. http://dx.doi.org/10.7784/rbtur.v6i2.496.

Full text
Abstract:
No período de 24 a 29 de abril, foram realizados os eventos 6ª Conferência Mundial de Pesquisa de Pós-Graduação em Hotelaria, Turismo e Lazer e 2ª Conferência de Pesquisa Interdisciplinar Turismo, organizados pelo Anatolia – An International Journal of Tourism and Hospitality Research, em Fethiye, Turquia. Este texto é um breve relato dos eventos e suas contribuições para o turismo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Dotto, Dalva Maria Righi, Monica Elisa Dias Pons, José Martinho Rodrigues Remedi, and Lilian Coradini Cerezer. "GESTÃO DE TURISMO DE EVENTOS: CARACTERIZAÇÃO E REFLEXÕES SOBRE OS EVENTOS DA REGIÃO CENTRAL DO RIO GRANDE DO SUL/BRASIL." Revista Sociais e Humanas 29, no. 2 (December 20, 2016): 125. http://dx.doi.org/10.5902/2317175821910.

Full text
Abstract:
São recorrentes os estudos, os levantamentos e a elaboração de planos para o turismo, nas diferentes instâncias do setor público e privado. No Rio Grande do Sul, a Secretaria Estadual de Esporte, Turismo e Lazer (SETEL) divide o Estado em regiões para definir com mais precisão as políticas públicas e a organização do setor. Com ênfase no tema turismo de eventos e utilizando como recorte geográfico a região Central do Rio Grande do Sul, este estudo foi realizado através de uma pesquisa exploratória, com abordagem de investigação qualitativa e objetivou sistematizar os eventos divulgados pela SETEL, com análise por município e região e, mais especificamente, verificar os principais aspectos referentes a identificação dos organizadores, tipos de eventos, abrangência, periodicidade e a categorização dos municípios realizada pelo Ministério de Turismo. Os resultados da pesquisa demonstraram que há poucos organizadores de eventos que utilizam essa importante ferramenta gratuita de divulgação e atração de turistas disponibilizada através do website da SETEL. Também se constatou que a maioria dos eventos tem periodicidade anual, que há uma concentração maior no segundo semestre e que as parcerias entre setor público e privado para a realização de eventos ainda é incipiente na região estudada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Farinha, Luís, and Pedro Carvalho. "Malcata life village – proposta de um modelo de negócio." Gestão e Desenvolvimento, no. 19 (January 1, 2011): 37–65. http://dx.doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2011.136.

Full text
Abstract:
A par das dificuldades económicas e financeiras que dominam o panorama internacional, Portugal não foge à regra, vendo a sua economia mergulhada numa crise profunda, marcada pelo elevado nível de preços das matérias-primas, com repercussões negativas ao nível da competitividade empresarial e níveis de empregabilidade. Atendendo a estas vicissitudes económicas e sociais, impera redescobrir novos modelos de negócio em área estratégicas para o desenvolvimento do país e em particular das regiões mais desfavorecidas. Surge assim o Turismo como elemento estratégico no desenvolvimento da economia nacional, associado a uma variedade de produtos identificados no âmbito do Plano Estratégico Nacional para o Turismo. Analisando a evolução global do envelhecimento populacional, com especial destaque no território europeu, ibérico e nacional, importa saber explorar este fenómeno social enquanto fonte de oportunidades a ter em conta no design de novos modelos de negócio, associando-o às novas tendências de consumo manifestadas pelos potenciais clientes. É neste sentido, que no domínio das diferentes vertentes do turismo, onde se inclui o turismo de saúde e bem-estar, o turismo médico, o alojamento, o turismo de negócios e touring cultural e paisagístico, que o modelo de negócios proposto identifica uma solução de investimento, a ter lugar numa região deprimida do nosso país – a região da raia central, em Malcata, Concelho do Sabugal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Rejowski, Mirian. "Crônica de eventos: V Seminário da ANPTUR." Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo 2, no. 4 (November 1, 2008): 124–29. http://dx.doi.org/10.7784/rbtur.v2i4.121.

Full text
Abstract:
A Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Turismo – ANPTUR – realizou, nos dias 25 e 26 de agosto de 2008, o V Seminário da ANPTUR, em Belo Horizonte (MG), no Centro Universitário UNA. A quinta edição deste Seminário teve por objetivo reunir a comunidade científica da área para a discussão do tema Turismo e Hospitalidade em Destinos Urbanos, a fim de propiciar novas reflexões sobre os desafios e perspectivas que se impõe nas próximas décadas, em especial para as cidades-sede de mega eventos. O Evento reuniu 214 participantes de todos os estados brasileiros, entre pesquisadores, docentes, discentes e estudiosos de Turismo, Hospitalidade, Lazer e áreas afins, que se mostravam ativos e entusiasmados no decorrer de todo o evento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Fernandes, Vinícius Val Gonçalves Cordeiro, Cláudia Cristina Martins de Mello, and Andyara Lena Paiva de Barros Camargo. "TURISMO DE NEGÓCIOS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A INFLUÊNCIA DO RESTAURANTE EM NEGÓCIOS INTERNACIONAIS." Applied Tourism 1, no. 1 (April 27, 2016): 47. http://dx.doi.org/10.14210/at.v1n1.p47-59.

Full text
Abstract:
O problema encontrado pelos autores apresentou-se na seguinte forma: A hospitalidade dos restaurantes influencia nas contratações de negócios internacionais? Partindo da referente pergunta, objetivou-se compreender a relevância da hospitalidade dos restaurantes na contratação de negócios envolvendo turistas internacionais. Também se entendeu necessário a compreensão de três objetivos específicos; Foi observada a importância da ambientação dos restaurantes, capacidade de adequação física e de cardápio por parte dos restaurantes e a viabilidade de atendentes que possam atender o turista em seu idioma natal. As hipóteses exploradas foram (H1) os restaurantes influenciam a favor da assinatura de negócios internacionais;(H2) os restaurantes não possuem relevância como local para negociações internacionais. Na coleta de dados foi feita uma pesquisa exploratória utilizando método de observação direto, um levantamento bibliográfico respaldado no protocolo de estudo de casode Yin (2001), sendo também aplicadas entrevistas semiestruturadas. Foram obtidas respostas positivas à influência dos restaurantes, demonstrando a capacidade de atuação da comensalidade como fator denegociação entre os turistas de negócios. Outro importante dado observado foi o aumento de confiança proporcionado ao anfitrião quandoeste recebe seu convidado, no restaurante que costumeiramente frequentaPalavras-Chave: Turismo de Negócios; Gastronomia; Comensalidade; Hospitalidade;
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Dotto, Dalva Maria Righi, Lilian Coradini Cerezer, Monica Elisa Dias Pons, and Adriele Carine Menezes Denardin. "A DINÂMICA DO TURISMO DE EVENTOS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL/BRASIL, NO CONTEXTO DO PLANEJAMENTO E DA COMUNICAÇÃO/THE DYNAMICS OF EVENT TOURISM IN THE STATE OF RIO GRANDE DO SUL/BRAZIL, IN THE CONTEXT OF PLANNING AND COMMUNICATION." Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAT 11, no. 6 (December 15, 2017): 1349. http://dx.doi.org/10.15210/reat.v11i6.12026.

Full text
Abstract:
O turismo de eventos possui como principais peculiaridades, em relação às demais atividades turísticas, a duração limitada, o local específico, uma ou mais temáticas definidas e um elevado grau de interação entre os turistas e a comunidade do local em que o evento é desenvolvido. Decorrente da grande variedade de tipologias e atributos inerentes aos eventos, a sua organização pode ser considerada complexa, necessitando de planejamento e gestão adequada para a efetivação de seus objetivos. Visando compreender a dinâmica do turismo de eventos no estado do Rio Grande do Sul e, através de pesquisa exploratória, com abordagem de investigação qualitativa, este estudo teve como intenção realizar o mapeamento, caracterização e análise dos eventos realizados neste Estado. Os resultados demonstraram que, relativo à comunicação, constata-se uma baixa utilização do website da Secretaria Estadual de Turismo para a divulgação dos eventos realizados no Estado e, referente à organização, que os eventos com temáticas relacionadas ao movimento que enaltecem as raízes culturais do povo gaúcho, com atividades vinculadas a preservação das tradições como gastronomia, vestimentas e apresentações culturais, predominam em termos quantitativos e, também, possuem planejamento estruturado quanto ao calendário dos eventos e a diversidade de opções de atrativos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Coelho, Mariana de Freitas, and Verônica Feder Mayer. "Gestão de serviços pós-covid: o que se pode aprender com o setor de turismo e viagens?" Gestão e Sociedade 14, no. 39 (June 1, 2020): 3698–706. http://dx.doi.org/10.21171/ges.v14i39.3306.

Full text
Abstract:
O turismo é um setor altamente afetado pela pandemia e requer a implementação de mudanças com grande agilidade. Este artigo tem como objetivo refletir sobre o que se pode aprender com a gestão de negócios turísticos, ao apresentar alguns dos principais temas que relacionam os impactos da Covid-19 com a gestão de serviços turísticos. São utilizadas duas abordagens metodológicas complementares: a) levantamento bibliográfico de artigos acadêmicos sobre Covid-19 e turismo; b) coleta sistemática de relatórios, artigos de especialistas do setor e documentos de associações de classe. Tais materiais foram analisados por meio de uma análise de conteúdo com o software Nvivo. Quatro grandes dimensões surgiram sobre a gestão de serviços turísticos pós-covid: gestão de processos, gestão de instalações e capacidade, gestão de pessoas e gestão das interações com clientes. Tais temas podem ser explorados em pesquisas futuras como forma de trazer esclarecimentos sobre a gestão de negócios em geral e de negócios turísticos em particular.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Agorreta Lumbreras, Javier, Miguel Madruga Vicente, David Cerro Herrero, and Josué Prieto Prieto. "Impacto socioeconómico del turismo activo de eventos deportivos." ROTUR. Revista de Ocio y Turismo 14, no. 2 (July 1, 2020): 88–104. http://dx.doi.org/10.17979/rotur.2020.14.2.6436.

Full text
Abstract:
Los eventos deportivos contribuyen al desarrollo socioeconómico y se plantea como una posibilidad de ampliar y diversificar la oferta turística del territorio, así como para promover un destino turístico. El consumo de bienes y servicios de los turistas deportivos tiene una incidencia directa e indirecta en la economía de las comunidades, pero su repercusión también debe ser contemplada desde otras dimensiones. La comarca del Valle del Jerte en Cáceres presenta una estacionalidad turística, que hace considerar a los eventos deportivos como un complemento para intentar paliar este problema. El objeto de este estudio exploratorio es aproximarse a las percepciones y gastos de los participantes de eventos deportivos de pequeña escala celebrados en el territorio, y su repercusión en el turismo del territorio. Un total de 82 deportistas participantes en cinco eventos deportivos desarrollados en la comarca completaron una encuesta cara a cara. Los turistas deportivos activos perciben un impacto positivo de estos eventos y en cambio perciben escasas repercusiones negativas. Además, los gastos de los deportistas indicen en el desarrollo turístico, siendo el alojamiento y la hostelería el principal destino de su consumo. En conclusión, la planificación y organización de este tipo de acontecimientos en la comarca puede ser planteada como una estrategia para desestacionalizar y diversificar el turismo del territorio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Moraes, Camila. "Turismo em favelas: notas etnográficas sobre um debate em curso." Plural (São Paulo. Online) 23, no. 2 (December 31, 2016): 65. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2016.125110.

Full text
Abstract:
As favelas do Rio de Janeiro têm sido alvo de intensa visitação turística desde os anos 2000. Se antes esse turismo se concentrava na Rocinha, paradigmática favela turística, hoje expande-se para outras favelas da cidade, e tal expansão vem acompanhada da ampliação do debate sobre esse tipo específico de turismo. Neste artigo, analiso três eventos de disputa em torno do tema “turismo em favelas”, ocorridos entre 2014 e 2015: a série de debates “Fala Vidigal!”; o I Congresso de Turismo de Base Comunitária da Rocinha; e o Grupo de Trabalho (GT) sobre Turismo em Favelas na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro. Os três eventos se apresentaram como interessantes cenários para observação participante e análise dos discursos sobre turismo em favela, tanto por parte da academia, como também por parte de empreendedores externos, empreendedores locais, moradores de favelas e órgãos públicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Camelo, Priscila Medeiros, Ewerton Reubens Coelho Costa, and Luzia Neide Menezes Coriolano. "Moda, Eventos e Turismo: contribuições do Festival da Moda de Fortaleza para o turismo de eventos na capital cearense." Revista Turismo em Análise 27, no. 1 (April 30, 2016): 131–52. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v27i1p131-152.

Full text
Abstract:
O artigo tem como objetivo analisar a contribuição do Festival da Moda de Fortaleza no desenvolvimento do turismo de eventos local. Trata-se de um estudo de caso, com base na revisão da literatura, pesquisa documental e pesquisa de campo, com levantamento de dados por meio de entrevistas e questionários. Dentre os achados têm-se que a grande maioria dos visitantes são mulheres, vindas da região Norte e Nordeste do Brasil, com faixa etária de 35 a 44 anos e renda mensal de 3 a 5 salários mínimos. Em relação ao comportamento na viagem, infere-se que a maioria utiliza o transporte aéreo para seu deslocamento, permanece de 2 a 3 dias na cidade, participa de atividades turísticas e apresenta gasto médio diário, com transporte, alimentação e hospedagem, de R$ 150,00 a R$200,00. Conclui-se que o Festival da Moda de Fortaleza incentiva a vinda de compradores atacadistas de diversos estados do país para Fortaleza-CE, movimentando a cadeia produtiva da moda e do turismo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

De Lima, Francielle, Marcia Maria Cappellano Dos Santos, and Jose Carlos Köche. "Turismo pedagógico ou Atividade pedagógica pelo turismo? O binômio “turismo pedagógico”: concepções de turismo e pressupostos epistemológico-pedagógicos subjacentes." Investigaciones Turísticas, no. 19 (May 10, 2020): 139. http://dx.doi.org/10.14198/inturi2020.19.07.

Full text
Abstract:
Este artigo, resultado de pesquisa de cunho exploratório bibliográfico, tem como objeto de estudo o conceito de Turismo Pedagógico (TP) depreendido de artigos publicados em periódicos científicos brasileiros e/ou apresentados em eventos científicos consolidados na área do Turismo, no período de 2005 a 2017. Com uma abordagem hermenêutica, focaliza relações conceituais que emergem da análise desse binômio, considerando o fato de «turismo» configurar-se como termo nuclear da expressão. Busca assim responder à questão: Na adjetivação do turismo como pedagógico, que concepções de turismo e que pressupostos epistemológico-pedagógicos estariam aí subjacentes? A análise textual leva a uma discussão conceitual sobre a própria denominação da atividade no âmbito escolar, trazendo à reflexão, na relação binomial, o caráter contingencial do pedagógico ou este como característica substantiva do turismo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Martins Lima, Bruna Micael, Larissa De Sousa Alves, Aylana Laissa Medeiros Borges, and Rodrigo Cardoso da Silva. "Gestão de eventos culturais em Araguaína (TO)." Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território 7, no. 13 (September 8, 2019): 54–78. http://dx.doi.org/10.26512/revistacenario.v7i13.26175.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta uma discussão sobre o processo gerencial de eventos culturais no município de Araguaína (TO). O objetivo é investigar como ocorre a gestão dos eventos culturais, e como estes fomentam o turismo local. A metodologia consistiu em pesquisas bibliográficas, descritivas. Em seguida, optou-se por uma abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados, a entrevista semiestruturada. E quanto aos resultados, identificou-se 10 eventos culturais, em sua maioria envolvendo elementos religiosos, e concluiu-se que na visão dos gestores públicos responsáveis pelo planejamento e organização dos acontecimentos locais, a cidade de Araguaína dispõe de espaços favoráveis para realização dos eventos, e que ainda apresenta grande potencial para desenvolver o segmento do turismo de eventos. Todavia mesmo reconhecendo este fato, não há profissionalização do setor de eventos culturais na gestão pública do município.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

José, Maria Carolina de Andrade, and Giliard Sousa Ribeiro. "Produção científica sobre eventos." Revista Turismo em Análise 31, no. 3 (December 2, 2020): 518–37. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v31i3p518-537.

Full text
Abstract:
Buscando sistematizar o conhecimento científico sobre o setor de eventos, o presente artigo apresenta pesquisa bibliométrica realizada em vinte periódicos na área do Turismo, considerando artigos publicados em português e espanhol, publicados entre 2000 e 2019. Na década de 2000, a investigação científica sobre o tema obteve intenso crescimento internacional. Porém, no contexto nacional, a produção acadêmica sobre eventos ainda é considerada escassa e voltada para gestão de eventos. Nos vinte periódicos investigados, foram encontrados 324 artigos sobre eventos. Sendo a maioria sobre eventos culturais e megaeventos esportivos. A quantidade de artigos identificados teve crescimento progressivo anual desde 2013. Porém, apenas 4,9% do total da amostra de artigos publicados pelas revistas abordavam a temática. Assim, considera-se que a publicação de estudos sobre eventos ainda é ínfima na área de Turismo e Hospitalidade. A pesquisa apresentou o início de um processo de diversificação da produção científica sobre eventos, porém há um lapso entre a produção acadêmica e o desenvolvimento do mercado de eventos, especialmente em relação ao tipo de evento que precisa ser investigado. Os eventos comerciais e sociais foram ignorados pelo conhecimento científico da área, até então.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Fochezatto, Adelar, Maurício Schaidhauer, and Denis Bohnenberger. "AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS ECONÔMICOS DO TURISMO DE EVENTOS EM PORTO ALEGRE/RS." RDE - Revista de Desenvolvimento Econômico 1, no. 39 (April 2018): 116. http://dx.doi.org/10.21452/rde.v2i40.5485.

Full text
Abstract:
As atividades econômicas ligadas ao turismo estão crescendo bastante nos últimos anos. Por isso, o turismo tem sido alvo de muitos estudos e de elaboração de políticas públicas. Os objetivos deste estudo são dimensionar o segmento do turismo na cidade de
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Montes, Valéria Alves, and Luzia Neide Menezes Teixira Coriolano. "Turismo de Eventos: promoções e parcerias no Brasil." Revista Turismo em Análise 14, no. 1 (May 15, 2003): 40. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v14i1p40-64.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Gayer, Priscila. "Políticas públicas em turismo de eventos: instrumentos normativos de apoio ao desenvolvimento do setor." Revista Cenário 5, no. 9 (November 20, 2018): 10–22. http://dx.doi.org/10.26512/revistacenario.v5i9.19425.

Full text
Abstract:
O presente artigo diz respeito a uma pesquisa exploratória, baseada em fontes documentais, realizada com intuito de compreender de que modo o setor de eventos tem sido incentivado por meio de políticas públicas sustentadas em instrumentos legais que dão base a ações voltadas para o desenvolvimento do turismo de eventos. Observou-se que à medida em que o setor de turismo foi sendo regulado, as ações na área de eventos foram igualmente ganhando espaço por meio de políticas de apoio a sua expansão em nível nacional. Contudo levantou-se a inexistência de metodologias avaliativas no que diz respeito aos resultados alcançados através dessas políticas públicas e seus instrumentos normativos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Meira, Fabio Bittencourt, and Mônica Birchler Vanzella Meira. "Considerações sobre um campo científico em formação: Bourdieu e a "nova ciência" do turismo." Cadernos EBAPE.BR 5, no. 4 (December 2007): 01–18. http://dx.doi.org/10.1590/s1679-39512007000400006.

Full text
Abstract:
O artigo discute a proposição de que o turismo é uma "nova ciência". Tomando como referencial teórico o conceito de campo científico, em Pierre Bourdieu, o artigo analisa a proposta de "cientifização do turismo" apresentada por Jafar Jafari, para evidenciar que o turismo é um campo científico em formação. O problema da legitimação desse novo campo é discutido, e se identifica, como sintoma da necessidade de legitimação, a recorrência a signos da economia e dos negócios, consubstanciados num discurso dominante: o turismo-indústria. A crítica aos fundamentos da identidade entre turismo e indústria revela os limites de seu potencial de cientificidade, levando ao impasse o projeto de "cientifização". Finalmente, como contraponto ao discurso dominante, os autores sugerem situar a "cientifização" do turismo noutro contexto, esboçando uma proposta crítica e dialógica, visando aderir maior autonomia ao novo campo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Pereira, Ubiratam De Nazareth Costa. "TURISMO RURAL: PRODUTOS E SERVIÇOS." Revista Univap 22, no. 40 (May 9, 2017): 827. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.530.

Full text
Abstract:
Resumo - O turismo se constitui em uma importante atividade econômica geradora de empregos, renda, receitas, divisas e impostos, se apresentando como uma atividade multidimensional, multifacetada, que exerce grande influência na vida de pessoas e negócios. Dentre os mais diversos segmentos turísticos existentes, um que tem ganho destaque é o turismo rural sendo relevante o número de propriedades rurais quem tem incluído a atividade turística em suas laborações cotidianas.Isto exposto, o objetivo desse artigo é o de demonstrar as principais modalidades de produtos e ou serviços turísticos oferecidos que podem ser enquadrados como turismo rural. A pesquisa se caracteriza como um trabalho de abordagem exploratório, desenvolvido por meio de um levantamento documental e pesquisa bibliográfica sobre o tema. As atividades turísticas foram subdividias em quatro categorias, abrangendo meios de hospedagem, serviços de alimentação, agroturismo e outros produtos e serviços turísticos desenvolvidos no meio rural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Nassif, Vânia Maria Jorge, Dennys Eduardo Rossetto, and Edmundo Inácio Júnior. "Respostas Empreendedoras de Enfrentamento a Eventos Catastróficos e Situações de Crise." Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas 9, no. 4 (September 2, 2020): 1. http://dx.doi.org/10.14211/regepe.v9i4.2010.

Full text
Abstract:
Continuamos em busca por respostas frente aos dilemas vivenciados por empreendedores em decorrência de eventos adversos, muitas vezes imprevisíveis e incontroláveis, como atentados, epidemias, pandemias, desastres naturais, ambientais ou geológicos, responsáveis por impulsionar situações de crise.A REGEPE, sempre atenta em atualizar seus leitores com reflexões do momento, traz alguns insights sobre cenários com eventos epidêmicos e catastróficos, e acerca de situações de crise, a exemplo do atual contexto gerado pela pandemia de Covid-19, haja vista o impacto que causam nos negócios empreendedores e a necessidade de respostas empreendedoras para o seu enfrentamento.Os editoriais anteriores da revista problematizaram questões análogas, a fim de discutir se os empreendedores e as pequenas empresas estavam preparados para lidar com as adversidades contextuais (Nassif et al., 2020a), uma vez que situações de crise e eventos inesperados alteram o percurso dos negócios, acarretando dificuldades, às vezes irreparáveis. Nesse sentido, buscou-se vislumbrar se haveria luz no fim do túnel, no contexto pós-Covid-19 (Nassif et al., 2020b).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Rodríguez Arias, Iván. "Conexión de la gastronomía con los eventos culturales en Bogotá." Sosquua 2, no. 1 (April 6, 2020): 37–47. http://dx.doi.org/10.52948/sosquua.v2i1.137.

Full text
Abstract:
Este artículo señala las diferentes relaciones que existen entre la cultura, el turismo y las experiencias gastronómicas en la ciudad de Bogotá; además de ser la capital de Colombia se destaca como uno de los principales destinos turísticos del país. Para su desarrollo, se identificaron algunos de los eventos más representativos de la ciudad; así como la conexión de estos con la oferta de actividades gastronómicas susceptibles de ser aprovechadas por los asistentes a los eventos de estudio. Igualmente se plantean algunas propuestas en desarrollo del turismo gastronómico de la ciudad.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Wright Garzón, María Rosa, and María Fernanda Montesdeoca Carrasco. "Impacto de Eventos Innovadores para la Dinamización del Turismo." INNOVA Research Journal 5, no. 3 (September 3, 2020): 262–72. http://dx.doi.org/10.33890/innova.v5.n3.2020.1437.

Full text
Abstract:
Existen diversos motivos que generan brechas y debilidad en la competitividad del país turísticamente y en la explotación de atractivos naturales, culturales y sociales. Estos son: la ineficiente explotación de productos y servicios a escala internacional; no ver al turismo como una fuente de ingresos para la economía, la poca promoción, estrategias de bajo impacto, falta de calidad e innovación. Bajo este precepto la presente investigación tiene el objetivo de analizar el impacto de los eventos innovadores como medio para dinamizar el sector turístico en una nación, considerando que la explotación turística genera un desarrollo económico sostenible sin el perjuicio del desgaste de los recursos naturales, para lo cual se aplicó la metodología cualitativa de revisión literaria de fuentes secundarias de alto impacto, lo que garantiza la calidad de la información consultada y analizada, donde se pudo concluir que en el marco de este tipo de turismo se generan nuevas propuestas con contenidos culturales innovadores y sofisticados, donde la creación de eventos turísticos innovadores acrecentará la dinamización de destinos por medio de sus visitantes y el desarrollo económico a nivel país.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Tadini, Rodrigo, Carlos Gauna Ruíz de León, José Manoel Gandara, and Elsa Cristina Sacramento Pereira. "Eventos deportivos y turismo: revisión sistemática de la literatura." Investigaciones Turísticas, no. 21 (January 21, 2021): 22. http://dx.doi.org/10.14198/inturi2021.21.2.

Full text
Abstract:
La relación entre los eventos deportivos y el fenómeno del turismo ha sido una temática de investigación académica relevante en diferentes áreas del conocimiento. La presente publicación tiene como objetivo hacer una síntesis de la investigación que se ha desarrollado en los campos del deporte y turismo, con el fin de entender sus características, los métodos científicos utilizados, así como los principales hallazgos y limitaciones. Se hizo una revisión sistemática de la literatura publicada sobre el tema en revistas indexadas en Scopus y en ISI Web of Science entre enero de 2010 y octubre de 2017, se desarrolló un protocolo para realizar búsquedas avanzadas en las bases de datos, se seleccionaron 94 artículos en 5 revistas científicas de turismo y deportes entre las que están en el cuartil más elevados de las bases citadas. Los resultados identifican los principales elementos de investigación, así como el aumento significativo en la producción científica. Existe un contenido amplio y diverso de análisis sobre las ciudades y países anfitriones de los últimos Juegos Olímpicos de Verano y de Invierno, de las últimas dos ediciones de la Copa del Mundo de fútbol FIFA, pero es limitado el número de trabajos bajo eventos deportivos regionales y locales. Se presentan los principales enfoques de abordaje en la investigación, que permiten entender la trascendencia de este segmento que tiene un crecimiento importante en todo el mundo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Scalabrini, Elaine Cristina Borges, and Yoná Da Silva Dalonso. "Impactos dos Eventos em Destinos Turísticos." Revista Turismo em Análise 29, no. 2 (June 14, 2019): 332–48. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v29i2p332-348.

Full text
Abstract:
O crescimento da atividade turística é notável no cenário mundial e um segmento que tem ganhado destaque é o de negócios e eventos. Buscando entender os impactos da realização de eventos, os destinos têm investido em pesquisas. Nesse sentido, percebendo a sua relevância, este estudo tem como objetivo compreender os impactos dos eventos no município de Joinville, SC, Brasil. Para atender a este objetivo foi realizada uma pesquisa de caráter quantitativo a partir da aplicação de questionários em sete eventos realizados no ano de 2016. Os resultados comprovam a importância econômica dos eventos para o município e apontam que os responsáveis pelo planejamento turístico do destino devem investir em infraestrutura básica e turística para atrair eventos para Joinville, bem como para ampliar a estada dos participantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography