Academic literature on the topic 'Zircônia parcialmente estabilizada por óxido de ítrio'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Zircônia parcialmente estabilizada por óxido de ítrio.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Zircônia parcialmente estabilizada por óxido de ítrio"

1

Mosele, J. C., and M. Borba. "Efeito do jateamento de partículas na resistência de união e comportamento mecânico de cerâmicas à base de zircônia - revisão." Cerâmica 60, no. 354 (June 2014): 179–86. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132014000200003.

Full text
Abstract:
As cerâmicas ácido-resistentes como a zircônia tetragonal parcialmente estabilizada com ítria (Y-TZP), podem ter melhorada sua resistência de união ao cimento resinoso por meio de abrasão por jateamento de partículas. Entretanto, não existe uma padronização dos parâmetros utilizados nesse jateamento, o que pode afetar negativamente o comportamento mecânico da Y-TZP. O objetivo deste estudo foi buscar, através de uma revisão da literatura, quais são os protocolos de jateamento utilizados e qual protocolo resulta em melhores valores de resistência de união ao cimento resinoso e menor degradação das propriedades mecânicas da Y-TZP. A estratégia de pesquisa envolveu uma busca de artigos na base de dados online Medline/Pubmed, de 2003 a 2013, utilizando as palavras chaves: zircônia, adesão, jateamento e resistência mecânica (zirconia, bond strength, sandblasting, and mechanical strength). Foram selecionados vinte e cinco artigos, que estavam de acordo com os critérios de inclusão. O tamanho de partícula mais utilizado foi de 50 µm para partículas de óxido de alumínio e de 110 µm para as partículas de óxido de alumínio modificadas por sílica. Segundo os estudos, o tamanho de partícula e o tempo de jateamento não influenciam os valores de resistência de união. Entretanto, o maior tamanho e o tipo de partícula (óxido de alumínio) afetam negativamente a resistência mecânica da Y-TZP. Ainda existem controvérsias a respeito do efeito da pressão na resistência de união e na resistência mecânica da Y-TZP. O uso de pressões muito baixas pode afetar os valores de adesão. A distância entre a ponta jateadora e a superfície cerâmica e o tempo variou entre 7 a 30 mm e 5 a 90 s, respectivamente. Pôde-se concluir que alguns parâmetros do protocolo de jateamento ainda não estão bem definidos. Mesmo assim, os resultados dos estudos parecem corroborar a recomendação do uso de partículas pequenas e pressões baixas para alcançar o melhor resultado de adesão sem comprometer a resistência mecânica do material.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Finck, Nathalia Silveira, Mariana Itaborai Moreira Freitas, Maria Eduarda Pereira De Oliveira, Maria da Glória Bellotti, Victor Passamani Marques, and Caio Felipe de Almeida Nobre. "Propriedades e indicações clínicas das zircônias translúcidas: revisão narrativa." Revista Eletrônica Acervo Saúde 12, no. 11 (November 14, 2020): e4637. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e4637.2020.

Full text
Abstract:
Objetivo: Realizar uma revisão narrativa atual sobre as principais propriedades e indicações do uso odontológico das zircônias translúcidas. Métodos: Foi realizada uma revisão de literatura com artigos disponíveis nas bases de dados PUBMED e MEDLINE, utilizando como termos de busca: cerâmicas odontológicas, zircônia, zircônia translúcida, zircônia estabilizada por ítrio. Resultados: Após a leitura dos artigos foi possível observar que a zircônia tetragonal estabilizada com ítria policristalina (Y-TZP) apresenta uma coloração branca opaca, trazendo deficiência em áreas estéticas, diante desta deficiência em mimetizar a estética do dente, diversas pesquisas aprimoraram as zircônias atualmente disponíveis na odontologia, a principal diferença encontrada foi no aumento da quantidade em mol de óxido de Ítrio, estabilizando essa zircônia na fase cubica (4Y-TZP e 5Y-TZP). Este aumento na adição do ítrio faz com que ocorra uma diminuição na tenacidade à fratura e resistência flexural, resultando em uma maior translucidez do material. Considerações Finais: As zircônias translúcidas são indicadas para procedimentos restauradores estéticos e contraindicadas para restaurações posteriores, devida a sua alta translucidez e baixa resistência mecânica. Contudo, mais estudos clínicos são necessários para determinar sua correta indicação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Muccillo, E. N. S., R. C. Buissa Neto, S. K. Tadokoro, and R. Muccillo. "Preparação, sinterização e espectroscopia de impedância da zircônia parcialmente estabilizada com cálcia." Cerâmica 52, no. 323 (September 2006): 207–14. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132006000300015.

Full text
Abstract:
Cerâmicas de zircônia parcialmente estabilizada com cálcia foram preparadas com pós nanométricos obtidos pela técnica da co-precipitação. A sinterização dos compactos foi feita a 1500 ºC com tempos de patamar de 3 min e 2 h para o estudo do efeito produzido por diferentes fases na resistividade elétrica da cerâmica sinterizada. O estudo da decomposição térmica do gel mostrou que a formação do óxido ocorre a temperaturas relativamente baixas. A área de superfície específica é elevada quando comparada com valores dos materiais comerciais. A densificação de compactos preparados com pós nanométricos inicia a temperaturas inferiores a 1000 ºC, mas a cinética de sinterização é dependente da fase formada durante o aquecimento. Os compactos sinterizados apresentam fases distintas dependendo do tempo de sinterização à mesma temperatura. A contribuição relativa das fases formadas na zircônia parcialmente estabilizada para a resistividade elétrica das cerâmicas sinterizados pode ser diferenciada por meio de medidas de espectroscopia de impedância.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Rego, Maria Eliza Steling, and Fabiana Ribeiro da Silva Schanuel. "Influência de diferentes tratamentos de superfície na força de adesão entre zircônia estabilizada por ítrio e cimentos resinosos." Revistas 72, no. 1/2 (January 4, 2016): 37. http://dx.doi.org/10.18363/rbo.v72i1/2.579.

Full text
Abstract:
O objetivo da presente revisão da literatura foi avaliar a influência de tratamentos de superfície na força de adesão entre zircônia e cimento resinoso. De acordo com a literatura pesquisada, concluiu-se, dentro das limitações do estudo, que a silicatização e o jateamento com óxido de alumina são atualmente os dois métodos mais investigados, apresentando bons resultados principalmente quando associados com um agente químico de união. É importante realçar que o uso de jateamento com óxido de alumina foi vinculado à indícios de fratura. Apesar de poucos relatos, a infiltração seletiva por vidro parece ser o tratamento mais promissor, obtendo resultados superiores aos outros métodos e sem que haja comprometimento da estrutura da cerâmica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Nogueira, S. M. A., J. M. S. Alves, L. O. P. Carvalho, K. S. Castro, K. K. P. Faustino, D. E. R. Lima, L. R. C. Mesquita, E. R. Mourão, B. K. S. Oliveira, and J. A. Oliveira. "O efeito de Diferentes Tratamentos de Superfície na Resistência de União ao Cisalhamento de Cerâmica Y-TZP à Cimentos Resinosos." Journal of Health Sciences 19, no. 5 (February 23, 2018): 271. http://dx.doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p271.

Full text
Abstract:
Este estudo buscou avaliar, através de uma revisão de literatura, a influência de diferentes tratamentos de superfície na resistência de união ao cisalhamento entre uma cerâmica de zircônia tetragonal policristalina estabilizada por ítrio Y-TZP e cimentos resinosos. Foram consultadas as bases de dados PubMed e Bireme, utilizando os descritores “Shear Strength”, “Ceramics” e “Resin Cements”. De um total de 106 artigos potencialmente elegíveis, 8 foram selecionados. Os critérios de inclusão foram estudos publicados nos últimos 7 anos, nas línguas portuguesa e inglesa, clínicos ou in vitro que avaliassem os efeitos dos métodos de tratamento de superfície na resistência de cisalhamento de um cimento resinoso à cerâmica Y-TZP. O tratamento de superfície pode influenciar significativamente os valores de resistência ao cisalhamento. A abrasão de partículas aerotransportadas seguida pela aplicação de um iniciador de zircônia produziu a maior resistência de união ao esmalte quando comparado a uma zircônia acidificada e uma zircônia silanizada. Na utilização de diferentes cimentos resinosos associados à cerâmica Y-TZP, não foram encontradas diferenças significativas entre as resistências de cisalhamento quando as cerâmicas eram submetidas a um mesmo tratamento de superfície. Sendo assim, pode ser recomendado o método de tratamento de superfície com jateamento de partículas de óxido de alumínio associado ao uso de primer de zircônia para conseguir um aumento significativo na resistência ao cisalhamento e alcançar uma maior longevidade da restauração.Palavras-chave: Shear Strength. Ceramics. Resin Cements.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Antunes Neto, Manoel, William Cunha Brandt, Milton Edson Miranda, and Rafael Pino Vitti. "Resistência da união entre um cimento resinoso autoadesivo e uma zircônia Y-TZP submetida a diferentes tratamentos superficiais." Journal of Clinical Dentistry and Research 16, no. 1 (2019): 104–11. http://dx.doi.org/10.14436/2447-911x.16.1.104-111.oar.

Full text
Abstract:
Objetivo: o objetivo desse estudo foi avaliar a influência de diferentes tratamentos superficiais de uma zircônia estabilizada por ítrio (Y-TZP) na resistência da união ao cisalhamento dessa cerâmica a um cimento resinoso autoadesivo. Métodos: foram confeccionadas amostras cilíndricas (5mm diâmetro x 10mm altura) de uma zircônia Y-TZP (Lava, 3M ESPE) divididas em quatro grupos (n = 10): (C) sem tratamento superficial (controle); (A) adesivo universal (Single Bond Universal, 3M ESPE); (J) jateamento com partículas de óxido de alumínio (Al2O3) modificadas por sílica; e (JA) jateamento com Al2O3 modificadas por sílica + adesivo universal + silano. O cimento resinoso autoadesivo (RelyX Ultimate, 3M ESPE) foi utilizado para a cimentação dos cilindros de cerâmica em blocos de resina acrílica. A fotoativação foi realizada por LED (Valo, Ultradent) com irradiância de 1000 mW/cm2 por 25s. As amostras foram armazenadas por 24h a 37oC em um ambiente protegido de luz. O teste de resistência da união ao cisalhamento foi realizado em uma máquina de ensaios universal (EMIC, DL-2000). Os dados foram analisados estatisticamente por ANOVA-1 fator e pelo teste de Tukey (5%). Resultados: os maiores valores de resistência da união ao cisalhamento foram encontrados para o grupo JA, sendo que os grupos A e J não diferiram entre si e apresentaram estatisticamente os menores valores de resistência da união. O grupo controle apresentou valores intermediários. Conclusões: o tratamento superficial da zircônia Y-TZP utilizando jateamento com partículas de Al2O3 modificadas por sílica e adesivo universal melhorou significativamente a resistência da união dessa cerâmica ao cimento resinoso autoadesivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Mendes, Pedro de Freitas Castro, Carlos Nelson Elias, and Heraldo Elias Salomão dos Santos. "Efeito da adição de Fe2O3 nas propriedades da zircônia estabilizada com ítria." Matéria (Rio de Janeiro) 22, no. 2 (2017). http://dx.doi.org/10.1590/s1517-707620170002.0166.

Full text
Abstract:
RESUMO O óxido de zircônio (ZrO2) policristalino parcialmente estabilizado com 3%mol de óxido de ítrio (Y2O3), ou 3Y-TZP, é usado como biomaterial nas restaurações protéticas odontológicas. Esta indicação possui limitação devido à coloração branca e alta opacidade da zircônia. Para melhorar a estética sem comprometer o desempenho funcional são adicionados outros óxidos à zircônia. Esta adição modifica a coloração da zircônia para tonalidades próximas a dos dentes naturais. Este trabalho avaliou o efeito da adição do Fe2O3 na microestrutura, nas propriedades mecânicas e nas propriedades ópticas da 3Y-TZP. Foram preparados cinco grupos de amostras com diferentes percentuais de Fe2O3. A caracterização química dos grupos foi realizada por fluorescência de raios-X (FRX). As propriedades mecânicas foram determinadas em ensaios de dureza e de resistência a flexão em quatro pontos. A análise quantitativa de transformação de fases foi realizada pelo método de Rietveld dos dados dos ensaios de difração de raios-X (DRX). O MEV foi usado para caracterizar a morfologia da superfície antes e após o ensaio de flexão. Os resultados mostraram que a adição do Fe2O3 influencia na transformação de fase, aumenta a dureza e a resistência à fratura por flexão quando sua concentração se encontra entre 0,02% e 0,17% do peso total. Acima dessa faixa de concentração, as amostras apresentaram perdas no desempenho mecânico. A adição de Fe2O3 não induziu mudanças significativas na densidade e no tamanho médio de grão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Zircônia parcialmente estabilizada por óxido de ítrio"

1

Milani, Raquel. "Nitretação a plasma de zircônia parcialmente estabilizada." reponame:Repositório Institucional da UCS, 2009. https://repositorio.ucs.br/handle/11338/395.

Full text
Abstract:
Neste trabalho foi investigada experimentalmente a nitretação da zircônia parcialmente estabilizada com ítria em um plasma de micro-ondas à pressão atmosférica. As características morfológicas, mecânicas e físico-químicas da camada resultante do processo de nitretação a plasma foram analisadas por diferentes métodos, tais como microscopia óptica e eletrônica de varredura, microdureza, difração de raios X, perfilometria química elementar por reação nuclear ressonante, por espectrometria de massas de espécies secundárias neutras e análise química composicional por espectroscopia de fotoelétrons induzidos por raios X. A estrutura da camada nitretada a plasma é complexa, sendo composta de zircônia tetragonal e cúbica, bem como de nitreto e oxinitreto de zircônio. A taxa de crescimento da camada nitretada foi de aproximadamente 4 μm min-1, muito maior do que as obtidas por qualquer outro método relatado na literatura, enquanto que a dureza teve um aumento típico da ordem de 50% em relação à dureza da zircônia parcialmente estabilizada com ítria. A adesão da camada nitretada ao substrato de zircônia é assegurada pelo fato que a camada de ZrN cresce à partir do substrato por um mecanismo ativado termicamente, mediante o qual átomos de N substituem átomos de O na matriz da zircônia.
Submitted by Marcelo Teixeira (mvteixeira@ucs.br) on 2014-05-23T18:50:00Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao Raquel Milani.pdf: 3213741 bytes, checksum: 39678ad630a0c689b341c16c6926e37b (MD5)
Made available in DSpace on 2014-05-23T18:50:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Raquel Milani.pdf: 3213741 bytes, checksum: 39678ad630a0c689b341c16c6926e37b (MD5)
High temperature plasma nitriding of yttria-partially stabilized zirconia in atmospheric pressure microwave plasma was investigated. The morphological, mechanical and physico-chemical characteristics of the resulting nitrided layer were characterized by different methods, like optical and scanning electron microscopy, micro-indentation, X-ray diffraction, narrow resonant nuclear reaction profiling, secondary neutral mass spectrometry, and X-ray photoelectron spectroscopy, aiming at investigating the applicability of this highly efficient process for nitriding of ceramics. The structure of the plasma nitrided layer was found to be complex, composed of tetragonal and cubic zirconia, as well as zirconium nitride and oxynitride. The growth rate of the nitrided layer, ~ 4 μm min-1, is much higher than that obtained by any other previous nitriding process, whereas a typical 50% increase in Vickers hardness over that of yttria-partially stabilized zirconia was observed. The adherence of the nitrided layer to the zirconia substrate is assured by the fact that the ZrN layer grows from the substrate through a thermally activated mechanism whereby N atoms replace O atoms in the zirconia network.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Pereira, Gabriel Kalil Rocha. "EFEITO DO DESGASTE COM INSTRUMENTOS DIAMANTADOS E DA DEGRADAÇÃO A BAIXAS TEMPERATURAS NO COMPORTAMENTO MECÂNICO DE UMA CERÂMICA Y-TZP." Universidade Federal de Santa Maria, 2014. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6139.

Full text
Abstract:
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Objectives: (1) Compare the effects of grinding on a Y-TZP ceramic executed by diamond discs and diamond burs (with similar grit sizes) in the micromorphology of surface, phase transformation (t®m), flexural strength and structural reliability (Weibull analysis), (2) evaluate the effect of LTD (low-temperature degradation) in the outcomes mentioned above. Methods: Three hundred and sixty discs (15mm x 1,2 mm) of Y-TZP were made according to ISO 6872 2008 for flexural strength determination on ceramic materials and sintered according to the manufacturer`s instructions, than they were divided into groups according to two factors in study: surface treatment - 5 levels (without treatment, extra-fine diamond bur, 600-grit diamond disc, coarse diamond bur and 120-grit diamond disc) and LTD on 2 levels (with and without). For grinding with diamond discs a polishing machine was employed, while for grinding with diamond burs a device was employed to assure the perpendicularity between diamond tip and abrading surface, that way the abrasion movements and the applied pressure were standardized. The LTD was induced in an autoclave at 134ºC under 2 bar for 20 hours. Results: Our findings support that LTD although promoted increase in mphase content and micromorphological alterations did not promoted decrease in zirconia s mechanical properties, grinding at a first moment did not affected too, but when ground Y-TZP was submitted to the LTD effects, the defects introduced by grinding could be detrimental to the material`s resistance. From a methodological point of view, diamond discs should not be employed to simulate clinical abrasion performed with diamond burs on Y-TZP ceramics. Conclusion: Thus grinding of zirconia should be avoided and when it was really necessary tools with low grit sizes should be employed.
Objetivos: (1) Comparar os efeitos do desgaste da cerâmica Y-TZP gerados por lixas e pontas diamantadas (com granulações semelhantes) na micromorfologia da superfície, na transformação de fase (t®m), na resistência à flexão biaxial e confiabilidade estrutural (análise de Weibull), (2) Avaliar o efeito da LTD nos desfechos citados acima. Métodos: Trezentos e sessenta discos (15 mm x 1,2 mm) de Y-TZP foram confeccionados segundo as instruções da ISO 6872 2008 para ensaios de flexão em material cerâmico e sinterizados de acordo com as recomendações do fabricante, posteriormente foram divididos em grupos, de acordo com dois fatores em estudo: tratamento de superfície da cerâmica - 5 níveis (sem tratamento, disco de granulação 120, ponta diamantada de granulação super grossa, disco de granulação 600, ponta diamantada extra fina) e LTD - 2 níveis (sem e com). Para abrasão com lixas de diferentes granulações foi utilizada uma politriz, enquanto que para a abrasão com as pontas diamantadas foi utilizado um dispositivo que garantiu a perpendicularidade da ponta diamantada à superfície da amostra, padronizando os movimentos de abrasão e a pressão aplicada. A LTD foi realizada em autoclave sob 134° C à 2 bar por 20 horas. Resultados: Nossos achados suportam que a LTD embora promovesse aumento de fase monoclínica e alterações micromorfológicas não causou perda de propriedades mecânicas da zircônia, o desgaste em primeiro momento também não promoveu, mas quando esta superfície foi submetida aos efeitos da LTD, os defeitos introduzidos pelo desgaste podem ser prejudiciais a resistência do material. Sob um ponto de vista metodológico o uso de discos diamantados não deve ser empregado para simular o desgaste executado clinicamente com pontas diamantadas. Conclusão: Dessa forma o desgaste da superfície da zircônia deve ser evitado e quando necessário deve ser realizado com instrumentos de menor granulação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Guilardi, Luís Felipe. "COMPORTAMENTO MECÂNICO DE UMA CERÂMICA Y-TZP APÓS DESGASTE COM BROCA DIAMANTADA E DEGRADAÇÃO HIDROTÉRMICA." Universidade Federal de Santa Maria, 2016. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6182.

