Academic literature on the topic 'Velocidade superficial do gás'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Velocidade superficial do gás.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Velocidade superficial do gás"

1

Seger, Marco Aurelio. "RECUPERAÇÃO DE PARTÍCULAS GROSSAS DE QUARTZO." HOLOS 7 (August 9, 2019): 1–10. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2019.8475.

Full text
Abstract:
décadas de estudos na flotação de minérios, aumentar o limite superior do tamanho de partícula na flotação ainda é um grande desafio para indústria do processamento mineral. Um dos benefícios da flotação de partículas grossas, esta relacionado com a diminuição dos custos de cominuição, bem como a redução da geração de partículas finas e ultrafinas. O processo de floto-elutriação tem se mostrado uma alternativa promissora para a recuperação de partículas grossas + 250 μm, pois além de operar com menores velocidades superficiais de gás, o que reduz significativamente a energia turbulenta dentro da zona de coleta, diminuindo assim o desprendimento das partículas das bolhas durante a flotação, a floto-elutriação trabalha em fluxo contracorrente (água de elutriação), o que diminui a velocidade de sedimentação das partículas, aumentando assim o tempo de residência, e a probabilidade de colisão partícula/bolha. O objetivo do presente trabalho foi estudar a influência da velocidade superficial do gás (Jg), líquido (Jl) na recuperação de partículas grossas (-500 + 250 μm) por floto-elutriação e comparar com métodos convencionais de flotação (denver flotation cell). Os resultados mostraram que a velocidade superficial do líquido produziu um ganho de recuperação (5,94% para 24,10%), a velocidade superficial do gás foi o parâmetro com menor influência na recuperação. Em comparação ao método de flotação convencional, a floto-elutriação apresentou um ganho de 14% na recuperação total das partículas, superando amplamente a flotação convencional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Salla, Marcio Ricardo, and Harry Edmar Schulz. "Transferência de massa gás-líquido em coluna de aeração." Engenharia Sanitaria e Ambiental 13, no. 2 (2008): 189–97. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522008000200009.

Full text
Abstract:
Neste trabalho estuda-se a transferência de massa gás-líquido a partir de bolhas de ar para a água, geradas por um difusor de ar, em uma coluna de aeração, mudando a vazão de ar de 400 L/h a 2000 L/h, o nível de água de 0,50 m a 1,80 m, cujas taxas de aplicação superficial de ar variaram de 3,1 L/m².s a 15,4 L/m².s. Várias características hidrodinâmicas foram medidas, tal como a velocidade ascensional das bolhas de ar e seus diâmetros, fundamentais para verificar o coeficiente de transferência de massa que estão na literatura, usando um equipamento laser para velocimetria não-intrusiva. Após os estudos da transferência de massa, foi concluído que a vazão de ar entre 400 L/h e 800 L/h e o nível de água de 1,80 m apresentou a maior eficiência de transferência de massa, garantindo para estas medidas, dentro da coluna em estudo, maior quantidade de oxigênio dissolvido.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Bertoni, Jean Cleber, Moisés Meza Pariona, André Maurício Brinatti, Viviane Teleginski, and Jederson Silva. "Identificação qualitativa de fases de uma liga hipoeutética Al-1,5%Fe em peso tratada por refusão superficial a laser por meio de difração de raios X com ângulo de incidência rasante." Matéria (Rio de Janeiro) 20, no. 4 (2015): 882–97. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-707620150004.0094.

Full text
Abstract:
RESUMO Atualmente há uma ampla investigação sobre ligas de alumínio, principalmente devido a sua larga aplicação na indústria automotiva e aeroespacial devida a características, como baixa densidade, alta condutividade térmica e elétrica, além de elevada resistência à corrosão a temperatura ambiente. Ligas de Al-Fe possuem um alto grau de modificação de sua microestrutura, no caso da utilização de um tratamento adequado, permitindo, assim, o aprimoramento de suas propriedades. Neste trabalho, a amostra estudada foi a liga Al-1,5%Fe tratada através da refusão superficial a laser (RSL) de modo a aprimorar suas características superficiais. A identificação dessa liga, com relação às fases presentes, foi realizada por meio dos difratogramas de raios X com ângulo de incidência rasante (DRXIR), em função da profundidade. Nesta técnica, o ângulo de incidência dos raios X é fixo e o detector move-se fazendo a varredura 2θ, a fim de obter difratogramas em diferentes profundidades variando-se apenas o ângulo de incidência. A análise foi realizada em escala micrométrica em duas condições de coleta de dados diferentes de DRXIR. A primeira variou-se o ângulo de incidência entre 0,5° a 6°, com intervalos de 0,5°, em modo de varredura contínua de 20º a 90°. A segunda, em ângulos de incidência 3° e 6°, em modo de varredura passo a passo de 20° a 120°, usada para melhorar a qualidade dos difratogramas e, em consequência, a melhoria da identificação de fases. Como resultado, foi realizado a caracterização microestrutural da superfície tradada pela técnica de RSL, bem como da parte transversal da camada tratada por meio de microscopia ótica (MO), microscopia eletrônica de varredura (MEV) e espectroscopia de energia dispersiva (EDS) e por meio de DRXIR da camada tratada em função da profundidade, a identificação de fases simples, como o Al e o Fe, e metaestáveis, como o AlN, Al2,144O3,2 e o Al2O3, em uma camada entre 0,6 a 7,8 µm, como consequência da alta velocidade de resfriamento e do tratamento de RSL ter sido realizado em atmosfera não controlada e sem gás de proteção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Pereira, Tarcísio de Oliveira, Carlos Augusto de Moraes Pires, and Daniel Bemmuyal Passos Santos. "Modelagem e simulação da pirólise do resíduo de sisal em regime transiente." Research, Society and Development 9, no. 3 (2020): e121932647. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i3.2647.

Full text
Abstract:
Esse estudo apresenta um modelo matemático em regime transiente capaz de prever a produção de carvão em um processo de pirólise rápida, a partir um reator de leito fluidizado. O modelo foi desenvolvido a partir da decomposição térmica de uma partícula de sisal e sua solução dependeu de dados não relatados na literatura. O coeficiente convectivo do meio reacional foi encontrado a partir de dados experimentais da unidade piloto, envolvendo calores cedidos e dissipados pelo sistema reacional. A temperatura superficial da partícula foi medida em um novo teste de bancada, no qual algumas partículas foram transformadas por pirólise a uma temperatura de reação fixa. A temperatura superficial de um conjunto de partículas foi medida a cada tempo de reação, assim como seus diâmetros e massas. A massa específica da partícula foi medida com o auxílio da picnometria a gás, utilizando as partículas obtidas no experimento de medida da temperatura superficial. A partir dos resultados dos diâmetros e massa específicas das partículas, foi possível determinar as suas capacidades caloríficas. O sistema de equações obtido foi resolvido em ambiente MATLAB, obtendo-se perfis de temperatura de superfície e massa da partícula ao longo da reação. Os dados necessários para se calcular a massa de carvão teórica de uma unidade piloto de pirólise foram o diâmetro das partículas, obtidos a partir da simulação do modelo, e as velocidades resultantes da partícula no reator, obtidas a partir de um balanço de forças em uma partícula. O tempo de residência da partícula calculado foi de 35 s, e a massa de carvão calculada teve uma discrepância de 6,38% em relação a dados coletados na unidade piloto de produção. Estes resultados validam as propriedades, ao longo da reação, da partícula do resíduo de sisal encontradas experimentalmente e por meio de cálculos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Caimacan, Dumitru, Andrii Mishchenko, and Américo Scotti. "Avaliação do Uso de Curto-Circuito Controlado em Soldagens de Passes de Enchimento por MIG/MAG Duplo Arame." Soldagem & Inspeção 20, no. 1 (2015): 16–27. http://dx.doi.org/10.1590/0104-9224/si2001.03.

Full text
Abstract:
Neste trabalho foi realizada uma avaliação técnico-econômica do processo de soldagem MIG/MAG Duplo Arame para soldagens de passes de enchimento na posição plana, empregando o modo operacional Curto-Circuito Controlado (CCC) no arame-seguidor, como forma de melhorar o controle da poça de fusão e reduzir respingos. A avaliação foi feita através de um estudo comparativo entre a técnica MIG/MAG Duplo Arame convencional (com uso da corrente pulsada em ambos os arames) e uma combinação de Pulsado no arame-líder e CCC no arame-seguidor. Foram mantidos constantes os valores das correntes médias para cada arame, o volume de material depositado por unidade de comprimento de solda, o tipo e dimensão do chanfro e o arame, a composição do gás de proteção e a DBCP. Avaliou-se o acabamento superficial e a geometria dos cordões de soldas, a taxa e a eficiência de deposição e as velocidades limites de soldagem resultantes do uso de cada técnica. Os resultados mostram que o uso do modo CCC no arco seguidor aumenta levemente a capacidade de produção do processo, faz gerar menos respingos, melhora o acabamento do cordão, produz ZF e ZAC menores e ainda mantem similar envelope operacional (quanto à faixa de velocidades de soldagens úteis), o que são fatores positivos. Por outro lado, como desvantagem, o uso de CCC levou a cordões mais convexos e com uma penetração menor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ferreira, Clarisse Wanderley Souto, and Maria do Socorro Bezerra de Araújo. "Influência do Uso do Solo e da Drenagem no Transporte de Sedimentos para um Reservatório de Água no Semiárido de Pernambuco (Influence of Land Use and Drainage on Sediment Transport for a Water Reservoir in Pernambuco Semiarid)." Revista Brasileira de Geografia Física 7, no. 6 (2015): 1229. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v7.6.p1229-1243.

Full text
Abstract:
O uso e ocupação do solo e o sistema de drenagem exercem grande influência no escoamento superficial e aporte de sedimentos numa bacia hidrográfica, podendo alterar qualidade e disponibilidade de água, causando impactos nas condições socioeconômicas da população. O objetivo deste trabalho foi fazer uma análise integrada do uso e ocupação do solo, do padrão de drenagem e de algumas características morfométricas da bacia hidrográfica de contribuição de um reservatório de água no semiárido, para determinar a influência destes parâmetros no processo erosivo e no transporte de sedimentos para este reservatório. Em relação à bacia hidrográfica, foram determinadas hierarquia e características morfométricas, e elaborados os mapas de drenagem e de uso e ocupação do solo, usando sensoriamento remoto e geoprocessamento. Os dados foram validados no campo com auxílio de GPS. Em relação aos sedimentos, amostras foram coletadas em cinco pontos de entrada de drenagem no entorno do reservatório e determinadas sua granulometria e densidade. Foi realizada análise de correlação entre parâmetros determinados e feita uma análise integrada dos fatores que influenciam o transporte de sedimentos. O mapa de uso e ocupação do solo apresentou 40% de área com solo exposto e cultivo temporário, indicando quase metade da área da bacia com alta susceptibilidade à erosão. A declividade, associada à forma alongada da bacia, favorece o escoamento superficial, com potencial de promover elevadas taxas de transporte de sedimentos. Entretanto, quantidades equilibradas de areia, silte e argila, encontradas nos sedimentos, indicam baixa velocidade de movimento, minimizando o efeito do transporte.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Barini, Bruno Simões, Raphael Silva Lins, Vinicius Abrão da Silva Marques, Cleudes Guimarães, Armando Marques, and Luciano Antônio Fernandes. "Análise dos parâmetros de corte sobre a rugosidade ra na retificação cilíndrica externa de passagem axial / Analysis of cutting parameters on roughness Ra in external transverse cylindrical grinding." Brazilian Journal of Development 7, no. 6 (2021): 64133–40. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv7n6-680.

Full text
Abstract:
A rugosidade superficial das peças produzidas é o meio de avaliação mais utilizado em qualquer processo de usinagem, principalmente em retificação. Neste estudo, foram aplicados sobre uma peça de aço ABNT 1020 diferentes configurações de usinagem, a fim de investigar a influência do avanço, da relação de velocidade e do sentido de corte, concordante e discordante sobre um dos aspectos da integridade superficial da peça usinada. Por fim, foi verificado que a razão entre a velocidade periférica do rebolo () em relação à velocidade da peça (), teve maior influência na rugosidade superficial média (Ra) do que o avanço de corte (f).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

De Almeida, Diego Tolotti. "SELEÇÃO DE PARÂMETROS ATRAVÉS DO MÉTODO DE TAGUCHI PARA SOLDAGEM DA LIGA DE ALUMÍNIO 5052H32 PELO PROCESSO MIG." HOLOS 6 (December 24, 2019): 1–12. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2019.7121.

Full text
Abstract:
É crescente a utilização do alumínio e suas ligas nos mais diversos setores da indústria automotiva. Sendo, o processo de soldagem MIG é amplamente utilizado devido às diversas vantagens, como grande versatilidade, diversidade de posições de soldagem e elevada velocidade de soldagem. Neste trabalho, utilizou-se o método de Taguchi para otimizar o número de experimentos, a fim de obter a influência dos fatores de controle sobre as variáveis respostas e determinar as condições ideais para aplicação da liga 5052H32 na soldagem através do processo MIG com transferência metálica por curto-circuito. Para realização dos ensaios, realizou-se a soldagem dos corpos de prova na posição plana, variando os seguintes parâmetros: o tipo de metal de adição, o tipo de gás de proteção, a velocidade de soldagem, a vazão do gás de proteção e o stick-out. Foi utilizado como matriz ortogonal o design L36 (matriz ortogonal de design misto). Por sua vez, as variáveis respostas escolhidas foram: taxa de deposição, aporte térmico e inspeção visual. A combinação dos níveis de controle apontados como ótimos pelo método de Taguchi resultaram em valores para as variáveis respostas consideradas adequadas para a soldagem MIG, sendo que o parâmetro de maior influência para otimização do processo e qualidade de soldagem é a velocidade de soldagem
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

De Almeida, Valterlei Freitas, Valtiere Freitas De Ameilda, Keila Regina Santana Fagundes, and Fabio Pereira Fagundes. "INFLUÊNCIA DA ANGULAÇÃO DE POÇOS DIRECIONAIS NA VELOCIDADE DE MIGRAÇÃO DE UM KICK." HOLOS 1 (July 18, 2017): 264. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2017.5180.

Full text
Abstract:
Quando a pressão de poros (Pporos) for superior à hidrostática gerada pelo fluido de perfuração, juntamente com uma alta permeabilidade da formação, possivelmente deverá ocorrer fluxo da formação para o poço (“Kick”). Em caso de um influxo de gás, a pressão de fundo irá aumentar drasticamente e caso não seja escolhido um método de controle adequado, poderá haver enormes riscos operacionais relacionados à perda do poço e, principalmente, à integridade física da equipe de perfuração. Para garantia de operações seguras, é imprescindível que a pressão hidrostática no fundo do poço seja superior a pressão nos poros da formação. Um ponto crítico refere-se à velocidade de migração do kick, onde parâmetros como a geometria do poço, inclinação, vazão, fração de gás e reologia do fluido constituem os principais aspectos a serem considerados. Dessa forma, esse trabalho tem como objetivo principal mostrar os aspectos inerentes ao cálculo de velocidade de migração, levando em consideração a densidade do kick (lb/gal) e do fluido (lb/gal) em associação com a angulação do poço. Em paralelo, foi utilizada uma modelagem fatorial com 3 níveis e 3 variáveis (Statistica 7.0) a fim de mapear o efeito que cada variável exerce sobre a dinâmica do kick. Após plotar as superfícies de resposta, foi possível avaliar estatisticamente o efeito que cada variável exerce sobre a velocidade de migração do kick. Os resultados (diagrama de Paretto) mostraram a forte dependência da velocidade de migração do kick em função da angulação, principalmente, com a inclinação alcançando 45 º.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Berti, Melissa, Dirk Cláudio Ahrens, and Daniele Regina Beusso. "Secagem estacionária de sementes de trigo com utilização de gás liquefeito de petróleo." Revista Brasileira de Sementes 27, no. 2 (2005): 81–86. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-31222005000200012.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi verificar a qualidade física e fisiológica das sementes de trigo em função da utilização de gás liquefeito de petróleo (GLP) na secagem estacionária e determinar a curva de secagem em comparação à secagem estacionária em estufa. Sementes de trigo, cultivar OR-I, com teor de água inicial de 15,3%, foram secas até 12,6%, em um secador estacionário de tubo central horizontal perfurado. A amostragem das sementes foi realizada em intervalos de 45 minutos durante a secagem, em três posições diferentes do cilindro central (proximal, mediana e distal da fonte de calor). A qualidade física da semente foi avaliada pelo teor de água, peso de mil sementes e temperatura da massa de semente em pontos distintos. A qualidade fisiológica foi avaliada por testes de vigor e germinação. A velocidade média obtida na secagem a gás foi de 0,9 pontos percentuais por hora (pph-1). O tempo dispendido para a redução do teor de água de 15,3% para 12,6%, foi de três horas, além de mais uma hora usada para o resfriamento da semente. A velocidade de secagem reduz a medida que aumenta a distância das sementes ao cilindro central (no ponto proximal à fonte de calor 1,00pph-1 e no ponto distal 0,73pph-1), em função da temperatura da massa de sementes ser maior no ponto proximal. A temperatura na massa de semente aumenta gradativamente nos pontos mais próximos à fonte de calor durante a secagem. A temperatura de secagem permanece estável durante o processo com a utilização de gás liquefeito de petróleo. Os resultados dos testes de germinação e vigor mostram a possibilidade de utilização do gás liquefeito de petróleo como combustível na secagem estacionária de sementes de trigo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Velocidade superficial do gás"

1

Braga, André Soares. "Medidas de dispersão de gás em células mecânicas industriais e seus condicionantes." Universidade de São Paulo, 2015. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3134/tde-07062016-145736/.

Full text
Abstract:
A qualidade da dispersão de gás em células de flotação é comumente caracterizada através de parâmetros como velocidade superficial do gás (Jg), hold-up do gás (?g), distribuição de tamanho de bolha (db ou D3,2) e fluxo de superfície de bolha (Sb). Sendo um processo de separação de minerais que é dependente da interação (colisão + adesão) entre partículas hidrofóbicas e bolhas de ar, a flotação tem seu desempenho dependente de uma dispersão de gás apropriada na polpa de minério. Desta forma, este trabalho objetivou caracterizar o estado da dispersão de gás de duas células em um banco composto por quatro células Wemco de 42,5 m³ (subaeradas), operando em série na usina da Vale Fertilizantes (Cajati-SP). Realizaram-se três campanhas de medidas que foram conduzidas sob diferentes condições operacionais: a) Diâmetro do rotor (D) de 1,09 m e rotação (N) entre 145 RPM e 175 RPM; b) D = 0,99 m e N entre 110 RPM e 190 RPM; c) D = 0,99 m e N de 120 RPM e de 130 RPM. Observaram-se os seguintes valores de dispersão de gás: 0,7 <= Jg <= 5,4 cm/s, 7 <= ?g <= 15%, 1,6 <= D3,2 <= 2,4 mm e Sb na faixa de 24 a 162 s-1. A magnitude de Jg medida na 1ª e 2ª campanhas mostrou-se acima dos valores reportados pela literatura, indicando necessidade de modificação de condições operacionais dos equipamentos, assim como cuidadosa manutenção. Posteriormente, a 3ª campanha indicou maior conformidade dos parâmetros de dispersão de gás em relação à literatura, constatando-se uma considerável melhora de desempenho do processo de flotação.<br>The quality of gas dispersion within flotation cells is usually characterized by superficial gas velocity (Jg), gas hold-up (?g), bubble size distribution (db or D3,2) and bubble surface area flux (Sb). Because flotation is a separation process which depends largely on the interaction (collision + adhesion) of hydrophobic particles and air bubbles, process performance is dependent on appropriate gas dispersion within the slurry. Thus, this study aimed to characterize the gas dispersion of two flotation cells on a flotation bank composed of four 42.5 m³ Wemco cells (sub aerated), operating in series at the plant of Vale Fertilizantes (Cajati-SP). There were three measurement campaigns conducted under different operating conditions: a) Impeller diameter (D) of 1.09 m and impeller rotation speed (N) between 145 and 175 min-1; b) D = 0.99 m and 110 <= N <= 190 min-1; c) D = 0.99 m and N = 120 and 130 min-1. The following gas dispersion values were determined: 0.7 <= Jg <= 5.4 cm/s, 7 <= ?g <= 15%, 1.6 <= D3,2 <= 2.4 mm and Sb in the range of 24 to 162 s-1. The magnitude of Jg at 1st and 2nd campaigns showed to be higher than the values reported in literature, calling for modification of operational conditions of the equipments, as well as carefully maintenance. In addition, results from the 3rd campaign indicated values of gas dispersion parameters that matched those reported by current literature, accompanied by considerable mprovement in process performance.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Sampaio, Neto Oscar Zalla. "Area interfacial em colunas de recheio : influencia da viscosidade do liquido e da velocidade superficial do gas." [s.n.], 1994. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/254800.

Full text
Abstract:
Orientador: Antonio Jose Meirelles<br>Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia de Alimentos<br>Made available in DSpace on 2018-07-18T22:23:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SampaioNeto_OscarZalla_M.pdf: 4148089 bytes, checksum: b907deea2d888235bce5980f8d8ec35b (MD5) Previous issue date: 1994<br>Resumo: Foram realizados experimentos em uma coluna de vidro com 78 mm de diâmetro interno empacotada com anéis de Raschig de 7 mm, em um leito de 1,15 m objetivando-se estudar a influência da viscosidade da fase líquida e das condições hidrodinâmicas da fase gasosa na formação da área interfacial efetiva de transferência de massa. Este fundamental parâmetro nos projetos de torres recheadas, foi determinado em experimentos de absorção acompanhada de reação de pseudo-primeira ordem. A reação se deu entre o dióxido de carbono e a dietanolamina em solução aquosa de etilenoglicol no primeiro conjunto de experimentos e entre o dióxido de carbono e o hidróxido de sódio em solução de água e açúcar. A concentração de dióxido de carbono na fase gasosa foi de 2,5%. A escolha desses sistemas possibilitou variar a viscosidade do líquido em uma faixa de 1x10-3 até 2x10-2 Kg/m.s e a velocidade superficial da fase gasosa de 8x10-3 até 2x10-1m/s. A viscosidade do líquido apresentou uma influência em geral negativa sobre a formação da área interfacial efetiva'. Sob condições de baixa velocidade superficial da fase gasosa, a viscosidade do líquido influenciou positivamente em uma faixa de 1xl0-3até 3x10-3Kgjm.s, em função possivelmente da melhoria da molhabilidade do recheio. Na faixa estudada a velocidade superficial do gás tem um efeito positivo, no entanto, sua influência diminui com o aumento da viscosidade do líquido. Todos os dados puderam ser satisfatoriamente correlacionados por uma equação onde a área interfacial efetiva é apresentada como uma função dos números de Reynolds das fases . líquida e gasosa, sendo que para este último o expoente traz o numero de Kaptisa<br>Abstract: Experiments were carried out in a 78 mm glass column packed with 7 mm glass Raschig rings to a depth of 1,15 m. The subject of this work was to study the influence of the liquid phase viscosity and hydrodynamic conditions on mass transfer effective interfacial area. Effective interfacial area was determined by chemical absorption experiments with .pseudo-first order reaction. Two gas-liquid systems have been used: (1) carbon dioxide - diethanolamine in aqueous ethyleneglycol solutions and (2) carbon dioxide - sodium hydroxide in aqueous sugar solutions. The gas phase dioxide carbon concentration was 2,5%. These systems covered a viscosity range from 1x10-3 to 2x10-2 Kg/m. s and superficial gas velocity from 8x10-3 to 2x10-1 m/s. The liquid viscosity presented negative influence upon effective interfacial area formation. Under low superficial gas velocity conditions the liquid viscosity could influence positively with range of 1xl0-3 to 3x10-3 Kg/m.s, caused possibly by the improvement packed wetabillity. The superficial gas velocity in the studied range had a positive effect, but its influence decreases as liquid viscosity increases. All the data could be satisfactorily represented by an equation which relates the effective interfacial area as a function of vapor and liquid phase Reynolds numbers. The expoente for the vapor phase Reynolds number is the Kaptisa number<br>Mestrado<br>Mestre em Engenharia de Alimentos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Fargnoli, Amélia Giovana. "Estudo da compressibilidade de tortas de filtração de gases em filtros de tecido." Universidade Federal de São Carlos, 2010. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4072.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-06-02T19:56:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 3602.pdf: 6626298 bytes, checksum: 37082215cbad7185dd94995afede1d94 (MD5) Previous issue date: 2010-03-31<br>Universidade Federal de Sao Carlos<br>A study on the compressibility of gas filtration cakes through their porosity investigation is presented in this work. The experimental unit consisted of a circular filter with a filtration area of 249 cm2 and a data acquisition system; mass flow rate and relative air humidity were controlled. The filter media used were a polyester felt (weighing 600 g/cm2) and an acrylic felt (weighing 550 g/cm2). A phosphate concentrate phosphate (&#961;p = 3.20 g/cm3 and dSt = 5.6 &#956;m) and a magnesium silicate (talc) (&#961;p = 3.09 g/cm3 and dSt = 2.5 &#956;m) were used as powder materials. Superficial filtration velocity was kept constant at 10 cm/s during phosphate concentrate filtration trials and five maximum pressure drops were set (100, 300, 600, 900 and 1200 mmH2O) at constant mass flow rate. Superficial filtration velocity was kept constant at 10 cm/s during talc filtration trials and four maximum pressure drops were set (300, 600, 900 and 1200 mmH2O) at constant mass flow rate. Trials at different filtration velocities (7.5 cm/s, 10 cm/s, 12.5 cm/s and 15.0 cm/s) were also performed. Initially, porosity data as a function of pressure drop per time were obtained. Each cake underwent a process to acquire the necessary resistance to be cut and embedded and then analyzed by a Scanning Electron Microscope. The obtained images were treated and analyzed in an image analyzing software which provided cakes porosity values. Afterwards, the influence of gas superficial velocity on average porosity was evaluated for cakes formed by talc powder. The porosity values obtained with the SEM images were compared to those obtained with equations found in the literature. A difference of 20 to 48% between experimental average porosity and estimated porosity was found for the phosphate concentrate cakes and of less than 13% for the talc cakes obtained at constant velocity. The average porosity values found for talc cakes were higher than those found for phosphate concentrate cakes, which was probably due to the fact that talc particles shape is extremely different from the spherical shape. A compressibility behavior for cakes of the two materials was possible to be observed. Talc cake porosity decreased with the increase of superficial filtration velocity.<br>Nesse trabalho apresenta-se um estudo da compressibilidade de tortas de filtração de gases através da investigação de sua porosidade. A unidade experimental consistiu de um filtro circular com área livre de filtração de 249 cm2, com vazão mássica e umidade relativa do ar controladas e um sistema de aquisição de dados. Os meios filtrantes utilizados foram um feltro de poliéster (gramatura 600 g/cm2) e um de acrílico (gramatura 550 g/cm2). Os materiais pulverulentos usados foram um concentrado fosfático (&#961;p = 3.20 g/cm3 e dSt = 5,6 &#956;m) e um silicato de magnésio (talco) (&#961;p = 3,09 g/cm3 e dSt = 2,5 &#956;m). Para os ensaios de filtração com a rocha fosfática foi fixada a velocidade superficial de filtração em 10 cm/s e cinco quedas de pressão máximas (100, 300, 600, 900 e 1200 mmH2O) à vazão mássica constante. Para os ensaios de filtração com o talco foi fixada a velocidade em 10 cm/s e quatro quedas de pressão máximas (300, 600, 900 e 1200 mmH2O) à vazão mássica constante. Também foram realizados ensaios para o talco a diferentes velocidades (7,5 cm/s, 10 cm/s, 12,5 cm/s e 15,0 cm/s). Inicialmente, obtiveram-se dados experimentais de porosidade em função da queda de pressão por tempo de filtração. Cada torta obtida passou por um tratamento para adquirir resistência necessária e ser analisada em um Microscópio Eletrônico de Varredura. As imagens obtidas foram tratadas e analisadas em um programa de análise de imagem fornecendo o valor da porosidade da torta. Posteriormente, analisou-se a influência da velocidade superficial de filtração na porosidade média de tortas de filtração formadas pelo talco. Compararam-se os valores de porosidade obtidos pelas imagens geradas no MEV com os obtidos por equações da literatura. Encontrou-se uma diferença de 20 a 48% entre os valores de porosidade média experimental e estimada para as tortas de rocha fosfática e de menos de 13% para o talco a velocidade constante. Os valores de porosidade média encontrados para o talco foram maiores que os encontrados para a rocha, provavelmente devido ao fato de que o formato das partículas de talco se distancia muito do formato esférico. Foi possível detectar um comportamento de compressibilidade para as tortas dos dois materiais. A porosidade das tortas de talco tendeu a diminuir com o aumento da velocidade superficial de filtração.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Ortiz, Olivia. "Plasma de gás natural como meio reativo para polimerização superficial de madeira." Universidade do Estado de Santa Catarina, 2007. http://tede.udesc.br/handle/handle/1715.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-12-08T17:19:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Capa_sumario e resumo.pdf: 62790 bytes, checksum: 4a6025d9eb7ac3fd4c6b6217995061a8 (MD5) Previous issue date: 2007-06-15<br>Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior<br>Wood is a renewable natural polymer used by Brazilian industry of paper, furniture and tools. Surface treatment of wood is a way of improving its durability because it makes the surface waterprof. The present paper sets out to investigate the surface treatment of samples of pine (Pinus Ilhote) and imbuia (Ocotea Porosa) by means of a natural gas plasma at low pressure.The treatments were administered at 125°C for 1.0 h and 2.0 h. The samples were characterized by SEM, EDX, XRD, angle of contact (water drop versus polymerized surface) and absorption of humidity. Results indicate that there was the formation of a hydrophobic polymer film with 2,0 mm thickness. The angles of contact of a water drop on the surface sample that has undergone treatment reaches values of approximately 90°. As for the samples that have not been treated, the angle of contact can not be measured because the drop spreads on the wooden surface instantaneously. It is possible to observe that the polymer film is continuous and contributes to close the natural porosity of wood. Another interesting finding is that the vacuum system helps eliminate the humidity and the organic matter of wood as well as it leads to an improvement in the adhesion of ink to its surface. The rate of water absorption was reduced by up to 50% in the samples that have undergone plasma treatment.<br>A madeira é um polímero natural renovável muito utilizado pela indústria brasileira de papel, móveis e utensílios. O tratamento superficial da madeira é uma forma de aumentar sua vida útil pela impermeabilização da sua superfície. Neste trabalho estuda-se o tratamento superficial de amostras de pinus (Pinus Ilhote) e imbuia (Ocotea Porosa) a partir de um plasma de gás natural a baixa pressão. Os tratamentos foram realizados durante 1,0h e 2,0h a temperatura de 125°C. As amostras foram caracterizadas por MEV, EDX, DRX, ângulo de contato (gota de água x superfície polimerizada) e absorção de umidade (água). Os resultados mostram que houve a formação de um filme polimérico hidrofóbico com espessura da ordem de 2,0mm. O ângulo de contato de uma gota de água sobre a superfície de uma amostra tratada atinge valores próximos a 90° enquanto que, para as amostras não tratadas, nenhum ângulo de contato pode ser medido pois a gota se espalha instantaneamente sobre a superfície de madeira. Observa-se que o filme polimérico é contínuo e contribui para um grande fechamento da porosidade natural da madeira. O sistema de vácuo auxilia na eliminação da umidade e matéria orgânica da madeira bem como melhora a adesão da tinta à sua superfície. A taxa de absorção de água diminui em até 50% nas amostras que receberam o tratamento a plasma.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Faccio, Ian. "Investigações sobre o acabamento superficial de usinagens com altíssima velocidade de corte." Universidade de São Paulo, 2003. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3132/tde-23072003-135507/.

Full text
Abstract:
Corpos de prova de ferro fundido foram usinados com altíssima velocidade de corte. Tiveram diversos parâmetros de sua rugosidade medida e os valores foram descritos em gráficos de rugosidade versus profundidade de corte. Pode-se verificar uma dependência entre estes valores, mas não o clássico aumento da rugosidade conforme o aumento da profundidade de corte. Realizou-se ainda a inspeção metalográfica dos corpos de prova na busca de mudanças de fase na estrutura ferro carbono que indiquem temperaturas elevadas no local, causadas pela alta velocidade de corte.<br>Cast iron test parts were high-speed machined. They had several roughness parameters measured and these values were plotted on roughness versus depth of cut charts. It could be noticed a relation between these values, but not the classical roughness increase due to the increase of depth of cut. Moreover, the metalographical analisys was performed for these test parts, in a search for phase changes on the carbon-iron structure which indicate high temperatures at the region, caused by the high cutting speed.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Romero, Luna Carlos Manuel [UNESP]. "Análise e demonstração do comportamento do escoamento bifásico gás-sólido." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2009. http://hdl.handle.net/11449/99886.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:30:23Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2009-09-16Bitstream added on 2014-06-13T20:20:52Z : No. of bitstreams: 1 romeroluna_cm_me_guara.pdf: 1053862 bytes, checksum: 6b390f03c3acc981055903699c40d29a (MD5)<br>Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)<br>O estudo do escoamento bifásico gás-sólido está incluído no assunto referido ao escoamento multifásico. Este tipo de escoamento multifásico é encontrado no transporte pneumático, combustão do carvão, reatores de leito fluidizado e ciclones. O escoamento bifásico gás-sólido é extremamente complicado devido ao grande número de variáveis envolvidas, a interação entre as fases, e a complexa dinâmica que desenvolve durante o processo. Uma das áreas menos entendidas referente ao estudo do escoamento multifásico é a transferência da quantidade de movimento e o acoplamento entre as fases. A proposta desta dissertação é pesquisar aspectos da transferência da quantidade de movimento em um escoamento bifásico gás-sólido vertical descendente sobre a base das equações unidimensionais desenvolvidas para o referido escoamento. Os efeitos dinâmicos entre as fases são analisados considerando um acoplamento unidirecional tendo em conta termos tais como a força de arraste sobre as partículas, a força da gravidade e o atrito partícula-parede. Para a resolução do modelo teórico foi empregado o método Runge-Kutta-Merson. O modelo teórico permite calcular e avaliar a influência das variáveis do escoamento sobre o perfil axial da velocidade média das partículas e também possibilita a determinação de outras variáveis tais como a fração volumétrica de sólidos. Adicionalmente é projetado um sistema de instrumentação para medir a velocidade média das partículas através da medição do tempo médio de trânsito das partículas. Resultado da pesquisa demonstra o complexo comportamento e as dificuldades encontradas no desenvolvimento da instrumentação para esta classe de escoamento.<br>The study of gas-solid two-phase flow is included in a more general subject named as multiphase flow. This kind of multiphase flow is encountered in the pneumatic conveying, combustion of pulverized coal, fluidized bed reactor and cyclones. The gas-solid two-phase flow is extremely complicated because of the large number of variables involved, the interaction between the phases, and complex dynamical developments occurring in the process. One of the least understood areas of multiphase flows is the momentum transfer or the phase coupling. The purpose of this dissertation is to research aspects of momentum exchange on a vertical downward gassolid flow on the basis of one-dimensional equations developed for gas-solid twophase flow. The dynamic effects between the two phases are considered by one way coupling taking into account terms such as the drag force on the particles, gravity and the particle-wall frictions. For the solution of theoretical model the Runge-Kutta- Merson method was employed. The theoretical model allows to calculate and to evaluate the influence of the flow variables on the axial profile for the average velocity of particles and also enables the determination of other variables such as the solid hold-up. Also it is designed an experimental system to measure the average velocity of particles by measuring the average time of transit of them. The results show the complex behavior and the difficulties in developing instrumentation for this class of flow.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Paulo, Rafael Gustavo da Rocha [UNESP]. "A valiação da integridade superficial e usinabilidade de engrenagens forjadas utilizando fresamento com alta velocidade de corte." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2008. http://hdl.handle.net/11449/94479.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:27:13Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2008-02-26Bitstream added on 2014-06-13T19:35:04Z : No. of bitstreams: 1 paulo_rgr_me_ilha.pdf: 5334221 bytes, checksum: d84916caf67d30c659b04c9a1c72b49c (MD5)<br>Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)<br>Este trabalho apresenta um estudo sobre a influência das condições de usinagem na usinabilidade e na integridade superficial de aços empregados na fabricação de engrenagens automotivas. Os materiais usinados foram obtidos por meio de três formas diferentes de resfriamento: normalizados (N) a 950 ºC por duas horas, resfriados ao forno (F) a 600 ºC por 20 minutos e resfriados ao ar (A) calmamente. Para estes estudos foram empregadas três condições de usinagem, especialmente (mas não apenas) diferenciadas pela velocidade de corte: uma condição convencional (C1), comumente utilizada pela empresa fabricante das engrenagens, uma condição intermediária (C2), estabelecida por meio do catálogo do fabricante das ferramentas e a condição (C3) HSC (High-Speed Cutting). Os ensaios de fresamento de faceamento concordante a seco foram conduzidos em um centro de usinagem CNC e as variáveis monitoradas foram divididas em dois grupos: usinabilidade e integridade superficial, sendo rugosidade e mecanismo de formação do cavaco, pertencentes ao primeiro grupo e tensão residual, dureza, microdureza e análise metalográfica, ao segundo, respectivamente. Os resultados obtidos apontam para uma influência decisiva da condição de usinagem sobre o produto final. A melhora mais significativa na rugosidade (valores médios) apresentou-se na amostra (N) sendo de aproximadamente 67%, ocorrida na condição de usinagem (C3) em relação à C1. O mecanismo de formação dos cavacos alterou-se com a condição de usinagem. Os maiores valores do ângulo da microestrutura dos cavacos (por volta de 55°) foram medidos para a condição C1, ao passo que os menores valores (aproximadamente 41°) foram encontrados na condição de usinagem (C2). Recorrendo-se à microscopia eletrônica de varredura dos cavacos, constatou-se uma tendência inicial de segmentação do cavaco na condição de usinagem (C3)...<br>This work presents a study about the influence of machining conditions on machinability and surface integrity of steel employed in automotive gears manufacturing. The tested workpieces were obtained by three different cooling processes: normalizing (N) at 950 ºC for two hours, furnace cooling (F) at 600 ºC for 20 minutes and air cooling (A) calmly. In these studies were employed three machining conditions, mainly differentiate by cutting speed. A conventional condition (C1), commonly used by gear manufacturers, an intermediary condition (C2) defined by means of HPC (High-Performance Cutting) concept and HSC (High-Speed Cutting) condition (C3) were used. The dry face down-milling tests were carried out using a CNC vertical machining center (15 CV) and the investigated variables were separated in two groups: machinability and surface integrity. Roughness and chip formation mechanism refer to the first group. Residual stress, hardness, microhardness and workpiece metallographic analysis belong to another one. The results indicated a decisive influence of machining condition on final product. The more significant roughness improvement (Ra) was found in sample (N) when machined at condition (C3), about 67% lower than values generated through machining condition (C1). The chip formation mechanism changed due to machining condition. The greater chip microstructure angles (about 55º) appeared on C1 condition and smallest values (about 41º) in C2 condition. Through scanning electronic microscopy an initial trend to chip segmentation in machining condition (C3) was verified. The residual stress in milling was predominantly tension stress and depended on machined workpiece microstructure. In general, the lowest values were observed in C3 condition. The lowest hardness variation with regarding “as received” condition was verified in C3 condition being of 4% on average All machining... (Complete abstract click electronic access below)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Suyama, Daniel Iwao [UNESP]. "Efeito do fresamento com alta velocidade de corte na integridade superficial de aços ferríticos com grãos ultrafinos." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2010. http://hdl.handle.net/11449/94483.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:27:13Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2010-09-20Bitstream added on 2014-06-13T20:35:21Z : No. of bitstreams: 1 suyama_di_me_ilha.pdf: 1507336 bytes, checksum: 25314bb28cba6a4bdcb4957ea5b7de49 (MD5)<br>Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)<br>A usinagem é um dos processos de fabricação mais utilizados mundialmente. Com destacada importância no setor industrial, este processo se encontra em contínua evolução com o surgimento de novos materiais (com propriedades melhoradas), novas ferramentas (mais resistentes ao desgaste e de custo reduzido) e novas máquinas (mais rígidas, mais precisas e com maior nível de tecnologia embarcada). Neste contexto surgiu a usinagem com altas velocidades de corte que, apesar do surgimento na década de 1930, tem pesquisas realizadas no meio acadêmico e industrial, mais aberta e divulgadamente, há cerca de 20 anos. Entretanto, a maioria dos trabalhos refere-se, de um modo geral, a estudos sobre produtividade, custo, desempenho de ferramentas e máquinas-ferramentas, entre outros. Poucos estudos procuram investigar possíveis efeitos desse tipo de usinagem na integridade superficial do produto usinado. Em função dessa lacuna e do aprimoramento de processo de obtenção de aços ferríticos com grãos ultrafinos (com refino de grão em toda seção transversal), este trabalho visou descobrir se há efeito do fresamento com alta velocidade de corte (High-Speed Cutting - HSC) sobre a rugosidade quantitativa e visual, sobre o campo de tensões residuais presentes na superfície (mensurados por difração de raios X) e sobre comportamento em fadiga (através de flexão em quatro pontos) da peça usinada. Observou-se que, quantitativamente, a rugosidade melhorou 63% quando comparada à usinagem feita sob condições ditas convencionais. De modo análogo, o campo de tensões residuais (de tração para ambas as condições convencional e HSC) foi reduzido em 73% e a resistência à fadiga para um determinado número de ciclos foi elevada, porém com limite de fadiga igual para todas as condições de usinagem. Em suma, do ponto de vista do desempenho, a usinagem HSC provém melhorias significativas ao componente usinado<br>Machining is one of the most widely used manufacturing processes worldwide. With outstanding importance in the industrial sector, this process is continually evolving with the emergence of new materials (with improved properties), new tools (more wear resistance and low cost) and new machines (more stiffness, more precision and with a higher level of embedded technology). In this context came the machining with high speed cutting that, despite the rise in the 1930s, has researches conducted in academy and industry, with more emphasis, about 20 years ago. However, most of the works refers, in general, to studies on productivity, cost, performance of tools and machine tools, among others. Few studies seek to investigate possible effects of this type of machining on surface integrity of the machined product. Because of this gap on this subject and the enhancement of the process to obtain low carbon ferritic steels with ultrafine grains (with grain refinement throughout the whole cross section), this work searched whether there is effect of milling with high speed cutting (High-Speed Cutting - HSC) on the quantitative and visual roughness, on the residual stress field on the surface (measured by X-ray diffraction) and on the fatigue limit (by four point bending) of the workpiece. It was observed that, quantitatively and in average, the roughness reduced 63% when compared to machining done under stated conventional conditions. Similarly, the residual stress field (tensile for both conventional and HSC conditions) was reduced by 73% and the fatigue strength was improved, but with fatigue limit equal to all cutting conditions. In short, from the standpoint of performance, HSC machining brings significant improvements for the machined component
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Suyama, Daniel Iwao. "Efeito do fresamento com alta velocidade de corte na integridade superficial de aços ferríticos com grãos ultrafinos /." Ilha Solteira : [s.n.], 2010. http://hdl.handle.net/11449/94483.

Full text
Abstract:
Resumo: A usinagem é um dos processos de fabricação mais utilizados mundialmente. Com destacada importância no setor industrial, este processo se encontra em contínua evolução com o surgimento de novos materiais (com propriedades melhoradas), novas ferramentas (mais resistentes ao desgaste e de custo reduzido) e novas máquinas (mais rígidas, mais precisas e com maior nível de tecnologia embarcada). Neste contexto surgiu a usinagem com altas velocidades de corte que, apesar do surgimento na década de 1930, tem pesquisas realizadas no meio acadêmico e industrial, mais aberta e divulgadamente, há cerca de 20 anos. Entretanto, a maioria dos trabalhos refere-se, de um modo geral, a estudos sobre produtividade, custo, desempenho de ferramentas e máquinas-ferramentas, entre outros. Poucos estudos procuram investigar possíveis efeitos desse tipo de usinagem na integridade superficial do produto usinado. Em função dessa lacuna e do aprimoramento de processo de obtenção de aços ferríticos com grãos ultrafinos (com refino de grão em toda seção transversal), este trabalho visou descobrir se há efeito do fresamento com alta velocidade de corte (High-Speed Cutting - HSC) sobre a rugosidade quantitativa e visual, sobre o campo de tensões residuais presentes na superfície (mensurados por difração de raios X) e sobre comportamento em fadiga (através de flexão em quatro pontos) da peça usinada. Observou-se que, quantitativamente, a rugosidade melhorou 63% quando comparada à usinagem feita sob condições ditas convencionais. De modo análogo, o campo de tensões residuais (de tração para ambas as condições convencional e HSC) foi reduzido em 73% e a resistência à fadiga para um determinado número de ciclos foi elevada, porém com limite de fadiga igual para todas as condições de usinagem. Em suma, do ponto de vista do desempenho, a usinagem HSC provém melhorias significativas ao componente usinado<br>Abstract: Machining is one of the most widely used manufacturing processes worldwide. With outstanding importance in the industrial sector, this process is continually evolving with the emergence of new materials (with improved properties), new tools (more wear resistance and low cost) and new machines (more stiffness, more precision and with a higher level of embedded technology). In this context came the machining with high speed cutting that, despite the rise in the 1930s, has researches conducted in academy and industry, with more emphasis, about 20 years ago. However, most of the works refers, in general, to studies on productivity, cost, performance of tools and machine tools, among others. Few studies seek to investigate possible effects of this type of machining on surface integrity of the machined product. Because of this gap on this subject and the enhancement of the process to obtain low carbon ferritic steels with ultrafine grains (with grain refinement throughout the whole cross section), this work searched whether there is effect of milling with high speed cutting (High-Speed Cutting - HSC) on the quantitative and visual roughness, on the residual stress field on the surface (measured by X-ray diffraction) and on the fatigue limit (by four point bending) of the workpiece. It was observed that, quantitatively and in average, the roughness reduced 63% when compared to machining done under stated conventional conditions. Similarly, the residual stress field (tensile for both conventional and HSC conditions) was reduced by 73% and the fatigue strength was improved, but with fatigue limit equal to all cutting conditions. In short, from the standpoint of performance, HSC machining brings significant improvements for the machined component<br>Orientador: Alessandro Roger Rodrigues<br>Coorientador: Ruis Camargo Tokimatsu<br>Banca: Hidekasu Matsumoto<br>Banca: Anselmo Eduardo Diniz<br>Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Paulo, Rafael Gustavo da Rocha. "A valiação da integridade superficial e usinabilidade de engrenagens forjadas utilizando fresamento com alta velocidade de corte /." Ilha Solteira, 2008. http://hdl.handle.net/11449/94479.

Full text
Abstract:
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre a influência das condições de usinagem na usinabilidade e na integridade superficial de aços empregados na fabricação de engrenagens automotivas. Os materiais usinados foram obtidos por meio de três formas diferentes de resfriamento: normalizados (N) a 950 ºC por duas horas, resfriados ao forno (F) a 600 ºC por 20 minutos e resfriados ao ar (A) calmamente. Para estes estudos foram empregadas três condições de usinagem, especialmente (mas não apenas) diferenciadas pela velocidade de corte: uma condição convencional (C1), comumente utilizada pela empresa fabricante das engrenagens, uma condição intermediária (C2), estabelecida por meio do catálogo do fabricante das ferramentas e a condição (C3) HSC (High-Speed Cutting). Os ensaios de fresamento de faceamento concordante a seco foram conduzidos em um centro de usinagem CNC e as variáveis monitoradas foram divididas em dois grupos: usinabilidade e integridade superficial, sendo rugosidade e mecanismo de formação do cavaco, pertencentes ao primeiro grupo e tensão residual, dureza, microdureza e análise metalográfica, ao segundo, respectivamente. Os resultados obtidos apontam para uma influência decisiva da condição de usinagem sobre o produto final. A melhora mais significativa na rugosidade (valores médios) apresentou-se na amostra (N) sendo de aproximadamente 67%, ocorrida na condição de usinagem (C3) em relação à C1. O mecanismo de formação dos cavacos alterou-se com a condição de usinagem. Os maiores valores do ângulo da microestrutura dos cavacos (por volta de 55°) foram medidos para a condição C1, ao passo que os menores valores (aproximadamente 41°) foram encontrados na condição de usinagem (C2). Recorrendo-se à microscopia eletrônica de varredura dos cavacos, constatou-se uma tendência inicial de segmentação do cavaco na condição de usinagem (C3)... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)<br>Abstract: This work presents a study about the influence of machining conditions on machinability and surface integrity of steel employed in automotive gears manufacturing. The tested workpieces were obtained by three different cooling processes: normalizing (N) at 950 ºC for two hours, furnace cooling (F) at 600 ºC for 20 minutes and air cooling (A) calmly. In these studies were employed three machining conditions, mainly differentiate by cutting speed. A conventional condition (C1), commonly used by gear manufacturers, an intermediary condition (C2) defined by means of HPC (High-Performance Cutting) concept and HSC (High-Speed Cutting) condition (C3) were used. The dry face down-milling tests were carried out using a CNC vertical machining center (15 CV) and the investigated variables were separated in two groups: machinability and surface integrity. Roughness and chip formation mechanism refer to the first group. Residual stress, hardness, microhardness and workpiece metallographic analysis belong to another one. The results indicated a decisive influence of machining condition on final product. The more significant roughness improvement (Ra) was found in sample (N) when machined at condition (C3), about 67% lower than values generated through machining condition (C1). The chip formation mechanism changed due to machining condition. The greater chip microstructure angles (about 55º) appeared on C1 condition and smallest values (about 41º) in C2 condition. Through scanning electronic microscopy an initial trend to chip segmentation in machining condition (C3) was verified. The residual stress in milling was predominantly tension stress and depended on machined workpiece microstructure. In general, the lowest values were observed in C3 condition. The lowest hardness variation with regarding "as received" condition was verified in C3 condition being of 4% on average All machining... (Complete abstract click electronic access below)<br>Orientador: Hidekasu Matsumoto<br>Coorientador: Alessandro Roger Rodrigues<br>Banca: Juno Gallego<br>Banca: Reginaldo Teixeira Coelho<br>Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Conference papers on the topic "Velocidade superficial do gás"

1

Araujo, R. L. C., J. S. Carvalho, W. S. M. Palha, and P. N. Serra. "Velocidade de Transmissăo da Perturbaçăo Térmica Superficial." In 5th International Congress of the Brazilian Geophysical Society. European Association of Geoscientists & Engineers, 1997. http://dx.doi.org/10.3997/2214-4609-pdb.299.311.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

X. Lins, Ivan, Hilário J. B. Lima Filho, Valdemir A. Santos, Júlio C. S. Pereira, José Mak, and Cynthia Wanick Vieira. "Estudo Hidrodinâmico de um relé de gás utilizando a fluidodinâmica computacional (CFD)." In Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos - SBSE2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/sbse.v1i1.2324.

Full text
Abstract:
O presente trabalho teve como objetivo fornecer um estudo hidrodinâmico de um relé de gás a partir da ferramenta fluidodinâmica computacional, para prever perfis de velocidade, variação de temperatura e pressão do óleo ocasionados por grandes falhas elétricas no interior do transformador (curtocircuito), partir das propriedades físicas, coeficiente de expansão volumétrica e condições operacionais. Obtendo informações mais precisas a respeito do comportamento do óleo no sistema. A metodologia proposta foi baseada em três etapas: pré-processamento (desenvolvimento da malha computacional, a partir da geometria tridimensional real), processamento (definição das condições de contorno, escolha e resolução modelos hidrodinâmicos em ambiente de simulação FlowSimulation) e pós-processamento (obtenção dos perfis de velocidade, inclinação da aleta, variação da temperatura e pressão). Os resultados mostraram que no escoamento ascendente, a aleta irá se deslocar quando a velocidade do fluido superar 0,04 m/s. Verificou-se também, que elevações significativas de temperatura (&gt;60ºC), podem estar associadas a falhasgraves, levando a combustão do óleo isolante, acarretando velocidades maiores ou iguais a 2 m/s, resultando na inclinação máxima da aleta (36,5º). Em relação ao escoamento descendente, observou-se uma pequena perda de carga no sistema, equivalente a 2,84 kPa, provocado pela redução na temperatura do óleo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Andrade, Rubenildo, Laura Cortabarria, Diego Mauricio Yepes Maya, et al. "Determinação da velocidade de chama laminar do gás pobre produto da gaseificação de biomassa." In X Congresso Nacional de Engenharia Mecânica. ABCM, 2018. http://dx.doi.org/10.26678/abcm.conem2018.con18-0137.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

BATISTA, JÚNIA NATÁLIA MENDES, RODRIGO BÉTTEGA, and HUGO HENRIQUE JACOMINI. "AVALIAÇÃO DO EFEITO DA TENSÃO SUPERFICIAL NO DIÂMETRO E NA VELOCIDADE DE BOLHAS DE AR UTILIZANDO CFD." In XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. Editora Blucher, 2019. http://dx.doi.org/10.5151/cobecic2019-socp13.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

CALGARO, C. O., A. L. ROCHA, and O. W. PEREZ-LOPEZ. "AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO E DA VELOCIDADE ESPACIAL DO GÁS NA REFORMA DO CH4 COM CO2 SOBRE Ni-Mg-Al." In XXII Congresso Brasileiro de Engenharia Química. Editora Blucher, 2018. http://dx.doi.org/10.5151/cobeq2018-pt.0293.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

BARBUTTI, A. D., R. L. AMARAL, G. J. CASTILHO, and M. MORI. "EFEITO DO DISTRIBUIDOR DE GÁS DE UMA COLUNA DE BOLHAS NA VELOCIDADE 2D DA FASE LÍQUIDA POR FLUORESCENT PIV." In XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química. Editora Edgard Blücher, 2015. http://dx.doi.org/10.5151/chemeng-cobeq2014-0402-25670-157721.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

SANCHEZ-FORERO, D. I., K. K. da COSTA, R. L. AMARAL, O. P. TARANTO, S. S. V. VIANNA, and M. MORI. "EFEITO DA VAZÃO DE GÁS NA QUALIDADE DA MEDIDA DA VELOCIDADE DO LÍQUIDO EM UMA SEÇÃO DE UMA COLUNA DE BOLHAS COM EXPANSÃO DE DIÂMETRO POR PIV." In XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química. Editora Edgard Blücher, 2015. http://dx.doi.org/10.5151/chemeng-cobeq2014-0417-25604-171314.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Oliveira, Rui Pedro Cordeiro Abreu de, Camila Santiago Martins Bernardini, Carlos de Araújo Farrapeira Neto, and André Luís Oliveira Cavaleiro de Macêdo. "INFLUÊNCIA DO PLANTIO DE ÁRVORES EM CEMITÉRIOS: VANTAGENS E POSSIBILIDADES DE ATENUAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS NEGATIVOS ADVINDOS DE SEPULTAMENTOS." In II Congresso Brasileiro de Ciências Biológicas On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1297.

Full text
Abstract:
Introdução: As atuais preocupações da sociedade com as questões ambientais instigam à reflexão sobre o tratamento dos solos, visto que recebem poluentes oriundos de diversas fontes. No âmbito dos processos de sepultamento em necrópoles, ocorre intenso depósito de resíduos orgânicos e inorgânicos, os quais acarretam impactos ambientais negativos. A influência do plantio de árvores, em especial do tipo freatófitas (plantas que utilizam água subterrânea), em áreas degradadas, como técnica de fitorremediação de solos contaminados por metais pesados é um tema científico pouco explorado, embora oportuno. Os cemitérios representam uma ameaça à proteção das águas subterrâneas nos centros urbanos, se planejados inadequadamente, devido à percolação do necrochorume.Objetivos: Objetivou-se realizar um estudo exploratório, visando demonstrar as potencialidades e vantagens do plantio de árvores em cemitérios, como atenuadoras de impactos ambientais negativos. Material e métodos: Neste estudo, adotou-se o método exploratório, onde foram realizadas revisões bibliográficas em bibliotecas virtuais para a compilação do estado da arte, advindas de artigos e teses. Aplicou-se os descritores referentes ao assunto: ¨necrópoles¨, ¨árvores freatófitas¨ e ¨fitorremediação¨. Resultados: Gerou-se como resultado cinco artigos científicos selecionados, os quais evidenciaram os benefícios das árvores freatófitas, como Cedro ou Cedrinho em cemitérios. Devido às suas raízes profundas, elas atingem o lençol freático, absorvem o necrochorume do solo e o transformam em gás carbônico, através de suas propriedades depurativas. Estas árvores têm especial importância no ambiente cemiterial, pois além do seu valor estético e patrimonial, contribuem para manutenção do equilíbrio ecológico, por meio de melhora no microclima, na poluição atmosférica e acústica, no solo e fauna, assim como na redução do escoamento superficial (reduzindo o impacto da chuva no solo), purificando a atmosfera e oxigenando solo e subsolo. Além disso, repelem vetores ali presentes, devido ao odor de suas folhas com funções repelentes. Conclusão: Concluiu-se que a predominância de área vegetada em detrimento da área pavimentada dos cemitérios tem importante papel na atenuação dos efeitos edáficos e atmosféricos, pois funciona como um oásis verde. Portanto, a aplicação de plantas freatófitas em ambiente cemiterial apontam incipientes resultados positivos e requer urgente exploração científica, com vista à promoção de otimização sustentável desses espaços.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!