Academic literature on the topic 'Universidade Federal Mato Grosso. Herbário Central'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Universidade Federal Mato Grosso. Herbário Central.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Universidade Federal Mato Grosso. Herbário Central"

1

Pasa, Maria Corette. "Saber local e medicina popular: a etnobotânica em Cuiabá, Mato Grosso, Brasil." Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas 6, no. 1 (April 2011): 179–96. http://dx.doi.org/10.1590/s1981-81222011000100011.

Full text
Abstract:
O estudo foi realizado na comunidade Bom Jardim, em Cuiabá, Mato Grosso, com o objetivo de resgatar o conhecimento que as pessoas possuem das plantas como remédio, o quanto as utilizam e a finalidade do uso. Aplicou-se o pré-teste, entrevistas semiestruturadas e observação direta, abordando o uso, a preparação da planta e a indicação das mesmas. A coleta dos dados ocorreu de março de 2008 a julho de 2009. O material botânico encontra-se no Herbário Central da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Dos entrevistados, 45% não apresentam escolaridade, numa faixa etária de 20 a 89 anos de idade. Os entrevistados citaram 86 espécies, distribuídas em 45 famílias, sendo Fabaceae, Mimosaceae e Caesalpiniaceae as mais expressivas. A maioria das espécies apresenta hábito arbóreo, seguido de herbáceo e arbustivo. A folha é a parte mais utilizada e o principal modo de preparo é o chá. A população demonstrou ter conhecimento e fazer uso das plantas locais e revelou um largo consumo na categoria de uso medicinal. O cuidado com a biodiversidade vegetal e o processo de conservação ficaram evidentes na fala e no manejo que as pessoas dispensam nas atividades do cotidiano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Freitas Oliveira, Roberta Iwanita de, Érica Cezarine de Arruda, and Adarilda Petini-Benelli. "Tipos incorporados ao acervo do herbário da Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil." Heringeriana 4, no. 1 (November 18, 2014): 78–95. http://dx.doi.org/10.17648/heringeriana.v4i1.60.

Full text
Abstract:
O Herbário UFMT possui em seu acervo 128 tipos nomenclaturais, distribuídos em 48 famílias. Os registros foram baseados em literatura específica contendo a diagnose de cada táxon. Os dados foram transcritos da etiqueta de cada tipo: nome científico, autor, obra original, dados de coleta e número de depósito no Herbário UFMT. A família que apresentou o maior número de tipos foi Rubiaceae com 16 espécies. Foram encontradas 104 publicações dos 128 tipos incorporados no Herbário da Universidade Federal de Mato Grosso. Desses, 48 foram publicados no Brasil, sendo a maioria nos Arquivos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (20) e 56 foram publicados fora do Brasil. A origem das espécies tipos é bem variada, sendo o estado do Amazonas o que melhor está representado com 40 tipos, seguido do estado de Mato Grosso com 19 exemplares. No acervo também há um tipo do Suriname, sendo este uma prova do intercâmbio de informações e mútuas permutas de materiais entre os herbários.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Fernandes, Dennis Rodrigo Damasceno. "Panorama da escrita sobre a história e ensino no Brasil Central (2011-2016)." História & Ensino 25, no. 2 (February 1, 2020): 401. http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n2p401.

Full text
Abstract:
A proposta deste texto é apresentar um mapeamento das produções acadêmicas desenvolvidas sobre a História e Ensino nas universidades na região Centro-Oeste do Brasil. Este estudo está pautado nos procedimentos metodológicos da pesquisa documental visam à localização, recuperação, reunião, seleção e ordenação de referências sobre a História e seu ensino disponibilizadas nos repositórios digital de teses e dissertações das universidades brasileiras e no catálogo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Para isso, estabeleceu-se três critérios analíticos de seleção e categorização das fontes: o estudo dos títulos, resumos e palavras-chaves das teses e dissertações. A partir destes procedimentos os resultados parciais da pesquisa indicam, até o momento, um conjunto de 16 dissertações e uma tese nos programas de pós-graduação em História do Centro-Oeste. Esse conjunto de dissertações foram desenvolvidas entre os anos de 2011 a 2016 nas seguintes instituições: Universidade Federal da Grande Dourados, Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal do Mato Grosso, Pontifícia Universidade Católica de Goiás e Universidade de Brasília. As temáticas abordadas são sobre “Didática da História”; “Educação Histórica”; “Livro didático de História”; “Ensino de História”; “História do ensino de história”; “Identidade e representação do docente de História”. Também foi possível observar que este é um tema mais amplamente vinculado às pesquisas na área de Educação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Maciel, Márcia Regina Antunes, and Germano Guarim Neto. "Um olhar sobre as benzedeiras de Juruena (Mato Grosso, Brasil) e as plantas usadas para benzer e curar." Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas 1, no. 3 (December 2006): 61–77. http://dx.doi.org/10.1590/s1981-81222006000300003.

Full text
Abstract:
O 'benzimento' é forma antiga no tratamento de várias doenças, utilizada na Europa desde a Idade Média. No Brasil, os benzedores surgiram a partir do século XVII. Interpretações dos conhecimentos, uso tradicional dos recursos vegetais e manejo realizado por benzedores, raizeiros e parteiras são fonte de pesquisa nos estudos etnobotânicos. Benzedores indicam plantas para efeito de cura ou como amuletos protetores, com a presença destas formas de uso da flora na cultura popular. Este estudo foi realizado em Juruena, Mato Grosso, com aplicação de técnicas de observação participante, entrevistas semi-estruturadas (questões abertas/fechadas) gravadas e amostras intencionais e a realizção de coleta de material botânico, depositado no Herbário da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Teve o objetivo de compreender a importância das benzedeiras, identificar etnobotanicamente as plantas utilizadas, formas de prescrição e manipulação. Foram entrevistadas quatro benzedeiras no período de setembro de 2002 a novembro de 2003, as quais demonstraram um conhecimento etnobotânico expressivo. Estas benzem, preparam e receitam chás, garrafadas, banhos e ungüentos. As enfermidades tratadas foram agrupadas em duas categorias: doenças físicas (dorde-dente, dor-de-barriga, verminoses, cobreiro, arca-caída, rendidura, erisipela etc) e doenças espirituais (quebranto, mau-olhado, pessoas carregadas, encosto). Foram relatadas 87 etnoespécies, distribuídas em 31 famílias botânicas, dentre as quais se salientam erva-de-Santa-Maria (Chenopodium ambrosioides L.), chapéu-de-couro (Echinodorus macrophyllus MIq.), quina-do-mato (Strychnos sp St.Hil.), ipê-roxo (Tabebuia heptaphylla (Vell.) Toledo), arruda (Ruta graveolens L.), guiné (Petiveria alliacea L.) e comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia picta L). A medicina popular praticada pelas benzedeiras vem ao encontro dos anseios das pessoas que buscam alívio para seus males, com valores e herança cultural inseridos nesta prática de benzimento, que se mantém viva em Juruena
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ourives de Miranda, Graci. "Sustentabilidade Ambiental, Acadêmicos Arregimentando a População para o Reflorestamento." E&S Engineering and Science 5, no. 1 (June 29, 2016): 91–104. http://dx.doi.org/10.18607/es201653843.

Full text
Abstract:
Neste trabalho, associo os temas desmatamento e educação, com foco central na comunidade da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, campus-sede (Cuiabá). O objetivo desta análise é relacionar o cenário de desmatamento em Mato Grosso com o cenário Educacional da universidade, evidenciando as relações de conhecimento para transformação do meio ambiente, e apontar a instituição como fomentadora de percepções ecológicas para a sociedade. Apresento as áreas que mais contribuíram para aumentar os números de formandos, possibilitando influenciar e transformar outras áreas para conter evasão, como também os acadêmicos detentores do conceito ecologicamente correto, que efetivem ações para a integridade do sistema climático. Utilizei dados do instituto Brasileiro de Pesquisa Espacial (INPE) gerando o cenário de desmate, com Colniza liderando o ranking, e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE (2010), identificando o percentual de alunos que frequentavam o Ensino Particular e Público. Os números da Coordenação de Engenharia de Software Gestão Educacional e Administrativa (CESGEA/STI/UFMT), Serviço de Informação ao Cidadão da UFMT, possibilitou visualizar números de formandos. Os resultados indicam que existe a necessidade de fomentar ações para evitar evasão, assimilando exemplos de posturas educacionais, no cumprimento do Estatuto, também para desenvolver consciência ecológica para trazer benefícios para as populações e meio ambiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Willms, Elni Elisa, and Thamara Parteka. "Alfabetização em contexto de pandemia: algumas ideias sobre transcriação." Revista NUPEART 24 (December 22, 2020): 76–92. http://dx.doi.org/10.5965/23580925242020076.

Full text
Abstract:
Este texto, fruto de uma pesquisa acadêmica desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), traz como ponto central a problemática da alfabetização e letramento no Brasil, práticas que têm sido alvo de debates e ataquesno atual governo de Jair Bolsonaro. O trabalho evidencia, mais especificamente, a relevância acerca das implicações e reverberações de uma alfabetização desvinculada do letramento. Diante das transformações pedagógicas acarretadas pela pandemia, o texto também discute sobre a importância e o desafio de práticas lúdicas e corpóreas para o desenvolvimento de uma alfabetização e um letramento sensíveis, subsidiados pela ideia de transcriacão, conceito apresentado por Almeida e Araújo (2020).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Mizuno Lemos, Fábio Ricardo. "Editorial Motricidades (v. 4, n. 1)." MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana 4, no. 1 (April 29, 2020): 1. http://dx.doi.org/10.29181/2594-6463.2020.v4.n1.p1-3.

Full text
Abstract:
Abrindo 2020, ano de dificuldades, tristezas e incertezas, mas que esperançamos que entre para a história como um dos mais solidários, empáticos e fraternos (frater e soror), a Motricidades: Revista da SPQMH publica 2 artigos de pesquisa, 2 artigos de revisão e 3 ensaios.No Artigo de Pesquisa “Educação Física no Ensino Secundário em Moçambique: relações e estereótipos de gênero”, Madalena António Tirano Bive (Universidade Púnguè, UniPúnguè, Manica, Moçambique), Pedro António Pessula (Universidade Pedagógica de Maputo, UP, Maputo, Moçambique), Ana Paula de Sousa (Universidade Pedagógica de Maputo, UP, Maputo, Moçambique) e Telma Luís Nhantumbo (Centro Provincial de Educação à Distância de Gaza, CPEDG, Xai-Xai, Moçambique) analisam como os/as professores/as de Educação Física de escolas secundárias da Província de Inhambane, Moçambique, lidam com as relações de gênero nas aulas.Maria Carolina Derencio Oliveira (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, São Carlos-SP, Brasil), Tiago Grifoni (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, São Carlos-SP, Brasil) e Nathan Raphael Varotto (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, São Carlos-SP, Brasil) investigam a participação de meninas na prática do Fútbol Callejero durante aulas de Educação Física Escolar, no artigo de pesquisa “Participação de meninas no Fútbol Callejero: intervenção na Educação Física Escolar”.No artigo de revisão “Vulner(h)abilidades cosmopolíticas: polinizando a Levinas en América Latina”, Silvana Rabinovich (Universidad Nacional Autónoma de México, UNAM, Coyoacán, Distrito Federal, México) apresenta projeções cosmopolíticas da ética levinasiana a partir de três fios, que considera que a trançam: tempo, linguagem e subjetividade.No segundo artigo de revisão, “Propositivas teóricas acerca do conhecimento pedagógico do conteúdo”, Luana Zanotto (Universidade Federal de Goiás, UFG, Goiânia-GO, Brasil), Fernando Donizete Alves (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, São Carlos-SP, Brasil) e Carlos Januário (Universidade de LISBOA, ULisboa, Lisboa, Portugal) apresentam um conjunto de assertivas teóricas acerca do conhecimento pedagógico do conteúdo de professores de Educação Física na Educação Infantil.A seção de Ensaios é iniciada com “As belas imagens corporais”, de autoria de Paulo Sergio Bereoff (Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Maceió-AL, Brasil). Neste ensaio, por meio do procedimento dialético negativo e tendo como instrumento de análise a categoria estética na interlocução com Nietzsche e Adorno, são apresentadas compreensões sobre as belas imagens padronizadas das atividades físicas, midiatizadas pela Indústria Cultural.A defesa de um corpo responsável por Outro ou de um corpo-para-outro, é a tese central do ensaio “Un cuerpo para-el-otro: reflexión levinasiana que contraviene el hitlerismo”, de Luis Guillermo Jaramillo Echeverri (Universidad del Cauca, Unicauca, Popayán, Cauca, Colômbia). A partir de Emmanuel Levinas, o autor desenlaça o corpo de uma condição idealista e biológica.Finalizando, em “Paulo Freire e Merleau-Ponty: conexões dialógicas”, Armando Melo Lisboa (Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis-SC, Brasil) e Luiz Augusto Passos (Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Cuiabá-MT, Brasil) realizam aproximações entre Paulo Freire e Merleau-Ponty.Desejando que todas e todos fiquemos bem, a Motricidades segue adiante, expandindo a divulgação científica na área de Educação, em suas interfaces com Artes, Educação Física, Lazer, Meio Ambiente e Saúde!Boas leituras, reflexões, debates e, principalmente... engajadas ações! São Carlos-SP, abril de 2020MOTRICIDADESRev. SPQMHEditorProf. Dr. Fábio Ricardo Mizuno Lemos(Instituto Federal de São Paulo, Brasil)Editores AssociadosProfa. Dra. Denise Aparecida Corrêa(Universidade Estadual Paulista, Brasil)Prof. Dr. Luiz Gonçalves Junior(Universidade Federal de São Carlos, Brasil)Prof. Dr. Paulo César Antonini de Souza(Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Brasil)Prof. Dr. Victor Lage(Universidade de Brasília, Brasil)Conselho EditorialProf. Dr. Cae Rodrigues(Universidade Federal de Sergipe, Brasil)Profa. Dra. Claudia Foganholi(Universidade Federal Fluminense, Brasil)Profa. Dra. Denise Andrade de Freitas Martins(Universidade do Estado de Minas Gerais, Brasil)Prof. Dr. Elenor Kunz(Universidade Federal de Santa Maria, Brasil)Profa. Dra. Fabiana Rodrigues de Sousa(Centro Universitário Salesiano, Brasil)Prof. Dr. Gilberto Tadeu Reis da Silva(Universidade Federal da Bahia, Brasil)Prof. Dr. Glauco Nunes Souto Ramos(Universidade Federal de São Carlos, Brasil)Profa. Dra. Lílian Aparecida Ferreira(Universidade Estadual Paulista, Brasil)Profa. Dra. Luciane Ribeiro Dias Gonçalves(Universidade Federal de Uberlândia, Brasil)Prof. Dr. Manuel Sérgio Vieira e Cunha(Universidade Técnica de Lisboa, Portugal)Prof. Dr. Marcos Garcia Neira(Universidade de São Paulo, Brasil)Profa. Dra. Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva(Universidade Federal de São Carlos, Brasil)Profa. Dra. Regina Maria Rovigati Simões(Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Brasil)Prof. Dr. Sergio Alejandro Toro Arévalo(Universidad Austral de Chile, Chile)Profa. Dra. Valéria de Oliveira Vasconcelos(Centro Universitário Salesiano, BrasilProfa. Dra. Vitória Helena Cunha Espósito(Pontifícia Universid/ade Católica de São Paulo, Brasil)Prof. Dr. Wagner Wey Moreira(Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Brasil)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Souza, Amaury De, and Flavio Aristone. "ESTUDO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE CÉLULAS FOTOVOLTAICAS EM FUNÇÃO DA RADIAÇÃO SOLAR NO CENTRO-OESTE BRASILEIRO." InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade 2, no. 7 (July 31, 2017): 115. http://dx.doi.org/10.18764/2446-6549.v2n7p115-128.

Full text
Abstract:
Para o presente trabalho foi desenvolvido um estudo de um sistema fotovoltaico, com armazenamento de energia, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Campo Grande, durante o ano de 2014. Foi avaliada a eficiência de painéis fotovoltaicos em função dos valores da componente de radiação solar global no plano horizontal de incidência; das temperaturas ambiente e de operação do painel; e da tensão e corrente do sistema fotovoltaico. Os resultados mostram que a eficiência média mensal oscilou entre 8,65 e 9,17%, com média anual de 8,84%. O módulo apresentou eficiência média 50% inferior aos valores propostos pelos fabricantes.Palavras-chave: Eficiência Fotovoltaica Celular; Radiação Solar; Conversão da Irradiação Solar; Temperatura da Célula Fotovoltaica.STUDY OF ENERGETIC EFFICIENCY OF PHOTOVOLTAIC CELLS AS A FUNCTION OF SOLAR RADIATION IN BRAZIL’S MIDWEST REGIONABSTRACTIn this paper, we developed a study of a photovoltaic system (PV) with energy storage installed at the Federal University of Mato Grosso do Sul, campus of Campo Grande, during 2014. It has been evaluated the efficiency of photovoltaic panels according to the data of the solar radiation components in the horizontal plane of incidence, the local and operating temperatures, and the current - voltage response of the PV system. The results show that the average monthly efficiency oscillated between 8.65% and 9.17%, with an annual average of 8.84%. The modules showed an average efficiency that is 50% smaller compared to the values provided by manufacturers.Keywords: Photovoltaic Cell Efficiency; Solar Irradiation; Conversion of Solar Irradiation; Photovoltaic Cell Temperature.ESTUDIO DE LA EFICIENCIA ENERGÉTICA DE CÉLULAS FOTOVOLTAICAS COMO FUNCIÓN DE LA RADIACIÓN SOLAR EN LA REGIÓN CENTRAL DE BRASILRESUMEN En el presente trabajo se ha desarrollado un estudio para un sistema fotovoltaico con almacenamiento de energía, durante el año 2014 en el campus de Campo Grande de la Universidad Federal de Mato Grosso do Sul. Se evaluó la eficiencia de paneles fotovoltaicos en función de los valores de la componente de radiación solar global en el plano horizontal de incidencia; de las temperaturas ambiente y de funcionamiento del panel; y de la tensión y corriente generada en el sistema fotovoltaico. Los resultados muestran que la eficiencia media mensual osciló entre 8.65% y 9.17%, con una media anual de 8.84%. El módulo ha presentado una eficiencia media 50% inferior a los valores propuestos por los fabricantes.Palabras clave: Eficiencia de Células Fotovoltaicas; Irradiación Solar; Conversión de Irradiación Solar; Temperatura de las Células Fotovoltaicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Pagliaro, Heloisa. "A revolução demográfica dos povos indígenas no Brasil: a experiência dos Kayabí do Parque Indígena do Xingu, Mato Grosso, Brasil, 1970-2007." Cadernos de Saúde Pública 26, no. 3 (March 2010): 579–90. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2010000300015.

Full text
Abstract:
O artigo analisa a dinâmica demográfica dos Kayabí, povo de língua Tupi, do Parque Indígena do Xingu, Brasil Central, no período 1970-2007, com base em informações do registro de eventos vitais do Programa de Saúde da Universidade Federal de São Paulo no Xingu. O contato dos Kayabí com a sociedade nacional, na região do Alto rio Teles Pires, entre 1920 e 1950, deu origem a depopulação das aldeias por confrontos e epidemias de doenças infecto-contagiosas, resultando na emigração paulatina de alguns grupos Kayabí para o Xingu, onde até hoje vivem. Entre 1970 e 2007, a população Kayabí no Xingu cresceu 4,8% ao ano, passando de 204 para 1.162 habitantes. No período 2000-2007, a taxa bruta de natalidade era de 51 nascimentos por mil habitantes, a de fecundidade total de 7,8 filhos por mulher, a taxa bruta de mortalidade de 3,5 óbitos por mil habitantes e a de mortalidade infantil de 17,5 óbitos por mil nascimentos. Na população, 56,2% eram menores de 15 anos de idade. Os resultados mostram que, a exemplo do que vem ocorrendo com outros povos indígenas no Brasil, os Kayabí também estão se recuperando em população.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Santos, Leonardo Rodrigues dos, and Gladys Denise Wielewski. "ABORDAGEM DO RACIOCÍNIO PROPORCIONAL EM ALGUNS LIVROS DIDÁTICOS PARA A EJA." REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática 9, no. 2 (August 28, 2021): e21060. http://dx.doi.org/10.26571/reamec.v9i2.12778.

Full text
Abstract:
Este texto resulta de uma pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. O objetivo da pesquisa consistiu em analisar se o modo como o conteúdo de proporcionalidade está disponibilizado nas coleções de livros didáticos selecionadas atende aos dois papéis da atividade matemática – funcional e formativo – conforme destaca a Proposta Curricular para o Segundo Segmento da Educação de Jovens e Adultos. Pautados na análise de conteúdo de Laurence Bardin (2011), realizou-se a análise interpretativa de três coleções, utilizadas na rede pública de ensino entre os anos de 2002 e 2010, buscando observar se estas apresentavam, como ponto de partida da atividade matemática, o recurso de resolução de problemas e se mobilizavam os aspectos considerados essenciais para o desenvolvimento do raciocínio proporcional. A análise aponta que duas das coleções selecionadas proporcionam a integração do papel formativo com o papel funcional e a terceira coleção atende, parcialmente, a essa integração, sugerindo a possibilidade de o professor de Matemática utilizar os livros selecionados na pesquisa, não como recurso central orientador de sua prática, mas sim como recurso que complementa a sua prática pedagógica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Universidade Federal Mato Grosso. Herbário Central"

1

Saddi, Nagib. Origem, história e atividades do Herbário Central da Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá, Mato Grosso, Brasil: Universidade Federal de Mato Grosso, Herbário Central, 1988.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography