Academic literature on the topic 'Ferramentas'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Ferramentas.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Ferramentas":

1

Araújo, Liriane Soares, Augusto Frigeri Capone, and Giovani Ferro. "UM ESTUDO SOBRE SISTEMAS ERP GRATUITOS PARA EMPRESAS." Revista Interface Tecnológica 18, no. 1 (November 3, 2021): 42–55. http://dx.doi.org/10.31510/infa.v18i1.1104.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Para que uma empresa tenha vantagens competitivas no mercado de trabalho, ela precisa estar atenta aos avanços tecnológicos, e considerando o crescente avanço da tecnologia no decorrer dos anos, pode-se afirmar que, as mesmas precisam se adequarem na utilização de ferramentas para apoio à tomada de decisões. Uma das ferramentas utilizadas neste contexto é Enterprise Resource Planning (ERP), que visa automatizar funcionalidades de negócio, possuindo um banco de dados integrado e único a fim de agilizar e facilitar a comunicação e transparência dos dados. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é mostrar algumas vantagens que uma ferramenta gratuita de ERP pode oferecer, bem como alguns impactos desta ferramenta no âmbito organizacional. A metodologia de pesquisa abordada envolve análise bibliográfica descritiva de natureza aplicada com abordagem qualitativa, juntamente com um estudo sobre algumas ferramentas gratuitas por meio de análise comparativa. Espera-se auxiliar empresas na escolha, implantação e uso de ferramentas tecnológicas para potencializar os processos de negócios.
2

Silva, Leonardo Roberto da, Reginaldo Teixeira Coelho, and Rodrigo Eduardo Catai. "Desgaste de ferramentas no torneamento com alta velocidade de corte da superliga "waspaloy"." Rem: Revista Escola de Minas 57, no. 2 (June 2004): 109–14. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672004000200007.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Nesse trabalho, procurou-se estudar os mecanismos de desgaste de diversas geometrias de ferramentas cerâmicas (Al2O3 + SiCw e Al2O3 + TiC) e ferramentas de PCBN. Para isto foram realizados ensaios de torneamento com alta velocidade de corte em uma superliga à base de níquel (Waspaloy) com dureza de aproximadamente 40 HRC sob condição de corte a seco. As superligas são conhecidas como materiais de difícil usinabilidade devido à alta dureza, alta resistência mecânica em alta temperatura, afinidade para reagir com materiais da ferramenta e baixa condutividade térmica. Os resultados mostraram que o material da ferramenta e a geometria influenciaram o comportamento dos mecanismos de desgaste. De uma maneira geral, o tipo de desgaste dominante foi o de entalhe e os mecanismos foram abrasão, attrition (aderência com arrastamento) e provável difusão na maioria das ferramentas utilizadas.
3

Machado, Antônio L. T., Amauri C. Espírito Santo, Vilson J. Batista, Ângelo V. dos Reis, Otoniel G. L. Ferreira, and André Oldoni. "Metodologia para avaliação do desgaste em ferramentas simétricas de mobilização do solo." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 13, no. 5 (October 2009): 645–50. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662009000500019.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
A correta avaliação e previsão do tempo de vida útil dos mecanismos que atuam no rompimento do solo, são importantes na análise de equipamentos. O desgaste deste tipo de ferramenta (ponteiras sulcadoras de semeadoras, de escarificadores e de subsoladores) depende de vários fatores, entre eles as condições do solo e características geométricas e construtivas das ferramentas. A taxa de desgaste das ferramentas de mobilização do solo, normalmente é determinada através da sua perda de massa. O objetivo do trabalho foi desenvolver uma metodologia diferenciada, ágil e de fácil execução, para avaliação do desgaste de ferramentas simétricas que promovem a mobilização do solo. A análise da variação da configuração geométrica da ferramenta foi obtida por fotografia digital utilizando-se, posteriormente, um programa computacional para o seu desenho. Utilizaram-se ponteiras sulcadoras de adubo de semeadora de plantio direto como ferramenta de mobilização de solo. Os resultados possibilitaram verificar que o desgaste é melhor determinado pelo método da fotografia digital que pelo método tradicional (perda de massa). A vantagem do método proposto reside basicamente em sua agilidade e precisão.
4

Júnior, Everson Luiz Zingano. "INFORMAÇÃO E NOVAS FERRAMENTAS À PESQUISA." Veritas (Porto Alegre) 42, no. 2 (December 31, 1997): 277. http://dx.doi.org/10.15448/1984-6746.1997.2.35665.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Ao longo dos séculos as ferramentas de trabalho evoluíram constantemente e as ferramentas que se destinam à manipulação de informações não são diferentes. O surgimento da Informática e de recursos e conceitos que a impulsionaram, corno o computador pessoal, a interface gráfica e a multimídia, revolucionaram os processos tradicionais de criação e disponibilização de informações. O Folio Views é um exemplo de ferramenta de informação de última geração e está sendo utilizado pelo Projeto Integrado Urbanidade e Cidadania.
5

Canesin, Carlos Alberto, Leonardo Poltronieri Sampaio, and Flávio Alessandro Serrão Gonçalves. "Ensino e orientação para projeto de conversores CC-CC através de aplicativos em java." Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica 21, no. 3 (June 2010): 272–82. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592010000300005.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Este trabalho apresenta um novo conjunto de ferramentas de simulação interativas abordando a operação idealizada de conversores CC-CC não isolados, visando o auxílio e aprimoramento do ensino em Eletrônica de Potência. Estas novas ferramentas de simulação utilizam uma metodologia consolidada de desenvolvimento, empregando recursos modernos da linguagem Java, para propiciar um ambiente dinâmico e interativo de visualização de simulações em regime permanente. Adicionalmente, este trabalho apresenta as principais características operacionais das ferramentas educacionais propostas, e, aborda sua utilização como ferramenta de projeto orientado para as aulas de laboratórios no curso de Eletrônica de Potência. Neste sentido, com o objetivo de validar as ferramentas desenvolvidas e mostrar a sua utilidade, alguns exemplos considerando o conversor Buck são apresentados, onde são efetuadas comparações com ambientes de simulação conhecidos, e com resultados experimentais obtidos nos laboratórios didáticos.
6

Mesquita, Rafael Agnelli, and Priscilla Moraes. "Tratamento térmico de moldes e matrizes e os aspectos de qualidade relevantes." Exacta 10, no. 3 (December 21, 2012): 357–70. http://dx.doi.org/10.5585/exacta.v10n3.3915.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Neste artigo, discute-se a problemática do controle de tratamentos térmicos de ferramentas, moldes e matrizes. Diversos aspectos metalúrgicos específicos dos aços ferramenta são apontados, ilustrando quão crítica é a qualidade do tratamento térmico para o desempenho final das ferramentas. Apesar dessa relevância, os mecanismos tradicionais de controle são mostrados como ineficazes para garantir um desempenho adequado. Assim, uma metodologia baseada no controle do processo é proposta.
7

Pinheiro, Diego, Marta Rosecler Bez, and Vânia Gisele Bessi. "Ferramenta para a gestão de ideias em instituições de ensino superior." Teknos revista científica 16, no. 1 (July 30, 2016): 72. http://dx.doi.org/10.25044/25392190.808.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Este artigo apresenta o trabalho realizado para o desenvolvimento de um sistema de gestão de ideias a ser disponibilizado a Instituições de Ensino Superior. Em pesquisas realizadas não foram encontradas ferramentas que atendam a esta demanda. As ferramentas pesquisadas são genéricas, para atender a empresas cujo foco não são Instituições de Ensino, com suas especificidades. O artigo inicia com um referencial teórico que abarca o tema gestão de ideias e três das ferramentas analisadas que estão disponíveis no mercado para atender a demanda das instituições. Na sequência, são apresentadas informações sobre a análise e desenvolvimento da ferramenta, que está sendo realizada por profissionais de informática, administração e pedagogia.
8

Leitner, Drielle Sanchez, Sergio Scheer, and Adriana De Paula Lacerda Santos. "O uso do BIM para avaliação do desempenho dos edifícios." Gestão & Tecnologia de Projetos 14, no. 2 (December 17, 2019): 17–33. http://dx.doi.org/10.11606/gtp.v14i2.151292.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
O objetivo do presente estudo é estabelecer uma conexão entre o BIM e o desempenho das edificações, sua busca e sua avaliação, por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL). Foram utilizadas duas bases de dados eletrônicas (Science Direct e Scopus), e foram incluídos artigos de periódicos e congressos escritos em inglês. A RSL resultou na inclusão de 79 artigos, publicados de 2006 a 2017, usados na construção do panorama BIM – desempenho. De acordo com a análise bibliométrica, o assunto em discussão vem crescendo desde 2014. Por meio da leitura dos artigos percebeu-se que existem quatro abordagens principais em que o BIM foi usado na análise de características do desempenho das edificações: um grupo de publicações utilizou as ferramentas BIM em conjunto com as ferramentas de simulações de desempenho; outros artigos discutiram sobre a interoperabilidade de ferramentas BIM e ferramentas de simulação; um terceiro grupo buscou integrar o BIM com dados de sensores; e o último grupo identificado discutiu a integração de ferramentas BIM com sistemas de classificação de construção sustentável. As quatro abordagens foram discutidas o que mostrou que o BIM está sendo usado na busca por um melhor desempenho das edificações e também na investigação do desempenho real das edificações. A primeira abordagem contou com mais da metade das publicações identificadas. Não foi possível identificar uma ferramenta de simulação predominante, seja globalmente seja por tipo de simulação de desempenho. Por outro lado, a ferramenta BIM mais utilizada, independentemente da proposta da publicação, foi a Autodesk Revit.
9

Cabral, Aurora de Fátima Gazolin Cecílio Mafra, Edgard Torres dos Reis Neto, Vera Lúcia Szejnfeld, Leda M. de Oliveira, and Marcelo de Medeiros Pinheiro. "Ferramentas de avaliação de atividade física, capacidade funcional e condicionamento aeróbio: uma abordagem." Atividade física em pacientes reumáticos, no. 2019 out-dez;18(4) (December 31, 2019): 6–16. http://dx.doi.org/10.46833/reumatologiasp.2019.18.4.6-16.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Diversas ferramentas para avaliação, mensuração e monitorização da atividade física e capacidade funcional têm sido utilizadas na prática clínica e em pesquisas sobre condicionamento e desempenho físico, incluindo questionários e métodos para estimar a capacidade aeróbia, uma vez que possuem baixo custo e são de fácil aplicação. No entanto, ainda não existe uma ferramenta única e mais recomendada para estimar o consumo de oxigênio (VO2max), considerado o padrão-ouro para a avaliação do condicionamento físico. Nesta abordagem, os autores fizeram uma ampla e cuidadosa pesquisa científica sobre as ferramentas atualmente disponíveis para esses propósitos, incluindo as principais características dos métodos, bem como vantagens e desvantagens. Unitermos: Atividade física. Ferramentas de avaliação. Questionários. Capacidade funcional. Condicionamento aeróbio.
10

Sobral, Natanael Vitor, Iuri Santana Amadeu, Lindaura Teixeira Santos, Louise Anunciação Fonseca de Oliveira do Amaral, and Tatyane Lúcia Cruz. "A UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS DE GESTÃO APLICADAS ÀS UNIDADES DE INFORMAÇÃO (UI): percepções dos gestores." PontodeAcesso 13, no. 3 (March 17, 2020): 128. http://dx.doi.org/10.9771/rpa.v13i3.35229.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Traz um panorama acerca da utilização de ferramentas de gestão por gestores de Unidades de Informação em seus contextos profissionais, a partir de uma pesquisa exploratória executada em três fases: a primeira identifica o potencial de utilização das ferramentas de gestão de Unidades de Informação, baseando-se na produção científica e técnica; a segunda constrói um questionário para ser aplicado entre gestores de Unidades de Informação; e a terceira analisa os dados obtidos nos questionários aplicados. Os resultados estão estruturados na seguinte ordem: 1) Área de formação dos gestores; 2) Ferramentas de gestão conhecidas pelos gestores das Unidades de Informação; 3) Ferramentas de gestão utilizadas pelas Unidades de Informação; e 4) Resultados positivos alcançados em decorrência do uso das ferramentas. Quando questionados sobre as ferramentas que conheciam, as respostas dos gestores mostraram que a Matriz SWOT é a mais conhecida, com 94,4%; seguida pelo Mapa Conceitual, com 88,9%; Diagrama de Pareto, com 61,1%; PDCA, 55,6%, 5w2h, 44,4% e Business Process Management (BPM), com resultado igual ao 5w2h. Sobre as mais utilizadas, verificou-se o quadro a seguir: Mapa Conceitual (38,9%), Matriz SWOT (33,3%), 5w2h (16,7%) e PDCA (16,7%). Chama a atenção que 38,9% dos gestores nunca utilizaram nenhuma ferramenta. Com isto, nota-se na pesquisa o destaque do Mapa Conceitual e da Matriz SWOT; e a informação que todos os gestores que utilizaram ferramentas de gestão relataram ter obtido algum resultado positivo.

Dissertations / Theses on the topic "Ferramentas":

1

Zonta, Junior Adir. "Gerenciamento de ferramentas." Florianópolis, SC, 2007. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90763.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica.
Made available in DSpace on 2012-10-23T14:53:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 245744.pdf: 1637868 bytes, checksum: 3acb7e0e13c6fc197cfdae15a2a80296 (MD5)
O termo Gerenciamento de Ferramentas começou a ser utilizado no início da década de 80 com o objetivo de proporcionar um maior controle e racionalização das ferramentas de corte no chão-de-fábrica das indústrias metal-mecânica. O ganho de produtividade e economia obtidas por um correto Gerenciamento de Ferramentas, permite às empresas realizarem um controle eficiente de informações e conseqüentemente se tornarem mais competitivas. No Brasil, é notável o crescente interesse pela indústria sobre o tema, porém é notável também a necessidade de esclarecer melhor ao setor as estratégias, os pré-requisitos e quais etapas necessárias para um Gerenciamento de Ferramentas efetivo que possa trazer os devidos resultados para a indústria. Este trabalho teve como objetivo geral a obtenção da percepção que as empresas constituintes da amostra têm sobre o tema, indicando os métodos e recursos mais utilizados no que se refere ao Gerenciamento de Ferramentas, além dos problemas enfrentados pelas mesmas. Através da aplicação do método de pesquisa de estudo de caso em onze empresas do setor metal mecânico, foi possível observar uma tendência maior a aplicação de questões de cunho logístico do Gerenciamento de Ferramentas, onde as outras questões, como o planejamento técnico e o estratégico são colocados em segundo plano para a maioria das empresas. Como conseqüência, foi possível identificar problemas graves que envolvem as questões técnicas e estratégicas do Gerenciamento de Ferramentas, tornando esta filosofia subutilizada para maioria das empresas pesquisadas, ocasionando uma perda de competitividade nestas empresas.
2

Cavaler, Luiz Carlos de Cesaro. "Fresamento periférico do aço AISI-SAE D6 temperado e revenido utilizando fresas de metal-duro." Florianópolis, SC, 2003. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86110.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica.
Made available in DSpace on 2012-10-21T03:43:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 193731.pdf: 1589478 bytes, checksum: c6ef824cbfbafcf9984ee32e3a9b7418 (MD5)
O objetivo deste trabalho foi desenvolver ferramentas, métodos e parâmetros de corte, que possam ser aplicados na usinagem por fresamento periférico de matrizes montadas, com insertos curvilíneos de aço AISI-SAE D6 temperado e revenido com dureza de 60-62 HRC. Nestes insertos utilizaram-se fresas inteiriças de metal-duro revestidas, nos diâmetros de 9 e 10 mm com 3, 4 e 6 gumes. Para alcançar o objetivo acima executou-se a primeira fase de ensaios propostos pelos fabricantes de ferramentas, com fresas revestidas de diâmetros de 8, 10 e 12 mm e 3, 4, 5, 6 e 12 gumes, no fresamento periférico de desbaste em corpos de prova retilíneos também em aço D6 (60-62 HRC). Na busca de maiores informações sobre os metais-duros empregados nas fresas destes ensaios, efetuou-se uma análise metalográfica. Os parâmetros de rugosidade Ra e Rt obtidos nos corpos de prova retilíneos de aço D6 foram comparados com normas, em desbaste (fresamento e retificação) e acabamento (retificação). A avaliação dos resultados obtidos mostrou que a melhor ferramenta testada para desbaste do aço D6 foi, diâmetro de 10 mm, 6 gumes, ângulo de hélice de 45º e ângulo de saída ortogonal de -10º, considerando os critérios: volume de material removido, vida da ferramenta e taxa de usinagem. A mesma ferramenta teve também um bom resultado no acabamento de insertos curvilíneos montados em um corpo de matriz, considerando os parâmetros verticais de rugosidade Ra e Rt.
3

Castro, Marcelo Hirai. "Processo para obtenção de furos quadrados utilizando máquinas ferramentas CNC com ferramenta em rotação." [s.n.], 2012. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/264536.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Orientador: Amauri Hassui
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica
Made available in DSpace on 2018-08-21T02:13:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Castro_MarceloHirai_M.pdf: 4008200 bytes, checksum: a0c71450e4b5c3ac934e22f6e3cc9f4b (MD5) Previous issue date: 2012
Resumo: A inovação é a chave para o diferencial da indústria no mercado competitivo atual. Fazer diferente, melhor e mais barato sempre agrega valor ao produto. Por outro lado, a resistência às mudanças faz parte do comportamento humano, seja na sociedade, ou na indústria. O objetivo principal deste trabalho é estudar a viabilidade de se fazer furos não cilíndricos com uma ferramenta em rotação utilizando máquinas-ferramenta CNC. Estes sempre foram obstáculos na indústria de fabricação pela dificuldade de obtenção. Sendo assim, o processo apresentado nesse trabalho busca usinar um furo quadrado com a mesma configuração de ferramentas e fixação de peças utilizadas para um furo cilíndrico, tão comum à indústria. Isso visa reduzir custos de fabricação e facilitar a obtenção de furos não cilíndricos com os recursos de equipamentos programáveis existentes no chão de fábrica. A partir de um modelo matemático, a máquina é programada para executar movimentos sincronizados entre a rotação e os deslocamentos do eixo da ferramenta. Diversas programações foram testadas em diferentes máquinas ferramenta CNC, com diferentes comandos, com e sem recursos de alta velocidade, com diferentes quantidades de pontos programados, interpolações lineares e circulares. A partir dos experimentos, foram analisadas as configurações das máquinas, a capacidade de execução do controlador numérico instalado, a velocidade desenvolvida pela máquina na operação e a geometria obtida dos furos quadrados. Os experimentos apontam que para executar o furo quadrado, os comandos devem ser capazes de controlar um eixo rotativo como eixo propriamente dito, além de sincronizarem mais três eixos lineares. O crítico para este tipo de operação é a velocidade desempenhada pela máquina, sendo o fator mais significativo, o tempo que o comando precisa para o processamento do bloco de programação, independentemente da ativação de recursos de alta velocidade, interpolações lineares ou circulares. Verificou-se também que quanto maior a quantidade de pontos para compor a trajetória do centro da ferramenta, melhor será a geometria obtida do furo. Sendo assim, as máquinas ferramenta CNC que estão em operação na indústria são capazes de realizar a furação não cilíndrica de forma muito próxima à furação cilíndrica quanto ao tempo de usinagem e ao sistema de fixação da ferramenta e da peça, sendo necessária uma programação sincronizada do eixo spindle presente em toda e qualquer máquina ferramenta
Abstract: The innovation is the key for the differential of the industry on the competitive market nowadays. To make different, better and cheaper always it is worth a lot to the product. By the other side, the resistance to changes makes part of the human behavior, in society, or in the industry. The main goal of this work is to study the feasibility to machining of non-cylindrical holes by a tool in rotation using CNC machine tools. That always has been offering obstacles to manufacturing industry by the difficulty of fabrication. Thus, the process presented on this work will machining a square hole with the same configuration of tools and systems for fixation of the parts, used for a cylindrical drilling, so common to industry. This intends to reduce the costs of fabrication and make easier to get non-cylindrical drilling using resources of the programmable equipment which are working at the shops. From a math model on, the machine is programmed to execute synchronized movements between the rotation and the displacements of the axis of the tool. Different programs were tested in different CNC machine tools, with different controllers, with and no resources for high speed, with different quantity of programmed points, with linear and circular interpolations. From the experiments, it was analyzed the configuration of the machines, the capacity for execution of the controller installed, the speed developed by machine at the operation and the geometry of the square holes. The experiments show that to machine a square hole, the controllers must be able to control a rotating axis itself, beyond to synchronize three axis. The critical to this kind of operation is the speed developed by the machine, being the most significant factor, the time the controller needs to process the block of programming, independently the activation of resources for high speed, linear or circular interpolations. It was verified than as larger the amount of points to compose the trajectory of the center of tool, better will be the geometry of the hole. Thus, the CNC machine tools in operation in the industry are able to machine the non-cylindrical drilling in a way very closely the cylindrical drilling as the time of machining and the fixing system of the tool and parts, requiring a programming that synchronizes the main spindle installed in any machine tool
Mestrado
Materiais e Processos de Fabricação
Mestre em Engenharia Mecânica
4

Almeida, Junior Nalvo Franco de. "Ferramentas para comparação genomica." [s.n.], 2002. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/276484.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Orientador : João Carlos Setubal
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação
Made available in DSpace on 2018-08-01T14:46:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AlmeidaJunior_NalvoFrancode_D.pdf: 4063735 bytes, checksum: ae88e06ee694d12493f3012d7c0da314 (MD5) Previous issue date: 2002
Resumo: Com o crescente número de genomas seqüenciados e publicados, surge a necessidade de se analisar as seqüências geradas, com o objetivo de se entender melhor caracterizações funcionais dos organismos estudados, assim como aspectos evolutivos. Um projeto genoma de um organismo, em especial de um procarioto, consiste essencialmente de três grandes fases: o seqüenciamento, a anotação e a análise. A última etapa, por sua vez, consiste na tentativa de se obter uma visão global do genoma a partir da anotação e a partir de outras análises, como por exemplo a comparação com outros genomas. E é nesse contexto, comparação de genomas, que esta tese se insere. Nosso trabalho propõe metodologias para comparação detalhada de dois genomas, tanto no nível de DNA, quanto no de seus genes, assim como a implementação dessas metodologias. O principal objetivo é fornecer ao usuário um conjunto de ferramentas para caracterização funcional do organismo estudado, servindo também como ferramental auxiliar na anotação
Abstract: With increasing availability of published genome sequences, we need to analyse them in order to understand functional and evolutionary issues of the organisms. A genome project, in particular for prokaryotes, consists of three main phases: sequencing, annotation and analysis. The last phase consists of getting an overview of the genome from the annotation and other analysis, like comparison to other genomes, for example. This thesis is about genome comparison. We propose methodologies for detailed comparison of two genomes, at the DNA and their genes levels. The main goal is to provide a set of tools for functional characterization of organisms, serving also as an auxiliar tool for annotation
Doutorado
Doutor em Ciência da Computação
5

Abensur, Eliraldo da Silva. "Ferramentas estratégicas de gestão." Florianópolis, SC, 2001. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81824.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Made available in DSpace on 2012-10-19T08:14:27Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2014-09-25T20:25:11Z : No. of bitstreams: 1 185543.pdf: 42754598 bytes, checksum: 54e316ec52e8b194f8ba721c30bfba9e (MD5)
Este trabalho tem como objetivo identificar o nível de utilização de ferramentas de gestão estratégica nas micro e pequenas empresas de Manaus, considerando-se que a adoção desses instrumentos gerenciais, criteriosamente selecionados, pode ajudar o empresário a identificar suas reais chances de sucesso. Num primeiro momento, o trabalho define o que sejam as micro e pequenas empresas, em que contexto elas estão inseridas, que características apresentam e, ainda, qual sua importância na dinâmica sócio-econômica em que vive a sociedade. Discute-se, ainda, de forma sucinta, a questão do êxito e do fracasso dessas empresas. Em seguida são apresentados diversos modelos de ferramentas de gestão encontrados na literatura. O trabalho evidencia que, ainda que sejam definidas de forma diferenciada, as ferramentas de gestão buscam, em sua essência, o mesmo objetivo - viabilizar a sobrevivência das organizações em mercados cada vez mais competitivos e em constante mutação. Logo após é descrita a metodologia utilizada neste trabalho para o levantamento e tratamento dos dados coletados durante a pesquisa, através de questionários, entrevistas e visitas, envolvendo uma amostra de 100 (cem) empresas, pertencentes aos setores da indústria, comércio e prestação de serviços. A análise das informações colhidas foi realizada com o apoio de recursos estatísticos (tabulação simples e cruzada); cálculos de médias, moda e amplitudes; entrevistas dos empresários e visitas efetuadas nas organizações. Finalmente, após o estudo no âmbito das micro e pequenas empresas de Manaus, verificou-se que um número expressivo dessas organizações não utilizam (ou fazem pouco uso) de ferramenta(s) de gestão, em decorrência, principalmente, da baixa formação escolar dos empresários, da fraca procura por treinamentos na área de gestão empresarial, e do baixo nível de informação dos micros e pequenos empresários, acerca das contínuas mudanças que vêm ocorrendo nas formas de gerenciamento empresarial. Diante da situação detectada, foram feitas recomendações com o propósito de elevar o nível de uso de instrumentos gerenciais, com conseqüente redução dos riscos de insucesso
6

Cortez, Rodrigo Claudino. "Ferramentas de responsabilidade social." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2013. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107202.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2013.
Made available in DSpace on 2013-12-05T23:29:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 320889.pdf: 2034995 bytes, checksum: b823688b291087c07c208e87ea8920ca (MD5) Previous issue date: 2013
Ferramentas de responsabilidade social (RS) fornecem diretrizes, princípios, critérios, requisitos, sistemas de avaliação, sistemas de gestão, e programas que direcionam organizações a alcançarem objetivos relacionados à RS. Estas ferramentas são cada vez mais necessárias para gerir os desafios da responsabilidade social corporativa (RSC). Pressionados por uma gestão socialmente responsável, líderes empresarias têm aderido a um número considerável de ferramentas de RS. Entretanto, devido à grande quantidade de ferramentas atualmente disponíveis, muitos gestores não sabem quais escolher para construir e gerir a responsabilidade social empresarial. Esta dissertação propôs como objetivo geral realizar uma análise comparativa das ferramentas de RS mais aderidas pelas empresas que compõem o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) de 2012 da BM&FBOVESPA. Para o alcance deste objetivo fez-se uso da pesquisa documental, da análise de conteúdo e da análise comparativa. Os documentos analisados foram os relatórios anuais de sustentabilidade das empresas que compõem o ISE de 2012. A análise dos relatórios revelou 97 ferramentas de responsabilidade social, pertencentes a 4 diferentes tipos de ferramentas. Entre estas ferramentas, 25 foram classificadas como as ferramentas mais aderidas. Estas ferramentas foram descritas e analisadas comparativamente por meio das dimensões da RSC de Carroll (1991) e Dahlsrud (2008), do modelo de desempenho social corporativo de Wood (1991), e dos fatores que devem ser observados para a escolha de ferramentas de RS estabelecidos pela ISO 26000 (2010). Os resultados apontam para uma arquitetura de ferramentas de RS que atendem e/ou fornecem diretrizes para: as dimensões da RSC, a gestão da RSC, os princípios de RS, os temas centrais de RS, e as práticas para integrar a RS na organização. A maior parte destas ferramentas envolveram várias partes interessadas em seu desenvolvimento, têm escopo nacional, alcançam empresas públicas e privadas, são de fácil acesso, e requerem algum tipo de investimento por parte da organização. Gerir a responsabilidade social requer um grande esforço por parte dos gestores. As ferramentas identificadas e analisadas neste trabalho contribuem para o avanço da RS nas organizações, pois representam o que há de mais significativo em termos de instrumentos para construir e gerir a responsabilidade social nas organizações.

Abstract : Tools of social responsibility provides guidelines, principles, criteria, requirements, evaluation systems, management systems, and programs that drives organizations to achieve goals related to social responsibility (SR). These tools are increasingly needed to manage the challenges of corporate social responsibility (CSR). Pressured by a socially responsible management, business leaders have adhered to a considerable number of tools of SR. However, due to the large amount of available tools, many managers do not know which one to choose to build and manage corporate social responsibility. This dissertation proposed as a general objective to perform a comparative analysis of the most widely adhered tools of SR by the companies that comprises the Corporate Sustainability Index (CSI) of 2012 of BM&FBOVESPA. To reach this objective was made use of documentary research, content analysis, and comparative analysis. The documents analyzed were the annual sustainability reports of the companies that comprises the CSI of 2012. The analysis of the reports revealed 97 tools of social responsibility, which belongs to four different types of tools. Among these tools, 25 were classified as the tools more adhered. These tools were described and analyzed comparatively by: the dimensions of CSR of Carroll (1991) and Dahlsrud (2008); the corporate social performance model of Wood (1991); and the factors that should be observed for the choice of tools of SR established by ISO 26000 (2010). The results point to an architecture of SR tools that meets and/or provides guidelines for: the dimensions of CSR, the management of CSR, the principles of SR, the central themes of SR, and practices that integrates the SR in the organization. Most of these tools have involved various stakeholders in their development, have national scope, reach public and private companies, are easily accessible, and require some type of investment by the organization. Managing social responsibility requires a great effort by managers. The tools identified and analyzed in this paper contribute to the advancement of social responsibility in organizations, because they represent what is most significant in terms of tools to build and manage social responsibility in organizations.
7

Brum, Itaraju Junior Baracuhy. "Ferramentas de bioinformática para proteômica." [s.n.], 2007. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/314739.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Orientador: Eduardo Galembeck
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia
Made available in DSpace on 2018-08-18T00:57:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Brum_ItarajuJuniorBaracuhy_M.pdf: 1893501 bytes, checksum: 59afb345a47fb8e963452a41b2327f1c (MD5) Previous issue date: 2007
Resumo: A área de proteômica visa estudar um conjunto completo de proteínas expressas por um organismo ou tecido numa dada situação, através da identificação e quantificação. Apesar de limitações nas técnicas disponíveis, vem se aumentando o volume de informações oriundos desta área, situação que exige o emprego de ferramentas computacionais para permitir o uso eficiente de dados disponíveis, além de buscar-se novas formas de análise destes. Este projeto visa o desenvolvimento de ferramentas de bioinformática para aplicação em proteômica. Estas ferramentas abrangem as seguintes aplicações: Cálculo Teórico de Ponto Isoelétrico e Peso Molecular de seqüências de aminoácidos, eletroforese-bidimensional teórica, digestão teórica e simulação de eletroforese e identificação de peptídeos, ferramenta para análise de Vias Metabólicas a partir de dados de proteômica
Abstract: The proteomics field aims to study sets of proteins expressed in a cell or tissue, according to a specific situation, through protein identification and quantification. Though technical limitations do exist, the amount of information derived from this field increases each day. And so, there is a need for employing computational tools that enable efficient analysis of data. This project aims developing bioinformatics tools for application in proteomics. The tools here presented comprehend the following tasks: theoretical computation of isoeletric point and molecular weight of aminoacid sequences, theoretical two-dimensional electrophoresis, theoretical triptic digestion and electrophoresis simulation for peptide identification, and analysis of metabolic pathways with proteomics data
Mestrado
Bioquimica
Mestre em Biologia Funcional e Molecular
8

CHACEL, Marcela Costa Da Cunha. "Narrativas transmidiáticas como ferramentas Publicitárias." Universidade Federal de Pernambuco, 2013. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15771.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Submitted by Haroudo Xavier Filho (haroudo.xavierfo@ufpe.br) on 2016-03-08T17:05:22Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) Versão final.pdf: 26890182 bytes, checksum: 3de2e3fd5b6d2e92887af2da0a4809fb (MD5)
Made available in DSpace on 2016-03-08T17:05:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) Versão final.pdf: 26890182 bytes, checksum: 3de2e3fd5b6d2e92887af2da0a4809fb (MD5) Previous issue date: 2013-02-28
CNPq
O cenário contemporâneo, convergente, tecnológico, de multiplataformas midiáticas e pluralismo de linguagens, reconfigurou paradigmas anteriores, potencializou outros, além de trazer algumas mudanças, em especial, no que diz respeito ao volume de informação, acarretando numa crise da atenção. Acrescenta-se aí o fato de que os consumidores, antes vistos como sujeitos passivos, nessa conjuntura, assumem um novo comportamento cada vez mais participativo. Diante disso, a publicidade tem encontrado significante dificuldade para atingir tais consumidores, os quais não dão tanta credibilidade aos discursos publicitários tradicionais como outrora. Por essa razão, a publicidade tem fugido da abordagem imperativa e se redesenhado de modo tal que a marca e os produtos assumem um papel secundário, buscando, no entretenimento e em fenômenos próprios do cenário atual, novas estratégias para atingir os consumidores. Dentre essas estratégias está a utilização de narrativas, sobretudo, no que se refere ao desenvolvimento de mundos ficcionais para construir a mensagem publicitária. Neste sentido, este trabalho aponta para uma nova tendência para a publicidade: as narrativas transmidiáticas (histórias contadas através de distintas plataformas de mídia com cada uma contribuindo de forma nova e pertinente para o todo), entendendo tais narrativas, suas características e estrutura e analisando como podem se configurar como ferramentas publicitárias.
The current landscape, convergent, technological, of multiple media platforms and pluralism of languages, improved old paradigms, developed others, and also, brought some changes, in particular, as regards the amount of information, causing the attention crises. Added to this is the fact that consumers, once seen as passives subjects, in this context, assume a new behavior increasingly participatory. In this circumstance, advertising has encountered significant difficulty in achieving these consumers who do not give much credibility to the speeches of traditional advertising as before. Because of that, advertising has fled the imperative approach and redesigned itself such that brand and product play a secondary role, looking for, into the entertainment and into the current landscape, new strategies to reach consumers. Among those strategies is the use os storytelling, especially, as regards the development of fiction worlds to construct the advertising message. In this sense, this work points to a new trend for advertising: transmedia storytelling (narratives told across different media platforms which each one contribute in a new and valuable way to the whole), understanding those narratives, its characteristics and structure, also analyzing how it can be configured as advertising tools.
9

Paulo, Sérgio Nuno Neves Duarte. "Competitividade sustentável : ferramentas de gestão." Doctoral thesis, Universidade de Aveiro, 2009. http://hdl.handle.net/10773/1857.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Doutoramento em Gestão Industrial
O presente trabalho pretende contribuir com um par de ferramentas que auxiliam a gestão de uma empresa a tomar decisões mais responsáveis a nível económico, ambiental e social (que são os três pilares do desenvolvimento sustentável). Considerando o desenvolvimento sustentável um paradigma de gestão, tornase fundamental inclui-lo em qualquer estratégia empresarial. Todas as empresas, a médio e longo prazo, têm de incorporar nos seus modelos de gestão, ferramentas que permitam, dos dados recolhidos, gerar informação relevante, para alcançar a competitividade sustentável. A primeira ferramenta “Sustainable Development Scorecard”, de carácter original pretende ser, apenas, um contributo prático, na organização e categorização dos indicadores relevantes, para a avaliação do desempenho da empresa, nomeadamente ao nível do desenvolvimento sustentável. A segunda ferramenta, com base na teoria da análise de atribuição, da área da ecologia industrial é apresentada e desenvolvida, considerando o seu interesse específico para a gestão. A partir da análise de atribuição foram desenvolvidas e utilizadas duas ferramentas específicas, de efeitos ambientais a curto-prazo, para atribuir as intervenções ambientais de um sistema económico aos seus subsistemas e produtos. Na aplicação da ferramenta aos produtos, surge o chamado Problema da Alocação, que é apresentado e resolvido em detalhe. A aplicação prática destas ferramentas é ilustrada recorrendo a um caso de estudo da empresa ROCA S.A., utilizando a sua cadeia de abastecimento. A resolução dos problemas resultantes dessa aplicação permitiu validar os resultados em termos de significado físico e económico, evidenciando, assim, uma contribuição original para a utilização real e prática da teoria da análise de atribuição. É, neste contexto de competitividade sustentável que surge este trabalho, colocando em especial evidência o equilíbrio ambiental e económico na gestão, para se atingir uma vantagem competitiva neste mercado global, dinâmico e exigente.
The present work intends to contribute with a pair of tools that supports the company management to make decisions more responsible in environmental, economical and social terms, which are the three pillars of sustainable development. Considering Sustainable Development a paradigm of management, it becomes mandatory to include it in the corporate strategy through the introduction, in the medium and long term, of management models and tools that are able to extract from the collected data relevant information for sustainable competitiveness. The first tool, the “Sustainable Development Scorecard”, is a practical contribute to the organization and categorization of indicators to evaluate the company performance in various aspects but mainly in the sustainable development area. The second tool applies and further develops the Analysis of Attribution theory of Industrial Ecology, in view of its potential interest to companies’ management towards sustainable competitiveness. Specifically, two subtools are developed, that attribute short-term environmental interventions of an economical system (p.e., the supply chain of a company) to any of its, respectively, subsystems and output products. In the scope of the application of the second subtool, the critical “Allocation Problem” is treated with the due detail and fully solved out. The construction and practical application of both tools is illustrated and validated, both in economical and physical terms, in the case-study of a real medium sized system consisting of a part of the Supply Chain of ROCA, S.A.. Summing-up, this work makes an original contribute to balance the environmental and economical aspects in management, in order that companies may achieve a competitive advantage in the global, dynamic and demanding market of now a days.
10

Andreso, Vanessa Alexandra de Jesus. "Ferramentas Lean na indústria corticeira." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2015. http://hdl.handle.net/10773/15722.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial
O presente projeto tem como objetivo a aplicação de ferramentas do universo Lean Thinking na indústria corticeira de forma a identificar e eliminar fontes de desperdício, criar valor e envolver a organização numa cultura de melhoria contínua focada na satisfação do cliente. A Unidade Industrial de Lamas encontra-se a passar por uma fase de mudança e carece da aplicação de ferramentas 5S, Gestão Visual, Kaizen Diário e Standard Work, contempladas no seu programa de melhoria contínua intitulado de Cork.MAIS. A aplicação das ferramentas comprovam o sucesso em termos de qualidade e eficiência operacional. Os 5S conduzem à eficiência, segurança e organização dos postos de trabalho e quando implementados despoletam de forma natural a necessidade de implementação da ferramenta Gestão Visual que acarreta inúmeros benefícios visto que visa sistemas simples e intuitivos. A ferramenta Kaizen Diário contribuiu para aumentar a comunicação entre os diferentes turnos, alinhar os colaboradores com a estratégia da Unidade Industrial de Lamas e identificar oportunidades de melhoria fomentando o trabalho em equipa. A ferramenta Standard Work contribuiu para a redução dos encravamentos dos equipamentos SVE obtendo-se um aumento de 11% do Overall Equipment Effectiveness. Realizar uma retrospetiva de todos os processos e fluxos de produção tornou-se oportuno e, para tal, recorreu-se à ferramenta Value Stream Mapping. Todo o trabalho em equipa serviria para analisar o estado atual da cadeia de valor da Unidade Industrial de Lamas no que respeita ao planeamento e fluxos de material e informação, metodologia do controlo de produto e processo e eficiência operacional. Todas as oportunidades de melhoria identificadas e implementadas acrescentam valor à cadeia da organização mas dá-se destaque às ações de melhoria implementadas no âmbito do projeto de planeamento e fluxos de informação e material. Todas as novas ferramentas implementadas contempladas no sistema pull da organização conduziram a uma redução de 11% do material em work in process e um aumento de 25% da taxa de satisfação de encomendas.
This project aims to apply the universe Lean Thinking tools in the cork industry in order to identify and eliminate sources of waste, create value and involve the organization in a culture of continuous improvement focused on customer satisfaction. The Lamas Industrial Unit is going through a change phase and lacks application of the tools 5S, Visual Management, Daily Kaizen and Standard Work, included in its continuous improvement program entitled Cork.MAIS. These tools application prove its success in terms of quality and operational efficiency. The 5S lead to jobs efficiency, safety and organization and when implemented trigger the need for implementation of visual management tool, which entails numerous benefits for simple and intuitive systems. The Daily Kaizen tool contributed to an increase in the communication between different shifts, align collaborators with the Lamas Industrial Unit strategy and identifying improvement opportunities for promoting the teamwork. The Standard Work tool helped to reduce jams of SVE equipment resulting in a increase of 11% of Overall Equipment Effectiveness. Perform a retrospective of all the processes and production flows became convenient, leading to the use of Value Stream Mapping tool. All the teamwork would serve to analyze the current state of the Lamas Industrial Unit value chain, as regards to planning and flows of materials and information, product control and process methodology and operational efficiency. All improvement opportunities identified and implemented enhance value to the organization's chain, giving special emphasis on implemented improvement actions in the framework of the project of planning, information flows and materials. All the new implemented tools contemplated in the pull system of the organization led to a reduction of 11% of the material in work in process and an increase of 25% of satisfaction orders rate.

Books on the topic "Ferramentas":

1

Vieira, José Carlos Paim. Ferramentas de desenvolvimento regional. São Paulo: Edições Inteligentes, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Vieira, José Carlos Paim. Ferramentas de desenvolvimento regional. São Paulo: Edições Inteligentes, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Vieira, José Carlos Paim. Ferramentas de desenvolvimento regional. São Paulo: Edições Inteligentes, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Vieira, José Carlos Paim. Ferramentas de desenvolvimento regional. São Paulo: Edições Inteligentes, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Encontro, Nacional de Tradutores (4th 1990 São Paulo Brazil). A tradução: Alvos e ferramentas. [São Paulo, Brazil]: Universidade de São Paulo, FFLCH/DLM/CET, 1994.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

T'Òsún, Babalòrìs̲á Mauro. Irin Tité: Ferramentas sagradas dos orixás. Rio de Janeiro: Pallas, 2014.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Bruno, Susana. Conciliação: Prática interdisciplinar e ferramentas para a satisfação do jurisdicionado. Belo Horizonte: Editora Fórum, 2012.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Damiani, Wagner Bronze. O EIS e as novas ferramentas de apoio ao executivo. [São Paulo, Brazil]: Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getulio Vargas, Núcleo de Pesquisas e Publicações, 2001.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Meneghel, Stela Nazareth. Rotas críticas II: Ferramentas para trabalhar com a violência de gênero. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Meneghel, Stela Nazareth. Rotas críticas II: Ferramentas para trabalhar com a violência de gênero. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Ferramentas":

1

"As ferramentas Puppet." In Criando Motion Graphics Com After Effects, 5a Ed., Versão Cs5, 602–11. Routledge, 2012. http://dx.doi.org/10.4324/9788535244472-42.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Tostes, Renato Parrela. "Ferramentas de contexto." In Desvendando O Microsoft Excel 2010, 235–67. Elsevier, 2011. http://dx.doi.org/10.1016/b978-85-352-4813-5.50019-8.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

FERNANDES DE SOUZA, CRISTIANE, GEANE DE SOUZA OLIVEIRA, LARISSA NÓBREGA LOPES, and JOSÉ LUIZ DO NASCIMENTO LIMA. "ESTUDANDO A EQUAÇÃO DA RETA POR MEIO DO SOFTWARE GEOGEBRA: AÇÕES DIDÁTICAS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA." In Escola em tempos de conexões - Volume 02. Editora Realize, 2022. http://dx.doi.org/10.46943/vii.conedu.2021.02.061.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
DIANTE DE UMA PANDEMIA, OCASIONADA PELO COVID-19, QUE IMPLICOU EM UM ENSINO NO FORMATO REMOTO EM TODAS AS ESCOLAS NO PAÍS, E MUNDO TODO, A BUSCA POR FERRAMENTAS DIGITAIS QUE AJUDASSEM O PROFESSOR EM SUAS AÇÕES DE ENSINO AUMENTOU. PESQUISAS TÊM MOSTRADO A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DESSAS FERRAMENTAS DIGITAIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. O SOFTWARE GEOGEBRA É UM EXEMPLO DESSE TIPO DE FERRAMENTA, TENDO EM VISTA QUE ELE PODE SER UTILIZADO COMO UM RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA. ESTE TRABALHO ABORDA UM ESTUDO REALIZADO NUMA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO, DA E.E.E.F.M FREDERICO LUNDGREN, SITUADA NO MUNICÍPIO DE RIO TINTO - PB, NO CONTEXTO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP), NÚCLEO DE MATEMÁTICA – UFPB/CAMPUS IV, COM UMA ABORDAGEM PARA O OBJETO DE CONHECIMENTO RELATIVO À EQUAÇÃO DA RETA, COM O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. ESSE ESTUDO TEVE POR OBJETIVO PRINCIPAL APRESENTAR A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA E, ATRAVÉS DELA, VERIFICAR AS CONTRIBUIÇÕES DO GEOGEBRA NESSE PROCESSO.
4

Santos, Joaquim Gasparini dos, and Aline Ribeiro Borçoi. "FERRAMENTAS DE EDIÇÃO GÊNICA." In Avanços metodológicos em biologia molecular e biotecnologia, 58–68. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.7532104066.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

JARA, G. C. "NOVAS FORMAS DE APRENDER MATEMÁTICA COM O USO DAS TECNOLOGIAS." In NOVAS FORMAS DE ENSINAR E APRENDER, 99–108. Arco Editores, 2020. http://dx.doi.org/10.48209/978-65-05-14591-8.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Sabemos que o homem, desde os primórdios da história, desenvolve instrumentos e ferramentas para resolver problemas práticos do seu cotidiano e facilitar muitos aspectos da sua vida. A essas ferramentas e instrumentos denominamos tecnologia. Com o passar do tempo, as tecnologias foram aprimoradas e inovadas, agregando diversos instrumentos e ferramentas que possibilitaram maior facilidade e comodidade à vida humana.
6

SILVA, SUELANE RENATA DE ANDRADE, and PALOMA MAIARA DE SOUZA MARANHÃO. "FERRAMENTAS PARA AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL EM IDOSOS." In Envelhecimento baseado em evidências: Tendências e Inovações. Realize, 2020. http://dx.doi.org/10.46943/vii.cieh.2020.01.080.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
O ENVELHECIMENTO É UM PROCESSO BIOLÓGICO E NATURAL, QUE DETERMINA MUDANÇAS NAS ESTRUTURAS CORPORAIS E DECLÍNIO FUNCIONAL. TAIS MODIFICAÇÕES FUNCIONAIS, COMO PESO, ESTATURA, ABSORÇÃO DE NUTRIENTES, SISTEMA OSTEOMUSCULAR, ENTRE OUTRAS, COMPROMETEM DIRETAMENTE O ESTADO NUTRICIONAL DE IDOSOS REQUERENDO ASSIM UMA ATENÇÃO ESPECIAL NOS CUIDADOS COM A SAÚDE DOS MESMOS. O BRASIL SE ENCONTRA EM FRANCO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO DA SUA POPULAÇÃO, POIS NO PERÍODO DE 1970 A 2010, O ÍNDICE DE ENVELHECIMENTO TEVE UM AUMENTO PROGRESSIVO, FATO TAMBÉM OBSERVADO NAS SUAS DIFERENTES REGIÕES E UNIDADES FEDERATIVAS. O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO COMPARAR OS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL EM IDOSOS, COM FINALIDADE DE MOSTRAR O QUE MELHOR REPRESENTE ESSAS CONDIÇÕES NESSE SEGMENTO POPULACIONAL. FOI REALIZADA UMA REVISÃO DE LITERATURA ABORDANDO OS SEGUINTES INSTRUMENTOS: ÍNDICE DE MASSA CORPÓREA (IMC) PARA IDOSOS, MINI AVALIAÇÃO NUTRICIONAL (MAN) E A CIRCUNFERÊNCIA DA PANTURRILHA. TODAS ESSAS FERRAMENTAS SÃO EM ESPECIAL USADAS PARA AVALIAR O ESTADO NUTRICIONAL EM IDOSOS E JÁ SÃO PROPOSTAS PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE EM SEU SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE, O SUS, ATRAVÉS DE PROTOCOLOS DE AVALIAÇÃO, COMO O PROTOCOLO DO SISVAN. OS RESULTADOS DOS ARTIGOS PESQUISADOS APONTAM PARA A RELEVÂNCIA DAS FERRAMENTAS QUE AUXILIAM NA TRIAGEM E DIAGNÓSTICO DO ESTADO NUTRICIONAL EM IDOSOS, ALÉM DO IMC E CIRCUNFERÊNCIA DA PANTURRILHA, A MAN SE MOSTROU UMA FERRAMENTA MAIS COMPLETA E SENSÍVEL ÀS MODIFICAÇÕES QUE OCORREM COM AVANÇAR DA IDADE E PREJUÍZOS AO ESTADO NUTRICIONAL, COMO O RISCO NUTRICIONAL E DESNUTRIÇÃO.
7

LEMOS, Emanuel Cleyton Macedo, and Gerson Lobato RABELO FILHO. "FERRAMENTAS PARA O ENSINO REMOTO." In ENSINO REMOTO EM DEBATE. RFB Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.46898/rfb.9786558890607.9.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Barbosa, Luiz Mauro. "FERRAMENTAS DISPONÍVEIS PARA RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA." In Ecologia e conservação da biodiversidade, 79–94. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.5832120078.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Oliveira, Elizanjela Ferreira da Silva, Luciana Pinto de Morais Silva, and Maria Araújo Moura. "Ferramentas digitais na educação infantil." In Tecnologias digitais na educação presencial, híbrida e a distância abordagens teórico-práticas, 42–51. AYA Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.47573/aya.88580.2.32.3.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Brenner, Viviane Carvalho, and Laurindo Antonio Guasselli. "FRANGO CAIPIRÃO: UMA ALTERNATIVA DE DIVERSIFICAÇÃO DO SISTEMA DE PRODUÇÃO NA AGRICULTURA FAMILIAR." In Valores, Indicadores e Ferramentas de Sustentabilidade, 104–17. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.1212127048.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Ferramentas":

1

Cunha, Warteruzannan Soyer, Heitor Costa, and Paulo Afonso Parreira Júnior. "Análise de Ferramentas CASE quanto às Boas Práticas de Modelagem de Software com UML." In XV Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2016. http://dx.doi.org/10.5753/sbqs.2016.15125.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Diagramas UML que são construídos utilizando-se um conjunto de diretrizes para modelagem de software podem resultar em um software de maior qualidade e que atenda às reais necessidades do cliente. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é comparar e analisar um conjunto de ferramentas CASE, com o intuito de descobrir quais são as diretrizes para confecção de diagramas UML que estas ferramentas atendem. Foram analisadas 5 (cinco) ferramentas CASE, a saber, Rational Software, MagicDraw, UModel, Visual Paradigma e Enterprise Architect. Nesta análise, a ferramenta que atendeu ao maior número de diretrizes foi a Rational Software. Além disso, foi realizado um experimento no qual verificou que os diagramas confeccionados utilizando a ferramenta que atendeu o maior número de diretrizes contêm menos erros do que os confeccionados em outras ferramentas.
2

Dórea, Alexsandro D. de Oliveira, Fernanda de S. Carvalho, Monique T. Santos, Manoel Carvalho Marques Neto, and David Moises. "Avaliação de Ferramentas de Automação para Engenheiros de Testes." In Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação, 2008. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2008.5932.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
A dificuldade na escolha de ferramentas de automação é um problema que acarreta um alto nível de complexidade e custos. Escolher e relacionar as ferramentas mais adequadas para determinados tipos de testes exige uma grande quantidade de tempo, experiência e conhecimento dos engenheiros de testes. Isso torna o seu trabalho mais difícil, já que não existe uma análise descritiva e comparativa das ferramentas disponíveis no mercado. A ausência de informações sobre essas ferramentas reduz a produtividade e aumenta as rotinas de testes. Este trabalho tem como objetivo avaliar ferramentas de automação para engenheiros de testes, auxiliando-os na escolha da melhor ou mais adequada ferramenta.
3

Thaysse do Val Soares, Ananda, Francilayra Adelina da Silva Roseno, Ana Beatriz Araújo Dantas, Marlúcia da Silva Bezerra Lacerda, and Francisco de Assis Diniz Sobrinho. "ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: FERRAMENTAS METODOLÓGICAS." In IV CONGRESSO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS. Instituto internacional Despertando Vocações, 2019. http://dx.doi.org/10.31692/2358-9728.vicointerpdvl.2019.0051.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Mota, Flávio, Melise Paula, and Isabela Drummond. "Identificação de perfis em ferramentas de participação eletrônica: um estudo da ferramenta SoPa." In Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação (SBC), 2020. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2020.13123.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Ferramentas de participação eletrônica (e-participação) têm surgido como iniciativas para permitir que a sociedade participe da tomada de decisões na administração pública. Nesse contexto, formas de aumentar o engajamento cidadão se torna uma problemática a ser investigada, visto que é necessário participação ativa dos cidadãos. Uma das formas é o entendimento do perfil dos usuários de ferramentas de e-participação para identificar os diferentes níveis de engajamento. Este trabalho se propõe a identificar tais perfis combinando estratégias de CRM (Customer Relationship Management) e aprendizado de máquina.
5

Macedo, Daiane, Raissa Barcelos, Flavia Bernardini, and José Viterbo. "Uma ferramenta para recomendação de visualização de dados governamentais abertos." In Workshop de Computação Aplicada em Governo Eletrônico. Sociedade Brasileira da Computação, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/wcge.2020.11261.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
A proposta deste trabalho e apresentar uma ferramenta web para recomendação de visualizações, dado um conjunto de dados abertos. Para sua construção, foi realizada uma revisão da literatura sobre construção e recomendação de visualizações; além da análise de ferramentas que possuem proposito similar à ferramenta aqui desenvolvida. Com base na literatura e nas ferramentas relacionadas, modelamos os processos de entrada e transformação dos dados, assim como o processo de decisão do tipo de visualização a ser sugerido. Nos cenários concebidos de uso, observamos as seguintes vantagens da ferramenta desenvolvida: facilidade na criação de visualizações, melhoria da interpretabilidade e contribuição para a democratização da análise de dados.
6

Modesto, Augusto S. C., Emilie T. de Morais, Eduardo H. F. Moreira, Hugo F. Martins, Leonardo C. Corrêa, and Rejane M. C. Figueiredo. "Ferramentas de Gestão de Contratos de Serviços de Tecnologia da Informação: análise de aderência à legislação brasileira." In XV Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2016. http://dx.doi.org/10.5753/sbqs.2016.15131.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
A contratação de serviços de Tecnologia da Informação (TI) pelos órgãos públicos federais brasileiros é uma realidade complexa e requer dos órgãos que esses executem a gestão. Nesse cenário é essencial a utilização de um apoio ferramental que possa auxiliar a gerência da execução do contrato. Recentes diretrizes do governo federal vedam a contratação de fábricas para o desenvolvimento de softwares para atividades meio. Este trabalho tem como objetivo a proposição de um checklist para analisar a adequação das ferramentas de gestão de contratos de acordo com as normas e modelos vigentes. O checklist foi aplicado às ferramentas disponíveis no Portal do Software Público Brasileiro (PSPB). Este estudo foi realizado em quatro fases: desenvolvimento do checklist, a seleção das ferramentas disponíveis no PSPB nas categorias que envolvem gestão, a avaliação das ferramentas selecionadas; e a análise e redação dos resultados. Como resultado, constatou-se que as ferramentas disponíveis no PSPB não atendem às normas e modelos vigentes para a contratação de serviços de TI.
7

Veloso, Janielton De Sousa, Pedro De Alcântara Dos S.Neto, Ismayle De Sousa Santos, and Ricardo Britto. "Avaliação de Ferramentas de Apoio ao Teste de Sistemas de Informação." In VI Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação, 2010. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2010.14705.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
A atividade de testes é um dos meios mais utilizados para se garantir a qualidade de um software. Contudo, realizar testes demanda tempo e recursos, o que provoca a busca por mecanismos que auxiliem essa atividade. O uso de ferramentas de testes representa um importante auxílio. No entanto, como existem muitas opções, deve-se ter cuidado para adquirir as mais adequadas às necessidades existentes. Este artigo apresenta um método para avaliação de ferramentas de teste para sistemas de informação, baseado no uso do SQFD. Esse método permite a comparação e seleção da ferramenta mais adequada, a partir da identificação daquilo que é considerado mais importante pelos usuários de tais ferramentas.
8

Semler, Rosaine Fiorio, Paulo Varela, and Jhonnatan Ricardo Semler. "Percepções do uso de Ferramentas Online no processo de Ensino-Aprendizagem de Física para o Ensino Médio em Escolas Públicas do Sudoeste do Paraná." In Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Sociedade Brasileira de Computação, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.01.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Este artigo apresenta percepções do uso de ferramentas online no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos da disciplina de Física em Escolas Públicas do Município de Francisco Beltrão, estado do Paraná. Neste contexto, foi realizada uma pesquisa com 343 alunos de 22 turmas do ensino médio. Durante o ensino-aprendizado de conteúdos foi utilizada a ferramenta Khan Academy como auxiliar no processo, para observações da evolução do aprendizado e da aceitação de ferramentas tecnológicas pelo aluno. Neste ponto, verificou-se que mais de 90% dos alunos se sentiram mais interessados na aula, pelo fato da ferramenta apresentar conteúdos multimídia e dinâmicos.
9

Pontes, Renata, Jaindson Santana, Mirko Perkusich, Anderson Barbosa, Vitor Gomes, Moisés Simões, and Carlos Avelino da Camelo. "Avaliação de Ferramentas para Ensino de Programação para Crianças e Adolescentes." In Workshop de Informática na Escola. Sociedade Brasileira de Computação, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.744.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Diversas ferramentas estão disponíveis para o ensino de programação de computadores e do Pensamento Computacional (PC), porém, um desafio é definir quais serão utilizadas para ensinar crianças ou adolescentes. O objetivo deste artigo é comparar as ferramentas Scratch e Stencyl quanto a sua eficácia no ensino do PC. Para tal, foi realizado um estudo de caso com turmas compostas por alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental. Para cada turma, unidades instrucionais similares foram planejadas e executadas, cada, utilizou uma das ferramentas sob análise. As habilidades do PC, durante o estudo, foram mensuradas com base no Bebras Challenge. Como resultado, percebeu-se uma similaridade na evolução das turmas e, portanto, da eficácia das ferramentas, mesmo se percebendo uma leve vantagem da ferramenta Scratch, em termos de uma curva de aprendizado e de tempo para o alcance dos objetivos esperados.
10

FERREIRA, KARINA E. L., and ALEXANDRE DOMANICO. "FERRAMENTAS COLABORATIVAS: PERCEPÇÃO E USO NA APRENDIZAGEM COLABORATIVA." In 26º CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED, 2020. http://dx.doi.org/10.17143/ciaed.xxviciaed.2020.56765.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
NOVAS EXIGÊNCIAS VÊM SURGINDO NA EDUCAÇÃO FRENTE À ERA DIGITAL, OS PROCESSOS TORNAM-SE CADA VEZ MAIS COMPLEXOS, FAZENDO COM QUE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS TAMBÉM TENHAM QUE SE ADAPTAR. O USO DE FERRAMENTAS COLABORATIVAS VEM OCUPANDO ESPAÇO DENTRO DOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM (AVA), AUMENTANDO A INTERAÇÃO ENTRE OS ESTUDANTES E OS PROFESSORES, FOMENTANDO A TROCA DE IDEIAS, INFORMAÇÕES E CONHECIMENTOS DE UMA FORMA DINÂMICA E EFICAZ DOS ESTUDANTES EM RELAÇÃO AO TRABALHO EM GRUPO E À UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS. OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DESSE ESTUDO FORAM ANALISAR E COMPREENDER QUAIS SÃO AS PERCEPÇÕES DOS ALUNOS SOBRE O USO DAS FERRAMENTAS COLABORATIVAS DISPONÍVEIS NO GOOGLE SUITS: GOOGLE DRIVE, GOOGLE DOCS E HANGOUTS. FOI REALIZADO UM ESTUDO TRANSVERSAL, DESCRITIVO, COM UMA AMOSTRA DE 466 ALUNOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO, DO EIXO DE GESTÃO E NEGÓCIOS E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (TI), DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA (UNICEUB) E A FERRAMENTA DE COLETA DE DADOS UTILIZADA FOI UMA PESQUISA DE OPINIÃO. OS RESULTADOS APRESENTADOS DEMONSTRARAM QUE ESSE É UM CAMINHO QUE AINDA ESTÁ SENDO TRILHADO E QUE ENFRENTA O DESCONHECIMENTO E A RESISTÊNCIA POR PARTE DOS ESTUDANTES.

Reports on the topic "Ferramentas":

1

Dutra, Jose. Devices Como Ferramentas de Aprendizagem. NPT Educacional, April 2015. http://dx.doi.org/10.17699/workshopnpt.11.4.a.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Dutra, Jose. Devices Como Ferramentas de Aprendizagem. NPT Educacional, April 2015. http://dx.doi.org/10.17699/workshopnpt.11.4.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Príncipe, Pedro, Paula Moura, André Vieira, and Filipa Pereira. Relatório técnico sobre ferramentas para a elaboração de Planos de Gestão de Dados. Serviços de Documentação da Universidade do Minho, September 2020. http://dx.doi.org/10.21814/1822.67530.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Serrão, Sérgio, and José Aroudo Mota. Aplicação de ferramentas de análise de conflitos na comunidade quilombola Monge Belo-MA. ITV, 2019. http://dx.doi.org/10.29223/prod.tec.itv.ds.2019.36.serrao.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Fassio, Rafael Carvalho de, Vanderléia Radaelli, Eduardo De Azevedo, and Karina Diaz. Contrataçoes de inovaçao: guia de alternativas jurídicas e de boas práticas para contrataçoes de inovaçao no Brasil. Inter-American Development Bank, March 2022. http://dx.doi.org/10.18235/0004146.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
A inovaço aberta e as contrataçes públicas de inovaço so possíveis e esto acontecendo no Brasil. Apesar dos desafios apresentados nas pesquisas anteriores, essa contrataço que era vista no apenas como algo excepcional, mas quase contra-intuitivo ao sistema tradicional, está sendo mais utilizada pelos gestores e os primeiros casos concretos já esto sendo divulgados. A inovaço aberta pode buscar alternativas para solucionar os desafios dos governos, por meio de soluçes inovadoras que possam ser testadas em ambiente real, reduzindo a assimetria no acesso à informaço e a impermeabilidade do setor público a soluçes propostas de fora da administraço, promovendo a melhoria dos serviços públicos, aumento da eficincia e o desenvolvimento social. Assim, visando promover este instrumento de inovaço, o estudo "Guia de Alternativas Jurídicas e Boas Práticas para Compras de Inovaço no Brasil" apresenta um mapa com as ferramentas legais alternativas disponíveis para a realizaço de compras públicas de inovaço e para a inovaço aberta no Brasil, apresentando uma série de diretrizes e boas práticas nacionais e internacionais destinadas aos gestores públicos, para ajudá-los a avançar na lógica de cooperaço e colaboraço fundamentais para uma administraço pública moderna e eficiente.
6

Baamonde Silva, Xosé Manuel, Fermín Galindo Arranz, and Jorge Marinho. Web 2.0 e redes sociais: ferramentas de relações públicas dos centros de eventos em Espanha, Portugal e América Latina. Web 2.0 and social networks: public relations tools of exhibition centres in Spain, Portugal and Latin America. Revista Internacional de Relaciones Públicas, December 2011. http://dx.doi.org/10.5783/rirp-2-2011-08-139-156.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Gondar Portasany, Marcial. O PROGRAMA ORIMAX: PROPOSTA DUNHA FERRAMENTA PARA A ANTROPOLOXÍA APLICADA. Consello da Cultura Galega, June 2019. http://dx.doi.org/10.17075/magaaas.2019.004.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Detoeuf, D., M. Wieland, and D. Wilke. O NRGT, Ferramenta de Governação dos Recursos Naturais: Versão 2. Wildlife Conservation Society, 2020. http://dx.doi.org/10.19121/2018.report.39577.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Detoeuf, D., M. Wieland, and D. Wilke. O NRGT, Ferramenta de Governação dos Recursos Naturais: Versão 2. Wildlife Conservation Society, 2020. http://dx.doi.org/10.19121/2020.report.39577.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

dos Santos Balbino, Thales José, Júlio Afonso Sá de Pinho Neto, and Agda Patrícia Pontes de Aquino. Estilo Pessoal: Ferramenta Estratégica de Relações Públicas / Personal Style: A strategic tool for Public Relations. Revista Internacional de Relaciones Públicas, May 2015. http://dx.doi.org/10.5783/rirp-9-2015-11-207-228.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

To the bibliography