To see the other types of publications on this topic, follow the link: Verificação da estabilidade.

Journal articles on the topic 'Verificação da estabilidade'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Verificação da estabilidade.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Teresa Reis, Maria, and João Alfredo Santos. "Verificação da segurança de estruturas marítimas utilizando métodos probabilísticos de níveis II e III." Territorium, no. 18 (July 29, 2011): 73–88. http://dx.doi.org/10.14195/1647-7723_18_6.

Full text
Abstract:
Este artigo ilustra o trabalho que o Núcleo de Portos e Estruturas Marítimas do LNEC tem vindo a desenvolver no âmbito da verificação da segurança à estabilidade e ao galgamento de estruturas marítimas utilizando métodos probabilísticos de níveis II e III. Apresentam-se dois casos de estudo: 1) verificação da segurança ao modo de falha por galgamento de uma estrutura de protecção costeira; e 2) verificação da segurança ao modo de falha por instabilidade hidráulica do manto protector de um quebra-mar de taludes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Lehmen, João Felipe, and Caroline Müller Bitencourt. "A ESTABILIDADE DO SERVIDOR PÚBLICO COMO CONDIÇÃO A MANUTENÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO BÁSICO: REFLEXÕES NECESSÁRIAS A PARTIR DA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS PELO TERCEIRO SETOR." Revista de Estudos e Pesquisas Avançadas do Terceiro Setor 6, no. 1 (December 11, 2019): 298. http://dx.doi.org/10.31501/repats.v6i1.10483.

Full text
Abstract:
A educação básica é um direito de todos, sendo um dever do estado e da família em colaboração com a sociedade. Neste sentido, o artigo se propõe a abordar a questão da educação básica e os reflexos a este serviço público a partir sua execução por meio das entidades do denominado terceiro setor, tendo como enfoque a ausência de estabilidade dos profissionais. O problema de pesquisa consiste no seguinte questionamento: a ausência de estabilidade dos profissionais do magistério, diante da prestação dos serviços pelas entidades do terceiro setor pode comprometer a qualidade do ensino básico? O objetivo do trabalho é analisar criticamente, à luz do direito constitucional e administrativo, se a qualidade da prestação dos serviços públicos de educação básica, tendo em conta a sua prestação pelas entidades do terceiro setor, especialmente por consequência da ausência de estabilidade dos servidores, pode restar comprometida. A verificação dar-se-á por meio do método hipotético-dedutivo, iniciando-se pela contextualização da reforma administrativa do estado e o regime de direito aplicado a partir dela, passando pela verificação da responsabilidade dos entes federativos com relação a educação básica e o seu conceito, bem como pela análise do instituto da estabilidade dos servidores públicos. Como resultado da pesquisa, evidencia-se que a estabilidade dos servidores públicos não é garantia apenas destes, mas sim do próprio interesse público. Logo, a sua ausência pode redundar em prejuízo a qualidade do serviço de educação básica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Cardoso, Manoel Gonçalves, Ernani Carlos de Araújo, and Luiz Cláudio Cândido. "Inspeção de ponte ferroviária metálica: verificação da capacidade de carga da "Ponte da Barra" em Ouro Preto/MG." Rem: Revista Escola de Minas 61, no. 2 (June 2008): 211–18. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672008000200016.

Full text
Abstract:
Esse trabalho procurou diagnosticar os fenômenos patológicos apresentados pela "Ponte da Barra" (ponte metálica restaurada e reforçada para implantação da Ferrovia Turística Cultural entre Ouro Preto e Mariana/MG) e apresentar soluções para o combate a tais fenômenos. Para o cadastro da ponte, foram identificadas, por inspeção visual e registros fotográficos, as patologias presentes. Também foi realizada a modelagem numérica através de elementos finitos (elemento de barra com seis graus de liberdade por nó), visando a analisar o comportamento estrutural da ponte antes e após reforço estrutural. Dessa maneira foi possível fazer a avaliação da estabilidade da mesma e, também, a avaliação da eficiência do reforço estrutural proposto. A análise numérica foi viabilizada através de parâmetros levantados in loco, como geometria, propriedades mecânicas e fatores patológicos. Os estudos laboratoriais, como caracterização química, ensaio de tração, análise metalográfica e dos produtos de corrosão, foram determinadas através de amostras do aço de elementos estruturais da própria ponte. Observou-se que o sistema de curva tensionada utilizado para reforço estrutural agravou, sistematicamente, a estabilidade global da ponte, introduzindo acréscimo de carga aos elementos estruturais mais críticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Giovani Olegario da, Agnaldo Donizete Ferreira de Carvalho, Jairo Vidal Vieira, and Giovani Benin. "Verificação da adaptabilidade e estabilidade de populações de cenoura pelos métodos AMMI, GGE biplot e REML/BLUP." Bragantia 70, no. 3 (September 9, 2011): 494–501. http://dx.doi.org/10.1590/s0006-87052011005000003.

Full text
Abstract:
O objetivo desse estudo foi verificar a adaptabilidade e estabilidade de populações de cenoura diante de ambientes com cultivo orgânico e convencional e realizar a comparação entre as metodologias estatísticas utilizadas. O trabalho foi desenvolvido em 2007 e 2008, em cinco locais. Em São Gotardo (MG); Irecê (BA) e Gama (DF) foi realizado cultivo convencional e em PAD (DF) (Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal) e Gama (DF) foi utilizado o sistema de cultivo orgânico. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso com três repetições e parcelas de 1 m2. Foram avaliadas sete populações de cenoura do grupo Brasilia: 0912545, 0912532, 0912520, BRS Planalto, Esplanada, Brasília e Alvorada. Aos cem dias após a semeadura, foi determinada em cada parcela, em gramas, a massa das raízes com padrão comercial. Para a avaliação da adaptabilidade e estabilidade foram aplicados os métodos AMMI, GGE Biplot e REML/BLUP. As análises AMMI e GGE Biplot foram bastante semelhantes na verificação da adaptabilidade e estabilidade das populações de cenoura, e GGE Biplot agrupou de maneira mais clara os ambientes mais favoráveis e desfavoráveis. A análise REML/BLUP se destacou das demais e apesar de não informar sobre o agrupamento de locais mais semelhantes, apresenta os resultados em função de valores genotípicos levando em consideração os parâmetros de adaptabilidade e estabilidade. As populações com melhor adaptabilidade e estabilidade foram 0912532, BRS Planalto e 0912520.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Bragion, Ana Paula, Edson Fernando Castanheira Rodrigues, João Paulo Boff Almeida, André Luis Christoforo, and Francisco Antonio Rocco Lahr. "AVALIAÇÃO DA ADOÇÃO DE ESPECIFICAÇÕES QUANTO À ESTABILIDADE NO CÁLCULO DE TORRE DE ESCALADA PARA NORMA BRASILEIRA DE PROJETOS EM MADEIRA." HOLOS 6 (December 16, 2020): 1–23. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2020.9873.

Full text
Abstract:
O uso da madeira, principalmente se tratando da madeira laminada colada, agrega versatilidade às construções, pois peças mais longas e com seções mais robustas podem ser fabricadas, apresentando boa proteção contra incêndios, além de se tratar de fonte sustentável de matéria-prima. Dentre as estruturas que podem ser construídas a partir da madeira, encontram-se as torres de escalada, comumente encontradas em países europeus. Com o auxílio das normas Eurocode 5 (2004) e ABNT NBR 7190 (1997), o presente trabalho propõe um design e a posterior verificação estrutural de uma torre de escalada constituída de elementos de madeira serrada e colunas em madeira laminada colada, cabendo destacar que as verificações devem respeitar aos estados limites último e de serviço relativos à resistência e à estabilidade, sendo dada ênfase para a verificação de estabilidade neste trabalho, estabelecendo uma comparação geral entre ambos os documentos normativos. Os resultados apontaram para alguns elementos em condição de instabilidade em flexo-compressão, sendo que a norma brasileira se mostrou menos rigorosa quanto a tal verificação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Laros, Jacob A., and Katia E. Puente-Palacios. "Validação cruzada de uma escala de clima organizacional." Estudos de Psicologia (Natal) 9, no. 1 (April 2004): 113–19. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-294x2004000100013.

Full text
Abstract:
A estabilidade da estrutura fatorial de uma escala de clima organizacional com 66 itens foi investigada. A amostra de 61.349 respondentes foi dividida aleatoriamente em duas partes, a primeira para identificação da estrutura fatorial, a segunda para verificação da sua replicabilidade. O critério adotado para identificar o número de fatores resultou na extração de sete fatores. Para obter uma estrutura fatorial satisfatória 23 itens foram eliminados. Uma segunda análise fatorial dos 43 itens restantes indicou sete fatores explicando 63,4% da variância. Uma análise fatorial de segunda ordem revelou um fator geral explicando 55,5% da variância. Para verificar a estabilidade da estrutura fatorial, os mesmos procedimentos e critérios foram empregados na segunda amostra. Os resultados indicam uma grande estabilidade da estrutura fatorial hierárquica da escala de clima organizacional, com sete fatores de primeira ordem e um fator geral de segunda ordem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Oliveira, Murylo Rodrigues Cândido de, Marcos Vinicius Dias da Silva, Mateus Borba Teixeira, and Douglas Freitas Augusto dos Santos. "Estudo comparativo da estabilidade global em diferentes tipos de lajes." Technology Sciences 2, no. 1 (January 7, 2020): 28–32. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2674-6425.2020.001.0005.

Full text
Abstract:
A verificação da estabilidade global em edifícios de concreto armado é um parâmetro bastante complexo no que tange a resistência e durabilidade da estrutura. Neste trabalho, analisou-se um modelo estrutural para três tipos de lajes, modeladas pelo software AltoQi Eberick v10. O primeiro modelo considera o pórtico com laje maciça. O segundo considera o edifício com laje nervurada e o terceiro, com laje treliçada. Os resultados a serem considerados são o coeficiente Gama-Z e rigidez lateral. Essas análises foram comparadas, e observou-se uma diferença na distribuição das cargas para as vigas, os deslocamentos e, consequentemente, a estabilidade do Edifício, percebeu-se também que os valores de Gama-Z não alteraram de forma significativa, mostrando que as formações de pórtico têm a maior contribuição. Desse modo, os resultados obtidos comprovaram a importância de um estudo comparativo entre as lajes antes da elaboração de projetos estruturais, ressaltado também, é claro, o custo-benefício.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Oro, Neuza Terezinha, Airam Teresa Zago Romcy Sausen, and Paulo Sérgio Sausen. "MODELAGEM, ESTABILIDADE E SIMULAÇÃO DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE BIOGÁS NUM BIODIGESTOR URBANO." Revista CIATEC-UPF 9, no. 1 (June 8, 2017): 25. http://dx.doi.org/10.5335/ciatec.v9i1.6603.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por objetivo apresentar um modelo matemático ajustado para biodigestor urbano. Para desenvolver este trabalho, inicialmente, foi realizado um estudo teórico acerca de biodigestor, modelos matemáticos que representam este processo, sistemas autônomos e estabilidade. Em um segundo momento, foram realizadas a simplificação do modelo matemático que descreve o processo de um biodigestor, o ajuste dos parâmetros no modelo, assim como, a análise da estabilidade do sistema e o comportamento da solução encontrada, juntamente com os gráficos para a verificação da quantidade de bactérias e produção de biogás. As simulações foram realizadas em dois momentos: sem retirada de biogás e o com retirada de biogás. No primeiro caso, através do gráfico, foi analisado a produção de biogás e o crescimento das bactérias, na qual confirmou-se que o ponto de equilíbrio fornece o crescimento máximo das bactérias e a produção máxima do biogás. No segundo caso, utilizou-se uma retirada de biogás a cada 24 horas e novamente confirmou-se o ponto de equilíbrio e foi verificado que após esse ponto a produção de biogás e o crescimento das bactérias tornam-se estáveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Souza, Adriana Régia Marques de, Solange Guidolin Canniatti Brazaca, Valter Arthur, Anderson Giovani Cândico Oliveira, Marta Helena Fillet Spoto, and Júlio Marcos Melges Walder. "Efeito da radiação gama e do armazenamento na qualidade de padúnculos de caju (Anacardium occidentale L.)." Ciência e Agrotecnologia 33, no. 3 (June 2009): 848–54. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-70542009000300026.

Full text
Abstract:
Devido a altas perdas de pedúnculos de caju, métodos de conservação são necessários para um maior aproveitamento dos mesmos. Com esse objetivo, pedúnculos de caju vermelho, maduros, obtidos de cajueiro anão precoce, foram irradiados com doses de 0, 0,5 e 1,0 kGy e armazenados por 9 dias, refrigerados 4 ºC para verificação da estabilidade da qualidade durante o período de armazenamento. Para isso foram realizadas análises químicas, verificando mudanças nos teores de açúcares redutores, Brix, vitamina C e pH. Alterações na firmeza e cor também foram observadas. Os teores de vitamina C diminuíram tanto em função do tempo de estocagem como em função das doses de radiação empregadas. A firmeza dos frutos foi influenciada tanto pelas diferentes doses de radiação quanto pelo armazenamento, aumentando durante o armazenamento e diminuindo quanto maiores as doses de irradiação. O método de conservação por irradiação mostrou-se eficiente para o prolongamento da vida de prateleira dos pedúnculos de caju e manutenção de sua qualidade pós-colheita.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Cardoso da Silva, Marina, Celso Richard da Costa Leal, and Luiz Eduardo Amancio Aguiar. "ANÁLISE DA ESTABILIDADE GLOBAL DE UM MURO LONGITUDINAL EM GABIÃO PARA PROTEÇÃO DE MARGEM EM CURSO D’ÁGUA." Projectus 3, no. 3 (July 24, 2020): 57–74. http://dx.doi.org/10.15202/25254146.2018v3n3p57.

Full text
Abstract:
O presente artigo aborda um dos propósitos para a garantia de ambientes seguros, emfoco, aqueles que circundam cursos d’água, ameaçados por desequilíbrios em terrenosque os margeiam, através do combate às forças externas, provocadas, por exemplo, pelaação humana, ou forças internas, pela alteração da resistência do solo por processosnaturais. Estes desequilíbrios podem ser evitados e/ou tratados a partir de intervençõesadequadas. Através de perspectiva analítica, o objetivo deste estudo visa a compreensãoe a avaliação da estabilidade contra a ruptura global de uma estrutura de Muro Longitudinal em Gabião investigando e explicando o emprego desta técnica de controle paraestabilização e proteção de margens instáveis para um trecho do Rio Pardo, localizado no município de Ibatiba, no Estado do Espírito Santo. Utiliza-se da observação in situpara reconhecimento do estado da margem local e descreve-se o dimensionamento daestrutura, bem como o sistema da estabilidade global através de software GawacWin®proposto para verificação, em parte, da eficiência técnica e do cumprimento da segurança da obra.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Oliveira, Marcia de Freitas, Karen Pantoja De Araújo, Karine Pantoja De Araújo, Maria Isaura Monteiro Buelau, and Peter John Buelau. "Reabilitação neuroclusal em paciente odontopediátrico com mordida cruzada posterior unilateral – relato de caso clínico." Revista da Faculdade de Odontologia - UPF 24, no. 1 (March 28, 2019): 31–37. http://dx.doi.org/10.5335/rfo.v24i1.8633.

Full text
Abstract:
Objetivo: relatar a sequência clínica de tratamento para descruzar uma mordida cruzada posterior unilateralna dentição decídua por meio da reabilitação neuroclusal. Relato de caso: o caso clínico foi realizado em umpaciente do sexo masculino, com 5 anos de idade, diagnosticado com mordida cruzada posterior unilateralfuncional do lado direito. Após a verificação de interferências dentais nos caninos e molares em oclusãocêntrica, realizaram-se os ajustes oclusais. Seguiu-se então o protocolo para confecção de pistas diretas dePlanas, utilizando resina composta em planos inclinados na metade vestibular da face oclusal dos dentes 84e 85 e na face vestibular dos dentes 53, 54 e 55. Logo após a confecção das pistas, observou-se a correçãoda mordida cruzada e a estabilidade na mudança postural da mandíbula. Considerações finais: a reabilitaçãoneuroclusal por meio de pistas diretas de Planas apresenta grande eficácia na correção da mordida cruzadaposterior, proporcionando estabilidade mandibular e estímulo para o crescimento e desenvolvimento crânio-maxilo-facial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Tieni, Lucas Arruda, Wilson Wesley Wutzow, and Elyson Andrew Pozo Liberati. "ANÁLISE DE SEGUNDA ORDEM GLOBAL EM PÓRTICOS DE AÇO DE MÚLTIPLOS PAVIMENTOS UTILIZANDO DIFERENTES MÉTODOS." Revista Tecnológica 28, no. 1 (November 9, 2019): 14–30. http://dx.doi.org/10.4025/revtecnol.v28i1.39990.

Full text
Abstract:
Com a crescente busca por estruturas mais eficientes, os elementos portantes estão cada vez mais esbeltos. Com isso, a análise de segunda ordem global de edifícios se torna indispensável para a verificação da estabilidade da edificação. Diante disso, o objetivo deste trabalho consiste em avaliar os efeitos de segunda ordem em pórticos planos de aço, com múltiplos pavimentos, utilizando-se diferentes métodos aproximados: coeficiente Gama-z (γz); método da Amplificação dos Esforços Solicitantes (B1 + B2), proposto pela ABNT NBR 8800:2008; método da Carga Gravitacional Iterativa e o método de análise do efeito P-Δ, empregando o software SAP2000, sendo os três primeiros calculados com o auxílio do software educacional TRAME 4.2. Análises de estabilidade global foram realizadas por meio de três pórticos planos de aço e os valores de momento de segunda ordem, obtidos para cada método foram comparados. Os resultados demonstraram que as análises de segunda ordem realizadas no software SAP2000 não apresentaram boa convergência, quando o pórtico foi avaliado com diferentes alturas entre pavimentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Partichelli, Fernanda Pedroso, and Maíra Tiemi Yoshizumi. "Avaliação das Características de Campos de Radiação X Utilizando uma Câmara Farmer." Revista Brasileira de Física Médica 14 (December 21, 2020): 580. http://dx.doi.org/10.29384/rbfm.2020.v14.19849001580.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi utilizar uma câmara de ionização do tipo Farmer para avaliar algumas características dos campos de radiação X do equipamento móvel pertencente ao laboratório de Física Médica da UFCSPA. A motivação da verificação dessas características é pela sua importância para o uso adequado deste equipamento durante as aulas práticas da Graduação e para a pesquisa. Foram efetuados testes de estabilidade da câmara Farmer para assegurar a confiabilidade dos valores medidos, conforme recomendações da International Electrotechnical Commission. Os testes de estabilidade mostraram que a resposta da câmara utilizada é estável e dentro dos limites recomendados. As características do campo de radiação avaliadas foram: a uniformidade do campo, a camada semirredutora (CSR) e o coeficiente de homogeneidade. Os resultados da uniformidade do campo, em sua maioria, foram maiores que a variação de 5% estabelecida pela ISO 4037-1. Apesar disso, as CSRs satisfizeram os valores recomendados pela Portaria 453 e os coeficientes de homogeneidade estão de acordo com os valores típicos de radiodiagnóstico determinados pelo código de prática internacional de radiodiagnóstico da Agência Internacional de Energia Atômica, IAEA TRS-457.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Salomão, Pedro Emílio Amador, Everaldo Jardim Lopes, Arnon Roberto Rhis, and Sandro Sofia Figueredo Coelho. "Verificação dos principais tipos de contenções de taludes existentes na cidade de Teófilo Otoni." Research, Society and Development 8, no. 4 (February 25, 2019): e3484911. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v8i4.911.

Full text
Abstract:
A irregularidade topográfica da região de Teófilo Otoni é um dos principais motivos do alto índice do uso de contenções. Tendo em vista esse fator, foi elaborado um estudo para coletar dados sobre os tipos de contenções de taludes existente na cidade de Teófilo Otoni – MG, avaliando os métodos construtivos, execução e sua eficácia. O foco das pesquisas foi direcionado para as contenções existentes nas proximidades da área central da cidade. Foram realizadas visitas técnicas em vários locais onde existem contenções, assim fotografando e catalogando. Percebeu – se que o uso de contenção quando bem executada e de grande importância para estabilidade do talude, mas quando alinhada com a implantação de um sistema de drenagem eficiente e adequado para cada caso. Observou -se também que e de estrema importância a associação de mais de um tipo de contenção, principalmente quando se tratar de um talude de elevadas alturas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Aragão, Giani Aparecida Santana, and Waldyr Lopes de Oliveira Filho. "Classificação de pilhas de estéril na mineração de ferro." Rem: Revista Escola de Minas 64, no. 2 (June 2011): 193–98. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672011000200010.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta uma proposta canadense de classificação de pilhas de estéril do ponto de vista da sua estabilidade física. O método baseia-se na avaliação ponderada e semiquantitativa de fatores-chave que podem afetar a estabilidade. Seu resultado permite atribuir uma determinada classe à pilha de acordo com o potencial de instabilidade. Essas classes definem um nível de esforço recomendado para investigação, projeto, construção e monitoramento da pilha. Para a verificação da eficácia do sistema de classificação, foi realizado um estudo de caso diante da realidade da mineração de ferro, na cidade de Nova Lima, Minas Gerais. A execução desse trabalho envolveu uma pesquisa documental e um posterior trabalho de campo, a fim de se aplicar, as informações coletadas sobre as pilhas no sistema de classificação. O trabalho mostra, também, inovações introduzidas pelos autores sobre o uso do sistema de classificação como meio de atestar a qualidade do manejo das pilhas e de identificar condicionantes de um projeto. O sistema de classificação mostrou que se trata de uma ferramenta muito útil, tanto no planejamento, como também na avaliação de todas as fases da vida de uma pilha.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Vieira, Markle Fernandes. "INFLUÊNCIA DO LAGO DA UHE TUCURUÍ SOBRE A BARRAGEM DE CONCRETO: UM ESTUDO SOBRE OS MTJ’S." Revista CIATEC-UPF 9, no. 1 (June 6, 2017): 1. http://dx.doi.org/10.5335/ciatec.v9i1.6467.

Full text
Abstract:
A instrumentação de barragens é um item importante para assegurar um monitoramento constante das estruturas, trazendo mais segurança e confiabilidade quanto a estabilidade de suas estruturas e atendimento a legislação vigente no Brasil. Na UHE Tucuruí, um instrumento muito útil nessa constante verificação é o Medidor Triortogonal de Junta (MTJ), o seu funcionamento será detalhado neste artigo e será introduzida uma nova abordagem para as análises dos dados, utilizando um algoritmo desenvolvido através de técnicas de identificação de sistemas, que gera modelos de regressão polinomiais e identifica o grau de influência de agentes externos, blocos vizinhos e nível a montante, no instrumento escolhido. Palavras chave: Instrumentação, UHE Tucuruí, MTJ, Modelos, Montante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Tótoli, Eliane Gandolpho, and Samaria Nascimento Stain. "Verificação da Qualidade Microbiológica de Medicamentos Contendo Paracetamol Encontrados em Algumas Residências de Américo Brasiliense/Sp." Revista Brasileira Multidisciplinar 14, no. 2 (July 15, 2011): 37. http://dx.doi.org/10.25061/2527-2675/rebram/2011.v14i2.110.

Full text
Abstract:
Sabe-se que elevadas cargas microbianas podem comprometer a estabilidade de medicamentos, prejudicando sua eficácia terapêutica. O presente trabalho buscou demonstrar que a contaminação microbiana pode estar diretamente envolvida com a manipulação inadequada dos medicamentos mantidos nas residências, tornando possível traçar estratégias para reduzir possíveis riscos à terapia medicamentosa, por meio de orientação e informação adequadas. O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade microbiológica de medicamentos em gotas contendo paracetamol encontrados em residências de Américo Brasiliense/SP, através do método de análise para produtos não-estéreis descrito na Farmacopeia Brasileira (1988). As amostras de medicamento em uso (30 amostras) foram obtidas diretamente dos moradores entrevistados, que receberam frascos novos do mesmo produto. Foram realizadas a contagem de micro-organismos viáveis (bactérias e fungos) e a pesquisa e identificação de patógenos nas amostras coletadas. Apesar de 90% das amostras apresentarem contaminação, os resultados indicaram ausência de micro-organismos patogênicos, bem como contagem total de microorganismos viáveis abaixo do valor máximo permitido para produtos não-estéreis (104 UFC/g ou mL) nas amostras analisadas. Também foi verificado que os moradores entrevistados armazenavam os medicamentos em locais apropriados, de acordo com as orientações recebidas no momento da aquisição dos mesmos nas farmácias e drogarias, ressaltando a importância da informação para o correto uso e conservação de medicamentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Meyer, Adailze L., Gabriel P. de Souza, Suely M. de Oliveira, Fábio Tomczak, Cleuza Wasilkoski, and Carlos Eduardo da S. Pinto. "Avaliação das propriedades termo-mecânicas de borracha nitrílica após ensaio de compatibilidade de acordo com ASTM D 3455." Polímeros 16, no. 3 (2006): 230–34. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282006000300013.

Full text
Abstract:
O copolímero butadieno - acrilonitrila - NBR é comumente aplicado na confecção de gaxetas e anéis de vedação para transformadores elétricos isolados a óleo mineral. Durante o uso esses materiais permanecem em contato com óleo em temperaturas próximas a 90 ºC provocando alterações físicas e químicas no material elastomérico e no óleo. Neste trabalho, estudou-se a variação das propriedades mecânicas do elastômero resultantes do ensaio de compatibilidade (ASTM D 3455)[3]. A caracterização mecânica foi realizada por ensaios de resistência a tração, dureza e análise dinâmico-mecânica (DMA). A verificação da estabilidade térmica e a composição do NBR foram obtidas através de análise termogravimétrica (TGA).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Paula, Silvia Regina M. de, Melissa Pinto Gurgel, Luciana Macchiaverni, Fabíola Meister Pereira, Maria Ângela G. de O. Ribeiro, and Camila Isabel S. Santos. "Pneumonia complicada por pneumatocele gigante em criança com síndrome da imunodeficência adquirida: importância da fisioterapia respiratória." Revista Paulista de Pediatria 28, no. 2 (June 2010): 244–48. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-05822010000200018.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Descrever os efeitos do tratamento fisioterapêutico na prevenção de complicações respiratórias de uma criança com síndrome da imunodeficiência adquirida, que apresentava pneumatocele gigante. DESCRIÇÃO DO CASO: Criança com oito anos de idade, do sexo feminino, encaminhada para acompanhamento fisioterapêutico em hospital universitário devido a quadro de hipersecreção pulmonar, histórico de pneumonias e presença de pneumatocele gigante. A conduta fisioterapêutica incluiu técnicas de higiene brônquica ativa, envolvendo fluxo aéreo expiratório, com o intuito de promover a desobstrução pulmonar sem causar risco de complicações à criança. O seguimento foi multiprofissional e direcionado à prevenção de infecções recorrentes e de ruptura da bolha, que tornariam necessária a internação hospitalar. Durante o acompanhamento, o quadro pulmonar manteve-se estável, sem aumento ou ruptura da pneumatocele, radiograficamente visível. COMENTÁRIOS: A atuação da fisioterapia respiratória nos casos de pneumatocele gigante não está definida na literatura. Não há, até o momento, evidências de seus efeitos benéficos, bem como diretrizes a respeito dos métodos mais eficientes e seguros. Ao contrário, muito se discute sobre os riscos e complicações decorrentes dessa intervenção. No presente caso, a assistência fisioterapêutica regular foi importante para garantir a estabilidade do quadro pulmonar da criança, sendo necessários estudos com desenho metodológico apropriado para verificação de eficácia clínica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Eduvirgem, Renan Valério, Mauro Parolin, and Fernando Henrique Villwock. "APLICAÇÃO DE ÍNDICES DE VEGETAÇÃO NA AVALIAÇÃO ESPACIAL DA VEGETAÇÃO DO PARQUE ESTADUAL DE VILA VELHA." Geoingá: Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PGE/UEM) 12, no. 2 (November 24, 2020): 78–96. http://dx.doi.org/10.4025/geoinga.v12i2.52128.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa apresenta a aplicação do Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI) e o Índice de Vegetação ajustado ao Solo (SAVI), no Parque Estadual de Vila Velha, localizado no município de Ponta Grossa, Paraná, Brasil. Neste sentido, a pesquisa teve como objetivo a avaliação da cobertura vegetal, com a finalidade de verificar se houve degradação da vegetação, regeneração ou mesmo nenhuma alteração com base em imagens Lansat correspondentes a julho de 2007, 2013 e 2019. Os procedimentos metodológicos pautaram-se na aquisição de imagens dos satélites Lansat 5 e 8 em reflectância de superfície; gerar índices NDVI e SAVI; realizar teste estatístico para confirmação da análise espacial; verificação de ocorrência de alteração da vegetação entre as cenas elencadas. Ressalta-se que esse estudo levou em conta os dias sem chuva antes das obtenções das cenas. Nos resultados são apresentadas diferenças pontuais na vegetação, principalmente na área de floresta plantada onde há Eucalyptus spp. Verificou-se ascensão no desenvolvimento da família Araucariaceae na parte oeste do PEVV. Na área pontuada como Estepe-Savana no plano de manejo observou-se mínimas variações, apontando desenvolvimento natural da cobertura vegetal. A parte leste da Unidade de Conservação apresentou-se com maior estabilidade. Dentre as considerações finais, se recomenda que as avaliações espaciais sejam continuadas para verificação das alterações e do desenvolvimento da vegetação, tanto do estrato herbáceo quanto dos estratos superiores, que englobam diversidade de famílias incluindo de Araucariaceae que apresentou desenvolvimento na parte oeste do PEVV, a aproximadamente 2 km da extensa área de transição Estepe-Savana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Loures, Rita de Cássia Barreto de Araújo, Antonio Carlos Rodrigues Guimarães, Ben-Hur De Alburquerque e. Silva, and Carmen Dias Castro. "Pré-misturado a frio contendo escória de aciaria: Uma alternativa viável para construção de pavimentos." TRANSPORTES 26, no. 1 (April 30, 2018): 54–67. http://dx.doi.org/10.14295/transportes.v26i1.1372.

Full text
Abstract:
As misturas asfálticas do tipo Pré-Misturado a Frio (PMF) podem ser uma alternativa técnica, econômica e ambiental às misturas asfálticas do tipo Concreto Asfáltico Usinado a Quente (CAUQ). Entretanto a baixa resistência mecânica do PMF produzido com os materiais convencionais atende somente às solicitações de carga de tráfego leve. Como uma alternativa para ampliação do uso desta técnica, tem-se a utilização de agregados alternativos, principalmente resíduos da indústria siderugica, tal como a escória de aciaria. No estado do Rio de Janeiro (RJ), no bairro de Santa Cruz na zona oeste, a prefeitura do RJ possui uma usina de produção de mistura asfáltica PMF e também está localizada a Empresa Siderúrgica CSA, que tem interesse em dar um destino para sua produção de agregado siderúrgico. Nesse estudo, para avaliação da utilização da escória de aciaria em misturas do tipo PMF foram dosadas misturas com emulsão convencional e modificada por polímero e submetidas aos ensaios para avaliação do comportamento mecânico: estabilidade Marshall, resistência à tração (RT), vida de fadiga por compressão diametral e dano por umidade induzida. A mistura de PMF foi aplicada em duas vias da zona oeste do RJ e foram avaliadas quanto à deflexão e extraídos corpos de prova para verificação da resistência pela estabilidade Marshall e RT. Concluiu-se, a partir dos resultados obtidos tanto de campo como de laboratório, que o pavimento resistiu às solicitações, cujas magnitudes o caracterizam como de tráfego médio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Bonfim, Rafael Victor Ferreira do, Thayanne Kelle de Sousa Cabral, Rayane Portela de Lima, Bruno da Silva Gomes, Gabriel Mauriz de Moura Rocha, Lívia Assis, and Vilson Rosa Almeida. "Uso de Wearable em pacientes com lombalgia." Research, Society and Development 9, no. 11 (November 25, 2020): e53091110200. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i11.10200.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa tem por objetivo avaliar o efeito do tratamento para lombalgia utilizando sensores de movimento, por meio da análise do nível de dor, verificação de Amplitude De Movimento (ADM) da coluna, e grau de incapacidade física no pré e pós tratamento. Os pacientes foram submetidos a avaliação pré e pós tratamento por meio da Escala Verbal Numérica para mensurar nível de dor, estabilometria para avaliação da estabilidade, questionário de Roland-Morris de Incapacidade para nível de funcionalidade e goniometria para mensuração de Amplitude de Movimento. No tratamento foram realizadas uma sessão por dia, durante 10 dias consecutivos, com duração de 30 minutos cada sessão. Os resultados demonstram que houve diminuição do nível de dor nos pacientes (P=0,0008). Além disso, nível de funcionalidade também diminuiu significativamente (P = 0,001) e discreto aumento dos valores goniométricos. Por meio dos resultados obtidos, conclui-se que o uso de Wearable em pacientes com lombalgia se mostra eficaz no tratamento da enfermidade, possibilitando alivio da dor, aumento da amplitude de movimento e melhora da capacidade funcional dos pacientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Guirro, Willian J. G., Karina Maria Salvatore de Freitas, Marcos Roberto de Freitas, José Fernando Castanha Henriques, Guilherme Janson, and Luiz Filiphe Gonçalves Canuto. "Recidiva do apinhamento anterossuperior nas más oclusões de Classe I e Classe II tratadas ortodonticamente sem extrações." Dental Press Journal of Orthodontics 16, no. 5 (October 2011): 1–16. http://dx.doi.org/10.1590/s2176-94512011000500007.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: o presente estudo objetivou comparar retrospectivamente a estabilidade pós-contenção do alinhamento dos incisivos anterossuperiores em pacientes com Classe I e Classe II. MÉTODOS: a amostra consistiu de 38 pacientes de ambos os sexos, tratados sem extrações e com mecânica Edgewise, divididos em dois grupos - Grupo 1, constituído por 19 pacientes, com idade inicial média de 13,06 anos, portadores da má oclusão de Classe I com apinhamento anterossuperior inicial maior que 3mm; Grupo 2, constituído por 19 pacientes, com idade inicial de 12,54 anos, portadores da má oclusão de Classe II e, também, com apinhamento anterossuperior inicial maior que 3mm. Foram medidos nos modelos de estudo, das fases pré- e pós-tratamento e pós-contenção, o índice de irregularidade de Little, as distâncias intercaninos e entre os primeiros e segundos pré-molares, a distância intermolares e o comprimento da arcada superior. Para a comparação intragrupo nos 3 tempos de avaliação, utilizou-se os testes ANOVA e Tukey. A comparação intergrupos foi realizada pelo teste t independente. Para verificação da presença de correlação, utilizou-se o teste de correlação de Pearson. RESULTADOS: os resultados evidenciaram maior estabilidade do tratamento no Grupo 2 (Classe II), pois, durante o período pós-contenção, foi observada recidiva do apinhamento dos dentes anterossuperiores menor no Grupo 2 (0,80mm) do que no Grupo 1 (1,67mm). CONCLUSÃO: concluiu-se que o tratamento do apinhamento dos dentes anterossuperiores é mais estável na má oclusão de Classe II do que na má oclusão de Classe I.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Da Silva Zinco, Geovana. "Os efeitos da estabilização do artigo 304 do ncpc e a vedação expressa à não formação da coisa julgada." Revista de Doutrina Jurídica 111, no. 1 (April 17, 2020): 81–98. http://dx.doi.org/10.22477/rdj.v111i1.551.

Full text
Abstract:
A reflexão aqui proposta tem como objeto a estabilização da tutela provisória de urgência, delimitada legalmente na modalidade da tutela antecipada antecedente, com ênfase no regime do artigo 304 do Novo Código de Processo Civil de 2015 para concessão do instituto. E, neste contexto, a verificação de o que influenciou o legislador processualista a dispor expressamente que as decisões concessivas da medida antecipatória, quando estabilizadas, não fazem coisa julgada e, por isso, também não são objeto de ação rescisória. Para tanto, a estabilização será situada a partir da evolução que o modelo clássico de processo civil, de bases liberais (Estado Liberal), sofreu pela insuficiência doutrinária das utópicas verdades absolutas bem como pela escassez de técnicas processuais diferenciadas para melhor atender os diversos direitos dos cidadãos, para então ressurgir com contornos constitucionais (Estado Constitucional), com destaque para o processo civil brasileiro (CPC/73). Fixadas as premissas que importam no trabalho, ao indicar a semelhança do instituto com a técnica monitória, busca-se também apurar se a estabilização, formada com base em cognição judicial sumária e sem a impugnação do réu, ou pela inércia das partes, após o transcurso do biênio previsto na lei, confunde-se ou não com a própria coisa julgada, apesar da sua vedação legal. Visa-se mensurar qual o grau de estabilidade do instituto no sistema, mediante uma perspectiva doutrinária contemporânea e constitucional, mas guiada pela ótica legislativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Silva, Raíssa Andrade de Araújo, Andressa Thauany De Sousa Alves, Maria Agnes Araújo Lins, and Leandro Finkler. "Ferramentas da qualidade na produção de embutido vegetariano a base de abóbora." Nutrição Brasil 18, no. 1 (August 4, 2019): 29. http://dx.doi.org/10.33233/nb.v18i1.3123.

Full text
Abstract:
A relevância nutricional da abóbora confere, a essa matéria prima, potencialidade de uso no desenvolvimento de novos produtos visto que é inserida com êxito em diferentes ambientes de alimentação. Dessa forma, o objetivo desse trabalho foi utilizar as ferramentas de qualidade como estratégia para elaborar um plano de produção de um embutido vegetariano a base de abóbora. Para tal fim, as ferramentas da qualidade (brainstorming, fluxograma, teoria dos obstáculos, folha de verificação, diagrama de Ishikawa e o ciclo PDCA) foram utilizadas. Como resultados, 24 matérias primas foram sugeridas e para aquela escolhida, a abóbora, outras 20 possibilidades de processamento foram anotadas. Disso, o embutido vegetariano foi o produto escolhido para ser produzido. Um fluxograma com 20 etapas foi proposto. Nesse, 5 parâmetros foram observados como responsáveis pela estabilidade microbiológica do produto. Um problema de reprocessamento foi observado durante a elaboração do produto. As possíveis causas foram apontadas no diagrama de causa e efeito e, ao final, o ciclo PDCA foi estruturado para continua avaliação do processo. Por fim, o emprego das ferramentas de qualidade é uma estratégia importante para a elaboração de novos produtos alimentícios.Palavras-chave: tecnologia de alimentos, dieta vegetariana, controle de qualidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Maciel, Ana Carla Ribeiro, Tancio Gutier Ailan Costa, Cristian Epifânio de Toledo, Israel Lobato Rocha, Mauro César de Brito Sousa, Lizandro Pereira de Abreu, Bruno Lucio Meneses Nascimento, and Bruna De Freitas Iwata. "Qualidade ambiental e comportamento de uso e ocupação do Delta do Parnaíba." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 11, no. 7 (August 10, 2020): 179–87. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2020.007.0017.

Full text
Abstract:
O estudo teve como objetivo avaliar o estado de conservação do delta do Parnaíba por meio de análise da cobertura vegetal utilizando as técnicas e as ferramentas do geoprocessamento. O Delta do Rio Parnaíba localiza-se ao Norte do Piauí na divisa do Estado do Maranhão, na foz do rio Parnaíba. Para avaliação do índice de conservação da cobertura vegetal do Delta do Parnaíba foi realizado o levantamento de dados secundários e confeccionados mapas da área de estudo para verificação dos índices de cobertura vegetal (NDVI). A pressão antrópica nessas áreas tem gerado um 'efeito cascata' para a redução da vegetação, tendo em vista que a supressão da vegetação em áreas antes adensadas reduz a estabilidade dessas áreas. Além da perda da vegetação com o desflorestamento, o processo natural de deslocamento dos sedimentos dunários também pode vir a contribuir em parte na redução da vegetação. Além disso, a qualidade ambiental da APA tem sido comprometida pelo não cumprimento das normas adotadas pelo plano de manejo da unidade, o que promove o aumento da vulnerabilidade dessas áreas, que naturalmente já oferecem instabilidade ambiental por suas condições estruturais e ecodinâmicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Bahia, Victor Emmanuel Avelino Gomes, Cláudio Luis de Araújo Neto, and Renan Ítalo Leite Gurjão. "Influência do tempo de aterramento na resistência ao cisalhamento dos resíduos sólidos urbanos." Revista Principia - Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB 1, no. 51 (September 3, 2020): 113. http://dx.doi.org/10.18265/1517-0306a2020v1n51p113-122.

Full text
Abstract:
<p>A resistência ao cisalhamento dos resíduos sólidos urbanos (RSU) é utilizada na verificação da estabilidade de taludes de aterros sanitários. No entanto, devido a sua composição heterogênea, tempo e forma de aterramento, os resíduos apresentam uma variação dos parâmetros de resistência. O objetivo dessa pesquisa, foi investigar a influência do tempo de aterramento dos RSU na resistência ao cisalhamento por meio de uma revisão integrativa. Utilizando da plataforma Google Acadêmico obteve-se acesso a diversos estudos, nacionais e internacionais. Nos estudos em análise, nota-se uma grande variação no comportamento dos RSU quanto à resistência ao cisalhamento. De modo geral, observou-se que o tempo de aterramento não possui uma influência bem definida sobre os parâmetros de resistência. Outros fatores, como a composição dos RSU, deslocamentos horizontais e a velocidade de cisalhamento são preponderantes na determinação da resistência ao cisalhamento. Por meio dessa pesquisa, foi possível concluir que o estudo da resistência ao cisalhamento dos RSU ao longo do tempo de aterramento deve levar em consideração diversos fatores que ocorrem em paralelo com o envelhecimento dos RSU.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Santos, Everson de Oliveira, Nivaneide Alves de Melo Falcão, and João Victor Alves de Lima. "Deslizamento de encostas urbanas: consequências e implicações sociais, ambientais e políticas, em Viçosa/AL, Brasil." Diversitas Journal 5, no. 3 (July 5, 2020): 1859–86. http://dx.doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i3-1176.

Full text
Abstract:
RESUMO: O presente estudo trata de uma problemática bem comum em áreas urbanas e que evoluiu ao longo dos anos, isto é, a degradação ambiental ocasionada pelo processo de ocupação em ambientes com alta suscetibilidade de movimentos de massa. Na referida pesquisa os riscos são verificados com maior ênfase nas encostas localizadas em áreas urbanas, mais especificamente na área antes ocupada pela antiga comunidade Espinhaço da Gata no município de Viçosa – Alagoas. No ano de 2010, foi realizada uma verificação em campo para avaliar a evolução do deslizamento na encosta supracitada, bem como o levantamento de material iconográfico, cartográfico, imagens de satélite e entrevistas com os moradores desabrigados. O movimento de massa se agravou devido uma obra realizada em um trecho da ferrovia que passa na base da encosta, isto sem um conhecimento prévio da área, no que se referem à geomorfologia, tipos de solos, cobertura vegetal e práticas inadequadas na recuperação da instabilidade da encosta, provocando assim o rompimento de estabilidade do terreno. Após nove anos da ocorrência do fenômeno, este artigo traz uma atualização da situação social, ambiental e política, e, neste sentido, possibilita um debate acerca do papel do poder público no que se refere ao gerenciamento de áreas de riscos. PALAVRAS-CHAVE: Área de risco, Urbano, Poder Público.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Souza, Adriano Mendonça, and Maria Helena Rigão. "Identificação de variáveis fora de controle em processos produtivos multivariados." Production 15, no. 1 (April 2005): 74–86. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65132005000100007.

Full text
Abstract:
A maioria dos processos produtivos, envolvendo múltiplas variáveis, geram grande quantidade de dados, nos quais o monitoramento simultâneo se faz necessário. Assim, o objetivo principal deste trabalho é mostrar, por meio de um exemplo, um procedimento de identificação de variáveis responsáveis pela instabilidade do processo. Ele considera variáveis fraca e fortemente correlacionadas. O comportamento destas variáveis é analisado, inicialmente, por meio do gráfico de controle T² de Hotelling, para a verificação da estabilidade do processo. Quando o processo é considerado fora de controle, uma investigação adicional é realizada. Para as variáveis fracamente correlacionadas o gráfico X-barra, com limites de Bonferroni, é utilizado. Para as variáveis com forte correlação, os dados são decompostos em componentes principais e estas são analisadas pelo gráfico de controle X-barra. Em ambos os casos, as técnicas utilizadas identificaram corretamente a variável responsável pela instabilidade do processo, bem como o período do distúrbio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Gonçalves, Rhayanna Priscila, Thays Gonçalves, Renan Felicíssimo Marangoni, Makoto Matsushita, Paulo Henrique Março, and Patricia Valderrama. "Avaliação de óleo e gordura vegetal de soja submetidos a ciclos de fritura através de espectroscopia UV-Vis e MCR-ALS." Brazilian Journal of Food Research 10, no. 3 (January 1, 2019): 15. http://dx.doi.org/10.3895/rebrapa.v10n3.10430.

Full text
Abstract:
A fritura é um dos processos mais populares para finalidade de preparação de alimentos dado que promove rapidez e agilidade na cocção, além de permitir um ganho significativo referente as propriedades sensoriais, como sabor, aparência, textura e odor. As reações que ocorrem nos óleos e gorduras vegetais, induzidas pela presença de oxigênio, e especialmente acelerado por aquecimento, têm um impacto sobre a qualidade nutricional dos óleos com implicação para a saúde humana, com isso, a preocupação com a verificação da qualidade dos alimentos que são submetidos a este processo tem se intensificado. Nesse sentido, os objetivos deste estudo foram avaliar a qualidade e estabilidade oxidativa de óleo de soja e gordura de soja parcialmente hidrogenadas através da espectroscopia na região do ultravioleta e visível (UV-Vis) e da ferramenta quimiométrica de resolução multivariada de curvas com mínimos quadrados alternantes (MCR-ALS), além disso, a composição em ácidos graxos trans foi determinada por cromatografia gasosa. Os resultados obtidos sugerem que a gordura de soja apresenta maior resistência quando submetidos a ciclos de fritura do que o óleo de soja, porém a gordura de soja parcialmente hidrolisada também apresenta quantidade significativamente maior de ácidos graxos trans.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Barbosa, Michele Cristina Rufino, and Hernani Mota de Lima. "Resistência ao cisalhamento de solos e taludes vegetados com capim vetiver." Revista Brasileira de Ciência do Solo 37, no. 1 (February 2013): 113–20. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832013000100012.

Full text
Abstract:
Taludes vegetados são mais resistentes contra movimentos de massa e erosão pela água. A vegetação contribui para a estabilidade do solo, principalmente pelo aumento da resistência ao cisalhamento por meio do reforço oferecido pelas raízes. As espécies vegetais que mais têm sido eficientes na estabilização de taludes instáveis são as gramíneas, pertencentes à família Poaceae. Um exemplar dessa família, capim vetiver (Chrysopogonzizanioides (L.) Roberty), tem se revelado muito eficaz nessa estabilização. Com o objetivo de avaliar a melhoria dos parâmetros de resistência ao cisalhamento oferecida ao solo pelas raízes do capim vetiver com o tempo de plantio, realizaram-se experimentos de cisalhamento direto por meio de amostras indeformadas de solo sem vegetação e cultivadas com capim vetiver na idade de um, dois, três e quatro anos de plantio. Também foram realizados experimentos de cisalhamento direto em talude do mesmo solo sem vegetação e com cobertura desse capim. Os resultados do ensaio de cisalhamento direto das amostras de talude de solo foram avaliados por três métodos de equilíbrio limite para verificação de um fator de segurança médio nos taludes. A partir dos ensaios de cisalhamento direto, determinaram-se os parâmetros de resistência ao cisalhamento (intercepto de coesão e ângulo de atrito interno), verificando que o capim vetiver proporcionou incremento de coesão aparente ao solo, sendo esse destacado após três anos de plantio do capim. Esse capim promoveu melhoria nos parâmetros de resistência com consequente elevação do fator de segurança de taludes e aumento da resistência ao cisalhamento de solos, o que auxiliou na estabilização de taludes em planos superficiais de ruptura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Galhardo, Ana, Susana Paulina Correia Anastácio, Marina Cunha, Ilda Massano Cardoso, and José Pinto Goveia. "Inventário Obsessivo de Coimbra – versão reduzida (IOC-R)." Psychologica 63, no. 1 (July 28, 2020): 101–18. http://dx.doi.org/10.14195/1647-8606_63-1_6.

Full text
Abstract:
O Inventário Obsessivo de Coimbra (IOC) é um instrumento de autorresposta que integra duas escalas de 50 itens cada, que avaliam a frequência e o grau de perturbação emocional de sintomas obsessivo-compulsivos. Dado que se trata de um instrumento longo, a criação de uma versão reduzida (IOC-R) e estudo das suas características psicométricas constituíram os objetivos do presente estudo. Após alcançada uma versão do IOC-R composta por 19 itens, repartidos por cinco subescalas – “Contaminação/Lavagem”, “Indecisão/Lentidão”, “Verificação repetida/Acumulação”, “Conteúdos imorais” e “Pensamento mágico” –, realizou-se a análise fatorial confirmatória do modelo pentafatorial numa amostra de 338 sujeitos da população geral. O modelo testado revelou uma boa qualidade de ajustamento. A análise da sua consistência interna mostrou-se excelente. A fidedignidade teste-reteste foi indicadora de uma estabilidade temporal adequada. O IOC-R apresentou uma correlação forte com o Inventário de Pádua, que também avalia a sintomatologia obsessivo-compulsiva, e correlações moderadas com as Escalas de Ansiedade, Depressão e Stress. Como tal, o IOC-R apresenta-se como um instrumento de autorresposta válido e fidedigno, de administração rápida, podendo ser utilizado, quer em contextos clínicos, quer de investigação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Campos, Juliana Alvares Duarte Bonini, and João Maroco. "Adaptação transcultural Portugal-Brasil do Inventário de Burnout de Maslach para estudantes." Revista de Saúde Pública 46, no. 5 (October 2012): 816–24. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102012000500008.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Realizar a adaptação transcultural da versão em português do Inventário de Burnout de Maslach para estudantes e investigar sua confiabilidade, validade e invariância transcultural. MÉTODOS: A validação de face envolveu participação de equipe multidisciplinar. Foi realizada validação de conteúdo. A versão em português foi preenchida em 2009, pela internet, por 958 estudantes universitários brasileiros e 556 portugueses da zona urbana. Realizou-se análise fatorial confirmatória utilizando-se como índices de ajustamento o χ²/df, o comparative fit index (CFI), goodness of fit index (GFI) e o root mean square error of approximation (RMSEA). Para verificação da estabilidade da solução fatorial conforme a versão original em inglês, realizou-se validação cruzada em 2/3 da amostra total e replicada no 1/3 restante. A validade convergente foi estimada pela variância extraída média e confiabilidade composta. Avaliou-se a validade discriminante e a consistência interna foi estimada pelo coeficiente alfa de Cronbach. A validade concorrente foi estimada por análise correlacional da versão em português e dos escores médios do Inventário de Burnout de Copenhague; a divergente foi comparada à Escala de Depressão de Beck. Foi avaliada a invariância do modelo entre a amostra brasileira e a portuguesa. RESULTADOS: O modelo trifatorial de Exaustão, Descrença e Eficácia apresentou ajustamento adequado (χ²/df = 8,498; CFI = 0,916; GFI = 0,902; RMSEA = 0,086). A estrutura fatorial foi estável (λ: χ²dif = 11,383, p = 0,50; Cov: χ²dif = 6,479, p = 0,372; Resíduos: χ²dif = 21,514, p = 0,121). Observou-se adequada validade convergente (VEM = 0,45;0,64, CC = 0,82;0,88), discriminante (ρ² = 0,06;0,33) e consistência interna (α = 0,83;0,88). A validade concorrente da versão em português com o Inventário de Copenhague foi adequada (r = 0,21;0,74). A avaliação da validade divergente do instrumento foi prejudicada pela aproximação do conceito teórico das dimensões Exaustão e Descrença da versão em português com a Escala de Beck. Não se observou invariância do instrumento entre as amostras brasileiras e portuguesas (λ:χ²dif = 84,768, p < 0,001; Cov: χ²dif = 129,206, p < 0,001; Resíduos: χ²dif = 518,760, p < 0,001). CONCLUSÕES: A versão em português do Inventário de Burnout de Maslach para estudantes apresentou adequada confiabilidade e validade, mas sua estrutura fatorial não foi invariante entre os países, apontando ausência de estabilidade transcultural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Bigolin, Simone Eickhoff. "A avaliação da força abdominal no pré e pós-operatório de sujeitos submetidos à artrodese lombar." Fisioterapia Brasil 8, no. 5 (January 1, 2018): 308. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v8i5.1795.

Full text
Abstract:
A dor lombar predomina nos transtornos da coluna vertebral, e associada a ela podem estar relacionadas disfunções e desequilíbrios que exijam um tratamento mais agressivo: a artrodese lombar. O músculo transverso abdominal é o principal estabilizador lombar, estando ele enfraquecido nos sujeitos lombálgicos crônicos. Assim, este estudo buscou avaliar a força da musculatura abdominal no pré e pós-operatório de sujeitos submetidos à artrodese lombar e verificar a influência desse procedimento cirúrgico na força abdominal. Os sujeitos foram avaliados no pré-operatório (dia de internação), no dia de alta hospitalar e no 15° dia de pós-operatório. Para coletar os dados foi utilizado um questionário e a verificação da força abdominal foi realizada com o uso de um biofeedback de pressão: o stabilizer. Foram avaliados 05 sujeitos, e os dados apontam para a diminuição significativa da dor (p = 0,00) após o procedimento cirúrgico. Outro resultado expressivo foi que a força no pré-operatório apresentou uma média de 65,2 ± 2,2 mmHg e, após a cirurgia, a força abdominal alcançou uma média de 64,8 ± 1,8 mmHg. É possível evidenciar que a força da musculatura abdominal encontra-se diminuída nesta amostra, no entanto não demonstrou alterações significativas entre o pré e o pós-operatório. Este estudo aponta para a necessidade de buscar no trabalho de reabilitação a ênfase no incremento da estabilidade da região lombar através da cinesioterapia.Palavras-chave: artrodese lombar, força abdominal, transverso abdominal, lombalgia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Fernandez, Oscar Vicente Quinonez. "A CLASSIFICAÇÃO FLUVIAL DE ROSGEN APLICADA EM CÓRREGOS DA REGIÃO OESTE DO ESTADO DO PARANÁ, BRASIL." Geography Department University of Sao Paulo 31 (July 24, 2016): 1. http://dx.doi.org/10.11606/rdg.v31i0.98837.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta a aplicação da classificação de Rosgen em córregos da região Oeste do estado do Paraná, inserida no planalto basáltico da Bacia do Paraná. A classificação tem quatro níveis de detalhamento: caracterização morfológica básica (nível I), descrição morfológica (nível II), levantamento das condições de estabilidade do rio (nível III) e verificação (nível IV). No nível I, a classificação divide os canais em nove tipos principais (Aa+, A, B, C, E, F, G, D e DA). No nível II, a classificação prevê a divisão dos nove tipos citados em 94 subtipos baseado no padrão fluvial, grau de entrincheiramento do canal, relação largura/profundidade, índice de sinuosidade, declividade do fluxo e material de fundo. Neste trabalho foi aplicado o nível II da classificação por representar um instrumento útil para inventariar as condições morfológicas e sedimentológicas dos cursos fluviais de uma região. Dentre os 18 trechos estudados, 12 foram agrupados nos subtipos E4, E5 e G5c. Nos seis canais restantes não foi possível aplicar a classificação de Rosgen, pela falta de enquadramento das variáveis sinuosidade e declividade dentro dos limites da classificação. Estas variáveis mostraram valores abaixo dos limites da classificação em 50% dos trechos levantados com respeito a sinuosidade e 11% na declividade. A classificação mostrou suas limitações nos córregos do planalto basáltico paranaense na aplicação da variável sinuosidade, cujos baixos índices podem ser favorecidos por lineamentos tectônicos presentes nas rochas basáltica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Medeiros, Marcelo de Almeida, Augusto Wagner Menezes Teixeira Júnior, and Elton Gomes dos Reis. "Cooperação para autonomia? Explicando o paradoxo da política externa brasileira para a Unasul." Revista de Sociologia e Política 25, no. 61 (March 2017): 97–123. http://dx.doi.org/10.1590/1678-987317256106.

Full text
Abstract:
Resumo Como explicar o comportamento aparentemente paradoxal da Política Externa Brasileira para o regionalismo sul-americano? A literatura acadêmica especializada afirma existir um distanciamento do Brasil em relação a cooperação e integração regional na América do Sul. Esse distanciamento, porém, não desmantelou o regionalismo estabelecido em período anterior (Mercosul) e não impediu o estabelecimento da União de Nações Sul-Americanas (Unasul). A partir da formulação do conceito de Cooperação para Autonomia, o presente trabalho propõe uma resposta ao puzzle. O estudo utiliza a metodologia de Estudo de Caso combinada com modelos de Análise de Política Externa. A hipótese deste trabalho é que o baixo nível de engajamento do governo Lula em relação ao desenvolvimento institucional e à atribuição de responsabilidades à Unasul pode ser explicado pelo desejo de, por um lado, distanciar a PEB para arenas e temas globais e, por outro lado, ancorar tal distanciamento em uma lógica estatocêntrica. A essa estratégia, todavia, soma-se o interesse de assegurar os ganhos econômicos e comerciais brasileiros na região e de manter a estabilidade no campo da segurança no subcontinente. Como resultado, o Brasil adota um perfil reduzido na região, diminuindo os seus custos com a América do Sul, ao mesmo tempo em que busca preservar sua autonomia. Para verificação desta hipótese, o artigo analisa iniciativas de cooperação regional do Brasil nos campos do comércio (Mercosul Ampliado), infraestrutural (IIRSA) e de defesa (CDS). A pesquisa conclui que o perfil apresentado pela PEB junto à Unasul expressa a adequação nos moldes de pequenos ajustes nas relações com as nações vizinhas. Distinto da aparente ruptura na Política Externa, tal estratégia preserva os ganhos prévios do regionalismo sem, contudo, obstar uma maior inserção internacional e a busca por metas extrarregionais de Política Externa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Silva, Armando Manuel Marques, Irma da Silva Brito, and João Manuel da Costa Amado. "Tradução, adaptação e validação do questionário Fantastic Lifestyle Assessment em estudantes do ensino superior." Ciência & Saúde Coletiva 19, no. 6 (June 2014): 1901–9. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232014196.04822013.

Full text
Abstract:
O presente estudo teve como objectivo realizar a tradução, adaptação transcultural e validação do questionário Fantastic Lifestyle Assessment num grupo de jovens estudantes do ensino superior em Portugal. O processo de tradução e validação constituiu-se de: tradução, retrotradução, revisão por comitê de especialistas, pré-teste e verificação das propriedades psicométricas. A versão final adaptada com 30 questões foi aplicada a uma amostra de 707 estudantes do ensino superior. Os resultados mostraram que o instrumento apresentou boa consistência interna global para um instrumento que é usado para medir uma variável latente. Quando agrupados os itens em domínios, verificou-se que todos contribuem de maneira semelhante para a estabilidade do instrumento. A reprodutibilidade, avaliada pela correlação intraclasse, foi alta. A validade de construto testada pela capacidade classificatória do instrumento em quatro, três e duas categorias foi de 67,6%, 67,6% e 100%, com um índice de Kappa de 0.55, 0.55 e 1.00, respetivamente. Foi ainda avaliada a validade concorrente através da correlação com Inventário "O Meu Estilo de Vida", outro instrumento que mede o mesmo construto. Conclui-se que este Fantastic Lifestyle Assessment é fiável e válido, para a avaliação do estilo de vida em jovens adultos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Gonçalves, Mauro, and Fernando Sérgio Silva Barbosa. "Análise de parâmetros de força e resistência dos músculos eretores da espinha lombar durante a realização de exercício isométrico em diferentes níveis de esforço." Revista Brasileira de Medicina do Esporte 11, no. 2 (April 2005): 109–14. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-86922005000200003.

Full text
Abstract:
A dor lombar tem demonstrado ser um achado comum em atletas e, particularmente, a sobrecarga na coluna lombar em conseqüência de um comprometimento da força ou resistência isométrica de músculos desse segmento, como resultado da fadiga muscular, tem sido considerada como importante fator etiológico para o seu desenvolvimento. Nesse sentido, destacam-se testes utilizados para a avaliação e treinamento dos músculos eretores da espinha lombares. No presente estudo, a análise de parâmetros de força e resistência isométrica foi utilizada com o objetivo de avaliar as respostas desses músculos durante contrações isométricas voluntárias máximas (CIVM) e submáximas em duas situações: com fadiga e sem fadiga, induzida por exercício isométrico realizado até a exaustão. Nove voluntários do gênero masculino e saudáveis realizaram CIVM antes e após exercícios de extensão da coluna vertebral sustentando 5%, 10%, 15% e 20% da CIVM. Em cada uma dessas situações foi registrado o sinal eletromiográfico (EMG) dos músculos iliocostal e multífido, assim como o nível de força gerado nas CIVM. A fadiga muscular foi identificada pela verificação do declínio dos valores de CIVM e freqüência mediana (FM) do sinal EMG obtidos após os exercícios isométricos. Os resultados demonstraram que, enquanto a força não foi capaz de evidenciar a fadiga muscular, a FM demonstrou de forma estatisticamente significante a fadiga dos músculos iliocostal e multífido, sendo observado neste último maior nível de fadiga muscular. De forma interessante, cargas entre 5% e 20% da CIVM induziram um mesmo nível de fadiga muscular. Assim, embora a força gerada durante a extensão da coluna vertebral após a exaustão induzida por exercício isométrico permaneça inalterada, provavelmente pela ação de músculos acessórios desse movimento, a sobrecarga sobre a coluna vertebral desenvolve-se como conseqüência do comprometimento da sua estabilidade decorrente da fadiga muscular identificada após exercício isométrico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Magalhães, Mário Jorge Maia de. "Utilização de fibra de coco seco e madeiras de paletes na estabilização de voçorocas." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 5, no. 1 (January 31, 2014): 198–211. http://dx.doi.org/10.6008/spc2179-6858.2014.001.0014.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve por objetivo a verificação da possibilidade de uso de materiais de baixo custo, como a fibra do coco seco e madeiras de paletes, na reabilitação e estabilidade de um talude erodido. O estudo foi desenvolvido em um talude de corte de uma jazida de saibro, da Formação Barreiras, em uma fazenda no município de São Cristóvão – SE. O talude possui 1.300m² e dois níveis de declividade: um com 26% (α=14º 30’) e outro com 100% (α= 45º). Na parte de menor declividade foram construídas 6 (seis) valas de drenagem com espaçamento de 6m entre si e declividade de 1,7% para a condução das águas pluviais no sentido, transversal ao declive. Na parte de maior declividade foi realizada uma remodelagem topográfica retirando as arestas das voçorocas e aterrando os talvegues com o material removido, dando um aspecto mais suave à encosta, quanto ao relevo. Corrigiu-se o solo com calcário dolomítico na razão de 1.300Kg/ha e fez-se uma adubação de cobertura com adubo granulado NPK 10-10-10 na dosagem de 435kg/ha. Foram instaladas nos talvegues das depressões do talude, 12 (doze) paliçadas de madeira (0,2m x 1,0m), oriundas do aproveitamento de paletes, e uma paliçada maior (1,60m x 0,50m), para auxiliar no controle do escoamento superficial e na estabilidade do talude da voçoroca maior. Procedeu-se em seguida a semeadura com sementes de capim braquiária (Brachiaria decumbens) (40Kg) e sementes da leguminosa Estilosantes (Stylosantes capitata e Stylosantes macrocephala) (1Kg) e a cobertura do solo (mulching) com fibra de coco seco por toda a superfície, em uma camada de 2,0cm de espessura. Após três meses da semeadura observou-se que as paliçadas contiveram o fluxo de água excedente, auxiliando na diminuição do carreamento de sedimentos. Observou-se que a fibra de coco proporcionou condições para o estabelecimento não somente das espécies plantadas, mas, inclusive para o desenvolvimento de outras espécies herbáceas e arbóreas. A fibra de coco, também, auxiliou na diminuição aparente do escoamento superficial diminuindo os riscos de erosão do talude. Após 12 meses pôde-se concluir que a fibra de coco pode ser utilizada com sucesso na recuperação de taludes degradados bem como a utilização de madeiras de paletes para a confecção de retentores de sedimentos mostra-se viável para este tipo de trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Busato, Mauro C. Agner, Guilherme Janson, Marcos Roberto de Freitas, and José Fernando Castanha Henriques. "Estabilidade pós-contenção das alterações da forma do arco inferior na má oclusão de Classe II de Angle tratada com e sem a extração de pré-molares." Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial 11, no. 5 (October 2006): 129–37. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-54192006000500014.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: o objetivo desse estudo foi comparar o comportamento da forma do arco inferior durante as fases de tratamento e pós-contenção, em pacientes portadores de má oclusão Classe II de Angle, que haviam se submetido ao tratamento ortodôntico com extrações de dois e de quatro pré-molares, portanto com e sem extrações no arco inferior. METODOLOGIA: foram selecionados 66 pacientes que apresentavam inicialmente uma má oclusão de no mínimo meia Classe II, e que foram tratados com uma das combinações de extrações propostas. Esses pacientes foram divididos em dois grupos, sendo o grupo 1 composto de 19 pacientes tratados com extração de dois pré-molares superiores, com idade média de 14,04 anos; e o grupo 2 composto de 47 pacientes com extração de quatro pré-molares, com idade média de 13,03 anos. Para verificação das diferenças entre os grupos, mediu-se os modelos referentes às fases pré-tratamento, pós-tratamento e, em média, cinco anos após o final do tratamento ativo. As alterações das dimensões do arco inferior (distância intercaninos, intermolares e comprimento de arco), entre as três fases, também foram comparadas. RESULTADOS: os resultados demonstraram que diferenças estatisticamente significantes durante o tratamento se devem à opção por extrações no grupo 2. Não houve diferença entre os dois grupos para as mudanças pós-contenção no comprimento e na largura do arco inferior. CONCLUSÕES: pode-se esperar o mesmo grau de recidiva pós-contenção da forma do arco inferior em pacientes com má oclusão de Classe II, quando o tratamento é conduzido com extrações de dois pré-molares superiores, ou quando realizado com extrações de quatro pré-molares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Imbronito, Maria Isabel, and Eneida de Almeida. "Mock-up de habitação: relação entre concepção, desenvolvimento e execução no ensino de projeto." PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção 6, no. 4 (December 31, 2015): 291. http://dx.doi.org/10.20396/parc.v6i4.8641675.

Full text
Abstract:
O presente artigo constitui o relato de uma experiência didática exercitada no presente momento, que permite estabelecer uma reflexão sobre o ensino de projeto e os fundamentos teóricos próprios do campo disciplinar da arquitetura. Trata-se de um exercício proposto na disciplina Introdução ao Projeto de Arquitetura e Urbanismo, aplicado a alunos do primeiro ano de projeto do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Judas Tadeu. O exercício é composto por diferentes etapas, que são descritas e têm os objetivos apresentados no decorrer do artigo. A última etapa, correspondente à construção dos mock-ups em escala 1:1, possibilita a execução de um elemento complexo e a experiência de ocupar e perceber o espaço construído. Ao visar uma construção real, tanto do ponto de vista da organização do espaço como do domínio técnico-construtivo, o exercício de projeto de arquitetura dá ênfase às implicações, para a aprendizagem do aluno, do enfrentamento de aspectos construtivos em sincronia com a própria concepção do espaço. O interesse é assinalar que a atividade de construção do mock-up oferece ao processo de projeto elementos materiais concretos para a manipulação simultânea de múltiplas prerrogativas do projeto, propiciando a experimentação e verificação in loco da complexidade do sistema estrutural em suas propriedades físicas, especialmente nas relações entre o dimensionamento (e modulação) das peças, a estabilidade do conjunto e a própria forma. As considerações feitas procuram estabelecer parâmetros para o desenvolvimento futuro de uma pesquisa no ensino de Projeto de Arquitetura no que tange à relação entre a matéria e o espaço, bem como o aperfeiçoamento constante do sistema construtivo utilizado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Silva de Paula, Marcella, Angélica Magalhães Neta, Talitha Maria Cabral Oliveira, Claudio Rodrigues Leles, and Gerald McKenna. "Técnica de cópia de próteses totais para pacientes idosos: relato de caso." Revista Odontológica do Brasil Central 30, no. 89 (February 6, 2021): 4–19. http://dx.doi.org/10.36065/robrac.v30i89.1411.

Full text
Abstract:
A técnica de cópia de próteses totais (PT), reconhecida como “copy denture”, tem como principal benefício potencializar uma rápida adaptação ao novo par de próteses, uma vez que este irá possuir um formato já conhecido pelo paciente, mantendo tanto a posição dos dentes quanto sua dimensão vertical de oclusão. Apesar de haver relatos na literatura, esta técnica é pouco difundida e, muitas vezes, não é considerada como opção de tratamento em casos de pacientes idosos com maiores dificuldades potenciais de se adaptarem a novas próteses totais. Desta forma, o objetivo deste relato de caso é descrever o tratamento com próteses totais maxilar e mandibular utilizando-se a técnica de cópia. A primeira etapa consistiu na inclusão das próteses existentes em silicone extra duro laboratorial, seguido da confecção da base de prova com resina acrílica auto-polimerizável invertida no molde de silicone e, por último, o preenchimento da porção dentada do molde com cera 7 aquecida em fase líquida. A cópia em cera da prótese foi utilizada para averiguação em boca da relação maxilomandibular, do padrão oclusal, da dimensão vertical de oclusão (DVO) e também para realização da moldagem funcional com silicone de adição fluido. Os modelos de trabalho foram confeccionados e o conjunto foi montado em articulador semi ajustável para montagem dos dentes em cera. Em seguida, foi realizada a prova dos dentes em cera e verificação da oclusão, suporte de lábio e corredor bucal. Com a aprovação da paciente, as PTs seguiram para etapa de acrilização. Após instalação das próteses e finalização do tratamento reabilitador a paciente relatou uma mudança significativa na retenção e estabilidade de suas novas próteses, além de conforto e facilidade em se adaptar com o novo par de próteses. O caso foi acompanhado por 6 meses sem o surgimento de novas lesões em mucosa ou queixas da paciente. A técnica de cópia de próteses totais (“copy denture”) demonstrou ser um método de confecção de PTs simplificado, com reduzidas etapas clínicas e laboratoriais, sendo uma possível alternativa à técnica convencional, especialmente para pacientes idosos que apresentam próteses totais sem alterações significativas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Farinatti, Paulo de Tarso Veras, Jacques Henri-Paul Vanfraechem, and Daniel Clemen. "Descrição e construção do questionário senior de atividades físicas para idosos (QSAP)." Revista Brasileira de Medicina do Esporte 4, no. 2 (April 1998): 45–64. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-86921998000200003.

Full text
Abstract:
A avaliação da autonomia do idoso focaliza-se habitualmente nas atividades desempenhadas ou na aptitude funcional. Raros são os instrumentos que levam em conta ambos os aspectos. Este estudo descreve o desenvolvimento de uma das partes de um sistema de avaliação que tenta cobrir esta lacuna _ o Questionário Senior de Atividades Físicas (QSAP). Trata-se de uma entrevista em quatro partes, quantificando as necessidades para uma vida autônoma em termos de força (FO) e de produção de energia para o trabalho (PA). A Parte I considera as atividades cotidianas no domicílio, profissionais e de tempo livre. A Parte II avalia o contexto de vida do entrevistado. A Parte III aprecia as dificuldades para tarefas cotidianas e os sentimentos quanto às atividades que se gostaria de fazer. A Parte IV considera o ponto de vista do entrevistador. Obtêm-se para cada parte dois índices parciais _ TOT (FO) e TOT (PA). Os índices gerais são três: ITOT (FO), ITOT (PA) e IAE. Aplicaram-se 164 questionários a belgas de 60 a 90 anos (X = 69,9 ± 7,12). Determinou-se o IAE por: a) análise de componentes principais para os índices TOT; b) cálculo dos escores fatoriais referentes ao primeiro fator; c) regressão múltipla entre os escores fatoriais e os ITOT; d) transformação dos resultados da regressão em unidades correspondentes à idade cronológica. Testaram-se a representatividade e a estabilidade do IAE por: a) comparação aos resultados parciais do questionário; b) comparação com a idade cronológica; c) validação cruzada para 20 indivíduos (X = 67,40 ± 5,39 anos). Resultados: a) o IAE representa bem o conjunto das questões do QSAP; b) as necessidades para uma vida autônoma, traduzidas pelo IAE, guardam correlação inversa moderada com a idade; c) a equação de regressão parece ser estável. Conclui-se que o QSAP como um todo _ e o IAE especificamente _ têm boa validade de conteúdo. Recomenda-se, contudo, a verificação posterior da pertinência e da reprodutibilidade do método, antes da generalização de sua aplicação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Do Nascimento, Afra Maria Do Carmo Bandeira, Regiane Gonçalves Feitosa Leal Nunes, and Luís Alfredo Pinheiro Leal Nunes. "ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO QUÍMICA, BIOLÓGICA E SENSORIAL DE CONSERVA DE MAXIXE (Cucumis anguria L.)." Acta Tecnológica 6, no. 1 (July 1, 2011): 123. http://dx.doi.org/10.35818/acta.v6i1.48.

Full text
Abstract:
<p>O maxixe é uma hortaliça que pertence à família Cucurbitácea, como as abóboras, pepino, melão e melancia. Os frutos são fonte de sais minerais, principalmente zinco, e têm poucas calorias. A média de consumo de maxixe no Brasil em 2003 era de 0,108%. O aproveitamento desta hortaliça para fabricação de conservas é uma estratégia para despertar o interesse para sua exploração agroindustrial. Assim, este trabalho buscou elaborar uma conserva acidificada artificialmente de maxixe e testar sua estabilidade físico-química e microbiológica, bem como sua aceitação por parte dos consumidores. Os testes químicos envolveram a análise periódica do pH e da acidez, tanto da salmoura quanto do maxixe, e foram realizados a cada 30 dias, durante 90 dias, a partir do processamento. Em paralelo a estes, as análises microbiológicas investigaram a presença de bolores e leveduras no produto. Transcorridos 30 dias de obtenção da conserva, esta foi posta à prova sensorial em dois pontos da cidade de Teresina - PI, utilizando-se como ferramenta de análise a Escala FACT - Food Action Rating Scale. Pelos resultados obtidos, os valores de pH das amostras estavam dentro do que a Legislação Brasileira exige: abaixo de 4,5, apresentando-se já nas primeiras análises como um produto seguro, para este parâmetro. Para o quesito acidez, não foi verificada exigência específica de valores na Legislação Brasileira, considerando-se então os valores obtidos neste estudo como originais e de referência para estudos posteriores.</p><p>Quanto à verificação microbiológica, o índice de crescimento de bolores e leveduras obtido não foi suficiente para dar prosseguimento à contagem de Unidades Formadoras de Colônias (UFC). Para a análise sensorial obteve-se considerável aceitação do produto, senso que o mesmo demonstrou perfil desejável devido à adequabilidade do pH e das características microbiológicas ao longo do tempo em que as análises foram feitas. Além disso, o maxixe em conserva apresentou certa abertura de mercado, o que o torna um produto em potencial para ser produzido em escala industrial.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Sutili, Fabrício Jaques, Miguel Antão Durlo, and Delmar Antonio Bressan. "Potencial biotécnico do sarandi-branco (Phyllanthus sellowianus Müll. Arg.) e vime (Salix viminalis L.) para revegetação de margens de cursos de água." Ciência Florestal 14, no. 1 (March 30, 2005): 13. http://dx.doi.org/10.5902/198050981777.

Full text
Abstract:
Mesmo com planejamento e trabalho cuidadoso no uso dos recursos naturais, em particular dos cursos de água, é inevitável que algumas áreas sejam modificadas negativamente, que partes de margens ou encostas percam sua estabilidade e que ocorram erosões e deslizamentos. Quando isso acontece é necessária a recomposição e a estabilização física das áreas atingidas. Algumas técnicas de natureza biológica, capazes de proporcionar soluções baratas e de fácil implementação já são conhecidas, restando que se investigue a disponibilidade e aplicabilidade de materiais construtivos de cada região, bem como o potencial biotécnico das espécies vegetais de ocorrência local. No presente trabalho, procurou-se investigar - em situação prática de campo - a capacidade de pega por estacas, de duas espécies abundantes em beiras de cursos de água: sarandi-branco (Phyllanthus sellowianus Müll. Arg.) e vime (Salix viminalis L.). O plantio experimental foi realizado em uma margem com problemas de corrosão, localizada no arroio Guarda-mor na região central do estado do Rio Grande do Sul. Foram utilizadas estacas retiradas de diferentes porções do ramo (base, meio e ponta). Com uma verificação feita 60 dias após o plantio, pode-se concluir que as duas espécies se mostraram potencialmente aptas para a recomposição vegetativa de margens. Em média, o sarandi-branco mostrou um percentual de pega de 78%, que foi significativamente superior ao do vime (69%). Para as duas espécies, observou-se que quanto maior a proximidade com o nível da água e quanto maior o diâmetro das estacas, (base > meio > ponta), tanto maior foi o percentual de pega.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Leite, José Yvan Pereira. "Editorial." HOLOS 3 (July 14, 2012): 1. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2012.991.

Full text
Abstract:
Hoje lançamos mais uma edição da Revista HOLOS, o terceiro volume deste ano! Ela está acompanhada de um momento difícil da educação, da ciência e da tecnologia brasileira, pois as instituições públicas federais de formação de recursos humanos se encontram em movimento paredista. É preciso entendimentos para a manutenção da boa quadra de desenvolvimento, àquela que prospecta os grandes problemas nacionais e, com o olhar inovador e de brasilidade, identifica alternativas para um futuro próspero para os brasileiros! O compromisso da HOLOS com a periodicidade está mantido. O terceiro volume disponibiliza 14 artigos que tratam de temas vinculados aos problemas do desenvolvimento nacional, tais como:energias renováveis, tratamento de efluentes, sistemas embarcados e aplicações de softwares, ações do programa de iniciação à docência (PIBID) da CAPES/IFRN, formação docente e análise pedagógica das provas de vestibular. O primeiro artigo traz uma contribuição a respeito do uso do biodiesel em frota de ônibus com motores diesel, enquanto o incentivo à regulação da promoção do uso da energia fotovoltaica é tratado no segundo artigo. A terceira contribuição está vinculada ao estudo da estabilidade térmica da fibra queratina de penas de frango objetivando a obtenção de carbono CF. Os trabalhos seguintes são da área ambiental. Um trata de estudo comparativo sobre a qualidade sanitária de Peumus boldus Molina industrializadas em Currais Novos/RN, enquanto que o outro analisa a bioaumentação para degradação dos efluentes de processamento da castanha de caju. Na área de sistemas embarcados e softwares, este terceiro volume traz três artigos, os quais abordam: o monitoramento de plataformas de petróleo através de disponíveis móveis; os sistemas de recomendação baseados em web usage mining; e uso de plugin extrator para verificação de composição pew. No âmbito do programa de incentivo à docência (PIBID/IFRN/CAPES), este volume apresenta três artigos, a saber: um jogo didático para o ensino de química; ações da geografia para uma formação cidadã; e por último as ações deste projeto no campus Apodi. O décimo segundo artigo realiza uma análise comparativa da avaliação do ensino superior, a visão do processo de Bolonha e do sistema americano. No ensino da física, o artigo décimo terceiro traz uma análise sobre a formação docente e o ensino de física experimental no Estado do Rio Grande do Norte. O último artigo deste volume apresenta uma análise pedagógica das provas discursivas de matemática e química do vestibular. Os caminhos da HOLOS se ampliam, os quais são identificados pelos inúmeros portais de indexação do periódico. Entre eles: o Directory of Open Access Journals (DOAJ), sistema regional de información em línea para revistas científicas da América Latina, el Caribe y Portugal (LATINDEX), Eletronic Journals Library (EZB-University Library Regensburg), Portal de Periódicos da CAPES, Portal de Conhecimento Nuclear (LIVRE), Library of Congress (LOC), Repositório científico de acesso aberto de Portugal (RCAAP), o PRORCH, Scholar Google, Chinesa Cultura University, Podin Memorial Library - Chaoyang University of Technology (Taiwan), entre outros. A difusão do periódico nos quatro cantos deve-se à perseverança da grande instituição a ela vinculada, bem como aos seus colaboradores, entre eles os avaliadores ad hoc e os aqueles que creditam seus artigos na HOLOS. Com a alegria e espírito inovador, convido-os a partilhar conosco a leitura dos artigos deste volume! Prof. José Yvan Pereira Leite
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Santos, Lays Mayara Macena, José André Carneiro da Silva, Cristine D’Almeida Borges, Ana Regina Oliveira Moreira, Leopoldo Cosme Silva, Valdeci Elias dos Santos Júnior, Marília de Lima Soares, Priscylla Correia Leite Gonçalves de Marcelos, and Diego Moura Soares. "Panorama da prótese total no Brasil: um estudo bibliométrico." ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION 9, no. 6 (December 20, 2020): 629–34. http://dx.doi.org/10.21270/archi.v9i6.5091.

Full text
Abstract:
Objetivo: O presente trabalho objetiva avaliar a produção científica publicadas nos anais do Congresso da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO) acerca da prótese total convencional. Metodologia: Foi realizado um estudo observacional retrospectivo, a partir da observação indireta e a análise de dados secundários, baseado nos trabalhos apresentados na Reunião Anual da SBPqO no período de 2014 a 2018. Foram analisados as variáveis nível de satisfação e qualidade de vida; deslocamento e inclinação; vínculo ao serviço público; infecção e contaminação; técnicas de moldagens; higiene; planejamento; estabilidade e retenção; e, materiais utilizados. Além disso, foram coletadas informações das subdivisões de regiões e estados, com o objetivo de verificar dentro da prótese total o panorama no Brasil no intervalo de cinco anos. Os dados foram catalogados e analisados com o auxílio do software SPSS na versão 16, e apresentados por meio da estatística descritiva. Resultados: Os resultados encontrados mostram que as Regiões Sudeste e Nordeste representam 56,9% e 24,7% da produção científica nacional sobre prótese respectivamente; 79,57% dos trabalhos foram realizados em instituições públicas; os temas mais pesquisados sobre prótese total é o nível de satisfação dos usuários e estabilidade da prótese; o número de publicações é muito flutuante ao longo dos anos. Conclusão: Conclui-se que existem muitas lacunas a serem abordadas sobre próteses totais, como os materiais disponíveis, planejamento e técnicas de moldagem. Descritores: Prostodontia; Bibliometria; Prótese Total; Prótese Dentária. Referências Melo M, Borges RN, Freitas GC, Prado MM, Melo TG, Melo TCAS. Verificação do uso de próteses dentárias em servidores da UFG. Robrac. 2015;24(69):92-4. Evangelista Souza S, Valadares Oliveira L, Pinheiro Freitas A, Andrade Meyer G, Carneiro Leão Gabarto M. Perfil sócio-econômico de pacientes desdentados totais reabilitados na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia, Brasil. Rev cubana estomatol. 2015;52(1). Nóbrega DRM, Lucena AG, Medeiros LADM, Farias TSS, Meira KRS, Mahon SMOD. Avaliação da utilização e hábitos de higiene em usuários de prótese dentária removível. Rev Bras Odontol. 2016;73(3):193-97. Azevedo JS, Azevedo MS, Oliveira LJC, Correa MB, Demarco FF. Uso e necessidade de prótese dentária em idosos brasileiros segundo a Pesquisa Nacional de Saúde Bucal (SBBrasil 2010): prevalências e fatores associados. Cad Saúde Pública. 2017;33(8): e00054016. Cardoso M, Balducci I, Telles DM, Lourenço EJV, Nogueira Junior, L. Edentulism in brazil: trends, projections and expectations until 2040. Cienc saúde coletiva. 2016; 21(4):1239-46. Silva ET, Oliveira RT, Leles CR. O edentulismo no brasil: epidemiologia, rede assistencial e produção de próteses pelo sistema único de saúde. Tempus. 2015;9(3):121-34. Silva FR, Padilha EZ, Baldani MH. Serviços odontológicos especializados nas cidades médias não metropolitanas do estado do Paraná, entre 2003 e 2010: estudo exploratório. Epidemiol Serv Saúde. 2013;22(4):641-50. Pereira VR, Carvalho MM, Rotondaro RG. Um estudo bibliométrico sobre a evolução da pesquisa da qualidade em serviço. Production. 2013; 23(2):312-28. Maciel MMSA, Silva KBN, Melo JGA, Soares DM. Metodologia ativa aplicada ao ensino odontológico: um panorama nacional a partir de um estudo bibliométrico. Arch Health Invest. 2019;8(2):74-8. Melo JGA, Soares DM. Análise bibliométrica do uso de células-tronco em pesquisas odontológicas. Arch Health Invest. 2019;8(12):766-70. Soares D, Maciel M, Figueredo-Filho A, Melo J. Brazilian scientific production in periodontics: a national panorama from a bibliometric study. Rev Clin Periodoncia Implantol Rehabil Oral. 2019;12(2); 66-9. Queiroz VKP, Soares DM. Pesquisas odontológicas relacionadas com microcefalia: um estudo bibliométrico. Arch Health Invest 2019;8(11):681-85. Gomes D, Agnoletto IG, Souza ML, Spiger V, Jakymiu JRG, Fugii EC et al. A produção científica da Odontologia e a Agenda Nacional de Prioridades de Pesquisa em Saúde. Rev ABENO. 2017;17(2):11-21. Primo BT, Grazziotin-Soares R, Bertuzzi D, Claudy MP, Hernandez PAG, Fontanella VRC. Produção científica da ULBRA: análise do número e do delineamento das pesquisas publicadas nos suplementos da Brazilian Oral Research (SBPqO). Stomatos. 2010; 16(31):69-76. Souza JGS, Popoff DAV, Oliveira RCN, Almeida ER, Martelli Junior H, Martins AMEBL. Profile and scientific production of Brazilian researchers in dentistry. Arq Odontol. 2016;52(1):13-22. Navarro P, Chuhuaicura P, Soto-Faúndez N, Soto C. Diseños de investigación y pruebas estadísticas utilizadas en revistas odontológicas de la red SciELO. Av Odontoestomatol. 2019; 35(1):19-25. Aguiar VR, Celeste RK. Necessidade e alocação de laboratórios regionais de prótese dentária no brasil: um estudo exploratório. Ciênc saúde coletiva. 2015;20:3121-28. Dias AA, Narvai PC, Rêgo DM. Tendências da produção científica em odontologia no Brasil. Rev Panam Salud Publica. 2008;24(1):54-60. Celeste RK, Warmling CM. Produção bibliográfica brasileira da Saúde Bucal Coletiva em periódicos da saúde coletiva e da Odontologia. Ciênc saúde coletiva. 2014;19(6):1921-32. Cavalcanti AL, Melo TRNB, Barroso KMA, Souza FECD, Maia AMA, Silva ALDO. Perfil da pesquisa científica em Odontologia realizada no Brasil. Pesqui bras odontopediatria clin integr. 2004;4(2):99-104. Gonçalves APR. Cenário atual e inserção internacional da pesquisa Odontológica brasileira [tese]. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas; 2019. Gabardo MCL, Copelli FA, Tuzzi AL, Trentin G, Lima J, Tomazinho FSF, et al. Pesquisa científica em Endodontia apresentada na Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica: análise bibliométrica de 2010 a 2018. Rev ABENO. 2019;19(3):144-52. Barbosa D, Barão VAR, Assunção WG, Gennari Filho H, Goiato MC. Instalação de prótese total: uma revisão. Rev Odontol UNESP. 2006;35(1):53-60. Abreu CW, Munhoz E. Os fatores que influenciam na satisfação do paciente submetido a tratamento de prótese total convencional. Hu Rev. 2011;37(4):413-19. Martins LMJ. Vantagens e desvantagens da prótese total acrílica e a prótese total sobre implante: uma revisão narrativa da literatura [disseetação]. Portugal: Instituto Universitário de Ciências da Saúde; 2018. Marchini L, Montenegro FLB, Cunha VDPP, Santos JFF. Prótese dentária na terceira idade: considerações clínicas e preventivas diversas. Rev Longeviver. 2010;1. Grings JS. Protocolo de branemark: uma revisão de literatura [monografia]. Porto Alegre: Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2018 Gonzalez Ramos RM, Reyes SAR, Grandal OV, Padrón ER, Pedroso LH. Caracterización bibliométrica de la producción científica de la Facultad de Estomatología “Raúl González Sánchez”, 2011-2015. Rev cubana estomatol. 2018;55(2):8-14.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Barela, José Angelo. "Strategies of control in complex movements: perception-action cycle in postural control." Revista Paulista de Educação Física, supl.3 (October 20, 2017): 79. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.2000.139616.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve como objetivo discutir alguns aspectos do funcionamento do sistema postural, enfatizando o relacionamento entre informação sensorial e ação motora. Verificando a utilização da informação visual e somatosensória na manutenção da posição em pé, por adultos e crianças, foi observado que o sistema de controle postural busca manter um relacionamento coerente e estável entre a pessoa e o meio ambiente. No caso da informação somatosensória a coerência e estabilidade deste relacionamento foi alcançada utilizando uma estratégia de “feedforward”, onde informação sensorial é utilizada para obter informação entre o indivíduo e o ambiente e, então, utilizada para antecipar a ocorrência da ação motora específica com o objetivo de reduzir oscilação corporal. Esta estratégia foi verificada tanto para adultos quanto para crianças. Entretanto, em crianças a estabilidade do relacionamento entre informação sensorial e ação motora é mais fraca que em adultos. Desta forma, foi concluído que a estabilidade entre informação sensorial e ação motora é crucial para o funcionamento do sistema de controle postural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Menezes dos Passos, Rafaela, Jucenir Dos Santos, Gabriel Francisco da Silva, and Alessandra Almeida Castro Pagani. "Azeite de oliva com pérolas de tomate: avaliação sensorial, microbiológica e estabilidade da cor." Revista Brasileira de Agrotecnologia 11, no. 2 (May 22, 2021): 498–504. http://dx.doi.org/10.18378/rebagro.v12i2.8818.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi adicionar a polpa de tomate encapsulada por gelificação iônica com 2% (P2) e 5% (P5) de alginato de sódio ao azeite de oliva extra virgem e avaliar a estabilidade deste produto durante 60 dias de armazenamento. Foram realizadas as análises de pH, cor, acidez, microbiológica e aplicado o teste sensorial de aceitação do produto após 60 dias de armazenamento. As formulações analisadas mantiveram-se estáveis durante o tempo de armazenamento, mantendo sem diferença significativa a cor do produto. Quanto as análises de coliformes totais, foi verificado ausência em todas as formulações e para bolores e leveduras os resultados obtidos estavam dentro do exigido pela legislação. Não houve diferença significativa entre as duas formulações quando realizado o teste de sensorial de aceitação. A junção do licopeno do tomate com o azeite de oliva extra virgem forma um produto com um alto poder nutricional contribuindo na prevenção de doenças coronárias e câncer.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Silva, Giovani Olegário da, Agnaldo Donizete F. de Carvalho, Jairo V. Vieira, and Roberto Fritsche-Neto. "Adaptabilidade e estabilidade de populações de cenoura." Horticultura Brasileira 30, no. 1 (March 2012): 80–83. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-05362012000100014.

Full text
Abstract:
No processo de desenvolvimento de novas cultivares de cenoura, é imprescindível o conhecimento do comportamento das populações em fase final de melhoramento, frente aos possíveis ambientes para os quais elas possam vir a ser indicadas. Isso pode ser verificado por meio de análises de adaptabilidade e estabilidade. O objetivo desse estudo foi quantificar a adaptabilidade e estabilidade de populações de cenoura do grupo Brasilia. O trabalho foi conduzido nos anos agrícolas de 2007/2008, 2008/2009 e 2009/2010 em cinco locais: três com cultivo convencional em São Gotardo (MG); Irecê (BA) e Gama (DF); e dois com cultivo orgânico no Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD-DF) e em Gama (DF). O delineamento experimental utilizado foi de blocos ao acaso com três repetições e parcelas de 1 m². Foram avaliadas quatro populações de cenoura do grupo Brasília: 0912532, 0912520, BRS Planalto e Brasília. Aos 100 dias após a semeadura, foi determinada em cada parcela, em gramas, a massa fresca das raízes com padrão comercial. Foi utilizada a metodologia REML/BLUP para a avaliação da adaptabilidade e estabilidade. Pôde-se verificar que as populações com melhor adaptabilidade e estabilidade foram BRS Planalto e 0912520. BRS Planalto destacou-se principalmente na safra de 2009/2010; enquanto a população 0912520 destacou-se em 2007/2008 e 2008/2009; Brasília teve o pior desempenho na maioria dos locais, porém apresentou bom desempenho ou adaptabilidade específica para Irecê (BA).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography