Academic literature on the topic 'Números racionais'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Números racionais.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Números racionais"

1

Graça, Sofia, João Pedro da Ponte, and António Guerreiro. "Operações com números racionais." Revista Eletrônica de Educação Matemática 17 (June 24, 2022): 1–22. http://dx.doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e82069.

Full text
Abstract:
Este estudo qualitativo e interpretativo pretende conhecer que compreensões revelam os alunos do 5.º ano nas operações com números racionais antes e depois de uma experiência de ensino enfatizando o uso de modelos. Os dados foram recolhidos através de dois testes e quatro entrevistas semiestruturadas individuais. Os resultados mostram que, antes da realização da experiência de ensino, o conhecimento dos alunos das operações de adição e subtração restringiam-se à aplicação de regras. Após a experiência de ensino, os alunos demonstraram compreender a base concetual destas operações. Na multiplicação e divisão de frações, que envolvem uma compreensão concetual mais complexa, demonstraram importantes ideias associadas ao sentido de número racional e sentido de operação. O uso de modelos parece ter contribuído para a compreensão concetual das operações pelos alunos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Candeias, Rui Pedro Campos Bento Barros, Maria Cecília Soares de Morais Monteiro, and Mária Cristina Ribeiro Correia de Almeida. "Os números racionais no ensino primário em Portugal (1930-1974)." Zetetike 30 (May 26, 2022): e022011. http://dx.doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667892.

Full text
Abstract:
O trabalho analisa a abordagem aos números racionais não negativos presentes nos documentos curriculares oficiais e nos manuais do curso de formação inicial dos professores do ensino primário. Analisaram-se os programas destes cursos, os programas do ensino primário e quatro manuais de autores de referência na formação de professores em Portugal, na época. Fez-se uma análise documental, com uma perspetiva histórica. A primeira abordagem e definição dos números racionais é feita através da medição de grandezas, mas, os manuais também apresentam diferentes significados para as frações nos exemplos com contexto. Nos manuais destaca-se a importância atribuída às diferentes representações, para a apresentação da definição de número racional e em dois destes manuais releva-se os diferentes contextos para as frações. Os manuais analisados seguem as indicações dos programas na abordagem proposta aos números racionais, no entanto, alguns autores evidenciam aspetos diferentes na abordagem que fazem a estes números.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Martins, Ana Patrícia. "A CONSTRUÇÃO DO SISTEMA DOS NÚMEROS REAIS POR WEIERSTRASS." Matemática e Ciência: construção, conhecimento e criatividade 2, no. 1 (August 30, 2019): 110–62. http://dx.doi.org/10.5752/p.2674-9416.2019v2n1p110-162.

Full text
Abstract:
Apesar de já na Antiguidade Clássica se ter reconhecido a existência de grandezas incomen-suráveis, não seria antes do século XIX que se estabeleceriam definições rigorosas do conceito de número irracional, sem recurso a intuições geométricas. O conceito mais geral de número real era apenas percebido intuitivamente e a sua existência apenas assegurada por considerações de natureza geométrica e algébrica. A partir do início do século XIX surgiu uma preocupação crescente em colocar a Análise sobre bases aritméticas sólidas; reconhecia-se que a falta duma teoria dos números reais tornava incorretas (ou, pelo menos, incompletas) as demonstrações de certos resultados. Desta forma, uma etapa importante do processo de aritmetização da Análise seria a elaboração duma teoria da reta real sobre fundações puramente aritméticas. Dos três nomes que devem referenciar-se neste contexto – Charles Méray, Karl Weierstrass e Richard Dedekind – destacaremos o de Weierstrass que, contrariamente aos outros dois, não se limitou a construir os reais a partir duma pressuposta construção dos racionais. Weierstrass parte da noção mais geral de número e das operações fundamentais da Aritmética; introduz inicialmente o con-ceito de número natural e, de seguida, o de número racional positivo; considerando “agregados” destes números obtém então grandezas para além das racionais. Por esta razão, na teoria dos números reais de Weierstrass, não se podem dissociar as naturezas dos números naturais, racionais e reais. Weierstrass constrói a sua teoria de modo inteiramente analítico, dotando-a dum rigor muito característico de toda a sua obra matemática e elaborando a teoria dos números reais mais completa do século XIX. Palavras-chave: Aritmetização da Análise; construção dos números reais; Weierstrass.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Aloise de Assis, Alessandro, Sylvia De Arruda Camargo, and Viviane Azeredo Noguchi. "Números racionais no contexto das medidas." Veras 10, no. 1 (September 20, 2020): 79–104. http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol10.n1.ano2020.art389.

Full text
Abstract:
O trabalho tem como objetivo avaliar de que maneira a realização de medidas favorece a compreensão e o uso dos números racionais a partir de elementos visuais e problemáticas relacionadas a uma possível situação real. As atividades foram propostas a alunos de 4o ano de uma escola da rede privada em São José dos Campos (SP). A investigação realizada durante o trabalho foi estruturada na concepção metodológica da chamada pesquisa-ação. As formulações e reformulações foram pautadas tanto na observação e reflexão em relação às respostas dos alunos em cada aula quanto na análise das consignas utilizadas na atividade proposta. As atividades, análises e os encaminhamentos foram pautados em pressupostos da Teoria das Situações Didáticas, de Guy Brousseau. O trabalho mostra que a proposta aplicada auxiliou os alunos na compreensão dos números racionais por meio das medidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Apaza Rodriguez, Jaime Edmundo. "Números Congruentes e Curvas Elípticas: Conexões." INTERMATHS 3, no. 1 (June 30, 2022): 88–106. http://dx.doi.org/10.22481/intermaths.v3i1.10132.

Full text
Abstract:
Números (em 1928), o qual afirma que E(Q) é um grupo abeliano finitamentegerado. O teorema de estrutura para grupos finitamente gerados garante que é possível decompor o grupo E(Q) na forma E(Q)=E(Q)_{tor}⊕Z^r, onde E(Q)_{tor} é o subgrupo de pontos de torção (elementos de ordem finito) eré um número inteiro chamado o posto de E(Q) (posto algébrico da curva elíptica, é um invariante da curva). Por outro lado, um número racional é dito congruente se ele representa a área de um triângulo retângulo cujos lados são números racionais. O problema dos Números Congruentes consiste precisamente em determinar se um dado número racional é congruente ou não. Neste trabalho apresentamos este problema e discutimos um resultado que estabelece a relaçãoentre Números Congruentes e Curvas Elípticas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, Fernanda Andréa F., Mônica Maria Lins Santiago, and Marcelo Câmara dos Santos. "Significados e Representações dos Números Racionais Abordados no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM." Bolema: Boletim de Educação Matemática 28, no. 50 (December 2014): 1485–504. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v28n50a23.

Full text
Abstract:
Essa pesquisa se propõe a investigar quais são os significados e as representações dos números racionais que são contemplados no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Para tanto, tomamos como referência os estudos de Romanatto (1997) e Gomes (2010) e adotamos os seguintes significados para os números racionais: medida (parte-todo), quociente, razão, operador multiplicativo, probabilidade, um número na reta numérica e porcentagem. Para analisarmos os registros de representações dos números racionais que são contemplados no ENEM, utilizamos a Teoria das Representações Semióticas de Raymond Duval. Concluímos que os significados identificados nos itens relativos aos ENEM de 1998 a 2008 foram praticamente os mesmos identificados no período do novo ENEM. Nos itens referentes às provas de Matemática e suas Tecnologias dos ENEM de 2009 a 2011, o registro semiótico dos números racionais que mais pôde ser mobilizado durante suas resoluções foi o registro numérico fracionário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Bisognin, Eleni, and Patrícia Pujol Goulart Carpes. "CONHECIMENTOS DIDÁTICO-MATEMÁTICOS PARA O ENSINO DOS NÚMEROS RACIONAIS." Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática 1, no. 1 (April 24, 2019): 23–39. http://dx.doi.org/10.36661/2596-318x.2019v1i1.10615.

Full text
Abstract:
O presente trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que visa identificar e discutir os conhecimentos didático-matemáticos sobre números racionais mobilizados por alunos em formação inicial, ao resolverem atividades sobre esse conteúdo. Foram propostas questões aos participantes, durante o desenvolvimento de uma oficina, a fim de mobilizar conhecimentos do professor para ensinar números racionais. Os dados foram obtidos a partir dos registros escritos dos participantes, feitos durante o desenvolvimento das atividades propostas. Para análise dos dados foi utilizado o modelo de Conhecimentos Didático-Matemáticos, definido por Godino, considerando-se a Dimensão Didática com ênfase na faceta epistêmica. Com esse modelo é possível a identificação dos conhecimentos do professor tais como: os encaminhamentos das lições, as estratégias de solução, o conhecimento matemático empregado, trocas de registros e significados do número racional. Os resultados apontam que os alunos, em sua grande maioria, apresentaram dificuldades para reconhecerem as diferentes representações de um número racional e para propor soluções por meio do uso de distintos procedimentos apresentados durante a oficina. Como ponto positivo destaca-se a oportunidade propiciada aos alunos para (re)conhecerem e refletirem sobre os conhecimentos necessários ao professor para ensinar esse tópico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Pinto, Ailton, and Maria Silva. "Uma reflexão a respeito do ensino de números fracionários racionais a partir da música." Educação Matemática Debate 3, no. 7 (January 2, 2019): 31–51. http://dx.doi.org/10.24116/emd.v3n7a02.

Full text
Abstract:
Este artigo, recorte de uma pesquisa de mestrado, tem como objetivo discutir a respeito da utilização do contexto musical para o ensino de números fracionários racionais a partir de uma revisão bibliográfica de trabalhos que associam esses dois temas. Partindo da necessidade de situações que envolvam os significados parte-todo, medida, quociente, razão e operador para o ensino desses números, buscamos articular os elementos musicais presentes na estrutura rítmica da escrita musical ocidental, que apresentam esses significados, com a finalidade de ter um instrumento que ajudasse a analisar os referidos trabalhos. Esse estudo mostrou que esse contexto musical mobiliza apenas o significado parte-todo associado aos números racionais escritos na forma fracionária e que permite construir algumas de suas representações e conhecimentos da relação de equivalência e das operações adição e multiplicação por um número natural, o que não daria conta da complexidade da conceituação de tais números para os alunos. Palavras-chave: Música. Números Fracionários Racionais. Concepções de frações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Guerreiro, Helena Gil, Lurdes Serrazina, and João Pedro Da Ponte. "A percentagem na aprendizagem com compreensão dos números racionais." Zetetike 26, no. 2 (June 13, 2018): 354–74. http://dx.doi.org/10.20396/zet.v26i2.8651281.

Full text
Abstract:
Neste artigo discutimos a construção do conhecimento conceptual dos números racionais, por alunos do 3.º e 4.º ano do ensino básico, como processo integrado em que se privilegia a percentagem. Pretendemos perceber, numa etapa inicial da aprendizagem dos números racionais, que compreensão constroem os alunos da natureza relacional da percentagem e de que modo a percentagem contribui para essa aprendizagem, considerando uma compreensão das relações entre as diferentes representações os números racionais. Este estudo tem por base uma experiência de ensino, seguindo uma metodologia de Investigação Baseada em Design. Os dados foram recolhidos através da observação participante, apoiada num diário de bordo, e de gravações áudio e vídeo das aulas, sendo analisados os diálogos e as produções dos alunos de uma turma. Os resultados evidenciam que os alunos mostram compreender a natureza relacional da percentagem e que a compreensão das relações e conceitos envolvidos na noção de percentagem contribuem para a construção de um entendimento da natureza multiplicativa dos números racionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Elias, Henrique Rizek. "Os Números Racionais na Matemática Acadêmica: uma discussão visando à formação matemática de professores." Bolema: Boletim de Educação Matemática 32, no. 61 (August 2018): 439–58. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v32n61a07.

Full text
Abstract:
Resumo O objetivo do presente artigo é discutir os números racionais na Matemática Acadêmica – no sentido de classes de equivalência de pares ordenados de números inteiros e como elementos de um corpo de frações de um domínio de integridade ℤ – com vistas a favorecer o debate acerca da formação matemática do professor. Para tanto, investigamos aspectos históricos mais recentes (a partir do século XVIII) dos números racionais, bem como tecemos discussões conceituais a partir de abordagens trazidas por livros didáticos voltados para o Ensino Superior. Nas análises, destacamos, principalmente, dissonâncias entre os números racionais na Matemática Acadêmica e na Matemática Escolar e evidenciamos a intencionalidade enquanto uma característica do modo de se fazer Matemática da Matemática Acadêmica. Por fim, questionamos em que medida os números racionais na Matemática Acadêmica servem aos propósitos da formação matemática do professor que irá atuar na Educação Básica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Números racionais"

1

Wolffenbüttel, Reni. "Investigando números racionais com o software GeoGebra." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2015. http://hdl.handle.net/10183/133653.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa tem como foco o ensino dos números racionais no Ensino Fundamental. Seu objetivo é analisar as potencialidades e proposta de ensino que utiliza o computador, em particular do so fltiwmaitraeç dõee sg edoem uemtriaa dinâmica GeoGebra, e a metodologia de aulas de matemática investigativa. Essa proposta de ensino foi aplicada em turmas de 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, localizada na cidade de Sapucaia do Sul/RS. Esses estudantes já traziam conhecimentos sobre números racionais e, diante disso, esse campo numérico foi retomado com a intenção de verificar e contornar possíveis déficits de aprendizagem, assim como de ampliar o conhecimento sobre esses números por meio de investigações em que pudessem ser observadas algumas de suas características. Para isso, propusemos atividades que articulavam simultaneamente diferentes representações dos números racionais. A metodologia de pesquisa empregada foi a qualitativa. A proposta de ensino apresentada no final deste texto como alternativa de trabalho para o ensino de números racionais, e para professores, diante da análise realizada, poderem refletir acerca de suas vpiostueanicsi adliod asdoefstw ea rliem GitaeçoõGese.b Drao, sq ruees uflatavdooresc oebratimdo sa,o pso daelumnooss dae sctoamcaprr eoesn rseãcou rdsooss números racionais e suas regularidades, e o cenário investigativo-tecnológico, que fez com que eles se mantivessem engajados na investigação como agentes de seu aprendizado.
This research focuses on the teaching of rational numbers in Elementary School. It's aim is to analyse The potentialities and limitations of a teaching approach which proposes the use of the computer, particularly the dynamic geometry software GeoGebra, and the methodology of investigative math classes. This teaching approach was applied to students of the 8th year of an Elementary Education public school located at Sapucaia do Sul/RS, Brazil. These students already studied rational numbers at school in previous years. Thus this numerical field has been taken into account with the intention to check and bypass possible learning deficits, as well as increase knowledge of these numbers through investigations in which it could be observed some your characteristics. For this purpose, we proposed activities that simultaneously articulated different representations of rational numbers. The research is based in a qualitative paradigm. The teaching approach is presented at the end of this text as an alternative way for teaching rational numbers and other teachers in view of the analysis can consider its potentialities and limitations. From the results, we can highlight the visuals of the GeoGebra software, which favored students the understanding of rational numbers and their regularities and the investigative - technological scenario, which caused them to remain engaged in research as their learning agents.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Marcelino, Alcione Ludgério. "Estudando sobre os números racionais no ensino fundamental." Universidade Federal de Viçosa, 2018. http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/22362.

Full text
Abstract:
Submitted by Marco Antônio de Ramos Chagas (mchagas@ufv.br) on 2018-10-19T18:57:09Z No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 1436117 bytes, checksum: 865539eae3fd2b36ae03f460c3d5e6d5 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-10-19T18:57:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 1436117 bytes, checksum: 865539eae3fd2b36ae03f460c3d5e6d5 (MD5) Previous issue date: 2018-06-29
O Ensino da Matemática, de acordo com a realidade brasileira, requer uma atenção especial aos conteúdos básicos. Segundo Boulos (2001), “[...]a compreensão de determinadas disciplinas fica prejudicada pela falta de conhecimentos básicos[...]”. Considerando essa idéia, buscou-se, neste trabalho, abordar o estudo dos números racionais no ensino fundamental, destacando, numa linguagem simples, a definição, as operações de soma, subtração, multiplicação e divisão e suas propriedades. Para tanto, o trabalho foi organizado e elaborado em etapas: aplicação de um questionário-diagnóstico a alunos do 5º ano; apresentação dos resultados obtidos; promo ̧cão de oficina de números racionais, por meio do software Geogebra; análise dos resultados da oficina; entrevistas semi-estruturadas com professores de Matemática e sua análise; exposição da abordagem do conjunto dos números racionais em seis livros didáticos e as considerações finais.
The teaching of mathematics, according to the Brazilian reality, requires special attention to the basic contents. According to Boulos (2001) , “[...]the comprehension of certain disciplines is hindered by the lack of basic knowledge[...]”. Considering this idea, this work seeks to approach the study of rational numbers in elementary school, highlighting, in a simple language, the definition of the rational numbers, adding, subtracting, multiplying, dividing and their proprieties. The work has been developed through the stages: an application of a diagnostic-questionnaire on 5th grade students; study of the results; a Workshop of rational numbers, utilizing the Geogebra software; analysis of the results after the application of the workshop; a simple interview with math teachers, about teaching of rational numbers; exposition of the way in which the set of rational numbers is presented in learning books; and final considerations.
Lattes não encontrado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Krug, Carbone Bruno Schmidt. "Ensino dos números racionais comparando medidas de unidade." Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1697.

Full text
Abstract:
CAPES
A presente pesquisa teve como objetivo investigar a possibilidade de desenvolver o processo de ensino e aprendizagem da divisão de números racionais com tarefas pautadas na interpretação da medida. Adotamos como metodologia a Engenharia Didática e elaboramos uma sequência didática a fim de desenvolver o trabalho com estudantes do Ensino Médio. Participaram das sessões de ensino doze estudantes de uma escola estadual do município de Porto Barreiro - Pr. Os resultados da aplicação da sequência didática sugerem a importância da utilização de atividades pautadas na interpretação da medida, haja vista que potencializou o entendimento, por parte dos estudantes, do conceito de divisão de números racionais fracionários e contribuiu para eles aprofundarem a compreensão de outras questões relacionadas ao conceito de número racional, tais como ordem, equivalência e densidade.
This research aimed to investigate the possibility to develop the process of teaching and learning of the division of rational numbers with guided tasks in interpretation of measure. Adopted as methodology the Didactic Engineering and a didactic sequence in order to develop the work with students of High School. Participated of training sessions twelve students of one state school of Porto Barreiro city - Paran´a. The results of application of the didactic engineering suggest the importance of utilization of guided tasks in interpretation of measure, since strengthened the understanding, on the part of students, the concept of division of fractional rational numbers and contributed for them develop the comprehension of others questions associated to the concept of rational numbers, such as order, equivalence and density.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Marcelo Cordeiro da. "Reta graduada: um registro de representação dos números racionais." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2008. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11353.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-27T16:58:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marcelo Cordeiro da Silva.pdf: 1895701 bytes, checksum: b76c020e24ea7c9012d0e9cd221384e6 (MD5) Previous issue date: 2008-11-27
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
This present study aimed to introduce the rational numbers concept on Elementary School. This study is about semiotic approach education, based on representation s register theory by Raymond Duval (1993, 1995, 2005), found on article by French research Adjiage and Pluvinage (2000). In this article has proposed to consider the graduated straight line as a register of semiotic representation of rationals numbers, it indicates good results to education comparing to use of geometric figures dimension size 2, as chocolate bars, for example. Two questions guided this study: if the introduction of graduated straight line as a semiotic register to rationals numbers extends the possibility in opposition of difficulties to learn rationals numbers, and if it setups as element to help on Brazilian education. The dates for this analyze were Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (PCN) to 2nd cycle (3rd and 4th grades) and 3rd cycle (5th and 6th grades) and the volumes of a didactic books' collection to these grades. We could check that the graduated straight line's or geometric s register has potential that could to promote education because it designs as a true semiotic register with a lot of signs and adaptable to development of a set of skills. This approach isn't recommendation by PCN and it doesn't act in didactics books, in this case, we can infer that if it could be introduced among us it can be a element to help on Brazilian education
O presente trabalho tem por foco a introdução do conceito de número racional no Ensino Fundamental. Trata-se de um estudo sobre uma abordagem semiótica de ensino, fundamentada na teoria dos registros de representação de Raymond Duval (1993, 1995, 2005), apresentada num artigo dos pesquisadores franceses Adjiage e Pluvinage (2000). Nela é proposto que se considere a reta graduada como um registro de representação semiótica dos racionais, indicando ganhos para a aprendizagem comparativamente ao uso de figuras geométricas de dimensão 2, como as barras de chocolate, num papel figurativo. Duas questões nortearam este trabalho: se a introdução da reta graduada como um registro semiótico para os racionais de fato amplia a possibilidade de enfrentamento das dificuldades consagradas da aprendizagem dos racionais e se ela se configura como um elemento de auxílio para o ensino brasileiro. Os dados para a análise foram buscados nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática para o Ensino Fundamental (PCN) do ciclo II (3ª e 4ª séries) e do ciclo III (5ª e 6ª séries) e nos volumes de duas coleções de livros didáticos referentes a essas séries. Pudemos concluir que o registro da reta graduada ou geométrico de dimensão 1 tem potencialidades que podem favorecer a aprendizagem, pois ela se configura como um verdadeiro registro semiótico rico em signos e mais adaptado ao desenvolvimento de um conjunto de competências. Essa abordagem não é recomendada nos PCN e nem aparece nos livros didáticos, levando-nos a inferir que se introduzida entre nós, pode se configurar como um elemento de auxílio para o ensino brasileiro
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Severo, Daniela Fouchard. "Números racionais e ensino médio: uma busca de significados." Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2009. http://hdl.handle.net/10923/2945.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2013-08-07T18:51:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 000411482-Texto+Completo-0.pdf: 787303 bytes, checksum: 245d5a971dc43bd256633ae4e85a6369 (MD5) Previous issue date: 2009
This research aims to analyze registers of representation of rational numbers, presented by students from high school, and to verify if these students relate the meaning of rational numbers with everyday life situations in which those numbers are used. The research has as theoretical basis the theory of semiotic registers of representations, of Raymond Duval, the various representations of rational numbers and indications of the National Curriculum Parameters on teaching fractions. Initially a first study was designed, to evaluate the possibilities to investigate the difficulties of students about representations of fractions. Fifty students of the 1st year of high school of a state school in Porto Alegre, RS and mathematics teachers from the same school participated of the main research. A test was applied to the students and for the formulation of issues were taken into account descriptors in the matrix of reference for large-scale assessments applied to Brazilian students.The results of the test showed that students investigated have difficulties in carrying out transformations of rational registers of representation, and to operate with these numbers. They also demonstrate that they do not make relationship between the meaning of rational and daily life situations in which those numbers are used. Teachers interviewed believe that students do not know the meaning of fractions and that it would be necessary to teach this content from real-life problems. Some considerations are made about the possibilities of teaching rational numbers taking into account the different registers.
Esta pesquisa tem como objetivo analisar registros de representação de números racionais, apresentados por alunos de Ensino Médio, e verificar se esses alunos relacionam o significado dos racionais com situações da vida cotidiana em que esses números são empregados. A investigação tem como fundamentação teórica a teoria dos registros de representação semiótica, de Raymond Duval, as diferentes representações dos racionais e as indicações dos Parâmetros Curriculares Nacionais sobre o ensino de frações. Inicialmente foi realizado um primeiro estudo, para avaliar as possibilidades de investigar as dificuldades dos alunos em relação às representações de frações. Da pesquisa propriamente dita, participaram 50 alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola estadual de Porto Alegre, RS e professores de Matemática da mesma escola. Aos estudantes, foi aplicado um teste e, para a elaboração das questões, foram levados em conta descritores constantes das matrizes de referência de exames de avaliação de larga escala, realizados no Brasil.Os resultados do teste mostraram que os alunos investigados têm dificuldades para realizar transformações de registros de representação de racionais, bem como para operar com esses números. Também mostram não fazer relações entre o significado dos racionais e situações da vida cotidiana em que esses números são empregados. Os professores entrevistados consideram que os estudantes não sabem o significado de fração e que seria necessário ensinar esse conteúdo a partir de problemas da vida real. São feitas algumas considerações sobre as possibilidades de ensino de racionais levando em conta os diferentes registros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Sales, Marília Caribé Ribeiro. "Operações com Números Inteiros e Racionais de Forma Lúdica." Instituto de Matemática. Departamento de Matemática, 2016. http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23312.

Full text
Abstract:
Submitted by Marcos Samuel (msamjunior@gmail.com) on 2017-06-13T14:24:19Z No. of bitstreams: 1 DissertacaoMarilia.pdf: 3466664 bytes, checksum: 311cbf1adb0ba22c8de8e1438b6179c8 (MD5)
Approved for entry into archive by Vanessa Reis (vanessa.jamile@ufba.br) on 2017-06-27T13:00:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DissertacaoMarilia.pdf: 3466664 bytes, checksum: 311cbf1adb0ba22c8de8e1438b6179c8 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-06-27T13:00:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DissertacaoMarilia.pdf: 3466664 bytes, checksum: 311cbf1adb0ba22c8de8e1438b6179c8 (MD5)
Trabalhando com o Ensino Fundamental II, nas escolas públicas, foi percebido que as operações com números inteiros é um conhecimento não consolidado para os estudantes, o que dificulta muito a continuidade dos assuntos a serem estudados. Um outro tabu é a deficiência na significação de fração. O aluno não avançou ao desenvolver o sentido concreto de fração e assim também não consegue avançar ao evoluir a noção de fração para um sentido abstrato. Este trabalho pretende propor atividades para o ensino de Matemática, a partir de dois modelos concretos. O primeiro significa as operações entre números inteiros, como a acepção da regra de sinais e o segundo retrata as operações com frações, tentando suprir a deficiência do ensino destes dois assuntos tão importantes para o cotidiano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Souza, Janaina Maria Lage de. "Enquadramento de números racionais em intervalos de racionais: uma investigação com professores do ensino fundamental." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2006. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11062.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-27T16:57:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacao_janaina_maria_lage_souza.pdf: 309247 bytes, checksum: 01af28b792f08537756e1b46462d92d0 (MD5) Previous issue date: 2006-05-29
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
The basis for the present study were the activities developed by Régine Douady (1986) involving the framing of rational numbers on intervals, addressed to French students of the educational segment that corresponds to 1st-8th grades in Brazil. In the present study, those activities were updated taking into account elements from recent Brazilian investigations on the meanings assigned by Brazilian students of 1st-8th grades to relations and to order relations, and elements of the Brazilian Curricular Guidelines of 1997 and 1998. By applying the methodology of case study, and in the light of the notion of tool object dialectic of Régine Douady (1984), the updated activities were presented in eight sessions to two mathematics teachers of the 7th and 8th grades in a private school in the city of São Paulo, both of whom were experienced in working with this theoretical framework, with the purpose of investigating what aspects these teachers take into consideration when discussing and developing their lesson plans regarding those activities. Particular attention was given to the changes and adaptations they made to the activities in order to facilitate their use in the classroom, based on their teaching practice, the actual features of the school and educational system in which this study was conducted, the school s program, recent investigations conducted with Brazilian students, the Brazilian Curricular Guidelines of 1997 and 1998, and the theoretical framework developed by Douady. In the present study, this process has been termed reupdating
A partir de atividades de Régine Douady (1986) envolvendo enquadramento de números racionais em intervalos, voltadas a alunos franceses do segmento de ensino correspondente ao ensino fundamental do Brasil, realizou-se na presente pesquisa uma atualização dessas atividades, estabelecendo diálogo com pesquisas brasileiras recentes sobre significados atribuídos por estudantes brasileiros do ensino fundamental a relações e relações de ordem e com os Parâmetros Curriculares Nacionais de 1997 e 1998. Recorrendo-se à metodologia de estudo de caso, e à luz da noção de dialética ferramenta objeto de Régine Douady (1984), as atividades atualizadas foram apresentadas em oito sessões a duas docentes do ensino fundamental, de sétima e oitava séries, de uma escola privada da cidade de São Paulo, experientes no trabalho com esse quadro teórico, com o objetivo de investigar o que essas professoras levam em consideração ao discutirem e elaborarem planejamentos de aulas referentes a essas atividades. Foi dada particular atenção às alterações e adaptações feitas por elas a essas atividades, de modo a favorecer sua proposição em sala de aula, tendo em vista sua prática docente, a realidade escolar em que se realizou este estudo, o programa dessa escola, pesquisas recentes realizadas com alunos brasileiros, os Parâmetros Curriculares Nacionais de 1997 e 1998 e o quadro teórico de Douady. Esse processo foi por nós denominado de reatualização
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Lage, Luciana. "Enquadramento de números racionais em intervalos de racionais: uma investigação com alunos do ensino fundamental." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2006. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11063.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-27T16:57:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacao_luciana_lage.pdf: 779852 bytes, checksum: 861f9b5ee95138e6bc74e3868e625ee5 (MD5) Previous issue date: 2006-05-29
nenhum
The purpose of the present study was to investigate which mathematical concepts, properties, and procedures, as well as settings (in terms of numerical, graphic, or other types of representation), are used by students of a 7th-grade class, in a private school in the city of São Paulo, when challenged to find solutions for mathematical activities. The activities involved framing rational numbers on rational intervals and were designed by teachers of that school, based on a proposal by a member of the same group of Algebra Education, at Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, to which the author is affiliated that was developed from activities originally devised by Régine Douady (1986). Observation in the classroom covered four sessions and was conducted in the light of the case-study methodology and on the notion of tool object dialectic of Douady (1984). The analyses prioritized students written and oral productions that took form while they experienced the process of solving the activities proposed. The productions revealed that the students made use of interplay of two, three, or four of the following settings: numerical, native language, algebraic, and geometric. Several strategies for solution were devised, in which the students utilized as mathematical tools chiefly the notions of positive number, even number (with possible flaws in meaning), rational number (with possible flaws in meaning), multiplication, arithmetical average, segment, and numerical intervals (though with different meanings among the students). Other relations used were to be greater than, to be less than, and to be a multiple of, as were the order relations to be greater than of equal to and to be less than or equal to
A presente pesquisa teve o intuito de investigar quais conceitos, propriedades e procedimentos matemáticos, bem como quais domínios (em termos de representação numérica, gráfica e outras) são utilizados por estudantes de uma classe de sétima série do ensino fundamental de uma escola privada da cidade de São Paulo na resolução de atividades. Essas atividades abrangem enquadramento de números racionais em intervalos de racionais, tendo sido planejadas pelas professoras da escola investigada, a partir de proposta feita por uma integrante do mesmo grupo de pesquisa Educação Algébrica, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, do qual a autora faz parte, sobre as atividades originalmente criadas por Régine Douady (1986). Com base na metodologia de estudo de caso e na noção de dialética ferramenta objeto de Douady (1984), foram observadas quatro aulas nessa classe. As análises priorizaram as produções escritas e orais dos alunos, resultantes do processo de vivência das atividades. Diante dessas produções, observou-se que os alunos recorreram à interação entre dois a quatro dentre os seguintes domínios: numérico, de língua materna, algébrico e geométrico. Criaram diversas estratégias de resolução, nas quais empregaram como ferramentas matemáticas principalmente as noções de número positivo, número par (com possível falha no significado), número racional (com possível falha no significado), multiplicação, média aritmética, segmento e intervalos numéricos, com significados diferentes entre os alunos da classe. Empregaram também as relações ser maior que , ser menor que e ser múltiplo de , além das relações de ordem ser maior ou igual a e ser menor ou igual a
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Mascarenhas, Sebastião Pontes. "A irracionalidade e transcendência dos números." reponame:Repositório Institucional da UFC, 2017. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24458.

Full text
Abstract:
MASCARENHAS, Sebastião Pontes. A irracionalidade e transcendência dos números. 2017. 77 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
Submitted by Jessyca Silva (jessyca@mat.ufc.br) on 2017-07-28T13:20:00Z No. of bitstreams: 1 2017_dis_spmascarenhas.pdf: 904841 bytes, checksum: a2a7ea7aa1e426a76fd5027662179d42 (MD5)
Rejected by Rocilda Sales (rocilda@ufc.br), reason: Bom dia, Motivos da rejeição: Na capa o nome do curso deve ser Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional. Faltou a ficha catalográfica. Atenciosamente, Rocilda on 2017-07-28T13:58:59Z (GMT)
Submitted by Jessyca Silva (jessyca@mat.ufc.br) on 2017-07-28T19:21:17Z No. of bitstreams: 1 2017_dis_spmascarenhas.pdf: 469506 bytes, checksum: b542e915b1564ae42c5160fee08ccedc (MD5)
Approved for entry into archive by Rocilda Sales (rocilda@ufc.br) on 2017-07-31T11:41:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2017_dis_spmascarenhas.pdf: 469506 bytes, checksum: b542e915b1564ae42c5160fee08ccedc (MD5)
Made available in DSpace on 2017-07-31T11:41:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017_dis_spmascarenhas.pdf: 469506 bytes, checksum: b542e915b1564ae42c5160fee08ccedc (MD5) Previous issue date: 2017
This present work is an explanation orientated for the check of the irracionality of some real numbers, for the construction of some transcendents numbers (in especial, the Liouville´s numbers) and for the transcendency of , and anothers numbers. The understanding of the presents demonstrations in this work involves some basics knowledge in theory of numbers (divisibility, highest divisor common, number prime, etc), theory of conjunct (enumerate), Differential and Integral Calculation in a real variable, a few of functions of two variables e some facts about convergence of sequences and series. As a consequence, will be seen the solution of the old problem of the quadrature of a circle, that is, a possibility ou not of the construction with ruler and compass of a square, whose area be equal to area of a circle radius gived.
O presente trabalho é uma exposição voltada à verificação da irracionalidade de certos números reais, à construção de certos números transcendentes (em especial, os números de Liouville) e à transcendência de , e outros números. O entendimento das demonstrações presentes nesse trabalho envolve alguns conhecimentos básicos em teoria dos números (divisibilidade, máximo divisor comum, números primos, etc), teoria dos conjuntos (enumerabilidade), Cálculo Diferencial e Integral em uma variável real, um pouco de funções de duas variáveis e alguns fatos sobre convergência de sequências e séries. Como consequência, veremos a solução do antigo problema da quadratura de um círculo, isto é, a possibilidade ou não da construção com régua e compasso de um quadrado, cuja área equivale-se à área de um círculo de raio dado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Schulz, Manuela de Aviz 1983, Viviane Clotilde da 1971 Silva, and Universidade Regional de Blumenau Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e. Matemática. "Números racionais e suas representações com base no ensino híbrido." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações FURB, 2017. http://www.bc.furb.br/docs/DS/2017/362609_1_1.pdf.

Full text
Abstract:
Orientador: Viviane Clotilde da Silva.
Com Produto educacional: Números racionais e suas representações com base no ensino híbrido.
Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Números racionais"

1

Pérez Serrano, Inmaculada, Manuel Alcalde Esteban, and Gil Lorenzo Valentín. Los números enteros y racionales, las magnitudes y la medida en el aula de primaria. Universitat Jaume I, 2014. http://dx.doi.org/10.6035/sapientia97.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Araújo, José Gustavo. A hora de Investir. Brazil Publishing, 2021. http://dx.doi.org/10.31012/978-65-5861-496-8.

Full text
Abstract:
Qual é a hora certa para começar a investir? Esta obra foi feita para você aprender e aprimorar seu conhecimento sobre finanças e investimentos. Ela é fruto de uma pesquisa no sistema financeiro nacional, no mercado de capitais e na economia brasileira, e apresenta uma fórmula desenvolvida e padronizada para ajudar o investidor a começar a crescer financeiramente e tomar decisões assertivas. De 1998 a 2020, o mercado de capitais cresceu 700%. Enquanto o movimento das taxas de juros teve uma queda. Em nossa sociedade, passamos por tempos caóticos quando o assunto é finanças. Existem muitos “gurus” de mercado, existem promessas de rentabilidades milagrosas, e grande parcela da população está endividada. A mentalidade de que investir é apenas para ricos é errada! Investir não é jogo, requer planejamento e disciplina. Investimentos financeiros devem fazer parte do seu patrimônio total, pois podem se tornar uma renda passiva e garantir o seu poder de compra. A hora de investir é agora. A linha de raciocínio utilizada no decorrer do livro é uma investigação na qual avalia o momento exato de investir. Ao olhar de forma racional os riscos, os efeitos da oferta e demanda e pesar as medidas de preços, o investidor consegue avaliar se está pagando caro ou barato pelo investimento e se é possível ter lucro ou prejuízo. Para chegar nesse patamar, aprimoramos os conceitos antigos de lei de oferta e demanda e inovamos ao apresentar a importância de calcular a qualidade do investimento. O movimento global de queda de juros muda o comportamento do investidor. O brasileiro deverá se acostumar com o conceito de juros baixos; eles são bons para o país, mas ruins para quem tem dinheiro guardado. Verificamos os números de CPFs crescendo na bolsa de valores, porém ainda é um número tímido em comparação com a população brasileira. Lembre-se que você não precisa acertar a mosca branca, é preciso balancear a carteira com diversos ativos, desde renda fixa até renda variável. Priorizar nossa economia é fortalecer e contribuir para o desenvolvimento do país. O mercado financeiro é um terreno fértil para crescer o Brasil e pode contribuir muito para o desenvolvimento do país. Devemos primar pelas leis norteadoras da livre-iniciativa e livre concorrência. A hora de investir é agora!
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Alexandre de Castr, Paulo, Susana Sá, Ana Carolina Temer, Mercedes González Sanmamed, and Rodrigo Arellano Saavedra. Investigação Qualitativa em Educação: Avanços e Desafios / Investigación Cualitativa en Educación: Avances y Desafíos. Ludomedia, 2021. http://dx.doi.org/10.36367/ntqr.7.2021.ii-xv.

Full text
Abstract:
Este 7º (sétimo) volume da New Trends in Qualitative Research (NTQR) apresenta um conjunto de trinta e quatro artigos que foram selecionados para o 10º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ), que ocorreu on-line entre os dias 13 e 16 de julho de 2021. Os artigos selecionados e apresentados neste 7º volume da NTQR estão alinhados com a proposta do CIAIQ, que recebe de braços abertos e dá voz a pesquisadores e cientistas da comunidade multidisciplinar, cujo congresso possui como foco a pesquisa qualitativa.Os trabalhos deste volume representam um desafio e uma conquista. Tal afirmação justifica-se pelo facto de a Metodologia Qualitativa não ser (ao menos até à presente data de publicação deste Prefácio) uma área ou tema de consensual (Alarcão, 2014; Minayo, 1992). De facto, se considerarmos que a ciência se caracteriza como forma de conhecimento objetivo, geral, racional, sistemático, verificável e reprodutível, seria compreensível que, durante muito tempo, a pesquisa qualitativa fosse considerada como sendo uma preferência pouco recomendada. Pesquisadores de diversas áreas que se atreviam (e se atrevem) a envolver-se neste tipo de estudos, não raro tinham os trabalhos rejeitados, e os seus resultados eram, eventualmente, considerados não-científicos.É importante registar que muitos trabalhos/artigos julga-se que possuem falta de expressividade pelos dados numéricos que utilizam, quando apresentados sem um contexto e uma análise mais ampla/profunda, e, por isso, têm-se mostrado insuficientes para a compreensão da sociedade contemporânea, ao mesmo tempo complexa e multifacetada. Assim, poderemos afirmar que, em certos ambientes académico-científicos, o final do século XX foi marcado por debates/discussões acerca dos limites e possibilidades oferecidas por pesquisas que considerassem, não apenas os aspetos mais evidentes ou coletáveis de forma organizada e matematicamente categorizada, mas também os dados qualitativos categorizados fiavelmente. A emergência de questões ligadas às novas formas de organização social, a emergência de novos problemas, como, por exemplo, os ligados às questões ecológicas ou ao uso desorganizado de produtos — inclusive de medicamentos — antes da compreensão dos seus resultados a longo prazo, resultam de uma ostensiva perda da influência do paradigma positivista e levam a uma reflexão muito mais ampla sobre o processo de construção do saber científico. Como consequência há uma crescente opção por metodologias que buscam a descoberta/produção/desenvolvimento de conhecimento e inteligibilidade de uma sociedade em constante mutação. Corroborado por Minayo (1992), verifica-se, com o passar do tempo, torna-se cada vez mais claro o uso — combinado/misto ou não — da pesquisa qualitativa como metodologia essencial quando o objetivo do estudo é buscar o entendimento do como e o porquê de certas coisas, para assim entender as subjetividades e o que está além da superfície fria dos dados puramente descritivos ou numéricos. Características básicas, quanto à epistemologia, identificam as pesquisas baseadas em abordagens qualitativas. Estas abordagens pressupõem que tais fenómenos e/ou objetos de estudo podem ser melhor compreendidos dentro do contexto em que acontecem e do qual fazem parte e, portanto, podem ser compreendidos e analisados de forma adequada a partir da compreensão da sua natureza dual ou mista. Em decorrência dessa afirmação, os pesquisadores, sempre que possível, deveriam optar por essa abordagem do locus que contextualiza o seu estudo, para com isso captar o fenómeno em estudo a partir da perspetiva do contexto no qual ele ocorre. Diante de tudo isto, é certo afirmar que as pesquisas qualitativas são encaradas (ou deveriam ser) naturalmente multifacetadas, uma vez que necessitam que os vários tipos de dados sejam coletados e analisados, de forma a contribuir para a compreensão da dinâmica do processo no qual o material pesquisado se desenvolve. Em geral, a pesquisa qualitativa tem como ponto de partida questões amplas ou mais complexas que se desconstroem durante o próprio desenvolvimento da investigação. Estudos qualitativos (em associação ou não a estudos/abordagens quantitativos/as) podem ser realizados seguindo diferentes caminhos. Segundo Pathak, Jena e Kalra (2013), em termos práticos, abordagens qualitativas oferecem inicialmente três possibilidades diferentes: pesquisas documentais, o estudo de caso e a observação em diferentes níveis, incluído a etnografia. Vale registar que, uma pesquisa com abordagem qualitativa possibilita ir além de propostas rigidamente estruturadas, e esses pontos iniciais desdobram-se em novos modelos e em novas aplicabilidades, advindas da experiência dos investigadores, que adaptam e recriam/modificam/melhoram propostas, nunca enviesando os dados, explorando novos enfoques e/ou trazendo novos usos, ou adentrando em novos ambientes e, portanto, em novas possibilidades. Nesse sentido, a pesquisa qualitativa tem-se mostrado sempre como possuindo um carácter inovador, de articulação nas, e das, inter e intra relações humanas nas suas diferentes possibilidades. Em função de tudo o que foi apontado, o número de trabalhos/artigos que recorrem a pesquisas qualitativas vem aumentando nas últimas décadas, tornaram-se bem aceites inclusive nas ciências biológicas e médicas. De tal forma que, felizmente, atualmente muitas revistas científicas ligadas às áreas distantes das ciências sociais publicam pesquisas qualitativas com bastante frequência. Ainda assim, no entanto, o valor da abordagem qualitativa para compreender os respetivos fenómenos está num bom caminho para se tornar independente da pesquisa quantitativa. Diferentemente de trabalhos puramente quantitativos, trabalhos que abordam métodos qualitativos apontam que não existem percursos metodológicos únicos e cada escolha supõe riscos e limites, mas também a abertura de novas possibilidades de compreensão (Minayo, 2017). É necessário acrescentar, no entanto, que o sucesso da pesquisa qualitativa está, principalmente, no embate bem orientado sobre autores diversos e na certeza de que assumir cegamente uma corrente é abrir mão de uma proposta dialógica. É necessário registar, também (ou ainda), a necessidade de ficar atento às armadilhas dos modismos e o fascínio por abordagens que, sendo sedutoras, podem também revelar-se superficiais e insuficientes. Assim como qualquer outra metodologia, ou abordagem, a pesquisa qualitativa exige um diálogo constante entre diferentes áreas do saber, a busca de possibilidades que vão além da especificidade das diferentes áreas profissionais, para avançar na interpretação dos resultados. Sabemos que é público que existe um certo consenso, na comunidade investigativa, de que a pesquisa qualitativa é um método de investigação científica que se foca no carácter subjetivo do objeto analisado, estudando as suas particularidades e experiências individuais. Ao manter um espaço para esse debate, o CIAIQ oferece oportunidade para que sejam consideradas as subjetividades e perspetivas culturais apresentadas nas (e por) diferentes pesquisas em diferentes áreas, de modo a ampliar a compreensão dos dados e dar profundidade à análise do quanto robusto e útil pode ser a pesquisa qualitativa. Para finalizar, queremos convidar todas.os leitoras.es a conhecer os trabalhos apresentados neste 7º volume da NTQR e a aprofundar estudos baseados com recurso à metodologia qualitativa. Em tempo, e de forma mais que merecida, queremos agradecer a todas.os as.os autoras.es pela importante e inestimável contribuição ao submeteram os seus artigos e às.aos revisoras.es pela incansável análise e avaliação dos trabalhos submetidos. A relevância científica da publicação destes trabalhos no 7º volume da NTQR é um motivo forte para a sua consolidação, e um incentivo para que futuramente mais e mais participantes/autoras.es submetam trabalhos nos próximos CIAIQs.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Números racionais"

1

VISMARA, LILIAN DE SOUZA, C. H. NEVES, E. de P. ANHAIA, and A. L. MARCONDES JUNIOR. "ABORDAGEM SEMIÓTICA NUMA AULA EXPLORATÓRIOINVESTIGATIVA DE NÚMEROS RACIONAIS." In Metodologias e Práticas Pedagógicas: EXPERIMENTAÇÕES CRIADORAS NA EDUCAÇÃO, 80–96. Arco Editores, 2022. http://dx.doi.org/10.48209/978-65-89949-78-6.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Souza, Marcos Garcia de. "UMA INCOMENSURABILIDADE ARITMÉTICOGEOMÉTRICA E A EXTENSÃO DOS NÚMEROS RACIONAIS PARA OS NÚMEROS REAIS." In As Diversidades de Debates na Pesquisa em Matemática 2, 66–80. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.4721920127.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Felcher, Carla Denize Ott, Ana Cristina Medina Pinto, and André Luis Andrejew Ferreira. "INTERAÇÕES VIA FACEBOOK: POTENCIALIZANDO O ENSINO DOS NÚMEROS RACIONAIS." In Matemática: Ciência e Aplicações 3, 134–45. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.23719140212.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Alencar, Ozana da Silva, Francisco Ronald Feitosa Moraes, and Raimundo Eugênio da Silva Filho. "Números Racionais: Aporte teórico para o professor de Matemática da Educação Básica." In Educação Contemporânea – Volume 40. Editora Poisson, 2022. http://dx.doi.org/10.36229/978-65-5866-207-5.cap.03.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Gibim, Carla Alves Gabriela. "QUAL A PROMOÇÃO MAIS VANTAJOSA? – UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DO ENSINO DE NÚMEROS RACIONAIS." In DIVERSIDADE E PRÁTICAS INOVADORAS, 89–99. Editora Itacaiúnas, 2021. http://dx.doi.org/10.36599/qped-ed1.111-008.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Tenorio, Jamilly Souza, and Givaldo Oliveira dos Santos. "NÚMEROS RACIONAIS: ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS." In Ensino de Ciências e Educação Matemática 4, 97–107. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.13820160610.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Miguel, José Carlos. "Sobre o ensino de números racionais em sua representação fracionária: uma proposta de tratamento metodológico." In Formação docente: perspectivas teóricas e práticas pedagógicas, 97–116. Faculdade de Filosofia e Ciências, 2015. http://dx.doi.org/10.36311/2015.978-85-7983-649-7.p97-116.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Carpes, Patrícia Pujol Goulart, and Eleni Bisognin. "UMA ANÁLISE DOS NÍVEIS DE CONHECIMENTO DIDÁTICO-MATEMÁTICO DE LICENCIANDOS PARA O ENSINO DE NÚMEROS RACIONAIS." In Prospecção de Problemas e Soluções nas Ciências Matemáticas 3, 116–27. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.57620080914.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

"NÚMEROS RACIONALES." In Números: elementos de matemáticas para filósofos, 219–80. Programa Editorial Universidad del Valle, 2019. http://dx.doi.org/10.2307/j.ctv131bt7t.10.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva, Jaildo Assis da, and Márcia Cristina Araújo Lustosa Silva. "A IMPORTÂNCIA DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DOS NÚMEROS RACIONAIS NA VISÃO DE RAYMOND DUVAL." In A educação enquanto fenômeno social: Um estímulo à transformação humana, 23–42. Atena Editora, 2022. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.6532211033.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Números racionais"

1

Barbosa, Ellen F., Renata C. G. Meneghetti, Tales B. A. Sampaio, João P. Tannus, and Gustavo L. Martins. "NumRac: Proposta de um conjunto de objetos de aprendizagem para o ensino de números racionais." In XXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Sociedade Brasileira de Computação, 2013. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2013.326.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

CORDEIRO RAFAEL, ROSANE. "A COMPREENSÃO DOS NÚMEROS RACIONAIS POR ALUNOS DO CURSO NORMAL NO MUNICÍPIO DE NOVA FRIBURGO - RJ." In XXV EBRAPEM. ,: Even3, 2022. http://dx.doi.org/10.29327/xxvebrapem.455018.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

MENDES PENTEADO FARVES, ALINE. "O conceito de números racionais no ensino médio e ensino superior na literatura de pesquisa: uma revisão sistemática." In XXV EBRAPEM. ,: Even3, 2022. http://dx.doi.org/10.29327/xxvebrapem.454873.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

SILVA, FABRICIO OLIVEIRA, and MARCIO ROBERTO ROCHA RIBEIRO. "UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A IDEIA DE NÚMERO." In Brazilian Congress. brazco, 2020. http://dx.doi.org/10.51162/brc.dev2020-00024.

Full text
Abstract:
Neste trabalho trazemos a tona uma indagacao milenar a respeito do que sao, de fato, os numeros. Mostramos como esta e uma questao historicamente controversa, que encontra compreensoes diversificadas nos campos da filosofia, matematica e filosofia da matematica. Fizemos um percurso historico da construcao da ideia de numero, desde o periodo paleolitico chegando ate ao final do seculo dezenove quando os matematicos reavaliaram os fundamentos da matematica e elevaram as ideias ao patamar das linguagens mais rigorosas envolvendo a logica. Frege (1884) em sua obra Os Fundamentos da Aritmetica , pretendeu explicar e justificar a real natureza da ideia de numero sem apelar a geometria. Alem dele, destacamos neste trabalho as belissimas ideias e as importantes contribuicoes de Bertrand Russell, Hilbert, Dedekind e Peano na construcao da ideia de numero. A abordagem racional dos conceitos e a validacao deles por metodos racionais sem utilizar experimentos sensoriais, sao estudos tanto filosoficos quanto matematicos e neste trabalho procuramos trazer um pouco de luz a estas ideias, reconhecendo a relevancia de uma compreensao mais estruturada e mais aprofundada da ideia de numero.,
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Rocha Jr., Valdemar da, and Marcos Vasconcelos. "Nova geração da representação D-ária de um número racional." In XXII Simpósio Brasileiro de Telecomunicações. Sociedade Brasileira de Telecomunicações, 2005. http://dx.doi.org/10.14209/sbrt.2005.535.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Costa, Leonardo, Matheus Araújo, Thayanne Silva, Raimundo Junior, João Andrade, and Gustavo Campos. "Comparative Study of Neural Networks Techniques in the Context of Cooperative Observations." In Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/eniac.2019.9315.

Full text
Abstract:
No problema de Observação Cooperativa de Alvos (CTO), um grupo de observadores em movimento deve monitorar um grupo de alvos em movimento para maximizar o número médio de alvos observados. A maioria das abordagens computacionais do CTO considera que os observadores são agentes racionais e que os alvos são apenas agentes ingênuos. Este trabalho incorpora um modelo de comportamento dos observadores no sistema de tomada de decisões dos alvos, considerando quatro modelos básicos de redes neurais treinadas, para melhorar seu desempenho. Os resultados mostraram que o desempenho da equipe-alvo aumentou quando eles foram modelados como agentes racionais, principalmente quando o modelo incorpora modelos básicos de redes neurais recorrentes em comparação com as abordagens clássicas de feed-forward.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

José de Arruda Melo, Wellington, and Rosinalda Aurora de Melo Teles. "CONTRIBUIÇÕES DE UM MATERIAL MANIPULÁVEL PARA CONVERSÕES ENTRE AS REPRESENTAÇÕES FRACIONÁRIAS E PERCENTUAIS DO NÚMERO RACIONAL." In VIII EPEM - ENCONTRO PERNAMBUCANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. ,: Even3, 2022. http://dx.doi.org/10.29327/viiiepem.459733.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Carvalho, Victor P. B., Fábio N. T. Alvim, Fernanda A. Silva, and Flávio L. Seixas. "Pesquisas em sistemas de apoio à decisão para orientação de transfusão plaquetária." In Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde. Sociedade Brasileira de Computação (SBC), 2020. http://dx.doi.org/10.5753/sbcas.2020.11569.

Full text
Abstract:
Mundialmente, hemocentros têm problemas em relação ao estoque de sangue. Devido ao fato de que ocorrem transfusões que poderiam ser evitadas, faz-se necessária uma otimização na utilização do sangue. Além disso, tais transfusões podem gerar reações adversas fatais. Este artigo descreve um projeto de Iniciação Científica de desenvolvimento de um sistema de apoio à decisão para transfusão plaquetária com o objetivo de aconselhar o médico em relação à transfusão, almejando-se aumentar o uso racional de plaquetas e uma redução no número de reações adversas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Ferreira, Beatriz Loren Santiago, and Thaís Castro De Oliveira. "RESISTÊNCIA BACTERIANA E SUA RELAÇÃO COM O CONSUMO INCORRETO DE ANTIBIÓTICOS." In I Congresso Nacional de Microbiologia Clínica On-Line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1205.

Full text
Abstract:
Introdução: A descoberta da Penicilina em 1929 foi um avanço, no entanto, seu uso indiscriminado ocasionou o surgimento das primeiras cepas resistentes a penicilina. O uso incorreto de antimicrobianos está entre os problemas mais urgentes de saúde do século XXI, de acordo com o CDC e fatores como a prescrição incorreta, uso excessivo e uso de antibióticos de espectro equivocado são responsáveis pela indução da resistência bacteriana contra estes fármacos. Objetivo: Analisar por meio de uma revisão bibliográfica a relação existente entre resistência bacteriana e o consumo incorreto de antibióticos. Material e métodos: Foi realizado um estudo de revisão bibliográfica na base de dados Google Acadêmico, sendo escolhidos artigos desde o ano de 2017 que continham as palavras chaves “Antibióticos”, “Automedicação”, “Resistência bacteriana” e “Uso Racional”. Foram selecionados 11 artigos, sendo 9 na língua portuguesa e 2 em espanhol. Resultados: A classe de antibióticos ocupa o primeiro lugar no ranking de medicamentos mais prescritos, no entanto, somente 50% estão corretos. O uso incorreto é considerado um motivo para o fenômeno de resistência bacteriana e engloba a automedicação, o uso excessivo e/ou uso de antibióticos de espectro equivocado. A automedicação é considerada um problema de saúde pública e uma pesquisa com 269 indivíduos identificou que 56,98% já compraram antibiótico sem receita e por influência de familiares/ou amigos. O tempo de tratamento maior ou menor que o recomendando também é um fator causador de resistência aliado ao uso de antibióticos de classe diferente que a necessária para tratar a infecção. Conclusão: Portanto, quanto maior o consumo incorreto de antibióticos, maior será os dados de resistência bacteriana. O fácil acesso a estes medicamentos contribui para um aumento expressivo e preocupante do número de formação de superbactérias. A OMS estima que em 2050 a principal causa de morte será a resistência bacteriana, logo, medidas restritivas devem ser adotadas afim de diminuir os números e medidas de conscientização à população também são necessárias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Lima, Thaisa Calumby, Damaris Santana Cardoso, Tamires Andrade De Oliveira, Samara Siqueira Santos Fernandes, and Júlia Santana Lisboa. "O IMPACTO DAS INTERVENÇÕES FARMACÊUTICAS NA AVALIAÇÃO DAS PRESCRIÇÕES MÉDICAS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO." In III Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2022. http://dx.doi.org/10.51161/conbracif/45.

Full text
Abstract:
Introdução: Os erros relacionados a medicamentos são um problema de saúde pública com impacto nos resultados clínicos e econômicos. A atuação do farmacêutico contribui para garantir o acesso, uso racional, segurança dos medicamentos prescritos e redução dos problemas preveníveis relacionados a farmacoterapia. Objetivo: Esse estudo tem o objetivo de avaliar o impacto das intervenções farmacêuticas realizadas em um hospital Universitário. Material e métodos: Os dados obtidos foram do período de julho a setembro de 2021 a partir dos registros farmacêuticos disponíveis Microsoft Excel®, utilizado na rotina do farmacêutico da instituição. As variáveis de interesse analisadas foram: o número de intervenções realizadas e os problemas relacionadas a medicamentos (PRMs) detectados durante a triagem farmacêutica, bem como sua aceitabilidade. Resultados: O total de prescrições foram de 4457 e destas 4041 foram triadas. A avaliação das prescrições médicas abrangeu os seguintes setores: clínica cirúrgica (CC) 90,1%, clínica médica (CM) 90,5%, clínica pediátrica 84,6%, amarela pediátrica 94,8%, eixo crítico 97,8%, unidade azul 87,5%, unidade de terapia intensiva 99,3% e Unidade respiratória 98,4%. Dentre as 4041 prescrições triadas, cerca de 7,2% dos PRMs foram detectados, sendo em sua maioria encontrados na CM 51% e CC 25,3%. Foram notificadas 256 intervenções farmacêuticas, destas 160 (62,5%) foram aceitas, sendo em sua maioria realizadas na CM 49,6%. Conclusão: Assim, a atuação do farmacêutico além de ser fundamental para a promoção do uso racional de medicamentos, auxilia para que o paciente tenha uma farmacoterapia adequada, com melhoria e adequação da prescrição médica e controle de custos hospitalares, elevando a segurança e a qualidade da assistência prestada ao paciente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography