To see the other types of publications on this topic, follow the link: Vendas Novas.

Journal articles on the topic 'Vendas Novas'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Vendas Novas.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Corrêa da Silva, Nôga Simões de Arruda, and Valter Afonso Vieira. "Efeitos das Mídias Digitais nas Novas Vendas B2B: Um ensaio sobre inbound marketing, mídias pagas e ganhadas on-line." Revista Eletrônica de Ciência Administrativa 18, no. 2 (April 24, 2019): 194–212. http://dx.doi.org/10.21529/recadm.2019008.

Full text
Abstract:
Este ensaio teórico sugere um modelo teórico que o inbound marketing, as mídias pagas e as mídias ganhadas on-line possuem efeitos no desempenho das novas vendas B2B. Estudos anteriores sustentam esses efeitos de modo isolado, não englobando as variáveis do modo conjunto (Stephen & Galak, 2012; Opreana & Vinerean, 2015; Hewett et al., 2016; Kumar et al., 2017). As mídias pagas on-line consistem em investimentos realizados em palavras-chave no Google e Facebook. As mídias ganhadas on-line provêm de curtidas, compartilhamentos e comentários nas redes sociais. Sendo assim, o inbound marketing é uma mídia não intrusiva baseada na criação de conteúdos que geram leads. O trabalho traz as seguintes contribuições: primeiro, pelo modelo teórico o inbound marketing pode ser a mídia mais proeminente no resultado de novas vendas B2B, sendo que as mídias pagas e ganhadas on-line podem exercer influência direta sobre o mesmo e indireta sobre as vendas; segundo, pela classificação da literatura, sugere-se quadros explicativos e informativos dos resultados anteriores do inbound marketing, das mídias pagas e das mídias ganhadas on-line; por fim, sugere-se caminhos novos para futuras pesquisas com o intuito de comprovar o modelo teórico e os argumentos defendidos nesta pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Nunes, Barbara Da Silva. "Plano de Empreendimento: SEX BOUTIQUE." Cadernos de Gestão e Empreendedorismo 5, no. 1 (December 21, 2017): 101. http://dx.doi.org/10.32888/cge.v5i1.12706.

Full text
Abstract:
O presente Plano de Negócios apresenta uma empresa de sex shop. A Sex Boutique é uma empresa de pequeno porte que irá comercializar produtos eróticos e também oferecer serviços diferenciados. Junto à venda dos artigos, a empresa prestará consultoria sensual e visitas tirando dúvidas e resolvendo questões que rodeiam o cenário do mercado erótico. Organizações e exposições em eventos também farão parte das atividades desenvolvidas, e ainda para os casais que queiram deixar mais especial aquele momento à dois, a empresa ajudará com pacotes de decoração e climatização do ambiente. O mercado erótico brasileiro é um dos que mais crescem, em 2014 foi 8,5%. A venda de artigos pela internet representa 52% do total de vendas no ano, seguido por 21% das consultorias domiciliares. Esses dados propicia alguns cenários favoráveis à implementação do negócio. Além do reconhecimento no mercado erótico, a empresa pretende se consolidar como a melhor opção de venda e distribuição de artigos eróticos de diversos tipos. E para chegar a esse patamar é necessário também conquistar a confiança e fidelidade de nossos clientes e parceiros. O relacionamento com o cliente será algo primordial para o melhor desenvolvimento das atividades da empresa. Através de um canal no YouTube os usuários podem tirar suas dúvidas e saber novas informações sobre os produtos. Sem esquecer também, da importância das redes sociais. No Plano Financeiro, a empresa apresenta números altos, a TIR (taxa interna de retorno) ultrapassa 800%. Até porque os produtos variam muito de preço, o planejamento foi baseado em valores médios. Para o futuro, pretende-se ampliar as instalações e concretizar os objetivos e metas traçados. Com o crescimento do faturamento, como previsto na projeção de vendas será necessário a contratação de novos profissionais para auxiliarem todo o crescimento e amparar nas transições.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Chinalia, Nelson. "Fotojornalismo: a manipulação visual da notícia." Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura 10, no. 1 (December 30, 2006): 115. http://dx.doi.org/10.20396/resgate.v10i11.8645592.

Full text
Abstract:
O papel do repórter fotog´rafico, diante da nova configuração dos produtos jornalísticos impressos, ganha uma nova dimensão, na qual o mais importante mão é mais o fato, mas sua representação, sua plasticidade, muitas vezes em detrimento da informação. As novas tecnologias têm propiciado uma verdadeira revolução nas formas de captação e transmissão de imagens, o que leva o fotojornalista a perder o controle sobre sua produção, pois, no processo de elaboração da informação, suas imagens podem ganhar novos contornos, novos tratamentos para buscar não somente a representação da notícia, mas também para obter a estetização e, conmsequentemente, a manipulação. A fotografia torna-se, espetáculo, para se conseguir algum objetivo através da informação visual ou apenas alavancar vendas, gerar lucros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Fernando, Carlos Costa, and Pedro Teixeira. "O Plano Geral de Urbanização de Vendas Novas: Uma experiência inovadora nos anos 1980." GOT - Journal of Geography and Spatial Planning, no. 18 (December 30, 2019): 5–37. http://dx.doi.org/10.17127/got/2019.18.001.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Zatz, José. "A GESTAO DO SETOR... A agência para aplicação de energia de São Paulo." Revista do Serviço Público 43 (June 20, 2017): 147–49. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v43i0.1974.

Full text
Abstract:
Com os excedentes de eletricidade disponíveis a partir de 1981, em função de condições hidrológicas favoráveis e da redução do consumo em virtude de desativação econômica do país, formalizou-se uma política de substituição de derivados de petróleo por energia elétrica. 0 Setor Elétrico, ao mesmo tempo, redefiniu sua política de vendas de eletricidade, procurando impor uma maior agressividade à conquista de novas fatias do mercado forçadas pela necessidade de substituir combustíveis importados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Molinari, Giovani José Dal Poggetto, Paulo Celso dos Santos Moreira, and Lucieni de Oliveira Conterno. "A Influência das Estratégias Promocionais das Indústrias Farmacêuticas sobre o Receituário Médico na Faculdade de Medicina de Marília: uma Visão Ética." Revista Brasileira de Educação Médica 29, no. 2 (August 2005): 110–18. http://dx.doi.org/10.1590/1981-5271v29.2-017.

Full text
Abstract:
Resumo: Os laboratórios farmacêuticos e a indústria de medicamentos estão inseridos numa economia de mercado capitalista, onde a disputa comercial e a busca por novos medicamentos (mais eficazes e com menos efeitos colaterais) tornam-se objetivos de alcançar na corrida pelo domínio mercadológico. O investimento dessas empresas privadas em novas descobertas se reflete nem aumento significativo em seu custo. Sem esse incentivo financeiro, essas pesquisas científicas seriam consideravelmente reduzidas. Para que o novo medicamento seja apresentado à categoria médica e inserido ao mercado, as indústrias utilizam técnicas e estratégias de vendas que variam desde a participação em congressos até o contato individual sob a forma de benefícios pessoais. Este e à conduta médica, tendo em vista que são constantemente influenciados pela propaganda comercial, por vantagens concedidas e pela distorção de interesses das partes envolvidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Assis, Frederico Azevedo Alvim, Igor de Souza Dias, and Tatiana Dornelas De Oliveira. "CONSIDERAÇÕES ÀS OPINIÕES DE CONSUMIDORES ONLINE:." Revista Vianna Sapiens 10, no. 1 (July 8, 2019): 29. http://dx.doi.org/10.31994/rvs.v10i1.535.

Full text
Abstract:
O comércio virtual vem influenciando mercados, culturas, hábitos de consumo e a participação de empresas no mercado. Devido às praticidades e conveniências conferidas para quem realiza compras online para, até mesmo, processar compras com maior eficiência nos departamentos de suprimentos em algumas empresas, a interação com fornecedores via internet é uma condição propulsora para agilizar as transações comerciais. Investimentos no e-commerce, especialmente para a implementação de lojas virtuais, se aplicam com a finalidade de expandir o lançamento de ofertas através de sites e redes sociais utilizando-as, assim, como ferramentas de marketing digital. A realização desta pesquisa salientou a importância da confiabilidade das lojas virtuais. É preciso que os gestores de vendas online se dediquem a conhecer as opiniões dos consumidores que adquirem produtos e serviços via e-commerce. Para fundamentar esta proposição, este estudo de caso se desenvolveu através de entrevistas semiestruturadas, com treze consumidores corporativos virtuais de uma organização que atua no setor alimentício, e com sede na pequena cidade mineira de Visconde do Rio Branco. Justifica-se que as informações apresentadas pelos entrevistados sirvam de base para novas tomadas de decisão dos gestores da referida empresa, especialmente sobre como melhor se apropriarem das vantagens e benefícios que o e-commerce possa oferecer, tanto para o desenvolvimento das vendas, à criação de novas estratégias e, até mesmo, a conquista da lealdade de consumidores que realizam compras online.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Walyson Monteiro da, Lucas Andrade de Morais, Cinthia Moura Frade, and Mariana Ferreira Pessoa. "Marketing digital, E-commerce e pandemia: uma revisão bibliográfica sobre o panorama brasileiro." Research, Society and Development 10, no. 5 (May 13, 2021): e45210515054. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i5.15054.

Full text
Abstract:
No final do ano de 2019 passaram a eclodir as primeiras notícias de que um vírus, mapeado primeiramente na China, estaria se espalhando de maneira bastante veloz e com alto potencial de letalidade entre os infectados. O Sars-cov-2, popularmente conhecido como novo coronavírus, gerou a pandemia do Covid-19 que trouxe profundas transformações nas sociedades, nas relações interpessoais e no mercado empresarial em todo o mundo, causando fortes impactos nos setores produtivos e na economia, bem como na forma das empresas se posicionarem no mercado, tendo que se adaptarem às novas exigências e necessidades dos consumidores. Nessa perspectiva, uma das estratégias introduzidas ou aperfeiçoadas nas vendas ocorreram no âmbito digital, o que norteou a realização do presente estudo, que teve como objetivo realizar uma revisão bibliográfica para analisar os impactos gerados pela pandemia da Covid-19 no posicionamento estratégico de marketing digital e e-commerce das empresas no país. Para subsidiar o estudo, foi adotado o enfoque qualitativo, por meio da utilização da pesquisa bibliográfica. Conclui-se que a pandemia acelerou o futuro de implementação maciça do comércio digital, gerando um crescimento acima da média de novos usuários do e-commerce no Brasil, além de impor aos empresários a necessidade de se reinventarem, elaborarem estratégias de marketing digital e adaptarem seus negócios ao novo contexto de consumo. A estratégia vem se mantendo vantajosa, existindo grande tendência de que sejam mantidas estas técnicas de vendas no período pós-pandemia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Araújo, Ricardo Gonzaga Martins de, and Adriane Vieira. "INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E NOVAS COMPETÊNCIAS: UM ESTUDO DE CASO NA NANSEN S/A." Administração: Ensino e Pesquisa 11, no. 1 (March 31, 2010): 121. http://dx.doi.org/10.13058/raep.2010.v11n1.154.

Full text
Abstract:
Em 1990, a empresa Nansen S/A – Instrumentos de Precisão deu início à fabricação de medidores eletrônicos de energia elétrica, que, diferentemente dos elétricos, minimizam a possibilidade de fraudes e de prejuízos às distribuidoras. O objetivo geral desta pesquisa foi verificar como as mudanças tecnológicas introduzidas na Nansen influenciaram no desenvolvimento de competências organizacionais, funcionais e individuais. Um estudo de caso do tipo qualitativo-descritivo foi realizado com a finalidade de coletar os dados necessários. Foram entrevistados oito funcionários ligados às funções estratégicas. A inovação tecnológica introduzida na Nansen desencadeou um conjunto de mudanças organizacionais, envolvendo todas as áreas da empresa. A nova competência organizacional seletiva identificada foi o relacionamento comercial com os clientes. Novas competências funcionais foram desenvolvidas, especialmente nas áreas de vendas e de suporte técnico. Para o desenvolvimento de novas competências individuais, a Nansen adotou uma prática de gestão de pessoas focada, principalmente, no desenvolvimento das lideranças e do conhecimento formal
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Costa, Rodrigo Morem da, and Hélio Henkin. "Estratégias competitivas e desempenho da indústria automobilística no Brasil." Economia e Sociedade 25, no. 2 (August 2016): 457–87. http://dx.doi.org/10.1590/1982-3533.2016v25n2art7.

Full text
Abstract:
Resumo Nos anos 1990, a indústria automobilística brasileira experimentou um processo de reestruturação induzido pela mudança nas estratégias de concorrência das montadoras e pelas transformações na economia nacional. O trabalho analisou como ocorreu esse processo no período 1989-2013 desde uma concepção teórica Evolucionária. A reestruturação levou à redução do hiato tecnológico em veículos e em processos de fabricação, frente ao observado em países avançados. Isto se manifestou por meio de investimentos em modernização das plantas existentes e em abertura de novas unidades de produção. O resultado foi um expressivo aumento de produção, produtividade e consumo de autoveículos, que alçaram o Brasil à 7ª posição no ranking de países produtores e à 4ª no de vendas domésticas, consolidando sua condição de plataforma regional de fabricação para o mercado sul-americano. Ademais, algumas das subsidiárias brasileiras chegaram a um nível de domínio da tecnologia, que as habilitaram ao desenvolvimento autônomo de novos autoveículos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Gomes, André Luiz, and Taiane Ritta Coelho. "A influência da inteligência de mercado no planejamento de uma cidade inteligente." Revista Informação na Sociedade Contemporânea 5, no. 1 (April 6, 2021): e23421. http://dx.doi.org/10.21680/2447-0198.2021v5n1id23421.

Full text
Abstract:
Com o surgimento de novas cidades inteligentes empresas evoluem seus processos, produtos e posicionamento de mercado com o intuito de aumentar vendas ou buscar parcerias que propiciem o desenvolvimento de seus negócios, porém quais serão as características desse novo mercado? Qual o perfil do novo consumidor? Será que prefeituras estão preparadas para auxiliar empresas a captarem a demanda gerada no processo de construção de uma cidade inteligente? Visando responder esses questionamentos conduzimos essa pesquisa exploratória com auxílio de dados abertos para nos mostrar quais as contribuições ou oportunidades que a inteligência de mercado poderá proporcionar ao cenário empreendedor de uma cidade inteligente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Araújo, Bruno Allison, Matheus Gutemberg Rufino Narciso, André Atanásio Maranhão Almeida, João Paulo França, Thiago Dos Santos Gomes, Helltonn Winicius Patricio Maciel, Berttony Da Silva Nino, and Luiz Ricardo De Lima Costa Cruz. "Projeto das margaridas: empoderando mulheres no Município de Pocinhos." Revista Práxis: saberes da extensão 9, no. 19 (April 20, 2021): 77. http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692021v9n19p77-84.

Full text
Abstract:
<span class="fontstyle0">O presente texto apresenta relatos de experiências de um Programa de Extensão realizado na cidade de Pocinhos-PB em parceria com a Igreja Católica, através da Paróquia Nossa Senhora da Conceição. O Programa de Extensão teve por objetivo a capacitação do grupo de mulheres que integram o Projeto das Margaridas na Cidade de Pocinhos, inserindo novas mulheres e capacitando todas elas com conhecimentos de empreendedorismo, conhecimentos sobre a<br />legislação brasileira na temática da mulher, elaboração de políticas públicas, comunicação e oratória. Tais ações ocorreram paralelamente a oficinas de artesanato – pintura, bordado e costura, para assim contribuir com melhoria das condições econômicas dessas mulheres. Ao longo do desenvolvimento do Programa, percebeu-se claramente a evolução das mulheres tanto<br />no aspecto de desenvoltura com os conhecimentos adquiridos nos cursos de extensão e oficinas de artesanato, tanto do aspecto da autoestima, já que elas se sentiram valorizadas e acolhidas por parte das ações que estavam sendo levadas até elas: cursos de extensão, atividades de campo, eventos para vendas dos produtos elaborados. Ao final do desenvolvimento do Programa, pela primeira vez, segundo o relato das mulheres, elas estavam reunidas fazendo o<br />rateio do lucro das vendas e fazendo planejamento para a compra de mais material de consumo para a elaboração de novos produtos. Dessa forma, considera-se que as ações do presente Programa de Extensão atingiram seus objetivos propostos.</span><br /><br />
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Marin, Andrea Cristina, Alex Paubel Junger, Felipe Lima Moslavacz, and José Ferreira de Souza. "Marketing digital como ferramenta de inovação e alavancagem de negócios." Research, Society and Development 7, no. 3 (January 1, 2018): e673150. http://dx.doi.org/10.17648/rsd-v7i3.245.

Full text
Abstract:
O presente artigo apresenta uma pesquisa que buscou esclarecer e evidenciar a evolução do cenário histórico da ciência de marketing e dos processos de vendas que lhe são atribuídos, contextualizando como tais mudanças de conceitos através de suas eras de evolução e seus paradigmas foram aplicados por empresas como vertente mercadológica até os dias atuais. A velocidade das mudanças estruturais da nova economia e as oportunidades geradas pelas atuais tecnologias de informação e comunicação exigem que as empresas repensem continuamente seus negócios, analisando novos conceitos de marketing que superam o marketing tradicional e podem ser utilizados no ambiente digital como forma de atração e relacionamento com clientes. Trata-se de investigação bibliográfica, descritiva, com enfoque qualitativo, que compreende um breve levantamento histórico acerca da ciência de Marketing, além de uma investigação que discute a tecnologia atribuída ao Marketing Digital como ferramenta de potencialização para negócios no modelo contemporâneo das empresas atuais, apoiando-se em trabalhos dos autores que discutem o tema, tais como Las Casas (2009; 2015), Wainwright (2012), Limeira (2007), Godin (2000). Ao final da pesquisa foi possível verificar que o impacto das novas tecnologias da informação e comunicação transformaram a forma como as empresas se relacionam atualmente utilizando novas formas de propagandas para intensificar e adequar-se a competitividade estabelecida pelos parâmetros de mercado atuais para com outras empresas concorrentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Bellochio, Sabrina Dalla Corte, Airton Dos Santos Alonço, Francieli De Vargas, and Marília Boff de Oliveira. "FROTA ATUAL DE TRATORES POR TEMPO DE USO NO BRASIL." Scientia Agraria 18, no. 3 (November 9, 2017): 154. http://dx.doi.org/10.5380/rsa.v18i3.54706.

Full text
Abstract:
A agricultura é fundamental para o desenvolvimento econômico e social do país. Desta forma, a mecanização agrícola permite ampliar as áreas cultivadas ou a escala de produção, sendo que a manufatura das primeiras unidades de tratores no Brasil se iniciou em 1960, com a instalação da indústria local. Isso possibilitou um novo direcionamento às atividades produtivas do país, que passaram a incorporar novas técnicas e equipamentos mais produtivos, com vistas à eficiência operacional. O objetivo deste estudo é calcular e demonstrar a evolução da composição da frota brasileira de tratores, por faixas de tempo de uso, desde a instalação da indústria de tratores no país até o ano de 2016. Para esta composição, foram utilizados os dados anuais de vendas de tratores agrícolas, divulgados pela ANFAVEA. A análise demonstrou que as vendas acompanham os ciclos econômicos, apresentando picos na década de 70 e de 2010. Ainda é possível observar que o Brasil apresenta quase um milhão de tratores e atualmente, possui a frota mais jovem dos últimos 29 anos, a qual iniciou sua renovação a partir do ano 2000, por políticas de acesso ao crédito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Akemi, Karina, Mariana Emídio Oliveira Ribeiro, Anna Ariane Araújo de Lavor, and Antônio Carlos Alves da Silva. "O Departamento de Estoque como fator influenciador na Gestão de Empresas." Id on Line REVISTA DE PSICOLOGIA 11, no. 38 (November 30, 2017): 16–27. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v11i38.866.

Full text
Abstract:
O presente trabalho, teve como objetivo verificar como a gestão de estoque influencia nas empresas, visto que ter um estoque é essencial para as organizações, uma vez que auxilia no processo de vendas e na garantia aos clientes. A metodologia utilizada foi a de pesquisa bibliográfica, com leituras, comentários e citações por meio de livros e sites especializados. Utilizou-se a pesquisa qualitativa, cujoa hipótese da pesquisa não obteve uma resposta de sim ou não, e também exploratória, que tem como objetivo alcançar novas percepções do assunto e descobrir novas ideias. Essa pesquisa foi realizada no segundo semestre de 2016. Os resultados obtidos explicam que é fundamental um estoque nas empresas, pois torna-se eficiente ao atender melhor os clientes, no qual, se torna apta a competir com as outras empresas do mesmo segmento. O estoque é um dos principais departamentos dentro de uma empresa, é nele que é armazenado todos os produtos que são vendidos. E há sempre uma pessoa responsável por ele, que organiza e faz os controles diariamente para que assim o estoque e os produtos que nele é composto fiquem em ordem. Funcionários de depósito são os responsáveis por fazer todo o inventário com a função de controlar o estoque. Onde é necessário sempre fazer a contagem dos produtos, ou até mesmo um balanço a cada três meses para verificar se a contagem no estoque físico confere com a do contábil. Desse modo, é fundamental para as empresas e até mesmo para a comodidade dos clientes e funcionários a obtenção de um estoque de materiais, pois além do estoque ser uma estratégia para as empresas, onde em muitos casos o lucro é evidente, o mesmo também serve para ter produtos sempre disponíveis para as vendas, sendo assim, uma das funções indispensável dentro de qualquer organização. Palavras-chave:
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Simão, Gustavo Leonardo, Cristina Lélis Leal Calegário, Luiz Marcelo Antonialli, and Antônio Carlos dos Santos. "Competitividade e Isomorfismo: análise do perfil estrutural e financeiro-contábil de grandes cooperativas agropecuárias brasileiras." Revista de Economia e Sociologia Rural 55, no. 1 (January 2017): 65–84. http://dx.doi.org/10.1590/1234-56781806-94790550104.

Full text
Abstract:
Resumo: Com as mudanças ocorridas no agronegócio, as cooperativas agropecuárias, pautadas por uma atuação local, com pouca agregação de valor, passaram a buscar novas formas de estruturação. Intentou-se identificar a estruturação e as peculiaridades financeiro-contábeis das cooperativas agropecuárias com maior volume de vendas no contexto brasileiro frente às organizações não cooperativas do mesmo segmento. O enfoque partiu de uma análise documental e da técnica contábil da análise vertical, bem como da utilização do teste de médias estatísticas Mann-Whitney com a finalidade de comparação das rubricas da DRE de um conjunto de 15 cooperativas e 14 empresas não cooperativas discriminadas como pertencentes ao conjunto de organizações com maiores vendas no segmento de produção agropecuária em 2013. Os resultados confirmam a amplitude da estruturação em relação ao portfólio de negócios das cooperativas, visto a extensa atuação em diversificação concêntrica e conglomerada. Evidenciou-se, também, a paridade competitiva entre os segmentos de negócios analisados, principalmente pelo fato de não haver diferenças entre as taxas finais de “lucratividade”. Ademais, há uma aparente refutação da ideia de que tal paridade competitiva se dá por uma orientação excessivamente voltada ao mercado, em detrimento de uma orientação social, haja vista os pontos diferenciadores verificados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Araújo, Richard Medeiros, Alexander Medeiros Silva, and Rodrigo Siqueira Campos Christo. "TURISMO NA ERA ON-LINE: UM ESTUDO SOBRE E-MARKETING EM AGÊNCIAS DE VIAGENS DE NATAL-RN." HOLOS 4 (September 18, 2012): 199. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2012.899.

Full text
Abstract:
Este artigo Procura traçar um perfil quanto ao uso do E-marketing pelas agências de turismo em Natal/RN, fazendo uma análise da tecnologia utilizada para comunicação do produto turístico no contexto mercadológico, visando uma melhor organização dos procedimentos a serem adotados para o desenvolvimento e planejamento de ações promocionais de vendas e para fins de segmentação na comunicação de ofertas, criarem consciência da marca e fidelizar o consumidor lançando seus produtos com tecnologias inovadoras disponibilizadas para demonstrar as novas formas e possibilidades de desenvolver ações, visando estreitar o relacionamento com seu público-alvo e ampliar o mercado. A metodologia teve caráter quantitativo, composta por uma pesquisa bibliográfica exploratória-descritiva, tendo como base 10 (dez) agências de médio e grande porte da cidade Natal/RN, cadastradas na JUNCERN/RN. Os resultados apontaram que as informações de clientes das empresas analisadas são utilizadas para planejar ações promocionais de vendas e comunicação dirigida, evidenciando a preocupação em segmentar ações, possibilitada pelo marketing digital. Foram identificadas, oportunidades para uso de nível mais estratégico e voltado para o estreitamento da relação com os clientes, mostrando a realidade atual das empresas e o retorno alcançado quando a ferramenta desempenha papel primordial na difusão da imagem e no fechamento de mais negócios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Resende, Marina Silveira de, Samira Paula Pontes, and Roberto Calazans. "O DSM-V e suas implicações no processo de medicalização da existência." Psicologia em Revista 21, no. 3 (July 13, 2016): 534. http://dx.doi.org/10.5752/p.1678-9523.2015v21n3p534.

Full text
Abstract:
O lançamento da quinta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM), fruto de um demorado processo de revisão do DSM-IV-TR, acarretará em mudanças na estrutura do próprio manual, que passará de um modelo de diagnóstico categorial para um modelo longitudinal. Tais mudanças proporcionarão um caráter preditivo aos diagnósticos. Nosso objetivo é discutir as implicações de algumas novas categorias diagnósticas propostas pelo DSM-V, no que tange, principalmente, no fortalecimento do movimento de medicalização da existência. Apontamos como um dos principais desencadeadores dessa medicalização o fato de que os DSM’s deixam de ter um uso exclusivamente clínico. Para isso, apresentamos o aumento do número de vendas de medicamentos psiquiátricos no Brasil como um indicador desse movimento de medicalização da existência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Guimarães De Oliveira, Marcia Gladys. "Plano de Empreendimento: CANTINHO DA GLADYS." Cadernos de Gestão e Empreendedorismo 5, no. 1 (December 21, 2017): 76. http://dx.doi.org/10.32888/cge.v5i1.12705.

Full text
Abstract:
Trata-se de um projeto de uma loja voltada para a venda de bolos saudáveis, chamada Cantinho da Gladys, na Zona Norte da cidade de Rio de Janeiro – RJ, que será situada no bairro Tijuca. A loja de bolos Cantinho da Gladys possui valores bem destacados em relação à qualidade, tanto dos produtos oferecidos como do atendimento ao público. A oportunidade de negócio existe pelo fato das pessoas buscarem uma vida mais saudável ou se preocuparem cada vez mais com a saúde, uma vez que a taxa de pessoas diabéticas, celíacas e intolerantes à lactose crescem ano a ano. Diferente de outras lojas que vendem bolos e doces tradicionais, muitas vezes menos acessíveis e que deixam muito a desejar na qualidade, nossa loja terá uma menor variedade de produtos, até por ser um empreendimento ainda em crescimento, e nosso foco principal será manter a qualidade de nossos bolos saudáveis, para que correspondam as expectativas de nossos clientes. Acreditamos que a qualidade, seja no serviço ou no produto, é a chave para o sucesso, uma vez que diminui a chance de erros. Pretendemos constantemente medir a satisfação dos nossos clientes em relação a nossa empresa. Focaremos também em um atendimento de excelência e funcionaremos de segunda a domingo, ampliando a possibilidade de captação de novos clientes e fidelização dos atuais. Será necessário um investimento pré-operacional de R$ 35.466,00 para a inauguração do Cantinho da Gladys. A receita mensal da estimativa de vendas conservadora, no primeiro ano, será de R$ 227.160,56 e o custo dos produtos e serviços de R$ 127.967,27, o que gera uma margem de contribuição de R$ 96.014,63. No entanto, o saldo do fluxo de caixa no primeiro ano ainda será negativo, o que demandará recursos adicionais para o giro do negócio. O tempo para a recuperação do investimento (payback) será de aproximadamente trinta e dois meses, levando em conta uma projeção de receitas conservadora e um nível de crescimento orgânico para o empreendimento. Mas vale destacar que a partir do terceiro ano os resultados do empreendimento são satisfatórios. E com a marca estabalecida no mercado será possível realizar expansões, com abertura de novas unidades ou adoção de um sistema de franquias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Pinheiro, Aurilene Figueiredo, and Maria Erilucia Cruz Macêdo. "Marketing Digital: Estratégias de Vendas com o Varejo Digital na Pandemia do COVID-19 / Digital Marketing: Sales Strategies with Digital Retail during COVID-19 Pandemic." ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 15, no. 55 (May 31, 2021): 194–205. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v15i55.3045.

Full text
Abstract:
Resumo: A pandemia do covid-19 veio a assolar nosso país e desde então só prejuízos foram acarretados. O Brasil entrou por fim não somente em uma gigantesca crise sanitária, como também econômica. Com essas perspectivas os governadores viram a necessidade em implementar barreiras para evitar a disseminação do vírus, como por exemplo o fechamento de comércios e todo e qualquer veículo comercial, tido como não essencial. Por essas e outras medidas, o marketing digital veio para tentar implementar estratégias de vendas ao varejo digital, com o colapso financeiro em que a pandemia deixou nosso país. Deste modo, as estratégias que o marketing on-line utilizou, se basearam na divulgação e venda de produtos pela internet. São várias as ferramentas utilizadas para a divulgação dos produtos, como por exemplo as redes sociais: instagram, facebook, whasapp, dentre outros. Sendo assim, a pesquisa tem como objetivo geral: analisar os pontos positivos que o marketing digital apresenta para o segmento do varejo com as novas mídias de comunicação. Os objetivos específicos sem baseiam em: Analisar as vantagens e desvantagens do marketing digital; identificar a influência que o varejo digital aplica sobre o processo de compra dos consumidores; compreender como ocorreu o processo de compra de produtos no varejo digital com a pandemia. O desígnio metodológico deste estudo pautou-se em apresentar uma pesquisa com abordagem qualitativa do tipo bibliográfica, identificando subsídios importantes a respeito do marketing digital; e suas estratégias, analisando os pontos positivos que o próprio apresentou para o segmento do varejo com as novas mídias de comunicação. Com a análise dos dados é possível observar que a ferramenta digital fornece uma excelente opção para as divulgações de produtos, ofertas, enfim, infinitas possibilidades e maneiras de se trabalhar. Com o desenvolvimento do estudo, foi possível explanar todas as vantagens e desvantagens que a mediante ferramenta proporciona, obtendo um excelente resultado positivo sob as suas vantagens, alcançando e explanando todos os objetivos e fortalecendo cada vez mais a dinâmica ampla e confiante que o marketing digital oferta as empresas e usuários.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Sousa Júnior, João Henriques de, Elton Rodolfo Assunção da Silva, and Francisco Vicente Sales Melo. "“Compro, vendo e troco”: o consumo em grupos de comércio informal nas redes sociais virtuais." Desenvolve Revista de Gestão do Unilasalle 7, no. 3 (November 13, 2018): 75. http://dx.doi.org/10.18316/desenv.v7i3.4271.

Full text
Abstract:
A facilidade de acesso e interação a partir da web 2.0 potencializou o avanço de novas formas de transações comerciais no ambiente virtual, principalmente, a partir do surgimento de grupos de compras, vendas e trocas nas redes sociais virtuais. O objetivo desta pesquisa é verificar aspectos deste novo comportamento de consumo nos grupos de transações comerciais entre consumidores finais (consumer-to-consumer). Para tanto, foi realizada uma coleta de dados a partir do método survey, por questionário online, com 354 respondentes de 22 unidades federativas do Brasil. A análise foi feita com a utilização de estatísticas descritivas e teste de hipóteses. Os resultados apontaram que existem divergências significativas quanto ao perfil dos consumidores C2C nas redes sociais no que diz respeito ao sexo, faixa etária e grau de escolaridade, quando comparado ao perfil dos consumidores online descrito na literatura. Porém não foram identificadas divergências significativas em variáveis que apresentam influência na decisão de compra, tais como preço, variedade de produtos, qualidade, condições de pagamento, prazos de entrega e segurança, por exemplo, entre os recortes amostrais realizados, revelando, assim, que este tipo de comércio pode ser uma janela de novas oportunidades para negócios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Silva Autran de Morais, Aline, Lenoir Hoeckesfeld, Alessio Bessa Sarquis, and Clarissa Carneiro Mussi. "Omnichannel como estratégia de inovação no varejo de moda jovem no Brasil." Revista Brasileira de Marketing 18, no. 2 (April 8, 2019): 268–96. http://dx.doi.org/10.5585/remark.v18i2.3739.

Full text
Abstract:
Objetivo: Analisar o uso do omnichannel como estratgia de inovao em uma empresa do varejo de moda jovem no Brasil. Mtodo: A pesquisa compreende um estudo de caso com abordagem qualitativa e enfoque exploratrio. Principais resultados: A empresa cria experincia de compra para seu cliente final, antecipando-se s expectativas dos clientes. Analisa novas tendncias de mercado e pesquisa sobre o consumidor para acompanhar as mudanas comportamentais que afetam a deciso de compra; compreende a necessidade de integrao dos canais, da criao de novos formatos, bem como da adaptao dos antigos canais. Mas, o conceito omnichannel usado parcialmente. Contribuies tericas: A principal contribuio deste estudo ampliar o conhecimento terico sobre o processo de omnichannel como estratgia de inovao no varejo, em especial no setor de varejo de moda jovem no Brasil. O estudo destaca a relevncia do marketing interno na abordagem do omnichannel e reteno de talentos. Originalidade: Omnichannel um conceito novo que se desenvolve como uma extenso do multicanal, e que requer integrao completa, enquanto em multicanais a integrao pode ser inexistente. Seguindo a tendncia mundial, os varejistas brasileiros carecem de entender, de estarem preparados para utilizar a integrao de canais de atendimento e vendas (offline/online) e de saber como agregar valor aos consumidores com essa estratgia de inovao.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Heller, Barbara, and José Mello Junior. "As redes sociais e a edição de e-books." Revista FAMECOS 24, no. 1 (January 2, 2017): 23906. http://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.2017.1.23906.

Full text
Abstract:
A presença crescente dos meios digitais de comunicação em todas as dimensões da vida tem afetado a produção editorial, que vive profunda instabilidade e se transforma devido às novas formas eletrônicas de edição e distribuição de conteúdo. Cinco movimentos atuam nesse processo: desmaterialização, convergência das mídias, pirataria digital, autopublicação e queda nas vendas de livros. Nesse novo cenário as redes sociais emergem como alternativa de divulgação e distribuição de conteúdo e como plataforma aberta à inovação para criação de produtos literários. O estudo buscou identificar como o modelo tradicional de edição relaciona-se com as redes sociais digitais a fim de avaliar o papel que os editores poderão cumprir nesse ambiente. Mapeou modelos emergentes de publicação e avaliou como os cinco movimentos se relacionam ao engajamento de leitores nas redes sociais. Concluiu que o crescimento de autores que se autopublicam é o maior desafio ao papel do editor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Melo, Janaina Ferreira Marques de, Vorster Queiroga Alves, and Geovani De Almeida Santos. "Soluções e capacitações empreendedoras para o comércio: empreendendo com empreendedores." Expressa Extensão 22, no. 2 (October 31, 2017): 184. http://dx.doi.org/10.15210/ee.v22i2.11850.

Full text
Abstract:
O projeto de extensão “Capacitação Profissional para Microempreendedores” (CPMEI) objetiva fornecer educação continuada por meio de consultoria e capacitação profissional nas áreas vinculadas ao empreendedorismo. Em 2016, foram atendidos três empreendedores do comércio, sendo um de calçados, outro de vestuário e outro de um pensionato. A metodologia adotada consistiu na visita aos empreendimentos e reuniões, utilizando a técnica de Brainstorming, no intuito de gerar ideias de melhoria. Os professores orientaram os extensionistas, e estes, desenvolveram capacitações e consultorias para os empreendedores. Todos os empreendedores apresentaram problemas no controle financeiro, manutenção dos estoques e layout. As principais ações para os empreendedores foram: novas logomarcas, layouts das instalações, cardápio para o restaurante, panfletos e propaganda nas redes sociais. Foram realizadas capacitações sobre gestão financeira e estratégia de vendas pelas redes sociais. Concluiu-se que essas experiências fomentaram bastante conhecimento para os extensionistas, bem como para os que foram atendidos, contribuindo para a educação e cultura empreendedora.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Almeida, Raphael Douglas dos Anjos, Edson Zambon Monte, and Robson Antonio Grassi. "Estratégia de inovar? Uma resenha da literatura recente e novas evidências para os diversos setores da economia brasileira a partir da PINTEC." Revista de Economia 41, no. 76 (October 21, 2020): 430. http://dx.doi.org/10.5380/re.v41i76.69334.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo verificar a assertividade da teoria econômica neoschumpeteriana ao analisar empiricamente os impactos que o tamanho da firma e o esforço para inovar exercem sobre a receita líquida de vendas (RLV). Utilizando os dados da PINTEC para os anos 2008, 2011 e 2014, e o método de Mínimos Quadrados Ordinários, elaboraram-se seis análises cross section, duas para cada ano. Os modelos do Tipo 1 verificam o impacto do tamanho da firma (em termos de pessoas ocupadas) e dos gastos totais com inovação sobre a RLV e os modelos do Tipo 2 analisam os impactos do tamanho da firma e dos gastos com atividades internas de P&D sobre a RLV. Ao fim, os modelos propostos ratificaram a teoria economia e a produção literária mais recente sobre o tema, pois todas as variáveis selecionadas impactam positivamente a RLV ao longo dos anos estudados. Além disso, a pesquisa contribuiu para a ampliação da literatura acerca da inovação ao utilizar os dados mais recentes da PINTEC e demonstrar o impacto específico das atividades internas de P&D sobre a RLV.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Pereira, Moacir, and Marco Antonio Silveira. "A NECESSIDADE DE ADAPTAÇÃO ÀS REGULAÇÕES AMBIENTAIS DA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS: DO FABRICANTE AO CONSUMIDOR ORGANIZACIONAL NO SETOR DE EQUIPAMENTOS ELETROMÉDICOS." Review of Administration and Innovation - RAI 11, no. 4 (January 10, 2015): 88. http://dx.doi.org/10.11606/rai.v11i4.100274.

Full text
Abstract:
O impacto causado no meio ambiente pelo descarte de produtos eletroeletrônicos tem tornado uma tendência mundial as regulações ambientais no que tange à gestão adequada de Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE). O governo brasileiro, ciente dessa necessidade, elaborou e promulgou em 2010 a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que responsabiliza as empresas dos vários setores econômicos, e demais participantes da cadeia produtiva, pela destinação final dos produtos quando estes atingem o prazo de vida útil ou tornam-se inservíveis ao consumidor organizacional. Diante dessas novas demandas, iniciou-se em 2010 um projeto resultante da parceira entre o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI) e a Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (ABIMO), denominado projeto CTI-ABIMO, para apoiar a adequação do setor às novas regulações ambientais. O setor visado é intensivo na utilização de tecnologia, exportador e composto majoritariamente por empresas de pequeno e médio portes nacionais. O objetivo deste trabalho é relatar os fundamentos, métodos e resultados do projeto CTI-ABIMO em apoio à adequação de empresas piloto aos requisitos da PNRS, de modo a manter a sua competitividade e contribuindo para a sustentabilidade do setor brasileiro de equipamentos eletromédicos. Foram consideradas as especificidades do setor para a gestão de REEE, dentre elas: equipamentos de longa vida útil comparado com outros produtos eletrônicos, predominância de hospitais e clínicas como clientes finais e parcela significativa de compras governamentais sobre o total de vendas do setor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Tavares, Wellington, and Cleber Carvalho de Castro. "Estratégia de produção e seu suporte à competição: o caso da empresa delícias do trigo no mercado de panificados." Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios 6, no. 1 (May 4, 2013): 26. http://dx.doi.org/10.19177/reen.v6e1201326-53.

Full text
Abstract:
Atualmente, tem-se direcionado maior importância à área de produção, o que, em partes, se deve à maior convergência de opiniões sobre a importância da estratégia de produção e da competitividade. Nesse sentido, o presente artigo apresenta uma análise de como as estratégias de produção estão configuradas no setor de panificação. Com base nos estudos de Contador (1995) e Weelwright (1984), construiu-se um framework que foi utilizado para a análise das estratégias de produção no caso da empresa “Delícias do Trigo”, identificando-se os campos em que a empresa compete (preço, produto, prazo, assistência ou imagem) e como ela atua nas categorias estratégicas de decisão (capacidade, instalação, tecnologia de processos, relação com os elos da cadeia, recursos humanos, qualidade e sistemas de organização e controle). Para as análises, utilizou-se, também, dos critérios qualificadores e ganhadores de pedido (HILL, 1992). Na coleta de dados do estudo de caso qualitativo, foi utilizada a entrevista semiestruturada. Entre as principais conclusões do estudo, pode-se ressaltar que apesar da expansão no atendimento, a empresa tem perseguido maior expansão por meio de novas contas de clientes e de aumentos nas vendas dos clientes atuais, inserindo novos produtos e linhas diferentes das que apresenta atualmente. Além disso, a empresa tem atuado de forma coerente no campo da qualidade do produto, o que permitiu um grande avanço em termos de organização da produção e de amadurecimento da ideia de negócio projetada nos anos anteriores à mudança no foco de atuação da empresa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Silva, Andrea Lago da, and Adalberto A. Fischmann. "Impacto da tecnologia de informação no Supply Chain Management: um estudo multicaso sobre a adoção de EDI entre varejo e indústria agroalimentar." Gestão & Produção 6, no. 3 (December 1999): 201–18. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x1999000300006.

Full text
Abstract:
As tecnologias de informação têm alterado as formas de coordenação entre os diferentes elos da cadeia de suprimentos. A coordenação pode ser entendida como a habilidade de transmitir informação, estímulos e controles ao longo das etapas seqüenciais que integram o conjunto de atividades necessárias para atender o mercado (FARINA & ZYLBERSZTAJN, 1994). O conjunto destas etapas é o que tem sido chamado de Supply Chain ou Cadeia de Suprimentos. Neste artigo, discute-se alguns casos de adoção de uma tecnologia de informação, o EDI (troca eletrônica de dados) como ferramenta de coordenação entre varejistas e indústrias agroalimentares. Conclui-se que o processo de adoção é relativamente recente para que se possa mensurar resultados quantitativos e qualitativos significativos, mas já se observa alterações na freqüência de desabastecimento, em estoques melhor dimensionados e vendas maiores em decorrência da maior disponibilidade de mercadorias. Sinalizam-se também mudanças qualitativas, como alteração na função do vendedor tradicional, maior interação entre as áreas técnicas, com um aprendizado comum das novas formas de usar a tecnologia e o importante papel da confiança nos relacionamentos interorganizações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Vicente Gouvea, Almir Donizette, Fabiano Cabañas Navarro, and Carolina Del Roveri. "TERRAS RARAS: CONSIDERAÇÕES SOBRE O PLANALTO DE POÇOS DE CALDAS, MG NO NOVO CENÁRIO MUNDIAL." HOLOS 4 (August 15, 2014): 101. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2014.1810.

Full text
Abstract:
A importância dos minerais de terras raras, considerados “materiais da terceira onda”, se deve a sua relação com o desenvolvimento tecnológico. A China por muito tempo dominou a produção e vendas no mercado mundial, adotando nos últimos anos severas medidas protecionistas que acabaram por forçar diversos países a optar por outras formas de suprimento para suas demandas. A necessidade de procurar novas fontes de minerais estratégicos levou ao desenvolvimento ou retomada de programas de exploração em diversas áreas. Dentre essas, destaca-se o Planalto de Poços de Caldas – MG, que corresponde a um depósito laterítico desenvolvido sobre um complexo alcalino intrusivo em domínios de embasamento cristalino. Nesse contexto geológico observam-se comportamentos distintos quanto aos processos de laterização e/ou oxidação que ocasionam a lixiviação de certos elementos e enriquecimento residual dos menores móveis, podendo formar um depósito econômico dependendo das condições locais. São apresentados dados oriundos de extensa revisão bibliográfica acerca do potencial geológico deste depósito e propõe-se a aplicação de técnicas de baixo custo para os trabalhos prospectivos no maciço.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Oliveira, Kleber, Julio Cesar Zilli, Adriana Carvalho Pinto Vieira, and Debora Volpato. "A comercialização de revestimentos cerâmicos na América Latina." Revista Foco 11, no. 1 (February 4, 2018): 95. http://dx.doi.org/10.28950/1981-223x_revistafocoadm/2018.v11i1.486.

Full text
Abstract:
O estudo objetivou analisar a percepção das empresas importadoras da América do Sul perante a comercialização de revestimentos cerâmicos com o Brasil, Itália, Espanha e China. Metodologicamente, caracteriza-se como uma pesquisa descritiva, bibliográfica e de campo. Para a coleta dos dados foi enviado um questionário para 27 empresas, com a participação efetiva de 10 importadoras. A análise dos dados foi essencialmente qualitativa. Verificou-se que a capacidade produtiva das empresas brasileiras aumentou consideravelmente ao longo dos anos, quase dobrando o número e atingindo seu ápice em 2015. Percebeu-se a grande experiência dos entrevistados no setor em estudo, onde 40% das empresas possuía mais de 20 anos de mercado e os outros 60% até 8 anos. A inovação no lançamento de novos produtos, aliada a novos designs, contribuem para o aumento das vendas, uma vez que o importador terá sempre novas opções de compra para apresentar em suas lojas. The objective of this study was to analyze the perception of South American importers in relation to the commercialization of ceramic tiles with Brazil, Italy, Spain and China. Methodologically, it is characterized as a descriptive, bibliographical and field research. For the data collection, a questionnaire was sent to 27 companies, with the effective participation of 10 importers. Data analysis was essentially qualitative. It was verified that the productive capacity of the Brazilian companies increased considerably over the years, almost doubling the number and reaching its peak in 2015. The great experience of the interviewees in the sector under study was noticed, where 40% of the companies had more than 20 years of market and the other 60% up to 8 years. The innovation in new product launches, together with new designs, contribute to increased sales, since the importer will always have new buying options to present in their stores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Novaes, Marlene Huebes, and Alan Ceratti Pernanchini. "HABILIDADES NA CAPTAÇÃO E NEGOCIAÇÃO DE PROJETOS TURÍSTICOS: A percepção dos consultores." Applied Tourism 1, no. 2 (September 15, 2016): 5. http://dx.doi.org/10.14210/at.v1n2.p5-30.

Full text
Abstract:
O presente artigo busca elencar, através de uma pesquisa realizada com pro ssionais da área de consultoria, as habilidades utilizadas pelos mesmos durante as etapas de captação e negociação de projetos turísticos, comparando com as habilidades publicadas por autores especialistas da área. A metodologia aplicada foi pesquisa do tipo bibliográ ca, exploratória, quantitativa com análise multivariada de clusters. Através deste método formaram-se três grupos, compostos pelas respostas dos entrevistados, buscando através de uma distância denominada euclidiana a dissimilaridade desses grupos. Na análise dos clusters, foi possível perceber as diferenças e semelhanças geradas pelos grupos, como a maneira que os consultores da área classi cam o processo de desenvolvimento de suas habilidades, durante o processo de consultoria. Grande parte dos entrevistados destacou como a principal in uência para o desenvolvimento de novas habilidades as pesquisas, artigos, publicações sobre o comportamento do consumidor, mercados e tendências, leitura de livros relacionados à vendas, negociações e elaboração de projetos. O que permite inferir que o desenvolvimento de habilidades é essencial no decorrer da carreira de um consultor. Ressalta-se a necessidade dos consultores buscarem o desenvolvimento constante para agregar valor aos seus serviços.Palavras-chave: Turismo. Hotelaria. Consultoria. Habilidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Mayorga Escalada, Santiago. "La marca en los clubes de La Liga." Mediapolis – Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público, no. 8 (June 13, 2019): 159–87. http://dx.doi.org/10.14195/2183-6019_8_10.

Full text
Abstract:
Este trabalho de investigação procura conhecer qual é a realidade de alguns clubes de futebol profissional em Espanha, que integraram La Liga na época de 2017/2018, atendendo à sua dimensão estratégica, por se terem constituído como marcas comerciais através de um processo integrado de gestão. Como marcas integrantes do setor do entretenimento, mais concretamente da indústria do desporto profissional, este tipo de organizações dependem da profissionalização das suas ações de branding, marketing, management e comunicação para conseguirem valor acrescentado, para além de aumentar as suas vendas, procurar novas vias de financiamento, melhorar a reputação, posicionar-se no mercado, diferenciar- -se da concorrência, gerar e potenciar engagement entre os seus públicos, e ampliar o seu mercado, chegando a internacionalizá- lo. Em definitiva, utilizar a sua marca para conseguir melhorar as receitas financeiras, fortalecendo a sua imagem de forma positiva, coerente, consistente e global. Igualmente importante é conhecer como os clubes valorizam a profissionalização dos seus processos de gestão estratégica da marca, bem como o tratamento dos resultados, a destreza na investigação e gestão de dados, e as ações de implementação estratégica com o objetivo de gerar, a longo prazo, uma ideia positiva da marca em todos os domínios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Tonelli, Maria José. "Revistas Científicas em Administração: o papel histórico da Revista de Administração de Empresas (RAE) na construção do campo acadêmico em Administração no Brasil." Cadernos EBAPE.BR 16, spe (October 2018): 509–15. http://dx.doi.org/10.1590/1679-395173941.

Full text
Abstract:
Resumo Este artigo analisa o papel histórico da Revista de Administração de Empresas (RAE) na construção do campo acadêmico em Administração no Brasil, com base nos artigos, nos editoriais e nas resenhas publicadas a partir de sua criação, em 1961. A RAE surgiu como o periódico que introduziu os primeiros modelos de gestão a ser seguidos. Trata-se de uma nova linguagem, não apenas de formas de organizar as vendas ou a produção, de uma nova mentalidade que propõe uma organização social distinta. São características relevantes da RAE, desde sua criação, a divulgação de novas áreas do conhecimento em Administração e a publicação das primeiras pesquisas empíricas sobre a realidade brasileira. Os primeiros números da RAE indicam: i) a presença de autores estrangeiros, vários vinculados à Michigan State University (MSU), instituição que participou da fundação e do desenvolvimento da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP); ii) os primeiros artigos de áreas temáticas da Administração, em especial, Marketing, Finanças e Comportamento Organizacional; e iii) o contato dos professores brasileiros com uma literatura internacional atualizada, especialmente norte-americana, no campo da Gestão. Ao lado de textos que tratam de práticas administrativas, a RAE também é um espaço para debates político-sociais e artigos reflexivos e críticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Gondim, Cibelle Batista, and Maria Valéria Pereira de Araújo. "Gestão da reputação on-line pelos meios de hospedagem: Uma análise das respostas ao EWOM negativo." Turismo - Visão e Ação 22, no. 1 (May 21, 2020): 185. http://dx.doi.org/10.14210/rtva.v22n1.p185-209.

Full text
Abstract:
Cada vez mais consumidores recorrem ao boca a boca eletrônico (eWOM) gerado por outros usuários antes de escolherem a opção de hospedagem para a próxima viagem. Sabendo disso, alguns canais de vendas na internet disponibilizam às empresas a oportunidade de responderem às avaliações dos hóspedes, algo imprescindível para a gestão da reputação on-line. À vista disso, esta pesquisa objetivou analisar como as empresas de hospedagem de diferentes classificações por estrelas (autoclassificação) vêm gerenciando as respostas ao eWOM negativo no site Booking.com. O estudo qualitativo se baseou na análise de 251 respostas a comentários negativos, publicadas por 51 meios de hospedagem localizados na cidade de Natal (RN). Algumas categorias de análise foram previamente definidas com base em estudos antecedentes (Lee & Song, 2010; Sparks, So, & Bradley, 2016; Li, Cui, & Peng, 2017). A pesquisa trouxe contribuições teóricas a partir do surgimento de novas subcategorias de análise, além de recomendações práticas aos gestores, ao permitir conhecer a maneira como as empresas vêm gerenciando as respostas ao eWOM negativo. De forma geral, as discussões levantadas podem auxiliar as organizações do setor de hospedagem a conduzirem uma estratégia de respostas mais direcionada, trazendo benefícios para uma melhor gestão da reputação on-line dessas empresas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Araujo, Fábio Francisco de, and Luciana Barata Adler. "O Lançamento de uma nova embalagem do refrigerante Coca-Cola: um estudo de caso sobre o lançamento da mini pet pela empresa Rio de Janeiro Refrescos." Revista Pensamento Contemporâneo em Administração 9, no. 2 (June 30, 2015): 113. http://dx.doi.org/10.12712/rpca.v9i2.523.

Full text
Abstract:
Este estudo investigou o lançamento da embalagem de Coca-Cola Pet 250 mililitros (ml.) realizado pela empresa Rio de Janeiro Refrescos. O foco do lançamento recaiu sobre consumidores de baixa renda. Aaker (1998) descreve que a marca é composta por ativos e passivos que podem ser agrupados em cinco dimensões: lealdade, conhecimento, qualidade percebida. No caso dos consumidores de baixa renda, o interesse pode ser relacionado com aspirações sociais e sentimentos de inclusão, que vêm com o consumo das mesmas marcas consumidas pelas classes altas (Chauvel e Mattos, 2008). Prahalad (2005) destaca que criar ofertas competitivas para baixa renda permite aproveitar novas oportunidades de mercado. O método caso foi utilizado para condução da pesquisa. A adoção do estudo de caso, que preconiza o uso de múltiplas fontes de evidência, cria condições para uma triangulação dos dados durante a fase de análise (Yin, 2005). Foram realizadas entrevistas em profundidade com profissionais de marketing da empresa e de um ponto de vendas do produto. Os resultados mostram que a estratégica foi eficiente em enfrentar os concorrentes do mercado de bebidas não-alcoólicas, e que o produto foi adequado para atingir o público-alvo, pois permitiu o consumo do refrigerante Coca-Cola a um preço mais acessível.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Silva, Rúben, and Isabel S. Carvalho. "In vitro Antioxidant Activity, Phenolic Compounds and Protective Effect against DNA Damage Provided by Leaves, Stems and Flowers of Portulaca oleracea (Purslane)." Natural Product Communications 9, no. 1 (January 2014): 1934578X1400900. http://dx.doi.org/10.1177/1934578x1400900115.

Full text
Abstract:
This study analyzed the antioxidant properties of Portulaca oleracea L., known as purslane. The samples (leaves, flowers and stems) were collected at two different locations in Portugal: Tavira (L1) and Vendas Novas (L2). Assays for total antioxidant activity, total phenolic content and ferric-reducing antioxidant power were conducted and, for both locations, significantly higher values ( P<0,05) were observed for stems (508.8 and 982.3 mg AAE/100 g DW, 1008.6 and 2285.5 mg GAE/100 g DW, 121.0 and 166.3 mg TE/100 g DW, respectively for each location), than in leaves or flowers. In the DPPH assay, the three-plant parts from L2 reached the 50% inhibition rate in lower concentrations than plants from L1. On the other hand, higher concentrations of total monomeric anthocyanins were found in samples from L1 (95.5, 88.8 and 86.0 mg/L) than in samples from L2 (81.7, 70.5 and 59.8 mg/L). The same was true for phenolic acids, estimated by liquid-chromatography, where methanol extracts were used. Phenolic extracts from all three-plant parts from both locations showed protective effects on DNA against hydroxyl radicals. This work suggests the possibility of benefit to human health from its consumption, related to the high antioxidant activity of purslane, even the stems, usually discarded in daily consumption.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Carrete, Liliam Sanchez, Decio Krakauer, and Jane Aparecida Marques. "Valuation de uma spin-off brasileira de cloud computing voltada para o mercado de pequenas e médias empresas." Revista Ibero-Americana de Estratégia 19, no. 2 (August 19, 2020): 28–39. http://dx.doi.org/10.5585/riae.v19i2.13978.

Full text
Abstract:
Objetivo do Trabalho: O presente estudo tem como objetivo estudar a estratégia de realização de valuation de empresas de tecnologia, em especial de uma spin-off brasileira de cloud computing voltada para o mercado de pequenas e médias empresas, de forma a orientar os empreendedores desse setor para as fases de negociação de participação para captação de recursos para investidor Venture Capital com a finalidade de expansão ou saída do negócio.Metodologia: Foi realizado um estudo de caso em uma spin-off específica, com foco em soluções de software de gestão empresarial para pequenas e médias empresas.Originalidade: O mercado de cloud computing cresceu, no Brasil, 47% em 2016, o que indica um grande potencial para novas empresas focadas nesse segmento. Dessa forma, passa a ser relevante o estudo de estratégias de crescimento, de expansão ou de vendas dessas empresas.Principais Resultados: A aplicação dos resultados obtidos com o estudo pode ser útil para nortear estratégias de captação de recursos com fins de expansão dessas empresas de cloud computing através da sua avaliação tanto para futuros empreendedores quanto para investidores.Contribuições Teóricas: A aplicação de um método de valuation de uma spin-off de uma empresa que atua no segmento de cloud computing para captação de recursos de investidores Venture Capital representa uma contribuição tanto para empreendedores quanto para investidores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Medina, Gabriel. "Ocupação cabocla e extrativismo madeireiro no alto capim: uma estratégia de reprodução camponesa." Acta Amazonica 34, no. 2 (2004): 309–18. http://dx.doi.org/10.1590/s0044-59672004000200017.

Full text
Abstract:
Com o avanço da atividade madeireira através da Bacia Amazônica, comunidades localizadas ao longo das fronteiras madeireiras passam a ter oportunidade de vender os direitos de extração da madeira de suas áreas. O valor localmente percebido e as decisões das populações locais sobre a forma de uso de seus recursos contrastam fortemente com as visões globalmente construídas sobre o valor da floresta tropical. Este valor local é baseado em representações que consideram a importância local dos produtos florestais e no contexto em que estas representações são construídas. Para explorar esta temática, o artigo começa com uma reconstrução do histórico de uma comunidade cabocla enfocando nas dinâmicas de uso da floresta. Para os comunitários, a madeira sempre representou uma herança que poderia ser gasta ao longo do tempo. A madeira foi o principal produto da floresta com valor de mercado e, até recentemente, sua extração não reduziu significativamente o acesso aos outros produtos florestais. A madeira, então, foi vista como uma herança com valor de troca e uso não conflituoso. Quatro fatores sócio-econômicos influenciaram a continuidade das vendas de madeira mesmo quando as perdas no consumo de produtos não madeireiros ficaram evidentes: 1) relações paternalistas entre os compradores da madeira e os caboclos; 2) dificuldades de gestão comum dos recursos; 3) especialização na extração de madeira e dependência de produtos externos e; 4) crescente envolvimento no mercado que demandou maior quantidade de dinheiro para suprir novas necessidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Ferreira, Ramon de Souza. "Sistema de gestão ambiental de acordo com NBR ISO 14001 em uma empresa de celulose e papel." Research, Society and Development 9, no. 7 (May 30, 2020): e681972402. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.2402.

Full text
Abstract:
Ampliação de mercado, melhoria da qualidade do produto, maior produção, desenvolvimento sustentável, dentre outras figuram como sendo algumas das possibilidades que uma empresa adquiri quando inicia um sistema de gestão ambiental. Muito mais do que cuidar do meio ambiente, por meio da implantação de uma nova gestão, a empresa se torna mais competitiva e seu produto mais visível no mercado. Qualidades são embutidas ao produto oferecido. Produzir utilizando padrões de qualidade como o ISO 14.001 tem sido de grande importância e um diferenciador entre as empresas globais. Esse trabalho teve como objetivo mostrar as vantagens que uma empresa possui quando desenvolve um sistema de gestão ambiental, as novas possibilidades que a empresa possui após receber certificação da gestão implantada e por fim esse sistema é exemplificado com uma empresa de celulose e papel que possui um sistema de gestão ambiental em operação. A metodologia adotada foi de revisão bibliográfica. Essa modalidade é caracterizada pela busca de estudos e pesquisas mais recentes possíveis em artigos científicos, revistas, livros, dentre outros como forma de defender ou refutar uma ideia. Foi percebido que as empresas que já optaram por aderir a algum movimento em prol do meio ambiente tiveram sua visibilidade no mercado aumentada e consequente aumento em suas vendas e crescimento. Por fim, ficou evidenciado que independente do segmento que uma empresa se enquadra, quando essa busca a certificação ambiental por meio do ISO 14.001 seu produto ganha valor agregado, pois essa prática expõe o cuidado e preocupação a empresa tem com o meio ambiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Calegari, Eliana Paula, Sandra Souza dos Santos, Branca Freitas de Oliveira, and Wilson Kindlein Júnior. "Design e materiais: estudo de caso do prendedor de roupa." Design e Tecnologia 3, no. 05 (August 1, 2013): 1. http://dx.doi.org/10.23972/det2013iss05pp1-8.

Full text
Abstract:
O presente artigo caracteriza cinco prendedores de roupa com preços de venda distintos. O objetivo foi verificar se o valor de venda do produto final estava diretamente relacionado com a variedade dos materiais e processos utilizados durante a fabricação do prendedor de roupa. Desta forma, esta análise é interessante no sentido de promover uma melhor compreensão dos produtos, dos materiais e processos envolvidos no desenvolvimento de novas alternativas a fim de otimizar soluções para novos projetos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Anitelli, Felipe, and Marcelo Tramontano. "Vila dos idosos: novos insumos para a política habitacional, novos parâmetros para a arquitetura, novas resultantes urbanas." Oculum Ensaios 14, no. 1 (June 21, 2017): 63. http://dx.doi.org/10.24220/2318-0919v14n1a3246.

Full text
Abstract:
O principal objetivo deste artigo e identificar qualidades do conjunto habitacional Vila dos Idosos, promovido pela Companhia Metropolitana de Habitação e projetado por Hector Vigliecca, localizado em São Paulo. São três as categorias de analise escolhidas que organizam as reflexões propostas: soluções arquitetônicas idealizadas pelo arquiteto, aspectos da política habitacional adotada e assistência na rotina doméstica dos moradores. A premissa deste trabalho e que especificidades da Vila dos Idosos, desde sua formatação e gestão até suas resultantes projetais e a própria localização do empreendimento, contrapõem‑se a provisão habitacional publica vigente, cujos resultados são extensos conjuntos habitacionais, compostos por edifícios de apartamentos implantados em terrenos proporcionalmente grandes, localizados em periferias metropolitanas, longe de centralidades já consolidadas, formatados a partir de um projeto arquitetônico e urbanístico altamente padronizado, cujo principal objetivo em termos de consumo e a venda da unidade habitacional. Como contraponto, a Vila dos Idosos indica outros caminhos para o acesso a moradia e a cidade, incluindo‑se, pretensamente, em reformas urbanas consideradas aqui como progressistas. Para embasar os argumentos expostos, foram utilizados procedimentos metodológicos variados: revisão bibliográfica, analise de peças gráficas, visita a Vila dos Idosos e entrevistas.PALAVRAS‑CHAVE: Habitação de interesse social. Política pública habitacional. Vila dos idosos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Vieira, Valter Afonso, Juliano Domingues Silva, Sean Cassiolato Berbert, and Valter da Silva Faia. "Impacto do Sistema de Controle sobre a Venda de Novos Produtos." Revista de Administração Contemporânea 19, spe2 (August 2015): 221–44. http://dx.doi.org/10.1590/1982-7849rac20151840.

Full text
Abstract:
ResumoEste artigo busca compreender o impacto do sistema de controle do vendedor na relação entre esforço de vendas e desempenho. Duas perspectivas de sistema de controle são adotadas: resultado e comportamento. A diferença entre ambas se dá na forma como o vendedor é avaliado para realizar seu trabalho. Se o gerente de vendas se preocupa apenas com o resultado final das vendas, adota-se um sistema de controle baseado em resultados. Entretanto, se o gerente se preocupa com a capacidade, a habilidade e o conhecimento que o vendedor possui, adota-se um sistema de controle baseado no comportamento. Com base na teoria de Anderson e Oliver (1987) e Oliver e Anderson (1994), sugere-se um modelo teórico para explicar desempenho com vendas, posicionando sistema de controle como variável moderadora. Duas pesquisas descritivas de campo são realizadas para testar as hipóteses do modelo proposto com vendedores de medicamentos e de automóveis. Quatro modelos de regressão são aplicados e analisados. A primeira conclusão é que a percepção da inovação do produto pelo vendedor realmente interfere no lançamento de novos produtos. A segunda demonstrou que o esforço do vendedor tem uma relação negativa com o desempenho da farmácia. A terceira é a constatação do efeito moderador do sistema de controle na relação entre experiência do vendedor e seu esforço com vendas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Freitas, Simone Camilo de, and Elisângela Cabral de Meireles. "A ULTILIZAÇÃO DA INDICAÇÃO GEOGRAFICA COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA PARA AS EMPRESAS: UM ESTUDO DE CASO A CERCA DAS QUATRO INDICAÇÕES QUE O BRASIL POSSUI NA ATUALIDADE." EmpíricaBR - Revista Brasileira de Gestão, Negócio e Tecnologia da Informação 1, no. 2 (December 22, 2009): 128. http://dx.doi.org/10.15628/empiricabr.2009.292.

Full text
Abstract:
O desafio das exportações brasileiras e a exigência por produtos de qualidade aceleraram a necessidade da obtenção de ferramentas de competitividade, neste cenário surge como resposta a Indicação Geográfica (IG). Compreender a dinâmica do comércio internacional a partir da utilização da IG como ferramenta competitiva para inserção nos mercados, caracteriza-se como sendo o principal objetivo do estudo. Seguido dos objetivos específicos que são: Identificar o cenário mundial da Indicação Geográfica; Identificar as IG’s; Verificar novas proposições de Indicações Geográficas no Brasil e; Diagnosticar a conjuntura de IG’s no Rio Grande do Norte. A pesquisa foi de caráter exploratória e descritiva, o universo e a amostra da pesquisa de campo foi o Ministério da Agricultura Pecuária a Abastecimento (MAPA) e o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), no que se refere aos meios à pesquisa foi bibliográfica e de campo. No tocante ao embasamento teórico algumas informações que se julgou interessante foram destacadas como, por exemplo, a utilização da IG como estratégia competitiva, a análise do ambiente para a formulação e implementação desse tipo de estratégia. O surgimento da IG desde os primórdios, a sua importância para o mercado nacional e internacional, e a posição da IG no Brasil na atualidade. Em resposta a problemática: De que forma a Indicação Geográfica pode impactar sobre a dinâmica do comércio internacional praticado pelo Brasil. Ela impacta na medida em que o país inserido num mundo globalizado, a competição entre os países a fim de buscar posições favoráveis as suas vendas está cada vez maior. Onde os consumidores cada vez mais exigentes, buscam sempre produtos de qualidade e de procedência, fazendo com que a IG torne-se uma importante ferramenta de competitividade. Contudo o produto com o registro de IG pode não ser melhor do que outros, mas é diferenciado, seja por seus aspectos, ou seu modo de fabricação, destacando-se e ganhando força para enfrentar a competitividade exigida pelo mercado. PALAVRAS-CHAVE: Indicação Geográfica, Comércio internacional, Estratégia competitiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Guimarães, Liliane de Oliveira, and Guillermo Cardoza. "Cosméticos Contém 1g: um caso de empreendedorismo e inovação." Revista de Administração Contemporânea 9, no. 4 (December 2005): 181–99. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-65552005000400010.

Full text
Abstract:
Este caso de ensino descreve a fundação e a expansão da Contém 1g, uma empresa brasileira do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. Fundada em 1984 como empresa têxtil, seu proprietário redirecionou o negócio e iniciou a produção de perfumes em 1994. A história empresarial da Contém 1g é marcada pelo lançamento de novos produtos e pela utilização, a partir de determinado momento, de um sistema híbrido de vendas: venda direta e franquia. A decisão de expandir o negócio é o ponto de partida para a discussão bem como as habilidades necessárias para consolidar sua posição no mercado internacional. O caso da Contém 1g pode ser utilizado para discutir temas de caráter acadêmico relacionando inovação e empreendedorismo e expansão de empresas bem como servir para iniciar uma discussão sobre processo de desenvolvimento organizacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Dos Santos, Giovana Vieira. "Análise do impacto do orçamento base zero como fator de geração de competitividade em uma empresa do setor de office supplies no estado de São Paulo." Revista Gestão & Tecnologia 15, no. 3 (December 16, 2015): 272. http://dx.doi.org/10.20397/2177-6652/2015.v15i3.903.

Full text
Abstract:
Este relato técnico é um estudo de caso aplicado a uma empresa brasileira participante da indústria de Office Supplies (venda de produtos tais como: material de escritório, suprimentos de informática, higiene e limpeza, além de móveis e equipamentos destinados ao mercado B2B), sua atuação é limitada ao estado de São Paulo. A empresa estudada definiu dois pontos como sendo pilares de competitividade: o sistema logístico externo e um corpo de vendas bem treinado alinhado a estratégia da empresa. Entretanto, dado a evolução da concorrência já existente e a chegada de novos entrantes, a empresa estudada percebeu que já não eram suficientes estes dois fatores para manter a competitividade em longo prazo. A análise efetuada por este relato técnico tem como objetivo mostrar o caminho adotado por esta empresa para redefinição de competitividade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Muniz Cipriano, Ana Cândida. "Provendo Acesso à Solução de Conflitos na Economia Digital." Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia 49, no. 1 (September 7, 2021): 29–68. http://dx.doi.org/10.14393/rfadir-v49n1a2021-62775.

Full text
Abstract:
A pandemia provocada pela Covid-19 trouxe uma nova velocidade para as relações de consumo, forçando tanto fornecedores quanto consumidores a se adaptarem à novas formas de consumo, à novos produtos e serviços, enfim, à uma nova realidade. O acesso à solução de conflitos, ou o simples acesso do consumidor ao fornecedor, no pós venda, não seguiu a mesma velocidade. O presente artigo traz uma reflexão sobre os esforços impulsionados pela economia digital no provimento de plataformas para a solução de conflitos de consumo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Oliveira Fonseca, Gabriela, Rafael Medeiros Hespanhol, and Danillo Roberto Pereira. "ANÁLISE MERCADOLÓGICA DO SEGMENTO PET: ESTUDO DE CASO UTILIZANDO APRENDIZADO DE MÁQUINA." Revista Latino-Americana de Inovação e Engenharia de Produção 5, no. 8 (December 26, 2017): 117. http://dx.doi.org/10.5380/relainep.v5i8.56495.

Full text
Abstract:
O presente trabalho teve como objetivo analisar a aplicação do Aprendizado de Máquina nas vendas anuais de um pet shop, com o objetivo de reconhecer os padrões na descrição das mesmas, como data, tipo de produto, cliente e valor de venda. Objetivou-se, com o desenvolvimento desta pesquisa, desenvolver uma análise estratégica para melhor posicionar a empresa perante a disponibilidade de produtos e para utilizá-la como ferramenta de alcance de novos clientes. Para este objetivo, a pesquisa contou com os dados coletados de acordo com a aplicação de um software de planejamento de recursos da empresa (ERP) e por pesquisa documental, para o conhecimento do cenário do setor e para o entendimento do ferramental. Foi sugerido o uso das metodologias Floresta de Caminhos Ótimos (OPF) e K-means para entendimento dos agrupamentos de uma grande quantidade de dados que demonstrassem relação. A quantificação ocorreu com os dados de vendas, diferenciados quanto ao sexo dos clientes, o produto comprado com a respectiva quantidade e o dia de sua comercialização. O trabalho de pesquisa teve a intenção de correlacionar os dados das vendas para auxiliar nas decisões de reabastecimento dos produtos da loja, assim como, o reconhecimento dos padrões de visitas e comportamento dos clientes, para prever quais produtos e qual a quantidade deles que podem ser procurados no mês seguinte, além de arriscar a época em que o cliente poderá retornar para consumi-lo novamente. Por fim, testou-se a execução do OPF e do K-means como ferramentas de gestão empresarial estratégicas em um pet shop sem ter a necessidade de um gerenciamento de estoques e previsão de vendas. Como resultado, foram identificadas as categorias dos produtos que mais são vendidos, a dispersão das vendas nos meses em estudo, as mulheres como maiores clientes não considerando os clientes não cadastrados, os tipos de produtos que compensam ser vendidos separadamente, e foi demonstrado, através da aplicação do OPF que os medicamentos e vacinas são vendidos para atendimento de diferentes classes sociais que frequentam a loja. Entretanto, a aplicação do K-means resultou em limitações quanto ao reconhecimento de padrões.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Marietto, Márcio Luiz, Maria Henriqueta Gimenes Minasse Minasse, Isabel Cristina Scafuto, and Sergio Luiz do Amaral Moretti. "PRÁTICAS ESTRATÉGICAS DE VENDAS EM PEQUENAS LOJAS DE PRODUTOS PARA NOIVAS." Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios 8, no. 3 (March 27, 2016): 121. http://dx.doi.org/10.19177/reen.v8e32015121-145.

Full text
Abstract:
<p>Esta pesquisa oferece perspectivas diferentes para se observar o fenômeno da Prática Estratégica para a sobrevivência de pequenas lojas comerciais localizadas em um <em>Cluster. </em>Observamos como os vendedores e gerentes destas lojas, imersos em um ambiente institucional vinculado aos rituais e simbolismo do Casamento, utilizam os elementos do hedonismo e da hospitalidade para alavancarem suas atividades estratégicas de vendas. O estudo utilizou-se de procedimentos etnográficos no maior <em>cluster</em> latino-americano de lojas de produtos de Noivas e analisou como os gestores de pequenas lojas de Noivas realizam seu trabalho estratégico de promoção de vendas. Os resultados indicaram que os atributos institucionais do ritual simbólico do Casamento permitem a interação dos gestores em suas práticas estratégicas utilizando como ferramentas elementos do <em>marketing</em> e da hospitalidade possibilitando legitimidade e, consequentemente, a sobrevivência destas organizações. Este trabalho contribui para ampliar a percepção da possibilidade de se utilizar estudos qualitativos e sociológicos de Estratégia como Prática em inter-relação com elementos de outras disciplinas como <em>Marketing</em> e Hospitalidade para aumentar o potencial de análise empírica de fenômenos sociais relacionados às estratégias de sobrevivência das Organizações.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Benvenutti, Alexandre Fabiano. "Infraestrutura, habitação e produção imobiliária de mercado na metrópole remodelada." Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP 26, no. 48 (August 12, 2019): e123685. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2317-2762.posfau.2019.123685.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa relações entre desenvolvimento da produção imobiliária de mercado e infraestrutura pública. Aborda o caso da cidade de Curitiba durante o período de 1971 a 1983, momento marcado pela realização de grandes projetos de remodelação urbana, bem como pela definição de novos e rígidos parâmetros de uso e ocupação do solo. Nesse contexto, o setor imobiliário reorganiza e inova sua produção, destacando-se o aprimoramento das técnicas de venda, a busca de novas estratégias para apresentação e divulgação dos empreendimentos aos consumidores e a criação de valores culturais e “necessidades” sociais sintonizadas com o mercado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Marin Padilla, Encarnación. "Notas sobre una sinagoga de Zaragoza, la de «Alhaquim»." Sefarad 56, no. 2 (June 13, 2018): 437. http://dx.doi.org/10.3989/sefarad.1996.v56.i2.880.

Full text
Abstract:
La autora da noticia del hallazgo de un documento del Archivo de Protocolos Notariales de Zaragoza, en el que se alude a las sucesivas ventas de parte de una sinagoga de la ciudad, la de «Alhaquim», cuyo último propietario fue el converso Leonardo de la Caballería. Dichas ventas se testificaron ante dos notarios, el judío Sento Gallipapa y el cristiano Pedro Latallada, en el año 1433.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography