To see the other types of publications on this topic, follow the link: Vulcanizacao : Processos.

Journal articles on the topic 'Vulcanizacao : Processos'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 16 journal articles for your research on the topic 'Vulcanizacao : Processos.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Passador, Fábio R., Luiz A. Pessan, and Antonio Rodolfo Jr. "Blendas PVC/NBR por processamento reativo I: desenvolvimento do processo de vulcanização Dinâmica in situ." Polímeros 17, no. 2 (June 2007): 80–84. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282007000200004.

Full text
Abstract:
Vulcanização dinâmica é o processo de vulcanização de um elastômero durante a mistura no estado fundido com um termoplástico, que resulta em uma classe de materiais denominada termoplásticos vulcanizados. Neste trabalho, um novo tipo de termoplástico vulcanizado foi obtido por vulcanização dinâmica in situ da blenda PVC/NBR, utilizando-se um sistema de cura a base de enxofre (S) e combinação dos aceleradores 2,2-ditiomercaptobenzotiazol (MBTS) e dissulfeto de tetrametiltiuram (TMTD). As blendas PVC/NBR (90/10, 80/20 e 70/30% em massa) foram processadas em um reômetro de torque Haake (Rheomix 600) a 160 °C com rotação de 60 rpm. As blendas obtidas por processamento reativo foram caracterizadas por calorimetria diferencial de varredura (DSC) para determinação do grau de cura. Observou-se aumento no grau de cura das blendas com o tempo de mistura sendo o sistema de cura considerado eficiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Santos, Alex C. S., Helson M. da Costa, and Valéria D. Ramos. "Efeito de um resíduo do processo de galvanoplastia sobre a vulcanização da borracha natural (NR)." Polímeros 19, no. 3 (2009): 255–61. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282009000300015.

Full text
Abstract:
Um resíduo gerado no processo de galvanoplastia (RG), rico em metais, foi incorporado em composições de borracha natural (NR) em substituição parcial ou total ao ativador comum do processo de vulcanização, o óxido de zinco (ZnO). As diferentes misturas foram preparadas em um misturador de calandras e, após a reometria, foram vulcanizadas a 150 °C. As propriedades mecânicas de resistência à tração e rasgo foram determinadas, além do teor de gel. Além disso, o efeito do resíduo RG sobre a cinética de vulcanização foi analisado através do modelo de Coran, usando-se as temperaturas de 150, 160 e 170 °C. Os resultados mostraram que RG desenvolve algum efeito catalítico sobre a vulcanização de NR, embora exista uma considerável perda na resistência à tração quando o teor de RG excede o do ZnO nas composições. Quanto ao rasgo, a propriedade é mantida em um patamar satisfatório enquanto teores menores de RG são utilizados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Passador, Fábio R., Luiz A. Pessan, and Antonio Rodolfo Jr. "Blendas PVC/NBR por processamento reativo II: caracterização físico-mecânica e morfológica." Polímeros 18, no. 2 (June 2008): 87–91. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282008000200004.

Full text
Abstract:
Vulcanização dinâmica é o processo de vulcanização de um elastômero durante a mistura no estado fundido com um termoplástico. Por este processo, o elastômero adquire resistência mecânica através do aumento do módulo de elasticidade, dureza, resistência à fadiga e abrasão. Neste trabalho, buscou-se avaliar as propriedades físico-mecânicas e as características morfológicas de blendas poliméricas constituídas de Poli(cloreto de Vinila) e borracha nitrílica, PVC/NBR, obtidas por processamento reativo. A vulcanização dinâmica melhorou o desempenho mecânico destas blendas, notadamente pelo aumento da rigidez desses sistemas, sendo obtido um aumento de 205% no módulo elástico de blendas vulcanizadas com 10% em massa de NBR em comparação com blendas convencionais. Através de análises de MEV, revelou-se uma morfologia bifásica, sendo que a formação de ligações cruzadas deve ocorrer preferencialmente no interior das partículas do elastômero, contribuindo para o aumento na resistência mecânica final das blendas obtidas por processamento reativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Zanin, Maria, and José A. Giacometti. "Caracterização elétrica e física de compósitos de copolímero EPDM vulcanizado e trihidróxido de alumínio." Polímeros 7, no. 2 (June 1997): 30–39. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14281997000200005.

Full text
Abstract:
Apresenta-se neste trabalho a caracterização física e elétrica do elastômero vulcanizado EPDM-ENB (copolímero de etileno-propileno com o dieno de etileno norborneno) carregado com trihidróxido de alumínio (ATH - alumina trihidratada). São determinadas as características do processo de vulcanização, as propriedades mecânicas de rasgamento e de resistência à tração do EPDM com diferentes concentrações de ATH. A dependência da corrente de condução é determinada em função da tensão elétrica aplicada nos compósitos, temperatura e tipos de eletrodos metálicos. Os resultados mostram que a condutividade depende linearmente da raiz quadrada do campo elétrico. A discussão dos processos de condução é feita utilizando os modelos teóricos de Poole-Frenkel e Schottky.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Moreira, Viviane X., and Bluma G. Soares. "Avaliação da incorporação de resíduo de poli(etileno-co-acetato de vinila) em borracha nitrílica." Polímeros 13, no. 1 (January 2003): 54–63. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282003000100011.

Full text
Abstract:
A influência do resíduo de poli(etileno-co-acetato de vinila) (EVAR) no desempenho mecânico de composições vulcanizadas de NBR foi estudada. A concentração ótima de EVAR, a qual apresentou maior valor de tensão na ruptura, foi de 50 phr. Além disso, a influência do EVA e do EVAR funcionalizado com grupos tióis (EVALSH) e do EVAR modificado com anidrido maleico (EVARCO) como agentes compatibilizantes foi estudada. O copolímero EVALSH atuou como acelerador no processo de vulcanização, sendo observado um decréscimo do tempo de vulcanização. Uma melhora na resistência ao envelhecimento também foi observada. A adição de 10 phr de EVARCO resultou na redução do tempo de vulcanização e em uma melhora na maior parte das propriedades avaliadas. As propriedades termodinâmico-mecânicas foram avaliadas por análises de DMTA. Os estudos da interação entre a fase dispersa e a fase matriz foram realizados utilizando-se microscopia eletrônica de varredura (MEV).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Santos, Leonardo F. V. dos, Roberta M. Mariano, Élen B. A. V. Pacheco, Leonardo B. Canto, Leila L. Y. Visconte, Marcelo R. L. Oliveira, and Mayura M. M. Rubinger. "Avaliação do bis(4-metilfenilditiocarbimato)zincato(II) de tetrabutilamônio como acelerador no processo de vulcanização do elastômero polibutadieno." Polímeros 21, no. 4 (September 23, 2011): 299–304. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282011005000049.

Full text
Abstract:
O ZNIBU, acelerador de caráter lento foi avaliado neste trabalho em composições de polibutadieno. Este acelerador foi sintetizado com o objetivo de substituir, ou reduzir, o uso de alguns aceleradores comerciais muito utilizados em composições elastoméricas mas que, por serem formadores de nitrosaminas, podem ser prejudiciais à saúde. A fim de corrigir o caráter de acelerador lento do ZNIBU, este composto foi utilizado em conjunto com o acelerador comercial CBS (N-ciclohexil-2-benzotiazol-2-sulfenamida). Foi observado que pequenas quantidades dos dois aceleradores não são efetivas na aceleração da vulcanização nas composições do tipo goma pura. No entanto a presença de negro de fumo exerce um efeito positivo sobre a velocidade. As propriedades mecânicas estudadas mostram que o ZNIBU aumenta a resistência à tração da goma pura (35%), em comparação com a composição similar vulcanizada com CBS e, na presença do negro de fumo, este aumento é ainda mais expressivo (175%). Quanto à resistência ao rasgamento, a vulcanização com o ZNIBU forneceu o mais baixo valor da propriedade para a goma pura, enquanto que a composição com negro de fumo apresentou o mais alto valor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Peres, Augusto C. C., Lea M. A. Lopes, Leila L. Y. Visconte, and Regina C. R. Nunes. "Uso de DSC na determinação de parâmetros de vulcanização de látex de borracha natural." Polímeros 16, no. 1 (March 2006): 61–65. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282006000100013.

Full text
Abstract:
Os processos de obtenção de artefatos de borracha natural (NR) a partir do látex e a composição dos sistemas de vulcanização são fundamentais na determinação da aplicabilidade e qualidade destes artefatos. Varias técnicas podem ser usadas para a verificação da eficiência do processamento e dos sistemas de vulcanização. O objetivo deste trabalho foi estudar a eficiência da vulcanização de látex de NR por dois sistemas de vulcanização SV1 (sistema convencional) e SV2 (sistema eficiente) em diferentes concentrações através de medidas calorimétricas. A Calorimetria Diferencial de Varredura (DSC) mostrou ser uma técnica eficaz na obtenção de parâmetros de vulcanização como velocidade, tempo de pré-vulcanização, bem como do excesso de ligações cruzadas. Os resultados foram corroborados pelos ensaios de resistência à tração e análise óptica. De forma geral, o sistema de vulcanização convencional SV1, em comparação ao sistema eficiente SV2 mostrou-se mais adequado para uso, nas condições experimentais deste trabalho, por fornecer maior velocidade de vulcanização, maior segurança de processo e melhor desempenho mecânico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Sirqueira, Alex S., and Bluma G. Soares. "O efeito de EPDM modificado com grupos mercapto ou tioacetato na cinética de vulcanização de misturas NR/EPDM." Polímeros 16, no. 4 (December 2006): 299–304. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282006000400009.

Full text
Abstract:
A cinética de vulcanização de misturas envolvendo borracha natural (NR) e copolímero de etileno-propileno-dieno (EPDM) na proporção 70:30 % em peso foi estudada em função da compatibilização. Para esse estudo foram utilizados 2,5 phr de EPDM funcionalizado com grupos tioacetato (EPDMTA) ou mercaptana (EPDMSH). O estudo foi realizado em reômetro de disco oscilatório (curômetro). Ambos os copolímeros funcionalizados atuaram como aceleradores do processo de vulcanização das misturas NR/EPDM (70:30) na presença de enxofre e CBS, sendo EPDMSH mais efetivo do que EPDMTA pelo modelo de Chough e Chang. Entretanto, ao utilizar o modelo de Coran, observou-se que EPDMTA e EP-DMSH atuam em distintas etapas da vulcanização: EPDMSH atua preferencialmente no início do processo de vulcanização enquanto que EPDMTA aumenta a velocidade da formação das reticulações propriamente ditas. Além disso, EPDMTA diminuiu consideravelmente a tendência à degradação de reticulações, indicada pela menor taxa de reversão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Oliveira, Marcia G., and Bluma G. Soares. "Influência do Sistema de Vulcanização nas Propriedades da Mistura NBR/EPDM." Polímeros 12, no. 1 (2002): 11–19. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282002000100007.

Full text
Abstract:
A mistura NBR/EPDM apresenta diferentes velocidades de cura, o que resulta na vulcanização heterogênea das fases, isto é, a fase NBR encontra-se em grande parte reticulada enquanto que a fase EPDM encontra-se pouco reticulada ou não-reticulada em casos extremos, prejudicando as propriedades finais da mistura. Este trabalho avalia os efeitos de diferentes sistemas de vulcanização à base de enxofre no processo de cura, na dureza, na resistência à tração, ao rasgamento e ao envelhecimento da mistura NBR/EPDM. Foram estudados os sistemas S/MBTS, S/TMTD e S/MBTS/TMTD variando-se a quantidade de enxofre em 0,3 e 1,0 phr. O processo de cura é influenciado pelo tipo de acelerador (MBTS, TMTD e a combinação destes) e pela quantidade de enxofre (0,3 e 1,0 phr) presente nas formulações. Esta influência é percebida na resistência à pré-cura e na velocidade de cura da mistura NBR/EPDM. A reticulação da fase EPDM também varia com o sistema de vulcanização empregado e influi diretamente nas propriedades mecânicas e na resistência ao envelhecimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Costa, Helson M. da, Leila L. Y. Visconte, Regina C. R. Nunes, and Cristina R. G. Furtado. "Cinética de vulcanização de composições de borracha natural com incorporação de cinza de casca de arroz." Polímeros 13, no. 2 (June 2003): 102–6. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282003000200007.

Full text
Abstract:
Cinza da casca de arroz foi incorporada em borracha natural (NR) utilizando-se um misturador de cilindros. O sistema de vulcanização convencional (CV) foi escolhido e os estudos sobre a cura das composições foram conduzidos em um Curômetro TI-100. As curvas de torque foram obtidas em 150, 160, 170 e 180 °C. A velocidade global e a energia de ativação aparente para o processo de vulcanização foram calculadas para cada composição, assumindo que a vulcanização segue uma cinética de primeira ordem. Para fins de comparação, duas cargas comerciais, sílica precipitada (Zeosil-175) e negro de fumo (N762), foram também usadas. Foi observado que a adição da cinza da casca de arroz às composições de NR, em comparação às outras cargas utilizadas, aumentou a velocidade de reticulação e diminuiu a energia de ativação aparente de modo mais marcante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Oliveira, Iara T. D. de, Élen B. A. V. Pacheco, Leila L. Y. Visconte, Marcelo R. L. Oliveira, and Mayura M. M. Rubinger. "Efeito de um novo acelerador de vulcanização nas propriedades reométricas de composições de borracha nitrílica com diferentes teores de AN." Polímeros 20, no. 5 (December 10, 2010): 366–70. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282010005000059.

Full text
Abstract:
O efeito do tipo de acelerador no processo de vulcanização de compostos de borracha nitrílica com dois teores de acrilonitrila foi investigado. Dois aceleradores comerciais, dissulfeto de 2,2'-dibenzotiazol (MBTS) e bis (dimetilditiocarbamato) de zinco (ZDMC), de grupos químicos diferentes, tiazol e ditiocarbamato, respectivamente, foram selecionados e comparados com o composto bis (4 metilfenilsulfonilditiocarbimato-)zincato (II) de tetrabutilamônio (ZNIBU). Os resultados mostram que o tipo de acelerador não só afeta as características de cura, como também tem grande influência nas propriedades físicas. Entre os aceleradores estudados, MBTS foi o menos adequado para a formulação utilizada. Surpreendentemente, verificou-se que o ZNIBU mostrou comportamento intermediário, sendo mais eficaz do que o MBTS e menos eficiente que o ZDMC, considerado um ultra-acelerador, em relação ao tempo ótimo de vulcanização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Da Costa, Helson Moreira, and Valéria Dutra Ramos. "Vulcanização com Produtos Naturais: Uma análise através da Modelagem Molecular." Journal of Engineering and Exact Sciences 6, no. 5 (December 12, 2020): 0594–606. http://dx.doi.org/10.18540/jcecvl6iss5pp0594-0606.

Full text
Abstract:
Nesta investigação, os dados experimentais para a vulcanização da borracha natural (NR) e do copolímero de estireno-butadieno (SBR) com óleos vegetais de amendoim, coco e linhaça, além da cera de abelha, foram validados através da modelagem molecular das principais reações do processo. O método semiempírico AM1 (Austin Model 1) permitiu comprovar que a redução da dureza, associada à solubilidade na matriz elastomérica, é o fator que permite que ácidos graxos insaturados de 12 ou mais átomos de carbono ajam como ativadores em associação com o óxido de zinco. Porém, o impedimento estérico torna o ácido lignocérico, presente na cera de abelha, um ativador de baixo desempenho. Para os ácidos graxos insaturados de 18 carbonos, presentes nos óleos de amendoim e linhaça, as insaturações aumentam a reatividade das espécies geradas na vulcanização. No entanto, tal alteração de natureza produz efeito adverso, pois provavelmente induz reações laterais que comprometem o papel ativador dos óleos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Oliveira, Marcia G., and Bluma G. Soares. "Uso de EVA Modificado com Grupos Mercaptana na Compatibilização de Misturas NBR/EPDM." Polímeros 12, no. 4 (October 2002): 301–10. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282002000400014.

Full text
Abstract:
Copolímeros de etileno - acetato de vinila com diferentes teores de acetato de vinila - foram funcionalizados com grupos mercaptana e utilizados como agentes compatibilizantes reativos em misturas envolvendo borracha nitrílica e copolímeros de etileno-propileno-dieno (EPDM). Foi investigada a influência das características estruturais dos copolímeros funcionalizados no processo de vulcanização, propriedades mecânicas e dinâmico-mecânicas bem como resistência ao envelhecimento. A adição de pequena porção desses copolímeros resultou em tempos de cura menores. Copolímeros funcionalizados, obtidos a partir da transesterificação de EVA com ácido mercaptoacético (EVASH), apresentaram desempenho melhor como compatibilizante do que aquele obtido a partir da esterificação de EVA hidrolisado com o mesmo ácido (EVALSH). As misturas compatibilizadas com o primeiro sistema apresentaram melhores propriedades mecânicas além de uma morfologia mais refinada e uniforme. A presença dos grupos mercaptana nesses agentes compatibilizantes resultou em uma melhora na resistência ao envelhecimento das misturas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Gujel, Ângela A., Rosmary N. Brandalise, Marcelo Giovanela, Janaina S. Crespo, and Regina C. R. Nunes. "Incorporação de pó de pneu em uma formulação para banda de rodagem de pneu de motocicleta." Polímeros 18, no. 4 (2008): 320–25. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282008000400011.

Full text
Abstract:
A reciclagem de elastômeros vulcanizados tem sido um problema para as empresas geradoras de resíduos elastoméricos, e ao mesmo tempo um amplo campo de estudo para pesquisadores da área. Diante da possibilidade de recuperação desses resíduos, deu-se início a este trabalho, relacionado à incorporação de pó de pneu de automóvel (STR-r) como uma carga, em uma formulação típica para banda de rodagem de pneu de motocicleta (formulação base - FB). O estudo teve início com a caracterização do STR-r, com base na análise granulométrica, análise termogravimétrica (TG) e calorimetria exploratória diferencial (DSC). A incorporação do STR-r na FB foi realizada em misturador aberto, nas proporções de 5 a 20 phr. Foram calculados os parâmetros reométricos de vulcanização e determinadas as propriedades mecânicas como resiliência, dureza (Shore A), resistência à abrasão, à tração e ao rasgamento dos compósitos preparados. Os resultados foram comparados aos da FB de um processo produtivo de uma empresa de pneus para motocicleta. A partir da análise dos resultados dos diferentes compósitos, foi escolhida a formulação com 10 phr de STR-r para ser produzida em escala industrial, ou seja, em misturador fechado, tipo Banbury. Os cálculos do custo de produção foram realizados com o objetivo de avaliar a viabilidade econômica deste desenvolvimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Silva, Ivone Martins da, Esdras Alex Freire de Oliveira, and José Gonçalves de Araújo Filho. "Análise ergonômica dos postos de trabalho da linha de produção de placas de borracha sintética em uma fábrica de calçados." Revista Brasileira de Administração Científica 10, no. 2 (July 17, 2019): 137–53. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-684x.2019.002.0010.

Full text
Abstract:
Diante de uma economia globalizada, as empresas têm procurado acirradamente aumentar a produção e a qualidade de seus produtos, com custos cada vez menores, o que tem resultado na intensificação do trabalho e gerado condições laborais inadequadas. Nessa perspectiva, a presente pesquisa tem por objetivo analisar ergonomicamente os postos de trabalho que integra a linha de produção de placas de borracha sintética em uma fábrica de calçados, localizada na cidade de Juazeiro do Norte (CE). Metodologicamente, essa pesquisa possui abordagem descritiva-exploratória, qualitativa e quantitativa, no qual contemplou revisão bibliográfica e pesquisa de campo. O estudo estendeu-se aos seis postos de trabalho ao longo da linha de produção das placas de borrachas: pesagem; mistura; calandragem; resfriamento; vulcanização; e divisão. As visitas à fábrica se procederam por um minucioso acompanhamento do processo produtivo, onde foi realizado entrevistas com os trabalhadores e gestores. Após a avaliação dos postos de trabalho, ficou evidente que esses funcionários estão expostos a ambientes laborais ruidosos, quentes e com iluminação ineficiente, aliada a atividade repetitiva e intensa. Assim, algumas recomendações evidenciam os pontos a serem corrigidos pela empresa na célula de produção, com a finalidade de adequar o trabalho real às aptidões e limitações físicas do seu corpo de operários.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

PRADO, GUSTAVO DOS SANTOS. "A Riqueza Simbólica produzida pelo Movimento Roqueiro dos anos 80 * The Symbolic Wealth produced by the Rock Movement in the 80’s." História e Cultura 1, no. 1 (May 4, 2012): 53. http://dx.doi.org/10.18223/hiscult.v1i1.404.

Full text
Abstract:
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: normal; margin: 0cm 0cm 10pt;"> </p><p class="MsoNormal" style="margin-bottom: 0.0001pt;"><span style="font-family: ">A música, enquanto fonte de pesquisa, proveniente da vulcanização dos postulados teórico-metodológicos da História Cultural, coloca no cenário acadêmico, uma série de possibilidades, desafios e riscos, provenientes de seu caráter amplamente subjetivo. Notadamente, tal fonte necessita de um diálogo interdisciplinar, para prover um processo de historicidade profícuo. Visando contribuir nesse debate, o artigo em questão, utiliza-se da semiótica como mecanismo de tal interlocução, na tentativa de discutir os símbolos criados pelo movimento roqueiro dos anos 80, levando em consideração a letra e o conjunto melódico. Espera-se, que a proposta provoque inquietações, resoluções e irresoluções, fulcrais para o desenvolvimento científico.</span></p> <p class="MsoNormal" style="margin-bottom: 0.0001pt;"><span><strong><span style="font-family: ">Palavras-chave:</span></strong></span><span><span style="font-family: "> </span></span><span style="font-family: ">Música <span><span style="background: #FBFBF3;">–</span></span> Símbolo <span><span style="background: #FBFBF3;">–</span></span> Rock.<span></span></span></p> <p class="MsoNormal" style="margin-bottom: 0.0001pt;"><span><span style="font-family: "> </span></span></p> <p class="MsoNoSpacing"><span><strong><span style="font-family: ">Abstract:</span></strong></span><span><span style="font-family: "> </span></span><span><span style="font-family: " lang="EN-US">M</span></span><span style="font-family: " lang="EN-US">usic, as a source of research, originating from the vulcanization of theoretical and methodological postulates of Cultural History, places in the academic setting, a series of possibilities, challenges and risks, originating from its largely subjective character. In particular, such a source requires an interdisciplinary dialogue to provide a fruitful process of historicity. Aiming to contribute to this debate, the article in question makes use of semiotics as a mechanism for such a dialogue in an attempt to discuss the symbols created by the Rock movement in the eighties, taking into account the lyrics and melody. It is expected that the proposal causes concerns, resolutions and irresolutions, fundamental to the scientific development.</span></p> <p class="MsoNoSpacing"><span><strong><span style="font-family: " lang="EN-US">Keywords:</span></strong></span><span><span style="font-family: " lang="EN-US"> </span></span><span style="font-family: ">Music </span><span><span style="font-family: ">–</span></span><span style="font-family: "> Symbol <span><span style="background: #FBFBF3;">– </span></span>Rock.</span></p><p> </p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography