To see the other types of publications on this topic, follow the link: Vila rural.

Journal articles on the topic 'Vila rural'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Vila rural.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Gozalbo Herrero, María del Pilar. "Patrimonio rural de Vila-real: los molinos." Ariadna 1, no. 2 (2013): 158–67. http://dx.doi.org/10.6035/ariadna.2013.2.21.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Cynthia Nalila Souza, and Soraya Conde Franzoni. "MEMÓRIAS E ATUALIDADES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO ASSENTAMENTO DE VILA NOVA, SANTA ROSA DO SUL, SANTA CATARINA." Cadernos CEDES 37, no. 103 (December 2017): 347–60. http://dx.doi.org/10.1590/cc0101-32622017176126.

Full text
Abstract:
RESUMO: Este artigo apresentou parte de uma pesquisa realizada no assentamento rural de Vila Nova, município de Santa Rosa do Sul, Santa Catarina, e teve por objetivo central compreender a educação infantil nessa comunidade tendo em vista o contexto histórico e social. Foram realizadas: revisão de bibliografias e pesquisas; entrevistas com profissionais da educação, moradores e agentes comunitários; observações; questionários às famílias assentadas e análise de relatórios dos agentes comunitários de saúde locais. Foi percorrido o acervo histórico do Museu do Instituto Federal Catarinense, com acesso a depoimentos de antigos moradores do assentamento. O estudo revelou elementos do passado e do presente na escola rural de Vila Nova que constituem uma trajetória contínua e com contradições que não diferem da realidade brasileira na educação infantil do campo: promessas de melhores condições de vida para a população rural que não se concretizam, infraestrutura precária, atendimento insuficiente que exclui a creche, as grandes distâncias, o problema do transporte escolar e a falta de planejamento para o trabalho nas escolas no campo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Beling, Helena Maria, Dreisse Gabbi Fantineli, Janete Webler Cancelier, and Daiane Loreto De Vargas. "Artesanato, identidade e geração de renda: o caso da vila progresso, Caçapava do Sul/RS." Geografia Ensino & Pesquisa 24 (July 9, 2020): e39. http://dx.doi.org/10.5902/2236499442052.

Full text
Abstract:
O presente estudo tem por objetivo compreender qual a contribuição do artesanato para a geração de renda no contexto de uma comunidade rural. Nesse sentido, destaca-se o cenário da comunidade rural da Vila Progresso, Caçapava do Sul/RS, onde foi realizado um estudo de caso, cuja metodologia foi baseada na abordagem qualitativa. Os referenciais teóricos utilizados na investigação propiciaram a compreensão do fenômeno analisado. Os dados primários foram coletados em trabalho de campo com conversas, observações da diversidade de produtos e as diferentes organizações, registro fotográfico e anotações em um diário de campo. Desde as primeiras peças artesanais de lã e as primeiras tendas até o presente momento várias foram as transformações, que dizem respeito à vida e aos produtos confeccionados e comercializados pelos artesãos da Vila Progresso. Como resultado, é notável a diversificação dos produtos artesanais e as trocas comerciais que foram se modificando ao longo do tempo, gerando uma reconfiguração nesta comunidade rural. Essas transformações foram geradas, sobretudo, pela necessidade de suprir e atrair o mercado consumidor, relacionando assim, o artesanato, a identidade e a geração de renda.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Rompatto, Maurílio Maurílio. "O processo de [re]ocupação DO ESPAÇO RURAL EM Apucarana, norte do Paraná, da colonização às vilas rurais." Revista Territórios e Fronteiras 13, no. 1 (July 31, 2020): 362. http://dx.doi.org/10.22228/rt-f.v13i1.979.

Full text
Abstract:
Com o presente artigo temos por objetivo discutir a história da “[re]ocupação” do espaço rural em Apucarana, no Norte do Paraná, desde a colonização “moderna” iniciada em 1930 pela Companhia de Terras Norte do Paraná – CTNP à implantação das vilas rurais pelo governador do Paraná, Jaime Lerner, no período de 1995 a 2002. Entre as publicações sobre a história da região destaca-se o livro “Colonização e Desenvolvimento do Norte do Paraná” (1975) da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná - CMNP. Com este livro, a Companhia Melhoramentos, a antiga CTNP, divulgou alguns mitos acerca de sua colonização, dentre os quais o de que seu projeto imobiliário, ao priorizar o loteamento e venda das terras na forma da pequena propriedade, realizou uma espécie de “reforma agrária” na região. Porém, constatamos no decorrer deste artigo que o mito da “reforma agrária” não foi discurso apenas da CMNP, uma vez que na época em que foi governador do Paraná por dois mandatos (1995-1998/1998-2002), Jaime Lerner, adotou um discurso semelhante ao implantar o programa das vilas rurais em todo o Estado. Seu programa atendeu 273 dos 399 municípios do Paraná, sendo assentadas em torno de 80 mil pessoas ou 16 mil famílias, a maioria delas constituída de trabalhadores rurais denominados boias-frias. Em Apucarana, o programa implantou três vilas rurais: Nova Ukrânia, localizada no Contorno Sul (BR 376), Terra Prometida, no distrito de Caixa São Pedro (PR 444) e Manoel Piassa Sobrinho na Vila Operária Stabile (Vila Reis). A primeira, com 65 chácaras; a segunda com 38 e a terceira com 35, com tamanho médio de 5 mil m² cada. A Vila Rural Nova Ukrânia foi a primeira em todo o Estado a ser inaugurada pelo governo de Jaime Lerner em 26 de maio de 1995. As outras duas vilas rurais foram inauguradas pelo mesmo em 1998.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Carvalho, Cleber De Sousa. "TRADIÇÕES DA CONGADA E PROCESSOS DE URBANIZAÇÃO: A FESTA EM LOUVOR A NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO E SÃO BENEDITO DA VILA JOÃO." Revista NÓS: Cultura, Estética e Linguagens (ISSN 2448-1793) 3, no. 3 (December 10, 2018): 46–61. http://dx.doi.org/10.32411/revistanos-2448-1793-v3n3-8337.

Full text
Abstract:
Este texto apresenta reflexões a respeito dos impactos dos processosde urbanização nas tradições da Congada na Festa em Louvor a Nossa Senhorado Rosário e São Benedito da Vila João Vaz. A festa é um dos momentos emque são manifestadas tradições da Congada, que também se relacionam comantigos modos da vida rural, na cidade de Goiânia. Tais tradições deste grupopertencem a um sistema cultural que, para além de seus próprios valores,também interage com outras culturas presentes na Vila e na cidade. Osimpactos provenientes das relações estabelecidas a partir dessas interaçõesculturais possuem como substrato configurações de sociabilidadesdecorrentes dos processos de urbanização que se efetivam na cidade. Assim,apesar dos processos de transformação e de renovação intrínsecos àsmanifestações da cultura popular, abordaremos as interferências do urbanonas tradições da Congada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Bonilha, Maíra Coelho, and Maria Iolanda Sachuk. "Identidade e tecnologia social: um estudo junto às artesãs da Vila Rural Esperança." Cadernos EBAPE.BR 9, no. 2 (June 2011): 412–37. http://dx.doi.org/10.1590/s1679-39512011000200011.

Full text
Abstract:
Tanto o mundo quanto as pessoas estão num contínuo processo de transformação, construção e constituição, no qual o sujeito e o ambiente afetam-se mutuamente por meio das múltiplas relações estabelecidas. Sendo assim, o objetivo no presente artigo foi o de compreender de que forma a tecnologia social contribuiu para o processo de construção e constituição da identidade das artesãs da comunidade da Vila Rural Esperança, a partir do momento em que tal tecnologia transformadora (social e humana) inseriu-se em seu ambiente e foi incorporada no decorrer do projeto Seda Justa. Além de tratar-se de tema atual, como a tecnologia social e a identidade, suscita um diálogo interdisciplinar. Sabe-se que todo e qualquer tipo de transformação e forma de empreendimento/organização imprime marcas significativas nas relações profissionais e pessoais, acerca do trabalho, o que merece estudos aprofundados. A identidade sempre é afetada pelas significações culturais e varia de acordo com as situações vivenciadas e a história de vida dos sujeitos. Em virtude disso, escolheu-se o método da história de vida para a coleta dos dados, e a hermenêutica como base de interpretação. Dessa forma, a pesquisa permitiu, por meio dos relatos e das memórias das participantes da pesquisa, a exteriorização de suas experiências e sentimentos: o que valorizam, pensam, sentem e fazem, revelando, assim, o processo de construção de suas identidades e seus elementos constituintes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

González López, Tamara. "A elección de padriños de bautismo en Portomarín (séculos XVII-XIX)." Cuadernos de Estudios Gallegos 68, no. 134 (July 22, 2021): 241–66. http://dx.doi.org/10.3989/ceg.2021.134.08.

Full text
Abstract:
La villa de Portomarín ha sido, durante toda la Edad Moderna, un núcleo de cierta importancia en el centro de la diócesis de Lugo. En el presente texto, se aborda la elección que los padres residentes en dicha villa hicieron para los padrinos de sus hijos. El estudio de las villas que estructuraban el interior lucense resulta fundamental, puesto que las nuevas tendencias en lo relativo al padrinazgo llegaron primeramente a los núcleos urbanos, desde donde se expandieron al territorio rural circundante.Entre los numerosos factores que se podrían tener en cuenta, hemos optado por analizar la incidencia que de tres de ellos: vecindad, parentesco y posición social; análisis que realizamos para el período comprendido entre mediados del siglo XVII y finales del siglo XIX. A través de ellos, se constata lo cuidadosa y reflexiva que era dicha elección respondiendo a las condiciones en las que se hallaban los padres. [gl] A vila de Portomarín foi, durante toda a Idade Moderna, un núcleo de importancia no centro da diocese de Lugo. No presente texto abórdase a elección que os proxenitores residentes na devandita vila fixeron para os padriños de seus fillos. O estudo das vilas que estruturaban o interior lucense resulta fundamental, xa que as novas tendencias e prácticas de apadriñamento chegaron primeiro aos núcleos urbanos, dende onde se expandiron ao territorio rural circundante.Entre os numerosos factores que se podían ter en conta, optamos por analizar a incidencia de tres: veciñanza, parentesco e posición social; análise que realizamos para o período comprendido entre mediados do século XVII e finais do século XIX. A través deles, constátase o coidadosa e intencionada que era a elección de padriños, que respondía ao contexto no que se atopaban os pais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Guedes, Rafael De Souza. "RACIONALIDADE URBANA E ESPAÇOS RURAIS: A EMPRESA AGRÍCOLA UN1ONE E A VILA ALMEIDA EM JUIZ DE FORA – MG / URBAN RATIONALITY AND RURAL AREAS: THE UN1ONE AGRICULTURAL COMPANY AND VILA ALMEIDA IN JUIZ DE FORA - MG." Geo UERJ, no. 32 (June 30, 2018): e30120. http://dx.doi.org/10.12957/geouerj.2018.30120.

Full text
Abstract:
Espaços de campo e cidade se entrelaçam de muitas maneiras, assim como comportamentos rurais e urbanos. Neste artigo, analisamos as transformações sócio territoriais e as consequências da instalação de uma empresa agrícola no espaço rural da Vila Almeida, em Juiz de Fora/MG. As práticas e técnicas “urbanas” utilizadas no modo de operação da empresa e a configuração daquele espaço rural, que conta, no entanto, com infraestruturas e serviços tipicamente urbanos – como redes de esgoto e água e transporte público – suscitaram novos conflitos no cotidiano dos moradores, em sua maioria produtores agrícolas tradicionais. Atualmente eles vivenciam novas possibilidades de modificações em seu paradigma produtivo agrícola e em seu contexto de reprodução social. Há um estudo de caso realizado a partir de entrevistas semiestruturadas, o acompanhamento de uma reunião de moradores e os resultados colhidos. Buscou-se captar como se dá a presença de uma racionalidade urbana no espaço rural da Vila Almeida, sua dinâmica, e todas as condições e condicionantes que fazem parte desse processo. O resultado encontrado diz respeito a um fenômeno de integração entre cidade e campo que rechaça a ideia de dicotomia entre estes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Carvalho, Cleber De Sousa. "TRADIÇÕES DA CONGADA E PROCESSOS DE URBANIZAÇÃO: A FESTA EM LOUVOR A NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO E SÃO BENEDITO DA VILA JOÃO VAZ." Revista NÓS: Cultura, Estética e Linguagens (ISSN 2448-1793) 3, no. 2 (September 6, 2018): 36–51. http://dx.doi.org/10.32411/revistanos-2448-1793-v3n2-8137.

Full text
Abstract:
Este texto apresenta reflexões a respeito dos impactos dos processos de urbanização nas tradições da Congada na Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito da Vila João Vaz. A festa é um dos momentos em que são manifestadas tradições da Congada, que também se relacionam com antigos modos da vida rural, na cidade de Goiânia. Tais tradições deste grupo pertencem a um sistema cultural que, para além de seus próprios valores, também interage com outras culturas presentes na Vila e na cidade. Os impactos provenientes das relações estabelecidas a partir dessas interações culturais possuem como substrato configurações de sociabilidades decorrentes dos processos de urbanização que se efetivam na cidade. Assim, apesar dos processos de transformação e de renovação intrínsecos às manifestações da cultura popular, abordaremos as interferências do urbano nas tradições da Congada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Aguilar Cunill, Carla. "Identidad local y multiculturalismo en un municipio rural catalán. El caso de Vila-rodona." Arxiu d'Etnografia de Catalunya, no. 13 (December 11, 2013): 39. http://dx.doi.org/10.17345/aec13.39-62.

Full text
Abstract:
Este artículo pretende presentar brevemente los resultados de una investigación más amplia llevada a cabo entre 2010 y 2012 en la que analizaba la situación social existente en el municipio de Vila-rodona, un pequeño municipio rural catalán en el que conviven unas quince nacionalidades diferentes, situación a la que se ha llegado en pocos años. La población extranjera despierta sentimientos muy diferenciados dependiendo de su lugar de origen, siendo la más numerosa la de origen marroquí, que a la vez es la que lleva más tiempo en el municipio y despierta un mayor rechazo por parte de los habitantes autóctonos. Por otro lado, analizaré cómo su presencia ha fortalecido mucho el sentimiento identitario y de grupo de los habitantes “de toda la vida” o autóctonos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Sanssanoviez, Andressa, Marcos Junior Marini, and Miguel Ângelo Perondi. "Relações sociais no meio rural na era da informação: um estudo na comunidade rural de Vila Tigre - Xaxim/SC." Extensão Rural 26, no. 2 (June 26, 2019): 76. http://dx.doi.org/10.5902/2318179635914.

Full text
Abstract:
Estudos demonstram que nos últimos anos as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) estão transformando o mundo em diversos aspectos, principalmente hábitos e costumes. Essas tecnologias permitem a interação em rede e a construção compartilhada do saber em uma velocidade nunca antes vista. O objetivo deste artigo é compreender se as TICs fortalecem ou tornam frágeis as relações sociais, incluindo a confiança, solidariedade e cooperação no meio rural. Este estudo foi realizado na comunidade de Vila Tigre, localizada no município de Xaxim/SC. A coleta de dados ocorreu através de entrevista semiestruturada, realizada com representantes de grupos sociais existentes no local. O estudo demonstrou que as Tecnologias de Informação e Comunicação estão influenciando de múltiplas maneiras as relações sociais na comunidade pesquisada, sendo que, ao mesmo tempo em que oferecem possibilidades de comunicação, troca de informações e agilidade, também causam afastamento e desconfiança.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Cunha, Alexandre Mendes. "Espaço, paisagem e população: dinâmicas espaciais e movimentos da população na leitura das vilas do ouro em Minas Gerais ao começo do século XIX." Revista Brasileira de História 27, no. 53 (June 2007): 123–58. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-01882007000100006.

Full text
Abstract:
O objetivo principal deste artigo é interpretar as transformações no espaço urbano das vilas do ouro mineiras na passagem do século XVIII para o XIX, pensando particularmente as transformações na paisagem e na demografia, de forma articulada à dinâmica econômica da capitania. Destacam-se dois núcleos - Vila Rica (Ouro Preto) e São João del Rey -, mas transcendendo a análise para o conjuntos dos câmbios entre o urbano e o rural em Minas Gerais no período. Três são os principais grupos de fontes utilizados: relatos de viajantes, iconografia, e listagens ou mapas populacionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Sousa, Francisca Georgina Macedo de, and Thelma Leite de Araújo. "Padrão alimentar de crianças de 6 a 24 meses em área rural do Maranhão." Acta Paulista de Enfermagem 18, no. 2 (June 2005): 172–77. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-21002005000200009.

Full text
Abstract:
Estudo exploratório transversal com o objetivo de identificar práticas alimentares infantis adotadas por famílias da Vila São Pedro, Paço do Lumiar - MA - Brasil. A população do estudo foi representada por crianças na faixa etária de 6 a 24 meses totalizando 118 crianças. Os dados subjetivos foram coletados em entrevistas individuais com as mães utilizando-se as variáveis do Elemento Estilo de Vida do Modelo Campo de Saúde de Lalonde. Na população estudada o aleitamento materno foi amplamente praticado, pois 89,8 % das mães disseram ter amamentado seus filhos. No entanto, 97,4% das crianças receberam chás, água e espessantes antes dos seis meses de vida e somente 2,6% das crianças foram mantidas em aleitamento materno exclusivo. As frutas não foram adequadamente introduzidas na dieta infantil. O mingau de cereal é, para 62,7% das crianças, o único alimento, caracterizando uma dieta monótona e pobre em nutrientes. Tais resultados podem orientar ações de monitoramento e reorientação às ações de suporte à alimentação infantil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Luz, V., and A. Fabiano Jr. "Towards an Urban-Rural-Environmental Relationship in the Metropolis: The case of Vila Bela." IOP Conference Series: Earth and Environmental Science 503 (June 19, 2020): 012006. http://dx.doi.org/10.1088/1755-1315/503/1/012006.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Oliveira, Mônica Vicky Medeiros, and Romilson Marques Cabral. "A Expansão das Atividades de Confecção em Áreas Rurais no Município de Santa Cruz do Capibaribe, PE – o caso da Vila Magana." Desenvolvimento em Questão 10, no. 20 (August 30, 2012): 140. http://dx.doi.org/10.21527/2237-6453.2012.20.140-167.

Full text
Abstract:
<p>Este trabalho se propõe a analisar os impactos das atividades de confecções do município de Santa Cruz do Capibaribe em sua zona rural, especificamente na vila Magana. Na área rural é possível observar de maneira mais clara os efeitos do chamado rurbanismo e as consequências geradas pela pluriatividade. A base de estudo, para artigo, do chamado Novo Rural Brasileiro que juntamente com os conceitos e as vertentes do rural e urbano formam o referencial teórico. O objeto deste estudo está situado no Agreste Pernambucano região situada no semi-árido, pelas dificuldades maiores ao desenvolvimento, principalmente, das atividades agropecuárias, o que se torna um fator adicional para o aparecimento da pluriatividade. A metodologia baseou-se em um Estudo de Caso cujas unidades de análise são nove famílias da vila. A abordagem é predominantemente qualitativa. Verificamos que a atividade de confecção é motivada mais pelo adicional financeiro e a agropecuária é praticada com motivação no prazer e tradição cultural. Concluímos que a pluriatividade trouxe benefícios para as famílias da localidade como: incentivo a educação dos filhos (não com exclusividade); mudança na responsabilidade pela manutenção da família, passando a ser compartilhada com a dona da casa; possibilitou, de modo geral, um aumento da renda total das famílias entrevistadas com consequências para um maior acesso a bens de consumo duráveis e não duráveis e um certo grau de rurbanização na localidade.</p><br />
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Vargas, Daiane Loreto de. "(DES) CAMINHOS DA EXTENSÃO RURAL NA ASSISTÊNCIA AS COMUNIDADES ARTESANAIS DO PAMPA GAÚCHO: O CONTEXTO DA VILA PROGRESSO EM CAÇAPAVA DO SUL-RS." Revista de Extensão e Estudos Rurais 6, no. 2 (December 1, 2017): 45–61. http://dx.doi.org/10.18540/rever62201745-61.

Full text
Abstract:
O trabalho tem por objetivo entender a relação da extensão rural com o artesanato rural, utilizando como base o contexto da Vila Progresso em Caçapava do Sul-RS. Metodologicamente, a pesquisa configura-se como um estudo de caso de caráter qualitativo, o método utilizado para a coleta de dados foi a entrevista semiestruturada e os sujeitos da pesquisa foram os artesãos do local e os extensionistas rurais da Emater/Ascar de Caçapava do Sul. Analisando o contexto da comunidade, considera-se que artesãos e os agentes de extensão do município possuem divergências em relação ao desenvolvimento do artesanato no local e que as tentativas de intervenção da extensão rural na comunidade estão pautadas na metodologia da difusão de inovações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Cruz, Carla, Catarina Franco, Fábio Anunciação, and Maria João Cunha. "A domesticação de ecrãs na infância: usos e mediação parental em meios citadino e rural." Comunicação e Sociedade 37 (June 29, 2020): 71–92. http://dx.doi.org/10.17231/comsoc.37(2020).2411.

Full text
Abstract:
Este estudo procura caracterizar a utilização dos ecrãs no espaço doméstico em função dos contextos citadino e rural das crianças até aos cinco anos e conhecer como a família intervém na sua introdução e utilização. Para o efeito foram realizados quatro grupos de foco com crianças de quatro e cinco anos residentes na cidade de Lisboa e em Vila Pouca de Aguiar, no distrito de Vila Real e oito entrevistas semiestruturadas com pais e mães de ambos os contextos, chegando a várias conclusões: 1) as crianças do contexto rural são mais utilizadoras dos ecrãs em casa que as crianças da cidade; 2) os pais/mães de ambos os contextos são os responsáveis pelo acesso dos filhos aos ecrãs, sobretudo smartphones e tablets; 3) a principal explicação é a preocupação dos pais/mães com a exclusão social das crianças caso não os utilizem; 4) os progenitores/as do meio urbano denotam uma maior perceção dos riscos associados à exposição dos filhos aos dispositivos tecnológicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Soares, Sara, Daniela Terêncio, Luís Fernandes, João Machado, and Fernando Pacheco. "The Potential of Small Dams for Conjunctive Water Management in Rural Municipalities." International Journal of Environmental Research and Public Health 16, no. 7 (April 8, 2019): 1239. http://dx.doi.org/10.3390/ijerph16071239.

Full text
Abstract:
The drinking water supply to Vila Pouca de Aguiar municipality in North Portugal is based on high quality groundwater, namely on nearly one hundred artesian springs and fifty boreholes. The groundwater resources are plentiful on a municipal level, but evidence some deficits at the sub-municipal (village) level, especially during the dry period (July- August) that coincides with the return of many emigrants for holiday time. The deficits affect mostly the municipal capital (Vila Pouca de Aguiar) and a neighboring village (Pedras Salgadas), which populations nearly double or even triple during that period. The estimated annual deficits approach 55,000 m3/yr in those villages. If the anticipated increase in consumption/habitant and decrease in annual rainfall become reality in the next two decades, then the deficits may raise to approximately 90,000 m3/yr. To balance the water supply system, this study proposes its transition towards a conjunctive water management based on surface water stored in small dams and groundwater. A hydrologic modeling involving small forested catchments (< 15 km2) elected the Cabouço watershed as most suited basin to store stream water, because surface water availability is large (2.4 Mm3/yr) and forest cover is dominant (84.8%). Estimated nutrient loads are also compatible with drinking water supply.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Rodrigues, Manoel Ednaldo. "Audição radiofônica em uma comunidade rural na Amazônia paraense B." Revista Exitus 9, no. 1 (January 1, 2019): 340. http://dx.doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n1id726.

Full text
Abstract:
O enfoque deste artigo foi investigar a importância do rádio no cotidiano dos moradores de Vila Brasil, no Rio Arapiuns, em Santarém – Pará, observando a experiência do projeto de alfabetização de adultos, do Movimento de Educação de Base (MEB), no período de 1966 a 1985. A construção teórica e metodológica teve como base os estudos culturais latino-americanos e de recepção propostos por Martín-Barbero e discutido também por García-Canclini e Guillermo Orozco, com direcionamento teórico ao estudo da comunicação. Partindo das contribuições desses pesquisadores e de autores brasileiros: Ana Carolina Escosteguy, Nilda Jacks, Mauro Wilton de Sousa e Sônia Virgínia Moreira discutiu-se a noção de audição radiofônica em uma comunidade rural na Amazônia paraense. Identificou-se, ao final, que o rádio começou a perder espaço para a televisão e ao progresso. A chegada da energia elétrica provocou mudanças que aos poucos vão sendo percebidas. A energia elétrica se tornou uma forte aliada da TV, mas não afetou só o rádio, os mais velhos também estão perdendo o hábito de contar estórias aos mais jovens no início da noite. As pessoas deixaram o hábito de levar o rádio ao roçado e à pescaria, porque os que funcionavam à base da pilha estão sendo substituídos por aparelhos à energia elétrica. Enfim, o rádio ainda possui importância relevante aos radiouvintes de Vila Brasil, integrando a rotina do dia a dia da comunidade, mesmo considerando a presença de outros suportes de mediações. Palavras-chave: Audição. Rádio. Comunidades rurais. Amazônia paraense. Comunicação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Flores-Mendoza, Carmen Elvira, and Elizabeth do Nascimento. "Condição cognitiva de crianças de zona rural." Estudos de Psicologia (Campinas) 24, no. 1 (March 2007): 13–22. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-166x2007000100002.

Full text
Abstract:
O estudo objetivou analisar a situação cognitiva de crianças da zona rural. Participaram do estudo 144 crianças com idade entre seis e onze anos de idade de uma vila rural, de situação socioeconômica bastante precária, situada na zona norte do Estado de Minas Gerais. Empregaram-se as Matrizes Progressivas de Raven e os subtestes Aritmética, Dígitos e Código do Teste Wechsler Intelligence Scale for ChildrenIII. Os resultados mostraram, de forma geral, que as diferenças de desempenho nos testes estão associadas à idade apenas em grupos de menor idade. A comparação de uma subamostra de crianças rurais (n=59) com uma de crianças urbanas (n=143) de sete e oito anos de idade, com equivalência de nível de escolaridade, apontou uma diferença de 30 pontos de quociente intelectual no teste Raven e uma diferença média de 16,18 pontos de quociente intelectual nos subtestes aritmética e dígitos. Conclui-se que déficits ambientais afetam com maior intensidade a inteligência fluida do que a inteligência cristalizada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Moreira, Fábia Rosas, and Ricardo Dias Silva. "Habitação de Interesse Social rural na região metropolitana de Maringá, PR: avaliação pós-ocupação." Ambiente Construído 17, no. 3 (July 2017): 235–53. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212017000300173.

Full text
Abstract:
Resumo Este artigo apresenta um estudo do projeto arquitetônico da unidade de habitação do programa Vila Rural (VR), implantado no estado do Paraná entre os anos de 1995 e 2002. O método utilizado foi a avaliação pós-ocupação (APO), e teve como instrumentos: walkthrough, entrevistas, questionário e medições físicas, por meio dos quais foi possível obter informações que dizem respeito à real apropriação que as famílias de moradores rurais fizeram de suas unidades com o passar do tempo, sendo observadas alterações significativas feitas em suas residências. A maioria dos moradores alteraram suas unidades de forma a quase não mais ser possível a identificação do projeto inicial. Os resultados apontam quais ambientes sofreram alterações, como a planta evoluiu em área e a técnica construtiva empregada nessas reformas. A metragem quadrada por morador obteve um grande acréscimo de seu valor. Assim, é possível afirmar que o projeto arquitetônico original e o programa habitacional não atenderam as reais necessidades dos usuários ao não considerarem seu modo de vida e as especificidades da moradia rural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Souza, Eguimar Amorim Maciel de, Paula Cristina de Souza, and Márcio Antônio Vilas Boas. "AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO POR ASPERSÃO CONVENCIONAL FIXO E GOTEJAMENTO EM VILA RURAL." IRRIGA 13, no. 1 (March 24, 2008): 47–62. http://dx.doi.org/10.15809/irriga.2008v13n1p47-62.

Full text
Abstract:
AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO POR ASPERSÃO CONVENCIONAL FIXO E GOTEJAMENTO EM VILA RURAL Eguimar Amorim Maciel de Souza; Paula Cristina de Souza; Márcio Antônio Vilas BoasCentro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Universidade do Oeste do Paraná, Cascavel , Pr, eguimar_souza@uol.com.br 1 RESUMO O manejo racional da irrigação consiste na aplicação da quantidade necessária de água às plantas no momento correto. É recomendável após a instalação de um sistema de irrigação, proceder-se a testes de campo, com o objetivo de se verificar a adequação da irrigação recomendando, quando necessário, ajustes na operação e, principalmente, no manejo. O propósito deste trabalho foi avaliar dois sistemas de irrigação, sendo um por aspersão convencional fixo e outro por gotejamento, implantados na Vila Rural Flor do Campo, localizada na região Noroeste do Estado do Paraná, através da determinação dos parâmetros de uniformidade e eficiência de distribuição de água. Foram utilizadas as metodologias propostas na norma ABNT NBR ISO 7749-2, Asae (1995) e por Keller & Karmeli (1975). Foram realizados trinta ensaios em cada sistema de irrigação. Para o sistema de irrigação por aspersão foi obtido CUC de 77,9%, considerado abaixo do valor mínimo aceitável de 80%, sendo que a velocidade do vento variou de 0 a 2,4 m s-1. As eficiências de aplicação (Ea) e armazenagem (Es) obtidas neste sistema foram, respectivamente, de 77,0% e 48,8%. No sistema de irrigação por gotejamento foi obtido CUC de 93,7% considerado valor excelente. A Uniformidade de Emissão (UE) encontrada foi de 89,3% sendo considerada boa. As eficiências de aplicação (Ea) e armazenagem (Es) obtidas neste sistema foram, respectivamente, de 100% e 65,0 %. UNITERMOS: Irrigação, aspersão convencional, gotejamento, uniformidade, eficiência, avaliação. SOUZA, E. A. M.; SOUZA, P.C.; VILAS BOAS, M. A. PERFORMANCE EVALUATION OF FIXED CONVENTIONAL ASPERSION AND DRIPPING IRRIGATION SYSTEMS IN A RURAL VILLAGE 2 ABSTRACT The rational handling of the irrigation consists of the application of the necessary amount of water to the plants at the correct moment. After the installation of an irrigation system, it is recommended the field tests be carried out in order to verify the adequacy of the recommended irrigation and , when necessary, to adjust the operation and, mainly, the handling. The aim of this work was to evaluate two irrigation systems, a fixed conventional aspersion system and a dripping one, installed in the l Flor do Campo, a rural village located in the Northwest of Paraná state, through the determination of the parameters of water distribution uniformity and efficiency. The methodologies used were according to the ABNT NBR ISO 7749-2 norm, Asae (1995) and for Keller & Karmeli (1975). Thirty assays in each irrigation system were tested. In the irrigation system with aspersion CUC of 77.9%, which is considered below the minimum acceptable value of 80%, was found considering that the wind speed varied from 0 to 2.4 ms-1. The efficiencies of application (Ea) and storage (Es) obtained in this system were 77.0% and 48.8 %, respectively. In the dripping irrigation system, a CUC of 93.7%, considered an excellent value, was found. The EU was 89.3% and considered good. The efficiencies of application (Ea) and storage (Es) gotten in this system were 100% and 65. 0 %, respectively. KEY WORDS: Irrigation, conventional aspersion, dripping, uniformity, efficiency, evaluation.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Silva, Hanna Kassia Machado da, João Ricardo Vasconcellos Gama, Randerson José de Araujo Sousa, Mahyanny Karoline da Silva Lameira, Daniele Lima Da Costa, Douglas Valente De Oliveira, Jobert Silva da Rocha, and Thiago Gomes de Sousa Oliveira. "COMPOSIÇÃO FLORÍSTICA DE QUINTAIS AGROFLORESTAIS NA VILA CUERA, BRAGANÇA, PARÁ." Revista Agroecossistemas 9, no. 2 (April 10, 2018): 330. http://dx.doi.org/10.18542/ragros.v9i2.5041.

Full text
Abstract:
RESUMO: Os quintais agroflorestais caracterizam-se como um sistema tradicional de utilização da terra, usados por famílias residentes em zonas rurais, periurbanas e urbanas e possuem relevância quando se trata da conservação da biodiversidade. Este trabalhou objetivou caracterizar a composição florística de quintais agroflorestais na Vila Cuera, município de Bragança, estado do Pará. Para realização deste trabalho, foram selecionados aleatoriamente, quatro quintais agroflorestais, na Vila de Cuera, zona rural, no município de Bragança, Pará, onde foi aplicado um questionário semiestruturado para as famílias. Mediu-se o diâmetro a altura do peito (DAP), o tamanho dos quatros quintais, o que totalizou uma área média de 1.819,28 m² e, estimou-se a altura das espécies existentes nas áreas. Posteriormente, a comunidade foi dividida em estrato superior, médio e inferior, sendo calculados os parâmetros fitossociológicos de frequência relativa, índice de diversidade de Shannon-Wiener (H’) e equabilidade de Pielou (J’). Foram registrados 217 indivíduos, que podem ser direcionados tanto para a comercialização quanto para o consumo familiar, bem como para o uso na medicina caseira e no âmbito ornamental. Ademais, muitos indivíduos estão presentes no estrato inferior, o que caracteriza uma comunidade com plantas jovens, sendo o açaizeiro e o coqueiro encontrados em todos os estratos e com alta frequência. No mais, as áreas são compostas por um aglomerado bastante diverso de espécies arbóreas, herbáceas e arbustivas. Desta forma, os quintais agroflorestais são manejados de maneira tradicional pelos mantedores, grande parte das espécies está voltada para o consumo e posterior comercialização e, uma elevada diversidade de espécies.PALAVRAS-CHAVE: Amazônia, Agroecossistemas, Segurança alimentar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Brazzabeni, Micole. "Ciganos del confine: note preliminari su una ricerca etnografica in Algarve." DiPAV - QUADERNI, no. 24 (April 2009): 85–104. http://dx.doi.org/10.3280/dipa2009-024007.

Full text
Abstract:
- In Vila Real In Vila Real de Santo António live more or less 200 ciganos, the Portuguese gypsies. The local reality is quite heterogeneous: the greatest part of that families dwells in popular neighbourhoods, in apartaments assigned by local government; others are waiting for years the "realojamento" or "housing reinsertion" and, in the meantime, they camp next to the supermarket parking with plastic tarpaulins or in a shipyard in some existing shanties; some others are "transitory" families who, for some reasons, stop around the city, in rural and "marginal" areas. The article aims to trace a significant map about some families' forms of "staying" and, by their everyday life, characterizes institutional mechanisms and policies emerging in such kind of experiential context. Specifically, we'll point out three research hypothesis on current local "circulation" by ciganas families in Algarve.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Imani, Bahram, and Mansour Rahmati. "INCREASING THE QUALITY OF RURAL ENVIRONMENT WITH EMPHASIS ON GOOD GOVERNANCE FROM THE VIEWPOINT OF RESIDENTS OF VILLAGES OF THE CENTRAL PART IN ARDABIL, IRAN." Geosaberes 11 (February 22, 2020): 129. http://dx.doi.org/10.26895/geosaberes.v11i0.929.

Full text
Abstract:
A boa governança é uma abordagem adaptativa no planejamento territorial e na gestão de recursos para alcançar o desenvolvimento sustentável que pode ser alcançado através do comportamento regular e institucionalização da prestação de contas, participação do público, transparência, prestação de contas, consenso e etc. A governança rural é o processo de influenciar todos os setores rurais. Organizações envolvidas na gestão rural com todos os mecanismos com os quais podemos avançar em direção à excelência e ao progresso da vila e dos residentes rurais. No Irã, a estrutura de governança rural foi formada com base em dois princípios do Conselho Islâmico Rural como órgão de tomada de decisão e na administração das aldeias como órgão executivo. Goza de independência jurídica e financeira e, além de usar pedágios nacionais, tem a capacidade de criar e cobrar pedágios locais para prestar serviços públicos. O presente estudo foi realizado em 2016, com o objetivo de investigar a melhoria da qualidade ambiental rural, com ênfase na boa governança do ponto de vista dos residentes rurais. Este estudo é aplicado em termos de finalidade e analítico-descritivo com base na natureza. A população do estudo foi composta por 41 aldeias na parte central de Ardabil, que foram divididas em 8 classes, com base no número de famílias. De cada classe, uma vila de alta densidade populacional e outra de baixa densidade populacional foram selecionadas e, finalmente, 21 aldeias. O tamanho da amostra foi estimado em n = 370 de acordo com a fórmula de Cochran. O referencial teórico e os métodos de campo (questionário) foram utilizados para coletar as informações necessárias. Os dados foram analisados ​​através dos testes Kolmogorov-Smirnov, amostra te Friedman. Os resultados indicam que a boa governança no campo do ambiente não está na situação desejada. Além disso, foi encontrada uma diferença significativa no efeito das dimensões da boa governança no meio ambiente, com o maior efeito relacionado ao índice de participação e o menor efeito relacionado à equidade e justiça.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

LIMA, Jéssika Silva de, Maria Jéssica dos Santos CABRAL, José Danilo da SILVA, João Marcos de Assis ROZENDO, and Claudimary Bispo dos SANTOS. "Diversidade de aranhas em área remanescente de Mata Atlântica, na vila Bananeira, zona rural de Arapiraca, agreste Alagoano." Revista Ambientale 11, no. 2 (July 16, 2019): 74–85. http://dx.doi.org/10.34032/ambientale.v11i2.101.

Full text
Abstract:
As aranhas são artrópodes distribuídos por todo o mundo, sendo sua abundância e diversidade diretamente ligadas à complexidade e estrutura do ambiente em que estão inseridas. O estudo teve como objetivo realizar um levantamento sistemático da araneofauna, em área remanescente de mata atlântica na Vila Bananeiras, em Arapiraca, Alagoas. O estudo foi realizado, no período de agosto de 2018 a julho de 2019, em quatro campanhas de amostragem, uma coleta a cada estação do ano. Para análise de variação temporal, considerou-se a coleta no início do mês de março – verão; no mês de maio – outono; na última semana de junho – inverno; e a coleta no mês de setembro - primavera. Utilizou-se duas metodologias para a coleta das aranhas: coleta manual e armadilhas-de-queda. Foram coletados 621 indivíduos, distribuídos em 10 famílias, dentre estas, 364 eram adultos e 257 jovens. Entre as famílias coletadas se destacam a Tetragnathidae, com 288 indivíduos; Araneidae, com 156 indivíduos e Theraphosidae, com 69 indivíduos. Referente à abundância de indivíduos por estação, verifica-se que durante o verão apresentou maior número de indivíduos, seguido pelo inverno e outono. O método da busca ativa foi mais eficaz ao ser comparado com a armadilha-de-queda. Conclui-se que a Mata Atlântica localizada na Vila Bananeiras apresenta uma diversidade em famílias de aranhas. Esta pesquisa possibilitou reduzir as lacunas existentes sobre o conhecimento da biodiversidade dos araneídeos, mas não é o suficiente, são necessárias novas pesquisas em outras localidades, no Estado de Alagoas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Reis, Clóvis, and Marco Aurélio Vavassori. "Turismo rural em Blumenau (SC): Perspectivas e desafios a partir da avaliação de famílias que acolhem visitantes em suas casas." Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo 7, no. 2 (August 20, 2013): 209–19. http://dx.doi.org/10.7784/rbtur.v7i2.630.

Full text
Abstract:
As mudanças ocorridas nos últimos anos impuseram uma série de desafios ao desenvolvimento rural, levando à adoção de diferentes abordagens na promoção de tais espaços. A implementação de estratégias diversificadas impulsionou a criação de novas possibilidades de geração de renda derivadas do incentivo às atividades não-agrícolas, entre as quais se inclui o turismo. A realização da Caminhada Cultural e Ecológica da Vila Itoupava configura-se como uma primeira experiência do gênero promovida em Blumenau (SC). A iniciativa constitui o objeto de estudo da presente pesquisa, que analisa como os moradores que acolhem visitantes em suas casas avaliam a sua participação no evento. As entrevistas realizadas com as famílias apontam um elevado índice de satisfação com a atividade, especialmente pela oportunidade que proporciona para a promoção de novas experiências de vida, o fortalecimento de vínculos sociais e a valorização da diversidade cultural e natural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Baptista, Eva, and José António Martin Moreno Afonso. "Escola e festa cívica - aproximações num contexto rural Português (Avintes, Vila Nova de Gaia) entre 1890 e 1920." EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação 7, no. 17 (December 13, 2020): 969. http://dx.doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5574.

Full text
Abstract:
A freguesia de Avintes, na viragem para o século XX, assistiu à progressiva passagem de um espaço rural para um outro onde já são visíveis os índices de industrialização e a consolidação do sector comercial começa a ser vincada. Avintes apresenta todavia uma peculiaridade: congregou diferentes individualidades - capitalistas, “brasileiros”, maçons, professores,…- unidas no seu interesse pela educação popular e a dinamização cultural. É numa conjuntura de mudança económico-social favorável ao desenvolvimento da escolarização que pretendemos abordar, com uma dupla objetivação, via a realização das festas escolares. Como pressupostos, vincamos, por um lado, que estas festividades acompanharam o processo de alfabetização, levado a cabo a partir da segunda metade do século XIX, estando associadas à valorização do mérito individual e ao envolvimento das populações nas vantagens da Escola, no caminho do progresso e da cidadania, aliás como foi sendo plasmado na legislação educativa. Por outro lado, destacaremos que a filantropia educativa impulsionava estas manifestações cívicas, enquanto modalidade de afirmação de autonomia da sociedade civil. Com a República, há um esforço pela modificação da cultura escolar a vários níveis e as festas emergem, então, num contexto de alternativa laica e de substituição de antigos símbolos e de rituais. Com esta dupla entrada, pretendemos, então, sinalizar, com base num estudo de caso, como num espaço em mudança, a escola foi apoiada, pelas elites locais, e apropriada pelas classes populares, sendo a festa cívica (nas suas metamorfoses) uma das vias para compreender o processo de escolarização em contexto rural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Rosario, Samuel Antonio Silva do, and Luis Junior Costa Saraiva. "TRADIÇÃO E MATEMÁTICA: A ETNOMATEMÁTICA DA CERÂMICA CAETEUARA DA VILA “CUÉRA” EM BRAGANÇA-PA." Nova Revista Amazônica 6, no. 2 (June 7, 2018): 211. http://dx.doi.org/10.18542/nra.v6i2.6200.

Full text
Abstract:
O presente artigo apresenta uma análise sobre relações entre a Matemática e a tradição de construção da cerâmica caeteuara. A pesquisa está sendo realizada em uma comunidade amazônica de características tradicionais, chamada “Vila Cuéra”, situada no espaço rural do município de Bragança, Pará, Brasil, às margens do rio Caeté. A experiência retrata o processo de construção da cerâmica caeteuara, ressaltando aspectos importantes onde o ceramista se utiliza de uma racionalidade matemática própria para construir suas peças, transformando um pensamento abstrato em uma peça concreta. Objetivamos ressaltar cada saber envolvido no processo de fabricação, a qual relaciona os conteúdos matemáticos conhecidos como geometria e simetria ao saberes do ceramista. As práticas pertencentes aos saberes constituídos na tradição amazônica são atualizadas no cotidiano dos mestresartesãos presentes nessa região. A intenção deste trabalho é destacar a necessidade de diálogos entre saberes Etnomatemáticos com os conhecimentos científicos oriundos da Ciência Matemática, como uma rota para compreender e respeitar as várias formas de produzir conhecimento das diversas populações que compõem a Amazônia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Vargas, Daiane Loreto de, and Marco Antônio Verardi Fialho. "Artesanato, Identidade Cultural e Mercado Simbólico: dinâmica da Vila Progresso em Caçapava do Sul-RS." Desenvolvimento em Questão 17, no. 49 (October 17, 2019): 191–208. http://dx.doi.org/10.21527/2237-6453.2019.49.191-208.

Full text
Abstract:
As pesquisas sobre os elementos culturais e simbólicos que compõem os diferentes territórios têm ganhado destaque nas ciências sociais. No contexto do pampa gaúcho destaca-se os estudos sobre os saberes tradicionais das comunidades rurais e as dinâmicas comerciais dos artigos artesanais, como as confecções produzidas artesanalmente em lã. Destaca-se que a produção artesanal pode estar relacionada aos aspectos tradicionais de uma determinada região, “re”produzindo elementos identitários de uma cultura através da confecção e comercialização de produtos simbólicos. Para compreender tais questões, tomou-se por base a dinâmica comercial dos produtos artesanais confeccionados pelos artesãos da comunidade rural da Vila Progresso em Caçapava do Sul – RS. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo entender como se desenvolveu a dinâmica comercial dos artigos artesanais produzidos e comercializados no local.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Côrtes, Tiago Rangel. "Paraguaios em São Paulo." TRAVESSIA - revista do migrante, no. 74 (June 28, 2014): 13–36. http://dx.doi.org/10.48213/travessia.i74.113.

Full text
Abstract:
objetivo deste artigo é apresentar, de forma introdutória, a história da migração paraguaia para a Região Metropolitana de São Paulo e, em seguida, o perfil, segundo o Censo de 2010, das pessoas nascidas no Paraguai residentes na RMSP, de modo a realizar uma análise da heterogeneidade dessa população. Sugere-se que os aspectos que consolidaram essa migração para São Paulo foram engendrados na ditadura de Alfredo Stroessner, com a perseguição massiva dos opositores ao governo, com a aproximação e intercâmbio entre o governo brasileiro e o paraguaio e, por fim, com a reestruturação fundiária do Paraguai e o consequente êxodo rural. Segundo os dados estatísticos apresentados, a migração paraguaia cresceu exponencialmente a partir da segunda metade dos anos 2000, concomitante às crises em outros países de destino dos paraguaios. O perfil dos migrantes recentes é de jovens, majoritariamente homens, com baixa escolaridade, que trabalham com costura, vivem na Vila Medeiros, Bom Retiro e arredores e Vila Any, em Guarulhos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Nascimento, Marizete Maria do, and Marcelo Leão. "Ciências Agrárias na Educação do Campo: Um estudo investigativo na Escola Municipal Procópio Faria de Vila Rica/MT." Research, Society and Development 10, no. 8 (July 4, 2021): e2210817009. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i8.17009.

Full text
Abstract:
A Educação do Campo é uma modalidade de ensino, conquistada por movimentos sociais, voltada para atender as especificidades de pessoas residentes da zona rural. O objetivo da pesquisa foi analisar como professores e alunos de uma escola do campo avaliam as influências e as implicações após a implantação da disciplina de Ciências Agrárias no currículo escolar. Para a coleta de dados, foi realizado pesquisas no segundo semestre de 2019, com 20 alunos e 4 professores da Escola Municipal Procópio Faria, de Vila Rica/MT. Para coletar dados, foram utilizados questionários constituídos por 6 questões abertas, cujos dados foram analisados pela técnicca da Análise de Conteúdo. Os resultados indicam que a disciplina deve continuar, que, por meio dela, os alunos passaram a valorizar tanto o homem, quanto o trabalho que é realizado por esses indivíduos no campo. Muitos alunos afirmaram que aprenderam a comer alimentos mais nutritivos por meio da disciplina e que passaram a analisar a origem do alimento, se o mesmo era orgânico ou não. Quanto aos professores, além de defender a permanência da disciplina, também ressaltaram a necessidade de adicionar componentes mais específicos e que a mesma deveria ser ministrada por um professor especializado ou que tivesse experiencia na área. Logo, conclui-se que a implantação de componentes curriculares específicos em escolas localizadas na zona rural contribuiu para a valorização do homem do campo e que são necessários mais estudos acerca do tema, devido à escassez bibliográfica e relevância para a área do conhecimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Ibáñez Beltrán, Luis Manuel. "Del burgo de Pino a la villa de Monforte en la tierra de Lemos (siglos XII-XIII)." Cuadernos de Estudios Gallegos 64, no. 130 (September 28, 2017): 141. http://dx.doi.org/10.3989/ceg.2017.130.05.

Full text
Abstract:
La Tierra de Lemos, en el sur de la provincia de Lugo, protagoniza una larga evolución desde los Lemavos prerromanos, en la que se ha ido adaptando a las diferentes realidades y episodios históricos. Dentro de este desarrollo, los siglos de la Plena Edad Media marcan un punto de inflexión: la fundación del burgo de Pino, después villa de Monforte, su nueva cabecera comarcal. Con este nuevo referente urbano, una tierra marcadamente rural y agraria recibe una nueva realidad morfológica, económica y social. Paralelamente, el conjunto de Lemos conoce un nuevo agente de poder: el concejo monfortino. Éste viene a unirse a los otros dos poderes locales: el monasterio benedictino de San Vicente del Pino y la nobleza laica, la de los condes en / de Lemos, llamados a ser la más importante casa nobiliar gallega de la Baja Edad Media. Los tres poderes juntos, en continua pugna, marcan la estructura y dinámica de la nueva villa, sobre la cual la corona ejercerce un cierto rol de balanza, inclinandola hacia un lado u otro con sus concesiones y prebendas. [gl] A Terra de Lemos, no sur da provincia de Lugo, protagoniza unha longa evolución dende os lemavos prerromanos, na que tense ido adaptando ás diferentes realidades e episodios históricos. Dentro deste desenrolo, os séculos da Plena Idade Media marcan un punto de inflexión: a fundación do burgo de Pino, despois vila de Monforte, a súa nova cabeceira comarcal. Con este novo referente urbán, unha terra marcadamente rural e agraria recibe unha nova realidade morfolóxica, económica e social. Paralelamente, o conxunto de Lemos coñece un novo axente de poder: o concello monfortino. Éste ven unirse ós outros dous poderes locais: o mosteiro bieito de San Vicente do Pino e a nobreza laica, a dos condes en / de Lemos, chamados a ser a máis importante das casas nobiliares galegas da Baixa Idade Media. Os tres poderes xuntos, en continua pugna, marcan a estructura e dinámica da nova vila, sobre a cal a coroa exerce un certo rol de balanza, inclinandoa cara un lado ou outro coas súas concesións e prebendas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Silva, Haniel Santana da, and Helves Belmiro da Silveira. "MODELAGEM MATEMÁTICA: APLICAÇÕES SOBRE MEDIDAS AGRÁRIAS EM PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS NO DISTRITO DE VILA MANDI / MATHEMATICAL MODELING: APPLICATIONS ON AGRICULTURAL MEASURES IN SMALL RURAL PROPERTIES IN THE VILA MANDI DISTRICT." Brazilian Journal of Development 6, no. 10 (2020): 78410–25. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv6n10-319.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Savelli, Alfredo Mário. "São Paulo: a história e a realidade." Exacta 5, no. 2 (August 8, 2008): 361–74. http://dx.doi.org/10.5585/exacta.v5i2.1186.

Full text
Abstract:
Neste artigo, discutem-se vários fatores, tais como a ascensão da vila de taipas a pólo industrial, o núcleo do triângulo central, a instalação dos cursos jurídicos na vila e do acesso ferroviário, a implantação da produção de energia hidrelétrica e transporte público. Além disso, apontam-se dados como a imigração européia, a prosperidade do café possibilitando a abertura do Parque do Anhangabaú e do primeiro Viaduto do Chá para a Cidade Nova, a ocupação do Quadrante Sudoeste, a instalação do parque industrial, a implantação do Plano de Avenidas e a construção do segundo Viaduto do Chá. Ainda se inserem no artigo a imigração da população rural, o período tecnocrático de consolidação do zoneamento, o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI) com segregação do uso do solo, a flexibilização no uso e ocupação do solo. Por fim, destacam-se o Plano Diretor de 1986 na implantação das Operações Urbanas, o Estatuto da Cidade, o Plano Diretor Estratégico de 2002, o Plano Estratégico para Subprefeituras, em 2004, a outorga onerosa e a arrecadação extratributária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Savelli, Alfredo Mário. "São Paulo: a história e a realidade DOI: 10.5585/exacta.v5i2.1186." Exacta 5, no. 2 (August 8, 2008): 361–74. http://dx.doi.org/10.5585/exactaep.v5i2.1186.

Full text
Abstract:
Neste artigo, discutem-se vários fatores, tais como a ascensão da vila de taipas a pólo industrial, o núcleo do triângulo central, a instalação dos cursos jurídicos na vila e do acesso ferroviário, a implantação da produção de energia hidrelétrica e transporte público. Além disso, apontam-se dados como a imigração européia, a prosperidade do café possibilitando a abertura do Parque do Anhangabaú e do primeiro Viaduto do Chá para a Cidade Nova, a ocupação do Quadrante Sudoeste, a instalação do parque industrial, a implantação do Plano de Avenidas e a construção do segundo Viaduto do Chá. Ainda se inserem no artigo a imigração da população rural, o período tecnocrático de consolidação do zoneamento, o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI) com segregação do uso do solo, a flexibilização no uso e ocupação do solo. Por fim, destacam-se o Plano Diretor de 1986 na implantação das Operações Urbanas, o Estatuto da Cidade, o Plano Diretor Estratégico de 2002, o Plano Estratégico para Subprefeituras, em 2004, a outorga onerosa e a arrecadação extratributária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Pereira, Pedro, Tony Silvino, and António Do Nascimento Sá Coixão. "Rumansil I (Murça-do-Douro): um complexo artesanal antigo no Vale do Douro." Conimbriga 59 (March 20, 2020): 73–111. http://dx.doi.org/10.14195/1647-8657_59_3.

Full text
Abstract:
A zona em torno da vila de Freixo de Numão (Vila Nova de Foz Côa) é sobejamente conhecida pela historiografia clássica devido à presença de uma série de estabelecimentos rurais no seu entorno. Entre os vários sítios romanos, destaca-se Rumansil I pela variedade de atividades aí realizadas: metalurgia de ferro e chumbo, produção cerâmica, tanto de dolia como de peças finas e comuns, e produção de vinho. Os dados disponíveis não permitem a datação do início da construção deste sítio, mas fornecem indicações de que o seu abandono terá ocorrido a partir da segunda metade do século III da nossa Era, com uma ocupação limitada durante o século IV. Rumansil I situa-se num território dominado pelo granito, a poucos quilómetros a Sul do Rio Douro. O estudo deste sítio foi fundamental para compreender a rede de estabelecimentos rurais romanos em torno de Freixo de Numão, local que, aliás, durante muito tempo, se pensava ter sido a capital de um território indígena e que terá jogado um papel importante na organização do espaço rural desta zona do Douro durante a Antiguidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

LIMA, Jéssika Silva de, Maria Jéssica dos Santos CABRAL, José Danilo da SILVA, João Marcos de Assis ROZENDO, and Claudimary Bispo dos SANTOS. "Diversity of spiders in the remaining area of the Atlantic Forest, in the village of Bananeira, rural Arapiraca, Alagoas." Revista Ambientale 11, no. 2 (July 16, 2019): 74–85. http://dx.doi.org/10.48180/ambientale.v11i2.101.

Full text
Abstract:
As aranhas são artrópodes distribuídos por todo o mundo, sendo sua abundância e diversidade diretamente ligadas à complexidade e estrutura do ambiente em que estão inseridas. O estudo teve como objetivo realizar um levantamento sistemático da araneofauna, em área remanescente de mata atlântica na Vila Bananeiras, em Arapiraca, Alagoas. O estudo foi realizado, no período de agosto de 2018 a julho de 2019, em quatro campanhas de amostragem, uma coleta a cada estação do ano. Para análise de variação temporal, considerou-se a coleta no início do mês de março – verão; no mês de maio – outono; na última semana de junho – inverno; e a coleta no mês de setembro - primavera. Utilizou-se duas metodologias para a coleta das aranhas: coleta manual e armadilhas-de-queda. Foram coletados 621 indivíduos, distribuídos em 10 famílias, dentre estas, 364 eram adultos e 257 jovens. Entre as famílias coletadas se destacam a Tetragnathidae, com 288 indivíduos; Araneidae, com 156 indivíduos e Theraphosidae, com 69 indivíduos. Referente à abundância de indivíduos por estação, verifica-se que durante o verão apresentou maior número de indivíduos, seguido pelo inverno e outono. O método da busca ativa foi mais eficaz ao ser comparado com a armadilha-de-queda. Conclui-se que a Mata Atlântica localizada na Vila Bananeiras apresenta uma diversidade em famílias de aranhas. Esta pesquisa possibilitou reduzir as lacunas existentes sobre o conhecimento da biodiversidade dos araneídeos, mas não é o suficiente, são necessárias novas pesquisas em outras localidades, no Estado de Alagoas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Machado, José Tobias Marks, and Lucas Woltmann Figueiró. "Conflitos ambientais e desenvolvimento rural: problematização e uso de recurso audiovisual como auxilio à ação extensionista." Extensio: Revista Eletrônica de Extensão 15, no. 28 (April 23, 2018): 29–44. http://dx.doi.org/10.5007/1807-0221.2018v15n28p29.

Full text
Abstract:
A implantação da Barragem Marrecas, projeto de “desenvolvimento” promovido no município de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, desencadeou a configuração de um cenário de conflito ambiental, caracterizado pela sobreposição das formas de ocupação e produção tradicionais nos distritos de Vila Seca e Criúva. O presente trabalho, neste contexto, consiste na problematização deste cenário e na exposição de uma ferramenta de Extensão Universitária construída, ação que visa fomentar a mobilização dos sujeitos envolvidos e servir como subsídio para debates futuros sobre esse e outros empreendimentos semelhantes que, como projetado pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), continuarão a ser implementados no intuito de manter o abastecimento da região urbana do município de Caxias do Sul mediante à exploração das micro bacias da Mulada e Sepultura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Pagnussat, Fabio, Morgana Secchi, Marcelo Pellegrini, Ana Claudia Machado Padilha, and Denise Carvalho Tatim. "Viabilidade para aquisição de uma ceifa para silagem como alternativa de geração de renda." Revista Teoria e Evidência Econômica 27, no. 56 (August 16, 2021): 101–14. http://dx.doi.org/10.5335/rtee.v27i56.9901.

Full text
Abstract:
A presente estudo apresenta a agricultura familiar, a pluriatividade como meios alternativos de desenvolvimento no campo, além da implantação de viabilidade de aquisição de uma ceifa como mais uma forma de diversificação e geração de renda para uma propriedade rural. Sendo assim, teve como objetivo analisar a viabilidade de adquirir uma ceifa de silagem para uma propriedade rural do interior de Vila Maria, com o interesse de prestar serviços para terceiros Os procedimentos metodológicos foram realizados uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa e quantitativa, sendo que a análise dos dados foi documental. Verificou-se que a mão de obra existente na propriedade e nas demais famílias que tem a atividade leiteira como carro chefe é seu principal ponto fraco. Por esta falta de mão de obra e agilidade no serviço, a procura por fazer silagem com essa máquina é de grande ascensão, despertando na propriedade um grande potencial de mercado para investir nesta atividade. Os dados pesquisados demonstraram a viabilidade do negócio, tornando possível concluir que, a aquisição da máquina é de extrema relevância para a propriedade rural destacando-se como uma fonte geradora de trabalho e renda.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Leça Júnior, Nilo Fernandes, Valter dos Anjos Almeida, Fábio Santos Carvalho, George Rego Albuquerque, and Fabiana Lessa Silva. "First report of Trypanosoma cruziinfection in naturally infected dogs from southern Bahia, Brazil." Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária 22, no. 1 (March 2013): 182–85. http://dx.doi.org/10.1590/s1984-29612013005000003.

Full text
Abstract:
In order to verify the Trypanosoma cruzi infection in domestic domiciled dogs in a rural endemic area from the south region of the State of Bahia, Polymerase Chain Reaction (PCR) were performed using S35 and S36 primers in 272 dogs living in the district of Vila Operaria, in the municipality of Buerarema. All animals were clinically evaluated; 2.5 mL of blood were collected through venipuncture for the performance of molecular tests. None of these animals showed clinical signs of the illness and only two were identified with the DNA parasite. This result is the first report of natural infection by T. cruzi in domestic dogs in southern Bahia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Ribeiro Pereira, Maiza Gabrielle, Carla Lidiane, Elson Barbosa da Silva Júnior, and Lia Maria Teixeira de Oliveira. "A INSERÇÃO DA PESQUISA CIENTÍFICA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE." Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica 5, no. 01 (September 24, 2019): 147–62. http://dx.doi.org/10.36524/dect.v5i01.94.

Full text
Abstract:
O objetivo do trabalho foi comparar o conhecimento dos alunos antes e depois de atuarem em uma pesquisa científica. Abordando questões referentes ao ensino profissionalizante e as novas tecnologias da educação e ensino, trazendo procedimentos da pesquisa científica como ferramenta didática. O trabalho foi realizado no Centro Integrado de Educação Rural Vila Pavão (ES) com pesquisa qualitativa em educação com procedimentos do método analítico descritivo. Os resultados mostraram que a maioria dos alunos tinha dúvidas em todos os conteúdos no texto exploratório, mas após a execução do experimento as dúvidas diminuíram no entendimento geral, porém aumentaram questionamentos sobre o conteúdo específico, mostrando a ampliação dos horizontes conceituais, relevantes na formação profissionalizante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Rosa, Teresa Cristina da Silva, Marcelo Sathler, Mirian Costa, Marcos Barreto de Mendonça, Caterine Reginensi, and Ricardo Matos de Souza. "Risco associado a movimento de massa no Morro Boa Vista (Vila Velha/ES): da caracterização do território à necessidade de políticas públicas." Cadernos Metrópole 20, no. 42 (August 2018): 399–421. http://dx.doi.org/10.1590/2236-9996.2018-4205.

Full text
Abstract:
Resumo Este artigo busca compreender o processo de vulnerabilização de uma comunidade situada no Morro Boa Vista (MBV, Vila Velha, ES) numa perspectiva interdisciplinar, utilizando-se de questionário para levantar aspectos da percepção do risco, de entrevistas para resgatar a história da ocupação, de registros fotográficos e de análise da geologia local. Evidencia-se uma ocupação influenciada por forças políticas que impeliram a população ao local, iniciada nos anos 1960, subsequente ao êxodo rural concomitante à industrialização do Espírito Santo. Em janeiro de 2016, por ausência ou omissão do poder público, um desastre no local em função de rolamento de rochas desvelou esse processo e a condição de subcidadania dos seus moradores, evidenciando a urgência de medidas de redução de risco de desastres.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Nascimento, Deivid Natan Marciel Gabriel do, José Carlos Virgínio dos Santos Junior, Klewton Adriano Oliveira Pinheiro, and Francimary Da Silva Carneiro. "Diagnóstico de sustentabilidade ambiental de uma unidade produtiva na Vila de São Raimundo no município de Castanhal/PA." Nature and Conservation 13, no. 3 (May 25, 2020): 7–23. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2318-2881.2020.003.0002.

Full text
Abstract:
Os problemas ambientais contribuem para o aumento de processos gradativos no solo. O manejo incorreto do solo destrói a sua estrutura e por consequência afeta diretamente a capacidade de produção. O objetivo deste trabalho foi adequar sustentavelmente uma pequena propriedade rural no município de Castanhal em aspectos socioeconômicos de comercialização de produtos agroflorestais para servir de modelo de preservação e conservação do meio ambiente. As pesquisas realizadas durante este trabalho, contribuíram para a tomada de decisão na recuperação das áreas da propriedade, que apresentavam irregularidades auxiliando na elaboração do projeto de recuperação ambiental. Dessa forma, buscando o equilíbrio entre o cumprimento da legislação ambiental brasileira e a obtenção dos resultados positivos para a questão da produção agrícola, associada à conservação do meio ambiente. Com o passar dos anos a recuperação da floresta é considerada satisfatória e as práticas utilizadas pela família fomentam sua qualidade de vida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Drabeski, Regiane Gordia, and Luiz Antônio Bastos Bernardes. "Ensino de física em uma comunidade rural de São João do Triunfo PR: aulas de reflexão da luz no rio Iguaçú." Research, Society and Development 10, no. 3 (March 7, 2021): e8110312866. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i3.12866.

Full text
Abstract:
Trabalhar física em uma escola do campo requer do professor um engajamento com situações cotidianas que o aluno pode encontrar. Nesta pesquisa, foi realizada uma sequência didática, com aulas dinâmicas de conteúdo e observação de fenômenos de reflexão da luz, em objetos cotidianos e também com registros de imagens no rio Iguaçu. Trabalhar com temas geradores conforme proposto por Freire torna o aluno sujeito do aprendizado, interagindo com conhecimentos prévios e científicos apresentados pelo professor, resultando em uma aprendizagem significativa. O uso de tecnologias possibilita ao aluno da educação no campo compreender e analisar fatos que influenciam sua vida junto ao meio ambiente. A comunidade rural de Vila Palmira no interior de São João do Triunfo fica às margens do rio Iguaçu, tendo este grande importância na execução deste trabalho. A sequência didática realizada teve duração de seis horas- aula, distribuídas em três semanas. A atividade realizada dentro e fora de sala uniu física, arte e tecnologia, visando estudar leis da reflexão e casos específicos onde ela ocorre. Os alunos apresentaram bom desenvolvimento de conceitos e aprendizado acerca do tema estudado. Vale ressaltar que na literatura atual não se encontra nenhum trabalho publicado tratando destes temas e de tal maneiraIncluir o resumo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Achutti, Luiz Eduardo Robinson, and Maria de Nazareth Agra Hassen. "Caderno de campo digital: antropologia em novas mídias." Horizontes Antropológicos 10, no. 21 (June 2004): 273–89. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-71832004000100012.

Full text
Abstract:
A pesquisa apresenta uma experiência de etnografia e fotoetnografia com equipamento digital. Busca registrar as transformações por que passa uma comunidade rural e pesqueira pertencente a Viamão, na Grande Porto Alegre, RS, Brasil. Margeada pelo rio Guaíba (na verdade, lago) e pela lagoa dos Patos (na verdade, laguna), com a chegada do asfalto no ano de 2002 e a abertura à visitação de parque de reserva ambiental, a vila, chamada Vila de Itapuã, passou a atrair visitantes e a romper com o isolamento. Tal isolamento foi determinante para que na década de 1940 no local fosse construído o Hospital Colônia, uma prisão-tratamento para leprosos. A pesquisa busca registrar a cultura açoriana ali remanescente e, sobretudo, pensar o moderno que penetra o tradicional e todas as implicações desse entrelaçamento na construção de uma identidade local. Paralelamente à modernização que alcança o campo da investigação, a pesquisa também traz inovações metodológicas, ao testar e ampliar o uso da fotografia digital como um recurso para a fotoetnografia, discutir os seus recursos e limites e também os recursos da Internet, uma vez que o caderno de campo é publicado sistematicamente no site <A HREF="http://www.ufrgs.br/fotoetnografia">www.ufrgs.br/fotoetnografia</A>, no ar desde o mês de julho de 2003.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

da Silva, Ramom Campos Bastos, Marília Regina Costa Castro Lyra, and Maria Núbia Medeiros de Araújo Frutuoso. "A participação social na sustentabilidade do reassentamento da vila produtiva rural Negreiros resultante do projeto da transposição do rio São Francisco." Organizações Rurais & Agroindustriais 19, no. 2 (December 15, 2017): 96–108. http://dx.doi.org/10.21714/2238-68902017v19n2p96.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Oliveira, Patricia Chaves de. "RURAL SCIENCE AND TECHNOLOGY IN TERRITORIES UNDER CONFLICTS ON AMAZON - THE CASE OF IPAUPIXUNA VILLAGE/ CIÊNCIA E TECNOLOGIA RURAL EM TERRITÓRIOS SOB CONFLITOS NA AMAZÔNIA - O CASO DA VILA IPAUPIXUNA." Brazilian Journal of Development 7, no. 1 (2021): 8054–73. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv7n1-547.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Toledo, Mariana Zampar, Emanuel Barbosa dos Santos, Estevão Honorato Lemes de Paula, Gabriela Aparecida Rigato, Hevelin Fernandes Romeiro, Higor Perikles Guedes Jorge, Lorenzo Luis Hoefling Manzoni, Luiz Carlos Da Silva Saracho, Roberto Cesar Dobler Filho, and Thainá Melina Felipus. "Práticas de extensão na olericultura orgânica em Dourados-MS." RealizAção 7, no. 13 (June 30, 2020): 34–52. http://dx.doi.org/10.30612/realizacao.v7i13.10811.

Full text
Abstract:
A extensão rural como ferramenta de transformação econômica e social contribui com a melhoria dos sistemas de produção agropecuária por meio das ações de incentivo à sustentabilidade das comunidades no campo. O desenvolvimento de projetos para aplicação prática da extensão fortalece os vínculos entre a universidade e a comunidade rural, além de beneficiar ambos com rica troca de conhecimento e experiências. Nesse sentido, este trabalho objetivou organizar um evento de extensão a partir das demandas levantadas nas propriedades rurais dos associados da Agrovargas – Associação de Produtores de Vila Vargas, em Dourados-MS. Ferramentas do diagnóstico rural participativo – DRP foram aplicadas em duas propriedades com foco na produção orgânica de hortaliças para, em seguidas, definir-se os temas abordados em um dia de campo. Na prática, demonstrou-se o preparo de caldas visando ao controle fitossanitário em sistemas orgânicos e a técnica da compostagem, tanto caseira como em leiras. Adicionalmente, foram apresentadas aos produtores opções de cultivos não convencionais que agregam valor ao seu sistema de produção, quais sejam a araruta, o gengibre, a ora-pro-nobis, açafrão e o taro. A difusão dos conteúdos explorados na ação de extensão gerou impacto positivo na comunidade. Nesse sentido, percebe-se que as ações que integram o ensino e a extensão contribuem sobremaneira para a melhoria do sistema de produção orgânica de hortaliças no âmbito da agricultura familiar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Mello, Marcelo De. "GOIÂNIA: ENTRE A ESQUIZOFRENIA URBANA E OS DEVANEIOS QUIXOTEANOS." Boletim de Geografia 34, no. 1 (October 22, 2016): 130. http://dx.doi.org/10.4025/bolgeogr.v34i1.20913.

Full text
Abstract:
Goiânia foi construída nas décadas de 1930 e 1940 para redefinir relações consolidadas em torno da tradição do ambiente rural. A nova cidade-capital emergiu para recompor valores e evocar potencialidades. Este processo objetivou a produção de uma nova relação do homem goiano com o mundo. Ele deveria pautar suas ações em uma racionalidade inerente a vida urbana. A nova sede administrativa estadual tornou-se capital de um Goiás mais urbano; contudo, o progresso vislumbrado não se fez presente. Goiânia configurou-se como uma cidade repleta de migrantes produtores de uma pressão por habitação. Tal pressão materializou a Vila Mutirão: um espaço segregado, na região noroeste da cidade, formado por casas de placas de cimento erguidas em regime de mutirão. Esta segregação foi sucedida por uma auto-segregação. Inúmeros condomínios horizontais foram edificados na região sul da cidade. Todavia, as regiões noroeste e sul de Goiânia não são caracterizadas somente por diversidades. Para apresentar uma unidade integradora promovemos um diálogo da ciência com a literatura. Nesta perspectiva, a esquizofrenia urbana de Santos (2004) e Dom Quixote de Cervantes (1987) foram aproximados em um movimento de compreensão do processo de reprodução da metrópole goianiense.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography