Academic literature on the topic 'Vila rural'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Vila rural.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Vila rural"

1

Gozalbo Herrero, María del Pilar. "Patrimonio rural de Vila-real: los molinos." Ariadna 1, no. 2 (2013): 158–67. http://dx.doi.org/10.6035/ariadna.2013.2.21.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Cynthia Nalila Souza, and Soraya Conde Franzoni. "MEMÓRIAS E ATUALIDADES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO ASSENTAMENTO DE VILA NOVA, SANTA ROSA DO SUL, SANTA CATARINA." Cadernos CEDES 37, no. 103 (December 2017): 347–60. http://dx.doi.org/10.1590/cc0101-32622017176126.

Full text
Abstract:
RESUMO: Este artigo apresentou parte de uma pesquisa realizada no assentamento rural de Vila Nova, município de Santa Rosa do Sul, Santa Catarina, e teve por objetivo central compreender a educação infantil nessa comunidade tendo em vista o contexto histórico e social. Foram realizadas: revisão de bibliografias e pesquisas; entrevistas com profissionais da educação, moradores e agentes comunitários; observações; questionários às famílias assentadas e análise de relatórios dos agentes comunitários de saúde locais. Foi percorrido o acervo histórico do Museu do Instituto Federal Catarinense, com acesso a depoimentos de antigos moradores do assentamento. O estudo revelou elementos do passado e do presente na escola rural de Vila Nova que constituem uma trajetória contínua e com contradições que não diferem da realidade brasileira na educação infantil do campo: promessas de melhores condições de vida para a população rural que não se concretizam, infraestrutura precária, atendimento insuficiente que exclui a creche, as grandes distâncias, o problema do transporte escolar e a falta de planejamento para o trabalho nas escolas no campo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Beling, Helena Maria, Dreisse Gabbi Fantineli, Janete Webler Cancelier, and Daiane Loreto De Vargas. "Artesanato, identidade e geração de renda: o caso da vila progresso, Caçapava do Sul/RS." Geografia Ensino & Pesquisa 24 (July 9, 2020): e39. http://dx.doi.org/10.5902/2236499442052.

Full text
Abstract:
O presente estudo tem por objetivo compreender qual a contribuição do artesanato para a geração de renda no contexto de uma comunidade rural. Nesse sentido, destaca-se o cenário da comunidade rural da Vila Progresso, Caçapava do Sul/RS, onde foi realizado um estudo de caso, cuja metodologia foi baseada na abordagem qualitativa. Os referenciais teóricos utilizados na investigação propiciaram a compreensão do fenômeno analisado. Os dados primários foram coletados em trabalho de campo com conversas, observações da diversidade de produtos e as diferentes organizações, registro fotográfico e anotações em um diário de campo. Desde as primeiras peças artesanais de lã e as primeiras tendas até o presente momento várias foram as transformações, que dizem respeito à vida e aos produtos confeccionados e comercializados pelos artesãos da Vila Progresso. Como resultado, é notável a diversificação dos produtos artesanais e as trocas comerciais que foram se modificando ao longo do tempo, gerando uma reconfiguração nesta comunidade rural. Essas transformações foram geradas, sobretudo, pela necessidade de suprir e atrair o mercado consumidor, relacionando assim, o artesanato, a identidade e a geração de renda.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Rompatto, Maurílio Maurílio. "O processo de [re]ocupação DO ESPAÇO RURAL EM Apucarana, norte do Paraná, da colonização às vilas rurais." Revista Territórios e Fronteiras 13, no. 1 (July 31, 2020): 362. http://dx.doi.org/10.22228/rt-f.v13i1.979.

Full text
Abstract:
Com o presente artigo temos por objetivo discutir a história da “[re]ocupação” do espaço rural em Apucarana, no Norte do Paraná, desde a colonização “moderna” iniciada em 1930 pela Companhia de Terras Norte do Paraná – CTNP à implantação das vilas rurais pelo governador do Paraná, Jaime Lerner, no período de 1995 a 2002. Entre as publicações sobre a história da região destaca-se o livro “Colonização e Desenvolvimento do Norte do Paraná” (1975) da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná - CMNP. Com este livro, a Companhia Melhoramentos, a antiga CTNP, divulgou alguns mitos acerca de sua colonização, dentre os quais o de que seu projeto imobiliário, ao priorizar o loteamento e venda das terras na forma da pequena propriedade, realizou uma espécie de “reforma agrária” na região. Porém, constatamos no decorrer deste artigo que o mito da “reforma agrária” não foi discurso apenas da CMNP, uma vez que na época em que foi governador do Paraná por dois mandatos (1995-1998/1998-2002), Jaime Lerner, adotou um discurso semelhante ao implantar o programa das vilas rurais em todo o Estado. Seu programa atendeu 273 dos 399 municípios do Paraná, sendo assentadas em torno de 80 mil pessoas ou 16 mil famílias, a maioria delas constituída de trabalhadores rurais denominados boias-frias. Em Apucarana, o programa implantou três vilas rurais: Nova Ukrânia, localizada no Contorno Sul (BR 376), Terra Prometida, no distrito de Caixa São Pedro (PR 444) e Manoel Piassa Sobrinho na Vila Operária Stabile (Vila Reis). A primeira, com 65 chácaras; a segunda com 38 e a terceira com 35, com tamanho médio de 5 mil m² cada. A Vila Rural Nova Ukrânia foi a primeira em todo o Estado a ser inaugurada pelo governo de Jaime Lerner em 26 de maio de 1995. As outras duas vilas rurais foram inauguradas pelo mesmo em 1998.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Carvalho, Cleber De Sousa. "TRADIÇÕES DA CONGADA E PROCESSOS DE URBANIZAÇÃO: A FESTA EM LOUVOR A NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO E SÃO BENEDITO DA VILA JOÃO." Revista NÓS: Cultura, Estética e Linguagens (ISSN 2448-1793) 3, no. 3 (December 10, 2018): 46–61. http://dx.doi.org/10.32411/revistanos-2448-1793-v3n3-8337.

Full text
Abstract:
Este texto apresenta reflexões a respeito dos impactos dos processosde urbanização nas tradições da Congada na Festa em Louvor a Nossa Senhorado Rosário e São Benedito da Vila João Vaz. A festa é um dos momentos emque são manifestadas tradições da Congada, que também se relacionam comantigos modos da vida rural, na cidade de Goiânia. Tais tradições deste grupopertencem a um sistema cultural que, para além de seus próprios valores,também interage com outras culturas presentes na Vila e na cidade. Osimpactos provenientes das relações estabelecidas a partir dessas interaçõesculturais possuem como substrato configurações de sociabilidadesdecorrentes dos processos de urbanização que se efetivam na cidade. Assim,apesar dos processos de transformação e de renovação intrínsecos àsmanifestações da cultura popular, abordaremos as interferências do urbanonas tradições da Congada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Bonilha, Maíra Coelho, and Maria Iolanda Sachuk. "Identidade e tecnologia social: um estudo junto às artesãs da Vila Rural Esperança." Cadernos EBAPE.BR 9, no. 2 (June 2011): 412–37. http://dx.doi.org/10.1590/s1679-39512011000200011.

Full text
Abstract:
Tanto o mundo quanto as pessoas estão num contínuo processo de transformação, construção e constituição, no qual o sujeito e o ambiente afetam-se mutuamente por meio das múltiplas relações estabelecidas. Sendo assim, o objetivo no presente artigo foi o de compreender de que forma a tecnologia social contribuiu para o processo de construção e constituição da identidade das artesãs da comunidade da Vila Rural Esperança, a partir do momento em que tal tecnologia transformadora (social e humana) inseriu-se em seu ambiente e foi incorporada no decorrer do projeto Seda Justa. Além de tratar-se de tema atual, como a tecnologia social e a identidade, suscita um diálogo interdisciplinar. Sabe-se que todo e qualquer tipo de transformação e forma de empreendimento/organização imprime marcas significativas nas relações profissionais e pessoais, acerca do trabalho, o que merece estudos aprofundados. A identidade sempre é afetada pelas significações culturais e varia de acordo com as situações vivenciadas e a história de vida dos sujeitos. Em virtude disso, escolheu-se o método da história de vida para a coleta dos dados, e a hermenêutica como base de interpretação. Dessa forma, a pesquisa permitiu, por meio dos relatos e das memórias das participantes da pesquisa, a exteriorização de suas experiências e sentimentos: o que valorizam, pensam, sentem e fazem, revelando, assim, o processo de construção de suas identidades e seus elementos constituintes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

González López, Tamara. "A elección de padriños de bautismo en Portomarín (séculos XVII-XIX)." Cuadernos de Estudios Gallegos 68, no. 134 (July 22, 2021): 241–66. http://dx.doi.org/10.3989/ceg.2021.134.08.

Full text
Abstract:
La villa de Portomarín ha sido, durante toda la Edad Moderna, un núcleo de cierta importancia en el centro de la diócesis de Lugo. En el presente texto, se aborda la elección que los padres residentes en dicha villa hicieron para los padrinos de sus hijos. El estudio de las villas que estructuraban el interior lucense resulta fundamental, puesto que las nuevas tendencias en lo relativo al padrinazgo llegaron primeramente a los núcleos urbanos, desde donde se expandieron al territorio rural circundante.Entre los numerosos factores que se podrían tener en cuenta, hemos optado por analizar la incidencia que de tres de ellos: vecindad, parentesco y posición social; análisis que realizamos para el período comprendido entre mediados del siglo XVII y finales del siglo XIX. A través de ellos, se constata lo cuidadosa y reflexiva que era dicha elección respondiendo a las condiciones en las que se hallaban los padres. [gl] A vila de Portomarín foi, durante toda a Idade Moderna, un núcleo de importancia no centro da diocese de Lugo. No presente texto abórdase a elección que os proxenitores residentes na devandita vila fixeron para os padriños de seus fillos. O estudo das vilas que estruturaban o interior lucense resulta fundamental, xa que as novas tendencias e prácticas de apadriñamento chegaron primeiro aos núcleos urbanos, dende onde se expandiron ao territorio rural circundante.Entre os numerosos factores que se podían ter en conta, optamos por analizar a incidencia de tres: veciñanza, parentesco e posición social; análise que realizamos para o período comprendido entre mediados do século XVII e finais do século XIX. A través deles, constátase o coidadosa e intencionada que era a elección de padriños, que respondía ao contexto no que se atopaban os pais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Guedes, Rafael De Souza. "RACIONALIDADE URBANA E ESPAÇOS RURAIS: A EMPRESA AGRÍCOLA UN1ONE E A VILA ALMEIDA EM JUIZ DE FORA – MG / URBAN RATIONALITY AND RURAL AREAS: THE UN1ONE AGRICULTURAL COMPANY AND VILA ALMEIDA IN JUIZ DE FORA - MG." Geo UERJ, no. 32 (June 30, 2018): e30120. http://dx.doi.org/10.12957/geouerj.2018.30120.

Full text
Abstract:
Espaços de campo e cidade se entrelaçam de muitas maneiras, assim como comportamentos rurais e urbanos. Neste artigo, analisamos as transformações sócio territoriais e as consequências da instalação de uma empresa agrícola no espaço rural da Vila Almeida, em Juiz de Fora/MG. As práticas e técnicas “urbanas” utilizadas no modo de operação da empresa e a configuração daquele espaço rural, que conta, no entanto, com infraestruturas e serviços tipicamente urbanos – como redes de esgoto e água e transporte público – suscitaram novos conflitos no cotidiano dos moradores, em sua maioria produtores agrícolas tradicionais. Atualmente eles vivenciam novas possibilidades de modificações em seu paradigma produtivo agrícola e em seu contexto de reprodução social. Há um estudo de caso realizado a partir de entrevistas semiestruturadas, o acompanhamento de uma reunião de moradores e os resultados colhidos. Buscou-se captar como se dá a presença de uma racionalidade urbana no espaço rural da Vila Almeida, sua dinâmica, e todas as condições e condicionantes que fazem parte desse processo. O resultado encontrado diz respeito a um fenômeno de integração entre cidade e campo que rechaça a ideia de dicotomia entre estes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Carvalho, Cleber De Sousa. "TRADIÇÕES DA CONGADA E PROCESSOS DE URBANIZAÇÃO: A FESTA EM LOUVOR A NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO E SÃO BENEDITO DA VILA JOÃO VAZ." Revista NÓS: Cultura, Estética e Linguagens (ISSN 2448-1793) 3, no. 2 (September 6, 2018): 36–51. http://dx.doi.org/10.32411/revistanos-2448-1793-v3n2-8137.

Full text
Abstract:
Este texto apresenta reflexões a respeito dos impactos dos processos de urbanização nas tradições da Congada na Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito da Vila João Vaz. A festa é um dos momentos em que são manifestadas tradições da Congada, que também se relacionam com antigos modos da vida rural, na cidade de Goiânia. Tais tradições deste grupo pertencem a um sistema cultural que, para além de seus próprios valores, também interage com outras culturas presentes na Vila e na cidade. Os impactos provenientes das relações estabelecidas a partir dessas interações culturais possuem como substrato configurações de sociabilidades decorrentes dos processos de urbanização que se efetivam na cidade. Assim, apesar dos processos de transformação e de renovação intrínsecos às manifestações da cultura popular, abordaremos as interferências do urbano nas tradições da Congada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Aguilar Cunill, Carla. "Identidad local y multiculturalismo en un municipio rural catalán. El caso de Vila-rodona." Arxiu d'Etnografia de Catalunya, no. 13 (December 11, 2013): 39. http://dx.doi.org/10.17345/aec13.39-62.

Full text
Abstract:
Este artículo pretende presentar brevemente los resultados de una investigación más amplia llevada a cabo entre 2010 y 2012 en la que analizaba la situación social existente en el municipio de Vila-rodona, un pequeño municipio rural catalán en el que conviven unas quince nacionalidades diferentes, situación a la que se ha llegado en pocos años. La población extranjera despierta sentimientos muy diferenciados dependiendo de su lugar de origen, siendo la más numerosa la de origen marroquí, que a la vez es la que lleva más tiempo en el municipio y despierta un mayor rechazo por parte de los habitantes autóctonos. Por otro lado, analizaré cómo su presencia ha fortalecido mucho el sentimiento identitario y de grupo de los habitantes “de toda la vida” o autóctonos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Vila rural"

1

Menezes, Eduardo de Almeida. "Modas de Vila e Modos de Vida: A Representa??es do Rural na Moda de Viola." Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2008. https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/704.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-28T20:13:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2008 - Eduardo de Almeida Menezes.pdf: 1223771 bytes, checksum: c2a565f416858e4034ac4dc6a9a5f104 (MD5) Previous issue date: 2008-01-22
This work aims to identify the representations of countryside in songs classified as moda de viola . This type of music began to run on broadcast radio and recorded on discs at the beginning of the decade of 1930 and has always been associated with the rural way of life, more specifically the inhabitants of rural areas limited to the area of caipira culture, which includes parcels Southeast, Central West and Southern regions of Brazil. To observe the representations of the rural in these songs, it was necessary, firstly, set the moda de viola category and map the context in which it is embedded, noting the analysis and historical surveys on the subject, conducted by professionals from different areas. Based on the results obtained in this step has been proposed a methodology to analyze the letters the songs. The option to study this subject was see the letter of songs as literary pieces and use elements of the proposed methods for analysis of the literature Antonio C?ndido and Pierre Bourdieu. From this perspective were done surveys of social factors that can influence the compositions, namely the public, the trajectory of the composers and the context of production. Once seen these aspects was held reading of the songs and identification of representations of the countryside.
Este trabalho tem como objetivo identificar as representa??es do rural presentes nas m?sicas classificadas como moda de viola. Este tipo de m?sica passou a ser veiculado nas emissoras de r?dio e gravado em discos, no in?cio da d?cada de 1930, e sempre associado ao modo de vida rural, mais especificamente aos habitantes das ?reas rurais circunscritas ? ?rea da cultura caipira, que comporta parcelas das regi?es Sudeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil. Para se observar as representa??es do rural nessas m?sicas, foi necess?rio, em primeiro lugar, definir a categoria moda de viola e mapear o contexto onde ela est? inserida, observando a an?lise e levantamentos hist?ricos sobre o tema, realizados por profissionais de diferentes ?reas. Com base nos resultados obtidos nessa etapa, foi proposta uma metodologia para an?lise das letras as m?sicas. Optou-se por tratar as modas de viola como pe?as liter?rias e utilizar elementos dos m?todos propostos para an?lise de literatura de Ant?nio C?ndido e Pierre Bourdieu. A partir desta perspectiva foram feitos levantamentos dos elementos sociais que podem influenciar as composi??es, a saber: o p?blico, a trajet?ria dos compositores e o contexto de produ??o. Uma vez observados esses aspectos, foi realizada a leitura das modas e a identifica??o das representa??es do rural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Durão, Alexandre Miguel Marques. "De vila a cidade." Master's thesis, Instituições portuguesas -- UTL-Universidade Técnica de Lisboa -- -Faculdade de Arquitectura, 2003. http://dited.bn.pt:80/30199.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Zafalon, Rosana. "Desenvolvimento rural e o Programa Vilas Rurais : estudo de caso da Vila Rural Povo Irmão em Japira - PR." reponame:Repositório Institucional da UFPR, 2013. http://hdl.handle.net/1884/32975.

Full text
Abstract:
Orientador : Prof. Dr. Luis Lopes Diniz Filho
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias da Terra, Programa de Pós-Graduação em Geografia. Defesa: Curitiba, 23/07/2013
Bibliografia: fls. 136-140
Resumo: As políticas de desenvolvimento rural, inicialmente, tinham enfoque centrado na modernização agrícola. Posteriormente, especialmente dos anos 90 em diante, surgiram abordagens do desenvolvimento rural que enfatizam a multidimencionalidade desse fenômeno e a importância da categoria "território". Novas temáticas foram introduzidas, a fim de se adequar às políticas de desenvolvimento rural, às transformações pelas quais esse meio tem passado, tais como o aumento da pluriatividade e das atividades não agrícolas. É nesse contexto que, na segunda metade da década de 1990, se implanta o Programa Vilas Rurais, resultado da parceria entre o governo do estado do Paraná e o Banco Mundial. O Programa Vilas Rurais tinha por objetivo melhorar as condições de vida dos trabalhadores rurais volantes facilitando a aquisição de um lote de terras e de moradia. Acreditava-se que através das vilas rurais, os trabalhadores rurais poderiam adotar novas estratégias de geração de renda, principalmente através da pluriatividade. Diversas pesquisas foram realizadas e aspectos positivos e negativos desse programa foram levantados. Certos estudos demonstram que houve melhoria das condições de habitação e de saúde dos vileiros, no entanto, a elevação da renda foi pouco expressiva na maior parte dos casos. Na Vila Rural Povo Irmão, localizada no município de Japira, observou-se que seus moradores conseguiram melhorar suas condições de vida, especialmente em relação a aquisição da casa própria. Já em termos de renda, verificou-se que não ocorreu um aumento significativo. Para melhorar a renda das famílias é necessário que se promova a capacitação dos agricultores através de serviços de assistência técnica, possibilitando, desse modo, a adequada exploração agrícola dos lotes. O Programa Vilas Rurais não é um programa de reforma agrária, mas pode trazer resultados positivos para os trabalhadores rurais que não se encaixariam em um programa tradicional de reforma agrária, por não desejarem viver somente da exploração agrícola. No caso do município de Japira, um estudo comparativo mostra que o Programa Vilas Rurais foi mais eficaz que o programa de reforma agrária, pois os moradores da Vila Povo Irmão e do Assentamento Marimbondo apresentam condições sociais e econômicas semelhantes. No entanto, o Programa Vilas Rurais requer menores investimentos e ainda constitui uma via não conflitiva para melhorar as condições de vida no campo.
Abstract: Initially, the rural development policies had an agricultural modernization approach. Later, especially from the 90's onwards, rural development approaches emphasizing the multidimensionality of this phenomenon and the importance of the "territory" category emerged. New subjects were introduced in order to fit the rural development policies and the changes that it has passed through, such as increased pluriactivity and non-agricultural activities. It is under this context that in the second half of the 1990s, the Programa Vilas Rurais program is implemented, a result of a partnership between the government of the State of Paraná and the World Bank. The rural villages program aimed at improving the living conditions of rural workers, enabling easy purchase of a plot of land and housing. It was believed that through the rural villages, rural workers could adopt new strategies to generate income, mainly through pluriactivity. Several studies have been conducted and positive and negative aspects of this program were raised. Some studies show that there was an improvement of housing conditions and health of villagers; however, the income increase was not significant in most cases. In the Povo Irmão rural village, located in the municipality of Japira, it was noted that they were able to improve their living conditions, particularly in relation to home ownership. In terms of income, it was found that there hasn't been a significant increase. To improve household income, it is necessary to promote the qualification of the farmers through technical assistance, thus enabling proper farming of the plots. The Programa Vilas Rurais is not a land reform program, but can bring positive outcomes for rural workers who would not fit in a traditional reform program because they don't want to live just on farming. In the case of the municipality of Japira, a comparative study shows that the Programa Vilas Rurais was more effective than the land reform program, since the residents of the Povo Irmão village and Marimbondo settlement have similar social and economic conditions. Yet, the program requires less investment and is still a non-conflicting way to improve living conditions in the countryside.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Costa, Sara Próspero dos Santos Lory. "Agroturismo em Vila Viçosa." Master's thesis, Univerisade de Lisboa. Faculdade de Arquitetura, 2015. http://hdl.handle.net/10400.5/10746.

Full text
Abstract:
Dissertação de Mestrado em Arquitetura, apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, para obtenção do grau de Mestre.
O turismo é um fenómeno mundial que contribui de uma forma significativa para o desenvolvimento económico da zona acolhedora. Este facto ganha importância quando se trata de áreas rurais, em que o turista se torna mais exigente relativamente às experiências e ao destino que procura – por pretender fugir ao turismo de massa – e é mais informado e preocupado com o meio ambiente e com a saúde. Esta investigação pretende dar a conhecer Vila Viçosa, no distrito de Évora, e analisar a importância de uma unidade hoteleira com actividades equestres como complemento a actividades que já se realizam na zona. Para este estudo, foi necessário perceber o fenómeno do turismo, em particular do turismo rural, não apenas como alojamento, mas sim como um conjunto de actividades que interligadas poderão contribuir para umas férias diferentes e de qualidade superior. Para a concretização projectual desta investigação, seleccionou-se uma propriedade em Vila Viçosa, onde foi realizado um estudo de intervenção que pretende reforçar as actividades turísticas e de lazer da zona e gerar relações com o território envolvente – não só à escala da vila mas também à escala do concelho. É com base nestas premissas que se propôs a criação de um Agroturismo e de uma escola de equitação, inseridos numa estrutura de actividades complementares de que o concelho já dispõe, nomeadamente a Rota Tons de Mármore, e se sugeriu a criação de passeios equestres na região. Considerou-se, ainda, pertinente criar um pequeno espaço na unidade hoteleira destinado à divulgação e exposição da cultura portuguesa através de workshops sobre actividades agrícolas e equestres, de modo a integrar os turistas cultura local. Para além do suporte bibliográfico apresentado ao longo da dissertação, foram ainda realizadas algumas análises ao terreno – através de mapas ou de idas ao local – que ajudaram na organização dos princípios de trabalho.
ABSTRACT: Tourism is a global phenomenon which contributes significantly to the economic development of the welcoming zone. This becomes important when it comes to rural areas, where the tourist is more demanding with respect to the experiences and the destination he is looking for – in order to escape from mass tourism – and is more informed and concerned about the environment and health. This research aims to introduce Vila Viçosa in Évora, and analyze the importance of a hotel unit with equestrian activities in addition to the activities already under way in the area. For this study, it was necessary to understand the phenomenon of tourism, especially rural tourism, not just as housing but as a set of interrelated activities that may contribute to different and top quality holidays. For project-completion of this investigation, a property in Vila Viçosa was selected, in which was conducted an intervention study that aims to complement the tourist and leisure activities in the area and generate relations with the surrounding territory – not only at the village but also at the county level. It is on these premises that was proposed the creation of an Agritourism and a riding school embedded in a structure of complementary activities that the county already has, such as the Tons de Mármore route, and the creation of horseback riding in the region. Furthermore, it was considered pertinent to create a small space on the hotel property for the dissemination and exhibition of Portuguese culture through workshops on agricultural and equestrian activities in order to explore the terrain and integrate tourists on the observation of pasture. In addition to the bibliographical support presented throughout the dissertation, some analysis to the land were also carried out – through maps or trips to the site – that helped in the organization of working principles.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Daude, Rodrigo Bastos. "Modo de vida e reprodução camponesa no assentamento Vila Boa em Goiás-GO." Universidade Federal de Goiás, 2018. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/9054.

Full text
Abstract:
Submitted by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2018-11-12T11:15:16Z No. of bitstreams: 2 Tese - Rodrigo Bastos Daude - 2018.pdf: 3122030 bytes, checksum: 55bd32da9bb134846eb2117e9a8e8de3 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Approved for entry into archive by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2018-11-12T13:18:12Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Tese - Rodrigo Bastos Daude - 2018.pdf: 3122030 bytes, checksum: 55bd32da9bb134846eb2117e9a8e8de3 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Made available in DSpace on 2018-11-12T13:18:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Tese - Rodrigo Bastos Daude - 2018.pdf: 3122030 bytes, checksum: 55bd32da9bb134846eb2117e9a8e8de3 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2018-10-26
The thesis Modo de vida e Reprodução Camponesa no Assentamento Vila Boa em Goiás-GO has as a study object the culture in the Vila Boa Settlement Project (SP) in the town of Goiás, created on the 6th of September, 1996 where 13 families live. The research subjects were the people settled due to agrarian reform in the SP. We selected the peasant category as a comparative framework to study their culture. This is an investigation movement related to Work, Education and Social Movements of the Graduation Program in Education at the Education College of the Goiás Federal University (PPGE-UFG), which aimed at discussing the following problem: What is the life style of people settled due to agrarian reform of Vila Boa SP, when it comes to constituting survival strategies from a social reproduction perspective? Our purpose was to understand culture in the Vila Boa rural settlement in the town of Goiás - GO, so as to understand drawbacks and advances regarding culture and typical elements of life style of settled people and their social reproduction. We performed a bibliographic study with a qualitative approach, field observation with questionnaires and interviews with the rural settled people in the town of Goiás - GO. The theoretical reference relies on a social background that discusses the agrarian issue, peasantry and agrarian Brazilian politics, as well as the first occupations and rural settlements in Goiás starting at the end of the 1970´s. We also used studies on cultural general theory taking culture as reflection, creation and a set of practices, techniques, symbols and values for social living. Vila Boa SP, as a reflection of such set of practices, has a life style and peasant social reproduction possibilities “forged” in sociability with external agents, neighbors and local public power, atypical in their occupation and constitution as a rural settlement. Thus, settled people´s life styles do not entail a direct influence on peasant social reproduction.
A tese Modo de vida e Reprodução Camponesa no Assentamento Vila Boa, em Goiás-GO tem por objeto de estudo a cultura no Projeto de Assentamento (PA) Vila Boa no município de Goiás, criado em 06 de setembro de 1996 e composto por 13 famílias. Os sujeitos desta pesquisa foram os assentados de reforma agrária do referido PA. Tomei a categoria campesinato como quadro comparativo para estudar sua cultura. É um movimento investigativo vinculado à linha Trabalho, Educação e Movimentos Sociais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (PPGE-UFG), que buscou discutir a seguinte questão: Qual é o modo de vida dos assentados de reforma agrária do PA Vila Boa, no sentido de constituírem estratégias de sobrevivências do ponto de vista da reprodução social? O objetivo foi compreender a cultura no assentamento rural de Vila Boa no município de Goiás-GO, a fim de entender os impasses e avanços na cultura a partir dos elementos característicos do modo de vida dos assentados no sentido da reprodução social. Realizou-se um estudo bibliográfico numa perspectiva qualitativa, observação de campo com uso de questionários e entrevistas com os assentados do assentamento rural Vila Boa no município de Goiás-GO. O referencial teórico está fundamentado numa base sociológica que discute a questão agrária, campesinato e a política agrária no Brasil, bem como as primeiras ocupações e assentamentos rurais em Goiás a partir do final da década de 1970. Utilizaram-se também estudos sobre a teoria geral da cultura a partir da ideia de cultura como reflexo, criação e um conjunto de práticas, técnicas, símbolos e de valores para convivência social. O PA Vila Boa, como reflexo deste conjunto de práticas, tem seu modo de vida e as possibilidades de reprodução social do camponês “forjados” na sociabilidade com os agentes externos, vizinhos e poder público local. E o modo de vida dos assentados do PA Vila Boa não tem imbricação direta a favor da reprodução social do camponês.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Tavares, Anderson de Souza. "Geograficidades, urbanidades rurais e campesinidade no modo de vida dos moradores da Comunidade de Santa Maria de Vila Amazônia (Parintins/AM)." Universidade Federal do Amazonas, 2016. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5404.

Full text
Abstract:
Submitted by Adriely Bruce (adriely_bruce@hotmail.com) on 2016-12-16T14:25:40Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - Anderson de SouzaTavares.pdf: 6722976 bytes, checksum: 703ce6324cd3f15d0918e5e4aef0d698 (MD5)
Approved for entry into archive by Divisão de Documentação/BC Biblioteca Central (ddbc@ufam.edu.br) on 2016-12-22T14:19:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação - Anderson de SouzaTavares.pdf: 6722976 bytes, checksum: 703ce6324cd3f15d0918e5e4aef0d698 (MD5)
Approved for entry into archive by Divisão de Documentação/BC Biblioteca Central (ddbc@ufam.edu.br) on 2016-12-22T14:24:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação - Anderson de SouzaTavares.pdf: 6722976 bytes, checksum: 703ce6324cd3f15d0918e5e4aef0d698 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-12-22T14:24:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação - Anderson de SouzaTavares.pdf: 6722976 bytes, checksum: 703ce6324cd3f15d0918e5e4aef0d698 (MD5) Previous issue date: 2016-07-22
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
The present work has for base the research realized at community of Santa Maria de Vila Amazônia, located in the rural zone of the county of Parintins. The research had for main objective to understand how the residents from the community of Santa Maria de Vila Amazônia perceive and conceive their lived space in front of the transformations occurred in the community infrastructure. Besides this, as secondary objectives, sought understand how to keep the campesinity between the residents from the community considering the changes occurred into their way of life; identify what is the impacts promoted by the urbanities on rural into the daily of the residents from the community of Santa Maria; understand how it has been constructed the collective identity of the residents from the community from the conception of place and geographicity. Therefore, we base ourselves in qualitative research through the focus of the Humanist Cultural Geography approach in the methodological perspective of the phenomenology, using bibliographic surveys and fields practices, with interviews, participating observations and iconographic surveys. Thus, we observed a community characterized by multiples territorialities, that create and recreate places, from the geographicity by the residents, that living daily that space. The place here gave rise is that showed by the ideas from Relph and Tuan, which in turn, based himself in the idea of lived space from Dardel work. Thereby, we will show here how the physiognomy of place at the community of Santa Maria influence and it’s influenced by the ways of life from the local residents.
O presente trabalho teve por base a pesquisa realizada na comunidade de Santa Maria de Vila Amazônia, situada na zona rural do município de Parintins. A pesquisa teve por objetivo principal compreender como os moradores da comunidade de Santa Maria de Vila Amazônia percebem e concebem seu espaço vivido ante às transformações ocorridas na infraestrutura da comunidade. Além disso, como objetivos secundários, buscou-se entender como se mantém a campesinidade entre os moradores da comunidade considerando as mudanças ocorridas em seus modos de vida; identificar quais os impactos promovidos pelas urbanidades no rural no cotidiano dos moradores da comunidade de Santa Maria; entender como tem sido construída a identidade coletiva dos moradores da Comunidade de Santa Maria de Vila Amazônia a partir da concepção de lugar e geograficidade, construídas na geografia cultural humanista. Para tanto, nos pautamos na pesquisa qualitativa por meio do enfoque da abordagem da Geografia cultural humanista na perspectiva metodológica da fenomenologia, utilizando-se de levantamentos e pesquisas bibliográficas e práticas de campo, onde foram realizadas entrevistas com os moradores locais, observação participante e levantamentos iconográficos/fotográficos. Assim, observamos uma comunidade que se caracteriza por múltiplas territorialidades, que criam e recriam lugares, a partir da geograficidade dos moradores, que vivenciam cotidianamente aquele espaço. O lugar aqui ensejado é aquele apresentado pelas ideias de Relph e Tuan, que por sua vez, se basearam na ideia de espaço vivido da obra "O Homem e a Terra", de Eric Dardel. Assim, mostraremos aqui como a fisionomia do lugar na comunidade de Santa Maria influencia e é influenciado pelos modos de vida dos moradores locais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Ventorim, Sandra Tercia Ferneda. "A sustentabilidade do Programa na Vila Rural São Camilo - Palotina - PR: um estudo de caso." Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2017. http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/459.

Full text
Abstract:
Submitted by Marcia Leitzke (marcia.leitzke@unioeste.br) on 2017-06-12T12:58:11Z No. of bitstreams: 2 2017_Sandra_Ventorim.pdf: 1401133 bytes, checksum: e02dfb86efd17800c3fb8d36b198b1ad (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Made available in DSpace on 2017-06-12T12:58:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 2017_Sandra_Ventorim.pdf: 1401133 bytes, checksum: e02dfb86efd17800c3fb8d36b198b1ad (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2017-03-02
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
The present study presents results of a research on a characterization of the residents and the practice of the Rural Village State Program, having as object the Vila Rural São Camilo, located in the municipality of Palotina, in the State of Paraná. The research identified the profile of the villager of Vila Rural and how the program is put into practice. We analyzed the factors that make it difficult to achieve the objectives of the program, such as the production goal for self-consumption. The research was done through the collection of primary and secondary data, having as an open and closed questions, applied to all 42 families residing in Rural Village, In the response to the invitation to participate, it is highlighted that the majority of families were represented by the female. The results showed that few carry out a commercialization of the products, as well as perform functions to meet their financial needs. It was also observed that the inhabitants of Vila Rural have a shortage of financial resources, and that they depend on programs provided by Government, and also, that there is a lack of technical incentive, for a population that does not plant the products and their commercialization.
O presente estudo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a caracterização dos moradores e a prática do Programa Estatal Vilas Rurais, tendo como objeto a Vila Rural São Camilo, situada no município de Palotina, no Estado do Paraná. A pesquisa identificou o perfil dos moradores da Vila Rural e como o programa é colocado em prática. Foram analisados os fatores que dificultam que os objetivos do programa sejam alcançados, como a meta de produção para o autoconsumo. A pesquisa deu-se por meio de coleta de dados primários e de dados secundários, tendo como instrumento um questionário com perguntas abertas e fechadas, aplicado à totalidade das 42 famílias residentes na Vila Rural. Na resposta ao convite para a participação, destaca-se que a maioria das famílias foi representada pelo sexo feminino. E os resultados demonstraram que poucos realizam a comercialização dos produtos, bem como desempenham funções fora da vila rural para suprir as suas necessidades financeiras. Observou-se, ainda, que os habitantes da Vila Rural têm carência de recursos financeiros, que dependem de programas disponibilizados pelo governo, e também que existe falta de incentivo e de apoio técnico para instruir a população no plantio dos produtos e na sua comercialização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

OLIVEIRA, Mônica Vicky Medeiros. "A expansão das atividades de confecção em áreas rurais no município de Santa Cruz do Capibaribe, PE. – O caso da vila Magana." Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2012. http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/4614.

Full text
Abstract:
Submitted by (edna.saturno@ufrpe.br) on 2016-06-06T16:28:05Z No. of bitstreams: 1 Monica Vicky Medeiros Oliveira.pdf: 3162019 bytes, checksum: 905dba01aa6772fc7738a971a2623910 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-06-06T16:28:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Monica Vicky Medeiros Oliveira.pdf: 3162019 bytes, checksum: 905dba01aa6772fc7738a971a2623910 (MD5) Previous issue date: 2012-02-27
This work aims to analyze the impact of clothing manufacturing to the city of Santa Cruz do Capibaribe the rural area of the city, more specifically the community of Magana. In this area, it is possible to clearly observe the effects of so-called rurban and the consequences of the pluriactivity. These two points are the basis of the study of the so-called New Brazilian Rural that, together with the concepts and aspects of the rural and urban, from the theoretical background. Our object of study is located in the rural (Agreste) of Pernambuco that is the focus of many studies, precisely because of its natural barrier mainly to the development of agricultural activities that becomes an importat factor in the development of the pluriactivity. The methodology was based on a case study in which the unit of analysis is some families in the community. Our collection of data was divided into two steps and data analysis was done with the help of a spreadsheet for analyzing both qualitative and quantitative data. We observe the effects of so-called rurban and pluriactivity. The methodology was predominantly qualitative; it was based on a case study with eleven families from the village. We asserted that the clothing manufacturing was motivated by financial reasons and that the agropecuary was inducted by leisure and cultural aspects. We conclude that the pluriactivity brought benefits to the local community like: encouragemnt to children education (not exclusively); changes in the families financial obligations, which is now shared with the housewife; in general terms, it resulted in an increase in the total income of the families that we interviewed; it provided access to consumer goods which were previously inaccessible to these families; a certain degree of rurbanization in the area.
Este trabalho se propõe a analisar os impactos das atividades de confecções do município de Santa Cruz do Capibaribe em sua zona rural, especificamente na vila Magana. Na área rural, é possível observar de maneira mais clara os efeitos do chamado rurbanismo e as consequências geradas pela pluriatividade. Esses dois pontos são a base de estudo do chamado Novo Rural Brasileiro que juntamente com os conceitos e as vertentes do rural e urbano formam o referencial teórico. O objeto deste estudo está situado no Agreste Pernambucano, que é foco de muitos estudos, justamente por seu entrave natural ao desenvolvimento, principalmente, das atividades agropecuárias, o que se torna um fator para o aparecimento da pluriatividade. A metodologia baseou-se em um Estudo de Caso cujas unidades de análise são onze famílias da vila com abordagem predominantemente qualitativa. Verificamos que a confecção é desenvolvida pelo retorno financeiro e a agropecuária é praticada induzida pelo prazer e cultura. Concluímos que a pluriatividade trouxe benefícios para a localidade como: incentivo a educação dos filhos (não com exclusividade); mudança na responsabilidade pela manutenção da família, passando a ser compartilhada com a dona da casa; possibilitou, de modo geral, um aumento da renda total das famílias entrevistadas; possibilitou acesso a bens de consumo duráveis e não duráveis que antes não era possível; e um certo grau de rurbanização na localidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Esser, Jovir Vicentini. "Vilas Rurais: uma política pública de desenvolvimento e seu impacto na vida dos trabalhadores rurais volantes." Universidade Estadual do Oeste do Parana, 2005. http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2245.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2017-07-10T18:33:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Jovir Vicentini Esser - parte 1.pdf: 1841137 bytes, checksum: 4dd39453f38b4d86dc2ce0ab8d9ed501 (MD5) Previous issue date: 2005-09-22
This paper aimed to evaluate the impact of the Rural Village Program, as development public policy, in the lives of settlers, especially of the seasonal rural worker. In the context of rural development public policies, which was considered a unprecedented program in the country, Rural Villages implanted in the state of Paraná between 1995 and 2003 had as main recipient seasonal rural workers (S.R.W.), settling them in rural lots measuring an average of 5,000 m² near urban areas and in regions with a demand for temporary hand labor aiming to improve their live conditions. At first, it is shown the situation of the national agriculture issue from the point of view of some theorists, and its aggravation due to some Public Policies, such as the Rural Credit, that collaborated to the formation of a working category widely known as bóia fria (Day Laborer). It refers to the Rural Village Program, a sub-component of the 12 Month Paraná Project, emphasizing the process and implantation strategies giving emphasis to the Western Region of Paraná. According to acquired data, it was established that, although the main beneficiaries were the S.R.W., only 20% of the settled families had as landowner one of their workers. To achieve this proposed work objective a study was conduct on the case of Rural Villages in the cities of Corbélia and Anahy, where the impact of the Program in the life of the settlers was identified, specifically in the lives of the S.R.W. It was concluded that, even though the objective initially proposed of settling 60,000 families throughout the State was not reached, and some of the basic prerequisites defined by the Program were not abided, the evaluation was that if there was no significant change in economic terms, in the aspect of quality of life in loco ,through interviews with villagers, deep transformation was observed with the increasing in the families self steam and satisfaction in general, as far as having their own house and productive subsistence land. For an effective improvement on socioeconomic conditions, the Rural Villages still need income generating and technical assistance projects directed to non-qualified hand labor, such as day laborer. It is also possible, through the Rural Village experiences, to acquire larger areas by identifying those families that had shown capability in exploring agriculture, settling them in land financed by the Federal government s Rural Credit Program.
Esse trabalho teve como objetivo avaliar o impacto do Programa Vila Rural, enquanto Política Pública de desenvolvimento, nas condições de vida dos assentados, especialmente dos trabalhadores rurais volantes. No contexto de políticas públicas de desenvolvimento rural, considerado um programa inédito no país, as Vilas Rurais implantadas no Paraná, no período entre 1995 a 2003, tinham como beneficiário meta os Trabalhadores Rurais Volantes (T.R.V.), assentando-os em lotes rurais de em média 5.000 m², próximos das áreas urbanas e em regiões com demanda de mão-de-obra temporária, com o objetivo de melhoria das condições de vida dos mesmos. Inicialmente apresenta-se a situação da questão agrária nacional, sob o ponto de vista de alguns teóricos e o seu agravamento em função de determinadas Políticas Públicas, como o crédito rural, que colaboraram para a formação de uma categoria de trabalhadores popularmente conhecida como bóia-fria . Aborda-se o Programa Vila Rural, subcomponente do Projeto Paraná 12 Meses, enfocando o processo e as estratégias de implantação, com destaque para a Região Oeste do Paraná. Pelos dados levantados verificou-se que, embora o beneficiário meta fosse o T. R. V., na região estudada apenas 20% das famílias assentadas tinham como titular do lote um desses trabalhadores. Para alcançar-se o objetivo proposto neste trabalho foi realizado um estudo de caso das Vilas Rurais dos municípios de Corbélia e Anahy, onde se identificou o impacto do Programa na vida dos assentados, especificamente na vida dos T. R. V. Assim, mesmo não atingindo a meta inicialmente proposta de assentar 60.000 famílias em todo o Estado e não obedecendo alguns requisitos básicos definidos pelo Programa, a avaliação é de que, se não houve mudança significativa em termos econômicos, no aspecto de qualidade de vida houve sensível transformação. Observou-se in loco, através de entrevistas com os vileiros, o aumento na auto-estima e satisfação das famílias de maneira geral, especialmente no tocante à casa própria e ao terreno para produção voltada à subsistência. Para uma efetiva melhoria nas condições socioeconômicas as Vilas Rurais necessitam ainda de projetos de geração de renda e assistência técnica, direcionados à mão-de-obra desqualificada como a do bóia-fria . Também é possível, pelas experiências das Vilas Rurais, com a identificação daquelas famílias que demonstraram aptidão à exploração agrícola de adquirirem áreas maiores, assentando-as em terrenos financiados pelo Programa Crédito Fundiário do Governo Federal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Borges, Fabiane Macedo. "O associativismo no Projeto São Francisco : estudo de caso da Vila Produtiva Rural Negreiros." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2012. http://repositorio.unb.br/handle/10482/10828.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Política Social, 2012.
Submitted by Elna Araújo (elna@bce.unb.br) on 2012-06-26T20:13:35Z No. of bitstreams: 1 2012_FabianeMacedoBorges.pdf: 1905693 bytes, checksum: a300218e1ee3ecda4cd4bc38fa120f65 (MD5)
Approved for entry into archive by Jaqueline Ferreira de Souza(jaquefs.braz@gmail.com) on 2012-06-27T12:54:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2012_FabianeMacedoBorges.pdf: 1905693 bytes, checksum: a300218e1ee3ecda4cd4bc38fa120f65 (MD5)
Made available in DSpace on 2012-06-27T12:54:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012_FabianeMacedoBorges.pdf: 1905693 bytes, checksum: a300218e1ee3ecda4cd4bc38fa120f65 (MD5)
Esta dissertação analisa o processo de constituição da Associação de Reassentados da Vila Produtiva Rural Negreiros, tendo em vista sua contribuição para a construção de um espaço democrático de participação. Para melhor compreensão do tema, foram apresentadas as principais polêmicas em torno do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional, sendo também analisado o Programa Básico Ambiental de Reassentamento de Populações do Projeto São Francisco e o processo de implantação da Vila Produtiva Rural Negreiros. Para análise da formação da Associação de Reassentados da Vila Produtiva Rural Negreiros e do seu processo participativo, foi analisado o perfil socioeconômico e a trajetória sociopolítica dos seus membros, as formas de atuação dos dirigentes, as relações institucionais, as formas de sociabilidade, as principais lideranças, as dificuldades e os avanços, tendo como referência central os elementos constitutivos do processo de participação dos moradores. A metodologia incluiu a utilização de diferentes técnicas: pesquisa documental, observação participante, entrevista e análise de conteúdo, buscando compreender os sentidos das falas e interpretar as informações à luz da teoria estudada. Como categorias de análise foram trabalhados os temas da democracia, com especial ênfase para a democracia participativa e o processo de redemocratização do Brasil; a participação, com seus limites e potencialidades; o associativismo civil no Brasil, com destaque para a região nordeste e o associativismo produtivo rural. Este estudo considera que a organização das famílias em associações é importante para incentivar a participação da população no processo de tomada de decisões, tornando a associação um espaço potencial para o exercício democrático. O processo participativo da Associação de Moradores da VPR Negreiros ainda que recente, é revelador de conquistas importantes como a descoberta do exercício democrático pelos dirigentes e a superação de alguns desafios cotidianos, demonstrando as potencialidades da vida associativa, sendo o engajamento mais efetivo dos demais sócios um desafio interessante, na medida em que se torna necessário incentivar a participação para o alcance dos resultados coletivos de forma mais democrática. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This dissertation examines the process of constitution of the Association of Rural Productive Resettled Village Negreiros, given its contribution to building a democratic space for participation. For a better understanding of the subject are explained the main controversies surrounding the Integration Project of the São Francisco River Basin with the North East, and also examined the Basic Environmental Program Population Resettlement Project San Francisco and the deployment process of the Village Production Rural Negreiros. For analysis of the formation of the Association of Rural Productive Resettled Village Negreiros and its participatory process, we analyzed the socio-political history and socioeconomic profile of its members, ways of acting directors of institutional relations, forms of sociability, main leaders, difficulties and progress , with reference to the central components of the process of participation by residents. The methods included the use of different techniques: documentary research, participant observation, interview and content analysis, seeking to understand the meanings of words and interpret the information in light of the theory studied. As categories of analysis were worked on issues of democracy, with special emphasis on participatory democracy and democratization process in Brazil, the participation, its limits and potentialities, the civil associations in Brazil, especially the northeast and the rural productive associations . This study considers the organization of associations of families is important to encourage popular participation in decision-making process, making the association a potential space for the democratic exercise. The participatory process of the Residents Association of VPR Negreiros still recent, is indicative of important achievements as the discovery by the leaders of the democratic exercise and overcoming challenges everyday, demonstrating the potential of associative life, and more effective engagement of the other partners a interesting challenge, as it becomes necessary to encourage participation for the achievement of collective results of a more democratic way.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Vila rural"

1

Neiva, Manuel Albino Penteado. Vila Chã: Uma comunidade rural do século XVIII. Esposende: M.A.P. Neiva, 1993.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Nath, Davendra. Water safety plan for Mele rural area Port Vila, Vanuatu. Suva], Fiji: SOPAC, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

García, Francesc de Paula Llatjós i. Sant Cugat del Vallès: De vila rural a ciutat moderna. Barcelona: Oikos-Tau, 1991.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Nath, Davendra. Improvement schedule for Mele rural area water supply, Port Vila, Vanuatu. Suva], Fiji: SOPAC, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Haberkorn, Gerald. Port Vila: Transit station or final stop? : recent developments in Ni-Vanuatu population mobility. Canberra: National Centre for Development Studies, The Australian Natioanl University, 1989.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

El poblamiento rural de Dianium, Lucentum, Ilici y la ciudad romana de La Vila Joiosa (siglos II a.C.-VII d.C.): Bases para su estudio. San Vicente del Raspeig: Publicaciones de la Universidad de Alicante, 2010.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Ferrer, Llorenç. La vida rural a Catalunya. [Barcelona]: Angle Editorial, 2002.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Congrés sobre Sistemes Agraris, Organització Social i Poder Local. Condicions de vida al món rural. Lleida: Institut d'Estudis Ilerdencs, 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Bouton, Roberto J. La vida rural en el Uruguay. Montevideo, Uruguay: Ediciones de la Banda Oriental, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Brandão, Carlos Rodrigues. A partilha da vida. São Paulo: GEIC/Cabral Editora, 1995.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Vila rural"

1

Seidel, Dominik, and Christian Ammer. "Supporting the Use of Woody Energy Crops through Efficient Stand Assessment via Terrestrial Laser Scanning." In Bioenergy from Dendromass for the Sustainable Development of Rural Areas, 233–42. Weinheim, Germany: Wiley-VCH Verlag GmbH & Co. KGaA, 2015. http://dx.doi.org/10.1002/9783527682973.ch18.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Virani, Shreya, Sonica Rautela, and Sarika Sharma. "Financial inclusion via Fintech: A conceptual framework for digitalizing the banking landscape of rural India." In Artificial Intelligence and Speech Technology, 497–505. Boca Raton: CRC Press, 2021. http://dx.doi.org/10.1201/9781003150664-54.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

de Vingo, Paolo. "The hierarchy of power in rural northern Italy after the end of the Roman villa settlement system." In Ruralia, 49–76. Turnhout: Brepols Publishers, 2013. http://dx.doi.org/10.1484/m.ruralia.1.101602.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Feng, Zhilan, Yiqiang Zheng, Nancy Hernandez-Ceron, and Henry Zhao. "Designing Public Health Policies to Mitigate the Adverse Consequences of Rural-Urban Migration via Meta-Population Modeling." In Mathematical and Statistical Modeling for Emerging and Re-emerging Infectious Diseases, 187–206. Cham: Springer International Publishing, 2016. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-319-40413-4_12.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Panopoulos, Dimitrios, Ilias Sachpazidis, Despoina Rizou, Wayne Menary, Jose Cardenas, and John Psarras. "MEDNET: Telemedicine via Satellite Combining Improved Access to Health-Care Services with Enhanced Social Cohesion in Rural Peru." In Information Systems Development, 933–40. Boston, MA: Springer US, 2009. http://dx.doi.org/10.1007/b137171_98.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Oliveira, Rafael Montanhini Soares de, Matheus Leme Varajão Palazzo, and Tatiane Cristovam Ferreira. "MODELO DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS PARA A VILA RURAL FLOR DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE CAMPO MOURÃO-PR." In Meio Ambiente, Sustentabilidade e Agroecologia 7, 191–203. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.32319160518.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Mafioletti, Dyene, and Jorge Vieira. "De problema à ressignificação: a transformação de um córrego em um eixo estruturador de urbanidade na ocupação Vila Natureza." In Planejamento e gestão territorial: o papel e os instrumentos do planejamento territorial na interface entre o urbano e o rural, 163–86. Unesc, 2019. http://dx.doi.org/10.18616/pgtur05.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

De Clercq, Wim. "Roman rural settlements in Flanders." In Villa Landscapes in the Roman North, 235–58. Amsterdam University Press, 2011. http://dx.doi.org/10.2307/j.ctt46mx3k.14.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

López, Mercedes Nayeli Pérez, and Melvi Yaneri Méndez López. "Vida Rural Tojol-ab´al:." In Estudios rurales en México, 72–90. CLACSO, 2019. http://dx.doi.org/10.2307/j.ctvtxw358.6.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

"Indications for rural slavery in the northern provinces." In Villa Landscapes in the Roman North, 161–78. Amsterdam University Press, 2012. http://dx.doi.org/10.1515/9789048514830-008.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Vila rural"

1

COSTA, DENILDO DA SILVA, and LUCIMARA POQUIVIQUI DE OLIVEIRA. "MANEJO DE HERBICIDAS ENTRE TRABALHADORES: DIAGNÓSTICO DE UMA COMUNIDADE RURAL DE VILA BELA DA SANTISSIMA TRINDADE - MT." In Brazilian Congress. brazco, 2020. http://dx.doi.org/10.51162/brc.health2020-00050.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa analisou as relacoes trabalhistas em uma comunidade rural: Sao Sebastiao, municipio de Vila Bela da Santissima Trindade-MT, espaco composto por quase sessenta familias, oriundos de tradicoes culturais etnograficas regionais e inseridos a faixa de fronteira internacional com Bolivia. Realizado em 2019 e 2020, o estudo consistiu em uma revisao bibliografica no ambito das ciencias humanas, sociais e saude publica, e observacao participante com entrevista semiestruturada. Os resultados apresentam uma modalidade de trabalho abundantemente utilizada na regiao: o manejo de herbicidas extremamente toxicos no abordo de manutencao economica produtiva de pecuaria, para controle de ervas espontaneo em meio as pastagens cultivadas, oficios que configuram de maneira esporadica informal e sem preocupacao protetiva ou preventiva, potencializando acidentes trabalhistas e por consequentes problemas de saude publica. Desse modo o presente estudo considera todas as conjunturas sociais, os desafios de implementacoes ao trato de educacao e saude, sugerindo trabalhos de consciencia racional para uma melhor qualidade de vida.,
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Elvis Rabelo da, Wenderson Holanda De Oliveira, Clenilson Veiga Da Costa, Gracialda Costa Ferreira, and Paulo Cesar Flores Junior. "VIVEIRO DIDÁTICO VILA DA FOLHA: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA DE ENSINO E PRÁTICA FLORESTAL." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1801.

Full text
Abstract:
Introdução: A implantação de viveiros que foquem na produção de mudas de espécies nativas de todos os estágios de sucessão ecológica e que primem pela qualidade é um norteador do processo produtivo. Considerando que os viveiros florestais podem representar importantes alternativas de geração de emprego e renda nas comunidades rurais e a elevada demanda por profissionais capacitados para contribuir com a sustentabilidade econômica, social e ambiental. Objetivo: Mostrar que através da produção de mudas florestais nativas aliadas a fixação de aprendizagem e trabalho prático, contribui para a formação de estudantes da Engenharia Florestal, ou seja, recursos humanos capacitados a trabalharem os aspectos técnicos, operacionais e de gestão nos viveiros florestais. Material e Métodos: O viveiro didático Vila da Folha localiza-se no município de Belém, PA, dentro dos limites da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e faz parte do Programa de Educação Tutorial em Eng. Florestal. Nesta unidade didática, os discentes são responsáveis pela coleta de sementes, recebimento dos lotes de sementes, preparo de substratos, semeadura e manejo da produção de mudas nativas. Resultados: A atividade iniciou-se com um curso sobre preparo de substrato oferecido pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (IDEFLOR-Bio). Sementes foram obtidas por meio de coletas realizadas no Bosque Rodrigues Alves e nas dependências da UFRA. No viveiro foram produzidas um total de 3.896 mudas. As mudas produzidas foram das espécies: ipê amarelo rugoso (278 mudas), ipê amarelo cerrado (171 mudas), ipê branco (702 mudas), ipê rosa (1.260 mudas), açaí (1.182 mudas), pau-preto (250 mudas) e andiroba (53 mudas). Conclusão: Por meio da prática de produção de mudas florestais nativas os discentes do curso de Engenharia Florestal estão sendo capacitados a trabalharem os aspectos técnicos, operacionais e de gestão nos viveiros. Assim, a atividade prática de viveiro florestal auxilia na capacitação e formação de recursos humanos para atuação neste tipo empreendimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Carvalho, Rodrigo de Castro, João Lucas Sauma Alvares, Tainah Kaylla Dos Santos Aquino, Gracialda Costa Ferreira, and Paulo Cesar Flores Junior. "APLICAÇÃO PRÁTICA DO CONHECIMENTO TEÓRICO NO VIVEIRO DIDÁTICO VILA DA FOLHA DA UFRA/BELÉM." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1804.

Full text
Abstract:
Introdução: A restauração florestal, envolve a recomposição gradual da floresta, resgatando sua biodiversidade, função ecológica e sustentabilidade ao longo do tempo. Um método utilizado para restaurar é o plantio de mudas florestais. Para isso, são necessários locais que viabilizem a produção de mudas conhecidos como viveiros florestais que possibilitam o desenvolvimento do conhecimento teórico aplicado que auxilia no desenvolvimento de profissionais capacitados para atuarem nas demandas da região amazônica. Objetivo: O objetivo do trabalho é relatar a experiência dos discentes do Grupo PET Florestal/UFRA durante a execução de suas atividades no viveiro didático Vila da Folha e no processo de construção, aplicação e difusão do conhecimento da ciência florestal na prática. Material e métodos: A unidade didática de produção de mudas localiza-se no município de Belém, PA, no âmbito da Universidade Federal Rural da Amazônia, nas coordenadas de partida latitude 01°26' 00'' S e longitude 48° 26' 00'' W. As atividades no viveiro incluem: a) Identificar, selecionar e sinalizar árvores matrizes; b) Recebimento e preparo dos lotes de sementes, c) Preparo de recipientes e adubação de acordo com a necessidade de cada espécie de trabalho; d) Manejo de da produção mudas e expedição. Resultados: O aprimoramento sobre a perspectiva técnico/científica da construção e funcionamento de um viveiro florestal, desde a escolha de matrizes, beneficiamento de sementes, preparo de substratos específicos e de aspectos silviculturais da produção de mudas. Os discentes envolvidos com as etapas das produções de mudas puderam colocar em prática os conhecimentos teóricos da sala de aula, deste modo, adquirindo uma experiência nas questões básicas relacionadas à viveiros florestais de nativas e meio ambiente, como prática silvicultura do contexto florestal. Conclusão: Por todos esses aspectos, é possível afirmar que a atuação de discentes nos processos de implantação e produção de mudas, agrega conhecimento teórico e prático, melhora a formação técnica transformando-os em agentes difusores do conhecimento da ciência florestal, meio ambiente e aproximando-os da difusão do conhecimento através de informações científicas para a sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Santos, Lídia Machado dos. "A inclusão no 1.º ciclo do ensino básico através da literatura para a infância." In INNODOCT 2019. Valencia: Universitat Politècnica de València, 2019. http://dx.doi.org/10.4995/inn2019.2019.10140.

Full text
Abstract:
O trabalho que agora se submete à apreciação é o resultado de uma parceria com a Fundação Caixa CA de Bragança, Portugal, iniciada em outubro de 2017 e concluída em junho de 2018. Essa parceria teve como finalidades educar para a inclusão, através da leitura de potencial receção infantil com alunos 1.º Ciclo do Ensino Básico a frequentar os 3.º e 4.º anos de escolaridade, fora do ambiente proporcionado pela sala de aulas, sem, no entanto, sair do contexto escolar; aprender a brincar com as palavras sem que as ideias de construção e desafio se perdessem; pôr à prova a capacidade de interpretação de cada aluno em trabalho de grupo; englobar e incluir diferentes ideias e formas de trabalho entre os alunos participantes sem olhar a raças, cores, credos, línguas, questões cognitivas ou meios financeiros, visto que a língua é de todos e todos devem ter os mesmos direitos na hora de enriquecer a sua literacia. O projeto de promoção da leitura e da escrita denominado “Cozinha (com) as tuas Palavras” abrangeu seis agrupamentos de escolas pertencentes aos distritos de Bragança e Vila Real num total de novecentos alunos. Após a leitura do conto infantojuvenil Maggy, a Fada, os alunos foram divididos em equipas constituídas, não só por crianças da escola frequentada, mas também por crianças oriundas de outras escolas do 1.º Ciclo localizadas no meio rural daqueles distritos. As equipas realizaram provas em que as palavras foram o mote para os desafios propostos em ambiente culinário. Depois de uma fase de apuramento, chegaram à fase final uma equipa do 3.º ano e outra do 4.º ano de escolaridade a representar cada um dos Agrupamentos de Escolas que aceitou integrar o projeto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

VAGUSEVICIENĖ, Ilona, Sonata KAZLAUSKAITĖ, Aiste JUCHNEVICIENĖ, Asta BYLAITE, and Audrone ŽEBRAUSKIENĖ. "COMPARISON OF PHOTOSYNTHETIC PARAMETERS IN DIFFERENT WHEAT (TRITICUM AESTIVUM L.) VARIETIES." In RURAL DEVELOPMENT. Aleksandras Stulginskis University, 2018. http://dx.doi.org/10.15544/rd.2017.064.

Full text
Abstract:
Dynamics of photosynthesis pigments in the leaves of different varieties of winter wheat during the vegetation period is analyzed in the paper. The accumulation of pigments in the plant depends on the physiological activity, growth and development of the plant, therefore the composition and content of photosynthesis pigments chlorophyll a, b and carotenoids reflect the general condition of the plant. The ratio of chlorophyll a / b for normal photosynthesis activity in the leaves of the plant should be at least 1:3. The object of the research is different varieties of winter wheat (Triticum aestivum L.) - 'Artist', 'Edvin', 'Skagen', 'Bertold' and 'Viola'. Field experiment was carried out at the Experimental Station of Aleksandras Stulginskis University in 2015-2016. Soil type was identified as IDg8 - k (LVg - p - w - cc) - shallow calcareous luvisol (Calc (ar) i - Epihypogleyic Luvisols). Agrochemical parameters of the soil were determined using accepted analytical methods. The content of photosynthesis pigments (chlorophyll a, b and carotenoids) in green leaf mass was determined in 96% ethyl alcohol extract applying spectrophotometric Wettstein method, “Genesys” 6 spectrophotometer. The photosynthesis productivity (Fpr) was calculated according to the formula: Fpr = 2 (M2-M1) / (L1 + L2) T. The accuracy of the data analysis was estimated according to the standard measurement deviation from the mean. The highest content of photosynthesis pigments has been accumulated by winter wheat variety 'Skagen'. The best result has been observed at the end of nodding stage. A lower content of photosynthesis pigments has been found in the leaves of 'Edvin', 'Viola' and 'Artist' varieties. The highest photosynthesis productivity of all winter wheat varieties has been recorded at the end of nodding stage, and decrease of photosynthesis productivity has been observed since milk maturity stage.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

KALDER, Janar, Alo ALLIK, Hardi HÕIMOJA, Erkki JÕGI, Mart HOVI, Maido MÄRSS, Jarek KURNITSKI, et al. "OPTIMAL WIND/SOLAR ENERGY MIX FOR RESIDENTIAL NET ZERO-ENERGY BUILDINGS." In RURAL DEVELOPMENT. Aleksandras Stulginskis University, 2018. http://dx.doi.org/10.15544/rd.2017.020.

Full text
Abstract:
The article is concentrated on the energy storage problems arising from microgeneration in private households. The case study involves a small-scale wind and solar electricity production set in a net zero-energy building. Both the net zero-energy building and the microgeneration units are connected to an utility grid. The current article serves to confirm the hypothesis, that the self consumption is at its maximum with the annual 70/30 wind and solar energy mix of in favour of the wind. The maximal self consumption at no additional energy storage in a net zero-energy building is studied as well. Produced and consumed energies are equal, which satisfies the requirements for a net zero-energy building with the utility grid acting as an energy buffer. The consumed energy is used to operate a heat pump, heat up ventilation supply air, run ventilation fans, supplying non-shiftable loads (white goods, TV, lighting etc), heat up domestic hot water via heat pump. To express self consumption, we use the term of supply cover factor, which describes optimally the directly consumed energy in relationship to net consumption or production. In annual scale, the cover factors for a net zero-energy building are equal as the production and consumption are equal as well. Also, seasonal variations in self consumption are studied. According to study results, the annual maximal supply cover factor in a net zero-energy building is 0.375 with 70/30 wind/solar mix. Seasonally, the self consumption is at its maximum in summer when the supply cover factor equals to 0.49.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

RAUPELIENĖ, Asta, and Renata LUKĖ. "FACTORS AFFECTING HUMAN CAPITAL FORMATION IN LOGISTICS ENTERPRISES." In RURAL DEVELOPMENT. Aleksandras Stulginskis University, 2018. http://dx.doi.org/10.15544/rd.2017.117.

Full text
Abstract:
Due to ongoing structural changes and socio-economic transition from the production economy to the knowledge economy, human capital plays a vital role in developing and creating new ideas and knowledge. Logistics industry is the fastest growing economic activity in Lithuania. The development of human capital becomes important in securing competitive advantage and improving performance for Lithuanian logistics enterprises. Logistics enterprises themselves try to find solutions how to create, develop and share the knowledge amongst its employees and how strategically develop and manage own human capital. The aim of the research is to examine the contemporary academic perspectives on measuring human capital and the factors affecting its value. In order to provide theoretical and practical basis of the factors affecting human capital formation in logistics enterprises, a study of the correlation between internal and external factors was conducted. Based on the investigation of 30 respondents from Lithuanian logistics enterprises, the correlation between 20 factors affecting human capital value was analysed via a path and correlation analysis. The results of correlation analysis showed that there was a significant negative correlation between the factors of the external environment “Demographic” (such as migration, structure of population and others) and the factor from the environment of the individual “Family” content; the correlation coefficient was -0.671. And it was positively correlated with the factor from the environment of the organisation “Culture” and “Value of organisation” (+0,695). Taking these results into consideration, the focus should be drawn on transforming the function of human resources management as well as providing a facilitative environment for developing the necessary skills in the professional and technical field.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

REPISKÝ, Jozef, and Mária GRÁCOVÁ. "EVALUATION OF INVESTMENT PROJECT FOR BIOMASS USAGE WITH RISK CONSIDERATION." In Rural Development 2015. Aleksandras Stulginskis University, 2015. http://dx.doi.org/10.15544/rd.2015.087.

Full text
Abstract:
The paper is focused on a creation and evaluation of the investment project of pelletisation line purchase with a risk taken into consideration via a simulation model. The decision making subject was offered a choice of two pelletisation lines differentiating in technical parameters and purchase costs. The fundament of this work was a creation of a multi period balance model and formation of ten variants of the individual projects which differ in production volume and mean of financing. The main evaluation criterion of the deterministic calculations was a net present value which takes into consideration the time factor and belongs among the dynamic methods. By means of sensitivity and simulation analysis is possible to identify an appropriate investment strategy under the risk conditions. The risk factors, which were identified by sensitivity analysis, are defined as random variables with certain probability distribution. Critical values of target criterion give information value which we can expect with willingness to tolerate given risk quantification. The comparison of distribution functions of investment alternatives allows the identification of the optimal strategy. On the basis of the gained results we came to the conclusion that the purchase of the pelletisation line is a profitable investment which can increase the value of the company itself.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Wang, Xiaofang, Yu Zang, Yiping Chen, Cheng Wang, and Jonathan Li. "Rural Road Networks Matching Via Extending Line." In IGARSS 2018 - 2018 IEEE International Geoscience and Remote Sensing Symposium. IEEE, 2018. http://dx.doi.org/10.1109/igarss.2018.8519400.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Mota, Zilândia Maria, and Alisson Rocha Da Silva. "A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS RURAIS." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1752.

Full text
Abstract:
Introdução: No contexto rural a discussão dos problemas ambientais e o desenvolvimento de propostas de Educação Ambiental que visam atender a necessidade de enfrentar e minimizar esses problemas, mostram-se cada vez mais relevantes, uma vez que os problemas provenientes da crise ambiental global refletem no espaço rural. Objetivo: Este estudo teve como objetivo realizar uma breve reflexão, acerca da Educação Ambiental, buscando obter um melhor entendimento sobre a importância de seu desenvolvimento em escolas do meio rural. Material e métodos: Foi realizada uma revisão de literatura de caráter exploratório, onde foram consultadas publicações compreendidas entre o período de 1996 a 2020. Foram selecionadas 32 publicações obtidas através de sites governamentais e bases científicas eletrônicas que incluíam legislações, livros, periódicos e artigos científicos que contemplaram estudos sobre educação ambiental, escolas rurais e suas interlocuções. Resultados: Os impactos ambientais que afetam o espaço rural possuem fortes influências na vida do homem do campo. Os principais tipos de impactos frequentemente relatados foram a degradação do solo e o assoreamento e contaminação de cursos d’água ocasionados em sua maioria por atividades agropecuárias sob manejo inadequado, do ponto de vista conservacionista, sendo dessa forma ambientalmente insustentáveis. Consciente desses impactos, a atual escola rural passou a considerar a necessidade de promover atividades curriculares e pedagógicas direcionadas a promoção de um desenvolvimento sustentável no campo, mediante a inserção da Educação Ambiental, tendo em vista que a população do meio rural ao ser incluída e instruída formalmente sobre as questões ambientais, pode promover atitudes concretas de respeito ao planeta, avançar no entendimento ecológico e na relação homem/natureza. Conclusão: O crescimento e difusão da Educação Ambiental em escolas rurais é extremamente importante, pois pode contribuir para que os indivíduos possam se ver como agentes transformadores da realidade em que vivem, a fim de construírem uma sociedade mais justa que vise a sustentabilidade e consequentemente uma melhor qualidade de vida, através de um processo de aprendizado e valorização dos recursos naturais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Vila rural"

1

Morris, Julia, Julia Bobiak, Fatima Asad, and Fozia Nur. Report: Accessibility of Health Data in Rural Canada. Spatial Determinants Lab at Carleton University, Department of Health Sciences, February 2021. http://dx.doi.org/10.22215/sdhlab/2020.4.

Full text
Abstract:
To inform the development of an interactive web-based rural health atlas, the Rural Atlas team within the Spatial Determinants Lab at Carleton University, Department of Health Sciences carried out two sets of informal interviews (User Needs Assessment and Tool Development). These interviews were conducted in order to obtain insight from key stakeholders that have been involved in rural health settings, rural health policy or advocacy, or the development of health mapping tools. Interviews took place via video-conferencing software with participants in the spring of 2020.The following report provides a brief summary of the findings of both sets of interviews.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Rendón, José Rodrigo, Alejandro Tarre, Olga Morales, Benedicte de Waziers, Alejandro Taddia, Laureen Montes, Ana Elsy Cabrera, and Pedro Pérez. Infraestructura para el desarrollo - Vol. 4, No. 2: Cómo fortalecer la red vial rural en El Salvador. Inter-American Development Bank, December 2019. http://dx.doi.org/10.18235/0002067.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Osejo, Alejandra, ed. Documento de análisis de modelos de gobernanza comunitaria y su impacto en el ordenamiento territorial y en la gestión de la biodiversidad. Instituto de Investigación de Recursos Biológicos Alexander von Humboldt, December 2018. http://dx.doi.org/10.21068/cssbgobernanza2018.

Full text
Abstract:
La población rural, sus diversos modos de vida y las organizaciones que representan sus intereses tienen un amplio conocimiento local de la biodiversidad. Además, al habitar los territorios sus decisiones tienen una considerable incidencia en la toma de decisiones en los territorios rurales a escala local. Por este motivo es posible afirmar que estos actores son relevantes para la gestión sostenible de los territorios rurales. Se analizaron tres escenarios donde la gobernanza comunitaria tienen un rol fundamental en el ordenamiento territorial de la biodiversidad, el cual es considerado como un espacio de negociación donde prima la participación de diferentes actores. Con respecto a las estrategias complementarias de conservación, se analizaron 45 casos en los cuales se encontró un papel activo de las comunidades con una incidencia importante en la conservación de la biodiversidad. Con relación a las ZRC, se identificaron 64 procesos en diferentes estados que tienen grandes potencialidades para contribuir al ordenamiento territorial, siempre que el proceso de planificación incluya lineamientos ambientales. En áreas de páramos existen tensiones y conflictos entre autoridades ambientales y comunidades, siendo el principal reto garantizar su participación activa en la toma de decisiones.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Williams, Michael, Marcial Lamera, Aleksander Bauranov, Carole Voulgaris, and Anurag Pande. Safety Considerations for All Road Users on Edge Lane Roads. Mineta Transportation Institute, March 2021. http://dx.doi.org/10.31979/mti.2021.1925.

Full text
Abstract:
Edge lane roads (ELRs), also known as advisory bike lanes or advisory shoulders, are a type of shared street where two-way motor vehicle (MV) traffic shares a single center lane, and edge lanes on either side are preferentially reserved for vulnerable road users (VRUs). This work comprises a literature review, an investigation of ELRs’ operational characteristics and potential road user interactions via simulation, and a study of crash data from existing American and Australian ELRs. The simulation evaluated the impact of various factors (e.g., speed, volume, directional split, etc.) on ELR operation. Results lay the foundation for a siting criterion. Current American siting guidance relies only upon daily traffic volume and speed—an approach that inaccurately models an ELR’s safety. To evaluate the safety of existing ELRs, crash data were collected from ELR installations in the US and Australia. For US installations, Empirical Bayes (EB) analysis resulted in an aggregate CMF of .56 for 11 installations observed over 8 years while serving more than 60 million vehicle trips. The data from the Australian State of Queensland involved rural one-lane, low-volume, higher-speed roads, functionally equivalent to ELRs. As motor vehicle volume grows, these roads are widened to two-lane facilities. While the authors observed low mean crash rates on the one-lane roads, analysis of recently converted (from one-lane to two-lane) facilities showed that several experienced fewer crashes than expected after conversion to two-lane roads.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Agricultural and Rural Rehabilitation, USAID Agriculture Sector Support Project, Volunteers in Technical Assistance (ARR,ASSP,VITA)./Quarterly report / Agricultural and Rural Rehabilitation, USAID Agriculture Sector Support Project, Volunteers in Tech. University of Arizona Libraries, 2012. http://dx.doi.org/10.2458/azu_acku_serial_s271_a47a_jan1991.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Agricultural and Rural Rehabilitation, USAID Agriculture Sector Support Project, Volunteers in Technical Assistance (ARR,ASSP,VITA)./Quarterly report / Agricultural and Rural Rehabilitation, USAID Agriculture Sector Support Project, Volunteers in Tech. University of Arizona Libraries, 2012. http://dx.doi.org/10.2458/azu_acku_serial_s271_a47a_jul1991.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Agricultural and Rural Rehabilitation, USAID Agriculture Sector Support Project, Volunteers in Technical Assistance (ARR,ASSP,VITA)./Quarterly report / Agricultural and Rural Rehabilitation, USAID Agriculture Sector Support Project, Volunteers in Tech. University of Arizona Libraries, 2012. http://dx.doi.org/10.2458/azu_acku_serial_s271_a47a_jull1993.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Agricultural and Rural Rehabilitation, USAID Agriculture Sector Support Project, Volunteers in Technical Assistance (ARR,ASSP,VITA)./Quarterly report / Agricultural and Rural Rehabilitation, USAID Agriculture Sector Support Project, Volunteers in Technica. University of Arizona Libraries, 2012. http://dx.doi.org/10.2458/azu_acku_serial_s271_a47a_nov1989.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Agricultural and Rural Rehabilitation, USAID Agriculture Sector Support Project, Volunteers in Technical Assistance (ARR,ASSP,VITA)./Quarterly report / Agricultural and Rural Rehabilitation, USAID Agriculture Sector Support Project, Volunteers in Tech. University of Arizona Libraries, 2012. http://dx.doi.org/10.2458/azu_acku_serial_s271_a47a_oct1990.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography