Academic literature on the topic 'Veículos elétricos'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Veículos elétricos.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Veículos elétricos"

1

Silva, Natan Felipe Silva Felipe, Glaucia Katiuscia Ferreira, Emerson Paulino Reis, and Daniel Enrique Castro. "A importância da reciclagem na sustentabilidade de carros elétricos." Conexão Ciência (Online) 14, no. 3 (September 30, 2019): 9–18. http://dx.doi.org/10.24862/cco.v14i3.1044.

Full text
Abstract:
Introdução: O carro elétrico surgiu como alternativa de reduzir a emissão de poluentes e a dependência de combustíveis fósseis dos veículos de combustão interna. Porém as comparações são feitas, em geral, em uma única fase do ciclo de vida do veículo: a da vida útil, fazendo-se necessário desenvolver estudos mais profundos em todas as fases do ciclo de vida, que vai da extração dos minerais até o processo de reciclagem final do veículo, evidenciando e quantificando todos os impactos ambientais. Objetivo: Este trabalho tem por objetivo avaliar o impacto energético atrelado ao cobre utilizado na fabricação do carro elétrico em dois cenários: um utilizando o cobre a partir da reciclagem de veículos e outro utilizando os processos convencionais de mineração praticados atualmente. Metodologia: Para o desenvolvimento do trabalho, pesquisou-se a tendência de produção de carro elétrico no mundo, o consumo de cobre nos carros elétricos, reservas declaradas de cobre no mundo, processo de reciclagem de veículos e de cobre, além da análise do ciclo de vida do cobre. Resultados: Os resultados observados neste estudo mostram que a reciclagem do cobre nos veículos elétricos pode atingir uma economia média de 3,5 milhões de MWh/ano, o equivalente à capacidade produtiva de energia elétrica de uma usina termoelétrica de grande porte no Brasil. Isso significa que a reciclagem do cobre poderá poupar a construção de uma usina termoelétrica por ano no Brasil. Conclusão: Observou-se no estudo que com a escassez cada vez maior de recursos naturais, este artigo desperta e fomenta a necessidade de aprofundar a pesquisa relacionada com os impactos ambientais dos veículos elétricos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Batista, Maria Rita, and Marcelo Escobar de Oliveira. "Inserção de Veículos Elétricos em um Sistema de Distribuição de Energia Elétrica." Caderno de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia 2, no. 2 (December 31, 2020): 85–96. http://dx.doi.org/10.21166/cpitt.v2i2.2026.

Full text
Abstract:
Devido a incentivos ambientais e econômicos, o uso de veículos elétricos (VEs) tem aumentado em todo o mundo. Os carros elétricos são cargas do tipo resistiva devido à presença de baterias e, quando possuem o formato plug-in, o seu carregamento pode ser dado de duas formas: em postos de recarga e/ou residências. Esses veículos podem atuar tanto como fonte de carga (G2V) quanto fonte de energia (V2G). Neste sentido, são fundamentais análises para determinar problemas e soluções decorrentes da presença desses automóveis na rede elétrica. Assim, este trabalho analisa as consequências da presença da carga dos VEs no sistema elétrico, em situações que afetam as perdas elétricas do sistema. Para realização destas análises, um sistema real brasileiro é simulado no software OpenDSS e são analisados 3 cenários, considerando VEs na curva de carga típica residencial como fonte de energia e/ou fonte de carga. Como objeto de estudo será distribuído no sistema cargas de 4515 VEs e com os resultados obtidos nas simulações, buscou-se realizar análises a fim de verificar o comportamento da rede de forma geral, comparando as perdas de energia de todo o sistema de um dia sem VEs e o mesmo dia com os automóveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

José P. Ferreira and Márcio J. Dias. "Veículos Elétricos e Híbridos: História e Perspectivas para o Brasil." Revista Processos Químicos 14, no. 28 (April 24, 2021): 139–47. http://dx.doi.org/10.19142/rpq.v14i28.610.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo realizar revisão de literatura sobre a evolução da criação dos veículos elétricos e híbridos. Para tanto, foram realizadas buscas no site https://www.sciencedirect.com/ utilizando as palavras-chave: “Veículos Elétricos; Veículos Híbridos; História dos Veículos Elétricos; Perspectivas para o Brasil”. Os resultados obtidos foram que a substituição da frota dos veículos a combustão interna por elétricos e híbridos no mundo, e especialmente no Brasil, é uma alternativa para reduzir impactos ambientais, manter a sustentabilidade do setor automobilístico, colaborar para manter a segurança energética dos países, e é vantajosa a longo prazo devido aos menores custos de condução.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Gomes Gélio, Lucas, and Francisco Ignácio Giocondo César. "ABASTECIMENTO DE CARROS ELÉTRICOS A PARTIR DA ENERGIA SOLAR." REVISTA CIENTÍFICA ACERTTE - ISSN 2763-8928 2, no. 1 (December 29, 2021): e2150. http://dx.doi.org/10.47820/acertte.v2i1.50.

Full text
Abstract:
Carros elétricos têm ganhado espaço nos mercados da automobilística, um mercado que atualmente, em sua maioria, é dominado por veículos com motor a combustão interna. Em uma perspectiva em curto prazo, os veículos elétricos irão substituir os veículos à combustão em sua grande maioria. Com essa popularização e expansão mercadológica, vê-se necessário o desenvolvimento de sistemas de recargas mais descentralizados e fontes alternativas de energia, tais como a solar, se tornando possível a geração elétrica pelo próprio consumidor, assim como a diminuição da emissão de gases poluentes, auxiliando na desaceleração do efeito estufa no planeta. Esta pesquisa tem por objetivo estudar os meios de abastecimento de carros elétricos a partir da energia solar, observando as tecnologias envolvidas e as mais diversas formas de captação da energia solar. Foi desenvolvida, a partir de um levantamento bibliográfico, exploratório, utilizando as bases de dados Web of Science e o Google Acadêmico. É esperado demonstrar a relação dos carros elétricos com a energia solar a partir de seu abastecimento, observando as tecnologias envolvidas, analisando as melhorias realizadas atualmente e o que falta ser feito, para que seja possível a utilização de bombas de abastecimento carregadas à energia solar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Cardoso Chrispim, Mariana, Jhonathan Fernandes Torres de Souza, and André Felipe Simões. "AVALIAÇÃO COMPARATIVA ENTRE VEÍCULOS ELÉTRICOS E VEÍCULOS CONVENCIONAIS NO CONTEXTO DE MITIGAÇÃO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 8, no. 1 (April 4, 2019): 127. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v8e12019127-148.

Full text
Abstract:
Atualmente, os veículos elétricos (VE) têm sido apontados como tendência futura da indústria automotiva. Dentre as motivações dos países para isto estão: reduzir a dependência de petróleo e seus derivados, promover o uso mais eficiente de energia e causar menores impactos ambientais, em especial os correlatos à emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE). Os automóveis híbridos e elétricos não representam uma inovação tecnológica recente, apesar disso os mesmos contam com uma participação marginal na história do automóvel desde a década de 30. Aliás, vale ressaltar que os VE não são isentos de impactos ambientais, sobretudo na etapa de produção dos mesmos. Neste artigo, espera-se contribuir com informações acerca de características do desempenho ambiental de VE em relação aos veículos convencionais movidos à combustão interna (MCI), analisando quais suas vantagens e desvantagens, quais os impactos ambientais causados em todo o ciclo de vida e como essa tecnologia poderia contribuir para a mitigação das mudanças climáticas. Além disso, também se discute quais os impactos da expansão dos VE na demanda de energia final. Para tanto, empreendeu-se revisão da literatura sistêmica com base em pesquisas recentes e naquelas basilares focadas nos VE. Um dos resultados principais indicou que, quanto maior a participação de energias renováveis na oferta de energia elétrica, maior será a redução das emissões de GEE pelos VE, sendo que em alguns casos pode haver um aumento das emissões no balanço total do ciclo de vida desta tecnologia comparada à convencional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Júnior, Darci Luiz Binkowski, Matheus Binotto Francescatto, and Cristiano Roos. "Determinação da viabilidade econômica para estações para recarga de veículos elétricos na UFSM / Determining the economic feasibility for electric vehicle recharging stations at UFSM." Brazilian Journal of Business 3, no. 4 (August 16, 2021): 2861–74. http://dx.doi.org/10.34140/bjbv3n4-008.

Full text
Abstract:
A crescente preocupação do ser humano com o meio ambiente tornou a redução do consumo de combustíveis fósseis e os métodos de geração de energia tópicos constantes na busca tecnológica. Neste contexto, veículos elétricos e sistemas fotovoltaicos despontam como possíveis soluções. Para a inserção no mercado cada vez maior de veículos elétricos, são necessários métodos de geração de energia elétrica para a recarga das baterias que tenham o mesmo princípio de redução de poluição e custos. Com isso, tem-se o surgimento das estações fotovoltaicas de recarga. Assim, o objetivo do presente trabalho é analisar por métodos de Engenharia Econômica a viabilidade da instalação de estações fotovoltaicas para a recarga de veículos elétricos na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Para tanto, foram dimensionados dois possíveis casos de utilização das estações de recarga. Após, a partir do sistema de bandeiras tarifárias de energia elétrica vigentes no Brasil, foram simulados um total de 16 cenários para a realização dos cálculos. Os métodos de Engenharia Econômica utilizados nos cálculos de viabilidade econômica foram Taxa Interna de Retorno (TIR), Valor Presente Líquido (VPL), Payback Simples (PBS), Payback Descontado (PBD) e o método da energia nivelada LCOE. Como resultado principal, o melhor cenário simulado apresentou TIR de 1,73% ao mês, VPL de R$ 1.148.602,62, PBD de 80 meses, PBS de 66 meses e LCOE de 0,1177 R$/kWh. Conclusivamente, foi possível verificar que o projeto é viável tecnicamente e economicamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Júnior, Darci Luiz Binkowski, Matheus Binotto Francescatto, and Cristiano Roos. "Determinação da viabilidade econômica para estações para recarga de veículos elétricos na UFSM / Determining the economic feasibility for electric vehicle recharging stations at UFSM." Brazilian Journal of Business 3, no. 4 (August 16, 2021): 2861–74. http://dx.doi.org/10.34140/bjbv3n4-008.

Full text
Abstract:
A crescente preocupação do ser humano com o meio ambiente tornou a redução do consumo de combustíveis fósseis e os métodos de geração de energia tópicos constantes na busca tecnológica. Neste contexto, veículos elétricos e sistemas fotovoltaicos despontam como possíveis soluções. Para a inserção no mercado cada vez maior de veículos elétricos, são necessários métodos de geração de energia elétrica para a recarga das baterias que tenham o mesmo princípio de redução de poluição e custos. Com isso, tem-se o surgimento das estações fotovoltaicas de recarga. Assim, o objetivo do presente trabalho é analisar por métodos de Engenharia Econômica a viabilidade da instalação de estações fotovoltaicas para a recarga de veículos elétricos na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Para tanto, foram dimensionados dois possíveis casos de utilização das estações de recarga. Após, a partir do sistema de bandeiras tarifárias de energia elétrica vigentes no Brasil, foram simulados um total de 16 cenários para a realização dos cálculos. Os métodos de Engenharia Econômica utilizados nos cálculos de viabilidade econômica foram Taxa Interna de Retorno (TIR), Valor Presente Líquido (VPL), Payback Simples (PBS), Payback Descontado (PBD) e o método da energia nivelada LCOE. Como resultado principal, o melhor cenário simulado apresentou TIR de 1,73% ao mês, VPL de R$ 1.148.602,62, PBD de 80 meses, PBS de 66 meses e LCOE de 0,1177 R$/kWh. Conclusivamente, foi possível verificar que o projeto é viável tecnicamente e economicamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

CAVALI, F. V., and T. M. SOUZA. "ESTUDO SOBRE TECNOLOGIAS EM VEÍCULOS ELÉTRICOS: UM REVIEW." Revista SODEBRAS 15, no. 169 (January 2020): 155–62. http://dx.doi.org/10.29367/issn.1809-3957.15.2020.169.155.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Lima, Sarah Mesquita, Vladia Celia Monteiro Pinheiro, José Dickson Araújo De Oliveira, Carlos De Oliveira Caminha Neto, and André Soares Lopes. "Modelos de Negócios Aplicados a Compartilhamento de Veículos Elétricos." Journal on Innovation and Sustainability. RISUS ISSN 2179-3565 9, no. 3 (October 26, 2018): 122. http://dx.doi.org/10.24212/2179-3565.2018v9i3p122-134.

Full text
Abstract:
It is very important that we may propose solution that allow us to diminish the consumption of gas and oil to run our light vehicle fleet. In this sense, a good alternative to the oil-dependent vehicles are the electric vehicles, although, consumers are resistant in adopting the electric car. A solution that was identified is electric car sharing. Considering the importance of promoting and diffusion of electric car-sharing, this paper aims to present the characterization of such business models implemented around the world, by using secondary-data analysis from each observed case, employing an adapted version of Weiller and Neely (2013) characterization model. The current research is a descriptive and qualitative based multiple-case study. The population is of 20 electric-car sharing models, located in 14 different countries. It was observed that the cost reduction of batteries accompanies the reduction of electric-car ownership cost. Moreover, the characterized business models did not make it any easier for technological innovation. It was also noted that predominantly, the risks and costs of electricity are borne by the service providers (taxed); that models encourage change in customer behavior; and that the models are not advantageous for long distances, given the low autonomy of the vehicles and restrictions of reach of the companies. Results corroborate Bohnsack, Pinkse and Kolk (2014), as it observes services-oriented business models. However, regarding the fear of limited vehicle autonomy, reported by Egbue and Long (2012) and Lim, Mak and Rong (2014), business models are not being elaborated and executed in the sense of solving it, which can be indicated as a discouraging factor to use of shared vehicles.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Cabral Neto, João Pinto, Rejane Magalhães de Mendonça Pimentel, and Simone Machado Santos. "Infraestrutura energética brasileira: perspectivas e desafios para o suporte aos veículos elétricos." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 12, no. 1 (September 15, 2020): 385–96. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2021.001.0032.

Full text
Abstract:
O setor de transportes é considerado, mundialmente, como um dos que mais emitem gases de efeito estufa (GEE). Os veículos elétricos (EVs), por não emitirem GEE durante a operação, vêm sendo fortemente incentivados por governos, no Brasil e no exterior. Existe pouca discussão quanto à infraestrutura necessária para suportar a entrada deste segmento de veículos no mercado. A partir do cálculo do consumo de um modelo utilitário de EV, com base no perfil de uso brasileiro, este estudo mostra uma avaliação da infraestrutura energética necessária para suportar uma frota de EVs projetada até 2030, frente ao potencial de geração de energia elétrica no Brasil, a partir de uma análise crítica e de viabilidade técnico-econômica dos dados obtidos. Os resultados mostraram a existência de uma importante defasagem de infraestrutura, destacando que os EVs podem não ser a melhor solução de mobilidade para o Brasil neste momento, sobretudo quando comparados com outras tecnologias, como os veículos movidos a biocombustíveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Veículos elétricos"

1

Krauss, Neto Artur 1984, Sérgio Henrique Lopes 1965 Cabral, and Universidade Regional de Blumenau Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica. "Cenário brasileiro para os veículos elétricos /." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações FURB, 2013. http://www.bc.furb.br/docs/DS/2013/359264_1_1.pdf.

Full text
Abstract:
Orientador: Sérgio Henrique Lopes Cabral.
A Ficha Catalográfica que consta nesse trabalho não foi confeccionada pela Biblioteca Universitária da FURB.
Dissertação (mestrado) - Universidade Regional de Blumenau, Centro de Ciências Tecnológicas, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Oliveira, André Filipe da Cunha Marques. "Carregador de veículos elétricos ultra-rápido." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2016. http://hdl.handle.net/10773/17004.

Full text
Abstract:
Mestrado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações
Os meios de transporte rodoviários fazem parte da utilização diária de um elevado número de pessoas a nível global. Estes meios de transporte são na grande maioria movidos por motores de combustão interna, que utilizam combustíveis fosseis como fonte de energia. Do processo de combustão resulta a emissão de vários gases e partículas poluentes para a atmosfera. O impacto ambiental da infraestrutura de transporte e o aumento do preço dos combustíveis, despertaram o interesse em fontes de energia alternativas, menos poluentes e mais baratas. Os veículos elétricos são efetivamente uma solução de transporte menos poluente e mais barata. A energia elétrica consumida por estes pode gerada por fontes de energia com menor pegada ecológica ou por energias renováveis. Foi então necessário integrar sistemas de carga portátil com elevada capacidade nos veículos elétricos. Estes sistemas trouxeram novos compromissos para o sistema de propulsão do veículo, nomeadamente a sua elevada relação peso-capacidade e elevado tempo de carregamento. Neste trabalho efetua-se uma análise aos protocolos de carregamento existentes e a projeção de um sistema de carregamento rápido.
Road transport means are part of the daily use of a large number of people globally. These transport systems are moved in most cases by internal combustion engines using fossil fuel as an energy source. From the combustion process results the emission of various gases and particles pollutants into the atmosphere. The environmental impact of the transport infrastructure and the increase in fuel prices, has led to renewed interest in alternative energy sources, cleaner and cheaper. Electric vehicles are e ectively a cleaner and cheaper transport solution. The electric energy consumed by them can be generated by a wide range of sources with less footprint and renewable. It was then necessary to integrate portable energy store systems with high capacity in electric vehicles. These systems brought new commitments for the propulsion system of the vehicle, including its high ratio weight capacity and high charging time. This work studies the existing charging protocols and a development of a system fast charging system.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Dantas, Leandro Henrique Pinto. "Carregamento de veículos elétricos através de energia fotovoltaica." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2016. http://hdl.handle.net/10773/18414.

Full text
Abstract:
Mestrado Sistemas Energéticos Sustentáveis
Neste projeto são apresentadas as tecnologias dos veículos elétricos, os sistemas de carregamento e a geração de energia elétrica por sistemas fotovoltaicos. Foi efetuado o dimensionamento e instalação de um sistema fotovoltaico de geração de energia elétrica, o qual reduziu os impactos ecológicos e financeiros do consumo energético da empresa MAGNUM CAP, entidade acolhedora deste projeto. Esta empresa desenvolve carregadores para veículos elétricos e tem como objetivo manter sua frota de veículos elétricos com carregamento 100% solar. Com os requisitos da empresa, foram analisados três perfis de consumo, cada um com e sem o apoio do sistema fotovoltaico, os quais serviram de parâmetro de entrada para seis cenários de simulação no programa computacional HOMER, que é uma ferramenta para simulação de sistemas de geração de energia elétrica. Nos três cenários com sistema fotovoltaico houve significativa redução dos consumos junto à Rede Elétrica de Serviço Público, que ultrapassaram os 85% de redução, gerando redução nos custos energéticos e nas emissões indiretas da empresa. A importância destas aplicações está baseada na possibilidade de reduzir, ainda mais, nossa dependência de alguns sectores energéticos internacionais, nossos consumos e impactos ambientais.
This project presents the technologies of the electric vehicles, the charging systems and the generation of electric energy by photovoltaic systems. This project was the design and installation of a photovoltaic system for electricity generation, which reduced the financial and environmental impacts of energy consumption of MAGNUM CAP, the hosting organization of this project. This company develops chargers for electric vehicles and aims to maintain its fleet of electric vehicles with 100% solar charging. With the company requirements, three consumption profiles were analyzed, each with and without the support of the photovoltaic system, which served as input parameters for six simulation scenarios in the HOMER software, which is a tool for simulation of electric power generation systems. In the three scenarios with photovoltaic system, there was a significant reduction in consumption at the Public Utility Electricity Network, which exceeded 85% of the reduction, generating a reduction in energy costs and indirect emissions of the company. The importance of these applications is based on the possibility of reducing, even more, our dependence on some international energy sectors, our consumption and environmental impacts.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Barreto, Gilmar 1958. "Veiculo eletrico a bateria : contribuições a analise de seu desempenho e seu projeto." [s.n.], 1986. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/261336.

Full text
Abstract:
Orientador : Celso Pascoli Bottura
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica
Made available in DSpace on 2018-07-14T03:36:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Barreto_Gilmar_M.pdf: 14150036 bytes, checksum: e20375b423f7a232d97b0cf83d561feb (MD5) Previous issue date: 1986
Resumo: Neste trabalho objetiva-se dar uma introdução ao tópico veículo elétrico a bateria, abordando a finalidade deste meio de transporte, os parâmetros que determinam seu desempenho, a fonte de energia, o sistema de acionamento e o seu controle e finalmente baseados nos itens anteriores apresentamos como avaliar o desempenho de veículos elétricos e seu sistema de energia através de programas computacionais. Como parte experimental para comprovação do modelo apresentado relatamos o projeto e construção de um veículo elétrico desenvolvido durante a elaboração deste trabalho e experimentos efetuados com baterias chumbo-ácido em diversas condições de operação. Conclusões, comentários e sugestões para trabalhos futuros na área de veículos elétricos são elaboradas
Mestrado
Mestre em Ciências
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Barrozo, Francisco Eudes Oliveira. "Conversor CC-CC bidirecional em corrente para aplicação em veículos elétricos." reponame:Repositório Institucional da UFC, 2010. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15598.

Full text
Abstract:
BARROZO, F. E. O. Conversor CC-CC bidirecional em corrente para aplicação em veículos elétricos. 2010. 101 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.
Submitted by Marlene Sousa (mmarlene@ufc.br) on 2016-03-15T18:49:55Z No. of bitstreams: 1 2010_dis_feobarrozo.pdf: 3669890 bytes, checksum: 0bbe16c838d86562536c697f8f3be9f7 (MD5)
Approved for entry into archive by Marlene Sousa(mmarlene@ufc.br) on 2016-03-18T18:20:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2010_dis_feobarrozo.pdf: 3669890 bytes, checksum: 0bbe16c838d86562536c697f8f3be9f7 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-03-18T18:20:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010_dis_feobarrozo.pdf: 3669890 bytes, checksum: 0bbe16c838d86562536c697f8f3be9f7 (MD5) Previous issue date: 2010-08-12
This work presents study of a DC-DC converter based on three states switching cell for application in Electric Vehicles (EVs). The converter is designed to operate in two modes: step up mode (boost) and step down mode (buck). The presented topology enables the bidirectionality of energy, with situations that is returned by the bus load formed by a group of batteries. A quantitative and qualitative analysis converter is done, the converter is designed for a output power of 10 kW, assuming a linear load. It is further performed a modeling and control study for the boost mode of operation in order to obtain a voltage bus to drive a traction motor of electric vehicle. To verify the working principle of the converter, was implemented in laboratory a prototype of 1 kW.
Este trabalho apresenta o estudo de um conversor CC-CC baseado em uma célula de comutação de três estados para aplicação em Veículos Elétricos (VEs). O conversor é projetado para funcionar em dois modos de operação: modo elevador (boost) e abaixador (buck). A topologia apresentada possibilita a bidirecionalidade de energia, havendo situações que esta é devolvida pela carga ao barramento formado por um grupo de baterias. Uma análise quantitativa e qualitativa do conversor é realizada; o conversor é projetado para uma potência de 10 kW, considerando uma carga linear. É realizada ainda uma modelagem e estudo de controle para o modo de operação boost a fim de se obter um barramento de tensão que acione um motor de tração do veículo elétrico. Para verificar o princípio de funcionamento do conversor foi implementado em laboratório, um protótipo de 1 kW.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Nogueira, João Rui Martins Mendes. "Motivações e barreiras à compra de veículos elétricos." Master's thesis, Instituto Superior de Economia e Gestão, 2016. http://hdl.handle.net/10400.5/15797.

Full text
Abstract:
Mestrado em Marketing
A preocupação ambiental e a consciencialização de que os combustíveis fósseis não vão durar para sempre conduziram a grandes transformações no setor automóvel, nas últimas décadas. Primeiro com o aparecimento de veículos híbridos e agora com veículos totalmente amigos do ambiente, só movidos a eletricidade. Apesar do conhecimento geral da população sobre os perigos existentes para o meio ambiente, os recentes estudos afirmam que os consumidores frequentemente compram alternativas não sustentáveis. O objetivo desta dissertação foca-se nos veículos elétricos, analisando cinco potenciais barreiras à intenção de compra: a falta de conhecimento, o preço elevado inicial, a ansiedade com a autonomia, as infra-estruturas e o tempo de carregamento, e também quatro potenciais motivações: a performance, os benefícios ambientais, o elevado preço dos combustíveis e os incentivos governamentais. Foi ainda avaliada a influência da dimensão do agregado familiar e o local de residência na intenção de compra de um veículo elétrico. O estudo desenvolvido foi de caráter quantitativo, elaborado através de um questionário online e uma amostra de conveniência composta por 210 inquiridos. Os resultados da pesquisa sugerem que as variáveis conhecimento e ansiedade com a autonomia são barreiras para a intenção de compra de VE?s, enquanto a performance e os benefícios ambientais são motivações. Concluiu-se ainda que as variáveis socio-demográficas não têm influência nesta tomada de decisão de compra verde. Estes resultados são um contributo para o alargar do corpo de conhecimento sobre esta temática e acrescentam informação para melhores decisões e estratégias de marketing por parte das marcas automóveis.
Environmental concerns and the awareness that fossil fuels do not last forever, have led to enormous changes through the automobile sector in the last decades. First with the emergence of hybrid vehicles, and now with totally eco-friendly vehicles, electric powered only. Although general public is well aware about all environmental dangers, recent studies stated that consumers still continue to buy non-sustainable alternatives frequently. The aim of this thesis is focused on electric vehicles, examining five potential barriers to purchase intention: lack of knowledge, initial high price, range anxiety, infra-structures and charging time, as also four potential motivations: performance, environmental benefits, high fuel price and governmental incentives. The household dimension and residence location were also evaluated in what refers the intension of purchasing an electric vehicle. This study was quantitative, executed with an online survey and with a convenience sample of 210 respondents. Results suggest that knowledge and range anxiety variables are barriers to purchase intention of EV's, while performance and environmental benefits are motivations. Another conclusion is that social-demographic variables are not significant for this green purchase decision-making process. These results are a further contribution to enhance the body of knowledge about this theme and add information for automobile brands getting better marketing decisions and strategies.
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Castro, Erasmo Saraiva de. "Impacto de veículos elétricos na operação em regime permanente de sistemas de distribuição." reponame:Repositório Institucional da UFC, 2015. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12914.

Full text
Abstract:
CASTRO, E. S. Impacto de veículos elétricos na operação em regime permanente de sistemas de distribuição. 2015. 142 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.
Submitted by Marlene Sousa (mmarlene@ufc.br) on 2015-06-22T14:17:41Z No. of bitstreams: 1 2015_dis_escastro.pdf: 3341095 bytes, checksum: dc791612599913ef2c8471753e33a496 (MD5)
Approved for entry into archive by Marlene Sousa(mmarlene@ufc.br) on 2015-06-23T17:51:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_dis_escastro.pdf: 3341095 bytes, checksum: dc791612599913ef2c8471753e33a496 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-06-23T17:51:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015_dis_escastro.pdf: 3341095 bytes, checksum: dc791612599913ef2c8471753e33a496 (MD5) Previous issue date: 2015-06-15
This work aims to quantify the impact in the steady state operation of a distribution system when electric vehicles are connected. It is worth noting that the connection of them may cause significant changes in the voltage profile, in the degree of voltage unbalance and in the electrical losses of the system. In order to make this analysis, a three-phase power flow program was developed in MATLAB language. This program is based on the Ladder Iterative Technique and it contains models of overhead distribution lines, underground distribution lines, spot loads, distributed loads connected in wye and delta, step voltage regulators, capacitor banks, three-phase transformers and the model of an electric vehicle. This model allows simulation of a real electric vehicle of model Tesla Roadster, produced by Tesla Motors. The test system used in all simulations was the IEEE 13 bus. Moreover, the methodology consisted in simulate the system with the voltage regulator and without the voltage regulator under heavy load and light load conditions. The electric vehicle was connected to a specific system’s bus and it were considered that it could work as a load or as a distributed generator with or without positive sequence voltage control. Constants configurations of the electric vehicles were considered for the heavy load and light load cases. The results of the simulations reveal there was voltage violation due to the connection of electric vehicles acting as loads in the test system under heavy load conditions without voltage regulator. When they operate as generators, they can maintain the voltage unbalance under the allowed 2%, turning the system’s voltages more balanced. There were significant reductions when the electric vehicles acted as a load (71.1%) and as generator (77.5%) on the total real power losses when the system operated with voltage regulator on the substation and the electric vehicles operated with positive sequence voltage control (specified at 1,0 pu)
Este trabalho tem o objetivo de quantificar o impacto da conexão de veículos elétricos na operação em regime permanente de um sistema de distribuição. É visto que a conexão dos mesmos pode causar mudanças significativas no perfil de tensões, no grau de desequilíbrio de tensão e nas perdas elétricas do sistema. Para realizar essa análise, desenvolveu-se um programa de fluxo de potência trifásico na linguagem MATLAB. O programa é baseado na técnica iterativa de escada. Foram implementados nesse programa modelos de linhas de distribuição aéreas e subterrâneas, modelos de cargas concentradas e distribuídas conectadas em delta e em estrela, modelos de reguladores de tensão, modelos de banco de capacitores, modelo de transformadores trifásicos e o modelo do veículo elétrico. Esse modelo permite simular o veículo elétrico Tesla Roadster da Tesla Motors. O sistema teste utilizado em todas as simulações foi o sistema IEEE 13 barras. A metodologia utilizada consistiu em simular o sistema sem regulador de tensão e com o regulador de tensão, em carga pesada e em carga leve. O veículo elétrico foi conectado a uma barra do sistema e considerou-se que o mesmo podia funcionar como carga ou gerador distribuído sem e com controle de tensão de sequência positiva no ponto de conexão. Adotou-se disposições constantes de veículos elétricos para os casos de carga pesada e carga leve. Os resultados das simulações revelam que houve violação de tensão devido à inserção de veículos elétricos atuando como carga no sistema teste em carga pesada sem regulador de tensão. Já quando operam como gerador, os veículos elétricos diminuem o grau de desequilíbrio em média, podendo mantê-lo abaixo do limite permitido de 2 %, tornando assim as tensões das barras trifásicas do sistema mais equilibradas. Houve reduções significativas quando os veículos elétricos atuaram como carga (71,1 %) e como gerador (77,5 %) na perda de potência ativa total do sistema quando o sistema operou com regulador de tensão na subestação e os veículos elétricos operaram com controle de tensão de sequência positiva (especificada em 1,0 pu)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Lafuente, César Orellana. "Carregador de baterias monofásico para aplicação em veículos elétricos." reponame:Repositório Institucional da UFC, 2011. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1392.

Full text
Abstract:
LAFUENTE, C. O. Carregador de baterias monofásico para aplicação em veículos elétricos. 2011. 154f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.
Submitted by Marlene Sousa (mmarlene@ufc.br) on 2011-12-12T16:18:45Z No. of bitstreams: 1 Disertacao Mestrado UFC Orellana-Lafuente Cesar Versao Impressao.pdf: 3817761 bytes, checksum: 96b0267569b1f6198a84b72f6ddcdc39 (MD5)
Approved for entry into archive by Marlene Sousa(mmarlene@ufc.br) on 2011-12-12T16:19:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Disertacao Mestrado UFC Orellana-Lafuente Cesar Versao Impressao.pdf: 3817761 bytes, checksum: 96b0267569b1f6198a84b72f6ddcdc39 (MD5)
Made available in DSpace on 2011-12-12T16:19:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Disertacao Mestrado UFC Orellana-Lafuente Cesar Versao Impressao.pdf: 3817761 bytes, checksum: 96b0267569b1f6198a84b72f6ddcdc39 (MD5) Previous issue date: 2011-07
This work presents a single-phase battery charger for electric vehicles. This converter is composed by two energy processing stages and a digital circuit to control the voltage across the batteries and their respective charging current. The first stage is a high power factor ACDC bridgeless converter, while the second one consists on a ZVS (Zero Voltage Switching) high frequency isolated DC-DC full-bridge converter. For both converters, the qualitative and quantitative analyses have been performed, as well as design examples have been presented in order to ease the components calculation. Finally, a prototype that allows charging up to eight series-connected 12 V batteries has been built. The system specifications are: AC input voltage of 220 V ±15%; DC output voltage of 120 V; DC output current of 20 A; and average output power of 2.4 kW.
Este trabalho apresenta o estudo de um carregador de baterias monofásico aplicado a veículos elétricos. Este carregador é composto por dois estágios de processamento de energia e um circuito digital de supervisão para controlar a tensão sobre o banco de baterias e a corrente de recarga das mesmas. O primeiro estágio consiste de um conversor CA-CC bridgeless com característica de alto fator de potência, e o segundo estágio é representado por um conversor CC-CC fullbridge com isolamento em alta frequência e comutação sob tensão nula (Zero Voltage Switching – ZVS). Para ambos os conversores, foi realizada uma análise qualitativa e quantitativa, bem como apresentados exemplos de projeto para facilitar o dimensionamento dos componentes. Finalmente, com os componentes escolhidos, foi montado um protótipo que permite carregar de uma até oito baterias de 12 V conectadas em série. O sistema apresenta como especificações: tensão de entrada alternada de 220 V±15%; tensão de saída contínua de 120 V; corrente de saída contínua de 20 A; e potência média de saída de 2,4 kW.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Pereira, Junior Luiz Carlos. "A Interação entre geradores solares fotovoltaicos e veículos elétricos conectados à rede elétrica pública." Florianópolis, SC, 2011. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96021.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Florianópolis, 2011
Made available in DSpace on 2012-10-26T08:04:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 295141.pdf: 7173108 bytes, checksum: edf3a75d65ee785e89e7af17b980f362 (MD5)
Ao longo dos últimos anos, a geração centralizada de energia elétrica tem sido o modelo tradicionalmente utilizado no Brasil. Porém, com a crescente preocupação com as questões energéticas e ambientais,a geração distribuída tem despontado como uma opção para o setor elétrico, pois a geração ocorre de forma descentralizada, com unidades geradoras de pequeno porte, que podem otimizar o sistema de geração, transmissão e distribuição. Diferentes tecnologias podem ser utilizadas na forma de geração distribuída e dentre elas pode-se destacar os geradores solares fotovoltaicos, que geram eletricidade a partir da luz do sol através do efeito fotovoltaico. Embora não sejam geradores, os veículos elétricos ao serem conectados em uma tomada elétrica residencial, comercial ou industrial que fará parte de uma rede elétrica inteligente (smart grid), poderão ser utilizados como um gerador distribuído em momentos estratégicos, podendo contribuir para a redução do pico de demanda do alimentador no horário de ponta Este trabalho tem como objetivo avaliar a interação degeradores solares fotovoltaicos e veículos elétricos conectados à rede elétrica pública. Dessa forma, foi analisada a potencial contribuição energética dos veículos elétricos, no horário de ponta, para o alimentador TDE05 que abastece os bairros Santa Mônica, Córrego Grande e Trindade, na cidade de Florianópolis - SC, e que apresenta pico de consumo noturno. Além disso, foi analisado o potencial de geração de geradores solares fotovoltaicos instalados nas coberturas dos prédios da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, que abrigam os usuários de um grande grupo de veículos (os quais poderiam ser elétricos), a fim de verificar a sua contribuição para a recarga desses veículos e o impacto energético para o alimentador TDE06 que atende a região da universidade. Os resultados mostraram que a atuação dos veículos elétricos como geradores distribuídos (V2G) pode modelar de forma positiva a curva de demanda do alimentador, quando conectados à rede elétrica pública. A partir das análises verificou-se também que para a maior parte dos meses a recarga dos veículos elétricos no período da madrugada não representa um problema para a rede elétrica, pois não há ocorrência de picos de demanda superiores ao pico de demanda noturno do alimentador, exceto em dias muito quentes, tipicamente verificados nos meses de verão. Os estudos mostraram também a potencialidade da utilização dos veículos elétricos como dispositivos de armazenamento de energia gerada pelos geradores fotovoltaicos nas coberturas dos prédios da UFSC, visto que na maior parte do tempo os veículos permanecem estacionados. Observou-se que geradores solares fotovoltaicos integrados às coberturas dos prédios existentes na UFSC podem contribuir para a redução da curva de demanda do alimentador TDE06, uma vez que a geração solar é concomitante com o horário de maior consumo dos prédios da universidade (perfil de demanda diurno). Em vários dias verificou-se a possibilidade de injetar na rede elétrica o excedente da geração de energia, e caso houvesse um sistema de tarifação apropriado, essa energia poderia ser vendida à concessionária local.
However with the increasing preoccupation referring energy production and the environment, decentralized energy generation is appointing to an interesting alternative for the electrical grid. This because the small units of power generation units are able to contribute to the generation, transmission and distribution of electric energy. Different technologies can be used as distributed generation units and a favorite among them are photovoltaic solar generators, which generate to electricity from sunlight through the photovoltaic effect. Although they are not distributed generators, electric vehicles to be connected to an outlet of the residential commercial or industrial grid, can be used as a distributed generators at strategic times within a smart grid, contributing to the reduction of feeder peak demand at peak hours. This study aims to evaluate the interaction of photovoltaic generators and electric vehicles connected to the public grid. Therefore, for the feeder that supplies the neighborhoods TDE05 Santa Monica, Córrego Grande and Trindade, in Florianópolis - SC, which has peak evening consumption the potential energy contribution of electric vehicles during peak horary was analyzed. In addition, we analyzed the generation potential of photovoltaic systems on the roof tops of the buildings of the Universidade Federal de Santa Catarina # UFSC which are supposed to feed charging units of a large group of electric vehicles, in order to verify the their contribution to recharge these vehicles and impact energy to the university grid feeder TDE06.The results showed that the usage of the energy from accumulators of electric vehicles for distributed generation (V2G) can positively shape the demand curve of the feeder, when connected to the public grid. It was also observed that for most months the recharging process of the electric vehicles during the early morning hours is not a problem for the residential grid. This because the peak power of the electrical was not increased except on very hot days, typically seen in the summer months. The potential use of electric vehicles as storage devices for power generated by photovoltaic generators on the roofs of the buildings of the UFSC, since most of the time vehicles are parked. It was also observed that rooftop integrated photovoltaic generators contribute to the reduction of the power demand curve at TDE06 feeder, since solar generation is concomitant with the time of highest consumption of university buildings. In several days there it was observed that the PV-power generation was higher than the power consumption of the University feeder TDE06 delivering a power surplus to the electrical grid.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Saldanha, John Jefferson Antunes. "Gerenciamento inteligente da recarga de veículos elétricos otimizando a operação do sistema elétrico de potência." Universidade Federal do Pampa, 2017. http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2030.

Full text
Abstract:
Submitted by Marlucy Farias Medeiros (marlucy.farias@unipampa.edu.br) on 2017-10-31T16:36:39Z No. of bitstreams: 1 John Jefferson Antunes Saldanha - 2017.pdf: 2295770 bytes, checksum: 7d9b5b6835d3e02633dca3155dd44fe7 (MD5)
Approved for entry into archive by Marlucy Farias Medeiros (marlucy.farias@unipampa.edu.br) on 2017-10-31T18:24:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 John Jefferson Antunes Saldanha - 2017.pdf: 2295770 bytes, checksum: 7d9b5b6835d3e02633dca3155dd44fe7 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-10-31T18:24:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 John Jefferson Antunes Saldanha - 2017.pdf: 2295770 bytes, checksum: 7d9b5b6835d3e02633dca3155dd44fe7 (MD5) Previous issue date: 2017-09-28
Uma difusão considerável p elo uso dos veículos elétricos plug-in (VEPs) tem sido promovida, de modo a reduzir as emissões poluentes dos veículos movidos a combustão, bem como preservar as fontes de energia fóssil. Entretanto, cabe ressaltar que os VEPs necessitam se conectar a rede elétrica para recarregar suas baterias. Nesse contexto, caso uma quantidade significativa de veículos elétricos plug-in solicitem recarga ao mesmo tempo, a operação do sistema elétrico de potência (SEP) será comprometida. Em contrapartida, os VEPs também podem auxiliar a rede elétrica através do controle da taxa de recarga e injeção de energia ativa. Assim, é importante realizar o controle da recarga dos VEPs. Dessa forma, este trabalho propõe um sistema inteligente fundamentado em duas interfaces para controlar a taxa de recarga dos VEPs. A primeira interface visa controlar a taxa de recarga de uma frota de veículos com base em um controlador lógico fuzzy projetado e posteriormente ajustado. Nesta interface, buscam-se atender os requisitos do consumidor. Na segunda, gerenciam-se diversas frotas de VEPs visando minimizar perdas de energia e desvios de tensão na rede elétrica. Os resultados da primeira interface mostram que ambos os controladores projetado e ajustado respondem ao cálculo da taxa de recarga levando em consideração as informações inseridas pelo consumidor. Em adição, a resposta do controlador ajustado é mais próxima da resposta desejada, comparando com o controlador projetado. Os resultados da segunda interface mostram que o método de otimização reduziu as perdas de energia elétrica e os desvios de tensão no sistema teste estudado. Concomitantemente, a energia entregue para os VEPs aumentou de maneira significativa. Desta forma, com o sistema desenvolvido, espera-se reduzir o impacto no sistema elétrico de potência e otimizar sua operação, beneficiando a concessionária local, a rede elétrica e o consumidor.
In the present work we investigated experimentally and theoretically the photophysical characterization of organic compounds of the type benzothiazoles, targeting applications in optoelectronic devices, mainly in organic light emitting diodes and photoelectric devices. The study was developed to identify the optical and structural properties of the compounds and the effect of the addition of an amine radical on the ring PhO (benzene-bound benzene) of the benzothiazole compound. Other variations were analyzed, such as changes in the positions of the amine radical added to said compound and absence of the hydroxyl radical. Absorption and photoluminescence experiments were carried out with the purpose of verifying the excitation and fluorescence energies of the compounds, as well as Stokes displacement. The photophysical characterization was also investigated theoretically by means of an ab initio or first principles computational model based on the Density Functional Theory (DFT), implemented in the Gaussian® program, which uses quantum mechanics to calculate the molecular structures and their vibrational properties. We investigated the molecular geometric structure, obtaining the interatomic distances, structure of electronic orbitals, diagrams of energy bands, molecular vibrations and frequency of vibrational modes. By means of Raman spectroscopy, the frequencies of the active Raman vibrational modes were obtained, allowing the comparison with the theoretical results of the simulations. The compounds 4HBS, 4HBSN and 5HBS have their first theoretical characterization from the study of this dissertation.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Veículos elétricos"

1

Francescatto, Matheus Binotto, Anderson Felipe Habekost, and Cristiano Roos. "Estudo bibliográfico sobre Estações de Recarga de Veículos Elétricos." In Gestão da Produção em Foco - Volume 38. Editora Poisson, 2019. http://dx.doi.org/10.36229/978-85-7042-205-7.cap.19.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Lima, Sarah Mesquita, Vladia Celia Monteiro Pinheiro, Carlos De Oliveira Caminha Neto, José Dickson Araújo De Oliveira, and André Soares Lopes. "MODELOS DE NEGÓCIOS APLICADOS A COMPARTILHAMENTO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS." In Elementos de Administração 7, 141–55. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.79419130310.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Jardel Eugenio da, Fabianna Tonin, and Jair Urbanetz Junior. "VEÍCULOS ELÉTRICOS E A GERAÇÃO DISTRIBUÍDA PARTIR DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS." In Pesquisa Científica e Inovação Tecnológica nas Engenharias 2, 81–91. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.0352006018.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Felippe, Iuri Assunção, Vivieny Januth Zuffelato, Felippe Ribas Barboza, and Adan Lúcio Pereira. "Desafios e oportunidades da inclusão dos veículos elétricos na matriz de transporte." In Gestão da Produção em Foco - Volume 41. Editora Poisson, 2020. http://dx.doi.org/10.36229/978-85-7042-213-2.cap.18.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Morais, Mailson Gonçalves, Gian Lucas Martins, and Vagner Silva Guilherme. "ANÁLISE DE INFRAESTRUTURA E DEMANDA ENERGÉTICA PARA INSERÇÃO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS NO BRASIL." In As Engenharias e seu Papel no Desenvolvimento Autossustentado, 1–13. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.4662030061.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Camargos, Pedro Henrique, Ricardo Elias Caetano, and Marcel Fernando da Costa Parentoni. "ESTUDO COMPARATIVO DE VIABILIDADE TÉCNICA DA UTILIZAÇÃO DE MOTORES DE INDUÇÃO TRIFÁSICOS EM VEÍCULOS ELÉTRICOS LEVES." In Engenharia Elétrica: Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, 13–24. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.7342122022.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Filter, Pedro. "A TRIBUTAÇÃO EXTRAFISCAL DOS VEÍCULOS ELÉTRICOS: UMA ANÁLISE DO DIREITO TRIBUTÁRIO COMO INSTRUMENTO DE TUTELA AMBIENTAL." In Tributação, Tecnologia e Direitos Fundamentais, 103–21. Editora Fundação Fênix, 2021. http://dx.doi.org/10.36592/9786581110284-05.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Benedito, Gabriel Silva de Marchi, and Daniel Augusto Pagi Ferreira. "ESTUDO DA TECNOLOGIA DE FRENAGEM REGENERATIVA E SEU IMPACTO NA AUTONOMIA DE VEÍCULOS ELÉTRICOS ALIMENTADOS POR BATERIAS." In Engenharia Elétrica: O Mundo sob Perspectivas Avançadas, 221–37. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.13821130515.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Dias, Moisés de Mattos, Niklaus Veit Lauxen, Marco Antônio Fröhlich, Claudionor Atílio Vingert, Giuseppe Guilherme Mergener Vingert, Luiz Carlos Gertz, Alessandro Sarmento dos Santos, et al. "CONVERSORES E INVERSORES PARA ACIONAMENTO E CONTROLE DE UM VEÍCULO ELÉTRICO HÍBRIDO." In Engenharia Elétrica: O Mundo sob Perspectivas Avançadas, 207–20. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.13821130514.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Alves, Thaise Campos, Xisto Lucas Travassos, Paulo Soares Figueiredo, and Cristiano Vasconcellos Ferreira. "Avaliação do ciclo de vida de um veículo elétrico simplificado à bateria." In Construção do conhecimento em organizações na perspectiva da modelagem de processos industriais e sistemas complexos, 112–37. Pimenta Cultural, 2021. http://dx.doi.org/10.31560/pimentacultural/2021.707.112-137.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Veículos elétricos"

1

Grassi, Fernando, and Cassiano Rech. "Análise normativa perante ao impacto de veículos elétricos em redes de distribuição secundária." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1201.

Full text
Abstract:
Veículos elétricos são promissores para a expansão das tecnologias verdes, sendo mais eficientes e menos poluentes que os atuais veículos a combustão. Alguns problemas relacionados uma maior densidade de energia das baterias ainda persistem, mas em um futuro próximo essa tecnologia se tornará viável e competitiva. Sabendo dessa expansão da frota de veículos elétricos, seus impactos devem ser estudados e normativas adequadas devem existir para que a tecnologia prevaleça com o mínimo de impacto ao atual sistema elétrico. Dentre os impactos mais observados estão o aumento na demanda que uma frota de veículos elétricos poderia causar no sistema elétrico de distribuição. Por outro lado, este trabalho busca avaliar os impactos em redes de distribuição secundária (baixa tensão). A partir de um modelo de rede, foram simulados casos de inserção de veículos elétricos em diferentes modos de carga, constatando-se que o aumento da demanda é inevitável, somado a altos picos durante momentos que normalmente o sistema já enfrenta. Em relação aos níveis de tensão, observou-se que os veículos elétricos podem causar subtensões que violam os limites estabelecidos pelo PRODIST, impacto que permanecerá se não forem estabelecidos parâmetros específicos nas normas brasileiras de veículos elétricos, essas baseadas na IEC.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

B. Faria, Júlio, Jose A. Toledo, and Tarsis P. Barbosa. "Modelagem Computacional de um Veículo Elétrico para Competição de Eficiência Energética." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1369.

Full text
Abstract:
A indústria automobilística utiliza largamente o recurso de modelagem computacional no processo de desenvolvimento e otimização dos veículos, possibilitando avaliar e prever o provável desempenho antes da construção do protótipo, reduzindo custos e agilizando o processo de desenvolvimento. Os veículos elétricos vêm ganhando cada vez mais espaço no setor automobilístico devido às questões ambientais e aos últimos avanços na área das baterias. O objetivo deste trabalho é estudar e implementar um modelo computacional do protótipo de um veículo elétrico para ser utilizado em competição de eficiência energética.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

A. A. Viegas, Marcel, and Carlos Tavares da C. Jr. "Controladores baseados em lógica fuzzy para gerenciamento de carga e descarga de veículos elétricos a bateria em uma rede elétrica inteligente." In Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos - SBSE2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/sbse.v1i1.2441.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta uma ferramenta de gerenciamento de energia de uma rede elétrica inteligente que contém veículos elétricos. A técnica de otimização utilizada foi o Recozimento Simulado, a fim de minimizar o custo total de energia da rede em estudo. Foram adotadas 3 estratégias de carregamento: carregamento na ponta, carregamento fora de ponta e carregamento inteligente, além de técnicas de gerenciamento pelo lado da demanda. Além do processo de carregamento, também será estudada a descarga da bateria dos veículos elétricos, preferencialmente na ponta da curva de carga, através da criação de uma estação de carregamento / descarregamento. Neste trabalho, o sistema usado é o IEEE-39 barras New England. Dois controladores fuzzy foram desenvolvidos, a saber, o controlador da estação de carregamento e o controlador Vehicle-to-Grid (V2G). Juntos, eles gerenciam o fluxo de energia adequado entre os Veículos Elétricos (VEs) e a rede. A descarga de energia para a rede a partir dos VEs ou a energia necessária para carregar os VEs é controlada e testada para o cenário em tempo real. Os resultados comprovaram a eficácia do método proposto e a importância de considerar além da distribuição e geração e transmissão em estudos de planejamento e expansão de sistemas de energia elétrica que contêm Veículos Elétricos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silvio Carlos Aníbal de Almeida and Felipe Lourenço Angelim Vieira. "MODELAGEM E SIMULAÇÃO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS." In IX Congresso Nacional de Engenharia Mecânica. Rio de Janeiro, Brazil: ABCM Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas, 2016. http://dx.doi.org/10.20906/cps/con-2016-1661.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

ROSA, JONAS MENON DA, FERNANDO GRASSI, and CASSIANO RECH. "Desenvolvimento de uma Estação de Recarga Modo 3 para Veículos Elétricos." In Seminar on Power Electronics and Control (SEPOC 2021). sepoc, 2021. http://dx.doi.org/10.53316/sepoc2021.075.

Full text
Abstract:
A quantidade de veículos elétricos (VE’s) vendidos anualmente vem crescendo exponencialmente por todo o mundo, e uma das principais dúvidas dos clientes interessados em adquirir um VE é como eles podem recarregar o seu veículo em casa. Existem duas maneiras economicamente viáveis de fazer isso: uma é utilizar o carregador portátil que é fornecido juntamente com o VE, e a outra é a utilizar uma estação de recarga, sendo a segunda opção a forma mais rápida entre as duas. Pensando nisto, este trabalho possui o objetivo de desenvolver uma estação de recarga de veículo elétrico adequada para ser instalada em ambiente residencial. Seguindo as recomendações e exigências das normas internacionais foram projetados os circuitos de proteção, comunicação com o VE, e detecção do cabo de recarga. Por fim, foram realizados todos os testes exigidos nas normas internacionais buscando verificar se a estação de recarga está cumprindo todas as exigências.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

M. Sobrinho, Dário, Janaína B. Almada, Ruth P. S. Leão, and Raimundo F. Sampaio. "Carregamento Eficiente de Veículos Elétricos usando Algoritmo de Consenso." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1568.

Full text
Abstract:
Com o crescimento do número de veículos elétricos (VEs) nos últimos dez anos, cresce a preocupação e o desafio para as redes elétricas de distribuição com o volume adicional de carga e a mobilidade aleatória dos VEs. O gerenciamento do carregamento de um número elevado de VEs será fundamental para a adoção bem-sucedida dessa nova tecnologia de transporte. Este artigo apresenta uma estratégia de controle e otimização para gerenciar o carregamento de VEs, visando a redução de perdas elétricas. O carregamento é realizado em função da potência disponível de uma estação de carregamento presente em um estacionamento. Para tanto, dois estudos de caso são realizados, para 10 VEs e para 100 VEs. O objetivo é alcançado com a aplicação do algoritmo de consenso que precisa apenas de informações trocadas entre VEs vizinhos. O controle distribuído possui um baixo custo computacional e de comunicação em relação a outras arquiteturas de controle. O gerenciamento de carregamento de VEs baseado em consenso é adaptativo ao número variável de VEs. Os resultados demonstram que a coordenação de carregamento pode ser eficientemente realizada por consenso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

M. Silva, Fabrício, Maycon D. Raghiante, Fernando N. Belchior, and Ivan N. Santos. "Análise do impacto da inserção de veículos elétricos em sistemas elétricos de distribuição, focando distorções harmônicas de tensão." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1502.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo analisar o possível impacto da inserção de veículos elétricos em uma distribuição de energia elétrica típica. Este trabalho se concentrará no aumento das distorções harmônicas. A pesquisa se mostra muito relevante por ser um assunto recorrente nos debates sobre sistemas de energia elétrica. Uma das razões para essas discussões é que esse processo de inserção pode causar sérios problemas quanto à qualidade da energia e ao despacho de carga. Neste artigo, um estudo de caso é realizado por simulações computacionais utilizando o Matlab/Simulink, que se baseia em uma verdadeira rede elétrica de distribuição de energia na cidade de Uberlândia-MG, Brasil. Neste estudo, diferentes cenários de inserção de veículos elétricos estão levando em conta, considerando o fornecimento de tensão senoidal e não senoidal (distorção harmônica). Complementa-se com uma análise crítica dos resultados e os desafios são identificados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

TERESA RICCIO BARBOSA, ANDREA, and Sasha K. D. A. B. Hohlenwerger Barros. "OS DESAFIOS DOS VEÍCULOS ELÉTRICOS NO BRASIL." In CONEMI 21. Belo Horizonte, Minas Gerais: Even3, 2022. http://dx.doi.org/10.29327/aconemi.374134.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

I. Morro-Mello, J. D. Melo, and A. Padilha-Feltrin. "Estimação do Fluxo de Veículos Elétricos em Zonas Urbanas." In VI Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos. Natal, Rio Grande do Norte, Brasil: Grupo de Pesquisa Otimização e Supervisão de Sistemas Elétricos Industriais – OSSEI, 2015. http://dx.doi.org/10.20906/cps/sbse2016-0113.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Da S. Santos, Hugo Henrique, Jorge H. C. Angelim, and Carolina De M. Affonso. "Avaliação dos impactos ocasionados pela recarga de veículos elétricos em um sistema de distribuição residencial." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1644.

Full text
Abstract:
O uso de veículos elétricos vem crescendo rapidamente nos últimos anos em muitos países, o que pode causar impactos técnicos na operação do sistema de distribuição. Este artigo analisa o efeito da conexão monofásica de veículos elétricos em um sistema de distribuição de baixa tensão, avaliando a carga do transformador e os impactos na qualidade da tensão. O sistema teste adotado é a rede de distribuição do CIGRE. As simulações são conduzidas com cálculos de fluxo de carga usando o software OpenDSS. Diferentes estratégias de recarga não controlada são adotadas, incluindo o modo de operação V2G (vehicle-to-grid), considerando dois níveis de penetração de veículos elétricos. Os resultados mostram que um cenário de recarga de veículos elétricos desequilibrado com alto nível de penetração pode causar sobrecarga significativa no transformador, além de problemas de desequilíbrio de tensão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography