To see the other types of publications on this topic, follow the link: Uso social do patrimônio.

Journal articles on the topic 'Uso social do patrimônio'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Uso social do patrimônio.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Rosa, Thais F., and Mayara R. Martins. "A importância do turismo responsável e sustentável para a conservação do patrimônio cultural e natural." Revista Memória em Rede 13, no. 25 (2021): 169–92. http://dx.doi.org/10.15210/rmr.v13i25.21415.

Full text
Abstract:
O presente trabalho possui o objetivo de refletir sobre a importância do turismo e do envolvimento da comunidade com os Patrimônios Cultural e Natural, através da realização de um turismo responsável e sustentável. Como metodologia foi utilizada a abordagem qualitativa por meio de pesquisa bibliográfica e documental baseada, principalmente, na análise de dois estudos de Patrimônios Mundiais pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). O primeiro é o Parque Nacional Serra da Capivara (PI) e o segundo é o Parque Nacional del Montseny, na Espanha. Como princ
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Eccard, Ana Flávia Costa, and Thiago Sousa Sousa. "O Uso do Nome Social na Academia." Revista de Gênero, Sexualidade e Direito 2, no. 2 (2016): 171. http://dx.doi.org/10.26668/2525-9849/index_law_journals/2016.v2i2.1369.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo analisar uso do nome social das pessoas transexuais no ambiente academia, especialmente nas universidades. A abordagem inicial se dará a partir do que é transexualidade, passando por patologização. No segundo capitulo iremos abordar o nome social como patrimônio afeto à dignidade humana, apresentando pensamentos de Foucault, Butler e outros. Em seguida, no terceiro capítulo, traremos o a análise da problemática a partir dos tribunais superiores e do projeto de lei de autoria dos Deputados Jean Wylys e Erika Konkay.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Rambelli, Gilson. "Entre o uso social e o abuso comercial: as percepções do patrimônio cultural subaquático no Brasil." História (São Paulo) 27, no. 2 (2008): 49–74. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-90742008000200004.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é apresentar algumas reflexões sobre patrimônio cultural subaquático e sobre a Arqueologia Subaquática, buscando analisar o quanto as distorções conceituais presentes nessa temática submersa, resultantes de um histórico milenar aventureiro, contribuíram e ainda contribuem para a destruição de diferentes sítios arqueológicos submersos. O artigo pretende também, aproximar as pessoas desse universo molhado do patrimônio cultural e da pertinência da pesquisa arqueológica subaquática sistemática, chamando atenção, em especial ao problema brasileiro, porque o Brasil ainda per
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Bruno Sanches Ranzani da, and Julia Xavier Barros. "Patrimônio como categoria de luta LGBT+." Revista Arqueologia Pública 13, no. 1[22] (2019): 54–65. http://dx.doi.org/10.20396/rap.v13i1.8654798.

Full text
Abstract:
Para os propósitos deste resumo, partirei da concepção de patrimônio como uma categoria Estatal de gestão do espaço público e da memória social (SILVA 2017). Nesse escopo, gostaria de fazer algumas considerações sobre o uso dessa categoria como instrumento de luta, como retórica que possa carregar pautas sociais em negociação com o Estado pela melhoria da qualidade de vida da população – aqui, falo da população LGBT+. Veremos brevemente, ao final, o caso da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Macedo, Wesley Aparecido. "Lugares Abandonados." Revista ARA 7, no. 7 (2019): 153–70. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v7i7p153-170.

Full text
Abstract:
Observamos lugares e edifícios abandonados, vazios urbanos; espaços construídos cujas funções originais não mais coexistem: edifícios obsoletos. Não raro, bens públicos e parte do patrimônio histórico arquitetônico. Aqui, o eixo central será desvelar possibilidades de uso e contemplação desses “estranhos espaços urbanos”, parafreaseando Ignasi de Solà-Morales (1996). São abordagens que recriam lugares, reconhecem identidades urbanas e reúnem memória, patrimônio e função social, num contexto de gentrificação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Bastos, Rossano Lopes. "Registro arqueológico como instrumento de memória social." Revista Arqueologia Pública 4, no. 1 (2015): 52. http://dx.doi.org/10.20396/rap.v4i1.8635793.

Full text
Abstract:
O presente artigo procura jogar luzes sobre a temática do patrimônio cultural, em especial, almeja refletir sobre o registro arqueológico como instrumento de memória social. Procura abordar suas novas formas e entendimentos atualizados para os tempos pós-modernos. Assim, o texto parte dos conceitos originários de patrimônio e segue procurando cotejar com sua base legal contida nas legislações ordinárias e infraconstitucionais por um caminho que possibilite uma interpretação mais arrojada e comprometida com os grupos vulneráveis. Por outro lado, explicita a formação de um conjunto de registros
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Bustamante, Ana Maria Goulart, and Sidney Ribeiro Gonzalez. "Patrimônio cultural e geologia do Quadrilátero Ferrífero." Revista Brasileira de Geografia 62, no. 2 (2018): 113–21. http://dx.doi.org/10.21579/issn.2526-0375_2017_n2_p113-121.

Full text
Abstract:
O uso inovador do patrimônio histórico cultural pode representar importante componente do crescimento econômico e da geração de empregos, da coesão social e da sustentabilidade ambiental de um país. Pode-se estimular a inovação na relação da população com os bens culturais materiais e imateriais, propondo novas maneiras de interligar o patrimônio cultural e outros componentes como a geografia física e a geologia, entre muitas possibilidades. Uma forma de enriquecer as pesquisas sobre patrimônio cultural e sobre geociências poderia ser a utilização do patrimônio histórico edificado como recurso
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Carvalho, Karoliny Diniz, and Maria de Lourdes Netto Simões. "ANÁLISE DO MODELO DE PRESERVAÇÃO DO CENTRO HISTÓRICO DE SÃO LUÍS DO MARANHÃO: USO SOCIAL E USO TURÍSTICO." Turismo: Visão e Ação 14, no. 2 (2012): 196–213. http://dx.doi.org/10.14210/rtva.v14n2.p196-213.

Full text
Abstract:
O presente artigo objetiva analisar o modelo de preservação do patrimônio cultural do Centro Histórico de São Luís, Maranhão, destacando-se os reflexos das políticas de patrimonialização e da apropriação turística deste espaço urbano no cotidiano dos moradores. O trabalho possui como norte teórico a noção de centro histórico como lugar antropológico (AUGÉ, 1994) e produto social (SANTOS, 1996), buscando o entendimento das relações entre as políticas de preservação (LEITE 2004) e o turismo cultural (VINUESA, 2004), considerando-os vetores de novas relações e territorialidades mediante a transfo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

De Faria, Maria Lúcia Borges, and Dulce Abigail Keuchkarian. "Os desafios da conservação urbana em áreas centrais submetidas a projetos de renovação: região portuária da cidade do Rio de Janeiro." Cuadernos de Educación y Desarrollo 15, no. 11 (2023): 14379–97. http://dx.doi.org/10.55905/cuadv15n11-076.

Full text
Abstract:
Este trabalho pretende estudar a conservação do patrimônio na área central da cidade do Rio de Janeiro, paisagem urbana histórica, tomando como viés o uso habitacional em áreas centrais, com especial atenção ao de interesse social, e como objeto de estudo o grande projeto urbano Porto Maravilha, movido por ideais de renovação que tendem à reconfiguração física e social da área, levado a termo na região portuária, no âmbito da preparação da cidade para os jogos Olímpicos de 2016. Para isso, serão considerados os discursos e iniciativas que ao longo dos anos sustentaram ideais de preservação e e
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Wichers, Camila Azevedo de Moraes, Beatriz Lussim, and Daniela Calvo Rodrigues Dionizio. "Pilar de Goiás entre tempos e narrativas." Revista Arqueologia Pública 9, no. 4 (2016): 116. http://dx.doi.org/10.20396/rap.v9i4.8643524.

Full text
Abstract:
Pesquisas realizadas no âmbito da Arqueologia Preventiva para instalação de uma mineradora de escala industrial no município de Pilar de Goiás, antigo arraial de mineração colonial, colocaram em evidência o patrimônio e suas diferentes narrativas. Os discursos acadêmicos, os discursos produzidos pelas pesquisas arqueológicas, os discursos dos agentes do Estado e, por fim, as narrativas dos atores locais, onde se destacam as práticas das comunidades tradicionais, são aqui explorados como componentes fundamentais na proposição de práticas de preservação e uso social do que se convencionou chamar
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Pierre Louis, Loudmia Amicia. "“Tenho que te contar que os monumentos de Milot significam muito para mim”: memórias de moradores de Milot acerca do Parc National Historique - Haiti." História Oral 27, no. 3 (2024): 97–115. https://doi.org/10.51880/ho.v27i3.1448.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa a memória social dos moradores de Milot acerca dos monumentos do Palais Sans-Souci, Citadelle Laferrière e Ramiers que constituem o Parc National Historique, patrimônio nacional e da humanidade no Haiti. Assim, as relações sociais entretidas por essa comunidade com esses monumentos são problematizadas em diálogo com a memória nacional legitimada pelo Estado a seu respeito. Com ajuda teórica de autores que abordam, sobretudo, os temas memória e patrimônio, e fazendo uso da metodologia de História Oral, oposições são observadas entre a memória nacional que relembra os monumen
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Costa Barbosa, Gilcimar, and Carlos Alberto Santos Costa. "Patrimônio arqueológico de Rondônia: realidades institucionais." Museologia & Interdisciplinaridade 12, no. 24 (2023): 90–113. http://dx.doi.org/10.26512/museologia.v12i24.48805.

Full text
Abstract:
A preservação do patrimônio arqueológico pressupõe a existência de diretrizes que alicerçam e conferem profundo sentido à patrimonialização. Esse processo feito de maneira não refletida conduz ao esquecimento das razões que levam a selecionar, preservar e valorizar indicadores de memória. A partir dessa premissa, têm-se como objeto de estudo as coleções arqueológicas formadas no estado de Rondônia, salvaguardadas por museus e por instituições de guarda e pesquisa do patrimônio arqueológico. A Musealização da Arqueologia é assumida como horizonte teórico de apreensão das discussões. Primeiramen
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Flavio, de Lemos Carsalade, Maria C. Pinto Faria Diomira, Couto Marinho Frederico, Garcia Pardini Larissa, and Wanatu Babutanga Gracia. "Apropriações sociais do patrimônio cultural: exclusão ou inclusão?" Revista Espinhaço 8, no. 2 (2021): 25–35. https://doi.org/10.5281/zenodo.4812718.

Full text
Abstract:
A preservação do patrimônio cultural no Brasil construiu sua história como instrumento de vanguarda em termos de políticas públicas e, desde sempre, utilizando o conceito de função social da propriedade, o qual só se consolidou no país a partir da Constituição de 1988. O que vemos hoje, no entanto, na área patrimonial, em alguns casos, é uma prática que pode ameaçar esta função social do bem cultural pelo excessivo zelo de retirá-lo do cotidiano e protegê-lo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Barbosa Angelo, Elis Regina, and Euler David De Siqueira. "PATRIMÔNIO CULTURAL NA CONTEMPORANEIDADE: Discussões e interlocuções sobre os campos desse saber." Anos 90 25, no. 48 (2018): 51. http://dx.doi.org/10.22456/1983-201x.82312.

Full text
Abstract:
O patrimônio enquanto prática social de construção e presentificação de identidades coletivas que expressam interesses individuais, coletivos e públicos, vêm ao longo dos anos sendo repensado e reorganizado a partir de disputas que intervém na história, na memória e nos seus diversos sentidos, que vão sendo construídos política, economica e socialmente. Esse artigo tem o intuito de contribuir sobre as acepções teórico-metodológicas, que os diversos campos do saber vêm somando na reflexão, apreensão e relativização das percepções do campo “patrimônio histórico e cultural” enquanto forma de apli
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

De Paiva, Cláudio Cesar, Sergio Azevedo Fonseca, and Suzana Cristina Fernandes De Paiva. "A política nacional de gestão do patrimônio da União: uma análise a partir da gestão dos imóveis não operacionais da extinta RFFSA." Revista do Serviço Público 68, no. 3 (2017): 657–80. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v68i3.1312.

Full text
Abstract:
O objetivo do artigo é relatar os resultados de pesquisa que buscou avaliar a política de gestão do patrimônio imobiliário da União, no Brasil. O foco da pesquisa – qualitativa no método, exploratória no propósito, delineada como estudo de caso único e utilizando a pesquisa documental e roteiros de entrevistas semiestruturados como instrumentos de coleta de dados – foi orientado para o processo de gestão dos bens não operacionais da extinta RFFSA, buscando avaliar, sobretudo, as dificuldades e os desafios para a incorporação e a afetação de aproximadamente 52 mil imóveis. A pesquisa revelou qu
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Gagliardi, Clarissa Maria Rosa. "Narrativas turísticas de paisagens escravistas: práticas de memória na interpretação do patrimônio cultural do Vale do Paraíba, SP." Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material 31 (September 1, 2023): 1–26. http://dx.doi.org/10.11606/1982-02672023v31e19.

Full text
Abstract:
O texto analisa as narrativas turísticas como práticas de memória, discutindo sua relevância no reconhecimento do papel dos negros escravizados na construção social de cidades históricas brasileiras e seus patrimônios. O estudo se concentra no Vale Histórico, localizado entre Rio de Janeiro e São Paulo, cuja história esteve marcada pela lavoura cafeeira e pela presença maciça de escravizados africanos e seus descendentes no século XIX. A partir da análise de visitas oferecidas em fazendas cafeeiras convertidas para uso turístico, observa-se como a instituição da escravidão, a presença e a indi
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Denise, Campos Pessoa Monteiro, Maria Oliveira Sotero Endhel, and Cristina Alves de Lucena Isabella. "OS USOS DO PATRIMÔNIO ATRAVÉS DE MOVIMENTOS SOCIAIS E SUA RELAÇÃO COM A PRESERVAÇÃO." Revistaft 28, no. 130 (2024): 26. https://doi.org/10.5281/zenodo.10553526.

Full text
Abstract:
Este trabalho pretende refletir sobre os usos sociais do patrimônio, através da participação social na  luta pela conservação da memória e difusão dos bens esquecidos, mas que configuram a identidade de  uma comunidade. Nele se exemplifica o envolvimento de um movimento em Teresina-PI, Salve  Rainha, que, utiliza-se da ação social como modo de uso do patrimônio, fazendo-o conhecê-lo e  valorizá-lo; mostrando que através de atividades no seio do próprio patrimônio, tor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Cavalcante, Maria Waldilene de Sousa, Marcelo Martins de Moura Fé, Jeniffer de Nadae, Francisco Tiago Setuval Carvalho, and Maria Adjaynne de Lima Lino. "Turismo cultural de Icó-CE: diagnóstico, plano de ação e sustentabilidade do patrimônio material." Turismo e Sociedade 16, no. 2 (2025): 20–41. https://doi.org/10.5380/ts.v16i2.92993.

Full text
Abstract:
O turismo é caracterizado como fenômeno social, cultural e econômico. O turismo cultural se efetivou como um elemento importante no crescimento regional contribuindo para as estratégias de desenvolvimento sustentável. Patrimônio cultural é o conjunto de manifestações culturais e se constitui no diálogo da comunidade com seu território. A cidade de Icó é um patrimônio cultural nacional tombado justificado por seu acervo material, apresentando potencialidades para promoção do desenvolvimento do turismo cultural. O objetivo deste manuscrito é realizar um diagnóstico do turismo cultural em Icó e p
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Saladino, Alejandra, and Luana Campos. "SOBRE SOCIALIZAÇÃO E MUSEALIZAÇÃO NA GESTÃO DOS BENS ARQUEOLÓGICOS." Revista Habitus - Revista do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia 18, no. 2 (2021): 668. http://dx.doi.org/10.18224/hab.v18i2.7996.

Full text
Abstract:
O campo do patrimônio cultural é multidisciplinar e exige comunicação entre as áreas para a eficácia das políticas de preservação. Devido à sua multivocalidade, é tarefa complexa de executar. Por isso, nos interrogamos sobre as bases para o estabelecimento de um canal de diálogo claro. Destarte, o objetivo deste artigo é apresentar uma análise sobre os significados e a aplicação de dois conceitos-chave na preservação dos bens arqueológicos, nomeadamente “musealização” e “socialização”. Nossa análise, fundamentada teoricamente no institucionalismo histórico, respeita um recorte temporal específ
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Lopes, Ana Suely, and Jorge Pedro Sousa. "O ACESSO AOS DOCUMENTOS COM OU SEM O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO." Logeion: Filosofia da Informação 6, no. 1 (2019): 171–85. http://dx.doi.org/10.21728/logeion.2019v6n1.p171-185.

Full text
Abstract:
O presente artigo propõe-se a analisar as vantagens do acesso aos documentos digitais e ao mesmo tempo, apontar desafios encontrados ao pesquisar em documentos impressos. Neste intuito, discorre-se brevemente sobre uma experiência vivida ao pesquisar em acervos físicos e digitais em bibliotecas portuguesas. Como fundamentação teórica, busca dar ênfase aos documentos de valor histórico e ressaltar a relevância do uso da tecnologia no acesso à informação. Como resultado, o estudo permitiu constatar que o uso da tecnologia da informação aplicada ao patrimônio documental oferece inúmeros ganhos ta
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Miguel Franco, Fernanda, Marcos de Oliveira Valin Jr, and Diana Carolina Jesus de Paula Jesus de Paula. "Patrimônio histórico - Diagnóstico sobre as edificações na poligonal tombada de Cáceres-MT." E&S Engineering and Science 10, no. 4 (2022): 18–29. http://dx.doi.org/10.18607/es20221013143.

Full text
Abstract:
Os centros históricos são testemunhos vivos de épocas passadas, representando a identidade de um grupo social em um determinado momento. Cáceres-MT é uma cidade de 243 anos, com um patrimônio histórico e artístico considerável, sendo fundamental a preocupação com a sua conservação. Sendo assim, o objetivo do presente estudo foi fazer um levantamento e caracterização em uma área amostral no centro histórico da cidade de Cáceres, apontando o estado de conservação e uso de cada uma das edificações e fazendo uma análise mercadológica sobre o valor de alguns imóveis. A metodologia adotada foi de ca
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Voltani, Cibele Gasparelo, Kelly B. V. Silva, Dayane G. Silva, et al. "Explorando o potencial científico-social da coleção científica de fósseis do IGc/USP: preparação de material para pesquisa, exposição e uso didático." Terrae Didatica 15 (February 14, 2019): e019009. http://dx.doi.org/10.20396/td.v15i1.8654662.

Full text
Abstract:
O Laboratório de Paleontologia Sistemática (LPS) do Instituto de Geociências (IGc) da Universidade de São Paulo (USP), possui uma das mais importantes coleções paleontológicas do Brasil. Em 2012, os espécimes provenientes de ações de proteção ao patrimônio fossilifero passaram permanentemente para acervo do IGc, possibilitando sua utilização pelos pesquisadores e pelo público em geral. A maior quantidade deste material é composta por fósseis do eoretáceo da Bacia do Araripe em apreciáveis condições de preservação. Todavia, numerosos espécimes foram adulterados para suprir uma demanda do comérc
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

De Farias Dantas, Paulo Victor, Caroline Brum Machado, Pedro Arthur Bueno Silva, and Fabio Pinto da Silva. "Tecnologias 3D a serviço de memórias silenciadas." Arcos Design 18, no. 1 (2025): 134–54. https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2025.87168.

Full text
Abstract:
O uso de tecnologias 3D trouxe contribuições importantes para a preservação do patrimônio cultural nas últimas décadas. Esse uso, no entanto, caracteriza-se, em grande parte, por privilegiar referências culturais institucionalizadas e/ou amplamente consagradas. O presente trabalho discute e apresenta resultados do uso dessas tecnologias na promoção de memórias silenciadas, tomando como exemplo um monumento de denúncia às violências praticadas durante o período ditatorial, o Memorial Pessoas Imprescindíveis, em Porto Alegre. O projeto se deu no contexto da 14ª exposição curricular do curso de M
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Civallero, Edgardo. "Memoria colectiva y bibliotecas: apuntes sobre caminos a futuro." Convergências em Ciência da Informação 2, no. 2 (2020): 6–22. http://dx.doi.org/10.33467/conci.v2i2.11788.

Full text
Abstract:
Este texto descreve a ligação entre a memória coletiva —a soma das memórias de um grupo de indivíduos, a base da identidade de uma comunidade e seu principal patrimônio intangível— e as bibliotecas como instituições que preservam, organizam e tornam visível essa memória. Identifica o papel social, o compromisso e a responsabilidade da biblioteca nessa tarefa e explora alguns caminhos a futuro, especialmente aqueles que passam pelo uso das novas tecnologias de informação e pelas humanidades digitais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Pereira, Marielle Rodrigues. "Caminhos para proteção dos babaçuais e dos seus detentores culturais." Revista CPC, no. 19 (June 16, 2015): 33. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v0i19p33-48.

Full text
Abstract:
<p>O artigo tem como objetivo refletir sobre a aplicação do Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) e o uso das indicações geográficas como instrumentos complementares às políticas de salvaguarda do patrimônio ambiental e cultural, no que tange à conservação da biodiversidade e à proteção da reprodução cultural, social, ancestral e econômica dos povos tradicionais da região norte do Tocantins que vivem em função do babaçu.</p><p> </p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Moura, Jeani Delgado Paschoal, and Wilson Aparecido Paschoal. "Percepção e sensibilização do ambiente escolar por meio de fotografias e produção de documentário." Geosaberes 9, no. 17 (2017): 1. http://dx.doi.org/10.26895/geosaberes.v9i17.609.

Full text
Abstract:
Diante da percepção de situações de descaso e não valorização do patrimônio público foram realizadas ações para sensibilização do ambiente degradado de um colégio da rede estadual pública de Londrina-Paraná. Foram produzidos, pelos alunos, registros fotográficos a partir da observação in loco sobre pontos degradados do espaço físico da escola e um documentário feito a partir de uma entrevista com o funcionário responsável pela manutenção do colégio, cujo trabalho se repete há 20 anos para manter o ambiente escolar em condições de uso, fato que era desconhecido pela maioria dos alunos. Como res
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Leite, Maria Adriana, Divino Bruno Cunha, and Luis Junior Costa Saraiva. "O MAR ENGOLIU A PRAIA NA AMAZÔNIA: ORIGEM DA COMUNIDADE DO CASTELO NARRADA PELOS MORADORES LOCAIS, BRAGANÇA, PARÁ." Nova Revista Amazônica 6, no. 2 (2018): 123. http://dx.doi.org/10.18542/nra.v6i2.6195.

Full text
Abstract:
O uso de fotografias e narrativas de sujeitos é amplamente utilizado como auxílio à compreensão de possibilidades de registros das variadas faces da vida social. O presente estudo tem como objetivo demonstrar a relevância das fotografias para os estudos no campo da memória social, em acervo da comunidade do Castelo, Bragança-PA, através de narrativas e representação. A partir disso, foi possível propormos como ocorreu o processo de sua “fundação” e povoamento da comunidade, fazendo a relação com a pesca. As narrativas revelam a existência de um patrimônio simbólico e a presença de uma memória
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Tirello, Regina Andrade, and Maria de Magalhães Ramalho. "Patrimônio arquitetônico – da arqueologia ao projeto de restauro: questões contemporâneas." PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção 4, no. 1 (2013): 1. http://dx.doi.org/10.20396/parc.v4i1.8634553.

Full text
Abstract:
Na presente edição procurou-se apresentar experiências e trabalhos produzidos por investigadores de dois países próximos culturalmente, como o são Brasil e Portugal, escolhendo, na sempre difícil tarefa de seleção de artigos, textos que abordam, com um certo frescor e novidade, alguns dos muitos subtemas do universo do patrimônio histórico. Os artigos reunidos englobam aspectos variados. Os argumentos vão da proposição de sistemas estratigráficos para avaliação material dos artefatos arquitetônicos à analise das formas atuais de tutela e proteção legal dos monumentos tombados, passando por dis
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Donoso, Maria Daniela, and Celina Borges Lemos. "Reduzir, reutilizar, repensar e preservar: o reuso de edifícios históricos como estratégia de sustentabilidade ambiental e de valorização do patrimônio." Caderno Pedagógico 21, no. 7 (2024): e5591. http://dx.doi.org/10.54033/cadpedv21n7-093.

Full text
Abstract:
Este artigo busca explorar o reuso adaptativo como forma de conexão entre a preservação do patrimônio arquitetônico e urbanístico e a sustentabilidade do ambiente construído. O reuso na arquitetura pode tornar o uso dos espaços mais eficaz sem deixar de preservar a memória, já que uma nova vida é dada a edificações que apresentam potencialidades de uso. Além disso, trazer uma nova função a uma edificação histórica subutilizada ou em desuso significa evitar uma demolição completa e uma necessidade a menos de construção. Edificações históricas representam muito mais do que simplesmente uma const
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Martins, Juliana Cavalini, and Rosio Salcedo. "REABILITAÇÃO EDILÍCIA: UM DIÁLOGO SOCIAL." Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente 3, no. 2 (2018): 80–94. http://dx.doi.org/10.21680/2448-296x.2018v3n2id16552.

Full text
Abstract:
No Brasil, a indústria da construção civil é preparada para realizar obras novas, apresentando avanço tecnológico e controle na eficiência e gestão de qualidade nesse quesito, no entanto, no que diz respeito à reabilitação, nosso país é incipiente, se comparado com alguns países europeus, onde existe um domínio e controle sobre a reabilitação de edifícios em todos os seus processos, que vão desde o planejamento e diagnóstico, até a execução e avaliação do uso social da obra. Com o envelhecimento do parque imobiliário edificado nos grandes centros urbanos brasileiro, inseriu-se, a partir dos an
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Machado Garcia, Tanize, and Daniele Borges Bezerra. "Uso do desenho como ferramenta de percepção e transmissão." Equatorial – Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social 7, no. 13 (2020): 1–29. http://dx.doi.org/10.21680/2446-5674.2020v7n13id19973.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta a contribuição do desenho para a apreensão da construção social dos espaços do Mercado Público de Pelotas (RS) e para a instrumentalização científica poético-narrativa em antropologia visual. A análise parte de uma audiência pública, ocorrida em 2017, em que múltiplos atores a partir do conflito, negociaram a utilização do local para eventos musicais. Como ferramenta nessa situação de pesquisa, o desenho em antropologia urbana, permitiu apreender diferentes perspectivas, usos e significados socioculturais atribuídos ao patrimônio cultural. Assim, as imagens desenhadas pel
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Moraes Oliveira, Marcos Paulo, and ISABELA DE FÁTIMA FOGAÇA. "O USO PÚBLICO PARA INSERÇÃO SOCIAL E CONSCIENTIZAÇÃO QUANTO AO PATRIMÔNIO NATURAL EM NOVA IGUAÇU/RJ." Anais do Uso Público em Unidades de Conservação 8, no. 13 (2020): 01–10. http://dx.doi.org/10.47977/2318-2148.2020.v8n13p1.

Full text
Abstract:
O espaço geográfico que conhecemos por Baixada Fluminense, integra a região metropolitana do estado do Rio de Janeiro e, como todo o país, dispõe de uma diversidade cultural, desde sua origem. Entretanto, o cenário real conta com muita insalubridade, violência e extrema pobreza, principalmente nas áreas mais afastadas e/ou rurais, o que causa certa insatisfação por parte de seus habitantes os quais, em sua maioria, não colocam as questões ambientais como prioridade. Na intenção de promover a integração do uso público com o patrimônio natural com base em revisão bibliográfica, é debatida a inte
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Pinto, Isabel. "História do Teatro e Performance: a insurreição do arquivo como método." Revista Brasileira de Estudos da Presença 5, no. 3 (2015): 507–32. http://dx.doi.org/10.1590/2237-266052244.

Full text
Abstract:
Resumo: A partir do conceito de arquivo (Derrida, 1995), que subjaz à investigação da História do Teatro, propõe-se o uso da performance como método de pesquisa. Encarregada dessa função, aqui exemplificada em três iniciativas performativas, ela possibilita, ao mesmo tempo, um novo olhar, acentuadamente multidisciplinar, sobre as fontes históricas e uma outra vivência do legado cultural. Esta última vertente filia-se ao movimento internacional performing the archive (Osthoff, 2009; Jackson; Kidd, 2011; Borggreen; Gade, 2013), que prescreve tanto a dimensão pública e social quanto a dinâmica de
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Mochiutti, Nair Fernanda B., and Gilson Burigo Guimarães. "A comunicação para a conservação: o caso do movimento em prol da APA da Escarpa Devoniana (Paraná, Brasil)." Terrae Didatica 14, no. 4 (2018): 455–62. http://dx.doi.org/10.20396/td.v14i4.8654196.

Full text
Abstract:
A Área de Proteção Ambiental da Escarpa Devoniana é uma unidade de conservação de uso sustentável criada em 1992, destinada à proteção do patrimônio natural e cultural dos Campos Gerais e da zona de transição entre o Primeiro e o Segundo Planalto Paranaense, incluindo geossítios do patrimônio geológico brasileiro, como a própria Escarpa Devoniana, o Buraco do Padre e os arenitos de Vila Velha. Em 2016 passou a tramitar na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 527/2016, o qual prevê a redução de quase 70% de sua área original. Uma sinergia entre a comunidade científica, acadêmica, conservacio
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Quaresma, Edilan Sant'Ana, Carlos Tadeu dos Santos Dias, Renata Alcarde, Ezequiel Abraham López Bautista, and Jarsen Luis Catro Guimarães. "Uso do modelo logito generalizado na análise de dados da criminalidade em Santarém-PA." Sigmae 2, no. 3 (2013): 71–75. https://doi.org/10.29327/2520355.2.3-7.

Full text
Abstract:
A criminalidade é um fenômeno social amplamente disseminado nas mais diferentes civilizações modernas e objeto de estudo cada vez mais presente e defendido por pesquisadores de distintas áreas do conhecimento. Compreender a relação existente entre diferentes variáveis relacionadas ao crime pode ser uma ferramenta de grande importância no planejamento e execução de políticas públicas concretas, direcionadas a minimização do problema. Uma das ferramentas disponíveis para essa compreensão pode ser realizada por meio do uso da análise de dados categóricos e suas ramificações. O trabalho aqui apres
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Blümer, Mariana Piovan, and Jane Victal. "A porosidade no Largo da Batata, em São Paulo [SP]: cultura como patrimônio imaterial na cidade contemporânea." Labor e Engenho 10, no. 3 (2016): 313. http://dx.doi.org/10.20396/lobore.v10i3.8646113.

Full text
Abstract:
O Largo da Batata torna-se objeto de estudo na busca pela compreensão da Porosidade na cidade como condicionante de ocupação e uso dos espaços públicos pelo ser humano, assim como este próprio se construindo a partir de experiências possíveis por imersão nessa esfera. O espaço público identificado como um espaço de significações, constituído por camadas que denotam as transformações do sentido de lugar. Nesse contexto, os poros são indiretamente percebidos, pois não são possíveis de serem interpretados apenas pelas formas físicas (visuais). Trata-se de uma análise fenomenológica das formas de
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Lopes, Almerinda. "A fotografia contemporânea: da apropriação e manipulação visual à ressignificação semântica da memória." Revista Farol 13, no. 18 (2017): 23–34. http://dx.doi.org/10.47456/rf.v2i18.18666.

Full text
Abstract:
O texto aborda o processo de inflação e banalização das imagens, de modo especial a partir do advento das câmaras digitais e aparelhos de telefonia móvel, que em razão de sua portabilidade, acessibilidade social, e facilidade de manipulação e uso permitem a qualquer indivíduo capturar e consumir imagens, em sintonia com a lógica do consumo capitalista. O surgimento de softwares de edição e tratamento de imagens, e o acesso à Internet facultaram tanto o contato com o patrimônio imagético, artístico e fotográfico de todos os tempos, como a sua apropriação, manipulação e (re) funcionamento da mem
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Goncalves Pinho, Maria Nazare, and Luis Borges Gouveia. "O uso do Governo Digital pelo controle social no combate à corrupção pública brasileira." Revista Controle - Doutrina e Artigos 17, no. 2 (2019): 206–37. http://dx.doi.org/10.32586/rcda.v17i2.532.

Full text
Abstract:
Considerando a atual situação do país, que estampa casos de corrupção na administração pública, este trabalho propõe a execução do controle social com o uso do Governo Eletrônico (e-Gov) para auxiliar no combate à corrupção. A pesquisa qualitativa compreende a revisão bibliográfica e análise de dados dos sítios governamentais da União e do Estado do Ceará. A partir do momento em que a sociedade, por meio das tecnologias adequadas, tiver condições para exercer a fiscalização da gestão pública, o envolvimento relacional esperado poderá ser semelhante ao do capitalista acionista que acompanha sua
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Siqueira, Gabriela Fernandes de. "Cidade e jogo social: a atuação de funcionários da Intendência de Natal na gestão e no uso do patrimônio fundiário (1903-1919)." Tempos Históricos 25, no. 1 (2021): 194–230. http://dx.doi.org/10.36449/rth.v25i1.24331.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo investigar o processo de apropriação e uso do patrimônio fundiário natalense associando-o à atuação da Intendência Municipal no início do século XX. Constatou-se que funcionários da Intendência utilizavam suas posições privilegiadas para beneficiar-se da política de concessão de terras, aforando grandes lotes, pagando foros inexpressivos, alienando terras por quantias não significativas do ponto de vista do capital econômico, fortalecendo os vínculos com as redes de poder e configurando um mercado pessoal de terras que envolvia a transação de diferentes tipos de
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Mello, Janaína Cardoso de, and Sandro Marcío Drumond Alves Marengo. "Léxico, Cultura e Ensino: o patrimônio imaterial no Museu da Gente Sergipana." Sæculum - Revista de História 27, no. 46 (jan./jun.) (2022): 285–305. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2022v27n46.62591.

Full text
Abstract:
O museu é um locus de significados (re)construídos e em constante (re) construção. O acervo nele acondicionado contém muito mais que objetos: aporta, linguisticamente, substantivos, adjetivos, artigos, pronomes, verbos e outras classes gramaticais que nomeiam fatos e realidades sociais dos testemunhos materiais e imateriais do homem e de seu entorno. Além disso, é importante frisar que, de acordo com Matoré (1973), as palavras não expressam as coisas em si, mas a consciência que os homens têm delas. O Museu da Gente Sergipana (MGSE), por suas salas, corredores e átrio, são rememorados os falar
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Dias, Cláudia Cristina de Mesquita Garcia, Ana Célia Rodrigues, and Carlos Guardado da Silva. "ARCHIVO, CIUDAD Y FAMILIA: EL ARCHIVO DE FAMILIA COMO PATRIMONIO DOCUMENTAL DEL MUNICIPIO DE NITERÓI-RJ." Revista EDICIC 3, no. 2 (2023): 1–15. http://dx.doi.org/10.62758/re.v3i2.222.

Full text
Abstract:
O projeto “Arquivo, Cidade e Família: o arquivo de família como patrimônio documental do Município de Niterói-RJ” é um estudo sobre o arquivo de família como um campo específico dos arquivos privados de interesse público no contexto das políticas de preservação do patrimônio documental e da história local, que tem por objetivo geral elaborar diretrizes metodológicas para identificação e uso de documentos de arquivo de família para o Arquivo Público Municipal de Niterói. É uma pesquisa de pós-doutorado sênior, desenvolvida com bolsa Pós-doutorado Sênior da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Carolina Schwaab Marçal and Patrícia Kayser Vargas Mangan. "Gestão de acervos museológicos no contexto da cibercultura." Revista Confluências Culturais 8, no. 3 (2019): 107–18. http://dx.doi.org/10.21726/rcc.v8i3.196.

Full text
Abstract:
Os avanços das tecnologias computacionais, e da internet em particular, trazem mudanças culturais perceptíveis em diferentes áreas, incluindo a museologia. A busca de novas tecnologias para fazer a inserção de um acervo museológico físico no virtual é um motivador de novas investigações, pois constitui uma forma de preservar e socializar tal acervo. O uso de softwares na gestão de acervos já é uma prática usual em países como Estados Unidos, Portugal, Espanha, França, Itália, entre outros, enquanto no Brasil ainda há iniciativas isoladas. Este artigo tem por objetivo investigar a gestão de ace
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Marçal, Carolina Schwaab, and Patrícia Kayser Vargas Mangan. "Gestão de acervos museológicos no contexto da cibercultura." Revista Confluências Culturais 8, no. 3 (2019): 107. http://dx.doi.org/10.21726/rccult.v8i3.817.

Full text
Abstract:
Os avanços das tecnologias computacionais, e da internet em particular, trazem mudanças culturais perceptíveis em diferentes áreas, incluindo a museologia. A busca de novas tecnologias para fazer a inserção de um acervo museológico físico no virtual é um motivador de novas investigações, pois constitui uma forma de preservar e socializar tal acervo. O uso de softwares na gestão de acervos já é uma prática usual em países como Estados Unidos, Portugal, Espanha, França, Itália, entre outros, enquanto no Brasil ainda há iniciativas isoladas. Este artigo tem por objetivo investigar a gestão de ace
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Nhacuongue, Januário Albino, and Edberto Ferneda. "The role of the professional in access to information: a look at the paradigms of Information Science." Revista EDICIC 1, no. 3 (2021): 102–11. http://dx.doi.org/10.62758/re.v1i3.63.

Full text
Abstract:
O trabalho baseia-se no método qualitativo e na pesquisa ação para abordar a atuação do profissional da informação como mediador do acesso à informação, face à transição paradigmática resultante da explosão informacional e do uso de tecnologias de informação e comunicação. Deste modo, analisam-se os efeitos dos paradigmas físico e custodial que caracterizam a gênese da Ciência da Informação, para os bibliotecários, museólogos, arquivistas, documentalistas e outros profissionais de informação, inicialmente centrada na normalização tecnicista de preservação do patrimônio, bem como as mudanças im
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Guimarães, Jarsen Luis Castro. "Motivações do crime segundo o criminoso: condições econômicas, interação social e herança familiar." Revista Brasileira de Segurança Pública 8, no. 1 (2023): 112–31. http://dx.doi.org/10.31060/rbsp.2014.v8.n1.360.

Full text
Abstract:
O aumento da criminalidade no Brasil tem despertado o interesse de estudiosos na busca de soluções para esse problema. A Região Norte apresenta, em termos relativos, o maior crescimento da criminalidade. Em Santarém, cidade localizada no oeste do Pará, ela cresceu 114,64% no período 2000-2010. Diante disso, este trabalho faz uso de modelos econométricos probit para estudar a relação entre categorias de crimes e variáveis socioeconômicas, na Região, com foco no município de Santarém. Utiliza também a metodologia desenvolvida por Heckman relativa à correção do viés de seleção. Como resultado, ob
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Souza, Celso Antônio Spagggiari, and Rita de Cássia Santos Freitas. "Família, terra e trabalho: modos de vida nos cafezais de montanha do sul de Minas Gerais." Serviço Social em Revista 18, no. 1 (2015): 64. http://dx.doi.org/10.5433/1679-4842.2015v18n1p64.

Full text
Abstract:
<p>Este texto tenta compreender a mobilidade social e econômica de pequenos cafeicultores das regiões montanhosas do Sul de Minas Gerais, elegendo como fio condutor das análises as fortes imbricações nas suas vivências entre família, terra e trabalho. Utilizando a força do trabalho familiar, munidos do conhecimento adquirido nas lidas permanentes com a lavoura de café, nas suas relações com a comunidade e serviços de extensão rural, estes sujeitos conseguiram superar a condição original de escassez de recursos econômicos e angariar algum patrimônio, ampliar suas condições de vida e serem
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Barros, Magaly Caldas, and Maria Goretti da Costa Tavares. "O discurso de educação patrimonial como subsídio aos usos do espaço patrimonializado do centro histórico de Belém: construção discursiva do fórum circular." Para Onde!? 16, no. 2 (2022): 213–36. http://dx.doi.org/10.22456/1982-0003.122177.

Full text
Abstract:
Este artigo objetiva analisar de que maneira o discurso de educação patrimonial substancia os usos do espaço patrimonializado do Centro Histórico de Belém (CHB). Trataremos da construção do Fórum Circular a partir da perspectiva teórica de participação popular. Buscamos também explorar como são discutidos no Fórum Circular os usos do espaço efetivados pelas ações desenvolvidas durante o Projeto Circular Campina-Cidade Velha (PC). Por fim, pretendemos identificar as práticas relacionadas à educação patrimonial desenvolvida pelo Projeto e tecer uma análise discursiva destas. Nossa ideia é defend
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Wives, Daniela Garcez, Carolina Braz de Castilho e. Silva, and João Armando Dessimon Machado. "Resiliência social na Floresta Atlântica do Rio Grande do Sul: o uso dos sistemas ecológicos na produção de banana." COLÓQUIO 12, no. 1 (2015): 11–26. http://dx.doi.org/10.26767/coloquio.v12i1.217.

Full text
Abstract:
A utilização dos recursos da Floresta Atlântica, Patrimônio Nacional, tem sido restringida pela legislação ambiental, por meio do Código Florestal Brasileiro (Lei no 1.428/2006), do Código Florestal Estadual (Lei no 9.519/1992) e do Código Estadual do Meio Ambiente (11.520/2000). Diante disso, o objetivo deste estudo é avaliar a capacidade de resiliência social ecológica dos moradores da microrregião do Litoral Norte, no Rio Grande do Sul, que obtinham seu sustento da agricultura, com sistemas produtivos baseados na queimada, e viram esse sistema comprometido, restando-lhes poucas alternativas
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Melquíades, Luís Guilherme Pontes, Caetano Araújo Alves, Pedro Correia de Araújo Neto, et al. "Ambientes Virtuais, Preservação da Memória e Resistencia Cultural: Um Estudo de Caso com o Museu do Cangaço." RENOTE 21, no. 2 (2023): 67–76. http://dx.doi.org/10.22456/1679-1916.137726.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta um sistema virtual para o Museu do Cangaço, incluindo um ambiente interativo que simula um passeio pelas suas dependências, destacando pontos de interesse ao longo do caminho, e um acervo virtual com modelos 3D de alguns artefatos, que disponibilizam novas formas de interação e visualização, possibilitando uma experiência virtual imersiva e significativa. Desta forma, espera-se que as pessoas possam explorar o patrimônio cultural do museu a partir de qualquer lugar e que possam aprender mais sobre esse importante movimento social brasileiro. Os resultados foram avaliado
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Gomes, Luciana, Letícia Pessoa Masson, Jussara Cruz de Brito, and Milton Athayde. "Competências, sofrimento e construção de sentido na atividade de auxiliares de enfermagem em Utin." Trabalho, Educação e Saúde 9, suppl 1 (2011): 137–56. http://dx.doi.org/10.1590/s1981-77462011000400007.

Full text
Abstract:
O artigo trata das competências requeridas/ desenvolvidas nas atividades de auxiliares de enfermagem de uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) em articulação com a saúde dessas trabalhadoras (o sofrimento→prazer no trabalho). A perspectiva da ergologia orienta o esforço investigativo, incorporando outros referenciais, como os contidos nos estudos de Zarifian e Dejours. No plano metodológico, ainda tendo o ponto de vista da atividade como operador sintético, foram feitos levantamento e análise de documentos e visitas à Utin, operando-se com o dispositivo Encontros sobre o Trabalho, da
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!