To see the other types of publications on this topic, follow the link: WebSIG Aberto e Livre.

Journal articles on the topic 'WebSIG Aberto e Livre'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'WebSIG Aberto e Livre.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Dorneles, Sânderson Lopes, Renato Fernandes Corrêa, and Daniel Flores. "Software livre de código aberto na Gestão Arquivística de documentos." Informação@Profissões 12, no. 3 (2024): 61–91. http://dx.doi.org/10.5433/2317-4390.2023v12n3p61.

Full text
Abstract:
Objetivo: esta pesquisa tem como objetivo identificar estudos que trazem abordagens sobre o software livre e de código aberto na gestão arquivística de documentos digitais. Metodologia: a pesquisa é classificada como descritiva de abordagem quali-quantitativa. Para a coleta de dados, a pesquisa bibliográfica foi realizada com revisão sistemática de literatura para a seleção de estudos, que posteriormente foram analisados a partir do método de análise de conteúdo. Resultados: foram selecionados 21 estudos e identificadas temáticas que proporcionam a compreensão sobre sistemas de gerenciamento d
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Ferrari Lima, Dartel, Fernanda Aparecida Meglhioratti, and Rosana Franzen Leite. "Acesso aberto: desafios." Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática 5, no. 2 (2021): iii—vii. http://dx.doi.org/10.33238/rebecem.2021.v.5.n.2.28002.

Full text
Abstract:
Resumo: A discussão a respeito da importância de acesso aos produtos e processos de pesquisa para promover o conhecimento científico tem sido objeto de reflexão há muito tempo na literatura. Na atualidade, as reflexões a respeito do livre acesso à produção científica se intensificam pressionadas pelo acesso à internet e a velocidade em que as informações são disponibilizadas. Nesse contexto, discutimos as ações que a ReBECEM tem realizado para manutenção de um modelo aberto e sem custos para autores e leitores.Palavras-chave: Acesso aberto; Política editorial; Publicação científica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

C. Cortelli, Sheila. "Sustentabilidade do acesso aberto." Brazilian Journal of Periodontology 34, no. 3 (2024): 4. http://dx.doi.org/10.14436/0103-9393.34.3.004.edt.

Full text
Abstract:
O acesso à informação científica foi impulsionado nos últimos anos, colocando em pauta, inicialmente, a necessidade de ampliação. Isso mesmo, o movimento Ciência Aberta (Open Science) preconiza que periódicos e plataformas digitais mantenham o acesso à informação livre de taxas. Entretanto, mesmo que revisores e editores exerçam suas atividades de forma pro bono, como o fazem os advogados, o custo operacional não deixa de existir.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Alves, Angela Maria, Ciniro Aparecido Leite Nametala, Madison Delano Tobal Da Paz, Maria Henrica Ruiter Kanamori, and Rodrigo Cardoso Mesquita. "Avaliação de uma ferramenta de controle de versões de software com o modelo de avaliação OPENBRR." Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas, no. 3 (March 2, 2012): 149. http://dx.doi.org/10.15675/gepros.v0i3.864.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo apresentar um caso de utilização de um modelo aberto que padroniza o processo de avaliação de produtos de software livre / código aberto. Para expor as características do modelo utilizou-se um caso de avaliação dos pontos fortes e fracos de um sistema de controle de versões de grande utilização no meio corporativo de desenvolvimento de software: o Subversion. O texto apresenta também as características do processo Configuration Management do modelo CMMI V1.1 que trata das boas práticas relacionadas a gerencia de configuração. Palavras-chave: Avaliação; Software Li
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Cintra, Paulo Roberto, Ariadne Chloe Furnival, and Douglas Henrique Milanez. "O acesso aberto à luz dos Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia." Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação 22, no. 50 (2017): 205. http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2017v22n50p205.

Full text
Abstract:
O acesso aberto é um movimento em prol de uma literatura científica disponibilizada sem custos aos usuários e livre de restrições para seu reuso. Este ensaio tem por objetivo refletir sobre as mudanças trazidas pelo acesso aberto à comunicação científica à luz dos conceitos propostos pelos teóricos dos Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia. Para tanto, o estudo se baseou nos imperativos institucionais de Merton, nos conceitos de Bourdieu sobre capital simbólico e nos argumentos de Latour acerca do arregimento de aliados. Concluiu-se que o acesso aberto tem potencial para alterar as disparida
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Pimenta, Fabrícia Pires. "O DIREITO DE AUTOR NO MOVIMENTO DE ACESSO LIVRE E ABERTO, UM ESTUDO SOB A ÓTICA DAS EDITORAS CIENTÍFICAS." PontodeAcesso 9, no. 3 (2015): 133. http://dx.doi.org/10.9771/1981-6766rpa.v9i3.15165.

Full text
Abstract:
O direito de autor se destaca como motivador de grandes discussões e é considerado por vezes um empecilho para o acesso aberto e livre à informação científica. Neste trabalho buscou-se compreender como as editoras científicas têm atuado e se adaptado ao movimento de acesso livre e aberto ao conhecimento científico, principalmente no que tange aos direitos autorais. Para isto, foi utilizada a produção científica produzida pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica em Saúde (ICICT) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no período de 2007 a 2014. A coleta dos dados foi realizada a partir
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Heimoski, Ricardo. "CARGANO, Fabiane Baran. A comunidade de software livre e de código aberto nas redes sociotécnicas: controvérsias tecnocientíficas e reabertura da caixa preta. Curitiba: Mestrado em Sociologia da UFPR, 2011, 151p." Revista NEP - Núcleo de Estudos Paranaenses da UFPR 2, no. 3 (2016): 338. http://dx.doi.org/10.5380/nep.v2i3.47270.

Full text
Abstract:
CARGANO, Fabiane Baran. A comunidade de software livre e de código aberto nas redes sociotécnicas: controvérsias tecnocientíficas e reabertura da caixa preta. Curitiba: Mestrado em Sociologia da UFPR, 2011, 151p.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Cordeiro, Robson. "Verdade e Liberdade." Revista Enunciação 9, no. 2 (2024): 35–49. https://doi.org/10.61378/6k2yp494.

Full text
Abstract:
A liberdade será aqui pensada como a essência da verdade, a liberdade de deixar-ser, de estar aberto para o encontro com as coisas em seu próprio abrir-se, doar-se. Mas longe de ser pensada como algo pertencente ao arbítrio humano, à sua capacidade de livre escolha, a liberdade é o fenômeno de virada para o aberto, quando o próprio aberto se vira para nós e nos mira, contemplando. Essa mirada, no entanto, só pode ocorrer porque já nos encontrarmos de saída e na maioria das vezes na dissimulação e na errância, na não-verdade, no velamento do que se desvela. No encobrimento do que se vela e na e
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Lee, Zan Jie, Rafaell Pinheiro Sousa, and Alisson Vasconcelos de Brito. "Código aberto: uma estratégia de mercado." Revista Principia - Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB 1, no. 17 (2008): 86. http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n17p86-90.

Full text
Abstract:
<p><em>Open Source</em> pode ser definido como um método de desenvolvimento de software onde o código fonte é aberto para a comunidade e há suporte à recepção de contribuições, via Internet, de desenvolvedores dispersos geograficamente. Não há qualquer vinculação direta entre <em>Open Source</em> e Software livre. Existem licenças que protegem um software de código aberto e permitem que ele seja utilizado para diversos fins, inclusive o comercial. O <em>Open Source</em> trás diferenciais para o processo de desenvolvimento de software e seus resultados,
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Ogawa, Rui, and Roberto Alves de Arruda. "A cultura hacker, o movimento software livre, as redes sociais e o trabalho associado." Eventos Pedagógicos 3, no. 2 (2012): 430–42. http://dx.doi.org/10.30681/reps.v3i2.9218.

Full text
Abstract:
O presente artigo visa a compreensão sobre como vivemos dentro de um modelo informacional piramidal, que privilegia os detentores do conhecimento e explora os que não o tem. Busca explicar, sob uma abordagem sociológica, como é possível um novo modelo, baseado no processo de livre distribuição do conhecimento aberto, através dos conceitos da cultura hacker, mediado pelo movimento software livre, impulsionado e disseminado pelas redes sociais, tendo como entendimento que o trabalho associado, abordado por Karl Marx, é perfeitamente possível e viável.Palavras-chave: sociologia; hacker; software
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Maduro, Daniela. "A noção de acesso aberto e arquivo segundo o arquivo digital colaborativo do Livro do Desassossego e o arquivo digital da Po.ex - Poesia Experimental Portuguesa." Texto Digital 20, no. 2 (2024): 9–40. https://doi.org/10.5007/1807-9288.2024.e103249.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo apresentar um estudo sobre a política de acesso aberto em Portugal tendo como base dois arquivos digitais: o Arquivo Digital Colaborativo do Livro do Desassossego (Arquivo LdoD) e o Arquivo Digital da Po.Ex - Poesia Experimental Portuguesa (Po-ex.net). Ambos os arquivos disponibilizam materiais em regime de acesso aberto, surgindo como ferramentas de investigação e recursos didáticos valiosos. Paralelamente, tanto o Arquivo LdoD como o Po-ex.net extrapolam o conceito tradicional de arquivo e apelam a um uso não-convencional do seu conteúdo. No caso destes ar
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Pereira, Daniervelin Renata Marques. "Os impactos da ciência aberta na divulgação científica." Leitura: Teoria & Prática 40, no. 86 (2022): 69–86. http://dx.doi.org/10.34112/2317-0972a2022v40n86p69-86.

Full text
Abstract:
A divulgação científica tem sido questionada em seus métodos a partir do movimento da ciência aberta, que reivindica um percurso mais colaborativo e democrático no fazer científico. Nesse cenário, abordamos os valores da ciência aberta e como ela impacta a divulgação científica. Para reflexão sobre a prática, apresentamos um estudo de caso de dois eventos do Grupo Texto Livre. Algumas constatações da pesquisa mostram que, desde 2007, quando as discussões da ciência aberta, pelo menos no nível nacional, ainda não tinham ganhado atenção, as atividades em eventos do grupo já colocavam na agenda a
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Coradini, Fábio dos Santos, Ana Cristina Fricke Matte, Silvane Aparecida Gomes, and Tielle Alves Souto. "Cultura Livre e Ciência Aberta: Implicações Freireanas na Educação a Distância." EaD em Foco 14, no. 2 (2024): e2256. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2256.

Full text
Abstract:
Hoje, a educação a distância se estabelece predominantemente em ambientes online, onde o software desempenha um papel crucial como suporte às atividades educacionais. Este artigo adota uma abordagem freiriana da EAD, fundamentada em análises da semiótica francesa, para examinar a presença do software na rede. Exploram-se as oposições entre livre e proprietário, aberto e fechado, bem como o conceito de liberdade. Partindo do pressuposto de que a escolha entre software livre ou proprietário, ciência aberta ou fechada, é indiferente para professores e alunos, dada a transparência no processo educ
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Cirne, Mariana Barbosa. "O paradoxo da autonomia universitária à luz do entendimento do poder judiciário sobre o acesso às universidades." Revista de Direitos e Garantias Fundamentais, no. 4 (August 25, 2008): 105. http://dx.doi.org/10.18759/rdgf.v0i4.8.

Full text
Abstract:
A autonomia universitária é uma garantia conquistada ao longo dos anos, pelas instituições brasileiras. O Princípio está consagrado no art. 207 da Constituição Federal. Possui um conceito fluido e aberto, no intuito de viabilizar a adequação às necessidades educacionais. Educação é um conceito em constante mutação. Ocorre que, a Autonomia Universitária – que deveria ser uma garantia de direção e produção livre de conhecimento, aberto á sociedade - tem recebidouma releitura de seu conteúdo pelo Poder Judiciário. A nova leitura, ao invés de consagrar a aplicação do Princípio, gerou a restrição d
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

González, Juan Sebastián Restrepo, and Neide Maria de Almeida Pinto. "Dez anos do software livre Valentina." Modapalavra e-periódico 17, no. 42 (2024): 01–08. https://doi.org/10.5965/1982615x17422024e0017.

Full text
Abstract:
Na oferta de softwares para a modelagem digital de vestuário, dominada por soluções caras e voltadas à grande indústria, o software livre Valentina (Fig. 1) se apresenta como uma alternativa de distribuição gratuita e código aberto para as pequenas empresas e designers independentes. O software utiliza modelagem paramétrica na construção dos moldes digitais, característica herdada dos métodos tradicionais de modelagem. No Brasil, o software tem ganhado visibilidade desde 2020 com a publicação de conteúdo em português e a criação de grupos em redes sociais. Nesta entrevista com Roman Telezhynsk
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

França, Fernanda Percia, Denise Oliveira de Araujo, and Márcio Bezerra da Silva. "A ferramenta para repositórios institucionais DSpace: conceitos e características." Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação 13, no. 2 (2020): 603–18. http://dx.doi.org/10.26512/rici.v13.n2.2020.31160.

Full text
Abstract:
Pesquisa que apresenta características que formalizem o pacote de software Dspace a partir de três pontos: elenco de predicados que definem os repositórios institucionais, exemplos de ambientes acadêmico-institucionais que fazem uso do DSpace e identificação de características presentes no DSpace à luz dos repositórios institucionais. Aborda temas básicos para a pesquisa, sendo: comunicação científica, movimento de acesso aberto, iniciativa de arquivos abertos e repositório institucional. Destaca o DSpace enquanto um tipo de recurso de software livre e de código aberto. Resulta, segundo uma pe
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Mueller, Suzana Pinheiro Machado. "A comunicação científica e o movimento de acesso livre ao conhecimento." Ciência da Informação 35, no. 2 (2006): 27–38. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-19652006000200004.

Full text
Abstract:
Trata do problema da aceitação, pela comunidade científica, dos periódicos eletrônicos de acesso aberto. Propõe a questão da legitimação e legitimidade dessas publicações como elemento essencial para sua plena aceitação. Define legitimação e legitimidade com base em alguns autores. Mostra como a crise dos periódicos da década de 1980 detonou o início do processo de aceitação dos periódicos eletrônicos e como agora o movimento pelo acesso aberto vem crescendo e, ao mesmo tempo, enfrentando barreiras do preconceito e interesses. Nota, como grandes empecilhos ao pleno reconhecimento, o processo d
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Cintra, Paulo Roberto, Ariadne Chloe Furnival, and Douglas Henrique Milanez. "Vantagens de citação do acesso aberto em periódicos selecionados da Ciência da Informação: uma análise ampliada aos indicadores altmétricos." Informação & Informação 22, no. 1 (2017): 129. http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2017v22n1p129.

Full text
Abstract:
Introdução: O acesso aberto diz respeito à literatura científica disponibilizada a qualquer usuário sem custos e livre das restrições de copyright e de licenciamento para seu reuso. Espera-se, de acordo com a hipótese do Open Access Citation Advantage, um aumento no número total de citações recebidas pelo artigos disponibilizados em acesso aberto com relação àqueles em acesso restrito.Objetivo: Analisar as possíveis vantagens de citações e menções na web social que o acesso aberto pode oferecer à área da Ciência da Informação.Metodologia: Foram analisados indicadores altmétricos e bibliométric
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Alves, Virginia Barbara Aguiar. "OPEN ARCHIVES: VIA VERDE OU VIA DOURADA?" PontodeAcesso 2, no. 2 (2008): 127. http://dx.doi.org/10.9771/1981-6766rpa.v2i2.1780.

Full text
Abstract:
Resumo
 A iniciativa de arquivos abertos, movimento que definiu as duas estratégias básicas. A via verde (green road) que trata do arquivamento realizado pelos próprios autores dos artigos científicos já publicados ou aceitos para publicação com autorização (sinal verde) dos editores que os aceitaram, para que possam disponibilizarem em um servidor de arquivo aberto . A-borda ainda a estratégia via dourada (golden road) que abrange os periódicos científicos ele-trônicos cujo o acesso aberto aos seus conteúdos é garantido pelos próprios editores. comenta as diversas reuniões realizadas com
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Feres, Marcos Vinício Chein, and Jordan Vinícius de Oliveira. "Periódicos da área de Direito: uma abordagem empírica." Revista Direito e Práxis 10, no. 1 (2019): 335–62. http://dx.doi.org/10.1590/2179-8966/2018/30439.

Full text
Abstract:
Resumo Este artigo deriva da coleta de dados e análise referentes aos periódicos brasileiros classificados pelo Qualis/CAPES na área do direito. Metodologicamente, emprega-se a técnica das regras de inferência, valendo-se do marco teórico de dever e de aspiração da lei. Conclui-se que há uma tendência de ruptura com os padrões proprietários nos periódicos da área de Direito com vistas a oferecer conteúdo científico aberto e livre.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Brumatti, Josimara Dias, Jane Alice de Souza Teixeira, and Fernanda Demetrio Silva Alves. "Monitoramento da produção científica depositada no Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense." Ciência da Informação em Revista 12 (February 1, 2025): e18219. https://doi.org/10.28998/cirev.2025v12e18219.

Full text
Abstract:
O movimento do Acesso Aberto (AA) promove globalmente o livre acesso às publicações científicas, apoiando-se em declarações como a Budapest Open Access Initiative (BOAI) e infraestruturas como o OAI-PMH. O Brasil lidera a adoção da estratégia da BOAI ao desenvolver periódicos científicos no modelo Diamante, que garante acesso gratuito para autores e leitores e se mostra eficaz ao longo dos anos. O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) fomenta a implementação de repositórios digitais, mas o cenário nacional ainda exige mais estudos sobre seu desenvolvimento. Esta pe
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Vieira, Alice. "{Open-Source}." Em Tese 23, no. 2 (2018): 306. https://doi.org/10.17851/1982-0739.23.2.306-309.

Full text
Abstract:
{Open-source} é um projeto inacabado de livro-jogo. O nome vem de uma analogia possível entre a escritura do poema e o processo de construção de softwares. Os softwares de “open-source” permitem livre acesso ao código-fonte do programa, dando a qualquer um a possibilidade de alterá-lo e aprimorá-lo. Um poema em código-aberto é uma tentativa de esboçar uma relação nova com a linguagem e com a questão da autoria. Certamente a figura de autoridade do autor esteve no centro dos problemas literários por tempo demais. No entanto, o problema do sujeito na literatura contemporânea não pode ser refuzid
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Benigno Cavalcanti, Iralton. "As Economias de Após-Guerra - Clearings e Operações triangulares." Revista do Serviço Público 76, no. 01 (2020): 6–23. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v76i01.4259.

Full text
Abstract:
De fato, antes de 1914, a economia mundial se desenvolvia debaixo damais completa liberdade de ação no comércio internacional. A lei da ofertae da procura tinha seu campo de aplicação aberto, influindo não só no mercadomonetário, fazendo oscilar as taxas de conversão de câmbio através deum mecanismo normal e espontâneo — o movimento de livre circulação decapitais — , como também no mercado comercial, em que os preços das mercadoriaseram o resultado real da competição livre dos povos e não o efeitoda aplicação obrigatória de taxas oficiais de câmbio, que a Primeira GrandeGuerra nos legou, que a
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Torres Schiessl, Ingrid, Jaqueline Rodrigues, Priscila Rodrigues, et al. "Cenário Brasileiro dos catálogos onlines das bibliotecas universitárias federais." Revista Conhecimento em Ação 1, no. 2 (2017): 126. http://dx.doi.org/10.47681/rca.v1i2.5261.

Full text
Abstract:
Com a mudança do impresso para o digital, tem-se verificado que as bibliotecas universitárias brasileiras estão aderindo ao Movimento de Acesso Aberto (Open Access) por meio da criação de Repositórios Institucionais (RI), Bibliotecas de Teses e Dissertações (BDTD) e outros, com a utilização de ferramentas livres, no que Costa e Moreira (2003) denominam de filosofia aberta. Entretanto, no que se refere aos Catálogos online - OPAC (Online Public Access Catalog) a adoção de software livre ainda requer estudos. Assim, a presente pesquisa levanta a adoção de ferramentas livres para gerenciamento in
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Varela, Raquel. "A Guerra das Guerras, a Revolução das Revoluções, 1917." Revista Direito e Práxis 8, no. 3 (2017): 2227–55. http://dx.doi.org/10.1590/2179-8966/2017/29905.

Full text
Abstract:
Resumo A revolução russa sucumbiu ao Termidor Estalinista, mas não se pode misturar a revolução – até 1927 – com a contra-revolução, daí então. Este artigo procura inserir a revolução russa no seu contexto histórico, no quadro do desenvolvimento desigual e combinado, entre o avanço do atraso russo em 1917 e a consolidação da social democracia alemã nos anos 20. O artigo inicia-se debatendo o impacto da I Guerra e da resistência a esta e seguidamente dialoga com a produção historiográfica realizada nas últimas duas décadas, com a abertura dos arquivos soviéticos. Argumentaremos aqui que estava
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Ming’na, Jiang, and Tan Daoming. "O primeiro passo na Grande Marcha: legislação e prática do Governo Aberto à Informação (GAI) na China." A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional 15, no. 61 (2015): 51. http://dx.doi.org/10.21056/aec.v15i61.22.

Full text
Abstract:
O artigo em referência tem como tema central os aspectos legais e práticos do denominado “Governo Aberto à Informação (GAI)” na China. O texto demonstra as dificuldades de implementação e desenvolvimento de uma questão que se encontra no núcleo das preocupações do governo chinês: a tentativa de abandonar seu modelo de economia planificada, construindo governos mais transparentes, de modo a concretizar políticas de livre mercado. Nesse contexto, os autores se voltam ao desenvolvimento de conceitos basilares, como os de publicidade e informação, respeitadas as peculiaridades da realidade chinesa
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Lima Filho, Marcos Camargo, Paulo Alexandre Costa Rocha, Marcial Porto Fernández, and Luciana Oliveira Pimentel. "Conceitos fundamentais sobre incidência solar e estudo de seguidores utilizando dispositivos com prototipagem livre." Revista Caribeña de Ciencias Sociales 12, no. 8 (2023): 3671–92. http://dx.doi.org/10.55905/rcssv12n8-014.

Full text
Abstract:
Este artigo aborda uma visão geral dos conceitos fundamentais relacionados ao movimento e à incidência de luz solar sobre a Terra. São discutidos os desafios enfrentados em regiões próximas ao equador, onde a superfície terrestre reduz o ângulo visível do sol. Para contornar essas perdas, os rastreadores solares são apresentados como dispositivos que ajustam o ângulo dos painéis solares para maximizar a incidência perpendicular de luz solar. Ao acompanhar o movimento do sol ao longo do ano, os rastreadores solares conseguem compensar essas perdas e aumentar a eficiência da geração de energia e
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Pretto, Nelson De Luca, Salete Noro Cordeiro, and Washington dos Santos Oliveira. "Produção cultural e compartilhamento de saberes em rede: entraves e possibilidades para a cultura e a educação." Educação em Revista 29, no. 3 (2013): 17–40. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-46982013000300002.

Full text
Abstract:
Neste artigo, analisase, por um lado, a emergência e o crescimento de espaços de produção social em rede e, por outro, como esses espaços, potencialmente ricos para compartilhamento e usufruto de bens e recursos, encontramse continuamente ameaçados por uma concepção privatista e proprietária de produção e circulação culturais. Na senda da ética de colaboração dos hackers, da filosofia do software livre e de código aberto, do acesso livre e das licenças abertas, apresentamse perspectivas outras de atividades contrahegemônicas de produção e compartilhamento de conteúdos e conhecimentos. Analisam
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Cacho, Carlos Emílio de Andrade, Paulo Sergio Lopes de Souza, Sarita Mazzini Bruschi, Ellen Francine Barbosa, and Fernando Tiosso. "Amnesia: um Recurso Educacional Aberto para o Ensino de Memória Virtual." International Journal of Computer Architecture Education 5, no. 1 (2016): 13–18. https://doi.org/10.5753/ijcae.2016.4870.

Full text
Abstract:
Ensinar o conteúdo de memória virtual de forma clara não é uma tarefa simples, devido à complexidade de alguns conceitos. Este artigo apresenta o módulo Memória Virtual do Recurso Educacional Aberto (REA) Amnesia. Este REA representa uma alternativa para facilitar o aprendizado de memória virtual, simulando estruturas, funcionalidades e aspectos de desempenho. O Amnesia está sob uma licença de software livre que possibilita seu uso em diferentes contextos de ensino, além de permitir modificações em seu código fonte e redistribuição de diferentes versões. Os experimentos realizados com o Amnesi
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Kroeff, Marcia Silveira, Miriam de Cassia Do Carmo Mascarenhas Mattos, Liliana Fátima Resende Costa, and Daniella Camara Pizarro. "Bibliotecários, direitos autorais e acesso aberto: estudo sobre as influências na prática profissional em SC." BIBLOS 32, no. 1 (2018): 71–105. http://dx.doi.org/10.14295/biblos.v32i1.7928.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa averiguou o conhecimento dos bibliotecários de Santa Catarina acerca da Lei Brasileira de Direitos Autorais (LDA) e seu grau de adesão ao Movimento de Acesso Aberto à informação científica. A revisão de literatura questiona os direitos autorais e apresenta o “Dossiê CopySouth”, bem como a legislação brasileira de direitos autorais. O estudo exploratório-descritivo foi realizado em 2017, com 53 bibliotecários. Os resultados indicam que estes têm conhecimento da proteção aos direitos, mas desconhecem seu tempo de vigência. Em relação à reprografia, relatam dificuldades com as impos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Frosch, Renato. "Experiência de produção de recursos pedagógicos abertos em Laboratório de Inovação Cidadã - LABIC: uma análise do comum." Cadernos de Educação 18, no. 36 (2019): 27. http://dx.doi.org/10.15603/1679-8104/ce.v18n36p27-42.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta a experiência do autor no desenvolvimento de material pedagógico para crianças com deficiência visual, apoiado por hardware aberto (impressora 3D), pelos princípios da cultura maker e da ciência aberta. A etapa do projeto abordada neste trabalho foi realizada por uma equipe multidisciplinar no Laboratório de Inovação Cidadã - LabicAR, com duração de 15 dias, em outubro de 2018, em Rosário - Argentina. A abordagem metodológica foi desenvolvida por um processo aberto e democrático, incluindo a seleção dos membros da equipe e o projeto/protótipo executado. Os resultados alca
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Da Silva Pereira, Marilete, and Márcio Bezerra da Silva. "Software DSpace." Convergências em Ciência da Informação 3, no. 3 (2020): 106–27. http://dx.doi.org/10.33467/conci.v3i3.14974.

Full text
Abstract:
Investigação que visa elencar características básicas que compõem o pacote de software DSpace no contexto dos repositórios institucionais. Pontua temas essenciais para a pesquisa, sendo: comunicação científica, Iniciativa de Arquivos Abertos, Movimento de Acesso Aberto e repositório institucional. Resulta, segundo uma pesquisa descritiva e bibliográfica, e de abordagem qualitativa de coleta de dados, que os repositórios institucionais foram precedidos pelos repositórios físicos, exemplificados por arquivos, bibliotecas e museus, e subsidiados pelos repositórios digitais e temáticos. Aponta o u
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Santi, Angela Medeiros. "Walter Benjamin: tempo de escola - tempo de agora. Prolegômenos para uma educação para dias feriados." Educação & Sociedade 33, no. 118 (2012): 205–16. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-73302012000100013.

Full text
Abstract:
O propósito deste artigo é relacionar o pensamento de Walter Benjamin com o universo da educação e da infância, através da noção de tempo. A infância, para Benjamin, representa a suspensão do tempo vazio e linear, em favor de um tempo "artístico", um tempo de "dias feriados". A educação, em sua forma tradicional, trabalha com a formação da criança para o tempo linear, mas a infância, em sua potência revolucionária, é a suspensão do tempo como repetição mecânica, em favor de um tempo artístico, um "tempo de agora". Com base na constelação conceitual construída por Benjamin, pretendemos pensar u
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Martignago, Deisi, and Jordan Paulesky Juliani. "Reduzindo o tempo de publicação de um manuscrito em um periódico de acesso aberto." RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação 17 (September 25, 2019): e019030. http://dx.doi.org/10.20396/rdbci.v17i0.8655304.

Full text
Abstract:
A comunicação científica consiste no conjunto de atividades associadas à produção, disseminação e uso da informação, desde o momento em que a ideia para pesquisar é concebida pelo cientista até que a comunicação dos resultados seja aceita como fazendo parte do conhecimento científico. Como principal meio de comunicação científica, destaca-se o periódico científico. Com o advento da internet, o periódico científico passou por muitas transformações, entre elas a transição de impresso para eletrônico. O que se pode observar foi que essa transição alterou principalmente a distribuição e visibilida
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Hadlich, Marcelo Souza, Gláucia Maria Moraes Oliveira, Raúl A. Feijóo, et al. "Software livre e de código aberto para avaliação de imagens de angiotomografia de coronárias." Arquivos Brasileiros de Cardiologia 99, no. 4 (2012): 944–51. http://dx.doi.org/10.1590/s0066-782x2012005000089.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Henriques-Souza, Adélia Maria de Miranda, Luiz Ataide Junior, and Silvia Gomes Laurentino. "Vigabatrina no tratamento da síndrome de West: avaliação clínica e eletrencefalográfica em 13 pacientes." Arquivos de Neuro-Psiquiatria 65, no. 1 (2007): 114–49. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-282x2007000100029.

Full text
Abstract:
Avaliamos a eficácia da vigabatrina (VGB) como monoterapia inicial para síndrome de West (SW), os seus efeitos colaterais e a evolução a curto prazo do eletrencefalograma (EEG), num estudo prospectivo, aberto e não controlado. A amostra foi de 13 lactentes atendidos entre outubro/2001 a setembro/2002 no ambulatório do IMIP ou em clínica privada. A dose média utilizada da VGB foi 118 mg/kg/dia. Houve supressão dos espasmos em 4 crianças (31%), controle parcial em 3 (23%), ausência de resposta em 5 (38%) e piora em 1 (8%). Dos 2 pacientes portadores de esclerose tuberosa, um ficou livre dos espa
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

De Azevedo, Marcelo Sampaio Soares, and Natammy Luana de Aguiar Bonissoni. "A SUPREMA CORTE AMERICANA E O DIREITO À LIBERDADE RELIGIOSA: O CASO MASTERPIECE CAKESHOP VS. COLORADO CIVIL RIGHTS COMMISSION." Novos Estudos Jurí­dicos 24, no. 1 (2019): 179. http://dx.doi.org/10.14210/nej.v24n1.p179-196.

Full text
Abstract:
O presente artigo analisa recente decisão da Suprema Corte americanaacerca da liberdade religiosa, proferida no caso Masterpiece Cakeshop vs. Colorado Civil Rights Commission, que aborda a livre expressão religiosa quando esta é manifestada no comércio público e em quais circunstâncias é legítima tal manifestação. A decisão final da Suprema Corte releva para julgamento posterior a análise da constitucionalidade da livre manifestação da crença religiosa daqueles que trabalham com a comercialização de bens e serviços num mercado aberto, e se assenta unicamente na garantia constitucional oferecid
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Ferreira Gonçales, Nathalia, and Celso Alexandre Souza Alvear. "TECNOLOGIA E MOVIMENTOS SOCIAIS: CONSTRUÇÃO DE FERRAMENTAS DE COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS DA REFORMA AGRÁRIA." Revista Trabalho Necessário 22, no. 48 (2024): 01–24. https://doi.org/10.22409/tn.v22i48.62413.

Full text
Abstract:
Este artigo sistematiza as ações do projeto "Construção de Ferramentas de Comercialização de Produtos da Reforma Agrária no Rio de Janeiro", realizado entre agosto de 2021 e dezembro de 2022 no Armazém do Campo do Rio de Janeiro, do MST. O projeto, executado como pesquisa-ação, desenvolveu um sistema de vendas para atender diferentes regiões e núcleos de comercialização no estado. A produção de sistemas de código aberto e a elaboração participativa permitiram criar um ambiente virtual de comunicação entre consumidores e produtores, aproximando cidade e campo. Palavras-chave: Tecnologia Social,
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

MARQUES, PEDRO. "VERSO DE LETRA E DE OUVIDO: MANUEL BANDEIRA." Revista InterteXto 11, no. 2 (2019): 56–79. http://dx.doi.org/10.18554/ri.v11i2.3433.

Full text
Abstract:
Ao discutir e praticar a versificação tradicional, Manuel Bandeira (1886-1968) tende a conceber o verso como artefato da escrita aberto à conversação. Com o verso livre, ao contrário, procura traços entoacionais que podem suportar os demais expedientes poéticos, sejam eles rítmicos, imagéticos ou gráficos. Há, por assim dizer, um movimento pendular entre o polo literário e o oral, um definido a partir do outro. Essa tensão entre letra e som, trafegando antes pelas variantes cultas que populares do idioma, desdobra uma série de consequências na poesia e na reflexão poética do poeta, sendo, de f
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Tomé, Luís. "China e Ásia-Pacífico na política da Administração Biden: operacionalizando um «sistema internacional estável e aberto» e um «Indo-Pacífico livre e aberto»." Relações Internacionais, no. 69 (March 2021): 35–68. http://dx.doi.org/10.23906/ri2021.69a02.

Full text
Abstract:
This article interprets the Biden Administration’s policy toward China and the Asia-Pacific region as the us seeks to restore its global standing. Is starts present Biden’s goals towards China and the “free and open Indo-Pacific” in light of Trump’s legacy, international transformations, and his vision of a “stable and open international system”. Then, it is described the escalation of tension between the us and the China-Russia axis and the attempt to mobilize America’s allies and democratic partners. Finally, it analyzes the dilemmas and limits of Washington-Beijing competition and the new p
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Bleme, Nicolle Ferreira, and Sarah Campos. "Justiça Aberta: experiências e desafios no poder executivo municipal." Brazilian Journal of Business 5, no. 4 (2023): 2053–64. http://dx.doi.org/10.34140/bjbv5n4-015.

Full text
Abstract:
O conceito "Governo Aberto" é um reflexo das aspirações contemporâneas por melhores práticas de governança com fundamento na transparência e na participação cidadã, assegurando o livre acesso a informações estatais e fomentando a colaboração da sociedade civil na esfera das políticas públicas que transformam a vida em sociedade. Como um dos desdobramentos desse paradigma, aspira-se também por uma “Justiça Aberta”, ligada à ideia de um Sistema de Justiça inclusivo, permeável e interativo, que transcende a mera divulgação de dados produzidos pelas diferentes instituições que o compõe e se engaja
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Dieb, Daniel Almeida Abrahão, João Alexandre Peschanski, and Fernando Jorge da Paixão. "O uso da Wikiversidade no ensino do jornalismo científico." Texto Livre: Linguagem e Tecnologia 14, no. 1 (2021): e24935. http://dx.doi.org/10.35699/1983-3652.2021.24935.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é apresentar criticamente um relato de caso sobre a criação de um curso online, aberto e colaborativo de introdução ao jornalismo científico. Inicia-se por mostrar o contexto no qual o projeto foi concebido para, em seguida, abordar brevemente a tríade "comunicação, educação e tecnologia", com ênfase para o papel da tecnologia na educação a distância, que pode ser vista da perspectiva histórica das “gerações de inovação tecnológica”. Ao chegar ao contexto atual, do advento da Internet e das práticas da Web 2.0, o relato aprofunda-se na descrição do curso, realizado na p
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Di Eugenio, Alessia. "FEMINISMOS E LITERATURA DAS MULHERES: CONFIGURAÇÕES POSSÍVEIS E CONSIDERAÇÕES SOBRE O CONTEXTO BRASILEIRO." Revista de Literatura, História e Memória 17, no. 30 (2022): 37–49. http://dx.doi.org/10.48075/rlhm.v17i30.28070.

Full text
Abstract:
A categoria de “literatura das mulheres” – categoria de análise criada a partir de percursos históricos e sócio-políticos que levaram a reivindicar um espaço específico na organização do saber – poderia ser repensada como um campo aberto, feminista, livre e em transformação. De fato, a criação literária e os feminismos partilham a necessidade da liberdade e da contínua transformação. A análise da produção literária de mulheres que escreveram sobre a época da ditadura – época em que começou o desenvolvimento de um verdadeiro movimento feminista no Brasil – ajuda a refletir sobre presentes e pos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Freitas Filho, Hermano Braga Viriato de. "Singulares detalhes: notações e garatujas." Oculum Ensaios 17 (May 14, 2020): 1. http://dx.doi.org/10.24220/2318-0919v17e2020a4691.

Full text
Abstract:
O presente ensaio tem como objetivo contribuir para o acervo de imagens urbanas captadas em percursos realizados em diversas cidades, buscando refletir os ambientes, sua arquitetura, seus detalhes e sua temporalidade como expressões locais. Nestes estudos gráficos realizados em forma de croquisrápidos, a proposta visa extrair simplesmente os elementos considerados essenciais em cada imagem observada. O trabalho sequencia seu desenvolvimento com cronologia relativa à data de projeto/construção da obra registrada, exceção feita à imagem que fecha a apresentação, por sua singularidade. O trabalho
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Soalheiro, Bruna, and Fernando Torres Londoño. "Entrevista com o Professor Adone Agnolin (USP)." Revista Maracanan, no. 20 (January 17, 2019): 185–209. http://dx.doi.org/10.12957/revmar.2019.37963.

Full text
Abstract:
Doutor em História Social e Livre Docente pela Universidade de São Paulo, Adone Agnolin atua há muito na área de História Moderna, abordando temas ligados à História das Religiões. Nesta entrevista, o historiador traça um programa e uma trajetória historiográfica, seguindo a escola italiana, da consolidação da disciplina enquanto um campo de estudos autônomo e aberto. Além disso, o leitor encontrará, nas linhas abaixo, comentários sobre as interseções metodológicas suscitadas pelas manifestações do sagrado enquanto objeto de análise; a perspectiva de uma História Moderna à luz dos encontros e
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Martins, Thiago Penido, and Alisson Alves Pinto. "A (i) licitude da cobrança de preços distintos entre homens e mulheres: uma análise do princípio da igualdade nos casos em que há oferta de bens e serviços ao público." Direito e Desenvolvimento 12, no. 2 (2022): 06–24. http://dx.doi.org/10.26843/direitoedesenvolvimento.v12i2.807.

Full text
Abstract:
Uma das temáticas mais controversas e que tem despertado o interesse de inúmeros estudiosos é aquela relativa à eficácia dos direitos fundamentais no âmbito das relações jurídicas entre particulares, em especial, quando a finalidade é definir a extensão da eficácia dos direitos fundamentais nessas relações jurídicas. O presente artigo objetiva verificar se seria lícito ao proprietário do estabelecimento aberto ao público estabelecer distintas condições de admissão, cobrando preços diferentes para homens e mulheres, de modo a incentivar o maior comparecimento de pessoas de determinado sexo, a p
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Fideles Souza da Silva, Diule. "PROBLEM OF EVIL IN NOTES FROM UNDERGROUND." PÓLEMOS – Revista de Estudantes de Filosofia da Universidade de Brasília 11, no. 24 (2023): 300–311. http://dx.doi.org/10.26512/pl.v11i24.46221.

Full text
Abstract:
A partir da obra Memórias do subsolo do escritor russo Fiódor Dostoiévski, foi estabelecida uma conexão entre a obra literária e questões filosóficas levantadas pela mesma. Tendo em vista que tal obra de nosso autor nos permitiu refletir e investigar problemáticas sobre o mal, a prática dele levando em conta que o indivíduo tem consciência e livre-arbítrio e, por fim, como isso se dá quando se presta contas a uma figura divina, são identificadas e discutidas as questões filosóficas trazidas pela obra por meio de seu personagem principal. Além disso, deixa-se em aberto o debate a respeito desse
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Targino, Maria das Graças. "O óbvio da informação científica: acesso e uso." Transinformação 19, no. 2 (2007): 97–105. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-37862007000200001.

Full text
Abstract:
O texto aborda o acesso e o uso da informação científica, a partir da sua concepção e função para o avanço científico e tecnológico dos países. Na sociedade contemporânea, as redes eletrônicas de comunicação (ênfase para a Internet) agilizam o fluxo informacional, ao tempo que exigem mais rigor para a seleção da informação científica consistente. Entre alternativas de acesso à informação, além dos periódicos científicos (impressos ou eletrônicos), está o movimento de acesso livre à informação científica, que recorre a repositórios de acesso livre e/ou a softwares de código aberto. Há outras op
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Cruz, Dilson Ferreira da. "Editorial." Texto Livre: Linguagem e Tecnologia 1, no. 2 (2008): 1. http://dx.doi.org/10.17851/1983-3652.1.2.1-1.

Full text
Abstract:
Com este segundo número a Texto Livre procura fazer avançar sua proposta de promover o debate de questões ligadas, de um lado, à tecnologia da informação (TI) — com especial atenção ao uso e documentação de softwares livres — e, de outro, às ciências que trabalham com a linguagem e a significação. Como se trata de um campo ainda pouco explorado, pode-se dizer que os autores são uma espécie de desbravadores que abrem trilhas a serem percorridas. Explore-as: O Artigo de Ana Cristina Matte apresenta uma interessante reflexão sobre o que pode haver em comum entre a documentação exigida durante o p
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Schöch, Christof. "Acesso aberto para as máquinas." TECCOGS – Revista digital de tecnologías cognitivas, no. 21 (November 1, 2020): 95–115. https://doi.org/10.23925/1984-3585.2020i21p99-115.

Full text
Abstract:
Resumo: Muitos debates sobre o Acesso Livre giram atualmente em torno de modelos de financiamento adequados, perdendo de vista o fato de que os formatos de publicação também devem ser considerados como fundamentalmente mais abertos, ou seja, para além do formato pdf como a reencarnação digital do livro impresso, para que o potencial das tecnologias digitais de produção de conhecimento possa ser utilizado da melhor forma possível. Por conseguinte, o presente artigo trata da questão das publicações científ
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!