Academic literature on the topic 'Venda de órgãos'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Venda de órgãos.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Venda de órgãos"

1

De Oliveira, Mara Conceição Vieira, and Polyana Vidal Duarte. "O Tráfico de Órgãos no Brasil: Direito Civilconstitucional Versus Mercantilização da Pessoa." Conpedi Law Review 1, no. 12 (June 6, 2016): 182. http://dx.doi.org/10.26668/2448-3931_conpedilawreview/2015.v1i12.3493.

Full text
Abstract:
Embora haja regulamentação no sistema jurídico brasileiro, o Trafico de órgãos é problema sério, e medidas de prevenção são pouco discutidas e/ou apresentadas. A atrocidade do crime torna-no pouco crível diante da sociedade, na qual muitos entendem o tráfico de órgãos apenas como mais uma lenda urbana. Este estudo pergunta: qual a efetividade da regulamentação da dignidade da pessoa humana, quando o corpo assume valor de “coisa”, ou seja, quanto custa uma pessoa ou parte dela quando transformada em produto numa sociedade de mercado? Quais os limites jurídicos e morais são violados quando um órgão é colocado à venda? Assim, objetiva-se, aqui, descrever o princípio da dignidade da pessoa humana e sua efetividade em relação a este crime, apontando o descumprimento do Có- digo Civil Brasileiro. Para tanto, o procedimento metodológico escolhido se orientará pela pesquisa teórico-bibliográfica, realizando leituras legislativa e doutrinária; leitura crítica filosófica com Michael Sandel sobre a moralidade do mercado; e levantamento de dados com base na CPI do Trafico de órgãos - CPIORGAO. Os resultados obtidos, até o presente momento, apresentam levantamento teórico e bibliográfico; ainda não se realizou análise aplicada aos casos específicos citados pela comissão, embora possam vir a ser estudados noutras etapas do desenvolvimento da pesquisa. A temática deste artigo, ao relacionar a problemática do tráfico de órgãos, a dignidade da pessoa humana e a mercantilização do corpo, converge para o tema do evento: - Participação, Democracia e Cidadania na perspectiva do Direito Iberoamericano -, uma vez que nosso grupo de pesquisa também entende a questão neste cenário de crescente e complexo processo de globalização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Filgueiras, Juliana Miranda. "As políticas para o livro didático durante a ditadura militar: a Colted e a Fename." História da Educação 19, no. 45 (April 2015): 85–102. http://dx.doi.org/10.1590/2236-3459/44800.

Full text
Abstract:
Neste artigo se analisa a constituição e realizações da Comissão do Livro Técnico e do Livro Didático e da Fundação Nacional do Material Escolar. Os dois órgãos foram criados pelo MEC nos anos 1960, mas possuíam diretrizes diferentes para os livros didáticos. Enquanto a Colted tinha o objetivo de estimular a expansão da indústria do livro, a Fename deveria produzir materiais didáticos para distribuição ou venda a preço de custo. O estudo revelou que a criação dos órgãos respondiam aos debates sobre a urgência de se organizar a expansão do ensino, com o crescimento do público escolar e o consequente problema do livro didático. As políticas seguiam ainda as orientações da Unesco, que indicavam o incentivo à produção de manuais pelas editoras privadas, além da assistência aos estudantes carentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Hurtado, Renato Lopes, and Marcelo Carvalho Lasmar. "Medicamentos falsificados e contrabandeados no Brasil: panorama geral e perspectivas de combate ao seu consumo." Cadernos de Saúde Pública 30, no. 4 (April 2014): 891–95. http://dx.doi.org/10.1590/0102-311x00107013.

Full text
Abstract:
O problema de falsificação de medicamentos aumenta a cada dia, acentuado pela globalização e vantagem financeira inerente a essa atividade. Diversos tipos de medicamentos têm sido alvo de falsificações, tornando-se um grave problema de saúde e segurança pública. O estudo avaliou o panorama do problema no Brasil, bem como as ações de fiscalização sanitária realizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária em conjunto com o Departamento de Polícia Federal, de 2007 a março de 2011. Foram realizadas análises das apreensões, tipos de apreensões, quantitativos de prisões, entre outros fatores. Observou-se que em 90% dos estabelecimentos onde ocorreram algum tipo de crime (venda de medicamento falsificado e falta de controle de medicamentos e entorpecentes), não havia a efetiva presença do profissional farmacêutico. Dentre os produtos apreendidos, a maior parte foi de medicamentos para combate da disfunção erétil. Mostrou-se também que a integração entre os órgãos torna-se uma ferramenta de grande valia no combate a esse tipo de venda de medicamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Paz, Jurandir Bezerra. "A NECESSIDADE DO REGISTRO DE NASCIMENTO BIOMÉTRICO DA PARTURIENTE E DO NASCITURO." Interfaces Científicas - Direito 6, no. 2 (March 8, 2018): 35–46. http://dx.doi.org/10.17564/2316-381x.2018v6n2p35-46.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem por objetivo dispor sobre a necessidade do registro de nascimento biométrico da parturiente e do nascituro para conferir às parturientes maior segurança ao registrar o bebê ou a criança. Uma mulher pode ir a um cartório e dizer que deu a luz em casa sem ajuda de uma parteira e obter a DNV (declaração de nascido vivo) e registrar o bebê como sendo seu. A DNV e o registro de nascimento poderiam ser documentos mais seguros e precisam de mudanças. O cadastro biométrico é um mecanismo eficaz na comparação de características das pessoas e na prevenção de que uma pessoa se passe por outra porque o mecanismo detecta as diferenças. O tema foi escolhido em razão das falhas de segurança do sistema de registro de nascimentos e das consequências que os nascituros e crianças estão sujeitos, como adoção à brasileira, a troca, a venda, o tráfico para exploração sexual, trabalho escravo, a venda de órgãos etc.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Rodrigues, Bianca Ferreira, José Ângelo Wenceslau Góes, Ryzia de Cássia Vieira Cardoso, Walter Moraes Souza, and Tereza Cristina Braga Ferreira. "O comércio de comida de rua no centro histórico de Salvador – BA: caracterização da oferta de alimentos e aspectos higiênico-sanitários." Segurança Alimentar e Nutricional 21, no. 1 (February 23, 2015): 347. http://dx.doi.org/10.20396/san.v21i1.8638932.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve como objetivo caracterizar a oferta de alimentos e as condições higiênico-sanitárias dos pontos de venda do comércio de comida de rua, no Distrito Sanitário do Centro Histórico de Salvador (BA). Trata-se de um estudo transversal e descritivo com aplicação de formulário semi-estruturado junto a 226 vendedores desse segmento. A maioria da população era do sexo masculino (55,2%) e com ensino fundamental completo/incompleto (55%). Os alimentos mais comercializados no segmento foram as bebidas (42%). A maioria dos pontos de venda foi classificada como Regular (64,2%), quanto à higiene geral; em 30,8% deles observou-se a presença de animais e/ou pragas; 64,1% dos vendedores manipulavam o alimento diretamente com as mãos. Apenas a minoria dos vendedores estava de acordo com os requisitos de higiene que são preconizados, como ausência de adornos (49,8%), unhas limpas (44,6%), uso de luvas (7,6%), vestuário limpo (32,2%) e proteção do cabelo (29,4%). De modo geral, foi observado que as condições sanitárias desse segmento eram inadequadas e não atendiam às recomendações dos órgãos legisladores. Sendo assim, se faz necessária uma intervenção por parte das autoridades governamentais, a fim de trazer melhorias ao segmento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

De Oliveira, Fabio Henrique, Ary Celso Vacca, Samuel Fernandes Nunes, and Douglas Filenga. "GARGALOS LOGÍSTICOS DE IMPORTAÇÃO: ESTUDO DE CASO EM UM DISTRIBUIDOR FARMACÊUTICO." South American Development Society Journal 5, no. 14 (August 31, 2019): 206. http://dx.doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v5i14p206-221.

Full text
Abstract:
Os gargalos logísticos no processo de importação sãoalguns dos grandes problemas que afligem companhias que utilizam o recurso como fonte de negócios. Custos, prazos e atendimento são os pilares que regem o processo da importação e tentar equalizar estes três elementos é um dos maiores desafios das organizações que precisam lucrar diante de todas as dificuldades que os gargalos apresentam, desde o momento da aquisição em país estrangeiro até o momento em que o material é disponibilizado para venda, quando o material pode ou não apresentar tempo de validade para consumo ainda disponível para venda. O objetivo deste estudo é avaliar os principais gargalos logísticos no processo de importação e os impactos sobre a venda de medicamentos importados do Oriente Médio, por meio de um distribuidor de produtos farmacêuticos no Brasil. A metodologia utilizada foi a de estudo de caso exploratório, descritivo e único. Ao avaliar os principais gargalos logísticos de importação, foi possível identificar situações que envolvem estruturas precárias de transporte, ausência de políticas público-privadas e ineficiência de processos que os tornam extremamente burocráticos, aumentando ainda mais o tempo de execução do fluxo de importação. Os resultados apontam para a necessidade de investimentos consideráveis e a mobilização de órgãos públicos em conjunto com a iniciativa privada para viabilizarem a correção das ineficiências estruturais e a desburocratização dos processos para redução dos gargalos, bem como o descontrole interno de processos dentro da organização, que coloca a resolução de alguns processos em detrimento a resolução de outros para atender interesses comerciais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Nunes, Samuel Fernandes, Fabio Henrique De Oliveira, and Ary Celso Vacca. "GARGALOS LOGÍSTICOS DE IMPORTAÇÃO: ESTUDO DE CASO EM UM DISTRIBUIDOR FARMACÊUTICO." South American Development Society Journal 5, no. 15 (February 1, 2020): 34. http://dx.doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v5i15p34-50.

Full text
Abstract:
Os gargalos logísticos no processo de importação sãoalguns dos grandes problemas que afligem companhias que utilizam o recurso como fonte de negócios. Custos, prazos e atendimento são os pilares que regem o processo da importação e tentar equalizar estes três elementos é um dos maiores desafios das organizações que precisam lucrar diante de todas as dificuldades que os gargalos apresentam, desde o momento da aquisição em país estrangeiro até o momento em que o material é disponibilizado para venda, quando o material pode ou não apresentar tempo de validade para consumo ainda disponível para venda. O objetivo deste estudo é avaliar os principais gargalos logísticos no processo de importação e os impactos sobre a venda de medicamentos importados do Oriente Médio, por meio de um distribuidor de produtos farmacêuticos no Brasil. A metodologia utilizada foi a de estudo de caso exploratório, descritivo e único. Ao avaliar os principais gargalos logísticos de importação, foi possível identificar situações que envolvem estruturas precárias de transporte, ausência de políticas público-privadas e ineficiência de processos que os tornam extremamente burocráticos, aumentando ainda mais o tempo de execução do fluxo de importação. Os resultados apontam para a necessidade de investimentos consideráveis e a mobilização de órgãos públicos em conjunto com a iniciativa privada para viabilizarem a correção das ineficiências estruturais e a desburocratização dos processos para redução dos gargalos, bem como o descontrole interno de processos dentro da organização, que coloca a resolução de alguns processos em detrimento a resolução de outros para atender interesses comerciais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Sponchiado Júnior, Emílio Carlos, Camila Coelho Guimarães, André Augusto Franco Marques, Maria Augusta Bessa Rebelo, Nikeila Chacon de Oliveira Conde, Maria Fulgência Costa Lima Bandeira, and Juliana Vianna Pereira. "Banco de dentes humanos e educação em saúde na Universidade Federal do Amazonas. Relato de experiência." Revista da ABENO 12, no. 2 (May 10, 2014): 185–89. http://dx.doi.org/10.30979/rev.abeno.v12i2.122.

Full text
Abstract:
A população brasileira ainda esta a mercê de profissionaisilegais ou despreparados que realizam extrações dentais desnecessárias visando apenas o lucro dos procedimentos clínicos e até a venda do órgão dental. Muitas vezes são extraídos dentes hígidos ou parcialmente afetados, que poderiam ser tratados e salvos; deste modo os pacientes perdem muitos elementos dentais prejudicando assim sua qualidade de vida. Uma forma de combater este tipo de atitude seria por meio da educação da população sobre a importância de uma boa saúde bucal e da valorizaçãodo dente como órgão do sistema estomatognático, enfatizando para o paciente que antes de aceitar um tratamento radical baseado na extração dental, ele teria o direito de escolher outros tratamentos conservadores que manteriam o elmento dental em funçãona cavidade bucal. Além disso, mesmo quando a extraçãoé necessária, tanto os profissionais quanto os órgãos públicos, não descartam o dente extraído de forma correta, muitas vezes esse material é descartado no lixo comum. O ideal seria que estes dentes extraídos fossem acondicionados em um banco de dentes para minimizar a poluição biológica e desta forma até serem reaproveitados nas universidades por meio da utilização em pesquisas ou treinamentos laboratoriais. As instituições que mantém cursos de Odontologia poderiam institucionalizar seus bancos de dentesque atuariam na educação em saúde e no gerenciamento correto dos elementos dentais extraídos, diminuindo assim esta problemática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Yonamine, Maurício, and Tatiana K. Teng. "O consumo de bebidas energéticas e seus efeitos à saúde." RevSALUS - Revista Científica da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia 1, no. 2 (November 27, 2019): 61–66. http://dx.doi.org/10.51126/revsalus.v1i2.121.

Full text
Abstract:
Introdução: Acredita-se que as bebidas energéticas possam trazer benefícios físicos e mentais, e são cada vez mais populares entre jovens. No entanto, o seu consumo gera preocupações quanto aos riscos para a saúde, pelo excesso de cafeína ingerida, interação desconhecida de seus ingredientes e seus efeitos adversos. Objetivo: essa revisão tem como objetivo investigar na literatura os efeitos das bebidas energéticas e seus padrões de consumo na atualidade. Material e Métodos: foram pesquisados estudos nas bases de dados PubMed, Scopus e Web of Science, datados entre 2006 a 2019. Resultados: Bebidas energéticas podem apresentar benefícios ao desempenho físico e mental, porém, mais estudos devem ser conduzidos para confirmar tais efeitos. Os eventos adversos do consumo agudo de bebidas energéticas incluem sintomas do sistema nervoso, cardiovasculares e gastrointestinais e a ingestão de bebidas energéticas com álcool também podem gerar riscos. O consumo excessivo e crescente de cafeína preocupa muitas instituições e órgãos governamentais, levando a medidas de regulamentação do consumo e venda de bebidas energéticas. Conclusões: as bebidas energéticas podem oferecer benefícios, mas os riscos de seu consumo devem ser levados em consideração. O consumo excessivo de bebidas energéticas por populações cada vez mais jovens é preocupante, e é importante que os países adotem políticas efetivas de controle de vendas e consumo para evitar eventos adversos graves.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

M. M. LOPES, RANÚSIA, João Vitor Fonseca Feitoza, Aliou Toro Lafia, Erivane Oliveira da Silva, and David Santos Rodrigues. "Avaliação da conformidade dos rótulos de mortadela comercializados no município de Cerro Corá - RN." Revista Brasileira de Agrotecnologia 11, no. 2 (May 21, 2021): 227–32. http://dx.doi.org/10.18378/rebagro.v12i2.8842.

Full text
Abstract:
Os rótulos dos alimentos consistem em informações importantes e indispensáveis que orientam e garantem ao consumidor a segurança no consumo. A falta de fiscalização para os fabricantes possibilita a comercialização de produtos com graves erros que comprometem a saúde. Nessa perspectiva, objetivou-se no presente trabalho, verificar se a rotulagem praticada na embalagem de diferentes marcas de mortadela comercializadas no município de Cerro Corá - RN se adequa aos critérios exigidos pelas legislações vigentes. Foram analisados os rótulos de sete diferentes marcas de mortadela com base na aplicação de um Checklist composto por trinta itens avaliativos. Verificou-se que a maioria dos rótulos atendia a legislação em vigor. As inconformidades encontradas estavam relacionadas a ausência da identificação do lote e a denominação de venda do produto. Diante dos resultados, cabe ressaltar que o consumidor deve estar consciente dos seus direitos e que as irregularidades encontradas evidenciam a falta de atuação dos órgãos fiscalizadores competentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Venda de órgãos"

1

(UPC), Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas, and Aída Barrenechea. "Venta de órganos, ¿lucro o una opción de vida?" Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas (UPC), 2015. http://hdl.handle.net/10757/339009.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Ribeiro, Ana Catarina Santos. "Compra e venda de órgãos : proibição absoluta?" Master's thesis, 2015. http://hdl.handle.net/10316/28644.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Venda de órgãos"

1

"LA VENTA DE ÓRGANOS:." In Se vende cuerpo, 215–17. Herder, 2021. http://dx.doi.org/10.2307/j.ctv1prsshf.12.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

"ARGUMENTOS CONTRA LA VENTA DE ÓRGANOS." In Se vende cuerpo, 33–38. Herder, 2021. http://dx.doi.org/10.2307/j.ctv1prsshf.5.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

"¿PUEDE SER JUSTO UN MERCADO DE ÓRGANOS?" In Se vende cuerpo, 15–32. Herder, 2021. http://dx.doi.org/10.2307/j.ctv1prsshf.4.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

"Profesores taciturnos." In Music for Unknown Journeys by Cristian Aliaga, edited by Benjamin Bollig, 120–21. Liverpool University Press, 2021. http://dx.doi.org/10.3828/liverpool/9781800348097.003.0053.

Full text
Abstract:
El matadero global no repara en especies extrañas ni extremidades de colores diferentes, matices de la humanidad. Una cubeta de acero recoge sangre y esperma para vender en sacos esterilizados. La sangre de toda etnia es idéntica en apariencia, y el plasma cotiza en la bolsa. Se separan órganos internos de venta segura. Un hígado puede viajar de un cuerpo sano y miserable en Chechenia a otro enfermo y miserable en Nueva York. Algunos seres humanos se venden enteros. Rinden en talleres oscuros o camas donde son ultrajados sin distinguir sexo ni lengua. Sólo dicen ok en idioma universal y ofrecen carne al verdugo. Los niños califican. El carnicero global corta en segundos lo que sobra del tráfico y convierte lo demás en pasta alimenticia. Nada se tira, cada fragmento tiene su nicho de mercado. Los cadáveres que llegan tarde para la oferta de necrofilia son vendidos a las universidades. Algunos se diseccionan, otros se convierten en profesores taciturnos, con aires de provenir de una masacre....
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Venda de órgãos"

1

Alves, Jéssica Wedna da Silva. "ANTIBIÓTICOS E MECANISMOS DE RESISTÊNCIA BACTERIANA: UMA QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA." In I Congresso Nacional de Microbiologia Clínica On-Line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1195.

Full text
Abstract:
Introdução: A descoberta dos antibióticos é um marco na história da saúde mundial, o emprego desses fármacos possibilitou uma revolução no tratamento de infecções e permitiu significativa redução na taxa de mortalidade. No entanto, nos últimos anos devido ao uso indiscriminado destes medicamentos, surgiu a resistência bacteriana frente ao tratamento com estas drogas, o que é considerado um grave problema de saúde pública e que preocupa cientistas, profissionais de saúde e a população de maneira geral. Objetivos: Registrar a importância dos antibióticos no tratamento de infecções, demonstrar os tipos de mecanismos utilizados pelas bactérias no desenvolvimento da resistência bacteriana e mostrar a resistência bacteriana como um problema de saúde pública. Material e métodos: Este estudo foi realizado com base em estudos publicados em revistas e bases de dados online como Pubmed, Scielo e Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) nos últimos cinco anos, que correspondem aos anos de 2017 ao ano de 2021. Resultados: Os antibióticos são uma das classes mais prescritas, o que já leva a uma reflexão sobre a real necessidade da prescrição. As possibilidades de mecanismo de ação desses fármacos são muito variadas e o mesmo também é válido para os tipos de desenvolvimento de resistência. Observou-se que os mecanismos mais comuns são a mudança na permeabilidade da membrana celular, que vai alterar a entrada ou permanência do antibiótico dentro da célula, obtenção de capacidade de degradação ou inativação do antibiótico, ou o aparecimento de mutação que altere o alvo, impossibilitando assim que a bactéria seja afetada. Conclusão: Diante da análise dos dados observados nos estudos, podemos inferir que o uso indiscriminado de antibióticos representa um risco à saúde pública mundial e que a resistência bacteriana é um problema que afeta diretamente a população, desde a saúde propriamente dita a economia por comprometer a produtividade. Cabendo aos órgãos públicos ações de conscientização sobre o uso correto desses medicamentos, tanto pelos profissionais de saúde quanto pela população, bem como o incentivo a fiscalizações mais frequentes quanto ao cumprimento das legislações já existentes a respeito da venda desses medicamentos, para que possamos conter esse avanço.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Araújo, Indianna Lua Mendes, Luane De Macêdo E. Silva, Thaís Raylla Laurindo Sena Barros, Maria José Lima Do Nascimento, and Francisco Lima Silva. "COLECISTECTOMIA EM CADELA DA RAÇA SPITZ ALEMÃO: RELATO DE CASO." In I Congresso On-line Nacional de Clínica Veterinária de Pequenos Animais. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1904.

Full text
Abstract:
Introdução: A colecistectomia se trata da retirada cirúrgica da vesícula biliar quando esta apresenta inflamação ou formação de cálculos, podendo ser causada por obstrução do trato biliar extra-hepático, neoplasia, infecção ou trauma. Objetivo: O relato tem por objetivo reportar o tratamento cirúrgico para correção de colecistite em cadela. Materiais e Métodos: Uma cadela da raça Spitz Alemão, 10 anos e 3 meses, 3 kg, deu entrada em um hospital veterinário da cidade de Teresina - PI. A tutora relatou que há dois dias o animal vinha apresentando hiporexia e vômito. Foram solicitados exames laboratoriais e de imagem. Resultados: No hemograma observou-se anemia normocítica normocrômica, neutrofilia absoluta, linfopenia e eosinopenia absolutas, trombocitopenia severa e plasma ictérico. No bioquímico identificou-se os valores: Fosfatase Alcalina: 3.332,0 U/L; T.G.O./AST.: 60,0 U/L; T.G.P/ALT.: 361,0 U/L; Creatinina: 0,4 mg/dL; Ureia: 26,0 mg/dL. Na ultrassonografia encontrou-se o fígado com aumento da ecogenicidade hepática; vesícula biliar aumentada de volume, com conteúdo denso e com ecogenicidade mista, sugerindo colecistite com ruptura de órgão; baço com lesão edemaciada e anecogênica na parte cranial do órgão. Solicitou-se então eletrocardiograma e ecocardiograma. Após verificar ausência de alteração cardíaca, encaminhou-se o animal para cirurgia. Foi realizada uma laparotomia exploratória onde constatou-se que houve o extravasamento do conteúdo da vesícula biliar. Realizou-se então a exposição do órgão rompido e fez-se uma incisão no peritônio visceral ao longo da junção da vesícula biliar e do fígado para desprender a vesícula do fígado. Em seguida, fez-se a liberação do ducto cístico até sua junção com o ducto biliar comum. Clampeou-se e realizou-se uma dupla ligadura da artéria cística e ducto cístico com fio não absorvível (náilon 2-0). Seccionou-se o ducto distal às ligaduras e realizou-se a remoção da vesícula biliar. Conclusão: A colecistectomia é o tratamento de escolha para casos de colecistite em que não há resposta ou em que ocorrem recidivas após antibioticoterapia, ruptura espontânea ou colelitíase. Dessa forma, fica evidente a importância dos exames de rotina para tratar a tempo qualquer complicação que venha a surgir, principalmente em animais sêniores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography