Academic literature on the topic 'Vizinho mais próximo'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Vizinho mais próximo.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Vizinho mais próximo"

1

Senna, Rafael Salgado de, Alexandre Cândido Xavier, Julião Soares de Sousa Lima, and Roberto Avelino Cecílio. "METODOLOGIAS PARA ESTIMATIVA DOS PARÂMETROS DA EQUAÇÃO DE CHUVAS INTENSAS NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO." REVISTA ENGENHARIA NA AGRICULTURA - REVENG 18, no. 6 (December 13, 2010): 496–503. http://dx.doi.org/10.13083/reveng.v18i6.85.

Full text
Abstract:
Este trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar a interpolação dos parâmetros da equação de chuvas intensas, pelo método inverso de uma potência da distância, e comparar com o método vizinho mais próximo, para todo o Estado do Espírito Santo. Foi realizada a interpolação dos parâmetros “K”, “a”, “b” e “c” da equação de chuvas intensas, utilizandose o interpolador “Inverso de uma potência da distância”, com cinco diferentes potências, a saber: potências 1, 2, 3, 4 e 5 e “Média aritmética simples” das três vizinhas mais próximas de cada estação. Foram consideradas, para cálculo da intensidade máxima, a média de precipitação (im), todas as combinações possíveis entre os períodos de retorno (T) iguais a 2, 5, 10, 20, 50, e 100 anos e as durações da precipitação (t) iguais a 10, 20, 30, 40, 50, 60, 120, 240, 360, 720 e 1440 minutos, totalizando 66 combinações para cada uma das 20 estações pluviométricas. De posse dos parâmetros interpolados de cada uma das estações, foram calculados os valores de im, por meio da equação de chuvas intensas. Utilizando-se os valores de im calculados e interpolados, foi calculado o erro médio percentual. Para finalizar, procedeu-se a uma análise de regressão dos dados, correlacionando-se o erro médio percentual com as diferentes potências. O método vizinho mais próximo proporcionou um erro médio de 7,03%, enquanto que o método do inverso de uma potência da distância apresentou um erro médio de 16,4%. Assim, o método vizinho mais próximo teve melhores resultados para a interpolação dos parâmetros da equação de chuvas intensas para o Estado do Espírito Santo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Arriel, Nair Helena Castro, Antônio Orlando Di Mauro, Sônia Marli Zingaretti Di Mauro, Olaf Andreas Bakke, Sandra Helena Unêda-Trevisoli, Marcelo Marchi Costa, Andréa Capeloto, and Amanda Roberta Corrado. "Técnicas multivariadas na determinação da diversidade genética em gergelim usando marcadores RAPD." Pesquisa Agropecuária Brasileira 41, no. 5 (May 2006): 801–9. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2006000500012.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi comparar diferentes técnicas multivariadas na caracterização de 35 genótipos de gergelim mediante 769 marcadores RAPD. As distâncias genéticas foram obtidas pelo complemento aritmético do coeficiente de Jaccard e agrupadas pelos métodos hierárquicos do vizinho mais próximo, do vizinho mais distante, das médias aritméticas não ponderadas (UPGMA), do método de otimização de Tocher e análises de coordenadas principais. O agrupamento dos genótipos foi alterado em função dos diferentes métodos usados. Adotando-se a mesma distância genética (0,36) como valor de corte, diferenciaram-se quatro grupos no método do vizinho mais próximo, 13 para o vizinho mais distante, 11 no UPGMA e quatro no Tocher. Entre os métodos hierárquicos, o UPGMA apresentou o melhor ajuste das distâncias originais e estimadas (CCC = 0,89). As análises das coordenadas principais confirmaram a baixa diversidade existente entre os genótipos. A maior divergência ocorreu entre as cultivares Seridó 1 e Arawaca 4, e a menor, entre os genótipos VCR-101 e GP-3314. As três primeiras coordenadas principais contabilizaram 35,13% do total da variabilidade, e 18 autovalores foram necessários para explicar 81% da variação genética. Os métodos UPGMA, de otimização de Tocher, e as análises de coordenadas principais são complementares na formação dos grupos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Marchioro, Volmir Sergio, Fernando Irajá Félix de Carvalho, Antônio Costa de Oliveira, Pedro Jacinto Cruz, Claudir Lorencetti, Giovani Benin, José Antônio Gonzales da Silva, and Douglas A. M. Schmidt. "Dissimilaridade genética entre genótipos de aveia." Ciência e Agrotecnologia 27, no. 2 (April 2003): 285–94. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-70542003000200006.

Full text
Abstract:
Dezoito genótipos de aveia foram testados quanto à dissimilaridade genética, com e sem o controle de moléstias da parte aérea. As variáveis avaliadas foram rendimento de grãos desaristados, peso de mil grãos, peso do hectolitro, estatura de planta e dias da emergência à floração. Foram empregados análises por variáveis canônicas e técnicas de agrupamento por meio dos métodos de otimização de Tocher e o método hierárquico do vizinho mais próximo, tendo como medida de dissimilaridade a distância generalizada de Mahalanobis. Pelos resultados, constatou-se significativa dissimilaridade genética entre os genótipos, indicando a existência de variabilidade para os caracteres avaliados. O método de Tocher e o método do vizinho mais próximo permitiram a separação dos genótipos em grupos distintos, possibilitando a identificação de futuros genitores que possam ser utilizados em cruzamentos artificiais que produzam progênies com maior heterose. Os caracteres que mais contribuíram para a dissimilaridade genética foram o peso do hectolitro e a estatura de planta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Yamaki, Marcos, Gilberto Romeiro de Oliveira Menezes, Rafael Bastos Teixeira, Leandro Barbosa, André Luis da Costa Paiva, and Robledo de Almeida Torres. "Divergência genética entre linhagens de matrizes de corte por meio de análise de agrupamento." Revista Brasileira de Zootecnia 37, no. 5 (May 2008): 829–33. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982008000500008.

Full text
Abstract:
Este trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar a divergência genética de três linhagens de matrizes de corte do Programa de Melhoramento Genético da UFV. Foram avaliados dados de 270 aves, 90 de cada linhagem, para estudo das características dias para o primeiro ovo (DPPO), taxa de postura da 22ª à 56ª semana (TP), peso médio individual na 32ª (PMI1), 40ª (PMI2), 48ª (PMI3), 56ª (PMI4) e 64ª semanas de idade (PMI5); e peso médio do ovo, obtido pela média da pesagem de três ovos na 32ª (PMO1), 40ª (PMO2), 48ª (PMO3), 56ª (PMO4) e 64ª semanas de idade (PMO5). Para avaliar a divergência, foram utilizados dois métodos: hierárquico do vizinho mais próximo e otimização de Tocher. Pelo método hierárquico do vizinho mais próximo, utilizando-se a distância de Mahalanobis ao quadrado (D²) como medida de dissimilaridade, formou-se um único grupo. Pelo método de otimização de Tocher, foram formados dois grupos, comprovando que os dois métodos foram discordantes na avaliação da divergência genética de linhas de aves de corte. As características que apresentaram as contribuições relativas mais expressivas para a divergência foram, respectivamente, PMO1 (25,71%), DDPO (21,76%), PMI4 (17,65%) e PMI2 (13,04%).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Martinello, Gilmar Efrem, Nilton R. Leal, Antônio T. Amaral Júnior, Messias G. Pereira, and Rogério F. Daher. "Divergência genética em acessos de quiabeiro com base em marcadores morfológicos." Horticultura Brasileira 20, no. 1 (March 2002): 52–58. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-05362002000100010.

Full text
Abstract:
Vinte e sete caracteres morfoagronômicos, 13 quantitativos e 14 qualitativos, foram utilizados para a avaliação da diversidade genética em 39 acessos do gênero Abelmoschus, por meio das análises de agrupamento hierárquico do vizinho mais próximo e de componentes principais, utilizando-se a distância Euclidiana média padronizada como medida de dissimilaridade. As plantas foram cultivadas em condições de campo na Universidade Estadual do Norte Fluminense, em Campos dos Goytacazes, utilizando-se o delineamento experimental em blocos ao acaso com quatro repetições. A formação dos grupos de acessos, com base no método hierárquico do vizinho mais próximo, revelou resultados semelhantes aos obtidos pela análise em componentes principais, já que ambos os métodos reuniram os acessos de A. esculentus e A. caillei. O método hierárquico agrupou os genótipos de forma idêntica tanto para os 27 descritores quantitativos e qualitativos quanto para os 13 descritores quantitativos separadamente, demonstrando que os descritores qualitativos tiveram pouca influência na discriminação genotípica. Por outro lado, os descritores qualitativos foram capazes de classificar corretamente as espécies, porém mascararam a variabilidade genética no germoplasma, não possibilitando um rastreamento mais abrangente dos genomas. Os descritores que menos contribuíram para a discriminação dos acessos foram, largura do epicálice, peso de 100 sementes, número de segmentos do estigma, altura da planta, comprimento da folha, largura da folha, nó do primeiro florescimento e comprimento do fruto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Batista, Manoel Ronaldo Aguiar, and Danilo Fernandes da Silva Filho. "Caracterização morfoagronômica de pimentas não pungentes do gênero Capsicum spp., da Amazônia." REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE 8, no. 2 (September 9, 2014): 204. http://dx.doi.org/10.18227/1982-8470ragro.v8i2.1337.

Full text
Abstract:
Estudos de divergência genética geram informações úteis que possibilitam o monitoramento de bancos de germoplasmas. Por isso, são importantes para fins de conservação de recursos genéticos e para o conhecimento da variabilidade genética das populações. Neste trabalho objetivou-se avaliar 30 subamostras (SBAs) de Capsicum spp., com base em descritores morfoagronômicos e genéticos. O experimento foi conduzido em 2010, na Estação Experimental de Hortaliças do INPA, em Manaus em delineamento inteiramente casualizado, com 30 tratamentos (as SBAs de Capsicum) e cinco repetições. A unidade experimental consistiu de cinco plantas de cada SBA, cultivadas em vasos, com capacidade para 10 dm3 de substrato. As divergências genéticas foram estimadas com o uso de descritores quantitativos empregando as distâncias generalizadas de Mahalanobis (D2) como medida de dissimilaridade e agrupamentos com aplicação do método hierárquico do vizinho mais próximo. As SBAs são divergentes para todos os descritores avaliados. O uso do método hierárquico do vizinho mais próximo mostrou-se eficiente na formação dos grupos a partir de descritores morfoagronômicos. O grande número de SBAs não agrupado, a variedade de cores, de forma, de tamanho dos frutos e a arquitetura das plantas nos diferentes morfotipos encontrados demonstram ampla variabilidade fenotípica com potencial para uso dessas SBAs em programas de melhoramento genético na Amazônia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Martinello, Gilmar E., Nilton R. Leal, Antônio T. do Amaral Júnior, Messias G. Pereira, and Rogério F. Daher. "Diversidade genética em quiabeiro baseada em marcadores RAPD." Horticultura Brasileira 21, no. 1 (March 2003): 20–25. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-05362003000100004.

Full text
Abstract:
Avaliou-se a utilização de marcadores RAPD para estimar a diversidade em 42 acessos do gênero Abelmoschus e um de Hibiscus. As estimativas das distâncias genéticas foram feitas com base no complemento aritmético do Índice de Jaccard. Foram utilizadas as técnicas de análise multivariada, através de agrupamento hierárquico do vizinho mais próximo e método de Tocher, para estudar os arranjos dos grupos de genótipos, bem como analisar os métodos de agrupamentos empregados. Trinta e um iniciadores foram utilizados para amplificar fragmentos de DNA pela reação de polimerização em cadeia (PCR) e foram gerados 103 fragmentos RAPD. O agrupamento hierárquico dos 43 genótipos com base no método do vizinho mais próximo separou os acessos, de modo geral, conforme as espécies botânicas, formando 6 grupos distintos. Isto foi confirmado pela projeção das distâncias genéticas no plano bidimensional, onde o primeiro e maior dos grupos reuniu os acessos de A. esculentus e A. caillei. Por outro lado, o método de Tocher reuniu 90% do germoplasma no grupo I incluindo, neste, os acessos de A. moschatus e A. manihot, além das outras duas espécies anteriores. O método de otimização de Tocher permitiu a formação de apenas 4 grupos de genótipos, mostrando-se coerente apenas em parte à análise de agrupamento hierárquico. Porém, o reagrupamento dos acessos do grupo I de Tocher pelo método hierárquico, revelou a existência de maior heterogeneidade genética no germoplasma estudado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, José Osmar da Costa e., João Paulo Gava Cremasco, Rosana Gonçalves Pires Matias, Danielle Fabíola Pereira da Silva, Alejandro Hurtado Salazar, and Cláudio Horst Bruckner. "Divergência genética entre populações de pessegueiro baseada em características da planta e do fruto." Ciência Rural 44, no. 10 (October 2014): 1770–75. http://dx.doi.org/10.1590/0103-8478cr20131010.

Full text
Abstract:
O presente trabalho teve como objetivo avaliar a divergência genética entre populações de pessegueiro e quantificar a contribuição relativa de 13 características na diversidade, utilizando procedimentos multivariados. Foram analisados 179 indivíduos de 15 populações, com número de indivíduos variando de 3 a 64 plantas. As características avaliadas foram: na planta (densidade de nós por metro em ramos mistos, densidade de gemas vegetativas brotadas por metro de ramo, altura da planta e diâmetro do tronco); nos frutos (comprimento, diâmetro médio, firmeza, teor de sólidos solúveis, acidez total titulável, teor de vitamina C, área percentual de recobrimento com pigmento vermelho da epiderme, coordenada 'b' obtida da epiderme e ângulo hue da epiderme). A diversidade genética das populações foi avaliada pelos métodos de agrupamento de Tocher e vizinho mais próximo, utilizando-se a distância de Mahalanobis como medida de dissimilaridade. Foi obtido também o coeficiente de parentesco entre as populações estudadas e a contribuição relativa dos caracteres na variabilidade total. A realização do agrupamento pelo método de Tocher e Vizinho mais Próximo utilizando como medida de dissimilaridade as distâncias de Mahalanobis promoveram a formação de quatro grupos. Entre as populações estudadas, observa-se certo grau de parentesco entre a maioria das possíveis combinações com coeficientes de pequena magnitude (inferior a 0,2). As características que mais contribuíram para a discriminação dos genótipos foram o percentual de vermelho na epiderme, acidez total titulável e altura de plantas. As menores contribuições para a diversidade foram obtidas dos caracteres BRIX, número de nós/metro linear de ramo e vitamina C
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Augusto Romeiro Rôse, Guilherme, and Isabel Cristina Rodrigues Cestari. "COMO EXPORTAM AS DUAS PRINCIPAIS ECONOMIAS DA AMÉRICA LATINA." Ciência & Tecnologia 12, no. 1 (April 4, 2021): 78–86. http://dx.doi.org/10.52138/citec.v12i1.16.

Full text
Abstract:
Brasil e México são as duas principais economias da América Latina, semelhantes em muitos aspectos, pois foram colônias de exploração de países ibéricos, são democracias relativamente jovens, possuem uma grande área e são populosos. Uma comparação entre as exportações brasileiras e mexicanas torna-se mais pertinente, que uma comparação entre dois países antagônicos. Objetivou-se determinar quais são os pontos positivos e negativos da forma em que cada um desses países lida com suas exportações e qual seria o modelo mais próximo do ideal. O MERCOSUL é o grande expoente do Brasil no cenário mundial, tanto nas relações econômicas como nas políticas. Apesar dessa liderança regional, o Brasil não está nem entre os vinte países que mais exportam no mundo. Já o México possui números mais expressivos no volume de exportações, pois priorizou seus acordos principalmente com os Estados Unidos, gerando uma dependência quase total com seu vizinho. Conclui-se que não há um país que está totalmente certo ou errado, e que o mais próximo do ideal seria um equilíbrio entre a não dependência com seus parceiros comerciais e sua liderança no bloco regional que o Brasil possui, e o grande volume de exportações mexicanas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Buzar, Anne Giselle R., Valter R. Oliveira, and Leonardo S. Boiteux. "Estimativa da diversidade genética de germoplasma de cebola via descritores morfológicos, agronômicos e bioquímicos." Horticultura Brasileira 25, no. 4 (December 2007): 527–32. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-05362007000400007.

Full text
Abstract:
A divergência genética de 64 acessos de cebola (Allium cepa L.) tropicais e subtropicais do banco de germoplasma da Embrapa Hortaliças foi avaliada utilizando 23 descritores morfológicos, bioquímicos e agronômicos. A distância generalizada de Mahalanobis (D²) foi usada como medida de dissimilaridade e os métodos de otimização de Tocher e hierárquico do Vizinho mais Próximo foram empregados para o agrupamento dos acessos. O germoplasma de cebola avaliado apresentou base genética relativamente ampla. As cultivares EX 3000 e Régia foram os acessos geneticamente mais similares. A maior distância genética estimada foi entre os acessos VAL 14 e Beta Cristal. O método de otimização de Tocher proporcionou a formação de treze grupos, enquanto o procedimento hierárquico do vizinho mais próximo possibilitou a formação de doze grupos (corte com 43% de dissimilaridade) A maioria dos acessos dos tipos Grano e Granex, agronomicamente considerados de dias curtos e com ciclo de maturação precoce, se concentraram em mesmo grupo de similaridade genética. À exceção do acesso Tampico White, os demais acessos de bulbos brancos do tipo indústria (Beta Cristal; Dehydrator # 8; Dehydrator # 6; Primero e White Creole) exibiram estreito relacionamento. Os acessos TX 24, Baia Periforme Super Precoce, EX 3001, Excel, Red Creole, H 688, Franciscana IPA 10 e Roxa IPA 3 exibiram alta dissimilaridade genética. Os caracteres teor de açúcares totais, comprimento de bulbo, número de dias para a colheita, porcentagem de bulbos com diâmetro entre 70 e 90 mm e massa média de bulbos foram responsáveis por 58% de toda a variabilidade genética observada entre os acessos. O estudo da divergência entre acessos é importante subsídio na escolha de parentais divergentes e complementares a fim de desenvolver populações segregantes com ampla base genética em programas de melhoramento genético de cebolas tropicais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Vizinho mais próximo"

1

Moreira, Lenadro Juvêncio. "Classificação de dados combinando mapas auto-organizáveis com vizinho informativo mais próximo." Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2016. http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3122.

Full text
Abstract:
Submitted by Rosa Assis (rosa_assis@yahoo.com.br) on 2017-03-21T19:40:25Z No. of bitstreams: 2 LEANDRO JUVENCIO MOREIRA.pdf: 1183496 bytes, checksum: b7b7de6c9a5112b9705c906c6cbdaaec (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Approved for entry into archive by Paola Damato (repositorio@mackenzie.br) on 2017-03-22T15:01:23Z (GMT) No. of bitstreams: 2 LEANDRO JUVENCIO MOREIRA.pdf: 1183496 bytes, checksum: b7b7de6c9a5112b9705c906c6cbdaaec (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Made available in DSpace on 2017-03-22T15:01:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 LEANDRO JUVENCIO MOREIRA.pdf: 1183496 bytes, checksum: b7b7de6c9a5112b9705c906c6cbdaaec (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2016-12-14
The data classification is a data mining task with relevant utilization in various areas of application, such as medicine, industry, marketing, financial market, teaching and many others. Although this task is an element search for many autors, there are open issues such as, e.g., in situations where there is so much data, noise data and unbalanced classes. In this way, this work will present a data classifier proposal that combines the SOM (Self-Organizing Map) neural network with INN (Informative Nearest Neighbors). The combination of these two algorithms will be called in this work as SOM-INN. Therefore, the SOM-INN process to classify a new object will be done in a first step with the SOM that has a functionality to map a reduced dataset through an approach that utilizes the prototype generation concept, also called the winning neuron and, in a second step, with the INN algorithm that is used to classify the new object through an approach that finds in the reduced dataset by SOM the most informative object. Were made experiments using 21 public datasets comparing classic data classification algorithms of the literature, from the indicators of reduction training set, accuracy, kappa and time consumed in the classification process. The results obtained show that the proposed SOM-INN algorithm, when compared with the others classifiers of the literature, presents better accuracy in databases where the border region is not well defined. The main differential of the SOM-INN is in the classification time, which is extremely important for real applications. Keywords: data classification; prototype generation; K nearest neighbors; self-organizing
A classificação de dados é uma tarefa da mineração de dados com utilização relevante em diversas áreas de aplicação, tais como, medicina, indústria, marketing, mercado financeiro, ensino e muitas outras. Embora essa tarefa seja elemento de pesquisa de muitos autores, ainda há problemas em aberto como, por exemplo, em situações onde há abundância de dados, dados ruidosos e desbalanceamento de classes. Nesse sentido, este trabalho apresenta uma proposta de classificador de dados em um processo de duas etapas que combina a rede neural SOM (Self-Organizing Maps) com o classificador vizinhos informativos mais próximos ou INN (Informative Nearest Neighbors). A combinação desses dois algoritmos será aqui chamada como SOM-INN. Portanto, o processo de uso do SOM-INN na classificação de um novo objeto será feito em uma primeira etapa com o SOM que tem a funcionalidade de mapear um conjunto reduzido dos dados de treinamento por meio de uma abordagem que utiliza o conceito de geração de protótipo, também denominado de neurônio vencedor e, em uma segunda etapa, com o algoritmo INN que é usado para classificar o novo objeto por meio de uma abordagem que encontra no conjunto de treinamento reduzido pelo SOM os objetos mais informativos. Foram realizados experimentos usando 21 conjuntos de dados públicos, comparando com os algoritmos clássicos da literatura de classificação de dados, a partir dos indicadores de redução do conjunto de treinamento, acurácia, kappa e tempo consumido no processo de classificação. Os resultados obtidos mostram que o algoritmo proposto SOM-INN, quando comparado com outros classificadores da literatura, apresenta acurácia melhor em bases de dados em que a região de fronteira não é bem definida. O principal diferencial do SOM-INN está no tempo de classificação, o que é de suma importância para aplicações reais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Arruda, Helder Alves. "Extensão do Método de Predição do Vizinho mais Próximo para o modelo Poisson misto." Universidade de São Paulo, 2017. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45133/tde-31052017-125548/.

Full text
Abstract:
Várias propostas têm surgido nos últimos anos para problemas que envolvem a predição de observações futuras em modelos mistos, contudo, para os casos em que o problema trata-se em atribuir valores para os efeitos aleatórios de novos grupos existem poucos trabalhos. Tamura, Giampaoli e Noma (2013) propuseram um método que consiste na computação das distâncias entre o novo grupo e os grupos com efeitos aleatórios conhecidos, baseadas nos valores das covariáveis, denominado Método de Predição do Vizinho Mais Próximo ou NNPM (Nearest Neighbors Prediction Method), na sigla em inglês, considerando o modelo logístico misto. O objetivo deste presente trabalho foi o de estender o método NNPM para o modelo Poisson misto, além da obtenção de intervalos de confiança para as predições, para tais fins, foram propostas novas medidas de desempenho da predição e o uso da metodologia Bootstrap para a criação dos intervalos. O método de predição foi aplicado em dois conjuntos de dados reais e também no âmbito de estudos de simulação, em ambos os casos, obtiveram-se bons desempenhos. Dessa forma, a metodologia NNPM apresentou-se como um método de predição muito satisfatório também no caso Poisson misto.
Many proposals have been created in the last years for problems in the prediction of future observations in mixed models, however, there are few studies for cases that is necessary to assign random effects values for new groups. Tamura, Giampaoli and Noma (2013) proposed a method that computes the distances between a new group and groups with known random effects based on the values of the covariates, named as Nearest Neighbors Prediction Method (NNPM), considering the mixed logistic model. The goal of this dissertation was to extend the NNPM for the mixed Poisson model, in addition to obtaining confidence intervals for predictions. To attain such purposes new prediction performance measures were proposed as well as the use of Bootstrap methodology for the creation of intervals. The prediction method was applied in two sets of real data and in the simulation studies framework. In both cases good performances were obtained. Thus, the NNPM proved to be a viable prediction method also in the mixed Poisson case.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Flávia Marília Deodato. "Transformações urbanas no bairro de Marechal Rondon, Salvador – “vizinho é o parente mais próximo?”." Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, 2017. http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23792.

Full text
Abstract:
Submitted by Biblioteca Isaías Alves (reposiufbat@hotmail.com) on 2017-07-31T19:13:56Z No. of bitstreams: 1 Dissertação de Mestrado-Flávia Marília Deodato Silva.pdf: 2443912 bytes, checksum: 852832aa71bf1e96de03556c5f7dcfd4 (MD5)
Approved for entry into archive by Biblioteca Isaías Alves (reposiufbat@hotmail.com) on 2017-08-01T13:15:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação de Mestrado-Flávia Marília Deodato Silva.pdf: 2443912 bytes, checksum: 852832aa71bf1e96de03556c5f7dcfd4 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-08-01T13:15:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação de Mestrado-Flávia Marília Deodato Silva.pdf: 2443912 bytes, checksum: 852832aa71bf1e96de03556c5f7dcfd4 (MD5)
Na atualidade, com os processos de reestruturação crescentes em várias regiões da cidade de Salvador, surgem questionamentos sobre as formas como os processos se desenvolvem nos bairros, trazendo uma infinidade de transformações econômicas, culturais e sociais que, conjunturalmente, afetam os grupos envolvidos. Com isto, como pensar as relações de solidariedade entre vizinhos na contemporaneidade? O presente estudo tem por objetivo entender como operam as relações de vizinhança e ajuda mútua no bairro de Marechal Rondon, em um contexto marcado por intensas intervenções estruturais e urbanísticas. Busca-se, ainda, entender quais são as consequências e como se reorganizam essas relações a partir do processo de requalificação urbana do bairro. O estudo justifica-se porque esta localidade ainda expressa traços fortes de solidariedade, apesar das alterações profundas nos modos de viver. Nas requalificações, os moradores enfrentam o desgaste proporcionado pelos conflitos de interesses, tanto entre a comunidade e o poder público como no grupo envolvido, o que pode ter consequências nas relações de vizinhança estabelecidas nesse contexto. Para a realização do estudo, fez-se necessária uma revisão teórica sobre a temática em questão, bem como foram utilizadas a metodologia qualitativa e entrevistas, com roteiro semiestruturado, para a observação dos acontecimentos da vida no bairro de Marechal Rondon.
Nowadays, with the growing restructuring processes in many regions of the city, some issues arise about the ways those restructuring processes take place in the neighborhoods, bringing an infinity of transformations, economic, cultural and social that, conjuncturally, affect the groups involved. Thus, how to understand the relationship of solidarity between neighbors in contemporaneity? The objective of this study is to understand the relationship between neighborhood and the mutual help in the district of Marechal Rondon, in a context marked by intense structural and urban interventions. It also seeks to understand what were the consequences and how these relationships were reorganized from the process of urban renewal of the neighborhood. The importance of this study is justified because this district still expresses strong traits of solidarity, despite the profound changes in the ways of living. In the urban renewal the neighborhood residents face the erosion caused by conflicts of interest, both between the community and the government, as well as in the group involved in the territory, which can have consequences in the neighborhood relations established in this context. For the accomplishment of the study we did a theoretical revision on the subject in question, as well as the interviews utilizing qualitative methodology and with semi-structured script, for the observation of the events of life in the district of Marechal Rondon.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Falcão, Thiago Azevedo. "Comparação do desempenho do classificador de novidades com o classificador do vizinho mais próximo no reconhecimento facial." Universidade Federal do Amazonas, 2014. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3297.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-04-22T22:00:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Thiago Falcao.pdf: 1370921 bytes, checksum: ec7b9ab219f2028eded75407403140be (MD5) Previous issue date: 2014-01-13
This work proposes the new classifier for face recognition, novelty classifier, which is based on novelty filter proposed by Kohonen. In order to evaluate the new classifier performance, it is performed a comparison with nearest neighboard classifier, which uses the Euclidian distance as distance metric. ORL face database was chosen to be used in this comparison. There was not any pre-processing (photometric or geometric) on face images. It was used the following feature extraction methods: PCA, 2DPCA and (2D)2PCA. Some results in identification mode are exposed through rank 1 recognition rate and CMC curves. In verification mode, the results were presented by Correct Acceptance Rate (CAR), Equivalent Error Rate (EER), ROC curves and Area under the ROC curve (AUC). Results shown that the proposed classifier performs better than others previously published, when the 10-fold Cross Validation method is employed as a test strategy. Recognition rate of 100% is achieved with this test methodology.
Este trabalho propõe a utilização do classificador de novidades para reconhecimento de faces, o qual é baseado no filtro de novidades, proposto por Kohonen. Para avaliar o desempenho do novo classificador é feita uma comparação com o classificador do vizinho mais próximo, usando a métrica da distância euclidiana. A base de dados utilizada para essa comparação foi a base ORL. A informação da face é extraída utilizando os métodos PCA, 2DPCA e (2D)2PCA, sem usar qualquer tipo de pré-processamento (fotométrico ou geométrico). Os seguintes resultados são apresentados no modo de identificação: taxa de reconhecimento rank 1 e as curvas CMC, no modo verificação: as taxas de correta aceitação (CAR), de erro equivalente (EER), as curvas ROC e área sob a curva ROC (AUC). Os resultados obtidos mostraram que o classificador proposto tem um desempenho melhor do que o desempenho do vizinho mais próximo e do que outros classificadores anteriormente publicados usando a mesma base, quando a estratégia de validação cruzada 10-fold é usada, com essa estratégia a taxa de reconhecimento obtida foi de 100%
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Lacerda, Wilian Soares. "Projeto e implementação de circuitos classificadores digitais com controle da generalização baseado na regra do vizinho-mais-próximo modificada." Universidade Federal de Minas Gerais, 2006. http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8CTFF8.

Full text
Abstract:
This work aims at the implementation of classifying binary patterns with digital circuits in order to get a embedded system with the following features: portability, on-line training, operating in real time and with capacity of generalization. The proposed method makes use of training data filtering (or selection) before digital circuit synthesis. It is proposed an algorithm for minimum selection of samples that is based on the k Nearest Neighbor Rule (kNN). This results on a reduced complexity design phase, less resources of storage and processing, and yields also a degree of generalization capacity of the resulting circuit. Some examples of designs of digital classifier circuits generated from synthetic data and real data are presented. The results are compared with others techniques such as Artificial Neural Networks and Support Vector Machines, showing the effectiveness of the proposed method. With the proposed design method, the generated circuit classifier works with less logic gates and with higher generalization capacity than some of the other methods. An implementation in hardware of the method of generation of the proposed circuit classifier is also presented. A solution based on the reconfigurable hardware in FPGA Field Programmable Gate Array with multiprocessing based on the NIOS II processor was adopted. Some measures of performance of the system implemented in hardware are presented, showing the viability of the implementation. Finally, this work has the main contributions: has proposed a new method for sample selection based on kNN; has pressented two new metrics of distance between patterns; has presented a scheme for a digital combinational circuit design working as a binary pattern classifier with generalization capacity; and has presented a proposal for the implementation of a digital classifier system in hardware/software.
Este trabalho de tese visa à implementação de classificadores de padrões binários em circuitos digitais de forma a se obter um sistema embutido com características de portabilidade, treinamento on-line, funcionamento em tempo real e com capacidade de generalização. O método proposto para projeto utiliza o processo de filtragem (ou seleção) dos dados de treinamento do classificador antes da síntese do circuito digital. Assim, é proposto um algoritmo de seleção mínima de amostras baseada na Regra do k Vizinho-mais-próximo (kNN), para que a fase de projeto do classificador necessite de menos recursos de armazenamento e processamento, incrementando a capacidade de generalização do circuito resultante. São apresentados alguns exemplos de projetos do classificador digital gerados a partir de dados sintéticos e dados reais. Os resultados são comparados com outras técnicas de geração do circuito classificador (Rede Neural Arti- ficial, Máquina de Vetores de Suporte) mostrando a eficácia do método proposto. Com o método de projeto proposto, obtém-se o circuito classificador com menos portas lógicas e algumas vezes com maior capacidade de generalização do que outros métodos. É apresentada uma implementação em hardware do método de geração do circuito classificador proposto. Foi adotada uma solução baseada em hardware reconfigurável em FPGA (Field Programmable Gate Array) com sistema de multiprocessamento baseado no processador NIOS II. Algumas medidas de desempenho do sistema implementado em hardware são apresentadas, evidenciando a viabilidade da implementação. Enfim, este trabalho tem como principais contribuições: um novo método de seleção de amostras baseado no kNN; duas novas métricas de distância entre padrões; um esquema de projeto de circuito digital combinatorial para operar como classificador de padrões binários com capacidade de generalização; e uma proposta de implementação em hardware/software de um sistema classificador digital.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, Eliezer de Souza da 1988. "Metric space indexing for nearest neighbor search in multimedia context : Indexação de espaços métricos para busca de vizinho mais próximo em contexto multimídia." [s.n.], 2014. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/258942.

Full text
Abstract:
Orientador: Eduardo Alves do Valle Junior
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação
Made available in DSpace on 2018-08-26T08:10:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Silva_EliezerdeSouzada_M.pdf: 2350845 bytes, checksum: dd31928bd19312563101a08caea74d63 (MD5) Previous issue date: 2014
Resumo: A crescente disponibilidade de conteúdo multimídia é um desafio para a pesquisa em Recuperação de Informação. Usuários querem não apenas ter acesso aos documentos multimídia, mas também obter semântica destes documentos, de modo que a capacidade de encontrar um conteúdo específico em grandes coleções de documentos textuais e não textuais é fundamental. Nessas grandes escalas, sistemas de informação multimídia de recuperação devem contar com a capacidade de executar a busca por semelhança de forma eficiente. No entanto, documentos multimídia são muitas vezes representados por descritores multimídia representados por vetores de alta dimensionalidade, ou por outras representações complexas em espaços métricos. Fornecer a possibilidade de uma busca por similaridade eficiente para esse tipo de dados é extremamente desafiador. Neste projeto, vamos explorar uma das famílias mais citado de soluções para a busca de similaridade, o Hashing Sensível à Localidade (LSH - Locality-sensitive Hashing em inglês), que se baseia na criação de funções de hash que atribuem, com maior probabilidade, a mesma chave para os dados que são semelhantes. O LSH está disponível apenas para um punhado funções de distância, mas, quando disponíveis, verificou-se ser extremamente eficiente para arquiteturas com custo de acesso uniforme aos dados. A maioria das funções LSH existentes são restritas a espaços vetoriais. Propomos dois métodos novos para o LSH, generalizando-o para espaços métricos quaisquer utilizando particionamento métrico (centróides aleatórios e k-medoids). Apresentamos uma comparação com os métodos LSH bem estabelecidos em espaços vetoriais e com os últimos concorrentes novos métodos para espaços métricos. Desenvolvemos uma modelagem teórica do comportamento probalístico dos algoritmos propostos e demonstramos algumas relações e limitantes para a probabilidade de colisão de hash. Dentre os algoritmos propostos para generelizar LSH para espaços métricos, esse desenvolvimento teórico é novo. Embora o problema seja muito desafiador, nossos resultados demonstram que ela pode ser atacado com sucesso. Esta dissertação apresentará os desenvolvimentos do método, a formulação teórica e a discussão experimental dos métodos propostos
Abstract: The increasing availability of multimedia content poses a challenge for information retrieval researchers. Users want not only have access to multimedia documents, but also make sense of them --- the ability of finding specific content in extremely large collections of textual and non-textual documents is paramount. At such large scales, Multimedia Information Retrieval systems must rely on the ability to perform search by similarity efficiently. However, Multimedia Documents are often represented by high-dimensional feature vectors, or by other complex representations in metric spaces. Providing efficient similarity search for that kind of data is extremely challenging. In this project, we explore one of the most cited family of solutions for similarity search, the Locality-Sensitive Hashing (LSH), which is based upon the creation of hashing functions which assign, with higher probability, the same key for data that are similar. LSH is available only for a handful distance functions, but, where available, it has been found to be extremely efficient for architectures with uniform access cost to the data. Most existing LSH functions are restricted to vector spaces. We propose two novel LSH methods (VoronoiLSH and VoronoiPlex LSH) for generic metric spaces based on metric hyperplane partitioning (random centroids and K-medoids). We present a comparison with well-established LSH methods in vector spaces and with recent competing new methods for metric spaces. We develop a theoretical probabilistic modeling of the behavior of the proposed algorithms and show some relations and bounds for the probability of hash collision. Among the algorithms proposed for generalizing LSH for metric spaces, this theoretical development is new. Although the problem is very challenging, our results demonstrate that it can be successfully tackled. This dissertation will present the developments of the method, theoretical and experimental discussion and reasoning of the methods performance
Mestrado
Engenharia de Computação
Mestre em Engenharia Elétrica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Favaro, Martha Maria Andreotti 1981. "Exploração de dados multivariados de fontes e extratos de antocianinas ultilizando análise de componentes princiaipais e método do vizinho mais proximo." [s.n.], 2012. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/250159.

Full text
Abstract:
Orientador: Adriana Vitorino Rossi
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Química
Made available in DSpace on 2018-08-20T02:46:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Favaro_MarthaMariaAndreotti_D.pdf: 3734314 bytes, checksum: 08002efe51b2f18e9a942c3b818270b7 (MD5) Previous issue date: 2012
Resumo: Antocianinas (ACYS) são corantes naturais responsáveis pela coloração de frutas, hortaliças, flores e grãos. Novas perspectivas de usos de antocianinas em diversos segmentos industriais estimulam estudos analíticos para sistematizar a identificação e a classificação de fontes e extratos desses corantes. Neste trabalho foram utilizadas fontes de ACYS como frutas típicas brasileiras: AMORA (Morus nigra), amora preta (Rubus sp.), jabuticaba (Myrciaria cauliflora), jambolão (Syzygium cumini), jussara (Euterpe edulis Mart.), morango (Fragaria x ananassa Duch) e uva (Vitis vinífera e Vitis vinífera L. Brasil); hortaliças: alface roxa (Lactuca sativa), berinjela (Solanum melongena), cebola roxa (Allium cepa), rabanete (Raphanus sativus), repolho roxo (Brassica oleraceae) e flores: beijo-turco (Impatiens walleriana), gerânio (Pelargonium hortorum e Pelargonium peltatum L.), hibisco (Hibiscus sinensis e Hibiscus syriacus) e hortênsia (Hydrangea macrophylla). A literatura descreve diversas técnicas para análise de ACYS em vegetais e seus extratos, com destaque para cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC), espectrometria de massas (MS) e espectrofotometria (UV-Vis), sendo que todas elas foram aplicadas neste trabalho, incluindo-se espectrofotometria de reflectância e a técnica de eletromigração em capilares cromatografia eletrocinética micelar (MEKC). As ferramentas quimiométricas utilizadas no tratamento dos dados foram análise de componentes principais (PCA) e método do vizinho mais próximo (KNN). Os modelos quimiométricos de classificação obtidos apresentaram-se robustos com erros de previsão de menos de 30 % sendo possível identificar as fontes de ACYS, o solvente extrator, a idade dos extratos e dados sobre sua estabilidade e condições de armazenamento. Os resultados apontaram que dados obtidos de técnicas analíticas simples como espectrofotometria de absorção e sem necessidade de preparo de amostra como reflectância difusa na região do visível são comparáveis a resultados de técnicas mais sofisticadas e caras como HPLC e MEKC e até superam o potencial de algumas informações obtidas por MS
Abstract: Anthocyanins (ACYS) are natural dyes responsible for color in fruits, vegetables, flowers and grains. New perspectives for use of anthocyanins in various industries stimulate analytical studies to systematize the identification and classification of sources and extracts of these dyes. In this work, typical Brazilian fruits: mulberry (Morus nigra), blackberry (Rubus sp), jaboticaba (Myrciaria cauliflora), jambolan (Syzygium cumini), jussara fruit (Euterpe edulis Mart.), strawberry (Fragaria x ananassa Duch) and grapes (Vitis vinifera and Vitis vinifera L. 'Brazil'); vegetables: red lettuce (Lactuca sativa), eggplant (Solanum melongena), purple onion (Allium cepa), radish (Raphanus sativus), red cabbage (Brassica oleracea) and flowers, Buzy Lizzie (Impatiens walleriana), geranium (Pelargonium hortorum and Pelargonium peltatum L.), hibiscus (Hibiscus sinensis and Hibiscus syriacus) and hydrangea (Hydrangea macrophylla) were used as sources of ACYS. The literature describes several techniques for analyzing ACYS in vegetables and their extracts, with emphasis on high performance liquid chromatography (HPLC), mass spectrometry (MS) and spectrophotometry (UV-VIS). All of these techniques were applied in this work, including reflectance spectrophotometry and micellar electrokinetic chromatography (MEKC) which is one of the capillary electromigration techniques. The chemometric tools used in data handling were the principal component analysis (PCA) and the K-nearest neighbor method (KNN). The chemometric classification models obtained are robust with predict errors of less than 30 %. It is possible to identify the sources of ACYS, the extractor solvent, the age of the extracts, their stability and storage conditions. The results show that data obtained from simple analytical techniques such as absorption spectroscopy and diffuse reflectance in the visible region (sample preparation is not needed) are comparable to results of those obtained from sophisticated and expensive techniques such as HPLC and MEKC. These techniques also surpass the information obtained by MS
Doutorado
Quimica Analitica
Doutor em Ciências
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Lima, Pereira Cesar. "Técnicas de redução de instâncias: ATISA e SSMA2." Universidade Federal de Pernambuco, 2010. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2229.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-12T15:55:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo2273_1.pdf: 1625266 bytes, checksum: 0eb4bb8ecfe790f72029c6e54c3438f6 (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2010
Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco
Algoritmos de aprendizagem baseados em instâncias geralmente fazem uso de grandes conjuntos de treinamento. Esses algoritmos podem necessitar de razoável espaço de armazenamento para manter esses conjuntos, ou mesmo sofrer com elevado custo computacional para a realização da aprendizagem, ou durante generalizações. Um processo de seleção de instâncias específicas para uso na aprendizagem pode influenciar fortemente o desempenho dos algoritmos baseados em instâncias. Eles podem ser melhorados em quesitos como: requisitos de armazenamento, tempo de execução e também em poder de classificação. Uma variedade de técnicas da literatura atuam com a finalidade da redução de instâncias em um conjunto de treinamento. Duas novas técnicas serão introduzidas nesta dissertação. A primeira delas, ATISA (Adaptive Threshold-based Instance Selection Algorithm), mantém instâncias com base em um critério que usa a distância de cada instância ao seu inimigo mais próximo como um limiar. Essa característica prioriza instâncias próximas às fronteiras de decisão, que são mais determinantes no processo de classificação. O ATISA é apresentado em três diferentes algoritmos, cada um com abordagens distintas. A segunda técnica proposta é uma adaptação do SSMA (Steady- State Memetic Algorithm), já utilizado para a seleção de instâncias, para a síntese de protótipos. Aqui chamado de SSMA2, ele é um algoritmo evolucionário que cria protótipos que representam instâncias e que podem não estar contidos no conjunto original de treinamento. Durante o processo de evolução, ele realiza um passo de busca local para refinar soluções, vem daí a denominação memético. Ambos, ATISA e SSMA2, apresentaram-se como alternativas dentre as técnicas de redução de instâncias existentes, de acordo com os experimentos realizados
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Pereira, Luciano de Santana. "Metodologia para avaliar técnicas de redução de protótipos: protótipos gerados versus protótipos selecionados." Universidade Federal de Pernambuco, 2013. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12402.

Full text
Abstract:
Submitted by João Arthur Martins (joao.arthur@ufpe.br) on 2015-03-11T18:44:57Z No. of bitstreams: 2 Dissertaçao Luciano Pereira.pdf: 1413296 bytes, checksum: 608b11e654f960ce7a6787138b9b1bd0 (MD5) license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5)
Approved for entry into archive by Daniella Sodre (daniella.sodre@ufpe.br) on 2015-03-13T13:10:24Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertaçao Luciano Pereira.pdf: 1413296 bytes, checksum: 608b11e654f960ce7a6787138b9b1bd0 (MD5) license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-03-13T13:10:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertaçao Luciano Pereira.pdf: 1413296 bytes, checksum: 608b11e654f960ce7a6787138b9b1bd0 (MD5) license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) Previous issue date: 2013-07-17
T´ecnicas de aprendizagem de m´aquina baseadas em instˆancias s˜ao utilizadas em v´arias aplicac¸ ˜oes, como, por exemplo, reconhecimento de faces, voz e digitais, na medicina para auxiliar m´edicos na detecc¸ ˜ao de neoplasias, entre outras. Geralmente, essas t´ecnicas s˜ao submetidas a grandes conjuntos de dados, fazendo com que haja necessidade de grande espac¸o em mem´oria para processamento e armazenamento, al´em do elevado custo computacional para a classificac¸ ˜ao. Com o objetivo de minimizar esses problemas, as t´ecnicas de reduc¸ ˜ao de instˆancias buscam reduzir o tamanho do conjunto de dados, escolhendo ou produzindo elementos que consigam represent´a-lo, reduzindo a necessidade de mem´oria para o armazenamento do conjunto de dados, o custo computacional e minimizando a taxa de erro. Existem, atualmente, dois ramos da pesquisa que buscam a reduc¸ ˜ao de instˆancias: a selec¸ ˜ao de instˆancias, que faz a reduc¸ ˜ao escolhendo algumas instˆancias representantes de todo o conjunto de treinamento e as t´ecnicas de gerac¸ ˜ao de prot´otipos que buscam a reduc¸ ˜ao de instˆancias, produzindo novos prot´otipos, a partir de v´arias heur´ısticas, que ir˜ao representar todo o conjunto de treinamento. Esse processo de gerac¸ ˜ao ´e mais demorado que o processo de selec¸ ˜ao. Por´em, observa-se na literatura que as t´ecnicas de gerac¸ ˜ao apresentam melhores resultados que as t´ecnicas de selec¸ ˜ao. A proposta deste trabalho ´e investigar se as t´ecnicas de selec¸ ˜ao podem obter resultados semelhantes `as t´ecnicas de gerac¸ ˜ao. O resultado obtido neste estudo mostra que as t´ecnicas de selec¸ ˜ao existentes podem obter taxas equivalentes `as t´ecnicas de gerac¸ ˜ao na maioria das bases utilizadas nos experimentos, existindo algumas excec¸ ˜oes em que as t´ecnicas de gerac¸ ˜ao obtiveram melhores resultados. Podemos verificar que, na maioria dos casos (83,3%) das bases testadas, os prot´otipos gerados tinham instˆancias muito pr´oximas, no conjunto de treinamento, que poderiam substitu´ı-los, sem a necessidade de gerac¸ ˜ao de prot´otipos, que ´e um processo mais custoso que a selec¸ ˜ao de prot´otipos. Podemos concluir que ´e poss´ıvel desenvolver t´ecnicas de selec¸ ˜ao, que apresentem taxas de erro estatisticamente iguais `as t´ecnicas de gerac¸ ˜ao.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Chucre, Mirla Rafaela Rafael Braga. "K-nearest neighbors queries in time-dependent road networks: analyzing scenarios where points of interest move to the query point." reponame:Repositório Institucional da UFC, 2015. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23696.

Full text
Abstract:
CHUCRE, Mirla Rafaela Rafael Braga. K-nearest neighbors queries in time-dependent road networks: analyzing scenarios where points of interest move to the query point. 2015. 65 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.
Submitted by Jonatas Martins (jonatasmartins@lia.ufc.br) on 2017-06-29T12:26:58Z No. of bitstreams: 1 2015_dis_mrrbchucre.pdf: 15845328 bytes, checksum: a2e4d0a03ca943372c92852d4bcf7236 (MD5)
Approved for entry into archive by Rocilda Sales (rocilda@ufc.br) on 2017-06-29T13:54:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_dis_mrrbchucre.pdf: 15845328 bytes, checksum: a2e4d0a03ca943372c92852d4bcf7236 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-06-29T13:54:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015_dis_mrrbchucre.pdf: 15845328 bytes, checksum: a2e4d0a03ca943372c92852d4bcf7236 (MD5) Previous issue date: 2015
A kNN query retrieve the k points of interest that are closest to the query point, where proximity is computed from the query point to the points of interest. Time-dependent road networks are represented as weighted graphs, where the weight of an edge depends on the time one passes through that edge. This way, we can model periodic congestions during rush hour and similar effects. Travel time on road networks heavily depends on the traffic and, typically, the time a moving object takes to traverse a segment depends on departure time. In time-dependent networks, a kNN query, called TD-kNN, returns the k points of interest with minimum travel-time from the query point. As a more concrete example, consider the following scenario. Imagine a tourist in Paris who is interested to visit the touristic attraction closest from him/her. Let us consider two points of interest in the city, the Eiffel Tower and the Cathedral of Notre Dame. He/she asks a query asking for the touristic attraction whose the path leading up to it is the fastest at that time, the answer depends on the departure time. For example, at 10h it takes 10 minutes to go to the Cathedral. It is the nearest attraction. Although, if he/she asks the same query at 22h, in the same spatial point, the nearest attraction is the Eiffel Tower. In this work, we identify a variation of nearest neighbors queries in time-dependent road networks that has wide applications and requires novel algorithms for processing. Differently from TD-kNN queries, we aim at minimizing the travel time from points of interest to the query point. With this approach, a cab company can find the nearest taxi in time to a passenger requesting transportation. More specifically, we address the following query: find the k points of interest (e.g. taxi drivers) which can move to the query point (e.g. a taxi user) in the minimum amount of time. Previous works have proposed solutions to answer kNN queries considering the time dependency of the network but not computing the proximity from the points of interest to the query point. We propose and discuss a solution to this type of query which are based on the previously proposed incremental network expansion and use the A∗ search algorithm equipped with suitable heuristic functions. We also discuss the design and correctness of our algorithm and present experimental results that show the efficiency and effectiveness of our solution.
Uma consulta de vizinhos mais próximos (ou kNN, do inglês k nearest neighbours) recupera o conjunto de k pontos de interesse que são mais próximos a um ponto de consulta, onde a proximidade é computada do ponto de consulta para cada ponto de interesse. Nas redes de rodovias tradicionais (estáticas) o custo de deslocamento de um ponto a outro é dado pela distância física entre esses dois pontos. Por outro lado, nas redes dependentes do tempo o custo de deslocamento (ou seja, o tempo de viagem) entre dois pontos varia de acordo com o instante de partida. Nessas redes, as consultas kNN são denominadas TD-kNN (do inglês Time-Dependent kNN). As redes de rodovias dependentes do tempo representam de forma mais adequada algumas situações reais, como, por exemplo, o deslocamento em grandes centros urbanos, onde o tempo para se deslocar de um ponto a outro durante os horários de pico, quando o tráfego é intenso e as ruas estão congestionadas, é muito maior do que em horários normais. Neste contexto, uma consulta típica consiste em descobrir os k restaurantes (pontos de interesse) mais próximos de um determinado cliente (ponto de consulta) caso este inicie o seu deslocamento ao meio dia. Nesta dissertação nós estudamos o problema de processar uma variação de consulta de vizinhos mais próximos em redes viárias dependentes do tempo. Diferentemente das consultas TD-kNN, onde a proximidade é calculada do ponto de consulta para um determinado ponto de interesse, estamos interessados em situações onde a proximidade deve ser calculada de um ponto de interesse para o ponto de consulta. Neste caso, uma consulta típica consiste em descobrir os k taxistas (pontos de interesse) mais próximos (ou seja, com o menor tempo de viagem) de um determinado cliente (ponto de consulta) caso eles iniciem o seu deslocamento até o referido cliente ao meio dia. Desta forma, nos cenários investigados nesta dissertação, são os pontos de interesse que se deslocam até o ponto de consulta, e não o contrário. O método proposto para executar este tipo de consulta aplica uma busca A∗ à medida que vai, de maneira incremental, explorando a rede. O objetivo do método é reduzir o percentual da rede avaliado na busca. A construção e a corretude do método são discutidas e são apresentados resultados experimentais com dados reais e sintéticos que mostram a eficiência da solução proposta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Vizinho mais próximo"

1

Bezerra, Luíza Moreira, Vanina Macowski Durski Silva, and Diogo Lôndero da Silva. "COMPARAÇÃO DOS MÉTODOS CLARKE-WRIGHT E VIZINHO MAIS PRÓXIMO SOBRE A PERFORMANCE TÉRMICA DE PRODUTOS DA CADEIA DO FRIO DURANTE A GERAÇÃO DE ROTAS DE DISTRIBUIÇÃO." In Logística: contribuições para melhorias na produção e nos resultados, 82–99. Editora Científica Digital, 2021. http://dx.doi.org/10.37885/210303603.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Vizinho mais próximo"

1

Ferreira, Felipe Alberto B. S., Herbert A. de Sá Leitão, Waslon T. A. Lopes, and F. Madeiro. "Técnicas de Busca do Vizinho Mais Próximo Aplicadas ao Projeto de Dicionários PSO-COVQ." In 12. Congresso Brasileiro de Inteligência Computacional. ABRICOM, 2015. http://dx.doi.org/10.21528/cbic2015-052.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gade, Liliane Reis, Cristiano Leite Castro, Luiz Carlos Bambirra Torres, Frederico Gualberto Ferreira Coelho, Antônio Pádua Braga, Janier Arias García, and Frank Sill Torres. "NN-clas: classificador geométrico de margem larga baseado na regra do vizinho mais próximo." In Congresso Brasileiro de Inteligência Computacional. ABRICOM, 2018. http://dx.doi.org/10.21528/cbic2017-33.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

W. Leal, Bernardo, and Roberto Z. Freire. "Detecção de expulsão em processos de soldagem a ponto por resistência: uma análise comparativa envolvendo métodos baseados em aprendizado de máquina." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1749.

Full text
Abstract:
A utilização de manutenção preditiva na indústria auxilia na diminuição de custos de produção, pois reduz imprevistos ao reparar equipamentos durante períodos ociosos de funcionamento. Diversos métodos de aprendizado de máquina têm sido empregados para detecção de falhas em processos de soldagem. Neste estudo, os algoritmos Árvores de Decisão, k-ésimo Vizinho mais Próximo, Naive Bayes, Máquina de Vetores de Suporte e Boosting Adaptativo foram avaliados levando em conta a detecção de falhas no processo de soldagem a ponto por resistência na indústria automotiva. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi analisar o desempenho desses algoritmos na detecção de expulsão em soldas utilizando dados, não rotulados, provenientes de um controlador proprietário. Os resultados obtidos apresentam a acurácia de cada modelo levando em conta o conjunto de dados selecionado, indicando que técnicas de aprendizado de máquina podem ser utilizadas para a detecção de falhas no processo de soldagem. Por fim,o método k-ésimo Vizinho mais Próximo se mostrou como o método mais preciso avaliado neste estudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Dutra e Campos, Márcio Francisco, and Maury Meirelles Gouvêa Júnior. "Previsão de precipitações utilizando a técnica de previsão por conjuntos e um algoritmo baseado no vizinho mais próximo." In VIII Workshop de Computação Aplicada à Gestão do Meio Ambiente e Recursos Naturais. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2017. http://dx.doi.org/10.5753/wcama.2017.3444.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta um método de previsão de precipitações que utiliza a abordagem estocástica de previsão por conjuntos (ensembles) e a técnica do vizinho mais próximo (KNN) para selecionar, entre várias distribuições de probabilidades candidatas, aquelas que melhor aderem aos dados observados. A pesquisa utiliza as séries históricas de dados hidrológicos disponibilizados pela Agência Nacional de Águas (ANA). Os resultados preliminares mostram que o método proposto gera previsões que são, pelo menos, comparáveis a diversos métodos de regressão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Santos, Patricia, and Denise Goya. "Aprendizado de Máquina Aplicado à Análise de Evasão em Cursos de Sistemas de Informação." In Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação (SBC), 2020. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2020.13145.

Full text
Abstract:
Este estudo tem por objetivo identificar atributos relevantes para a previsão de evasão de alunos em cursos de Sistemas de Informação de instituições brasileiras, comparando várias abordagens de aprendizado de máquina, incluindo Florestas Aleatórias, AdaBoost, Vizinho mais próximo de K, Regressão Logística e Classificador de Votação. Os resultados mostram cobertura (85,6%), acurácia (87,1%) e precisão (92,4%) promissoras usando apenas 14 atributos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Filho, Cícero F. F. C., Thiago A. Falcão, and Marly G. F. Costa. "Comparação do desempenho do classificador de novidades com o classificador do vizinho mais próximo no reconhecimento facial." In DINCON 2013 – Conferência Brasileira de Dinâmica, Controle e Aplicações. SBMAC, 2013. http://dx.doi.org/10.5540/03.2013.001.01.0013.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Rezende, Ana Cláudia, Henrique Corrêa, and Flávio Henrique Vieira. "Redução de Dimensionalidade para Reconhecimento de Padrões Eletromiográficos de Movimentos dos Dedos da Mão." In Escola Regional de Informática de Goiás. Sociedade Brasileira de Computação, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/erigo.2020.13868.

Full text
Abstract:
O reconhecimento de padrões de sinais eletromiográficos (EMG) é ferramenta importante na detecção de anormalidades e controle de próteses. Ademais, a projeção dos dados e redução de dimensionalidade atuam diretamente na classificação, que pode auxiliar no reconhecimento de padrões. Propõe-se a implementação e análise comparativa dos métodos análise discriminante linear (LDA) e análise de componentes principais (PCA), em conjunto com o classificador probabilístico K-vizinho mais próximo (KNN), para classi- ficação de uma base de dados de sinais EMG de movimentos dos dedos da mão. Resultados apontam melhor desempenho do PCA em conjunto com o KNN na redução de dimensionalidade e classificação dos sinais EMG.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

De Oliveira Neto, José Jorge, George Victor Rocha Xavier, Diego Oliveira Cardoso, and Jânio Coutinho Canuto. "Comparação de Classificadores na Análise de Gases Dissolvidos." In Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos - SBSE2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/sbse.v1i1.2163.

Full text
Abstract:
A Análise de Gases Dissolvidos (AGD) é uma poderosa técnica para diagnóstico de falhas incipientes em transformadores isolados a óleo. A utilização de classificadores inteligentes tem se tornado uma prática cada vez mais recorrente nesta área, sendo a Rede Neural Artificial (RNA) um dos algoritmos mais populares. Neste trabalho, busca-se comparar três classificadores de rápida implementação com a RNA, método já estabelecido, porém mais complexo. Os classificadores são: o k-ésimo vizinho mais próximo (KNN), um baseado no Discriminante Linear de Fisher e um na métrica de Mahalanobis. Dentre esses, os melhores resultados foram obtidos pelo KNN e a RNA, com 81,97% e 85,25% de acertos durante a validação, seguidos pelo Discriminante de Fisher e Mahalanobis, ambos com 70,05%. Todos os classificadores tiveram um bom desempenho, mostrando superioridade a algumas técnicas clássicas como a de Rogers e Doernenburg para os dados analisados. Dessa forma, os três algoritmos se mostraram uma alternativa à RNA, com implementação mais rápida e com menor peso computacional, cabendo dar destaque ao KNN.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

BEZERRA, LUÍZA MOREIRA, VANINA MACOWSKI DURSKI SILVA, and DIOGO LÔNDERO DA SILVA. "Comparação dos métodos Clarke-Wright e Vizinho mais Próximo sobre a performance térmica de produtos da cadeia do frio durante a geração de rotas de distribuição." In ENEGEP 2020 - Encontro Nacional de Engenharia de Produção. ENEGEP 2020 - Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2020. http://dx.doi.org/10.14488/enegep2020_tn_sto_343_1761_40025.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Rodrigues, Yuri Elias, Evandro Manica, Eduardo Rigon Zimmer, Pedro Rosa Neto, and Tharick Ali Pascoal. "Método dos K-Vizinhos mais Próximos aplicado ao dignóstico de Alzheimer." In III CMAC-SE - Congresso de Matemática Aplicada e Computacional Sudeste. SBMAC, 2015. http://dx.doi.org/10.5540/03.2015.003.02.0093.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography