To see the other types of publications on this topic, follow the link: Universalização do acesso à energia elétrica.

Journal articles on the topic 'Universalização do acesso à energia elétrica'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Universalização do acesso à energia elétrica.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Félix, Daniel Da Silva, Lucas Emannuel Silva Teixeira, and Airton Cardoso Cançado. "TARIFA SOCIAL DE ENERGIA ELÉTRICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA." Revista Direitos Sociais e Políticas Públicas (UNIFAFIBE) 9, no. 1 (April 2, 2021): 171. http://dx.doi.org/10.25245/rdspp.v9i1.864.

Full text
Abstract:
A Tarifa Social de Energia Elétrica, nos moldes atuais, se constitui em um significativo instrumento para universalização e democratização do fornecimento e consumo de energia elétrica. Este artigo tem como objetivo revisar a literatura e a evolução normativa sobre a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) no Brasil, buscando compreender a contribuição da TSEE a partir dos critérios de elegibilidade dessa política de energia elétrica. Metodologicamente o trabalho preocupou-se em (re)visitar o ordenamento jurídico que normatizam o programa. Em seguida, foi realizada uma revisão integrada da literatura com artigos, dissertações e teses que tratassem sobre TSEE e seus potenciais desdobramentos. Para a coleta de dados foram utilizadas as bases eletrônicas de dados Google Acadêmico, Scopus, Scielo, Catálogo de Teses e Dissertações CAPES, de dissertações e teses, no período 13 de março de 2020 a 31 de abril de 2020, com o emprego do parâmetro de busca, o termo, “Tarifa Social de Energia Elétrica”. A revisão de literatura sugere um avanço da política pública de energia elétrica, refletido pelos critérios de elegibilidade da política e a sua contribuição na universalização do acesso às famílias de baixa renda.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Jeronymo, Alexandre Cosme José, and Sinclair Mallet-Guy Guerra. "Caracterizando a evolução da eletrificação rural brasileira." Redes 23, no. 1 (January 19, 2018): 133. http://dx.doi.org/10.17058/redes.v23i1.9816.

Full text
Abstract:
Ao longo do século XX, foram implementados, no Brasil, programas de eletrificação rural públicos e privados. Esses Programas ampliaram o acesso à prestação do serviço, mas não conseguiram atender ao conjunto das famílias residentes nos bairros rurais e interessadas no fornecimento. Este artigo recupera a legislação para a eletrificação rural brasileira, destaca a confusão institucional provocada pelos diferentes programas implementados simultaneamente e identifica a compra da infraestrutura como um dos obstáculos para estratos da população rural acessar o serviço. Foram selecionados os programas PROLUZ (I e II), Luz da Terra e Luz no Campo, referências para a eletrificação rural de baixo custo e para o atendimento das famílias interessadas. O artigo avança até a universalização do acesso e uso da energia elétrica e o Programa Luz Para Todos. Os procedimentos para o desenvolvimento do artigo foram a pesquisa bibliográfica, a legislação e a identificação de elementos que potencializam e limitam as experiências com eletrificação rural. Os principais resultados mostram que: a compra da infraestrutura para eletrificação rural exclui famílias interessadas neste serviço; o apoio político determina o acesso à energia elétrica para os bairros rurais; a universalização e o Programa Luz Para Todos desenvolveram aprendizados com programas de eletrificação rural anteriores; as novas dinâmicas rurais promovidas pelo acesso à eletricidade requerem análises e estudos prospectivos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Goecking Liesner de Souza, Lucas Emanuel, and Carolina Carneiro Lima. "ENERGIA NUCLEAR: DESAFIO ATUAL, UNIVERSALIZAÇÃO E MEDO SOCIAL." Dom Helder Revista de Direito 2, no. 2 (August 8, 2019): 63–90. http://dx.doi.org/10.36598/dhrd.v2i2.1457.

Full text
Abstract:
A energia alicerce condicional da vida é, constantemente, reinterpretada para melhor atender à vontade humana. A eletricidade forma mais comum de energia atualmente garante bem-estar e dignidade humana. Seu alcance, entretanto, é limitado, já que nem todos usufruem deste bem. Universalizar o acesso à energia, produzindo-a com menos impactos negativos, é o grande desafio atual. Por isto, o objetivo geral é analisar a fonte nuclear, forma alternativa de produção de energia, subutilizada no país, mas, que representa uma alternativa sustentável, frente às externalidades da geração de eletricidade. O sustentáculo teórico adotado é o princípio do desenvolvimento sustentável, sob a ótica constitucional da obra de Ignacy Sachs, “Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável”. O método é o teórico-descritivo, por meio de pesquisas bibliográficas e normativas para responder ao problema sobre as razões de se fomentar a produção de energia elétrica por fonte nuclear no Brasil. Esta fonte, em função da sua densidade energética, detém um potencial gerador superior às fontes ou à matriz principal brasileira. Com impactos negativos passíveis de mitigação, reflexos sociais e econômicos benéficos e certa independência em relação aos ciclos naturais, a energia nuclear possui as características essenciais para as mudanças almejadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Fornasier, Mateus De Oliveira, and Norberto Milton Paiva Knebel. "Comercialização de energia elétrica peer-to-peer, contratos inteligentes e a regulação do acesso à energia no Brasil." Direito e Desenvolvimento 12, no. 1 (July 29, 2021): 218–37. http://dx.doi.org/10.26843/direitoedesenvolvimento.v12i1.1399.

Full text
Abstract:
Este trabalho objetiva, em linhas gerais, identificar como a comercialização de energia elétrica peer-to-peer, teoricamente, se relaciona com a regulação jurídica brasileira. A hipótese que se apresenta é a de que, no atual estado de coisas, há um conflito entre esses negócios jurídicos e a regulação da energia elétrica, sendo a possibilidade de coexistência entre o sistema nacional e essa nova forma de comercialização algo de necessária regulamentação atualizada. Seus objetivos específicos são: i) explorar o conceito de comercialização peer-to-peer e a tecnologia da blockchain; ii) estudar a operacionalização dessas tecnologias por meio dos contratos inteligentes; iii) tratar acerca das contradições entre esse tipo de negócio jurídico e os direitos fundamentais e humanos. Como resultado, tem-se que O vácuo normativo identificado é natural nessas tecnologias disruptivas faz com que seja necessário, no caso brasileiro, manter uma firme regulação sob os princípios da continuidade, universalidade e modicidade tarifária para a energia elétrica enquanto promove o desenvolvimento tecnológico. Assim, compreende-se possível a realização dessa forma econômica desde que não ofenda a universalização do acesso aos vulneráveis, sendo possível a coexistência dos sistemas de distribuição de energia — a rede distribuída e as microrredes. Metodologia: método de procedimento dedutivo, de abordagem qualitativa e técnica de pesquisa bibliográfico-documental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, Aldair, and Juliano Anderson Pacheco. "Transmissão de dados através da rede elétrica." Revista E-Tech: Tecnologias para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838 1, no. 2 (June 5, 2008): 35–53. http://dx.doi.org/10.18624/e-tech.v1i2.38.

Full text
Abstract:
Para disseminar e socializar a informação, nos mais diversos locais com maior velocidade de transmissão e baixo custo, prolifera as redes de transmissão de sinais de dados, voz e imagem, cada vez mais presentes em nosso cotidiano, especialmente através das novas tecnologias. Dentre elas, destaca-se a transmissão de dados voz e imagem através das Redes de Energia Elétrica (PLC – Power Line Communications). O presente artigo tem como principal objetivo apresentar as características principais da tecnologia PLC, e a sua contribuição para o acesso a internet em banda larga promovendo a universalização da Internet. Descreve e identifica os recursos e as técnicas básicas de comunicação utilizando esse meio físico. A tecnologia será mostrada como uma alternativa para o provimento da inclusão digital em regiões menos favorecidas, como a zona rural e locais mais distantes. São abordados temas como: histórico, serviços, tecnologia empregada, aspectos legais (regulamentação), dificuldades encontradas para implantar sistemas PLC, uma visão geral sobre como está a tecnologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Mendes, Luiz. "Análise multicritério para universalização dos serviços elétricos em domicílios rurais isolados da região Norte Fluminense." Revista Vértices 16, no. 2 (February 2, 2015): 249–50. http://dx.doi.org/10.19180/1809-2667.v16n22014p249-250.

Full text
Abstract:
Além da energia hidráulica o Brasil tem um considerável potencial eólico e solar e que podem contribuir para universalização dos serviços de eletricidade em comunidades isoladas. Isso porque, o programa “Luz para todos” tem alto custo para locais mais ermos e desta forma, a universalização torna-se inviável economicamente. Na presente pesquisa, utilizou-se o método AHP clássico e o método Borda para problemas multicritério com o objetivo de escolher o tipo de fornecimento de eletricidade para um domicílio rural isolado com consumo médio de energia elétrica de 150kWh e situado na região Norte do Estado do Rio de Janeiro. Para isso, foram consideradas quatro alternativas a partir de critérios quantitativos e qualitativos e modelados em seis situações distintas, sendo estes correspondentes às distâncias do domicílio em relação à rede elétrica convencional da concessionária. Foi realizada a modelagem do problema com o método AHP para selecionar a melhor fonte de fornecimento de energia, logo em seguida aplicou-se o método Borda para o ranking das alternativas das fontes de fornecimento de energia e por fim, foi proposta uma nova metodologia para integração do método AHP ao método Borda. Desta forma, a aplicação dos dois métodos separadamente e também a nova proposta de integração dos mesmos apresentaram resultados similares quanto a melhor alternativa de fornecimento de energia elétrica para o domicílio rural isolado nas seis situações propostas. Sendo que, o fornecimento de energia convencional da concessionária ficou como a melhor alternativa para distâncias zero a 500 metros (situações um e dois) para ambos os métodos aplicados, entanto para as demais situações as energias renováveis tornaram-se viáveis em relação à rede elétrica da concessionária. Assim o trabalhou apontou que quanto maior a distância do domicílio em relação à rede elétrica, maior será a viabilidade das fontes renováveis de energia. Além disso, os resultados apresentados demonstram que as fontes renováveis podem contribuir para atender a demanda por eletricidade em comunidades isoladas e também apontam para a necessidade de revisão nas políticas públicas de universalização dos serviços elétricos tendo em vista o potencial eólico e solar a ser explorado na região Norte do estado do Rio de Janeiro e demais regiões do país.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Marinho Cavalcanti, Hellen Priscilla. "O acesso à energia elétrica no Brasil sob a ótica do desenvolvimento como liberdade." Revista de Direito Econômico e Socioambiental 4, no. 2 (July 1, 2013): 58. http://dx.doi.org/10.7213/rev.dir.econ.socioambienta.04.002.ao04.

Full text
Abstract:
O presente artigo propõe-se a abordar a questão do acesso à energia elétrica como um dos pilares que constituem o conceito de desenvolvimento, sendo este aqui compreendido sob a ótica de Amartya Sen. Dessa forma, buscou-se respaldo na obra do mencionado autor, intitulada “Desenvolvimento como liberdade”, especialmente no tocante às mudanças sociais que decorrem da plena afirmação do conceito desenvolvimentista, conjugado com a democracia e as liberdades individuais. Não obstante, o acesso à energia elétrica está intimamente vinculado ao processo de desenvolvimento vivido por um país, daí decorrendo as suas políticas públicas. A distribuição de energia elétrica é uma das atividades mais essenciais para a vida moderna, consistindo tanto em causa como consequência do desenvolvimento das sociedades. A fundamentalidade do acesso à energia elétrica conecta-se também a elementos importantes, tais como a dignidade humana, a liberdade e a concretização de direitos fundamentais variados, tais como o direito à educação, à saúde, à moradia e ao lazer. As possibilidades que se abrem a partir do amplo acesso à energia elétrica permitem aos indivíduos o exercício de uma vida mais digna, ao mesmo tempo em que a liberdade de escolha que deriva do mencionado acesso é o caminho para o alcance da dignidade e do desenvolvimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Matiello, Sabrina, Caio Henrique Patrício Pagani, Matheus Lucas Maciel Leal, Fabiano Cerri, and Artur De Souza Moret. "ENERGIA E DESENVOLVIMENTO: ALTERNATIVAS ENERGÉTICAS PARA ÁREAS ISOLADAS DA AMAZÔNIA." Revista Presença Geográfica 5, no. 1 (July 4, 2018): 11. http://dx.doi.org/10.36026/rpgeo.v5i1.2723.

Full text
Abstract:
A eletrificação é um vetor de desenvolvimento e o fornecimento dos serviços de energia é um direito de todos. Na região Norte ainda existe um grande número de comunidades onde a eletricidade é produzida em pequenos sistemas isolados baseados em usinas movidas a óleo diesel, independentemente da concessionária. Dentro deste contexto, este trabalho teve como objetivo avaliar como se dá o atendimento de energia elétrica em comunidades remotas localizadas nas regiões isoladas do estado de Rondônia, buscando entender os entraves para o fornecimento, discutindo e trazendo reflexões a respeito de desenvolvimento e sobre alternativas energéticas renováveis viáveis para a região. Constatou-se a carência de uma política explícita para levar energia elétrica às áreas isoladas da Amazônia. Percebe-se que a instalação das usinas hidrelétricas do complexo do Rio Madeira, não trouxe progresso quanto ao atendido da universalização de energia para essas comunidades. Este trabalho também permitiu compreender que é plausível a substituição dos combustíveis fósseis utilizados nas usinas à diesel, por fontes alternativas renováveis como a energia solar, eólica e da biomassa, recursos energéticos sustentáveis, descentralizados, atrativos para a região e com baixos custos de instalação quando comparado com a distribuição convencional. Nesse sentido, conclui-se que com a diversificação das fontes energéticas, a descentralização da produção de energia, bem como, a manutenção de usinas antigas e a modernização de linhas de transmissão, é possível proporcionar a universalização do atendimento de energia elétrica a todos, e sem a necessidade de construção de novas hidrelétricas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Magalhães Candido de Castro, Graziella, and Rudinei Toneto Junior. "Infraestrutura pública e crescimento dos municípios brasileiros: análise espacial entre 1970 e 2010." Economia Aplicada 23, no. 2 (June 1, 2019): 5–32. http://dx.doi.org/10.11606/1980-5330/ea115755.

Full text
Abstract:
Este artigo estuda a relação empírica entre infraestrutura pública e crescimento econômico dosmunicípios brasileiros entre 1970 e 2010. Para isto, generaliza-se o modelo de crescimento econômico regional desenvolvido por Glaeser et al. (1995) incorporando o capital público na função de produção das firmas. Para estimação, opta-se por um método econométrico capaz de acomodar heterogeneidade e dependência espacial entre os municípios. Os resultados sugerem que o acesso à energia elétrica e ao abastecimento de água afetam positivamente o crescimento do salário per capita. Considerando crescimento populacional, encontra-se efeitos positivos do acesso à energia elétrica e à coleta de esgoto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Viana, Lucas De Arruda, Laércio Zambolim, Tiago Vieira Sousa, and Deborah Campos Tomaz. "MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA EM REGIÕES RURAIS SEM ACESSO À ENERGIA ELÉTRICA POR MEIO DA GERAÇÃO SOLAR FOTOVOLTAICA." REVISTA ENGENHARIA NA AGRICULTURA - REVENG 27, no. 3 (June 19, 2019): 204–11. http://dx.doi.org/10.13083/reveng.v27i3.901.

Full text
Abstract:
No Brasil, muitas famílias no meio rural não têm acesso à energia elétrica, o que dificulta terem melhor qualidade de vida e desenvolvimento na propriedade rural. O sistema fotovoltaico pode ser uma alternativa de conduzir energia a regiões rurais às quais a rede convencional, geralmente, não possui acesso. O objetivo deste trabalho foi avaliar o uso de sistemas fotovoltaico em regiões rurais como proposta para o desenvolvimento agropecuário e aumento da qualidade de vida. O trabalho simulou a implantação de um sistema fotovoltaico de 2,5 kWp, com armazenamento em baterias, em três regiões com distintas incidências de radiações solares diárias e sem acesso à energia elétrica. Foi classificada a energia gerada pelo sistema em dois tipos, a destinada para o desenvolvimento agrário e a para a melhoria de vida no meio rural. Foi feita análise econômica de viabilidade do uso do sistema com e sem a externalidade da geração fotovoltaica. Verificou-se que o sistema fotovoltaico é uma importante alternativa de superação dos desafios de melhorar a qualidade de vida e proporcionar desenvolvimento no meio rural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Guimarães, Flávia Lefèvre. "A crise da energia elétrica e o seu custo." Revista USP, no. 104 (March 5, 2015): 83. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i104p83-90.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta uma retrospectiva das principais alterações regulatórias que impactaram as políticas públicas de acesso ao serviço público essencial de distribuição de energia elétrica, especialmente pelo foco dos interesses e direitos dos consumidores residenciais, inclusive os de baixa renda. A retrospectiva parte de 1995 – data da edição da Lei Eliseu Rezende, por meio da qual a sistemática de definição da estrutura tarifária sofreu forte modificação, dentro do contexto de preparar o setor elétrico para as privatizações iniciadas no bojo da reforma do Estado a partir do governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Santos, Antonio Marques dos, and Wellington Miranda Brasil. "Construção de um transmissor de energia sem fio: Estudo por indução eletromagnética." Research, Society and Development 9, no. 7 (April 28, 2020): e88972847. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.2847.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem como objetivo mostrar que é possível a transmissão de energia elétrica sem a necessidade de fios utilizando bobinas que por meio da indução eletromagnética permite que haja a transmissão de energia elétrica sem fio. Este estudo é bastante útil pois as tecnologias estão se tornando mais compactas levando a portabilidade de alguns aparelhos como o celular, notebook, smartwatch, dentre outros; e todos estes aparelhos necessitam ser carregado em um certo período, e a possibilidade de transmissão de energia elétrica sem fio seria um ótimo recurso para facilitar a vida de usuários que necessitam destes aparelhos por um tempo prolongado. Além do mais verificaremos a eficácia da energia sem fio, possíveis interferências na transmissão de energia sem fio, e os fenômenos físicos presentes no experimento. Para construção do transmissor de energia sem fio foi realizado um estudo bibliográfico e uma pesquisa sobre maneiras de transmitir energia sem fio e foi escolhido o acoplamento indutivo entre duas bobinas, que poderia usar materiais de fácil acesso, onde os materiais utilizados foram: Fio esmaltado 0,7mm; 4 pilhas de 1,5 Volts cada; 1 transistor KPS2222a; 1 Led, 1 multímetro, 1 fita isolante. Para compreender os fenômenos físicos existentes no experimento foram utilizados: Halliday, Rennick (2016), Nussenzveig (1997), Feynman, Leighton e Sands (2008). A Abordagem da pesquisa é qualitativa sendo de caráter experimental sendo que os dados levantados foram coletados através de experimentos. Os resultados obtidos nos permite compreender o funcionamento da transmissão de energia sem fio além de constatar a possibilidade de transmitir energia elétrica sem a necessidade de fio. O experimento realizado, além de contribuir para pesquisas acerca de transmissão de energia elétrica sem fio, tem contribuições pedagógicas no processo de ensino como: 1. Definir o fluxo magnético; 2. Constatar que a variação do fluxo magnético pode conduzir uma corrente elétrica, 3. Esclarecer a lei de Faraday: que a corrente induzida em um circuito fechado e proporcional a variação do fluxo magnético, 4. Verificar que é possível induzir correntes alternadas. Estas etapas revelam a abrangência da atividade laboratorial, sendo evidente a importância da experiência na área da Física.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Almeida, Lavinia, Lucas Trindade, and Tiago Bittencourt. "SISTEMA DE ILUMINAÇÃO A LED ALIMENTADO POR PAINÉIS FOTOVOLTAICOS EM ÁREAS VULNERÁVEIS." Revista Mythos 15, no. 1 (June 28, 2021): 73–86. http://dx.doi.org/10.36674/mythos.v15i1.558.

Full text
Abstract:
Este estudo analisa os benefícios que podem ser obtidos através de uma iluminação em diversos lugares e sendo assim, conseguindo verificar redução na atividade criminosa. Entre os benefícios verificados, temos a melhoria na saúde e ao acesso informação. A criminalidade, trata-se de um dos temas primordiais dos brasileiros e, embora existam esforços para reduzi-lo, eles continuam altos. Com isso, a deia central consiste em que a ampliação do acesso de iluminação pode oferecer uma forma de redução na criminalidade e pode ser vinculada a outras formas já existentes de combater o crime. A utilização eficiente da energia elétrica é um tema que vem crescendo muito. No Brasil isso se deve principalmente à falta de chuvas que impacta diretamente as usinas hidrelétricas que são a maior fonte de eletricidade no país. Este trabalho estuda maneiras de reduzir o consumo de energia elétrica dos sistemas de iluminação através da utilização de equipamentos mais modernos e eficientes. Nos últimos anos os diodos emissores de luz (LED’s) vem revolucionando o setor de iluminação possibilitando a redução do consumo de energia com ótimos níveis de iluminação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Gheno, Simoni Maria, Rui Sérgio Mendes De Oliveira Junior, Felipe do Nascimento Gonçalves, Danilo dos Santos Barbosa, and Maria Aparecida Bovério. "MICROTURBINA A GÁS APLICADA COMO FONTE ALTERNATIVA DE ENERGIA EM REGIÕES COM DEFICIÊNCIA ENERGÉTICA." SITEFA - Simpósio de Tecnologia da Fatec Sertãozinho 2, no. 1 (December 19, 2019): 95–107. http://dx.doi.org/10.33635/sitefa.v2i1.54.

Full text
Abstract:
Com o crescimento da demanda energética prevista a médio e longo prazos e inúmeras falhas no sistema de distribuição de energia elétrica no Brasil, surgem novas tecnologias versáteis e eficazes para atenderem tal responsabilidade. O objetivo deste trabalho foi desenvolver e construir uma microturbina a gás para a propulsão de um microgerador de energia elétrica. A utilização de microturbinas a gás é extremamente vantajosa, pois permite atingir a carga plena de trabalho em pouco tempo. O projeto da microturbina a gás foi desenvolvido baseado em cálculos termodinâmicos e estequiométricos, sendo dimensionados a partir deles, os componentes da microturbina no software SolidWorks. Como resultados, apresentaram-se eficiência na combustão dos gases de 97%, contudo, sua eficiência térmica do ciclo termodinâmico foi de 8,1% devido à necessidade de se manter uma temperatura relativamente baixa para não danificar as peças internas da turbina. Conclui-se que a microturbina se apresentou como uma ótima alternativa para atender empresas que necessitam de um fornecimento de energia ininterrupto e regiões de difícil acesso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Souza, Cecy Meira Rosa de, Cecy Meira Rosa de Souza, and Fabricio Gallo. "TERRITÓRIO NACIONAL E DESIGUALDADES SOCIOESPACIAIS." Sociedade e Território 31, no. 1 (August 26, 2019): 8–26. http://dx.doi.org/10.21680/2177-8396.2019v31n1id16366.

Full text
Abstract:
O presente artigo propõe abordar questões sobre o setor elétrico nacional, assim como sua ampliação e a interligação do sistema, o chamado de SIN – Sistema Interligado Nacional. Através da análise do setor elétrico, para melhor entender a aplicabilidade e seu uso, fizemos um esforço de analisar o Programa Luz Para Todos (LpT) do Governo Federal que previa, em sua gênese, a universalização do sistema elétrico brasileiro. Apontamos que desde sua implantação, o LpT viabilizou a ampliação das taxas de eletrificação rural nas áreas mais carentes do território nacional e, com isso, potencializou um novo dinamismo econômico local, já que nessas regiões de implantação tem chegado, junto da energia elétrica, uma nova lógica produtiva que estimula pequenas atividades produtivas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Abramovay, Ricardo. "Inovações para que se democratize o acesso à energia, sem ampliar as emissões." Ambiente & Sociedade 17, no. 3 (September 2014): 01–18. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-753x2014000300002.

Full text
Abstract:
O V relatório do IPCC (2014), em seu capítulo referente à Mitigação reconhece a permanência da desigualdade entre os países na ocupação do espaço carbono. Reverter esta desigualdade é, evidentemente, importante. Mas o foco estratégico do G77+China não pode ser este. O mais importante é criar as condições para que os extraordinários avanços recentes na capacidade de geração de energia elétrica de fontes renováveis e descentralizadas cheguem de maneira massiva aos países em desenvolvimento. Fortalecer as economias fósseis e construir hidrelétricas nocivas a ecossistemas preciosos e frágeis é perenizar um caminho de acesso à energia que, globalmente, está sendo superado. Para a América Latina, persistir neste caminho significa aprofundar a reprimarização de suas economias distanciando-as ainda mais da sociedade do conhecimento. A bolha de carbono, a depreciação dos ativos das empresas convencionais de energia, juntamente com o avanço exponencial na capacidade de geração descentralizada das renováveis abrem condições inéditas para que a democratização do acesso à energia, o avanço das inovações técnicas e sociais e o respeito aos limites ecossistêmicos estejam organicamente integrados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Nascimento, Bárbara Zon, Thais Caliman Catelan, Gisele de Lorena Diniz Chaves, and Wanderley Cardoso Celeste. "Avaliação da Viabilidade de Implementação de Sistemas Híbridos Renováveis para o Acesso de Energia na Região Amazônica." Research, Society and Development 8, no. 10 (August 24, 2019): e448101415. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v8i10.1415.

Full text
Abstract:
A Região Amazônica é caracterizada por ter uma floresta densa e heterogênea, rios caudalosos e extensos, os quais dificultam o acesso à energia elétrica, por este motivo, faz parte do Sistema Isolado (SI). O SI é composto por sistemas de menor porte não-conectadosnão conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN), os quais os custos de interligações são inviáveis. No cenário atual, as fontes de energia renováveis estão atraindo um grande número de pesquisadores devido à crescente escassez de combustíveis fósseis. Uma das alternativas que vêm sendo estudadas para facilitar o fornecimento de energia nessas localidades, é a utilização de sistemas híbridos renováveis de energia (SH). Dessa forma, o presente estudo visa avaliar o potencial de SH renováveis na Região Amazônica. Para isso, foi elaborado um quadro comparativo dos tipos de energia renovável com potencial de uso nos SH e uma Matriz SWOT por meio de uma revisão bibliográfica. A partir da análise desenvolvida, notou-se que há uma quantidade significativa de pontos positivos que combinadas a políticas governamentais de incentivos fiscais e de crédito podem viabilizar a implantação de híbridos de energia renovável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Dill, Helena Cristina, and Flávio de Oliveira Gonçalves. "Igualdade de oportunidade entre os estados brasileiros: uma análise microeconométrica com base nos dados da PNAD 2009." Nova Economia 23, no. 2 (August 2013): 307–28. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-63512013000200003.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é mensurar um índice de oportunidade humana para os estados brasileiros e, então, analisar as disparidades existentes no país, no que diz respeito à igualdade de oportunidade. Utiliza-se um modelo de regressão logística para estimar a probabilidade de os indivíduos terem acesso a serviços básicos, como energia elétrica, água limpa, saneamento e escola, e, a partir disso, constrói-se o Índice de Oportunidade Humana (IOH). Os resultados indicam que há grandes diferenças entre os estados brasileiros, principalmente no acesso ao saneamento, sendo esse o serviço que mais necessita de atenção das políticas sociais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Turco, José Eduardo Pitelli, Jarbas Dos Santos Júnior, and Edemo João Fernandes. "ESTUDO DO CONSUMO E CUSTO DE ENERGIA ELÉTRICA EM CULTURA DE SOJA IRRIGADA." IRRIGA 10, no. 1 (March 28, 2005): 64–75. http://dx.doi.org/10.15809/irriga.2005v10n1p64-75.

Full text
Abstract:
ESTUDO DO CONSUMO E CUSTO DE ENERGIA ELÉTRICA EM CULTURA DE SOJA IRRIGADA José Eduardo Pitelli Turco; Jarbas Dos Santos Junior; Edemo João FernandesDepartamento de Engenharia Rural, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Universidade Estadual Paulista, Via de Acesso Prof. Paulo Donato Castellane, s/n, CEP 14884-900, Jaboticabal, SP jepturco@fcav.unesp.br 1 RESUMO Este trabalho teve por objetivo analisar o consumo e custo de energia elétrica em cultura de soja, submetida a quatro regimes de irrigação: T1 – irrigação efetuada quando o esgotamento da água do solo atingiu 40% da reserva utilizável (RU); T2 – irrigação efetuada quando o esgotamento da água do solo atingiu 60% da RU; T3 – irrigação efetuada quando o esgotamento da água do solo atingiu 80% da RU; T4 – sem irrigação; T5 – irrigação efetuada quando o esgotamento da água do solo atingiu 40% da RU. Sendo que, para T1, T2 e T3 a lamina de água determinada pelo ETo foi obtido pelo método do tanque Classe A, já para T5 o ETo foi obtido pelo método de Penman-Monteith. A cultura da soja foi irrigada com um sistema de irrigação por aspersão convencional. O consumo de energia elétrica do sistema de irrigação foi medido por meio da utilização de um Medidor de Energia (mod. Microvip3 - Elcontrol, Itália). Os resultados desse estudo mostraram que os tratamentos irrigados com maior freqüência apresentaram menor relação consumo de energia elétrica / produção de grãos. UNITERMOS: consumo de energia elétrica e custo de energia elétrica, soja TURCO, J. E. P.; SANTOS JUNIOR, J.; FERNANDES, E. J.CONSUMPTION AND ELECTRICITY COSTS OF ELECTRIC ENERGY ONIRRIGATED SOYBEAN CROP 2 ABSTRACT The aim of this investigation was to evaluate the consumption and electricity costs of electric energy on soybean crop under four irrigation regimes: T1 - irrigation started when the soil water depletion reached 40% of available reserve; T2 irrigation started when the soil water depletion reached 60% of available reserve; T3 - irrigation started when the soil water depletion reached 80% of available reserve; T4 – no irrigation; T5 – irrigation started when the soil water depletion reached 40% of available reserve. The water consumption of the T1, T2 and T3 was determined by Class A pan evaporation, and for T5 by Penman – Montheith method. The soybean crop was irrigated with a conventional sprinkle system. The consumption of electric energy of irrigation system was measured by a Measurer of Energy (mod. Microvip3 - Elcontrol, Italy). The results of this study showed that treatments irrigated with larger frequency present smaller relationship consumption of electric energy / grain yield. KEYWORDS: consumption of energy, electricity costs, soybean.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Richter, Luiz Egon, and Neiva Cristina de Araújo. "Notas acerca dos serviços públicos de energia elétrica no Brasil: uma análise a partir da ótica do STF." A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional 10, no. 42 (October 1, 2010): 219. http://dx.doi.org/10.21056/aec.v10i42.332.

Full text
Abstract:
Abordar a temática envolvendo o serviço público de energia elétricanão é tarefa das mais fáceis, até mesmo em decorrência da pouca doutrinaescrita. Assim, no presente artigo, busca-se elaborar um caminho, queperpassa pelos julgados do Supremo Tribunal Federal brasileiro, a fim detrazer elementos que facilitem/auxiliem a compreensão de alguns aspectosfundamentais para compreensão da temática aqui proposta. Nessa linha,necessário destacar que a Constituição Federal de 1988 não apenas inaugura omaior período democrático vivido pelo Brasil, mas também exerce importantese fortes influências no ordenamento jurídico brasileiro, inegável que se tratade um instrumento que rompe com o passado e dá início a uma nova fase, nãoapenas no plano jurídico, mas também do ponto de vista político-social. Estasinfluências espalham-se, portanto, por diversos segmentos sociais e jurídicos,abrangendo, inclusive, o que é aqui é o grande objeto de estudos: os serviçospúblicos de energia elétrica, matéria que, ultimamente, tem despertado ointeresse dos estudiosos do Direito Público. De grande importância a temáticaaqui abordada, pois hoje, no Brasil, segundo dados do IBGE, mais de 90%(noventa por cento) da população tem acesso ao serviço de energia elétrica,em outras palavras, é um serviço público que está presente no cotidiano dobrasileiro. A fim de elucidar algumas questões que circundam os serviçospúblicos de energia elétrica, o presente artigo tem por intuito traçar algumasnotas acerca das modalidades de exploração destes serviços e os seus modosde delegação — concessão, permissão e autorização, bem como analisar asformas de exploração da referida modalidade de serviços públicos, para aofinal discorrer acerca de alguns entendimentos do Supremo Tribunal Federalenvolvendo a matéria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Pilo', Francesca. "CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA NAS FAVELAS E A TRANSFORMAÇÃO DE “CONSUMIDORES EM CLIENTES”." GEOgraphia 18, no. 38 (February 8, 2017): 3. http://dx.doi.org/10.22409/geographia2016.1838.a13771.

Full text
Abstract:
O processo de regularização de acesso aos serviços de energia elétrica em aglomerados informais é frequentemente descrito como uma “transformação de consumidores em clientes” (USAID, 2009). Na maior parte dos casos, tal transformação consiste em implementar medidas de redução das perdas comerciais e redefinir a relação comercial através de medidas técnicas, comerciais e de eficiência energética. Dentro do contexto das transformações políticas nas favelas do Rio de Janeiro onde foram instaladas as UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora), este artigo explora o processo de regularização da energia elétrica, concentrando-se nos aspectos das ações de eficiência energética implementadas pela companhia de distribuição do serviço, a Light. O objetivo principal deste artigo é mostrar como esta forma de reconfiguração de infraestrutura é implementada através de lógicas comerciais que, por sua vez, têm consequências na maneira como as medidas de economia de energia são promovidas. Inicialmente o artigo apresenta dois diferentes corpus de literatura cuja articulação permite uma compreensão da relação entre infraestrutura, práticas de consumo e políticas públicas de eficiência energética. Em seguida, o artigo propõe uma análise das ferramentas usadas pela companhia e das percepções das famílias. O artigo argumenta que as medidas adotadas pela companhia de distribuição de eletricidade aparecem para enfraquecer a compreensão dos consumidores sobre seu próprio consumo. O artigo destaca então alguns limites de uma abordagem comercial para a economia de energia e as contradições de sua política.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Pilo', Francesca. "CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA NAS FAVELAS E A TRANSFORMAÇÃO DE “CONSUMIDORES EM CLIENTES”." GEOgraphia 18, no. 38 (February 8, 2017): 3. http://dx.doi.org/10.22409/geographia2016.v18i38.a13771.

Full text
Abstract:
O processo de regularização de acesso aos serviços de energia elétrica em aglomerados informais é frequentemente descrito como uma “transformação de consumidores em clientes” (USAID, 2009). Na maior parte dos casos, tal transformação consiste em implementar medidas de redução das perdas comerciais e redefinir a relação comercial através de medidas técnicas, comerciais e de eficiência energética. Dentro do contexto das transformações políticas nas favelas do Rio de Janeiro onde foram instaladas as UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora), este artigo explora o processo de regularização da energia elétrica, concentrando-se nos aspectos das ações de eficiência energética implementadas pela companhia de distribuição do serviço, a Light. O objetivo principal deste artigo é mostrar como esta forma de reconfiguração de infraestrutura é implementada através de lógicas comerciais que, por sua vez, têm consequências na maneira como as medidas de economia de energia são promovidas. Inicialmente o artigo apresenta dois diferentes corpus de literatura cuja articulação permite uma compreensão da relação entre infraestrutura, práticas de consumo e políticas públicas de eficiência energética. Em seguida, o artigo propõe uma análise das ferramentas usadas pela companhia e das percepções das famílias. O artigo argumenta que as medidas adotadas pela companhia de distribuição de eletricidade aparecem para enfraquecer a compreensão dos consumidores sobre seu próprio consumo. O artigo destaca então alguns limites de uma abordagem comercial para a economia de energia e as contradições de sua política.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Pires, Julio Cesar, and Branca Freitas de Oliveira. "Design da informação: desenvolvimento de aplicativo web para área de energia eólica." Design e Tecnologia 7, no. 13 (June 30, 2017): 67. http://dx.doi.org/10.23972/det2017iss13pp67-77.

Full text
Abstract:
Fontes renováveis de energia representam, atualmente, soluções viáveis economicamente e amigáveis ecologicamente. Energia eólica pode ser convertida através de turbina de pequeno porte, inclusive em edificações residenciais e pequenos comércios, configurando a chamada “geração distribuída”. Alguns benefícios de gerar a própria energia elétrica ainda não são conhecidos pela maioria das pessoas. No Brasil, o fato de receber créditos de energia ao gerar quantidade maior do que o consumo próprio, por exemplo, não é difundido adequadamente pelas concessionárias de energia, muito menos pelos órgãos reguladores. Este problema pode ser minimizado à medida que informações referentes a este tema sejam compartilhadas. Neste sentido, o presente trabalho apresenta um método para desenvolvimento de sistema de informação para área de energia eólica. O referido sistema está na forma de página de internet para acesso livre, disponível online e gratuitamente. O método aplicado no desenvolvimento do sistema é caracterizado por realizar conexões solucionadoras, ou seja, um conjunto de informações acerca do problema, captados a partir da organização de um mapa, e um modelo onde constam elementos de ação que realizarão as conexões. A partir da metodologia proposta, o sistema foi implementado e disponibilizado ao público em geral. O sistema conta com um aplicativo de simulação de geração de energia com turbina eólica de pequeno porte. O aplicativo de simulação está dividido em sete seções onde o usuário poderá saber, por exemplo, quais as dimensões de uma turbina eólica para suprir toda sua demanda por energia elétrica. Além disso, o aplicativo informa características de quatro tipos de turbinas comerciais, o valor de investimento no equipamento, o tempo de retorno deste investimento e o quanto de CO2 – gás do efeito estufa, nocivo ao ambiente, o usuário deixa de emitir ao usar o sistema de geração simulado. O sistema de informação proposto está sendo avaliado com o uso de duas ferramentas: Google Analytics para se obter informações de acessos ao sistema e Google Formulário, que possibilitou a obtenção de respostas relacionadas ao uso geral do sistema. Em relação aos dados de acesso ao sistema, foram obtidas 650 simulações em 84 dias monitorados. Os acessos se deram em 18 países, sendo 114 cidades envolvidas. Considera-se o número de simulações expressivo em relação ao tempo de monitoramento do sistema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Campigotto Soethe, Ghabriel, and Luiz Alberto Blanchet. "Geração distribuída e desenvolvimento sustentável." A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional 20, no. 79 (March 29, 2020): 233. http://dx.doi.org/10.21056/aec.v20i79.1221.

Full text
Abstract:
Por meio de revisão bibliográfica, consulta na legislação e acesso a sítios eletrônicos mantidos pelo poder público, busca-se uma solução concreta que torne a energia elétrica importante pressuposto material do Desenvolvimento Sustentável. Em 2004, o instituto da Geração Distribuída foi introduzido no ordenamento jurídico brasileiro, mas apenas em 2012, o acesso aos sistemas foi viabilizado. O número de conexões tem crescido exponencialmente nos últimos anos, mas seu potencial ainda é latente. Diante de sua complexidade enquanto subsistema do Setor Elétrico Brasileiro, a Geração Distribuída tem apresentado peculiaridades favoráveis ao Desenvolvimento Sustentável, mas que só foram possíveis de constatação em função do uso da metodologia científica hipotético-dedutiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Faccioni, André Umberto, Lucas Marcon Trichez, and Ronaldo Lopes Macedo. "Analise sobre a tecnologia PLC (Power Line Communication)." Revista E-Tech: Tecnologias para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838 1, no. 2 (June 5, 2008): 54–74. http://dx.doi.org/10.18624/e-tech.v1i2.48.

Full text
Abstract:
Este artigo tem o intuído de apresentar uma analise sobre a tecnologia que emprega a comunicação de dados que utiliza a rede elétrica como meio de transmissão chamada de Power Line Communication (PLC). Esta tecnologia é utilizada desde 1920 por muitas companhias de energia elétrica para efetuar telemedição e telecomando de equipamentos em subestações. Atualmente com novas técnicas de modulação e barateamento de sistemas de telecomunicações, se torna possível a aplicação em massa desta tecnologia para ser implantada em sistemas de telemetria, automação e até mesmo disponibilizar o acesso a internet banda larga para usuários finais. Portando, este artigo irá abordar algumas aplicações da tecnologia PLC no Brasil, alguns aspectos regulatórios sobre esta nova tecnologia e destaca o projeto em desenvolvimento na pré-incubadora do SENAI-Florianópolis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Sousa Maronhas, Maitê Edite, Haroldo Carlos Fernandes, Wagner Da Cunha Siqueira, and Lara Santana Fernandes. "UTILIZAÇÃO DE MISTURAS DE ÓLEO DE SOJA REUTILIZADO COM ÓLEO DIESEL EM UM MOTOR ESTACIONÁRIO." REVISTA ENGENHARIA NA AGRICULTURA - REVENG 18, no. 5 (October 8, 2010): 390–97. http://dx.doi.org/10.13083/reveng.v18i5.132.

Full text
Abstract:
Em todo o país, parte da população, em especial da zona rural, tem pouco ou nenhum acesso aos serviços de energia elétrica. Por isso, o uso de energia renovável para produção de energia elétrica na própria propriedade torna-se uma alternativa interessante. Neste trabalho, objetivou-se analisar a reutilização de óleo de soja para o acionamento de motores estacionários, sabendo-se que esse óleo, de outra forma, se tornaria resíduo e degradaria o meio ambiente, além de ser uma matéria-prima de baixo custo. Os ensaios foram realizados no Laboratório de Mecanização Agrícola, do Departamento de Engenharia Agrícola, da Universidade Federal de Viçosa, MG, utilizando-se um motor diesel estacionário marca Yanmar NSB 75, com potência nominal de 5,8 kW a 2400 rpm, com injeção direta e refrigerado a água. Foram utilizados como combustíveis cinco misturas de óleo diesel (OD) e óleo de soja (OS) reutilizado, proveniente do restaurante universitário, nas proporções de 0-100%, 25-75%, 50-50%, 75-25% e 100-0%, respectivamente. A potência e torque do motor foram maiores para as misturas de 75% OD e de 25% OS, e menores para 25% OD e 75% OS. O menor consumo horário deuse com a mistura de 25% OD e 75% OS e foi 15% menor para o diesel puro. Os valores encontrados justificam o uso de misturas de óleo diesel e óleo de soja reutilizado; porém, aspectos técnicos, em especial o desgaste do motor, devem ser avaliados após um longo período de funcionamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Santos, Ivan Nunes, José Carlos de Oliveira, and José Rubens Macedo Jr. "Método da superposição modificado como uma nova proposta para atribuição de responsabilidades sobre as distorções harmônicas." Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica 23, no. 6 (December 2012): 782–96. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592012000600010.

Full text
Abstract:
Diante das orientações contidas em documentos aprovados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o Módulo 8 dos Procedimentos de Distribuição (PRODIST) contempla, dentre outros indicadores de qualidade da energia elétrica, a temática das distorções harmônicas. O referido texto aborda questões associadas com definições, procedimentos de medição, valores de referência, etc. À luz destas determinações e reconhecendo que as soluções mitigadoras para adequação dos indicadores de desempenho envolvem expressivos custos financeiros, surge a questão da busca de meios para a determinação das responsabilidades sobre eventuais violações dos limites pré-estabelecidos para as distorções harmônicas. Dentre as propostas encontradas para se detectar as parcelas de contribuição advindas do supridor e do consumidor ressalta-se que, de um modo geral, as metodologias são fundamentadas em princípios que utilizam o domínio da frequência conciliado com a superposição de efeitos. Não obstante a simplicidade deste procedimento destaca-se que o mesmo se apoia em informações de medições e no pré-conhecimento das impedâncias harmônicas equivalentes da concessionária e do consumidor, sendo estas últimas de difícil, ou mesmo impossível, acesso. Diante disto, o presente trabalho visa viabilizar meios para se contornar tais dificuldades e estabelecer uma sistemática adequada para obtenção do justo compartilhamento de responsabilidades entre as partes envolvidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

De Castro Vieira, Samuel José. "Um modelo teórico para os custos econômicos e sociais das perdas comerciais no setor de distribuição de energia elétrica no Brasil." Revista de Desenvolvimento e Políticas Públicas 2, no. 1 (November 26, 2018): 78–95. http://dx.doi.org/10.31061/redepp.v2n1.78-95.

Full text
Abstract:
As perdas comerciais de energia elétrica são um importante item do cálculo tarifário no Brasil, segundo dados do Instituto Ascende Brasil, no ano de 2015 um montante total de 8 bilhões de reais teriam sido perdidos no furto de energia. Uma parte desse montante não é reconhecida nas tarifas das distribuidoras, impondo a constante busca pela redução nas perdas realizadas, com vistas a reduzir os seus prejuízos. Não obstante os aspectos sociais do acesso ao consumo de energia elétrica e a prudência dos investimentos devem ser considerados. Dentre os vários papéis do estado regulador está o de promover a inclusão social. Com base nessa preocupação a regulação no Brasil precisa evoluir de forma a promover a cobertura tarifária necessária à inclusão das famílias de baixa renda, e a segurança contratual para que as concessionárias mantenham seu equilíbrio econômico financeiro. Este artigo discute a interconexão entre a regulação atual, e as necessidades da sociedade Brasileira, apontando caminhos para evolução do marco regulatório. Em particular discute-se a tese de que apesar de contemplar a dimensão social da renda, o modelo atual não necessariamente produz custos mais baixos, sendo possível argumentar que a manutenção de um patamar de reconhecimento tarifário maior de perdas comerciais se traduz em custos mais baixos para sociedade. Pode-se então afirmar que ao tolerar um patamar de perdas reconhecido na tarifa de maior montante contemplam-se dois objetivos, não excludentes, a modicidade tarifária e a inclusão social de famílias marginalizadas pela pobreza, desde que, se imponha uma restrição de prudência nos investimentos que respeite a modicidade tarifária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

De Lima, Andreina Del Carmen Camero, Marina Aparecida Lima, Patrícia Aparecida Ferreira, and Flávia Luciana Naves Mafra. "Implantação de Usinas Hidrelétricas e Teoria dos Stakeholders: Analisando o processo de negociação a partir de um estudo de caso." Desenvolvimento em Questão 15, no. 41 (October 21, 2017): 457. http://dx.doi.org/10.21527/2237-6453.2017.41.457-497.

Full text
Abstract:
<p>As usinas hidrelétricas têm sido as responsáveis pela maior parte da energia elétrica gerada no Brasil. Além disso, há uma tendência de que a geração de energia elétrica seja ampliada no país, levando a um aumento nas construções de hidrelétricas. Observa-se que, como em outros tipos de empreendimentos, existe a presença de interesses antagônicos: de um lado temos o Estado e empresas privadas, e do outro, as comunidades atingidas. Considerando que esses empreendimentos são quase sempre justificados por um discurso de desenvolvimento, não se pode negar que a população atingida sofre diversos impactos e que geralmente tende a ser excluída do processo decisório. Essa ideia encontra-se oposta à noção mais ampla da Teoria dos <em>Stakeholders</em>, segundo a qual a empresa deveria considerar todos os atores envolvidos e/ou afetados pelas ações empresariais nas suas decisões, evitando conflitos e buscando promover o equilíbrio entre os interesses dos <em>stakeholders</em> e da própria organização (CINTRA <em>et al</em>., 2015). Esse trabalho tem como objetivo identificar e analisar as ações de negociação adotadas na implantação de um empreendimento hidrelétrico no sul de MG em relação aos seus <em>stakeholders</em>, apontando a participação dos atingidos, o acesso e transparência, e as relações de poder presentes no processo de negociação. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa e que utiliza a técnica de análise de conteúdo. Os principais resultados demonstram que nesse processo de negociação houve pouca participação dos atingidos, pouco acesso e transparência a informações relevantes, além de forte presença de relações de poder.<strong></strong></p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Matosinhos, Lívia Aladim, Marco Aurélio Marques Ferreira, Ana Paula Teixeira de Campos, and Mateus Pereira Lavorato. "A percepção de famílias rurais sobre os efeitos do Programa Luz para Todos." DRd - Desenvolvimento Regional em debate 9 (September 19, 2019): 604–24. http://dx.doi.org/10.24302/drd.v9i0.2210.

Full text
Abstract:
Criado em 2003, o Programa Luz para Todos (PLT) objetiva, com o combate à exclusão energética, impulsionar o desenvolvimento local e aumentar a qualidade de vida de seus beneficiários. Considerando os benefícios sociais e econômicos relacionados à eletrificação rural e as proposições teóricas de Ranganathan (1993), o presente trabalho busca, por meio de um estudo de caso comparativo, investigar a percepção de famílias beneficiadas pelo PLT acerca do acesso e uso da energia elétrica. Em geral, observa-se que as, predominantemente positivas, percepções dos entrevistados quanto ao desenvolvimento se diferenciam de acordo o município de residência, corroborando assim as expectativas teóricas. Palavras-chave: Eletrificação rural. Programa Luz para Todos. Percepção. Desenvolvimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Moreira, Renata Couto, Henrique Pacca L. Luna, and Paulo G. S. Guedes. "Um estudo comparativo entre a teoria dos jogos cooperativos e uma heurística aplicados a um problema real de alocação de custos." Pesquisa Operacional 22, no. 1 (June 2002): 73–85. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-74382002000100005.

Full text
Abstract:
Neste artigo fizemos o estudo de técnicas para a resolução de problemas de alocação de custos em redes de acesso com um grande número de usuários, como acontece em redes de informação, de distribuição de energia elétrica, de esgoto entre outras. O problema é como distribuir os custos envolvidos entre os usuários da rede. Para responder esta questão, fizemos uma caracterização do estado da arte para a teoria dos jogos cooperativos. Encontramos aplicação em um problema real de alocação de custos e usando a teoria revisada, definimos o problema, um modelo matemático associado a ele, e selecionamos alguns conceitos de solução. Além disso, também propusemos uma heurística que foi aplicada e comparada com as soluções obtidas pela teoria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Cardoso, Bárbara Françoise, Thiago José Arruda de Oliveira, and Mônica Aparecida Da Rocha Silva. "Eletrificação Rural e Desenvolvimento Regional: uma Análise do Programa Luz para Todos." Desenvolvimento em Questão 11, no. 22 (February 20, 2013): 117. http://dx.doi.org/10.21527/2237-6453.2013.22.117-138.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente trabalho é verificar em que medida o Programa LUZ PARA TODOS afetou a vida da população beneficiada. A pesquisa foi realizada na região do Felicíssimo, localizada no estado do Tocantins. Utilizou-se o método <em>survey</em> e foram aplicados questionários para um total de 27 famílias beneficiadas. Os resultados sugerem que, na região pesquisada, não ocorreram mudanças sociais e econômicas significativas após a instalação da energia elétrica. Os achados da investigação apontam que a integração entre o Programa LUZ PARA TODOS e Programas Sociais – por exemplo, o Bolsa Família e o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – seria uma alternativa para assegurar que o acesso à eletrificação rural represente uma melhoria significativa na qualidade de vida das famílias beneficiadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Oliveira, Antônio Nunes de, and Marcos Cirineu Aguiar Siqueira. "Ensino de física com materiais alternativos: uma experiência com a educação escolar indígena Munduruku." ScientiaTec 4, no. 3 (April 24, 2018): 119–33. http://dx.doi.org/10.35819/scientiatec.v4i3.2161.

Full text
Abstract:
O ensino de ciências utilizando materiais alternativos tem sido destacado por trabalhos científicos como uma excelente oportunidade de superar as dificuldades de acesso a laboratórios didáticos. O tema ganha ainda mais relevância quando falamos da educação escolar indígena Munduruku, uma vez que esses não dispõem de laboratórios em suas aldeias e, até mesmo, o fornecimento de energia elétrica é restrito. Este trabalho consiste no relato de uma experiência, cujo foco foi possibilitar aos cursistas do projeto Ibaorebu de formação integral Munduruku (ação coordenada pela FUNAI em parceria com o IFPA, campus Rural de Marabá e entidades do povo Munduruku), a compreensão de conceitos e fenômenos físicos. Para isso, fez-se uso de materiais disponíveis na aldeia, como facões, madeira, ligas e caroços de camu. A concretização desta proposta se deu na décima etapa intensiva do referido projeto, durante as aulas ministradas para a turma de Magistério Intercultural I. Como resultado, constatou-se que a metodologia empregada foi satisfatória, uma vez que possibilitou promover o aumento na motivação e, assim, melhorar o interesse e o engajamento dos cursistas nas atividades propostas. Além disso, um dos aparatos construído por eles, o qual denominaram de Parat Mubapukap ou, em nossa língua, peneira ilustrativa, mostrou-se útil para visualizar e ensinar conceitos como onda, energia e processos de transformação de energia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Maloa, Joaquim Miranda, and Lindberg Nascimento Júnior. "A DISPERSÃO URBANA EM MOÇAMBIQUE: UMA CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DA PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO EM MAPUTO." Raega - O Espaço Geográfico em Análise 45, no. 1 (January 16, 2019): 91. http://dx.doi.org/10.5380/raega.v45i1.50743.

Full text
Abstract:
Promovida, principalmente, pela inclusão dos automóveis nos modos de vida urbano, a dispersão urbana é um tipo de urbanização caracterizada pela ocupação do solo com baixa densidade populacional em áreas periféricas núcleo urbano consolidado. Dentre os principais impactos que decorrem deste modelo de urbanização estão: a crescente demanda de consumo de energia e recursos naturais; ocupação de áreas ambientalmente frágeis ou suscetíveis à desastres naturais; e a aspectos negativos relacionados a qualidade de vida e saúde da população. A partir de uma análise geográfico-histórica e tomando como como exemplo a cidade de Maputo, o artigo evidencia como a degradação ambiental, a segregação socioespacial e a periferização estruturam-se como particularidades da dispersão urbana em Moçambique. E conforme observado em outros países, a urbanização dispersa em Moçambique também se configura como mais um obstáculo para implantação de políticas públicas e a universalização do acesso a bens fundamentais (infraestrutura e serviços). Ela também tende a reforçar, ampliar e cristalizar processos históricos ainda não resolvidos na atualidade e presentes na formação socioespacial moçambicana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Sarmento, Kênia Kelly Freitas, Bruna Aline Araújo, José Everton Soares de Souza, Larissa Dias Rebouças, Keila Machado de Medeiros, and Carlos Antônio Pereira de Lima. "Aplicação da destilação solar na potabilização de águas contaminadas." Research, Society and Development 10, no. 11 (September 2, 2021): e322101119644. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i11.19644.

Full text
Abstract:
A escassez e a falta de água potável são os desafios mais sérios do século XXI. Diversos fatores podem comprometer a qualidade da água, destacando-se o destino final dos esgotos domésticos, e a disposição inadequada de resíduos sólidos urbanos e industriais. Este trabalho tem o objetivo de realizar uma revisão da literatura sobre os poluentes e contaminantes da água, bem como o direcionamento da energia solar em diversos tipos de destiladores (bandeja, pirâmide, filme capilar, mecha e cascata) para potabilização das águas. Além disso, discriminar as características, diferenças e vantagens existentes entre os principais modelos de destiladores. A metodologia deste trabalho foi realizada nas principais e mais importante bases de dados nacionais e internacionais da área de dessalinização e energia solar. A água destinada ao consumo humano necessita ser potável e estar em conformidade com os padrões microbiológico, físico-químico e radioativo, a fim de não oferecer riscos à saúde. A destilação solar consiste no aquecimento da água pelos raios solares, possibilitando a produção de vapor que é condensado em uma superfície fria e coletado, produzindo água pura. Portanto, os destiladores solar podem ser utilizados para fins domésticos, principalmente em regiões sem acesso à energia elétrica, por ser uma tecnologia social que tem proporcionado benefícios socioeconômicos e ambientais, uma vez que favorece a disseminação social, possibilitanto o seu uso individual ou coletivo e fornecendo água descontaminada por meio desta tecnologia sustentável e de baixo custo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Silva, Mariana Batista da. "Mecanismos de participação e atuação de grupos de interesse no processo regulatório brasileiro: o caso da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)." Revista de Administração Pública 46, no. 4 (August 2012): 969–92. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-76122012000400004.

Full text
Abstract:
As agências reguladoras se constituíram como a grande inovação institucional da reforma do Estado brasileiro. De modo a suprir o gap de legitimidade que emerge do fato de que tais agências não são controladas diretamente por nenhum representante eleito, seu desenho institucional foi formulado de modo a propiciar mecanismos de participação social. Entre estes, as audiências públicas se constituem no objeto deste estudo. Pergunta-se: a quais interesses serve esse mecanismo de participação social? De modo a responder tal questionamento, é realizada uma análise institucional do mecanismo e um mapeamento dos participantes e das colaborações enviadas às audiências da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) (1998-2006). A análise dos dados indica uma sobrerrepresentação dos interesses dos regulados. Por fim, o estudo indica que as audiências públicas permitem a permeabilidade da ação regulatória aos diversos grupos da sociedade. Entretanto, essa permeabilidade demonstra uma tendência seletiva, podendo se constituir numa via de acesso à captura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Mazer, Wellington, and Maria Luiza Ribas de Christo. "Análise do comportamento estrutural de elementos cônicos de poliéster reforçado com fibra de vidro (PRFV)." Revista E-Tech: Tecnologias para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838 10, no. 1 (December 22, 2017): 121–38. http://dx.doi.org/10.18624/e-tech.v10i2.873.

Full text
Abstract:
Os materiais compósitos, apesar de muito antigos, passaram a ganhar importância no século XX, com o surgimento das fibras sintéticas. Atualmente está presente nos segmentos naval e aeronáutico, pois apresentou diversas vantagens em relação aos materiais antes utilizados como matéria-prima. Sua participação em outros segmentos do mercado ainda é limitada. O setor de distribuição de energia elétrica encontrou no material compósito uma ótima solução para postes e acessórios que precisam ser instalados em locais de difícil acesso. Porém, por existirem poucas aplicações deste material em postes de distribuição no mercado, a defasagem de informações e estudos sobre ele é grande. O presente trabalho analisa estruturalmente um poste de material compósito, mais precisamente poliéster reforçado com fibra de vidro. Foram obtidos valores de tensões e deslocamentos através de modelagem estrutural por elementos finitos, comparando os resultados da modelagem com resultados experimentais, verificando a viabilidade da modelagem para a análise até carregamentos equivalentes à resistência nominal do poste.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Santos, Jessica Santiago dos, Osmar Fonseca Garcia Garcia, Saulo Hercules Silva da Silva, and Laura Mendonça Ponte Souza. "Estudo de caso da aplicação de microgeração energética por painéis fotovoltáicos para utilização em bombas de captação de água." Technology Sciences 2, no. 1 (January 7, 2020): 43–52. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2674-6425.2020.001.0008.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem como busca desenvolver tecnicamente analises mais próximas do real tendo como principal enfoque o método refinado de análise de aproveitamento energético por meio de painéis fotovoltaicos para bombeamento de água, analisando a eficiência dos projetos estudados bem como a sua viabilidade econômica mostrada através de um payback para obtenção de resposta de qual sistema melhor atende as necessidades de uma determinada população. Para completo entendimento do desenvolvimento a ser dado ao tema se faz necessário estabelecer e definir dois grupos de fonte de energia: as renováveis e as não renováveis, exemplificando cada uma delas. Vale ressaltar que a vantagem do uso de energia a partir de fontes renováveis não se restringe apenas ao âmbito econômico e político, focaliza também com a mesma relevância, a preservação da natureza em oposição ao impacto ambiental causado pelos combustíveis fósseis e ao consumo da água potável pela população. O método de análise é uma pesquisa exploratória, uma vez que utiliza conhecimento de um estudo de caso para resolução de problemas. Foi analisado um sistema fotovoltaico para bombeamento de água: Sistema de Bombeamento Fotovoltaico aplicado em pequenas comunidades. Partindo da viabilidade econômica o sistema provou ser econômico e com retorno financeiro rápido, além da fácil utilização e instalação do sistema. O presente estudo teve como uma de suas finalidades conscientizar e propagar a importância da disponibilidade de um recurso hídrico que é necessidade básica do ser humano, colocando em evidência dados que comprovam a crise hídrica em locais de difícil acesso à energia elétrica e ao próprio recurso natural mais precioso: Água.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Bizawu, Kiwongui, Sandro Mansur Gibran, and Eduardo Vieira De Souza Barbosa. "O FUTURO DO SETOR DE ENERGIA NO BRASIL SOB A PERSPECTIVA DE UMA SOCIEDADE DO CUSTO MARGINAL ZERO." Relações Internacionais no Mundo Atual 1, no. 22 (April 24, 2020): 196. http://dx.doi.org/10.21902/revrima.v1i22.4005.

Full text
Abstract:
A sociedade caminha em vários setores para um custo marginal de operação de produtos e serviços próximos de zero, conforme a abordagem de Jeremy Rifkin em sua obra sobre o tema. O artigo aborda o olhar do setor elétrico brasileiro sobre essa perspectiva de transformação do mesmo, em especial pelo crescimento exponencial da geração descentralizada de energia com a utilização de fontes renováveis, tornando os consumidores em empoderados prosumidores. Neste artigo buscar-se-á analisar a estrutura e regulação do setor elétrico brasileiro que, evidentemente, apesar de ter entes de pesquisa, planejamento, execução e desenvolvimento, não conseguirá acompanhar no aspecto legislativo e regulatório a velocidade da tecnologia e a mudança de comportamento da sociedade. A metodologia utilizada neste estudo é dedutiva, associada a técnicas de pesquisa bibliográfica, por meio da revisão de doutrina, periódicos, artigos científicos e legislação. Conclui-se do estudo que a energia elétrica, por tudo o que se tem vivenciado, deixa com clareza solar a impressão de que num futuro próximo o prosumidor de energia transformará o setor elétrico, na medida em que haverá a facilitação do acesso à produção e ao consumo descentralizado, diminuindo a ingerência do Estado sobre a demanda e a regulação. Ao projetar o setor elétrico brasileiro no futuro, sob a perspectiva de uma Sociedade de Custo Marginal Zero, tal qual entende Jeremy Rifkin, vê-se que a tendência é que o país, assim como toda a humanidade, não mais tenha qualquer problema de falta de energia, pois a mesma será abundante, com a utilização de tecnologia para o armazenamento de energias renováveis, tal como a solar, a voltaica, a biomassa e o hidrogênio. Essa utilização naturalmente romperá fronteiras, aumentará a concorrência e a autonomia dos consumidores/prosumidores, barateará muito os custos e facilitará a vida das pessoas, como tem acontecido com a maioria das inovações do século XXI. O artigo visa contribuir com a análise acerca do ideário projetado pelo filósofo futurista Jeremy Rifkin à realidade do que se discute hoje no Brasil no setor elétrico, num momento em que ocorre o debate descabido sobre a polêmica “taxação do sol”. PALAVRAS-CHAVE:custo marginal zero; energia renovável; internet da energia; setor elétrico; fontes de energia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Aboim, Luciana, Sandro Mansur Gibran, and Eduardo Vieira De Souza Barbosa. "O FUTURO DO SETOR DE ENERGIA NO BRASIL SOB A PERSPECTIVA DE UMA SOCIEDADE DO CUSTO MARGINAL ZERO." Relações Internacionais no Mundo Atual 1, no. 22 (January 17, 2019): 271. http://dx.doi.org/10.21902/revrima.v1i25.3875.

Full text
Abstract:
A sociedade caminha em vários setores para um custo marginal de operação de produtos e serviços próximos de zero, conforme a abordagem de Jeremy Rifkin em sua obra sobre o tema. O artigo aborda o olhar do setor elétrico brasileiro sobre essa perspectiva de transformação do mesmo, em especial pelo crescimento exponencial da geração descentralizada de energia com a utilização de fontes renováveis, tornando os consumidores em empoderados prosumidores. Neste artigo buscar-se-á analisar a estrutura e regulação do setor elétrico brasileiro que, evidentemente, apesar de ter entes de pesquisa, planejamento, execução e desenvolvimento, não conseguirá acompanhar no aspecto legislativo e regulatório a velocidade da tecnologia e a mudança de comportamento da sociedade. A metodologia utilizada neste estudo é dedutiva, associada a técnicas de pesquisa bibliográfica, por meio da revisão de doutrina, periódicos, artigos científicos e legislação. Conclui-se do estudo que a energia elétrica, por tudo o que se tem vivenciado, deixa com clareza solar a impressão de que num futuro próximo o prosumidor de energia transformará o setor elétrico, na medida em que haverá a facilitação do acesso à produção e ao consumo descentralizado, diminuindo a ingerência do Estado sobre a demanda e a regulação. Ao projetar o setor elétrico brasileiro no futuro, sob a perspectiva de uma Sociedade de Custo Marginal Zero, tal qual entende Jeremy Rifkin, vê-se que a tendência é que o país, assim como toda a humanidade, não mais tenha qualquer problema de falta de energia, pois a mesma será abundante, com a utilização de tecnologia para o armazenamento de energias renováveis, tal como a solar, a voltaica, a biomassa e o hidrogênio. Essa utilização naturalmente romperá fronteiras, aumentará a concorrência e a autonomia dos consumidores/prosumidores, barateará muito os custos e facilitará a vida das pessoas, como tem acontecido com a maioria das inovações do século XXI. O artigo visa contribuir com a análise acerca do ideário projetado pelo filósofo futurista Jeremy Rifkin à realidade do que se discute hoje no Brasil no setor elétrico, num momento em que ocorre o debate descabido sobre a polêmica “taxação do sol”.PALAVRAS-CHAVE:custo marginal zero; energia renovável; internet da energia; setor elétrico; fontes de energia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Alves, Maria Odete, Maria de Fátima Vidal, Iracy Soares Ribeiro Maciel, and Alysson Inácio De Oliveira. "PRODUÇÃO E REPRODUÇÃO SOCIAL ENTRE BENEFICIÁRIOS DO PRONAF B NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO." Revista Grifos 30, no. 51 (September 28, 2020): 398–423. http://dx.doi.org/10.22295/grifos.v30i51.5608.

Full text
Abstract:
Este artigo estudou os beneficiários do Pronaf B no Semiárido brasileiro. O objetivo foi conhecer as condições materiais de produção e as estratégias adotadas para a reprodução social do grupo familiar. Partiu-se do pressuposto de que existe uma diversidade significativa de modos e bases materiais de produção e conhecimento entre agricultores. As estratégias de produção e reprodução que elaboram é função dessas bases e de sua interação com os meios socioeconômico e agroecológico. Utilizaram-se dados de uma base de pesquisa de campo do BNB realizada entre clientes do Pronaf em 2012, com o uso de questionários semiestruturados. Adotou-se o recorte para Pronaf B no Semiárido, que contempla 445 questionários dos 3.000 aplicados. Os resultados mostram que a maioria dos entrevistados tem boa capacidade de leitura, dispõe de moradias próprias e acesso a redes de abastecimento de água e energia elétrica. Mas a indisponibilidade de terras e de outros capitais físicos, associada às condições agroecológicas do semiárido, inviabilizam a produção em maior escala que, por sua vez, dificulta ou torna inadequado o uso de determinados equipamentos e implementos agrícolas, além de algumas práticas ou tecnologias. Para superar as limitações, elaboram estratégias de uso de terras em parceria, arrendamento e cessão, diversificação da produção, consórcio entre culturas, pluriatividade dentro e fora da unidade familiar, acesso ao crédito e prioridade a mercados de proximidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Yaccoub, Hilaine. "A chamada "nova classe média": cultura material, inclusão e distinção social." Horizontes Antropológicos 17, no. 36 (December 2011): 197–231. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-71832011000200009.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo apresentar uma discussão sobre a importância do consumo e cultura material para um determinado estrato social. A partir de uma pesquisa realizada sobre ligações clandestinas de energia elétrica, fenômeno sociotécnico de dimensões culturais conhecido por "gatos", residi por oito meses em um bairro popular na região metropolitana do Rio de Janeiro. Como moradora, pude penetrar na vida do bairro e analisar o estilo de vida de um grupo de moradores considerado a elite local, que, àquela época, fazia parte de um contingente mais amplo da população brasileira que estava adquirindo visibilidade pública, sendo denominado pela mídia como "nova classe média". Devido ao aumento da renda, à política de juros baixos e aos financiamentos facilitados a partir do Plano Real, esses "novos consumidores" obtiveram mais acesso a bens duráveis, especialmente eletroeletrônicos, elevando assim seu status perante seus iguais e muitas vezes adequando através de táticas seu novo padrão de consumo. Por meio do consumo, principalmente de carros e eletroeletrônicos, eles almejam inclusão em outro estrato social, as camadas médias urbanas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

De Freitas, Gilmar Fialho, and Marcelo Leles Romarco de Oliveira. "UMA ANÁLISE DO PROGRAMA LUZ PARA TODOS DO GOVERNO FEDERAL." Revista de Extensão e Estudos Rurais 6, no. 2 (December 1, 2017): 143–55. http://dx.doi.org/10.18540/rever622017143-155.

Full text
Abstract:
Este artigo procura fazer um debate em torno da criação do Programa do Governo Federal Luz Para Todos criado em novembro de 2003 pelo Governo do Presidente Lula, cujo objetivo era levar energia elétrica a dois milhões de lares brasileiros que, à época, permaneciam sem acesso a uma fonte confiável e permanente de eletricidade. Até janeiro de 2016 o Programa já tinha atendido cerca de 15,6 milhões de moradores das diversas regiões brasileiras, muitos desses morando em assentamentos rurais, Reservas extrativistas, áreas quilombolas e terras indígenas. Na proposta analisada é possível perceber que as dimensões do Programa Luz para Todos, não parece ficar dúvidas quanto à sua importância como política pública de inclusão social. Entretanto, a grande maioria das políticas públicas apresentadas no Brasil tem destacado mais o processo de formulação e elaboração de programas e projetos, ao passo que negligencia outras etapas que não podem ser consideradas irrelevantes ao ciclo da política, como o acompanhamento e a avaliação dos processos, dos resultados e impactos gerados por essas políticas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Pereira, Maria Cristina de Castro. "Mapeando o Pouso Frio: dinâmicas de construção de um bairro na cidade de Toledo/PR." Cadernos de História 18, no. 28 (July 13, 2017): 228. http://dx.doi.org/10.5752/p.2237-8871.2017v18n28p228.

Full text
Abstract:
<p align="justify"> </p><p class="Standard">Este artigo descreve e problematiza o processo histórico de constituição de um bairro – o Pouso Frio – na cidade de Toledo, Oeste do Paraná, a partir da década de 1940. Inicialmente uma área de ocupação, esse espaço foi construído por diferentes sujeitos, em sua maioria, vindos do Norte do Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Paraguai, ocultados na História Oficial elaborada para o município. Nas primeiras décadas em que viveram no bairro, enfrentaram o medo sempre presente de perder seus parcos investimentos em terrenos sem escrituração. Ainda conviveram, por exemplo, com a ausência de energia elétrica, da água encanada, do transporte público e da rede de esgoto. Os diálogos estabelecidos com moradores do Pouso Frio permitiram delinear um conjunto de trajetórias e expectativas que os aproximaram e os uniram na luta por melhores condições de moradia e acesso à cidade.</p><p align="justify"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span><br /></span></span></p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Penteado, Homero Marconi. "A onça no condomínio: o papel dos corredores ecológicos urbanos." Revista de Morfologia Urbana 7, no. 2 (December 31, 2019): e00109. http://dx.doi.org/10.47235/rmu.v7i2.109.

Full text
Abstract:
Espaços livres podem proporcionar habitat para fauna nativa em áreas urbanas, mas espécies de maior porte são raramente avistadas. Uma onça parda (Puma concolor) foi capturada em vídeo em Piracicaba, SP, o que despertou o interesse em investigar quais padrões paisagísticos (formas, dimensões, relações espaciais entre a matriz urbana, corredores e fragmentos de habitats, vegetação etc.) possibilitaram os deslocamentos da zona rural para uma cidade de aproximadamente 400 mil habitantes. Utilizaram-se imagens de satélite, fotografias e mapas interpretativos. A onça foi avistada em dois pontos próximos, dos quais foram traçadas rotas para identificar prováveis percursos e refúgios. Os possíveis corredores ecológicos identificados incluem espaços sob linhas de transmissão de energia elétrica cercados por muros de condomínios, matas ciliares ao longo de córregos e do rio Piracicaba ou mesmo avenidas arborizadas que permeiam a cidade, conectam a matriz urbana com áreas rurais e dão acesso a fontes de alimentos (capivaras, animais domésticos). A presença do felino na área urbana pode decorrer de condições que o expulsaram de seus habitats, mas também de elementos atrativos e de padrões paisagísticos que criaram corredores ecológicos e propiciaram seus deslocamentos pela cidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Garcia, Paulo Sergio, Leandro Campi Prearo, Maria do Carmo Romero, and Marcos Sidnei Bassi. "A infraestrutura das escolas de ensino fundamental da Região do Grande ABC paulista." Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação 9, no. 3 (March 11, 2015): 614–31. http://dx.doi.org/10.21723/riaee.v9i3.6841.

Full text
Abstract:
No Brasil, o sistema de avaliação educacional procura investigar e compreender os fatores que influenciam o desempenho dos alunos em testes de larga escala para, com tal entendimento, lançar políticas para melhorar da educação brasileira. Um desses fatores é a infraestrutura das escolas que no cenário brasileiro influencia a aprendizagem dos alunos. Este estudo investiga, explorando, identificando e descrevendo, a infraestrutura das escolas de ensino fundamental da Região do Grande ABC Paulista, coletando informações a partir do Censo escolar de 2013 e analisando-as sob a perspectiva quantitativa. Foram identificadas e analisadas 17 categorias (Água filtrada, Sanitário, Esgoto, Cozinha, Energia Elétrica, Laboratório de informática, Laboratório de Ciências, Biblioteca, TV, DVD, Acesso à Internet, Computadores, Sala de Diretoria, Sala de professores, Impressora, Copiadora e Quadra esportiva) e realizadas comparações com o cenário brasileiro. Os resultados mostraram que a infraestrutura escolar da Região está bem consolidada, superando de longe a dura realidade brasileira. Em uma escala desenvolvida por pesquisadores brasileiros para medir a infraestrutura das escolas, a Região está situada no nível avançado (74%). A compreensão de tal realidade pode favorecer a reflexão sobre possíveis alternativas para a organização ou reformas do sistema educacional ou das escolas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Castro, Lucilla Raphaelle Carmo, Fernando Felipe Soares Almeida, Anny Marysol Souza Cavalcante, Iane Raquel Barata Guimarães, Valdinei Mendes da Silva, Flávia Augusta Miranda Lisboa, and Thays Valente do Nascimento. "Panorama sanitário das populações ribeirinhas da Amazônia Brasileira e as tecnologias sociais aplicáveis." Research, Society and Development 9, no. 12 (December 13, 2020): e5891210898. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i12.10898.

Full text
Abstract:
Tão grande quanto os encantos e dimensões da Amazônia são as limitações ao acesso a sistemas de saneamento básico que sua população ribeirinha enfrenta, assim surge o seguinte questionamento: existem soluções capazes de atender as necessidades dessa população de maneira mais imediata? Dentro dessa perspectiva estão as Tecnologias Sociais, que são metodologias, produtos ou técnicas desenvolvidas em conjunto com as comunidades atendidas e se apresentam como alternativas simples e de baixo custo para a solução de problemas. O objetivo desta pesquisa é apresentar as características e um breve panorama sanitário da população ribeirinha da Amazônia brasileira, assim como realizar o levantamento das tecnologias sociais desenvolvidas para o atendimento de suas necessidades no âmbito do saneamento básico. Foi realizada uma pesquisa descritiva e bibliográfica, tendo como foco as informações relacionadas às comunidades ribeirinhas apenas da Amazônia Brasileira. Índices precários de esgotamento sanitário, e a incapacidade ou inexistência de políticas públicas são evidenciados nos estudos sobre essas comunidades, restando à população apenas recorrer aos hábitos que lhe estão disponíveis e que propiciam o surgimento de doenças. Ao analisar as tecnologias sociais encontradas, é notável uma discrepância entre a quantidade de experiências de acordo com o propósito a que se destina dentro das vertentes do saneamento. Em suma, dificuldade de acesso, condições inadequadas e/ou inexistência de sistemas de saneamento básico, falta de energia elétrica e serviços de saúde, são fatores predominantes nas áreas de habitação das populações ribeirinhas. Assim, a implantação de tecnologias sociais são valiosas ferramentas para o suprimento de tais carências.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

BASTOS, Carla Madeira Marquito, Anelise Rizzolo de Oliveira PINHEIRO, and Muriel Bauermann GUBERT. "Insegurança alimentar e nutricional e fatores associados em famílias do Núcleo Rural Agrícola Lamarão, no Distrito Federal." Tempus Actas de Saúde Coletiva 8, no. 2 (June 29, 2014): 133. http://dx.doi.org/10.18569/tempus.v8i2.1516.

Full text
Abstract:
Segurança alimentar e nutricional (SAN) é o direito ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente, não comprometendo outras necessidades essenciais. Este estudo analisou a prevalência de insegurança alimentar e nutricional (ISAN) e seus fatores associados em famílias residentes em um núcleo rural agrícola, no Distrito Federal. Trata-se de estudo transversal com amostra sistemática, com intervalo zero, sendo composta por 75 domicílios. A prevalência de insegurança alimentar e nutricional nas famílias foi estimada por meio da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA). Variáveis socioeconômicas e demográficas também foram avaliadas. O estudo encontrou 50,6% de ISAN, sendo 17,3% moderada e grave. Todas as casas são de alvenaria, com água encanada, energia elétrica e coleta de lixo. Dos domicílios com esgotamento sanitário, 12% eram contemplados com a rede de saneamento básico. A maior parte dos domicílios era própria (82,7%). Havia 29,3% das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. A classificação econômica familiar predominante esteve nas classes C/D/E (87,3%). Houve associação significativa entre os níveis de SAN e tipo de domicílio, chefe do domicílio e consumo de hortaliças, frutas, leite e cereais. A prevalência de ISAN entre as famílias do Lamarão demonstra uma possível limitação dessas famílias em relação ao acesso físico e financeiro e à disponibilidade de alimentos com qualidade nutritiva. É importante um olhar aprofundado sobre a garantia da SAN em comunidades rurais e necessário se considerar as associações entre os fatores socioeconômicos, demográficos e de consumo alimentar, que determinam a ocorrência dos diagnósticos de SAN na população.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Gibran, Sandro Mansur, Viviane Sellos, and Eduardo Vieira de Souza Barbosa. "O Futuro Do Setor De Energia No Brasil Sob A Perspectiva De Uma Sociedade Do Custo Marginal Zero." Future Studies Research Journal: Trends and Strategies 11, no. 3 (August 12, 2019): 391. http://dx.doi.org/10.24023/futurejournal/2175-5825/2019.v11i3.497.

Full text
Abstract:
A sociedade caminha em vários setores para um custo marginal de operação de produtos e serviços próximos de zero, conforme a abordagem de Jeremy Rifkin em sua obra sobre o tema. O artigo aborda o olhar do setor elétrico brasileiro sobre essa perspectiva de transformação do mesmo, em especial pelo crescimento exponencial da geração descentralizada de energia com a utilização de fontes renováveis, tornando os consumidores em empoderados prosumidores. Neste artigo buscar-se-á analisar a estrutura e regulação do setor elétrico brasileiro que, evidentemente, apesar de ter entes de pesquisa, planejamento, execução e desenvolvimento, não conseguirá acompanhar no aspecto legislativo e regulatório a velocidade da tecnologia e a mudança de comportamento da sociedade. A metodologia utilizada neste estudo é dedutiva, associada a técnicas de pesquisa bibliográfica, por meio da revisão de doutrina, periódicos, artigos científicos e legislação. Conclui-se do estudo que a energia elétrica, por tudo o que se tem vivenciado, deixa com clareza solar a impressão de que num futuro próximo o prosumidor de energia transformará o setor elétrico, na medida em que haverá a facilitação do acesso à produção e ao consumo descentralizado, diminuindo a ingerência do Estado sobre a demanda e a regulação. Ao projetar o setor elétrico brasileiro no futuro, sob a perspectiva de uma Sociedade de Custo Marginal Zero, tal qual entende Jeremy Rifkin, vê-se que a tendência é que o país, assim como toda a humanidade, não mais tenha qualquer problema de falta de energia, pois a mesma será abundante, com a utilização de tecnologia para o armazenamento de energias renováveis, tal como a solar, a voltaica, a biomassa e o hidrogênio. Essa utilização naturalmente romperá fronteiras, aumentará a concorrência e a autonomia dos consumidores/prosumidores, barateará muito os custos e facilitará a vida das pessoas, como tem acontecido com a maioria das inovações do século XXI. O artigo visa contribuir com a análise acerca do ideário projetado pelo filósofo futurista Jeremy Rifkin à realidade do que se discute hoje no Brasil no setor elétrico, num momento em que ocorre o debate descabido sobre a polêmica “taxação do sol”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Holanda Cavalcanti, Ana Paula de, and Waldênia Leão de Carvalho. "A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO CENÁRIO DA POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA: BREVE HISTÓRICO." Revista Temas em Educação 30, no. 2 (May 31, 2021): 1–18. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n2.54213.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por objetivo apresentar um breve panorama sobre o surgimento e desenvolvimento das políticas públicas voltadas para a educação do campo. O aporte teórico está pautado na legislação vigente que a rege. A pesquisa de tipo documental foi realizada através de consulta, leitura, análise de documentos oficiais, relatórios, leis e portarias que tratam do tema, assim como acesso a sites oficiais do governo federal, a fóruns e comitês voltados ao tema. Os resultados mostram um histórico de negação do Estado brasileiro para com os povos do campo e, posteriormente, a luta dos movimentos e organizações sociais para o direito à educação dessas populações, que resultou na criação e desenvolvimento de programas e ações para as escolas do campo, como o transporte escolar, a elaboração de materiais didáticos específicos, a adequação da merenda escolar, programas referentes ao abastecimento de água, fornecimento de energia elétrica, a formação do professor na área, a formulação de documentos oficiais como leis e resoluções para regulamentação dessa modalidade, entre outros. Atualmente, mesmo com a desativação de vários programas, a educação do campo ainda luta pela garantia das escolas nos espaços rurais e pela sua inserção nas pautas centrais do debate educacional, como a inclusão do tema no Plano Nacional de Educação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography