Статті в журналах з теми "Software Geogebra - Ensino Médio"

Щоб переглянути інші типи публікацій з цієї теми, перейдіть за посиланням: Software Geogebra - Ensino Médio.

Оформте джерело за APA, MLA, Chicago, Harvard та іншими стилями

Оберіть тип джерела:

Ознайомтеся з топ-50 статей у журналах для дослідження на тему "Software Geogebra - Ensino Médio".

Біля кожної праці в переліку літератури доступна кнопка «Додати до бібліографії». Скористайтеся нею – і ми автоматично оформимо бібліографічне посилання на обрану працю в потрібному вам стилі цитування: APA, MLA, «Гарвард», «Чикаго», «Ванкувер» тощо.

Також ви можете завантажити повний текст наукової публікації у форматі «.pdf» та прочитати онлайн анотацію до роботи, якщо відповідні параметри наявні в метаданих.

Переглядайте статті в журналах для різних дисциплін та оформлюйте правильно вашу бібліографію.

1

Pereira Filho, Albano Dias, Saulo Carvalho de Souza Timóteo, Dailson Evangelista Costa, and Tiago Soares dos Reis. "CONTRIBUIÇÕES DO SOFTWARE GEOGEBRA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA ANALÍTICA EM UMA TURMA DA 3º SÉRIE DO ENSINO MÉDIO." REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática 7, no. 1 (May 20, 2019): 288–311. http://dx.doi.org/10.26571/reamec.a2019.v7.n1.p288-311.i7865.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
O presente trabalho destaca o uso do software Geogebra no processo de ensino e aprendizagem em Geometria Analítica. Buscamos investigar sobre a seguinte questão: que contribuições a utilização do software Geogebra proporciona ao processo de ensino e aprendizagem de Geometria Analítica em uma turma da 3ª série do Ensino Médio? Nesse sentido, objetivamos analisar as contribuições que a utilização do software Geogebra proporciona ao processo de ensino e aprendizagem de Geometria Analítica em uma turma da 3ª série do Ensino Médio. Esta investigação se constitui como uma pesquisa qualitativa exploratória e de campo, uma vez que foi desenvolvida junto a um grupo de 23 discentes do Ensino Médio Integrado ao Meio Ambiente do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) - Campus Porto Nacional. Para tanto, desenvolvemos um questionário ao final das aulas com os discentes no intuito de coletar as informações necessárias para podermos analisar as possíveis contribuições do uso do software Geogebra no processo de ensino e aprendizagem dos participantes. A pesquisa evidenciou que o software Geogebra contribui para o melhoramento do processo de ensino e aprendizagem de matemática em aspectos didáticos e pedagógicos.
2

Oliveira, Tamara Sued Pinheiro de, Dailton Cicerofram Souza Silva, and Ana Cristina De Souza Lima. "software GeoGebra no ensino da Função Quadrática." Boletim Cearense de Educação e História da Matemática 8, no. 23 (June 17, 2021): 861–76. http://dx.doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4954.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
A tecnologia vem a cada dia redefinindo a maneira como são realizados determinados processos e com isso vem conquistando espaço nos mais diversos ambientes, fornecendo maneiras de se alcançar resultados mais precisos e solucionar problemas. No âmbito educacional, a utilização de tecnologia em sala de aula de matemática tem sido temática de diversas pesquisas. Diante desta realidade, traçamos como objetivo analisar a compreensão dos alunos no estudo da função quadrática por intermédio do GeoGebra. A realização dessa pesquisa é motivada por relatos de professores a respeito das dificuldades apresentadas pelos alunos das turmas de 1º ano do ensino médio quanto ao estudo do conceito de função quadrática. A metodologia utilizada caracteriza-se como qualitativa com cunho exploratório. Dessa forma, buscamos contextualizar o desenvolvimento histórico do conceito de funções, as tecnologias no ensino da matemática e a importância do GeoGebra como ferramenta tecnológica de mediação na aprendizagem de conceitos relacionados à função quadrática. Os sujeitos da pesquisa são alunos de 1º ano de uma escola de ensino médio da rede pública estadual da cidade de Acopiara-CE. Os instrumentos de coleta de dados foram o questionário de identificação dos sujeitos, atividade de sondagem de conhecimentos sobre a função quadrática e atividade pós-intervenção. Com base nos dados obtidos, comparamos os resultados das atividades antes e depois da utilização do GeoGebra, verificamos que a aprendizagem dos alunos com o auxílio do software GeoGebra se mostrou satisfatória, o conteúdo exposto se tornou mais concreto por meio da manipulação de atividades no GeoGebra, os alunos gostaram do programa e aprenderam mais facilmente os conceitos referente a função quadrática. Esperamos que este trabalho se torne útil para pesquisas futuras de professores e alunos interessados na área de tecnologia na educação, auxiliando-os na exploração deste conteúdo. Palavras-chave: Tecnologia no Ensino; Função Quadrática; GeoGebra.
3

Dantas, Aleksandre Saraiva. "O USO DO GEOGEBRA NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO." Ciência e Natura 37 (August 7, 2015): 143. http://dx.doi.org/10.5902/2179460x14503.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
http://dx.doi.org/10.5902/2179460X14503This research analyzes if the work with GeoGebra facilitates learning concepts of trigonometry and knowing the perceptions of students about the use of GeoGebra in teaching trigonometry. For this, it makes use of application of assessments and interviews with the students of courses of IFRN. Data analysis shows that, with the use of GeoGebra, students showed more significant learning of several aspects of the behavior of the sine and cosine functions when compared with teaching through lectures with the use of teaching resources more common as book and whiteboard. The students themselves recognized that the use of this software is able to help you better understand the aspects of the behavior of these functions, highlighting the ease of use of GeoGebra and the importance of its use in teaching mathematics. However, for the current and future teachers feel able to work with GeoGebra or any other software, it is essential that the vocational training courses for teachers to develop strategies that ensure effectively the ability to use these tools, the critically and creatively way, and not just another fad that will in no way help improve the teacher’s work and the student’s learning.
4

Aguiar, Jonathan Haryson Araújo, and Francisco Cleuton de Araújo. "Teoria dos Grafos no Ensino Médio." Boletim Cearense de Educação e História da Matemática 8, no. 23 (June 17, 2021): 242–57. http://dx.doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5109.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Compreendendo toda uma série de dificuldades que permeiam o ensino de matemática, esta pesquisa trata sobre o estudo de grafos na Educação Básica como uma alternativa que busca contribuir com elementos que dinamizem o processo de ensino-aprendizagem. A partir do adequado uso, a Teoria dos Grafos pode facilitar a compreensão e a resolução de problemas em distintos campos da Matemática, com destaque para a Combinatória. A ideia é estimular uma abordagem lúdica e interativa de um problema clássico da teoria dos grafos e, com isso, fortalecer uma perspectiva mais generalizada de resolução, evidenciando a existência de padrões matemáticos neste tipo de situação. A expectativa é realizarmos a aplicação em uma escola da rede pública estadual do Ceará, em uma turma de 2° ano do Ensino Médio, com cerca de 40 alunos. Tendo em vista a relevância da articulação entre ensino de matemática, ciência e tecnologia, vamos utilizar, nesta pesquisa, o software educativo GeoGebra como suporte à compreensão de problemas da Teoria dos Grafos. Trata-se ainda de uma pesquisa em desenvolvimento. Nosso objetivo é discutir sobre a inserção de tópicos da teoria dos grafos nas aulas de Matemática do Ensino Médio, respaldado em estudo bibliográfico e na construção de uma aplicação prática. Para além disso, desejamos refletir sobre aspectos tecnológicos e históricos que envolvem o tema. A avaliação da aplicação didática se dará por meio de um questionário e de nossa observação participante no processo de ensino-aprendizagem. Espera-se ainda que essa pesquisa possa servir como apoio ao trabalho do professor que ensina matemática, tendo como objetivo o despertar para as contribuições da Teoria dos Grafos. Palavras-chave: Teoria dos Grafos; Ensino Médio; GeoGebra; Ensino de Matemática.
5

Coelho, André Luis Miranda de Barcellos. "UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA DE LENTES ESFÉRICAS." Revista do Professor de Física 1, no. 1 (August 7, 2017): 1–10. http://dx.doi.org/10.26512/rpf.v1i1.7079.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Neste trabalho, proponho a utilização do software Geogebra para ensinar óptica geométrica de lentes delgadas esféricas. Esse software é uma ferramenta computacional educacional para o ensino de geometria amplamente usada pelos professores de matemática do ensino médio. Diversos trabalhos em ensino de ciências mostram que o uso de tecnologia em sala de aula pelos professores e estudantes favorece o engajamento dos partícipes do processo além de criar um ambiente mais propício para a aprendizagem significativa para uma gama maior de estudantes.
6

Barbosa, Augusto Cesar de Castro, Cláudia Ferreira Reis Concordido, and Bruno Guimarães da Silva. "GRÁFICOS DE FUNÇÕES UTILIZANDO O GEOGEBRA EM SMARTPHONES." e-Mosaicos 9, no. 20 (April 4, 2020): 82–97. http://dx.doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.44535.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Mudanças tecnológicas alteram constantemente nossa maneira de viver e, na vida escolar, professores se deparam com uma crescente demanda por métodos de ensino que as incorporem. Muitos trabalhos focam em como ensinar Matemática de forma diferente, utilizando softwares, origamis, jogos e diversas atividades lúdicas. Esta mudança pode ser percebida nos livros e na evolução do método de ensino de vários tópicos, dentre eles o de funções. Levando-se em conta o avanço tecnológico mencionado, principalmente dos celulares, tornando-os smartphones, acreditamos que seja prazeroso, didático e renovador lançar mão do GeoGebra, software utilizado em computadores por muitos professores, para uso em smartphones. Foram propostas atividades para o 9º do Ensino Fundamental e o 1º ano do Ensino Médio, e feita uma análise das dificuldades dos alunos na utilização deste aplicativo em sala de aula com gráficos de funções.
7

Garcia, Fernanda Dos Santos, Thaísa Jacintho Müller, and Isabel Cristina Machado de Lara. "O uso de software para o ensino de Matemática no Ensino Médio: um mapeamento de produções brasileiras." Revista de Ensino de Ciências e Matemática 12, no. 1 (March 30, 2021): 1–17. http://dx.doi.org/10.26843/rencima.v12n1a36.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Este artigo apresenta um mapeamento de pesquisas que foram realizadas no período de 2014 a 2019 sobre o modo como softwares vêm sendo utilizados no ensino de Matemática no Brasil. O objetivo é identificar quais os softwares que estão sendo utilizados e como eles vêm contribuindo para o ensino de Matemática, em particular, no Ensino Médio. A metodologia escolhida foi o mapeamento teórico, na perspectiva de Biembengut. Para tanto, foram utilizados como ferramenta de busca, os repositórios Google Acadêmico, Periódico CAPES e SciELO, delimitando as palavras-chave: “Software”; “Matemática”; “Ensino Médio”. A partir desse mapeamento, foram selecionados dez artigos que mais convergiam ao objetivo deste estudo para compor o corpus de análise. Após síntese e análise de cada artigo, foi verificado que o software mais utilizado tem sido o O uso de software para o ensino de Matemática no Ensino Médio: um mapeamento de produções brasileiras Geogebra, com o intuito de revisar e contextualizar o conteúdo que está sendo desenvolvido. Além disso, a maioria dos autores aponta que a utilização de softwares torna as aulas mais enriquecedoras e atrativas para os estudantes.
8

Azevedo, Italândia Ferreira de, and Francisco Régis Vieira Alves. "Trigonometria e suas aplicações no Geogebra: aulas experimentais com alunos do ensino médio." TANGRAM - Revista de Educação Matemática 2, no. 2 (April 10, 2019): 102–15. http://dx.doi.org/10.30612/tangram.v2i2.8335.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Este artigo apresenta um relato de experiência que consistiu na realização de duas aulas práticas envolvendo o ensino de trigonometria e o uso do software Geogebra em uma turma de 2° ano do Ensino Médio de uma escola profissional do norte do Ceará. As práticas tiveram o intuito de revisar e aprofundar os conceitos matemáticos a partir da construção e resolução de problemas por meio do software Geogebra. A realização aconteceu no laboratório de informática da escola durante o horário de aula, por meio de aulas experimentais, onde os alunos tiveram a oportunidade de desenvolver seus conhecimentos criativos e autônomos a partir do software. Por fim, a experiência foi fundamental para adquirir e ampliar técnicas de ensino, desenvolvendo habilidades que exigem mais do que uma aula tradicional de matemática.
9

Volpatto, Adriana Tederke, Patrícia Rodrigues Fortes, and Sidnei Renato Silveira. "Um estudo de caso envolvendo a aplicação de um software educacional de geometria espacial." Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática 13, no. 1 (November 14, 2018): 76–90. http://dx.doi.org/10.5007/1981-1322.2018v13n1p76.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Este artigo apresenta um estudo de caso na área de Educação Matemática, voltado à aplicação de um software educacional no estudo de tópicos de Geometria Espacial. O estudo de caso envolve o planejamento e a aplicação de atividades utilizando o software GeoGebra como apoio aos processos de ensino e aprendizagem na disciplina de Matemática de uma turma de 3º ano do Ensino Médio, em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio localizada em Taquaruçu do Sul – RS. O estudo de caso foi validado por meio de observação e questionários destinados a professora e aos alunos que participaram da experiência. Os resultados advindos da realização das referidas atividades apontam aprimoramentos no processo de ensino e de aprendizagem de tópicos de Geometria Espacial, via aplicação do software Geogebra, nas aulas de Matemática da turma que participou do estudo de caso.
10

Tavares, Fernando Gonzales, and Celi Espasandin Lopes. "Mapeamento do uso do geoGebra no ensino de estatística." Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática 14 (September 27, 2019): 1–20. http://dx.doi.org/10.5007/1981-1322.2019.e62800.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Neste artigo apresenta-se um levantamento de dados obtido no banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), disponíveis através de documentos de origem da Plataforma Sucupira de 2013 a março de 2019. Este mapeamento refere-se à produção de dissertações e teses com foco no ensino da Estatística com o uso do software GeoGebra no Ensino Fundamental, Médio e Superior. Utilizando a palavra “Geogebra”, foram encontrados 1030 registros e, após refinar a busca, usando operadores booleanos com o descritor “GeoGebra AND (Estatística OR Probabilidade)”, o número diminuiu para 657 registros, dos quais somente 16 trabalhos, relacionavam, em seu resumo, a pesquisa com o ensino de Estatística ou Probabilidade. Como resultado, constatou-se existirem poucas pesquisas de mestrado e somente uma de doutorado voltada para o uso do software GeoGebra no ensino de Estatística, embora a aplicação do software no estudo de funções e geometria tenha sido foco na maioria dos 1030 trabalhos analisados.
11

Domingues, Mateus Augusto Ferreira Garcia, Leonardo Sturion, and Ana Amélia Carvalho. "INVESTIGANDO FUNÇÃO COMPOSTA COM O SOFTWARE GEOGEBRA." Revista de Ensino de Ciências e Matemática 10, no. 3 (June 21, 2019): 132–47. http://dx.doi.org/10.26843/rencima.v10i3.1985.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Este artigo traz uma análise da aplicação do software Geogebra, como alternativa metodológica no processo de ensino e de aprendizagem de problemas envolvendo funções compostas. A pesquisa que embasa o projeto é qualitativa de caráter descritivo e teve a participação de uma turma do 1º ano do ensino médio com 19 alunos, em uma escola localizada na cidade de Londrina, no norte do Paraná. Foram apresentadas 3 tarefas, que possibilitavam que os alunos formulassem hipóteses. Nesta proposta, o professor desempenhou o papel de mediador, procurando estimular desafios novos para os alunos, motivando-os a relacionar o contexto escolar com questões do cotidiano. Concluiu-se que o objetivo do projeto foi alcançado em parte. Com relação à interação aluno/aluno, aluno/professor, aluno e ambiente escolar, conseguiu-se atingir o objetivo, no entanto, associando o aplicativo e o pensar matemático observou-se que os alunos ainda apresentam muitas dificuldades, e alguns conceitos matemáticos ainda não foram totalmente compreendidos.
12

Bastos, Débora De Oliveira, Cristiana Andrade Poffal, and Cinthya Schneider Meneghetti. "ESTUDO DA CIRCUNFERÊNCIA NO ENSINO MÉDIO: SUGESTÕES DE ATIVIDADES COM A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA." Ciência e Natura 37 (August 7, 2015): 123. http://dx.doi.org/10.5902/2179460x14252.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
http://dx.doi.org/10.5902/2179460X14252This article proposes three activities that can be developed to study the circle for High School students. All proposed activities use the free software of the dynamic geometry Geogebra as learning tool. The suggested activities have as goal to teach, through instruction scripts, the following content: circle equations (reduced and general), relative position between point and circle and relative position between line and circle. In addition, we will portray an analysis of the activities that based the proposal of our task when these were executed in three Technical Learning Integrated to High School’s third year junior groups. We conclude the validity of the activities by student performance on assessments, showing a better knowledge of the subject in relation to students in classes in which there GeoGebra was not used.
13

Lopes, Maria Maroni. "Sequência didática para o ensino de trigonometria usando o software GeoGebra." Bolema: Boletim de Educação Matemática 27, no. 46 (August 2013): 631–44. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-636x2013000300019.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Este artigo visa a apresentação de um produto educacional, um caderno de atividades com recomendação de uso para sala de aula do ensino fundamental e médio, que teve como argumentos teóricos as investigações realizadas na dissertação de Mestrado Profissional em ensino de Matemática. Objetivamos, com esse estudo, analisar algumas das potencialidades e limitações do software GeoGebra no ensino e na aprendizagem de trigonometria. Adotamos as concepções da Didática da Matemática no que se refere ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação com os recursos de um software de geometria dinâmica e atividades investigativas. Para tanto, descrevemos brevemente a estrutura do caderno de atividades, apresentando as teorias que o fundamentaram e os objetivos que nortearam sua elaboração.
14

CARVALHO DE SOUSA, ROSALIDE, Francisco Régis Vieira Alves, and Francisca Cláudia Fernandes Fontenele. "Engenharia didática de formação (EDF): uma proposta de situação didática do ENEM com o uso do software GeoGebra para professores de matemática no Brasil." Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, no. 26 (October 12, 2020): e10. http://dx.doi.org/10.24215/18509959.26.e10.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Este artigo apresenta um recorte parcial de uma proposta didática metodológica de uma pesquisa de mestrado em andamento sobre alguns problemas selecionados de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), relacionados a problemas do conteúdo de “ volumes”. Tal exame trata-se de uma prova do governo federal brasileiro, cujo intuito é avaliar o desempenho dos alunos ao término do ensino médio, além de promover o ingresso dos discentes no ensino superior. Dessa forma, apresenta-se uma situação didática do ENEM que foi modelada e fundamentada na Teoria das Situações Didáticas (TSD) com o aporte do software GeoGeobra em que as sessões didáticas foram consubstanciadas na Engenharia Didática de Formação (EDF) que é desenvolvida para a produção de recursos didáticos e a formação de professores. Para promover a transposição didática do problema, utilizou-se o software GeoGebra, pois favorece ao aprendiz transpor dificuldades relativas ao entendimento e a construção conceitual de geometria. Tal estrutura facilita descrever os princípios da mediação didática que se apresenta durante a prática do professor, além de resignificar o estudo de “volumes” no contexto das provas do ENEM.
15

Vorpagel, Mateus, Samuel Flores, Bárbara Eckert, Daiany Cristiny Ramos, and Alessandra Negrini Dalla Barba. "RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 7, no. 3 (April 1, 2021): 88–96. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v7i3.760.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Este trabalho apresenta o relato de uma experiência da disciplina de estágio supervisionado, do curso de Licenciatura em Matemática, que foi realizado no segundo ano do Ensino Médio, em um colégio da rede estadual de educação. Para o desenvolvimento das atividades estudaram-se alguns trabalhos desenvolvidos por Wankel e Blessinger (2012), Dullius e Quartieri (2015) e Ibraihm (2016), para fundamentação teórica dessa pesquisa. Além disso, analisaram-se os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio a fim de compreender melhor esse nível de ensino. Assistiu-se previamente seis aulas na turma na qual foi realizado o estágio, para fazer o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos. O conteúdo trabalhado foi Trigonometria no Triângulo Retângulo, onde se relacionou o conteúdo com o cotidiano dos estudantes, utilizando o software matemático Geogebra para os alunos simularem diferentes relações trigonométricas de modo a enriquecerem o aprendizado. No final do trabalho foi realizada uma avaliação individual escrita, onde mais de 60% da turma obteve nota acima da média.
16

Molon, Jaqueline, and Edson Sidney Figueireo. "CÁLCULO NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM POSSÍVEL E NECESSÁRIA COM AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA." Ciência e Natura 37 (August 7, 2015): 156. http://dx.doi.org/10.5902/2179460x14523.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
http://dx.doi.org/10.5902/2179460X14523This article is the result of the dissertation of the Professional Masters in Mathematics in National Network, held in March 2013 at the Federal University of Santa Maria (UFSM). The work aimed to verify the possibility of inclusion in high school, the intuitive ideas of the Differential and Integral Calculus: limits of a function, the average rate of change, instantaneous variation and calculation of areas under the graph of positive functions, limited the x-axis and vertical lines, or even between positive functions in a particular area of the same range. To facilitate the understanding of these ideas, activities were developed using the Software GeoGebra as support learning tool. The activities were applied to an experimental group of students from the first year of High School, combined with the study of quadratic functions. It was found that you can open the horizons within the teaching and learning of mathematics in high school, to the intuitive ideas of calculus. In this work, the objectives of this research will be presented, some proposed activities and the results achieved, and propose developments to deepen and apply the issues discussed here.
17

Quintino de Oliveira Junior, Rogerio Luiz. "O Conceito de \infinitésimos Associado ao Software GeoGebra em uma aula experimental de Cálculo." Cadernos do IME - Série Matemática, no. 12 (November 22, 2018): 16–25. http://dx.doi.org/10.12957/cadmat.2018.37248.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
O presente artigo teve como motivação o desejo do autor de ensinar os conceitos da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1 (CDI 1) de uma maneira mais tangível aos alunos, principalmente aqueles que estão vindo do Ensino Médio. Observando a dificuldade que os estudantes encontram em entender o significado de limites, elaborou-se uma aula experimental de CDI 1 baseada no conceito de infinitésimos e apoiada pelo software de matemática GeoGebra. Foi abordada, primeiramente, a operação de derivação, depois a integral definida e, por último, o cálculo de alguns limites usando séries de potências e infinitésimos. Este trabalho foi fundamentado na dificuldade do processo de significação dos conceitos de CDI 1 encontrada no ensino atual.
18

Tenório, André, Rosana Da Preza Martins, and Thaís Tenório. "Um estudo comparativo e descritivo sobre o emprego do software GeoGebra em Geometria Analítica." REMAT: Revista Eletrônica da Matemática 3, no. 1 (July 22, 2017): 38–53. http://dx.doi.org/10.35819/2447-2689remat2017v3i1id1607.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Tecnologias digitais são empregadas pelos jovens corriqueiramente, por isso, mantê-las afastadas do âmbito escolar pode ocasionar desânimo, desinteresse e desmotivação. Logo, propostas de ensino-aprendizagem com o uso de tecnologias devem ser testadas e divulgadas. Neste trabalho, foi analisada a aplicabilidade do software GeoGebra no estudo de distância entre dois pontos e de equações da reta. O objetivo foi conhecer os efeitos do GeoGebra na aprendizagem desses conteúdos. Alunos de duas turmas da 3º ano do Ensino Médio regular de uma escola pública estadual do Rio de Janeiro participaram da pesquisa. Para fins de comparação, o software GeoGebra foi manipulado por apenas uma das turmas. Os instrumentos de coleta de dados foram pré-teste, pós-teste, registro das atividades discentes e questionários. O uso do recurso tecnológico promoveu um ambiente de aprendizagem interativo e dinâmico. A possibilidade de visualização e experimentação facilitou o entendimento. Aproveitar software demanda do educador mais planejamento e flexibilidade do que em aulas sem recursos tecnológicos, mas torna a escola mais próxima do cotidiano do aluno.
19

Tenório, André, Rosana Da Preza Martins, and Thaís Tenório. "Um estudo comparativo e descritivo sobre o emprego do software GeoGebra em Geometria Analítica." REMAT: Revista Eletrônica da Matemática 3, no. 1 (July 22, 2017): 38–53. http://dx.doi.org/10.35819/remat2017v3i1id1607.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Tecnologias digitais são empregadas pelos jovens corriqueiramente, por isso, mantê-las afastadas do âmbito escolar pode ocasionar desânimo, desinteresse e desmotivação. Logo, propostas de ensino-aprendizagem com o uso de tecnologias devem ser testadas e divulgadas. Neste trabalho, foi analisada a aplicabilidade do software GeoGebra no estudo de distância entre dois pontos e de equações da reta. O objetivo foi conhecer os efeitos do GeoGebra na aprendizagem desses conteúdos. Alunos de duas turmas da 3º ano do Ensino Médio regular de uma escola pública estadual do Rio de Janeiro participaram da pesquisa. Para fins de comparação, o software GeoGebra foi manipulado por apenas uma das turmas. Os instrumentos de coleta de dados foram pré-teste, pós-teste, registro das atividades discentes e questionários. O uso do recurso tecnológico promoveu um ambiente de aprendizagem interativo e dinâmico. A possibilidade de visualização e experimentação facilitou o entendimento. Aproveitar software demanda do educador mais planejamento e flexibilidade do que em aulas sem recursos tecnológicos, mas torna a escola mais próxima do cotidiano do aluno.
20

Sousa, Rosalide Carvalho de, Francisco Régis Vieira Alves, and Francisca Cláudia Fernandes Fontenele. "Aspectos da teoria das situações didáticas (TSD) aplicada ao ensino de geometria espacial referente às questões do ENEM com amparo do software GeoGebra." Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia 13, no. 2 (November 25, 2020): 123–42. http://dx.doi.org/10.5007/1982-5153.2020v13n2p123.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Este artigo apresenta uma proposta didática acerca dos aspectos teóricos metodológicos de uma pesquisa de mestrado, em andamento, sobre problemas de geometria espacial advindos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), contribuindo para o ensino de matemática e a formação de professores. Objetiva-se apresentar como a Teoria das Situações Didáticas pode contribuir para o ensino de questões matemáticas de geometria espacial do ENEM, fazendo uso do software GeoGebra como instrumento para a construção de modelos matemáticos e resolução de situações problemas sobre o conteúdo de volumes. As situações didáticas foram descritas e estruturadas, obedecendo as quatro fases da TSD (ação, formulação, validação e institucionalização), com o esteio do GeoGebra. O uso do referido software tem como propósito favorecer uma modelagem matemática que busque a melhoria da visualização e compreensão, por parte dos alunos, dos mecanismos necessários para resolução dos problemas propostos.
21

Souza, Ricardo, and Laura Calejon. "USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INCLUINDO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DA ESTATÍSTICA DESCRITIVA." Revista de Ensino de Ciências e Matemática 10, no. 4 (July 18, 2019): 227–44. http://dx.doi.org/10.26843/rencima.v10i4.2432.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado profissionalizante no ensino de ciências e matemática, tratando-se do uso do software GeoGebra no ensino-aprendizagem da estatística descritiva. Surgiu devido à inquietação do pesquisador em relação a suas experiências como professor de matemática na educação básica. Teve como objetivo, analisar a eficiência da sequência didática que inclua o software GeoGebra no ensino da estatística descritiva para alunos do terceiro ano do ensino médio. A metodologia da pesquisa se deu num primeiro momento, em uma revisão da literatura de diferentes autores de referência na área da tecnologia da informação e comunicação – TIC´s aplicada a educação matemática e da teoria da aprendizagem significativa, bem como, no estudo de caso. Yin (2005, p. 32, apud GIL, 2008, p. 77), aponta que o estudo de caso é um conhecimento empírico, ocorrendo por meios investigativos e contemporâneos em um contexto real, onde o fenômeno a ser estudado e tal contexto, não estão definidos de forma clara, segundo Yin (2001, apud VENTURA, 2007) corrobora dizendo que o estudo de caso é uma estratégia de pesquisa que compreende um método abrangente em abordagens específicas por meio de coletas e análise de dados, assim, o estudo de caso, tem abordagens na pesquisa descritiva com aspectos qualitativos e quantitativos. Os resultados coletados por meio de avaliações 1 e 2, apontam a sequência didática incluindo o GeoGebra, eficientes, o que possibilitou na maioria dos alunos o entendimento dos conceitos envolvendo a estatística descritiva.Palavras-chave: TIC´S; Estatística Descritiva; Geogebra
22

Silva, Jonathas Ieggli da, Ursula Tatiana Timm, and Claudia Lisete Oliveira Groenwald. "Exame Nacional do Ensino Médio: como utilizar no planejamento docente." Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática 13, no. 1 (November 14, 2018): 219–39. http://dx.doi.org/10.5007/1981-1322.2018v13n1p219.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Este artigo tem por objetivo analisar as questões das provas de Matemática e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizadas nos anos de 2016 e 2017, classificando-as em suas respectivas competências conforme a matriz de referência da área de Matemática e suas Tecnologias. Buscou-se recursos tecnológicos, que possam ser incluídos no planejamento didático de professores de Matemática para resolução das questões do Enem. Esses recursos podem ser explorados em uma perspectiva que possibilite o protagonismo dos estudantes, possibilitando que tirem conclusões e ampliem sua percepção em relação a Matemática, desenvolvendo o pensamento matemático de forma mais dinâmica. Os conteúdos que foram contemplados nas provas em 2016 e 2017 foram: Geometria Plana e Espacial, Porcentagem, Regra de três, Interpretação de gráficos ou tabelas para resolução ou fazer inferências, Estatística, Variação de grandezas (direta ou inversamente), Raciocínio Lógico, Análise Combinatória, Funções, Probabilidade, Logaritmo, Progressão Aritmética, Razão, Escala e Conversão de Unidades e Matemática Financeira. Ao resolver as questões de funções pode-se observar que a incorporação do software GeoGebra pode ser um recurso dinâmico para o esboço de gráficos, transformações de funções e análise de parâmetros das mesmas. No conteúdo de Geometria Plana e Espacial o mesmo software foi utilizado para visualização e compreensão de áreas, volumes e planificações.
23

Santana, Carolina Oliveira, and Marcos Grilo. "Uma reflexão sobre a tradição da Matemática Escolar e o uso do GeoGebra no ensino de ternas pitagóricas na Educação Básica." Ensino da Matemática em Debate 6, no. 1 (April 27, 2019): 1–17. http://dx.doi.org/10.23925/2358-4122.2019v10i1p3-17.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Neste relato propomos uma reflexão sobre os limites do método tradicional e os obstáculos do uso de software matemático no ensino de Matemática. Elaboramos um método de estudo de ternas pitagóricas, tópico da Teoria dos Números, que possui uma abordagem geométrica, através de triângulos retângulos, e uma abordagem computacional, por meio do software GeoGebra. Para avaliarmos nosso método, escolhemos uma turma de 1º ano do ensino médio de uma escola pública estadual de Feira de Santana. Um grupo de controle foi definido para ser aplicado o método tradicional. Apesar de existirem estudos que apontam a importância da utilização de softwares para o ensino de matemática, verificamos que existem obstáculos, como a infraestrutura da escola e a falta de interesse dos alunos, que podem dificultar o uso de software educativos em sala de aula. Por outro lado, os resultados obtidos no grupo de controle revelaram aspectos funcionais do método tradicional e que suas limitações corroboram a necessidade do professor de Matemática utilizar outros métodos de ensino não tradicionais.
24

Souza, Helington Franzotti Araújo de, and Alan Gonçalves Lacerda. "O uso do GeoGebra em atividades matemáticas: uma experiência com alunos do 2º ano do ensino médio." Revista Eletrônica de Educação Matemática 15, no. 2 (December 10, 2020): 1–16. http://dx.doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e74234.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Este relato de experiência integra as ações do primeiro autor sob a orientação do segundo ao Projeto de Pesquisas em Educação Matemática na Formação de Professores. Ademais, as ações resultantes dessas atividades ocasionaram o trabalho de Conclusão de Curso em Matemática. Na ocasião foram desenvolvidas oficinas junto aos alunos do ensino médio com o intuito de explanar sobre o software de matemática dinâmica GeoGebra. Como fruto deste trabalho os alunos participantes das oficinas montaram uma sala de exposição onde apresentaram o GeoGebra para alunos visitantes de outras escolas, ensinando algumas funções básicas do programa por ocasião da realização de uma feira de matemática realizada na própria escola. Os resultados indicaram que a utilização de tecnologias informáticas nas aulas de matemática pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, no sentido de que as mesmas possibilitam a articulação entre as múltiplas representações semióticas dos objetos matemáticos e, além disso, possuem um caráter motivacional deixando a aula mais dinâmica e interativa.
25

Braz, Lúcia Helena Costa, Gustavo Teixeira de Castro, and Patrick Macêdo Oliveira. "O GeoGebra no estudo das funções trigonométricas: uma experiência em um minicurso com alunos do 2º ano do Ensino Médio." Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo. ISSN 2237-9657 8, no. 1 (June 27, 2019): 71–85. http://dx.doi.org/10.23925/2237-9657.2019.v8i1p071-085.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
O presente trabalho tem o objetivo de apresentar resultados de uma experiência com o uso de tecnologias no ensino de Matemática na Educação Básica. A partir da literatura consultada, considera-se que a utilização das tecnologias na sala de aula tende a fazer com que os alunos assumam um papel ativo no processo de construção do conhecimento. Buscando ilustrar seu uso e vantagens, além de propiciar a experiência docente enquanto ainda licenciandos, foi planejada e desenvolvida uma atividade para o estudo das funções trigonométricas. A proposta, cujo objetivo principal era introduzir o estudo das funções trigonométricas e suas propriedades, com uma abordagem didática baseada na investigação matemática e fazendo uso do software GeoGebra, foi desenvolvida com alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Formiga (MG). Os resultados mostraram que o uso do software GeoGebra contribuiu significativamente para a compreensão dos conceitos envolvidos, além do desenvolvimento do raciocínio e argumentação dos alunos. Enquanto futuros doentes, a experiência foi enriquecedora para a formação.
26

Felipe, Elisama de Mendonça, and Edite Resende Vieira. "Software GeoGebra: uma proposta de ensino para potencializar a interpretação gráfica da função quadrática." Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática 4, no. 2 (October 30, 2019): 104–19. http://dx.doi.org/10.34179/revisem.v4i2.9939.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Neste artigo apresentamos reflexões acerca das ações que os estudantes do 1º ano do Ensino Médio empreenderam em uma sequência de atividades, utilizando a tecnologia digital. Tais reflexões originaram-se de alguns episódios de pesquisa de mestrado profissional, em andamento, que se propôs a analisar em que medida a utilização do software GeoGebra pode auxiliar os alunos na interpretação gráfica da função quadrática. O referencial teórico foi construído a partir da Teoria dos Registros de Representação Semiótica, de Duval; e dos estudos de Bairral sobre os dispositivos móveis na Educação Matemática. No tocante à metodologia de estudo, optamos pela concepção de Zabala referente à sequência didática como prática educativa. A análise interpretativa revelou que as atividades no respectivo software possibilitaram uma abordagem diferenciada, uma vez que proporcionou reflexões dos discentes relacionadas aos conceitos, às propriedades e à interpretação gráfica da função quadrática. Ficou evidente também que a visualização simultânea das representações gráfica e algébrica, propiciada pelo GeoGebra, favoreceu o estabelecimento de relações entre tais representações pelos alunos. Além disso, os dados sinalizaram que os alunos apresentaram dificuldade em utilizar a língua materna para registrar suas observações sobre o comportamento da função.
27

Bispo, Luiz Henrique Ferreira, and Daniel Fernando Bovolenta Ovigli. "O ensino de funções de 1º grau com a utilização do GeoGebra na Educação (Matemática) do Campo: uma abordagem exploratório-investigativa." Revista de Ensino de Ciências e Matemática 11, no. 3 (April 1, 2020): 506–26. http://dx.doi.org/10.26843/rencima.v11i3.2704.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
O presente trabalho teve como objetivo investigar as potencialidades e limitações no uso do software Geogebra no ensino de funções afins de 1º grau, utilizando a abordagem exploratório-investigativa. Os participantes consistiram em uma turma de 1° ano do Ensino Médio de uma escola pública situada em município da região norte do Estado de Minas Gerais e que atende a diferentes comunidades, dentre elas populações de assentados e ribeirinhos, bem como residentes no perímetro urbano. Para a construção dos dados foram ministradas aulas sobre o referido conteúdo utilizando tecnologias digitais e, posteriormente, sistematização com exercícios que abordavam a temática. Os resultados foram interpretados à luz dos obstáculos epistemológicos no ensino de funções e da metodologia de análise de erros. Concluímos que a utilização de metodologias diferenciadas, que incluem o Geogebra, permite que seja despertado maior interesse dos estudantes pelos conteúdos, o que contribui para o entendimento e, consequentemente, potencializa o aprendizado.
28

Cruz, Marcos Paulo Mesquita da, and Ivan De Oliveira Holanda Filho. "Variação de Soluções na Geometria com a Utilização do GeoGebra." Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo. ISSN 2237-9657 8, no. 2 (December 4, 2019): 078–101. http://dx.doi.org/10.23925/2237-9657.2019.v8i2p078-101.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
O presente artigo tratou de uma solução alternativa da oficial para a questão da Obmep do ano de 2017 primeira fase, nível três com assistência do software GeoGebra na construção das figuras. A questão aborda o assunto de Geometria Plana que disponibilizou uma variação de assuntos e conceitos matemáticos para sua resolução: Semelhança de Triângulos, Mediana, Bissetriz, Teorema de Pitágoras, Trigonometria e etc., estudados no ensino Fundamental e Médio. Assim, objetivou-se uma solução com mais qualidade em detalhes e nos tópicos ligados aos assuntos de ensino, matemática e tecnologia educacional. Constatou-se que o GeoGebra é uma ferramenta que facilita o aprendizado da matemática e que os métodos de ensino precisam de avaliação na tentativa de encontrar a melhor escolha em sala de aula. Por fim, o artigo apresentou-se, de maneira elegante, que a criatividade é fundamental para o ser humano, pois acarretou treze soluções distintas e com a pesquisa realizada proporcionaram um livro.
29

Oliveira, Jefferson Dantas de, and Zulma Elizabete De Freitas Madruga. "Função polinomial do segundo grau: uma prática utilizando o software Geogebra." TANGRAM - Revista de Educação Matemática 1, no. 1 (March 23, 2018): 102–13. http://dx.doi.org/10.30612/tangram.v1i1.7359.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Este artigo apresenta um relato de experiência de estágio que consistiu na aplicação de atividades envolvendo o software Geogebra em uma turma de 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública do sul da Bahia. A prática objetivou desenvolver com os estudantes uma atividade investigativa de função polinomial do segundo grau. A realização se deu durante o horário de aula, por meio de uma oficina, onde os estudantes apresentaram para os colegas os gráficos elaborados no software. Ao final da oficina os estudantes manifestaram-se positivamente, dizendo que o software proporcionou uma melhor visualização e entendimento da representação gráfica das funções do 2º grau estudadas.
30

Tenório, André, and Alcides Coelho Borges Neto. "O uso do GeoGebra na resolução de questões sobre movimento uniforme." Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo. ISSN 2237-9657 8, no. 1 (June 27, 2019): 16–36. http://dx.doi.org/10.23925/2237-9657.2019.v8i1p016-036.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
O emprego do GeoGebra em aulas de Física sobre cinemática foi avaliado. O objetivo foi identificar sua influência na resolução de exercícios e problemas de movimento uniforme. Quarenta e seis alunos do Ensino Médio participaram da pesquisa. Os instrumentos de coleta de dados foram observação em aula, registro fotográfico e de atividades, notas em testes e questionário de percepções. De início, ambas as turmas receberam aulas semelhantes, mas, entre o pré teste e o pós-teste, passaram por complementações pedagógicas diferentes. Uma turma foi ensinada a usar o GeoGebra no laboratório de informática e pôde manipulá-lo para resolução de questões. A outra não teve contato com o software. Alunos de ambas tiveram dificuldades em como escrever funções horárias e analisar gráficos. Não obstante, segundo os alunos da turma levada ao laboratório, o GeoGebra facilitou a aprendizagem e a resolução de questões, a ponto de a maioria querer sua utilização de forma contínua nas aulas de Física. A partir da observação em aula e do registro de atividades, o GeoGebra pareceu auxiliar, principalmente, na dinamização de cálculos e na construção de gráficos.
31

Sousa, Renata Teófilo de, Italândia Ferreira de Azevedo, Francisco Daniel Souza de Lima, and Francisco Régis Vieira Alves. "TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA COM APORTE DO GEOGEBRA NA PASSAGEM DA GEOMETRIA PLANA PARA A GEOMETRIA ESPACIAL." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 7, no. 5 (May 31, 2021): 106–24. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v7i5.1177.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Este trabalho apresenta uma proposta metodológica para viabilizar a transposição didática no que concerne ao ensino de Geometria Plana e Espacial, tendo em vista a necessidade do conhecimento deste assunto para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O objetivo deste trabalho é apresentar a elaboração de uma sequência didática visando o desenvolvimento da percepção geométrica do aluno no traslado da Geometria Plana para a Espacial com o aporte do software GeoGebra. Para a organização deste trabalho, adotou-se como metodologia uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratória, onde elaborou-se uma sequência didática com vistas a proporcionar uma atividade que desencadeasse a visualização geométrica na passagem da Geometria plana para a Espacial. Concluímos que o GeoGebra forneceu suporte para a trabalhar a visualização e percepção geométrica na sequência didática proposta, o que ressalta sua mais valia para esta pesquisa. Deste modo, espera-se contribuir com o docente de Matemática no que diz respeito à uma abordagem q
32

Franzin, Rozelaine de Fatima, Liciara Daiane Zwan, and Morgana Callegaro. "EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE SURDOS E O CONTEXTO TECNOLÓGICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA EXPERIÊNCIA DO PROJETO PICMEL." Revista ENCITEC 10, no. 1 (January 13, 2020): 09. http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v10i1.2047.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
<p>Este artigo apresenta uma breve explanação sobre a inclusão de surdos, contexto histórico, assim como a comunicação e interação de ouvintes com os surdos e modos de ensino e aprendizagem desses alunos. Tem como objetivo inserir o bolsista do ensino médio na pesquisa científica, elaborar, materiais didáticos de aprendizagem de Matemática para alunos surdos. Levantamento de alguns materiais inclusivos para apoio nas aulas de matemática do ensino médio, desenvolvimento de metodologia que usa a Libras e imagens, para produção de objetos de aprendizagem com a utilização de recursos tecnológicos como a lousa digital e o software Geogebra. Os objetos matemáticos foram planejados e organizados usando Libras, visando maior assimilação e compreensão dos alunos surdos. Ressalta-se a importância da inserção de novas tecnologias acessíveis a inclusão e, que possam promover condições de acesso e qualidade quanto às necessidades dos alunos, em especial aos surdos, a uma formação com mais autonomia e independência.</p>
33

Baía, Lilian Kunzendorff, and Daniel Moreira dos Santos. "A UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA NA CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS E COMPREENSÃO DOS COEFICIENTES DAS FUNÇÕES QUADRÁTICAS." Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco 8, no. 1 (February 11, 2020): 26–39. http://dx.doi.org/10.36524/saladeaula.v8i1.515.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Neste relato de experiência em sala de aula, apresentamos o processo de utilização do software GeoGebra em uma sala de primeiro ano do Ensino Médio. O objetivo das aulas foi contribuir para a compreensão do significado dos coeficientes das funções quadráticas, por parte dos alunos, por meio dos gráficos elaborados com o software. Além disso, foi nosso objetivo enquanto professora da turma nos desvencilhar do estigma da Matemática ser “matéria difícil”, associando a prática realizada a propostas inovadoras atreladas à tecnologia. Os resultados apresentados no texto se apoiaram na autoridade de autores que argumentam a favor de tecnologia associada à educação, como Yves De La Taille, Marcelo de Carvalho Borba e Miriam Godoy Penteado, George de Souza Alves e Adriana Benevides Soares, Raymond Duval e Silvia Dias Alcântara Machado, e discute sobre a importância de o professor dar sentido aos conteúdos que ministra, em especial, função quadrática. O estudo nos mostrou que o uso do software GeoGebra contribuiu para a consolidação da aprendizagem do papel que desempenham os coeficientes de uma função quadrática por meio de análise de gráficos produzidos com o software, e como a aula motivou os alunos para o estudo da Matemática.
34

Ramos, Fábio Mendes. "OBJETO DE APRENDIZAGEM — ENSINO DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES APLICADOS EM CIRCUITOS." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 7, no. 2 (February 27, 2021): 13. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v7i2.598.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
O presente estudo, apesar de não se tratar de assunto novo no âmbito educacional, vem a colaborar com o tema é Prática pedagógica, no Ensino de Sistemas de Equações Lineares, teve como pressuposto a elaboração de um Objeto de Aprendizagem para o Ensino Médio e Educação Profissional, o qual foi desenvolvido como método dinâmico e interativo para o ensino-aprendizagem desse conteúdo. A metodologia empregada buscou instrumentar da tecnologia informática na elaboração de um Objeto de Aprendizagem, desenvolvido e implementado em sua pluralidade nos softwares GeoGebra e Notpad++ por meio de uma sequência didática. As atividades dessa sequência foram elaboradas e aplicadas a estudantes do Ensino Médio e Educação Profissional. Espera-se que o Objeto de Aprendizagem contribua para a reflexão e melhor compreensão dos alunos, possibilitando uma relação entre os conteúdos de Matemática e das áreas técnicas na resolução de problemas de Circuito de malhas. O Objeto de Aprendizagem foi disponibilizado no site (http://www.fabioramos.mat.br/), visando a (re)utilização por professores, pesquisadores e alunos.
35

Souza, Pâmella de Alvarenga, Oscar Alfredo Paz La Torre, and Gilmara Teixeira Barcelos Peixoto. "Rotação por estações: experimentação de uma proposta didática a alunos do ensino médio, no estudo de progressões por meio dos fractais." Research, Society and Development 9, no. 10 (October 2, 2020): e4219108804. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i10.8804.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
O Ensino Híbrido surge como a junção de duas modalidades de ensino, o presencial, em sala de aula tradicional, e o on-line, utilizando tecnologias digitais. Este propõe atividades individuais e atividades em grupo, promovendo as trocas sociais entre os alunos, para o desenvolvimento de uma aprendizagem mais significativa. Diante disso, elaborou-se uma proposta didática, utilizando Rotação por Estações, por meio de atividades investigativas. Essa proposta didática tem por objetivo relacionar os Fractais com o estudo de Progressões com o auxílio do Ensino Híbrido por meio da Rotação por Estações. Em cada estação, utilizou-se a metodologia de ensino, Investigação Matemática, com apoio de diversos recursos, a saber: software GeoGebra no computador e no smartphone; material concreto; colagem de papel colorido; e régua com instrumento geométrico. Este trabalho tem por objetivo relatar a experimentação dessa proposta didática com os alunos da segunda série do Ensino Médio, de uma escola privada. Coletaram-se os dados da observação e respostas das atividades. Estes foram analisados com base no referencial teórico do Ensino Híbrido. Por meio da análise dos dados, foi identificado que a proposta despertou o entusiasmo e a curiosidade dos alunos, que apresentaram mais autonomia, tornaram-se ativos na construção do seu próprio conhecimento.
36

Artini da Silva, Gabriela, and Guilherme Gasparini Lovatto. "A utilização das tecnologias digitais nas aulas remotas: um relato de experiência." Conjecturas 21, no. 3 (September 16, 2021): 71–79. http://dx.doi.org/10.53660/conj-104-122.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Este artigo aborda sobre o ensino remoto emergencial em meio a pandemia da Covid-19, em especial as aulas de Matemática, e o uso das tecnologias digitais a favor do ensino e aprendizagem. Um relato de experiência, no qual trazemos a utilização de softwares, aplicativos e páginas como Kahoot, Mentimeter, Youtube e GeoGebra nas aulas de regência no Instituto Federal do Paraná, campus Cascavel, no curso Técnico em Análises Químicas na Modalidade Integrado ao Ensino Médio, componente de Matemática Aplicada, enfatizando o entusiasmo e animação dos estudantes ao jogar no Kahoot. Uma maneira que encontramos em utilizar estes meios tecnológicos para intervir e medias a aprendizagem dos alunos, a partir do que mostram saber por meio de suas respostas.
37

Ribeiro, Guilherme Fernando, Mariana Moran, and Karla Aparecida Lovis. "Construção do triângulo hiperbólico no software GeoGebra: análise de uma experiência com alunos da Educação Básica." Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática 5, no. 1 (April 22, 2020): 239–49. http://dx.doi.org/10.34179/revisem.v5i1.12029.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
O objetivo deste trabalho é descrever uma experiência desenvolvida com alunos do 3º ano do Ensino Médio de um Colégio Estadual localizado em uma cidade no Norte do Estado do Paraná. Sua finalidade foi investigar as contribuições do software GeoGebra no estudo de conceitos da geometria hiperbólica, mais precisamente a construção do triângulo hiperbólico, de modo a explorar o resultado sobre a soma dos ângulos internos de um triângulo nesta geometria. Para tanto, foi oferecido uma oficina que teve duração de 12 (doze) horas, e neste texto serão apresentadas algumas análises da realização das atividades intituladas “Comprovação do Axioma Hiperbólico” e “Construindo o Triângulo Hiperbólico”. Dentre os resultados obtidos, destaca-se a compreensão dos alunos quanto ao fato de que as geometrias não euclidianas não obedecem, necessariamente, todos os padrões da geometria euclidiana. Os alunos também perceberam a diferença entre a representação de uma reta euclidiana e de uma reta hiperbólica. Nesse sentido, acredita-se que suas concepções a respeito de retas mudaram no momento em que se depararam com retas em forma de curvas e, consequentemente, reconheceram a existência de um triângulo diferente do triângulo euclidiano, cuja soma dos ângulos internos é menor que 180º.
38

Queiroz, Diogo Albino de, Giovane Maia do Vale, and João Gabriel Ribeiro. "Financial Tool: uma Ferramenta Web para o Ensino de Matemática Financeira." Revista Brasileira de Informática na Educação 27, no. 03 (December 31, 2019): 102–31. http://dx.doi.org/10.5753/rbie.2019.27.03.102.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Ao se pesquisar na literatura pertinente, verificou-se que havia uma certa vacuidade de materiais voltados ao Ensino Fundamental e Ensino Médio, que versassem sobre Matemática Comercial e Financeira, e, principalmente, sobre aplicações práticas nestas áreas. Assim, o objetivo deste artigo foi discutir o aspecto prático do ensino de Matemática Financeira para a formação dos alunos do Ensino Médio, a fim de incentivá-los a pensar em seu futuro financeiro. Nestes termos, com o objetivo de facilitar a abstração dos conceitos e materializar sua dinâmica, foi construída uma ferramenta Web que permite ao usuário simular os ganhos que terá com um determinado investimento. A ferramenta Web, denominada Financial Tool, contempla simuladores para os investimentos em Caderneta de Poupança, Certificado de Depósito Bancário, Fundos DI, Fundos de Renda Fixa e Fundos de Ações. Para a construção dos simuladores de cada aplicação foi utilizado o software GeoGebra e para a construção da página do Financial Tool foram utilizadas as linguagens HTML e CSS. A ferramenta Web, além de poder ser utilizada localmente, pode também ser utilizada de forma online. Por sua vez, os códigos HTML foram validados por meio de um validador online disponibilizado pelo W3C (World Wide Web Consortium). Considerando o aspecto tutorial/didático deste trabalho, por fim são apresentadas atividades relativas a cada tipo de aplicação, apoiadas pelo Financial Tool. Por meio do material bibliográfico gerado e do Financial Tool, espera-se que os alunos do Ensino Médio e demais interessados alcancem a compreensão sobre a Matemática Financeira e, particularmente, sobre as aplicações financeiras. Espera-se ainda que, o uso destes recursos possa estimular os estudantes/usuários a pouparem, a fim de que venham a conquistar sua independência financeira, ou ainda, que consigam, por meio de disciplina e planejamento, alcançarem os seus objetivos de vida.
39

Ferreira, João Socorro Pinheiro. "ATIVIDADES DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA MATEMÁTICA COM ELEMENTOS DIDÁTICOS DA BNCC." Revista Brasileira de Pós-Graduação 16, no. 35 (June 24, 2020): 1–22. http://dx.doi.org/10.21713/rbpg.v16i35.1706.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Este Artigo Científico, apresenta resultados de estudos sobre a construção de propostas de atividades para as Práticas Computacionais nos Fundamentos da Matemática (PCFM) dos cursos de licenciatura em Matemática, que priorizam as habilidades sobre o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), com ênfase na metodologia proposta pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), através de softwares educacionais, como o wimplot e o Geogebra e planilhas eletrônicas como o Excel. Serão explorados temas intrínsecos à BNCC como: Competência Geral (CG), Específica (CE), Unidade Temática (UT), Objeto de Conhecimento (OC) e Habilidade (H), para escolares a partir dos Anos Finais do Ensino Fundamental (AFEF) – que abrange do 6º ao 9º ano – e nas três séries/ano do Ensino Médio (EM) de modo que se compreenda melhor as propostas da BNCC. As habilidades apresentadas são aquelas que dizem respeito as UT’s que utilizam ambientes computacionais para o ensino e aprendizagem de matemática com as mais novas técnicas de estudos. São apresentadas propostas de ensino a luz da BNCC, de material produzido e trabalhado em sala de aula com os acadêmicos de matemática no laboratório de informática aplicada ao ensino de matemática. São sugeridas a utilização das metodologias ativas, como por exemplo: Trajetória Hipotética de Aprendizagem (THA) de Simon e Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), do inglês Problem Based Learning e a produção de algoritmos para resolver problemas com o uso de aplicativos como por exemplo o Geogebra.
40

Lima, Jose Renilson de Brito, Maria Raiane Cesar Abel, and Nayara Silva do Nascimento. "ensino exploratório como metodologia de ensino no processo de aprendizagem matemática por meio do ensino remoto." Boletim Cearense de Educação e História da Matemática 8, no. 23 (June 17, 2021): 933–45. http://dx.doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5077.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Este trabalho tem como finalidade mostrar a importância das metodologias de ensino, especificamente, o Ensino Exploratório da Matemática, como meio de possibilitar aos discentes a construção do seu próprio conhecimento, adquirindo desta forma uma aprendizagem significativa. Por meio do ensino remoto, o uso desta metodologia para o ensino de matemática torna-se uma das principais alternativas em que é possível ao professor obter êxito em seus objetivos. A realização de aulas online, devido a necessidade de isolamento social como forma de conter a pandemia de Covid-19, despertou nos professores de modo geral um esforço pela busca de novas práticas visando a continuação das atividades pedagógicas. Deste modo, visto que a internet juntamente com outros softwares seria indispensável durante esse período, o uso das tecnologias digitais passou a ser um dos principais fatores para a execução das atividades letivas, levando aos gestores escolares a se adaptarem a este novo modelo. Os professores tiveram que buscar meios que fossem capazes de atrair a atenção dos discentes e conseguirem um bom desenvolvimento das aulas, permitindo assim amenizar os prejuízos causados pela crise sanitária à educação. Desta forma, os desafios para o professor de matemática são diversos, pois esta é uma disciplina que exige de forma considerável o uso das tecnologias manuais como quadro e pincel, instrumentos que concretizam as representações matemáticas, possibilitando aos alunos visualizarem como são realizados os processos matemáticos. Devido a situação apresentada, foi aplicada uma regência de forma remota na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Adauto Bezerra, localizada na região norte do Ceará, no município de Massapê em uma turma de 1º ano, nesta aula realizada por meio do Google Meet foi abordado o conteúdo Sistema de Coordenadas no Plano Cartesiano. Com o auxílio do software Geogebra, a aula ocorreu de maneira dinâmica sendo possível demonstrar claramente as representações e os conceitos matemáticos presentes no conteúdo. Assim, a metodologia de Ensino Exploratório em conjunto com as tecnologias digitais mostrou-se como uma alternativa viável na obtenção de uma aprendizagem matemática significativa, visto que os estudantes conseguiram interagir e debater os raciocínios gerados sobre o assunto desta regência, possibilitando-os a atuarem como protagonistas na construção de seu próprio conhecimento matemático. Palavras-chave: Ensino Exploratório; Tecnologias Digitais; Ensino Remoto; Aprendizagem; Matemática.
41

Veronez, Michele Regiane Dias, and Carina Chulek. "Modelagem Matemática: um olhar semiótico." Educação Matemática Debate 4 (April 22, 2020): e202014. http://dx.doi.org/10.24116/emd.e202014.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
O desenvolvimento de uma atividade de modelagem matemática a partir dos interpretantes produzidos por alunos de um primeiro ano do Ensino Médio é focalizado nesse texto à luz da teoria semiótica peirceana. A metodologia que subsidia o estudo realizado é de cunho qualitativo, já que temos por interesse discutir acerca dos signos produzidos pelos alunos ao longo do desenvolvimento de uma atividade de modelagem matemática. Como resultados, ponderamos que o processo de geração de (signos) interpretantes depõe (des)conhecimentos dos alunos, seja sobre Matemática, seja sobre a situação e/ou problema que desencadeou a atividade de modelagem matemática em foco. Além disso, esse processo favorece uma dinamicidade na geração dos interpretantes, proporcionada devido ao uso do software GeoGebra e leva os alunos a assumirem atitudes autônomas ao longo do desenvolvimento da atividade de modelagem matemática. Palavras-chave: Modelagem Matemática. Semiótica. Tecnologia. Interpretantes.
42

Paulo, Rosa Monteiro, and Rodolfo Masaichi Shintani. "UM EPISÓDIO NA EXPERIÊNCIA DE ENSINAR MATEMÁTICA." Revista de Ensino de Ciências e Matemática 8, no. 4 (December 21, 2017): 273–84. http://dx.doi.org/10.26843/rencima.v8i4.1510.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Neste texto apresentamos uma atividade desenvolvida no âmbito do Programa Institucional da Bolsa de Iniciação Docente (PIBID) com alunos de segundo ano do ensino médio. Na atividade discutimos aspectos do conteúdo matemático funções, mais especificamente gráficos de funções trigonométricas. O objetivo foi à análise do comportamento de tais funções a partir do estudo de seu gráfico. Escolhemos o software GeoGebra e enfatizamos as funções f (x) = sen (x) e g(x) = cos (x) questionando os alunos sobre sua variação em termos de amplitude, período, etc. A ênfase dada a esta atividade deve-se ao fato dela possibilitar aos alunos explorar a expressão gráfica ou o aspecto visual por meio de um software, colocando os estudantes em um ambiente de aprendizagem diferente do expositivo. Percebemos que, apesar das dificuldades relativas ao uso do laboratório e da ênfase em aspectos pouco explorados em sala de aula, os alunos foram capazes de deduzir propriedades matemáticas e de dialogarem sobre conteúdos matemáticos. Discutimos, no texto, o modo pelo qual os alunos exploram o comportamento dos gráficos e o significado que atribuem às variações percebidas. Os alunos declararam que a experiência foi relevante para compreender ideias matemáticas tratadas nas aulas teóricas.
43

Aguiar, Rogério De, Larissa Vieira Macalós, and Jeferson Moizés Lima. "A técnica de Polya: uma atividade contextualizada sobre função exponencial envolvendo o uso de contraceptivos." Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática 14, no. 1 (July 9, 2019): 1–18. http://dx.doi.org/10.5007/1981-1322.2019.e59069.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
O presente trabalho tem como finalidade apresentar uma atividade de ensino desenvolvida em oito turmas do primeiro ano do Ensino Médio de duas escolas distintas. A atividade aplicada envolveu o conteúdo de função exponencial decrescente utilizando a técnica de resolução de problemas proposta por Polya. Para a introdução do conteúdo foi proposto um questionamento que levou os alunos a refletirem sobre o uso da pílula anticoncepcional como método contraceptivo. Os alunos foram questionados sobre o tempo de ação do medicamento no organismo humano e foi promovido um debate sobre o assunto. Após o debate, foi apresentado um problema contextualizado envolvendo a absorção de anticoncepcional pelo organismo humano e em seguida foi proposto aos alunos que elaborassem uma estratégia de resolução deste problema e analisassem os dados. Para a socialização das conclusões obtidas pelos alunos foi utilizado o software Geogebra para exibir os gráficos das funções e utilizados aplicativos para criação/manipulação de imagens para apresentação do trabalho desenvolvido em sala de aula à comunidade escolar. A proposta de Polya para a resolução de um problema contextualizado envolvendo o conteúdo de função exponencial motivou os estudantes a se envolverem na tarefa proposta em sala de aula.
44

Leivas, José Carlos Pinto. "Geometria do Táxi: resolvendo problemas de rotina." Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia 9, no. 2 (November 24, 2016): 177. http://dx.doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n2p177.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
http://dx.doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n2p177Neste artigo, apresentamos resultados de uma pesquisa qualitativa, realizada no primeiro semestre do ano de 2014, numa disciplina de Geometria, que teve como objetivo responder ao questionamento: como estudantes de um mestrado profissionalizante em ensino de Matemática utilizam recursos didáticos e tecnológicos para resolver problemas envolvendo Geometria do Táxi? A partir de atividade inicial de localização de pontos e construção de conhecimentos sobre a métrica do táxi ou dos catetos, foram propostas situações-problema reais distintas a cada aluno, para que resolvessem durante certo período e as reunissem em um seminário com a turma toda. Durante a realização desse, foram retomadas algumas soluções e chegamos à formalização dos conceitos de ponto médio e mediatriz na Geometria do Táxi e respectiva comparação com os mesmos conceitos na Geometria Euclidiana. As representações dos estudantes, em papel milimetrado e quadriculado, e o auxílio do software GeoGebra, na resolução da sequência de situações-problema, permitiram concluir que tais conceitos foram adquiridos e aplicados de forma satisfatória.
45

Bohrer, Alice, and Douglas Da Silva Tinti. "Mapeamento de pesquisas que investigaram a Função Quadrática em contextos de ensino e/ou aprendizagem da MatemáticaMapping of research that investigated the Quadratic Function in contexts of teaching and / or learning of Mathematics." Educação Matemática Pesquisa : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática 23, no. 1 (April 11, 2021): 201–30. http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i1p201-230.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
ResumoO presente artigo é um recorte de uma pesquisa concluída e tem por objetivo apresentar um mapeamento de pesquisas que investigaram a função quadrática em processos de ensino e de aprendizagem da matemática. Para sua estruturação, optou-se por explorar as pesquisas disponibilizadas no Banco de Dissertações e Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), considerando as pesquisas defendidas no período de 2013 a 2019 e o descritor “Função Quadrática”. Inicialmente foram analisadas 129 pesquisas e verificou-se que, destas, 88 versavam sobre função quadrática em contextos de ensino e/ou de aprendizagem de matemática. Tais pesquisas compuseram o corpus de análise do presente artigo, que focalizou aspectos como lócus de produção, contextos investigados, recursos didáticos utilizados e objetivos na relação com os resultados apresentados. Em síntese, os resultados indicam que há predominância da abordagem qualitativa, que a maioria das pesquisas (57) foram realizadas no 1º ano do Ensino Médio, e que o software GeoGebra foi o recurso didático mais utilizado pelas pesquisas.Palavras-chave: Função quadrática, Tecnologia, Ensino, GeoGebra.AbstractThis article is an excerpt from a completed research and aims to present a mapping of studies on the quadratic function in mathematics teaching and learning processes. We chose to explore the research found at the Banco de Dissertações e Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/ Bank of Theses and Dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), considering the works defended from 2013 to 2019 and the descriptor “Quadratic Function”. Initially, we analysed 129 studies and found that 88 were about quadratic function in contexts of mathematics teaching and/or learning. Such works made up the corpus of analysis of this article, which focused on aspects such as locus of production, contexts investigated, didactic resources used, and objectives in relation to the results presented. In summary, the results indicate that the qualitative approach predominates, that most of the works (57) were carried out in the 1st grade of high school, and that the teaching resource the works used most was GeoGebra software.Keywords: Quadratic function, Technology, Teaching, GeoGebra. ResumenEste artículo es un recorte de una investigacion completa y tiene como objetivo presentar un mapeo de estudios sobre la función cuadrática en los procesos de enseñanza y aprendizaje de las matemáticas. Elegimos explorar las investigaciones encontrada en el Banco de Dissertações e Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior / Banco de Tesis y Disertaciones de la Coordinación para la Perfeccionamiento del Personal de Educación Superior (CAPES), considerando los trabajos defendidos desde 2013 hasta 2019 y el descriptor “Función Cuadrática”. Inicialmente, analizamos 129 estudios y encontramos que 88 se referían a la función cuadrática en contextos de enseñanza y/o aprendizaje de las matemáticas. Dichos trabajos conformaron el corpus de análisis de este artículo, que se centró en aspectos como locus de producción, contextos investigados, recursos didácticos utilizados y objetivos en relación con los resultados presentados. En resumen, los resultados indican que predomina el enfoque cualitativo, que la mayoría de los trabajos (57) se realizaron en 1er grado de secundaria, y que el recurso didáctico más utilizado fue el software GeoGebra.Palabras clave: Función cuadrática, Tecnología, Docencia, GeoGebra.
46

Silva, Guilherme Henrique Gomes da. "ATIVIDADES INVESTIGATIVAS EM UM AMBIENTE DE GEOMETRIA DINÂMICA." Revista de Ensino de Ciências e Matemática 2, no. 1 (January 10, 2012): 9–29. http://dx.doi.org/10.26843/rencima.v2i1.48.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Esse artigo apresenta resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar como participantes de um grupo de estudos, formado por futuros professores de Matemática se apropriaram do Geogebra, um software de geometria dinâmica, de forma a inseri-lo em sua futura prática docente e analisar as contribuições que a participação em um grupo de estudos pode propiciar aos licenciandos. O grupo se reuniu para ler e discutir artigos científicos, explorar o software de geometria dinâmica e elaborar uma oficina para alunos do ensino médio de uma escola. Nesse artigo é dado um destaque especial ao enfoque investigativo utilizado pelo grupo na elaboração das fichas de atividades e nos possíveis imprevistos que podem ocorrer quando o professor está inserido em um ambiente de aprendizagem baseado na Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Isso será evidenciado através de episódios ocorridos durante a oficina e nas discussões realizadas pelos futuros professores no grupo de estudos. Os resultados mostram que o estudo teórico e as discussões realizadas no âmbito do grupo de estudos foram fundamentais para que os licenciandos não se imobilizassem diante dos imprevistos e pudessem estimular o senso investigativo do aluno através de atividades mediadas pelo computador.
47

Kleemann, Robson, and Vitor José Petry. "DESENVOLVIMENTO DE UM EXERCÍCIO DE IMAGINAÇÃO PEDAGÓGICA A PARTIR DE UMA PROPOSTA METODOLÓGICA INTERDISCIPLINAR." Investigações em Ensino de Ciências 25, no. 3 (December 26, 2020): 232. http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n3p232.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Estabelecer relações interdisciplinares no processo de ensino-aprendizagem é de fundamental importância na perspectiva de trabalhar conceitos de diferentes disciplinas, a partir de uma situação-problema. Assim, para o presente trabalho foi desenvolvida uma proposta metodológica de ensino, visando um trabalho interdisciplinar na abordagem de conceitos de Matemática e Física, e, a partir dessa, desencadeou-se um exercício de imaginação pedagógica. Este exercício teve como objetivo identificar possibilidades e potencialidades em relação a conteúdos e conceitos a serem explorados na resolução do problema descrito na proposta e contou com a participação de professores das duas disciplinas envolvidas e que atuam no Ensino Médio. Objetos virtuais de Aprendizagem (OVA) interativos foram desenvolvidos, usando o software GeoGebra, com o intuito de proporcionar visualização geométrica e algébrica de propriedades relacionadas à situação-problema proposta. Os dados coletados durante a pesquisa foram submetidos a uma análise do discurso em que, evidenciaram-se novas possibilidades de conteúdos e conceitos a serem trabalhados a partir da aplicação da proposta. Os resultados indicam que a utilização de situações-problema com relações interdisciplinares e de OVA são características favoráveis à obtenção de resultados satisfatórios na prática docente, sendo que o exercício de imaginação pedagógica com os professores trouxe contribuições para sua formação continuada, e para sua interação com os recursos tecnológicos disponíveis, numa perspectiva de que sejam usados em suas aulas.
48

Da Silva, Wellington, Alice Assis, and Silmar Antonio Travain. "Função Quadrática e Lançamento Oblíquo: proposta de uma abordagem investigativa." Revista Insignare Scientia - RIS 3, no. 2 (August 25, 2020): 334–48. http://dx.doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i2.11227.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Este trabalho corresponde a uma proposta de utilização de uma atividade experimental para abordar os conteúdos de função quadrática e lançamento oblíquo de forma investigativa com intuito de facilitar a abordagem de conceitos e despertar o interesse do aluno para o conteúdo, capacitando-o a formular e compreender a teoria fundamentado em uma situação real. Para isso, propõe-se a utilização de materiais de baixo custo para a construção de um minifoguete e de recursos tecnológicos, como o software GeoGebra, para analisar e embasar as discussões sobre a trajetória desse minifoguete, bem como os conceitos físicos e matemáticos envolvidos. Esta proposta pode ser aplicada com estudantes de Ensino Médio, devendo ser desenvolvida antes de qualquer discussão a respeito de função quadrática, pois espera-se que os alunos desenvolvam o conteúdo de forma investigativa embasados em suas observações e indagações coletivas, uma vez que terão, inicialmente, um único desafio: fazer com que o minifoguete obtenha o maior alcance horizontal. A partir da observação e discussão desse experimento, é possível validar algumas propriedades e conceitos, levar o aluno a perceber a teoria e articulá-la com o cotidiano, além de possibilitar a formalização matemática que, muitas vezes, parece abstrata.
49

Costa, Felipe De Almeida, and Norma Suely Gomes Allevato. "Estudo das funções trigonométricas a partir da Teoria da Aprendizagem Significativa." Revemop 1, no. 1 (January 10, 2019): 126. http://dx.doi.org/10.33532/revemop.v1n1a7.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
<p>Este artigo apresenta uma análise da produção de estudantes na resolução de uma situação-problema envolvendo funções trigonométricas. A atividade foi extraída do Caderno do Aluno, material elaborado pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Participaram da resolução estudantes do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública de São Paulo. O trabalho dos estudantes foi realizado em grupos. O desenvolvimento da atividade envolvia um organizador prévio elaborado no GeoGebra e a consideração dos pesquisadores de que conhecimentos prévios estavam disponíveis na aquisição do conhecimento novo envolvido, subsidiados pela Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. A situação envolveu questões relativas às funções y = Asen(Bx) + C e y = Acos(Bx) + C e teve por objetivo possibilitar o aprofundamento de conhecimentos sobre funções trigonométricas, mais especificamente a avaliação dos efeitos dos parâmetros A, B e C. As análises revelaram que, no uso de um <em>software</em> de geometria dinâmica, na condição de organizador prévio e com a existência de conhecimentos prévios, as funções y = sen(x) e y = cos(x) potencializam a aprendizagem dos estudantes acerca dos conhecimentos novos da situação-problema proposta.<strong></strong></p><p><strong>Palavras-chave: </strong>Educação Matemática. Funções Trigonométricas. GeoGebra. Aprendizagem Significativa.</p><p><strong><br /></strong></p><p><strong>Trigonometric functions from the theory of meaningful learning</strong></p><p>The present article presents an analysis of student output in solving a problem situation involving parametric trigonometric functions. The situation used was extracted from the Student Notebook, material prepared by the Education Department of the State of São Paulo. 40 students from a high school class from a public school in São Paulo participated in the resolution, one of the authors of this article being a teacher and responsible for the application of the activity. The work of the students was carried out in groups of 5. The development of the activity involved a previous organizer elaborated in GeoGebra, and the consideration of the researchers of what previous knowledge was available in the acquisition of the new knowledge involved in the situation, in accordance with the Theory of Learning Significant of Ausubel. The problem situation involved questions related to the functions y = Asin(Bx) + C and y = Acos(Bx) + C, and aimed to allow a deeper understanding of trigonometric functions, but specifically to evaluate the effects of parameters A, B and C. The analyzes revealed that the use of dynamic geometry <em>software</em> as a prior organizer and the existence of previous knowledge, the functions y = sin(x) and y = cos(x) enhance students' learning about new.</p><p><strong>Keywords: </strong>Mathematics Education. Trigonometric Functions. <em>GeoGebra</em>. Meaningful Learning.</p><p><strong><br /></strong></p><p><strong>Estudio de las funciones trigonométricas a partir de la Teoría del Aprendizaje Significativo</strong></p><p>Este artículo presenta un análisis de la producción de estudiantes en la resolución de una situación-problema involucrando funciones trigonométricas. La actividad fue extraída del Cuaderno del Alumno, material elaborado por la Secretaría de Estado de Educación de São Paulo. Participaron de la resolución estudiantes del 2º año de la secundaria de una escuela pública de São Paulo. El trabajo de los estudiantes se realizó en grupos. El desarrollo de la actividad involucra un organizador previo elaborado en GeoGebra y la consideración de los investigadores de que los conocimientos previos estaban disponibles en la adquisición del nuevo conocimiento implicado, subsidiados por la Teoría del Aprendizaje Significativo de David Ausubel. La situación involucró cuestiones relativas a las funciones y = Asen(Bx) + C e y = Acos(Bx) + C y tuvo por objetivo posibilitar la profundización de conocimientos sobre funciones trigonométricas, más específicamente la evaluación de los efectos de los parámetros A, B y C. Los análisis revelaron que, en el uso de un software de geometría dinámica, en la condición de organizador previo y con la existencia de conocimientos previos, las funciones y = sen (x) e y = cos (x) potencian el aprendizaje de los estudiantes acerca de los conocimientos nuevos de la situación-problema propuesta.</p><p><strong>Palabra clave: </strong>Educación Matemática. Funciones Trigonométricas. GeoGebra. Aprendizaje Significativo.</p>
50

Sousa, Antonio Lucas Alves de, and Bruno Oliveira de Sousa. "O USO DO GEOGEBRA NO ENSINO DE FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS NA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO." INTERNATIONAL JOURNAL EDUCATION AND TEACHING (PDVL) ISSN 2595-2498 3, no. 2 (August 31, 2020): 116–31. http://dx.doi.org/10.31692/2595-2498.v3i2.138.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Sabe-se que a educação, propriamente dita, deve alcançar certos objetivos, que uma aula tradicional muitas vezes é insuficiente, o que muitas vezes é porque o professor não consegue prender a atenção dos alunos. Sabendo disso, uma das formas de se chamar atenção deles é justamente apresentar a aplicabilidade de certo conhecimento no cotidiano do aluno, usando a interdisciplinaridade. O Geogebra possui ferramentas para a construção de gráficos de funções que são de difícil visualização, a menos que se tenha uma ferramenta semelhante ao Geogebra ou o próprio. O fato é que na 2ª série do ensino médio os alunos se aprofundam nos cálculos de funções trigonométricas, vem surgir novas funções e alguns se sentem perdidos, acham complicado demais de se entender e visualizar. Mostrar como a versatilidade do Geogebra pode ser usada a favor dos professores para que essa suavização do ensino de matemática seja possível, é o objetivo principal deste artigo. Mostrar como a versatilidade do Geogebra ajuda, se as tecnologias dentro de sala facilitam ou dificultam a ensino aprendizagem, e como o Geogebra pode ajudar no ensino de funções trigonométricas. Analisar a compreensão dos com relação às funções trigonométricas, e ver o quão benéfico é usar uma tecnologia, no caso o Geogebra em favor do ensino da matemática. Além disso, inferir também que as tecnologias quando bem usadas em sala de aula, podem ser uma peça fundamental para um melhor ensino aprendizagem, e relatar as experiências adquiridas dos alunos após terem tido contato com o Geogebra, e seu uso no ensino de funções trigonométricas. Esta pesquisa está baseada em pesquisas feitas anteriormente por Moran (2013), D’Ambrósio (1993) e Silva (2018). E pode-se concluir que as tecnologias influenciam grandemente no ensino da matemática, a saber, o Geogebra é uma excelente ferramenta, que instigou os alunos a ter até mesmo interesse por matemática.

До бібліографії