To see the other types of publications on this topic, follow the link: Unidade de Estudos de Educação de Caxias.

Journal articles on the topic 'Unidade de Estudos de Educação de Caxias'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Unidade de Estudos de Educação de Caxias.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Bresolin, Paula, and Fabiano De Faveri. "OCORRÊNCIA DE FALHAS NAS ANOTAÇÕES DE ENFERMAGEM EM UMA UNIDADE DE INTERNAÇÃO CLÍNICA." Revista Eletronica Gestão & Saúde 4, no. 3 (September 3, 2013): 1235. http://dx.doi.org/10.18673/gs.v4i3.14183.

Full text
Abstract:
Os registros de enfermagem têm valor como documento processual, fonte de averiguação e instrumento de ensino. Vale à pena ressaltar que, os registros são ações realizadas através de processos assistenciais, gerando receitas para as instituições. O objetivo deste trabalho foi identificar as principais falhas de registros da assistência de enfermagem. A pesquisa foi realizada em uma Unidade de Internação Clínica Adulto, em um hospital privado de Caxias do Sul, no período de março a abril de 2012. Os dados foram coletados através da aplicação de um questionário para a equipe de enfermagem. Os principais problemas encontrados foram a ausência de aprazamento, ausência de checagem, ausência de registros de enfermagem, solicitação de forma incorreta de materiais e medicamentos pela enfermagem, rasuras em prescrições e cabeçalho incompleto. A partir dos problemas identificados sugere-se a intensificação de educação continuada sobre os registros de enfermagem e novos estudos que identifiquem os valores econômicos perdidos, por glosas em contas hospitalares. Descritores: Registros de enfermagem. Auditoria de enfermagem. Enfermagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Lúcio, Raísa Rocha, and Ana Carla Marques Da Costa. "Emergency and Medical Emergencies in Primary: knowledge and performance of nursing staff/Urgências e Emergências Clínicas na Atenção Primária: conhecimento e atuação da equipe de enfermagem." Revista de Enfermagem da UFPI 3, no. 1 (April 28, 2014): 18. http://dx.doi.org/10.26694/reufpi.v3i1.1135.

Full text
Abstract:
Objetivo: Avaliar o conhecimento e a atuação da equipe de enfermagem nas urgências e emergências clínicas na Atenção Primária. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa realizado com equipes de enfermagem em quatro unidades básicas de saúde de Caxias, Maranhão. Utilizou-se a entrevista semiestruturada para coleta de dados, realizadas de janeiro a abril de 2013, as falas foram analisadas através da análise de conteúdo. Resultados: Os profissionais de enfermagem possuem pouco conhecimento sobre atenção às urgências clínicas; nestas situações encaminham o paciente ao médico da unidade ou solicitam o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência; não utilizam procedimentos padronizados. Considerações Finais: Faz-se necessário além da capacitação da equipe, uma estrutura física e material preparada, além de protocolos fixos para a realização do atendimento das urgências e emergências clínicas na Atenção Primária. Descritores: Atenção primária à saúde. Enfermagem em emergência. Educação continuada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Costa, Wânia Olívia, Alfredo Akira Ohnuma Jr, and Jossana Gomes Pereira Sousa. "Percepção do uso da água em instituição de ensino: estudo de caso no Colégio Estadual Santo Antônio, no distrito de Xerém, Duque de Caxias (RJ)." Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) 11, no. 2 (June 30, 2016): 139–50. http://dx.doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2250.

Full text
Abstract:
A escola é uma organização que tem influência efetiva na educação não apenas dentro de seus limites, no âmbito de seus alunos, mas também em toda a comunidade. Em paralelo a isso, observa-se uma cultura de desperdício de água, relacionado à falta de orientação e conhecimento. O presente estudo buscou analisar a relação com a água dos usuários em uma escola pública a partir da percepção ambiental dos mesmos. A escola situa-se na Baixada Fluminense, no município de Duque de Caxias, no Estado do Rio de Janeiro. A partir da observação e identificação de peças sanitárias da unidade escolar e aplicação de questionário para a comunidade escolar foi possível perceber que o desperdício da água é uma questão que preocupa diferentes segmentos no ambiente escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Corrêa, Ivan Livindo de Senna, and Maria Clara Bueno Fischer. "A ECONOMIA POPULAR ENTRELAÇADA COM A ECONOMIA CAPITALISTA: O CASO DOS METALÚRGICOS ORGANIZADOS EM PEQUENAS UNIDADES DE PRODUÇÃO DA SERRA GAÚCHA." REVES - Revista Relações Sociais 1, no. 2 (August 10, 2018): 0223–39. http://dx.doi.org/10.18540/revesvl1iss2pp0223-0239.

Full text
Abstract:
Este artigo faz parte dos estudos de doutorado em educação e tem como objetivo analisar as relações entre as cooperações simples, solidária e comunitária estabelecidas pelos trabalhadores metalúrgicos organizados em pequenas unidades produção da Serra Gaúcha. Essas relações constituem o que estamos denominando de entrelaçamento da economia popular com a economia capitalista. Como estratégia investigativa, realizou-se: uma observação participante junto a seis pequenas unidades de produção localizadas nos municípios de Canela-RS e Caxias do Sul-RS; e uma entrevista semiestruturada com dez trabalhadores que concordaram em participar da pesquisa. Os dados foram analisados com base no materialismo histórico e dialético. Como resultado da investigação observou-se que, a sobrevivência das pequenas unidades de produção depende das redes de cooperação solidárias onde a existência de trabalho não remunerado garante a permanência desses trabalhadores no setor metalomecânico. Observou-se também, que o capital captura as relações solidárias como estratégia de valorização para a sua reprodução ampliada. Também se observou singularidades que estabelecem relações da economia popular e solidária que priorizam a reprodução ampliada da vida que, embora alimente a reprodução do capital transcende essa lógica de acumulação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Sousa, Marcio Rangel Pereira, Monyka Brito Lima dos Santos, Raimundo Nonato Cardoso Miranda Júnior Miranda Júnior, Ellen Thallita Hill Araújo, Irene Sousa da Silva, Ana Paula Ribeiro de Melo Meneses, Amanda Karoliny Meneses Resende, et al. "Diagnostico de anemia entre adolescentes grávidas: uma análise documental." Research, Society and Development 9, no. 9 (September 1, 2020): e618997462. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7462.

Full text
Abstract:
Objetivou-se identificar diagnósticos de anemia entre adolescentes grávidas assistidas em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) entre os anos de 2015 a 2016. Pesquisa do tipo documental, descritiva, de abordagem quantitativa, desenvolvida por meio da análise de prontuários de gestantes atendidas na UBS Campo de Belém, localizada na cidade de Caxias, Maranhão, Brasil. Foram incluídos no estudo apenas prontuários com dados completos de adolescentes com idade entre 12 e 18 anos, que realizaram o pré-natal integralmente na UBS entre os anos de 2015 e 2016, completar em 120, destes 62,4% (n = 75) estavam na adolescência tardia (16 a 18 anos), quanto ao estado nutricional, 29% (n = 35) apresentavam baixo peso, 71% (n = 85) peso adequado, 100% (n = 120) da amostra anterior tinha os níveis de hemoglobina no sangue eram abaixo de 12 g / dL, hematócrito em 88% (n = 106) da amostra estava abaixo de 30%, o que são indicativos de anemia. Quanto aos níveis de hemácias 41% (n = 49) estavam abaixo de 80 fentolitros e 59% (n = 71) estava acima desse valor. Com a presente análise foi possível identificar que o diagnóstico de anemia estava presente nos 120 médicos prontuários médicos e fichas clínicas de adolescentes grávidas assistidas na Unidade Básica de Saúde. Percebe-se que é necessário a implementação de programas voltados para a atenção e educação alimentar envolvendo as famílias da comunidade onde residem como gestantes adolescentes, contribuindo para amenizar o impacto que os fatores socioeconômicos exercem, pois apesar da renda familiar baixa, as orientações sobre a alimentação pode deslocar positivamente na prevenção da anemia. o que são indicativos de anemia. Quanto aos níveis de hemácias 41% (n = 49) estavam abaixo de 80 fentolitros e 59% (n = 71) estava acima desse valor. Com a presente análise foi possível identificar que o diagnóstico de anemia estava presente nos 120 médicos prontuários médicos e fichas clínicas de adolescentes grávidas assistidas na Unidade Básica de Saúde. Percebe-se que é necessário a implementação de programas voltados para a atenção e educação alimentar envolvendo as famílias da comunidade onde residem como gestantes adolescentes, contribuindo para amenizar o impacto que os fatores socioeconômicos exercem, pois apesar da renda familiar baixa, as orientações sobre a alimentação pode deslocar positivamente na prevenção da anemia. o que são indicativos de anemia. Quanto aos níveis de hemácias 41% (n = 49) estavam abaixo de 80 fentolitros e 59% (n = 71) estava acima desse valor. Com a presente análise foi possível identificar que o diagnóstico de anemia estava presente nos 120 médicos prontuários médicos e fichas clínicas de adolescentes grávidas assistidas na Unidade Básica de Saúde. Percebe-se que é necessário a implementação de programas voltados para a atenção e educação alimentar envolvendo as famílias da comunidade onde residem como gestantes adolescentes, contribuindo para amenizar o impacto que os fatores socioeconômicos exercem, pois apesar da renda familiar baixa, as orientações sobre a alimentação pode deslocar positivamente na prevenção da anemia. Quanto aos níveis de hemácias 41% (n = 49) estavam abaixo de 80 fentolitros e 59% (n = 71) estava acima desse valor. Com a presente análise foi possível identificar que o diagnóstico de anemia estava presente nos 120 médicos prontuários médicos e fichas clínicas de adolescentes grávidas assistidas na Unidade Básica de Saúde. Percebe-se que é necessário a implementação de programas voltados para a atenção e educação alimentar envolvendo as famílias da comunidade onde residem como gestantes adolescentes, contribuindo para amenizar o impacto que os fatores socioeconômicos exercem, pois apesar da renda familiar baixa, as orientações sobre a alimentação pode deslocar positivamente na prevenção da anemia. Quanto aos níveis de hemácias 41% (n = 49) estavam abaixo de 80 fentolitros e 59% (n = 71) estava acima desse valor. Com a presente análise foi possível identificar que o diagnóstico de anemia estava presente nos 120 médicos prontuários médicos e fichas clínicas de adolescentes grávidas assistidas na Unidade Básica de Saúde. Percebe-se que é necessário a implementação de programas voltados para a atenção e educação alimentar envolvendo as famílias da comunidade onde residem como gestantes adolescentes, contribuindo para amenizar o impacto que os fatores socioeconômicos exercem, pois apesar da renda familiar baixa, as orientações sobre a alimentação pode deslocar positivamente na prevenção da anemia. Com a presente análise foi possível identificar que o diagnóstico de anemia estava presente nos 120 médicos prontuários médicos e fichas clínicas de adolescentes grávidas assistidas na Unidade Básica de Saúde. Percebe-se que é necessário a implementação de programas voltados para a atenção e educação alimentar envolvendo as famílias da comunidade onde residem como gestantes adolescentes, contribuindo para amenizar o impacto que os fatores socioeconômicos exercem, pois apesar da renda familiar baixa, as orientações sobre a alimentação pode deslocar positivamente na prevenção da anemia. Com a presente análise foi possível identificar que o diagnóstico de anemia estava presente nos 120 médicos prontuários médicos e fichas clínicas de adolescentes grávidas assistidas na Unidade Básica de Saúde. Percebe-se que é necessário a implementação de programas voltados para a atenção e educação alimentar envolvendo as famílias da comunidade onde residem como gestantes adolescentes, contribuindo para amenizar o impacto que os fatores socioeconômicos exercem, pois apesar da renda familiar baixa, as orientações sobre a alimentação pode deslocar positivamente na prevenção da anemia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Poltronieri, Taiara Scopel, Carla Daniele Correa, Eloisa Missio Schio, Sabrina Soares Possa, Maria Luísa De Oliveira Gregoletto, and Eveline Franco Da Silva. "CUIDADO A UM LACTENTE COM ALERGIA À PROTEÍNA DO LEITE DE VACA: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR." Revista Contexto & Saúde 17, no. 32 (June 2, 2017): 85. http://dx.doi.org/10.21527/2176-7114.2017.32.85-92.

Full text
Abstract:
<p>Objetivo: Relatar a experiência do cuidado a um lactente com diagnóstico médico de alergia à proteína do leite de vaca no contexto da interdisciplinaridade. Método: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado em uma Unidade Básica de Saúde de Caxias do Sul/RS. Foram desenvolvidas atividades de educação em saúde a partir de vínculo criado em um projeto interdisciplinar inserido nas práticas disciplinares de um estágio curricular em saúde coletiva de quatro cursos de graduação, por meio do atendimento domiciliar em saúde. Resultados: Através da aplicação do conhecimento de diferentes áreas da saúde, foi possível avaliar e auxiliar em diversos aspectos, uma vez que, a criança havia sido diagnosticada com alergia à proteína do leite de vaca, não aceitou aleitamento materno, vinha apresentando baixa ingesta de fórmulas alimentares específicas e sintomas característicos deste quadro clínico, acarretando em baixo peso para idade. Após reunir orientações médicas e da equipe interdisciplinar, o bebê obteve melhoras satisfatórias quanto à sua alimentação e sintomas, refletindo positivamente em seu estado nutricional e na sua saúde em geral. Discussão: O trabalho interdisciplinar possibilitou um amplo olhar sob a criança e sua família, unindo o conhecimento das várias áreas da saúde nas quais os estudantes estavam inseridos e ampliando o olhar destes para o cuidado integral do indivíduo. Conclusões: Durante as práticas do cuidado, percebeu-se a importância do trabalho interdisciplinar, já que esta metodologia segue os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde e é capaz de agregar conhecimentos a todos os envolvidos.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Kitagawa, Alexandre Takio, Malena Carvalho Da Costa, Lucas Julião Mello De Lima, Mônica Gonçalves Kitagawa, Hernani Aguiar, Rodrigo de Oliveira Lula Salles, and Nathália Carina Dos Santos Silva. "PERFIL DOS VISITANTES DO PARQUE NATURAL MUNICIPAL DA TAQUARA, DUQUE DE CAXIAS, RJ." Anais do Uso Público em Unidades de Conservação 1, no. 3 (December 31, 2013): 01–08. http://dx.doi.org/10.47977/2318-2148.2013.v1n3p1.

Full text
Abstract:
O processo de visitação em unidades de conservação vem aumentando nos últimos anos e pode trazer benefícios sociais e econômicos, além dos riscos ambientais decorrentes de possíveis impactos negativos. O presente estudo tem como tema o Parque Natural Municipal da Taquara, município de Duque de Caxias - RJ, que faz limite ao Norte com a Área de Proteção Ambiental de Petrópolis e com a Reserva Biológica de Tinguá. Nos meses mais quentes recebe aproximadamente 4.000 visitantes por mês. Para melhoria da estrutura do local e implantação de um programa de Educação Ambiental, é necessário conhecer o perfil dos visitantes e que pode contribuir na elaboração de programas e projetos educativos. A pesquisa registrou que os visitantes são, em sua maioria, jovens oriundos da Taquara e de outros bairros vizinhos; 81% do sexo masculino e 54% apresentando apenas o primeiro grau. O principal atrativo relatado pelos entrevistados é o banho de rio/cachoeira. O baixo nível de escolaridade da maioria dos visitantes precisa ser considerado na proposição de programas de Educação Ambiental voltados para UCs.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Filho, Helio Ferreira Pinto, and Rafael Rodolfo Tomaz de Lima. "Gestão participativa em unidades básicas de saúde: uma proposta para reinventar o trabalho em saúde." Research, Society and Development 9, no. 1 (January 1, 2020): e175911872. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i1.1872.

Full text
Abstract:
Este artigo tem o objetivo de apresentar uma proposta de intervenção para reinventar a gestão e o trabalho na atenção primária em saúde, a partir da implantação de colegiados gestores em Unidades Básicas de Saúde. Trata-se de uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa, desenvolvida no município de Duque de Caxias, Rio de Janeiro. O percurso metodológico foi composto por três fases: exploração, planejamento e execução. A proposta teve como base o método da roda, criando espaços coletivos e concretos de comunicação e de educação permanente em saúde entre gestores e trabalhadores. Espera-se que esse estudo possa impulsionar novas pesquisas, novos sentidos e novas possibilidades de gestão e de trabalho nos serviços de saúde, produzindo novos modos de fazer saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Soares, Edilene Alexandra Leal. "Sobre instituições e culturas escolares." Cadernos de História da Educação 19, no. 2 (May 6, 2020): 680–83. http://dx.doi.org/10.14393/che-v19n2-2020-24.

Full text
Abstract:
O livro Instituições, Histórias e Culturas Escolares é uma coletânea que reúne autores que realizaram análises de diversos objetos, os quais contribuem sobremaneira para os interessados em conhecer a História da Educação brasileira, sendo que a presente publicação trata de estudos realizados em instituições escolares tanto em âmbito local de Caxias do Sul/RS quanto regional e oportuniza aos leitores uma gama de conhecimentos fundamentais para os que apreciam a Historiografia da Educação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Leon, Adriana Duarte. "O uso dos jornais religiosos como fonte para a história da educação." Quaestio: revista de estudos em educação 19, no. 1 (May 10, 2017): 69. http://dx.doi.org/10.22483/2177-5796.2017v19n1p69-85.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é apresentar algumas possibilidades de contribuição da imprensa religiosa como fonte para os estudos na área de história da educação. A fim de desenvolver tal argumento, analisaremos três jornais católicos que circularam no Rio Grande do Sul, no início do século XX: o jornal “EstrelladoSul”, produzido pela arquidiocese de Porto Alegre; o jornal “StaffettaRio-grandense”, produzido pela ordem dos Capuchinhos, em Caxias do Sul e o jornal “APalavra”, produzido pela diocese de Pelotas. No que tange à educação, as construções discursivas são muito diretas e disputam uma concepção de educação católica para a escola pública.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Terçariol, Adriana Aparecida de Lima, and Rosiley Aparecida Teixeira. "Pedagogias em diferentes espaços educativos." Dialogia, no. 34 (June 3, 2020): 2–7. http://dx.doi.org/10.5585/dialogia.n34.17342.

Full text
Abstract:
Entrevistado: José António Marques Moreira é doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra e Professor no Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, onde desempenha, desde 2014, as funções de Diretor da Delegação Regional do Porto. É Coordenador Científico da Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local (ELO) da Universidade Aberta e Investigador Integrado no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), Grupo de Políticas e Organizações Educativas e Dinâmicas Educacionais da Universidade de Coimbra. Exerce, atualmente, também funções como Coordenador Executivo da Unidade de Desenvolvimento dos Centros Locais de Aprendizagem (UMCLA) da Universidade Aberta. Publicou 52 artigos em revistas especializadas e 36 trabalhos em atas de eventos. Possui 25 capítulos de livros e 24 livros publicados. Tem participado em eventos internacionais e em Portugal como orador convidado e tem realizado investigação, sobretudo, na área da Educação Online e das Tecnologias Digitais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

SOLER, RODRIGO DIAZ DE VIVAR Y., and Débora Renata de Oliveira Gomes. "Síndrome de burnout e saúde ocupacional em educadores de uma unidade pré-escolar." Psicologia Argumento 37, no. 98 (February 21, 2020): 453. http://dx.doi.org/10.7213/psicolargum.37.98.ao03.

Full text
Abstract:
A Síndrome de Burnout é uma doença que causa graves danos à saúde mental e física das pessoas atingindo a esfera social e profissional, deixando-as impossibilitadas de exercerem suas atividades profissionais. Existem diversos estudos sobre a Síndrome de Burnout em educadores, porém poucos estudos foram publicados a respeito deste tema em professores de educação infantil. Nossa pesquisa aplicou o Maslach Burnout Inventory para avaliar se existem indicadores da síndrome em uma escola de educação infantil no Vale do Itajaí. Os resultados mostram um alto nível de exaustão emocional e despersonalização, indicadores da Síndrome de Burnout. Em contrapartida existe um elevado nível de realização pessoal, o que pode indicar um grau de sofrimento psíquico alto, acompanhado de uma satisfação pelo seu trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Da Conceição, Jefferson Correia. "CULTURA E EDUCAÇÃO NUM CONTEXTO ARTICULADOR DE MEDIAÇÕES PEDAGÓGICAS SIGNIFICATIVAS." Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura 4, no. 1 (January 14, 2021): 41–60. http://dx.doi.org/10.5965/259464124143.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta algumas reflexões acerca das contribuições dos estudos sobre a Cultura e suas modalidades no contexto escolar. Apresenta um panorama de discussões teóricas sobre Cultura a partir de diversos estudiosos do assunto. Analisa a literatura específica no que diz respeito ao histórico, objetivos, importância e atualidades acerca da temática cultural. A pesquisa configura-se como bibliográfica e de campo. Os dados foram analisados por meio da leitura de documentos, alguns vídeos específicos e análise dos depoimentos dos participantes. Os resultados apresentaram percepções relevantes para adoção do tema Cultura nos estudos escolares, uma vez que, integram a cultura pessoal e do grupo dos depoentes. Concluiu-se que, mediante os estudos sobre Cultura é possível dinamizar, motivar e envolver muito mais os educandos com as ações pedagógicas ofertadas pela unidade escolar abordada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Sasset Zanette, Carla Roberta. "Educação e a Relação com o Saber: o que Pensam e Sentem os Professores." Revista Internacional Educon 1, no. 1 (September 26, 2020): e20011003. http://dx.doi.org/10.47764/e20011003.

Full text
Abstract:
Situado no contexto dos estudos da relação com o saber, teoria desenvolvida por Charlot (2000) e sua equipe de pesquisa, este artigo tem o objetivo de compreender os sentidos atribuídos pelos docentes à educação no cotidiano escolar, evidenciando seus desejos e medos. Como procedimento metodológico, foi realizada pesquisa de campo, utilizando o balanço de saber como instrumento de pesquisa. Esse foi aplicado a quinze professores que atuam em escolas públicas de Educação Básica no município de Caxias do Sul. Os dados foram analisados e interpretados a partir dos pressupostos da Análise Discursiva de Moraes (2003). Os resultados evidenciam que o sucesso da aprendizagem dos estudantes e a percepção de que a educação pode transformar pessoas são os sentidos mais desejados pelos professores. Em contradição, a desvalorização profissional e a percepção de viver em uma sociedade anestesiada são os fatores que causam mais medos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Mendes, Flavia. "Recuperação de estudos: Uma busca pela educação de qualidade." Cadernos de Gestão e Empreendedorismo 2, no. 3 (December 30, 2014): 1–22. http://dx.doi.org/10.32888/cge.v2i3.12660.

Full text
Abstract:
Um olhar mais aprofundado sobre o Colégio Estadual Mário Tamborindeguy mostrou alguns problemas que devem ser atacados para um melhor desempenho escolar dos alunos. Os últimos resultados das avaliações externas mostraram que a escola não consegue atingir as metas estabelecidas pelo MEC, medido através do Indice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e do Sistema de Avaliação do Estado do Rio de Janeiro (SAERJ). Os resultados internos também mostraram que as disciplinas que mais reprovam em nossa unidade escolar são Língua Portuguesa e Matemática, principais disciplinas avaliadas nos exames externos. Constatação que a escola não vem fazendo um trabalho efetivo de recuperação de estudos. As “Oficinas de Aprendizagem”, aqui propostas, aliam o uso de tecnologias de informação e comunicação para despertar o interesse do aluno em participar e realizar com sucesso a recuperação de estudos. Nas oficinas, os alunos utilizarão o laboratório de informática da escola e terão acesso aos diversos materiais voltados para esse fim utilizando mídias próprias e uma plataforma especifica que visam junto trabalhar com o conteúdo de maneira diversificada e prazerosa. O projeto foi criado para auxiliar os alunos na busca pela recuperação de habilidades que deixaram de ser adquiridas no decorrer do processo de aprendizagem. O 9ano do Ensino Fundamental foi escolhido porque é um dos focos das avaliações externas e é avaliado com uma maior periodicidade. Além disso, percebemos que muitos alunos evadem ou pedem transferência nesta fase. Esses alunos precisam ser observados mais de perto porque devem permanecer e cursar o Ensino Médio em nossa unidade escolar. Os objetivos estratégicos do projeto repousam sobre principais problemas apontados no diagnóstico da escola. São eles: Aumentar a quantidade de habilida des adquiridas em Língua Portuguesa e Matemática no 9 ano de escolaridade; diminuir a quantidade de professores e alunos em absenteísmo escolar; tornar as aulas de Língua Portuguesa e Matemática mais atrativas. A escola possui um laboratório de informática pouco utilizado e com internet banda larga. E como os alunos da nossa escola valorizam muito os recursos digitais e de internet, identifiquei nas oficinas de aprendizagem a oportunidade de unir esses fatores para aumentar o desempenho dos alunos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Portanto, o valor solicita do através de Edital que totalizam R$ 75.382,88 servirá para melhoria da infraestrutura desse espaço e sua modernização, para financiar a contratação de um profissional especializado em tecnologias de informação, elaboração de uma plataforma de aprendizagem única para este laboratório e capacitar os profissionais que utilizarão esse novo recurso. Como contra partida, a escola pode oferecer o trabalho de toda uma equipe de profissionais especializados e uma estrutura adequada e aprazível para realização das oficinas de aprendizagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Marrega, Adriana Barbosa Oliveira, Milton Junior Marrega, and Maria Silvia Rosa Santana. "EDUCAÇÃO EM TEMPO DE PÓS – VERDADE: POSSÍVEIS INFLUÊNCIAS NO TRABALHO EDUCATIVO." Pedagogia em Foco 13, no. 10 (December 4, 2018): 23. http://dx.doi.org/10.29031/pedf.v13i10.365.

Full text
Abstract:
Este artigo foi tema de discussão no XII SCIENCULT – Simpósio Científico-Cultural, evento ocorrido na UEMS, Unidade Universitária de Paranaíba, em outubro de 2017. Ao inserir o conceito da Pós-Verdade no contexto educacional, é possível perceber que discutir sobre educação tornou-se um clichê. Todos se consideram na condição de falar sobre o tema como se possuíssem domínio de toda a complexidade que envolve a educação, especialmente a escolar. Ao fazer isso, simplificam e vulgarizam a educação escolar. O presente artigo se propõe a provocar reflexão a partir de uma análise crítica do conceito de “Pós-verdade”, especialmente a partir do trabalho de Duarte (2008) no livro “Sociedade do Conhecimento ou Sociedade das Ilusões?”, utilizando como base de referência estudos sobre a Psicologia Histórico-Cultural e a Pedagogia Histórico-Crítica, decorrentes de pesquisas teórico-conceituais realizadas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEMS, unidade universitária de Paranaíba, e de estudos realizados no contexto do GEPPE – Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educacional. Conclui-se que a inserção da "Era da Pós-Verdade" no plano da educação escolar produz um esvaziamento da complexidade dos processos de formação humana que nela ocorrem, à medida que desconsidera o processo histórico de caracterização da escola, processo este promovido pelos preceitos ideológicos do modo de estruturação capitalista da sociedade. As pedagogias do “Aprender a Aprender”, ao responsabilizar o indivíduo por seu desenvolvimento e relativizar a importância dos conteúdos científicos e do trabalho educativo, materializam o esvaziamento do conhecimento da realidade promovido pela Pós-Verdade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Oliveira, Matheus Silva de, Vanessa De Souza Nogueira Penco, and Fernanda Paixão de Souza Gouveia. "UMA ANÁLISE DO LUGAR DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE LICENCIADOS EM QUÍMICA DO IFRJ CAMPUS DUQUE DE CAXIAS." Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477 11, no. 3 (December 14, 2020): 108. http://dx.doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i3.1399.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem por objetivo analisar o lugar que a Educação de Jovens e Adultos (EJA) ocupou na formação de egressos do curso de Licenciatura em Química do IFRJ – campus Duque de Caxias (IFRJ – CDuC). Sendo assim, objetivou-se entender se a unidade curricular optativa, EJA, foi cursada pelos licenciados, compreendendo assim os seus impactos formativos. Além de identificar as experiências que tiveram com a modalidade, e se tais licenciados se sentem preparados para atuar nela. Avaliando também os pensamentos que têm sobre a EJA, e se é um possível campo de atuação futura. Para realizar a análise dos objetivos propostos, a coleta de dados ocorreu a partir de questionários semi-estruturados respondidos on-line. Desta forma, com os dados obtidos, entendeu-se que a modalidade sofre um desdém dentro do curso, zarpando do caráter optativa que a unidade curricular carrega, além da falta de estímulo de disciplinas que incentivem aos licenciandos desenvolver metodologias voltadas para a modalidade, encerrando com a falta de contato prático entre licenciando e modalidade. Portanto é necessário repensar o currículo do curso, visando permitir ao licenciando uma construção de conhecimento sobre esta modalidade durante a graduação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

De Castro Pitano, Sandro, and Adilson Martins Corrêa. "EDUCAÇÃO E JUSTIÇA RESTAURATIVA: OS CÍRCULOS DE CONSTRUÇÃO E CULTURA DE PAZ EM TURMAS DE ACELERAÇÃO DE ESTUDOS." Revista Latinoamericana Estudios de la Paz y el Conflicto 1, no. 2 (June 26, 2020): 39–54. http://dx.doi.org/10.5377/rlpc.v1i2.9831.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta a experiência dos Círculos de Construção de Paz realizados junto a escolas no município de Caxias do Sul-RS, Brasil, durante o período letivo de 2019. Foram realizados 45 círculos com 11 turmas, envolvendo a participação de 177 estudantes. Após a realização dos círculos foi solicitado um feedback das turmas a respeito de suas participações nos mesmos, sendo atendido por alunos de 05 escolas, somando 50 devoluções. Foram selecionadas e analisadas 20 respostas e os participantes identificados por meio de siglas, adotando a letra P e o número respectivo. As respostas foram reunidas e distribuídas em 04 blocos cada, cuja análise criteriosa possibilitou que as considerações finais sintetizassem o significado dos Círculos de Construção de Paz para os estudantes, conforme o seu entendimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Coutinho, Luciana Cristina Salvatti. "Editorial." Revista HISTEDBR On-line 19 (April 23, 2020): e019060. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v19i0.8659270.

Full text
Abstract:
A Revista HISTEDBR On-line, fruto de uma construção coletiva e plural, conta, nesse volume 19, primeiro em que adotamos a publicação contínua, com 04 artigos internacionais, 54 artigos nacionais e 1 resenha resultante de estudos e pesquisas com temáticas e abordagens variadas realizadas por pesquisadores vinculados a diferentes instituições do Brasil e do exterior, tais como: Universidad de Holguin (Cuba), Universidad Nacional de Córdoba (Argentina), El Colegio de San Luis (México), Facultad de Ciencias de la Educación (Argentina), UFSCar, USP, UFES, Unesp, UESC, Centro Universitário Leonardo da Vinci, Unicamp, UFPA, Secretaria Municipal de Educação de Belém/PA, UFV, UEL, IFMG, Fundação Herminio Ometto, Unimep, IFNMG, Unicentro, UNISO, UERJ, Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias, Secretaria Municipal de Educação de Guarapuava/PR, UNISC, UFRJ, UEM, IFRS, UFRGS, IFG, UFC, UFPel, Secretaria Municipal de Educação de Pelotas, IFCE, UECE, Secretaria da Educação do Estado do Amapá, Centro Universitário Una, UCS, UFGD, Secretaria Estadual de Educação do Paraná/PR, ETERJ, PUC-RJ, IFAL, Unioeste, IFBA, Secretaria Municipal de Educação de Farroupilha-RS, Colégio Pedro II, UnB, UFSM, UFRRJ, UESB, Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis/SC, UDESC, IFMA, UFG, UFMA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Dias, Maria Flor, and Carla Pires Antunes. "REFLEXÕES EM TORNO DE UMA FORMAÇÃO EM ANIMAÇÃO TEATRAL." Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica 2, no. 4 (April 29, 2017): 57. http://dx.doi.org/10.31892/rbpab2525-426x.2017.v2.n4.p57-74.

Full text
Abstract:
O presente texto reúne um conjunto de reflexões elaboradas em torno da experiência do primeiro ano de implementação do Mestrado de Animação Teatral do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Debruça-se sobre a estrutura curricular deste curso, de modo particular sobre aquela que é por excelência a sua unidade curricular eixo, Estudos Performativos. O texto problematiza as questões fundamentais que orientaram o travejamento conteudinal dos Estudos Performativos e o modo como nesta unidade de conhecimento se procurou articular preocupações epistemológicas e de ensino e aprendizagem e, simultaneamente, responder às necessidades inerentes à heterogeneidade do público alvo, no que se refere à sua formação inicial, aos diferentes sentidos e graus de literacia e fruição teatral. Finalmente, reflete sobre os blocos conteudinais da unidade curricular que melhor ilustram o sentido de pesquisa teatral que a desconstrução e o uso do conceito de performance nos permitiram convocar no contexto de formação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Silva Junior, Paulo Melgaço, Maria Vitoria Campos Mamede Maia, and Ana Ivenicki. "Homens por vir: reflexões sobre o processo de construção das masculinidades na educação infantil a partir de jogos e brincadeiras." Educação em Perspectiva 9, no. 1 (March 21, 2018): 67–86. http://dx.doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i1.884.

Full text
Abstract:
Este artigo aborda modos pelos quais alunos da educação infantil constroem e vivenciam, por meio de jogos e brincadeiras, suas masculinidades. Para tal, apropriando-nos de estudos de gênero, culturais e winnicottianos discutimos como os alunos de uma creche localizada em Duque de Caxias - RJ constroem e revelam, no cotidiano escolar, suas masculinidades. Neste sentido, o objetivo central deste texto é refletir como alguns jogos e brincadeiras na educação infantil interferem diretamente no processo de coconstrução das masculinidades. Os principais instrumentos para a geração destes dados foram a observação do cotidiano escolar, as anotações de conversas informais consideradas significantes feitas por um dos autores e as memórias de ex-alunos, por meio de contatos realizados nas redes sociais. A partir dos resultados obtidos, verificamos que, por meio do planejamento e do desenvolvimento de jogos e brincadeiras na educação infantil, as crianças evidenciaram uma desnaturalização de marcas e visões essencializadas da identidade masculina, contribuindo para problematizar processos hegemônicos de construção de suas masculinidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Giesta, Lílian Caporlíngua. "Educação Ambiental e Gestão Ambiental no ativo Mossoró da Unidade RN/CE da Petrobras." REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre) 19, no. 2 (August 2013): 453–84. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-23112013000200008.

Full text
Abstract:
O tema ambiental tem despertado interesse nas comunidades, nos meios midiáticos, nos espaços acadêmicos. Estudos nas mais diversas áreas são feitos com essa temática, mas as discussões não abordam o mesmo foco. Na Administração, por exemplo, as mudanças de cunho ambiental são discutidas e estimuladas por grupos que trabalham, em geral, Responsabilidade Socioambiental, Sustentabilidade e Gestão Ambiental (GA). A comunicação e a tentativa de mobilização dos membros que fazem parte desse processo na empresa são tratadas mais em termos de treinamento de pessoal. Já na Educação, na "subárea" de Educação Ambiental (EA), são consolidados os estudos mais vinculados às mudanças ambientais, articulados a aspectos de ordem sócio-culturais. Contudo, percebe-se que não há integração consolidada entre essas áreas. O objetivo desse trabalho foi o de analisar a ações de Educação Ambiental e Gestão Ambiental em uma empresa do setor petroquímico, refletindo acerca do conhecimento denotado pelos trabalhadores. Para isso, apoiado em uma abordagem interpretativista, foi realizado um estudo de caso realizado no Ativo Mossoró da Unidade RN/CE da Petrobras, contando com questionários, análise de documentos e entrevistas. No estudo de caso foram identificadas as concepções de Educação Ambiental, Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Gestão Ambiental de funcionários e da empresa. Além disso, foram percebidos elementos dialógicos, caracterizados como aqueles ao mesmo tempo concorrentes, antagônicos e complementares, tais como: o negócio da empresa versus preocupação ambiental, resultados obtidos nesse estudo mediante os métodos quantitativos versus métodos qualitativos, pressupostos teóricos da EA versus pressupostos teóricos da GA, e a teoria versus prática sob a ótica da academia versus contexto empresarial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Pimentel, Giuliano Gomes de Assis, and Tiago Rodrigo Alves Nunes. "Produção Acadêmica nos Estudos do Lazer." LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer 19, no. 4 (January 17, 2017): 180–200. http://dx.doi.org/10.35699/1981-3171.2016.1357.

Full text
Abstract:
Este trabalho analisou a produção de sete edições do Encontro Nacional de Recreação e Lazer (ENAREL) e Seminário O Lazer em Debate (SLD) a partir do recorte geopolítico. Os dados foram coletados por meio da bibliometria e situam quais são as regiões, instituições e grupos de pesquisa com maior aporte de produção nos eventos. Os grupos de pesquisa/pós-graduações são predominantemente vindos da Educação Física e adotam abordagem interdisciplinar. O Sudeste é o maior pólo de produção, tendo UFMG, UNIMEP, USP e UNESP como as instituições com maior representatividade. Todavia, comparando a produção do PIB com a participação de cada unidade da federação, foi possível perceber movimentos regionais significativos no Norte e Nordeste, bem como situar o protagonismo dos grupos de pesquisa na produção e nucleação científica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Furtado, Alessandra Cristina. "Apresentação." Educação e Fronteiras 8, no. 24 (December 20, 2018): 01. http://dx.doi.org/10.30612/eduf.v8i24.10249.

Full text
Abstract:
A Revista Educação e Fronteiras é uma publicação quadrimestral, de caráter interinstitucional, que reúne parcerias dos Programas de Pós-Graduação em Educação do estado de Mato Grosso do Sul, dentro das respectivas linhas de pesquisas: “Políticas, práticas institucionais e exclusão/inclusão social” e “Formação de educadores e diversidade”, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS-CPAN); “Linguagem, literatura, educação e sociedade” e “Teorias e práticas educacionais”, na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS); “História da educação, memória e sociedade”, “Política e gestão da educação” e “Educação e diversidade”, na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), instituição a qual é responsável pela coordenação geral desta Revista. Em seu vigésimo quarto número, a Revista Educação e Fronteiras publica o Dossiê Temático “Impressos, Infância e Instituições Escolares na História da Educação da Região Centro-Oeste do Brasil”, organizado pelos professores Doutores Ademilson Batista Paes (UEMS/Unidade Paranaíba) e Estela Natalina Mantovani Bertoletti (UEMS/Unidade Paranaíba). O referido Dossiê é constituído por oito artigos de pesquisadores de universidades públicas e institutos federais da região Centro-Oeste, que tomam como objeto de estudos os impressos pedagógicos, os jornais, as instituições escolares e as fotografias. Além dos artigos do Dossiê, esta Revista conta com os artigos em fluxo contínuo e com uma resenha.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Souza, Laurindo Pereira de, and Marcia Guerino de Lima. "Educação continuada em unidade de terapia intensiva: revisão da literatura." Journal of Health & Biological Sciences 3, no. 1 (March 16, 2015): 39. http://dx.doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v3i1.137.p39-45.2015.

Full text
Abstract:
Introdução: A educação continuada é um processo dinâmico de ensino-aprendizagem, ativo e permanente destinado a atualizar e melhorar a capacitação de pessoas. Objetivo: Este estudo objetivou fazer uma revisão bibliográfica acerca da importância da educação continuada em unidade de terapia intensiva-UTI, revelar o ano dos artigos publicados, autores e os Estados em que foram publicados. Métodos: Trata-se de um estudo quantiqualitativo, descritivo realizado por meio de revisão bibliográfica publicada nos bancos de dados: LILACS (Literatura Latino Americano e do Caribe em Ciências da Saúde), SciELO (Scientific Eletronic Library On-line) e BDENF(Banco de Dados em Enfermagem), tendo por descritores Decs: “educação continuada”, “unidade de terapia intensiva”, “enfermagem”, “educação permanente”. Estabeleceu como critérios de inclusão os artigos publicados nacionalmente, nos período compreendido entre 2000 a 2011, com uma amostra de 21 artigos. Resultados: Desse modo, a análise dos dados possibilitou identificar muita semelhança entre os estudos; o ano que obteve maior publicação foi 2006 com (19,04%), sendo a maioria dos pesquisadores (46.66%) com doutorado em enfermagem. Revelou também que o maior número de artigos publicados sobre o tema proposto, foi o estado de São Paulo, com 52,38% dos 21 artigos analisados, o que se justifica pelo fato de São Paulo ser uma região de referência na área acadêmica e de Saúde. Além disso, foi possível constatar que a unidade de terapia intensiva é um cenário para o qual toda a equipe multiprofissional deverá estar capacitada e qualificada a fim de exercer e executar suas funções com mais segurança. Considerações Finais: Acredita-se que o estudo fornecerá subsídio para a melhoria e a reflexão frente à tamanha importância da educação continuada voltada para a unidade de terapia intensiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Melânia de Jesus Tassini, Raquel JESUS, Joseph Fabiano Guimarães Santos, and Maria Emídia de Melo Coelho. "CUIDADO PALIATIVO NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA." Revista Científica Faculdade Unimed 1, no. 2 (October 31, 2019): 68–94. http://dx.doi.org/10.37688/rcfu.v1i2.65.

Full text
Abstract:
No cotidiano da prática da medicina de urgência e emergência, mais especificamente na terapia intensiva, surgem diversas situações onde o paciente encontra-se na condição de um processo de morte inexorável, e muitas vezes já com o suporte avançado de vida instalado. Diante desta realidade, cada vez mais presente, necessitamos de intervenções que amenizem os sofrimentos consequentes à mesma, em que a capacidade humana de compaixão e misericórdia possam prevalecer. Neste estudo fez-se revisão sistemática, na busca de estudos observacionais e intervencionistas, além de estudos de revisão sistemática e meta-análise, obtidos através de pesquisa eletrônica realizada no banco de dados do Pubmed e Medline. O período pesquisado foi entre 2006 a 2018. Os termos pesquisados foram: “intensive care unit”, “critical care unit”, “palliative care”, “improving palliative care”, “palliative care service”, “palliative care consult”, “end-of-life care”, “comfort care” e “supportive care”. Fez-se descrição didática dos diversos aspectos encontrados na revisão, onde avaliou-se a importância e necessidade da integração dos cuidados paliativos com a terapia intensiva, por se tratar de uma opção com elevada eficiência e eficácia para dar suporte na assistência aos pacientes, principalmente àqueles com doença terminal e seus familiares. Conclui-se ser imprescindível a educação sobre a filosofia, princípios e prática dos cuidados paliativos na equipe multiprofissional, assim como nos especialistas envolvidos no cuidado do paciente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Correia da Conceição, Jefferson. "Cultura e Educação Matemática como Direito, Possibilidade, Criatividade e Meio de Aprendizagem." Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática 6, no. 1 (February 5, 2021): 87–107. http://dx.doi.org/10.34179/revisem.v6i1.13381.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta reflexões acerca de possíveis articulações de estudos entre os temas - Cultura e a Educação Matemática num contexto escolar eleito para pesquisa. Evidencia um panorama de discussões teóricas a respeito da questão a partir de diversos estudiosos do assunto. Analisa a literatura específica no que diz respeito aos objetivos, importância e atualidades acerca das temáticas. A pesquisa configura-se como bibliográfica e de campo. Os dados foram analisados por meio da leitura de bibliografias específicas, observações e dos depoimentos dos participantes. Os resultados iniciais apresentaram percepções relevantes para adoção dos temas para os estudos escolares, apesar dos depoentes, não terem apresentado ou evidenciado nitidamente interlocuções acerca de ambos os assuntos. Concluiu-se que, mediante os estudos sobre Cultura e Educação Matemática articulados é possível dinamizar, motivar e envolver muito mais os educandos com as ações pedagógicas ofertadas na unidade escolar pesquisada, como ponto de partida e estímulos para os estudantes, sobretudo, no que tange ao conhecimento matemático, com uma tessitura mais dinâmica, ativa e prazerosa, mesmo com a necessidade de ajustes ao longo do processo, que se entende, como natural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Pereira, Simone. "Práticas de uma escola de Educação Infantil." Equatorial – Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social 8, no. 15 (August 12, 2021): 1–23. http://dx.doi.org/10.21680/2446-5674.2021v8n15id23949.

Full text
Abstract:
As problematizações em torno dos projetos educacionais brasileiros indicam que há currículos mais conservadores e outros para a diversidade. Esta pesquisa etnográfica apresenta um conjunto de ações de um currículo progressista a partir da proposta de uma escola de Educação Infantil da cidade de São Paulo. Essa unidade educacional passou a realizar práticas pedagógicas com matrizes africanas, afro-brasileiras e indígenas no centro de sua proposta curricular. O objetivo central do estudo é circunscrever os saberes mobilizados pelas professoras para a organização de tal currículo. As experiências etnográficas e as entrevistas com as educadoras indicam um trabalho coletivo e intenso de estudos, de planejamento e de concretização de ações. As educadoras apontam que o projeto foi construído e se mantém devido a sua importância no processo de constituição da identidade de todas e todos da comunidade escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Santos, Sandro Vinicius Sales dos, Alexandre Gomes Soares, and Denise da Silva Braga. "Percepções das crianças sobre as relações de gênero a partir das interações vividas entre pares e na companhia de uma professora e um professor na Educação Infantil." Zero-a-Seis 22, no. 42 (November 5, 2020): 632–55. http://dx.doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22n42p632.

Full text
Abstract:
O artigo analisa as percepções das crianças de cinco anos sobre as relações de gênero vividas entre si e na companhia de uma professora e de um professor em uma Unidade de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. O quadro teórico-metodológico agrega os estudos feministas e os estudos de gênero na proposição uma etnografia com 7 meninas e 18 meninos de cinco anos de idade, uma professora e um professor de Educação Infantil. Os instrumentos de produção de dados foram: observação participante, entrevistas e desenhos articulados com as falas das crianças. Identificou-se que as relações de gênero vividas no interior do grupo de pares (relações intrageracionais) e na companhia de um professor e uma professora (relações intergeracionais) eram percebidas pelas crianças. As conclusões do estudo apontam para a urgência de as questões de gênero figurarem nos projetos pedagógicos da Educação Infantil, principalmente quando um professor homem atua junto às crianças.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Nogueira, Aryane S. "PRÁTICAS TRANSLÍNGUES NA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA DE SURDOS MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS." Diacrítica 34, no. 1 (April 7, 2020): 291–310. http://dx.doi.org/10.21814/diacritica.337.

Full text
Abstract:
Neste artigo apresentamos e examinamos de que maneira a tecnologia digital impactou o modo como se constituiu a educação linguística de alunos surdos no desenvolvimento de uma unidade de ensino em um curso de português como segunda língua. Os registros analisados foram gerados a partir de uma pesquisa qualitativa-interpretativista de cunho etnográfico. A interlocução teórica entre estudos sobre ensino de línguas mediado por tecnologias com a noção de translinguismo aplicado aos contextos de educação bi/multilíngue iluminou aspectos das situações de ensino-aprendizado como o desenvolvimento de competências de compreensão e expressão translíngues, transsemióticas e transmodais como gatilho para o desenvolvimento de uma educação linguística ampliada por parte dos alunos surdos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Alves-Mazzotti, Alda Judith. "Usos e abusos dos estudos de caso." Cadernos de Pesquisa 36, no. 129 (December 2006): 637–51. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-15742006000300007.

Full text
Abstract:
O artigo questiona duas tendências das pesquisas qualitativas rotuladas de "estudos de caso" no campo da educação: a primeira, considera qualquer investigação que focalize uma unidade um estudo de caso; a segunda supõe que, se o interesse pelo "caso" for devido à sua singularidade, não há como ou por que vinculá-lo à discussão corrente na área. Com o objetivo de contribuir para o enfrentamento desses problemas, o artigo busca examinar, na literatura sobre o tema, dois aspectos fundamentais para a discussão: a natureza dos estudos de caso e a questão da generalização ou da aplicabilidade do conhecimento, gerado por esse tipo de pesquisa, a outros contextos. Com base nas posições de dois dos mais reconhecidos especialistas em estudos de caso - Robert Yin e Robert Stake - são discutidos os critérios para avaliar se determinada pesquisa pode ou não ser classificada como um estudo de caso, bem como as alternativas à generalização de tipo estatístico oferecidas por aqueles autores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Cabral, Cristiano, and Edson Caetano. "PRODUÇÃO ASSOCIADA, EDUCAÇÃO E CULTURA DO TRABALHO." Trabalho & Educação 29, no. 2 (September 4, 2020): 133–47. http://dx.doi.org/10.35699/2238-037x.2020.16344.

Full text
Abstract:
A produção da vida na comunidade tradicional camponesa São Manoel do Pari se concretiza na produção material e imaterial tanto na unidade produtiva familiar quanto na produção associada e de saberes tradicionais e da experiência. Produções estas que determinam historicamente os fundamentos para uma cultura do trabalho inerente a esta comunidade. Este presente artigo faz parte da pesquisa de doutorado do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Trabalho e Educação (GEPTE), o qual está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Ainda, esta pesquisa se utiliza do método materialismo histórico dialético e de elementos da pesquisa participante, utilizando de instrumentos como entrevistas, observação, fotos, oficinas e documentos. O objetivo deste artigo é refletir a produção da vida das famílias desta comunidade tradicional, à qual possui uma organização produtiva associada, coletiva e solidária, construindo e reconstruindo saberes tradicionais, da experiência e, ainda, uma pedagogia da produção associada e uma pedagogia da solidariedade, determinações históricas embasadoras da cultura do trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Branco, Jordanna Castelo. "O amor de Jesus preenche todos os vazios: os discursos religiosos nas paredes de uma escola de educação infantil em Duque de Caxias (RJ)." Educação em Foco 21, no. 2 (September 25, 2016): 345. http://dx.doi.org/10.22195/2447-5246v21n220163024.

Full text
Abstract:
O presente trabalho analisa os discursos religiosos presente nas paredes de uma Escola de Educação Infantil da rede pública municipal em Duque de Caxias, região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro. Teve como suporte teóricoos estudos da linguagem de Mikhail Bakthin; das políticas públicas, em especial os que discutem a religião na escola pública (Cunha, 2011; 2006; Cavaliere e Cunha, 2007; Cury, 2004) e da Educação Infantil (Corsino, 2003; Kramer,1982; Khulmman, 2000). Para o desenvolvimento do estudo foi adotada metodologia qualitativa de perspectiva etnográficanuma turma de crianças de 5 a 6 anos de idade, no período de outubro de 2010 a agosto de 2011. Além de observações participantes, registradas em caderno de campo e em áudio e fotografia, contou com entrevistas semiestruturadas e conversas informais com a diretora e professores da escola; consulta a textos legais e revisão bibliográfica. As observações revelaram a naturalização da presença da religião na escola pública estudada e o uso do espaço público para a difusão de dogmas de uma determinada crença, o favorecimento de uma religião em detrimento de outras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Frello, Ariane Thaise, and Telma Elisa Carraro. "Enfermagem e a relação com as mães de neonatos em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal." Revista Brasileira de Enfermagem 65, no. 3 (June 2012): 514–21. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672012000300018.

Full text
Abstract:
As relações estabelecidas com a enfermagem frente à experiência do nascimento prematuro de um filho influencia a vivência da mulher. O objetivo deste estudo foi delinear a relação entre a equipe de enfermagem e as mães com bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, apresentada em artigos publicados entre 2005 e 2010. Foram utilizadas as bases de dados CINAHL, MEDLINE e LILACS, com estudos publicados entre 2005 e 2010 com os descritores: Neonatal Nursing, Premature, Mothers and Nursing Care, totalizando 21 artigos organizados nas categorias: Fases Enfrentadas pelos Pais durante a Estadia do Bebê na UTIN; Relação entre Enfermeira e Mãe; Suporte da Enfermagem; Descuidado na Relação entre Enfermeira e Mãe e Ações de Educação em Saúde. Os estudos apontam a necessidade das mães por suporte o que inclui apoio emocional, envolvimento nos cuidados ao bebê, disponibilidade para estar e conversar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Sarto, Beatriz, and Klinger Teodoro Ciríaco. "Para onde orientam estudos sobre Pensamento Algébrico e Lesson Study? Caracterização de pesquisas com professores dos anos iniciais (2009-2019)." Educação Matemática Debate 4 (July 15, 2020): e202030. http://dx.doi.org/10.46551/emd.e202030.

Full text
Abstract:
Afirmamos a importância de perspectivas do trabalho, em regime de colaboração, com professores que ensinam Matemática na Educação Básica, particularmente no ciclo da alfabetização frente à inserção da unidade temática Álgebra no currículo dos Anos Iniciais. O artigo baseia-se em revisão de literatura, com mapeamento de teses e dissertações, voltada à teorização dos estudos desenvolvidos na última década (2009 a 2019) que abarcaram os descritores Pensamento Algébrico e Lesson Study em programas de pós-graduação da área de Educação e Ensino, situados no Estado de São Paulo. A análise dos diferentes estudos localizados no contexto paulista desvelou indícios relevantes à indicadores futuros, os quais possibilitaram-nos aprimorar a atividade de extensão e pesquisa que desenvolvemos em 2019. A aproximação com as experiências anteriores sinaliza para necessidade de constituir espaços de formação, centrados na escola, que possibilitem a instrumentalização docente no que respeita atributos definidores do desenvolvimento do pensamento algébrico com as crianças. Palavras-chave: Mapeamento de Teses e Dissertações. Pensamento Algébrico. Lesson Study. Anos Iniciais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Corrêa de Freitas Gil, Ana Helena. "Círculos de estudo: o método de educação Bahá’í de adultos." Revista Pistis Praxis 6, no. 2 (September 13, 2014): 423. http://dx.doi.org/10.7213/revistapistispraxis.06.002.ds03.

Full text
Abstract:
Esse artigo busca fazer algumas reflexões a respeito dos Círculos de Estudo adotados na religião Bahá’í. Segundo essa Fé, e seu fundador - Bah’u’lláh, a educação é um dos princípios básicos para a unidade humana. Todas as pessoas, a partir de 15 anos, independentemente do local onde residem, ou sua formação escolar, podem participar dos Círculos de Estudo (C.E) proporcionados pelo Instituto Bahá’í. O objetivo dos Círculos de Estudos (C.E) é o de embasar as pessoas com uma base comum para o fortalecimento do seu espírito, de modo a ajudar a humanidade a progredir espiritualmente. O método utilizado é inspirado na metodologia de Paulo Freire, na composição de uma “alfabetização” espiritual de pessoas de todas as origens, formações, classes e gênero. Processo no qual as pessoas atingem uma profunda compreensão da realidade sócio cultural que conforma suas vidas, e sua capacidade de transformá-las.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Francisco, André Carlos, and Marcos Fernandes-Sobrinho. "Biblioteca e Educação Profissional e Tecnológica: lacunas e potencialidades frente a aspectos formativos críticos." Research, Society and Development 9, no. 9 (August 22, 2020): e392996999. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.6999.

Full text
Abstract:
O objetivo da pesquisa foi identificar, por meio de levantamento bibliográfico, produções acadêmicas e científicas quais articularam biblioteca e Educação Profissional e Tecnológica. As buscas foram realizadas junto à Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), à Scientific Electronic Library Online (SciELO) e no Portal de Periódicos CAPES, por meio dos descritores: “Biblioteca Educação Profissional e Tecnológica” e “Educação” combinada com “Biblioteca”, “Profissional” e “Tecnologia”. Identificaram-se e analisaram-se 27 artigos e 49 dissertações por meio da análise de conteúdo proposta por Bardin (2016), no contexto da pesquisa com abordagem qualitativa. Como corpo teórico, destacam-se produções que inter-relacionam Educação, Trabalho e Biblioteca, bem como ambientes da Educação Profissional e Tecnológica. Os resultados do presente levantamento sugerem que não há discussão que orbita temas que articulam Biblioteca e Educação Profissional. Além disso, os achados da pesquisa desconsideram aspectos formativos, críticos e presentes em unidade informacional, os quais figuram como possível lacuna na literatura da área de ensino, o que aponta para potencial necessidade de estudos e pesquisas futuras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Haas, Clarissa, and Claudio Roberto Baptista. "Democratização da escola e processos escolares inclusivos: a potência da trama narrativa currículo e Atendimento Educacional Especializado nos cotidianos." Revista Educação Especial 32 (December 12, 2019): 110. http://dx.doi.org/10.5902/1984686x41104.

Full text
Abstract:
No presente estudo abordamos a democratização da escola por meio da defesa do direito à aprendizagem dos estudantes público-alvo da educação especial. Entendemos que a garantia efetiva desse direito pode ser viabilizada a partir da trama narrativa entre currículo e Atendimento Educacional Especializado, dispositivo pedagógico central para a inclusão escolar dos estudantes com deficiência na escola. A abordagem de currículo realizada aproxima-se dos estudos do cotidiano, de modo que o caminho metodológico privilegiado busca nas narrativas do cotidiano os elementos para discutir a política da educação especial na perspectiva da educação inclusiva em ação. Sustenta-se que o Atendimento Educacional Especializado no interior da escola comum pode operar para reinvenção do currículo, em relação de unidade entre a educação geral e especializada. Desse modo, compreende-se que a análise das tramas narrativas entre currículo e Atendimento Educacional Especializado disparada pelos cotidianos constituem-se como ferramentas político-pedagógicas para o fortalecimento do direito à aprendizagem desse público e, consequentemente, para a (auto) formação docente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Aiub, Tânia. "Reflexões sobre hipertexto e as condições de legibilidade próprias ao modo digital de produção discursiva." Cadernos de Letras da UFF 27, no. 54 (June 30, 2017): 171. http://dx.doi.org/10.22409/cadletrasuff.2017n54a408.

Full text
Abstract:
<p>Como parte dos estudos produzidos pelo Núcleo de Estudos sobre Educação e Tecnologia (NEET), o presente trabalho propõe que o texto digital seja cotejado como uma materialidade eletrônico-discursiva. Da perspectiva teórica da Análise de Discurso (AD), tomamos o Hipertexto como unidade de análise para estudarmos a constituição de sentidos e os processos de referenciação do texto digital.</p><p>---</p><p> </p><p>DOI: <a href="http://dx.doi.org/10.22409/cadletrasuff.2017n54a408" target="_blank">http://dx.doi.org/10.22409/cadletrasuff.2017n54a408</a></p><p><span style="font-family: 'Times New Roman'; font-size: medium;"> </span></p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Nardon, Tiago Aparecido, and Fernando Jaime González. "Jogos e brincadeiras: o ensino mediado pelas tecnologias da informação e comunicação." Motrivivência 31, no. 59 (July 30, 2019): 1–14. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8042.2019e58147.

Full text
Abstract:
As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação se justificam na medida em que podem propiciar condições que potencializem as aprendizagens. Os estudos que embasam esta premissa estão majoritariamente direcionados ao final do Ensino Fundamental e Médio. Assim, este estudo objetivou verificar alterações no processo de ensino de conteúdos da Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental com o uso das TIC. Para isso foi implementada uma unidade didática sobre jogos populares e tradicionais para duas turmas do terceiro ano, onde para uma delas foram usadas as TIC e para a outra não. O registro das aulas foi feito por meio de diário de campo. Os resultados culminaram em quatro categorias de análise, sendo elas: a) organização do trabalho docente; b) limitações das as TIC nas aulas; c) potencialidades das TIC nas aulas; d) as TIC no ensino da Educação Física na perspectiva do professor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Dos Santos, Débora Evelyn Taborga, and Dieime Custodia Da Silva. "Experimentos de baixo custo para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem em física na educação de jovens e adultos– EJA." Revista do Professor de Física 3, Especial (July 6, 2019): 73–74. http://dx.doi.org/10.26512/rpf.v3iespecial.25888.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta uma metodologia diferente de ensinar física para o ensino médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). “A educação de jovens e adultos - EJA será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria” (LDB, 2018). Muitos deles em geral estão anos fora dos bancos da escola e esqueceram boa parte do que tinham aprendido. Aulas experimentais podem aproximar os alunos da disciplina de física através da dinâmica de sala de aula e podem melhorar a aprendizagem dos alunos de forma significativa. A realização de experimentos pode ser um método favorável. “Uma atividade entendida como mediação onde o emprego de instrumentos e signos representa a unidade essencial de construção da consciência humana.” (OSTERMANN; CAVALCANTI, 2010).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Araújo, Sônia Maria da Silva. "Educação republicana sob a ótica de José Veríssimo." Educar em Revista, spe2 (2010): 303–18. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40602010000500019.

Full text
Abstract:
Este artigo vincula-se aos estudos sobre o pensamento educacional no Brasil. Abordamos as interpretações de José Veríssimo sobre os problemas nacionais da educação brasileira no final do século XIX e início do século XX. Nossa intenção é apresentar e analisar estas interpretações, realizadas na Primeira República. José Veríssimo nasceu em Óbidos, no Pará, em 1857, e faleceu no Rio de Janeiro, em 1916, passando parte de sua vida intelectual no Pará e parte na capital da República, onde fundou e participou ativamente da Academia Brasileira de Letras (ABL) e da Revista Brasileira. O autor foi estudioso importante nas discussões sobre as consequências do colonialismo português e as tentativas frustradas de uma política republicana de educação no Brasil. Para José Veríssimo, a educação pública deveria estrategicamente superar as degenerescências raciais, especialmente localizadas nos sertões do Brasil, promovidas pela colonização. Os "Brasis" que sociologicamente constituíam o território nacional àquela época são pensados por Veríssimo como um entrave a ser superado pela República para a inserção do País na ordem moderna que, para ele, significava civilização. Mas esta civilização almejada se efetivaria, na sua perspectiva, na medida em que todos os brasileiros fossem incluídos em um projeto de unidade nacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Moura, Rogério. "O corpo entre a ação e a contemplação na sociedadelaboratório." Pro-Posições 21, no. 2 (August 2010): 37–49. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73072010000200004.

Full text
Abstract:
Os estudos do corpo prosseguem com grande relevância para a pesquisa contemporânea em educação e arte. Atravessado por uma miríade de referências teóricas e práticas, perfurado e transfigurado a partir de uma perturbadora combinação entre natureza, sociedade, ciência e tecnologia; mergulhado num campo de tensões no qual se aproximam, se distanciam ou se sobrepõem conceitos e categorias como o sujeito, o objeto e a imagem, o corpo, que é mente incorporada e compreende um "observador livre" ao mesmo tempo, precisa ocupar um entrelugar a partir do qual seja possível resistir à perda de unidade, organicidade e integridade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Silva, Jackeline Susann Souza da. "Revisitando a Acessibilidade a partir do Modelo Social da Deficiência: Experiências na Educação Superior." Revista Educação Especial 31, no. 60 (March 11, 2018): 197. http://dx.doi.org/10.5902/1984686x23590.

Full text
Abstract:
No começo deste século, a acessibilidade tornou-se uma determinação legislativa que visa eliminar barreiras nos diferentes espaços sociais para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Na educação superior, a acessibilidade é condição fundamental para que o/a estudante com deficiência ingresse, permaneça e participe das atividades acadêmicas. Este artigo tem como objetivo analisar a acessibilidade na experiência de estudantes com deficiência da educação superior. Para tanto, utilizamos a metodologia de Estudos de Caso com a técnica shadowing, a observação e a entrevista semiestruturada para investigar a unidade de estudo: experiência de acessibilidade de seis estudantes com deficiência, três mulheres e três homens. Os principais achados de pesquisa indicam que a acessibilidade ainda não é aplicada como um direito, mas como assistência individual e, justamente por isso, prevalece na educação superior a adaptação do/a estudante com deficiência sem modificação da estrutura institucional. Isto é consequente da visão médico-patológica sobre estes/as estudantes, que não são percebidos/as como sujeitos de direitos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Fleuri, Reinaldo Matias. "Intercultura e educação." Revista Brasileira de Educação, no. 23 (August 2003): 16–35. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782003000200003.

Full text
Abstract:
A intercultura refere-se a um complexo campo de debate entre as variadas concepções e propostas que enfrentam a questão da relação entre processos identitários socioculturais diferentes, focalizando especificamente a possibilidade de respeitar as diferenças e de integrá-las em uma unidade que não as anule. A intercultura vem se configurando como uma nova perspectiva epistemológica, ao mesmo tempo que um objeto de estudo interdisciplinar e transversal, no sentido de tematizar e teorizar a complexidade (para além da pluralidade ou da diversidade) e a ambivalência ou o hibridismo (para além da reciprocidade ou da evolução linear) dos processos de elaboração de significados nas relações intergrupais e intersubjetivas, constitutivos de campos identitários em termos de etnias, de gerações, de gênero, de ação social. A partir de diferentes percursos e concepções teórico-metodológicas desenvolvidos na América do Norte, na Europa, na América Latina, a problemática vem interpelando o campo da educação no Brasil, que vem respondendo com estudos e propostas no campo da educação indígena, das políticas afirmativas das minorias étnicas, dos processos de inclusão social de pessoas portadoras de necessidades especiais, dos movimentos de gênero, da valorização das culturas infantis, dos movimentos de pessoas de terceira idade. Os mais recentes trabalhos de pesquisa, apresentados em 2002, na 25ª Reunião Anual da ANPEd, descortinam novas perspectivas de compreensão das diferenças e das identidades culturais no campo das práticas educativas. Para além de uma compreensão rígida, hierarquizante, disciplinar, normalizadora da diversidade cultural, emerge o campo híbrido, fluido, polissêmico, ao mesmo tempo trágico e promissor da diferença, que se constitui nos entrelugares e nos entreolhares das enunciações de diferentes sujeitos e identidades socioculturais. Neste contexto, a educação passa a ser entendida como o processo construído pela relação tensa e intensa entre diferentes sujeitos, criando contextos interativos que, justamente por se conectar dinamicamente com os variados contextos culturais em relação aos quais os diferentes sujeitos desenvolvem suas respectivas identidades, torna-se um ambiente criativo e propriamente formativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Dilli, Camila, Bruna Morelo, and Margarete Schlatter. "O ensino de leitura voltado a universitários indígenas: análise de uma unidade didática à luz dos Estudos de Letramento Acadêmico." Revista Linguagem & Ensino 22, no. 3 (October 3, 2019): 666. http://dx.doi.org/10.15210/rle.v22i3.17145.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é apresentar uma unidade didática sobre abstracts e analisar de que modo as tarefas implementam princípios e orientações pedagógicas construídas com base nos Estudos de Letramento Acadêmico (LEA; STREET, 1998, 2006; LILLIS, 2001). O material didático foi desenvolvido para um curso no âmbito das Ações Afirmativas em uma universidade federal brasileira, uma ação pedagógica na área da linguagem que visava à permanência de estudantes indígenas até a diplomação. A partir da perspectiva dos Estudos de Letramento Acadêmico e de diretrizes pedagógicas que privilegiam práticas sociais (RGS, 2009), sintetizamos princípios para orientar o desenho de cursos e orientações para elaboração de tarefas de leitura. A seguir, analisamos de que modo essas diretrizes foram atualizadas no material didático. Por fim, destacamos possíveis contribuições da proposta pedagógica para o enfrentamento de desafios advindos da implementação de políticas que apoiam a ampliação da participação de grupos minoritários na educação superior.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Chiodi, Lucilei Cristina, Natália Del' Angelo Aredes, Carmen Gracinda Silvan Scochi, and Luciana Mara Monti Fonseca. "Educação em saúde e a família do bebê prematuro: uma revisão integrativa." Acta Paulista de Enfermagem 25, no. 6 (2012): 969–74. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-21002012000600022.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Identificar as necessidades de educação em saúde da família do recém-nascido pré-termo. MÉTODOS: Revisão integrativa de literatura, com buscas nas bases de dados PubMED e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, entre 1999 e 2011, e com uso dos descritores (prematuro, enfermagem neonatal, cuidados de enfermagem e alta hospitalar) em inglês, espanhol e português. RESULTADOS: Os dez estudos selecionados foram categorizados em três temáticas: a participação nos cuidados do filho, o preparo para a alta hospitalar e uso de material educativo. A maioria das atividades de educação em saúde é direcionada às mães e está relacionada aos cuidados básicos diários e, ainda, é incipiente a participação nestas atividades, a fim de promover o vínculo e aumentar a confiança no cuidado. CONCLUSÃO: Observou-se a necessidade de elaborar estratégias, embasadas nas metodologias ativas de aprendizagem, auxiliadas por materiais educacionais que facilitem a inserção dos pais na unidade neonatal e nos cuidados com seu filho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Lobo, Luiz Carlos. "Solução de Problemas, Diagnóstico Médico e Educação Médica." Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais 4, no. 1 (August 27, 2019): 102–19. http://dx.doi.org/10.36517/resdite.v4.n1.2019.a8.

Full text
Abstract:
Objetivo: discutir o processo de decisão clínica e solução de problemas, indicando o seu impacto na formação de profissionais de saúde; debater a importância do Prontuário Eletrônico do Cidadão na avaliação do atendimento e na possibilidade de troca de informações e o acesso a base de dados das pessoas, agregando-as por unidade de atenção, município, estado e federação. Método: Revisão bibliográfica sobre os temas abordados e experiência do autor na discussão desses temas. Resultados e discussão: a adoção de prontuários médicos e de saúde por problemas, aceitando as premissas estabelecidas por Lawrence Weed e aceitas pelo e.SUS AB na estruturação do Prontuário Eletrônico do Cidadão e consignadas no Cadastro Internacional de Atenção Primária, permitirá centrar o atendimento em saúde no paciente e não na doença. Dados desses prontuários integrarão bases de dados nos municípios, estados e Ministério da Saúde, permitindo realizar pesquisas utilizando novas tecnologias e inteligência artificial. Estudos sobre os processos envolvidos na solução de problemas e analisando sistemas de apoio à decisão clínica foram apresentados, assim como o emprego de algoritmos na tomada de decisão. Conclusão: discutiu-se a importância de pesquisas definindo evidencias clínicas para orientar a tomada de decisões e ressaltou-se a importância em se desenvolver pesquisas voltadas a problemas nacionais em saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Nascimento, Zilene Oliveira, and Elaine Rodrigues Perdigão. "Por uma educação antirracista: a avaliação da Lei nº 10.639/2003 em uma escola estadual do Rio de Janeiro." Revista Meta: Avaliação 13, no. 38 (March 31, 2021): 223. http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v13i38.3303.

Full text
Abstract:
Este artigo contempla a avaliação da implementação da Lei nº 10.639/2003, que trata da educação para as relações étnico-raciais, em uma escola pública do Rio de Janeiro. O estudo centrou-se na avaliação das práticas pedagógicas de 24 agentes educacionais. Utilizou-se da triangulação de métodos quantitativos e qualitativos como instrumentos avaliativos. Os resultados apontaram para uma avaliação parcialmente positiva. Os pontos críticos incidiram sobre as atribuições dos gestores e dos coordenadores. Recomendou-se que fossem realizados os ajustes e as adaptações necessárias nos itens que apresentaram vulnerabilidade, e criado um grupo de estudos, dentro da unidade escolar, envolvendo docentes e alunos, comprometidos em garantir o cumprimento pleno do que estabelece a Lei nº 10.639/2003.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Bragança, Inês Ferreira de Souza, and Rita Pereira Lima. "Narrativas de vida de instrutores da educação profissional como possibilidade de estudos no campo das representações sociais." Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos 97, no. 246 (August 2016): 290–304. http://dx.doi.org/10.1590/s2176-6681/261628641.

Full text
Abstract:
Resumo: Apresenta estudo realizado com educadores que atuam em cursos de formação profissional de nível básico oferecidos pela Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) do Rio de Janeiro. Tem como objetivo compreender experiências provenientes de trajetórias de vida, da formação e do trabalho docente e propõe aproximações teóricas entre o campo da abordagem (auto)biográfica e o da Teoria das Representações Sociais (TRS). A pesquisa foi desenvolvida em duas unidades da Faetec, com recorte orientado para as narrativas de quatro instrutoras, duas de cada unidade. O material foi analisado com base na compreensão cênica, com enfoque nas múltiplas cenas do cotidiano de trabalho construídas pelas narradoras ao longo das entrevistas/conversas. Na trajetória das instrutoras entrevistadas, ressalta-se, inicialmente, a centralidade da atuação em área profissional específica - manicure, cabeleireira, costureira e técnica em segurança do trabalho -, apontando para, em um segundo momento, a atuação na docência. As narrativas denotam a construção cotidiana de saberes, processo que envolve aprendizagens formais e informais em suas trajetórias de vida. Os resultados reforçam a possibilidade de aproximação entre as narrativas (auto)biográficas e a TRS para a compreensão da docência na Faetec. Escutar docentes, por meio de narrativas que podem revelar identidades grupais, potencializa avanços em pesquisas tanto na área da TRS quanto nos estudos (auto)biográficos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography