To see the other types of publications on this topic, follow the link: Utilização de geossintéticos.

Journal articles on the topic 'Utilização de geossintéticos'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 24 journal articles for your research on the topic 'Utilização de geossintéticos.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Palmeira, Ennio, Maria das Graças Gardoni, and Gregório Luis Araújo. "Geossintéticos em Engenharia Geotécnica e Geoambiental: avanços e perspectivas." Geotecnia, no. 152 (August 12, 2021): 337–68. http://dx.doi.org/10.14195/2184-8394_152_10.

Full text
Abstract:
Geossintéticos vêm sendo utilizados de forma crescente em obra geotécnicas e de proteção ao meio ambiente nas últimas décadas. As principais razões para tal crescimento de utilização ao longo dos anos são a facilidade e rapidez de instalação, facilidade de transporte, custo-benefício favorável, redução na utilização de materiais de construção naturais e menores impactos ambientais de obras com geossintéticos. Além disso, por serem manufaturados, os produtos geossintéticos têm sofrido contínuos desenvolvimentos para melhorar suas propriedades de engenharia e melhorar seus desempenhos. O present
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Borges, José, and António Cardoso. "Análise dos comportamento de aterros contruídos sobre maciços argilosos moles e reforçados na base com geossintéticos." Geotecnia, no. 78 (October 20, 1996): 39–59. http://dx.doi.org/10.14195/2184-8394_78_3.

Full text
Abstract:
Usando um modelo numérico baseado no método dos elementos finitos, analisa-se o comportamento dum aterro reforçado sobre um solo argiloso mole. É dado especial realce aos estados de tensão no maciço de fundação, aos deslocamentos e aos esforços no geossintético. Introduzem-se igualmente os resultados do mesmo aterro mas não-reforçado, retirando-se algumas conclusões relativas aos efeitos da utilização dos geossintéticos como elementos estruturais de reforço neste tipo de obras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Costa, Carina M. L., Paulo C. Lodi, Yuri D. J. Costa, and Benedito S. Bueno. "Avaliação de recomendações normativas sobre o uso de ensaios no controle de qualidade de fabricação de geossintéticos." Polímeros 18, no. 2 (2008): 158–69. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282008000200014.

Full text
Abstract:
A utilização de materiais poliméricos designados por geossintéticos tem aumentando significativamente nos últimos anos na Engenharia Civil. Para desempenhar adequadamente a função para a qual foram projetados, os geossintéticos devem ser submetidos a um rigoroso processo de controle de qualidade durante a fabricação. Discussões sobre a freqüência e os principais tipos de ensaios de laboratório utilizados nesse processo de controle para dois tipos de geossintéticos, os geotêxteis e as geomembranas, os materiais mais utilizados da famíla dos geossintéticos, são abordados no presente trabalho. As
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Dias Lima, Dyeimisson, and José Carlos Frazão Merabet Júnior. "GEOSSINTÉTICOS INTELIGENTES EM BARRAGENS: UM PANORAMA DAS INOVAÇÕES NO MONITORAMENTO E PREVENÇÃO DE RISCOS." Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro 10, no. 1 (2025): 1–24. https://doi.org/10.61164/rmnm.v10i1.4060.

Full text
Abstract:
Os geossintéticos têm sido amplamente utilizados na engenharia, desempenhando funções essenciais como reforço, filtração, drenagem e impermeabilização. Desde sua origem na década de 1950, esses materiais evoluíram significativamente, incorporando tecnologias inovadoras, como sensores de fibra óptica, que permitem monitoramento em tempo real de estruturas críticas, como barragens. Este trabalho de revisão aborda a classificação, aplicações e avanços tecnológicos dos geossintéticos, com ênfase em sua utilização em barragens e os benefícios das soluções inteligentes em comparação aos métodos trad
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Lopes, Maria da Graça, and Madalena Barroso. "A durabilidade dos geossintéticos: estigma ou fator de sustentabilidade." Geotecnia, Extra (March 8, 2024): 9–19. http://dx.doi.org/10.14195/2184-8394_extra2024_1_1.

Full text
Abstract:
Este artigo pretende mostrar que, paralelamente ao sucesso da utilização dos geossintéticos em inúmeras aplicações, estes tiveram sempre de superar grandes desafios/estigmas para se impor no mercado, muitos deles relacionados com a sua durabilidade: numa 1ª fase era questionado se a sua durabilidade seria suficiente, tendo em consideração a vida útil das obras geotécnico-ambientais em que eram (e são) aplicados e mais recentemente, questionando a sua durabilidade excessiva, pondo em causa a sua sustentabilidade. Assim, pretende-se mostrar que a durabilidade dos geossintéticos é e sempre foi um
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Borges, José, and António Cardoso. "Aplicação de um método de equilibrio limite no dimensionamento ao deslizamento geral de aterros sobre solos moles reforçados com geossintéticos." Geotecnia, no. 92 (June 20, 2001): 29–45. http://dx.doi.org/10.14195/2184-8394_92_2.

Full text
Abstract:
Tendo em vista a sua aplicação prática no dimensionamento de aterros sobre solos moles reforçados com geossintéticos, descreve-se um método de equilíbrio limite para a análise da estabilidade global destas obras. Utilizando este método, avalia-se a segurança ao deslizamento geral de um aterro reforçado sobre solos argilosos moles, sendo comparados os seus resultados com os da utilização dum programa de cálculo automático formulado igualmente segundo pressupostos de equilíbrio limite, mas utilizando os resultados de aplicação dum modelo numérico bidimensional baseado no método dos elementos fin
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Barroso, Madalena, Laura Caldeira, Pedro França Ferreira, Paulo França, and Carlos Maligno. "Albufeiras na ilha da Madeira: (imprescindível) impermeabilização com geossintéticos." Geotecnia, Extra (March 8, 2024): 21–40. http://dx.doi.org/10.14195/2184-8394_extra2024_1_2.

Full text
Abstract:
Na ilha da Madeira, existem vários reservatórios de água para diferentes fins, entre eles as albufeiras das barragens de Pico da Urze e da Portela. Estas infraestruturas têm em comum a particularidade de as características das formações geológicas vulcânicas ocorrentes e os materiais de construção das barragens não garantirem a estanquidade necessária para a retenção da água, tornando imprescindível o uso de geossintéticos na impermeabilização do corpo das barragens e das suas albufeiras. Na Barragem do Pico da Urze foi utilizado um geocompósito de impermeabilização (geomembrana de PVC termoac
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Magalhães, Diogo Fellipe Vênus, Maria Isabela Marques da Cunha Vieira Bello, and Alison de Souza Norberto. "Dimensionamento de geossintético para reforço de aterro sobre solo mole." Research, Society and Development 9, no. 8 (2020): e355985323. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5323.

Full text
Abstract:
Construções sobre depósitos de solos moles são motivos de preocupação devido à alta compressibilidade e baixa resistência desses solos, sendo necessário conhecer suas propriedades geomecânicas e as técnicas de melhoramento. Na alternativa de reforço do solo, pode-se empregar geossintéticos na base do aterro, permitindo aumento da sua estabilidade, construção mais rápida e utilização de taludes mais íngremes. Este artigo apresenta o dimensionamento de geossintético para reforço de um aterro de solo mole localizado em Recife, Pernambuco, Brasil. O objetivo foi realizar a análise de estabilidade
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Borges, José, та António Cardoso. "Simulação numérica do modelo de estados críticos (p,q,θ) em aterros sobre solos moles". Geotecnia, № 84 (20 жовтня 1998): 39–63. http://dx.doi.org/10.14195/2184-8394_84_3.

Full text
Abstract:
Descreve-se o modelo de estados críticos (p,q,0), tendo em vista a sua utilização na simulação numérica do comportamento constitutivo dos solos. Usando esta formulação, apresentam-se e analisam-se também os resultados de aplicação dum modelo numérico bidimensional baseado no método de elementos finitos a uma obra de aterro sobre solos moles (reforçada ou não com geossintéticos). Analisa-se ainda o efeito, no comportamento da obra, da variação conjunta do grau de sobreconsolidação e do coeficiente de impulso em repouso da fundação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pequeno, Petrus Luiz de Luna, Maria Lissa Ribeiro, Elmo de Oliveira Magalhães, Cláudio Luiz do Amaral Santini, Marcelo Augusto Rambo, and Janduir Silva de Freitas Filho. "TECNOLOGIAS GEOSSINTÉTICAS EM SOLOS: USO DE GEOGRELHAS EM PAVIMENTOS RODOVIÁRIOS." REVISTA FOCO 18, no. 4 (2025): e8181. https://doi.org/10.54751/revistafoco.v18n4-023.

Full text
Abstract:
Geossintético é um termo genérico que descreve um produto em que ao menos um de seus componentes é produzido a partir de um polímero sintético ou natural, sob a forma de manta, tira ou estrutura tridimensional, utilizado em contato com o solo ou outros materiais, em aplicações da engenharia geotécnica e civil. As tecnologias geossintéticas quando corretamente utilizadas promovem ações benéficas ao ambiente melhorando sua sustentabilidade. A pesquisa objetivou conhecer tecnologias geossintéticas, suas funções e algumas aplicações, com ênfase nas geogrelhas em pavimentos rodoviários. A pesquisa
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

De Oliveira, Carlos Eduardo Machado, Jady Maria Mendonça Nunes, Brenna Matos Sousa, et al. "Análise de viabilidade do solo de uma área no município de Caxias-MA para uso em camadas de aterro sanitário." Revista Caribeña de Ciencias Sociales 12, no. 4 (2023): 1860–73. http://dx.doi.org/10.55905/rcssv12n4-020.

Full text
Abstract:
Os aterros sanitários, dentre as diferentes técnicas utilizadas para o tratamento e disposição de RSU, é uma das formas de disposição mais empregadas no Brasil devido á facilidade de operação e ao baixo custo de implementação quando comparada com outras formas de tratamento. No Brasil, a impermeabilização das camadas de base e cobertura dos aterros podem ser executadas mediante a utilização de materiais naturais (solos) ou materiais sintéticos (geossintéticos), estes últimos podendo ser usados de forma isolada ou em conjunto. Sendo assim, a presente pesquisa tem como objetivo determinar a viab
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Silva, Bryan Almeida da. "Sistemas de proteção ambiental em aterros sanitários." Núcleo do Conhecimento 08, no. 12 (2022): 26–43. https://doi.org/10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/engenharia-civil/aterros-sanitarios.

Full text
Abstract:
O aterro sanitário é uma obra de engenharia e atualmente a solução mais adequada em termos ambientais para a disposição final de resíduos sólidos gerados diariamente nos centros urbanos. Pois através da utilização de técnicas construtivas é que se torna possível implantar e operar de forma correta atendendo a todos os requisitos exigidos por lei, assim como, todos os parâmetros ambientais. Diante dessa premissa, qual o método mais adequado para garantir a proteção e a se
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Pitanga, Heraldo, Jean-Pierre Gourc, and Orencio Vilar. "Resistência ao cisalhamento de interface entre geossintéticos de reforço e solo de cobertura de aterros sanitários." Geotecnia, no. 116 (July 21, 2009): 25–38. http://dx.doi.org/10.14195/2184-8394_116_2.

Full text
Abstract:
Camadas de cobertura de aterros sanitários contemplam sistemas de revestimento composto cons - tituídos por materiais granulares e geossintéticos cujas interfaces podem estar suscetíveis ao des li za men to. Com o propósito de redistribuir os esforços tangenciais atuantes no sistema, projetistas têm recomendado o em pre go de geossintéticos de alta resistência à tração acima da interface mais fraca. Além da redistribuição desses es - for ços, é necessário que tais geossintéticos sejam suficientemente resistentes para impedir o deslizamento do solo de cobertura ao longo da interface. Esse artig
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Lopes, Patrícia, and M. Lopes. "O ensaio de corte em plano inclinado para estudo dos fenómenos de interacção solo-geossintético." Geotecnia, no. 92 (June 20, 2001): 69–86. http://dx.doi.org/10.14195/2184-8394_92_4.

Full text
Abstract:
A resistência das interfaces solo-geossintético é estudada através da realização de ensaios de corte em plano inclinado. O equipamento desenvolvido é apresentado. A metodologia de ensaio é descrita. As características do solo e do geossintético utilizado são identificadas e os resultados dos ensaios efectuados são analisados. Finalmente, são formuladas algumas conclusões, em termos da adequação do ensaio ao estudo dos fenómenos de interacção solo-geossintético em taludes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Antonio, Wanderlandio Pereira Mendes, Antônio Estanislau Sanches Orientador:, da Disciplina: Érika Cristina Nogueira Marques Pinheiro Professora, and Dra. Joelma Monteiro de Carvalho Coorientadora:. "GEOSSINTÉTICO EPS NA CONSTRUÇÃO CIVIL." Revistaft 28, no. 134 (2024): 79. https://doi.org/10.5281/zenodo.11201179.

Full text
Abstract:
O presente trabalho aborda a utilização e importância do Geossintético EPS na Construção Civil. A utilização do geossintético EPS é uma alternativa para promover o desenvolvimento sustentável. Esse estudo teve como objetivo a realização de uma revisão de literatura sobre a importância do uso do geossintético EPS na construção civil. A metodologia escolhida visou reunir materiais existentes nas bases de dados Scielo, Web Of Science e Scopus, por meio de uma revisão
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Ferreira, Julio, Benedito Bueno, and Jorge Zornberg. "Ensaios de arrancamento de pequeno porte para estudo de reforço de pavimentos." Geotecnia, no. 113 (July 21, 2008): 109–24. http://dx.doi.org/10.14195/2184-8394_113_6.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta um estudo comparativo da eficiência de diferentes geossintéticos no reforço de base de pavimentos de obras viárias com ensaios de arrancamento de pequeno porte. Utilizou-se geogrelhas de polipropileno e de fibra de vidro e geotêxtil tecido de polipropileno. Foram empregados um solo com 58% de argila (subleito) e um pedregulho areno-siltoso (camada de base). Os ensaios de arrancamento foram executados com diferentes combinações entre solos e geossintéticos. Neles foi utilizado um sistema de medida direta de des - lo camentos ao longo da inclusão com sensores óticos a las
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Paula, António, Margarida Lopes, and M. Lurdes Lopes. "Avaliação laboratorial da danificação durante a instalação de geossintéticos. Influência do material de confinamento." Geotecnia, no. 102 (November 21, 2004): 71–83. http://dx.doi.org/10.14195/2184-8394_102_4.

Full text
Abstract:
O material confinante tem influência relevante na danificação durante a instalação dos geossinté ticos. A avaliação da conformidade destes materiais a essa danificação deve seguir as indicações da ENV ISO 10772-1 (1997). O material granular confinante exigido nesta norma é sintético e os resultados obtidos têm se revelado, em grande parte das situações, muito conservativos. Com o objectivo de contribuir para a defini ção de uma alternativa a esse material foi desenvolvido um programa de ensaios em que se utilizou dois mate riais naturais de confinamento, com características granulométricas idê
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Vieira, Bianca Alencar, and Carina Maia Lins Costa. "INFLUÊNCIA DO ESPAÇAMENTO VERTICAL REDUZIDO ENTRE REFORÇOS NO DESEMPENHO DE MACIÇOS DE SOLOS REFORÇADOS COM GEOSSINTÉTICOS." Revista Políticas Públicas & Cidades 13, no. 2 (2024): e1275. http://dx.doi.org/10.23900/2359-1552v13n2-277-2024.

Full text
Abstract:
O emprego de encontros de ponte ou de viaduto a partir de solo reforçado com geossintético (SRG) como suporte direto do tabuleiro vem sendo cada vez mais adotado, tendo em vista vantagens significativas em relação aos sistemas convencionais. Este estudo tem como objetivo analisar o efeito do espaçamento vertical reduzido no desempenho de um maciço de SRG com face em blocos, sujeito a uma sobrecarga uniformemente distribuída. Para as análises paramétricas, foi utilizado o software de elementos finitos Plaxis 2D, considerando diferentes condições de espaçamento vertical (Sv) e rigidez do reforço
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Kakuda, Francis Massashi, Alexandre Benetti Parreira, and Glauco Tulio Pessa Fabbri. "Análise de um pavimento reforçado com geossintético a partir de resultados de ensaio em equipamento de grandes dimensões." TRANSPORTES 19, no. 3 (2011): 28. http://dx.doi.org/10.14295/transportes.v19i3.532.

Full text
Abstract:
<p><strong>Resumo</strong>: O artigo analisa o beneficio do uso de uma geogrelha como reforço da camada de base de um pavimento. Seções do pavimento e subleito com dimensões próximas às reais submetidas a carregamentos cíclicos foram ensaiadas numa caixa metálica quadrada com lado de 1,5 m e altura de 1,2 m. Concluiu-se que a utilização da geogrelha proporciona a redução de deformações elásticas e permanentes, e que a eficiência do reforço posicionado na interface com o subleito é maior que a do reforço posicionado no horizonte médio da base. Foram ainda determinados os módul
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Sieira, Ana Cristina Castro Fontenela. "GEOSSINTÉTICOS E PNEUS: ALTERNATIVAS DE ESTABILIZAÇÃO DE TALUDES." Engevista 11, no. 1 (2010). http://dx.doi.org/10.22409/engevista.v11i1.227.

Full text
Abstract:
O presente trabalho discute aspectos relacionados a duas diferentes técnicas de estabilização de taludes e obras de terra. A primeira técnica consiste na estabilização de encostas através da construção de muros constituídos de pneus descartados. Para tanto, será apresentado um projeto de pesquisa que culminou na construção do primeiro muro experimental de pneus do Brasil. A determinação dos parâmetros representativos do comportamento de muros de pneus será apresentada, juntamente com os principais aspectos construtivos e o comportamento mecânico do muro, referente à deformabilidade. A segunda
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Campos, Jéssica Caetano Dias, Roberta Passini, Lainny Jordana Martins Pereira e. Sousa, and Alliny das Graças Amaral. "Alterações comportamentais de bezerras criadas em bezerreiros tropicais com cobertura alternativa." Ciência Animal Brasileira 24 (2023). http://dx.doi.org/10.1590/1809-6891v24e-73923p.

Full text
Abstract:
Resumo O trabalho avaliou o comportamento de bezerras leiteiras, criadas em bezerreiros de modelo tropical, contendo diferentes geossintéticos como material de cobertura. Foram avaliadas 20 fêmeas Girolando, Jersey e Holandesa com peso inicial médio de 40,6 Kg durante a fase de aleitamento. O delineamento experimental foi de blocos casualizados completos, em arranjo fatorial 4 x 3 com 5 repetições. Os materiais de cobertura foram: malha de polietileno, geocomposto drenante, geotêxtil não-tecido e geotêxtil tecido foram o primeiro fator e os períodos do dia (08 às 11, 11:15 às 14 e 14:15 às 18
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Lopes Oliveira, Fernanda, Sonny Albert Amorim da Silva, Ivonne Alejandra Gutiérrez Góngora, and Julián Buriticá. "AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO MECÂNICO DO SOLO DA CAMADA DE REPARTIÇÃO PARA FUNDAÇÃO COM INCLUSÃO RÍGIDA NO DISTRITO FEDERAL." Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa, no. 3 (December 7, 2018). http://dx.doi.org/10.5102/pic.n3.2017.5763.

Full text
Abstract:
Devido às condições geotécnicas do solo superficial do Distrito Federal, geralmente são executadas fundações profundas do tipo hélice contínua, que tem como vantagem a grande disponibilidade de equipamentos de perfuração com diferentes diâmetros e profundidades pelas empresas construtoras locais e uma produtividade elevada que tornam o método de escavação competitivo no mercado. As fundações de prédios de pequeno porte no Distrito Federal podem chegar até 30 m de profundidade, devido à baixa resistência e baixa capacidade de suporte dos solos superficiais da região. A fundação destes prédios s
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Coni, Gabriella de Andrade, and Catharine Pereira Brandão. "INFLUÊNCIA DA GEOGRELHA COMO REFORÇO DE SOLO APLICADO EM CONDIÇÃO DE FUNDAÇÃO SUPERFICIAL." Revista Mundi Engenharia, Tecnologia e Gestão (ISSN: 2525-4782) 7, no. 5 (2022). https://doi.org/10.21575/25254782rmetg2022vol7n51423.

Full text
Abstract:
Em situações onde o solo não oferece condições naturais de suporte, o geossintético poderia ser incluído como reforço, em uma ou mais camadas de solo podendo gerar aumento da capacidade de carga do terreno e viabilizar a utilização de fundações superficiais com dimensões otimizadas. Neste trabalho, o objetivo consiste em avaliar a influência do uso de geogrelha como reforço em uma fundação superficial do tipo sapata isolada através de um estudo de caso localizado na cidade de salvador – Ba. Incialmente, o método de Meyerhof e Hanna (1978) e Wayne et al. (1998) foram utilizados para o dimension
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Almeida, Déborah Castro e., Heraldo Nunes Pitanga, Taciano Oliveira da Silva, Natália Assunção Brasil Silva, and Marcela Giacometti de Avelar. "Utilização dos testes estatísticos Kruskal-Wallis e Mann-Whitney para avaliação de sistemas de solos reforçados com geotêxteis." Matéria (Rio de Janeiro) 27, no. 2 (2022). http://dx.doi.org/10.1590/1517-7076-rmat-2021-45351.

Full text
Abstract:
RESUMO Esta pesquisa teve por objetivo principal avaliar a influência do tipo de geotêxtil de reforço, solo, posição de inserção do reforço geossintético e energia de compactação no comportamento mecânico de solos reforçados com geotêxtil. Esta avaliação foi baseada nos resultados dos ensaios de Resistência à Compressão Não Confinada (RCNC) e de Resistência ao Cisalhamento Direto (τpico). Para a avaliação da influência desses fatores no comportamento mecânico, utilizaram-se testes não-paramétricos, conforme o número de amostras de cada fator. Foram aplicados os testes de Kruskal-Wallis para os
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!