Academic literature on the topic 'Universidade de Classe Mundial'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Universidade de Classe Mundial.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Universidade de Classe Mundial"

1

Lee, Rosemary Theodoro, and Adolfo-Ignacio Calderón. "desafio de estabelecer universidade de classe mundial." Revista Internacional de Educação Superior 7 (November 28, 2019): e021006. http://dx.doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8655153.

Full text
Abstract:
Lançado em 2009 pelo Banco Mundial em coedição com Mayol Edições S.A., o livro The Challenge of Establishing World-Class Universities, de autoria de Jamil Salmi, tem se tornado uma das principais obras de referência para todos aqueles interessados em compreender o fenômeno do surgimento e expansão das chamadas UCM (Universidades de Classe Mundial). Entretanto, passaram-se dez anos de sua publicação e surpreende o fato de não existir nem sequer o registro de uma resenha do livro em questão em nenhuma revista acadêmica brasileira, talvez pelo fato dos estudos sobre universidades de classe mundial e a expansão dos rankings acadêmicos se constituir ainda um campo emergente, reflexo disso, recentemente, em 2017, foi criada a Rede Brasileira de Pesquisa em Rankings, Índices e Tabelas Classificatórias na Educação Superior (REDE RANKINTACS). Com versões em inglês, francês, chinês e espanhol, o livro ora resenhado da sua versão inglesa, tem como objetivo principal mostrar aos governos e gestores de universidades os desafios, caminhos e estratégias para a reforma do sistema de ensino superior, com o objetivo de se alcançar um ensino de excelência e transformar, se viável, suas instituições em UCM.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Thiengo, Lara Carlette, Lucídio Bianchetti, and Cezar Luiz De Mari. "RANKINGS ACADÊMICOS E UNIVERSIDADES DE CLASSE MUNDIAL: RELAÇÕES, DESDOBRAMENTOS E TENDÊNCIAS." Educação & Sociedade 39, no. 145 (2018): 1041–58. http://dx.doi.org/10.1590/es0101-73302018193956.

Full text
Abstract:
RESUMO: Neste artigo analisaram-se as relações entre os rankings acadêmicos e o modelo de Universidade de Classe Mundial, bem como a capacidade indutora desses instrumentos em termos de políticas, planejamento e gestão. Para isso, a metodologia contou com levantamento bibliográfico e análise de documentos, indicadores e métricas dos rankings Academic Ranking of World Universities (Ranking Acadêmico de Universidades Mundiais) e Times Higher Education. Considera-se, portanto, que os rankings são tecnologias que operam via governança baseada em benchmarking, criando um espaço de visibilidade internacional, em que se acirra a competitividade, corrobora-se com a difusão do modelo de Universidade de Classe Mundial, indicando como tendência o aprofundamento da diferenciação institucional e o fortalecimento de concepções de universidade e ciência cada vez mais pragmáticas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Pilatti, Luiz Alberto, and Marizete Righi Cechin. "Perfil das universidades brasileiras de e com potencial de classe mundial." Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas) 23, no. 1 (2018): 75–103. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772018000100006.

Full text
Abstract:
Resumo: O texto tem por objetivo analisar o perfil das universidades brasileiras que estão na condição de Universidade de Classe Mundial (UCM) e as com potencial para atingir essa condição. O estudo é documental com características exploratórias. O corpus documental é composto pelos rankings Academic Ranking of World Universities (ARWU), Times Highter Education Ranking (THE) e Quacquarelli Symonds World University Ranking (QS), divulgados no período de 2011-2015; pelos dados fornecidos pela rede mundial de computadores nos anuários da UERJ, UNICAMP, USP e UNESP; no orçamento de São Paulo 2014, nos dados da CAPES (2015), no INEP e nos sítios das universidades. Constata-se três universidades consolidadas na condição de UCM (USP, Unicamp e UFRJ) e três em consolidação (UNESP, UFRGS e UFMG). A UNESP, a UFRGS e a UFRJ têm tendência ascendente nos rankings; a USP, a Unicamp e a UFMG têm tendência descendente. Constata-se potencial para atingir a condição de UCM em 11 universidades: PUC-RJ, PUC-RS, UERJ, UFBA, UFPR, UFSC, UFSCar, UTV, UnB, PUC-SP e a Unifesp. As UCM brasileiras são públicas, com média de idade de 72 anos e com percentual de 76,49 de alunos na graduação e 23,51% na pós-graduação. O estado de São Paulo apresenta o maior percentual de alunos de pós-graduação e um nível mais elevado de investimento (custo anual por aluno). Conclui-se que as universidades que pertencem à Classe Mundial apresentam em comum publicações em periódicos indexados em base de dados como a SCIE, a SSCI, a Thomson Reuters e o Scopus.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Thiengo, Lara Carlette, Lucídio Bianchetti, and Cezar Luiz De Mari. "A obsessão pela excelência: universidades de classe mundial no Brasil?" Revista Internacional de Educação Superior 4, no. 3 (2018): 716–45. http://dx.doi.org/10.20396/riesup.v4i3.8652528.

Full text
Abstract:
Neste artigo, que é parte de tese de doutorado, analisa-se a aproximação/convergência da educação superior brasileira à ‘tendência global World Class University’ ou Universidade de Excelência/de Classe Mundial a partir do delineamento das políticas, programas e dos Planos de Desenvolvimento Institucionais (PDIs) das Instituições de Educação Superior (IES), a partir da década de 2000. Desse modo, algumas questões que norteiam a discussão empreendida, para além da que intitula este artigo, são: o Brasil, via suas IES ou algumas delas, está na ‘corrida’ para alcançar o status de excelência ou de classe mundial na esteira dessa tendência global? Para que ou para onde indica este movimento? Quais universidades afirmam enquadrar-se nesse modelo? No intuito de responder a estas questões, em termos metodológicos, lançou-se mão do levantamento de bibliografia e dados, bem como utilizou-se a análise documental, considerando a compreensão da totalidade histórica e social, com seus condicionantes estruturais e conjunturais. Conclui-se, em linhas gerais que, se por um lado a mercadorização da educação superior atinge níveis exponenciais, com a concentração das IES privadas nas mãos de grupos financeiros nacionais e internacionais, as iniciativas em direção à promoção do status de ‘Classe Mundial’, especialmente no âmbito da internacionalização e indução de áreas estratégicas, demonstram que o país também está inscrito na ‘corrida para a excelência’.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Thiengo, Lara Carlette, and Lucídio Bianchetti. "Universidades de classe mundial e a ideologia da excelência: tendências globais e locais." Educação em Perspectiva 9, no. 2 (2018): 241–58. http://dx.doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i1.985.

Full text
Abstract:
Neste trabalho, que resulta de pesquisa de doutorado, analisa-se o modelo de Universidade de Classe Mundial (UCM), a partir das orientações dos Organismos Internacionais (OI), em especial o Banco Mundial (BM), e seus experts e ainda como esta concepção vem ganhando força em vários países, grupos e blocos, incentivando a promoção de programas, políticas e projetos, inclusive, no Brasil. Em termos metodológicos, utilizou-se a análise documental, considerando-se que a investigação sobre as tendências e manifestações da UCM pressupõe a compreensão da totalidade histórica e social. Conclui-se que o modelo de UCM, fundamentado pela Ideologia da Excelência, é uma tendência global que vem sendo utilizada como um arquétipo com o qual se induz à competitividade internacional e eleva-se ao paroxismo a diferenciação/hierarquização entre e intra instituições em diferentes escalas, bem como incita transformações na própria concepção de universidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Acosta, Luis Eduardo. "O capital contra a educação da classe trabalhadora." Germinal: Marxismo e Educação em Debate 11, no. 1 (2019): 298. http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v11i1.33252.

Full text
Abstract:
<span>Acirram-se os ataques à educação pública e a campanha da iniciativa privada pelo desvio dos recursos públicos para este setor. Germinal toma então o tema do capital contra a educação da classe trabalhadora, entregando-o nesta entrevista, a Luis Eduardo Acosta, professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, ex-diretor do ANDES-SN. Com roteiro elaborado por Maria de Fátima Rodrigues Pereira, Elza Peixoto e Gilcilene Barão, temos um interessante balanço da conjuntura mundial que auxilia no entendimento do movimento na conjuntura brasileira nos últimos anos.</span>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Diana, Federico Wainstein, Bruno Mora Pereyra, and Andrea Quiroga. "¿Los de afuera son de palo? Fútbol, memoria y clase social en Uruguay." Revista Eletrônica História em Reflexão 12, no. 24 (2018): 90–110. http://dx.doi.org/10.30612/rehr.v12i24.8942.

Full text
Abstract:
O Grupo de Estudos Sociais e Culturais da Universidade da República vem trabalhando junto com o Programa Integral Metropolitano da Comissão Setorial de Extensão e Atividades no Médio, sob as disputas sociais e culturais que são feitas no esporte, principalmente aquelas que escondem violências. Uma das violências não visibilizadas é o esforço feito para a não construção de memórias, como espaços de disputa e negociação entre o que se há de rememorar e olvidar. O percurso escolhido para o tratamento sob a construção da memória inclui o diálogo constante entre a produção de conhecimento para o análises desse fenómeno, junto às ocultas tensões de classe feitas ao redor do mundial de 1950, o mundial de 2018 e o trabalho desenvolvido pelo projeto Fútbol y Sociedad: el deporte en tiempos mundiales.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Thiengo, Lara Carlette, Maria de Lourdes Pinto de Almeida, and Lucídio Bianchetti. "Universidade de Classe Mundial no contexto Latino-Americano e Caribenho: o que dizem os Organismos Internacionais." Educar em Revista 35, no. 76 (2019): 259–78. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.65341.

Full text
Abstract:
RESUMO Neste artigo se analisa o que dizem os Organismos Internacionais (OI) e seus especialistas acerca da possibilidade de construção e/ou existência de Universidades de Classe Mundial (UCM) nos países da América Latina e Caribe (ALeC), com o objetivo de evidenciar como estão sendo delineadas as especificidades deste modelo para esses países, que não compõem o eixo dinâmico do capital. Nesse mesmo sentido, buscou-se compreender o movimento desta tendência a partir dos lugares ocupados pelas universidades latino-americanas nos principais rankings acadêmicos internacionais. Em termos metodológicos, foram utilizados os levantamentos bibliográfico e de dados e a análise documental, considerando-se que a investigação sobre as tendências e manifestações da UCM pressupõe a compreensão da totalidade histórica e social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Lima, André Yeh, Heloisa Candia Hollnagel, and Luiz Jurandir Simões Araújo. "Avaliação da qualificação e da produção científica de docentes para formação na área de Ciências Contábeis (Accounting) em escolas de negócios de Universidades de Classe Mundial (UCM)." REVISTA ENIAC PESQUISA 10, no. 1 (2021): 105–33. http://dx.doi.org/10.22567/rep.v10i1.769.

Full text
Abstract:
O docente universitário se dedica a atividades de extensão, ensino e pesquisa, esta última responsável pela expansão do conhecimento científico. Somado ao cenário de desenvolvimento constante das ciências contábeis como ciências sociais aplicadas reforça o nível de atenção que essa atividade merece. Nas chamadas Universidades de Classe Mundial (UMC), consideradas de excelência, o impacto da produção acadêmica, a captação de recursos (financiamento) e a transferência de conhecimento para a indústria são diferenciais. Muitas organizações e empresas medem a qualidade de uma universidade por sua posição nas tabelas de classificação como o THE (Times Higher Education). A produção acadêmica de pesquisadores de UMC no exterior (2 americanas e 1 do Reino unido) foi avaliada por ferramentas cientométricas, como o Google Scholar e produção registrada na instituição. No caso da UMC brasileira, o critério foi análise do Currículo Lattes e cruzamento com o Qualis (sistema brasileiro de avaliação de periódicos). Além da produção, a titulação e o tempo de magistério foram analisados. Os dados mostram que existe influência da titulação do docente em seus índices de produção (quantidade e qualidade) e a produção de docentes com mais senioridade apresenta maior impacto. Situações semelhantes foram encontradas em Purdue, Manchester e na Universidade Federal de São Paulo UNIFESP. Os resultados de titulação e produção mostram-se distintos em Stanford, justificando sua melhor classificação no ranking.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Maltagliati, Liliana Ávila, Melissa Demarchi Farias, Silvânia Elisiário da Rocha, et al. "ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO DA INCIDÊNCIA DE MÁ OCLUSÃO EM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA CIDADE DE GUARULHOS." Revista Sa�de - UNG-Ser 13, no. 3/4 (2019): 15. http://dx.doi.org/10.33947/1982-3282-v13n3-4-4143.

Full text
Abstract:
Introdução: A Organização Mundial da Saúde recomenda que as autoridades sanitárias realizem levantamento epidemiológico das doenças bucais numa periodicidade de 5 e 10 anos. A cidade de Guarulhos não possui estudo epidemiológico de crianças em fase escolar, na faixa etária passível de tratamento ortodôntico preventivo. Objetivo: Realizar levantamento epidemiológico no município de Guarulhos, para avaliar incidência de má oclusão em crianças em fase de dentadura mista. Método: Foram avaliados 238 escolares por um grupo calibrado de estudantes de Odontologia e de pós-graduação, supervisionados por um professor da Universidade de Guarulhos. Resultado: A prevalência de má oclusão foi baixa, com 21% de classe II e 8,41% classe III. 34,03% das crianças apresentou trespasse vertical aumetnado e 12,19% mordida aberta. O trespasse horizontal aumentado foi o mais prevalente (31,09%). Conclusão: A má oclusão mais prevalente caracterizou-se por relação de classe I, com um terço apresentando trespasses vertical e horizontal aumentados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Universidade de Classe Mundial"

1

NEVES, Regina Coeli Lafayette. "Governança para uma universidade de classe mundial: desafios e perspectivas." Universidade Federal de Pernambuco, 2016. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18567.

Full text
Abstract:
Submitted by Fabio Sobreira Campos da Costa (fabio.sobreira@ufpe.br) on 2017-04-18T12:49:28Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) ReginaUniversidadeClasseMundialDesafios07112016.pdf: 2421917 bytes, checksum: 309f0e20a05eff974ad4921ac511f8d5 (MD5)<br>Made available in DSpace on 2017-04-18T12:49:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) ReginaUniversidadeClasseMundialDesafios07112016.pdf: 2421917 bytes, checksum: 309f0e20a05eff974ad4921ac511f8d5 (MD5) Previous issue date: 2016-05-05<br>“Cada país quer uma Universidade de Classe Mundial", este é o ponto de partida deste estudo sobre Governança em Instituição Federal de Ensino Superior ou IFES. A governança no setor público deve ser implementada com seus mecanismos sugeridos pelo TCU: liderança, estratégia e controle. Argumenta-se como critérios para uma Universidade de Classe Mundial - UCM, excelência na pesquisa, liberdade de pesquisa, ensino e expressão, autonomia acadêmica, infraestrutura, financiamento, cosmopolitismo e diversidade, além de uma governança adequada (ALTBACH, 2010). Este trabalho tem por objetivo identificar como os mecanismos de governança na Universidade Federal de Pernambuco facilitam a construção de uma Universidade de Classe Mundial. Quanto à Metodologia de Pesquisa se optou pela Análise Pragmática da Linguagem envolvendo 14 entrevistas semiestruturadas com docentes, ex-reitores, estudantes e funcionários. A abordagem deste estudo foi qualitativa, utilizando além das entrevistas a pesquisa bibliográfica e documental. Conclui-se que os mecanismos de governança na UFPE em sua forma atual se apresentam como enorme desafio para o trilhar da UFPE na direção de uma UCM, apesar de existirem reconhecidos esforços nessa direção.<br>"Every country wants a World Class University", this is the starting point of this study on Governance in a Federal University in Brazil. Governance in the Brazilian public sector should be implemented with the mechanisms suggested by the Federal Court of Accountants or TCU: leadership, strategy and control. It is argued as criteria for a University of World Class - UCM, excellence in research, freedom of research, teaching and expression, academic autonomy, infrastructure, finance, cosmopolitanism and diversity, as well as proper governance (ALTBACH, 2010). This study aims to identify how governance mechanisms at the Federal University of Pernambuco facilitate the co-construction of a University World Class. For the research methodology it was chosen the Pragmatic Analysis of Language involving 14 semi-structured interviews with teachers, former rectors, students and staff. The approach of this study was qualitative, using interviews in addition to document analysis and bibliographic research. It is concluded that the governance mechanisms at university in its current form are presented as huge challenge for the tread of UFPE towards a UCM, although there are significant efforts in this direction.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Thiengo, Lara Carlette. "Universidades de classe mundial e o consenso pela excelência: tendências globais e locais." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2018. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190910.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.<br>O processo de produção de consenso sobre a excelência acadêmica e científica da/na Universidade, rumo a um modelo/concepção de Classe Mundial (UCM), considerando-se suas tendências e manifestações globais e locais, é o objetivo desta tese. Para isso, foram analisados os documentos, publicados a partir de 2000, dos Organismos Internacionais, métricas e resultados de rankings acadêmicos e as iniciativas de excelência empreendidas por países, blocos, grupos e instituições. Focamos especial atenção aos programas Horizonte 2020, no âmbito da União Europeia e Universidade em Rede do BRICS, bem como os direcionamentos para a promoção deste modelo/concepção de Universidade no Brasil, a partir das políticas educacionais contidas nos Planos de Desenvolvimento Institucionais de algumas universidades públicas. A despeito das particularidades de cada um desses agentes, programas e planejamentos, identificou-se um núcleo comum fundamentado na internacionalização e na atração de talentos; na concentração de recursos em algumas Instituições de Ensino Superior (IES); na ênfase na pesquisa em áreas estratégicas; na promoção de inovação e de formas mais flexíveis de gestão, entre outros aspectos. Assim, o alcance da excelência é colocado como meio e condição para que os países e blocos integrem-se ao processo de globalização e à chamada sociedade do conhecimento . A hipótese central é a de que o modelo de UCM é utilizado pelos agentes sociais de decisão como um arquétipo com o qual se induz à competitividade internacional e eleva-se ao paroxismo a diferenciação/hierarquização entre as universidades bem como no interior destas, a partir de áreas estratégicas em diferentes escalas. Nessa corrida pela excelência está a necessidade de o capital garantir que o trabalho tradicionalmente realizado nos países mais avançados seja feito de forma qualificada e flexível também nos países emergentes visando a maximização dos lucros. Em termos metodológicos, utilizou-se a análise documental, considerando-se que a investigação sobre as tendências e manifestações da UCM pressupõe a compreensão da totalidade histórica e social, com seus condicionantes estruturais e conjunturais, isto é, inserida no contexto da crise estrutural do sistema vigente e do processo de mundialização do capital financeiro. Assim, depreende-se que o modelo de UCM insere-se em um processo mais amplo de diferenciação, expansão e internacionalização da educação superior, caracterizado pela convergência no âmbito das redes de políticas globais, indicando que a produção de consenso assume relevância, no atual estágio de desenvolvimento capitalista, como forma de manutenção da hegemonia. Assim, a análise empreendida permite constatar a emergência e a propagação do modelo de UCM, fundamentado na ideologia da excelência, como expressão do aprofundamento da diferenciação da educação superior e da rendição ao mercado, em patamares impensáveis até há pouco, sendo esta uma tendência que ganha força em detrimento da concepção de universidade enquanto universitas.<br>Abstract : The objective of this thesis is the production of consensus about academic and scientific excellence of universities, in search of a model or concept of a World Class University, considering its global and local trends and manifestations. Documents from international agencies published since the year 2000 were analyzed, as well as metrics and results of academic rankings and initiatives for excellence undertaken by countries, blocks, groups and institutions. We gave special focus to the Horizon 2020 program of the European Union and the Network University of the BRICS, as well as the directions of the promotion of this model and concept of university in Brazil, based on educational policies contained in the Institutional Development Plans of some public universities. Despite the particularities of each of these agents, programs and plans, a common nucleus was identified based on internationalization and the attraction of talents; on the concentration of resources in some institutions of higher education; on the emphasis on research in strategic areas; on the promotion of innovation and more flexible forms of management, as well as other aspects. Thus, the attainment of excellence is seen as a means and condition for countries and blocks to integrate to globalization and the so- called society of knowledge . The central hypothesis is that the model of the World Class University is used by social decision-making agents as an archetype with which to induce international competitiveness and leads to a paroxysm in distinctions and hierarchy among universities and within them, based on strategic areas - on different scales. This race for excellence embodies the need for capital to guarantee that work traditionally conducted in the most advanced countries be conducted in a qualified and flexible form in emerging countries as well, seeking profit maximization. The methodology included document analysis, considering that the investigation of trends and manifestations of the World Class University presupposes an understanding of the historic and social totality, with its structural and situational conditions, that is, inserted in a context of structural crisis of the ruling system and of the process of worldwide domination of financial capital. Thus, it found that the model of the World Class University is inserted in a broader process of differentiation, expansion and internationalization of higher education, characterized by a convergence of global political networks, indicating that the production of consensus assumes relevance in the current stage of capitalist development, as a form of maintenance of hegemony. Thus, the analysis realized allows identifying the emergence and propagation of the model of the World Class university, based on an ideology of excellence, as an expression of the deepening differentiation of higher education and of surrender to the market, at levels unthinkable until recently, with this trend gaining strength in detriment to the concept of university as universitas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Barros, Filho Adail. "Utilização de ferramentas de confiabilidade em um ambiente de manufatura de classe mundial." [s.n.], 2003. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/264551.

Full text
Abstract:
Orientador: Paulo Lima<br>Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica<br>Made available in DSpace on 2018-08-03T18:24:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BarrosFilho_Adail_M.pdf: 886332 bytes, checksum: 723eb745290ac31d0e362e178a1bda73 (MD5) Previous issue date: 2003<br>Mestrado
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Cajazeira, Jorge Emanuel Reis. "Responsabilidade social nas organizações classe mundial no Brasil: só um discurso ou desempenho sustentável?" reponame:Repositório Institucional do FGV, 2006. http://hdl.handle.net/10438/2336.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2010-04-20T20:51:27Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2006-01-06T00:00:00Z<br>Estudos demonstraram a associação entre as empresas classe mundiais, ganhadoras dos Prêmios Nacionais de Qualidade em seus países, e o sucesso financeiro dessas organizações. Falta na literatura acadêmica, um elo demonstrado empiricamente a associação entre os modelos de Excelência e os critérios de performance socioambientais. Nosso estudo buscou entender o alinhamento entre os conceitos de Qualidade e Excelência com os conceitos de Responsabilidade Social e Sustentabilidade, determinando os elementos de interface e buscando inter-relações. A partir da aplicação de um modelo consagrado de mensuração do desempenho Sustentável no país, os Indicadores Ethos, em quatro empresas vencedoras do PNQ - Prêmio Nacional da Qualidade no Brasil. Comparando os resultados obtidos com o banco de dados do Instituto Ethos e suas melhores práticas, o nosso estudo buscou responder a pergunta se existe uma associação entre a busca da Qualidade Total e o desempenho Sustentável, ou seja, aquele distribuído com justeza entre o social, o ambiental e o econômico. Para isso, utilizamos uma ampla revisão bibliográfica e uma pesquisa de campo com quatro empresas ganhadoras do PNQ, com portes, localização e atividades representativas das organizações vencedoras. Os resultados foram comparados utilizando-se elementos da estatística não-paramétrica e apontam para um desempenho superior das empresas classe mundial em relação ao banco de dados do Instituto Ethos e equivalente às melhores práticas registradas no Instituto. Ademais, percebeu-se um alinhamento entre a evolução dos Critérios de Excelência da Fundação Nacional da Qualidade com os modelos mais atuais de Responsabilidade Social.<br>Several academicals studies linked the quality and joumey to excellence with economical results. The relations between the Baldrige winners and their value market increase are one of those studies. However there is a lack on the business administration literacy relating the adoption of the criteria for Excellence (in Brazil the National Quality Award Criteria) and the relevant results of sustainable development and social responsibility. Our research consist in a study in four Brazilians winners ofNational Quality Award (PNQ) and how they performs against a criteria of measurements based on the economics, environmental and social dimensions, the Ethos Social Responsibility Indicators (Indicadores Ethos), From a field survey with four Brazilians former PNQ winners considering the full range of size, localization, and purpose the study compare using nonparametric statistics the results arising from our survey with the data bank of Ethos Institute that includes the benchmarks performances. Plus, a huge literacy review reach the stage of art in Social Responsibility and Sustainability standardization process to try to answer the correlations and interfaces of process and measures track progress in integrated approaches to Excellence and their skillful in align strategic and operational goals with the Sustainability concept. The result highlights the superior performance of the selected sample of PNQ winners against the Brazilian average and indicates that the Excellence criteria from the Brazilian Quality Award rightly oriented the organizations users to Sustainability align with most recent developing in the Social Responsibility area.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Fantinatti, Marcia Maria Corsi Moreira. "Sindicalismo de classe media e meritocracia : o movimento docente na Universidade Publica." [s.n.], 1998. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/280131.

Full text
Abstract:
Orientador: Armando Boito Junior<br>Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas<br>Made available in DSpace on 2018-07-23T23:13:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Fantinatti_MarciaMariaCorsiMoreira_M.pdf: 5003963 bytes, checksum: 0af0d2cb9252cfdde7382e8890d9058a (MD5) Previous issue date: 1998<br>Resumo: Não informado.<br>Abstract: Not informed.<br>Mestrado<br>Mestre em Sociologia
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Jatobá, de Andrade Francisco. "Relações raciais, multiculturalismo e ações afirmativas: as cotas na Universidade de Pernambuco." Universidade Federal de Pernambuco, 2007. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9598.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-12T23:15:20Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo9201_1.pdf: 4360320 bytes, checksum: 7af685b96b2671a0062a3a38d0371399 (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2007<br>No presente trabalho, busco realizar uma contextualização histórica do debate sócio-racial no século XX, os conflitos oriundos entre as categorias raça e classe no Brasil e seu papel formação da desigualdade social brasileira. Para isso, busco referência em autores do pensamento social brasileiro para compreender como se deu o processo de subordinação do conceito raça ao elemento classe, e de que forma o mito da democracia racial fundamenta essa perspectiva. Dessa forma, a dissertação é desenvolvida no intuito de reconstruir o debate acerca das relações raciais e de classe na sociedade brasileira, desde o início do século passado, até o período atual, convergindo na temática sobre ações afirmativas e as cotas nas Universidades. Para desenvolvimento deste trabalho, apresento alguns conceitos sobre multiculturalismo, o debate acerca da focalização e universalização das políticas sociais, situando teoricamente minha perspectiva a respeito das ações afirmativas contemporâneas na referida discussão. Utilizo o processo de elaboração e implementação da cotas na Universidade de Pernambuco (UPE) como exemplo de um microcosmo das tensões raciais e de classe na sociedade brasileira, buscando compreender que argumentos e perspectivas fundamentaram a instituição a optar pela escola pública e não a raça do candidato como critério de seleção. Dessa forma, concluo que a opção pela adoção das cotas sociais configura-se como uma forma de racismo institucional e que, por sua vez, o mito da democracia racial desempenhou papel fundamental na formulação e legitimação do processo de elaboração da política de cotas da UPE
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Poggere, Bruna Gimenes Fereirra Arroyo. "Acesso e permanência da classe trabalhadora na universidade pública: contradições de uma conquista." Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2017. http://tede.unioeste.br/handle/tede/3121.

Full text
Abstract:
Submitted by Marilene Donadel (marilene.donadel@unioeste.br) on 2017-10-27T21:47:42Z No. of bitstreams: 1 Bruna_G_F_A_Poggere_2017.pdf: 2476311 bytes, checksum: 0cadbca6438a58abdba0c57ee2ccf2c8 (MD5)<br>Made available in DSpace on 2017-10-27T21:47:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Bruna_G_F_A_Poggere_2017.pdf: 2476311 bytes, checksum: 0cadbca6438a58abdba0c57ee2ccf2c8 (MD5) Previous issue date: 2017-05-09<br>The present dissertation has as object of studies the contradictions of the access and permanence of the working class in the public university, that originated from the restlessness arising from the professional work as social worker in UFPR, in the Palotina Sector. Thus, our general objective is to analyze the contradictions about the access and permanence of the working class in the public university in Brazil, from the against reform proposal of higher education, incited at the beginning of the 21st century. The research was geographically limited to UFPR - Palotina Sector. The historical limits to support the research came from 2003 to 2014, based on the national management of the Workers' Party (PT), under the command of Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) and Dilma Rousseff (2011-2016), being periods marked by expansion access to higher education in Brazil. The research was qualitative, but we also use quantitative data, by understanding that statistical data can prove the contradictions exposed in the relation capital and work. Our database for research was UFPR, more specifically, the Palotina Sector, which was the fruit of REUNI. In order to base our research, we seek to know the relation between capital, work, State and higher education. We identified that the State, as executive committee of the bourgeoisie, uses higher education to qualify the workforce in attendance the demands of capital. We analyze the politics of higher education of FHC and posteriorly the administrations of the PT in the Brazil, we identified that Lula da Silva and Dilma Rousseff opted for an economic policy linked to social development, aiming at the attendance of the national bourgeoisie, which some authors call 'reform' neoliberal or neodevelopment. We stablish to analyze some of the programs that we identified as propellers of counterreform in higher education in Brazil during this period: PROUNI, FIES, EAD, Technological Innovations Law, REUNI and PNAES. Finally, we analyzed the access and permanence data of the students of the UFPR - Palotina Sector, as it was possible to identify the contradictions of the expansion of REUNI. We conclude that the UFPR - Palotina Sector is entangled in the paradoxes of the capitalist system, constituting as a singular example of the mechanisms of control and rooting of the political and economic guidelines for permanent hegemony of this mode of production, whose only objective is to obtain profit on the alienated work.<br>A presente dissertação tem como objeto de estudos as contradições do acesso e permanência da classe trabalhadora na universidade pública, que originou de inquietações decorrente do trabalho profissional como assistente social na UFPR, no Setor Palotina. Dessa maneira, nosso objetivo geral aponta por analisar as contradições acerca do acesso e permanência da classe trabalhadora na universidade pública no Brasil, a partir da proposta de contrarreforma da educação superior, incitada no início do século XXI. A pesquisa teve como limitação geográfica a UFPR- Setor Palotina. Os limites históricos para fundamentar a pesquisa se deu de 2003 a 2014, a partir da gestão nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), sob o comando de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) e Dilma Rousseff (2011-2016), por serem períodos marcados pela ampliação do acesso ao ensino superior no Brasil. A pesquisa se propôs qualitativa, mas também lançamos mão de dados quantitativos, por entender que dados estatísticos podem comprovar as contradições expostas na relação capital e trabalho. Nosso banco de dados para pesquisa foi a UFPR, mais especificamente, o Setor Palotina, que foi fruto do REUNI. Para fundamentar nossa pesquisa, buscamos conhecer a relação entre capital, trabalho, Estado e o ensino superior. Identificamos que o Estado, como comitê executivo da burguesia, utiliza-se do ensino superior para qualificar a força de trabalho no atendimento às demandas do capital. Analisamos a política de ensino superior de FHC e posteriormente as gestões do PT no Brasil. Identificamos que Lula da Silva e Dilma Rousseff, optaram por uma política econômica atrelada ao desenvolvimento social, objetivando o atendimento da burguesia interna, que alguns autores chamam de "reforma" neoliberal ou neodesenvolvimentismo. Estabelecemos por analisar alguns programas que identificamos como propulsores da contrarreforma do ensino superior no Brasil neste período: PROUNI, FIES, EAD, Lei de Inovações Tecnológicas, REUNI e PNAES. Por fim, analisamos os dados de acesso e permanência dos estudantes da UFPR- Setor Palotina, à medida que foi possível identificar as contradições da expansão do REUNI. Concluímos que, a UFPR - Setor Palotina está enredada nos paradoxos do sistema capitalista, constituindo-se como exemplo singular dos mecanismos de controle e enraizamento das diretrizes políticas e econômicas para permanente hegemonia deste modo de produção, cujo único objetivo é a obtenção de lucro sobre o trabalho alienado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Maciel, Fabrício Barbosa. "A nova sociedade mundial do trabalho: para além de centro e periferia?" Universidade Federal de Juiz de Fora, 2012. https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1930.

Full text
Abstract:
Submitted by Renata Lopes (renatasil82@gmail.com) on 2016-07-01T11:24:08Z No. of bitstreams: 1 fabriciobarbosamaciel.pdf: 1460141 bytes, checksum: 42d86d0347339fcf3bce1dbba2dc92b8 (MD5)<br>Approved for entry into archive by Adriana Oliveira (adriana.oliveira@ufjf.edu.br) on 2016-07-13T15:59:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 fabriciobarbosamaciel.pdf: 1460141 bytes, checksum: 42d86d0347339fcf3bce1dbba2dc92b8 (MD5)<br>Made available in DSpace on 2016-07-13T15:59:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 fabriciobarbosamaciel.pdf: 1460141 bytes, checksum: 42d86d0347339fcf3bce1dbba2dc92b8 (MD5) Previous issue date: 2012-10-19<br>CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior<br>Esta tese apresenta um esboço para uma nova teoria da sociedade mundial do trabalho. Seus principais questionamentos são: (1) ainda vivemos em uma sociedade do trabalho? (2) Podemos teorizar acerca de uma sociedade mundial do trabalho? (3) Existe uma sociedade mundial? (4) Em caso afirmativo, existe uma sociedade mundial modificada? (5) Em que medida as mudanças sociais de tal sociedade, tematizadas por boa parte da sociologia dominante atual, podem ser consideradas meias-verdades e em que medida são fenômenos sociológicos empíricos? (6) A dicotomia centro-periferia ainda pode ser utilizada? Como? O enfrentamento de tais questões se desdobra em seis pontos, organizados nos seis primeiros capítulos da tese. Ou seja, uma nova teoria mundial do trabalho precisa articular teoria e pesquisa empírica a partir dos seguintes pontos: (1) se estamos falando em uma sociedade mundial, não é mais possível realizar uma teoria do trabalho, da classe e da desigualdade restrita aos marcos teóricos e políticos do “nacionalismo metodológico” (Capítulo 1, com Ulrich Beck); (2) esta nova teoria precisa discutir as mudanças sociais do trabalho contemporâneas (Capítulo 2, com Claus Offe, André Gorz e Ulrich Beck); (3) é preciso o enfrentamento das tentativas contemporâneas de substituição do paradigma do trabalho, dentre as quais será debatida a teoria da sociedade do conhecimento (Capítulo 3); (4) uma teoria mundial do trabalho precisa incluir a periferia do capitalismo e sua nova relação com o seu tradicional centro. Para tanto, será debatida a tese da “brasilização do Ocidente”, de Ulrich Beck (Capítulo 4); (5) uma teoria da sociedade mundial do trabalho precisa enfrentar a questão social em sua dimensão global contemporânea, o que será feito a partir da obra de Robert Castel (Capítulo 5); (6) a teoria da sociedade mundial do trabalho precisa ser articulada a uma nova teoria de classes no capitalismo contemporâneo (Capítulo 6). Este capítulo apresenta material empírico qualitativo coletado no Brasil e na Alemanha. Por fim, o capítulo 7 apresenta, em números, coletados de especialistas da sociologia do trabalho, da desigualdade e da classe brasileiras, um breve panorama das mudanças sociais do trabalho no Brasil contemporâneo.<br>This thesis presents an outline for a new theory of worldwide society of work. The main questions are: (1) Do we still live in a society of work? (2) Can we theorize about a worldwide society of work? (3) Is there a worldwide society? (4) If so, is there a worldwide society changed? (5) To what extent social changes of such society, themed by much of the current dominant sociology, can be considered half-truths and to what extent are empirical sociological phenomena? (6) Can the center-periphery dichotomy still be used? How? The confrontation of such questions is unfolded in six points, organized in the first six chapters of the thesis. That is, a new worldwide theory of the work needs to articulate theory and empirical research from the following points: (1) if we're talking in a worldwide society, it is no longer possible to make a theory of work, of the class and the inequality restricted to the theoretical and political boundaries of the "methodological nationalism" (Chapter 1, with Ulrich Beck); (2) this new theory must discuss social changes of contemporary work (Chapter 2, with Claus Offe, Ulrich Beck and André Gorz); (3) the confrontation of contemporary attempts of replacement of the work paradigm is needed, among which the theory of the knowledge society will be debated (Chapter 3); (4) a worldwide theory of work must include the periphery of capitalism and its new relationship with its traditional heartland. For that reason, the thesis of "brasilization of the West", by Ulrich Beck will be discussed (Chapter 4); (5) a theory of worldwide society of work must face the social issue in its contemporary global dimension, which will be made from the work of Robert Castel (Chapter 5); (6) the theory of worldwide society of work needs to be articulated to a new theory of classes in the contemporary capitalism (Chapter 6). This chapter presents qualitative empirical material collected in Brazil and Germany. Finally, Chapter 7 presents, in collected numbers from experts of the brazilian sociology of work, of inequality and class, a brief overview of social changes of the work in the contemporary Brazil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Andrade, Francisco Jatobá de. "Classe, raça e ação afirmativa: a política de inclusão social numa universidade pública de Pernambuco." Universidade de São Paulo, 2012. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-09112012-122850/.

Full text
Abstract:
O presente trabalho busca analisar a política de cotas na Universidade de Pernambuco, procurando observar seus possíveis impactos na composição racial dos ingressantes nos cursos de graduação da referida instituição. O desenvolvimento desta pesquisa recorreu a seis bancos de dados, referentes aos exames vestibulares entre os anos de 2005 a 2010, os quais foram estudados por meio de uma abordagem quantitativa. Analisamos os efeitos na distribuição racial por cursos específicos, considerando o background social dos vestibulandos, desagregando-os em grupos comparativos por raça e origem escolar (beneficiários ou não da reserva de vagas), bem como outras categorias relevantes. Sistematizamos nossa observação a partir de três aspectos, os quais, segundo propomos, relacionam-se com a elaboração da política de cotas: a trajetória histórica e institucional da universidade; o mercado de ensino profissional superior na região; o contexto de mobilização político-social, especificamente no tocante à temática racial. Esses três pontos são analisados em consonância a uma orientação teórica que busca fundamentar as especificidades da realidade pernambucana no que diz respeito às relações raciais no estado e na composição de um quadro reprodutor de desigualdade durável. Concluímos, por meio da análise dos dados, que a concatenação dessas dinâmicas e especificidades repercute tanto na forma quanto nos efeitos da política de cotas da Universidade de Pernambuco, visto que, de maneira geral, tem levado a uma maior inclusão de estudantes negros advindos de escola pública, ao mesmo tempo em que ficam evidentes as estratégias empregadas pelos estudantes não-negros na reprodução do controle dos nichos ocupacionais mais prestigiosos.<br>The present work seeks to analyze the quota policy in the admission process of the University of Pernambuco, looking for their possible outcomes in regards to the racial composition among the undergraduate students. In this research we used six different databanks related to the admission exams (vestibular) from 2005 until 2010, recurring to a quantitative approach for our study. We have analyzed the effects over the racial distribution in specific courses and considered the social background of the freshmen students, establishing comparable groups such as race and school origin (beneficiary or non-beneficiary of the quota policy), as well as other relevant categories. We have systematized our observation based on three aspects which, according to our proposition, are related to the elaboration of the quota policy: the historic and institutional trajectory of the university; the professional higher education market of the region; the context of political and social mobilization, especially concerning to the racial issue. These three points are analyzed in alignment with a theoretical orientation that seeks to justify the specificities regarding the race relations in Pernambuco and the reproduction of durable inequality. We have concluded, through data analysis, that the articulation of these dynamics and specificities resonates in both form and effects of the quota policy implemented by the University of Pernambuco, considering that, in a general way, it has included mostly black students coming from public schools, at the same time it highlights the strategies adopted by non-black students in keeping the more prestigious professional niches under control.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Felix, Ester. "Uma análise investigativa da logística de classe mundial e do ciclo do processo logístico de exportação nas empresas exportadoras brasileiras." Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2011. http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/785.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-03-15T19:30:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ester Felix.pdf: 2231712 bytes, checksum: 0557a4cbaa0a2520b66ae1a3d4a89c81 (MD5) Previous issue date: 2011-08-31<br>Fundo Mackenzie de Pesquisa<br>The international logistics perform an important role in the global supply chain due to the strong worldwide competition. In this context, a study was carried based on the rationale thinking of international logistics management authors and World Class Logistics model, with the purpose of analyzing the impact of the international logistics cycle activities and the World Class Logistics model competencies on Exporter Flow time. The study was divided into two stages. The first stage, from exploratory nature, of qualitative type, had as its objective to study this phenomenon more deeply and to be familiar with the objective of it. Data was collected through detailed interviews with seven businessmen from Brazilian exporters companies, by maritime modal, from the following sectors: sugar, capital equipment, coffee, paper and wood, and orange juice, treated by content analysis. The information of this analysis through interviews showed that the most important measurement variables, in the international logistics management of each construct of Exporter Logistics Process Cycle were: &#8213;Costs&#8214;, the most mentioned, by 41,6% of exporters interviewed, followed by the following variables: Quality, with 17,6%, Agility, with 14,6% and Confiability, with 11,2%. With the results of the first phase we moved to the second phase, of descriptive nature, of quantitative type, in which the purpose was to identify the correlations among the Exporter Logistics Process Cycle, the World Class Logistics model and the Exporter Flow time. A semi structured survey was used to collect information which was applied to the exporters from the following sectors: sugar, capital equipment, coffee, paper and wood and soya, with the return of 56 surveys answered. Data obtained had been treated through descriptive and multivariate statistics, proved that the Exporter Logistics Process Cycle activities and the World Class Logistics competencies are important to the International Logistics even though they were not statiscally meaningful in the level (&#945; &#8804; 0,05) in order to reduce Expoter Flow time. Due to the results obtained, we can conclude the Exporter Logistics Process Cycle activities and World Class Logistics competencies, still need to be worked in order to cause an impact in the time reduction of the Exporter Flow.<br>A logística internacional desempenha um importante papel na cadeia de suprimentos global face à forte competição universal. Neste contexto, realizou-se um estudo fundamentado na linha de pensamento de autores da gestão logística internacional e do modelo de Logística de Classe Mundial, com o objetivo de analisar o impacto das atividades do Ciclo do Processo Logístico de Exportação e das competências logísticas do modelo de Logística de Classe Mundial no tempo do Fluxo de Exportação. O estudo foi dividido em duas etapas. A primeira etapa, de natureza exploratória, do tipo qualitativo, objetivou estudar o fenômeno com maior profundidade e obter familiaridade com o objeto de estudo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas em profundidade junto a sete executivos de empresas exportadoras brasileiras, via modal marítimo, dos setores de: açúcar, bens e capital mecânico, café, papel e celulose e suco de laranja, tratadas pela análise de conteúdo. As informações desta análise extraídas mediante entrevistas revelaram que, na gestão da logística internacional, as variáveis de desempenho mais importantes em cada constructo do Ciclo do Processo Logístico de Exportação, foram: &#8213;Custos&#8214;, como mais citada, por 41,6% exportadores entrevistados, seguido das seguintes variáveis: Qualidade com 17,6%, Agilidade com 14,6%, e Confiabilidade com 11,2%. De posse dos resultados da primeira etapa, prosseguiu-se para a segunda etapa, de natureza descritiva, do tipo quantitativo, em que se objetivou identificar as correlações entre o Ciclo do Processo Logístico de Exportação, o modelo de Logística de Classe Mundial e o tempo do Fluxo de Exportação. Para a coleta dos dados, utilizou-se um questionário semiestruturado que foi aplicado junto aos exportadores dos seguintes segmentos: açúcar, bens e capital mecânico, carne, café, papel e celulose e soja, obtendo-se retorno de 56 questionários. Os dados obtidos tratados por meio da estatística descritiva e multivariada, evidenciaram que as atividades do Ciclo do Processo Logístico de Exportação e as competências do modelo de Logística de Classe Mundial são importantes na logística internacional, apesar de, não terem sido estaticamente significantes em nível (&#945; &#8804; 0,05) para influir na redução do tempo do Fluxo de Exportação. Por conta dos resultados obtidos, pode-se concluir que as contribuições das atividades do Ciclo do Processo Logístico de Exportação e das competências do modelo de Classe Mundial para que possam impactar na redução do tempo do fluxo de exportação, ainda, necessitam ser trabalhadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Universidade de Classe Mundial"

1

Antonio, Conejero Marco, ed. Estratégias para a cana no Brasil: Um negócio classe mundial. Editora Atlas, 2010.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Fantinatti, Márcia. O movimento docente na universidade pública: Contribuição ao estudo do perfil e da ideologia do sindicalismo de classe média. Alínea Editora, 2001.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Arcila Aristizábal, Zoraida. Las Ciencias Sociales y Humanas en la Universidad de Antioquia. Avatares históricos y epistemológicos. Fondo Editorial FCSH, 2015. http://dx.doi.org/10.17533/978-958-8947-06-8.

Full text
Abstract:
Nuevos espacios para la institucionalización de las ciencias sociales se abrieron en el siglo xx en Colombia. La incorporación a la economía mundial generó modos de producción distintos y un nuevo dinamismo que se transmitió a la sociedad. El patrón social predominante se alteró con el incremento del volumen de trabajadores asalariados y con la formación de las clases medias urbanas, que en la segunda mitad de la centuria habrán de convertirse en la gran cantera para el reclutamiento de intelectuales. Aspectos como el crecimiento urbano, la industrialización y el desarrollo del capitalismo determinaron la necesidad de establecer programas académicos sociales y humanísticos para conocer y entender el proceso de transformación social que se hacía visible. ¿Cuáles fueron las condiciones generales y específicas de la emergencia de una nueva categoría de productores culturales alrededor de la Universidad de Antioquia?, ¿Respondieron los intelectuales a una necesidad específica política y/o institucional?, ¿En qué contexto tuvo lugar esta renovación intelectual y quiénes formaron parte de esa nueva élite?, ¿Se constituyeron las ciencias sociales bajo el liderazgo específico de un personaje, teoría o financiador individuales?
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Tuleski, Silvana Calvo, Adriana de Fátima Franco, and Tiago Morales Calve. Materialismo Histórico-Dialético e Psicologia Histórico-Cultural: refletindo sobre as contradições no interior do capitalismo. Edufatecie, 2020. http://dx.doi.org/10.33872/edufatecie.materialismoepsicologia.

Full text
Abstract:
O presente livro é a objetivação das palestras e conferências realizadas no III evento do método e metodologia em pesquisa na abordagem do Materialismo Histórico-Dialético e da Psicologia Histórico-cultural (ISSN 2318-1220), realizado em 2016 na Universidade Estadual de Maringá – PR. A obra está organizada em 17 capítulos, enumerados e intitulados da seguinte forma: Capítulo I - Método Materialista Histórico como instrumento de análise da realidade; Capítulo II - Política e método em Marx: Inferências às Pesquisas Sociais; Capítulo III - O método em Marx: derivações para pesquisa educacional; Capítulo IV - Psicologia e Política: Desafios da Psicologia em tempos de crise aguda do Capital; Capítulo V - O comportamento humano tem história?; Capítulo VI - Princípios da periodização do desenvolvimento do psiquismo; Capítulo VII - Como educar em tempos de barbárie? O caráter humanizador da Educação; Capítulo VIII - Educação escolar e o desenvolvimento psicológico: condições e circunstâncias para o processo dialético de objetivação e subjetivação; Capítulo IX - Aprendizagem conceitual e desenvolvimento psíquico: pesquisas sobre a organização do ensino; Capítulo X - Reflexões sobre intencionalidade, conteúdo e forma do ato pedagógico na sociedade de classes; Capítulo XI - Desamparo e sociedade capitalista: O que a Psicologia tem a dizer? Capítulo XII - Trabalho alienado, capitalismo e a saúde do trabalhador enquanto processo histórico e social; Capítulo XIII - A emergência do assédio moral na acumulação flexível e seus impactos na organização do trabalho; Capítulo XIV - Bullying como expressão da incivilidade e barbarização das relações sociais sob a lógica do capital; Capítulo XV - A dialética singular-particular-universal do sofrimento psíquico: articulações entre a Psicologia Histórico-Cultural e a teoria da determinação social do processo saúde-doença; Capítulo XVI - Panorama da Medicalização de crianças em Escolas Municipais da cidade de Ponta Grossa, Paraná; Capítulo XVII - Algumas notas sobre a perspectiva Histórico-Cultural na investigação da esquizofrenia. Estes textos compilados têm por objetivo propiciar, não só a compreensão, a problematização, mas também a articulação de ações práticas; sobretudo no campo da Educação e Saúde no que se refere ao enfrentamento das demandas contemporâneas atreladas ao contexto sombrio de desmonte dos direitos duramente conquistados pelos trabalhadores desde o início do século XX, no Brasil e em escala mundial, que arremessará uma parcela ainda maior da população à condição de miserabilidade. Por isso, a adoção do Materialismo Histórico-Dialético é fundamental para a compreensão das questões e dos objetos sobre os quais a ciência psicológica comprometida com a classe trabalhadora pretende se debruçar, na medida em que permite um tipo de análise para além dos métodos tradicionais, que, pela lógica formal, ora subjetivizam o comportamento humano, como se os objetos e problemas postos começassem e terminassem neles mesmos, ora tomam tais objetos como meros frutos de eventos objetivos e contingenciais, colocando dessa forma a subjetividade em segundo plano. Entende-se que em ambos os casos, naturaliza-se e ideologiza-se as demandas contemporâneas postas à Psicologia. Tal referencial metodológico permite, ainda, o estabelecimento de uma postura crítica em pesquisa, possibilitando a compreensão e análise dos fatos e dos fenômenos para além do imediatamente perceptível, das superficialidades, dos meros exercícios descritivos e do estabelecimento de nexos causais lineares, formais e abstratos. A partir de sua base, ou seja, de seu pressuposto materialista, busca a compreensão dos objetos como síntese de múltiplas determinações, em sua totalidade e conexões dinâmicas, junto à primeira base de determinação que é a material: a base de produção da vida que une o homem, a natureza e a sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Blanco, Fabián. Estado actual de la educación inclusiva en Colombia y herramientas TIC de apoyo. Universidad Libre Sede Principal, 2020. http://dx.doi.org/10.18041/978-958-5578-47-0.

Full text
Abstract:
El Secretario General de la ONU, Ban Ki-moon, destacó que los Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS) son un faro para el mundo con un mensaje en el cual las naciones se han comprometido a asegurar una vida digna para todos, así como la salud del planeta para las generaciones futuras. Es así que el mejoramiento del nivel y calidad de vida de la población discapacitada en el espacio geográfico local, regional y universal, ha motivado a la Organización Mundial de la Salud (OMS) a concertar con los gobiernos planes de desarrollo que garanticen la apropiación de los servicios de las TIC (tecnologías de la información y la comunicación) y las tecnologías emergentes, además de permitir la inclusión de esta población en el sector educativo, cultural y productivo. Colombia aceptó en el gobierno del presidente Santos las propuestas de la OMS y las incluyó en el conocido Plan Vive Digital, sobre el cual la universidad estructura un sólido trabajo investigativo que dimensiona la aceptación, apropiación y contextualización de las TIC en la población invidente, sordomuda y parapléjica. Es así como este libro pretende ser texto universitario y de consulta para todas aquellas personas que deseen tener pautas del proceso de educación inclusiva en Colombia. Este aborda el tema a través de cuatro capítulos detallados a continuación. En el análisis del índice de impacto de las TIC en la población con discapacidad, se estudiará el estado del arte de la educación inclusiva en Colombia y el uso de las herramientas TIC en las aulas de clases. Se analizarán las herramientas y metodologías que son utilizadas actualmente en la academia, las universidades y los colegios, y cómo ha sido la adaptación de estas personas con condiciones especiales a tales herramientas. También se abordará la normatividad que ha emitido el Ministerio de Educación Nacional buscando cubrir las necesidades de esta población en lo que respecta a la inclusión educativa. El estado actual de la inclusión educativa en Colombia y el uso de herramientas TIC se enmarca dentro de los ODS, ya que se habla de “Garantizar una educación inclusiva, equitativa y de calidad y promover oportunidades de aprendizaje durante toda la vida para todos” (ONU, s.f.), lo cual corresponde al objetivo de educación de calidad; al mismo tiempo, se tiene en cuenta la reducción de las desigualdades. En cuando al proyecto de investigación, se establece el “Diseño de un modelo de nuevas prácticas de aprendizaje para La educación inclusiva mediada por las TIC en la universidad colombiana para las personas con algún tipo de diversidad: Caso de estudio Universidad Libre, Sede Bosque Popular” (Universidad Libre de Colombia, 2018), el cual se presentó en la convocatoria 2018. En el desarrollo del software responsive de traducción de voz a texto E-APP, el eje central será la población con discapacidad auditiva; para ello, se ha desarrollado una solución tecnológica que permita la inclusión de dicha población dentro de las aulas de educación superior, lo cual da lugar a que las instituciones de educación superior puedan ofertarles todos sus programas académicos sin ninguna excepción. Esta solución de traducción de voz a texto incorpora nuevas técnicas de aprendizaje para la educación inclusiva mediada por las TIC en las instituciones educativas colombianas, ello para apoyar el ejercicio de los derechos de las personas con discapacidad a través de las TIC. Se indagará sobre la posibilidad de implementar un software para el apoyo del progreso cognitivo de niños diagnosticados con síndrome de Down, el cual se oriente a la educación especial que pueda servir de apoyo tanto a los educadores como a la población vulnerable. Gracias por el apoyo brindado invaluable en este proceso académico por parte de la Universidad Libre de Colombia, al Centro de Investigaciones (CIFI) como a las directivas de la Facultad de Ingeniería por su confianza. También a los investigadores del grupo DAVINCIS como a la colaboración del grupo IDEPI.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

O fim da Segunda Guerra Mundial e os novos rumos da Europa: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 4 a 6 de Maio de 1995. Edições Cosmos, 1996.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

O fim da Segunda Guerra Mundial e os novos rumos da Europa: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 4 a 6 de Maio de 1995. Difusao, Livraria Arco-Iris, 1996.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Schwertner, Debora Soccal, Fernanda Romaguera Pereira dos Santos, Luciana Sayuri Sanada, et al. Fisioterapia em Tempos de Pandemia: A Tecnologia nas Inter-relações Docente, Aluno e Paciente. Editora Udesc, 2021. http://dx.doi.org/10.5965/9786588565254.

Full text
Abstract:
Em março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) comunicou ao mundo a pandemia pela proliferação do patógeno SARS-CoV-2 (novo corona vírus) que, ao infectar o ser humano causa a doença COVID-19 (SAÚDE, 2020). Devido ao fácil contágio, várias medidas de combate à pandemia foram divulgadas e implantadas, dentre elas o distanciamento social, a recomendação de fechamento dos estabelecimentos, o isolamento em casa, entre outras. Neste sentido, o curso de Fisioterapia do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), considerando a sua responsabilidade social e ética com a comunidade e principalmente com os usuários em atendimento, está buscando opções para fornecer aos pacientes, durante este período de excepcionalidade, uma forma alternativa de cuidado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Coutinho, Lais Soares, and Vanessa Carine Gil de Alcantara. Síndrome de Burnout em professores da rede pública de ensino do Estado do Rio de Janeiro. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.sbp450.1121-0.

Full text
Abstract:
A síndrome de Burnout, também conhecida como a síndrome do esgotamento profissional, é resultante de um estresse ou exaustão extrema, que compromete o indivíduo, impossibilitando-o de realizar suas atividades profissionais. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a síndrome de Burnout está na relação das doenças diretamente associadas ao trabalho. Dentre os fatores que podem resultar na síndrome, o estresse é o mais comum entre os brasileiros e, principalmente, entre profissionais da educação. Este livro tem como objetivo levantar uma reflexão acerca da síndrome de Burnout e sua implicação na atuação de trabalhadores docentes da rede pública do Estado do Rio de Janeiro. A escolha pela abordagem do tema na atuação de professores tem como finalidade apontar os enfrentamentos experienciados pelos profissionais da educação, e destacar a síndrome de Burnout como uma das causas de afastamento e adoecimento da classe trabalhadora da rede pública de ensino. Considerando os fatos, apresenta-se uma crítica a respeito da formação e atuação dos professores, juntamente ao contexto no qual estão inseridos, levantando um alerta sobre a realidade presente na atuação e apontando possibilidades que busquem a minimização dos fatores estressores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Bastos, James Dean Brito, Luiz Bezerra Neto, Waldileia do Socorro Cardoso Pereira, et al. Marxismo e Educação: Leituras de sala de aula. Brazil Publishing, 2020. http://dx.doi.org/10.31012/978-65-5861-163-9.

Full text
Abstract:
A iniciativa de fazer esta coletânea surgiu a partir de discussões de um grupo de alunos que no primeiro semestre de 2019 cursou a disciplina: Leituras Marxistas sobre Educação no programa de pós-graduação em Educação da UFSCar. O objetivo dos textos aqui elencados foi trazer para o público em geral, um pouco das discussões que se fazem em sala de aula, além disso, cumpriria uma exigência da disciplina, ou seja, a entrega de um texto com as reflexões realizadas ao longo do período letivo, entendendo que a leitura dos textos de Marx e daqueles que o estudaram e/ou estudam torna-se fundamental para a compreensão da sociedade capitalista moderna. Com isso, temos um livro que soma-se a tantos outros que discutem a temática, sobretudo num momento em que o mundo e, principalmente o Brasil passa por uma onda de conservadorismo, com eleições de dirigentes ligados à extrema direita e que tenta a todo custo condenar as discussões sobre Marx e/ou o comunismo. Assim, este texto constitui-se em mais um esforço de discussão sobre o papel da universidade e sobretudo a defesa do pensamento livre no interior da sociedade burguesa. Desta forma, entendemos que estamos contribuindo para o desenvolvimento da organização da classe trabalhadora, à medida que esta entra em contato com as discussões sobre as formas de exploração a que os trabalhadores estão submetidos na sociedade capitalista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Universidade de Classe Mundial"

1

Spillere Busarello, Carla, Melissa Watanabe, and Samara Eberhardt Schardosim. "UNIVERSIDADE EMPREENDEDORA: DISCUSSÕES ACERCA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICO-ACADÊMICA MUNDIAL." In Educação superior: políticas públicas e institucionais em perspectiva. Editora Unesc, 2018. http://dx.doi.org/10.18616/edu07.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Escobar, Oscar Edgardo Navarro. "Sobre a universidade na sociedade de classe num mundo em declínio." In Educação: dilemas contemporâneos: Volume VII. Pantanal Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.46420/9786588319673cap1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Mayo, Liliana, and Judith M. Le Blanc. "Centro Ann Sullivan do Peru transformando o impossível em possível - um programa de primeira classe, com recursos de quarta classe num país de terceiro mundo." In A UNIVERSIDADE ENTRE O CONHECIMENTO E O TRABALHO: o dilema das ciências. Faculdade de Filosofia e Ciências, 2005. http://dx.doi.org/10.36311/2005.85-86738-27-1.p279-292.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Honorato, Cezar, and Francisco Cristóvão Lourenço de Melo. "Gestão da Inovação, os desafios do setor industrial para um padrão de classe mundial." In Engenharia de produção: novas fronteiras, soluções, problemas e desafios. AYA Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.47573/aya.88580.2.22.2.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

BACHUR, CYNTHIA ANTONIA KALLAS, M. S. Z. DUARTE, AMSJ BARBOSA, et al. "DIA MUNDIAL DA SAÚDE COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA CONSCIENTIZAÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE DOS colaboradores." In AGIR LOCAL E PENSAR GLOBAL EM UMA UNIVERSIDADE PROMOTORA DA SAÚDE. EDITORA CRV, 2019. http://dx.doi.org/10.24824/978854443564.9.101-108.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

KUNST, MARINA HOLANDA. "CRIANDO LAÇOS DE AMIZADES: O ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA NA UNATI/PE." In Envelhecimento baseado em evidências: Tendências e Inovações. Realize, 2020. http://dx.doi.org/10.46943/vii.cieh.2020.01.060.

Full text
Abstract:
ATUALMENTE VERIFICA-SE UMA MUDANÇA SIGNIFICATIVA NO PERFIL DEMOGRÁFICO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA. O BRASIL APRESENTA, SEGUNDO O IBGE, CERCA DE 9% DA POPULAÇÃO, O QUE REPRESENTA 15 MILHÕES DE IDOSOS. PELA PROJEÇÃO, O BRASIL EM 2025 SERÁ CONSTITUÍDO POR 34 MILHÕES DE IDOSOS, APROXIMADAMENTE 15% DA POPULAÇÃO. SEGUNDO O ESTATUTO DO IDOSO, IDOSO É A PESSOA COM 60 ANOS OU MAIS. PORTANTO, NA PERSPECTIVA DE QUE TODOS DEVEM ESTAR PREPARADOS PARA ENFRENTAR E SOLUCIONAR A PROBLEMÁTICA DO ENVELHECIMENTO POPULACIONAL, A UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) CRIOU NO ANO DE 2002, A UNIVERSIDADE ABERTA DE TERCEIRA IDADE (UNATI), QUE REPRESENTA UM ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA EM GRUPO, COM ESTÍMULO À PARTICIPAÇÃO ATIVA DO IDOSO, VALORIZAÇÃO DE SUAS POTENCIALIDADES E TALENTOS, ALÉM DE SE CONSTITUIR EM UM ESPAÇO DE PRÁTICA PARA O ESTUDO DO ENVELHECIMENTO, NAS DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO. ASSIM, NESTE TEXTO FAZ-SE UMA ANÁLISE HISTÓRICA DA EVOLUÇÃO DA CRIAÇÃO DAS UNIVERSIDADES ABERTAS DA TERCEIRA IDADE SOB O PRISMA MUNDIAL E BRASILEIRO CULMINANDO COM A CRIAÇÃO DA CITADA UNATI NA UFPE E REFERENCIANDO OS LAÇOS DE AMIZADES CONSTRUÍDOS A PARTIR DAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA. OBSERVOU-SE, ENFIM, QUE FOI NECESSÁRIO LEVAR EM CONTA A DIMINUIÇÃO DA ACUIDADE AUDITIVA, O INCÔMODO AO SE EXPOR DIANTE DE UMA HABILIDADE QUE NÃO DOMINA, A DOSAGEM DAS ATIVIDADES QUE ENVOLVAM ORALIDADE, A TENDÊNCIA DO USO DA LÍNGUA MATERNA NAS DISCUSSÕES EM GRUPO, O NÃO INTERESSE PELA TAREFA DE CASA E O MAIS IMPORTANTE, O QUERER MANTER O CONTATO APÓS AS AULAS E DO CURSO.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Souza, Robson Satelis de, Fernanda Bay Hurtado, Jerônimo Vieira Dantas Filho, and Jucilene Cavali. "CARACTERIZAÇÃO LIMNOLÓGICA DO CICLO DE CULTIVO DO PIRARUCU (Arapaima gigas) EM VIVEIRO ESCAVADO NA AMAZÔNIA OCIDENTAL." In Viabilidade econômica e aspectos produtivos de peixes nativos da Amazônia. JERÔNIMO VIEIRA DANTAS FILHO, 2021. http://dx.doi.org/10.35587/brj.ed.0000889.

Full text
Abstract:
O pirarucu apesar de suas características adaptativas particulares que favorecem seu cultivo em viveiros escavados e sob altas densidades de estocagem, a obtenção do máximo potencial zootécnico vem sendo prejudicada principalmente pela influência da qualidade de água. Por isso, o objetivo com esse trabalho foi caracterizar a qualidade da água em um ciclo de cultivo do pirarucu (Arapaima gigas). O estudo foi realizado no Centro de Pesquisa em Piscicultura Carlos Eduardo Matiazze, Universidade Federal de Rondônia, Presidente Médici-RO. Onde foram mensurados os parâmetros limnológicos nas fases de cultivo de 60 pirarucus em viveiro subdivido em hapas e em tanques rede. Os resultados obtidos foram comparados com o estabelecido pelas Resoluções CONAMA n° 357/2005 (BRASIL, 2005) e nº 430/2011 (BRASIL, 2011), verificando os dados obtidos conforme sua classe de enquadramento de uso (piscicultura). A qualidade da água sofreu influência direta da fase de cultivo do pirarucu em todos os ciclos de cultivo devido ao manejo adotado no viveiro. Foram encontrados valores adequados para oxigênio dissolvido, pH e temperatura da água foram obtidos quando houve menor biomassa no viveiro e na fase de crescimento até 4,5 kg de peso do pirarucu.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Felipe O, Giacomelli, Pinton Mariana B, Silva Sarah B S da, Thiel Suslin R, and Campagnol Paulo C B. "INOVAÇÕES EM PROTEÍNAS ALTERNATIVAS: UMA REVISÃOSOBRE ALIMENTOSPLANT-BASED." In CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO: DO CAMPO À MESA. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2020. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-00-3.v.2.313-331.

Full text
Abstract:
O aumento de consumo de produtos processados vegetais é uma tendência mundial. Os consumidores escolhem dietas à base de plantas por diversos motivos. Os produtos à base de plantas podem ser benéficos àsaúde dependendo da matéria prima base utilizada na formulação, podendo ser classificado até como um alimento funcional. A indústria de análogos da carne começou nos Estados Unidos no século XIX, estabelecendo-se com mais força entre 1970 e 1990, mas no Brasil esta classe de produtos é mais recente. Os primeiros produtos à base de plantas encontrados no Brasil foram as bebidas vegetais (atendendo consumidores com intolerância/alergia a componentes do leite), depois surgiram as carnes de primeira geração. Em sequência surgiram as carnes vegetais de segunda geração e os ovos veganos. Atualmente já existe conhecimento e tecnologia para produzir produtos à base de plantas de forma eficiente e sustentável, atendendo as demandas de crescimento da população sem os efeitos negativos da produção tradicional. O mercado de proteínas alternativas é extremamente promissor, já que existe um aumento na procura de substitutos de carne, com diversas oportunidades de crescimento e sem líderes definidos até o momento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

BARRETO, LILIÁDIA DA SILVA OLVEIRA, MIGUEL ARTURO CHAMORRO VERGARA, and NOÊMIA LIMA SILVA. "COVID-19 E AS AÇÕES PEDAGÓGICAS REMOTAS DO NUPATI/UFS: EDUCAÇÃO EM SAÚDE E ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL." In Envelhecimento baseado em evidências: Tendências e Inovações. Realize, 2020. http://dx.doi.org/10.46943/vii.cieh.2020.01.049.

Full text
Abstract:
GRANDE ALIADA PARA O CUMPRIMENTO DAS MEDIDAS DE SAÚDE RECOMENDADAS PELA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS, 2020) DE ENFRENTAMENTO AO NOVO CORONAVÍRUS (SARS-COV-2) TEM SIDO A EDUCAÇÃO EM SAÚDE DIRIGIDA ÀS PESSOAS IDOSAS AFETADAS PELA RESTRIÇÃO DA CONVIVÊNCIA SOCIAL COM OUTRAS PESSOAS EM AMBIENTES REAIS. OBJETIVO: EVIDENCIAR ALTERNATIVAS REMOTAS DE CONVIVÊNCIA SOCIAL TRABALHADAS POR AÇÕES PEDAGÓGICAS PARA O CUMPRIMENTO DAS MEDIDAS SANITÁRIAS VOLTADAS PARA O ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL, FUNDAMENTADA NO CONCEITO AMPLIADO DE SAÚDE DE “COMPLETO BEM-ESTAR FÍSICO, MENTAL E SOCIAL, E NÃO SIMPLESMENTE A AUSÊNCIA DE DOENÇA OU ENFERMIDADE”(BRASIL, 2002). METODOLOGICAMENTE, ANALISOU AS OFICINAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS PELO NÚCLEO DE PESQUISA E AÇÕES DA TERCEIRA IDADE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (NUPATI/UFS) COM FOCO NO DETALHAMENTO DA AÇÃO PEDAGÓGICA REMOTA SOBRE O CUIDADO EM SAÚDE PARA UM ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL, TRABALHADA EM UM DOS MÓDULOS DESTAS OFICINAS. RESULTADOS APONTARAM MELHORAS NA SITUAÇÃO DE VIDA DOS IDOSOS EM ISOLAMENTO SOCIAL ATIVADA PELOS CUIDADOS SAÚDE PARA A CONVIVÊNCIA SOCIAL REMOTA COMO UMA ALTERNATIVA SEGURA DE ENFRENTAMENTO À COVID-19. O IMPACTO DO DISTANCIAMENTO, DO MOVIMENTO E MUDANÇAS DE COMPORTAMENTOS FUNDAMENTARAM AS REFLEXÕES PARA RESPONDER ÀS NECESSIDADES DE SAÚDE DA PESSOA IDOSA NA DINÂMICA PROPOSTA PELO ENVELHECIMENTO ATIVO EM TEMPOS DE PANDEMIA. CONCLUIU-SE QUE APESAR DA EXPERIÊNCIA HUMANA DA PANDEMIA IMPLICAR GANHOS E PERDAS, A INCLUSÃO DIGITAL PARA O IDOSO SE APRESENTOU COMO UMA ALTERNATIVA BENÉFICA PARA QUEBRA DO ISOLAMENTO SOCIAL DE FORMA SEGURA PROMOTORA DE UM AMBIENTE SAUDÁVEL DE CONVIVÊNCIA INIBIDORA DOS RISCOS E PÂNICOS DESENCADEADOS NO CONTEXTO.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Universidade de Classe Mundial"

1

Galleguillos P., Leticia, Peter Charles Backhouse Erazo, Cristian Bornhardt B., Jaime Bustos G., Claudio Tenreiro, and Carlos Toledo A. "Propuesta para transformar una Facultad de Ingeniería de una universidad estatal en una de clase mundial." In The Thirteenth Latin American and Caribbean Conference for Engineering and Technology. LACCEI, 2015. http://dx.doi.org/10.18687/laccei2015.1.1.055.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Athouguia, Rodrigo Werneck. "BUSCA PELA LUBRIFICAÇÃO CLASSE MUNDIAL – O PROGRAMA DE LUBRIFICAÇÃO CONFIÁVEL NA SAMARCO UBÚ." In 70º Congresso Anual da ABM. Editora Blucher, 2018. http://dx.doi.org/10.5151/1516-392x-26179.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Alzate, Ana Lucia, and Andrés Felipe Millán Cifuentes. "Metodologías de clase mundial para apoyar empresarios EBTI en etapa temprana, adaptadas a la realidad colombiana." In INNODOCT 2018. Editorial Universitat Politècnica de València, 2018. http://dx.doi.org/10.4995/inn2018.2018.8842.

Full text
Abstract:
Este trabajo describe detalladamente los resultados y principales conclusiones de la adaptación de una metodología ágil de acompañamiento para empresas EBTI en etapa temprana denominada AppsICESI. Esta metodología fue probada en las iteraciones 7 al 10 de la fase de Descubrimiento de Negocios de la iniciativa Apps.co del Ministerio de Tecnologías de la Información y las Comunicaciones – MinTIC, en donde la Universidad Icesi, a través de su Centro de Desarrollo del Espíritu Empresarial – CDEE, ha sido la entidad aliada desde 2012, apoyando a 185 iniciativas empresariales y 603 empresarios beneficiarios. La metodología aplicada permitió mejorar prácticas y herramientas que estaban en la metodología inicial propuesta por MinTIC, logrando de esta manera una mejor adopción por parte de los empresarios digitales en el contexto colombiano. Este trabajo pudo evidenciar el incremento en los indicadores de nivel de cumplimiento y sostenibilidad de las iniciativas empresariales a partir de la implementación de la metodolología AppsICESI.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

PERICO, ABNER EDWIN, and EDUARDO GUILHERME SATOLO. "Clusterização das ferramentas do lean production para auxílio dos pilares da manufatura de classe mundial." In ENEGEP 2020 - Encontro Nacional de Engenharia de Produção. ENEGEP 2020 - Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2020. http://dx.doi.org/10.14488/enegep2020_tn_sto_342_1751_39757.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Messas, Flávio, and Felipe Poffo. "AUMENTO DE PRODUTIVIDADE EM FERRAMENTARIA – IMPLEMENTAÇÃO DE PRINCÍPIOS DA METODOLOGIA DE MANUFATURA DE CLASSE MUNDIAL (WCM)." In 16º Encontro da Cadeia de Ferramentas, Moldes e Matrizes. Editora Blucher, 2018. http://dx.doi.org/10.5151/5463-5463-5463-01.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ancheta Arrabal, Ana, Cristina Pulido Montes, María Esther Alventosa Bleda, and Borja Mateu Luján. "El Proyecto de Innovación SAME: el fomento de la Responsabilidad Social Universitaria en el alumnado de la Universidad de Valencia." In IN-RED 2018: IV Congreso Nacional de Innovación Educativa y Docencia en Red. Universitat Politècnica València, 2018. http://dx.doi.org/10.4995/inred2018.2018.8747.

Full text
Abstract:
El Derecho a la Educación de calidad en la actualidad, sigue siendo un objetivo en las agendas internacionales. En la misión de su defensa surge la Campaña de Acción Mundial por la Educación, como una iniciativa de concienciación civil y política por este derecho. Mediante el proyecto de Innovación Educativa de la Semana de Acción Mundial para la Educación (SAME) inmerso en dicha campaña internacional, desde la Facultad de Filosofía y Ciencias de la Educación de la Universidad de Valencia y en colaboración con la Coordinadora de la campaña en la Comunidad Valenciana pretendemos dar visibilidad a la lucha por el Derecho a la Educación de calidad. Entre las actividades desarrolladas para conseguir este objetivo se plantean talleres en diferentes asignaturas de las titulaciones impartidas en la facultad. Todas estas acciones están enfocadas a la culminación del acto principal de la campaña que se realiza en la SAME, donde la comunidad educativa realiza y expone el trabajo realizado y un manifiesto, para dar visibilidad a dicha acción y presentarla en sociedad. El resultado final de todo ello, es la participación del alumnado y el desarrollo de competencias basadas en el objetivo de Campus Sostenible de la Responsabilidad Social de la Universidad relacionado con las alianzas con instituciones y la sostenibilidad.Palabras clave: SAME, Proyecto Innovación, Acción Comunitaria, Competencias, Responsabilidad Social Universitaria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

de Vasconcelos Rebouças, Luciana, Daniel Moreira Alves da Silva, M. N. Freitas, A. P. L. França, and Juliana Navarro Ueda Yaochite. "Coinfecção de arboviroses: uma realidade mundial e nacional." In II Encontro do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Ceará e I Simpósio Norte-Nordeste de Ciências Farmacêuticas. Galoa, 2017. http://dx.doi.org/10.17648/ppgcf-2017-66411.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Reis, Patrícia. "O trabalho do professor de inglês na educação básica: ouvindo opiniões sobre a relação entre universidade e escola." In Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. Appos, 2020. http://dx.doi.org/10.47930/1980-685x.2020.1711.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como foco o trabalho do professor de inglês atuante na cidade de Parintins, tanto na rede municipal quanto na rede estadual. A pesquisa envolveu doze participantes e aqui apresentamos as formas sugeridas por eles para uma maior parceria entre universidade e escola, no que se refere a seus processos de formação e atualização. De cunho qualitativo, a pesquisa teve como instrumentos questionários abertos entregues a cada professor onde indicavam formas de cooperação entre a universidade e a escola. Os resultados mostram que é esperado pelo professor de inglês uma aproximação maior entre os profissionais das duas instituições e que há uma necessidade visível de projetos e ações conjuntas que favoreçam o desenvolvimento linguístico e metodológico da classe docente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Pessoa, Marcela Sávia Picanço, Sérgio Cleger Tamayo, and Eder Martins Franco. "Panorama da Participação Feminina em Competições de Programação Promovida por Instituição de Ensino Superior da Região Norte." In XI Women in Information Technology. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2017. http://dx.doi.org/10.5753/wit.2017.3405.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta o impacto da realização de eventos científicos locais como um método para aumentar o interesse dos alunos em competições de programação. Analisando um breve histórico da participação feminina nestas competições, este trabalho discute as razões relacionadas à baixa representação da mulher neste segmento, um problema que está além das fronteiras locais, seguindo uma tendência mundial, e apresenta algumas ações tomadas para mudar esse cenário em uma universidade particular de Manaus.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Bim, Sílvia Amélia, Marília A. Amaral, Nádia P. Kozievitch, et al. "Divulgar para Atrair, Motivar para Manter." In Women in Information Technology. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2016. http://dx.doi.org/10.5753/wit.2016.9695.

Full text
Abstract:
A crescente masculinização da área de Computação é uma preocupação mundial. O cenário exige ações diversificadas com todas as pessoas envolvidas. Neste artigo apresentamos algumas das iniciativas realizadas no contexto de um projeto de extensão que visa diversificar as dimensões da Computação com o objetivo de também diversificar a participação, atraindo mais mulheres para área. Além disso, também apresentamos algumas ações desenvolvidas para motivar as atuais estudantes dos cursos de Sistemas de Informação e Engenharia da Computação de uma universidade pública brasileira, de forma a contribuir para um menor índice de evasão de mulheres nestes cursos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography