Academic literature on the topic 'Universalização do acesso à energia elétrica'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Universalização do acesso à energia elétrica.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Universalização do acesso à energia elétrica"

1

Félix, Daniel Da Silva, Lucas Emannuel Silva Teixeira, and Airton Cardoso Cançado. "TARIFA SOCIAL DE ENERGIA ELÉTRICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA." Revista Direitos Sociais e Políticas Públicas (UNIFAFIBE) 9, no. 1 (April 2, 2021): 171. http://dx.doi.org/10.25245/rdspp.v9i1.864.

Full text
Abstract:
A Tarifa Social de Energia Elétrica, nos moldes atuais, se constitui em um significativo instrumento para universalização e democratização do fornecimento e consumo de energia elétrica. Este artigo tem como objetivo revisar a literatura e a evolução normativa sobre a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) no Brasil, buscando compreender a contribuição da TSEE a partir dos critérios de elegibilidade dessa política de energia elétrica. Metodologicamente o trabalho preocupou-se em (re)visitar o ordenamento jurídico que normatizam o programa. Em seguida, foi realizada uma revisão integrada da literatura com artigos, dissertações e teses que tratassem sobre TSEE e seus potenciais desdobramentos. Para a coleta de dados foram utilizadas as bases eletrônicas de dados Google Acadêmico, Scopus, Scielo, Catálogo de Teses e Dissertações CAPES, de dissertações e teses, no período 13 de março de 2020 a 31 de abril de 2020, com o emprego do parâmetro de busca, o termo, “Tarifa Social de Energia Elétrica”. A revisão de literatura sugere um avanço da política pública de energia elétrica, refletido pelos critérios de elegibilidade da política e a sua contribuição na universalização do acesso às famílias de baixa renda.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Jeronymo, Alexandre Cosme José, and Sinclair Mallet-Guy Guerra. "Caracterizando a evolução da eletrificação rural brasileira." Redes 23, no. 1 (January 19, 2018): 133. http://dx.doi.org/10.17058/redes.v23i1.9816.

Full text
Abstract:
Ao longo do século XX, foram implementados, no Brasil, programas de eletrificação rural públicos e privados. Esses Programas ampliaram o acesso à prestação do serviço, mas não conseguiram atender ao conjunto das famílias residentes nos bairros rurais e interessadas no fornecimento. Este artigo recupera a legislação para a eletrificação rural brasileira, destaca a confusão institucional provocada pelos diferentes programas implementados simultaneamente e identifica a compra da infraestrutura como um dos obstáculos para estratos da população rural acessar o serviço. Foram selecionados os programas PROLUZ (I e II), Luz da Terra e Luz no Campo, referências para a eletrificação rural de baixo custo e para o atendimento das famílias interessadas. O artigo avança até a universalização do acesso e uso da energia elétrica e o Programa Luz Para Todos. Os procedimentos para o desenvolvimento do artigo foram a pesquisa bibliográfica, a legislação e a identificação de elementos que potencializam e limitam as experiências com eletrificação rural. Os principais resultados mostram que: a compra da infraestrutura para eletrificação rural exclui famílias interessadas neste serviço; o apoio político determina o acesso à energia elétrica para os bairros rurais; a universalização e o Programa Luz Para Todos desenvolveram aprendizados com programas de eletrificação rural anteriores; as novas dinâmicas rurais promovidas pelo acesso à eletricidade requerem análises e estudos prospectivos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Goecking Liesner de Souza, Lucas Emanuel, and Carolina Carneiro Lima. "ENERGIA NUCLEAR: DESAFIO ATUAL, UNIVERSALIZAÇÃO E MEDO SOCIAL." Dom Helder Revista de Direito 2, no. 2 (August 8, 2019): 63–90. http://dx.doi.org/10.36598/dhrd.v2i2.1457.

Full text
Abstract:
A energia alicerce condicional da vida é, constantemente, reinterpretada para melhor atender à vontade humana. A eletricidade forma mais comum de energia atualmente garante bem-estar e dignidade humana. Seu alcance, entretanto, é limitado, já que nem todos usufruem deste bem. Universalizar o acesso à energia, produzindo-a com menos impactos negativos, é o grande desafio atual. Por isto, o objetivo geral é analisar a fonte nuclear, forma alternativa de produção de energia, subutilizada no país, mas, que representa uma alternativa sustentável, frente às externalidades da geração de eletricidade. O sustentáculo teórico adotado é o princípio do desenvolvimento sustentável, sob a ótica constitucional da obra de Ignacy Sachs, “Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável”. O método é o teórico-descritivo, por meio de pesquisas bibliográficas e normativas para responder ao problema sobre as razões de se fomentar a produção de energia elétrica por fonte nuclear no Brasil. Esta fonte, em função da sua densidade energética, detém um potencial gerador superior às fontes ou à matriz principal brasileira. Com impactos negativos passíveis de mitigação, reflexos sociais e econômicos benéficos e certa independência em relação aos ciclos naturais, a energia nuclear possui as características essenciais para as mudanças almejadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Fornasier, Mateus De Oliveira, and Norberto Milton Paiva Knebel. "Comercialização de energia elétrica peer-to-peer, contratos inteligentes e a regulação do acesso à energia no Brasil." Direito e Desenvolvimento 12, no. 1 (July 29, 2021): 218–37. http://dx.doi.org/10.26843/direitoedesenvolvimento.v12i1.1399.

Full text
Abstract:
Este trabalho objetiva, em linhas gerais, identificar como a comercialização de energia elétrica peer-to-peer, teoricamente, se relaciona com a regulação jurídica brasileira. A hipótese que se apresenta é a de que, no atual estado de coisas, há um conflito entre esses negócios jurídicos e a regulação da energia elétrica, sendo a possibilidade de coexistência entre o sistema nacional e essa nova forma de comercialização algo de necessária regulamentação atualizada. Seus objetivos específicos são: i) explorar o conceito de comercialização peer-to-peer e a tecnologia da blockchain; ii) estudar a operacionalização dessas tecnologias por meio dos contratos inteligentes; iii) tratar acerca das contradições entre esse tipo de negócio jurídico e os direitos fundamentais e humanos. Como resultado, tem-se que O vácuo normativo identificado é natural nessas tecnologias disruptivas faz com que seja necessário, no caso brasileiro, manter uma firme regulação sob os princípios da continuidade, universalidade e modicidade tarifária para a energia elétrica enquanto promove o desenvolvimento tecnológico. Assim, compreende-se possível a realização dessa forma econômica desde que não ofenda a universalização do acesso aos vulneráveis, sendo possível a coexistência dos sistemas de distribuição de energia — a rede distribuída e as microrredes. Metodologia: método de procedimento dedutivo, de abordagem qualitativa e técnica de pesquisa bibliográfico-documental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, Aldair, and Juliano Anderson Pacheco. "Transmissão de dados através da rede elétrica." Revista E-Tech: Tecnologias para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838 1, no. 2 (June 5, 2008): 35–53. http://dx.doi.org/10.18624/e-tech.v1i2.38.

Full text
Abstract:
Para disseminar e socializar a informação, nos mais diversos locais com maior velocidade de transmissão e baixo custo, prolifera as redes de transmissão de sinais de dados, voz e imagem, cada vez mais presentes em nosso cotidiano, especialmente através das novas tecnologias. Dentre elas, destaca-se a transmissão de dados voz e imagem através das Redes de Energia Elétrica (PLC – Power Line Communications). O presente artigo tem como principal objetivo apresentar as características principais da tecnologia PLC, e a sua contribuição para o acesso a internet em banda larga promovendo a universalização da Internet. Descreve e identifica os recursos e as técnicas básicas de comunicação utilizando esse meio físico. A tecnologia será mostrada como uma alternativa para o provimento da inclusão digital em regiões menos favorecidas, como a zona rural e locais mais distantes. São abordados temas como: histórico, serviços, tecnologia empregada, aspectos legais (regulamentação), dificuldades encontradas para implantar sistemas PLC, uma visão geral sobre como está a tecnologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Mendes, Luiz. "Análise multicritério para universalização dos serviços elétricos em domicílios rurais isolados da região Norte Fluminense." Revista Vértices 16, no. 2 (February 2, 2015): 249–50. http://dx.doi.org/10.19180/1809-2667.v16n22014p249-250.

Full text
Abstract:
Além da energia hidráulica o Brasil tem um considerável potencial eólico e solar e que podem contribuir para universalização dos serviços de eletricidade em comunidades isoladas. Isso porque, o programa “Luz para todos” tem alto custo para locais mais ermos e desta forma, a universalização torna-se inviável economicamente. Na presente pesquisa, utilizou-se o método AHP clássico e o método Borda para problemas multicritério com o objetivo de escolher o tipo de fornecimento de eletricidade para um domicílio rural isolado com consumo médio de energia elétrica de 150kWh e situado na região Norte do Estado do Rio de Janeiro. Para isso, foram consideradas quatro alternativas a partir de critérios quantitativos e qualitativos e modelados em seis situações distintas, sendo estes correspondentes às distâncias do domicílio em relação à rede elétrica convencional da concessionária. Foi realizada a modelagem do problema com o método AHP para selecionar a melhor fonte de fornecimento de energia, logo em seguida aplicou-se o método Borda para o ranking das alternativas das fontes de fornecimento de energia e por fim, foi proposta uma nova metodologia para integração do método AHP ao método Borda. Desta forma, a aplicação dos dois métodos separadamente e também a nova proposta de integração dos mesmos apresentaram resultados similares quanto a melhor alternativa de fornecimento de energia elétrica para o domicílio rural isolado nas seis situações propostas. Sendo que, o fornecimento de energia convencional da concessionária ficou como a melhor alternativa para distâncias zero a 500 metros (situações um e dois) para ambos os métodos aplicados, entanto para as demais situações as energias renováveis tornaram-se viáveis em relação à rede elétrica da concessionária. Assim o trabalhou apontou que quanto maior a distância do domicílio em relação à rede elétrica, maior será a viabilidade das fontes renováveis de energia. Além disso, os resultados apresentados demonstram que as fontes renováveis podem contribuir para atender a demanda por eletricidade em comunidades isoladas e também apontam para a necessidade de revisão nas políticas públicas de universalização dos serviços elétricos tendo em vista o potencial eólico e solar a ser explorado na região Norte do estado do Rio de Janeiro e demais regiões do país.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Marinho Cavalcanti, Hellen Priscilla. "O acesso à energia elétrica no Brasil sob a ótica do desenvolvimento como liberdade." Revista de Direito Econômico e Socioambiental 4, no. 2 (July 1, 2013): 58. http://dx.doi.org/10.7213/rev.dir.econ.socioambienta.04.002.ao04.

Full text
Abstract:
O presente artigo propõe-se a abordar a questão do acesso à energia elétrica como um dos pilares que constituem o conceito de desenvolvimento, sendo este aqui compreendido sob a ótica de Amartya Sen. Dessa forma, buscou-se respaldo na obra do mencionado autor, intitulada “Desenvolvimento como liberdade”, especialmente no tocante às mudanças sociais que decorrem da plena afirmação do conceito desenvolvimentista, conjugado com a democracia e as liberdades individuais. Não obstante, o acesso à energia elétrica está intimamente vinculado ao processo de desenvolvimento vivido por um país, daí decorrendo as suas políticas públicas. A distribuição de energia elétrica é uma das atividades mais essenciais para a vida moderna, consistindo tanto em causa como consequência do desenvolvimento das sociedades. A fundamentalidade do acesso à energia elétrica conecta-se também a elementos importantes, tais como a dignidade humana, a liberdade e a concretização de direitos fundamentais variados, tais como o direito à educação, à saúde, à moradia e ao lazer. As possibilidades que se abrem a partir do amplo acesso à energia elétrica permitem aos indivíduos o exercício de uma vida mais digna, ao mesmo tempo em que a liberdade de escolha que deriva do mencionado acesso é o caminho para o alcance da dignidade e do desenvolvimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Matiello, Sabrina, Caio Henrique Patrício Pagani, Matheus Lucas Maciel Leal, Fabiano Cerri, and Artur De Souza Moret. "ENERGIA E DESENVOLVIMENTO: ALTERNATIVAS ENERGÉTICAS PARA ÁREAS ISOLADAS DA AMAZÔNIA." Revista Presença Geográfica 5, no. 1 (July 4, 2018): 11. http://dx.doi.org/10.36026/rpgeo.v5i1.2723.

Full text
Abstract:
A eletrificação é um vetor de desenvolvimento e o fornecimento dos serviços de energia é um direito de todos. Na região Norte ainda existe um grande número de comunidades onde a eletricidade é produzida em pequenos sistemas isolados baseados em usinas movidas a óleo diesel, independentemente da concessionária. Dentro deste contexto, este trabalho teve como objetivo avaliar como se dá o atendimento de energia elétrica em comunidades remotas localizadas nas regiões isoladas do estado de Rondônia, buscando entender os entraves para o fornecimento, discutindo e trazendo reflexões a respeito de desenvolvimento e sobre alternativas energéticas renováveis viáveis para a região. Constatou-se a carência de uma política explícita para levar energia elétrica às áreas isoladas da Amazônia. Percebe-se que a instalação das usinas hidrelétricas do complexo do Rio Madeira, não trouxe progresso quanto ao atendido da universalização de energia para essas comunidades. Este trabalho também permitiu compreender que é plausível a substituição dos combustíveis fósseis utilizados nas usinas à diesel, por fontes alternativas renováveis como a energia solar, eólica e da biomassa, recursos energéticos sustentáveis, descentralizados, atrativos para a região e com baixos custos de instalação quando comparado com a distribuição convencional. Nesse sentido, conclui-se que com a diversificação das fontes energéticas, a descentralização da produção de energia, bem como, a manutenção de usinas antigas e a modernização de linhas de transmissão, é possível proporcionar a universalização do atendimento de energia elétrica a todos, e sem a necessidade de construção de novas hidrelétricas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Magalhães Candido de Castro, Graziella, and Rudinei Toneto Junior. "Infraestrutura pública e crescimento dos municípios brasileiros: análise espacial entre 1970 e 2010." Economia Aplicada 23, no. 2 (June 1, 2019): 5–32. http://dx.doi.org/10.11606/1980-5330/ea115755.

Full text
Abstract:
Este artigo estuda a relação empírica entre infraestrutura pública e crescimento econômico dosmunicípios brasileiros entre 1970 e 2010. Para isto, generaliza-se o modelo de crescimento econômico regional desenvolvido por Glaeser et al. (1995) incorporando o capital público na função de produção das firmas. Para estimação, opta-se por um método econométrico capaz de acomodar heterogeneidade e dependência espacial entre os municípios. Os resultados sugerem que o acesso à energia elétrica e ao abastecimento de água afetam positivamente o crescimento do salário per capita. Considerando crescimento populacional, encontra-se efeitos positivos do acesso à energia elétrica e à coleta de esgoto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Viana, Lucas De Arruda, Laércio Zambolim, Tiago Vieira Sousa, and Deborah Campos Tomaz. "MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA EM REGIÕES RURAIS SEM ACESSO À ENERGIA ELÉTRICA POR MEIO DA GERAÇÃO SOLAR FOTOVOLTAICA." REVISTA ENGENHARIA NA AGRICULTURA - REVENG 27, no. 3 (June 19, 2019): 204–11. http://dx.doi.org/10.13083/reveng.v27i3.901.

Full text
Abstract:
No Brasil, muitas famílias no meio rural não têm acesso à energia elétrica, o que dificulta terem melhor qualidade de vida e desenvolvimento na propriedade rural. O sistema fotovoltaico pode ser uma alternativa de conduzir energia a regiões rurais às quais a rede convencional, geralmente, não possui acesso. O objetivo deste trabalho foi avaliar o uso de sistemas fotovoltaico em regiões rurais como proposta para o desenvolvimento agropecuário e aumento da qualidade de vida. O trabalho simulou a implantação de um sistema fotovoltaico de 2,5 kWp, com armazenamento em baterias, em três regiões com distintas incidências de radiações solares diárias e sem acesso à energia elétrica. Foi classificada a energia gerada pelo sistema em dois tipos, a destinada para o desenvolvimento agrário e a para a melhoria de vida no meio rural. Foi feita análise econômica de viabilidade do uso do sistema com e sem a externalidade da geração fotovoltaica. Verificou-se que o sistema fotovoltaico é uma importante alternativa de superação dos desafios de melhorar a qualidade de vida e proporcionar desenvolvimento no meio rural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Universalização do acesso à energia elétrica"

1

Fuchs, Célia Inês. "Impactos causados pela universalização do acesso e uso da energia elétrica." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2007. http://repositorio.unb.br/handle/10482/3203.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2007.
Submitted by Fernanda Weschenfelder (nandaweschenfelder@gmail.com) on 2010-01-13T16:48:55Z No. of bitstreams: 1 2007_CeliaInesFuchs.PDF: 1664712 bytes, checksum: da2309b5a87f2bf79cf96aeb8604c666 (MD5)
Approved for entry into archive by Daniel Ribeiro(daniel@bce.unb.br) on 2010-01-13T21:36:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2007_CeliaInesFuchs.PDF: 1664712 bytes, checksum: da2309b5a87f2bf79cf96aeb8604c666 (MD5)
Made available in DSpace on 2010-01-13T21:36:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2007_CeliaInesFuchs.PDF: 1664712 bytes, checksum: da2309b5a87f2bf79cf96aeb8604c666 (MD5) Previous issue date: 2007-12-19
As concessionárias de serviços públicos de distribuição de energia elétrica têm obrigação legal e contratual de atender todo o mercado de sua área de concessão, sem discriminação de usuários. Novas ligações eram realizadas com participação financeira dos consumidores nos investimentos requeridos para o respectivo atendimento sendo o limite de investimento da distribuidora estabelecido em regulamento. Isto dificultava o acesso à energia elétrica para uma significativa parcela da população de baixo poder aquisitivo, situada em áreas com densidade demográfica esparsa, onde o investimento requerido para o atendimento era elevado. Em 26 de abril de 2002, foi publicada a Lei no 10.438 que, visando levar à população um serviço essencial, estabeleceu metas e fonte de recursos destinados à promoção da universalização do acesso ao serviço de energia elétrica em todo o território nacional. O atendimento de um novo consumidor, principalmente aqueles localizados na área rural, depende de fatores geográficos como localização e condições de acesso, da distância entre consumidores e do perfil de carga, assim como, da tecnologia utilizada na expansão do sistema existente. Esses fatores podem aumentar a freqüência de interrupção do serviço e o tempo de atendimento, as perdas técnicas e não técnicas e a quantidade de consumidores classificados como baixa renda, cuja tarifa é subvencionada pelo Governo Federal. Esta dissertação avalia os impactos causados pela universalização do acesso e uso da energia elétrica na qualidade do serviço prestado – principalmente na duração e freqüência das interrupções do fornecimento –, os aumentos tarifários necessários para manter o equilíbrio econômico da concessão em função dos custos envolvidos, as perdas técnicas e não técnicas, assim como aumento no número de unidades consumidoras classificadas como baixa renda. A metodologia utilizada para análise do impacto da universalização em cada concessionária foi verificar graficamente se os índices DEC e FEC aumentaram após 2004 tentando fazer uma relação com o número de novas unidades consumidoras ligadas pelos Planos de Universalização. Durante as análises, verificou–se que algumas empresas que não apresentaram aumento no DEC e no FEC nos anos de 2004 e 2005, porém, ao terem seus conjuntos de consumidores analisados separadamente, apresentaram, para os conjuntos universalizados em 2004, um aumento do DEC em 2004 ou em 2005. Assim, foram calculados os valores anuais de DEC e FEC equivalentes dos conjuntos de consumidores universalizados em 2004 e 2006 objetivando verificar graficamente o comportamento do DEC e do FEC. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Public electric utilities have legal and contractual obligation to supply service to the market of their concession areas, without customer discrimination. New connections used to be accomplished partly with financial support of interested consumers, and the amount of investment of the distribution companies were established in regulations. This practice made difficult the access to electric energy by a significant part of the low-income population, especially those located in areas with scattered demographic density. On April 26, 2002, Law nº 10.438 was enacted, establishing goals and funding to promote universal access to electric energy countrywide. Supplying electricity to new consumers, especially those located in rural areas, depends on geographical factors as location and access conditions, distance between consumers, load profile, as well as the technology required to expand the existing system. These factors can increase frequency of service interruptions and time of attendance, technical and non-technical losses, and the number of consumers classified as low-income, whose tariff is subsided by the Federal Government. This dissertation evaluates the impacts caused by universal access and use of electric energy on the quality of the rendered services, mainly on the duration and frequency of power interruptions, the necessary tariff increases to maintain the economic balance of the concession, technical and non-technical losses, as well as the increase of consuming units classified as low-income. The methodology used to analyze the universalization impact on every electric utility was to verify graphically if the DEC (Equivalent Interruption Duration per Consuming Unit) and FEC (Equivalent Interruption Frequency per Consuming Unit) indexes raised after 2004, establishing a relationship with the number of new consuming units connected within the Universalization Plans. During the analysis, it was verified that some companies did not present a raise in the DEC and FEC indexes regarding the years of 2004 and 2005. However, after analyzing their groups of consumers separately, a raise of the DEC index in 2004 or 2005 was verified for the groups connected in 2004. Thus, the annual values of DEC and FEC regarding the groups of consumers connected in 2004 and 2006 were calculated, with the objective to verify graphically the behavior of those indexes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Fugimoto, Sérgio Kinya. "A universalização do serviço de energia elétrica acesso e uso contínuo." Universidade de São Paulo, 2005. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3143/tde-27052009-150949/.

Full text
Abstract:
Com base nos dados do IBGE, estima-se que aproximadamente 2,4 milhões de domicílios brasileiros não têm acesso ao serviço de energia elétrica. Ainda, projeções da Aneel indicam que, após a alteração dos critérios determinados pela Lei nº 10.438/2002, o número de unidades consumidoras classificadas na subclasse residencial baixa renda passou de 8 para 14 milhões. Conforme estimativas atuais, são necessários recursos da ordem de R$ 7,3 bilhões para equacionar o acesso à energia elétrica daqueles domicílios, bem como de aproximadamente R$ 1 bilhão por ano para compensar as distribuidoras pela perda de receita decorrente do aumento do número de consumidores baixa renda. Os dois aspectos são complementares na conceituação da universalização, na visão do autor. Deste modo, este estudo apresenta uma visão sistêmica sobre ambos os aspectos da universalização: a garantia do acesso físico e do uso contínuo; sendo este último considerado como as condições para a manutenção do acesso ao serviço de eletricidade por meio de uma tarifa social ou de programas compensatórios. O objetivo principal dessa dissertação é, então, analisar e avaliar as normas legais e os regulamentos que norteiam as políticas públicas de universalização dos serviços de energia elétrica, como também dos que indiretamente interferem nessas ações, buscando identificar eventuais necessidades de sua complementação ou mesmo de sua alteração. Para isso, mostra-se a evolução recente das ações do Estado, da legislação pertinente e da regulamentação promovida pela Aneel para cada um das duas vertentes da universalização. Apresenta-se também a dimensão dos recursos financeiros envolvidos, identificando os possíveis impactos decorrente da nova regulamentação da subclasse residencial baixa renda e também do programa de universalização Luz para Todos.
IBGE data has shown that approximately 2.4 million Brazilian households do not have access to electricity service. Moreover, Aneel´s projections indicate that, after the alteration of the criteria determined by Law 10,438/2002, the number of households classified as low income residential subclass has increased from 8 to 14 million. Further studies imply that R$ 7.3 billion would be necessary to enable those 2.4 million households to have access to electric energy, as well as R$ 1 billion per year to compensate the utilities for the loss resulting from the increase of low income consuming domiciles. The two aspects are complementary as for the universal electricity service, in the vision of the author. Hence, this work proposes to overview both aspects: to ensure physical access and the continuous use through social tariffs or compensating programs. The main objective of this dissertation is to analyze and to evaluate the regulations which guide the public policies of universal electricity service in order to identify whenever its complementation or its alteration is required. Thus, this study shows relevant government policies and Aneel regulation as well as necessary resources, possible and likely impacts to improve the current situation.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Matosinhos, Lívia Aladim. "Universalização do acesso à energia elétrica: uma análise em municípios mineiros." Universidade Federal de Viçosa, 2017. http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/20042.

Full text
Abstract:
Submitted by Marco Antônio de Ramos Chagas (mchagas@ufv.br) on 2018-06-12T17:50:05Z No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 1106474 bytes, checksum: e39349012bdf212ea4a0dcf1f5981aef (MD5)
Made available in DSpace on 2018-06-12T17:50:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 1106474 bytes, checksum: e39349012bdf212ea4a0dcf1f5981aef (MD5) Previous issue date: 2017-11-20
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais
No Brasil, como em diversos países ao redor do globo, o acesso à energia elétrica por famílias rurais, afastadas do meio urbano, tem se mostrado possível apenas a partir da intervenção governamental. Visto isso, o intuito deste trabalho foi verificar a visão de famílias rurais quanto ao efeito do acesso e uso da energia elétrica sobre seu nível de desenvolvimento socioeconômico. Para tanto, buscou-se compreender os desdobramentos da eletrificação sobre a vida destas famílias, atentando-se aos diferentes papéis da eletrificação para o desenvolvimento rural. A temática estudada se mostra relevante devido ao fato de, apesar de atualmente uma parcela da população rural brasileira ainda não possuir acesso à energia elétrica, o Programa Luz para Todos (PLT) – implementado em 2003 e ainda em operação – levou a uma diminuição expressiva da exclusão energética1 no País. Deste modo, ao investigar os resultados do PLT sobre famílias rurais de diferentes municípios da Zona da Mata de Minas Gerais, este trabalho, baseando-se na literatura nacional e internacional, lançou mão de métodos quantitativos e qualitativos para a análise de dados secundários obtidos de diversas fontes e dados primários levantados em pesquisa de campo nos municípios de Brás Pires, Paula Cândido e Porto Firme. Entre os principais resultados, destaca-se a condução de uma análise de agrupamentos que segregou os municípios de Minas Gerais em grupos homogêneos relacionados a aspectos ligados ao processo de eletrificação rural. Estes grupos foram classificados de acordo com a teoria de Ranganathan (1993), que define os possíveis papéis da eletrificação rural dadas as demandas sociais e econômicas específicas de diferentes localidades geográficas. Observou-se a expressiva heterogeneidade das microrregiões de Minas Gerais quanto às demandas por eletrificação de seus municípios, refletindo as disparidades existentes. Em nível mais localizado, verificou-se que, de fato, famílias rurais de municípios alocados em diferentes grupos de demanda por eletrificação, perceberam o desenvolvimento gerado pelo acesso e uso da energia elétrica de modo distinto. Observou-se que, em geral, os beneficiários entrevistados se mostraram Seguindo a literatura, os termos exclusão energética e exclusão elétrica são utilizados de modo intercambiável neste estudo. satisfeitos com os desdobramentos da eletrificação rural sobre suas vidas. Ademais, foi possível constatar que, respeitando as especificidades locais, a atuação governamental através de outros programas de cunho social e produtivo poderia potencializar os benefícios diretamente relacionados ao acesso e uso da energia elétrica pela população rural beneficiada pelo PLT.
In Brazil, as in several countries around the globe, access to electricity by families located in rural areas remote from the urban environment has been enabled only through government intervention. Given this, the purpose of this study was to verify the vision of rural families regarding the effect of access and use of electric energy on their socioeconomic development level. In order to do so, we aimed to understand the ramifications of electrification on rural families lives, taking into account the different roles of electrification for rural development. The relevance of the studied theme lies in the fact that, although a portion of the Brazilian rural population does not yet have access to electricity, the Light for All Program (PLT) - implemented in 2003 and still in operation - has led to a decrease of energy exclusion in the country. Thus, in order to investigate the results of PLT on rural families from different municipalities of the Zona da Mata region, Minas Gerais, this work, based on national and international literature, has used quantitative and qualitative methods for the analysis of secondary data obtained from several sources and primary data collected in field research in the municipalities of Brás Pires, Paula Cândido and Porto Firme. Among the main results, we highlight the conduction of a cluster analysis in which the municipalities of Minas Gerais were segregated into homogeneous groups related to aspects of the rural electrification process. These groups were classified according to Ranganathan's (1993) theory, which defines the possible roles of rural electrification given the specific social and economic demands of different geographical locations. It was observed that the micro-regions of Minas Gerais are expressively heterogeneous regarding the demands for electrification of their municipalities, reflecting the existing disparities. At a more specific level, it was verified that, in fact, rural families of municipalities allocated in different groups of demand for electrification, perceived the development generated by the access and use of the electric energy of different way. It was observed that, in general, the interviewed beneficiaries were satisfied with the effects of rural electrification on their lives. In addition, it was possible to verify that, respecting local specificities, government action through other social and productive programs could enhance the benefits directly related to access and use of electric energy by the rural population benefited by the PLT.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Jeronymo, Alexandre Cosme José. "Expansão do estado capitalista no contexto da política de universalização do acesso e uso da energia elétrica." reponame:Repositório Institucional da UFABC, 2012.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Rodrigues, Celso Reinaldo Cavalcante. "O programa nacional de universalização do acesso e uso da energia elétrica – Luz para Todos e seus resultados na Bahia." reponame:Repositório Institucional da UFBA, 2010. http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8901.

Full text
Abstract:
121f.
Submitted by Suelen Reis (suziy.ellen@gmail.com) on 2013-03-07T11:08:16Z No. of bitstreams: 1 Celso%20Reinaldo%20Rodriguesseg.pdf: 5495487 bytes, checksum: 15134a4253d77e434229085a11e96b00 (MD5)
Approved for entry into archive by Vania Magalhaes(magal@ufba.br) on 2013-03-14T12:31:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Celso%20Reinaldo%20Rodriguesseg.pdf: 5495487 bytes, checksum: 15134a4253d77e434229085a11e96b00 (MD5)
Made available in DSpace on 2013-03-14T12:31:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Celso%20Reinaldo%20Rodriguesseg.pdf: 5495487 bytes, checksum: 15134a4253d77e434229085a11e96b00 (MD5) Previous issue date: 2010
O acesso a energia elétrica está diretamente relacionado ao nível de desenvolvimento econômico e social de um determinado país ou região. Logo, analisar de que forma e em que grau essa tecnologia se encontra disponível aos seus habitantes, torna-se uma ferramenta relevante para a obtenção de respostas sobre o comportamento de alguns indicadores sócio-econômicos. No Brasil o acesso a energia elétrica no meio rural sempre esteve diretamente relacionado com o poder aquisitivo ou político dos seus demandantes, isto é: para se ter acesso a essa tecnologia se fazia necessário uma contrapartida financeira do interessado, de modo a garantir um rápido retorno dos investimentos realizados pelas concessionárias, ou que o mesmo possuísse ampla capacidade de barganha política, salvo algumas poucas exceções a essa regra. Neste contexto, este estudo tem por finalidade analisar o Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Energia Elétrica – Luz Para Todos, observando-se os seus objetivos, metas, estrutura operacional e responsabilidade pela sua gestão. Quais as características do público alvo, quais as formas de acesso, quais as prioridades de atendimento e qual a composição orçamentária das participações financeiras que lhes dá sustentação. Por fim, se analisa quais as externalidades obtidas com a evolução da sua execução no que diz respeito à melhoria do bem-estar das populações atendidas no Brasil e em particular na Bahia.
Salvador
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Camargo, Ednaldo Jose Silva de. "Programa luz para todos - da eletrificação rural à universalização do acesso à energia elétrica - da necessidade de uma política de Estado." Universidade de São Paulo, 2010. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/86/86131/tde-22092010-010215/.

Full text
Abstract:
CAMARGO, Ednaldo J. S. Programa Luz para Todos da eletrificação rural à universalização do acesso à energia elétrica. Da necessidade de uma política de Estado, 2010, 127 f. Dissertação (Mestrado em Energia) Programa de Pós-Graduação em Energia da Universidade de São Paulo, 2010 A criação do Programa Luz para Todos, em 11 de novembro de 2003, por meio da Lei 10.762, e sua regulamentação pelo Decreto 4.873, da mesma data, trouxe novos temas para o âmbito do estudo da eletrificação rural. O Programa luz para Todos acumulou em sua estruturação uma somatória de conhecimentos e experiências anteriores, com um arranjo financeiro que possibilitou uma solução até então inédita para o atendimento do morador pobre das áreas rurais: a total gratuidade da ligação. Esta solução foi possível graças a um arranjo financeiro que envolveu diversas partes. O Governo Federal, com recursos de dois fundos setoriais a RGR Reserva Global de Reversão e a CDE Conta de Desenvolvimento Energético, sendo a CDE lançada a fundo perdido, como subvenção e a RGR na forma de financiamento, os Governos Estaduais e os agentes concessionários e permissionários, não havendo qualquer participação financeira de parte do consumidor a ser ligado. Este arranjo tripartite varia dependendo do impacto tarifário que a ligação ou conjunto de ligações gerar para o agente executor da obra, assim, eventualmente o percentual de CDE pode ser superior ao da RGR ou mesmo o valor do governo do Estado pode ser igual ao da CDE. Essa estrutura de custo viabilizou em pouco mais de seis anos a ligação de mais de dois milhões e cem mil domicílios muitos deles que jamais poderiam ser atendidos de outra forma, pois que mais de 60% desses atendimentos foram em famílias com renda familiar inferior a um salário mínimo. O problema que se coloca é que o Programa tem prazo para acabar: 31 de dezembro de 2.010 e o quadro que se vislumbra é o retorno às normas anteriores ao Programa que possuem viés excludente. O principal problema apontado é o retorno às normas da Resolução 456, de 29 de novembro de 2000. Esta regulação estabelece que o atendimento da concessionária se dá até o limite da propriedade, decorrendo que, a partir desse ponto, todos os custos são suportados pelo consumidor que solicitou o serviço. Durante a vigência do Programa Luz para Todos estas normas estiveram suspensas para as ligações efetuadas sob a égide do Programa, pois o Decreto que regulamentou a Lei que criou o Programa efetuou uma transferência de titularidade normativa, determinando que o Ministério de Minas e Energia criaria um Manual de Operacionalização com as normas para a efetivação do Programa, deste modo suspendeu a aplicabilidade das normas que fossem conflitantes com o Manual de Operacionalização. Com o fim do Programa e o retorno do quadro regulatório anterior se prevê uma situação de exclusão, pelo que são propostas alterações normativas para transformar o que é Programa de Governo em Política de Estado e, assim, garantir que as futuras gerações não sejam vítimas de um sistema elétrico baseado na exclusão dos moradores pobres das áreas rurais..
CAMARGO, Ednaldo J. S. Luz para Todos - from rural electrification to universal access to electricity. The need for a state policy, 2010, 131 p. Dissertation (Master in Energy) - Post-Graduation in Energy at the Universidade de São Paulo, 2010 The creation of Luz para Todos Program, at November, 11, 2003, through Law 10.762, and its regulation by Decree 4.873, at the same day, brought new themes for the study of rural electrification. The Luz para Todos Program accumulated in their structure a sum of knowledge and previous experience with a financial solution that enabled a hitherto unprecedented solution for meeting the resident poor rural areas: a totally free connection. This solution was possible through a financial arrangement involving various parties. The Federal Government, with funds from two sector funds - RGR Reserve Global Reversion and CDE - Energy Development Account, CDE released the grant and RGR in the form of funding, the state governments and agents dealers and authorized the absence of any contribution of the consumer to be connected. This tripartite arrangement varied depending on the tariff impact that the connection or set of links would generate for the executive agent of the work, so eventually the percentage of CDE could be higher than the RGR or the value of the state government could be equal to the CDE. This cost structure made possible in just over six years the connection of more than two million one hundred thousand homes, many of which could never be met otherwise, for more than 60% of these visits were in families with income less than minimum wage. The problem that arises is that the program has a term to end: December 31, 2010 and the picture that is emerging is the return to the pre program regulations that are exclusionary. The main problem cited is return to the norms of Resolution 456 of 29 November 2000. This regulation requires the attendance of the licensee is given to the extent of the property, with the result that, from that point, all costs are borne by the consumer who requested the service. During the term of Luz para Todos Program these rules have been suspended for calls made under the auspices of the Program. Because the Decree implementing the Law that created the program effected a transfer of ownership regulations, determining that the Ministry of Mines and Energy would an Operating Manual to the standards for the realization of the program, thus suspended the applicability of the rules that would conflict with the Operating Manual. With the end of the program and return the previous regulatory framework provides for an exclusion, so that legislative changes are proposed to transform what is government\'s programs in state policy and thus ensure that future generations do not suffer a electric system based on the exclusion of the poor residents of rural areas
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

BITTENCOURT, Eugênio Braúna. "Avaliação do processo de implementação do programa luz para todos no Estado do Ceará." www.teses.ufc.br, 2010. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5960.

Full text
Abstract:
BITTENCOURT, Eugênio Braúna. Avaliação do processo de implementação do programa luz para todos no Estado do Ceará. 2010. 147f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Avaliação de Políticas Públicas, Fortaleza (CE), 2010.
Submitted by Márcia Araújo (marcia_m_bezerra@yahoo.com.br) on 2013-09-30T12:06:23Z No. of bitstreams: 1 2010-DIS-EBBITTENCOURT.pdf: 2087389 bytes, checksum: 925b72f5f3c892ff8cdac624fc28156c (MD5)
Approved for entry into archive by Márcia Araújo(marcia_m_bezerra@yahoo.com.br) on 2013-09-30T16:52:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2010-DIS-EBBITTENCOURT.pdf: 2087389 bytes, checksum: 925b72f5f3c892ff8cdac624fc28156c (MD5)
Made available in DSpace on 2013-09-30T16:52:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010-DIS-EBBITTENCOURT.pdf: 2087389 bytes, checksum: 925b72f5f3c892ff8cdac624fc28156c (MD5) Previous issue date: 2010
The universalization of public electrical power service has becoming one of the most important challenges for nations attempting to reach the economic and social development. In recent years, many emerging countries are developing programs to provide its societies with broad access and use of these services. In the years 2002 and 2003, Brazil established important legal milestones in this direction, guiding the setting of objectives and timeframes for the attendance of its entire population. The creation of the rural electrification program called "Luz para Todos" was one of those milestones, and its national coverage transformed it in one of the biggest social programs already developed in that area. This research has evaluated the process of implementing the program in the state of Ceará, Brazil, from 2004 to 2008, gathering information about its origin, setting goals, regulations, planned operating structure, criteria for selection and execution of works, among others. The methodology used in the evaluation of the process focused on the criterion of effectiveness of actions and program planning, having been used largely from documental research related to the themes of the universalization of the electrical power, development, Luz para Todos program, and evaluation of public policies. In the evaluation process were established three dimensions of evaluation, corresponding to aspects of organization and operation of the program to reach goals and quality procedures. To each dimension were associated indicators in the form of relative frequency and concepts, whose purpose was to provide a quantitative and qualitative approach of the implementation. The main objective contained in the methodology here applied was to determine the degree of achievement of goals, and performance in the employment of the tools to the execution of the program. The paper concludes that the program "Luz para Todos" in Ceará, despite the great effort expended, achieved only part of their objectives, represented by the achievement of quantitative targets of households served, but was not successful in carrying out specific actions aimed at making the use of electricity a channel of social and economic development of communities, and contribute to poverty reduction and increase in family income. The plan provided for integrating development activities that would fulfill this purpose, was never developed satisfactorily in the state of Ceará. This paper also concludes by suggesting new issues that may accomplish such research, while suggesting to the public policymakers actions designed to maximize the use of the infrastructure of electricity now available, taking up integrated actions under previous planning.
A universalização dos serviços públicos de energia elétrica tem se constituído em um dos mais importantes desafios para os países que almejam o desenvolvimento econômico e social. Nos últimos anos, vários países emergentes vêm implementando programas voltados para prover suas populações com amplo acesso e uso desses serviços. Nos anos 2002 e 2003 o Brasil estabeleceu importantes marcos legais nessa direção, que orientaram a definição de metas e horizontes temporais para o atendimento a toda a sua população. A criação do programa de eletrificação rural denominado Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Energia Elétrica – Luz para Todos é um desses marcos, e sua abrangência geográfica o transformou num dos maiores programas sociais já desenvolvidos nessa área. A presente pesquisa avalia o processo de implementação do Luz para Todos no Estado do Ceará, Brasil, no período de 2004 a 2008, reunindo informações sobre sua origem, elenco de metas, regulamentos, estrutura operacional, critérios de seleção e execução de obras, entre outras. A metodologia empregada na avaliação do processo enfocou o critério de eficácia das ações e do planejamento do programa, tendo-se utilizado em grande parte de pesquisa documental relacionada aos temas da universalização de energia elétrica, desenvolvimento, programa Luz para Todos e avaliação de políticas públicas. No processo avaliativo foram estabelecidas três dimensões de avaliação, correspondentes aos aspectos da organização e operação do programa, ao cumprimento de metas, e à qualidade dos procedimentos. A cada dimensão foram associados indicadores na forma de frequência relativa e conceitos, cuja finalidade foi proporcionar uma abordagem quantitativa e qualitativa da implementação. O objetivo principal contido na metodologia aplicada consistiu em determinar-se o grau de alcance das metas, e o desempenho no emprego dos instrumentos previstos para a execução do programa. Conclui que, apesar do grande esforço despendido, o Programa Luz para Todos no Ceará alcançou apenas uma parte dos seus objetivos, correspondente ao atingimento das metas quantitativas de domicílios atendidos, sem, no entanto, lograr êxito na realização de ações específicas destinadas a tornar o uso da energia elétrica um vetor de desenvolvimento social e econômico, o que contribuiria para a redução da pobreza e aumento da renda familiar. O plano previsto para integrar ações de desenvolvimento, que cumpriria essa finalidade, não chegou a ser desenvolvido satisfatoriamente no Estado. O estudo finaliza propondo novos temas que possam dar prosseguimento a esta pesquisa, ao tempo em que sugere, aos formuladores de políticas públicas, ações destinadas a potencializar o uso da infraestrutura de eletricidade agora disponível, retomando as ações integradas previstas no planejamento anterior.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Nascimento, Acácio Alessandro Rêgo do. "Inclusão elétrica e desenvolvimento como liberdade : desafios no desfecho da universalização brasileira e os aportes da matriz tributária." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2018. http://repositorio.unb.br/handle/10482/32351.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, Programa de Pós-Graduação em Direito, 2018.
Submitted by Raquel Viana (raquelviana@bce.unb.br) on 2018-07-23T16:46:51Z No. of bitstreams: 1 2018_AcácioAlessandroRêgodoNascimento.pdf: 4805519 bytes, checksum: ba92badbc92c2c7a8d344806be64b241 (MD5)
Approved for entry into archive by Raquel Viana (raquelviana@bce.unb.br) on 2018-07-24T19:35:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2018_AcácioAlessandroRêgodoNascimento.pdf: 4805519 bytes, checksum: ba92badbc92c2c7a8d344806be64b241 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-07-24T19:35:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018_AcácioAlessandroRêgodoNascimento.pdf: 4805519 bytes, checksum: ba92badbc92c2c7a8d344806be64b241 (MD5) Previous issue date: 2018-07-23
A dissertação assunta a universalização do acesso ao serviço público de distribuição de energia elétrica no Brasil e a política pública de inclusão elétrica na zona rural brasileira, operada pelo governo federal via o Programa Luz para Todos. O estudo observa as conexões entre a inclusão elétrica e o desenvolvimento individual, que se traduz na relação entre o direito ao acesso à energia elétrica e o direito humano ao desenvolvimento na dimensão individual. Visando intensificar a fruição de tais direitos, o estudo examina o cenário da exclusão elétrica e seus desafios de superação, bem como propõe aportes à política de inclusão elétrica no que tange sua matriz tributária subjacente, com o intuito de se assegurar a continuidade das ações de Estado e de governo até a plena superação da privação ao acesso à energia elétrica no Brasil. A investigação adota a noção de desenvolvimento como liberdade, pela qual conclui que a energia elétrica é um recurso básico ao desenvolvimento, sendo a inclusão elétrica um meio que contribui para a expansão da liberdade substantiva e da melhoria da qualidade de vida das pessoas. Tendo como horizonte de sentido o desenvolvimento como liberdade, o trabalho adota, para fins do exame dos dispêndios públicos, a noção de matriz tributária, pela qual analisa os ônus orçamentários, tarifários e tributários decorrentes da ação pública em curso. Por fim, o trabalho conclui haver, em grande medida, possibilidade de outras escolhas orçamentárias, tarifárias e tributárias quanto à universalização, capazes de contribuir para o desfecho desta transformação social, bem como para outras políticas públicas conexas do setor de energia elétrica, igualmente operadas por subvenção econômica via a Conta de Desenvolvimento Energético. A dissertação se valeu de uma investigação quali-quantitativa, multidisciplinar e de enfoques empírico e pragmático.
It analyzes the universalization of the access to the public electricity distribution service in Brazil and the electricity inclusion public policy in Brazilian rural area, handled by the federal government through Light for All Program. It observes the connections between electricity inclusion and individual development, which is translated on relation between the right to access to electricity and the human right to development on the individual dimension. Aiming to intensify the enjoyment of such rights, the study examines the Brazilian electric exclusion scenario and its overcoming challenges, as well as it proposes contributions to the policy of electricity inclusion in relation to its underlying tax matrix, in order to ensure the continuity of State and government actions until the complete overcome of deprivation to the access to electricity in Brazil. The research adopts the perspective of development as freedom, which concludes that electric energy is a basic resource for development, and the electricity inclusion is a means that contributes to the expansion of substantive freedom and improvement of people's quality of life. It adopts, for the public expenditures assessment, the tax matrix perspective, through which it analyzes the budgetary, tariff and tax burdens arising of the ongoing public action, concluding that, largely, there is a possibility of other choices in related fields to universalization capable to contribute to the outcome of this social transformation, as well as to other related public policies of the electric energy area, also operated by economic subvention via the Energy Development Account.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Ramos, José Ezequiel. "Universalização da energia elétrica através da tecnologia cabos pára-raios energizados (PRE)." Universidade de São Paulo, 2010. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/86/86131/tde-22082010-114031/.

Full text
Abstract:
A universalização da energia elétrica, como uma das principais políticas públicas de inclusão social, tem como desafio a escolha de alternativas tecnológicas capazes de conciliar os aspectos de viabilidade técnica e econômica. A Tecnologia cabos para-raios energizados (PRE), objeto de estudo desta tese, se insere neste contexto. Assim, este trabalho consiste na análise de viabilidade do PRE no esquema trifásico, cuja instalação é associada à linha de transmissão 230 kV do sistema de transmissão de Rondônia. São analisados os aspectos de seu desempenho técnico, operacional e econômico. No aspecto técnico é analisado o desempenho do sistema de aterramento quanto à resistência de terra, tensões de toque e de passo, além de análise da queda de tensão, desequilíbrio de tensão e capacidade de carregamento da instalação. A abordagem técnica é aprofundada após análise do desempenho operacional avaliado a partir da classificação das interrupções verificadas em mais de 180 meses de operação do Sistema PRE Rondônia. Em decorrência dessa avaliação, são obtidos índices operacionais de continuidade, analisados comparativamente em relação a outras alternativas tecnológicas, visando analisar a viabilidade da Tecnologia PRE. Uma das constatações resultantes da análise das causas das interrupções indica um elevado impacto das descargas atmosféricas no desempenho do PRE. Este aspecto é extensivamente analisado quanto aos efeitos das descargas diretas e indiretas sobre a instalação, partindo-se de medições de campo nos contrapesos das torres, medições de resistividade do solo e ensaios na cadeia de isoladores do PRE. Simulações são realizadas utilizando-se os programas computacionais ATPDraw, ERM e CDEGS para análise das tensões resultantes de descargas diretas, tensões induzidas por descargas indiretas e cálculo de resistência de terra, respectivamente. São investigados os efeitos de parâmetros importantes no desempenho do sistema frente a descargas atmosféricas e comparados os números de interrupções estimadas e verificadas em campo, partindo-se de um roteiro metodológico minuciosamente detalhado, a fim de permitir a repetição dos procedimentos em situações semelhantes às analisadas neste trabalho. Após uma análise comparativa do desempenho do sistema PRE em relação a outras alternativas convencionais, são estabelecidos índices de referência para o desempenho operacional da Tecnologia PRE e desenvolvida uma análise econômica da implantação dessa tecnologia em Rondônia.
As one of the major public policies of social inclusion, the universalization of electric energy services has as a challenge to choose appropriate technological solutions that combine technical and economic aspects. The energized shield wire line technology (SWL), subject of this thesis, is in this context. This study aims at evaluating the viability of the SWL technology (three-phase scheme) installed on a 230 kV transmission line in the State of Rondônia. The analysis covers its technical, operational, and economic performance. The former aspect considers the performance of the grounding system regarding the ground resistance and step and touch voltages, analysis of voltage drop, voltage unbalance and the load capacity of the installation. The technical issue is deeply held after the analysis of the system operational performance in Rondônia based on the classification of outages considering a period greater than 180 months. The operational indices that result from this evaluation are compared to those corresponding to other technology alternatives in order to evaluate the viability of SWL technology. The analysis of the causes of interruptions reveals that lightning has a significant impact on the SWL performance. Thus, an extensive analysis is carried out regarding the effects of direct and indirect strokes on the SWL, including field measurements (soil resistivity and tower footing resistance) and laboratory tests (determination of the positive and negative critical flashover overvoltages of insulator strings). Simulations are performed using computer programs of proved validity (ATPDraw, ERM, and CDEGS) for the analysis of lightning overvoltages resulting from direct and indirect strokes and for the calculation of ground resistance. The effects of important parameters on the system lightning performance are investigated and the estimated and observed frequencies of interruptions are compared. The applied methodological procedure is described in detail, to allow the method to be used in other cases similar to the situations examined on this study. After a comparative analysis of the performance of the SWL with respect to other conventional alternatives, reference indices for the operational performance of SWL Technology are set and an economic analysis of the SWL technology in Rondônia is carried out.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

MOYA, Carlos Henrique. "Análise da Adoção de Sistemas Fotovoltaicos na Universalização da Energia Elétrica do Estado do Amazonas." reponame:Repositório Institucional da UNIFEI, 2014. http://repositorio.unifei.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/446.

Full text
Abstract:
Submitted by repositorio repositorio (repositorio@unifei.edu.br) on 2016-05-02T12:19:09Z No. of bitstreams: 1 dissertacao_moya_2014.pdf: 1679265 bytes, checksum: 9a22ff85bb13d8d34c06451cce2281fc (MD5)
Made available in DSpace on 2016-05-02T12:19:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacao_moya_2014.pdf: 1679265 bytes, checksum: 9a22ff85bb13d8d34c06451cce2281fc (MD5) Previous issue date: 2014-10
O objetivo do Trabalho é apresentar uma proposta para utilizar a energia solar fotovoltaica na eletrificação rural de domicílios isolados do estado do Amazonas, os quais não apresentam viabilidade tecnico-econômica para serem atendidos com a extensão das linhas de distribuição existentes, por estarem afastados dessas redes e por apresentarem baixo consumo de energia. Para tanto, foi dimensionado um sistema fotovoltaico autônomo e aplicado a um modelo de atendimento obtido a partir da literatura técnica, que indicou um potencial de utilização da energia fotovoltaica em cerca de 20 mil domicílios, isolados ou reunidos em agrupamentos com até 3 unidades, de um total de 100,5 mil domicílios ainda não universalizados no interior do estado. Os custos estimados para implantação da tecnologia nas condições propostas são da ordem de R$ 300 milhões e semelhantes aos do atendimento pela extensão das redes. Estes custos representam cerca de 9,5% dos custos totais previstos para a eletrificação rural do estado, estimando-se ainda um consumo evitado de óleo diesel da ordem de 1.865 m³, que equivalem a R$ 4,6 milhões anuais em subsídios com a CCC, caso os sistemas fotovoltaicos venham a ser utilizados. Como vantagem adicional, a utilização da energia fotovoltaica na eletrificação rural pode auxiliar na adoção dessa energia na matriz energética nacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Universalização do acesso à energia elétrica"

1

Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenação dos Programas de Pós-Graduação de Engenharia, Sociedade Brasileira de Planejamento Energético, and Clube de Engenharia (Rio de Janeiro, Brazil), eds. Anais do X Congresso Brasileiro de Energia - CBE: A universalização do acesso à energia. Rio de Janeiro, Brasil: COPPE/UFRJ, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Pereira, Enio, Fernando Martins, André Gonçalves, Rodrigo Costa, Francisco Lima, Ricardo Rüther, Samuel Abreu, Gerson Tiepolo, Sílvia Pereira, and Jefferson Souza. Atlas brasileiro de energia solar. Universidade Federal de São Paulo, 2017. http://dx.doi.org/10.34024/978851700089.

Full text
Abstract:
A primeira edição do Atlas Brasileiro de Energia Solar foi lançada em 2006 com base em 10 anos de dados dos satélites da série GOES e no modelo físico de transferência radiativa BRASIL‐SR, validado com dados observados em 98 estações meteorológicas operadas pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e espalhadas por todo território nacional. Na época do lançamento, a rede SONDA (Sistema de Organização Nacional de Dados Ambientais), operada pelo INPE, havia recém entrado em operação e contribuiu no processo de validação com apenas três anos de dados solarimétricos das 3 componentes da irradiação solar na superfície: global horizontal, direta normal e difusa. Essa edição pioneira do Atlas constituiu um marco importante no histórico da energia solar no Brasil e é, ainda hoje, empregada por vários investigadores e empreendedores da área de energia solar. Após mais de 10 anos, o Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), através do seu Laboratório de Modelagem e Estudos de Recursos Renováveis de Energia (LABREN), tem a satisfação de publicar a segunda edição, ampliada e revisada, do Atlas Brasileiro de Energia Solar. Trata‐se de um exemplo de trabalho cooperativo entre o INPE e pesquisadores de várias instituições no Brasil: a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Para essa nova edição, foram empregados mais de 17 anos de dados satelitais e implementados vários avanços nas parametrizações do modelo de transferência radiativa BRASIL‐SR, visando melhorar ainda mais a confiabilidade e acurácia da base de dados produzida e disponibilizada para acesso público. Além desses avanços, a nova versão contém análises sobre os níveis de confiança, sobre a variabilidade espacial e temporal do recurso solar, além de apresentar cenários de emprego de várias tecnologias solares. Embora o foco do Atlas seja a área de energia, os dados apresentados também atendem usuários em várias outras áreas de conhecimento, como a meteorologia, climatologia, agricultura, hidrologia e arquitetura. Este Atlas contou com a contribuição científica do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas (INCT‐MC), através dos processos CNPq 573797/2008‐0 e FAPESP 2008/57719‐9, o qual apoiou a fase de pesquisa, consolidação e de sua montagem final. Não podemos também deixar de agradecer e de partilhar esse momento com o Centro de Pesquisas da Petrobras (CENPES) que, através do Projeto ANEEL PD‐0553‐0013/2010 com o INPE, forneceu o importante suporte financeiro para o aprimoramento do modelo BRASIL‐SR, assim como para a expansão, operação e manutenção da rede solarimétrica SONDA. Os créditos também são endereçados à Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais, através do convênio FINEP / Rede CLIMA 01.13.0353‐00, pelo suporte na fase de rodadas do modelo, e aos demais colegas do INPE, particularmente do Laboratório de Instrumentação Meteorológica (LIM), do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), que forneceram suporte logístico a esse trabalho desde a primeira edição do Atlas. Agradecemos também o apoio institucional da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e da International Solar Energy Society (ISES) pelo reconhecimento do mérito científico dessa publicação como marco importante para a penetração da tecnologia solar no Brasil.Os autores e as entidades de suporte e apoio que possibilitaram mais essa edição do Atlas esperam que esse trabalho constitua mais um importante marco para o avanço da tecnologia solar no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Universalização do acesso à energia elétrica"

1

Palácio, Regina, Mônica Silveira, and Dália Melissa Conrado. "Universalização de energia elétrica em uma questão sociocientífica para o ensino técnico." In Questões sociocientíficas: fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas, 325–44. EDUFBA, 2018. http://dx.doi.org/10.7476/9788523220174.0016.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Universalização do acesso à energia elétrica"

1

Pereira Rosentino Junior, Arnaldo José, Samuel Phelipe Barão Borges, Maurício Pavani da Silva, Marcus Vinicius Borges Mendonça, Fabrício Augusto Matheus Moura, Elder Vicente de Paulo Sobrinho, and Madeleine Albertini. "Uma Abordagem Conceitual e Prática Sobre Estudos de Acesso no Contexto de Distorções Harmônicas." In ANAIS DA XIV CONFERêNCIA BRASILEIRA SOBRE QUALIDADE DA ENERGIA ELéTRICA. Galoa, 2021. http://dx.doi.org/10.17648/cbqee-2021-130608.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Alves da Silva e Silva, Paulo Henrique, Marcelo E. de Oliveira, Marcos A. A. de Freitas, Matheus B.S. Pinto, and Josemar A. S. Junior. "Análise de desempenho da geração Fotovoltaica e Diesel em áreas remotas." In Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos - SBSE2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/sbse.v1i1.2197.

Full text
Abstract:
O fornecimento de energia elétrica em áreas remotas representa um dos problemas enfrentados pelos setores de energia. Diante desse cenário, a geração diesel tem sido válvula de escape para acesso a energia elétrica para consumidores localizados onde a capacidade de transmissão e distribuição de energia são dificultados pela localização. O barateamento dos preços de instalação da geração fotovoltaica diversificam o atual cenário e perfil de geração elétrica em aldeias e lugares desconectados do Sistema Interligado Nacional (SIN) de energia, possibilitando sistemas isolados e/ou híbridos. Para estes consumidores a qualidade da energia torna-se essencial devido a utilização de motores, sistemas de irrigação e automação em fazendas ou aldeias. Dessa forma, este trabalho apresenta análise de desempenho para ambas gerações e operando em conjunto (híbrida), observando os níveis de distorção harmônica para tensão e corrente em cada cenário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Natalia do Valle, Leonardo Gonzaga da Silva, Arthur Fernando Bonelli, and Marcio Zamboti Fortes. "Análise da utilização de correntes típicas e medidas de aerogeradores nos Estudos de Qualidade de Energia Elétrica para Acesso ao Sistema de Transmissão." In ANAIS DA XIV CONFERêNCIA BRASILEIRA SOBRE QUALIDADE DA ENERGIA ELéTRICA. Galoa, 2021. http://dx.doi.org/10.17648/cbqee-2021-130668.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Costa, Luís, Antonio Picorone, Antônio Queiroz, Vinícius Costa, and Moisés Ribeiro. "Caracterização da Impedância de Acesso à Rede de Energia Elétrica Residencial para Uso em Sistemas Power Line Communications." In XXXIII Simpósio Brasileiro de Telecomunicações. Sociedade Brasileira de Telecomunicações, 2015. http://dx.doi.org/10.14209/sbrt.2015.94.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

LEAO, ALLEFY ALEXANDER LIMA. "GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA: ESTUDO DE UM SISTEMA DE APROVEITAMENTO ENERGÉTICO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS PELA OBTENÇÃO DO BIOGÁS." In Latin American Publicações. lapubl, 2021. http://dx.doi.org/10.47174/lace2021-0063.

Full text
Abstract:
Este trabalho intitulado Geração de Energia Elétrica: Estudo de um sistema de aproveitamento energético de resíduos orgânicos pela obtenção do biogás teve como objetivo realizar estudos de biodigestores na obtenção do biogás a partir da utilização de resíduos orgânicos como fonte de energia renovável na cidade de Manaus-AM, pois é uma alternativa sustentável e de baixo valor financeiro. Vale ressaltar, nesse novo cenário, ganha destaque o conceito de energia renovável, sendo que uma das possibilidades de gerar energia elétrica é a utilização de biodigestores que com a fermentação anaeróbica dos resíduos orgânicos geram o biometano, ou seja, biogás. O trabalho está fundamentando nas ideias e analises de autores como Dias (2006), Magalhães (1986), Nogueira (1986) e outros. Utilizando a pesquisa de campo, tendo como instrumento de coleta de dados o questionário, abordagem qualitativa e quantitativa. Este sistema é uma fonte de energia limpa, de fácil instalação, sendo uma alternativa caseira que pode ser construído com materiais de fácil acesso e uso comum, também é uma forma de contribuir positivamente para a redução de resíduos gerados diariamente na sociedade e que geralmente é destinado aos aterros municipais, desta forma, este trabalho possibilita analisar um estudo de implementação de energia sustentável e contribuir a sociedade acadêmica e civil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

W. M. Monteiro, D., J. M. Tabora M. Tabora, U. C. Paixão Jr, E. P. de S. Lobato, A. R. M. de Sousa, C. C. M. de M. Carvalho, and M. E. De L. Tostes. "Desenvolvimento de Aplicação Web para Gerenciamento e Eficientização de Sistema de Iluminação." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1454.

Full text
Abstract:
A automação e supervisão de sistemas tem sido crescente, propiciando o aumento da comodidade e confiabilidade, bem como o reduzido gasto de processos. Vinculado a aplicativos web com interface amigável, os sistemas automatizados proporcionam a eficientização de sistemas elétricos de edificações com extrema praticidade. Após o desenvolvimento de um sistema de automação de baixo custo, este artigo apresenta o desenvolvimento de uma aplicação web capaz de gerenciar um sistema automatizado de iluminação elétrica a partir de diferentes dispositivos com acesso à internet. Como estudo de caso, o trabalho apresenta o impacto da automação associado ao aplicativo web no consumo e custo de energia elétrica de um edifício de uma instituição de ensino público.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Braida, Valéria, Laura Lisiane Callai dos Santos, and Felix Alberto Farret. "Metodologia para Avaliação da Implementação da Tarifa Branca e da Geração Distribuída pelos Consumidores Rurais de Baixa Tensão." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1240.

Full text
Abstract:
Os consumidores em Baixa Tensão (BT) são considerados os maiores causadores do carregamento do sistema elétrico no horário de ponta, acarretando custos na expansão dos sistemas de distribuição. Buscando estimular o uso eficiente da energia elétrica, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) estabeleceu uma nova modalidade tarifária para os consumidores em BT, a chamada tarifa branca, em vigor desde janeiro de 2018. A tarifa branca é uma tarifa horária com três postos tarifários diferentes ao longo do dia que buscam incentivar a redução do consumo de energia elétrica no horário de ponta por parte dos consumidores. Além dessa nova modalidade tarifária, a ANEEL estabeleceu as condições para o acesso a microgeração e minigeração distribuída desde 2012, por meio das Resoluções Normativas (RN) nº 482 e nº 687, buscando incentivar a inserção de Geração Distribuída (GD) em consumidores de BT. Neste sentido, este artigo tem como objetivo apresentar uma metodologia para analisar a implementação da tarifa branca e da GD fotovoltaica e/ou biomassa pelos consumidores rurais de BT. A metodologia consiste na realização de simulações com o software Hybrid Optimization Model for Electric Renewables (HOMER), com combinações que consideram a aplicação de tarifas de energia de diferentes concessionárias locais, perfis de carga dos consumidores rurais em diferentes faixas de consumo, recursos naturais e as tecnologias de GD. Os resultados obtidos através das simulações mostraram-se mais satisfatórios para a tarifa branca em conjunto com a GD de biomassa para as faixas de consumo de 501 a 1000 kWh e 1001 a 5000 kWh.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Romagnoli, Viviane Évany, Daniel Nogueira, Francícero Araújo, Luis Fernando Fiori Castilho, and Rogério Meireles. "UTILIZAÇÃO DE ESTERCO BOVINO COMO FONTE DE ENERGIA." In II Congresso Brasileiro de Ciências Biológicas On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1262.

Full text
Abstract:
Introdução: No cenário científico, há uma discussão no que se diz respeito às mudanças no modelo energético em vigor, de energia fóssil e nuclear para um sistema que inclua fontes de energias limpas, alternativas e renováveis, pois, o atual modelo energético vem se desgastando, principalmente com os recentes desastres ecológicos, e o surgimento da triste conclusão que muitas mudanças climáticas são ocasionadas pela poluição. A utilização de biodigestores contribui em grande parte para a integração de atividades agropecuárias, aproveitando dejetos de animais, que na maioria das vezes são descartáveis ou utilizados apenas como fertilizantes na propriedade rural, convertendo-o em vertentes para o desenvolvimento sustentável: energia renovável e de fácil acesso. Tal meio de produção de energia, provoca uma transformação de produtos, organização da produção, e melhora da logística de comercialização. Objetivos: Assim, o principal objetivo do presente trabalho é analisar a produção de energia sustentável, por meio do aproveitamento de esterco bovino, como um fator que pode trazer grandes benefícios para o agronegócio. Material e métodos: Quanto à abordagem, optou-se por uma análise teórica, ancorada nos seguintes procedimentos: Pesquisa Bibliográfica a partir da revisão de literatura sob a temática abrangendo enciclopédias, coleções, livros, artigos, revistas e jornais on-line, retirados de Bibliotecas digitais de instituições como PUC e USP, enquanto a pesquisa documental valeu-se de informações colhidas de trabalhos públicos e privados. Resultados: A geração de energia elétrica por meio de biodigestores e geradores adaptados é viável tecnicamente e economicamente, principalmente para ser utilizado em propriedades rurais, desde que sejam utilizadas corretamente as técnicas de correção dos resíduos de bovinos e biogás. Assim, pode-se acrescentar um aumento significativo na produção de energia. Conclusão: Podemos concluir, que focando na produção de bovinos, a utilização dessa técnica pode gerar renda extra ao produtor, mesmo antes da comercialização do produto principal, aumentando assim os rendimentos e estimulando o potencial produtivo da propriedade. Considerando os impactos ambientais, o biodigestor é totalmente sustentável, visto que é um método de tratamento de resíduos, promovendo assim um desenvolvimento contínuo, se direcionado de forma eficiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography