Journal articles on the topic 'Ferramentas'

To see the other types of publications on this topic, follow the link: Ferramentas.

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Ferramentas.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Araújo, Liriane Soares, Augusto Frigeri Capone, and Giovani Ferro. "UM ESTUDO SOBRE SISTEMAS ERP GRATUITOS PARA EMPRESAS." Revista Interface Tecnológica 18, no. 1 (November 3, 2021): 42–55. http://dx.doi.org/10.31510/infa.v18i1.1104.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Para que uma empresa tenha vantagens competitivas no mercado de trabalho, ela precisa estar atenta aos avanços tecnológicos, e considerando o crescente avanço da tecnologia no decorrer dos anos, pode-se afirmar que, as mesmas precisam se adequarem na utilização de ferramentas para apoio à tomada de decisões. Uma das ferramentas utilizadas neste contexto é Enterprise Resource Planning (ERP), que visa automatizar funcionalidades de negócio, possuindo um banco de dados integrado e único a fim de agilizar e facilitar a comunicação e transparência dos dados. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é mostrar algumas vantagens que uma ferramenta gratuita de ERP pode oferecer, bem como alguns impactos desta ferramenta no âmbito organizacional. A metodologia de pesquisa abordada envolve análise bibliográfica descritiva de natureza aplicada com abordagem qualitativa, juntamente com um estudo sobre algumas ferramentas gratuitas por meio de análise comparativa. Espera-se auxiliar empresas na escolha, implantação e uso de ferramentas tecnológicas para potencializar os processos de negócios.
2

Silva, Leonardo Roberto da, Reginaldo Teixeira Coelho, and Rodrigo Eduardo Catai. "Desgaste de ferramentas no torneamento com alta velocidade de corte da superliga "waspaloy"." Rem: Revista Escola de Minas 57, no. 2 (June 2004): 109–14. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672004000200007.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Nesse trabalho, procurou-se estudar os mecanismos de desgaste de diversas geometrias de ferramentas cerâmicas (Al2O3 + SiCw e Al2O3 + TiC) e ferramentas de PCBN. Para isto foram realizados ensaios de torneamento com alta velocidade de corte em uma superliga à base de níquel (Waspaloy) com dureza de aproximadamente 40 HRC sob condição de corte a seco. As superligas são conhecidas como materiais de difícil usinabilidade devido à alta dureza, alta resistência mecânica em alta temperatura, afinidade para reagir com materiais da ferramenta e baixa condutividade térmica. Os resultados mostraram que o material da ferramenta e a geometria influenciaram o comportamento dos mecanismos de desgaste. De uma maneira geral, o tipo de desgaste dominante foi o de entalhe e os mecanismos foram abrasão, attrition (aderência com arrastamento) e provável difusão na maioria das ferramentas utilizadas.
3

Machado, Antônio L. T., Amauri C. Espírito Santo, Vilson J. Batista, Ângelo V. dos Reis, Otoniel G. L. Ferreira, and André Oldoni. "Metodologia para avaliação do desgaste em ferramentas simétricas de mobilização do solo." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 13, no. 5 (October 2009): 645–50. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662009000500019.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
A correta avaliação e previsão do tempo de vida útil dos mecanismos que atuam no rompimento do solo, são importantes na análise de equipamentos. O desgaste deste tipo de ferramenta (ponteiras sulcadoras de semeadoras, de escarificadores e de subsoladores) depende de vários fatores, entre eles as condições do solo e características geométricas e construtivas das ferramentas. A taxa de desgaste das ferramentas de mobilização do solo, normalmente é determinada através da sua perda de massa. O objetivo do trabalho foi desenvolver uma metodologia diferenciada, ágil e de fácil execução, para avaliação do desgaste de ferramentas simétricas que promovem a mobilização do solo. A análise da variação da configuração geométrica da ferramenta foi obtida por fotografia digital utilizando-se, posteriormente, um programa computacional para o seu desenho. Utilizaram-se ponteiras sulcadoras de adubo de semeadora de plantio direto como ferramenta de mobilização de solo. Os resultados possibilitaram verificar que o desgaste é melhor determinado pelo método da fotografia digital que pelo método tradicional (perda de massa). A vantagem do método proposto reside basicamente em sua agilidade e precisão.
4

Júnior, Everson Luiz Zingano. "INFORMAÇÃO E NOVAS FERRAMENTAS À PESQUISA." Veritas (Porto Alegre) 42, no. 2 (December 31, 1997): 277. http://dx.doi.org/10.15448/1984-6746.1997.2.35665.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Ao longo dos séculos as ferramentas de trabalho evoluíram constantemente e as ferramentas que se destinam à manipulação de informações não são diferentes. O surgimento da Informática e de recursos e conceitos que a impulsionaram, corno o computador pessoal, a interface gráfica e a multimídia, revolucionaram os processos tradicionais de criação e disponibilização de informações. O Folio Views é um exemplo de ferramenta de informação de última geração e está sendo utilizado pelo Projeto Integrado Urbanidade e Cidadania.
5

Canesin, Carlos Alberto, Leonardo Poltronieri Sampaio, and Flávio Alessandro Serrão Gonçalves. "Ensino e orientação para projeto de conversores CC-CC através de aplicativos em java." Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica 21, no. 3 (June 2010): 272–82. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592010000300005.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Este trabalho apresenta um novo conjunto de ferramentas de simulação interativas abordando a operação idealizada de conversores CC-CC não isolados, visando o auxílio e aprimoramento do ensino em Eletrônica de Potência. Estas novas ferramentas de simulação utilizam uma metodologia consolidada de desenvolvimento, empregando recursos modernos da linguagem Java, para propiciar um ambiente dinâmico e interativo de visualização de simulações em regime permanente. Adicionalmente, este trabalho apresenta as principais características operacionais das ferramentas educacionais propostas, e, aborda sua utilização como ferramenta de projeto orientado para as aulas de laboratórios no curso de Eletrônica de Potência. Neste sentido, com o objetivo de validar as ferramentas desenvolvidas e mostrar a sua utilidade, alguns exemplos considerando o conversor Buck são apresentados, onde são efetuadas comparações com ambientes de simulação conhecidos, e com resultados experimentais obtidos nos laboratórios didáticos.
6

Mesquita, Rafael Agnelli, and Priscilla Moraes. "Tratamento térmico de moldes e matrizes e os aspectos de qualidade relevantes." Exacta 10, no. 3 (December 21, 2012): 357–70. http://dx.doi.org/10.5585/exacta.v10n3.3915.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Neste artigo, discute-se a problemática do controle de tratamentos térmicos de ferramentas, moldes e matrizes. Diversos aspectos metalúrgicos específicos dos aços ferramenta são apontados, ilustrando quão crítica é a qualidade do tratamento térmico para o desempenho final das ferramentas. Apesar dessa relevância, os mecanismos tradicionais de controle são mostrados como ineficazes para garantir um desempenho adequado. Assim, uma metodologia baseada no controle do processo é proposta.
7

Pinheiro, Diego, Marta Rosecler Bez, and Vânia Gisele Bessi. "Ferramenta para a gestão de ideias em instituições de ensino superior." Teknos revista científica 16, no. 1 (July 30, 2016): 72. http://dx.doi.org/10.25044/25392190.808.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Este artigo apresenta o trabalho realizado para o desenvolvimento de um sistema de gestão de ideias a ser disponibilizado a Instituições de Ensino Superior. Em pesquisas realizadas não foram encontradas ferramentas que atendam a esta demanda. As ferramentas pesquisadas são genéricas, para atender a empresas cujo foco não são Instituições de Ensino, com suas especificidades. O artigo inicia com um referencial teórico que abarca o tema gestão de ideias e três das ferramentas analisadas que estão disponíveis no mercado para atender a demanda das instituições. Na sequência, são apresentadas informações sobre a análise e desenvolvimento da ferramenta, que está sendo realizada por profissionais de informática, administração e pedagogia.
8

Leitner, Drielle Sanchez, Sergio Scheer, and Adriana De Paula Lacerda Santos. "O uso do BIM para avaliação do desempenho dos edifícios." Gestão & Tecnologia de Projetos 14, no. 2 (December 17, 2019): 17–33. http://dx.doi.org/10.11606/gtp.v14i2.151292.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
O objetivo do presente estudo é estabelecer uma conexão entre o BIM e o desempenho das edificações, sua busca e sua avaliação, por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL). Foram utilizadas duas bases de dados eletrônicas (Science Direct e Scopus), e foram incluídos artigos de periódicos e congressos escritos em inglês. A RSL resultou na inclusão de 79 artigos, publicados de 2006 a 2017, usados na construção do panorama BIM – desempenho. De acordo com a análise bibliométrica, o assunto em discussão vem crescendo desde 2014. Por meio da leitura dos artigos percebeu-se que existem quatro abordagens principais em que o BIM foi usado na análise de características do desempenho das edificações: um grupo de publicações utilizou as ferramentas BIM em conjunto com as ferramentas de simulações de desempenho; outros artigos discutiram sobre a interoperabilidade de ferramentas BIM e ferramentas de simulação; um terceiro grupo buscou integrar o BIM com dados de sensores; e o último grupo identificado discutiu a integração de ferramentas BIM com sistemas de classificação de construção sustentável. As quatro abordagens foram discutidas o que mostrou que o BIM está sendo usado na busca por um melhor desempenho das edificações e também na investigação do desempenho real das edificações. A primeira abordagem contou com mais da metade das publicações identificadas. Não foi possível identificar uma ferramenta de simulação predominante, seja globalmente seja por tipo de simulação de desempenho. Por outro lado, a ferramenta BIM mais utilizada, independentemente da proposta da publicação, foi a Autodesk Revit.
9

Cabral, Aurora de Fátima Gazolin Cecílio Mafra, Edgard Torres dos Reis Neto, Vera Lúcia Szejnfeld, Leda M. de Oliveira, and Marcelo de Medeiros Pinheiro. "Ferramentas de avaliação de atividade física, capacidade funcional e condicionamento aeróbio: uma abordagem." Atividade física em pacientes reumáticos, no. 2019 out-dez;18(4) (December 31, 2019): 6–16. http://dx.doi.org/10.46833/reumatologiasp.2019.18.4.6-16.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Diversas ferramentas para avaliação, mensuração e monitorização da atividade física e capacidade funcional têm sido utilizadas na prática clínica e em pesquisas sobre condicionamento e desempenho físico, incluindo questionários e métodos para estimar a capacidade aeróbia, uma vez que possuem baixo custo e são de fácil aplicação. No entanto, ainda não existe uma ferramenta única e mais recomendada para estimar o consumo de oxigênio (VO2max), considerado o padrão-ouro para a avaliação do condicionamento físico. Nesta abordagem, os autores fizeram uma ampla e cuidadosa pesquisa científica sobre as ferramentas atualmente disponíveis para esses propósitos, incluindo as principais características dos métodos, bem como vantagens e desvantagens. Unitermos: Atividade física. Ferramentas de avaliação. Questionários. Capacidade funcional. Condicionamento aeróbio.
10

Sobral, Natanael Vitor, Iuri Santana Amadeu, Lindaura Teixeira Santos, Louise Anunciação Fonseca de Oliveira do Amaral, and Tatyane Lúcia Cruz. "A UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS DE GESTÃO APLICADAS ÀS UNIDADES DE INFORMAÇÃO (UI): percepções dos gestores." PontodeAcesso 13, no. 3 (March 17, 2020): 128. http://dx.doi.org/10.9771/rpa.v13i3.35229.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Traz um panorama acerca da utilização de ferramentas de gestão por gestores de Unidades de Informação em seus contextos profissionais, a partir de uma pesquisa exploratória executada em três fases: a primeira identifica o potencial de utilização das ferramentas de gestão de Unidades de Informação, baseando-se na produção científica e técnica; a segunda constrói um questionário para ser aplicado entre gestores de Unidades de Informação; e a terceira analisa os dados obtidos nos questionários aplicados. Os resultados estão estruturados na seguinte ordem: 1) Área de formação dos gestores; 2) Ferramentas de gestão conhecidas pelos gestores das Unidades de Informação; 3) Ferramentas de gestão utilizadas pelas Unidades de Informação; e 4) Resultados positivos alcançados em decorrência do uso das ferramentas. Quando questionados sobre as ferramentas que conheciam, as respostas dos gestores mostraram que a Matriz SWOT é a mais conhecida, com 94,4%; seguida pelo Mapa Conceitual, com 88,9%; Diagrama de Pareto, com 61,1%; PDCA, 55,6%, 5w2h, 44,4% e Business Process Management (BPM), com resultado igual ao 5w2h. Sobre as mais utilizadas, verificou-se o quadro a seguir: Mapa Conceitual (38,9%), Matriz SWOT (33,3%), 5w2h (16,7%) e PDCA (16,7%). Chama a atenção que 38,9% dos gestores nunca utilizaram nenhuma ferramenta. Com isto, nota-se na pesquisa o destaque do Mapa Conceitual e da Matriz SWOT; e a informação que todos os gestores que utilizaram ferramentas de gestão relataram ter obtido algum resultado positivo.
11

Jorge, Pablo Diego Silva de Souza, and Marcos Maurilio Ribeiro. "Ferramentas 2.0 e bibliotecas universitárias brasileiras: levantamento de uso e implicações." AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento 2, no. 1 (August 18, 2013): 22. http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v2i1.41317.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Introdução: Apresenta o conceito de biblioteca 2.0, e como os serviços e produtos orientados nesta perspectiva transformariam as bibliotecas tradicionais em ambientes mais interativos e dinâmicos. Aborda como as ferramentas 2.0 - blogs, microblogs, redes sociais, wikis, portais de compartilhamento de imagens e vídeos, dentre outras - podem proporcionar o aprimoramento dos processos de comunicação, transmissão da informação e aquisição do conhecimento, resultando em uma maior aproximação da biblioteca e do bibliotecário com os seus usuários. Método: Análise quantitativo-qualitativa de websites de bibliotecas de universidades públicas brasileiras (incluído o Distrito Federal) visando o levantamento do uso de ferramentas 2.0. Resultados: Observou-se que dezenove, da amostra de vinte e sete bibliotecas submetidas à análise utilizam alguma ferramenta 2.0. Verificou-se a preferência por três grupos de ferramentas 2.0 (Fontes RSS , Microblogs, e Redes Sociais). Verificou-se a não utilização de algumas ferramentas (Redes Sociais de Leitura, wikis, e Mensagens Instantâneas). Conclusão: As bibliotecas universitárias públicas brasileiras investigadas ainda têm uma modesta participação na esfera 2.0 o que dificulta o uso do potencial de comunicação, interação e colaboração destas ferramentas entre os usuários e usuários e bibliotecários
12

Sabina Quintiliano Silvesso, Poliana, and Sueli Maria Ramos da Silva. "Inserção de tecnologias digitais nas práticas avaliativas: uma leitura semiótica da plataforma educacional Additio." Revista Polyphonía 30, no. 2 (August 19, 2020): 201–22. http://dx.doi.org/10.5216/rp.v30i2.65114.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Dentre as práticas pedagógicas comuns ao ambiente escolar e diante das mudanças tecnológicas, selecionamos para este trabalho a avaliação da aprendizagem e as ferramentas digitais que podem ser usadas como facilitadoras do processo avaliativo. O objetivo geral do artigo é trazer reflexões importantes sobre a avaliação. Inicialmente, trazemos concepções dicionarizadas sobre avaliação, atribuindo um viés semiótico para o termo. As últimas discussões teóricas que formulam sobre diversos tipos avaliativos também são alvo deste artigo e podem ser corroboradas com as proposições teóricas de diversos teóricos do campo da educação. O objetivo específico do artigo é analisar semioticamente a interface da plataforma educacional Additio, uma ferramenta de gestão escolar que permite a inserção de diversos tipos de avaliação por meio do seu sistema de rubricas. O ferramental teórico escolhido para essa análise é a semiótica discursiva e plástica de linha greimasiana. Primeiro, observamos o plano da expressão e presentamos a plataforma, sua interface e analisamos seus espaços de usuário, tais como: página de login, página inicial, sistemas internos de cadastramento de alunos, notas e avaliações. Em seguida, mostramos como acontece a interação sujeito e plataforma, colocando em evidência os arranjos modais do plano do conteúdo. Os resultados aferidos demonstram como as ferramentas digitais facilitam o fazer pedagógico docente e oportunizam o uso de avaliações diversificadas.
13

Freitas, Carmen Edith Feitosa, Estela Dall’oca Tozetti, Christian de Oliveira Dias, Cristina M. Caldeira Miranda, Polyana Ap Pacheco Cruz, Raquel A. Prado Modolo, and Trícia C. Thomé Abrahão. "O ambiente virtual da rede de RHS." Sínteses: Revista Eletrônica do SIMTEC, no. 6 (October 27, 2016): 70. http://dx.doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8523.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Com o objetivo principal de promover o fortalecimento das relações de trabalho entre as áreas de Recursos Humanos da Universidade, o projeto "Rh em Rede" vem sendo desenvolvido desde 2013 e alcançou, em 2016, maturidade para avançar no exercício das relações virtuais. Um grupo de profissionais de RH organizou-se de forma voluntária e colaborativa para pensar e instalar ferramentas de apoio ao entrelaçamento da rede. Inicialmente, foram definidos os requisitos primordiais a serem atendidos, que são: promover a troca de experiências e a colaboração; permitir que as informações circulem por todos e para todos; fomentar a formação para tornar-se uma base de conhecimento com recurso eficaz de pesquisa; ser de fácil acesso e compatível com diversas plataformas. Com os requisitos em mãos, várias ferramentas foram testadas, incluindo: Zoho, Yammer, Google Drive, Google Calendar, Slack, Facebook e Linkedin. Após a análise de vantagens e desvantagens de cada ferramenta, foi definido, desenvolvido e implantado o conjunto de ferramentas para a rede de RHs, contendo: página web com os links para as ferramentas e formulário para solicitação de acesso; ferramenta Slack para comunicação entre os participantes, entre pares, por subgrupos e grupo completo; Google Drive como repositório de documentos do projeto; e Google Calendar como agenda do projeto. Disponibilizado em maio/2016, atualmente possui 33 usuários que estão se familiarizando com o poder da comunicação virtual e se apropriando de uma nova forma de relação: a relação em rede.
14

Rodrigues, Alessandra Pereira, Mary Lúcia Pedroso Konrath, Liane Margarida Rockenbach Tarouco, and Adelina Mezzari. "Autoria e empacotamento de conteúdos." RENOTE 7, no. 3 (December 21, 2009): 11–23. http://dx.doi.org/10.22456/1679-1916.13503.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
O presente artigo é resultado de uma pesquisa que investiga ferramentas de autoria, as quais permitem a construção de conteúdos e seu empacotamento para uso e reuso em diferentes contextos e por diferentes sujeitos, buscando atender os objetivos pedagógicos de uma unidade de aprendizagem, assim como atendendo às necessidades educacionais de seus alunos. Este estudo foi realizado através de experiências de empacotamento de Objetos de Aprendizagem (OAs) a partir de alguns dos padrões apresentados, exploração da ferramenta de autoria eXe para produção e integração de um OA no ambiente Moodle. A questão central de pesquisa buscou estudar o comportamento dos OAs produzidos pelas ferramentas de autoria investigadas frente ao LMS Moodle. Como principais resultados têm-se que as ferramentas de autoria estudadas permitem o encapsulamento de objetos em pelo menos um dos padrões, SCORM ou IMS, através de opções de exportação disponíveis nas próprias ferramentas. Os OAs disponibilizados nestes formatos facilitam a produção, reuso, rastreamento e gerenciamento quanto ao acesso dos alunos, assim como possibilitam a adaptação pelo professor a diferentes contextos e situações de aprendizagem.
15

Mousinho, Rosa Sylvana Da Silva. "Ferramentas de marketing online utilizadas na unidade de informação digital do Sebrae/PB." Biblionline 15, no. 1 (June 5, 2019): 148. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2019v15n1.44014.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Com o advento das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) e a ampla utilização da Internet nas unidades de informação, surge a adoção do Marketing online, como instrumento de apoio para promoção de produtos e serviços em bibliotecas digitais. Nesse contexto, investiga a Biblioteca Digital do SEBRAE/PB quanto ao uso de ferramentas de marketing online utilizadas para promoção e divulgação de seus produtos e serviços na Internet. Identifica-se as ferramentas de marketing online utilizadas pela Biblioteca online SEBRAE/PB, descreve as ferramentas de marketing online existentes e verifica a atualização dessas ferramentas no site da biblioteca online SEBRAE. Propõe-se novas técnicas de marketing online para a aplicação em Biblioteca Digital. Tem como abordagem metodológica um estudo qualitativo e informações coletadas realizadas através da observação do site da Biblioteca online SEBRAE. Os resultados apontam para a aplicação e uso das ferramentas de marketing online. Confirma o fato de que o marketing online surge como uma ferramenta de estímulo entre as organizações e seus usuários no que se refere a demanda de serviços e produtos informacionais, utilizando a interatividade e tendo como o principal diferencial o uso da tecnologia. Fortalece a afirmação que o profissional que trabalhe nesta área deva conhecer as estratégias de marketing que pode utilizar para tornar as relações com seus usuários mais produtivas e efetivas. Contribui para a disseminação, análise e futuras implantações de outras ou novas ferramentas de marketing online nas unidades de informação digitais, buscando compreender o papel do bibliotecário em sua busca de satisfazer os usuários, agora, também, por meio do uso de novas ferramentas nesse novo ambiente que é o ciberespaço.
16

Méndez González, Ramón. "Análise de Subtitle legends como ferramenta de formación para a tradución audiovisual e multimedia." Viceversa. Revista galega de tradución, no. 21 (April 13, 2021): 213–27. http://dx.doi.org/10.35869/viceversa.v0i21.3466.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Dentro da formación de futuros profesionais da tradución, bótanse en falta máis ferramentas coas que traballar no ámbito da tradución audiovisual e multimedia, xa que se trata de traballar coa pantalla e os métodos de aprendizaxe tradicionais non logran recrear plenamente as situacións reais que pode atopar un tradutor profesional durante o desenvolvemento do seu labor. Nun intento de afrontar esta carencia de ferramentas, un grupo de investigación e un estudio de creación de videoxogos colaboraron para crear Subtitle Legends, unha ferramenta pensada especificamente para traballar as competencias en linguas estranxeiras e de tradución. No presente estudo analizamos as opcións que ofrece a ferramenta, así como as súas posibilidades dende un punto de vista formativo. Ademais, ofrecemos os resultados obtidosao empregar esta aplicación nunha pequena proba feita nunha aula de posgrao.
17

Gomes, Fabio Fonseca Barbosa, and Tiago Silva Dos Santos. "ESTUDO COMPARATIVO ENTRE O XAMARIN E O CRONAPP NO DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS NATIVOS E HÍBRIDOS." Revista Computa��o Aplicada - UNG-Ser 8, no. 1 (December 20, 2019): 13. http://dx.doi.org/10.33947/2316-7394-v8n1-3898.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Este trabalho visa fazer um estudo comparativo entre Xamarin e CronApp, fazendo com que possa criar uma aplicação usando uma única linguagem de programação, C# com o Xamarin e CronApp, ferramenta hibrida possibilitando construções de aplicações, sistemas web, mobile robustos de modo rápido, dinâmico e seguro. Deve-se notar que cada plataforma tem uma linguagem de programação e uma IDE específica. Além disso, é interessante apresentar as funcionalidades da ferramenta duas ferramentas, que visam aliviar a necessidade de desenvolvimento duplicado para a criação de aplicativos e meios para criar uma aplicação nativa com o uso da ferramenta Xamarin para o desenvolvimento de aplicativos nativos e CronApp para desenvolvimentos híbridos. Nessa perspectiva, há uma tentativa de evitar o retrabalho, o que permitiu o surgimento das ferramentas. O desenvolvimento entre plataformas e, portanto, a Xamarin se destaca por ser capaz de gerar aplicativos para diferentes plataformas a partir da mesma base de código já o CronApp se destaca pelo desenvolvimento sem necessitar de saber muito sobre desenvolvimento.
18

Oleskovicz, Mário, Denis V. Coury, Adriano A. F. M. Carneiro, Elcio F. Arruda, Odilon Delmont F., and Silvio A. Souza. "Estudo comparativo de ferramentas modernas de análise aplicadas à qualidade da energia elétrica." Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica 17, no. 3 (September 2006): 331–41. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592006000300007.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Este trabalho apresenta um estudo comparativo entre ferramentas de análise, aplicável à Qualidade da Energia Elétrica (QEE), enfatizando-se a Transformada de Fourier com Janela (TFJ), a Transformada Wavelet (TW) e Redes Neurais Artificiais (RNAs). Das ferramentas apontadas, a TFJ e a TW, mostram-se aplicáveis à detecção, localização e classificação de distúrbios agregados às formas de ondas de tensão em um sistema de distribuição, com o intuito de prover um diagnóstico preciso das situações enfrentadas. Como será evidenciado, além da detecção, localização e classificação pelas técnicas citadas, os distúrbios também podem ser classificados segundo sua natureza, utilizando-se métodos alternativos, como pela aplicação de RNAs. Os testes efetuados mostraram que as ferramentas mencionadas possuem uma grande potencialidade quanto às suas aplicações na avaliação da QEE. Neste contexto, serão apontadas algumas peculiaridades e características inerentes a cada ferramenta.
19

Guimarães, Valmiki Vilela. "As ferramentas do poeta." O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira 4, no. 1 (November 30, 1985): 178–90. http://dx.doi.org/10.17851/2358-9787.4.1.178-190.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Silva, Wagner Dorneles da. "Gamificação na Engenharia de Produção: aplicação das ferramentas do lean manufacturing em um laboratório de ensino e experimentação." Revista Produção Online 21, no. 2 (July 16, 2021): 488–517. http://dx.doi.org/10.14488/1676-1901.v21i2.4234.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Em virtude de um mercado com alta variabilidade e cada vez mais competitivo, a necessidade de ferramentas que possibilitem o aumento de produtividade e também a eliminação dos desperdícios vem se tornando foco principal nos últimos tempos. Estas ferramentas passaram a se tornar populares no século XIX através do Sistema Toyota de Produção ou lean manufacturing, e foram tomando tamanha proporção que passaram aser tema predominante de disciplinasnas universidades domundo inteiro. A fim de sair das apresentações convencionais sobre como é possível reduzir custos e melhorar processos através de ferramentas simples, este artigo tem por sua finalidade aplicar, naforma de gamificação, a abordagem dediversas ferramentasdo lean, através de uma linha de produção de brinquedos com peças de encaixe em um ambiente de aprendizagem na Universidade do Vale do Rio do Sinos -UNISINOS.
21

Perez, Valéria Vasconcelos, Adriana Amaro Diacenco, and Paulo Henrique Paulista. "ANÁLISE DAS SETE FERRAMENTAS ESTATÍSTICAS DA QUALIDADE UTILIZADAS NOS SISTEMAS PRODUTIVOS." Revista Univap 22, no. 40 (April 25, 2017): 807. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1629.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Com o acelerado crescimento industrial, a competitividade pela eficiência da produtividade e pela disputa de clientes, fez que com as organizações tomassem a qualidade como sinônimo de sua sobrevivência ou fracasso. Com isso, a busca por métodos que auxiliem na detecção de anomalias e melhoria dos processos produtivos. As principais ferramentas estatísticas da qualidade são muito utilizadas para o auxílio na identificação de anomalias, tal como a eliminação das mesmas e ainda proporcionam ao gerente de produção a tomar decisões para a melhoria do processo. Este artigo objetiva buscar conhecimento das ferramentas estatísticas a partir da revisão da literatura. A partir da abordagem da revisão da literatura, foi feita uma pesquisa descritiva, sendo abordado dois estudos de casos que utilizaram as ferramentas da qualidade enfatizando qual ferramenta fora utilizada, sendo estas o Diagrama de Causa e Efeito, Diagrama de Dispersão, Gráfico de Pareto, Histograma, Folha de Verificação, Gráfico de Controle e qual foi a principal função das mesmas. Por fim, de acordo com os resultados analisados é possível afirmar que as ferramentas estatísticas da qualidade foram utilizadas corretamente e ainda as mesmas foram aptas para a análise do processo, tal como indicar possíveis oportunidades de melhorias do processo.
22

Melo, Marla Rosana Pereira, and Diana Francisca Adamatti. "Descoberta de conhecimento em dados não estruturados: Uma análise em um chat de jogo online." Revista Brasileira de Computação Aplicada 12, no. 3 (July 20, 2020): 51–60. http://dx.doi.org/10.5335/rbca.v12i3.10389.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Este trabalho aborda um estudo sobre a descoberta de conhecimento aplicada no chat de um jogo massivelymultiplayer online (MMO). Para isso, utilizou-se a ferramenta Text Mining Suite, onde o processo de descobertade conhecimento, além da mineração de textos, é baseado na criação de conceitos definidos por uma pessoaque possui algum entendimento acerca dos textos à serem analisados. Também como forma complementar apesquisa, foi utilizada a ferramenta de mineração de textos Sobek, como suporte à Text Minig Suite para a criaçãode conceitos. Esse artigo propõe uma metodologia experimental para a aplicação da descoberta de conhecimentoem dados textuais gerados a partir de conversas dos jogadores. Com essa metodologia, avaliamos os resultadosde três testes. O primeiro teste envolveu a ferramenta Text Mining Suite para extrair conhecimento da base dedados textuais, no segundo teste foi utilizada a ferramenta Sobek para extrair os conceitos do texto, por fim, oúltimo teste agregou as duas ferramentas. Uma análise quantitativa possibilitou a apresentação da qualidadedos resultados da mineração de textos. Observou-se uma melhora nos resultados, um ganho de conhecimentoquando as ferramentas Text Mining Suite e Sobek foram utilizadas, em conjunto, para o processo da descobertade conhecimento.
23

Sierra, Isabella De Souza, Flávio Anthero Nunes Vianna dos Santos, and Elton Moura Nickel. "COMPARATIVO DE USABILIDADE DA FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO ERGONÔMICA REBA (RAPID ENTIRE BODY ASSESSMENT) NAS VERSÕES EM PAPEL E APLICATIVO PARA CELULAR." Gestão & Tecnologia de Projetos 12, no. 2 (November 1, 2017): 9. http://dx.doi.org/10.11606/gtp.v12i2.111756.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Ferramentas para auxílio de análise ergonômica são frequentemente utilizadas quando há a necessidade de avaliação de riscos musculoesqueléticos no trabalho. Dessas ferramentas, uma das mais conhecidas é a REBA (Rapid Entire Body Assessment). Seu amplo uso fez com que suas formas de distribuição e aplicação fossem alteradas por vários autores, de forma a tentar encontrar a melhor maneira de aplicação. Inclusive, com o advento de celulares e tablets, foram feitas diversas versões em aplicativo da ferramenta. Pouco pode ser encontrado sobre a usabilidade desse método, ainda mais em qual versão é mais apropriado, em termos de usabilidade. Objetivou-se neste artigo realizar uma avaliação de usabilidade da ferramenta REBA em duas diferentes versões para verificar a influência que a usabilidade da ferramenta tem nos seus resultados. Acredita-se que qualquer tipo de ferramenta para uma avaliação ergonômica deve, de forma intrínseca, ser usável, pois sua usabilidade tem influência direta em sua confiabilidade e replicabilidade. Sendo assim, fez-se uma análise comparativa de usabilidade com a ferramenta em versão papel e aplicativos para celular com oito sujeitos para a verificação de tal usabilidade. Encontrou-se melhor usabilidade para o aplicativo, mas confiabilidade equiparada para as duas versões. Assim, constata-se que as duas podem ser igualmente usadas para avaliação REBA.
24

Sousa Costa, Adriano, and João Roriz. "As recomendações e as soluções amistosas da Comissão Interamericana de Direitos Humanos: política, preferências e cumprimento." Revista do Serviço Público 71, no. 3 (September 29, 2020): 582–603. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v71i3.3786.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
O artigo trata das recomendações e das soluções amistosas da Comissão Interamericana de Direitos Humanos e das respostas dos Estados a partir de uma ferramenta de avaliação de políticas públicas. Pressupondo a necessidade de problematizar o envolvimento da linguagem dos direitos humanos com os estudos de políticas públicas, o objetivo principal do texto é analisar as decisões da Comissão e a reação dos Estados a partir de preferências distintas dos atores envolvidos. O artigo considera as recomendações e soluções amistosas da Comissão não como um bloco monolítico sem distinções, mas como tipos variados que demandam políticas públicas diversas. Através da análise do relatório de 2017 da Comissão, em particular as suas ferramentas e o seu cumprimento por parte dos Estados, pode-se constatar que: (i) a Comissão Interamericana tem preferência por determinados tipos de ferramentas nos desenhos de soluções, (ii) os Estados também têm preferências por certos tipos de ferramentas, e (iii) tais preferências não coincidem com as da Comissão.
25

Nascimento, Maria Lívia, and Flávia Cristina Silveira Lemos. "A pesquisa-intervenção em Psicologia: os usos do diário de campo." Barbarói, no. 57 (July 5, 2020): 239–53. http://dx.doi.org/10.17058/barbaroi.v0i57.14675.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Este artigo problematiza a pesquisa-intervenção pelos caminhos da análise institucional e de suas ferramentas. Para tanto, pensa o processo de pesquisa por meio da noção de implicação e traz o diário de campo como ferramenta fundamental para as análises. Há intempestivos no pesquisar e é preciso estar atento ao que René Lourau chamou “fora-texto”, aquilo que no círculo científico clássico não deve constar da asséptica escrita do texto final. O “fora-texto” é rico em possibilidade de análises, expõe as implicações, e sua escrita produz uma leitura da prática. Na intenção de entrecruzar diferentes ferramentas da análise institucional, o artigo procura trazer a pesquisa-invenção como uma metodologia que se interpõe aos princípios de neutralidade e objetividade da ciência positiva, às suas dicotomias e produção de verdades. Embora o pensamento de Renè Lourau conduza o artigo, não há uma leitura pura desse autor, mas deslocamentos nos usos de suas ferramentas de pesquisa.
26

Frias, Marcos Antonio da Eira, Heloisa Helena Ciqueto Peres, Wana Yeda Paranhos, Maria Madalena Januário Leite, Cláudia Prado, Paulina Kurcgant, Daisy Maria Rizatto Tronchin, and Marta Maria Melleiro. "Utilização de ferramentas computacionais por idosos de um centro de referência e cidadania do idoso." Revista da Escola de Enfermagem da USP 45, spe (December 2011): 1606–12. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62342011000700011.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Este estudo exploratório descritivo teve como objetivo identificar o uso de ferramentas computacionais por um grupo de idosos de um Centro de Referência e Cidadania do Idoso do município de São Paulo. Entre as 55 pessoas pesquisadas, foi evidenciado que 33 (60,0%) possuem computador em casa, 42 (76,4%) idosos afirmaram ter realizado curso para utilizar o computador, 22 (58,2%) usam o computador há menos de dois anos e 40 (85,5%) idosos usam a ferramenta por até 2 horas por dia. As ferramentas de comunicação mais usadas foram 41 (75,0%) correios eletrônicos, 25 (45,0%) comunicadores instantâneos e 17 (31,0%) sites de relacionamento. As finalidades de uso das tecnologias foram atualização e informação, pesquisas, diversão e comunicação com parentes e amigos. Conclui-se que o enfermeiro deve estar atento a este perfil tecnológico que se desenha junto à população idosa e buscar formas de inserir as ferramentas computacionais para auxiliar na assistência a este grupo.
27

Pedro, Alexandra Raquel. "Os museus portugueses e a Web 2.0." Ciência da Informação 39, no. 2 (August 2010): 92–100. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-19652010000200008.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
O presente artigo dá a conhecer um projecto de investigação que teve como objectivo determinar e analisar a partir da observação dos sítios Web dos museus portugueses quais as ferramentas Web 2.0 usadas por estas instituições no desenvolvimento das suas actividades. Neste sentido, foram seleccionados como amostra os 125 museus pertencentes à Rede Portuguesa de Museus. Os resultados obtidos permitem-nos afirmar que utilização das ferramentas Web 2.0 por parte dos museus portugueses analisados está numa fase inicial. A ferramenta mais usada é o blogue. Foram, também, identificados projectos pioneiros ao nível dos wikis, Licenças Creative Commons, Youtube, Flickr e redes sociais on-line.
28

Curto, João Paulo, and Branca Miranda. "Oficinas de formação de professores. Uma estratégia formativa para a introdução de ferramentas tecnológicas no ensino da geografia." Revista EDaPECI 14, no. 1 (April 30, 2014): 77–97. http://dx.doi.org/10.29276/redapeci.2014.14.11617.77-97.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
É hoje evidente que existe um desfasamento entre as exigências criadas pela atual sociedade de informação e comunicação, marcada por uma ampla difusão de ferramentas tecnológicas, e as práticas escolares. Torna-se, assim, imperativo que escola se aproprie destas ferramentas, o que implicará uma revisão do modo como os professores ensinam e os alunos aprendem. Entende-se que esta revisão passará pela adoção de metodologias de orientação construtivista, possibilitando uma maior autonomia e criatividade do aluno. Por outro lado, considera-se que o desenvolvimento do raciocínio espacial é um aspecto fundamental na formação de cidadãos competentes e interessados. Apesar de os WebSIG (sistemas de informação geográfica disponibilizados na internet) possibilitarem a aquisição da literacia geográfica, a sua integração no ensino tarda em chegar. É objetivo deste estudo analisar o contributo das oficinas de formação de professores para a difusão da utilização de WebSIG no ensino da Geografia. A análise permite-nos inferir que os WebSIG são uma ferramenta tecnológica adequada ao ensino; a formação e a informação são essenciais para a apropriação destas ferramentas; a formação de professores realizada de uma forma adequada e intencional demonstra ser eficaz; que persistem algumas condicionantes para a utilização destas ferramentas. Palavras-chave: Formação de professores. Educação Geográfica. Sistemas de informação geográfica.
29

Scheleski, Samuel. "Seleção de materiais no projeto de máquinas e implementos agrícolas." Design e Tecnologia 5, no. 09 (July 2, 2015): 29. http://dx.doi.org/10.23972/det2015iss09pp29-41.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Baseado na necessidade de sistematizar a seleção de materiais, existem diversos métodos e ferramentas. O objetivo geral deste trabalho é selecionar e aplicar metodologias de seleção de materiais no projeto de máquinas e implementos agrícolas. Para isso, foram realizados: um estudo sobre o desenvolvimento desse setor da indústria; a detecção dos seus requerimentos; a análise e escolha dos métodos e ferramentas de seleção de materiais indicados para essa indústria e o desenvolvimento de estudo de caso. Baseado nesses procedimentos, chegou-se às seguintes conclusões: (1) a metodologia Ashby, foi selecionada, pois incentiva os projetistas a considerar a ampla gama de oportunidades de inovação proporcionada pelos materiais. A aplicação dessa metodologia requer a utilização de ferramentas e procedimentos de apoio; (2) o desenvolvimento de um sistema informatizado para seleção de materiais voltado para o setor mostrou-se inviável nas condições estabelecidas nesse trabalho; (3) o software CES é uma boa opção de ferramenta de apoio; (4) os procedimentos de síntese e similaridade evidenciaram-se importantes para expandir a visão de projetistas, mas carecem de melhores ferramentas de apoio, e (5) a metodologia escolhida proporciona uma visualização dos procedimentos adotados em outros setores da indústria e capacita as empresas no domínio de novas tecnologias.
30

Pereira, Kássia Rayane, Nelson Nunes Tenório Junior, and Cláudia Herrero Martins Menegassi. "Gestão do conhecimento em ferramentas de chat no contexto organizacional." Brazilian Journal of Information Science: research trends 15 (October 28, 2021): e02120. http://dx.doi.org/10.36311/1981-1640.2021.v15.e02120.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Em um contexto dinâmico, as organizações buscam formas de obter vantagens competitivas. Nesse sentido, destaca-se a ampla utilização de ferramentas tecnológicas, como as de chat, para oferta de produtos e serviços, comunicação, compartilhamento do conhecimento, entre outros. Entretanto, se não houver o armazenamento adequado do conhecimento criado nessas ferramentas, pode ocorrer a perda do conhecimento organizacional, impossibilitando a recuperação e o uso do conhecimento, bem como, a criação de Memória Organizacional (MO). Desta forma, a gestão do conhecimento (GC) torna-se uma disciplina fundamental para tratar o conhecimento e disponibilizá-lo de maneira útil para a organização. Assim, o objetivo desta pesquisa é sistematizar práticas para a recuperação do conhecimento em ferramentas de chat no contexto organizacional. Para tanto, efetuou-se uma pesquisa exploratória, de abordagem quantitativa-qualitativa, com os procedimentos técnicos mineração de texto e etnografia em meio digital. Com os resultados, foi possível apresentar cinco práticas da GC para recuperação do conhecimento: Ferramenta de Busca Avançada, Gestão de Conteúdo, Banco de Competências, Bases de Conhecimento e Ambientes Colaborativos Virtuais. A partir de tais práticas, conclui-se que é possível recuperar o conhecimento em ferramentas de chat, evitando a perda do conhecimento organizacional e possibilitando a criação de MO do grupo.
31

Costa, Ricardo, Márcio Magera Conceição, Joelma Telesi Pacheco Conceição, and Marcelo Dourado Sales. "MARKETING E PROPAGANDA – FERRAMENTAS DE GESTÃO NA BUSCA DOS CONSUMIDORES." REVISTA CIENTÍFICA ACERTTE - ISSN 2763-8928 1, no. 1 (July 15, 2021): e111. http://dx.doi.org/10.47820/acertte.v1i1.1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
O presente artigo apresenta uma abordagem sobre as os aspectos mercadológicos da comunicação, passando pela relação histórica dos veículos, definições de conceitos das ferramentas mercadológicas e suas diferenças, chegando a sua aplicabilidade através dos meios de comunicação de massa e sua influência direta, como ferramenta de marketing, na percepção dos consumidores de produtos e serviços.
32

Andrade, Alexandro, Ricardo de Azevedo Klumb Steffens, Tânia Brusque Crocceta, Carla Maria de Liz, and Ricardo Brandt. "INTERNET COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA, COLETA E INTERVENÇÃO EM FIBROMIALGIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA." Revista Baiana de Saúde Pública 37, no. 2 (February 26, 2014): 423. http://dx.doi.org/10.22278/2318-2660.2013.v37.n2.a419.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
RESUMO: O objetivo do presente estudo foi investigar como as ferramentas disponíveis na Internet vêm sendo utilizadas nas pesquisas em síndrome da fibromialgia (SFM). Trata-se de uma revisão sistemática embasada em estudos publicados entre os anos de 2000 a 2011 em periódicos indexados nas bases de dados Science Direct, Pub Med e Scielo, que utilizaram ferramentas disponíveis na internet para realização das suas pesquisas. Como resultado do estudo, além dos fóruns de discussão online, verificou-se que o email é uma ferramenta comum de utilização nas pesquisas sobre fibromialgia, principalmente no que diz respeito ao envio direto ou links de acesso a questionários para preenchimento online. Ficou claro nos estudos investigados a preocupação em investigar a qualidade das informações postadas nos sites especializados em fibromialgia, visando o aprimoramento destas informações, principalmente por se tratar de uma ferramenta que permite o acesso da população em geral bem como dos pacientes com fibromialgia.
33

Correa Riquieri, Juliana, Marcio Ricardo Salla, Carlos Eugênio Pereira, Túlio Machado Humberto Guimarães, and William Dantas Vichete. "Comparação entre ferramentas computacionais na modelagem de qualidade da água em ambiente lótico." Revista DAE 69, no. 231 (June 28, 2021): 196–210. http://dx.doi.org/10.36659/dae.2021.056.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
A modelagem de qualidade da água por meio de ferramentas computacionais tem se mostrado um importante instrumento no planejamento e na gestão dos recursos hídricos. A escolha da ferramenta leva em consideração os objetivos da aplicação, detalhamento físico e hidráulico, correlação entre os processos físicos e bioquímicos e quantidade de indicadores de qualidade da água. Este artigo comparou as ferramentas QUAL- UFMG, QUALI-TOOL e HEC-RAS quanto à criação da topologia hídrica, entrada dos dados (geométricos, hidráulicos, fluviométricos, de qualidade da água e coeficientes dos processos físicos e bioquímicos) e interpretação dos resultados nas simulações dos indicadores oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio, nitrogênio orgânico, amônia, nitrato e fósforo total. Foi utilizado um curso de água com capacidade hídrica média anual de 4,8 m3/s e lançamento pontual de alta carga poluidora (528,8 kgDBO/dia, 163,8 kgNO/dia e 6,2 kgP/dia no período de estiagem). Os dados de entrada foram extraídos de De Paula (2011) e Salla et al. (2013). Diante da comparação entre as ferramentas, observou-se que os métodos de cálculo da profundidade líquida e velocidade do escoamento interferiram diretamente nos perfis longitudinais de oxigênio dissolvido e série de nitrogênio nas situações em que os coeficientes dos processos físicos e bioquímicos são estimados a partir de equacionamentos da literatura. Para estudos mais simplificados, em escalas reduzidas, as ferramentas QUAL-UFMG e QUALI-TOOL são as sugeridas, além de possuírem interface amigável, gratuita e de fácil acesso ao usuário. A ferramenta HEC-RAS, por se tratar de um modelo complexo e com conexão com SIG, é aconselhada em estudos que exigem um maior nível de detalhamento. Palavras-chave: Qualidade da água. Modelagem matemática. QUAL-UFMG. QUALI-TOOL. HEC-RAS.
34

Junior, Jason Paulo Tavares Faria. "Comparação entre Ferramentas CASE para gerenciamento de Projeto e Métricas de Software no Curso de Sistemas da Informação do UniFOA." Cadernos UniFOA 1, no. 2 (March 23, 2017): 11. http://dx.doi.org/10.47385/cadunifoa.v1i2.888.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
O presente artigo apresenta uma análise comparativa entre diferentes ferramentas que automatizam a aplicação de métricas de software, sendo resultado de um projeto que visa a implementação de uma ferramenta CASE para Gerenciamento de Projeto e métricas de Software no Curso de Sistemas da Informação do UniFOA.
35

Junior, Jason Paulo Tavares Faria. "Comparação entre Ferramentas CASE para gerenciamento de Projeto e Métricas de Software no Curso de Sistemas da Informação do UniFOA." Cadernos UniFOA 1, no. 2 (March 23, 2017): 11–17. http://dx.doi.org/10.47385/cadunifoa.v1.n2.888.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
O presente artigo apresenta uma análise comparativa entre diferentes ferramentas que automatizam a aplicação de métricas de software, sendo resultado de um projeto que visa a implementação de uma ferramenta CASE para Gerenciamento de Projeto e métricas de Software no Curso de Sistemas da Informação do UniFOA.
36

Silva Filho, Alexandre Magno, Rafael Rodrigues da Silva, Dmitryev Cyreneu da Silva, and Marcos Fernando Machado de Medeiros. "O processo empreendedor: associando o business model Canvas (BMC) ao life cycle Canvas (LCC)." Exacta 16, no. 4 (December 18, 2018): 35–44. http://dx.doi.org/10.5585/exactaep.v16n4.7991.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
O processo empreendedor envolve desde a concepção de uma ideia até a implementação e gestão do novo negócio. Entre as ferramentas utilizadas nesse processo pode-se destacar o Business Model Canvas (BMC), um quadro de modelo de negócio que contempla as principais áreas que devem ser pensadas. Esta ferramenta baseada na filosofia de gestão visual é amplamente conhecida e a literatura indica que seu uso demonstra contribui para eficiência no processo empreendedor. Desse modo, este artigo teórico propõe uma associação do BMC com a gestão de projetos por meio do Life Cycle Canvas (LCC). A ideia central é mostrar como estas duas ferramentas podem ser associadas, uma em complementaridade à outra, para promover melhores resultados para o negócio, uma vez que a implementação dos projetos originados no BMC pode ser um fator crítico de sucesso para o negócio. Essa associação mostrou que há complementaridade entre as duas ferramentas, ficando o BMC responsável pela fase inicial do processo empreendedor, enquanto o LCC atende à fase final, de gestão dos projetos que levam ao sucesso do negócio.
37

Cardoso, Eros Renato Silva, and Alfredo Rodrigues Leite da Silva. "A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL DE UMA FERRAMENTA ESTRATÉGICA EM UMA ORGANIZAÇÃO FAMILIAR BRASILEIRA." REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre) 23, no. 3 (December 2017): 173–205. http://dx.doi.org/10.1590/1413-2311.153.56537.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
RESUMO O objetivo deste artigo é compreender o fenômeno de transformação de um software, com potencial para ser uma ferramenta estratégica, pelas construções sociais dos atores inseridos em uma organização familiar brasileira. Defende-se que as ferramentas estratégicas podem ser transformadas pelas construções sociais de seus usuários articuladas nos contextos em que estão inseridos. Para compreender o fenômeno dessas transformações nas ferramentas estratégicas, discute-se a temática da construção social nas organizações, reconhecendo as implicações das especificidades sociais das organizações familiares. Esta pesquisa trouxe uma abordagem fenomenológica do mundo social de Schütz. O lócus do estudo foi uma organização familiar do setor de vendas de equipamentos comerciais no estado do Espírito Santo - Brasil. A coleta de dados se deu a partir de dezessete entrevistas semiestruturadas, observação participante e pesquisa documental. A análise dos dados foi inspirada no método fenomenológico. A justificativa deste trabalho está em contribuir para preencher lacunas de pesquisa sobre a transformação das ferramentas estratégicas no “fazer estratégia” em uma ótica socialmente construída, por meio de articulações teóricas e empíricas. Como resultados, questões como o despreparo, o feeling, as redes de motivos e interesses, as imposições, as heranças do contexto, as tentativas (d)e manutenção de práticas, a experiência de vida do indivíduo e interesses organizacionais, entre outras, evidenciaram que as transformações da ferramenta foram causadas pelas redes de motivos e interesses, tanto institucionais quanto específicos dos atores sociais, imersos em construções sociais no contexto.
38

Gomes Filho, Tupanangyr, and Israel Brunstein. "Considerações sobre o planejamento para a qualidade de serviços e os fatores de sucesso de novos empreendimentos." Gestão & Produção 2, no. 1 (April 1995): 96–108. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x1995000100007.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Propomos neste artigo destacar algumas ferramentas que contribuem para o desenvolvimento de pequenos e médios negócios no setor de serviços. Destacamos a metodologia para uma Estratégia de Operações como uma ferramenta de sobrevivência na prestação de serviços. O artigo abrange também o aspecto das características necessárias ao empreendedor de sucesso.
39

Stoll, Thiago Depoi, Amanda Alves, and Rafael Baldiati Parizi. "Aplicação do método AHP na seleção de ferramentas BPMN utilizando o software matemático Octave: Um estudo de caso." Revista de Ciência e Inovação 1, no. 2 (December 23, 2016): 27–36. http://dx.doi.org/10.26669/2448-409178.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Este artigo apresenta uma comparação multicritério entre três ferramentas BPMN, através da aplicação do método matemático Analytical Hierarchy Process (AHP). Para que fosse possível realizar a multiplicação entre matrizes utilizou-se a ferramenta Octave, cujo processo será descrito nesse trabalho, que tem por finalidade principal auxiliar na escolha de uma ferramenta que conduza ao melhor desempenho na modelagem dos processos de negócios. Para este estudo, a implementação do método AHP apresentou-se benéfica, pois possibilitou a priorização e justificativa da escolha de ferramenta BPMN de forma concreta e baseada em dados discretos.
40

Ferrão, Paulo Cadete. "Ecologia industrial: princípios e ferramentas." Engenharia Sanitaria e Ambiental 17, no. 1 (March 2012): IV—V. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522012000100002.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Diehl, Rafael, Cleci Maraschin, and Jaqueline Tittoni. "Ferramentas para uma psicologia social." Psicologia em Estudo 11, no. 2 (August 2006): 407–15. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-73722006000200020.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Cendón, Beatriz Valadares. "Ferramentas de busca na Web." Ciência da Informação 30, no. 1 (April 2001): 39–49. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-19652001000100006.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Existem hoje centenas de ferramentas para busca de informações nas cerca de um bilhão de páginas HTML que se estimam existir na Web. As peculiaridades destas ferramentas influenciam no tipo, número e qualidade dos recursos recuperados através delas. Este artigo oferece uma visão das principais categorias de ferramentas de busca da Internet, suas semelhanças, diferenças e características, bem como analisa as vantagens e desvantagens associadas a cada uma, de forma a proporcionar ao profissional da informação instrumental para aumentar sua eficiência na procura de recursos informacionais.
43

Carneiro, Marcelo Lopes, Aline Botelho Schneider, and Fernando Filardi. "Modelos e ferramentas de gestão." Revista E-Tech: Tecnologias para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838 3, no. 1 (June 30, 2010): 24–47. http://dx.doi.org/10.18624/e-tech.v3i1.139.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
O entendimento da gestão contemporânea das organizações vem se mostrando essencial na busca do entendimento dos fatores que levam as organizações ao sucesso no atual mercado, complexo e a cada dia mais competitivo. Neste contexto, é possível notar que existem poucos estudos sobre as práticas e ferramentas de gestão e a aderência destas às organizações. Este estudo investiga a situação das maiores indústrias de alimentos e bebidas de Santa Catarina, e tem por objetivo verificar quais critérios levam seus gestores a escolherem as ferramentas de gestão adotadas e se há aderência ao modelo de gestão vigente. Para verificar os critérios de escolha quanto à adoção das ferramentas, foi realizado um estudo multi-caso através de entrevistas semi-estruturadas e de análise documental em três das maiores indústrias neste setor, e posteriormente os resultados foram utilizados para o cruzamento com as variáveis relatadas no referencial teórico. Entre os problemas identificados destaca-se que os modelos de gestão destas organizações são construídos de acordo com as suas necessidades do momento e não com base em um planejamento. A pesquisa revelou que as empresas pesquisadas não seguem um único estilo de gestão, ou seja, seu modelo de gestão vem sendo construído de maneira tácita, por meio da interação, muitas vezes deficitária, entre as ferramentas existentes na organização e as novas ferramentas escolhidas.
44

Behar, Patricia Alejandra, Deise Bortolozo Pivoto, Fabiana Santos da Silveira, and Gretel Siblesz. "Metodologia de análise de ferramentas computacionais segundo os princípios da lógica operatória." Educação e Pesquisa 29, no. 1 (June 2003): 55–77. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-97022003000100005.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
O presente estudo é um dos resultados obtidos pelo grupo de pesquisa que realiza a Análise de Ambientes Computacionais, do ponto de vista da lógica operatória, no Nuted - Núcleo de Tecnologia Digital aplicada à Educação Faced/UFRGS. Utiliza-se a lógica operatória piagetiana como base teórica para a construção de uma metodologia de análise de ferramentas computacionais. Portanto, foi preciso definir os conceitos utilizados no método proposto em forma de quadro. Em primeiro lugar, investigou-se a teoria do sujeito individual, no que se refere à sua estrutura e função simbólica, reinterpretando esses conceitos no objeto. Nesse caso, o objeto é a ferramenta computacional de uso individual. A partir desse estudo, foi possível construir o modelo geral de interação de um sujeito qualquer com uma ferramenta computacional, para depois analisá-la operatoriamente. Em um segundo momento, foi introduzida a teoria do sujeito coletivo e construído o modelo interativo do mesmo com a ferramenta computacional de uso coletivo. Esses modelos construídos são utilizados para visualizar a interação e identificar, tanto na ferramenta quanto no usuário, as operações lógicas ou infralógicas e os agrupamentos de classes ou relações, de acordo com os espaços topológicos euclidiano e projetivo. É importante fazer essa distinção, pois há ferramentas que suportam apenas operações do tipo individual e, outras, operações coletivas/cooperativas. Logo, pela aplicação desses modelos, poderá ser identificado o nível operatório em que um sujeito deve se encontrar para interagir com um ambiente computacional, assim como a estruturação e reestruturação dessas operações durante a própria interação.
45

Moreira, João Vitor da Silva, Mário Oliveira Lima, and Fernanda Roberta Marciano. "ENGENHARIA BIOMÉDICA APLICADA À REABILITACAO EM PÓS-OPERATÓRIO DE MASTECTOMIA." Revista Univap 22, no. 40 (May 11, 2017): 903. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1674.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
O objetivo deste trabalho é desenvolver uma ferramenta para auxiliar no processo de recuperação pós-operatória de procedimentos de mastectomia. Utilizando de ferramentas de reconhecimento corporal e interfaces virtuais, serão quantificados os dados relacionados à amplitude de movimento de ambos os braços dos pacientes, agindo como uma ferramenta de acompanhamento de progresso para as terapias de Reabilitação desenvolvidas no Laboratório de Engenharia de Reabilitação Sensório-motora. Com isto, será possível avaliar a evolução dos pacientes caso a caso, bem como determinar a eficácia/eficiência das alternativas de terapia que empregam Realidade Virtual (VR). Para a captura dos dados de posicionamento corporal utiliza-se a câmera Kinect® da Microsoft, presente no console Xbox 360. Esta dispõe de uma biblioteca de fonte aberta, a qual torna possível explorar suas ferramentas como desenvolvedor, e utilizar o máximo potencial de seus algoritmos de reconhecimento corporal e facial. Ao final, espera-se tornar possível quantificar o progresso obtido com as interfaces virtuais já presentes no laboratório, dando caráter ainda mais técnico às pesquisas ali desenvolvidas.
46

Linhares Pimenta, Iris, Anatália Saraiva Martins Ramos, Apuena Vieira Gomes, Anderson Luiz Rezende Mól, and Anna Cecillia Chaves Gomes. "Utilização das ferramentas de um ambiente virtual: um estudo sob a perspectivab da prática docente." Revista Iberoamericana de Educación 60 (September 1, 2012): 73–95. http://dx.doi.org/10.35362/rie600445.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
O objetivo central desse trabalho é compreender o comportamento de uso de um sistema de gestão acadêmica em uma Universidade Federal em relação às ferramentas de apoio às atividades docentes. A pesquisa é censitária, compreende todos os professores dos cursos de graduação e pós-graduação nos períodos 2010.2 e 2011.1. Utilizou-se a análise de cluster para separar os elementos em grupos, de acordo com o uso maior ou menor do sistema de gestão. Com relação à faixa etária dos docentes, temos que professores com até 37 anos correspondem a 32,7% e que os docentes acima de 56 anos correspondem a 23%, o que demonstra que os professores que atuam na graduação são, em sua maioria, mais jovens. Em relação ao tempo de instituição do docente, observa-se que 32,7% estão na instituição a menos de três anos; e 23,2% estão na instituição a mais de 22 anos. Com relação às ferramentas que são utilizadas por esses docentes, temos que a ferramenta tópicos de aula é a que representa maior uso. A segunda ferramenta mais utilizada é a postagem de arquivos. A ferramenta fórum foi pouco utilizada no período estudado. Espera-se que, com esse estudo, os gestores possam direcionar ações para melhorar e ampliar a utilização desse ambiente virtual por parte dos docentes.
47

Azevedo, Nathalia Cardoso de, and Sergio Fernando Tavares. "Interoperabilidade entre as ferramentas Revit e OpenStudio para simulação termoenergética." PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção 11 (July 14, 2020): e020011. http://dx.doi.org/10.20396/parc.v11i0.8653783.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
O ambiente construído é um dos principais responsáveis pelas emissões de gases de efeito estufa (GEE), resultado do processo de construção, manutenção e energia associada às edificações. As decisões tomadas ainda na etapa de projeto são essenciais para determinar o desempenho energético do edifício. As ferramentas Building Energy Modelling (BEM) possibilitam a criação de alternativas relacionadas à análise energética, enquanto o Building Information Modeling (BIM) beneficia a fase de projeto mediante informação integrada e objetos inteligentes que permitam a interação entre ferramentas utilizadas para arquitetura, estrutura, mecânica e elétrica. Assim, este estudo tem como objetivo verificar a interoperabilidade entre as ferramentas Revit e OpenStudio, utilizando o formato gbXML (green building XML), descrevendo o processo de modelagem, exportação e importação do formato no software de simulação termo energética. O objeto de estudo foi uma habitação em wood frame. Observou-se que a simulação ocorreu sem erros e os resultados foram obtidos por meio de um fluxo interoperável entre as ferramentas, tornando possível avaliar o conforto térmico e o gasto energético da edificação. Verificou-se no processo de exportação do Revit e importação no OpenStudio a capacidade de transportar as propriedades térmicas dentro do modelo criado evitando o retrabalho de modelagem informacional. No entanto, limitações permanecem, pois a interoperabilidade ainda é unidirecional e necessita de uma ferramenta intermediária para ajuste do modelo. O processo foi caracterizado como satisfatório, capaz de auxiliar no fluxo de trabalho que suporta decisões de projeto para edifícios com menor impacto energético.
48

Nardi, Julio Cesar, and Artur Schaefer. "SUPORTE AO DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE BASEADO EM METODOLOGIAS ÁGEIS E FERRAMENTAS CASE EM NUVEM." Revista Ifes Ciência 6, no. 2 (August 28, 2020): 207–27. http://dx.doi.org/10.36524/ric.v6i2.555.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada no contexto de um laboratório de extensão universitária do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) - Brasil, onde são desenvolvidas aplicações de software para pequenas e médias empresas. As principais dificuldades apresentadas pelo laboratório encontram-se (i) na implantação de novas unidades do laboratório nos vários campi do Ifes; (ii) na condução de projetos de desenvolvimento distribuído de software (entre as suas unidades intercampi); e na condução de projetos dentro de uma mesma unidade de maneira padronizada. Tais dificuldades são consequência da falta de uma padronização metodológica e de um ferramental integrado e de fácil disponibilização/acesso. Assim, esta pesquisa propõe um arcabouço integrado de ferramentas CASE em Nuvem baseado em um processo de software que alinha práticas e metodologias ágeis de desenvolvimento de software, a saber Scrum e XP (Extremming Programming). Ademais, este trabalho discute questões relacionadas à adoção de ferramentas CASE considerando a atual tendência de uso dessas ferramentas em Nuvem. Acredita-se que as soluções propostas e discussões apresentadas neste trabalho sejam úteis em outros contextos similares, em que o foco seja a adoção de Computação em Nuvem para suporte ao processo de desenvolvimento de software.
49

Barbosa, Cinthyan Renata Sachs C. de, Carolinne Roque e. Faria, and Maurilio M. Campano Junior. "Análise de Ferramentas de Compiladores em Ambientes Virtualizados." Revista Brasileira de Informática na Educação 29 (November 1, 2021): 1262–90. http://dx.doi.org/10.5753/rbie.2021.2302.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
O uso de ferramentas de ensino tornou-se uma alternativa para complementar a aprendizagem do conteúdo escolar. Este artigo faz uma panorâmica de aspectos da Compilação e análise de desempenho das ferramentas computacionais GALS, Grammophone, The Context Grammar Free Checker, Verto e Parsing Simulator que foram desenvolvidas para suporte ao processo de compilação e têm como objetivo o apoio ao aprendizado da disciplina de Compiladores. Há várias ferramentas conhecidas, porém só algumas foram construídas para fins acadêmicos e serão apresentadas neste trabalho, bem como foram testadas com alunos na disciplina de Compiladores do curso de Graduação e também no Mestrado em Ciência da Computação de uma Universidade Pública Brasileira no Paraná para analisar hipóteses, auxiliar na verificação de exemplos de parsing e trocar experiências sobre essas ferramentas de Compilação. As fases de análise léxica e principalmente sintática tornaram-se mais didáticas e atraentes aos alunos, ficando fácil de entender suas funcionalidades e implementação de um compilador como um todo. GALS se mostrou ser uma boa opção com uma simples interface, trabalhando análise léxica e sintática para mais de uma linguagem (Java, C++ e Delphi). Estudos de Gramáticas Livres de Contexto no formato LL(1), LR(0) e LR(1) podem ser favorecidos não só com GALS, mas também com as ferramentas Grammophone e The Context Grammar Free Checker. Já o Verto trabalha de forma didática não só as etapas de análise léxica e sintática (essa também com Parser LR(1)), mas também a geração de códigos. Parsing Simulator se mostrou uma ferramenta intuitiva e também apresenta um acervo extenso de opções de análise sintática exibindo o passo a passo das tabelas de análise LL(1) e LR(K) promovendo o ensino-aprendizagem em Compiladores.
50

Romagna, Júlia, Milena Schneid Eich, and Diane Blank Bencke. "Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa: um panorama do uso de TIC’s e a construção de um site pedagógico." LínguaTec 5, no. 1 (May 24, 2020): 236–60. http://dx.doi.org/10.35819/linguatec.v5.n1.4117.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
Abstract:
É indiscutível o potencial benéfico ao ensino e aprendizagem de línguas das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICS), especialmente em contextos educacionais. Verificar essa premissa foi a proposta deste artigo, fruto de um trabalho de conclusão do curso do Ensino Médio Técnico Integrado de um Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Para tal, realizou-se pesquisa bibliográfica, investigação diagnóstica do uso de TICS na aprendizagem de Língua Inglesa e proposição de um site com ferramentas tecnológicas para aprendizagem de Língua Inglesa como uma tentativa de intervenção. A verificação ocorreu através da aplicação de um questionário escrito no Google docs a 177 alunos e, com base nos dados coletados, fez-se uma análise estatística. Observou-se, entre outros dados, que 44% dos alunos respondentes não estudam a Língua Inglesa fora do ensino regular e que há preferência por ferramentas de áudio e vídeo como recursos para aprendizagem online. Com base nestas informações, desenvolveu-se uma página web, no ambiente virtual Moodle, acessível aos alunos e servidores, com ferramentas e aplicativos para o ensino e aprendizagem de Língua Inglesa, em sala de aula ou à distância. O site foi desenvolvido na linguagem de programação HTML, esteve hospedado no servidor do campus e também continha as especificações técnicas de cada ferramenta. A partir de observação, verificou-se que houve um retorno positivo referente ao site como uma ferramenta complementar aos estudos, ratificando autores como Braga (2012), para quem o papel integrativo das tecnologias digitais no espaço escolar oferece oportunidades de insumo e imersão natural na língua.

To the bibliography