Full text
Abstract:
This study aimed to determine the effects of grinding and low temperature aging on the surface micromorphology (roughness measurement, Scanning Electron Microscopy and Atomic Force Microscopy), phase transformation (t→m), biaxial flexural strength and structural reliability (Weibull analysis) of an yttrium-stabilized tetragonal zirconia polycrystalline ceramic. One hundred and eighty ceramic discs (15.0 × 1.2 ± 0.2 mm, VITA In-Ceram YZ) were prepared and randomly assigned into six groups according to 2 factors (n = 30): grinding (Ctrl without treatment, as-sintered; Xfine grinding with extra fine diamond bur - 30 μm; Coarse grinding by coarse diamond bur - 151 μm), and aging (without or with aging: CtrlLTD; XfineLTD; CoarseLTD). Grinding was performed in an oscillatory motion with a contra-angle handpiece under constant water-cooling. Low temperature degradation (LTD) was simulated in an autoclave at 134 °C, under 2 bar pressure, for 20 h. The roughness (Ra and Rz parameters) significantly increased after grinding in accordance with bur grit-size (Coarse > Xfine > Ctrl), and aging promoted distinct effects (Ctrl = CtrlLTD; Xfine > XfineLTD; Coarse = CoarseLTD). Grinding increased the m-phase, and aging led to an increase in the m-phase in all groups. However, different susceptibilities to LTD were observed. Weibull analysis showed a significant increase in the characteristic strength after grinding (Coarse = Xfine > Ctrl), while aging did not lead to any deleterious impact. Neither grinding nor aging resulted in any deleterious impact (no statistical decrease in the Weibull moduli) on material reliability. Thus, neither grinding nor aging led to a deleterious effect on the mechanical properties of the evaluated Y-TZP ceramic although a high m-phase content and roughness were observed.
Este estudo avaliou o efeito do desgaste com brocas diamantadas de diferentes granulações (Grossa G e Extrafina FF), associado ou não ao envelhecimento em autoclave (LTD) na micromorfologia superficial, na transformação de fase (tetragonal para monoclínica, t→m), e nas propriedades mecânicas de uma zircônia policristalina parcialmente estabilizada por óxido de ítrio. Foram confeccionados 180 discos (15,0 Ø x 1,2 mm de espessura) conforme a ISO 6872-2008, que foram divididos em 6 grupos (n=30) de acordo com dois fatores em estudo: desgaste da superfície (controle C - sem desgaste; desgaste com broca G ou FF); e envelhecimento em autoclave (CLTD, GLTD FFLTD); Os desgastes foram executados por um operador treinado sob refrigeração constante; e a LTD em autoclave a 134ºC, sob 2 bar de pressão, por 20 horas. Os resultados indicam que o envelhecimento em autoclave associado ou não ao desgaste não foram prejudiciais às propriedades mecânicas da zircônia. Entretanto cabe ressaltar que estes estímulos promoveram grande aumento de fase monoclínica, o que pode ser um indício de degradação do material. A análise de Weibull (Módulo de Weibull) demonstrou que os tratamentos avaliados (desgaste, envelhecimento em autoclave) não promoveram efeitos deletérios, não resultando em maior variabilidade da resistência mecânica. Logo, não há indícios de que os diferentes tratamentos realizados impactem negativamente na resistência à flexão biaxial da Y-TZP. Adicionalmente, nota-se que as superfícies desgastadas com brocas diamantadas têm uma menor susceptibilidade à LTD (menor aumento de fase m).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Michida, Silvia Masae de Araujo. "Influência do tratamento de superfície na resistência à flexão e na transformação de fase de zircônia tetragonal policristalina estabilizada por óxido de ítrio (y-tzp) /." São José dos Campos : [s.n.], 2010. http://hdl.handle.net/11449/105543.

Full text
Abstract:
Resumo: Neste estudo avaliou-se a influência do tratamento de superfície para cimentação na resistência à flexão de 4 pontos de zircônia tetragonal policristalina estabilizada por óxido de ítrio (Y-TZP). Por meio de blocos pré-sinterizados de Y-TZP (InCeram 2000 YZ Cubes, Vita Zahnfabrik) foram confeccionadas 120 barras (20mm x 4mm x 1,2mm) de acordo com a norma ISO 6872:2008 e aleatoriamente divididas em 4 grupos: Grupo 1: silicatização (Cojet 30 μm) (n=29); Grupo 2: jateamento com óxido de alumínio (44 μm) (n=29); Grupo 3: ponta diamantada de granulação extra-fina (30 μm) (n=27); Grupo 4: (controle) sem tratamento de superfície (n=29). Em seguida, todas as amostras foram submetidas ao ensaio de flexão de 4 pontos (imersos em água destilada à 370C) em máquina de ensaio universal com velocidade de 0,5 mm/min até o rompimento das mesmas. A análise de difração de raios-X foi utilizada para determinar a transformação de fase. A microestrutura da Y-TZP e o padrão de tratamento de superfície foram analisados por meio de perfilometria óptica e microscopia eletrônica de varredura. Os dados de resistência à flexão foram estatisticamente analisados por meio de ANOVA 1-fator, teste de Tukey HSD (α=0,05) e Weibull (m=módulo; σ0=resistência característica). As médias±desvio-padrão (MPa) foram os seguintes: G1:1207,1±229,7a; G2: 1369,7±272,3a; G3: 874,4±365,4b e G4: 1196,2±284,2a. Os valores de (m) e (σ0) foram: G1: 6,0 e 1300,28; G2: 5,9 e 1477,88; G3: 2,6 e 985,901 e G4: 4,5 e 1308,12. Concluiu-se que a utilização de pontas diamantadas de granulação extra-fina deve ser evitada nos procedimentos prévios à cimentação resinosa de Y-TZP
Abstract: This study evaluated the influence of surface treatment on 4-point bending test of yttrium stabilized policristaline tetragonal zirconia (Y-TZP). From Y-TZP blocks (InCeram 2000 YZ Cubes, Vita Zahnfabrik) were obtained 120 bars (20mm×4mm×1.2mm) according to norm ISO 6872:2008 and randomly divided in 4 groups: Group 1: silicatization (Cojet 30 μm) (n=29); Group 2: sandblasting with aluminium oxide (44 μm) (n=29); Group 3: fine coarse diamond bur (30 μm) (n=27); Group 4: (control) without surface treatment (n=29). As follow, all samples were submitted to the 4-point bending test (immersed in distilled water at 370C) in an universal testing machine with cross-head speed of 0.5 mm/min until the rupture of the samples. X-ray diffraction analysis was utilized to quantify the monoclinic phase. The microstructure of Y-TZP and pattern of surface treatment were analyzed by optic profilometer and scanning electron microscopy. The data of flexural strength (σ4p) were statistically analyzed by 1-factor ANOVA, Tukey HSD (α= 0.05) and Weibull (m= modulus, σ0 = characteristic strength). The mean±standard deviation (MPa) were the following: G1:1207.1±229.7a; G2: 1369.7±272.3a; G3: 874.4±365.4b and G4: 1196.2±284.2a. The values of (m) and (σ0) were: G1: 6.0 and 1300.28; G2: 5.9 and 1477.88; G3: 2.6 and 985.901 and G4: 4.5 and 1308.12. It was concluded that silicatization and sandblasting increased the flexural strength of Y-TZP, diminished the roughness of surface and present higher reliability for cementation of Y-TZP restorations
Orientador: Estevão Tomomitsu Kimpara
Coorientador: Mutlu Özcan
Banca: Paulo Francisco César
Banca: Alfredo Mikail Melo Mesquita
Banca: Rubens Nisie Tango
Banca: Fernando Eidi Takahashi
Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Michida, Silvia Masae de Araujo [UNESP]. "Influência do tratamento de superfície na resistência à flexão e na transformação de fase de zircônia tetragonal policristalina estabilizada por óxido de ítrio (y-tzp)." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2010. http://hdl.handle.net/11449/105543.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:35:03Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2010-07-23Bitstream added on 2014-06-13T20:25:49Z : No. of bitstreams: 1 michida_sma_dr_sjc.pdf: 2344259 bytes, checksum: b8cbeae3d13fd34243d34d756ed1ce82 (MD5)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Neste estudo avaliou-se a influência do tratamento de superfície para cimentação na resistência à flexão de 4 pontos de zircônia tetragonal policristalina estabilizada por óxido de ítrio (Y-TZP). Por meio de blocos pré-sinterizados de Y-TZP (InCeram 2000 YZ Cubes, Vita Zahnfabrik) foram confeccionadas 120 barras (20mm x 4mm x 1,2mm) de acordo com a norma ISO 6872:2008 e aleatoriamente divididas em 4 grupos: Grupo 1: silicatização (Cojet 30 μm) (n=29); Grupo 2: jateamento com óxido de alumínio (44 μm) (n=29); Grupo 3: ponta diamantada de granulação extra-fina (30 μm) (n=27); Grupo 4: (controle) sem tratamento de superfície (n=29). Em seguida, todas as amostras foram submetidas ao ensaio de flexão de 4 pontos (imersos em água destilada à 370C) em máquina de ensaio universal com velocidade de 0,5 mm/min até o rompimento das mesmas. A análise de difração de raios-X foi utilizada para determinar a transformação de fase. A microestrutura da Y-TZP e o padrão de tratamento de superfície foram analisados por meio de perfilometria óptica e microscopia eletrônica de varredura. Os dados de resistência à flexão foram estatisticamente analisados por meio de ANOVA 1-fator, teste de Tukey HSD (α=0,05) e Weibull (m=módulo; σ0=resistência característica). As médias±desvio-padrão (MPa) foram os seguintes: G1:1207,1±229,7a; G2: 1369,7±272,3a; G3: 874,4±365,4b e G4: 1196,2±284,2a. Os valores de (m) e (σ0) foram: G1: 6,0 e 1300,28; G2: 5,9 e 1477,88; G3: 2,6 e 985,901 e G4: 4,5 e 1308,12. Concluiu-se que a utilização de pontas diamantadas de granulação extra-fina deve ser evitada nos procedimentos prévios à cimentação resinosa de Y-TZP
This study evaluated the influence of surface treatment on 4-point bending test of yttrium stabilized policristaline tetragonal zirconia (Y-TZP). From Y-TZP blocks (InCeram 2000 YZ Cubes, Vita Zahnfabrik) were obtained 120 bars (20mm×4mm×1.2mm) according to norm ISO 6872:2008 and randomly divided in 4 groups: Group 1: silicatization (Cojet 30 μm) (n=29); Group 2: sandblasting with aluminium oxide (44 μm) (n=29); Group 3: fine coarse diamond bur (30 μm) (n=27); Group 4: (control) without surface treatment (n=29). As follow, all samples were submitted to the 4-point bending test (immersed in distilled water at 370C) in an universal testing machine with cross-head speed of 0.5 mm/min until the rupture of the samples. X-ray diffraction analysis was utilized to quantify the monoclinic phase. The microstructure of Y-TZP and pattern of surface treatment were analyzed by optic profilometer and scanning electron microscopy. The data of flexural strength (σ4p) were statistically analyzed by 1-factor ANOVA, Tukey HSD (α= 0.05) and Weibull (m= modulus, σ0 = characteristic strength). The mean±standard deviation (MPa) were the following: G1:1207.1±229.7a; G2: 1369.7±272.3a; G3: 874.4±365.4b and G4: 1196.2±284.2a. The values of (m) and (σ0) were: G1: 6.0 and 1300.28; G2: 5.9 and 1477.88; G3: 2.6 and 985.901 and G4: 4.5 and 1308.12. It was concluded that silicatization and sandblasting increased the flexural strength of Y-TZP, diminished the roughness of surface and present higher reliability for cementation of Y-TZP restorations
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography