To see the other types of publications on this topic, follow the link: Veículos aéreos não tripulados (VANTs).

Journal articles on the topic 'Veículos aéreos não tripulados (VANTs)'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Veículos aéreos não tripulados (VANTs).'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Mané Júnior, Ernesto. "Veículos Aéreos Não Tripulados armados: usos e implicações." Cadernos de Política Exterior 3, no. 6 (2017): 263–92. http://dx.doi.org/10.61623/cpe.v3n6.a08.

Full text
Abstract:
Este artigo busca revisar o estado da arte da discussão acerca dos usos presentes e futuros dos Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) armados ou com capacidade ofensiva, bem como fazer algumas reflexões sobre as consequências sistêmicas e implicações de seu uso. Adicionalmente, avalia a adequação dos foros especializados existentes para o tratamento da questão. Palavras -chave: VANTs; Conflitos armados; Direitos Humanos; Direito Internacional Humanitário; Controle de Exportações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Peres, Hugo Freitas. "Desenvolvimento de Veículos Aéreos Não Tripulados no Brasil: Interesses Nacionais, Desafios Internacionais." Conjuntura Austral 6, no. 31 (2015): 29. http://dx.doi.org/10.22456/2178-8839.55387.

Full text
Abstract:
Neste artigo, analisam-se a consolidação da tecnologia de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) e seu desenvolvimento histórico no Brasil. Além disso, discute-se como a Política Externa Brasileira tem respondido a esse novo desafio para a segurança internacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Aguilar, Sérgio Luiz Cruz, and Jéssica Tauane Santos. "O uso de veículos aéreos não tripulados (VANTs) na operação de paz da ONU na República Democrática do Congo." Conjuntura Austral 9, no. 47 (2018): 46. http://dx.doi.org/10.22456/2178-8839.82832.

Full text
Abstract:
A partir de 2013, a Organização das Nações Unidas (ONU) introduziu o uso de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTS) na Missão de Estabilização da ONU na República Democrática do Congo (MONUSCO). O trabalho utiliza o emprego de VANTS na MONUSCO para fazer algumas considerações sobre o uso dessa tecnologia nas operações de paz.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Assaiante, Bianca Adriana de Souza, and Fabio Alexandre Cavichioli. "UTILIZAÇÃO DE VEÍCULOS AÉREOS NÃO TRIPULADOS (VANT) NA CULTURA DA CANA-DE-AÇÚCAR." Revista Interface Tecnológica 17, no. 1 (2020): 444–55. http://dx.doi.org/10.31510/infa.v17i1.804.

Full text
Abstract:
O Brasil é o maior produtor mundial de cana de açúcar, com aproximadamente 641 milhões de toneladas processadas na safra 2017/2018. Diante desses dados, se faz necessário o uso de novas tecnologias para que o Brasil mantenha a sua condição de maior produtor de cana de açúcar e uma das tecnologias empregadas no setor sucroalcooleiro é a utilização de Drones e Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT). Drones e Vants estão sendo utilizados nos canaviais brasileiros e estão nas lavouras fazendo diversas atividades, como por exemplo: mapeamento de áreas, aplicação de herbicidas e controle de pragas, levantamento de ares com erosões. O objetivo do trabalho é definir o que são Drones e Vants, suas aplicações e apresentar as vantagens para o produtor. Para a execução do trabalho foram levantadas informações em site, artigos, trabalhos acadêmicos, ou seja, uma revisão bibliográfica sobre o tema. O resultado evidencia que a utilização de Drones e Vants não só na produção de cana de açúcar, mas na agricultura de um modo geral são essenciais para o crescimento da cultura no país, pois são inúmeras as vantagens que a utilização dos equipamentos traz.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Rodrigues, Mikael Timóteo, Bruno Timóteo Rodrigues, Tiago Makoto Otani, Felipe De Souza Nogueira Tagliarini, and Sérgio Campos. "LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO POR MEIO DE VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULADO (VANT)." ENERGIA NA AGRICULTURA 33, no. 4 (2019): 367–72. http://dx.doi.org/10.17224/energagric.2018v33n4p367-372.

Full text
Abstract:
Os Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) são apontados como a nova revolução das geotecnologias após o sistema GPS, adequando possibilidades que estão surgindo com praticidade logística e financeira da área de levantamentos por meio de aeronaves remotamente pilotadas. Objetivo do trabalho foi desenvolver levantamento topográfico em uma área agrícola, fazendo-se uso de um de Veículo Aéreo Não Tripulado, modelo MAVIC Pro da DJI, empregando princípios de aerofotogrametria. Para tanto, a missão de sobrevoo definiu parte da Fazenda Escola Prof. Dr. Eduardo Meneghel Rando, (UENP/CLM), na cidade de Bandeirantes - PR, caracterizada por uma extensão de três (3) hectares. Com a da detecção automática de pontos homólogos, bem como a amarração entre os pares de imagens, utilizando o aplicativo de modelagem foi possível encontrar pontos de amarração entre as 321 imagens geradas no levantamento, uma vez que foi modelado com sucesso o ortomosaico. Estes parâmetros permitiram gerar a ortofoto e seus respectivos modelos digitais de superfície. O levantamento topográfico em uma área agrícola, fazendo-se uso de um de VANT, mostrou-se satisfatório. A plataforma utilizada no aerolevantamento, o VANT e o sensor nele acoplado, demonstraram ser capaz de atender satisfatoriamente a metodologia adotada
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Soares, Igor Mayer, and Marcus Valério Rocha Garcia. "MODELO PARA DETERMINAR FUNÇÕES TRANSFERÊNCIA PARA ANÁLISE DE ESTABILIDADE DE VANTS." Revista Univap 22, no. 40 (2017): 237. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.657.

Full text
Abstract:
Neste trabalho foi apresentado um modelo para determinar as funções de transferência para análise da estabilidade longitudinal de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT) através do desenvolvimento simplificado das equações do movimento de aeronaves. O sistema foi simplificado considerando que o motor e o arrasto na superfície de comando não influenciam na dinâmica do veículo, pois o mesmo é significativamente menor que um avião. Analisamos também a resposta em função do tempo para as deflexões das superfícies de comando. Nos resultados apresentados é possível perceber que mesmo simples, o modelo oferece uma boa aproximação para análise dinâmica de VANTs e predizer sua estabilidade e qualidade de voo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Bruna Fernanda, and Fábio Alexandre Cavichioli. "USO DE VEÍCULOS AÉREOS NÃO TRIPULADOS PARA DETECÇÃO DE PRAGAS E DOENÇAS NA CULTURA DA SOJA." Revista Interface Tecnológica 19, no. 1 (2022): 236–47. http://dx.doi.org/10.31510/infa.v19i1.1363.

Full text
Abstract:
O Brasil é maior produtor de soja do mundo, e para que a produção no Brasil cresça cada vez mais é necessário termos cuidado com as pragas e doenças que atacam a plantação, diminuindo a produtividade. Para que a produção de soja no Brasil cresça é necessário o uso de novas tecnologias e uma das tecnologias que vem ganhando destaque nos campos são os veículos aéreos não tripulados (VANTs). Este artigo tem como objetivo mostrar a importância do uso de VANTs para detectar pragas e doenças na plantação de soja e o quão importante é essa tecnologia para os produtores, para a realização desse trabalho foi usado como metodologia a pesquisa bibliográfica, ou seja, foram retiradas informações de artigos científicos, sites, blogs e livros sobre o tema. O resultado obtido nesse trabalho comprova o quão importante os VANTs têm sido para os produtores, ajudando-os na identificação precoce da infestação de pragas e doenças, podendo assim de maneira rápida, eficiente e assertiva tomar a melhor decisão e tendo como consequência um aumento na produtividade e na lucratividade. O uso de VANTs possibilita ao produtor monitorar locais de difícil acesso, analisando toda a sua propriedade. Além disso, elimina-se a necessidade de explorar a lavoura atrás de pragas ou mesmo falhas, aumentando a produtividade e reduzindo custos. O produtor chega a economizar 6% em defensivos, a produtividade por talhões pode aumentar de 16-20%, em duas horas o VANT consegue fazer um mapeamento em uma área de mil hectares, um funcionário demoraria cerca de dois dias. Por isso o uso de VANTs é tão promissor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Cezne, Eric, Maria Gabrielsen Jumbert, and Kristin Bergtora Sandvik. "Drones como veículos para a ação humanitária: perspectivas, oportunidades e desafios." Conjuntura Austral 7, no. 33-34 (2016): 45. http://dx.doi.org/10.22456/2178-8839.60267.

Full text
Abstract:
Neste artigo, aborda-se o emprego de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), ou drones, para a ação humanitária. Através da análise do emprego e funções adquiridas por estas tecnologias no âmbito global, tenciona-se discutir e escrutinar criticamente as narrativas, cada vez mais frequentes, que associam drones como veículos para a ação humanitária e, desse modo, pretende-se contribuir e oferecer alguns insumos para este nascente e importante debate.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva, Felipe Diogo Moura, José Bismark De Medeiros, Luiz Mariano Pereira, and Rene da Silva Dias. "Comparação de softwares de cálculo aerodinâmicos de baixo custo computacional para MDO de veículos aéreos não tripulados." Peer Review 6, no. 3 (2024): 201–15. http://dx.doi.org/10.53660/prw-1817-3436.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como propósito avaliar três softwares de baixo custo computacional que desempenham um papel crucial na fase de projeto conceitual de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs). Em particular, enfatiza-se as capacidades oferecidas pelos softwares, com destaque para as funcionalidades relacionadas aos métodos dos painéis e da rede de vórtices. O intuito é investigar o custo computacional, o tempo das análises e a eficácia dessas abordagens. Dessa maneira, realizou-se uma revisão da literatura sobre o tema, seguida de uma descrição da metodologia empregada para a comparação entre os softwares utilizados. Posteriormente, são apresentados e discutidos os resultados de estudos de caso, com ênfase nas limitações relacionadas ao tempo e à complexidade de integração do algoritmo de otimização com os softwares de cálculo aerodinâmico utilizado. Por fim, apresenta-se a conclusão deste estudo, na perspectiva de contribuir na avaliação da aplicabilidade desses softwares na etapa de otimização multidisciplinar de projetos de VANTs, no contexto de redução de custos e tempo de desenvolvimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pereira, Valdir Moraes. "INSPEÇÃO DE FACHADAS COM VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULADO (VANT)." Interação - Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão 24, no. 3 (2022): 95–111. http://dx.doi.org/10.33836/interacao.v24i3.719.

Full text
Abstract:
Novas tecnologias têm sido usadas em todas as áreas do conhecimento visando facilitar as atividades que antes eram realizadas de forma tradicional. No Brasil, o projeto de fachadas ainda não é muito difundido e, na prática, a inspeção após a execução é realizada com o uso de binóculos pelo engenheiro responsável pela obra. Outra maneira de inspeção é com o uso de balancins, o que torna a atividade perigosa e com a necessidade de treinamentos para trabalho em altura. No entanto, algumas técnicas inovadoras têm sido usadas para essa finalidade, como o uso de câmeras térmicas e uso de veículos aéreos não-tripulados (VANTs). Estas técnicas buscam melhorar a eficiência da inspeção e possibilita que a avaliação seja realizada por meio de análise de imagens e com o uso de tecnologias mais sofisticadas. Nesse sentido, o presente trabalho tem o objetivo de apresentar a inspeção de fachadas com VANT de duas edificações em construção na região metropolitana de São Paulo-SP, avaliando os principais problemas encontrados e as vantagens e desvantagens do seu uso para a inspeção. As inspeções foram realizadas por meio de análise visual das imagens geradas pelo VANT. Observou-se que os principais problemas encontrados nas fachadas foram na textura e/ou revestimento aplicado como no final da fachada, bem como problemas na pintura e em juntas. O uso do VANT mostrou-se promissor, principalmente, devido à rapidez para realização das capturas de fotos. As principais desvantagens observadas foram a troca de baterias do VANT que pode prejudicar o tempo de inspeção e o distanciamento entre o VANT e a fachada que pode prejudicar a visualização de pequenas patologias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Do vale, Leonardo, Alberto Casado, Bruno Fernandes, Glauber Costa, and Joaquin Humberto Aquino Rocha. "Monitoramento de Pontes e Viadutos com Uso de Veículo Aereo Não Tripulado (Vant): Estudos de Caso." Revista Brasileira de Geografia Física 18, no. 4 (2025): 2864–81. https://doi.org/10.26848/rbgf.v18.4.p2864-2881.

Full text
Abstract:
A inspeção tradicional de pontes e viadutos é uma atividade desafiadora devido à segurança, acessibilidade e custo. Os Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT) vêm ganhando cada vez mais relevância como um novo mecanismo de aquisição de dados e inspeções visuais, oferecendo métodos mais rápidos e seguros. Este trabalho teve como objetivo um estudo exploratório da utilização de VANTs como ferramenta para inspeção visual de manifestações patológicas em pontes e viadutos. A metodologia incluiu a pesquisa experimental de dois estudos de caso, desenvolvendo para esses fins o protocolo de atividades, onde foram contempladas as etapas de planejamento de voo, coleta e processamento de imagens. Os resultados demonstraram a viabilidade técnica e eficiência do processo de inspeção, possibilitando a geração de ativos visuais para detecção de manifestações patológicas utilizando modelos obtidos através do software Agisoft MetaShape destacando o melhor desempenho do modelo ortomosaico quando comparado às fotografias digitais e modelos 3D. A principal contribuição deste estudo é a validação do pacote tecnológico desenvolvido para auxiliar no diagnóstico de manifestações patológicas do protocolo para inspeções de pontes e viadutos utilizando VANTs, bem como uma análise comparativa dos ativos visuais gerados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Ballesteros Ruiz, Ramiro Daniel, Alberto Casado Lordsleem Júnior, and Joaquin Humberto Aquino Rocha. "Inspeção de fachadas com Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT): estudo exploratório." Revista ALCONPAT 11, no. 1 (2021): 88–104. http://dx.doi.org/10.21041/ra.v11i1.517.

Full text
Abstract:
O objetivo desta pesquisa consistiu em avaliar o uso de VANT como ferramenta visual para a inspeção de manifestações patológicas em fachadas a través de um estudo exploratório. Na atualidade, os Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT) assumem uma crescente relevância na construção civil como novo mecanismo de obtenção de dados e inspeção visual, otimizando o tempo. A estratégia de pesquisa considera três etapas distintas: revisão bibliográfica, o procedimento experimental e, finalmente o processamento de dados, objetivando verificar a viabilidade do procedimento de inspeção. Evidencia-se a conveniência de utilização do VANT particularmente onde o acesso é difícil, o que pode reduzir tempo, custos e gerar maior segurança, além da reconstrução 3D da edificação para ser inspecionada e gerar diagnósticos mais certeiros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Sampaio, Thayna Soares, Erika Cristina Nogueira Marques Pinheiro, and Igor Nonato Almeida Pereira. "A EFICÁCIA DE VEÍCULOS AÉREOS NÃO TRIPULADOS (VANTS): ESTUDO APLICADO AO NÚCLEO 15 EM MANAUS, AMAZONAS." Revista ft 29, no. 145 (2025): 50–51. https://doi.org/10.69849/revistaft/cl10202504291950.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

De Oliveira, Willian Vieira, and Claudionor Ribeiro Da Silva. "Identificação e Extração Automática de Indivíduos de Ipê-Amarelo em Imagens Obtidas por VANT." Revista Brasileira de Cartografia 71, no. 4 (2019): 1114–34. http://dx.doi.org/10.14393/rbcv71n4-45080.

Full text
Abstract:
O processamento digital de imagens (PDI) representa um conjunto de técnicas que permite não apenas o tratamento de imagens, mas também proporciona uma maior facilidade na extração, análise e interpretação de informações contidas em imagens aéreas. Com o surgimento de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) ganhos significativos foram observados em termos de resolução espacial e temporal. Imagens adquiridas por VANT podem ser utilizadas em diversas atividades, como aquelas voltadas à conservação ambiental, como por exemplo, no monitoramento de indivíduos arbóreos protegidos por Lei ou em extinção, proporcionando maior controle das alterações ocorridas ao longo do tempo, em áreas de preservação. Dessa forma, é proposto nesse estudo a aplicação de técnicas de PDI em imagens VANT para detectar, extrair e espacializar indivíduos de espécies de Ipê-Amarelo. A metodologia contempla o desenvolvimento de rotinas computacionais, utilizando a linguagem Python, faz uso do classificador por máxima verossimilhança e de técnicas de morfologia matemática. Como resultados finais são obtidas as coordenadas geográficas dos indivíduos detectados nas imagens. Os resultados evidenciaram coerência com a realidade e mostraram que o algoritmo pode ser aplicado para fins ambientais, uma vez que este simplifica a organização do modo de trabalho na solução de problemas ambientais que envolvam a localização de espécies florestais para seu manejo e/ou controle.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Sobrinho, Marcos, Ana Corte, Bruna Vasconcellos, Carlos Sanquetta, and Franciel Rex. "USO DE VEÍCULOS AÉREOS NÃO TRIPULADOS (VANT) PARA MENSURAÇÃO DE PROCESSOS FLORESTAIS." Enciclopédia Biosfera 15, no. 27 (2018): 117–29. http://dx.doi.org/10.18677/encibio_2018a80.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Rosa, Johnny de Moura, Vitor Hugo de Oliveira Barros, and Elivelthon Carlos do Nascimento. "Utilização de veículos aéreos não tripulados na construção civil: uma revisão sistemática." Revista Semiárido De Visu 9, no. 3 (2021): 267–77. http://dx.doi.org/10.31416/rsdv.v9i3.23.

Full text
Abstract:
A fachada de uma edificação tem como principal função proteger o imóvel contra os agentes de degradação, proporcionando segurança para os usuários, além de manterem um conforto estético. A utilização do VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado) que vem crescendo no campo da Engenharia Civil na chamada Quarta Revolução Industrial, se mostra uma solução bastante viável para a inspeção dessa área do prédio, pois proporciona a diminuição de um grupo de pessoas e uma maior segurança do trabalhador ao fazer a inspeção predial, conseguindo fazer uma varredura completa e mais eficiente do edifício, já que existem locais de difícil acesso que o drone pode visualizar. Esta revisão sistemática indicara em seus resultados que os artigos abordados com essa temática podem ser divididos em três classes de acordo com a metodologia adotada, observando o processo de inspeção e os tipos de problemas. Além disso, as fissuras e trincas são as manifestações patológicas mais comuns nas fachadas, seguidas pela eflorescência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Souza, Igor Viana, Victor Braga Rodrigues Duarte, Francisca Cássia Silva da Silva, et al. "Veículos aéreos não tripulados e sensores remotos: ferramentas para o gerenciamento dos recursos florestais." Journal of Biotechnology and Biodiversity 8, no. 2 (2020): 148–57. http://dx.doi.org/10.20873/jbb.uft.cemaf.v8n2.vsouza.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é descrever, através de revisão da literatura, o uso dos sensores remotos integrados aos Veículos Aéreos Não tripulados (VANT). Os tipos sensores e seu funcionamento também são apresentados além dos métodos de processamento e aplicações na silvicultura e na proteção contra incêndios florestais. O VANT foi utilizado inicialmente em atividades militares, principalmente para atender monitoramento de áreas de difícil acesso, consideradas inósptas para o ser humano. Com o desenvolvimento tecnológico dos veículos equipados com Sistema Globais de Navegação por Satélite (GNSS) e minituarização dos sensores possibilitaram a captação da energia eletromagnética refletida e transmitida pelos alvos na superfície, sendo posteriormente convertida em sinais elétricos de maneira que podem ser armazenadas ou transmitidas em tempo real. Os dados capturados pelos sensores são processados para serem utilizados no processo de aquisição de informações dos objetos observados na superfície terrestre para serem aplicados no gerenciamento dos recursos florestais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Autor:, Eduardo Julio de Medeiros, and Eduardo Leite Krüger Orientador:. "VANTS E CÂMERAS INFRAVERMELHAS NA PESQUISA CLIMÁTICA: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA." Revistaft 28, no. 133 (2024): 91. https://doi.org/10.5281/zenodo.10938191.

Full text
Abstract:
Este artigo aborda uma análise bibliométrica sobre o uso de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) equipados com câmeras infravermelhas (IR) na coleta de dados de temperatura de superfície, destacando sua importância no contexto das mudanças climáticas e seu impacto em ambientes urbanos. Explora o crescimento do interesse nesse campo de estudo, as principais colaborações e tendências, e enfatiza a necessidade de mais pesquisas, especialmente em países em desenvolvimento como o Brasil. O estudo demonstra como VANTs oferecem uma alternativa valiosa aos métodos tradicionais de coleta de dados de temperatura de superfície, como imagens obtidas de satélites, leituras manuais em campo e aeronaves tripuladas, devido à sua alta resolução e flexibilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Flores, Diego Moraes, Juan Pablo Rubio Romero, Cecilia Arasy Cantero Nuñez, Noé Villegas Flores, and Ana Carolina Parapinski dos Santos. "Aplicação da aerofotogrametria com VANT para análise de pavimentação asfáltica." CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES 18, no. 2 (2025): e15841. https://doi.org/10.55905/revconv.18n.2-379.

Full text
Abstract:
Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) já são amplamente empregados em diversas práticas científicas, como estudos ambientais, mapeamento geoespacial e monitoramento de infraestrutura, além de aplicações oficiais em segurança pública e inspeções governamentais, e utilitárias, como agricultura de precisão e logística. A manutenção de revestimentos viários em áreas urbanas exige investimentos consideráveis por parte dos municípios. O uso de VANTs para a identificação e organização de rotinas de manutenção pode auxiliar gestores a desenvolverem estratégias parametrizadas e adaptadas às necessidades locais. Este trabalho teve como objetivo identificar o GSD (Ground Sample Distance) mais adequado para a identificação de patologias em pavimentação urbana. Além disso, foi proposta uma metodologia para levantamentos de revestimentos viários e análise de patologias, considerando a melhor altura de voo e resolução para observação detalhada. Os resultados indicaram que alturas de voo entre 20 m e 25 m e GSD entre 1 cm e 4 cm de resolução espacial oferecem ótima visualização dos revestimentos e das patologias. O índice de deterioração (IDP) das vias analisadas variou entre médio e alto, apontando uma significativa degradação do pavimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Lupinacci, Cenira Maria, Estêvão Botura Stefanuto, and Danilo Maques de Magalhães. "Cartografia Geomorfológica em Imagens de Altíssima Resolução: Uma proposta para sistemas erosivos lineares." Revista Brasileira de Geografia Física 18, no. 2 (2025): 1493–505. https://doi.org/10.26848/rbgf.v18.2.p1493-1505.

Full text
Abstract:
A erosão linear acelerada constitui-se em fenômeno registrado e estudado com frequência na bibliografia nacional e internacional. Assim, o objetivo deste artigo é discutir as possibilidades da criação de mapeamentos geomorfológicos que permitam o monitoramento e subsidiem o manejo de sistemas erosivos lineares, a partir do uso de imagens de altíssima resolução, obtidas através de veículos aéreos não tripulados (VANTs). Parte-se da hipótese que o mapeamento geomorfológico, ao espacializar as diversas feições oriundas dos sistemas erosivos lineares, pode colaborar com indicativos dos setores mais ativos e, a partir disso, auxiliar no direcionamento das ações de manejo e contenção das feições erosivas lineares. O mapeamento elaborado possibilitou identificar feições detalhadas do sistema erosivo, permitindo avaliar a dinâmica e identificar setores mais ativos. Ainda, são apresentados procedimentos e simbologias que podem ser replicados para mapeamentos geomorfológicos utilizando imagens de altíssima resolução.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Bonfatti Júnior, Eraldo Antonio, Elaine Cristina Lengowski, and Edemar Reese. "MONITORAMENTO DA SOBREVIVÊNCIA DE Eucalyptus spp. POR IMAGENS OBTIDAS POR VANTs." REVISTA ENGENHARIA NA AGRICULTURA - REVENG 27, no. 3 (2019): 220–26. http://dx.doi.org/10.13083/reveng.v27i3.911.

Full text
Abstract:
A utilização de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) na silvicultura de precisão representa uma nova ferramenta ágil para o setor florestal brasileiro. Objetivou-se avaliar a mensuração com precisão da taxa de sobrevivência de povoamentos florestais de Eucalyptus spp. por imagens obtidas por VANTs. As imagens coletadas foram processadas e resultaram em ortomosaicos de resolução satisfatória pra trabalhos de sensoriamento remoto, com pixels de 0,010 m x 0,010 m de resolução. Os inventários florestais de sobrevivência foram realizados em dois sistemas de amostragem, sistemático e aleatório, com parcelas fixas circulares de 10 m de raio, sendo que os resultados obtidos pelos inventários foram comparados com os valores reais encontrados pelos censos florestais. Tanto pelo processo sistemático de amostragem quanto pelo processo aleatório, os erros de amostragem relativos foram inferiores ao erro máximo admissível. Os valores médios de sobrevivência encontrados nos inventários florestais foram próximos às taxas reais de sobrevivência encontradas pelos censos florestais, somados a isso os resultados dos censos florestais de todos os talhões estiveram dentro dos intervalos de confiança em ambos os processos de amostragem. A satisfatória resolução dos ortomosaicos e a compatibilidade entre os resultados encontrados nos inventários florestais com os dos censos florestais indicam a possibilidade de se realizar monitoramento da sobrevivência remotamente com auxílio de VANTs.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Dambroski, Almir Aurélio, Luiz Cláudio Dalmolin, Nilson Ribeiro Modro, and Glauco Oliveira Rodrigues. "ESTUDO COMPARATIVO DE FERRAMENTAS DE SOFTWARE PARA PROCESSAMENTO DE DADOS GEORREFERENCIADOS OBTIDOS A PARTIR DE VANTS." Revista Prociências 4, no. 1 (2021): 54–68. http://dx.doi.org/10.15210/prociencias.v4i1.21368.

Full text
Abstract:
O processamento de dados georreferenciados obtidos a partir de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT’s) requer técnicas e ferramentas específicas, visando produzir informações adequadas para as mais diversas finalidades. O surgimento recente de diferentes ferramentas para esse tipo de manipulação de dados torna esse processo mais acessível e flexível. Neste sentido, o presente trabalho realiza um estudo comparativo entre ferramentas de software de processamento de dados georreferenciados para manipulação e tratamento de dados e imagens coletados com o uso de VANT’s. Este trabalho apresenta algumas ferramentas atualmente disponíveis, detalhando suas principais características de modo a orientar futuros usuários na escolha do software conforme suas necessidades. Foram testadas as ferramentas Drone Deploy, Pix4DMapper, Agisoft e Photomodeler, e os aspectos tempo de processamento, geração de ortofoto, possibilidade de trabalho offline e custo de licença. As ferramentas analisadas possuem recursos semelhantes, mas com diferentes aspectos operacionais que podem ser determinantes para a escolha do usuário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Ballesteros, Ramiro Daniel, and Alberto Casado Lordsleem Junior. "Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT) para inspeção de manifestações patológicas em fachadas com revestimento cerâmico." Ambiente Construído 21, no. 1 (2021): 119–37. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212021000100497.

Full text
Abstract:
Resumo O mundo passa por uma revolução de ordem abrangente, destacando-se a demanda por inserção tecnológica nos processos industriais, notadamente pela necessidade da otimização do tempo. Em especial, os veículos aéreos não tripulados (VANT), ou “drones”, estão tendo crescente relevância como novo mecanismo de obtenção de dados e inspeções visuais, mais ágeis e seguros. Este artigo teve o objetivo de realizar o estudo experimental do uso de VANT como ferramenta visual para inspeção de manifestações patológicas em fachadas de edifícios. A metodologia contemplou a realização de dois estudos de caso em edificações de mediana e grande altura, em que foram contempladas as etapas de coleta de imagens e processamento. Os resultados da pesquisa exibiram a viabilidade técnica e a eficácia da inspeção, e mostraram que entre os ativos visuais produzidos as fotografias digitais geradas pela aeronave foram mais efetivas para a detecção de manifestações patológicas quando comparadas com os modelos gerados pelo software Agisoft PhotoScan. Como principal contribuição, têm-se a validação do pacote tecnológico destinado a auxiliar no diagnóstico de manifestações patológicas a partir da formulação do protocolo para a inspeção de fachadas com uso de VANT e a análise comparativa dos ativos visuais que podem ser gerados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Nascimento, Jackson Silva, Bruna Bugarin Tavares Gonçalves, and Cynthia Leonis Dias Cintra. "OTIMIZAÇÃO DA SEGURANÇA EM CANTEIROS DE OBRAS UTILIZANDO VEÍCULOS AÉREOS NÃO TRIPULADOS (VANTS) COM CONTROLE DE VOO VIA ARDUINO YUN." Acta Tecnológica 12, no. 1 (2018): 63. http://dx.doi.org/10.35818/acta.v12i1.576.

Full text
Abstract:
<p>Ao longo dos anos, a indústria da construção civil tem passado por constantes evoluções e transformações. Entretanto, nota-se um atraso na implantação de tecnologia de dispositivos móveis para melhorias no setor. Na área de gestão de segurança, esse ponto de vista é mais acentuado, uma vez que vários avanços tecnológicos podem ser utilizados em benefício da otimização desse setor de operação da construção. Uma dessas tecnologias é a implantação da tecnologia de veículos aéreos não tripulados (VANTs), em inglês <em>Unmanned</em> <em>Aerial</em> <em>Veicheles</em> (UAV), também conhecidos como drones. Na construção civil, seu uso ainda é limitado, principalmente para o suporte de inspeção no setor de segurança em canteiro de obras. O presente trabalho tem como objetivo investigar, de forma teórica, como os drones podem ser benéficos para a otimização da segurança na construção civil, mostrando um modelo a ser utilizado com o seu controle de voo realizado via Arduino Yun, fornecendo gerenciadores de segurança com rapidez, tais como imagens e vídeos em tempo real de inspeção no campo de limitação da obra, a fim de facilitar a inspeção de segurança do local de trabalho.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Borne, Thiago. "ROBOTIZAÇÃO: IMPLICAÇÕES ECONÔMICAS, POLÍTICAS E SECURITÁRIAS DO USO DE DRONES NA ERA DIGITAL." Conjuntura Austral 5, no. 23 (2014): 83. http://dx.doi.org/10.22456/2178-8839.41713.

Full text
Abstract:
Este ensaio propõe reflexões iniciais em torno dos drones, de como eles se (1) relacionam com a Internet, e de como eles podem (2) afetar a condução da guerra e as (3) relações sociais no Século XXI. Além disso, o texto também explora a (4) relação entre o uso crescente de robôs em campo de batalha e os processos de globalização e digitalização a partir da ótica da Economia Política Internacional. Ele está dividido em duas seções. A primeira seção apresenta brevemente – a partir da experiência norte-americana da Guerra ao Terror – alguns dos problemas oriundos do uso de drones em campo de batalha. As decorrências do emprego doméstico de veículos aéreos não tripulados (VANTs) também são abordadas na primeira parte do ensaio. A segunda seção analisa a proliferação de robôs como decorrência dos processos de globalização e digitalização atualmente em curso. Conclui-se, ao final do ensaio, que a “robotização” é uma consequência e uma tendência natural da Era Digital.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Durães Manso, Ayrton, and Marco Aurélio Passos Louzada. "Índices de vegetação como instrumento de análise da distribuição vegetal na paisagem do Parque Natural Municipal do Gericinó, Nilópolis - RJ." Revista Ciência Geográfica 28, no. 2 (2024): 303–13. http://dx.doi.org/10.18817/26755122.28.2.2024.3848.

Full text
Abstract:
No âmbito das geotecnologias, os Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) são ferramentas cada vez mais utilizadas para o Sensoriamento Remoto de áreas cultivadas e de vegetação nativa por meio de Índices de Vegetação. Com o processamento de imagens digitais RGB através de operações aritméticas aplicadas às suas bandas espectrais, é possível extrair informações referentes a distribuição e saúde das plantas, bem como à exposição do solo aos processos erosivos, auxiliando na tomada de decisão para gestão ambiental e planejamento do território. O presente estudo teve como objetivo avaliar a distribuição da vegetação a partir de diferentes índices de vegetação em uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, utilizando ferramentas de classificação automática. O voo para a tomada das imagens e a obtenção dos pontos de controle ocorreu durante a estação chuvosa em diversas áreas do parque. Os resultados obtidos demonstraram que os índices ExG e GLI foram aqueles com melhor resposta visual à distribuição da vegetação e melhor quantificação automática da sua área de cobertura espacial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Bruch, Alexandre Felipe, Karina Retzlaff Camargo, Marciano Carneiro, et al. "Índices de vegetação como ferramenta de avaliação da vegetação de cobertura do aterro de resíduos sólidos urbanos de Rosário do Sul/RS." REVISTA DELOS 17, no. 62 (2024): e3049. https://doi.org/10.55905/rdelosv17.n62-042.

Full text
Abstract:
Este estudo analisou a vegetação de cobertura do aterro sanitário de Rosário do Sul/RS, utilizando índices de vegetação NDVI (Normalized Difference Vegetation Index) e NDWI (Normalized Difference Water Index) obtidos por meio de aerolevantamentos realizados com Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs). O objetivo principal foi monitorar as condições ambientais e geotécnicas da área, identificando locais críticos, como regiões de erosão e vegetação degradada, para subsidiar ações de mitigação ambiental. A metodologia integrou sensores multiespectrais acoplados a VANTs com sistemas de posicionamento GNSS-RTK de alta precisão para coleta de dados georreferenciados. As imagens foram processadas com ferramentas fotogramétricas e analisadas no software QGIS. O NDVI demonstrou ser uma ferramenta eficaz para segmentar a vegetação em classes que variaram de solo exposto até vegetação de cobertura invasora. Valores negativos e próximos de zero indicaram áreas de erosão ou ausência de vegetação, enquanto valores altos refletiram a presença de espécies invasoras, que, apesar de não planejadas, contribuíram para a estabilização do solo. O NDWI complementou a análise ao identificar áreas com maior estresse hídrico, reforçando a relação entre a disponibilidade de água e o vigor vegetativo. Os resultados evidenciaram que a combinação de sensoriamento remoto, fotogrametria e índices espectrais é essencial para monitorar aterros sanitários, permitindo identificar áreas prioritárias para intervenções. Este estudo destaca a relevância dessas tecnologias na gestão ambiental e no planejamento sustentável de áreas impactadas por resíduos sólidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Gaya, João, Luiz Córdova Júnior, Marcos Santos, and Thiago Alves. "Utilização de Veículos Aéreos Não Tripulado no Monitoramento da Dinâmica Sedimentar de Praias Expostas." Metodologias e Aprendizado 2 (November 11, 2019): 25–29. http://dx.doi.org/10.21166/metapre.v2i0.1131.

Full text
Abstract:
O uso de veículos aéreos não tripulados (VANT), popularmente conhecidos por drones, têm sido utilizados com frequência em diversos setores, como segurança pública, fiscalização ambiental, pesquisa, agricultura e no monitoramento de ambientes naturais diversos. O monitoramento da dinâmica sedimentar de duas porções distintas da Praia de Navegantes (SC), Brasil – a porção Sul, em processo de recuperação há dez anos, e um trecho da porção Norte, Praia do Gravatá, em avançado processo de degradação – foi realizado entre os meses de abril e julho de 2019 com a utilização de um VANT. Foram realizados seis sobrevoos em cada um dos locais estudados. A aerofotogrametria desses locais foi realizada a uma altura pré-definida de 100 metros, tendo sido registrada por meio de memorial de processamento com a sobreposição lateral de 65% e frontal de 75% entre as imagens obtidas. As imagens de cada levantamento foram tratadas no software Agisoft PhotoScan com aplicação de pontos de apoio materializados em solo georreferenciados com emprego de aparelho GPS/GNSS, marca Geomax, Modelo Zenith 25, na qual os mesmos (pontos) foram pós-processados com base na Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo (RBMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foram geradas ortofotos georreferenciadas, imagens 3D com geração de curvas de nível com intervalos de 0,25 m, o que possibilitou calcular os volumes de sedimentos erodidos ou acrescidos. O método proposto demanda ainda de alguns ajustes e aprimoramento, mas demonstrou grande eficácia no monitoramento do processo de dinâmica sedimentar nos locais estudados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Trindade, Carlos Alberto, and Júlia C. S. Nunes. "Influência do uso de pontos de controle de campo na melhoria da acurácia dos dados coletados por meio de VANT nas periciais ambientais." Revista Brasileira de Criminalística 7, no. 1 (2018): 17–20. http://dx.doi.org/10.15260/rbc.v7i1.244.

Full text
Abstract:
Este trabalho avalia a qualidade dos produtos gerados pelo processamento fotogramétrico de fotografias aéreas tomadas por veículos aéreos não tripulados (VANTs), os modelos digitais de superfície e as ortofotos. Foram realizados três conjuntos de produtos, sendo o primeiro com as fotografias aéreas com as coordenadas do VANT, o segundo com as mesmas fotografias, mas com a introdução de uma medida de escala e o terceiro processado com pontos de controle de precisão centimétrica na região de estudo. A comparação entre as discrepâncias entre os pontos presentes nas ortofotos e seus homólogos pontos medidos em campo, mostrou que o terceiro método é melhor quando se é necessária grande precisão. Em relação à medição da dimensão das áreas, identificou-se discrepância significativa entre a área medida sobre a ortofoto determinada sem pontos de campo e a área medida sobre ortofoto com pontos de campo. Por sua vez, a área medida sobre a ortofoto gerada sem pontos de campo, porém com uma medida de distância determinada (modelo escalado) apresentou discrepância em torno de 1% em relação à área padrão. Cada trabalho de perícia na área ambiental, onde se necessita realizar medição de áreas ou de volumes, possui especificações de precisão particulares, exigindo análise da metodologia a ser aplicada. A realização de um voo com uso de pontos de controle aumenta a confiabilidade do produto final, entretanto a realização de pelo menos uma medida de distância no modelo tridimensional se mostrou suficiente para aumentar a precisão da determinação de áreas nas ortofotos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Coelho, Werizie Rodrigues, and Fabio Alexandre Cavichioli. "APLICAÇÃO DE DRONES NA AGROINDÚSTRIA DE PRECISÃO." Revista Interface Tecnológica 18, no. 1 (2021): 487–99. http://dx.doi.org/10.31510/infa.v18i1.1108.

Full text
Abstract:
É fato que as tecnologias são de extrema importância para toda e qualquer empresa que deseja se manter ativa no mercado, a partir disso a presente pesquisa se ocupa em demonstrar as vantagens que os Veículos Aéreos não Tripulados (VANT’s) podem proporcionar para o setor agroindustrial e a agricultura de precisão. O estudo foi composto de pesquisas bibliográficas, realizadas através de livros, artigos acadêmicos, monografias e websites ligados diretamente ao assunto. A partir disso pode-se compreender como essa tecnologia pode otimizar os processos, reduzir os custos e auxiliar nas tomadas de decisões, além de melhorar diretamente a qualidade fator de extrema importância para todas as empresas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Nunes, Claudia Ribeiro, and Priscila Elise Alves Vasconcelos. "A UTILIZAÇÃO PARTICULAR OU EMPRESARIAL DE DRONES NO BRASIL: RESPONSABILIDADE CIVIL E AMBIENTAL OU MARCO REGULATÓRIO." Revista Jurídica da FA7 17, no. 2 (2020): 13–24. http://dx.doi.org/10.24067/rjfa7;17.2:840.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem por objetivo demonstrar como as novas tecnologias vêm sendo regulamentadas no Brasil, sendo o núcleo da pesquisa o uso de veículos aéreos não tripulados, os VANT´s ou drones. Análise sobre o marco regulatório brasileiro e a verificação de lacunas e diretrizes foi realizada. Através de dados extraídos da legislação, doutrina especializada, artigos científicos e o direito comparado, a pesquisa abrange o mapeamento, os principais aspectos e dimensões envolvendo os drones. Nos resultados, destaca-se a necessidade de melhorias na aplicabilidade e divulgação das regras para pilotagem e uso. Há ausência de normas específicas sobre responsabilidade ambiental e descarte de resíduos tecnológicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Bonatto, Paula Campos, Gabriel Paes Marangon, Antônio Batista Pereira, Ana Luiza Klotz Neves, and Adriano Luis Schunemann. "Variáveis dendrométricas em plantio comercial de Pinus elliottii Engelm. por meio de VANT." Cuadernos de Educación y Desarrollo 16, no. 6 (2024): e4625. http://dx.doi.org/10.55905/cuadv16n6-168.

Full text
Abstract:
O uso dos Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT) tornou-se bastante utilizado na área florestal. Através desses veículos aéreos obtêm-se dados de alta resolução, com custo e tempo reduzidos comparado às técnicas de mensuração florestal convencionais. Estimativas de variáveis dendrométricas podem ser obtidas por VANT. Com base nisso, o objetivo deste trabalho foi extrair variáveis dendrométricas de árvores de Pinus elliottii Engelm. por meio de geotecnologias, como uso dos receptores VANT e GNSS (Global Navigation Satellite System) além de softwares e algoritmos computacionais e comparar com técnicas tradicionais. Para este estudo utilizou-se plantio comercial com área de 17 ha localizado no Município de Santa Margarida do Sul, RS, Brasil. Realizou-se inventário florestal convencional com metodologia de amostragem sistemática. A detecção automática e extração de altura das árvores foi realizada no software QGis. No processamento de imagens geradas por meio do VANT, gerou-se Modelo Digital de Altura (MDH), a partir da subtração entre o Modelo Digital de Superfície e Modelo Digital de Terreno. Realizaram-se comparações entre as variáveis dendrométricas extraídas (altura = H, área de copa = AC e diâmetro de copa = DC) a partir do MDH e as mensuradas em campo por meio do teste de médias. As comparações foram satisfatórias para as variáveis H, AC e somente para DC não foi satisfatória. Estimou-se variáveis dendrométricas utilizando as variáveis mensuradas em campo e as extraídas do MDH. Obteve-se 90,3% de acerto na detecção de árvores por meio de imagens obtidas do VANT.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Mendonça, Fernando Nicolau, Zacarias Xavier de Barros, and Bruna Soares Xavier de Barros. "Fotogrametria com veículos aéreos não tripulados: detecção de linhas de plantio em lavouras de cana-de-açúcar." REVISTA DELOS 18, no. 67 (2025): e5310. https://doi.org/10.55905/rdelosv18.n67-189.

Full text
Abstract:
A aerofotogrametria obtida com Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT), representa uma grande fonte de informações em diversas áreas da atividade econômica, entre elas a agricultura de precisão. O Brasil, destacando-se como o maior produtor mundial de cana-de-açúcar apresenta- se nesse segmento como um grande mercado consumidor de geoinformação, sobretudo no que diz respeito a mapas de plantio da lavoura para orientação de piloto automático para os devidos tratos culturais. Neste trabalho foram mapeados três talhões em diferentes estágios de desenvolvimento da lavoura, 40, 80 e 110 cm de altura, e cada um desses talhões foi sobrevoado com três alturas de voo, 70, 110 e 150 metros. Pode-se concluir que quanto maior a altura de voo, menor é o custo computacional para obtenção da ortofoto e menor é a resolução do produto, o que ocasiona dificuldades na identificação das linhas de plantio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Elise Alves Vasconcelos, Priscila, Claudia Ribeiro Pereira Nunes, and Paulo Sérgio Vasconcelos. "A análise Jurídico-Ambiental do marco regulatório para a utilização particular ou empresarial de drones no Brasil e a responsabilização sobre os resíduos." Revista Interdisciplinar do Direito - Faculdade de Direito de Valença 22, no. 1 (2024): e20242206. http://dx.doi.org/10.24859/rid.2024v22n1.1509.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem por objetivo como as novas tecnologias vêm sendo regulamentadas no Brasil, sendo o objeto uso de veículos aéreos não tripulados, os VANT´s ou drones. Análise sobre o marco regulatório brasileiro e a verificação de lacunas e diretrizes foi realizada, incluindo a análise acerca da responsabilidade ambiental sobre os resíduos tecnológicos. Através de dados extraídos da legislação, doutrina especializada, artigos científicos e o direito comparado, a pesquisa abrange o mapeamento, os principais aspectos e dimensões envolvendo os drones no período 2017/2018. Nos resultados, destaca-se a necessidade de melhorias na aplicabilidade e divulgação das regras para pilotagem e uso. Há ausência de normas específicas sobre responsabilidade ambiental e descarte de resíduos tecnológicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Miskiw, Emily. "USO DE IMAGENS AÉREAS PARA ANÁLISE DE FALHAS EM LINHAS DE SEMEADURA NA CULTURA DA SOJA." International Journal of Agrarian Sciences - PDVAGRO 2, no. 1 (2023): 35–49. http://dx.doi.org/10.31692//2595-2498.v2i1.71.

Full text
Abstract:
A soja, um dos principais produtos agrícolas do Brasil - segundo maior produtor mundial da leguminosa - possui enorme importância e influência na economia do país. Assim a ocorrência de falhas na semeadura/plantio são fatores muitas vezes não considerado na decisão do número de sementes a serem semeadas por metro linear e na estimativa da população final, pode ocasionar uma grande redução da produtividade na lavoura. Um melhor controle e gerenciamento dos sistemas de produção, através do monitoramento por Veículos Aéreos não Tripulados (VANT´s), torna-se possível analisar as condições fitossanitárias, bem como o potencial produtivo, e principalmente, falhas decorrentes do processo de implementação da cultura e do seu manejo. Com isso, o objetivo desta pesquisa é identificar possíveis problemas no sistema de semeadura e estimar a uniformidade semeadura da soja, por meio de imagens georreferenciadas, a fim de proporcionar um melhor manejo. Para atender o objetivo, foram utilizadas imagens adquiridas com auxílio de um veículo aéreo não tripulado (VANT) de uma área cultivada com soja em sistema de plantio direto, localizada no campo experimental do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul campus de Nova Andradina-MS, as imagens foram processadas pelo software ImageJ e analisadas para contabilização e determinação da porcentagem de área com falhas de semeadura. Desta forma, a metodologia apresentada pode otimizar os trabalhos de identificação de falhas na semeadura da cultura da soja com uso de VANT´s, no entanto, quanto tratamos de aplicações comerciais, faz-se necessário treinamento técnico de pessoal, tanto para a pilotagem da nave e imageamento, como para interpretação e processamento digital de imagens, mesmo se apresentando como simples e de fácil uso. Esse código não se limita apenas a cultura da soja, podendo ser aplicado com bons resultados em outras culturas. Para a imagem analisada o código se apresentou de forma satisfatória, podendo ser recomendado para áreas que sejam cultivadas com soja resultado em boas predições de falhas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Tondelo, Patricia Geittenes, and Fernando Barth. "Análise das manifestações patológicas em fachadas por meio de inspeção com VANT." PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção 10 (February 26, 2019): e019009. http://dx.doi.org/10.20396/parc.v10i0.8652817.

Full text
Abstract:
A altura dos edifícios cria locais de difícil acesso que podem ter sua degradação mais acelerada pela falta de equipamentos hábeis para realização de inspeções prediais. Este artigo busca analisar os aspectos construtivos e as manifestações patológicas das fachadas industrializadas por meio de inspeções auxiliadas por Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs). A análise dos aspectos construtivos abrangeu visitas técnicas a edificação e observações realizadas no projeto arquitetônico da fachada industrializada. A análise das manifestações patológicas abrangeu a proposição e o teste de um método de inspeção para identificar as anomalias do revestimento externo. Com relação aos aspectos construtivos, observou-se que o projeto destas vedações exige níveis de detalhamento, tais como a paginação das fachadas, acompanhamento da produção e montagem dos painéis, assim como controle das juntas. Com relação ao método de inspeção testado, a técnica de obtenção das imagens por meio da estabilização do drone em pontos pré-determinados se mostrou mais eficiente que a técnica de frames em voos pré-definidos. Os resultados apontaram que a falta de detalhamento do projeto de fachada ocasionou falhas com relação à configuração dos orifícios de ventilação da câmara de ar e o aparecimento de manifestações patológicas prematuras. Por fim, conclui-se que os processos de inspeção com VANT podem contribuir para maior controle, precisão e periodicidade no monitoramento do comportamento das fachadas ao longo da sua vida útil, produzindo assim edifícios mais eficientes ambientalmente e resistentes à obsolescência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Parlangeli Gonçalves, Vinícius, and Fábio Alexandre Cavichioli. "ESTUDO DAS FUNCIONALIDADES DOS DRONES NA AGRICULTURA." Revista Interface Tecnológica 18, no. 1 (2021): 321–31. http://dx.doi.org/10.31510/infa.v18i1.1126.

Full text
Abstract:
A modernização na agricultura vem se tornando algo essencial em qualquer tipo de cultivo, aliando praticidade com aumento de qualidade e de produção. Várias práticas e instrumentos tecnológicos estão sendo adotados pelos produtores para auxiliá-los, permitindo maior controle perante a cultura. Uma dessas tecnologias utilizadas cotidianamente no campo são os drones. Tratam-se de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT), que apresentam uma infinidade de funções, como pulverização, fotografar a plantação, identificação de possíveis danos, entre outros. O artigo tem como objetivo expor as funcionalidades dos drones na agricultura, buscando informações em artigos e sites com relevância. Concluísse que os drones são atualmente uma ferramenta indispensável na agricultura com potencial de crescer ainda mais e estar presente na maioria das plantações existentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Costa, Ana Paula Lira. "Fenotipagem de precisão na cultura do amendoim para detecção de déficit hídrico." South American Sciences ISSN 2675-7222 1, no. 2 (2020): e2064. http://dx.doi.org/10.17648/sas.v1i2.64.

Full text
Abstract:
O amendoim é uma oleaginosa conhecida por conter potencial para ser cultivado em áreas com menor disponibilidade hídrica, entretanto quando submetida à condição de estresse ao déficit hídrico, ocasiona mudanças no sistema fisiológico e bioquímico como fechamento dos estômatos que reduz a transpiração e, consequentemente, o suprimento de CO2 para a fotossíntese, que dependendo das condições de manejo estes danos podem ser irreversíveis. Desta forma, a procura por cultivares com melhor desempenho agronômico geral em regiões com maior limitação hídrica é cada vez maior, levando melhoristas expandirem seus experimentos buscando metodologias que reduza o tempo entre a pesquisa e a introdução dos seus resultados no mercado. Uma das alternativas de otimização experimental em larga escala e de alta qualidade é a fenotipagem por meio de imagens. Esta técnica abordada pela fenômica avalia com eficiência imagens digitais de alta qualidade dos experimentos em campo através de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), obtendo dados mediante análises digitais correlacionadas às bibliotecas de processamento digital de imagens. Ao se obter estes dados torna-se a mensuração da fenotipagem mais precisa em relação aos descritores com medidas manuais. O objetivo deste trabalho é avaliar a eficiência da fenotipagem no cultivo do amendoim através de imagens digitais, garantindo precisão e praticidade para pesquisas futuras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Marotta, Giuliano Sant'Anna, Rejane Ennes Cicerelli, Alexandre Moreno Richwi Ferreira, Henrique Llacer Roig, and Mário Alexandre De Abreu. "AVALIAÇÃO POSICIONAL DE MODELO DIGITAL DE SUPERFÍCIE DERIVADO DE CÂMARA DE PEQUENO FORMATO." Revista Brasileira de Cartografia 67, no. 7 (2019): 1467–77. http://dx.doi.org/10.14393/rbcv67n7-49192.

Full text
Abstract:
Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT) vêm sendo, nos últimos anos, empregados para finalidades diversas. Para tornarviável a aplicação de microVANT em aerolevantamentos, é necessária a utilização de sensores leves e de baixo custo.No entanto, para assegurar qualidade posicional e verificar a sua aplicabilidade prática, torna-se necessário analisar aspotencialidades das tecnologias citadas. Este trabalho avalia os Modelos Digitais de Superfície (MDS) gerados a partirdas imagens obtidas por uma câmara de pequeno formato a bordo de um microVANT, tomando como referência MDSgerado por perfilhamento realizado por sistema LiDAR (Light Detection And Ranging) aerotransportado por aeronavetripulada. Com a análise estatística dos resultados, verificou-se que o microVANT e a câmara de pequeno formato utilizados neste trabalho possibilitam a geração de MDS de boa qualidade, similar ao gerado por processamento LiDAR.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Santos, Rafael Pereira dos, and Angelo Gilberto Manzatto. "Monitoramento fenológico em um fragmento de floresta de terra firme em Porto Velho (RO): efeitos de borda e da fragmentação." OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA 22, no. 10 (2024): e7141. http://dx.doi.org/10.55905/oelv22n10-090.

Full text
Abstract:
A fenologia vegetal é uma ciência tradicional que busca monitorar, compreender e prever eventos recorrentes do ciclo de vida das plantas, especialmente aqueles relacionados ao clima. Ao investigar os padrões fenológicos das vegetações tropicais e entender os fatores que impulsionam a sazonalidade na produção de folhas nessas comunidades, é possível melhor prever os efeitos das mudanças climáticas na dinâmica vegetal e evitar a perda de funcionalidade dos ecossistemas. O presente estudo teve como objetivo realizar o monitoramento fenológico em um remanescente de floresta de terra firme em Porto Velho (RO), utilizando parcelas permanentes distribuídas em uma grade amostral de 1 hectare, subdividida em 100 parcelas de 10m x 10m. As fenofases foram registradas por meio de observações mensais, empregando binóculos e Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) ou Drones. A utilização do Drone proporcionou maior precisão na detecção dos padrões fenológicos nas copas das árvores, utilizando estratégias metodológicas inovadoras e adaptações de técnicas oriundas do mapeamento aéreo. Os padrões fenológicos das folhas, flores e frutos foram analisados utilizando técnicas multidimensionais, considerando os níveis de estratificação dos indivíduos e espécies, bem como sua posição em relação à borda e ao interior do fragmento florestal. Os padrões detectados permitiram verificar a ocorrência das fenofases em relação à estratificação e posição dos indivíduos no fragmento, bem como sua correlação com os padrões climáticos regionais. Essas descobertas contribuem para o entendimento dos mecanismos pelos quais as espécies vegetais respondem às variações climáticas sazonais e fornecem informações relevantes para debates científicos sobre o tema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

De Oliveira, Willer Fagundes, Lucas Jesus Leal Pimenta, Virgílio Jamir Gonçalves Mota Filho, et al. "Análise de produtos aerofotogramétricos obtidos por meio de veículo aéreo não tripulado em área rural." CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES 17, no. 1 (2024): 5525–38. http://dx.doi.org/10.55905/revconv.17n.1-330.

Full text
Abstract:
Objetivou-se desenvolver um fluxo de trabalho (coleta e processamento de dados) para levantamento aerofotogramétrico por meio de Veículos Aéreos não Tripulados (VANT), com sistema GNSS de navegação e sensor RGB embarcados, visando determinar a quantidade mínima de pontos de apoio necessários na etapa de geoprocessamento SfM. Também, analisou-se a qualidade dos Modelos Digitais do Terreno (MDT) oriundos de processamentos com e sem a utilização de pontos de apoio. Selecionou-se uma área preparada para implantação da cultura da banana (Musa ssp) e realizou-se a implantação de 12 pontos de apoio, subdivididos em ground control points (GCP) e checkpoints (CP), ambos distribuídos, sistematicamente, dentro da área de interesse. As imagens foram geoprocessadas e, consequentemente, obteve-se o Modelo Digital de Superfície, Modelo Digital do Terreno e Ortofotomosaico. Também, foram realizados processamentos com e sem pontos de apoio, com diversas combinações. Para cada combinação, foram gerados os relatórios de processamento para analisar os valores Root Mean Square Error dos GCP e CP. A utilização de pontos de apoio se faz necessário, principalmente para obter a qualidade (acurácia) do levantamento. Recomenda-se, no mínimo, cinco pontos de controle para obter uma orientação geodésica do bloco aerofotogramétrico, com acurácia submétrica. Aumentar a quantidade de pontos de controle tende aumentar a acurácia posicional do levantamento aerofotogramétrico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Barbosa, Vanessa Veloso, and Luis Ricardo Fernandes da Costa. "Análise morfométrica da microbacia hidrográfica do córrego João Moreira, São João da Ponte - MG." Revista Brasileira de Geografia Física 14, no. 5 (2021): 2966. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v14.5.p2966-2974.

Full text
Abstract:
O presente trabalho teve como objeto a micro bacia hidrográfica do Córrego João Moreira, localizada na zona rural do município de São João da Ponte, MG. Seu objetivo foi proceder à caracterização morfométrica dessa micro bacia, como contribuição às ações de recuperação ambiental do Projeto Meu Rio, planejadas pelo Instituto Grande Sertão. Por se tratar de uma micro bacia, com área menor que 10km², a análise morfométrica se tornou viável a partir de imagens aéreas obtidas com uso de VANTs - Veículos Aéreos Não Tripulados, também conhecidos como Drones. As imagens foram processadas em softwares especializados, gerando um ortomosaico de alta resolução, o que permitiu a aquisição dos parâmetros morfométricos selecionados, utilizando-se o programa ArcGis e fórmulas consagradas na literatura. Morphometric analysis of the watershed of the João Moreira stream, São João da Ponte – MG A B S T R A C TThe present work had as object the micro hydrographic basin of the Córrego João Moreira, located in the rural area of the municipality of São João da Ponte, MG. Its objective was to proceed with the morphometric characterization of this micro basin, as a contribution to the environmental recovery actions of the Meu Rio Project, planned by the Grande Sertão Institute. As it is a micro basin, with an area smaller than 10km², the morphometric analysis became viable from aerial images obtained with the use of UAVs - Unmanned Aerial Vehicles, also known as Drones. The images were processed in specialized software, generating a high resolution orthoosaic, which allowed the acquisition of the selected morphometric parameters, using the ArcGis program and formulas established in the literature.Key words: morphometry, watershed, drones.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Coelho Júnior, Márcio Lemos Pinto. "Levantamento de patologia em uma obra no município de Porto Nacional/TO com utilização de VANT." Technology Sciences 1, no. 2 (2019): 1–6. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2674-6425.2019.002.0001.

Full text
Abstract:
Levantamento de orçamento no imovel com uso de drone (vant) no local da obra minimizando o tempo e custo do orçamento..Este artigo tem por objetivo avaliar o uso de tecnologias em canteiros de obras é um dos desafios para a gestão da construção. O uso de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT) aplicados a atividades de infraestrutura de transporte e monitoramento de obras, vem despertando a atenção da indústria da construção. Desta maneira essa proposta de pesquisa tem como objetivo avaliar a estrutura do Ginásio de Esportes Ciano Aires, localizado no município de Porto Nacional, utilizando VANT para identificar possíveis patologias. Os objetivo específicos são: pesquisar as principais incidências dos problemas patológicos na estrutura do Ginásio de Esportes; avaliar o processo de inspeção da segurança em uma obra edificada, com auxílio do VANT; identificar os fatores positivos e negativos para inspeção de segurança na obra escolhida, com o auxílio do VANT. A metodologia irá pautar em um estudo de caso a ser realizado no ginásio de esportes de Porto Nacional. O período de realização da pesquisa será compreendido entre os meses de agosto a novembro de 2019.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

CÂNDIDO, A. K. A. A., N. M. SILVA, and A. C. PARANHOS FILHO. "High Spatial Resolution Images of Unmanned Aerial Vehicle (UAV) in Land Use and Occupancy Planning." Anuário do Instituto de Geociências - UFRJ 38, no. 1 (2015): 147. http://dx.doi.org/10.11137/2015_1_147_156.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Pyl, Bruno Alexandre, Adriana Gibathe Pyl, Mariângela Ceschim Iurk, and Fernando Luís Dlugosz. "Identificação fenológica da espécie Hovenia dulcis Thunberg em ambientes nativos por meio de fotos aéreas." OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA 22, no. 3 (2024): e3661. http://dx.doi.org/10.55905/oelv22n3-057.

Full text
Abstract:
Entende-se como espécie invasora, aquela que supera três obstáculos, sendo eles: o limite geográfico; o êxito na sobrevivência e reprodução da espécie; e se perpetuar em áreas distintas. A Hovenia dulcis Thunberg, é considerada uma espécie exótica invasora no Brasil, a qual domina e degrada facilmente os ecossistemas nativos, sendo assim, de suma importância a avaliação e o monitoramento da espécie exótica invasora H. dulcis. Este monitoramento, tem sido facilitado com o uso do sensoriamento remoto, que se baseia principalmente em imagens obtidas por sensores ópticos multiespectrais, que ficam a bordo de satélites e em imagens coletadas por Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT’s). O presente trabalho tem como objetivo, avaliar o uso de fotos aéreas para a espécie H. dulcis em diferentes estágios fenológicos, com o intuito de descobrir a melhor época para a sua identificação. Assim, foi realizada a análise de fotos aéreas em diferentes meses, que contemplam os estágios fenológicos da espécie, com voos realizados com VANT, sobre a vegetação arbórea presente no Campus da UNICENTRO de Irati-PR. O processamento das fotos, foi realizado com o software Agisoft Metashape para a geração de ortomosaico RGB, e aplicação dos índices de vegetação GLI (Índice Folha Verde) e VARI (Índice Resistente à Atmosfera na Região Visível), enquanto que no software QGIS 3.26.2, foi plotado pontos para a fotointerpretação dos indivíduos de H. dulcis, com base no ortomosaico RGB. Também para a obtenção da verdade de campo, foram coletadas as coordenadas geográficas dos indivíduos desta espécie, com o auxílio de um receptor GNSS. Com esta pesquisa, foi possível obter a comprovação de que há diferença na identificação da H. dulcis nos distintos estágios fenológicos, podendo assim definir, como o período de frutificação (maio) o ideal para fazer o monitoramento da espécie por meio VANT’s.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Borges Fernandez, Guilherme. "GEOMORFOLOGIA DE DUNAS COSTEIRAS PRIMÁRIAS E SECUNDÁRIAS DETERMINADAS POR IMAGENS DE ALTA RESOLUÇÃO." Revista de Geografia 35, no. 4 (2018): 344. http://dx.doi.org/10.51359/2238-6211.2018.238235.

Full text
Abstract:
Dunas costeiras apresentam padrões morfológicos bastente diversos, influenciados por fatores como efeitos de obstáculos como por exemplo a vegetação ou então as formas se definem livremente a partir dos processos de transporte e deposição. Dessa forma, diferentes trabalhos tem com relativo sucesso, classificar morfologicamente as dunas observadas ao longo da costa. De forma relativamente simples, dunas formadas a partir do transporte de sedimentos a partir da praia e depositados no pós praia são consideradas dunas primárias. A partir desta primeira formação, a ação subsequente do vento acaba gerando dunas secundárias. Neste trabalho foram mostrados os avanços que novas tecnologias associadas a levantamentos aerotransportados obtidos por veículos aéreos não tripulados (VANT), permitiram uma avaliação morfológica mais detalhada das nuances que a ação do vento registrou em dunas primárias e secundárias. Os resultados mostraram que a utilização dos dados do VANT, processadas por métodos tradicionais de aerofotogrametria permitiram a interpretação de diferentes formas de relevo, anteriormente mascaradas ou inexistentes em relação a interpolação de dados altimétricos obtidos por GPS geodésico. De maneira geral, pode-se concluir que para feições geomorfológicas com alta complexidade morfológia, como dunas costeiras, a utilização do VANT se mostra ainda uma fronteira a ser explorada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Da Silva Filho, Rivaildo, and Vicente De Paulo Rodrigues da Silva. "Classificação da cobertura do solo com base em imagens RGB e multiespectrais obtidas por VANT para área de floresta seca." Revista Brasileira de Geografia Física 17, no. 6 (2024): 4530–458. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v17.6.p4530-4458.

Full text
Abstract:
A Caatinga Brasileira é um bioma que corresponde à uma das maiores Florestas Tropicais Sazonalmente Secas (FTSS) do mundo e o entendimento da cobertura do solo nesta área contribui para estudos voltados a preservação ambiental e a mitigação de impactos ambientais. Um dos desafios na classificação da cobertura do solo nessa área é a distinção entre os diferentes padrões vegetativos. Nesse contexto, surgem os Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT’s) capazes de obter dados com alta resolução espacial e superar esta limitação. Esta pesquisa avalia a precisão da classificação da cobertura do solo através de dados obtidos a partir de VANT com câmera multiespectral embarcada. Duas abordagens utilizando o classificador Random Forest (RF) foram aplicadas, a primeira baseada nas bandas Red, Green, Nir e no NDVI obtidos da câmera multiespectral e a outra baseada nas bandas Red, Green, Blue e no NGRDI obtidos da câmera nativa do VANT. Os resultados das classificações foram avaliados com base em amostras de validação do modelo e indicam que a primeira abordagem apresentou o melhor desempenho com Acurácia Global de 95,33% e Coeficiente kappa de 93,33%. A varível mais importante, segundo índice MDG, foi o NDVI, o que mostra a importância do uso de índices de vegetação para realçar as características vegetativas. A partir dos resultados, conclui-se que o uso de VANT com a câmera Mapir Survey 3w embarcada é uma ferramenta eficiente para classificação da cobertura do solo na Caatinga, com alta capacidade de distinção dos padrões vegetativos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Hung, Marcelo Ng Wei Ban, Tony Vinicius Moreira Sampaio, Gilson Bauer Schultz, et al. "LEVANTAMENTO COM VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULADO PARA GERAÇÃO DE MODELO DIGITAL DO TERRENO EM BACIA EXPERIMENTAL COM VEGETAÇÃO FLORESTAL ESPARSA." Raega - O Espaço Geográfico em Análise 43 (March 13, 2018): 215. http://dx.doi.org/10.5380/raega.v43i0.56621.

Full text
Abstract:
A representação do relevo por meio dos modelos digitais do terreno (MDT) demanda do conhecimento das potencialidades e limitações das técnicas e instrumentos da aerofotogrametria. O levantamento com veículos aéreos não tripulados (VANT) e câmeras não métricas tem sido amplamente utilizado como método para obtenção de MDT devido a sua facilidade de operação e baixo custo. Entretanto, a geração do MDT a partir do modelo digital de superfície exige cuidados e pode adicionar erros ao modelo. Neste contexto, este artigo tem por objetivo avaliar a qualidade do MDT gerado por aplicação de procedimento semiautomático em área com presença de vegetação esparsa. O modelo foi gerado com o VANT Phantom 3 Professional com altura média de voo de 60 m e sem a utilização de pontos de controle. Para a avaliação da acurácia e validação do MDT foram utilizados 354 pontos obtidos por técnicas de levantamento topográfico convencional. As diferenças altimétricas entre o MDT e o levantamento foram, em geral, inferiores a 0,5 m (R² = 0,99), sendo obtido um erro padrão de 0,29 m e um padrão de exatidão cartográfica de 0,49 m, equivalente a um levantamento altimétrico classe A (1:5.000). Foi ainda elaborado um modelo digital da vegetação, sendo validado a partir de dados obtidos em campo para 54 árvores (R²= 0,87 e erro padrão = 0,54 m). Os resultados evidenciam a aplicabilidade da utilização de levantamento com VANT para obtenção de MDT em locais com vegetação florestal esparsa mediante a validação dos resultados com levantamento topográfico convencional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Duarte, Cristiana Coutinho, Betânia Queiroz da Silva, Bruno Diego de Morais, Roberto Quental Coutinho, and Guilherme Francisco. "Aerofotogrametria com VANT aplicada ao cadastro de edificações de área de risco a deslizamentos em encostas urbanas na zona norte do Recife, Pernambuco, Brasil." Revista de Geografia 41, no. 4 (2024): 38–58. http://dx.doi.org/10.51359/2238-6211.2024.264825.

Full text
Abstract:
Este estudo investiga a aplicação de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT) para o cadastro e avaliação de risco de edificações em encostas urbanas propensas a deslizamentos no bairro de Dois Unidos, Zona Norte do Recife, Pernambuco, Brasil. A região enfrenta desafios significativos devido à ocupação irregular e à fragmentação territorial, aumentando sua vulnerabilidade a desastres. Utilizando aerofotogrametria com VANT, a pesquisa realizou o levantamento cadastral na área, identificando 513 edificações. Sendo integrado os dados a uma análise de suscetibilidade a deslizamentos baseada em métodos estatísticos, que utilizou fatores como declividade, curvatura, aspecto, SPI, TWI e HAND a partir do MDT do Projeto Pernambuco Tridimensional (PE3D, 2016). A integração desses dados de suscetibilidade com a localização das edificações permitiu uma análise mais precisa do risco geológico envolvido, essencial para a implementação de medidas preventivas e mitigatórias eficazes. A partir disso é destacado também a importância da vistoria em campo para verificar condições específicas das edificações, como infraestrutura, fossas rudimentares e proximidade a áreas de alto risco. Neste sentido, o estudo demonstra que o uso de VANT para fotogrametria oferece uma solução de baixo custo e alta precisão para atualizar o cadastro de edificações e melhorar a gestão de riscos e desastres em áreas urbanas vulneráveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Ruiz, Ramiro Daniel Ballesteros, Alberto Casado Lordsleem Junior, Arthur Flor de Sousa Neto, and Bruno José Torres Fernandes. "Processamento digital de imagens para detecção automática de fissuras em revestimentos cerâmicos de edifícios." Ambiente Construído 21, no. 1 (2021): 139–47. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212021000100498.

Full text
Abstract:
Resumo Va fase de diagnóstico das manifestações patológicas em fachadas, a etapa de inspeção visual merece destacada atenção em virtude da inerente complexidade (altura, tamanho, dificuldades de acesso e condições de exposição). Nos últimos anos, o uso de técnicas de deep learning para detectar e classificar características específicas em imagens e vídeos vem crescendo cada vez mais e, quando combinado com o uso de veículos aéreos não tripulados (VANT) para a captura de imagens, constitui uma ferramenta que pode auxiliar e automatizar o procedimento de inspeção visual de fachadas. Este artigo teve o objetivo de realizar a análise do processamento digital de imagens para detecção automática de fissuras em revestimentos cerâmicos de edifícios, associada ao VANT ou drone, o que, potencialmente, resultaria em benefícios (prazo, custo e segurança) no que diz respeito ao diagnóstico. Assim, os resultados da pesquisa exibiram a viabilidade técnica da detecção de fissuras por técnicas de PDI. O procedimento é considerado um trabalho complexo quando há elevada variação nas imagens de estudo. No entanto, mesmo diante de um cenário limitante como a falta de datasets públicos para o problema, o projeto conseguiu desenvolver uma metodologia simples e eficiente para o tema para o qual foi proposto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography