Academic literature on the topic 'Vale Moçambique'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Vale Moçambique.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Vale Moçambique"

1

Robles, Leo Tadeu, Sérgio Sampaio Cutrim, and Carlos João Dias. "Cadeia logística integrada e vantagem competitiva: o caso carvão do mineral em beira – Moçambique." Revista de Ciência & Tecnologia 20, no. 39 (June 29, 2017): 17. http://dx.doi.org/10.15600/2238-1252/rct.v20n39p17-32.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a estratégia de integração logística na exportação de carvão no Porto de Beira, Moçambique da VALE. Esta integração se dá no sistema mina, ferrovia e porto e nas dimensões técnica; logística e institucional/legal do transporte de carvão da Mina de Moatize até o Terminal de Carvão do Cais 8 do Porto da Beira. A VALE adota como estratégia a verticalização de suas cadeias logísticas de exportação como fonte de sua competitividade nos mercados internacionais em que atua, a exemplo do minério de ferro do Brasil. Em Moçambique, na primeira fase de exploração de concessão de mina de minério de carvão, a empresa adotou um sistema logístico parcial de integração com o controle das operações na mina, recuperação para operação da ferrovia existente até o Porto da Beira e a operação contratada do terminal portuário. A VALE está implantando o Corredor Nacala (Norte de Moçambique) composto por uma ferrovia de 912 km, que atravessa o Malauí e dá acesso a um porto de águas profundas. Durante a implantação, a VALE está utilizando a alternativa do Porto da Beira através de ferrovia existente remodelada. Esta solução logística apresenta riscos, por exemplo, menor controle sobre prazos de entrega e qualidade do carvão; não atendimento dos volumes anuais programados, o que implica em gerenciamento estreito e permanente das suas dimensões. A empresa considera estratégico atuar no setor de carvão e para operação no país vem investindo em infraestrutura e capacitação de pessoas e fornecedores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Corrêa, Ana Paula Saragossa, and José Gilberto Souza. "PROCESSOS DE ACUMULAÇÃO POR ESPOLIAÇÃO: O CASO DA MINERAÇÃO DA VALE S.A. EM MOÇAMBIQUE." Estudos Geográficos: Revista Eletrônica de Geografia 17, no. 1 (August 2, 2019): 292–308. http://dx.doi.org/10.5016/estgeo.v17i1.14307.

Full text
Abstract:
Os processos de extração mineral se constituem exemplo de estratégias de acumulação por espoliação ocorridos em Estados fragilizados e dependentes econômica, social e institucionalmente. Essas táticas determinam as lógicas territoriais de apropriação da terra e da organização social do trabalho, reflexos estes fortemente vivenciados em países africanos, particularmente, em Moçambique. A pesquisa fundamenta-se em um referencial teórico e metodológico que investiga a relação entre a acumulação por espoliação e as comunidades diretamente atingidas pela extração do minério de carvão, tutoreado pela empresa Vale S.A. O presente estudo contempla uma análise de dados secundários disponibilizados por instituições governamentais e não governamentais, com base nas principais atuações da Vale S.A., nos processos de extração mineral. Além disso, a pesquisa tem por objetivo demonstrar as ações e processos geopolíticos dos atores hegemônicos sobre as populações a partir de suas estratégias empresariais da empresa Vale S.A. na extração de carvão nas minas de Moatize e suas determinações territoriais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Whitacker, Guilherme. "Pesquisa empírica: narrativa de uma experiência em Moçambique." ENTRE-LUGAR 12, no. 23 (July 22, 2021): 152–84. http://dx.doi.org/10.30612/el.v12i23.14796.

Full text
Abstract:
O presente ensaio narra a dificuldade e a importância da pesquisa empírica na Geografia em países de instabilidade econômica, política e social, o que leva a tensões e conflitos. A partir da experiência em Moçambique, onde percorri os territórios do neoextrativismo da multinacional Vale S.A., cruzando o Malawi, relato a problemática da realização da pesquisa empírica para a produção de informações, o compromisso do pesquisador com seu objeto de estudo e a importância da função social do geógrafo. Seu objetivo é convidar o leitor para uma reflexão sobre os impactos territoriais de multinacionais neoextrativistas e as dificuldades e importância da pesquisa empírica na Geografia em territórios, às vezes, não tão receptivos a olhares externos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Catsossa, Lucas Atanásio. "Extrativismo, territórios comunitários e violência em áreas de mineração em Moatize, Tete-Moçambique." Revista Interdisciplinar em Educação e Territorialidade – RIET 1, no. 1 (December 15, 2020): 71–96. http://dx.doi.org/10.30612/riet.v1i1.12820.

Full text
Abstract:
O texto procura analisar a expansão da mineração na vila de Moatize, em Tete. Constata-se, porém, que o processo de expansão da mineração na vila de Moatize se dá a partir de um movimento desigual e contraditório, na medida em que a territorialização da Vale, simbolizou apenas a expansão e reprodução das relações capitalistas de produção à escala global. Tal processo está a dar-se de forma rápida, violenta e turbulenta, de tal maneira que os sujeitos diretamente implicados, não têm tido condições necessárias para preverem o seu futuro por conta das incertezas geradas pela mineração. Em consequência disto, ocorreu uma territorialização precária dos sujeitos, sobretudo, quando foram reassentados em Cateme. O cercamento das populações que vivem nas proximidades da concessão da Vale, a violência, a banalização da condição humana, a degradação ambiental e a emergêcia de doenças respiratórias, no caso de Tuberculose decorrente da poluição do ar, estão entre alguns impactos negativos da expansão da mineração na vila de Moatize.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Lamas, Isabella. "UM CASO DE SUCESSO? POLÍTICAS NEOLIBERAIS, SETOR EXTRATIVO E CORPORAÇÕES PRIVADAS ENQUANTO AGENTES DE DESENVOLVIMENTO EM MOÇAMBIQUE." Cadernos do CEAS: Revista crítica de humanidades, no. 245 (December 5, 2018): 464. http://dx.doi.org/10.25247/2447-861x.2018.n245.p464-495.

Full text
Abstract:
<p>Segundo o Banco Mundial, a extração dos recursos naturais é uma possibilidade única de financiamento rápido do desenvolvimento econômico e da redução de pobreza, principalmente nos países do Sul Global. Ao contrário dos países centrais, que implementaram progressivamente políticas neoliberais principalmente a partir dos anos 1970, Moçambique apresenta uma trajetória econômica enquanto país independente ainda muito recente. O país começou a implementar reformas de ajuste estrutural do Banco Mundial e do FMI a partir de 1987, com o Programa de Reabilitação Econômica (PRE), que marcou a sua transição para uma economia de mercado. A estabilidade dos indicadores políticos e econômicos no período pós-guerra fez com que Moçambique fosse retratado como um caso de sucesso pelo FMI, Banco Mundial e comunidade de doadores internacionais. O recente expressivo crescimento econômico do país foi impulsionado pela grande quantidade de investimento estrangeiro direto destinada à implementação de megaprojetos no setor extrativo. Neste contexto, a corporação multinacional brasileira Vale S.A. ganhou, em 2004, uma concessão para extração de carvão na Província de Tete. A partir de evidências empíricas da atuação socioambiental da Vale no país, argumenta-se que o processo de neoliberalização gerou uma abertura na governança para que empreendedores privados passassem a atuar enquanto agentes centrais na promoção do desenvolvimento local. Apesar disso, nos arredores das operações da Vale é possível observar espaços normalmente caracterizados por baixos níveis de desenvolvimento humano e conflitualidade latente, o que acentua o paradoxo central da economia política moçambicana contemporânea: crescimento econômico com aumento da pobreza e da desigualdade.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, Alexsandro De Sousa e. "Imagens cromáticas e sonoridades conflitantes em Maputo, Meridiano Novo (1976) de Santiago Álvarez." Revista de História, no. 178 (September 2, 2019): 1–38. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2019.142897.

Full text
Abstract:
O presente artigo analisa como as históricas tensões sociais em Moçambique foram narradas no curta-metragem cubano Maputo, meridiano novo, dirigido por Santiago Álvarez em 1976. A obra utiliza imagens de arquivo e registros do cinegrafista Julio Simoneau, de Cuba, feitos no pós-independência. Estes últimos denunciam a continuidade da exclusão social em Maputo, herdada do período colonial. Pelo lado musical, o curta se vale de um variado repertório, como a versão jazzística do tema de 2001: Uma odisseia no espaço (Stanley Kubrick, 1968) e um samba carnavalesco, utilizados como dispositivos irônicos pelo relato. O resultado na mise-en-scène é de um documentário propositalmente curto que, por um lado, endossa o “roteiro da libertação” (João Paulo Borges Coelho) difundido pela Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo) e, por outro, expõe as fissuras do tecido social moçambicano, gerando diversas tensões na fatura estética da obra.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Vargas, Eduardo Viana. "Olhos passageiros." Cadernos de Campo (São Paulo 1991) 27, no. 1 (November 23, 2018): 201–11. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v27i1p201-211.

Full text
Abstract:
Ensaio fotoetnográfico realizado com passageiros e passageiras do histórico comboio que liga Nampula a Cuamba, em Moçambique, através do caminho de ferro do norte. Principal meio de transporte das pessoas e dos produtos de machamba entre os inúmeros povoados da região, a mais populosa do país, desde 2016 este comboio de gente cede passagem aos inúmeros comboios de carvão que na última década vem sendo extraído das minas de Moatize em escala sem precedentes por grandes companhias mundiais, sobretudo a mineradora Vale.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Manuel, Nelio. "A exploração mineira e o processo de reassentamento em Moçambique: uma análise das comunidades expropriadas pela VALE no Distrito de Nacala-a-Velha." Revista Movimentos Sociais e Dinâmicas Espaciais 8, no. 1 (July 28, 2019): 235. http://dx.doi.org/10.51359/2238-8052.2019.239611.

Full text
Abstract:
Este artigo busca analisar as implicações socioterritoriais resultantes dos processos de expropriação das comunidades locais do megaprojecto de mineração da Vale no distrito de Nacala-a-Velha. A perspectiva teórico-metodológica, adoptada consistiu na abordagem qualitativa, com carácter descritivo e exploratório. Para a análise do objecto de pesquisa, o estudo privilegiou as pesquisas bibliográfica e documental. Foram aplicadas as técnicas de observação directa e entrevista semi-estruturada aos representantes das duas comunidades reassentadas pela Vale no distrito de Nacala-a-Velha. Os resultados obtidos permitiram-nos compreender que os programas de reassentamento da Vale no distrito de Nacala-a-Velha inserem-se no contexto da emergência das apropriações transnacionais de terras ou landgrabbing, que prevêem a concessão de vastas porções de terra para investidores estrangeiros, e, por conseguinte, a expropriação das comunidades locais para regiões longínquas, inférteis, desprovidas de acesso a bens naturais como: a água potável, insumos agrícolas, escolas, hospitais e mercados aumentando assim, a falta de emprego e a insegurança alimentar dentro das comunidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Rêgo, Bernardo Frossard Silva, Luis Antonio Rocha Dib, and Bernardo Bemvindo. "A Perspectiva de Redes na Internacionalização de Empresas Brasileiras de Construção Civil: O Caso Vale e BNDES em Moçambique." Revista Ibero-Americana de Estratégia 15, no. 03 (September 1, 2016): 53–69. http://dx.doi.org/10.5585/riae.v15i3.2359.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Whitacker, Guilherme Magon. "Geopolítica dos recursos naturais estratégicos e questão agrária em Moçambique: a Vale S.A. e o extrativismo epidêmico." Caderno de Geografia 29, no. 2 (August 29, 2019): 226–46. http://dx.doi.org/10.5752/p.2318-2962.2019v29n2p226-246.

Full text
Abstract:
Moçambique possui algumas das maiores reservas de recursos naturais de potencial energético do mundo, sobretudo, carvão mineral, gás natural e, mais recentemente descoberto, petróleo, ainda que em menor quantidade. Os recursos naturais energéticos são, ou podem ser, instrumentos de poder ou armas políticas. Destarte, determinam e condicionam ações sobre o uso dos territórios. Território e poder determinam relações instáveis e motivam pretextos para o surgimento de práticas e estratégias geopolíticas e todo recurso é produto de uma relação de poder sobre determinado território. Assim, os recursos naturais energéticos são considerados estratégicos, produtos das relações sociais de produção e do poder que interfere diretamente na posse dos mesmos e controle territorial, o que envolve, também, a conflitualidade gerada a partir da intensificação da questão agrária resultante desses processos.Palavras–chave: Geopolítica dos recursos naturais, questão agrária, território, poder, MoçambiqueAbstract Mozambique has some of the world's largest reserves of natural resources with potential for energy, mainly mineral coal, natural gas and, more recently, oil, although in a smaller amount. Natural energy resources are or may be, instruments of power or political weapons. Thus, they determine and condition actions on the use of territories. Territory and power determine unstable relationships and motivate pretexts for the emergence of geopolitical practices and strategies, and every resource is the product of a power relationship over a given territory. Thus, natural energy resources are considered strategic, products of social relations of production and power that directly interfere in their possession and territorial control, which also involves the conflict generated by the intensification of the agrarian issue resulting from these processes.Keywords: Geopolitics of natural resources, agrarian question, territory, power, Mozambique
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Vale Moçambique"

1

Mungói, Cláudio Artur. "Desenvolvimento regional no Vale do Zambeze-Moçambique em perspectiva." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2008. http://hdl.handle.net/10183/15649.

Full text
Abstract:
Nesta tese analisa-se como é que o Estado e os diferentes atores promovem ações de desenvolvimento na região do Vale do Zambeze. Para tanto, se destacam as diferentes etapas históricas que determinaram formas específicas de usos políticos e econômicos do território e suas implicações sobre o processo de desenvolvimento da região do Vale do Zambeze; a participação do setor privado, da sociedade civil e das famílias rurais na promoção do desenvolvimento. As verticalidades e horizontalidades são tratadas como um par teórico importante para a análise da relação entre poder e território, determinantes para a compreensão das dinâmicas sócio-espacias na região em estudo. Contudo, procura-se demonstrar ao longo dos sete capítulos da tese através de dados secundários e empíricos coletados em cinco distritos da região do Vale do Zambeze, nomeadamente Marromeu, Morrumbala, Moatize, Báruè e Cahora Bassa que a verticalização de ações e decisões são mais expressivas e dominantes. Trata-se, pois, do uso do território da região do Vale do Zambeze como recurso de valor econômico para a viabilidade e satisfação de interesses exteriores a região. O uso econômico sobrepõe-se ao uso social. Isto significa que os distritos e a região como um todo se apresentam como passivas e receptoras da cadeia de decisões e implementação de projetos e empreendimentos concebidos fora ou longe dali. Tomam-se como evidências, a barragem de Cahora Bassa, as indústrias açucareiras, a exploração do carvão e fumo, as políticas impositivas e idealizadas a partir de fora, a forte dependência externa, entre outros fatores. Nesta perspectiva, a região do Vale do Zambeze transforma-se num lugar de finalidades, do cotidiano obediente, impostas de fora. A pesquisa foi conduzida através da utilização do método indutivo baseada numa amostra intencional operacionalizada a partir da escala local (distritos). Isto possibilitou fazer a inferência para uma escala maior (a região) tomando como padrão as dinâmicas sócio-econômicas registradas nos cinco distritos estudados.
In this thesis it is analyzed how State and different actors promote actions of development in the Zambezi Valley region. For that it is emphasized different historical periodes that determined the specific forms of political and economical uses of the territory and its implications on the process of development of the Zambezi Valley region; the participation of private sector, civil society and rural families in the promotion of the development. Verticalities and horizontalities are examined like a theoretical important couple for the analysis of the relation between power and territory, determinants for the understanding of socio-spatial dinamics in the region in study. Nevertheless, it is tried to demonstrate along seven chapters of the thesis by using secondary and empirical data collected in five districts of the Zambeze Valley region, namely Marromeu, Morrumbala, Moatize, Báruè and Cahora Bassa that the verticalization of actions and decisions are more expressive and dominant. It means the use of the territory of the Zambezi Valley region as resource of economical value for the viability and satisfaction of interests outsider to the region. The economical use is put on top of the social use. This means that the districts and the region as a whole present themselves passive and receiver of the chain of decisions and implementation of projects conceived out or far from there. Evidences are Cahora Bassa dam, sugar industries, exploration of coal and tobacco, impositives politics and idealized from abroad, strong external dependence, among other factors. In this perspective, the Zambeze Valley region is transformed into a place of finalities, the obedient daily life, imposed from abroad. The inquiry was driven by using the inductive method based on an intentional sample operationalized from the local scale (districts). This made possible to do the inference for large scale (the region) taking like standard the socio-economic dinamics registered in five districts studied.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Rodrigues, Yssyssay D. [UNESP]. "A Vale em Moçambique: uma etnografia das relações entre brasileiros e moçambicanos no cotidiano dos megaprojetos." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2015. http://hdl.handle.net/11449/131857.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-12-10T14:22:15Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2015-07-02. Added 1 bitstream(s) on 2015-12-10T14:28:19Z : No. of bitstreams: 1 000851484.pdf: 1736533 bytes, checksum: f3060eb33d1d0a978646978c41b83994 (MD5)
Esta dissertação consiste em uma etnografia das relações entre brasileiros e moçambicanos no contexto dos megaprojetos desenvolvidos pela mineradora Vale em Moçambique, especificamente o projeto Carvão Moatize e o projeto Corredor Nacala, desenvolvidos nas províncias de Tete, Niassa e Nampula, regiões centro e norte do país. Foram investigados e analisados os impactos subjetivos do contato entre os dois grupos no contexto delimitado, aprofundando a compreensão de suas práticas e representações cotidianas, tendo como eixos de análise os debates sobre noções de desenvolvimento, dominação, racismo e colonialismo. A partir das incursões a campo e da pesquisa bibliográfica, procurou-se compreender o papel do Brasil no projeto de desenvolvimento moçambicano, analisando as relações de cooperação internacional entre os dois países e observando a maneira como tais relações podem se efetivar sob a forma de dominação de tipo (neo)colonial em diversos aspectos, especialmente no que concerne aos projetos brasileiros de caráter privado desenvolvidos em Moçambique. Observou-se ainda a construção das ideologias raciais nos dois países, a maneira como o racismo brasileiro se exerce em Moçambique, e a relação intrínseca entre racismo, projeto civilizador e colonialismo no âmbito das relações de dominação colocadas. Procurando analisar tais relações como processos complexos, desconstruindo a dicotomia dominado/dominador, e primando por uma abordagem interseccional de articulação dos marcadores da diferença, pretende-se com os resultados da pesquisa problematizar as relações analisadas e, com isso, contribuir para superar as questões identificadas, não só na esfera dos projetos em questão, mas no âmbito mais amplo das relações entre Brasil e Moçambique e com os PALOP de maneira geral
This dissertation consists of an ethnographic focusing the relationship between Brazilian and Mozambican people in a context of the megaprojects developed by the mining company Vale in Mozambique, specifically The Moatize Coal Mine Project and The Nacala Corridor Project developed in Tete, Niassa and Nampula provinces, in the central and northern regions of the country. The research analysed the subjective impacts of the contact between the two groups of people within a delimited context, deepening the understanding of their practices and quotidian representations, using as analysis tools the debates about development, domination, racism and colonisation. Based on fieldwork and bibliographical research, the study aimed to understand the role of Brazil on Mozambican development project, analysing the relation of international cooperation between the two countries and observing the way the mentioned relationship can be effectuated under domination of neocolonialism in multiple aspects, especially what concerns private Brazilian projects developed in Mozambique. It was also observed the construction of racial ideologies in both countries, the way that Brazilian racism is practiced in Mozambique and the intrinsic connection between racism, the civilising project and colonialism in the scope of the already pointed relationships based in domination. The purpose being to analyse such relationships as complex processes, deconstructing the dichotomy dominated/dominator, giving priority to an intersectional approach to social differences borders; the research intends to problematize the analysed relations and, hence, contribute to overcome the identified questions, not only at a project level, but in a broader realm of relations between Brazil and Mozambique, and the PALOP in general
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Rodrigues, Yssyssay D. "A Vale em Moçambique : uma etnografia das relações entre brasileiros e moçambicanos no cotidiano dos megaprojetos /." Araraquara, 2015. http://hdl.handle.net/11449/131857.

Full text
Abstract:
Orientador: Dagoberto José Fonseca
Banca: Sabrina Rodrigues Garcia Balsalore
Banca: Márcia Cristina Américo
Resumo: Esta dissertação consiste em uma etnografia das relações entre brasileiros e moçambicanos no contexto dos megaprojetos desenvolvidos pela mineradora Vale em Moçambique, especificamente o projeto Carvão Moatize e o projeto Corredor Nacala, desenvolvidos nas províncias de Tete, Niassa e Nampula, regiões centro e norte do país. Foram investigados e analisados os impactos subjetivos do contato entre os dois grupos no contexto delimitado, aprofundando a compreensão de suas práticas e representações cotidianas, tendo como eixos de análise os debates sobre noções de desenvolvimento, dominação, racismo e colonialismo. A partir das incursões a campo e da pesquisa bibliográfica, procurou-se compreender o papel do Brasil no projeto de desenvolvimento moçambicano, analisando as relações de cooperação internacional entre os dois países e observando a maneira como tais relações podem se efetivar sob a forma de dominação de tipo (neo)colonial em diversos aspectos, especialmente no que concerne aos projetos brasileiros de caráter privado desenvolvidos em Moçambique. Observou-se ainda a construção das ideologias raciais nos dois países, a maneira como o racismo brasileiro se exerce em Moçambique, e a relação intrínseca entre racismo, projeto civilizador e colonialismo no âmbito das relações de dominação colocadas. Procurando analisar tais relações como processos complexos, desconstruindo a dicotomia dominado/dominador, e primando por uma abordagem interseccional de articulação dos marcadores da diferença, pretende-se com os resultados da pesquisa problematizar as relações analisadas e, com isso, contribuir para superar as questões identificadas, não só na esfera dos projetos em questão, mas no âmbito mais amplo das relações entre Brasil e Moçambique e com os PALOP de maneira geral
Abstract: This dissertation consists of an ethnographic focusing the relationship between Brazilian and Mozambican people in a context of the megaprojects developed by the mining company Vale in Mozambique, specifically The Moatize Coal Mine Project and The Nacala Corridor Project developed in Tete, Niassa and Nampula provinces, in the central and northern regions of the country. The research analysed the subjective impacts of the contact between the two groups of people within a delimited context, deepening the understanding of their practices and quotidian representations, using as analysis tools the debates about development, domination, racism and colonisation. Based on fieldwork and bibliographical research, the study aimed to understand the role of Brazil on Mozambican development project, analysing the relation of international cooperation between the two countries and observing the way the mentioned relationship can be effectuated under domination of neocolonialism in multiple aspects, especially what concerns private Brazilian projects developed in Mozambique. It was also observed the construction of racial ideologies in both countries, the way that Brazilian racism is practiced in Mozambique and the intrinsic connection between racism, the civilising project and colonialism in the scope of the already pointed relationships based in domination. The purpose being to analyse such relationships as complex processes, deconstructing the dichotomy dominated/dominator, giving priority to an intersectional approach to social differences borders; the research intends to problematize the analysed relations and, hence, contribute to overcome the identified questions, not only at a project level, but in a broader realm of relations between Brazil and Mozambique, and the PALOP in general
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Cruz, Luiz Paulo Alves da. "O jongo e o moçambique no Vale do Paraíba (1988 2014): cultura, práticas e representações." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2015. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12891.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-27T19:31:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Luiz Paulo Alves da Cruz.pdf: 3711129 bytes, checksum: e499cd5c96313a8ead5f313ceebff0db (MD5) Previous issue date: 2015-08-25
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
This study examines the cultural and religious manifestations of jongo and moçambique in the Vale do Paraíba from 1988 to 2014. We seek to rebuild their identity, through the memory of jongueiros and moçambiqueiros. And from the analysis of the sources, we aimed to understand their ways to convey the story through expressions performed during their festivities, the orallity was vital support for transmission of knowledge, with the stories, memories and African-Brazilian traditions. Thus, there were the interpretation of costumes, instruments, signs and symbols. During their celebrations we find linkages with the African continent, particularly Africa Bantu, constituting the Africanities. Members of jongo and moçambique are descendants of slaves who last created these cultural and religious events as a form of resistance and that influenced Brazilian social, cultural and religious formation
Este trabalho tem como objetivo principal analisar as manifestações culturais e religiosas do jongo e do moçambique no Vale do Paraíba no período de 1988 a 2014. Através da memória dos jongueiros e dos moçambiqueiros, buscamos reconstruir seus laços identitários. Por meio da análise das fontes compreendemos suas formas de transmitir a história através de suas expressões performáticas durante os festejos, tendo na oralidade suporte vital para a transmissão dos saberes, histórias, memórias e tradições afro-brasileiras. Dessa forma, foram realizadas interpretações das indumentárias, dos instrumentos, dos signos e símbolos presentes no jongo e no moçambique. Durante seus festejos encontramos elos de ligação com o Continente Africano, sobretudo a África Banto, constituindo as africanidades. Os membros do jongo e do moçambique são descendentes dos escravos que no passado criaram essas manifestações culturais e religiosas como forma de resistência que influenciaram e continuam influenciando na formação social, cultural e religiosa do Brasil
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Gaio, Gabrieli Fernandes Ficklesherer. "A articulação público-privado em Angola e Moçambique: corporações transnacionais brasileiras e a economia política local." Doctoral thesis, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, 2019. http://hdl.handle.net/10400.5/19396.

Full text
Abstract:
Tese de Doutoramento em Ciência Política
Esta tese de doutoramento aborda a relação estabelecida entre duas corporações transnacionais brasileiras atuantes em Angola e Moçambique – a Odebrecht e a Vale – e os respectivos governos desses países entre os anos de 2002 e 2014. Busca-se identificar e compreender que tipo de interação entre público e privado molda tal relação no contexto da economia política local. Este estudo de caso comparativo emprega uma abordagem metodológica mista com predomínio da análise dados qualitativos coletados mediante entrevistas semiestruturadas e não estruturadas, além da observação participante e não participante. A quantificação utilizada é de caráter estatístico-demonstrativo e integra o mecanismo da triangulação metodológica juntamente aos dados qualitativos. A estrutura teórica desenvolvida na presente tese é sustentada por dois conceitos chave: condomínio estado-mercado (Underhill, 2000; 2001; 2003) e neopatrimonialismo (Erdmann & Engel, 2006; 2007). Ademais, a tese utiliza uma panóplia de concepções coadjuvantes de modo a melhor apreender o objeto de estudo, com destaque para: autoridade política e estruturas de poder (Strange, 1988), big business-national governments compact (Vernon, 2001) neoliberalismo disciplinar (Gill, 1995), políticas do ventre (Bayart, 2009) e gatekeeper state (Cooper, 2002). A interação estado-empresa observada no compact Odebrecht-governo angolano e no compact Vale-governo moçambicano apresenta-se enquanto simbiótica, condicionada por uma dinâmica co-constitutiva entre estado-mercado – ou público-privado – e pela rationale neopatrimonialista que caracteriza as conjunturas governativas de Angola e Moçambique. O mercado apresenta-se como lócus de autoridade política capaz de, junto aos respectivos governos, integrar o jogo político local pela manutenção do status quo político-partidário. Verificou-se, ademais, que no primeiro compact, há uma tendência ao equilíbrio no que se refere à distribuição da autoridade política entre empresa e governo. Já no caso da interação Vale governo moçambicano, observou-se uma tendência à concentração dessa autoridade sob os auspícios da mineradora, potencializando as tensões e os conflitos intracompact
The present thesis approaches the relationship established between two Brazilian transnational companies present in Angola and Mozambique – Odebrecht and Vale – and the local governments of these countries from 2002 to 2014. This work aims to identify and to understand which kind of interaction between public and private spheres shapes such relationship according to the local political economy of each country. This comparative case study is based upon a mixed methodology approach. There is, however, a prevalence of qualitative analysis and data gathered through semistructured and non structured interviews, besides participant and non participant observation. Quantification is employed as demonstrative statistics along with qualitative analysis following a methodological triangulation approach. The theoretical framework developed for this thesis is underpinned by two key concepts: state-market condominium (Underhill, 2000; 2002; 2003) and neopatrimonialism (Erdmann & Engel, 2006; 2007). In addition, the research employs a set of complementary notions with a view to a better understanding regarding the subject of study, such as: political authority and power structures (Strange, 1988), big business-national governments compact (Vernon, 2001), disciplinary neoliberalism (Gill, 1995), politcs of the belly (Bayart, 2009) and gatekeeper state (Cooper, 2002). The state-company interaction observed in the Odebrecht-Angolan government compact and in the Vale-Mozambican government compact presents itself as a symbiotic relationship, bounded by a co-constitutive dynamic between state and market – or public and private – and by the neopatrimonalist rationale which caracterizes both governative conjunctures. The market constitutes a political authority lócus – alongside the governments – capable of intgerating local political struggles for political-partisan status quo preservation. The study verified a tendency towards equilibrium regarding the political authority distribution between government and company in the first compact. As for Vale Mozambican government compact, this work pointed for a political authority highly centralized under Vale’s control, creating a potential environment for intracompact conflicts
N/A
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Magalhães, Juliana de Paiva. "Moçambique e Vale do Paraíba na dinâmica do comércio de escravos: diásporas e identidades étnocas, séc. XIX." Universidade de São Paulo, 2011. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-29082011-105825/.

Full text
Abstract:
Entre o fim do século XVIII e ao longo da primeira metade do XIX a África Centro-oriental contribuiu, de forma significativa, com mão-de-obra escrava para o desenvolvimento do capitalismo mundial. A maior parte dos africanos daí procedentes, vindos com destino ao Brasil, concentrou-se nas áreas cafeeiras da região sudeste, onde no final do século XVIII desenvolveu-se o núcleo cafeicultor inicial da capitania e, posteriormente, província de São Paulo. Durante as três primeiras décadas do século XIX, com a introdução maciça de escravos e o deslanche da produção cafeeira, a região do Vale do Paraíba paulista se transformou em uma típica zona de plantation cuja importância econômica se estendeu até o final da escravidão. O objeto central deste trabalho são os africanos oriundos da costa Centro-oriental. Por meio de um estudo demográfico procuramos rastrear estes indivíduos nas fazendas cafeeiras de Bananal buscando examinar como se deu a inserção destes africanos nas senzalas da região. Utilizamos diferentes fontes documentais do período, tais como: inventários post-mortem de proprietários da região, registros eclesiásticos de casamentos escravos e relatos de viajantes.
Between the late eighteenth century and throughout the first half of the nineteenth century East-Central Africa contributed significantly to supply slave labor to the development of world capitalism. Most Africans coming from there to Brazil was leaded to the coffee areas in the southeast, where, in the late eighteenth century, developed the initial core of coffee production of the captaincy, and the province, of São Paulo. During the first three decades of the nineteenth century, with the massive introduction of slaves and the growth of coffee production, the Paraíba Valley turned into a typical plantation zone, whose economic importance persisted until the end of slavery. The central object of this work are Africans slaves from the central-eastern coast. Through a demographic study we tried to trace theses individuals in the coffee farms of Bananal, we try to examine how was the inclusion of Africans in the slave plantations of the region. We use different documentary sources of the period, such as postmortem inventories of slave owners of the region, church records of marriages and travelers accounts.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Chizenga, Anselmo Panse. "Mineração e conflito ambiental : disputas em torno da implantação do megaprojeto da Vale na bacia carbonífera de Moatize, Moçambique." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2016. http://hdl.handle.net/10183/155999.

Full text
Abstract:
A pesquisa analisa o conflito ambiental entre as populações locais de Moatize e a empresa mineradora Vale, que sob a égide de acordos de exploração de carvão mineral com o governo de Moçambique, iniciou a exploração mineira deslocando compulsoriamente as populações locais de seus territórios. Com o aporte da teoria da Sociologia dos Regimes de Ação desenvolvida pela Sociologia Pragmática da Crítica de Luc Boltanski e colaboradores, a pesquisa procura analisar a ocorrência de operações críticas e suas justificações (discursos e ações). O objetivo geral é analisar as dinâmicas do conflito em torno da instalação do megaprojeto da empresa Vale e as gramáticas enunciadas pelos atores envolvidos no conflito para criticarem e justificarem-se das críticas. A pesquisa de campo, com enfoque etnográfico, ocorreu no distrito de Moatize, na província de Tete, região central de Moçambique, entre os meses de março a junho de 2015. As técnicas aplicadas para a coleta de dados foram a observação participante e a participação observante, com registros em diário de campo e aplicação de entrevistas semiestruturadas. Como resultado percebe-se que a crítica que mobiliza o conflito é motivada por mudanças estruturais que se instalaram no curso de vida das famílias submetidas ao deslocamento pela empresa Vale, como a desconexão com a diversidade de percursos e práticas de subsistência praticadas no seu local de proveniência (território), os quais se confrontam com as condições instaladas e existentes no lugar de reassentamento, assim como por expectativas frustradas em relação ao reassentamento. A justificação que se contrapõe à crítica orienta-se na ideia de que o processo de adaptação das famílias está em curso e poderá se estabilizar com a criação de novos projetos econômicos para o “benefício” dos reassentados.
The research analyses the environmental contest between local population of Moatize and mining company Vale, which agreements with Mozambican government, this company began mining shift which under the aegis of coal exploration agreements with the government of Mozambique, began mining shifting compulsory to local populations in their territories. With the contribution of the Theory of Sociology of Action developed by Pragmatic Sociology of Criticism of Luc Boltanski and collaborators, the research seeks about analyse the occurrence of critical operations and their justifications (speeches and actions). The overall objective is to analyse the dynamics of the conflict surrounding the installation of megaproject of the company’s worth and the grammars specified by actors involved in the conflict criticize and justified criticism. Field research, with ethnographic approach occurred in Moatize district, Tete province, the central region of Mozambique between the months of March to June 2015, the technics applied for research was participant observation and participation observant with records in field journal and application of semi-structured interviews. As a result we see that the criticizes that mobilizes the contest is caused by structural changes that have been settled in the family’s life that submitted to compulsory offset by the company’s worth as the disconnection with the diversity and subsistence practices applies in their original place (territiry) that are faced with the conditions existing in the place of installed and resettlement. The justification that juxtaposes the criticism focuses on the idea that the adaptation process of families is still ongoing may stabilize with the creation of new economic projects for the benefit of the resettled.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Alberto, Leandro Peres. "Eficiência de corte dos ciclones de meio denso da planta de beneficiamento da mina de carvão da Vale-Moatize, Moçambique." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2016. http://hdl.handle.net/10183/150556.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem como tema eficiência de corte dos ciclones de meio denso da planta de beneficiamento da mina de carvão da Vale- Moatize, Moçambique. O foco deste trabalho centra-se na avaliação de eficiência de ciclone de meio denso. As amostras utilizadas nos estudos foram provenientes de ciclones de meio denso da usina da mineradora da Vale- Moatize, de onde foram coletadas amostras em dois ciclones (Dmc1 e Dmc2) sendo que o concentrado do primeiro Ciclone alimenta o segundo ciclone, de onde se obtém dois produtos finais (Carvão metalúrgico e térmico). Este roteiro compreendeu a caracterização, comparação das características de lavabilidade e curvas de Tromp. Estas amostras foram processadas de forma padronizada de modo que os resultados obtidos pudessem ser comparados. As amostras foram secadas a 60°C de modo a retirar o excesso de humidade. Em seguida foram quarteadas e emcaminhadas para o processo de densimétricos. Após o processo densimétrico nas densidades 1,3 á 2,2, seguiu se a análise imediata de cinzas. Com os resultados densimétricos e químicas foi plotado as curvas de separabilidade densimétrica. Quanto aos aspectos de lavabilidade do carvão, apesar da diferença na densidade de corte nos dois ciclones de meio denso, verifica-se uma alta liberação do material orgânico em relação ao material inorgânico nas densidades 1,3; 1,4; e 1,5g/cm3 devido ao processo de formação do carvão e o tempo de carbonificação com que esta matéria orgânica ficou submetida apresentando maiores dificuldades de separação na densidade 1,3 nos dois ciclones. Os parâmetros avaliados foram: densidade de corte (D50), Erro provável médio ( EPM) e Imperfeição (I). Os ciclones mostraram desempenhos satisfatórios. O Dmc1 e Dmc2 apresentaram uma boa eficiência de corte com índice de precisão de 0,02 e 0,05 respectivamente. Portanto mesmo com alimentação bastante variaveis os ciclones apresentaram um densepenho muito similar isto se deve a independéncia da distribuição densimentrica na alimentação.
The present work focuses on cutting efficiency of dense medium cyclones from the Vale- Moatize coal mine beneficiation plant, Mozambique. The focus of this work focuses on the evaluation of dense medium cyclone efficiency. The samples used in the studies were obtained from dense medium cyclones of the Vale-Moatize mining plant, from which samples were collected in two cyclones (Dmc1 and Dmc2) and the concentrate of the first Cyclone feeds the second cyclone, from which one obtains Two final products (metallurgical and thermal coal). This script comprised the characterization, comparison of the washability characteristics and Tromp curves. These samples were processed in a standardized way so that the results obtained could be compared. The samples were dried at 60 ° C to remove excess moisture. Then they were quarteted and headed for the densimetric process. After the densimetric process at densities 1.3 to 2.2, immediate ash analysis was followed. With the densimetric and chemical results the densimetric separability curves were plotted. Regarding the washability aspects of the coal, despite the difference in cut density in the two cyclones of dense medium, there is a high release of the organic material in relation to the inorganic material in the densities 1,3; 1.4; And 1.5g / cm3 due to the process of formation of the coal and the carbonization time with which this organic matter was submitted presenting greater difficulties of separation in the density 1,3 in the two cyclones. The evaluated parameters were: cut density (D50), Mean Probable Error (EPM) and Imperfection (I). Cyclones showed satisfactory performances. The Dmc1 and Dmc2 presented a good cutting efficiency with an accuracy index of 0.02 and 0.05 respectively. Therefore, even with very variable feeding, the cyclones showed a very similar performance, due to the independence of the density distribution in the feed.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

ANTÓNIO, Júlio. "Análise da cadeia produtiva de batata reno na Região do Vale do Zambeze (Moçambique): estrutura de produção, governança e coordenação." Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2009. http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/4560.

Full text
Abstract:
Submitted by (edna.saturno@ufrpe.br) on 2016-05-31T15:21:06Z No. of bitstreams: 1 Julio Antonio.pdf: 3478406 bytes, checksum: 71d285e2263140debca35a68ded45c6e (MD5)
Made available in DSpace on 2016-05-31T15:21:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Julio Antonio.pdf: 3478406 bytes, checksum: 71d285e2263140debca35a68ded45c6e (MD5) Previous issue date: 2009-12-14
Since the beginning of implementation of trade Protocol in SADC, in January of 2001, progress has been achieved in the food supply system in Mozambique. This was a result of intraregional trade liberalization in several areas including goods and services, new information technologies and access. Such progress have provoked significant changes in the productive base, improving linkages along production clusters and raisin the competitiveness. Thus, in this study, we investigate the Irish potato production chain and the determinants of the transactions relationship between the local farmers with exporting intermediate (wholesale and retail) in the Zambezi Valley region in Mozambique. The theory of transaction costs was used to examine the current contractual strategies in use among the stakeholders along the Irish potato production chain. To understand the specificities of contractual mechanism and the competitive environment, we firstly developed the model which encompasses the contractual relations in the production chain, and general description of stakeholders and the analysis of the transactions between the local farmers and intermediate was undertaken. A key result of our analysis is that both the local farmers and the intermediate traders – wholesalers and retail - are guided by three different marketing and contractual strategies, namely the implicit contracts, the partnership and integration in the production, and the free market strategy. The common social networks co-ordinate the activities of the potato chain production, and the distribution chain based on these types of networks possible the instantaneous substitution of its members so that the production is commercialized in the national market.
Desde o início de implementação do Protocolo sobre trocas comerciais na SADC, em janeiro de 2001, tem havido progressos no sistema de abastecimento de alimentos moçambicano, resultantes da liberalização do comércio intraregional em matéria de bens e serviços, do desenvolvimento de novas tecnologias de informação e da melhoria das principais vias de acesso. Tais mudanças têm provocado alterações significativas na base produtiva, aumentando a interdependência entre os segmentos produtivos e elevando a competitividade. A pesquisa tem como objetivos analisar a estrutura da cadeia produtiva de batata reno no Vale do Zambeze, em Moçambique e as determinantes para a escolha das estruturas de governança que fazem com que os produtores de batata reno transacionem mais com intermediários exportadores do que os intermediários nacionais. A partir da Teoria dos Custos de Transação são discutidas as estratégias contratuais de suprimento das unidades de produção de batata reno e comercialização atacadista e varejista. Para o entendimento das relações contratuais, o do ambiente competitivo, na primeira fase, desenvolveu-se um modelo de análise sistêmica da cadeia e, em seguida descreveu-se a estrutura da cadeia produtiva, os ambientes institucional, organizacional e tecnológico. Finalmente, fez-se a análise das transações e estruturas de governança entre os segmentos e, a coordenação sistêmica da cadeia produtiva. Os resultados permitiram identificar que coexistem três arranjos contratuais: mercado e dois híbridos: contratos implícitos e parceria na produção. As redes sociais consuetudinárias coordenam as atividades da cadeia produtiva de batata reno do Vale do Zambeze, e que no canal de distribuição baseado nesses tipos de redes não possível a substituição instantânea de seus membros para que a produção seja comercializada no mercado nacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Notice, Joaquim [UNESP]. "Sistemas socioecológicos, resiliência e as comunidades locais de Cateme: os impactos da mineração do carvão em Moatize, Moçambique, no período de 2010-2014." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2017. http://hdl.handle.net/11449/152358.

Full text
Abstract:
Submitted by JOAQUIM NOTICE null (jonotice@yahoo.com.br) on 2017-12-19T15:17:09Z No. of bitstreams: 1 JOAQUIM NOTICE_TESE IGCE UNESP.pdf: 13535830 bytes, checksum: d5599a7623394733758b73d7e516a24c (MD5)
Approved for entry into archive by Adriana Aparecida Puerta null (dripuerta@rc.unesp.br) on 2017-12-19T18:10:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 notice_j_dr_rcla.pdf: 13535853 bytes, checksum: f853cc8c929efcbfca0c1bbd3e6891cd (MD5)
Made available in DSpace on 2017-12-19T18:10:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 notice_j_dr_rcla.pdf: 13535853 bytes, checksum: f853cc8c929efcbfca0c1bbd3e6891cd (MD5) Previous issue date: 2017-11-10
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Esta pesquisa resulta da perspectiva de verificação dos efeitos degradantes da ação das mineradoras concessionadas para a exploração do carvão em Moatize, Moçambique, com objetivo de analisar os impactos adversos sobre as comunidades locais de Cateme, fruto da relação direta entre livrar-se da pobreza que o país se encontra mergulhado desde a sua independência, e o quadro legal do processo em território moçambicano, que envolvessem investimentos privados, nacionais e estrangeiros, suscetíveis de contribuir para o desenvolvimento e o bem-estar social do país. A hipótese é de que as comunidades locais de Moatize acreditam na possibilidade do aparecimento de mais empresas, tal como a Vale Moçambique, para a extração dos recursos naturais nos seus lugares de origem, gerando assim piores condições de vida para elas. A metodologia do interacionismo simbólico, articulado principalmente por uma abordagem etnográfica, nos permitiu junto das populações abrangidas pelo processo de reassentamento em Cateme, mesmo nas cidades de Moatize e Tete, constatar a situação deplorável derivada da exploração desequilibrada e não sustentável do carvão na província de Tete. Diante disso, como forma de oferecer informações para o resgate da concordância e o conforto das comunidades locais, trabalhamos com a presente tese, fundamentados nas teorias de resiliência de comunidades e dos sistemas socioecológicos, justificada no contexto de um processo atual que envolve a superação de condições adversas das comunidades locais em suas vidas, fortalencendo os processos de resiliência comunitária. Entendemos, ao partirmos deste estudo, buscar uma relação socioecológica mais justa e responsável, contemplando a sustentabilidade das diversas comunidades locais, por meio de uma gestão ambiental participativa e adaptativa, integrando as instituções governamentais, as multinacionais e a população, na tomada de decisões e de políticas públicas voltadas à conservação dos recursos naturais e à preservação das raízes socioculturais tradicionais, cooperando no desenvolvimento da resiliência das comunidades envolvidas, a fim de proporcionar uma qualidade de vida e ambiental adequada para a população em Moçambique, diante das transformações referentes às multifuncionalidades de suas paisagens.
This research results from the perspective of verifying the degrading effects of coal mining operations in Moatize, Mozambique, in order to analyze the adverse impacts on the local communities of Cateme, as a result of the direct relationship between getting rid of poverty The country has been immersed since its independence and the legal framework of the process, in Mozambican territory, involving private investments, national and foreign, likely to contribute to the development and social welfare of the country. The hypothesis is that the local communities of Moatize believe in the possibility of the appearance of more companies, such as Vale Moçambique, to extract natural resources in their places of origin, thus generating worse living conditions for them. The methodology of symbolic interactionism, articulated mainly by an ethnographic approach, allowed the populations affected by the resettlement process in Cateme, even in the cities of Moatize and Tete, to note the deplorable situation derived from the unbalanced and unsustainable exploitation of coal in the province of Tete. Therefore, as a way to offer informations to the recovery of the concordance and comfort of local communities, we work with the present thesis, based on the resilience theories of communities and socioecological systems, justified in the context of a current process that involves overcoming conditions Local communities in their lives, strengthening community resilience processes. We intend to seek a more just and responsible socioecological relationship, taking into account the sustainability of the various local communities, through participatory and adaptive environmental management, integrating governmental institutions, multinationals and the population, in decision-making and of public policies aimed at the conservation of natural resources and the preservation of traditional socio-cultural roots, cooperating in the development of the resilience of the communities involved, in order to provide a suitable quality of life and environmental for the population in Mozambique, in face of the transformations regarding the multifunctional Its landscapes.
CNPq: 190668/2013-0
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Vale Moçambique"

1

Rodrigues, Maria da Conceição. A presença portuguesa no vale do Zambeze: Zumbo e Cachomba : província de Tete, Moçambique : estudo arqueohistórico. [Lisboa]: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Vale Moçambique"

1

Costa, Claudia Wanzeler da, Douglas da Silva Ferreira, and Renata Gonçalves Tedeschi. Cenários de mudanças climáticas nas áreas operacionais internacionais da Vale tendo em vista a análise dos riscos: projeções para Moçambique no horizonte de 2020 a 2050. ITV, 2019. http://dx.doi.org/10.29223/prod.tec.itv.ds.2019.30.costa.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography