Academic literature on the topic 'Violão'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Violão.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Violão"

1

Schmid, Aloísio Leoni, Juarez Bergmann Filho, and Rodrigo Mateus Pereira. "Em busca da identidade dos instrumentos musicais no Brasil: um estudo exploratório da literatura de cordel." Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material 25, no. 1 (April 2017): 279–300. http://dx.doi.org/10.1590/1982-02672017v25n0111.

Full text
Abstract:
RESUMO O presente trabalho procura, em consulta a uma coleção de 2340 obras da Literatura de Cordel, explorar identidades culturais presentes nos instrumentos musicais aparentemente mais populares junto à população cultora de tal forma literária - sertão nordestino e parte da Região Norte do Brasil - desde o final do século XIX até o presente. Há no trabalho o pressuposto de que a Literatura de Cordel representa, muito mais que o trabalho criativo dos seus autores, as práticas vigentes no grupo social que a origina. Assim, à procura de menções a instrumentos musicais, este estudo detém-se em alguns deles, pela frequência e relevância da sua caracterização: viola caipira, violão, violino, bandolim, rabeca, guitarra elétrica e piano. Instrumentos aparentemente próximos como a viola e o violão são vistos de formas muito distintas pela população considerada. A rabeca, instrumento popular, poucas vezes é citada. Outros instrumentos, como violino, bandolim, piano e guitarra elétrica, são retratados como instrumentos urbanos e menos conhecidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Castagna, Paulo, and Werner Schwarz. "Uma Bibliografia do Violão Brasileiro (1916-1990)." Revista Música 4, no. 2 (November 1, 1993): 190. http://dx.doi.org/10.11606/rm.v4i2.55063.

Full text
Abstract:
Este artigo é a primeira tentativa de reunir as publicações feitas entre 1916 e 1990, sobre a música "erudita" e "popular" para violão e instrumentos similares (viola, cavaquinho, guitarra, etc.), violonistas, professores e construtores brasileiros, sem as quais seria impossível iniciar estudos de maiores proporções sobre o assunto. 1916 é, ao mesmo tempo, a data dos textos mais antigos que encontramos e o ano em que o violão começa a ser aceito, no país, como instrumento solista e de concerto. As 490 referências bibliográficas que apresentamos foram colecionadas durante 5 anos e encontradas em bibliografias e/ou nos acervos pesquisados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Castro, Renato Moreira Varoni de. "Performance and Autoethnography in Historical Ethnomusicology: Differentiating the Viola and the Violão." Per Musi, no. 34 (August 2016): 35–61. http://dx.doi.org/10.1590/permusi20163402.

Full text
Abstract:
Abstract This article proposes the combination of performance and autoethnography as alternative methods to make use of musical scores concerning the viola (five-course guitar) and the violão (six-course guitar) in historical ethnomusicology. The author performs and records the same set of songs on the viola and the violão, and based on the multidimensionality of the interaction performer/instrument, writes an autoethnography differentiating his experiences in playing at both chordophones. This approach strives for overcoming the duality body/mind in academic musical research and comprises the embodied knowledge that arises from experience as a complementary epistemology to the corpus of knowledge about these instruments. Moreover, it is added the professional viewpoint of the virtuoso viola player Ivan Vilela who, interviewed by the author, gives his impressions about the differences in ergonomics and playing technics between those chordophones.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Beltrame, Juciane Araldi, and Marcos Rosa Garcia. "Curso Híbrido de Violão." ouvirOUver 16, no. 1 (July 24, 2020): 278–91. http://dx.doi.org/10.14393/ouv-v16n1a2020-55854.

Full text
Abstract:
Este texto apresenta uma pesquisa realizada coletivamente, envolvendo bolsistas de iniciação científica, estudantes da graduação e pós-graduação e professores orientadores. O estudo teve como objetivo compreender como se constitui o ensino híbrido na estruturação e desenvolvimento de um curso de extensão de instrumento a partir da perspectiva dos professores e alunos. Trata-se de um estudo de caso cujo campo empírico é o curso híbrido de iniciação ao violão ofertado para a comunidade externa à universidade. Como resultado, percebemos o aprendizado de todos os lados: alunos da graduação aprendem a fazer pesquisa, alunos do mestrado vão a campo e conhecem nova bibliografia, alunos da extensão aprendem violão e outros aprendem com a análise e divulgação dos dados. Por fim, o curso híbrido se mostrou eficaz, cumprindo seus objetivos, e pode ser uma alternativa à cursos de música futuros e conectados Internet.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Scarduelli, Fabio, and Carlos Fernando Fiorini. "O violão na universidade brasileira: um diálogo com docentes através de um questionário." Per Musi, no. 31 (June 2015): 215–34. http://dx.doi.org/10.1590/permusi2015a3112.

Full text
Abstract:
O presente artigo apresenta a análise de um questionário aplicado aos professores de violão de universidades públicas brasileiras (estaduais e federais), em que são abordados os caminhos de técnica e repertório utilizados nestas instituições. A partir de uma participação ampla (com 95,4% de participação das universidades que possuem curso de violão), foi possível elaborar um mapa do ensino do violão no Brasil, que poderá suscitar reflexões a respeito da pedagogia e do perfil dos profissionais formados nestes cursos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silla Junior, Carlos Nascimento, Roque Correa Junior, Luiz Carlos Martins Loyola Filho, and Claudio Carvilhe. "A utilização de tecnologias da informação e comunicação para o ensino do violão." REVISTA INTERSABERES 12, no. 25 (June 7, 2017): 68. http://dx.doi.org/10.22169/intersaberes.v12i25.590.

Full text
Abstract:
O violão é o instrumento musical mais difundido no Brasil. Considerando os diversos avanços das tecnologias de informação ecomunicação nos últimos anos, neste trabalho é feita uma pesquisa inicial com o intuito de entender como essas tecnologiassão utilizadas pelos professores de violão. Os objetivos específicos deste estudo são: Levantar e caracterizar as ferramentastecnológicas que os participantes utilizam direta ou indiretamente para o estudo/ensino e investigar as motivações que os levama utilizar tais ferramentas. Informações relevantes foram obtidas com base nos dados coletados, entre elas que: tecnologiasdiversas estão sendo utilizadas por professores de violão; utiliza-se amplamente tecnologias não específicas para violão;não existem ferramentas que possibilitem uma melhor aproximação professor/aluno e principalmente, que existe a demandapor um software específico que concentre soluções para as mais diversas necessidades de aprendizagem. Conclui-se que éimprescindível ampla pesquisa futura envolvendo tecnologia e ensino da música produzindo além de produtos, conhecimentoacessível a todos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Llanos, Carlos Fernando Elias. "Violão e identidade nacional: a “moral” do instrumento." Revista da Tulha 2, no. 2 (July 5, 2016): 227–50. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2016.120654.

Full text
Abstract:
O texto analisa parte da literatura sobre a história do violão no Brasil nas primeiras décadas do século XX, no contexto das complexas relações sociais e políticas da Primeira República na cidade de Rio de Janeiro. A ideia central é discutir a noção de violão-arte, que teria surgido a partir da tradição do violão erudito europeu (como construção de discurso), em contraposição a outras práticas violonisticas que a historiografia do instrumento não menciona ou o faz ressaltando sua progressiva aceitação “moral” e distanciamento do estigma da boêmia e a vadiagem. O texto conclui problematizando como o violão configurou-se como meio de execução e corporificação de representações sociais, que chamamos de instrumento-documento, violentamente empobrecido (pois, na passagem do século XIX ao XX ele era sinônimo de marginalidade), precariamente empregado, com escassa ou nula instrução formal (não havia onde aprender a tocar) e principalmente autodidata (aprendido na prática e na tradição oral).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Vetromilla, Clayton. "Guerra-Peixe: da trilha sonora do filme O diabo mora no sangue ao Prelúdio nº 2 para violão." Per Musi, no. 21 (2010): 19–24. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-75992010000100003.

Full text
Abstract:
O presente texto apresenta as conclusões a que chegamos ao verificar a afirmação do violonista Nélio Rodrigues, segundo a qual o Prelúdio nº 2 para violão (1970) de César Guerra-Peixe foi "idealizado" a partir da trilha sonora do filme O diabo mora no sangue (1967) de Cecil Albery Thiré. Depois de discutir questões gerais acerca da partitura dos cinco Prelúdios para violão publicada em 1973, aproximamos as características do Prelúdio nº 2 não só com os recursos anteriormente utilizados por Guerra-Peixe na música composta para o citado filme, como também nos duos para canto e violão Nesta manhã; Resta, sim, é remover; e Mãe d'água (1969).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Weiss, Ledice Fernandes. "Arthur Kampela e os Exoskeleton." Per Musi, no. 40 (July 4, 2021): 1–23. http://dx.doi.org/10.35699/2317-6377.2020.15077.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa os Percussion Studies IV e V de Arthur Kampela, onde a técnica e postura do violonista são transpostos para a viola. Ambas as peças questionam a técnica do violão, mesclando dedilhados característicos com o uso de um arco metálico. As obras são entendidas dentro de uma perspectiva gestual, onde o som e o gesto, o instrumentista e o instrumento coexistem dentro de uma relação física. Estudam-se a Tapping Technique, a emancipação entre mãos, a Air Guitar, e a ideia da música sem som. Sao revistas propostas científicas a favor de um entendimento corporal da prática musical: a técnica do violão segundo Hubert Käppel, a música visível de Dieter Schnebel, além de estudos sobre o gesto (Gritten e King, Godoy e Leman, Delalande, Cox, Oberhaus e Stange…). O estudo culmina com a tentativa de compreensão da maneira como o instrumentista se torna o cerne da composição.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva, Felipe Corbani da, and Bruno Madeira. "ijexá nas levadas de violão." Per Musi, no. 41 (July 4, 2021): 1–14. http://dx.doi.org/10.35699/2317-6377.2021.26666.

Full text
Abstract:
O artigo consiste em uma análise de acompanhamentos de violão baseados no ijexá, ritmo presente nos rituais de candomblé e que se torna popular fora dos terreiros devido aos afoxés, cortejos carnavalescos de Salvador/BA. São discutidas ao longo do texto questões acerca das peculiaridades do ijexá e do seu processo de transformação em gênero popular, bem como das relações das levadas de violão com os padrões sonoros do ritmo, fatores idiomáticos e contexto das canções.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Violão"

1

Saraiva, Chico. "Violão-canção: diálogos entre o violão solo e a canção popular no Brasil." Universidade de São Paulo, 2014. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-17122014-095449/.

Full text
Abstract:
Este trabalho se propõe a investigar o trânsito de informações musicais que se dá no campo de intersecção existente entre o universo do violão solo, em especial aquele ligado à música erudita ou de concerto, e o universo da canção popular no Brasil. Foram realizadas entrevistas com sete mestres de reconhecida atuação nos universos abordados. Sérgio Assad, Marco Pereira e Paulo Bellinati ligados à prática do violão solo; João Bosco, Paulo César Pinheiro e Luiz Tatit, à canção popular; e Guinga, que atua na face de contato entre os campos estudados. A opção pelo formato de montagem permite que os diversos discursos convivam entre si por meio dos sete capítulos que compõem esta dissertação. Essa montagem pode ser acompanhada através da leitura das transcrições descritivas das entrevistas realizadas e da escuta dos tracks do DVD anexo. Assim, o presente trabalho se vale tanto dos recursos próprios da tradição escrita quanto de recursos que obedecem à dinâmica da tradição não-escrita, os quais se complementam nesta pesquisa a fim de contemplar a natureza da matéria musical nascida da interação entre estes universos.
The present work investigates the exchange of musical information within the intersection between the universe of solo guitar - especially when connected with classical music - and the universe of Brazilian popular song. For this purpose seven renowend guitar masters from both universes were interviewed: Sérgio Assad, Marco Pereira and Paulo Bellinati - connected to solo guitar practice; João Bosco, Paulo César Pinheiro and Luiz Tatit, linked to popular song; and Guinga, whose work is in the intersection zone between the two previous approaches. Through a montage format, the various discourses are able to weave among each other in the seven chapters that comprise this dissertation. One can accompany this montage by reading the descriptive transcriptions of the interviews, and by listening to the tracks on the accompanying DVD. Therefore, the work employs both tools from the written tradition and tools which respect the dynamics of non-written tradition, which complement one another IN the goal to embrace the characteristics of musical material generated from the interaction of both universes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Maia, Marcos da Silva. "Tecnica hibrida aplicada ao violão." [s.n.], 2007. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/285051.

Full text
Abstract:
Orientador: Carlos Fernando Fiorini
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Made available in DSpace on 2018-08-10T11:50:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maia_MarcosdaSilva_M.pdf: 1288060 bytes, checksum: 0d432b91de9c8e88dcfd6fb1d21df8d0 (MD5) Previous issue date: 2007
Resumo: Cordofones beliscados são instrumentos musicais que apresentam características variadas de timbres, advindas de suas formas, tamanhos, qualidade das cordas e diferentes maneiras de fazê-las vibrar. Desde a Antigüidade, as preferências oscilam entre o som obtido pelo pulsar das cordas com os dedos ou aquele produzido pela utilização de um plectro ou palheta. A técnica híbrida (do inglês, hybrid picking) refere-se à utilização simultânea da palheta e dos dedos. No violão, os bordões são tocados com palheta, presa entre o indicador e o polegar da mão direita, e as primas tangidas com qualquer combinação dos dedos médio, anular e mínimo. Dessa forma, a técnica funciona bem tanto para bases rítmico-harmônicas, como para músicas polifônicas e linhas melódicas. No presente trabalho, a tradicional simbologia do violão p-i-m-a (polegar, indicador, médio e anular) foi alterada. As letras p e i foram substituídas pelos símbolos usuais dos movimentos alternados da palheta: ou, mantendo-se as letras m-a e incluindo-se a letra c (chico, dedo mínimo em espanhol). Assim, a pesquisa objetivou contextualizar a técnica híbrida e sua aplicação ao violão, discorrendo sobre aspectos históricos referenciais ao uso da palheta e dedos; indicando exemplos musicais para a aplicação da técnica; enfatizando a importância da adequada seleção de palhetas para a mesma, bem como investigando sua aplicação por diversos músicos na atualidade e sua eficácia na realização de variados repertórios
Abstract: Plucked chordophones are musical instruments that offer a great variety of tones from their forms, sizes, quality of the strings and different ways of making them vibrate. Since ancient times, the preferences sway between the sound obtained by the vibration of the strings with the fingers or that produced by the use of a pick. Hybrid Picking refers to the simultaneous use of the pick and the fingers. In nylon strings guitar, the bass-strings are played with the pick, held between the right forefinger and the thumb, and the first strings are played with any combination of the middle, the ring and little fingers. Therefore, the technique works well for rhythm-harmonic bases, polyphonic music and melodic lines. In the present work, the traditional guitar terminology of p-i-m-a (from the Portuguese, polegar [thumb], indicador [forefinger], médio [middle finger] and anular [ring finger) was altered. The letters p and i were changed for the usual symbols of the picks¿ up and down movementsor, maintaining the m-a (middle and ring fingers) and including the c letter (chico, Spanish for little finger). So, this study aimed at contextualizing the hybrid picking applied for nylon strings guitar by discussing referential historical aspects of the use of the pick and the fingers; indicating musical examples for applying the technique; emphasizing the importance of adequate selection of picks for that, as well as by examining its application by diverse musicians from actuality and its efficacy for different repertoire
Mestrado
Praticas Interpretativas
Mestre em Música
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Gomes, Vinicius José Spedaletti. "Hélio Delmiro - composições para violão solo." Universidade de São Paulo, 2012. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-22092015-143912/.

Full text
Abstract:
O trabalho consiste na transcrição das peças para violão solo de Hélio Delmiro e breve análise de suas técnicas composicionais e interpretativas, do ponto de vista estético, ritmico, harmônico e melódico, buscando maior compreensão sobre seu estilo como compositor e violonista
This work approaches Hélio Delmiro\'s style as a composer and guitarrist throught the transcription of his solo guitar works and brief analysis of his compositional and interpretative techniques, from the aesthetic, rythmic, harmonic and melodic poit of view
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Costa, Gustavo Silveira. "O processo de transcrição para violão de Tempo di Ciaccona e Fuga de Béla Bartók." Universidade de São Paulo, 2007. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27140/tde-19052009-170616/.

Full text
Abstract:
Esta dissertação de mestrado trata do processo de transcrição para violão solo dos movimentos Tempo di Ciaccona e Fuga, da Sonata para violino solo (1944) de Béla Bartók. O primeiro capítulo contempla análises estruturais básicas dos movimentos Tempo di Ciaccona e Fuga, assim como o histórico da Sonata para violino solo e uma breve abordagem sobre a vida e obra musical de Bartók. Também é apresentado neste capítulo um apanhado das edições e transcrições da Sonata para violino solo, além de uma coleta de dados sobre transcrições para violão de outras obras de Bartók. O processo de transcrição é abordado no segundo capítulo por meio de comparações entre os recursos instrumentais específicos do violão e do violino, levando-se em conta também outros procedimentos usados em transcrições para violão solo de obras originalmente compostas para violino ou violoncelo solo por Johann Sebastian Bach. A transcrição para piano do próprio Bartók de alguns de seus Quarenta e quatro duos para dois violinos também foi tomada como processo análogo a ser observado em nossa transcrição. No terceiro e último capítulo desta dissertação encontra-se nossa edição da transcrição para violão solo de Tempo di Ciaccona e Fuga de Béla Bartók.
The present dissertation deals with the process of transcription for guitar of Tempo di Ciaccona and Fuga from the Sonata for solo violin (1944) by Béla Bartók. The first chapter introduces essential structural analysis of the movements of Tempo di Ciaccona and Fuga, as well as the historical background of the Sonata for solo violin, and a brief study of the life and musical work of Bartók. It also presents a review of the editions and transcriptions of the Sonata for solo violin, apart from a collection of data about guitar transcriptions of other works by Bartók. The transcription process is approached in the second chapter through comparisons with the violin and the guitar specific instrumental resources, taking in account also other procedures used in guitar transcriptions of works composed for cello or solo violin by Johann Sebastian Bach. Bartóks own piano transcription of some of his Fourty-four Duos for two violins was also taken as an analogous process to be observed in our transcription. In the third and last chapter of this dissertation we present an edition of our transcription for solo guitar of Tempo di Ciaccona and Fuga by Bartók.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Almeida, Marcus V. S. R. M. 1976. "João Bosco = um cavaleiro e seu violão." [s.n.], 2009. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284040.

Full text
Abstract:
Orientador: Marcos Siqueira Cavalcante
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Made available in DSpace on 2018-08-15T06:11:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Almeida_MarcusV.S.R.M._M.pdf: 2978458 bytes, checksum: a34648b4e235af5bbc33e4ae82987edb (MD5) Previous issue date: 2009
Resumo: Esta pesquisa teve por finalidade analisar a música de João Bosco de Freitas Mucci, particularmente, a maneira de tocar violão desse arista. O objetivo, aqui, foi demonstrar alguns recursos técnicos e musicais, relacionando-os a um projeto artístico construído em parceria com Aldir Blanc. Para isso, foi levantada uma bibliografia que consistiu, principalmente, em entrevistas e reportagens sobre o músico. Além disso, foi realizada uma audição minuciosa de toda a discografia, o que contribuiu para a análise de elementos rítmicos, harmônicos e melódicos. Para analisar os recursos técnicos utilizados pelo violonista, foram feitas transcrições de passagens significativas desse material. Ao relacionar técnica, recursos musicais e projeto artístico, verificou-se que o virtuosismo violonístico de João Bosco alcança mais expressividade quando o músico se apresenta ao vivo e sem o acompanhamento de outros instrumentistas
Abstract: This research had for purpose to analyze the music of João Bosco de Freitas Mucci, particularly, the way this artist plays guitar. The objective of this work was to demonstrate some technicians and musicals resources, relating them to an artistic project constructed in partnership with Aldir Blanc. A bibliography was raised that consisted, mainly, in interviews and articles about the musician. Moreover, his discography was critically studied, that contributed for the analysis of rhythm, harmony and melody. Transcriptions of significant parts of this material had been made to analyze the resources technician used by the violonist. When relating technique, musical resources and artistic project, were verified that the guitar skills of João Bosco reaches more expressivity when the musician presents himself in a live show and without the accompaniment of others musicians
Mestrado
Musica
Mestre em Música
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Sá, Fábio Amaral da Silva. "Ensino coletivo de violão: uma proposta metodológica." Universidade Federal de Goiás, 2016. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5541.

Full text
Abstract:
Submitted by Cláudia Bueno (claudiamoura18@gmail.com) on 2016-05-05T19:54:02Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Fábio Amaral da Silva Sá - 2016.pdf: 8063345 bytes, checksum: 847a66edb26db987e75fc83ea354d001 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)
Approved for entry into archive by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2016-05-06T11:34:22Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação - Fábio Amaral da Silva Sá - 2016.pdf: 8063345 bytes, checksum: 847a66edb26db987e75fc83ea354d001 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-05-06T11:34:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Fábio Amaral da Silva Sá - 2016.pdf: 8063345 bytes, checksum: 847a66edb26db987e75fc83ea354d001 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5) Previous issue date: 2016-03-31
Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
This research aimed to systematize a teaching methodology that includes the initial musical education of students in basic education and the expansion of its musical repertoire through Collective Guitar Teaching. The research methodology is essentially qualitative and was carried from the Action Research Method, characterized by the active role of the researcher in the analyzed reality. It used different techniques to collect data such as interviews, questionnaires, shooting classes, protocols and the establishment of the jury. Methodological teaching proposal was applied by a research professor in basic education school regular education in the city of Goiânia-GO. It constituted a class with 16 students from the high school who participated in the activity after school. The methodology of teaching the following principles: 1) democratize access to music teaching in basic education; 2) All individuals are able to have a musical cognitive development; 3) Different procedures may be used to facilitate the memorizing and learning music; 4) The creation, creativity and improvisation should be encouraged in the musical initiation process; 5) musical appreciation must be present in music lessons; 6) Imitation is an important resource in learning music; 7) The use of music theory and singing are essential in the music education process; 8) The motivation and socialization favor the musical learning; 9) Music theory should be related to the practice (Applied Theory); 10) The music lesson should include unity and variety across a distributed practice; 11) Consider the musical repertoire of the students; 12) Contemplating cultural diversity and lead students to new musical experiences. These principles are anchored in different theoretical references from authors who study and work with ECIM theme in Brazil, authors from the field of music cognition and pedagogical concepts advocated by six music educators: Dalcroze, Kodaly, Orff, Suzuki, Gainza and Swanwick. The survey results revealed that the methodological proposal of collective guitar teaching included both issues related to cultural technical musical training as training of students and proved efficient in the teaching-learning process for several reasons: it provides the musical basic training; meets educational regulations; It enables the expansion of the repertoire and musical taste of students; It allows, from the contextualization of the musical elements, critical reflection and analysis of musical aspects; favors the development of different skills to music making and promote the development of the expression and creativity of the students. It also allows students to express themselves musically when using a diverse musical repertoire as the musical styles and genres. Thus, the methodological proposal systematized applied is configured as one of the possible and feasible ways to contemplate the teaching of music content in basic education schools in Brazil, as required by law 11,769 / 2008 (BRAZIL, 2008)
Esta pesquisa teve como objetivo principal sistematizar uma metodologia de ensino que contemple a formação musical inicial do aluno na educação básica e a ampliação do seu repertório musical por meio do Ensino Coletivo de Violão. A metodologia de pesquisa é essencialmente qualitativa e foi realizada a partir do método da Pesquisa-Ação, caracterizado pelo papel ativo do pesquisador na realidade analisada. Empregou-se diferentes técnicas para a coleta de dados como entrevistas, questionários, filmagem de aulas, protocolos e a constituição do júri. A proposta metodológica de ensino foi aplicada, pelo professor pesquisador, em uma escola de educação básica de ensino regular na cidade de Goiânia-GO. Constituiu-se uma turma com 16 alunos provenientes do ensino médio que participaram da atividade no contraturno escolar. A proposta metodológica de ensino parte dos seguintes princípios: 1) Democratizar o acesso ao ensino da música na educação básica; 2) Todos os indivíduos são aptos a terem um desenvolvimento cognitivo musical; 3) Diferentes procedimentos podem ser utilizados para favorecer a memorização e a aprendizagem musical; 4) A criação, a criatividade e a improvisação devem ser estimuladas no processo de iniciação musical; 5) A apreciação musical deve estar presente nas aulas de música; 6) A imitação é um importante recurso na aprendizagem musical; 7) O emprego do solfejo e do canto são essenciais no processo de musicalização; 8) A motivação e a socialização favorecem o aprendizado musical; 9) A teoria musical deve estar relacionada com a prática (Teoria Aplicada); 10) A aula de música deve contemplar unidade e variedade através de uma prática distribuída; 11) Considerar o repertório musical dos alunos; 12) Contemplar a diversidade cultural e conduzir os alunos a novas experiências musicais. Esses princípios ancoram-se em diferentes referenciais teóricos, a partir de autores que estudam e trabalham com a temática ECIM no Brasil, de autores do campo da cognição musical e em concepções pedagógicas defendidas por seis educadores musicais: Dalcroze, Kodály, Orff, Suzuki, Gainza e Swanwick. Os resultados da pesquisa revelaram que a proposta metodológica de ensino coletivo de violão contemplou tanto questões relativas à formação musical técnica quanto à formação cultural dos alunos e se revelou eficiente no processo de ensinoaprendizagem por diversas razões: ela propicia a formação inicial musical; atende normativas educacionais; possibilita a ampliação do repertório e do gosto musical dos alunos; permite, a partir da contextualização dos elementos musicais, a reflexão e análise crítica dos aspectos musicais; favorece o desenvolvimento de diferentes habilidades necessárias ao fazer musical e favorece o desenvolvimento da expressão e da criatividade dos alunos. Também permite aos alunos se expressarem musicalmente quando se utiliza um repertório musical diversificado quanto a estilos e gêneros musicais. Desse modo, a proposta metodológica sistematiza, aplicada configura-se como uma das formas possíveis e viáveis de se contemplar o ensino dos conteúdos musicais nas escolas de educação básica no Brasil, como determina a lei 11.769/2008 (BRASIL, 2008).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Vinicius Maurício Queiróz Hipólito da. "Três momentos do violão solista em Goiânia." Universidade Federal de Goiás, 2018. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/8994.

Full text
Abstract:
Submitted by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2018-10-23T15:13:26Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Vinicius Maurício Queiróz Hipólito da Silva - 2018.pdf: 12569716 bytes, checksum: 2822ab561698f1cf50cee304b21410c6 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Approved for entry into archive by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2018-10-23T15:19:35Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação - Vinicius Maurício Queiróz Hipólito da Silva - 2018.pdf: 12569716 bytes, checksum: 2822ab561698f1cf50cee304b21410c6 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Made available in DSpace on 2018-10-23T15:19:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Vinicius Maurício Queiróz Hipólito da Silva - 2018.pdf: 12569716 bytes, checksum: 2822ab561698f1cf50cee304b21410c6 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2018-07-10
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
In preliminary researches we have noticed the existence of a significant tradition of guitar solo in the city of Goiânia still rarely addressed in scientific papers. Thus, the present study presents a historical narrative of this musical practice during the period that covers the end of the 19th century until nowadays. This time frame was split into three stages, defined according to the acute transformations of the guitar solo activity in the city. It was elected for each of these stages one representative composer, Odilon Kneipp Fleury Curado (1898-1980), Sebastião Martins de Oliveira (1911-1977) and Estércio Marquez Cunha (1941-), whose compositions was examined in the last part this research. This research has been divided into four chapters: I – The guitar consolidation process in concert music in Brasil; II – The guitar solo in the city of Goiânia; III – Evaluation and analysis of works and Final considerations. As background of our historical approach we have used the concepts of some authors of Cultural History, such as Bakhtin, Pesavento, Freire and Burke. For the musical analysis, addressed in chapter 3, we have used Nattiez’s theory.
Em pesquisas preliminares notamos a existência de uma relevante tradição do violão solista na cidade de Goiânia ainda muito pouco discutida em trabalhos científicos. Desta forma, esta pesquisa apresenta uma narrativa histórica da trajetória desta prática em um recorte temporal que abrange o período final do séc. XIX até a atualidade. Todo este intervalo de tempo foi dividido em três momentos, definidos a partir das transformações mais agudas identificadas com relação ao violão solista nesta cidade. Foi eleito para cada um destes momentos um compositor representante, a saber, Odilon Kneipp Fleury Curado (1898-1980), Sebastião Martins de Oliveira (1911-1977) e Estércio Marquez Cunha (1941-), cujas obras foram analisadas na última etapa deste trabalho. A pesquisa foi dividida em quatro capítulos: I – O processo de consolidação do violão na música de concerto no Brasil, II – O violão solista na cidade de Goiânia, III – Apreciação e análise das obras e Considerações Finais. Como pano de fundo de nossa abordagem histórica fizemos uso de alguns dos conceitos de teóricos da História Cultural, como Bakhtin, Pesavento, Freire e Burke. A análise musical teve como arcabouçou teórico a abordagem de Nattiez.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Junior, Claudio José Corradi. "César Guerra-Peixe: suas obras para violão." Universidade de São Paulo, 2006. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27140/tde-04082009-215125/.

Full text
Abstract:
Estudo da obra para violão de César Guerra-Peixe, sua importância dentro do repertório violonístico brasileiro, através de análises feitas com base nos textos do compositor. Elaboração do perfil do compositor relacionado a obra violonística com citações e depoimentos de personalidades relevantes. Levantamento do catálogo de obras para violão solo e música de câmara com violão, apresentando dados complementares coletados durante a pesquisa de campo e de informações preservadas pelo próprio autor. Pesquisa de terminologia empregada por Guerra- Peixe compatível com o seu pensamento amadurecido pelas distintas fases criadoras frente ao repertório para violão de cunho didático e de concerto.
The study of Cesar Guerra-Peixe guitar production, its importance among the Brazilian guitar repertory, through analyses done based on the compositor texts. Bibliography elaboration related to his guitar production with quotations and testimonies of relevant personalities. Research of the catalogue of solo and chamber music guitar productions, presenting the complementary data collected during the field research and, mainly, through pieces of information preserved by the author. Research of the terminology applied by Guerra-Peixe or, at least, compatible with his thought, matured by the distinct creative phases having as a perspective the guitar repertory to didactic and concert purpose.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Jesus, André Luiz Almeida Ramos. "Processos de Transcrição para Violão: Cinco Peças de Ernesto Nazareth." Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, 2016. http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22832.

Full text
Abstract:
Submitted by André Luiz Almeida Ramos Jesus (andre_arj@hotmail.com) on 2017-04-18T16:43:07Z No. of bitstreams: 1 Processos de transcrição para violão - Final.pdf: 3056003 bytes, checksum: 3671d8b0458f1990795f797f65334fe1 (MD5)
Approved for entry into archive by Nilson Nascimento Souza (nilson@ufba.br) on 2017-06-06T20:36:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Processos de transcrição para violão - Final.pdf: 3056003 bytes, checksum: 3671d8b0458f1990795f797f65334fe1 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-06-06T20:36:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Processos de transcrição para violão - Final.pdf: 3056003 bytes, checksum: 3671d8b0458f1990795f797f65334fe1 (MD5)
Neste trabalho apresento os procedimentos e recursos por mim utilizados nas transcrições para violão solo de cinco peças para piano do compositor Ernesto Nazareth. Mudança de afinação (scordatura), contornos melódicos, alteração rítmica e uso de digitação e dedilhados são alguns dos recursos utilizados em três gêneros musicais: valsa, polca e tango brasileiro. As peças são: ‘Eponina’ (Valsa), ‘Guerreiro’ (Tango brasileiro), ‘Coração que Sente’ (Valsa), ‘Pipoca’ (Polca) e ‘Furinga’ (Tango brasileiro). O leitor encontrará exemplos musicais comparativos do piano e do violão mostrando os procedimentos acima citados. Na edição das transcrições adicionei sugestões de andamentos e uso de ligaduras técnicas, dentre outras. Há também dois artigos direcionados para o mesmo tema e relatórios referentes às disciplinas de práticas supervisionadas realizadas durante o mestrado.
This paper presents the procedures and resources used in the transcriptions from piano to solo guitar of five pieces by composer Ernesto Nazareth. Change of tuning (scordatura), melodic contours, rhythmic alteration and use of left-hand fingering and right-hand fingering are some of the resources used in three musical genres: waltz, polka and brazilian tango. The pieces are: 'Eponina' (waltz), 'Guerreiro' (brazilian tango), 'Coração que Sente' (waltz), 'Pipoca' (polca) and 'Furinga' (brazilian tango). Comparative musical examples of piano and guitar for the above procedures are shown in the paper. In the edition of transcripts suggestions of movements and use of technical bonds were added, among others. There are also two articles addressed to the same subject and reports on the disciplines of supervised practices carried out during the master's degree.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Vasconcelos, Heder Dias Jordão de. "Acessórios e ergonomia na postura violonística." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2013. http://hdl.handle.net/10773/13947.

Full text
Abstract:
Mestrado em Música
O presente trabalho foca a evolução e efeito do uso de acessórios na prática violonística dos séculos XIX ao XXI. Baseia-se em duas linhas de pesquisa: a primeira contempla a evolução dos acessórios e seu uso na história do violão dos séculos XIX ao XXI; a segunda baseia-se no estudo de um conjunto de fatores de risco fisiológicos da prática violonística assistida por diferentes acessórios, observada entre um pequeno grupo de violonistas. Este trabalho busca fornecer dados para a reflexão sobre postura e ergonomia na prática do violão.
This work focuses the evolution and the effect of using accessories in the guitar practice from the XIX century until the XXI century. It's based in two strands of research: the first describes the evolution of the accessories and their use in the history of guitar from the XIX century until the XXI century; The second is based on the study of a set of physiological risk factors of the guitaristic practice assisted by different accessories, observed among a small group of guitarists. This work aims to provide data for reflexion about posture and ergonomics in guitar practice.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Violão"

1

Galilea, Carlos. Violão ibérico. Rio de Janeiro: Trem Mineiro Produções Artísticas, 2012.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Nelson Cavaquinho, violão carioca. Rio de Janeiro: ND Comunicação, 2010.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Amorim, Humberto. Heitor Villa-Lobos e o violão. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Música, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Lyra, Carlos. Harmonia prática da bossa-nova: Método para violão. São Paulo, Brasil: I. Vitale, 1999.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Violão e identidade nacional: Rio de Janeiro, 1830-1930. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

O violão, da marginalidade à academia: Trajetória de Jodacil Damaceno. Uberlândia, Minas Gerais: EDUFU, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Alfonso, Sandra Mara. O violão, da marginalidade à academia: Trajetória de Jodacil Damaceno. Uberlândia, Minas Gerais: EDUFU, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Zorzal, Ricieri Carlini. Dez estudos para violão de Radamés Gnattali: Estilos musicais e propostas técnico-interpretativas. São Luis, MA: EDUFMA, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Menuhin, Yehudi. Violin and viola. London: Kahn & Averill, 1991.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Gassmann, Florian Leopold. Zwei Streichtrios für zwei Violen (Violine, Viola) und Bass (Violoncello oder Kontrabass) =: Two string trios for two violas (violin, viola) and bass (violoncello or double bass). Kassel: Bärenreiter, 1988.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Violão"

1

MacLeod, Rebecca B. "Violin and Viola Fingerings." In Teaching Strings in Today’s Classroom, 101–13. New York ; London : Routledge, 2019.: Routledge, 2018. http://dx.doi.org/10.4324/9781351254144-11.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Yu, Lauren Jane, and Andrea Pohoreckyj Danyluk. "Predicting Expressive Bow Controls for Violin and Viola." In Computational Intelligence in Music, Sound, Art and Design, 354–70. Cham: Springer International Publishing, 2017. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-319-55750-2_24.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Curtin, Joseph, and Thomas D. Rossing. "Violin." In The Science of String Instruments, 209–44. New York, NY: Springer New York, 2010. http://dx.doi.org/10.1007/978-1-4419-7110-4_13.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Bährle-Rapp, Marina. "violet." In Springer Lexikon Kosmetik und Körperpflege, 583. Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg, 2007. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-540-71095-0_11042.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Echternacht, Heidi, and Amy Murray. "Violet." In The Kinderchat Guide to the Classroom, 165–87. New York: Routledge, 2021. http://dx.doi.org/10.4324/9781003038344-8.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Pires Junior, José Homero de Souza. "PESQUISA CENTRADA NO VIOLÃO COMO OBJETO ARTÍSTICO." In Linguística, Letras e Artes e as Novas Perspectivas dos Saberes Científicos 4, 166–74. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.78621080314.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Alves, Marco Túlio Santana, and Felipe Iglesias. "ANÁLISE PARAMÉTRICA DAS FREQUÊNCIAS DOMINANTES DE UM VIOLÃO ACÚSTICO." In Coleção desafios das engenharias: Engenharia mecânica, 48–55. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.5902121075.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

"VIOLE, VIOLEN, VIOLENCIA." In El titiritero, 195–230. Programa Editorial Universidad del Valle, 2019. http://dx.doi.org/10.2307/j.ctv131bt48.12.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Fujiyama, Laís Domingues, and Eduardo Meirinhos. "ASPECTOS COMPOSICIONAIS DA LINGUAGEM DE THEODORO NOGUEIRA NO IMPROVISO Nº 4 PARA VIOLÃO." In Música, Filosofia e Educação, 139–49. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.0461050214.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Melo, Raissa Anastasia de Souza. "ANÁLISE DO PRIMEIRO MOVIMENTO DA SONATINA PARA FLAUTA E VIOLÃO DE RADAMÉS GNATALLI." In Linguagens humanas uma ação de expressão. Editora Conhecimento Livre, 2021. http://dx.doi.org/10.37423/210604379.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Violão"

1

Dávila, Gustavo Milcharek, and Josiane Brietzke Porto. "Violearn: Um Protótipo Para Ensino de Teoria e Prática Musical por Violão." In Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2021. http://dx.doi.org/10.5753/sbie.2021.218597.

Full text
Abstract:
Avanços tecnológicos facilitaram acesso ao conhecimento e soluções para dispositivos móveis, mas são poucas opções de qualidade para ensino de música por violão. Esta pesquisa criou um protótipo de aplicativo nessa área, sob Design Science Research, com gamificação, material didático e guia de estudos, para apoiar aprendizado remoto e o desenvolvimento de habilidades desejadas na execução por meio de violão. A avaliação por especialistas e usuários mostrou smartphones como aliados no ensino da música e a incorporação de gamificação, como eficiente no engajamento e comprometimento dos usuários com seus estudos. O conteúdo programático sequencial e em módulos evolutivos e graduais mostrou-se efetivo no ensino da música e do violão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Surian Ferreira, Filipe, and Lenita Waldige Mendes Nogueira. "HENRIQUE PINTO E A DIDÁTICA DO ENSINO DE VIOLÃO." In XXV Congresso de Iniciação Cientifica da Unicamp. Campinas - SP, Brazil: Galoa, 2017. http://dx.doi.org/10.19146/pibic-2017-78663.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Maciel Vieira Da Rocha, Mateus. "Música e judô, interação de duas artes no ensino do violão." In Simpósio FBJ 2019. Belo Jardim, Pernambuco: Even3, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/simpfbj2019.226776.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

FLores, Andre Luis Lima, Alexandre Augusto Pescador Sardá, and Thais Helena Sydenstricker Flores-Sahagun. "Análise de madeiras alternativas da caixa acústica do violão: análise do tampo." In XXVIII ENCONTRO DA SOBRAC. Galoa, 2018. http://dx.doi.org/10.17648/sobrac-87118.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

COSTA LEITE VIEIRA ALVES, GUILHERME, and LEANDRO BARSALINI. "Aspectos estilísticos na obra de Avishai Cohen: Análises e adaptações para violão solo." In XXIV Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP - 2016. Campinas - SP, Brazil: Galoa, 2016. http://dx.doi.org/10.19146/pibic-2016-50742.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

TOZETTI MADI, LUCAS, and REGINA MACHADO. "O Mar de Dorival Caymmi: uma análise semiótica da relação entre voz e violão." In XXIV Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP - 2016. Campinas - SP, Brazil: Galoa, 2016. http://dx.doi.org/10.19146/pibic-2016-50663.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

FLores, Andre Luis Lima, Thais Helena Sydenstricker Flores-Sahagun, and Alexandre Augusto Pescador Sardá. "Análise de madeiras no sistema mecânico vibracional (SMV) da caixa acústica do violão: análise do fundo." In XXVIII ENCONTRO DA SOBRAC. Galoa, 2018. http://dx.doi.org/10.17648/sobrac-87117.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Cojocaru, Daniela. "THE FOLKLORIC ORIGINS IN RUSTIC TRIO FOR VIOLIN, VIOLA AND CELLO BY ION GHIGA." In 5th SGEM International Multidisciplinary Scientific Conferences on SOCIAL SCIENCES and ARTS SGEM2018. STEF92 Technology, 2018. http://dx.doi.org/10.5593/sgemsocial2018h/61/s15.055.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Avci, Kemal, Murat Arican, and Kemal Polat. "Machine learning based classification of violin and viola instrument sounds for the same notes." In 2018 26th Signal Processing and Communications Applications Conference (SIU). IEEE, 2018. http://dx.doi.org/10.1109/siu.2018.8404422.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Evrim Tunca, Ozan. "Using Distant Learning Platform for Musical Instrument Instructor Training." In 2nd International Conference on Advanced Research in Education. Acavent, 2019. http://dx.doi.org/10.33422/2nd.educationconf.2019.11.797.

Full text
Abstract:
The purpose of this study is to examine the productivity of distant instructor training program for musical instrument education. Music education, especially on playing musical instruments, has been one of the major topics of general education. Today, formal musical instrument education is available in conservatories and music departments of fine arts and education colleges, and informal or non-formal musical instrument education is available in private music schools and courses in Turkey. Recorder or melodica is taught in public schools as part of the general music education. There are number of different platforms to teach musical instruments where there is need to train teachers to do that in the needed quality. There are various applications of online teacher training for instrument education. For example, Northwestern University and University of North Carolina have been offering courses over Coursera (a major MOOCs provider), such as Teaching Violin and Viola, Fundamentals of Rehearsing Music Ensembles. Different from our program they do not provide direct contact with the instructor for feedback. A group of well-experienced instructor trainers of the Anadolu University including myself established a distant instructor-training program for musical instruments. This paper will explain and explore the stages of the program’s creation and its effectiveness.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Violão"

1

Singh, Deepika, and Steve Pearton. Deep Ultra-Violet (DUV) Light Emitting Diodes. Fort Belvoir, VA: Defense Technical Information Center, August 2003. http://dx.doi.org/10.21236/ada417107.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Morkoc, Hadis. Defect Reduction in GlGaN/GaN Ultra-Violet Photodetectors. Fort Belvoir, VA: Defense Technical Information Center, October 2002. http://dx.doi.org/10.21236/ada406309.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Fine, Dwight A. Electrochemical Studies of the TIN(4)-Pyrocatechol Violet System. Fort Belvoir, VA: Defense Technical Information Center, October 1987. http://dx.doi.org/10.21236/ada197451.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Lindquist, W., and S. Chou. Extreme Ultra Violet Lithography (EUVL) Final Report CRADA No. TC-1363-96. Office of Scientific and Technical Information (OSTI), March 2018. http://dx.doi.org/10.2172/1426117.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

DAMILIC CORP ROCKVILLE MD. Ultra-Violet/Electron Beam Detoxification of Nitroglycerin/Propylene Glycol Dinrate Waste Water, Phase 1. Fort Belvoir, VA: Defense Technical Information Center, March 1994. http://dx.doi.org/10.21236/ada351139.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Breshears, Lily. "The Avalanche" : A Cantata for Mezzo-soprano, Flute, Viola, and Harp. Portland State University Library, July 2015. http://dx.doi.org/10.15760/honors.202.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Hodgson, Alfred T., Douglas P. Sullivan, and William J. Fisk. Parametric Evaluation of an Innovative Ultra-Violet PhotocatalyticOxidation (UVPCO) Air Cleaning Technology for Indoor Applications. Office of Scientific and Technical Information (OSTI), October 2005. http://dx.doi.org/10.2172/860388.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Higuchi, Mark A., and David W. Davies. Inhalation Toxicology of Red and Violet Dye Mixtures, Chamber Concentration and Particle Size Distribution Report. Fort Belvoir, VA: Defense Technical Information Center, December 1990. http://dx.doi.org/10.21236/ada237664.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

C.A. Gentile, C.H. Skinner, K.M. Young, L. Ciebiera, and et al. Tritium Decontamination of TFTR D-T Graphite Tiles Employing Ultra Violet Light and a Nd:YAG Laser. Office of Scientific and Technical Information (OSTI), October 1999. http://dx.doi.org/10.2172/14394.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Springer, Mark L., Tamera Rush, Howard M. Beardsley, Kimberly Watts, and Jeffrey Bergmann. Demonstration of the Replacement of the Dyes and Sulfur in the M18 Red and Violet Smoke Grenades. Fort Belvoir, VA: Defense Technical Information Center, September 2008. http://dx.doi.org/10.21236/ada608283.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography