To see the other types of publications on this topic, follow the link: Vazão da descarga.

Journal articles on the topic 'Vazão da descarga'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Vazão da descarga.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Cavalcante, Andrea Almeida. "Distribuição Temporal de Descargas e Alterações Morfológicas em Rios Semiáridos: O Rio Jaguaribe no Ceará, Brasil." Geography Department University of Sao Paulo 35 (July 24, 2018): 28–36. http://dx.doi.org/10.11606/rdg.v35i0.133598.

Full text
Abstract:
Este trabalho objetiva analisar a frequência de fluxos e a distribuição temporal de descargas para verificar os fluxos responsáveis pelas maiores alterações na morfologia do rio Jaguaribe-Ce, considerando as interferências da barragem do Castanhão. Foram utilizados dados de vazões diárias de 7 estações na bacia do Jaguaribe, utilizando a distribuição estatística de Gumbel para análises dos intervalos de recorrência (IR). As permanências de fluxos foram calculadas pela compartimentação dos intervalos de vazões médias diárias. A descarga de sedimentos em suspensão correlacionada às permanências de fluxos mostrou uma ideia da descarga efetiva, aqui entendida como descarga morfológica. Os resultados para IR revelaram que as maiores vazões observadas nas estações estão em cotas relativas acima de 6m. Plotando as cotas nos perfis transversais verificou-se que Q1,5 varia entre as cotas de 1,5m e 4,6m. Para Q2,33 tais cotas variaram entre 3,7m e 5,5m, indicando que esta se aproxima da vazão de recorrência para bankfull. As permanências de fluxos indicaram que vazões abaixo de 10 m3/s predominam nas estações. Na estação Peixe Gordo foi observado que após a construção da barragem, fluxos entre 10 e 20 m3/s passaram a ser predominantes no canal. Isso refletiu em alterações na descarga efetiva nesse trecho que passou a ter uma condição favorável para transporte nesse intervalo. Nas demais estações, a vazão de descarga efetiva ficou no intervalo de 100-199 m3/s. Assim, os resultados indicam que as descargas de bankfull não exerce papel fundamental na morfologia do rio Jaguaribe, sendo a vazão de 100-199 m3/s as principais no transporte em suspensão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

ANDRADE NETO, João Silva de, Letícia Thiesen RIGON, Elírio Ernestino TOLDO JR., and Carlos A. F. SCHETTINI. "Descarga sólida em suspensão do sistema fluvial do Guaíba, RS, e sua variabilidade temporal." Pesquisas em Geociências 39, no. 2 (August 31, 2012): 161. http://dx.doi.org/10.22456/1807-9806.35910.

Full text
Abstract:
O presente trabalho apresenta uma avaliação da variação temporal da descarga sólida em suspensão no sistema fluvial do Guaíba. Foi utilizada uma base de dados históricos entre 2003 a 2006, constituída de vazões diárias dos rios afluentes (rios Jacuí, Sinos e Caí), e da turbidez da água monitorada em intervalos de 30 minutos na estação de tratamento de água do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE). Os dados de turbidez foram convertidos em concentração de sedimentos em suspensão (CSS) através da calibração do sensor de turbidez com amostras de sedimentos em suspensão coletadas no Guaíba. Também foi realizada uma validação da estação de monitoramento para verificar se os dados obtidos a partir da estação representavam as condições simultâneas no Guaíba. Os dados de turbidez foram reduzidos para médias diárias. Foi elaborada a curva chave de CSS (em kg.m-3) em função da vazão (Q em m3.s-1), representada por CSS(Q) = 0,0057 + 0,0045 Q 0,2884 com r2 = 0,68. A descarga sólida em suspensão foi obtida pelo produto simples entre a vazão e a CSS. Os resultados demonstraram que a descarga sólida em suspensão varia consideravelmente ao logo do tempo, principalmente durante eventos de alta vazão de curta duração. A maior parte dos sedimentos em suspensão é transportada com valores de vazões entre 1.000 e 3.000 m3.s-1 e representou 47,2% do total. O valor médio de descarga sólida transportada para a Lagoa dos Patos entre os períodos de 2003 a 2006 foi da ordem de 1,1 x 106 t/ano, o que representa uma exportação da ordem de 400.000 m3 de sedimentos (2.650 kg/m3) da bacia de drenagem do rio Guaíba para os sistemas deposicionais lagunares e, posteriormente a plataforma continental adjacente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

ZANIN, Paulo Rodrigo, Nadia Bernardi BONUMÁ, and Davide FRANCO. "COMPORTAMENTO HIDROSSEDIMENTOLÓGICO DE BACIA HIDROGRÁFICA COM RESERVATÓRIO." Geosciences = Geociências 36, no. 1 (March 29, 2017): 185–203. http://dx.doi.org/10.5016/geociencias.v36i1.12304.

Full text
Abstract:
O represamento hídrico altera a hidrodinâmica do escoamento fluvial e dos processos de transporte e deposição de sedimentos. O presente trabalho tem por objetivo amostrar e analisar o comportamento de sedimentos suspensos em uma bacia hidrográfica de 5ª ordem fluvial, que possui um reservatório d'água em seu exutório. Foram realizadas 20 campanhas de amostragem de sedimentos em suspensão, de 2 a 3 metros a montante da barragem, em quatro profundidades da coluna d´água. Para amostrar a mistura água-sedimentos da descarga do reservatório foi utilizado um novo amostrador de sedimentos em suspensão, assim como um novo método de amostragem, dimensionalisados para esta represa. Os resultados do monitoramento mostraram que a concentração de sedimentos suspensos perto do fundo do reservatório é maior do que na superfície do mesmo, sendo que a amostragem do dia 05/09/14 indicou a ocorrência de correntes de turbidez de fundo. A análise estatística dos dados mostra que o sedimento em suspensão não responde rápidamente aos eventos de precipitação, havendo um retardo entre o pico da vazão e os valores máximos da descarga de sedimentos do reservatório. Com esta análise foram identificados dois processos hidrossedimentológicos reponsáveis pela descarga sólida desta represa. No entanto, somente um destes processos foi totalmente caracterizado, o qual é desencadeado pela chuva diária ocorrida entre o atraso temporal de 1 a 2 dias, gerando incremento de água e sedimentos na vazão com atraso de 1 dia, determinando parte da concentração de sedimentos na vazão do dia da amostragem. Já o outro processo, referente a vazão com atraso de 2 dias, que possui maior determinação nos sedimentos suspensos do dia da amostragem, ainda carece de uma maior amostragem espaço/temporal de precipitação e sedimentos suspensos para caracterização de sua gênese, podendo ser devido ao fenômeno de histerese.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Boian, Raul Francischini, Dhiogo Okumoto Macedo, Paulo José Alves de Oliveira, and Johannes Gerson Janzen. "Comparação entre as equações de FAVAD e geral para avaliação da vazão perdida por meio de vazamentos em sistemas urbanos de distribuição de água." Engenharia Sanitaria e Ambiental 24, no. 6 (December 2019): 1073–80. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522019195402.

Full text
Abstract:
RESUMO Este artigo modela um sistema de distribuição de água (SDA) real com um grande número de vazamentos para determinar se existe diferença entre a vazão perdida pelo SDA predita pela equação de FAVAD e pela equação geral. Foi estudado o efeito da área e da quantidade dos vazamentos não visíveis, da área dos vazamentos potencialmente detectáveis, da carga de pressão e do coeficiente de descarga sobre a vazão perdida do SDA usando planejamento fatorial. Os resultados mostram que os três fatores significativos em ordem decrescente são: a área de vazamentos potencialmente detectáveis, a interação entre a área de vazamentos potencialmente detectáveis e a carga de pressão e a área de vazamentos de fundo. A quantidade de vazamentos não visíveis e o coeficiente de descarga não influenciam a diferença entre a equação de FAVAD e a geral, nem como fator principal tampouco como interação com outros fatores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

SCOTTÁ, Fernando Comerlato, Mauro Michelena ANDRADE, Jair WESCHENFELDER, Elírio Ernestino TOLDO JR, and José Carlos Rodrigues NUNES. "Descarga líquida e sólida em suspensão no Rio Guaíba, RS, Brasil." Pesquisas em Geociências 47, no. 3 (December 17, 2020): e094818. http://dx.doi.org/10.22456/1807-9806.109983.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é calcular a descarga líquida (Qliq) e descarga sólida (Qss) no Rio Guaíba utilizando um sensor perfilador acústico de correntes por Doppler (PACD) comparar a Qliq medidas com a vazão dos rios tributários, oscilações de nível da água, direção e intensidade dos ventos. Foi criada uma equação de calibração do PACD para estimar a concentração de sedimentos em suspensão (CSS) e Qss comparando dados do método gravimétrico in situ e de retroespalhamento acústico do PACD. Uma relação exponencial se adaptou melhor no conjunto de dados, com R² de 0,7. Foi possível realizar um estudo abrangente sobre as variáveis Qliq e Qss no Guaíba. Os dados de Qliq medidos possuem valores próximos à soma dos dados de vazão dos rios Jacuí, Taquarí, Caí e Sinos. Não foi possível ajustar uma curva-chave entre vazão e a régua localizada no Cais Mauá devido as oscilações do vento que alteram o nível da água na desembocadura deste sistema fluvial, inclusive com situações de inversão do fluxo registradas nos perfis de corrente que foram relacionadas com a ocorrência de ventos nos quadrantes S e SE. Para a variável Qss, os valores apresentaram grande variabilidade, com mínimos e máximos de 776 a 118.130 t/dia. A possibilidade da calibração do sensor PACD para estimar o CSS no Guaíba serve como base para estimar a quantidade de volume de sedimentos que ingressam no Guaíba.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Bandeira, Ivanoska Salgado de Assis, José Wallace Barbosa do Nascimento, and Francisco de Assis Santos e. Silva. "ANÁLISE DE FLUXO DE RAÇÃO AVÍCOLA E FARELO DE TRIGO EM SILOS PRISMÁTICOS." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 3, no. 2 (August 1999): 233–38. http://dx.doi.org/10.1590/1807-1929/agriambi.v3n2p233-238.

Full text
Abstract:
RESUMO Objetivando-se analisar o comportamento do fluxo de ração avícola e farelo de trigo, foi confeccionado um modelo reduzido de silo prismático, com paredes em acrílico transparente e conformação ziguezague. No presente trabalho determinou-se, também, a vazão média dos produtos em função da altura do corpo do silo. Para obtenção dos resultados da análise de fluxo foram feitas seqüências fotográficas do produto original, intercalado por camadas do produto tingido de vermelho, enquanto para a vazão média de descarga foi adotado o delineamento estatístico inteiramente casualizado, com arranjo fatorial 3 x 3 x 2 (teor de gordura, relação altura/lado e área do orifício de saída) com três repetições, cujos resultados mostraram que o acréscimo do teor de gordura e a área do orifício de descarga do modelo influenciaram no tipo de fluxo dos produtos estudados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Teixeira, Marconi Batista, Ralini Ferreira de Mello, and Rubens Duarte Coelho. "COEFICIENTE DE DESCARGA DE EMISSORES DE PIVÔ CENTRAL." IRRIGA 12, no. 1 (March 27, 2007): 123–34. http://dx.doi.org/10.15809/irriga.2007v12n1p123-134.

Full text
Abstract:
COEFICIENTE DE DESCARGA DE EMISSORES DE PIVÔ CENTRAL Marconi Batista Teixeira; Ralini Ferreira de Melo; Rubens Duarte CoelhoDepartamento de Engenharia Rural, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de São Paulo, Piracicaba, SP, marconi@esalq.usp.br 1 RESUMO Com objetivo de avaliar o coeficiente de descarga para diferentes diâmetros de bocais de aspersores fixos para pivô central, analisou-se 35 bocais de diferentes diâmetros com três repetições, totalizando 105 bocais ensaiados. Para a medição da pressão e vazão, foram utilizados, respectivamente, um manômetro digital e um medidor magnético indutivo de vazão. Foi utilizada água tratada com temperatura ambiente 25oC. Os resultados mostraram que para os menores diâmetros de bocais (diâmetro nominal variando de 2,0 até5,4 mm) o coeficiente de descarga apresentou alguns valores superiores a 1,0; mostrando que com o aumento da pressão ocorre vazamento entre as partes que compõem o bocal, resultando numa vazão superior à esperada, mascarando o valor de Cd. Já os bocais com diâmetro superior a5,4 mm não apresentaram tais vazamentos, sendo registrados valores de coeficiente de descarga na faixa tradicional de bocais (0,92 – 0,98). UNITERMOS: dimensionamento hidráulico, uniformidade, bocais TEIXEIRA, M. B.; MELO, R. F. de; COELHO, R. D. DISCHARGE COEFFICIENTS OF CENTER PIVOT EMITTERS 2 ABSTRACT Aiming to evaluate the discharge coefficient of different diameters of center pivot emitters, 35 nozzles of different diameters (three replications, totalizing 105 nozzles) were analyzed. A digital manometer and an inductive magnetic meter were used to measure hydraulic pressure (kPa) and flow rate (m3 h-1). Treated water at a 25ºC temperature was used in the experiment. The results showed that some discharge coefficient values were higher than 1.0 for small diameters (from 2.0 to5.4 mm), showing that a pressure increase caused a leak resulting in high flow values when compared to theoretical orifice equation (discharge coefficient). Nozzle diameters that were up to5.4 mm did not present leaking problems related to pressure increase, recording traditional values for discharge coefficient: 0.92 – 0.98. KEYWORDS: hydraulic design, uniformity, nozzle
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Vasconcellos, Arnulfo Barroso de, Ângelo Bernardo Bridi, Luciana Oliveira da Silva Lima, Carlos Henrique Beuter, and Teresa Irene Ribeiro de Carvalho Malheiro. "Eficiência Elétrica e Distorções Harmônicas com o uso dos Conversores de Frequência nos Sistemas de Bombeamento de Água." E&S Engineering and Science 2, no. 1 (November 5, 2014): 43–52. http://dx.doi.org/10.18607/es201422066.

Full text
Abstract:
O uso dos conversores de frequência no acionamento dos motores de indução das bombas centrífugas permite controlar a vazão de descarga proporcionada pelos sistemas de bombeamento através da rotação da bomba. O método de controle da vazão através da rotação da bomba, em termos de eficiência energética é muito mais eficaz nas reduções do consumo de energia elétrica ativa e da demanda de potência do que o método de controle feito através da regulagem na abertura da válvula ou registro. Porém, o uso do conversor de frequência gera harmônicos de corrente, ao quais podem distorcer a forma de onda senoidal da tensão da rede de fornecimento de energia elétrica. Dentro deste contexto, este artigo visa mostrar vantagens na redução da vazão em sistemas de bombeamento com o uso dos conversores de frequência, mas principalmente mostrar que é preciso atenção especial aos harmônicos gerados com a utilização destes equipamentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Matos, José de Arimatea de, and Carlos Renato Alves Ragoso. "CARACTERIZAÇÃO DA PERFORMANCE HIDRÁULICA DE DOIS EMISSORES TIPO MICROASPERSOR." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 1, no. 1 (December 1997): 17–20. http://dx.doi.org/10.1590/1807-1929/agriambi.v1n1p17-20.

Full text
Abstract:
RESUMO Avaliaram-se as características hidráulicas de dois emissores de irrigação localizada, tipo micoraspersor Carborundum, modelo MSIII, tendo sido analisados o coeficiente de variação de fabricação e a equação característica da relação vazão-pressão. De acordo com a classificação da ASAE, quanto ao coeficiente de variação de fabricação os microaspersores avaliados são considerados médio. Com os dados obtidos da relação de vazão versus pressão encontrou-se a equação característica de cada microaspersor. O de bocal verde claro apresentou a quação q = 6,9235H0,3804, com coeficiente de determinação (R2) de 0,98 e regime de fluxo considerado plenamente turbulento. O de bocal rosa apresentou equação q = 28,78H0,0853, com um R2 igual a 0,80 e, de acordo com seu expoente de descarga, é considerado auto-compensante; quanto ao fenômeno de histerese, sua amplitude foi considerada desprezível.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Vestena, Leandro Redin. "Análise da dinâmica hidrossedimentológica em uma bacia hidrográfica no sul do Brasil." Sociedade & Natureza 21, no. 3 (December 2009): 413–24. http://dx.doi.org/10.1590/s1982-45132009000300014.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem por objetivo analisar a dinâmica hidrossedimentológica em uma bacia hidrográfica no sul do Brasil, por meio da descarga líquida (Q) e da concentração de sedimento em suspensão (C SS), monitorados automaticamente por sensores. A Q e a C SS foram comparadas em 25 eventos pluviométricos, na bacia hidrográfica do Caeté, Alfredo Wagner/SC, entre setembro de 2006 e março de 2008, por meio das análises de regressão, correlação e do comportamento das variáveis ao longo do tempo (histerese). A C SS máxima não apresentou bons índices de correlação com a pluviosidade total e com a descarga líquida máxima, mas sim com a pluviosidade máxima (intensidade). Os índices de correlação entre vazão e C SS apresentaram coeficiente de Pearson (R) superior a 0,70 em 56% dos eventos. Contudo, verificou-se que, na ascensão do hidrograma, os índices de correlação são baixos, enquanto na recessão altos. A relação entre descarga líquida e concentração de sedimento em suspensão apresentou comportamento do tipo figura oito, com pico de concentração de sedimento em suspensão que antecede o da vazão, com a presença de mais de um pico por evento, representada por uma curva no sentido horário, seguida por outra curva no sentido anti-horário. Por fim, constatou-se que o monitoramento automático é de extrema importância para o entendimento da dinâmica dos processos hidrossedimentológicos, por possibilitar medições contínuas em intervalos de tempos pequenos (minutos), pois dados obtidos em intervalos de tempos grandes (dias) podem esconder variações e comportamentos significativos da dinâmica dos processos hidrossedimentológicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Rolim, Pedro Alberto Moura, Joaquim Carlos Barbosa Queiroz, Edmir Dos Santos Jesus, and Leidiane Leão de Oliveira. "Uso da modelagem hidrológica para calibração de curva-chave de vazão em Rio Amazônico com efeito de remanso." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 11, no. 5 (June 5, 2020): 273–83. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2020.005.0026.

Full text
Abstract:
O presente trabalho apresenta um método simplificado para calibração de curva de descarga, desconsiderando a correção da vazão pela declividade da linha de água e o método do desnível normal. A aplicação deste modelo estatístico, com base na análise de regressão linear à calibração de curva-chave em estação fluviométrica instável, sob efeito de remanso, foi aplicado na Sub-Bacia do rio Tapajós no Posto Fluviométrico de Itaituba, inclusa na Região Hidrográfica Amazônica. Os dados de medições de descargas realizadas em Itaituba e dos níveis fluviométricos do posto de Santarém na confluência dos rios Amazonas/Tapajós, foram obtidos do Banco de dados da Agência Nacional de Águas para a calibração e validação deste modelo proposto. Os índices para avaliar a eficiência do ajustamento da equação calibrada encontrados foram o coeficiente de correlação múltipla (R = 0,9454), coeficiente de Nesh-Sutecliffe (CNS = 0,8938) e do coeficiente de desvio (D= 4,86%). A equação desenvolvida do modelo para calibração da curva chave com efeito de remanso indicou muito bom ajuste conforme estatística de avaliação de desempenho, apresentada. Estes resultados evidenciam a aplicabilidade do modelo em postos fluviométricos que apresentarem curva-chave instável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

MANIQUE, Guilherme Algemiro, Carla De Abreu D'AQUINO, and Carlos Augusto França SCHETTINI. "Transporte de sedimentos em suspensão em um estuário altamente estratificado sob condições de descarga fluvial transiente." Pesquisas em Geociências 38, no. 3 (December 31, 2011): 225. http://dx.doi.org/10.22456/1807-9806.35159.

Full text
Abstract:
O presente trabalho investiga o regime hidrodinâmico e o transporte de sedimentos em suspensão no estuário do rio Araranguá sob condições de descarga fluvial transiente após um pico de vazão. Uma campanha de campo foi realizada em maio de 2006 durante a qual foram registrados dados de nível da água, velocidade e direção de correntes, salinidade e concentração de sedimentos em suspensão (CSS). Dados de correntes foram obtidos com o fundeio de um perfilador de correntes por efeito Doppler, a partir do qual foi também estimada a CSS através do retro-espalhamento acústico. A campanha foi realizada durante a fase de recessão do hidrograma de cheia, com a descarga fluvial diminuindo de 120 para 30 m3s-1 em um período de 50 horas. Durante este período ocorreu uma significativa mudança da distribuição longitudinal da salinidade, bem como das correntes e da CSS. As correntes responderam ao pico de descarga passando de um regime barotrópico com sentido a jusante para um regime baroclínico em duas camadas, com correntes com sentido a jusante na camada superficial, e sentido a montante na camada de fundo. O transporte de sedimentos em suspensão foi diretamente relacionado com as correntes, passando de um regime de exportação durante o pico de descarga para um regime de importação na camada de fundo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Leite, Luiza Teodoro, Ricardo Nagamine Costanzi, and Rafael Montanhini Soares de Oliveira. "ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DO SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE ÁGUAS PLUVIAIS DA UTFPR – CAMPUS LONDRINA." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 9 (May 29, 2020): 133. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v9e02020133-152.

Full text
Abstract:
Os sistemas de aproveitamento de águas pluviais são apontados como uma importante fonte hídrica para atender às demandas de água. Em geral, o volume do reservatório determina por processos de simulação a eficiência do sistema. Dependendo do modelo de cálculo adotado, o sistema de aproveitamento pode ser super ou subdimensionado para o perfil de precipitação da região. Este trabalho apresenta um estudo sobre a eficiência do sistema de captação de águas pluviais instalado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Londrina- UTFPR-LD. O reservatório foi analisado pela simulação da operação. A análise das perdas por extravasamento e falhas do fornecimento de água, bem como do consumo de água pluvial medido para uso nos vasos sanitários nas edificações foi considerado. Assim, a análise por simulação determina o tamanho ótimo do volume de reservação. A vazão para os vasos sanitários com válvula de descarga foi medida e constatou-se um valor médio de 1,32 l.s-1 com um desvio padrão de 0,3 l.s-1. O período de retorno financeiro do sistema foi de aproximadamente 3 anos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Da Silva, José Lourenço Alves, and Célia Alves De Souza. "VARÍAVEIS HIDROSSEDIMENTOLÓGICAS E NÍVEIS DE DEGRADAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DE PROTOCOLOS DE AVALIAÇÃO RÁPIDA DE RIOS, ENTRE A BAÍA DA PALHA E O SADAO NO CORREDOR FLUVIAL DO RIO PARAGUAI." Geo UERJ, no. 35 (December 21, 2019): e35448. http://dx.doi.org/10.12957/geouerj.2019.35448.

Full text
Abstract:
O rio Paraguai é um dos principais agentes modeladores do ambiente pantaneiro, suas mudanças hidromorfológicas estão vinculadas ao seu regime hídrico sua dinâmica fluvial e atividades antrópicas. O presente estudo objetivou avaliar os aspectos hidrossedimentológicos e o nível de degradação ambiental a partir de aplicação dos protocolos de avaliação rápida de rios - Pars, entre a Baía da Palha e o Sadao no corredor fluvial rio Paraguai. Para o desenvolvimento da pesquisa utilizou se algumas etapas. Trabalho de gabinete, trabalho de campo e de laboratório. Na etapa gabinete, foram realizadas pesquisas bibliográficas, perfis transversais e organização dos dados, no trabalho de campo, observação; aplicação de protocolos de avaliação rápida de rios; batimetria e velocidade do fluxo, coleta de amostras de água e sedimentos. Na análise laboratorial, foram realizadas análises: granulométrica (dispersão total e método de peneiramento), método de evaporação (concentração de sedimentos). Os Protocolos de Avaliação Rápida indicaram situações regulares para a margem esquerda das seções 1 e 5. Nas seções transversais no rio Paraguai, a velocidade do fluxo variou entre 0,30 a 0,71 m/s, a profundidade média da lâmina de água entre 3,5 a 8,16 m, a vazão ficou entre 141,90 a 865,57 m³/s, a descarga sólida variou 245,20 a 1.496, t/dia. Nas seções localizadas na baía da Palha a velocidade do fluxo variou entre 0,09 a 0,97 m/s, a profundidade média da lâmina de água entre 0,46 a 7,06 m, a vazão ficou entre 0,29 a 673,95 m³/s, e a descarga sólida variou de 53,74 a 2.329,17 t/dia. O uso antrópico influenciou diretamente em alterações na área de estudo em questão, porém a dinâmica de mudanças do rio Paraguai ocorre de forma natural desconfigurando suas feições através de deposições sedimentológicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Correia, Wagner, Ana Francisca Gomes da Silva, Valéria Flávia Batista-Silva, Dayani Bailly, Renata Ruaro, and Aparecido Leandro Zwang Helfenstein. "Water Quality of a Stream Subject to the Release of Industrial Effluent in an Environmental Protected Area." Revista em Agronegócio e Meio Ambiente 8, Ed.esp. (May 20, 2015): 9. http://dx.doi.org/10.17765/2176-9168.2015v8ned.esp.p9-25.

Full text
Abstract:
This study evaluated the water quality of the Peri-Poçu Stream, Upper Paraná River basin, which is subjected to the effects of daily discharge of industrial effluent. Water samples were collected in August, September, November and December, 2013, at three sites (discharge of the effluent, upstream and downstream). At these sites, we determined temperature, pH, electrical conductivity (EC), dissolved oxygen (DO), biochemical oxygen demand (BOD) and flow (Q). The pollutant load was estimated at each site to assess the role of the effluent as a polluter. From the ordination generated by the Principal Components Analysis we observed a clear spatial distinction, with the sites of discharge and downstream distinguished from the upstream site by the highest EC, BOD and pH, and by the lowest values of DO and Q. The mean values of the pollutant load were significantly different between sites, with the highest value found at the site of effluent discharge. The results highlight the need for efforts to better manage of water resources in the Mato Grosso do Sul State, especially those located in protected areas as is the case of the Peri-Poçu Stream in order to reduce costs to combat water pollution a and conserve natural resources. Qualidade da Água de um Córrego Sujeito a Descarga de Efluente Industrial em uma Área de Proteção Ambiental Este estudo avaliou a qualidade da água do córrego Peri-Poçu, bacia do alto rio Paraná, o qual está sujeito aos efeitos do despejo diário de efluente industrial. Amostras de água foram obtidas em agosto, setembro, novembro e dezembro/2012, em três pontos (descarga do efluente, montante e jusante). Foram determinados para os diferentes pontos: temperatura, pH, condutividade elétrica oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio e vazão. Para avaliar a contribuição do efluente como agente poluidor foi estimada a carga poluidora em cada ponto. A partir da ordenação gerada pela Análise de Componentes Principais observou-se nítida distinção espacial, com os pontos de descarga e jusante separarando-se do ponto montante pelos maiores valores de condutividade elétrica, demanda bioquímica de oxigênio e pH e pelos menores valores de oxigênio dissolvido e vazão. Os valores médios da carga poluidora diferiram significativamente entre os pontos, com o maior valor registrado no ponto de descarga do efluente. Os resultados evidenciam a necessidade de esforços para melhor gerenciamento dos recursos hídricos no estado do Mato Grosso do Sul, especialmente daqueles situados em unidades de conservação como é o caso do córrego Peri-Poçu, a fim de diminuir os custos de combate à poluição das águas e conservar os recursos naturais existentes. PALAVRAS-CHAVE: Recursos Hídricos; Parâmetros Físico-Químicos; Impactos Ambientais; Monitoramento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Souza, Vinicius Alexandre Sikora de, Otto Corrêa Rotunno Filho, Daniel Medeiros Moreira, Anderson Paulo Rudke, and Marcela Rocha Tortureli de Sá. "Dinâmica do desmatamento na Amazônia e seus impactos na hidrologia: bacia do Rio Machadinho – Rondônia/Brasil." Ciência Florestal 29, no. 3 (September 30, 2019): 1004. http://dx.doi.org/10.5902/1980509835333.

Full text
Abstract:
A bacia hidrográfica do rio Machadinho é um exemplo de ocupação desordenada presente na região amazônica, na qual foram desmatadas grandes áreas com consequente conversão da floresta em pastagens e em núcleos urbanos. O presente trabalho tem o objetivo de analisar os impactos na hidrologia (vazão, precipitação e evapotranspiração) da bacia do rio Machadinho diante de sua dinâmica de ocupação antrópica. Primeiramente, analisaram-se mudanças na cobertura da terra usando imagens do sensor Landsat 5-TM para os anos 1984, 1997 e 2011. A variável vazão foi avaliada quanto a sua sensibilidade mediante o emprego do modelo SWAT para determinar a descarga líquida fixando-se os padrões climáticos e variando-se os cenários históricos de cobertura da terra. A precipitação, obtida por meio de dados do CHIRPS para o período de 1981 a 2017, e a evapotranspiração, estimada via dados do SSEBop entre os anos de 2002 a 2017, foram tratadas como variáveis geoespaciais distribuídas na bacia, com tendências de comportamento de suas séries históricas aferidas por meio do teste Mann-Kendal. Os resultados obtidos mostraram que a ocupação da bacia deu-se de maneira desordenada, cuja área com pastagem passou de 2,6% no ano de 1984 para 45,9% no ano de 2011, sendo a maior conversão observada na nascente do corpo hídrico principal, o que evidenciou uma maior produção de vazão pelo modelo SWAT, que adequadamente captou a variação dessa variável. Adicionalmente, observou-se tendência de redução pluviométrica nos meses mais chuvosos, enquanto detectou-se elevação da evapotranspiração nos meses mais quentes. Nesse sentido, é importante ressaltar que o desmatamento da região tende a reduzir a disponibilidade hídrica para a bacia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Gonçalves, Roger Dias, and Hung Kiang Chang. "MODELO HIDROGEOLÓGICO DO SISTEMA AQUÍFERO URUCUIA NA BACIA DO RIO GRANDE (BA)." Geosciences = Geociências 36, no. 2 (October 18, 2017): 205–20. http://dx.doi.org/10.5016/geociencias.v36i2.11132.

Full text
Abstract:
O Sistema Aquífero Urucuia representa um manancial estratégico no oeste baiano. Seu fluxo de base é responsável pela vazão dos principais afluentes da margem esquerda do rio São Francisco no período de estiagem, entre eles o rio Grande, seu principal afluente na Bahia. Este trabalho foca na simulação numérica em regime permanente, utilizando o método dos elementos finitos empregado no algoritmo computacional FEFLOW. Os resultados da simulação numérica evidenciaram um modelo conceitual simplificado que inclui: fluxo nulo nos limites do platô e na base do aquífero; descarga de água subterrânea nas drenagens que cortam o aquífero e que este é livre em toda a sua extensão; uma discrepância hidráulica entre as porções oeste e leste e heterogeneidade hidráulica desta última, sendo distribuídas quatro grandes zonas de condutividade hidráulica variando de 1x10-5 m/s a 5x10-4 m/s; e taxas de recarga média variando aproximadamente de 20% a 25% da precipitação média nas zonas de recarga. O balanço hídrico calculado apresenta um valor de saída de 2,37x107m³/dia. O estudo confirma a grande parcela de contribuição do Sistema Aquífero Urucuia para a vazão dos rios e a influência do embasamento na porção oeste, com provável drenança de uma parcela do fluxo do aquífero.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Silva Jr, Valdemir P., Abelardo A. A. Montenegro, Tatiana P. N. Silva, Sergio M. S. Guerra, and Eduardo S. Santos. "Produção de água e sedimentos em bacia representativa do semiárido pernambucano." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 15, no. 10 (October 2011): 1073–81. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662011001000012.

Full text
Abstract:
A erosão hídrica é um dos principais processos responsáveis pela degradação física dos solos, em particular em áreas semiáridas, susceptíveis a chuvas de alta intensidade e com limitada cobertura vegetal, principalmente nos períodos secos. O presente trabalho teve como objetivo avaliar experimentalmente as características hidrossedimentológicas da bacia hidrográfica do Riacho Mimoso, no semiárido pernambucano, no município de Pesqueira, PE. A bacia representativa do Riacho Mimoso apresentou respostas hidrológicas com altos picos de vazão, em seção de controle com regime hidrológico intermitente. A produção de descarga sólida em suspensão do Riacho Mimoso é elevada, tendo-se registrado concentrações de sedimentos de 10,91 e 0,91 t ha-1 ano-1, para os anos de 2009 e 2010, respectivamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Sandri, Delvio, Edson E. Matsura, and Roberto Testezlaf. "Metodologia para avaliação do desgaste por abrasão de bocais de aspersores rotativos." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 7, no. 1 (April 2003): 7–12. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662003000100002.

Full text
Abstract:
As técnicas de manejo de irrigação, as condições hidráulicas e a durabilidade dos equipamentos diante das diferentes condições de uso, são fatores importantes a serem considerados no desempenho de sistemas de irrigação e que devem ser avaliados permanentemente. Diante disto, este trabalho teve como objetivo analisar uma metodologia de quantificação de desgaste de bocais de aspersores rotativos, utilizando-se uma mistura sólido-líquida (areia-água) avaliando-se a variação da vazão, da massa do bocal, do coeficiente de descarga, das dimensões dos bocais e comportamento do módulo hidráulico. Foram ensaiados aspersores com bocais de latão, plástico e bronze, submetidos às concentrações de sólidos de 140 mg L-1± 10% (C1) e 230 mg L-1± 10% (C2) operando a uma pressão de serviço de 300 kPa, durante o tempo total de ensaio de 2100 h, com intervalo de leitura a cada 150 h. O módulo hidráulico mostrou ser capaz de simular o desgaste de bocais de aspersores para ambas as concentrações de sólidos, apesar de se ter verificado um aquecimento da mistura sólido-líquida. A medição dos diâmetros dos bocais, através da confecção de moldes, mostrou-se eficiente e com precisão adequada aos objetivos do trabalho, com resultados menos consistentes para o bocal de plástico. Os aumentos de vazão em relação aos valores iniciais foram de 2,97, 1,98 e 0,96% para os bocais de latão, plástico e bronze, respectivamente, sendo iguais para as duas concentrações de sólido.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Lima Neto, Iran Eduardo. "Plumas em escoamento uniforme com estratificação de duas camadas." Engenharia Sanitaria e Ambiental 24, no. 2 (April 2019): 383–90. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522019177928.

Full text
Abstract:
RESUMO Plumas ocorrem quando um fluido é descarregado em outro fluido com densidade diferente, como poluentes na atmosfera. Neste trabalho, desenvolveu-se um estudo experimental em um tanque de água e modelagem matemática usando a abordagem integral com o intuito de investigar o escoamento gerado por plumas salinas em escoamento uniforme e com estratificação de duas camadas. Os resultados indicaram que a altura da camada superior (menos densa) aumentou com a vazão de retirada da camada inferior e diminuiu com o fluxo de empuxo da pluma, corroborando os resultados disponíveis na literatura para sistemas alimentados por fontes pontuais (não uniformes). Após ajuste de parâmetros presentes na teoria clássica para plumas turbulentas, foi possível prever a altura da interface com desvios máximos de ±8% e coeficiente de Nash-Sutcliffe de 0,98. Isso indica que o escoamento uniforme não afetou significativamente a hidrodinâmica das plumas em comparação a estudos anteriores. Por outro lado, diferentemente dos sistemas alimentados por fontes pontuais, as linhas de fluxo obtidas por meio da injeção de corante no escoamento uniforme seguiram padrão de escoamento potencial, com toda a vazão sendo direcionada para a pluma e não havendo, portanto, mistura na interface entre as duas camadas. Dessa forma, partindo do princípio de conservação de massa, foram propostas equações para gerar as linhas de fluxo ao redor das plumas, as quais foram confirmadas com os dados experimentais. Finalmente, foram apresentadas aplicações práticas do modelo proposto em sistemas de ventilação natural em edifícios e descarga de poluentes na atmosfera sob condição de inversão térmica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Santos, Susanna, and Daniel Sant'Ana. "Análise do potencial de redução do consumo de água potável pelo aproveitamento de águas pluviais e reúso de águas cinzas na Rodoviária do Plano Piloto de Brasília - DF." Paranoá: cadernos de arquitetura e urbanismo, no. 23 (July 8, 2019): 84–92. http://dx.doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n23.2019.08.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve como objetivo caracterizar os usos-finais de água da Rodoviária do Plano Piloto de Brasília e, com isso, realizou uma análise comparativa do potencial de redução de água potável entre sistemas de aproveitamento de águas pluviais e sistemas de reúso de águas cinzas em diferentes cenários de usos não potáveis. Para tanto, o desenvolvimento do estudo foi dividido em duas etapas: i) levantamento de dados de consumo; e ii) avaliação do potencial de redução do consumo de água por meio do aproveitamento da água pluvial e do reúso de águas cinzas na Rodoviária do Plano Piloto. Os resultados demonstraram que cerca de 80% do consumo anual de água da rodoviária é proveniente dos usos de água para lavagem de pisos, vasos sanitários e mictórios (3.229 m³). Com base nos dados coletados de frequências de usos, população que utilizou o banheiro e vazão dos equipamentos foi possível gerar indicadores de consumo de água lavatório (0,18 l/p/d), vaso sanitário (0,54 l/p/d), mictórios (0,13 l/p/d), lavagem de pisos (0,41 l/m²/dia) e de banheiros (0,05 l/m²/dia). Baseado nos dados coletados, foi possível estimar o potencial de redução do consumo de água potável pelo aproveitamento de águas pluviais e reúso de águas cinzas em limpeza de pisos (Cenário 1), para descarga de vasos sanitários e mictórios (Cenário 2) e descarga em vasos sanitários, mictórios e para limpeza de pisos (Cenário 3). Em geral, sistemas de aproveitamento de água pluvial promoveram maiores reduções no consumo de água potável, variando de 601 a 3.229 m3/ano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Feyissa, Tolera Abdisa, and Nasir Gebi Tukura. "EVALUATION OF THE BEST-FIT PROBABILITY OF DISTRIBUTION AND RETURN PERIODS OF RIVER DISCHARGE PEAKS. CASE STUDY: AWETU RIVER, JIMMA, ETHIOPIA." Journal of Sedimentary Environments 4, no. 4 (October 25, 2019): 361–68. http://dx.doi.org/10.12957/jse.2019.46128.

Full text
Abstract:
The identification of the best distribution function is essential to estimate a river peak discharge or magnitude of river floods for management of watershed and ecosystems. However, inadequate estimation of the river peak discharge and floods magnitude may decrease the efficiency of water-resources management, resulting in soil erosion, landslides, environmental damage and ecosystem degradation. To overcome this problem in hydrology, different methods have been employed, applying a probability distribution.In this study to determine the suitable probability of distribution for estimating the annual discharge series with different return periods, the annual mean and peak discharges of the Awetu River (Jimma, Ethiopia) over a 24 years’ time period have been collected and used. After the homogeneity and consistency test, data were analyzed to predict extreme values and were applied in seven different probability distribution functions by using L-moment and easy fit methods. Then, three goodness of fit tests, Anderson-Darling (AD), Kolmogorov-Smirnov (KS), and Chi-Squared (x2) tests, were used to select the best probability distribution function for the study area. The obtained results indicate that, Log-normal distribution function is the best-fit distribution to estimate the peak discharge recurrence of the Awetu River. The 5-year, 10-year, 25-year, 50-year, 100-year and 1000-year return periods of discharge were calculated for this river. The results of this study are useful for the development of more accurate models of flooding inundation and hazard analysis. AVALIAÇÃO DA MELHOR PROBABILIDADE DE AJUSTE DE DISTRIBUIÇÃO E PERÍODOS DE RETORNO DOS PICOS DE DESCARGA FLUVIAL. ESTUDO DE CASO: AWETU RIVER, JIMMA, ETIÓPIAResumoAvaliação da melhor função de probabilidade de distribuição e de períodos de retorno de picos de descarga de rio. Estudo de caso: Rio Awetu, Jimma, Etiópia. A identificação da melhor função de distribuição é essencial para estimar um pico de descarga de rios ou a magnitude das inundações de bacias hidrográficas e ecossistemas, tendo em vista a gestão dos sistemas hídricos e dos ecossistemas. Entretanto, uma estimativa inadequada da magnitude do pico de vazão e inundações do rio pode diminuir a eficiência do gerenciamento dos recursos hídricos, resultando em erosão do solo, deslizamentos de terra, danos ambientais e degradação do ecossistema. Para superar esse problema na hidrologia, diferentes métodos foram empregados, aplicando funções de probabilidade de distribuição e retorno.Neste estudo, para determinar a probabilidade adequada de distribuição e para estimar séries de descarga anuais com diferentes períodos de retorno, foram usados dados de médias anuais de picos de descarga do Rio Awetu (Jimma, Etiópia) durante um período de 24 anos. Após o teste de homogeneidade e consistência, os dados foram analisados para prever valores extremos e foram aplicados a sete funções diferentes de probabilidade de distribuição, usando o momento L e métodos de ajuste fácil. Em seguida foram utilizados, três testes de qualidade de ajuste, Anderson-Darling (AD), Kolmogorov-Smirnov (KS), and Chi-Squared (x2), para selecionar a melhor função de probabilidade de distribuição para a área de estudo. Os resultados obtidos indicam que, a função de distribuição log-normal é a que mais se adequa para estimar a recorrência de picos de descarga do Rio Awetu. Os períodos de retorno de descarga de 5 anos, 10 anos, 25 anos, 50 anos, 100 anos e 1000 anos foram calculados para este rio. Os resultados deste estudo são úteis para o desenvolvimento de modelos mais precisos de inundação e análise de risco.Palavras-chave: Descarga de Rio. Qualidade de ajuste. Log Pearson Tipo III. Distribuição de probabilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Canno Ferreira, Laura Maria, and Ana Inés Borri Genovez. "Submergência mínima em tomadas d'água verticais." Ingeniería del agua 12, no. 2 (June 30, 2005): 107. http://dx.doi.org/10.4995/ia.2005.2554.

Full text
Abstract:
No projeto de tomadas d’água, os engenheiros hidráulicos deparam-se com uma grande dificuldade que é a prevenção de formação de vórtices. A presença de escoamento com vorticidade pode trazer conseqüências prejudiciais, tais como diminuição do rendimento de máquinas hidráulicas e coeficientes de descarga na tomada, junto ao aparecimento de vibrações. No fenômeno de formação de vórtices influi a submergência, que depende do diâmetro utilizado na tomada d’água, do ângulo de aproximação do escoamento, das dimensões de estruturas que possam estar próximas à tomada e do valor dos números de Froude, Reynolds e Weber. Este trabalho tem como objetivo o estudo da submergência mínima em tomadas d’água verticais. Um estudo experimental foi conduzido, empregando tomadas d’água verticais, variando-se a altura da tomada, a submergência e a vazão. Foram propostas curvas, delimitando regiões onde há a formação dos diferentes tipos de vórtices. Através dos ensaios concluiu-se que a relação mínima entre a submergência e o diâmetro da tomada para que não se formem vórtices é de S/D igual a 3,0. Para relações S/D menores que 0,5 e números de Froude maiores que 1,0, aparecem vórtices com arraste de ar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Rosa, Kátia Kellem da, Rosemary Vieira, and Jefferson Cardia Simões. "Variabilidade do Processo de Descarga de Água de Degelo Glacial para o Ambiente Glacimarinho da Enseada Martel, ilha Rei George, Antártica (Variability of Water Discharge Process of Melting Ice Environment Glacimarinho of Martel Inlet, Rei George...)." Revista Brasileira de Geografia Física 4, no. 4 (January 22, 2012): 837. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v4i4.232741.

Full text
Abstract:
A liberação da água estocada no sistema glacial depende da variabilidade da descarga de água de degelo pelas geleiras para o ambiente glacimarinho. Com o processo de retração das geleiras, torna-se importante o monitoramento destes processos. Neste trabalho, a dinâmica hidrológica de geleiras que drenam para a enseada Martel, ilha Rei George, Shetlands do Sul, Antártica, foi investigada através de informações do aporte de água de degelo para o ambiente glacimarinho. Foram realizadas mensurações de vazão no canal proglacial da geleira Wanda e análises da distribuição espacial dos fluxos de água de degelo das geleiras que drenam para a enseada através de técnicas de processamento de imagem ASTER. Resultados demonstram que esses processos liberam um grande fluxo de água de degelo dentro da circulação estuarina, tanto por fluxos em canais proglaciais, provenientes da fusão de geleiras de término terrestre, quanto das geleiras de maré. Esses podem refletir a variabilidade climática evidenciada na área de estudo. Dados demonstraram que há uma correlação direta entre a variabilidade da descarga de água de degelo, a profundidade do perfil do canal proglacial e o aumento da temperatura média do ar local. Assim, o uso desta metodologia possui potencial para o uso no desenvolvimento de modelos de monitoramento da variabilidade dos processos de estocagem de água de degelo. Flutuações nos fluxos de água de degelo podem acarretar mudanças ambientais na dinâmica glacial, na produção de sedimentos glaciais, no nível médio local do mar e nos níveis de salinidade no ambiente glacimarinho.Palavras chaves: estocagem hídrica, mudanças ambientais, descarga de água de degelo, ambiente glacimarinho, canais proglaciais Variability of Water Discharge Process of Melting Ice Environment Glacimarinho of Martel Inlet, Rei George Island, Antarctica ABSTRACTThe release of water storage in glacial system depends on meltwater discharge variability by glacimarine environment. With the glacial retreat, the monitor these processes become relevant for glaciological studies. In this work, the hydrological dynamic of the glaciers with flow for Martel inlet, King George Island, South Shetlands, Antarctica, was investigated through of meltwater contribution date for glacimarine environment. Was performed discharge measurements in proglacial channel at Wanda glacier and analyzed the spatial meltwater contribution of the glaciers in inlet through Aster image processing techniques. Results show that these processes release significantly meltwater flow for Martel inlet by proglacial channels, provided for proglacial terminus glaciers, and tidewater glaciers. These processes can be consequence of climatic variability evidenced in study area. Date show the correlation between the meltwater discharge variability, the proglacial channel profile depth and the air temperate increase. Thus, the application of methodology has potential for variability glacial water storage monitoring studies. Meltwater discharge fluctuations can provide environmental changes in glacial dynamic, glacial sediment yield, level sea and salinity levels in study area.Keywords: water storage, environmental change, melting water discharge, glacimarine environmental, proglacial channel
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Alexandre, Ananda Cardoso, Andreza Kalbusch, and Elisa Henning. "Avaliação do impacto da substituição de equipamentos hidrossanitários convencionais por equipamentos economizadores no consumo de água." Engenharia Sanitaria e Ambiental 22, no. 5 (October 2017): 1005–15. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522016130494.

Full text
Abstract:
RESUMO O consumo racional de água é assunto de grande importância e abrangência atualmente, pois está diretamente ligado à qualidade de vida da sociedade e ao crescimento econômico das cidades. Nesse contexto, equipamentos hidrossanitários economizadores de água são opções existentes para a redução do consumo em edificações. Este trabalho teve o objetivo de quantificar o impacto da troca de equipamentos convencionais por economizadores no consumo de água em uma instituição de ensino superior. Além da troca dos equipamentos, procurou-se analisar a influência de outras variáveis, como temperatura diária e número de alunos. Para a realização da pesquisa foram instalados hidrômetros em um dos edifícios da instituição, de modo a medir o consumo isolado em bacias sanitárias, torneiras de lavatórios, torneiras de limpeza, mictórios e bebedouros. O estudo foi dividido em etapas, com leituras antes das intervenções e após a substituição dos equipamentos convencionais por equipamentos economizadores de água (torneiras de lavatório e válvulas de descarga) e o ajuste de vazão dos bebedouros. Para a análise estatística, utilizou-se um modelo de regressão linear múltipla que contou com o consumo como variável resposta e as trocas dos equipamentos, o número de alunos e a temperatura diária como variáveis explicativas. Os resultados obtidos revelam que a troca das torneiras foi significativa para o consumo total diário na edificação, com redução de 12,34%. Em análise individual dos equipamentos hidrossanitários, a troca apresentou-se significativa para a diminuição do consumo de água de cada tipo de equipamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Bertolazzi, Luísa, and Diego Antônio Custódio. "ANÁLISE ECONÔMICA DE SOLUÇÕES PARA REDUZIR O CONSUMO DE ÁGUA POTÁVEL – ESTUDO DE CASO DE UMA RESIDÊNCIA EM JOINVILLE – SC." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 9 (February 21, 2020): 186. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v9e02020186-206.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi analisar as soluções econômicas para reduzir o consumo de água potável em uma residência em Joinville/SC. A pesquisa foi desenvolvida em uma residência unifamiliar, que possuía principalmente equipamentos convencionais. Primeiramente, levantou-se o perfil de consumo, estimado a partir de planilhas que foram preenchidas pelos residentes. Depois realizou-se a análise da redução de consumo com a substituição dos equipamentos convencionais por economizadores. Foram utilizadas as reduções teóricas de arejadores, restritores de vazão e válvula de descarga com acabamento do tipo “Dual flush”. Estudou-se a viabilidade do aproveitamento da água pluvial. Por fim, optou-se por combinar as duas estratégias de redução de consumo de água potável (aparelhos economizadores e o sistema de água pluvial). Estimou-se uma redução no consumo de 21,0%, caso fossem utilizados os equipamentos economizadores, com um retorno financeiro de 52 meses. Para o aproveitamento de água pluvial, a redução no consumo de água potável seria de 29,6%, e um retorno financeiro maior do que 50 anos. Na combinação dos sistemas, a economia financeira seria apenas R$ 2,84 por mês. Concluiu-se que adotar os equipamentos economizadores no lugar dos convencionais é a melhor opção custo-benefício, porém, ambientalmente, a combinação dos cenários seria o ideal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Bertolazzi, Luísa, and Diego Antônio Custódio. "ANÁLISE ECONÔMICA DE SOLUÇÕES PARA REDUZIR O CONSUMO DE ÁGUA POTÁVEL – ESTUDO DE CASO DE UMA RESIDÊNCIA EM JOINVILLE – SC." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 9 (May 29, 2020): 197. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v9e02020197-217.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi analisar as soluções econômicas para reduzir o consumo de água potável em uma residência em Joinville/SC. A pesquisa foi desenvolvida em uma residência unifamiliar, que possuía principalmente equipamentos convencionais. Primeiramente, levantou-se o perfil de consumo, estimado a partir de planilhas que foram preenchidas pelos residentes. Depois realizou-se a análise da redução de consumo com a substituição dos equipamentos convencionais por economizadores. Foram utilizadas as reduções teóricas de arejadores, restritores de vazão e válvula de descarga com acabamento do tipo “Dual flush”. Estudou-se a viabilidade do aproveitamento da água pluvial. Por fim, optou-se por combinar as duas estratégias de redução de consumo de água potável (aparelhos economizadores e o sistema de água pluvial). Estimou-se uma redução no consumo de 21,0%, caso fossem utilizados os equipamentos economizadores, com um retorno financeiro de 52 meses. Para o aproveitamento de água pluvial, a redução no consumo de água potável seria de 29,6%, e um retorno financeiro maior do que 50 anos. Na combinação dos sistemas, a economia financeira seria apenas R$ 2,84 por mês. Concluiu-se que adotar os equipamentos economizadores no lugar dos convencionais é a melhor opção custo-benefício, porém, ambientalmente, a combinação dos cenários seria o ideal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Rocha, Maria de Jesus Delmiro, Silvano Porto Pereira, and Iran Eduardo Lima Neto. "Integração do SWMM e ferramentas SIG para modelagem hidrológico-hidráulica de bacia complexa." Engenharia Sanitaria e Ambiental 26, no. 3 (June 2021): 451–59. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-415220190328.

Full text
Abstract:
RESUMO O presente trabalho aplicou o Storm Water Management Model (SWMM) para simular e avaliar a resposta hidrológica do sistema de macrodrenagem de um rio costeiro, cuja bacia situa-se em área de transição urbano-rural e apresenta influência marítima em seu exutório. Assim, como condição de contorno de jusante, reconstruiu-se a curva de maré existente no exutório da bacia por meio do método harmônico. Ademais, realizou-se a delimitação dos trechos de escoamento e a discretização das sub-bacias automaticamente e desenvolveu-se um mapa de uso e ocupação do solo para obtenção dos parâmetros físicos e espaciais dos elementos da drenagem, etapas estas auxiliadas por ferramentas de Sistemas de Informações Geográficas (SIG). Procedeu-se à simulação das vazões no sistema para o período de um mês sob condição de precipitação moderada. A validação do modelo resultou em um coeficiente de Nash-Sutcliffe de 0,57. Os resultados mostraram que o SWMM simulou as vazões nos trechos de drenagem das sub-bacias rurais com desvio médio de 8,6% das vazões medidas em campo. Para os trechos sob influência marinha, o SWMM conseguiu reproduzir o efeito da maré nos trechos, apresentando uma oscilação completa. Ademais, obteve-se a descarga fluvial média da bacia ao estuário de 2,35 m3.s-1 e a vazão média mensal afluente ao maior reservatório da bacia de 0,33 m3.s-1, resultados estes em consonância com trabalhos anteriores realizados na bacia em estudo. Em síntese, os resultados obtidos e o modelo proposto têm potencial para auxiliar na gestão integrada de águas rurais, urbanas e costeiras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Mancuso, Malva Andrea, Francéllwika Catharine Gomes de Azevedo, Arci Dirceu Wastowski, and Mariele Fioreze. "Determination of the chemical properties of water and sediments in agricultural land use by using energy dispersive X-ray fluorescence spectrometry." Geologia USP. Série Científica 16, no. 1 (April 7, 2016): 85. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9095.v16i1p85-100.

Full text
Abstract:
A técnica de espectrometria de fluorescência de raios X por energia dispersiva (EDXRF) foi aplicada em 29 amostras coletadas em um ano (jun/2012 a jul/2013) de monitoramento de qualidade da água do Rio Lajeado Pardo, afluente de um reservatório de captação de água para abastecimento, para avaliar a qualidade de 4 amostras de solos da floresta circundante e 6 amostras de sedimentos fluviais. Os teores elevados de Fe e Mn têm relação natural com os solos da região, já Cu, Zn, Ba e Cr, apesar de serem micronutrientes naturais do solo, podem ter enriquecimento proveniente do uso de fertilizantes e defensivos agrícolas. Segundo níveis estabelecidos pelas Diretrizes Canadenses de Qualidade dos Sedimentos para a Proteção da Vida Aquática e CONAMA nº 344/2000, as concentrações de Cr e Cu em sedimentos foram superiores ao nível acima do qual são observados efeitos severos à vida aquática. Em água doce, as concentrações de Fe, Zn, Cu e Mn foram superiores ao limite indicado pelas Diretrizes Canadenses de Qualidade da Água para a Proteção da Agricultura e Diretrizes Canadenses de Qualidade da Água para a Proteção de Vida Aquática. Não foram detectados os elementos Al, V, Zr, Sr, Cr, Y e Nb em água doce, estando a presença dos mesmos restrita aos solos e sedimentos de fundo do reservatório. O transporte médio anual de sedimentos foi estimado em 9,59 ton/ano.km2 . Entretanto, durante evento de precipitação pluviométrica, com vazão observada de 7,38 m³/s, se obteve a descarga máxima de 8,09 ton/dia.km2 de sólidos suspensos totais, um acréscimo de 307 vezes o valor médio diário transportado pelo rio
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Aquino, Igor Guedes de, Henrique Llacer Roig, Elton Souza Oliveira, Jérémie Garnier, Edi Mendes Guimarães, and Sérgio Koide. "Variação temporal da descarga sólida em suspensão e identificação de minerais a partir de aperfeiçoamento de método de amostragem automática no Córrego Riacho Fundo, Brasília, Distrito Federal." Geologia USP. Série Científica 18, no. 2 (July 24, 2018): 171–85. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9095.v18-140500.

Full text
Abstract:
Este estudo buscou contribuir com informações sedimentométricas sobre o Córrego Riacho Fundo (CRF), afluente do Lago Paranoá, Brasília, Distrito Federal, historicamente o principal transportador de sedimentos da bacia. Utilizamos método acústico com o equipamento River Surveyour M9 da Sontek, para levantamento de vazão, e amostrador automático ISCO 6712, para amostragem de água e sedimentos, com coleta em ponto fixo em relação ao leito do córrego e coleta com adaptação para amostragem a 40 cm de profundidade da superfície d’água. A mineralogia de uma seleção de amostras de sedimentos coletados foi determinada por difratometria de raios X. Além disso, a turbidez das águas foi medida por meio de sonda multiparamétrica flutuando a 40 cm da superfície. Os resultados obtidos permitiram elaborar uma nova curva-chave do CRF, com vazões medidas em cotas nunca registradas. O novo método de coleta implantado possibilitou obter informações em cotas que não haviam sido amostradas antes e permitiu também diminuir a dispersão dos dados entre concentração e cota. Assim, comparando os dois métodos, com o método fixo obteve-se R2 = 0,28, e com o método com flutuabilidade, R2 = 0,45. A adaptação com flutuação também favoreceu uma boa correlação entre turbidez e concentração, apresentando R2 = 0,92. A análise de histerese mostrou que a maioria dos eventos ocorre no sentido anti-horário. A quantidade total de sedimentos suspensos por evento de chuva variou entre 43 e 1.258 t com o método adaptado, e entre 47 e 10.142 t com o método de coleta fixa. A mineralogia dos sedimentos é composta por saponita, vermiculita, ilita, muscovita, caolinita, gibbsita, diásporo, quartzo, rutilo e hematita. O uso do amostrador automático permitiu identificar maior número de minerais quando comparados outros estudos na região.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Melo, Verônica Gaspar Martins Leite de, Alex Nunes de Almeida, Antônio Pires de Camargo, and José Antônio Frizzone. "CARACTERIZAÇÃO HIDRÁULICA DE TUBOS DE POLIETILENO PARA IRRIGAÇÃO PERFURADOS A LASER." IRRIGA 1, no. 1 (June 18, 2018): 102–9. http://dx.doi.org/10.15809/irriga.2017v1n1p102-109.

Full text
Abstract:
CARACTERIZAÇÃO HIDRÁULICA DE TUBOS DE POLIETILENO PARA IRRIGAÇÃO PERFURADOS A LASER VERÔNICA GASPAR MARTINS LEITE DE MELO¹; ALEX NUNES DE ALMEIDA²; ANTÔNIO PIRES DE CAMARGO3 E JOSÉ ANTÔNIO FRIZZONE4 [1] Graduanda em Engenharia Agronômica, aluna de iniciação científica, Departamento de Sistemas Agrícolas, ESALQ/USP, Avenida Pádua Dias, 11, Piracicaba, SP Cep 13418-900, e-mail: veronica.martins@usp.br2 Doutorando em engenharia de sistemas agrícolas, Departamento de Sistemas Agrícolas, ESALQ/USP, e-mail: alexn@usp3 Especialista em laboratório, Departamento de Sistemas Agrícolas, ESALQ/USP, e-mail: apc.pires@gmail.com4 Prof. Titular, Departamento de Sistemas Agrícolas, e-mail: frizzone@usp.com. 1 RESUMO O uso de tubos de polietileno com orifícios de descarga perfurados a laser é comum na irrigação, especialmente em cenários nos quais se busca baixo custo. Esse material apresenta linhas laterais de baixo custo, com orifícios aptos a operar sob baixa pressão (até 100 kPa). Assim como qualquer outro material de irrigação, é essencial que haja uma caracterização operacional dos tubos perfurados a laser para que se obtenha informações requeridas no projeto e operação desses sistemas de irrigação. Esse trabalho teve o objetivo de determinar características hidráulicas dos tubos flexíveis perfurados a laser Santeno I e II®. Realizou-se ensaios para a determinação da relação vazão-pressão e do coeficiente de variação de vazão devido a efeitos de fabricação (CVFq). Os emissores do modelo Santeno I apresentaram CVFq variando entre 10,4 e 12,72% para as pressões de ensaio entre 1 e 10 mca. O CVFq do modelo Santeno II variou entre 19,1 a 25,33% para a mesma faixa de pressões de ensaio. O expoente da equação vazão-pressão indicou regime de escoamento turbulento para ambos os modelos. Palavras-chave: vazão, Santeno, coeficiente de variação MELO, V. G. M. L. de; ALMEIDA, A. N. de; CAMARGO, A. P. de; FRIZZONE, J. A.HYDRAULIC CHARACTERIZATION OF POLYETHYLENE LASER PERFORATED TAPES FOR IRRIGATION 2 ABSTRACT The use of polyethylene tapes with laser perforated discharge holes is common in irrigation, especially, in low-cost applications. This type of material presents low cost side lines with holes that are able to operate under low pressure (up to 100 kPa). Just like any other irrigation equipment, it is fundamental to characterize the operational features of the polyethylene laser perforated tapes. Such information is required to create the design and define how these irrigation systems will operate. The purpose of this work is to determine the hydraulic characteristics of the polyethylene laser perforated tapes named as Santeno I e II®. The pressure-discharge ratio and the coefficient of flow rate variation due to manufacturing effects (CVFq) were evaluated. The Santeno I emitters presented a CVFq ranging from 10.4 to 12.72% for pressure heads varying from 1 to 10 mca. The CVFq of Santeno II emitters varied from 19.1 to 25.33 within the same pressure head range. The exponent of the discharge-pressure equations indicated that both models of emitters operate within the turbulent flow regime. Keywords: discharge, Santeno, coefficient of variation
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Lima, Odair Alves de, Laurindo de Salles Leal Filho, and Flávio Spínola Barbosa. "Caracterização hidrodinâmica de células mecânicas de flotação: capacidade de bombeamento de célula denver de laboratório." Rem: Revista Escola de Minas 59, no. 4 (December 2006): 415–19. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672006000400011.

Full text
Abstract:
A capacidade de bombeamento de rotores pode ser expressa em função de sua vazão de bombeamento (Qb) ou de seu número de bombeamento (N Q). Ambos parâmetros são muito úteis na caracterização hidrodinâmica de células mecânicas de flotação. Nesse trabalho, utilizou-se o micromolinete, para determinar Qb, N Q e, também, a velocidade de escoamento da água (v b), na descarga do sistema rotor/estator de uma célula Denver, modelo de laboratório. Em sua faixa de trabalho (900rpm<N<1400rpm), tanto na ausência, como na presença de ar, tal equipamento operou com v b=20-30 cm/s, Qb=298-454 cm³/s e N Q~0,06. O valor de N Q do modelo de laboratório exibiu valor muito próximo ao de uma célula industrial (N Q~0,05). Tal constatação indica que N Q pode ser útil no escalonamento de equipamentos. A presença de ar no sistema se mostrou capaz de diminuir a magnitude, tanto de v b, quanto de Qb, mormente na situação em que o rotor operou em rotações (N) mais elevadas. A perda de capacidade de bombeamento se deve ao fato de que tais células são do tipo sub-aeradas, onde o ar é introduzido no sistema através de vácuo gerado pela rotação do rotor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Brunes Feitosa, Thaiana, and Caroline Iost. "Dinâmica hidrossedimentológica de duas sub-bacias hidrográficas localizadas no Estado do Tocantins." Revista Acadêmica: Ciência Animal 9, no. 2 (April 14, 2011): 121. http://dx.doi.org/10.7213/cienciaanimal.v9i2.11744.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa objetivou analisar a dinâmica hidrossedimentológica de duas sub-bacias hidrográficas localizadas no Estado do Tocantins no período compreendido entre setembro de 2009 e agosto de 2010, correspondente a um ano hidrológico no Estado. Por meio de um Sistema de Informação Geográfica (SIG) foram determinadas as características morfométricas, os tipos de solo e os usos e ocupação do solo das sub-bacias. As precipitações mensais foram calculadas utilizando o método de Thiessen, e os resultados foram submetidos à análise estatística. Utilizaram-se dados de 21 campanhas de monitoramento hidrossedimentométrico na elaboração das curvas-chaves de vazão e sedimentos. A produção específica de sedimentos em suspensão foi classificada como baixa, com valores de 21,94 t · km−2 · ano−1 para a sub-bacia do Rio Manuel Alves Grande, e de 25,05 t · km−2 · ano−1 para a sub-bacia do Rio Manuel Alves Pequeno. A baixa declividade e a adequada cobertura vegetal de ambas as sub-bacias funcionam como defesas naturais, reduzindo assim a propensão a erosões. A partir da correlação das precipitações, vazões e descarga sólida de cada sub-bacia, pode-se observar que o material sólido transportado é diretamente relacionado com a quantidade de precipitações, e que sub-bacias com características morfométricas diferentes resultam em graus de interferência diferentes. A precipitação, a cobertura vegetal, o uso e ocupação do solo, o tamanho da área de drenagem e a declividade foram características decisivas para a baixa produção de sedimentos em suspensão nas sub-bacias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Braga, Ricardo Augusto Pessôa. "As Nascentes como Fonte de Abastecimento de Populações Rurais Difusas (The Springs as Supply Source of Rural Diffuse Population)." Revista Brasileira de Geografia Física 4, no. 5 (February 27, 2012): 974. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v4i5.232762.

Full text
Abstract:
A universalização do abastecimento de água no Brasil ainda é um desafio que se busca suplantar, sobretudo em relação ao atendimento a populações rurais difusas, onde os sistemas convencionais não respondem às demandas das famílias de agricultores dispersas. Nesse contexto, as nascentes de água podem contribuir como solução alternativa para o abastecimento doméstico, por se encontrarem próximas ao consumo e sob o controle do usuário Isto é evidenciado no estudo das nascentes situadas no Assentamento Serra Grande, no município de Vitória de Santo Antão, Zona da Mata de Pernambuco. Foram identificadas, cadastradas e selecionadas nascentes perenes, para caracterização da qualidade e vazão das águas, objetivando avaliá-las para usos múltiplos, com prioridade ao abastecimento doméstico. Evidenciou-se que a vazão, mesmo em períodos de estiagem, possui potencial de atender às necessidades básicas dos agricultores, para beber, preparo de alimentos, banho, lavagem de utensílios e roupas e descarga em sanitários. Quanto à qualidade para uso doméstico, em geral a água atende aos limites sanitários, embora em alguns casos a presença de Escherichia coli exija recuperação da nascente e cloração cuidadosa da água. Pelos resultados, a produção de água em nascentes situadas em solos e clima predominantes na Zona da Mata do Nordeste brasileiro, permite atender às necessidades básicas de abastecimento doméstico de agricultores familiares isolados ou em pequenas vilas rurais, sendo uma alternativa aos sistemas convencionais de abastecimento, já identificada pelo governo federal em seus recentes planos de abastecimento de populações rurais difusas. Palavras-chave: recursos hídricos; gestão ambiental; desenvolvimento rural The Springs as Supply Source of Rural Diffuse Population ABSTRACTThe universalization of the water supply in Brazil is still a challenge that it seeks to be supplant, especially in relation to the service to rural diffuse population, where conventional systems do not respond to the demands of farming families dispersed. In this context, the water springs may contribute as a workaround for domestic supply, because they are close to consumption and under user control. This is evidenced in the study of springs located at Settlement Serra Grande, located in the city of Vitória de Santo Antão, Zona da Mata de Pernambuco. It has been identified, registered and selected perennial springs, to characterize the quality and water flow, aiming to evaluate them for multiple uses with priority to domestic supply. It was evident that the flow even during drought periods, has potential to meet the basic needs of farmers, for drinking, preparing meals, baths, wash utensils and clothes and flushing toilets. As for the quality for home use, generally water meets health limits although in some cases the presence of Escherichia coli, requires careful recovery of the source and chlorination of water. According to the results, the production of water in springs located in soils and climate prevailing in Zona da Mata of Brazilian northeastern, it allows to meet basic needs for domestic supply from family farmers in small villages or isolated rural villages, being an alternative to conventional supply, already identified by the federal government in their recent plans for the supply of rural diffuse population. Keywords: water resources; environmental management; rural development
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Lafayette, Kalinny Patrícia Vaz, José Ramon Barros Cantalice, and Roberto Quental Coutinho. "Resistência à erosão em ravinas, em latossolo argiloarenoso." Revista Brasileira de Ciência do Solo 35, no. 6 (December 2011): 2167–74. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832011000600031.

Full text
Abstract:
As ravinas consistem em uma das formas de erosão hídrica com escoamento superficial concentrado em encostas de áreas degradadas e, ainda, sem escoamentos de subsuperfície. Os objetivos deste trabalho foram estudar o comportamento hidráulico do escoamento superficial das ravinas e determinar a erodibilidade (Kr) e a tensão crítica de cisalhamento (τc) na superfície de ravinas e, também, a erodibilidade (Kr) ao longo do perfil de encostas degradadas do litoral do Estado de Pernambuco. O experimento foi realizado em 2005, em um Latossolo Amarelo de textura argilosa pertencente à Formação Barreiras no município do Cabo de Santo Agostinho, PE. As parcelas foram delimitadas por chapas metálicas cravadas no solo no sentido do declive (1,0 m de largura por 3,0 m de comprimento). Os testes consistiram na aplicação de quatro níveis de vazão, determinando-se o volume de descarga líquida e a massa de sedimentos desagregados. As taxas de desagregação de solo foram lineares em relação às tensões de cisalhamento. Na superfície das ravinas, a erodibilidade (Kr) foi de 0,0016 kg N-1 s-1 e a tensão crítica de cisalhamento, de τc = 4,37 Pa. O baixo valor de erodibilidade e o alto de tensão crítica de cisalhamento de τc obtidos na superfície das ravinas possivelmente decorreram da formação de uma crosta superficial originada por ciclos de umedecimento e secagem. A erodibilidade (Kr) em profundidade variou entre 0,012 e 0,070 kg N-1 s-1, em função do teor de argila. O regime do escoamento superficial nas ravinas foi turbulento supercrítico e, portanto, semelhante ao do escoamento superficial nos sulcos de erosão, como descrito na literatura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Dias, Luanna Costa, Lindemberg Lima Fernandes, and David Franco Lopes. "Elaboração e Extrapolação de Curvas-chave na Região Amazônica." Revista Brasileira de Geografia Física 12, no. 6 (January 9, 2020): 2285. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v12.6.p2285-2301.

Full text
Abstract:
O estudo consiste na elaboração e extrapolação de curvas-chave localizadas na Região Amazônica. A elevada disponibilidade hídrica da Região requer hidrogramas precisos para gestão dos Recursos Hídricos. Foram escolhidas cinco estações, com período de dados de 1971 a 2015 e o uso de 463 medições de descarga, para elaboração de curvas-chave do tipo potência e relacionando “cota x vazão” empregando duas formas de calibração: utilização do programa GrafChav e da ferramenta Solver do Excel, tendo o coeficiente de Nash-Sutcliffe (NS) como validação. A extrapolação foi realizada pelos métodos: Logarítmico, Velocidade x Área e Stevens, sendo validadas pela metodologia de pseudo-extrapolação. As duas formas de calibração da curva-chave (GrafChav e Excel) são eficientes. Quanto à extrapolação, a que obteve maior erro em relação à curva-chave foi o método de Stevens. O método com menor erro é o Velocidade x Área, desde que apresente tendência linear na relação entre cota e velocidade. A curva-chave é a etapa primordial na consistência de dados fluviométricos e requer técnicas bens aplicadas para incrementar na confiabilidade dos dados gerados. Development and Extrapolation of Rating Curves in Amazon A B S T R A C TThe study consists in the development and extrapolation of rating curves located in the Amazon. The high water availability of the Region requires accurate hydrographs for water resources management. Five stations were chosen, with a data period from 1971 to 2015 and the use of 463 discharge measurements, for the elaboration of power-type rating curves and relating “stage x flow” employing two forms of calibration: using the GrafChav program and the Excel Solver tool, with the Nash-Sutcliffe (NS) coefficient as validation. The extrapolation was performed by the following methods: Logarithmic, Velocity x Area and Stevens, being validated by the pseudo-extrapolation methodology. The two forms of rating curve calibration (GrafChav and Excel) are efficient. Regarding extrapolation, the one that obtained the greatest error in relation to the key curve was the Stevens method. The method with the smallest error is Speed x Area, as long as it presents a linear trend in the relationship between dimension and speed. The rating curve is the primordial step in the consistency of fluviometric data and requires applied good techniques to increase the reliability of the generated dataKeywords: Rating Curve, Calibration, Extrapolation.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Colonetti, Ricardo Alves, Cristina Keiko Yamaguchi, Adriana Carvalho Pinto Vieira, and Julio Cesar Farias Zilli. "Abordagem da ecoinovação para a sustentabilidade das ferrovias no sul de Santa Catarina." Sustentabilidade em Debate 7, no. 3 (December 30, 2016): 47–61. http://dx.doi.org/10.18472/sustdeb.v7n3.2016.18271.

Full text
Abstract:
O artigo buscou verificar como o ecoinovação pode contribuir para a sustentabilidade das ferrovias no sul de Santa Catarina. Trata-se de uma pesquisa descritiva e bibliográfica com abordagem qualitativa e um estudo de caso. Foi aplicado um questionário, junto ao responsável do projeto e gerente de manutenção e transporte da Ferrovia Tereza Cristina SA. A fabricação e a implementação do eco-vagão trouxe vários benefícios no campo econômico, ambiental e social, tais como redução dos custos operacionais em 15%; a vida útil do vagão triplicou; aumentou a capacidade transportada em 1,5 toneladas de carga útil por vagão; redução do tempo de cinco minutos para três minutos na operação de descarga do material; absorção de materiais reciclados, redução do nível de ruído no processo de descarga do material, risco de contaminação por vazamento durante o transporte, eliminou a derrubada de duas árvores por vagão, substituição da madeira por material reciclado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

ALMEIDA, Rejane Freitas Benevides, Laerte Guimarães FERREIRA JUNIOR, Maximiliano BAYER, and José Luiz Cabral da SILVA JUNIOR. "EFEITOS DOS CONFLITOS DE USO DO SOLO EM ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE SOBRE A PRODUÇÃO E TRANSPORTE DE SEDIMENTOS EM BACIAS HIDROGRÁFICAS: O CASO DA BACIA DO RIO DO COCO, TOCANTINS, BRASIL." Geosciences = Geociências 39, no. 04 (December 19, 2020): 1107–18. http://dx.doi.org/10.5016/geociencias.v39i04.14277.

Full text
Abstract:
Objetivou-se avaliar os conflitos de uso do solo em áreas de preservação permanente e sua relação com a produção e transporte de sedimentos na bacia hidrográfica do Rio do Coco. Para tanto, foram realizadas medições de descargas líquidas e sólidas no exutório das principais sub-bacias que compõem a Bacia do Rio do Coco, bem como o mapeamento dos usos presentes nas APPs. As descargas sólidas foram analisadas por meio de coletas de amostras de água para a determinação dos sólidos em suspensão usando-se a técnica de amostragem por integração vertical com uso de amostradores (DH-48 e DH-59). Já as medições de vazão foram realizadas através dos medidores de vazão ADV e ADCP. Para o mapeamento da cobertura e uso da terra nas APPs foram utilizadas imagens do satélite Landsat 8, ano 2015, sendo a segmentação das imagens realizada no ENVI, com posterior classificação por meio da inspeção visual. Os resultados indicaram que a região da alta bacia apresentou maiores irregularidades nas APPs, sendo também responsável pela maior produção e transporte de sedimentos, o que sugere uma relação com as atividades de uso na bacia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Fernandes, Rogério Taygra de Vasconcelos, Gabriela Nogueira Cunha, Aruza Rayana Morais Pinto, Carlos Jorge Bezerra França, Jessika Mayara Claudino Idalino da Silva, Louize Nascimento, Nildo Da Silva Dias, and Jônnata Fernandes de Oliveira. "CAPACIDADE DE DILUIÇÃO DE EFLUENTES DA INDÚSTRIA SALINEIRA EM ESTUÁRIOS DE REGIÕES SEMIÁRIDAS." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 9, no. 3 (September 30, 2020): 217. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v9e32020217-234.

Full text
Abstract:
As salinas lançam efluentes nos estuários, o que afeta negativamente a qualidade da água e a vida aquática. Neste contexto, qual a capacidade de diluição desses efluentes em estuários? Para isto, utilizou-se um estuário do semiárido brasileiro como modelo de estudo. Foram identificados 20 pontos de lançamento de efluentes. A salinidade foi mais de 8 vezes superior à da água do mar. Com base na análise de densidade de pontos de lançamento de efluentes, foi possível dividir o estuário em setores. A Zona E apresentou a maior densidade, onde descartam seus efluentes em região de influência comum, o que pode acarretar em efeitos combinados. Além de apresentar elevada sinuosidade, o que resulta em perdas de cargas e menor vazão, provocando redução na taxa de renovação da água. Para garantir a salinidade máxima aceitável, a vazão de lançamento de efluentes não poderá ser superior a 320 l/s.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Reis, José Antonio Tosta dos, Adriana de Oliveira Pereira dos Reis, Antônio Sérgio Ferreira Mendonça, and Fernando das Graças Braga da Silva. "Sistema de controle discreto no tempo aplicável a processo aeróbio de tratamento de efluentes líquidos." Research, Society and Development 10, no. 11 (September 1, 2021): e290101119700. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i11.19700.

Full text
Abstract:
Neste trabalho, com auxílio da Teoria de Controle Ótimo, foi estabelecido um controlador discreto no tempo aplicável aos tanques de aeração dos processos de lodos ativados, processo largamente empregado para o tratamento de efluentes líquidos de origem sanitária ou industrial. O comportamento dinâmico das variáveis de estados empregadas para descrever o tanque de aeração foi descrito com auxílio do modelo proposto pela International Water Association. Concentração de biomassa, concentração de substrato e vazão efluente do tanque de aeração constituíram as variáveis de estado. Vazão de recirculação e vazão de descarte de lodo atuaram como variáveis de controle. As simulações computacionais conduzidas indicaram que o controlador proposto permite reduzir substancialmente os tempos de oscilação e as variações nas concentrações das variáveis de estado em relação as suas condições de equilíbrio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Melo, Solange Cavalcanti de, José Coelho de Araújo Filho, and Renata Maria Caminha Mendes de Oliveira Carvalho. "Curvas-chave de descargas de sedimentos em suspensão no Baixo São Francisco." Revista Brasileira de Geografia Física 13, no. 3 (June 1, 2020): 1248. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v13.3.p1248-1262.

Full text
Abstract:
RESUMOO conhecimento da análise quantitativa das concentrações de sedimentos em suspensão transportados pelo rio São Francisco bem como sua relação com as vazões é de muita importância, pois pode auxiliar na identificação dos efeitos da intervenção humana e ou ocasionados pelas condições naturais da região. As regiões a jusante dos barramentos no rio São Francisco apresentam como principal consequência a regularização das vazões e a diminuição das concentrações de sedimentos. O objetivo da pesquisa foi determinar as curvas-chave de sedimentos em suspensão (CCS) nas estações fluviométricas instaladas no Baixo São Francisco (BSF) após a barragem de Xingó. Para o estabelecimento dessas curvas foram utilizados dados de vazão e concentração de sedimentos em suspensão, obtidos do sistema Hidroweb no site da Agência Nacional da Água (ANA) no período de 1999 a 2018. Foram obtidas CCS para todo o trecho do BSF as quais apresentaram bons coeficientes de determinação. Na análise dos dados também foi possível perceber que nos últimos anos, desde 2013 houve redução gradativa das vazões disponibilizadas na barragem de Xingó. Consequentemente, houve também a redução gradativa das cargas de sedimentos em suspensão geradas nas estações de Piranhas, Traipu e Propriá, ou seja, os menores valores já registrados no BSF correspondendo as menores séries históricas tanto de vazão como de sedimentos em suspensão. Keys curves of sediment discharges in suspension in the Lower São Francisco A B S T R A C TThe knowledge of the quantitative analysis of suspended sediment concentrations carried by the São Francisco River as well as its relation with the flows is of great importance, since it can help in the identification of the effects of human intervention and/or caused by the natural conditions of the region. In the downstream regions of the São Francisco riverbanks, the main consequence was the regularization of flow rates and the reduction of sediment concentrations. The objective of the research was to determine the key curves of suspended sediments (CCS) at the fluviometric stations installed in the lower São Francisco river after Xingó dam. For the evaluation, flow data and suspended sediment concentration were used. These data were obtained from the Hidroweb system on the website of the National Water Agency (ANA) from 1999 to 2018. CCS were plotted for all stretches and presented good coefficients of determination (R2). Based on the analysis of the data it was also possible to notice that in recent years, since 2013 there has been a gradual reduction of the flows available in the Xingó dam. Consequently, there was also a gradual reduction of suspended sediment loads generated at the Piranhas, Traipu and Propriá stations, that is, the lowest values already recorded in lower São Francisco, corresponding to the lower historical series of both discharge and suspended sediments.Keywords: dam, flow, sediments
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Felix Neto, José Da Costa, Luany Jaine de Araújo Souza, Carlos Henrique Medeiros de Abreu, Viníciu Fagundes Bárbara, Helenilza Ferreira Albuquerque Cunha, Marcos Tavares Dias, and Alan Cavalcanti da Cunha. "Impactos hidroclimáticos de curto prazo no padrão hidrodinâmico de Rio de Estuário Amazônico, Amapá (AP), Brasil." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 12, no. 1 (September 15, 2020): 161–79. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2021.001.0014.

Full text
Abstract:
O objetivo do trabalho foi analisar o padrão da precipitação, da vazão e do nível de marés semidiurnas na Bacia Hidrográfica do Rio Matapi em 2015, quando ocorreu o mais intenso fenômeno El Niño dos últimos 100 anos. Para tanto, foram quantificados os índices pluviométricos da área da bacia, monitorada a vazão em uma seção do manancial com um Accustic Doppler Profiller e acompanhada a variação do nível da coluna d’água com um sensor de pressão durante ciclos completos de marés semidiurnas ocorridos nos meses de abril, junho, setembro, outubro e dezembro/2015. Os dados climáticos foram estatisticamente testados para a série temporal de precipitação 1961-2010, bem como comparados com os da literatura. Os resultados confirmaram 2015 como um ano climatologicamente atípico, promovendo descargas líquidas significativamente reduzidas em relação às séries disponíveis (Friedman: α<0,05). Especificamente, o padrão hidrodinâmico foi representado por curvas de histerese bem correlacionadas (0,76≤R2≤0,82), que indicam a diferença entre o comportamento dos fluxos de enchente e vazante das marés. Conclui-se que a variação da precipitação resultou da influência do fenômeno El Niño sobre o padrão hidrodinâmico do rio Matapi em 2015 (p<0,05), sendo de relevante interesse científico seu monitoramento para fins de gestão hídrica, principalmente em tempos de aquecimento global.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Dalsasso, Ramon Lucas, and Tiago Lemos Guedes. "PROPOSTA DE UM SISTEMA AUTOMÁTICO DE DESCARTE DE ÁGUA DE CHUVA: ESTUDO DE CASO." Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais 5, no. 2 (September 25, 2017): 099. http://dx.doi.org/10.9771/gesta.v5i2.21520.

Full text
Abstract:
<p>O aproveitamento da água de chuva pode atenuar crises de escassez de água, reduzir escoamentos superficiais e minimizar alagamentos em centros urbanos. Este trabalho traz resultados do desenvolvimento e aplicação de um sistema hidráulico, automático, para o descarte da água de escoamento pluvial inicial. No laboratório de Hidráulica e Hidrologia do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC, foram feitos inicialmente testes em sistema piloto, com variações de vazão, para avaliar a funcionalidade do sistema proposto. Posteriormente, o sistema foi testado em uma edificação com cobertura de fibrocimento. Foram coletadas e analisadas amostras de água da chuva armazenada e descartada, incluindo parâmetros de cor, turbidez, pH, coliformes, entre outros. Constatou-se que o dispositivo funcionou adequadamente, desviando para descarte o volume de água esperado. Em termos de qualidade, a água armazenada na cisterna atendeu os valores prescritos na norma NBR 15527 (ABNT, 2007), exceto para os valores de cor e coliformes, aspectos que podem ser melhorados combinando incremento no volume descartado com a desinfecção da água armazenada.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Kuss, Fernando, João Restle, Ivan Luiz Brondani, Paulo Santana Pacheco, Magali Floriano da Silveira, Raul Dirceu Pazdiora, and Ian Machado Cezimbra. "Órgãos vitais e trato gastrintestinal de vacas de descarte mestiças Charolês x Nelore abatidas com pesos distintos." Revista Brasileira de Zootecnia 36, no. 2 (April 2007): 421–29. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982007000200020.

Full text
Abstract:
Objetivou-se estudar o desenvolvimento dos órgãos vitais e do trato gastrintestinal de vacas de descarte mestiças provenientes da segunda (G2 - 3/4Charolês (C) 1/4Nelore (N) e 3/4NC) e terceira geração (G3 - 5/8CN e 5/8NC) do cruzamento rotativo Charolês × Nelore terminadas em confinamento e abatidas com 465 (T465), 507 (T507) ou 566 kg (T566). Os animais apresentaram, em média, ao início do confinamento, 8,5 anos, 388,6 kg e 2,35 pontos de escore corporal. A dieta, com relação volumoso:concentrado de 48:52, continha 12,5% de PB e 2,99 Mcal de ED/kg de MS. Entre os órgãos, o fígado apresentou maior desenvolvimento. O pulmão e o baço desenvolveram até os animais atingirem 507 kg, reduzindo aos 566 kg. O aumento do peso de abate conferiu menor participação relativa do conjunto dos órgãos vitais e trato gastrintestinal no peso vivo e no corpo vazio. Animais da terceira geração do cruzamento rotativo Charolês × Nelore apresentaram maior peso de rúmen-retículo e estômago (14,29 vs 12,30 kg e 24,43 vs 22,28 kg, respectivamente) em relação àqueles da segunda geração. Entretanto, quando o peso dos órgãos foi corrigido para peso vivo e peso de corpo vazio, somente o rúmen-retículo foi maior na terceira geração. Maior participação de sangue Charolês no genótipo conferiu maior volume de sangue, desenvolvimento dos pulmões e do conjunto dos órgãos vitais em relação ao corpo vazio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Teramoto, Elias Hideo, Marcus Paulus Martins Baessa, and Hung Kiagn Chang. "Investigação do impacto do descarte de água termal no rio Cauiazinho, Presidente Epitácio – SP." Holos Environment 19, no. 2 (June 16, 2019): 160. http://dx.doi.org/10.14295/holos.v19i2.12324.

Full text
Abstract:
A água termal do Aquífero Guarani localizado no munícipio de Presidente Epitácio/SP, anteriormente utilizado para fins recreativos, é agora descartada para o Rio Caiuazinho, tributário do Rio Paraná. A temperatura da água medida na boca do poço é de 70 °C e as características físico-químicas distintas daquelas observadas no Rio Caiuazinho. Diante das incertezas da influência do descarte de água quente na qualidade do rio, este trabalho pretendeu utilizar os isótopos estáveis e mensuração de parâmetros físico-químicos da água, a fim de se avaliar a influência da água termal no Aquífero Caiuá água subterrânea e superficial na área de interesse. Para alcançar os objetivos propostos foram coletadas 35 amostras de água superficial para análise isotópica, bem como realizada a medição de parâmetros físico-químicos em 48 pontos do Rio Caiuazinho em profundidades distintas, totalizando 224 medições. Os resultados isotópicos aliados à mensuração de parâmetros físico-químicos indicam que a vazão de água termal descartada, isto é, 34,5 m3/h, não promovem alterações significativas nas características no rio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Cattelan, Jonatan, Luís Fernando Glasenapp de Menezes, Julcemir João Ferreira, João Restle, Dari Celestino Alves Filho, and Ivan Luiz Brondani. "Gorduras de descarte e componentes externos do corpo de novilhos e vacas de descarte de diferentes grupos genéticos." Ciência Rural 40, no. 12 (December 2010): 2541–48. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782010001200017.

Full text
Abstract:
Objetivou-se com esse estudo avaliar as proporções das diferentes gorduras de descarte e os componentes externos do corpo de novilhos e vacas de descarte 5/8Charolês (Ch) 3/8Nelore (Ne) e 5/8Ne 3/8Ch. A idade média dos animais ao final do período experimental foi de 23 meses para os novilhos e 68 meses para as vacas de descarte. Os animais foram terminados em confinamento até atingirem acabamento para o abate. A dieta alimentar continha relação volumoso:concentrado de 40:60 (base na matéria seca), com 14,2% de proteína bruta e 2.869kcal de energia digestível kg-1 de matéria seca. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado, em um arranjo fatorial 2x2 (2 categorias x 2 grupos genéticos). Houve maior peso de abate (PAB) (509,67 contra 414,50kg) e de corpo vazio (PCVZ) (433,01 contra 355,27kg) para as vacas em relação aos novilhos. Quando os componentes foram expressos em valores absolutos e ajustados para PCVZ e PAB, as vacas apresentaram maiores pesos de gordura inguinal/úbere, gordura renal e no total de gordura interna. Quando os pesos dos componentes foram ajustados para PAB e PCVZ, os novilhos foram superiores no peso da cabeça, patas, vassoura da cauda e no total dos componentes externos. Os animais 5/8Ch 3/8Ne apresentaram maior peso absoluto da cabeça e maior peso relativo ao PCVZ da gordura ruminal, em relação aos 5/8Ne 3/8Ch. Por outro lado, os 5/8N e 3/8Ch apresentaram maiores pesos relativos ao PAB e PCVZ do couro e do PAB do total de componentes externos, quando comparados aos 5/8Ch 3/8Ne. Não houve correlação entre o rendimento de carcaça e os componentes não integrantes da carcaça.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Gomes, Weslley de Brito, Francis Wagner Silva Correia, Vinicius Capistrano, José Augusto Paixão Veiga, Leonardo Alves Vergasta, Sin Chan Chou, André de Arruda Lyra, and Vinicius Machado Rocha. "Avaliação dos Impactos das Mudanças na Cobertura da Terra e Cenário de Emissões (RCP 8.5) no Balanço de água na Bacia do Rio Madeira." Revista Brasileira de Meteorologia 35, no. 4 (December 2020): 689–702. http://dx.doi.org/10.1590/0102-77863540076.

Full text
Abstract:
Resumo Nesse estudo avaliou-se os impactos do aumento dos GEE's (cenário RCP 8.5) e dos desflorestamentos no ciclo da água na bacia do rio Madeira, utilizando o Modelo Regional Eta e o Modelo Hidrológico de Grandes Bacias (MGB), forçado com o Brazilian Earth System Model Ocean-Atmosphere versão 2.5 (BESM-OA 2.5). No cenário RCP 8.5, o modelo apresentou sensibilidade sobre toda a bacia do Madeira, com aumento da ordem de 4.0 °C na temperatura. O aumento foi intensificado com os cenários de desflorestamentos de 2050 (4.8 °C) e 2100 (6.2 °C). Nos cenários de desflorestamento predominou-se o Mecanismo de Retroalimentação Negativo, pois embora haja reduções na precipitação e evapotranspiração, a convergência de umidade aumentou em todos os cenários. Observou-se aumento das descargas na maioria das estações para todos os cenários futuros RCP 8.5 e desflorestamento. O aumento da precipitação na estação seca explicou em parte o aumento das vazões e na área de inundação sobre a bacia do Madeira. O aumento na precipitação à montante da bacia e a mudança nos parâmetros do solo, associada às alterações no uso da terra, contribuíram para o aumento da vazão e área de inundação sobre a bacia do Madeira. As alterações nas descargas e na área de inundação podem ter efeitos negativos, com prejuízos e danos ao meio ambiente, nos recursos hídricos, nos principais setores da economia, afetando de forma direta as comunidades que vivem às margens dos rios, principalmente as populações vulneráveis da bacia do Madeira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Cattelam, Jonatas, Leandro da Silva Freitas, Ivan Luiz Brondani, José Henrique Souza da Silva, Miguelangelo Ziegler Arboitte, and Matheus Smidt Weise. "Características dos componentes externos e das gorduras descartadas de novilhos superprecoces não-castrados ou castrados de dois genótipos terminados em confinamento." Revista Brasileira de Zootecnia 40, no. 8 (August 2011): 1774–80. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982011000800022.

Full text
Abstract:
Objetivou-se com este estudo avaliar as características dos componentes externos e da gordura de descarte de novilhos de duas condições sexuais e dois genótipos terminados em confinamento. A idade e o peso médios dos animais ao início do período experimental foram de 12 meses e 267,0 kg, respectivamente. Os novilhos foram confinados até atingirem o peso de abate pré-estabelecido médio de 400 kg. A dieta foi formulada com relação volumoso:concentrado de 50:50, com base na matéria seca, com 10% de proteína bruta. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, em arranjo fatorial de 2 × 2, composto de duas condições sexuais e dois grupos genéticos. O peso de corpo vazio (PCV), os rendimentos de carcaça em relação ao peso de corpo vazio e a relação entre o peso de corpo vazio e o peso de abate foram similares entre genótipos e condições sexuais. Para o peso absoluto das orelhas, observou-se interação significativa entre genótipo e condição sexual dos novilhos. Animais castrados apresentaram maiores valores de gordura intestinal em relação ao peso de corpo vazio (1,62 versus 1,18%) e ao peso ao abate (1,41 versus 1,02%) e de cabeça em relação ao peso ao abate (3,78 versus 3,29%). Os animais com predominância de sangue Charolês apresentaram maior peso absoluto de vassoura da cauda (0,16 versus 0,11 kg) e novilhos Nelore maiores pesos relativos de couro e gordura renal. Não há correlação entre o rendimento de carcaça e os componentes não-integrantes da carcaça.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Pacheco, P. S., J. Restle, R. L. Missio, L. F. G. Menezes, J. R. P. Rosa, F. Kuss, D. C. Alves Filho, J. N. M. Neiva, and P. A. M. M. Donicht. "Características da carcaça e do corpo vazio de bovinos Charolês de diferentes categorias abatidos com similar grau de acabamento." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 65, no. 1 (February 2013): 281–88. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352013000100040.

Full text
Abstract:
Avaliaram-se as características de carcaça e do corpo vazio de novilhos (NO), novilhas (NA) e vacas de descarte (VA) Charolês n= 9, 10 e 10, respectivamente, terminados em confinamento e abatidos com similar grau de acabamento. O peso de abate e o peso de corpo vazio (PCVZ) foram similares entre NO, 480,2 e 417,4kg, e VA, 516,2 e 405,8kg, e maiores do que os das NA, 368,3 e 306,1kg. O rendimento de carcaça quente diferiu entre as categorias, sendo 57,2, 53,3 e 50,5%, respectivamente, para NO, NA e VA. Com o rendimento de carcaça quente expresso em relação ao PCVZ, as diferenças entre categorias diminuíram, sendo significativas apenas entre NO e NA. O conteúdo do trato digestivo das VA foi 34 e 45% maior que o dos NO e NA, respectivamente, sendo correlacionado (P<0,05) com peso de abate (r=0,66) e rendimento de carcaça quente (r=-0,41). O peso de carcaça quente foi similar entre NO, 274,9kg, e VA, 260,8kg, e maior que o NA, 196,4kg. O comprimento de carcaça foi maior nas VA, intermediário nos NO e menor nas NA. A área do músculo Longissimus dorsi foi menor nas NA. Novilhos apresentaram melhor conformação de carcaça que as fêmeas, as quais não diferiram entre si.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Silva, Caio Fernando da, Flávia Maria Torres Lima, and Luiz Antonio Pimentel Cavalcanti. "Produção de hidrogênio a partir do tratamento de efluente residual da produção de biodiesel." Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade 6, no. 13 (2019): 299–307. http://dx.doi.org/10.21438/rbgas.061303.

Full text
Abstract:
Nos últimos anos, as pesquisas sobre recursos renováveis vêm ganhando cada mais destaque devido à procura por um padrão de desenvolvimento mais sustentável em meio a uma sociedade com hábitos de consumo cada vez mais elevados. O biodiesel é uma opção de alternativa promissora, porém, o resíduo proveniente da etapa de lavagem da produção deste biocombustível é inadequado para descarte in natura ou reutilização. O presente trabalho buscou realizar o tratamento do efluente residual da produção do biodiesel através do processo de eletrofloculação/flotação e de forma simultânea avaliar a produção do gás hidrogênio presente na reação de tratamento. Foi desenvolvido um protótipo de um reator eletroquímico composto por dois eletrodos retangulares de ferro com 180 mm x 20 mm, com uma estrutura cilíndrica de PVC, fixando-se fios de arame cozido de aço que se ligam a uma fonte de tensão contínua (FA-3030) onde foi aplicada 15 V. O protótipo desenvolvido tratou 400 mL de resíduo, onde as variáveis analisadas foram o pH, DBO, DQO, turbidez, óleos e graxas, o tratamento alcançou um fator de melhora nas variáveis analisadas de 85% comprovando a eficiência do processo realizado, em conjunto com o tratamento do efluente houve êxito na produção de hidrogênio que apresentou com uma vazão de 1,06 L/h.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography